Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 09 de março de 2005 - Nº 1235 Edições Anteriores

Litoral Virtual Nautica

Região
Câmaras Municipais transmitem sessão ao vivo pela TV

Caraguatatuba
Criança morre de meningite em Caraguá, o 2º caso do ano
Prefeitura apoia Guardadores de Carro
Multinacional quer investir em Caraguá
Prefeito e secretários de Caraguá visitam diretor da Petrobrás
Associação de Combate ao Câncer realiza 1º Passeio Ciclístico em Caraguá
Karateístas passam por avaliação médica e se preparam para disputar campeonato
Colégio Módulo faz ‘Reciclagem Solidária’
Germino recebe convite para Inauguração de Juizado Especial
A Câmara e os números de janeiro e fevereiro


Ilhabela
Câmara vota os primeiros projetos do ano e presta homenagens às Mulheres

São Sebastião
Fundo Social e Ciama homenageiam mulheres na maternidade
Morador reclama de buraco em rua do Canto do Mar
Prefeitos vão à Brasília reivindicar aumento no repasse de verbas

Ubatuba
Festival de Sushi no Sol e Vida
Ubatuba atualiza cadastro de hotéis
Estudante passa viatura com velocidade em local proibido e é preso embriagado
Setur homenageia as mulheres expondo obras com o tema Flores da Mata Atlântica
Natação de Ubatuba traz 5 medalhas do Torneio Peixinhos e Golfinhos
Mulheres da Melhor Idade se encontram em manhã de lazer no Tubão
Equipe do Sumidouro vence Beach Soccer 5 feminino
Aterro Sanitário de Ubatuba é assunto na mídia regional
Passeio Ciclístico celebra Semana da Mulher em Ubatuba
Secretaria de Turismo desenvolve nova página na Internet
Promirim garante vaga antecipada para semifinal do 8º Torneio do Estaleiro
Associação apresenta calendário SEBRAE para 2005


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Câmaras Municipais transmitem sessão ao vivo pela TV

Litoral Norte - As Câmaras Municipais de Caraguatatuba e Ubatuba realizaram na noite de ontem transmissão ao vivo de suas respectivas sessões ordinárias. Em Caraguatatuba a transmissão foi realizada através do canal local de TV a cabo NET, canal 30; e em Ubatuba a transmissão foi pelo canal 4 da Kaybee.
Segundo Marcelo Fabian Catalano, Gerente técnico das operadoras, a transmissão das sessões das câmaras visam uma melhor divulgação e integração da população com os poderes legislativos municipais, acompanhando em tempo real as decisões importantes referente aos municípios. "Em breve teremos mais novidades no setor de comunicação das duas cidades", revela Catalano.
A edição das sessões de Caraguatatuba são produzidas pela própria Câmara em Caraguá. Já em Ubatuba a produção e edição são realizadas pela Inteligraph, produtora contratada através de licitação. (Fonte: Litoral Virtual)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

 Criança morre de meningite em Caraguá, o 2º caso do ano

Caraguatatuba - A Secretaria da Saúde de Caraguatatuba registrou mais uma morte por meningite, a segunda do ano. O primeiro caso foi em janeiro, no bairro do Tinga, e matou uma mulher de 21 anos. O segundo caso ocorreu no último sábado, no bairro do Golfinho, matando um menino de dois anos.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Luciana Fadel Locatelli, a morte do menino I.E. foi provocada pela meningite causada pelo miningococo B, uma bactéria adquirida pelas vias respiratórias.
Ela disse que trata-se de uma bactéria fulminante que, quando não identificada rapidamente, leva a morte.
I.E. apresentou os sintomas comuns à meningite --febre alta, vômitos, dores e manchas roxas pelo corpo na última quinta-feira. Ele foi encaminhado ao hospital às 8h de sábado e morreu 4 horas depois.
A Vigilância Epidemiológioca está acompanhando os familiares que tiveram contato direto com a criança.
Segundo Luciana, na creche do Morro do Algodão, onde I.E. frequentava, não foi necessário realizar nenhum trabalho preventivo.
Este ano, a Vigilância Epidemiolíogica registrou quatro casos suspeitos de meningite na cidade. Dois casos foram positivos e causaram a morte dos pacientes.
No ano passado, a Vigilância Epidemiológioca registrou 29 casos, sendo 10 positivos. Quatro pessoas morreram de meningite em 2004. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura apóia Guardadores de Carro
Guardadores querem prestar serviço diferenciado. Na reunião, foram apresentados modelos de car frash (tapa-sol) com imagens de pontos turísticos e eventos da cidade, que deverão ser distribuídos a turistas.

Caraguatatuba - Representantes da prefeitura de Caraguatatuba, da Associação Comercial e Industrial, do Corpo de Bombeiros e voluntários estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 3, no Auditório Angelo Fonseca Nogueira, com os guardadores de carro, que querem desenvolver um Plano de Reestruturação da Associação dos Guardadores de Carro de Caraguatatuba.
A entidade foi representada na reunião por apenas 32 guardadores mas conta atualmente com 130 associados, sendo que o número atuante na baixa temporada cai para 80.
Os guardadores apresentaram propostas de trabalhar como agentes de informações turísticas, além de tomarem conta dos veículos. O secretário municipal de Turismo Ricardo Ribeiro, gostou da idéia e já está viabilizando junto à Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a produção do layout do car fresh. Todos são ilustrados com fotos de pontos turísticos e eventos da cidade. A idéia é imprimir, e com o apoio de patrocinadores, promover a distribuição de car fresh (tapa-sol) para turistas. Os modelos foram apresentados na reunião.
O diretor de Turismo, Gilson Cabreira disse que a proposta dos guardadores é uma solução. "Atuando como agentes de informações turísticas, os guardadores ganham uma imagem positiva, a de prestadores de serviços, e ajudam a divulgar o município".
O capitão José Eduardo Stanellis, do Corpo de Bombeiros, disse que o comando irá oferecer cursos de primeiros socorros para os guardadores para que eles possam ajudar em casos de acidentes envolvendo pessoas na rua. Acho que a idéia de incrementar o trabalho dos guardadores para o atendimento ao turista passa uma forte imagem de cidade organizada. "Se o guardador atende bem, o motorista paga pelo serviço, nem é preciso pedir. Os guardadores tem um papel social importante na cidade, pois ajudam a zelar pela segurança. A sociedade precisa reconhecer isso".
A advogada da Secretaria de Assistência Social, Vera Albok e a Assistente Social, Rita de Cássia de Moraes Canuto, disseram que irão prestar serviços de orientação e assessoria jurídica aos guardadores. "Após uma revisão do atual estatuto da Associação iremos apresentar propostas de alterações que possam beneficiá-los como profissionais, já que a profissão de guardador de carro não é reconhecida legalmente. Tudo vai depender dos próprios guardadores, iremos fazer o que eles querem mas dentro da legalidade ". (Fonte: PMC)

Multinacional quer investir em Caraguá
Visitantes conhecem locais para construção de indústrias na cidade

Caraguatatuba - O presidente ICEX (Instituto de Estudos das Operações do Comércio Exterior) e diretor adjunto do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Luiz Fernando Antônio, com uma equipe que representa a ICEX estiveram em Caraguá, na última quinta feira, dia 3, para uma visita técnica. Eles foram recepcionados pelo vice-prefeito, Lúcio Fernandes, e a Secretária de Planejamento Economia e Gestão, Luz Marina Aparecida Poddis de Aquino.
A visita teve o objetivo de conhecer áreas com possibilidades de abrigar uma das empresas multinacionais de grande porte do instituto, que tem interesse em investir na cidade devido a movimentação do porto de São Sebastião.
Durante o encontro foi apresentado pela prefeitura o plano diretor e a estrutura que a cidade oferece, através de fotos aéreas e relatórios de estudos geográficos feitos pela Secretaria de Planejamento. Em seguida os visitantes conheceram locais onde fabricas podem ser instaladas e ainda o local onde será instalado o retroporto, que poderá ser utilizado pela empresa, caso seja instalada na cidade.
Foi apresentada, inclusive, o local onde deverá ser construída uma escola de ensino superior e técnica. Uma das preocupações apresentadas aos visitantes foi quanto à qualificação de profissionais na área operacional e gerencial. Para Luz Marina, essa visita foi muito positiva, “os empresários saíram satisfeitos com o perfil da cidade, para nós é importante trazer empresas para a cidade, pois elas vão gerar empregos na região’, finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeito e secretários de Caraguá visitam diretor da Petrobrás
Caraguá está confiante em ser escolhida para receber a unidade processadora de gás

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, a Secretária de Planejamento, Economia e Gestão, Luz Marina Aparecida Poddis de Aquino, e o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, estiveram no Rio de Janeiro visitando o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, para tratar sobre a possível instalação da unidade processadora de gás na cidade.
Durante a visita, que aconteceu no dia 1º, foram apresentados ao diretor, o Plano Diretor e as condições técnicas que a cidade possui para receber a unidade.
A Petrobrás ainda está estudando as propostas e não decidiu onde irá instalar a unidade processadora de gás. As cidades candidatas são Caraguatatuba, São Sebastião e Santos.
“Com a instalação da empresa em Caraguá, vamos aumentar a arrecadação e também as oportunidades de empregos da região. Não temos uma posição, mas estamos confiantes”, afirmou Luz Marina. (Fonte: PMC)

Associação de Combate ao Câncer realiza 1º Passeio Ciclístico em Caraguá
O objetivo do evento é divulgar o trabalho da Associação e reivindicar a construção de um Hospital Público Regional no município

Caraguatatuba - A ACCC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba) irá realizar o 1º Passeio Ciclístico da Solidariedade, no próximo dia 19 de março, sábado, às 8h30, com saída da Praça de Eventos. O objetivo do evento é divulgar a existência e atuação da Associação no município, além de reivindicar a construção de um Hospital Público Regional, em Caraguá.
O percurso do passeio terá início na Praça de Eventos, irá até o anel viário próximo ao Entreposto de Pesca do Camaroeiro e retornará ao local de saída, onde serão realizados o sorteio de uma bicicleta, doada pela Israel Veículos e a entrega de um troféu, doado pela Central Carnes.
Segundo a diretoria da ACCC, o troféu será dado ao grupo que contiver o maior número de pessoas uniformizadas.
Estão confirmadas para o evento as presenças da professora Angelina Ribas, como símbolo do evento e da luta da ACCC contra o câncer; da proprietária do jornal Expressão Caiçara, Marilene Longo, representando a imprensa escrita; e do locutor da rádio Caraguá FM, J.R. Forlim, representando a imprensa falada.
Para se inscrever, é necessário comparecer à sede da Associação das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, para adquirir o cupom do sorteio a R$ 1 (um real). A urna será colocada no dia do passeio, na Praça de Eventos.
Toda a verba arrecadada com a venda dos cupons será revertida para o atendimento a 42 famílias de Caraguá, que têm familiares portadores de câncer.
A sede da ACCC fica à Rua Sebastião Nepomuceno, n º 149, no Centro. Outras informações, sobre o evento e o trabalho da Associação, podem ser obtidas pelos telefones: (12) 3883-1952, (12) 3882-1160 ou (12) 3882-4011.

Caraguá traça Caminho de Santo Antônio em Caraguá
O caminho irá incluir pontos turísticos e religiosos da cidade.

Caraguatatuba - O Caminho de Santo Antônio será traçado nesta quinta-feira, dia 10, junto com as secretarias Municipais de Turismo e Obras Públicas, Fundação Cultural, Paróquias, Associação de Hotéis e Pousadas, Faculdades Integradas Módulo, Oficina de Turismo, o idealizador do Projeto de Santo Antonio, Carlos Bartolomeu Cavalcanti e o Sebrae, que apóia e patrocina parte das ações do projeto Santo Antônio de Caraguatatuba.
O grupo sai da Igreja Matriz às 8 horas e segue em direção ao Morro de Santo Antônio, Martin de Sá, Prainha, Pedra da Freira, Rio Santo Antonio e Teatro, pontos turísticos que farão parte do roteiro e que serão sinalizados nesta quinta-feira. A criação do Caminho de Santo Antônio visa incrementar o turismo religioso, por meio da valorização de Santo Antônio, o santo padroeiro da cidade.
O roteiro faz parte do Projeto de Santo Antônio, idealizado pelo publicitário Carlos Bartolomeu Cavalcanti e desenvolvido pela Associação de Hotéis e Pousadas em parceria com o Sebrae, a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural. O projeto está em fase de implantação desde o ano passado.
O caminho de Santo Antônio, a construção de uma Capela, em frente ao Rio que leva o nome do padroeiro, e a instalação de uma imagem do santo no alto do Morro de Santo Antônio, estão previstos no projeto, que tem o apoio da igreja católica e já promoveu diversos eventos no ano passado, oficializando o mês de junho como o mês de Santo Antônio. Entre os eventos realizados estão a Procissão Marítima, o Arraiá da Praia, palestras sobre a vida do padroeiro e outras atividades. (Fonte: PMC)

Karateístas passam por avaliação médica e se preparam para disputar campeonato
Atletas de Caraguá participam do Campeonato Paulista Regionalizado, que acontece no dia 19, sábado, em Santos

Caraguatatuba - Quarenta atletas de Karatê da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, passarão por uma avaliação médica, na próxima quinta-feira, dia 10. O objetivo é avaliar as condições físicas dos atletas para as competições de 2005. Eles participarão dos campeonatos regionalizados, Jogos Regionais e campeonatos Paulista e Brasileiro.
Após a avaliação, trinta atletas participam do Campeonato Paulista Regionalizado, da 2ª DR (Delegacia Regional), no dia 19, sábado, em Santos, na categoria Shiai, nas modalidades Mirim B (8/9 anos), Mirim A (6/7 anos), Infantil B (10/11 anos), Infantil A (12/13 anos), Infanto Juvenil (14/15 anos), Juvenil (16/17 anos), Júnior (18 a 20 anos), Sênior (acima de 21 anos) e Máster, masculino e feminino.
O evento terá a participação das cidades de Arujá, Caçapava, Cubatão, Guarujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Monganguá, Praia Grande, Registro, Santos, São José dos Campos, São Sebastião, São Vicente, Taubaté, Ubatuba, e Vicente de Carvalho.
Para o professor de Karatê de Caraguá, Edson Mendes do Amaral, os atletas têm grande chance de conquistar medalhas para a cidade.
“Vamos enfrentar muita gente boa, mas a equipe está preparada para representar bem a cidade e conseguir pontuação para disputar a final do Campeonato Paulista, que acontece em maio, em São Paulo”, finalizou.  (Fonte: PMC)

Colégio Módulo faz ‘Reciclagem Solidária’
Qualquer pessoa pode entregar pilhas usadas ou outro tipo de material reciclável no Colégio, que quer expandir o trabalho e para isso se dispõem a fornecer o recipiente para a coleta das pilhas e a dar informações sobre como implantar o projeto nas escolas.

Caraguatatuba - A reciclagem seletiva virou mania no Colégio Módulo, que desenvolve desde o ano passado, um programa de conscientização para a coleta seletiva e a reciclagem de pilhas, papéis, papelão, plásticos, vidros e metais. O trabalho teve início com a equipe da biblioteca que, a exemplo da biblioteca municipal de São Sebastião, começou a coletar pilhas.
As pilhas são vendidas para a empresa Compel, que é até hoje parceira do Colégio Módulo no projeto ‘Reciclagem Solidária’, e que vem desde abril do ano passado comprando não só as pilhas, mas todo tipo de lixo coletado por alunos e professores. Os resultados alcançados foram excelentes de acordo com a Compel. Mais de 1,5 toneladas de matérias primas deixaram de ir para a natureza na forma de lixo, de acordo com o relatório da empresa de reciclagem.
De acordo com a Compel, o volume de lixo recolhido no Colégio durante este período, ultrapassou 1,5 tonelada, sendo que o volume de papéis brancos foi de 269 kg, revistas 91 kg, jornais 24 kg, plásticos 120 kg, papéis mistos 377 kg, papelão 378 kg, sucata ferrosa 10 kg, vidros 62 kg e alumínio 3 kg. O valor arrecadado com venda dos materiais será revertido em cestas básicas, que serão doadas para entidades necessitadas.
O programa Reciclagem Solidária tem envolvido cada vez mais pessoas, de professores, alunos e familiares do Colégio ao pessoal da Faculdade, que entregam papéis e outros materiais na biblioteca da unidade do centro. A equipe da biblioteca quer expandir o trabalho em toda a cidade e para isso se dispõem a fornecer o recipiente para a coleta das pilhas e a dar informações sobre como implantar o projeto nas escolas.
A bibliotecária, Rosângela Rodrigues Ferreira e a idealizadora do projeto, Cássia Faccioli, contam que o trabalho com a reciclagem surgiu por acaso, por meio de um projeto que objetivava, na verdade, incentivar a ida dos alunos à biblioteca: o ‘Segredos da Biblioteca’.
“Utilizamos desde bate-papo a passeios culturais para discutir sobre assuntos variados como cidadania, solidariedade, respeito e educação ambiental para atingirmos nosso principal objetivo: incentivar a leitura” contam. Segundo elas, não é difícil conscientizar as crianças em uma cidade que possui tantas riquezas naturais e que precisa delas para o seu desenvolvimento turístico.
Porque reciclar pilhas - A pilha, entre todos os lixos recicláveis, é a que oferece maior contaminação ao meio ambiente. Uma pilha misturada no lixo doméstico contamina 1 m² do solo, e conseqüentemente os lençóis freáticos e as nascentes. Por isso as pilhas devem ser encaminhadas para empresas especializadas. A única conhecida é a Suzanquel, que retira o ácido de dentro da pilha e recicla o metal. (Fonte: Módulo)

Germino recebe convite para Inauguração de Juizado Especial
Entidade veio à Câmara pessoalmente convidar Parlamentar empreendedor do prédio Feder

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza – Germínio (PPS), recebeu membros da Federação das Entidades de Aposentados do Estado de São Paulo na última semana, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. O motivo da visita foi convidá-lo pessoalmente para a inauguração do Juizado Especial Federal de Pequenas Causas, que acontece em Caraguatatuba na próxima sexta-feira, às 17 horas.
O Juizado Especial Federal de Pequenas Causas é o primeiro prédio vinculado ao Tribunal Regional Federal a ser instalado em Caraguatatuba e no Litoral Norte. A localização do novo próprio Federal fica nas dependências do antigo Móveis Ouro Verde, ao lado da Caixa Econômica Federal (CEF), na rua São Benedito, no centro da cidade.
Foram consumidos recursos na base de R$ 550 mil, que serão utilizados pelos próximos 4 anos inicialmente. O prédio foi totalmente reformado e adequado para o recebimento de Juízes, Promotores e funcionários públicos federais. Juntamente com o Juizado Especial, funcionará um anexo da CEF, diretamente ligado ao novo prédio.
Na última semana o Vereador Germino de Souza recebeu a visita de Antonio Alves da Silva – Secretário Geral da Federação das Entidades de Aposentados do Estado de São Paulo e Benedito Domingos – Diretor do Conselho de Entidades do Aposentado e Pensionistas do Estado de São Paulo, que vieram pessoalmente convidar o Parlamentar para a inauguração do prédio Federal, que acontece na próxima sexta-feira, a partir das 17 horas.
O convite partiu em retribuição pelo trabalho desenvolvido pelo Vereador e o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), o qual é parceiro político e seu representante no Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Aceito o convite e muito me honra a parceria, que só trazido melhorias para o Litoral Norte e Caraguatatuba especialmente. A questão dos Aposentados e Pensionistas deve ser tratada com tato e carinho, pois eles foram a força de trabalho do país e merecem ser tratados com respeito no seu descanso merecido”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de janeiro e fevereiro
Reforma fez com que Ano Legislativo iniciasse em meados de fevereiro

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga a sua produção interna nos meses de janeiro e fevereiro de 2005. Os números são divulgados pela Assessoria de Imprensa. O início do Ano Legislativo não foi eficaz, visto que o Parlamento Municipal sofreu 22 dias de reforma para reestruturação e adequação ao novo número de Vereadores.
Uma das primeiras ações do Presidente Juarez Pereira Pardim – Juarez Pardim (PPS), assim que tomou posse, foi reestruturar e adequar a Casa de Leis aos novos segmentos da atualidade. Para isso, reformou todo o plenário Benedito Zacarias Arouca para 10 Vereadores e reformulou o primeiro e segundo andares, bem como o Anexo, que passou definitivamente a ter o nome de João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL).
Não houve atendimento durante o mês de janeiro até o dia 14 de fevereiro, quando o Legislativo retomou os seus trabalhos. Com base nisso, os números da produção não refletem os índices do início do ano referente aos últimos 4 anos.
Em janeiro a produção se resumiu ao seguinte: 2 Projetos de Lei, 3 Projetos de Resolução, 6 Indicações e 1 Requerimento, num total de 12 Proposituras protocoladas. Em fevereiro a produção foi a seguinte: 7 Projetos de Lei, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 122 Indicações, 1 Moção e 15 Requerimentos, num total de 146 Proposituras que deram entrada no Parlamento Municipal.
Quanto as visitas os números foram os seguintes: Não houve registro em janeiro, visto que não houve atendimento. Em fevereiro o número foi de 930 pessoas em 11 dias corridos e 8 dias úteis.
O número de presenças foi de 160 pessoas em janeiro, apenas registrada a cerimônia de posse dos Vereadores e em fevereiro o número foi de 159 pessoas, em 4 sessões, sendo 2 Ordinárias e 2 Solenes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara vota os primeiros projetos do ano e presta homenagens às Mulheres

Ilhabela- Os vereadores Ilhabelenses votaram ontem os primeiros projetos do ano. Um de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo(PL), que autoriza a Câmara Municipal a promover audiências públicas, o que antes era competência somente do Executivo. Outro, de autoria do vice-presidente, vereador José Roberto de Campos, o Beto(PMN), cria uma Comissão de Assuntos Relevantes para estudar mudanças no Regimento Interno, no intuito de “modernizar” as sessões e aumentar a participação popular.
Para essa Comissão, foram designados cinco vereadores: Beto(PMN) como presidente, além de Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB), Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB), Jadiel Vieira, Keko(PV) e Márcio Garcia de Souza(PL), como membros. Na mesma noite, foram aprovados os requerimentos de número 127 ao 136/2005.
O vereador Joadir Luiz Capucho, Prof. Joadir(PPS) entrou com um projeto de Lei de número 05/2005, que cria o Título de Embaixador Cultural de Ilhabela, para ser dedicado aos munícipes que se destacarem em atividades culturais dentro e fora de Ilhabela.
Homenagens às Mulheres - A vereadora Nanci (PTB), única representante feminina do Legislativo ilhabelense, comandou as homenagens às mulheres que se destacaram nas Ações Sociais no ano de 2004 e outorgou um certificado a treze munícipes indicadas por ela, como manda a lei 174/2003, de autoria da ex-vereadora Maria das Graças, Gracinha(PSDB).
Célia Heidorn Reale Ferreira, Maria Catarina de Camargo Roefero, Anamaria Yaeco Hirakawa, Sandra Zita Moreira Cruz, Elza Neide Barbosa Miranda da Silva, Eleni Rocha Santos Mantiel, Oneisa Santos Souza Francisco, Marli Neves do Rosário Dourado, Elineide Bispo da Silva, Luiza Aparecida Tangerino Francisconi, Terezinha de Jesus Ferreira, Maria Sônia Ferreira Dias, Janeide Leão de Mello Simões e Roseli Alves de Souza da Conceição receberam os certificados das mãos da vereadora.
No uso da Tribuna, os vereadores Luiz Lobo(PL), Márcio Garcia(PL), Dr. Guilherme(PMDB), Carlinhos(PMDB) e Beto(PMN) emocionaram os presentes com “declarações de amor”, declamação de poemas e palavras de apoio às mulheres da Ilha e do mundo.
Tribuna Popular - Na tribuna popular, a moradora Silene Aparecida Messias de Lima pediu o empenho dos parlamentares no sentido de conseguir mais uma UTI móvel e a instalação de uma UTI no Hospital Mário Covas.
Nesta semana, a morte de uma criança de 12 anos, por traumatismo craniano, comoveu a cidade. “Se tivéssemos uma UTI no Hospital, talvez a criança teria se salvado”, disse Silene. Na ocasião, a UTI móvel do Hospital estava em São Paulo, com outro paciente de risco.
O vereador Dr. Guilherme(PMDB) esclareceu à munícipe que já existem requerimentos de sua autoria que solicitam estudos por parte do Executivo sobre a possibilidade de firmar convênio com a UTI do Hospital de Caraguá, já que para este ano, a instalação de uma UTI no Hospital Mário Covas é inviável.
O advogado Wilson Tortorello também usou a tribuna popular, onde prestou esclarecimentos sobre as notícias veiculadas em publicação local, com referência ao vice-presidente da Casa, vereador Beto(PMN). Segundo Tortorello, em nenhum momento o nome do vice-presidente foi citado nas matérias. O jornal também entrou com um pedido de instauração de CEI (Comissão Especial de Inquérito) e cassação por quebra de decoro parlamentar do vereador, referente a algumas falas de Beto na Tribuna.
Beto (PMN) rebateu as acusações e disse estar pronto para assinar ele mesmo, se necessário, o pedido de instauração de CEI, pois tem a consciência limpa. O edil reiterou ainda que em nenhum momento citou nomes, nem ofendeu nenhuma família da cidade.
Afirmou que ele sim, desde que foi eleito, vem sofrendo perseguição por parte da publicação e apresentou uma lista de ações que vem desenvolvendo como vereador. “Fomos eleitos para representar o povo, e ganhamos muito bem para isso. Nossa intenção é trabalhar realmente para construir uma sociedade mais justa”, disse o vereador.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela acontece no dia 14 de março, segunda-feira às 19 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Fundo Social e Ciama homenageiam mulheres na maternidade

São Sebastião - Representantes do Fundo Social de Solidariedade e do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) estiveram na manhã de hoje (08/03), na Maternidade do Hospital de Clínicas de São Sebastião homenageando as mães que acabaram de dar a luz.
A presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, ao lado da representante do Ciama, Carla Maria Bruço, percorreu as instalações do hospital prestando homenagem às funcionárias e as mamães, com entrega de flores e transmitindo uma mensagem de carinho.
Cerca de nove mulheres que deram à luz recentemente receberam a visita e algumas até foram surpreendidas. “Eu nem lembrava que hoje era o dia da mulher”, disse Abgail Silva que é mãe pela primeira vez. Já Eulália Cesílio conta que lembrava da data mas não achou que seria homenageada. “Acho importante que a mulher seja lembrada, afinal ela tem um papel importante na sociedade. Agora que sou mãe pude perceber ainda mais o quanto somos essenciais”, afirma.
O dia também foi marcado na maternidade, com a presença de nove bebês recém-nascidos, destes, seis são do sexo feminino.
Ainda na manhã de hoje, a coordenadora do programa de Saúde da Mulher, Drª Helena Dora Glina, esteve na Rádio Morada do Sol, representando a Secretaria da Saúde, onde falou sobre a importância da saúde da mulher e os trabalhos que a Sesau está desenvolvendo neste aspecto.
O Centro Municipal de Infectologia (Cemin) estará fazendo distribuição de preservativo feminino na abertura na Semana da Mulher, que acontece hoje, no Teatro Municipal. Uma série de painéis estará exposta no Teatro durante a programação do dia da mulher, com orientações diversas para o público feminino.

Morador reclama de buraco em rua do Canto do Mar

São Sebastião - Um buraco de um metro e meio de diâmetro localizado no meio da Av Boulevard Canto do Mar, em frente ao número 6350, está atrapalhando a circulação de veículos e colocando em risco a integridade física dos moradores do bairro do Canto do Mar, na Costa Norte do município. Segundo o morador e comerciante do bairro, Antônio Roberto Cavichi, a situação já vem se estendendo desde o começo do ano e já provocou uma série de acidentes com veículos e ciclistas.
O comerciante reclama ainda que está sendo prejudicado, pois os veículos têm evitado circular pela avenida o que está causando uma diminuição na sua clientela. Ele garante que já comunicou a Sabesp por diversas vezes e até o momento nada foi feito.
“Milhões de litros de água estão sendo desperdiçados, eles falam em economia mas não dão o exemplo”, denuncia o morador indignado com o vazamento que deu origem a depressão.
Segundo o comerciante esse vazamento já aconteceu no mesmo local e levou um ano e meio para que empresa reparasse. “Não deve ter sido bem feito pois no início de janeiro o problema retornou”, lamenta.
Para o diretor da regional Costa Norte, Altair do Prado Gomes, o caso é grave. “Uma série de moradores já nos procuraram, mas neste caso não compete a Prefeitura resolver, trata-se de uma adutora da Sabesp que está com vazamento”, conta. Ele também afirma que já avisou a empresa e não teve retornos.
O encarregado de operação e distribuição da Sabesp, Geraldo Alberto Lippi, afirmou que esteve no local ontem, (07/03) e que está ciente do problema. Ele explica que por se tratar da linha principal que vem de Caraguatatuba e abastece todo o município de São Sebastião acaba dificultando a manutenção. “Para resolver este problema teríamos que cortar a distribuição de água para São Sebastião, durante as obras de reparo, isto exige uma programação antecipada e dificulta a operação”.
Ele disse que já marcou uma reunião com os supervisores para ver qual é a melhor solução, mas não deu prazos para resolver o problema. É um duto de 600 milímetros de aço, normalmente não costuma apresentar vazamentos. Da última vez que o local apresentou problemas utilizamos uma peça para vedar mas não deu certo e o problema acabou voltando”. (Fonte: PMSS)

Prefeitos vão à Brasília reivindicar aumento no repasse de verbas

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, também é um dos mais de dois mil prefeitos que se reúnem em Brasília na 8ª Marcha em Defesa dos Municípios que teve início ontem (07/03) e vai até o dia 10 de março no hotel Blue Tree Park. O tema central do evento será a discussão do papel do município dentro do modelo federativo brasileiro, suas competências e como se dará o financiamento das mesmas para a redução das desigualdades sociais em nosso país. Os prefeitos querem a aprovação do aumento de 1% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), previsto na reforma tributária. Essa é uma reivindicação antiga, já pleiteada no ano passado quando cerca de três mil prefeitos participaram da 7ª edição da marcha.
A agenda do encontro inclui reuniões sobre diversos temas como saúde, educação, meio ambiente, agricultura, saneamento básico e desenvolvimento urbano, assistência social, modernização administrativa e turismo. Temas como finanças municipais como a ampliação da incidência do FPM sobre o Imposto de Renda e o IPI de 22,5% para 23,5%, regulamentação da cobrança do ITR pelos municípios, a alteração dos critérios de distribuição do ICMS, a regulamentação do pagamento de precatórios, a regulamentação dos consórcios públicos, o estabelecimento da política nacional de saneamento, a regulamentação da EC 29 que trata da saúde, a substituição do Fundef pelo Fundeb que poderá vincular 25% das receitas municipais entre outros também farão parte da pauta da Marcha.
Para o prefeito Dr. Juan Garcia, o evento é importante para sensibilização do Governo Federal, pois os prefeitos têm que se colocar, exigindo seus direitos. “Tanta coisa é municipalizada e o Estado não repassa recursos suficientes. Cada vez mais Estado e Federação passam as prestações de serviço ao município, então têm que passar recursos também”, disse.
Além da pauta regular da Marcha, o prefeito irá aproveitar a viagem para fazer algumas visitas a deputados federais e entregar documentos referentes aos royalties, visitará o Ministério dos Transportes, além de reivindicar junto ao governo Federal que as empresas de energia elétrica paguem pelo uso do solo. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Cunhambebe vem ai...

Festival de Sushi no Sol e Vida

Ubatuba - O Hotel Sol e Vida mais uma vez cria e amplia seu atendimento ao publico turista ou não. Além dos espaços gastronômicos San Pietro e Positano (ambos extraordinários restaurantes com cardápio internacional), o sol e Vida lançou neste verão o terceiro espaço, com grande sucesso: Sunrise Sushi Bar.
O Sunrise Sushi Bar, constituido de um deck a beira praia, tornou-se um local extremamente aconchegante, sofisticado e importante, com preços atraentes.
Promoção de março: após 16:00hs:
- as 4ª feiras “ festival do sushi “
- as 5ª feras “festival do yakissoba “
preço por pessoa: R$ 28,00
- 6ª feira aberto após 16:00hs e sábado e domingo apartir das 12:00hs
Reservas e ou informações: (12) 3842.0188 ou no site www.solevida.com.br

Ubatuba atualiza cadastro de hotéis

Ubatuba - A Secretaria de Turismo de Ubatuba vai recadastrar hotéis, pousadas, campings, chalés, restaurantes, bares, lojas de artesanatos e outras empresas ligadas ao turismo nas próximas semanas. Segundo a secretaria, o recadastramento será necessário devido ao grande número de turistas que procuram o Centro de Informações Turísticas da cidade. O objetivo é agilizar o atendimento aos turistas, além de oferecer um amplo serviço de informações nos trabalhos desenvolvidos nas empresas. O recadastramento será feito pelas visitas dos funcionários da secretaria ou via telefone. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7717400. (Fonte: ValeParaibano)

Estudante passa viatura com velocidade em local proibido e é preso embriagado

Ubatuba - Tinha que haver alguma coisa estranha para o estudante R.Z.D., de 27 anos, ousar ultrapassar uma viatura da Polícia Rodoviária Federal em alta velocidade em um local proibido da rodovia BR-101, no bairro Sumaré. Após uma perseguição pelas ruas do Centro, a polícia descobriu que ele estava embriagado.
O caso aconteceu na madrugada de domingo no Km 49, próximo ao trevo de acesso para Taubaté. Morador em São Paulo, R.Z.D. conduzia um Citroen Xsara sentido bairro/centro, onde também estava em patrulhamento de rotina a viatura da Rodoviária Federal.
Para surpresa dos policiais, eles foram ultrapassados pelo estudante que usou de velocidade acima do permitido em uma parte da rodovia com faixa dupla. Os policiais não pensaram duas vezes em ir atrás de R., que não obedeceu à ordem de parada, seguindo adiante pelas ruas da cidade.
Foi preciso a polícia usar de perícia para “fechar” o carro e deter o motorista. Um teste no bafômetro acusou a embriaguez, confirmada por um exame médico na delegacia.
O estudante foi acusado de dirigir embriagado e colocar em risco a vida de terceiros. Ele ficou recolhido na cadeia. (Fonte: Imprensa Livre)

Setur homenageia as mulheres expondo obras com o tema Flores da Mata Atlântica
Uma homenageada especial é a artista plástica Amélia Olaio

Ubatuba - A Secretaria de Turismo aproveitou a semana da mulher para iniciar a exposição de flores e plantas da mata atlântica no Centro de Informações Turísticas de Ubatuba. Esse é o segundo tema de uma série de mostras artísticas que acontecerão durante todo o ano de 2005. Uma mulher, em especial, foi homenageada nessa exposição: a artista Amélia Olaio, que completou recentemente 84 anos.
Dona Amélia trabalhou durante muitos anos no Instituto de Botânica da USP, tem trabalhos publicados e incluídos no Smithsonian Institute. Admiradora e estudiosa da Mata Atlântica, tem casa em Ubatuba desde 1958 e é aqui que ela encontra as aráceas que pesquisa. Ainda hoje, dona Amélia caminha por trilhas no meio da mata, coletando amostras de imbés.
Dentro da programação de amostras de trabalhos dos artistas locais, as abras com o tema “Flores e a Mata Atlântica” ficarão expostas até o fim do mês de março. O objetivo dessas exposições é
valorizar artistas ubatubenses e divulgar a cultura caiçara.

Calendário de exposições:
Janeiro/Fevereiro – Pássaros da Mata Atlântica
Fevereiro/Março – Plantas e Flores da Mata Atlântica
Março/Abril – O Corcovado de Ubatuba
Abril/Maio – Mães e Maternidade
Maio/Junho – Peixes e Pescadores
Junho/Julho – Praias de Ubatuba
Julho/Agosto – Primavera
Agosto/Setembro – Paz de Iperoig
Setembro/Outubro – Crianças
Novembro/Dezembro – É Natal! (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba traz 5 medalhas do Torneio Peixinhos e Golfinhos

Ubatuba - A natação de Ubatuba subiu ao pódio do torneio Peixinho e Golfinhos que teve a fase final disputada sábado, dia 5, na piscina do SESI, em São José dos Campos. A delegação composta por 21 atletas conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. As medalhas de ouro vieram com Patrick de Barros Graglia (25 m livre Infantil), Natalia Lages Nascimento (50 m peito Infantil) e Caio Prado dos Santos (25 m costas Petiz 2). Leandro Toledo Ferreira (25 m peito Petiz 2) conquistou medalha de prata e Luan Basilio de Mendonça (25 m Mirim) levou a medalha de bronze em sua categoria.
José Eduardo de Andrade, coordenador de natação da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba acreditava nos atletas. "Esses garotos são bons. Enfrentaram clubes tradicionais na região e voltaram com bons resultados. Acredito que poderíamos voltar com mais medalhas caso não houvessem algumas falhas de cronometragem", disse Andrade. Segundo ele os atletas de Ubatuba precisam participar de mais competições. "Estamos viabilizando a ida dos atletas das categoria Mirim e Petiz para um torneio no final de março em São José. Os maiores deverão participar da Copa Vermelhinha, tradicional torneio que acontece em Santos. A tendência é que os tempos melhorem a cada dia" afirmou o treinador. (Fonte: PMU)

Mulheres da Melhor Idade se encontram em manhã de lazer no Tubão

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba promoveu uma manhã de atividades no sábado, dia 5, para mulheres da Melhor Idade. Apesar do evento não contar com grande público, as mulheres que participaram não economizaram na animação. Sidnei Rocha, do Departamento Comunitário da Secretaria avaliou o evento: "As aulas da Melhor Idade estão apenas começando e por isso nem todas puderam vir. As que vieram aproveitaram bastante". As mulheres puderam participar de atividades como jogos de tabuleiro, tênis de mesa e ao final da manhã receberam brindes. A Secretaria de Esporte e Lazer pretende organizar atividades durante todo o ano não apenas na região central, mas também nos bairros. "Levar o lazer até os bairros é um compromisso da atual administração e isso será feito", garantiu Rocha. (Fonte: PMU)

Equipe do Sumidouro vence Beach Soccer 5 feminino
Título vem com vitória por 4 a 0 na final contra equipe do Sertão da Quina

Ubatuba - A equipe do Sumidouro venceu o 1º Beach Soccer 5 feminino disputado na praia do Perequê-Açú no domingo, dia 6. O torneio, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, teve a participação de sete equipes e fez parte das comemorações da Semana da Mulher em Ubatuba. Muita gente aproveitou a manhã de sol e foi conferir os jogos, que agradaram a torcida. Na final, a equipe do Sumidouro goleou As Marrentas, do Sertão da Quina, pelo placar de 4 a 0 e ficou com o troféu de campeã. As jogadoras do Sumidouro receberam além das medalhas, uma rodada de pizzas na Pizzaria São Lourenço e tratamentos de beleza na Image Estética. A equipe das Marrentas do Sertão da Quina ficou em segundo, o que proporcionou à equipe do Bela Vista a medalha de bronze. O secretário de Esporte, Bittencourt Jr, pretende realizar outra edição do torneio na região Sul. "O futebol de areia tem um trabalho bem desenvolvido no sul do município. A final de hoje teve uma equipe do Sertão da Quina e existem outros times trabalhando bastante na região. Sei que as meninas de lá participarão em peso", disse o secretário. A equipe do Sumidouro, campeã do torneio contou com Shirley, Gabriela, Kelly, Andréia, Gisele, Rafaela e Cintiane.  (Fonte: PMU)

Aterro Sanitário de Ubatuba é assunto na mídia regional
TV Band Vale grava imagens no local

Ubatuba - A problemática dos aterros sanitários no Litoral Norte tem sido um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias, tanto em reuniões técnicas como na mídia. A TV Band Vale esteve visitando as quatro cidades da região para mostrar como o problema do lixo vem sendo tratado pelas administrações municipais.
Ubatuba foi a primeira cidade a receber a visita da equipe da emissora, na manhã de segunda-feira, dia 7. A repórter Helen Santos demonstrou surpresa com a situação do aterro da cidade, pois não havia lixo espalhado pelo local como era de se esperar. Foram gravadas entrevistas para o telejornal Band Cidade com o Secretário de Obras. João Paulo Rolim e o Gerente da Cetesb Silvio Bohn.
João Paulo Rolim falou sobre a vida útil do aterro, licenciamento de nova área junto a Cetesb, coleta seletiva e sobre a importância da união dos municípios na discussão do assunto. "Vamos aumentar a força da região e lutar por uma área conjunta, que dure entre vinte e trinta anos. É hora de lutarmos unidos junto ao governo estadual para solucionar essa questão", declarou Rolim. (Fonte: PMU)

Passeio Ciclístico celebra Semana da Mulher em Ubatuba
Famílias inteiras participam da homenagem a mulher no último domingo

Ubatuba - Uma parceria da Prefeitura Municipal de Ubatuba com as Lojas Cem proporcionou um domingo agradável para dezenas de pessoas. A união dos esforços resultou no Passeio Ciclístico da Semana da Mulher, realizado na manhã de domingo e que percorreu várias ruas do centro de Ubatuba.
A saída aconteceu na rua Hans Staden e os participantes pedalaram cerca de 6 km até chegar a praça Trópico de Capricórnio onde todos puderam descansar e participar do sorteio de diversos brindes. O prefeito Eduardo César e sua esposa Denise Montemor César aguardavam a chegada dos participantes acompanhados pelo gerente da lojas Cem de Ubatuba, Marco Coelho. Prefeito e gerente participaram da entrega dos brindes, entre eles duas bicicletas. "A prefeitura de Ubatuba ofereceu uma estrutura fantástica para a organização do passeio. Estou contente com a participação do público e esperamos manter essa parceria em outros eventos", disse Coelho. Os ganhadores das bicicletas foram Sebastião Zeferino dos Santos e João Vitor Monteiro Xavier Leite. (Fonte: PMU)

Secretaria de Turismo desenvolve nova página na Internet

Ubatuba - A Secretaria de Turismo de Ubatuba informa que está tirando do ar o domínio www.setur.com.br definitivamente. A Secretaria está desenvolvendo uma página institucional que estará abrigada no portal www.ubatuba.sp.gov.br, que entrará no ar em breve.  (Fonte: PMU)

Promirim garante vaga antecipada para semifinal do 8º Torneio do Estaleiro
Agora cinco equipes lutam por 3 vagas

Ubatuba - O torneio do Estaleiro teve mais uma rodada movimentada no último domingo, dia 6. Em partida válida pelo grupo A, o time do Promirim venceu por 2 a 0 a equipe da Almada e garantiu vaga na semifinal. Na outra partida do grupo, o Auto Posto goleou o Ubatumirim por 5 a 1. O Promirim, classificado e invicto, lidera o grupo A com 9 pontos. A outra vaga da semifinal será disputada entre as equipes do Auto Posto (6 pontos) e Almada (4 pontos). As equipes do Ubatumirim e Os Galácticos não têm mais chance de classificação.
Grupo B - Após a rodada, três equipes lutam para chegar a semifinal pelo grupo B. A equipe do Itamambuca venceu o Picinguaba por 1 a 0, enquanto JR Parafusos e Cambucá empataram em 2 a 2. Com os resultados a liderança está dividida entre JR Parafusos e Cambucá com 7 pontos. O Estaleiro ainda briga pela vaga, pois tem 6 pontos. A situação do Cambucá é crítica, pois a equipe folga na última rodada e tem que torcer pelo tropeço de um de seus adversários.
A última rodada acontece neste domingo, dia 13 e prevê as seguintes partidas à partir das 9h30: Os Galácticos x Almada, Promirim x Auto Posto, Estaleiro x Picinguaba, Itamambuca x JR Parafuso. (Fonte: PMU)

Associação apresenta calendário SEBRAE para 2005

Ubatuba - Em reunião realizada dia 03 de março, da coordenadora do SEBRAE, Sra. Maria Aparecida de Medeiros, do Escritório Regional de São José dos Campos – SP, com representantes da Associação Comercial de Ubatuba foi elaborado o calendário de parcerias para o primeiro semestre de 2005, que ficou assim estabelecido:

PROJETO EMPRETEC - O próximo curso do “Empretec” para Ubatuba está previsto para o período de 25 de abril a 04 de maio de 2005. Duas palestras prévias foram agendadas para os dias 30 de março, quarta-feira e 14 de abril de 2005, quinta-feira. As palestras serão feitas por facilitador especializado do SEBRAE/SP e terá a função de explicar a finalidade do curso. É importante destacar que para participar do Empretec o empresário não precisa ser necessariamente associado da ACIU, basta desejar dar novo rumo aos seus negócios.

PROJETO SABOR & QUALIDADE – Segunda Parte - O programa “Sabor & Qualidade” é dirigido especialmente aos lancheiros, quiosqueiros e ambulantes na capacitação da manipulação e higienização dos alimentos. A segunda parte deverá ser freqüentada pelas pessoas que já fizeram a primeira fase que foi realizada em novembro de 2004. A primeira turma será realizada no período de 28 de março a 01 de abril e a segunda no período de 11 a 15 de abril, no horário das 9:00 às 13:00 horas. O valor do curso é de R$ 12,50 por pessoa e terá a duração de 20 horas aula.

PROJETO DE CRÉDITO DO SEBRAE
- A representante do SEBRAE informou que existe uma linha de Crédito SEBRAE em parceria com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal e que a facilitadora Ana Paula está à disposição dos interessados para fazer uma reunião sobre o assunto. No entanto, é necessário que tenhamos a adesão de, pelo menos, 21 pessoas.

PROJETO EMPREENDER - O projeto Empreender está reiniciando suas atividades este ano e se destaca na importância do suporte e o apoio que o SEBRAE oferece para o desenvolvimento das pequenas e micro empresas. O Projeto está aberto para novos núcleos e para participar os interessados devem entrar em contato com a Consultora Rosangela.

CICLO DE PALESTRAS
Foram escolhidas para o empresariado local, para o primeiro semestre de 2005, as seguintes palestras do SEBRAE:
Administração da produção – administrar seu negócio com sucesso
Administrando estoques e processos adequadamente
Atendimento a clientes
Código de Defesa do Consumidor
Como analisar o mercado
Como divulgar sua empresa
Como evitar reclamações trabalhistas e contratos de trabalhos alternativos
Direito de empresa no novo Código Civil
Entendendo de custos, despesas e preço de venda.
Informatização empresarial – como chegar ao sucesso
Lidando com a inadimplência
Marketing de serviço
Marketing direto
Marketing na internet
Marketing – detalhes que valem ouro
O MKT de relacionamento na conquista e manutenção de clientes
Preparando sua empresa para o futuro
Promoção de vendas
Representação comercial
Sensibilizando para organização e limpeza
Terceirização
Vigilância Sanitária
As pessoas interessadas poderão fazer suas inscrições no balcão da Associação Comercial ou pelo telefone 3832-1449. A nova sistemática estabelecida pelo SEBRAE é de que pelo menos 21 pessoas estejam interessadas pela palestra para que o mesmo possa confirmar a data e horário da mesma.
Maiores informações poderão ser obtidas na Associação Comercial pessoalmente ou por telefone (12) 3832-1449. (Fonte: ACE-Ubatuba)

Ação Litoral

Artigo Topo

Posturoterapia: um novo conceito em Fisioterapia
A técnica diferencia-se por identificar e atacar a origem do problema; em poucas sessões é possível obter resultados satisfatórios.

Um novo tipo de tratamento fisioterapêutico, que produz resultados rápidos e de eficiência comprovada está sendo oferecido. Trata-se da Posturoterapia, um conceito desenvolvido pelo fisioterapeuta e osteopata Dr. Dominique Lippens, da Bélgica. A técnica restabelece o equilíbrio postural do paciente, pela identificação da chamada lesão primária. O sucesso do tratamento é de 90 %. Diferente da fisioterapia convencional e da frieza dos aparelhos, que compreendem inúmeras sessões tratando apenas o sintoma sem se preocupar com a causa da dor, a Posturoterapia consegue reabilitar o paciente em curto espaço de tempo, liberando, neste período, a compressão articular, além de restabelecer a mobilidade da cadeia muscular lesionada.
É um conceito que reúne diversas técnicas fisioterapêuticas já existentes, dentre elas a Osteopatia e Cadeias Musculares, mas, que usadas em conjunto e prescritas adequadamente, conforme as necessidades do paciente, apontam de imediato qual lesão está ocasionando ou ocasionou recentes problemas e queixas. Segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população tem ou vai ter problemas relacionados com a coluna. No consultórios e clínicas, 80% do público que passa por tratamento sofre de dores e disfunções nesta região do corpo causadas por lesões primárias. É justamente para esses casos que a Posturoterapia é indicada como tratamento eficaz, não como tratamento paliativo ao se utilizar antiinflamatórios e analgésicos que, tão somente, mascaram o problema, permitindo que a patologia se instale no corpo. Este conceito aplica-se a dores generalizadas, que podem variar de um simples cansaço a traumas leves, dores musculares e problemas nos órgãos internos como pedra nos rins e gastrite. Por se tratar de uma técnica de terapia manual não agressiva, a Posturoterapia é bem aceita pela maioria dos pacientes. Suas sessões acontecem individualmente, duram em média 50 minutos e são realizadas em intervalos de três a sete dias. Em um acidente automobilístico, por exemplo, não é raro o passageiro passar pelo movimento chamado chicote, que faz a cabeça ir e voltar rápida e bruscamente por conta do impacto. O paciente sente a dor no local nos três primeiros dias e nem imagina que uma dor que vem a aparecer depois de anos, no pé, no ombro ou na região lombar, possa ter sido originada naquele incidente.
Outra vantagem da técnica é a rápida constatação de resultados. Em alguns casos, o paciente sente diferença logo após a primeira sessão. Efeitos mais consistentes são sentidos, geralmente, após a terceira sessão, quando é registrada melhora de até 80% do quadro inicial.
Uma vez diagnosticada por meio da Posturoterapia, a lesão primária é tratada. As três primeiras sessões compreendem, avaliação postural para detectar a cadeia lesional, testes cinesiológicos para detectar a relação com órgãos internos, a inibição muscular, a manipulação e o reequilíbrio articular do paciente. Como resultante, a região lesionada passa a ser reprogramada entre as cadeias musculares de flexão, extensão, giro e rotação.
É fácil entender. Se a dor da coluna é resultado de uma lesão primária no estômago (gastrite) ou no pé (entorse), esta lesão é que deverá ser tratada. Além disso, todas as compensações e as restrições de mobilidade que o organismo foi forçado a fazer neste período serão corrigidas.

Júlio Piranda Cardoso
Fisioterapeuta especializado em Posturoterapia, Osteopatia e RPG
Titular do Consultório de Fisioterapia Especializada
Rua Prof. Thomaz Galhardo 945, sala 8, Centro, Ubatuba, SP.
Tel: (12) 3832-2285 ou (12) 9767-8865

Opinião Topo

Por que Literatura?
Rui Alves Grilo*

Acredito que nem Machado de Assis nem Lima Barreto escreveram seus livros para serem matéria de vestibular. Então por que estudar/produzir/saborear Literatura ?
Antigamente a escolaridade era uma garantia de ascensão social e de empregabilidade. Hoje há muitas pessoas formadas que estão desempregadas. Vendo isso, muitos jovens questionam: por que estudar se não há a garantia de emprego? Às vezes é mais fácil arrumar empregos sem qualificação (como faxineira, ajudante geral...). No entanto, a pessoa sem escolaridade tem um futuro mais fechado, com menores possibilidades de escolha.
O grande papel da escola é abrir um leque de possibilidades, é ajudar o jovem se descobrir e descobrir o mundo, criar o sonho, a utopia... Marx afirmou que a leitura das obras de Balzac foram fundamentais para a sua análise da burguesia e das relações sociais.
Por o jovem em contacto com a literatura lhe possibilita uma melhor compreensão de si próprio, do outro e do mundo. A escolha é escolha, quando há a compreensão da situação, das possibilidades, das causas e das conseqüências. Através da literatura podemos escolher os modelos que queremos e não queremos ser; analisamos as atitudes e as conseqüências. Através da literatura podemos nos colocar no lugar do outro, em outros espaços e em outros tempos. Isso nos permite pensar no agora ou fugir dele.
A juventude é o momento da afirmação da própria identidade. Momento doloroso de cortar laços, de afirmar a própria autonomia e não aceitar a imposição. É a idade da contestação, de sair do casulo da família para enfrentar/conquistar um mundo mais amplo, quase sempre difícil e hostil.
Além desse caráter formativo da literatura, ela também pode ter um caráter lúdico, prazeroso tanto na leitura quanto na escrita, com os seus desafios de interpretação e de busca de uma forma mais adequada e mais bela porque “a gente não quer só comida, a gente quer a vida, diversão e arte. A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade.” (Titãs).
Então, por que ler Machado de Assis? Ou Graciliano Ramos?
Porque não dá para ler tudo e cada um dos autores indicados no vestibular reflete diferentes perspectivas e maneiras de ver o mundo em determinadas épocas. Ajudam-nos a compreender outros espaços e outros tempos e a própria evolução do conhecimento e da humanidade.
No entanto, não podemos ficar presos apenas a esses autores. Muitos deles não foram valorizados em sua época, sendo até combatidos e censurados . Ao professor cabe interpretar os anseios e perspectivas dos alunos e introduzir aqueles que mais contribuem para compreendermos a situação, as necessidades e anseios atuais. Em que medida os autores consagrados nos ajudam a compreender o nosso passado e os desafios do presente? É essa mediação que cabe ao professor.

João Alves Grilo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Passeio da Associação dos Aposentados de Ubatuba - Dia 11 de Março haverá um passeio turístico ao Sítio Sta Cruz-Sertão da Quina-Maranduba. Associado R$ 6,00 por pessoa.Inscreva-se na Secretaria pelo telefone 3832.5898. Dia 15 de Março às 15,00 horas na Sede Social haverá Assembléia Geral Ordinaria-Pauta: prestação das contas financeiras e patrimoniais do exercício 2003/2004.
Associado: retire os documentos necessários para solicitar a Remissão do IPTU/05, prazo final 31/05/05 e pague sua mensalidade em dia e concorra no início de cada mês a Cestas Básicas e passe a obter descontos nos 60 convênios que a Associação mantém com: médicos, dentistas, farmácias, restaurantes, academias, cinema etc.

Edison Zerbinato
Presidente da AAU
Ubatuba, SP

Ubatuba na TV - Prezado Emilio. Acredito que devemos elogiar a TV Record pelo programa apresentado na noite passada (domingo) sobre Ubatuba, bem como a quem tenha coordenado a iniciativa. Foi digno de solicitarmos bis.
Atenciosamente

Marco Antonio
Ubatuba, SP

Câmara na TV - Quero parabenizar a Kaybee pela transmissão da sessão da câmara de Ubatuba na noite de ontem. Foi interessante poder acompanhar em tempo real o que acontecia no plenário da casa. Uma forma rápida e transparente de ficarmos de olho no legislativo.

Jullyany Roberta
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Caraguatatuba-SP

Ilha do Tamanduá - Emilio Campi


Ilha do Tamanduá
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor