Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 01 de setembro de 2003 - Nº 856 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Prefeitos paulistas vão insistir em receber parte das receitas


Caraguatatuba:
Caraguá arrecada 1.400 kg de arroz para Gincana
Primeiro semáforo de Caraguá é instalado
Escolas de Caraguáa abrem inscrições de matrículas 2004
Concurso Fotográfico Veja Caraguá divulga vencedores dia 11
Gobetti dá apoio e coloca seu nome para Delegado


Ilhabela:
Projeto Navegar entrega certificados para 90 velejadores mirins
Escolas de Ilhabela participam do Agita Galera
Terminou a II Copa dos Campeões com vitória do Garrafão


São Sebastião:
Cadeia com lotação recorde: presos exigem “bonde”
Maresias ganha controle de zoonoses
“Fecha Bar”: novas emendas devem ser inseridas no projeto
Governador inaugura obras e entrega viaturas em São Sebastião
Torneio de Vôlei de Praia agita Cambury
São Sebastião organiza uma Caça aos Caramujos
Alunos do curso de Buffet do Ceprom recebem diplomas


Ubatuba:
Ubatuba quer criar floresta municipal
Doméstica de Ubatuba ganha concurso de alfabetização
Alfabetizados voltam para salas de aula
Hotel Cassino Sol e Vida realiza Festival do Camarão
III Semana Pedagógica - UNITAU
Bolsas para a rede de lojas Via a Vida
Novo partido PRTB em Ubatuba
Câmara de Marketing Turístico começa a ser organizada pela Setur
Agenda Setur - Ubatuba
DECLARAÇÃO
Suelen Naraísa, campeã mundial em Durban, compete em Pernambuco
Adiada 2ª Etapa do Circuito Abatuba 2003

Seções:
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Prefeitos paulistas vão insistir em receber parte das receitas

Litoral Norte - O presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Silvio Torres, afirmou ontem que "os municípios estão assumindo cada vez mais o papel de executor de políticas públicas, sem ter os recursos necessários". É por isso, acrescentou, que os prefeitos paulistas estão se organizando para reivindicar mudanças na reforma tributária e aumentar a participação dos municípios na divisão da arrecadação". Torres fez os comentários na Conferência das Cidades, realizada ontem em São Paulo.
"Há um imenso conflito na divisão das receitas entre União, Estados e municípios. A demanda dos prefeitos paulistas na reforma tributária é por mais recursos", completou. No encontro, que contou com prefeitos, secretários de Estado, representantes de movimentos sociais e concessionários de serviços públicos, houve um consenso de que é necessário articular ações para resolver problemas comuns a várias cidades, como s aneamento básico, moradia e transporte público.
O secretário estadual de Economia e Planejamento, Andrea Calabi, que também participou do evento, advertiu que a proposta de reforma tributária apresentada pelo governo põe em risco a capacidade do Estado de organizar seus recursos para solucionar problemas comuns às cidades paulistas. "Por isso, o governador Geraldo Alckmin está decidido a não deixar passar uma reforma que ameace os avanços da organização de obras públicas necessárias ao Estado", afirmou.
No início da semana passada, mais de 200 prefeitos do PSDB se reuniram em São Paulo e divulgaram um documento pedindo que a bancada tucana vote contra o projeto de reforma tributária. Segundo os prefeitos, a proposta não resolve problemas como a guerra fiscal e não revê a divisão recursos obtidos por meio de impostos. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá arrecada 1.400 kg de arroz para Gincana

Caraguatatuba - A 4ª Gincana da Solidariedade TV Vanguarda vem mobilizando todas as escolas de Caraguatatuba para a arrecadação de alimento. Em pouco mais de um mês do início da campanha, já foram arrecadados1.400 kg de arroz
Caraguatatuba conquistou o quarto lugar na classificação geral da primeira fase da primeira etapa da Gincana da Solidariedade apresentando 1.400 kg de arroz. O evento aconteceu no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, no último sábado, 23 de agosto. A segunda fase acontecerá na Associação dos Empregados do Comércio de Taubaté, no dia 13 de setembro, e o alimento a ser contabilizado será o macarrão e por isso, os estudantes já estão saindo às ruas para arrecadar o produto.
Caraguatatuba é a única cidade do Litoral Norte que está participando da Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda Paulista. O objetivo é incentivar os alunos da rede municipal e particular a realizarem ações solidárias. Todo o alimento arrecadado será revertido para entidades de Caraguá. Estão na lista o Asilo Pró + Vida, o Asilo Vila Vicentina, a Casa da Criança, a APAE, a APAMI, o Centro Espírita Amor e Caridade, a Creche Mei Mei, a Pastoral da Criança e da Juventude e a Comunidade Terapêutica Vida Nova. Conforme a arrecação, novas entidades poderão fazer parte da lista dos beneficiados.
Nos dias 16 e 17 de agosto, o colégio sede da Gincana (Colégio Objetivo) realizou uma mini-gincana para envolver todas as escolas da cidade no projeto. A inscrição custava um quilo de arroz por atleta. Foram competições de futsal, vôlei, basquete, damas, xadrez e handebol, que aconteceram na Quadra do Tinga, na Quadra do Poiares, no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves" e na quadra do Objetivo e movimentaram a maioria dos estudantes da cidade. Os campeões receberam troféus.
Ajude Caraguá na luta pela cidadania. Colabore com a Gincana da Solidariedade doando um quilo de alimento. (Fonte: PMC)

Primeiro semáforo de Caraguá é instalado

Caraguatatuba - Desde segunda-feira, está em funcionamento o primeiro semáforo no centro da cidade, entre o cruzamento da Avenida Frei Pacífico Wagner com a Avenida Oswaldo Cruz.  O semáforo visa aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, visto que o ano passado o cruzamento registrou oito acidentes, mesmo número registrado somente no primeiro semestre deste ano.
O diretor da Divisão de Trânsito de Caraguatatuba (Ditran), Celso Rapaci explicou que os acidentes aumentaram desde o ano passado porque as duas avenidas ‘eram intransitáveis’.
“A avenida Oswaldo Cruz tinha um córrego no meio e era cheia de buraco, por isso os carros evitavam transitar nela. Mas depois que a Prefeitura realizou as obras de drenagem, galerias pluviais e pavimentação, esta avenida e a Frei Pacífico, aumentaram o tráfego e conseqüentemente começaram os acidentes”.
Foi feito um estudo do que poderia ser aplicado para evitar mais acidentes e a única solução foi instalar o semáforo programado. “Não adiantava colocar bloquetes, porque neste cruzamento passa muito caminhão, eles não respeitariam. Com este semáforo, o pedestre aperta o botão na calçada para os carros pararem e ele não precisar ficar esperando”.
Como o fluxo de veículos na avenida Frei Pacífico Wagner corresponde a 70% do cruzamento, o semáforo preferência os motoristas que estão nesta avenida.
Já, os motoristas que estão na avenida Oswaldo Cruz, são identificados por um sistema indutivo que detecta a presença do auto, demorando 10 segundos para o semáforo ser liberado.
Há um guarda de trânsito orientando os carros e ensinando os pedestres a usarem o semáforo indutivo. “Na temporada precisaremos aumentar o tempo de espera, mas o programa do semáforo é ajustável. Por enquanto a aceitação da população tem sido total”, esclarece Rapaci.
O cruzamento também ganhou manutenção de faixas de pedestre e sinalização de advertência a 50 metros antes do semáforo. O pedestre deve apertar o botão na calçada para que o sinal seja aberto, permanecendo por 15 segundos para que se atravesse uma das avenidas.
O morador da Avenida Oswaldo Cruz, Alexandre Marques, é a favor da iniciativa. “Me orgulhava de morar numa cidade onde não havia a necessidade de um semáforo, mas agora, após ter presenciado vários acidentes no local, até mais de um por dia, vejo que o farol veio beneficiar a todos os moradores, além de turistas da cidade. Parabéns ao responsável”, declarou. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolas de Caraguáa abrem inscrições de matrículas 2004

Caraguatatuba - As escolas da rede municipal de Caraguatatuba estão com vagas abertas para matrículas de alunos para o ano letivo de 2004. Os documentos necessários para a matrícula no ensino fundamental são: xerox de certidão de nascimento ou RG do aluno, da carteira de vacinação, RG do responsável e comprovante de residência. A realização das matrículas acontece em três fases. A primeira fase teve início no último dia 18 e termina em 19 de setembro deste ano. Nesta etapa, serão realizadas as inscrições para alunos que frequentam a pré-escola. Para inscrever as crianças, os pais ou responsáveis deverão comparecer à secretaria da escola e confirmar se a criança vai frequentar a mesma escola no próximo ano letivo. A segunda fase das matrículas acontece no período de 1º a 19 de setembro. Os responsáveis pelas crianças que não frequentam a pré-escola e que irão ingressar na 1º série do ensino fundamental, devem comparecer à escola e fazer a inscrição. Esta fase é aberta também aos alunos que frequentam escolas particulares e desejam mudar para a rede municipal. Todas as escolas da prefeitura são postos para cadastramento de alunos. A terceira fase de inscrições para matrículas também acontece de 1ª a 19 de setembro para todos os alunos acima de 8 anos de idade que estão atualmente fora da escola. Os interessados em frequentar as escolas municipais de 5ª a 8ª séries podem realizar sua inscrição nas escolas Benedito Miguel Carlota, no bairro Massaguaçu; Profº Maria Thereza Souza Castro, no Getuba; e Benedita Pinto Ferreira, no Casa Branca. (Fonte: ValeParaibano)

Concurso Fotográfico Veja Caraguá divulga vencedores dia 11

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba através da Comissão Municipal Setorial de Cinema Vídeo e Fotografia encerra no dia 29 de agosto as inscrições do Concurso de Fotografia “Veja Caraguá”. O julgamento acontece nos dias 30 e 31 de agosto com a presença dos repórteres fotográficos da ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo, Juvenal Pereira, Michela Brígida e Vidal Cavalcante.
Os cinco melhores conjuntos fotográficos de cada categoria, amador e profissional, estarão expostos no MACC - Museu de Arte e Cultura, de 2 a 14 de setembro. A divulgação e entrega dos prêmios acontece no dia 11 de setembro, quinta-feira, às 20 horas, no MACC.
Durante esse período, de 2 a 11 de setembro, haverá votação popular, para que o público possa também participar dessa escolha, indicando mais um conjunto fotográfico, que receberá um kit fotográfico doado pela Atual Cine Foto, e Foto Avenida, empresas fotográficas da cidade.
O primeiro lugar de cada categoria receberá prêmios em dinheiro, sendo que a categoria profissional recebe R$1.200 reais e a categoria amador, R$800.
O concurso tem o objetivo de criar um documento fotográfico da população de Caraguatatuba, mostrando seu modo de vida e costumes, a cultura do caiçara nativo e daquele que adotou a cidade com seus costumes adaptados para o litoral. As fotografias inscritas farão parte do acervo da Fundacc para publicações institucionais. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. (Fonte: Fundacc)

Gobetti dá apoio e coloca seu nome para Delegado
Parlamentar participa da Conferência das Cidades que trará melhorias para a cidade e região

Caraguatatuba - A 1ª Conferência Regional das Cidades do Litoral Norte realizou-se ontem, sexta-feira, dia 29 de agosto, nas Faculdades Integradas Módulo, em Caraguatatuba. Um dos participantes mais ativos, pela Câmara Municipal é o atual presidente, Wilson Agnaldo Gobetti – Wilson Gobetti (PPS), que além de fazer parte da Mesa Diretora, colocou seu nome como Delegado para a eleição.
A Conferência Regional das Cidades do Litoral Norte está integrada a Conferência Regional Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e conseqüentemente a do Estado de São Paulo e a Nacional.
A base da Conferência das Cidades é o Estatuto das Cidades, que responderá pela condução da política habitacional e urbana do Brasil. Em novembro de 2001, durante o 4º Encontro da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), o assunto foi amplamente discutido graças as palestras de uma arquiteta de São Paulo e de um assessor especial para este fim do Gabinete da Presidência da República.
Com a organização do Estatuto da Cidades e conseqüentemente da Conferência com seus respectivos Delegados e Conselheiros, o município receberá verbas federais para a melhoria da qualidade de vida no perímetro urbano.
O Presidente Wilson Gobetti participou ativamente de todo o encontro, fazendo parte da Mesa Diretora, que reuniu os prefeitos do Litoral Norte, representantes de Brasília e de diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada. Além da participação, Gobetti colocou o seu nome para compor a chapa de Delegados pela região. Até o final desta matéria não tínhamos informações quanto ao resultado da eleição dos Delegados e Conselheiros.
Segundo o Parlamentar, somente participando ativamente dos destinos da região é que conseguiremos uma melhor qualidade de vida. “Agora que Caraguatatuba tem uma estrutura mais adequada e modernizada, precisamos mais do nunca nos entrosar com o Estatuto da Cidade, para manter a qualidade, melhorar o nível de vida e colocar cada vez mais a cidade na vanguarda de nossa região e do estado”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Projeto Navegar entrega certificados para 90 velejadores mirins

Ilhabela - As crianças do Projeto Navegar conquistaram o prêmio mais importante de suas carreiras até agora. Em cerimônia realizada sexta-feira à noite, 90 velejadores receberam o Certificado de Conclusão de Curso de Iatismo e Canoagem.
Esta foi a segunda turma do Projeto Navegar de Ilhabela a se formar. O projeto foi implantado no município em julho do ano passado como convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e Governo Federal visando iniciar crianças que estudam em escolas públicas de 8 a 14 anos no iatismo, na classe Optimist.
Agora, na segunda turma, não houve repasse da verba por parte do Governo Federal, o qual faria com que o projeto fosse interrompido.
O Prefeito Manoel Marcos assumiu a manutenção do projeto com verba municipal, entre elas verba da Secretaria da Educação para lanche e transporte, e desta forma, o núcleo de Ilhabela, ao contrário dos mais de 40 núcleos espalhados pelo Brasil, vem se mantendo e alcançando inúmeras conquistas e objetivos, desta vez sob a coordenação de Marcos Cardial.
De acordo com o secretário de turismo, Ricardo Fazzini, a prefeitura fará todo possível para manter o Projeto Navegar em Ilhabela. “Além de tirar as crianças da rua, o projeto confirma a vocação náutica no município”.
Durante os cinco meses de curso, além das aulas práticas de iatismo, o curso contou com a coordenadora pedagógica, Rita Reale, encarregada de dar suporte e desenvolver técnicas para facilitar o desenvolvimento de atividades. Outras iniciativas contribuíram para o conhecimento dos alunos.
Entre elas, palestras com o professor de educação física Daniel Furquim, do velejador José Fernandes Filho, tripulante do Paratii 2, além da palestra da Marinha do Brasil, que confere aos alunos a Carta de Veleiro Amador, habilitando-os a iniciar alguma atividade profissional ligada à náutica.
Nesta segunda turma, a novidade ficou por conta da iniciação dos alunos na vela oceânica, que contando com a parceria de escolas de iatismo do município e outros parceiros de embarcações próprias, puderam participar até da maior competição do iatismo da América Latina, a 30ª Semana Internacional de Vela Oceânica 2003, onde ficaram com o 6º lugar na categoria Bico de Proa B, com a embarcação Ilha Sailing. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolas de Ilhabela participam do Agita Galera
O encerramento do Programa Agita São Paulo em Ilhabela será dia 3 de setembro, dia da inauguração da ciclovia

Ilhabela - Todas as escolas municipais e estaduais de Ilhabela participaram nesta sexta, dia 29, do movimento Agita Galera, promovido pelo programa do Governo do Estado “Agita São Paulo”, onde cada escola realizou pelo menos 30 minutos de atividade física. O programa alerta que para se obter saúde através de exercícios físicos, não é necessário ser atleta ou depender de grandes gastos financeiros e de tempo, 30 minutos de atividades diárias podem melhorar o estilo de vida e prevenir doenças.
Sempre apoiado pelo prefeito de Ilhabela Manoel Marcos e o secretario da educação profº Antonio Cornélio, o “Agita Galera” mobilizou todas as escolas do município, que programaram caminhadas, aulas de alongamento e aeróbica entre outras. Além disso, os alunos também tiveram uma preleção com professores de Educação Física que explicaram a necessidade da atividade física e porque deve ser feita diariamente.
Além da atividade física, as escolas aproveitaram para se confraternizar , como foi o caso da Escola Pref. Eurípedes da Silva Ferreira e a Dr. Salvador Arena que caminharam até a praça Allan Kardec, na Barra Velha, e se reuniram para uma aula de alongamento com o professor Marcos Maximo.
Já a Escola da Água Branca e Escola do Reino caminharam até o Campo do Galera, na Água Branca, e terminaram com muita dança e confraternização. Algumas escolas, como as do sul, São Pedro, Bexiga e Portinho, ficaram prejudicadas por causa da chuva, por isso, realizaram atividades dentro da escola. A Escola Mércia Nascimento Dias e Escola do Itaquanduba fizeram caminhada até o Campo de Aviação e ao retornar as escolas fizeram aula de dança. A Escola Leonardo Reale, da Armação, realizou diversas atividades na quadra com muita dança e animação.
Para encerrar as atividades do “Agita São Paulo” em Ilhabela, o coordenador do CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Dr. Vitor Matsudo e o assessor científico do programa José da Silva Guedes estarão presentes no dia da entrega oficial dos dois trechos da ciclovia Cisne Branco, na próxima quarta, dia 3 – dia do aniversário de 198 anos de emancipação político-adminsitrativa da cidade. O evento deverá contar com um passeio ciclístico, onde toda comunidade está convidada e no final, o sorteio de 11 bicicletas fornecidas pela Pedreira Massaguaçu, MN Construtora e Restaurante Cheiro Verde. (Fonte: PMI)

Terminou a II Copa dos Campeões com vitória do Garrafão

Ilhabela - Encerrou nesta quinta, 28, a II Copa dos Campeões de Ilhabela 2003 promovida pela Prefeitura de Ilhabela, através da Diretoria de Esportes. Dois jogos definiram os quatro primeiros lugares.
O Garrafão ganhou do Grêmio por 3 a 1 e ficou com o primeiro lugar. Dois gols do Garrafão foram marcados por Marco Antonio e o outro por Eduardo Oliveira. O único gol do Grêmio foi marcado por Josivan.
A disputa de 3º e 4º lugares foi entre Novo Horizonte e D.D. Mares, que ficou com o 3º lugar no campeonato depois de vencer por 2 a 1. Os gols do D. D. Mares foram marcados por Manuel e o gols do Novo Horizonte foi marcado por Juninho. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Cadeia com lotação recorde: presos exigem “bonde”

São Sebastião - A cadeia pública do município chegou ontem à lotação recorde de 223 presos, quando a capacidade é de 60 pessoas. Os detentos exigem o “bonde” (nome que eles usam para transferência), pois acreditam que a situação irá piorar com a chegada do fim do ano, quando o calor e as prisões aumentam. “A lotação gera problemas para a direção e os presos, que ficam revoltados, podendo causar tumulto e rebelião”, alertou um preso.
O diretor da cadeia, delegado José Lamartine Fagundes, acredita que a tendência, se continuar a entrar mais preso do que sair, é os ânimos explodirem mesmo. É muito pouco o número de vagas liberadas. “Neste um mês que estou na direção foi disposta apenas uma vaga no sistema penitenciário”, lembrou. Neste mesmo período entraram 43 presos.
Conforme o diretor, esta única vaga quase foi cancelada, já que quando o preso chegou no local, a direção já estava ligando para São Sebastião, com intenção de desistir da liberação. “Como já estávamos na porta da penitenciária, o preso acabou ficando”, disse.
Dos 223 detentos, 27 são condenados, sendo que seis poderiam estar no regime semi-aberto, mas não podem receber o benefício, pois cadeias não têm estrutura para esta concessão, fornecida somente no sistema penitenciário. “Tem preso que está há quase um ano neste regime e não está cumprindo. Somos esquecidos e enrolados pelo governo aqui dentro”, desabafou um detento.
Dormir no banheiro - Onde cabem seis pessoas, estão dormindo 20, 22 pes-soas. Conforme os detentos, eles deitam como “valetes”, ou seja, dois em cada colchão de solteiro, virados do lado contrário. Por enquanto, disse outro preso, o “boi” (nome dado ao banheiro) não foi usado para dormir, mas para eles, daqui a pouco tempo o espaço poderá vir a servir.
Se as celas se encontram cheias, a situação na área do seguro, que usa o “boi” para dormir, é pior. Nesta, cabem quatro presos mas se abrigam 20, com um detalhe, pois diferente dos outros, que saem durante o dia das celas e ficam no pátio, estes permanecem 24 horas dentro do seguro, sem banho de sol ou espaço para andar.
São detentos de crimes sexuais ou que não se relacionam com os demais. “Ficar aqui dentro é de enlouquecer”, revelou um deles. Teve uma pessoa, lembrou o detento, que ficou por dois anos neste lugar, de dois metros por cinco, e saiu louco. “Como seremos reabilitados?”, questionou.
Estes presos e mais os outros 213 alegaram precariedade nas assistências judiciária e médica. Eles destacam que convivem com presos aidéticos, além de outras doenças, já que em razão da umidade e pouca higiene, é comum estarem sempre doentes.
Administração Penitenciária sustenta: construção de um CDP será inevitável - A assessoria de imprensa da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado disse que a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória) no Litoral Norte “será inevitável”. Além de acabar com a lotação nas cadeias, um centro conta com estrutura para atender os presos, que terão condições mais dignas, argumentou a assessoria.
Conforme o setor, o plano do Governo é desativar todas as cadeias dos distritos e delegacias, deixando todos os presos em CDPs, aos cuidados da SAP, e liberando a polícia, subordinada à SSP (Secretaria de Segurança Pública), desta responsabilidade”, explicaram. A SAP sempre foi responsável somente pelos condenados, mas com as criações dos CDPs, o setor também atende presos provisórios, que aguardam julgamento e sentença.
Segundo a assessoria, antes a SSP detinha 45% dos presos provisórios. Hoje este número caiu para 21%, disse a assessoria. “Estamos tirando gradativamente os presos das cadeias”. Com isso, ressaltaram, serão liberados mais policiais para trabalho nas ruas e para fazer mais prisões.
Em todo o Estado, explicou a assessoria, o déficit é de 18 mil vagas. “Mesmo com a defasagem ainda conseguimos liberar de 400 a 500 vagas por mês. Somente este ano, recebemos 11 mil novos presos para as 117 penitenciárias e 22 CDPs”, disse o setor.
Conforme a assessoria, as vagas liberadas são passadas para a Secretaria de Segurança Pública, que é quem determina a distribuição. Se o Litoral Norte tem pouca vaga disponível é que haveria regiões que estão em piores situações. “Para suprir a demanda do Estado tinha que inaugurar uma unidade por semana”, concluiu o setor. (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias ganha controle de zoonoses
Centro recolhe animais e conscientiza as pessoas a não levar cães à praia

São Sebastião - O bairro de Maresias, costa sul de São Sebastião, finalizou esta semana as obras de reforma do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O centro provisoriamente irá abrigar os animais, a maioria cães, que são abandonados em toda a cidade, principalmente os que ficam soltos nas praias.
O centro será inaugurado juntamente com uma grande campanha de vacinação animal e de conscientização da população sobre os problemas causados por animais soltos nas ruas e praias.
Após o início do funcionamento do CCZ será realizada a campanha "De praia em praia", que atuará em toda a cidade recolhendo os animais abandonados. Os animais serão encaminhados à nova sede do CCZ. A prefeitura não informou quando o CCZ será inaugurado.
PARCERIA - A sede do CCZ da cidade foi construída através de uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a Somar (Sociedade Amigos de Bairro de Maresias). As obras realizadas no prédio foram pintura e a modificação da estrutura, que foi adaptada para receber a implantação de canis.
O prédio onde irá funcionar o centro foi cedido à prefeitura pela Somar durante o período de quatro anos. A prefeitura se responsabilizou pela adaptação do prédio com as reformas, por manter os funcionários e pelos materiais necessários para o funcionamento do serviço.
A prefeitura informou que a cidade tem muitos animais abandonados nas praias e que isso contribui para que haja muita sujeira na areia, o que significa roscos à saúde dos banhistas. Esse projeto vai ajudar a amenizar o problema.
Segundo a prefeitura, a maior parte desses animais que sujam as praias da cidade são de cachorros com dono, que não estão preocupados em manter a areia livre de fezes dos seus bichos de estimação.
O prédio de Maresias não será a única sede do CCZ na cidade. A nova sede do controle de zoonozes não possui a estrutura necessária para atender todos os bairros de São Sebastião.
Existe um projeto na prefeitura que prevê a construção de outro prédio. Essa nova sede do CCZ será construída no bairro do Jaraguá, para reforçar todo o atendimento ao município. (Fonte: ValeParaibano)

“Fecha Bar”: novas emendas devem ser inseridas no projeto

São Sebastião - O projeto de lei 021/2003, de autoria do vereador Marco Antônio de Souza, que estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares, deverá ganhar emendas antes de ser colocado em votação na Câmara Municipal.
Este foi o resultado de mais uma reunião para discussão da proposta, também conhecida como “Fecha Bar”, ontem pela manhã, no Hotel Beira da Prainha, na Praia Preta.
Participaram do encontro representantes de Sociedades Amigos de Bairros, ong’s, políticos locais e outras autoridades. Entre os presentes, o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado; o presidente da Aciss, Artur Ramirez Balut; a presidente da Facenorte, Rosely Santaella; a presidente do Conseg de Boiçucanga, Éder Ávila; o comandante do Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, Milton Pousa Júnior; e os vereadores Sérgio Pereira, Marcos Leopoldino e Marco de Souza, além de representantes da Procuradoria Jurídica da Prefeitura.
Baseado num mapeamento de locais onde a incidência de crimes era elevada, mas que teve redução após a aplicação da norma, Souza decidiu apresentar o projeto no município, que, basicamente, trata do fechamento de bares após a meia-noite. Ele cita que 60% dos homicídios acontecem durante a madrugada, no interior ou na saída dos estabelecimentos comerciais.
Desde a apresentação, no dia 30 de abril, a proposta vem gerando muita polêmica. Em julho, o tema já havia sido discutido em audiência pública na Câmara.
Na ocasião, comerciantes e moradores apresentaram opiniões diferentes quanto ao problema da violência. Para o proprietário de bar no Itatinga, Julio Torres de Lima, a criminalidade não tem a ver com a questão do horário. “Fecho meu bar às 21h. Só acho que se houver limite tem que ser para todos”, disse Lima, no mês passado.
Por outro lado, o delegado Odair Bruzos considerou a iniciativa como de extrema importância. “As bebidas alcoólicas tem conseqüências desastrosas em função de seu uso”, afirmou Bruzos, na audiência pública.
Durante a reunião de ontem, várias pessoas ressaltaram o fato de já existir lei municipal que exige o fechamento do comércio das 22h às 6h. Marco de Souza defendeu seu projeto.
“Hoje estamos aqui para apresentar o relatório da audiência. Não podemos ser omissos à questão da segurança. Se já existe lei, não está sendo cumprida, pelo menos esta discussão serve para alertar quanto à fiscalização”, declarou.
O vereador Sérgio Pereira lembrou da existência de bares clandestinos. “A lei que existe para funcionamento até às 22h não é cumprida. O projeto é válido, mas o buraco é mais embaixo, falta fiscalização”, completou o presidente da Associação Comercial, Artur Balut.
Das mudanças definidas no encontro, destaca-se a inclusão de representantes das polícias Civil e Militar na comissão especial de apreciação dos relatórios, que também terá a participação da Aciss, SABs, Associação de Bares e Similares, OAB e Consegs (Conselhos de Segurança).
Outra alteração no projeto 021/2003 refere-se ao horário de funcionamento. Qualquer antecipação ou prorrogação dependerá de análise da comissão. (Fonte: Imprensa Livre)

Governador inaugura obras e entrega viaturas em São Sebastião

São Sebastião - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, estarão nesta terça-feira, dia 2, às 13h30, em São Sebastião, na inauguração da DIG – Delegacia de Investigações Gerais, localizada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, nº 1599, região central.
Neste local, eles entregarão 25 viaturas para ronda escolar, policiamento comunitário e intensivo para as quatro cidades do Litoral Norte.
São Sebastião e Caraguatatuba receberão duas viaturas para ronda escolar, duas para policiamento comunitário e duas para policiamento intensivo.
Ilhabela receberá uma viatura para ronda escolar, uma para policiamento comunitário e duas para policiamento intensivo.
Já Ubatuba receberá três viaturas para ronda escolar, quatro para policiamento comunitário e duas para policiamento intensivo.
Em seguida, o secretário de Segurança Pública, Saulo Castro de Abreu, seguirá para Barra do Una, na inauguração do 4º Pelotão da Polícia Militar que está marcada para acontecer às 16h30, na avenida Bom Jesus de Barra do Una. (Fonte: Imprensa Livre)

Torneio de Vôlei de Praia agita Cambury

São Sebastião - Os amantes do voleibol de praia já tem um encontro marcado no próximo final de semana (dos dias 5 a 7 de setembro), na praia de Cambury.
O II Torneio 4 x 4 Master de Vôlei de Praia Masculino já faz parte do calendário anual de eventos da Prefeitura de São Sebastião, que apóia o campeonato.
Os organizadores esperam repetir o sucesso do ano passado, que contou com a participação maciça dos atletas da região.
O Torneio 4 x 4 Master de Vôlei de Praia contará com a cobertura da ESPN Brasil, inserindo o torneio no programa Por dentro do Vôlei, que vai ao ar três vezes na semana.
A entrega do troféu e medalhas será já no domingo, dia 7, no Espaço para Eventos da Pousada das Praias. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião organiza uma Caça aos Caramujos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a sociedade organizada estarão realizando uma caça aos caramujos africanos gigantes pelas ruas dos bairros da costa norte, que abrange Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, na quinta-feira, dia 4, a partir das 7h30.
Para capturar todos os caramujos será necessário um trabalho intenso porque em cada ovulação são colocados de 180 a 600 ovos, além disso, esses animais podem ficar de 3 a 4 meses sob a terra.
Os caramujos estão causando transtornos aos moradores porque destroem tinta de parede, papel, entre outros. Além disso, podem provocar a doença conhecida por “Angiostrogiliasis”, que provoca perfuração intestinal e pode levar ao óbito.
É importante informar que nunca foi comprovado nenhum caso dessa doença no Brasil. A contaminação do caramujo ocorre por meio de ratos. “Esta operação é uma resposta as reivindicações da população que tem receio de ser contagiada com alguma doença”, explica o diretor da regional costa norte, Erwin Edson Aparecido da Mota.
A caça aos caramujos irá mobilizar cerca de cem pessoas, entre funcionários, agentes de combate a dengue, Defesa Civil, e moradores.
No bairro da Enseada, o ponto de encontro para início da operação é o Centro de Apoio Educacional; no Jaraguá é a área de lazer e no Canto do Mar é na Regional Costa Norte.
Quem é? - O caramujo africano gigante, “Achatina fulica”, vive em locais úmidos como terrenos, jardins e debaixo de entulhos. Esses animais se alimentam de vegetais e restos de alimentos e reproduzem-se rapidamente, cerca de 600 ovos a cada cinco meses.
A espécie, que também alimenta-se de tinta de parede e cascas de mandioca, é hermafrodita e prefere sair para procurar alimento nos horários mais frescos como de manhã e no final da tarde.
Cuidados - Quem encontrar os caramujos jamais deve vendê-los ou se alimentar deles. Antes de removê-los deve usar luvas. Para maiores informações deve ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou na Regional Costa Norte pelo telefone (12) 3861.1234. (Fonte: PMSS)

Alunos do curso de Buffet do Ceprom recebem diplomas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião – através do Ceprom (Centro Profissionalizante Municipal) - realizou, na última sexta-feira, dia 29, às 19 horas, na unidade Abrigo dos Anjos, no bairro de São Francisco, a formatura de 15 alunos que participaram do curso de “Organização de Buffet”.
O Ceprom, além de possuir convênio com o Senai, conta com a parceria do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador e da Assessoria de Relações Comunitárias, além de outras parcerias.
Estão abertas inscrições para as novas turmas dos cursos de “Organização de Buffet” e “Artesanato”. Os interessados devem se inscrever no Ceprom da Topolândia, fica na rua Santiago, 204, ou pelo telefone 3892-4836. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Ubatuba quer criar floresta municipal

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba planeja criar uma Floresta Municipal, em área de 255 mil metros quadrados no bairro Monte Valério. O objetivo é transformar o local em APP (Área de Preservação Permanente). O projeto, desenvolvido pelo Ceau (Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba), foi formalizado na semana passada pelo secretário de Meio Ambiente, Virgílio Barroso. O objetivo da instituição, que reúne 9 ONGs (Organizações Não-Governamentais), é garantir maior integração com a prefeitura para desenvolvimento de projetos educacionais e de preservação ambiental. (Fonte: ValeParaibano)

Doméstica de Ubatuba ganha concurso de alfabetização
Maria das Neves Santos concorreu com outros 2 mil candidatos de progama do governo federal

Ubatuba - A empregada doméstica Maria das Neves Santos, 45 anos, de Ubatuba, ganhou o concurso nacional de redação desenvolvido pelo programa Alfabetização Solidária, com o tema "Quero continuar a aprender".
Dona Maria, como é conhecida, é presidente da Sociedade Amigos do Bairro Rio da Prata, em Ubatuba, e foi uma das responsáveis pela instalação do programa na cidade.
Ela concorreu com outras 2 mil pessoas de todo o país e foi pré-selecionada entre as 30 melhores redações e escolhida vencedora pelo júri oficial do concurso. Todos os concorrentes também são adultos que participam do programa.
"Eu já sabia assinar meu nome, mas vi que a população precisava realmente aprender a escrever. Quando voltei para a sala de aula vi que tinha muito mesmo para aprender e com os amigos do lado é muito melhor", disse Dona Maria.
Ela acredita que ter sido a vencedora do concurso mostra que não existe idade ou classe social que impeça uma pessoa de aprender qualquer coisa. "Agora tenho até vontade de mexer em computador. Reaprender a ler e escrever foi como que uma terapia para mim. Estou realmente realizada", afirmou.
Sua redação fala sobre a necessidade de saber ler e escrever. Dona Maria será premiada no próximo dia 8, mas ainda não sabe o que vai ganhar pelo primeiro lugar.
PROGRAMA - O programa Alfabetização Solidária nasceu em 1997 em Brasília e era comandado pela ex-primeira-dama do país, Ruth Cardoso. Com a troca de governo o programa se consolidou como ONG (Organização Não-governamental) e atua hoje em 2.010 cidades de todo o país.
Para manter o projeto são fechadas parcerias com entidades educacionais e entidades privadas que patrocinam o projeto. Em Ubatuba o programa Alfabetização Solidária é desenvolvido por meio de uma parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté).
A cidade possui hoje 20 salas com 25 alunos cada uma. O aluno deve ter mais que 15 anos e durante seis meses de aula aprende a ler e a escrever. Os 20 professores recebem bolsa do próprio programa e a Unitau é responsável pela linha pedagógica.
A coordenadora geral do Alfabetização Solidária em Ubatuba, Maria Teresa de Moura Ribeiro, 35 anos, afirmou que o fato de sua cidade ter ganho o primeiro lugar no concurso de redações reflete o esforço dos próprios alunos. (Fonte: ValeParaibano)

Alfabetizados voltam para salas de aula

Ubatuba - Há dois anos 1.200 jovens e adolescentes já foram alfabetizados em Ubatuba por meio do programa Alfabetização Solidária desenvolvido no município por meio de uma parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté).
O programa é desenvolvido durante um período de seis meses com cada turma. O objetivo é que após esse período os jovens e adultos procurem as escolas do município para terminarem os ensinos fundamental e médio.
Para saber quantos alunos voltaram para as escola após a participação no projeto e o que isto influenciou em dados estatísticos sobre analfabetismo no município, a Unitau iniciou este mês um levantamento de dados sobre o impacto do programa em Ubatuba.
A coordenadora cultural do Alfabetização Solidária em Ubatuba, Juliana Marcondes Bussolotti, 42 anos, afirmou que já existem dados prévios que pelo menos 30% dos 1.200 alunos alfabetizados foram para as escolas do município para continuar os estudos.
Estes alunos fazem um tipo de supletivo nas salas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) que são montadas nas escolas municipais e estaduais. (Fonte: ValeParaibano)

Hotel Cassino Sol e Vida realiza Festival do Camarão

Ubatuba - O Hotel Cassino Sol e Vida realizará entre dias 5 e 7 de setembro seu 20º Festival do Camarão. Este tradicional evento será iniciado no dia 5 com um magnífico jantar a luz de velas, das 19 ás 23 horas. Já no sábado será servido o almoço das 12 ás 16 horas, e o jantar das 19 às 23 horas. No domingo o almoço das 12 às 16 horas encerrará o evento, que promete ser uma sensação nas atrações gastronômicas da região.
O valor da participação por pessoa é de R$ 30,00 e deve ser feito através de reservas pelo fone (12) 3842.0188.
O Hotel Cassino sol e Vida também oferece um pacote incluíndo a hospedagem, pensão completa, buffet, Festival do Camarão, equipe de recreação e musica ao vivo em apartamento frente para o mar ao preço de R$ 590,00 + 10%.
mais informações pelo fone (12) 3842.0188 ou no site www.solevida.com.br

III Semana Pedagógica - UNITAU
"Educação: Diversos olhares... Diferentes contribuições"

Ubatuba - Acontecerá entre 1 a 5 de setembro de 2003, das 19h30 às 22h30 no Auditório da Unitau – Campus Ubatuba a III Semana Pedagógica
com a seguinte programação:

01/09 – Segunda-feira
19h30 Abertura oficial – apresentação do Conjunto Cameramúsica da Universidade de Taubaté, sob orientação do Maestro Teixeira Barreto.
20h30 Palestra – Relação Pedagógica na sala de aula: um olhar a partir do paradigma da Complexidade. Palestrante: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto, Docente da Unitau e Docente do Mestrado da Universidade Metodista de São Bernardo do Campo.

02/09 – Terça-feira
19h30 Palestra – Jogos como facilitadores da aprendizagem. Palestrante: Prof.ª Ana Maria Gomes Ramos Araújo, Docente da Unitau, Psicopedagoga e Mestranda em Lingüística Aplicada.
20h30 Apresentação da peça teatral "Traços da Razão", dirigida pela Prof.ª Ebe Camargo Pugliese e encenada pelos alunos do Departamento de Pedagogia.

03/09 – Quarta-feira
19h30 Palestra – Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI. Palestrante: Claudia Fascione Maluf de Almeida, Psicopedagoga, Trainer do PEI pelo ICELP formada em Chicago – E.U. e LPDA pelo ICELP em Providence - E.U.
20h30 Apresentação, pelo Grupo TAU, da peça teatral "Soltando o verbo"

04/09 – Quinta-feira
19h30 Apresentação, pelo Grupo de Teatro da APAE, da peça "A Batalha de Tróia".
20h Palestra – Pedagogia Empresarial. Palestrante: Prof. Rogério Panitz Garcia, Docente de Hospedagem III e Gerente Geral do Grande Hotel Campos do Jordão Hotel-Escola Senac.

05/09 – Sexta-feira
19h30 Palestra – Teoria Crítica e formação. Palestrante: Prof. Dr. José Leon Crochik, Docente do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade; do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP e do Instituto de Psicologia da USP.
20h45 Apresentação do Coral Marecanto, sob a regência do Maestro Marco Antônio Rego Câmara.
21h Oficina de Teatro "Um dia de recuperação", dirigida por Adriano Corrêa.

Os participantes receberão da Universidade de Taubaté um certificado referente à carga horária de participação.
Realização: Universidade de Taubaté - Departamento de Pedagogia do Campus de Ubatuba
Auditório do Campus: Av. Castro Alves, 392 – Itaguá
Apoio: Departamento de Administração - Hotelaria e Turismo, Jornal A Cidade, Jornal A Semana, Litoral Virtual, Pousada Estrela do Mar, Prefeitura de Ubatuba, Rádio Costa Azul AM, Rádio Gaivota FM, Restaurante e Pizzaria Senzala.

Bolsas para a rede de lojas Via a Vida

Ubatuba - A Fundação Alavanca assinou contrato com a rede de lojas VIVA VIDA para que as mulheres do Pé da Serra forneçam 400 bolsas artesanais em croche, com material reciclável . As bolsas, modelos exclusivos da VIVA VIDA deverão ser distribuídas para 50 lojas no Brasil inteiro e as entregas acontecerão até 3l de novembro próximo, gerando com isto renda àquelas mulheres. Parabéns às mulheres do Projeto Pé da Serra e parabéns à Fundação Alavanca por ter aberto mais este canal de vendas. Os leitores que tiverem sacolas recicláveis de supermercado, de feira, de lojas, de embalagens; fitas de video emboloradas, poderão entregá-las no projeto à Rod. Oswaldo Cruz, 6345; na Associação dos Aposentados, na Rádio Costa Azul, na Escola do Mar no Saco da Ribeira e estarão ajudando a comunidade do Pé da Serra se tornar auto sustentável. (Fonte: Fundação Alavanca)

Novo partido PRTB em Ubatuba

Ubatuba - O PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, chega à Ubatuba com uma proposta baseada no ideário do trabalhismo. O partido acredita na convivência harmoniosa entre capital e trabalho, que constituem a base da construção do progresso e do desenvolvimento. O partido propugna ainda uma política voltada ao bem estar coletivo na forma de geração de empregos e de investimentos em educação e infra-estrutura. O PRTB foi trazido para Ubatuba pelas mãos de Luiz Bischof, figura conhecida nos meios empresariais da cidade, presidente do diretório local. Para vice-presidente foi escolhido o empresário e homem público Celso de Almeida Junior. Oportunamente teremos a convenção do partido, onde será decidido o nome do candidato à prefeitura, estando o Sr. Luiz Bischof entre os postulantes.

Câmara de Marketing Turístico começa a ser organizada pela Setur

Ubatuba - Na última quarta-feira, 27, a Setur realizou a primeira reunião para a formação e criação da Câmara Setorial de Marketing Turístico de Ubatuba. A reunião aconteceu no auditório do hotel São Charbel e contou com as participações do secretário Sérgio Carvalho, membros da Setur, de Marcos Fowler da empresa Central de Reservas, de Celso Sottile da Beach Company, José Carlos de Souza do site Ubatuba Fácil e de René Nakayama da empresa Mosaiko. Ao final, deliberou-se pela proposta de convidar publicamente a comunidade para ingressar nesta Câmara Setorial, que terá como objetivo atuar de forma consultiva e de apoio em todas as ações relacionadas ao marketing turístico do município. A atividade é voluntária, não remunerada e o único requisito para ingressar é possuir conhecimentos de marketing turístico.
Os interessados devem enviar currículo resumido, contendo atividades pessoais e empresariais em Ubatuba, experiência em marketing turístico ou geral e respondendo por que deseja ser voluntário na Câmara Setorial de Marketing Turístico e explicar qual a diferença entre Propaganda e Marketing?. Essas informações devem ser enviadas via e-mail, para o endereço eletrônico cs-mktur@grupos.com.br. Para o Secretário Carvalho estas Câmaras Setoriais, criadas a partir de Decretos, são órgãos consultivos das Secretarias e tem por objetivo apoiar a concepção e formulações de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e o aumento da competitividade. “A primeira Câmara já formada e atuante é a Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O objetivo é descentralizar as decisões e tornar a Setur mais ágil e eficaz”, disse Carvalho. (Fonte: SETUR Ubatuba)

Declaração

Agenda Setur - Ubatuba

Segunda-feira (01/09)
Local: Unitau
Horário: das 7h30 às 8h30
Atividade: Prefeito Paulo e secretário Sérgio Carvalho farão a abertura do Curso de Atendente de Lanchonete/Copereiro
Local: Setur
Horário: 10h
Atividade: Reunião de Sérgio Carvalho com Celso Bradaschia, representante da Associação Amigos das Toninhas e empresário do bairro
Local: Unitau
Horário: das 13h30 às 14h30
Atividade: Secretário Sérgio Carvalho fará a abertura do Curso de Camareira
Local: Unitau
Horário: das 18h30 às 19h30
Atividade Secretário Sérgio Carvalho fará a abertura do Curso de Recepcionista
Local: Unitau
Horário: 19h
Atividade: Secretário Sérgio Carvalho participará da abertura da III Semana Pedagógica, com a apresentação dos músicos da Orquestra Sinfônica da Fundação Musical da Unitau

Terça-feira (02/09)
Local: Setur
Horário: 10h
Atividade: Secretário Sérgio Carvalho estará reunido com a Associação de Ambulantes de Ubatuba

Quarta-feira (03/09)
Local: Projeto Tamar
Horário: 17h
Atividade: Reunião sobre o Conselho Consultivo da Ilha Anchieta

Quinta-feira (04/09)
Local: Curso Sebrae
Horário: das 8h às 17h30
Atividade: Módulo 5. Plano de Desenvolvimento Pessoal. Estabelecimento de cronograma de Ações e Atitudes que contribuam para o crescimento pessoal

Sexta-feira (05/09)
Local: Curso Sebrae
Horário: das 8h às 17h30
Atividade: Módulo 5. Plano de Desenvolvimento Pessoal. Estabelecimento de cronograma de Ações e Atitudes que contribuam para o crescimento pessoal.  (Fonte: SETUR Ubatuba)

Suelen Naraísa, campeã mundial em Durban, compete em Pernambuco

Ubatuba - Suelen Naraísa mal desfez as malas e já está em Pernambuco. A surfista ubatubense, recém-chegada da África do Sul, onde junto com a delegação brasileira foi campeã mundial por equipes juniores no Quiksilver ISA World Junior, no último sábado, participa hoje (30) e amanhã do Circuito Petrobras de Surfe Feminino.
Este circuito é o único campeonato exclusivamente para mulheres e reúne em Porto de Galinhas algumas das melhores surfistas do mundo e da elite nacional do esporte.
Será a segunda das três etapas do circuito, que foram promovidas ao nível máximo do Super Trials, com a maior premiação e pontuação entre as provas de acesso ao Super Surf.
Serão distribuídos R$ 15 mil entre as atletas vencedoras na categoria profissional. A programação inclui ainda uma clínica de surfe só para meninas e shows de artistas como Fred 04, Canibal e do grupo Magemulê.
Para se ter noção do nível do campeonato, participam Tita Tavares, Andréa Lopes, Jaqcueline Silva, Brigite Mayer e Silvana Lima.
Tag Team - O time da Confederação Brasileira de Surfe (CBS) conquistou o Tag Team (disputa por equipes) e colocou dois atletas no pódio da categoria Júnior (até 18 anos).
O Brasil foi o melhor entre as 18 equipes participantes do Mundial, com os atletas dando um verdadeiro show na final para bater com tranqüilidade os times da Austrália (2º) e Nova Zelândia (3º).
Na final da categoria Júnior, o catarinense William Cardoso travou um duelo emocionante com Ben Dunn (Aus) na decisão dos juniores, mas o título ficou com o australiano, que venceu por apenas 0,30 de diferença.
Outro brazuca na decisão foi o carioca Leandro Bastos, que ficou com a 4ª colocação, atrás do havaiano Ola Eleogram. Entre as meninas, o título do Mundial ficou com a australiana Jessi Miler-Dyer, que deixou para trás sua compatriota Amanda Clegg (2º) além da havaiana Tory Titcomb (3º).
A melhor brasileira na competição foi a carioca Gabriela Teixeira, décima colocada. Também representaram o Brasil no Feminino Sub-19 a catarinense Marina Werneck (22º) e Suelen Naraisa, que ficou na 13ª colocação.
“Eu acho maravilhoso que ela surfe. Meus quatro filhos são surfistas. Primeiro porque ela faz o que gosta e segundo porque ela vive pelas águas. Ela ama água”, disse a mãe de Suelen, Eliane de Andrade. “Se Deus quiser ela vai arrumar um patrocínio”. (Fonte: Imprensa Livre)

Adiada 2ª Etapa do Circuito Abatuba 2003

Ubatuba - A Associação Ubatuba de Surf (AUS) informa que a segunda etapa do Circuito Municipal Ubatuba de Surf 2003 está adiada. Devido ao congestionamento de datas do calendário de provas no segundo semestre de 2003 (onde o Municipal acabou coincidindo com eventos importantes), estaremos definindo nova data em breve. Em princípio, o evento ocorrerá na última semana de Setembro, mas ainda sem confirmação.
Na primeira etapa, competiram mais de 200 atletas em 16 categorias. Foram premiados 64 atletas, sendo que na categoria profissional, os vencedores receberam seu prêmio em dinheiro. Com isto, houve uma valorização a mais da categoria, que contou com a presença dos grandes nomes do circuito profissional, como Renato Galvão, Tadeu Pereira, Edgar Bishof e Isaías Silva, entre outros.
Escolinhas em destaque - As escolas municipais de Ubatuba com certeza são o grande destaque de todas as competições locais. Contando com mais de 400 atletas inscritos, estas escolas estão formando novos talentos a cada dia. Já contamos com uma escola na Grande, outra no Perequê-açú e mais uma na Itamambuca. Uma nova escola está sendo organizada no lado norte da cidade, sendo que as aulas serão ministradas no núcleo Picinguaba.
Atletas como Odirlei Coutinho, Suelen Naraísa, Hizunomê Bettero, Matheus Toledo e Wiggolly Dantas são exemplos de sucesso no cenário nacional. E todos começaram em nossas escolinhas. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e do Depto de Surf, possuem responsabilidade fundamental para este bom desempenho apresentado, concedendo todo o apoio necessário, como transporte, pranchas, infra-estrutura e mão-de-obra especializada.
Neste ano o Circuito Municipal conta com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ubatuba. Apoio: Wagon, Fu wax, Zecão Surfboards, Revista Alma Surf, Shopping Porto Itaguá, Localiza Rent a Car, Sthill Surf Shop, Bruzzi Sushi Bar, Lanchonete Curió, Astrodeck, Aduba, Casa Noturna Sunset, Hotel São Charbel, Actual e Dil Açaí. Colaboração: Ubatuba Surf Cam. Uma realização da AUS, Associação Ubatuba de Surf. Supervisão: Federação Paulista de Surf.
O site oficial da Federação Paulista informa as notas das etapas: FPSURF.
Divulgação: Ubatuba Surf Cam  (Fonte: Ubatuba Surf Cam)

RANKING - CIRCUITO MUNICIPAL 2003

Petit (até 10 anos)
1 - Caíque Pacheco
2 - Caio Ibelli
3 - Felipe Toledo
4 - Gabriel Gomes

Infantil (até 12 anos)
1 - Mateus Toledo
2 - Marco Aurélio
3 - Michel Santos
4 - Caio Ibelli

Iniciante (até 14 anos)
1- Wiggolly Dantas
2- Matheus Toledo
3- Tamaê Bettero
4- Emerson Santos

Mirim (até 16 anos)
1- Wiggolly Dantas
2- Pierre Roman
3- Gustavo Henrique
4- Juan Lucas

Júnior (até 18 anos)
1- Clayton Nunes
2- Jefferson Guedes
3- Felipe Ramos
4- Maicol Santos

Senior (até 28 anos)
1- Alexande Moliterno
2- Isaías Silva
3- Fred Jacob
4- Marcelo Morcego

Master (até 35 anos)
1- Zecão
2- Carlinhos Roberto
3- Dartera
4- Ernesto

Open Masculino
1- Tiago Rabello
2- Fábio Leite
3- Fábio Alves
4- Eduardo Silva

Open Feminino
1- Luiza Roman
2- Jahia Bettero
3- Nyorai Bettero
4- Gusha Souza

Pro Masculino
1- Isaias Silva
2- Edgar Bischof
3- Tadeu Pereira
3- Saulo Júnior

Pro Feminino
1- Suelen Naraísa
2- Renata Franco
3- Alice Santos
4- Luiza Roman

Feminino Iniciante
1- Leila Eustáquio
2- Luana Coutinho
3- Emily Moraes
4- Letícia Freitas

Longboard
1- Ronaldo Aranha
2- Rodrigo Banhara
3- Hizunomê Bettero
4- Rogério Alemão

Longboard Master (acima de 35 anos)
1- Léo Vianna
2- Carlinhos Roberto
3- Maurício Araújo
4- Eduardo Mixirica

Longboard Veterano (acima de 45 anos)
1- Eduardo Mixirica
2- Celso Sottile
3- Toninho Reyes
4- Beto Cave Surf

Universitários
1- Félix Raiss
2- Tiago Rabelo
3- Anderson Santos
4- Clayton Nunes (Fonte: Ubatuba Surf Cam)

Artigo Topo

Ídolos do esporte e suas influências
Irineu Nalin

A crônica esportiva antes de promover certos jogadores medianos a "craques" deveria tomar o cuidado de pesquisar um pouco mais sobre seus comportamentos, também fora das praças de esportes.
A imagem de esportistas é muito significativa na influência e formação de nossa juventude. Se não for suficiente para formar futuros atletas valerá na formação de caráter e como exemplo de comportamento como cidadão.
Os péssimos exemplos e condutas anti-esportivas acabam merecendo maior destaque da imprensa, que ao contrário deveria ressaltar mais o lado positivo das atuações dos atletas, suas virtudes e qualidades técnicas.
Felizmente nestes Jogos Pan-americanos, parte da imprensa soube enaltecer e valorizar a conquista dos atletas brasileiros; esse é o caminho, que sirva ainda, como exemplo aos políticos, que pouco fazem e acabam pegando carona nesses momentos.
O projeto (Gol de Letra) dos ex-jogadores: Ray e Leonardo é um belo exemplo. Se não bastasse suas condutas como atletas magníficos e de bom comportamento, investem no futuro cidadão. Se alguns se tornarem "craques" será muito bom, mas não o mais importante objetivo do projeto.
Outro grande exemplo é a escola de iatismo com crianças carentes do Lars Grael em Niterói, que já se disseminou em outros locais (Projeto Navegar). Proporciona o contato direto com as forças da natureza: água e vento; o que exige destreza e disciplina ao mesmo tempo estimulando a criança no desenvolvimento escolar.
Modalidade considerada de elite, incapaz de ser praticada por crianças carentes, mas tradicional medalhista olímpico, o iatismo poderia ser introduzido também no interior do país que conta com grande abundância de represas, como a represa de Guarapiranga em São Paulo, que se transformou em grande escola de iatismo e de medalhistas olímpicos.
Entretanto, estes e outros projetos significativos de educação complementar, que objetivam desviar a juventude do caminho das drogas, das gangues e outras tribos violentas que se disseminaram em todas as cidades são pouco divulgados pela imprensa.
Nisso a contribuição seria valiosa, pois além de ser formadora de opinião desencadearia um efeito multiplicador capaz de despertar o interesse de patrocinadores e colaboradores a projetos dessa natureza, que apresentam uma ótima relação custo/beneficio, com significativo retorno social.
Ou vamos continuar construindo abrigos para menores e prisões mais que creches e escolas ?
A sociedade não pode esperar apenas ações do setor público.

Irineu Nalin é economista.
Irv2/20/08/03

Carta do Leitor Topo

Redutor de Velocidade - Se possível, gostaria de saber qual indicação de colocarem aqueles " demolidores" de carros que provavelmente apelidaram de redutor de velocidade em frente ao Minoro, na Av. Tomáz Galhardo?
Não seria bem mais lógico retornarem as lombadas ou até radares eletronicos? Vc. já imaginou seu carro com p.e. uma grávida, uma fratura, uma cólica renal, uma ambulância com qq paciente dentro,etc? Não né?
Agora que tinhamos nos livrado daquele "asfalto" desmanjadores de carros, vem os técnicos (da prefeitura) e resolvem colocar redutores. Por gentileza, se puderem me respondam.Obrigado.

Dr Renato L. Paslar
Ubatuba, SP


Tava indo tão bem... - Vamos supor que o asfalto da Thomaz Galhardo seja uma "boa" obra para o município, necessária e que venha atrazer beleza, progresso e satisfação para munícipes e turistas. Suponhamos que a "qualidade" do asfalto seja ótima, que terá durabilidade e cumprirá sua função por muitos anos. Também vamos acreditar que os comerciantes da referida Thomaz Galhardo estejam tão satisfeitos a ponto de colocarem faixas agradecendo ao prefeito pela obra. Se tudo estava caminhando tão bem... por que fazer uma "cagada" daquele tamanho logo no comecinho da coitadinha da Thomaz Galhardo???
Tava indo tão bem...

Lourival da Silva
Ubatuba, SP


Oportuníssimo - Em 19 de junho de 2002, saudei a iniciativa do vereador Marco Antônio de Souza pela indicação de nº 578/02, em que solicitava ao Executivo a celebração de convênios com os clubes esportivos para a iluminação de suas praças de esporte.
Mais que isso, em mensagem via e-mail, relatei os investimentos até então realizados por administrações passadas, que trouxeram benefícios aos clubes da costa sul de São Sebastião. Como contribuição ao aprimoramento da relação entre o Executivo e as agremiações esportivas, sugeri uma série de critérios demarcatórios de responsabilidades e obrigações, cuja introdução se faria necessária nos convênios que viessem a ser firmados. Salientei a importância de condicionar o investimento público ao alcance social da ação que teria o seu suporte. Isso implica em jogo aberto, que, melhor explicando, seria: criar o programa, definir o montante de recursos, expor o programa aos clubes, solicitar o envio de projetos, receber e analisar as proposições e, dentre elas, selecionar quais estariam aptas ao investimento.
Naquela oportunidade, certo de estar endereçando a mensagem a um vereador, não levei em conta o fato de o mesmo também presidir uma agremiação esportiva, de larga e reconhecida tradição em nossa cidade, imaginando que o seu trabalho e influência junto ao Executivo seriam direcionados para a causa coletiva.
Bem, o tempo passou, estamos em agosto de 2003, o vereador persistiu no tema, tornou-se o líder do Executivo na Câmara Municipal e, por uma conjunção de circunstâncias, acaba de firmar um convênio com a Prefeitura de São Sebastião, como presidente da Associação Esportiva 7 de Setembro, no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
Quanto ao aproveitamento das praças de esportes, eu esperava que os convênios surgissem como parte de uma política pública de atendimento às crianças e aos adolescentes, mas, pelo que resultou da idéia, vejo que está submetido ao poder discricionário do Executivo, ou seja, não há normas estabelecidas para que os demais clubes possam se habilitar à assinatura de convênios.
Por sua tradição e pelos serviços que presta à comunidade que a cerca, devo à agremiação do bairro São Francisco um respeito absoluto, e em seus dirigentes deposito a confiança a que fazem jus pelo trabalho de relevante interesse social, que darão prosseguimento. Faço apenas um alerta ao vereador que a preside e à administração pública para que encontrem uma fórmula que permita distinguir entre convênio e conveniência qual princípio deverá prevalecer em futuras parcerias.
Assim como no futebol, isso depende de regras claras.
Outro assunto - Creio que a notícia abaixo deva ser publicada no Litoral Virtual. Acredito que os prefeitos do litoral norte precisam levar uma sacudida para começarem a tratar objetivamente dos assuntos relacionados à segurança da população da região e dos que a freqüentam com regularidade.
atenciosamente,

Vitório M M Papini
Boiçucanga, São Sebastião, SP


Bertioga terá vila exclusiva para policiais

Um conjunto habitacional exclusivo, com 126 casas, passará a abrigar a partir do ano que vem as famílias de todos os policiais militares, rodoviários e bombeiros de Bertioga (a 92 km de São Paulo, no litoral do Estado).
Na sexta-feira, o prefeito Lairton Gomes Goulart (PL) assinou o contrato por meio do qual a Caixa Econômica Federal financiará os R$ 4 milhões necessários para o empreendimento.
A vila militar será implantada em dois terrenos públicos de 27,5 mil m2 de área total. Cedidas pela prefeitura, eles ficam na altura do km 216 da rodovia Rio-Santos, que corta o município.
Cada casa terá 48 metros quadrados (em um terreno de 135 metros quadrados), com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Os policiais só começarão a pagar as prestações mensais de R$ 210 depois que receberem as chaves.
O principal requisito para se candidatar ao financiamento é trabalhar na cidade. As obras já foram iniciadas e têm previsão de conclusão em dez meses.
Para o prefeito, a iniciativa não representa um privilégio para policiais numa cidade com déficit habitacional estimado em 4.000 unidades. "Além de urbanizar favelas, já entregamos 400 unidades habitacionais para pessoas de baixa renda e vamos chegar a mais de mil até o final do mandato", disse.
Segundo ele, a implantação da vila será benéfica porque fixará em Bertioga os policiais que trabalham no município. A medida ainda evitará riscos à segurança do policial que é obrigado a morar em áreas onde é vizinho de pessoas que prendeu, afirmou o prefeito.
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff3108200304.htm)


Foto do Dia Topo

Ubatuba

Imperador © Natto

Imperador
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor