Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 07 de abril de 2005 - Nº 1255 Edições Anteriores

Atenção!
Informamos que desde o dia 06/04/2005 estamos com problemas no recebimento de e-mails em nosso servidor. Para enviar mensagens, releases ou qualquer outro material, favor enviar para:
litoral.virtual@uol.com.br


Litoral Virtual Inteligraph

Região
Litoral Norte se reúne em Caraguá para discutir sobre a Agenda 21
Atletas de Jiu-Jitsu do litoral são classificados para a ‘finalíssima’ estadual 2005

Caraguatatuba
Caraguá é a vencedora da 1ª etapa do Paulista de Canoagem
Caraguá participa do Dia do Voluntariado
Termina dia 15 de abril o prazo de mapeamento da Educação de Jovens e Adultos
Aguilar realiza maratona de visitas a locais afetados pela chuva
Termina dia 15 de abril o prazo de mapeamento da Educação de Jovens e Adultos
Biólogos alertam para contaminação de marisco
Prefeitura descarta contaminação


Ilhabela
Fortes chuvas deixam ruas alagadas na ilha
Vereador promove reunião com comerciantes para discutir mudanças na fila da balsa
Secretaria Municipal do Meio Ambiente cumpre a primeira etapa do Programa Lixo Legal


São Sebastião
Câmara aprova repasse de verba à entidades que representam os municípios de SP


Ubatuba
Alckmin visita Ubatuba e promete ajuda ao município
Moradores retornam às suas casas
Chuvas geram prejuízo de R$ 1,6 mi em Ubatuba
Risco de doenças preocupa morador
Aldeias estão sem acesso, água e comida
Bairro da costa sul tem famílias isoladas
Acusado de estupros é reconhecido
Surfista ubatubense foi um dos destaques do Circuito
Ubatuba estréia com o pé direito na Livovali
Triathlon Long Distance foi sucesso em Ubatuba
Ubatuba teve final de semana esportivo


Seções
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte se reúne em Caraguá para discutir sobre a Agenda 21
Objetivo do evento é compartilhar propostas para discutir necessidades da região em diversos setores

Litoral Norte - Representantes das quatro cidades do Litoral Norte se reuniram em Caraguá, quarta-feira, dia 6, para discutir sobre o Agenda 21. O encontro aconteceu durante todo o dia no auditório multimídia do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), no bairro Indaiá. É a quarta reunião realizada para debater o assunto.
A Agenda 21 serve de guia para as ações do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem com isso destruir o meio ambiente. Da mesma forma que os países se reuniram e fizeram a Agenda 21, as cidades, os bairros, os clubes e as escolas também podem fazer a Agenda 21 Local. A implantação das Agendas 21 pode garantir um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações.
Durante o evento, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação das quatro cidades, membros de sociedades amigos de bairro, de ONGs (Organização Não-Governamental), entidades sociais, etc., expuseram projetos para a melhoria da qualidade de vida dos locais onde vivem.
Um dos projetos apresentados por Caraguá, na área pedagógica, foi a realização de um concurso nas escolas sobre a Agenda 21. “A idéia é envolver as crianças com a Agenda 21 para que elas entendam o objetivo e continuem envolvidas depois de adultas”, disse o engenheiro de garantia de qualidade, Wilson Schmidt Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Manso Filho, estão sendo discutidas também as formas de realizar os diagnósticos de cada localidade. “Precisamos definir formas de detectar as necessidades de cada região para discutirmos as melhorias a serem providenciadas em parceria”.
A próxima reunião está marcada para o dia 11 de maio, quarta-feira, às 9h, no Ceprolin. PMC

Atletas de Jiu-Jitsu do litoral são classificados para a ‘finalíssima’ estadual 2005

Litoral Norte - Atletas do Litoral Norte se destacaram na última etapa do Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu, que aconteceu na sede social do E. C. em Taubaté, no domingo, 3 de abril. O Atleta Wladimir A. R. Vega (Chileno) foi o campeão na faixa azul, e André Medeiros conquistou a terceira colocação na faixa roxa.
O campeonato foi realizado pela FESP-Federação do Estado de São Paulo de Jiu-Jitsu e reuniu mais de 500 atletas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul de Minas. No entanto apenas os 4 melhores de cada categoria garantiram a vaga para a finalíssima do Estadual 2005, considerada uma competição de suma importância pelos atletas, pois garantirá aos primeiros e segundos colocados de cada categoria, a vaga para o mundial 2005.
Wladimir A. R. Veja é aluno do curso de Educação Física e integra o programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo. O atleta agradece às Faculdades e à Prefeitura de Ubatuba, Academia Força Ativa e Conexão Estufa II, os quais possibilitaram a sua participação no Campeonato. André Medeiros está cursando o 1º ano de Educação Fisíca e também é beneficiado pelo programa Bolsa-Esporte. “Agradeço pelo apoio das faculdades, da Box Amazonas, Ilha Vidros, Atlantis. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Caraguá é a vencedora da 1ª etapa do Paulista de Canoagem
Além da equipe ser a vencedora na classificação geral, os canoístas ficaram entre os primeiros em todas as categorias disputadas.

Caraguatatuba - A equipe de Canoagem Oceânica de Caraguá foi novamente campeã. Desta vez foi em Santos, no domingo, 3 de abril, quando aconteceu a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica, com a participação de mais de 120 atletas de São Paulo e de outros estados. A equipe contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguá.
Os canoístas percorreram 15 km pela Praia do Gonzaga. Além do título de campeã, a equipe caraguatatubense se destacou nas várias categorias disputadas. Na categoria Oceano Duplo Senior, Pedro Paulo e Edneder Soares foram os campeões; na Oceânico Duplo Junior, Tafarel da Costa Soares e Erick Everton ficaram em segundo lugar; na Classe II Master, outro campeão da equipe, Edvaldo Fernandes Soares; na Classe III Junior, Rafael de Carvalho foi o campeão, João Paulo dos Santos Caetano foi o segundo, e Willian Fabrício foi o terceiro colocado. Na classe III Master, tivemos outro campeão, Humberto Nepomuceno Santana, e em segundo lugar, Antônio Cortez do Espírito Santos; na Classe III Feminino, a segunda colocada foi Elen Fernandes, e a terceira Juliana Vieira; na categoria Oceânica Individual Super Master o campeão foi Ary Antônio de Carvalho.
Escolinha de canoagem:
A equipe de Caraguá é formada pelos irmãos Soares e os ex-alunos da escolinha capitaneada por um dos irmãos, na Praia do Garcez, onde fica a Pedra da Freira. A antiga escolinha formou parte dos atletas que hoje compõem a equipe de Caraguá, e que vem representando muito bem a cidade em diversas competições realizadas em todos os estados brasileiros. Os irmãos Soares já pensam no dia de amanhã. A nova escolinha está preparando crianças de seis anos de idade em diante para compor a equipe no futuro.
Aniversário da Cidade 'Troféu Edvaldo Fernandes Soares' - A equipe de Caraguá se prepara para a competição de canoagem Aniversário da Cidade, 'Troféu Edvaldo Fernandes Soares', que acontece em 24 de abril. A homenagem a este antigo canoísta vai acontecer na Praia Martin de Sá, como parte da programação das festividades comemorativas aos 148 anos da cidade. "A molecada de 13 /14 anos está treinando duro para a prova", disse Elen Fernandes Soares. (Fonte: PMC)

Caraguá participa do Dia do Voluntariado
O Dia do Voluntariado em Caraguá terá atividades e serviços como corte de cabelo, aula de dança, teatro, pintura, modelagem, além de concursos de dança e de videokê, campeonato de skate, jogo de taco, queimada, e torneio de dama, xadrez e truco.

Caraguatatuba - O grupo 'Jovens Caiçaras', vai promover nos dias 16 e 17 de abril, o Dia do Voluntariado Jovem, que irá acontecer na Praça Ton Ferreira, em Caraguá, com o apoio de toda a prefeitura municipal, por meio das secretarias de Turismo, Esporte, Educação, Ditran e Urbanismo, além da Defesa Civil e Gacc-Grupo de Apoio Civil Albatroz.
As atividades serão abertas a todos e terão o acompanhamento de 12 monitores, 6 coordenadores, 4 voluntários e 10 seguranças intercalados durante todo o evento.
A ação global para o dia do voluntariado em Caraguá terá início no sábado, dia 16, com diversas atividades gratuitas e abertas ao público, entre elas corte de cabelo gratuito, aula de dança, teatro, pintura, modelagem, além de concursos de dança e de videokê/rádio ao vivo, campeonato de skate, jogo de taco, queimada, e torneio de dama, xadrez e truco.
A programação esportiva também irá animar o Dia do Voluntariado. Às 10 horas acontece na areia ao lado da Ton Ferreira, o torneio de vôlei de praia, na categoria dupla mista. Às 13 horas acontecem as eliminatórias do torneio de futebol de duplas; às 16 horas acontece o torneio de futebol de areia.
Ainda no sábado, à noite o evento oferecerá a partir das 21 horas, música ao vivo com uma banda de pop rock; e às 23 horas, música eletrônica na tenda com dois Dj's da região. A festa vai até as 4 da manhã.
No domingo, dia 17, serão finalizados os concursos de rádio ao vivo e de videokê, queimada, taco, dama, xadrez, truco e dança. Acontecem ainda as finais e semini-finais dos torneios de vôlei de praia, futvolei e futebol de areia. Também haverá música ao vivo com bandas de reggae e forró.
Segundo o vice-presidente Juliano Vasconcelos Ferreira, que acaba de se integrar à equipe do Dia Global do Voluntariado Jovem, novas atividades já estão sendo programadas em Caraguá. "O objetivo é incentivar os jovens a fazer alguma coisa pela sua comunidade. No mundo inteiro, milhões e jovens estão se organizando para mostrar que a força do voluntariado pode deixar o mundo muito melhor", disse.
Dia Global mobiliza jovens no Brasil e no mundo:
Este ano, nos dias 15, 16 e 17, jovens de todo o mundo estarão atuando em suas comunidades com idéias e ações. Este ano a prioridade das ações serão os objetivos do milênio - 8 jeitos de mudar o mundo, encarando os desafios mundiais como a fome, a educação, a igualdade entre os sexos, a mortalidade infantil, a saúde das gestantes, o combate à AIDS
O Dia Global do Voluntariado Jovem é um evento mundial que ano após ano concentra na mesma data inúmeras ações realizadas por jovens visando melhorar a realidade por meio do serviço voluntariado. O Dia Global também estimula novas gerações de jovens e amplia a discussão na sociedade sobre as formas de resolver seus problemas. Em 2004, o Dia Global alcançou 25 estados brasileiros e mais de 60 cidades, por meio de articulações de comitês parceiros espalhados em todas as regiões do país, o que resultou em centenas de ações protagonistas por jovens. Em 2005 e pelo terceiro ano seguido, o Natal Voluntários foi nomeado Agência Nacional de Coordenação do Dia Global no Brasil. O evento é mundialmente coordenado pela YSA-Youth Service América e GYAN-Global Youth Action Network, que estendem essa celebração a mais de cem países. (Fonte: PMC)

Termina dia 15 de abril o prazo de mapeamento da Educação de Jovens e Adultos
O prazo termina dia 15 de abril. Não deixe de cadastrar sua entidade que atua na Educação de Jovens e Adultos. Procure a Secretaria de Educação de Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, objetivando auxiliar o Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Educação, está solicitando o apoio de todos visando identificar entidades que realizem trabalhos de alfabetização.
O “Mapeamento Nacional das Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos”, é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do MEC, que tem como finalidade identificar e cadastrar nas próprias cidades e no Distrito Federal programas e projetos desenvolvidos para alfabetizar jovens e adultos, sejam eles governamentais ou não. Entidades e demais organizações também estão convidadas a comparecer à Secretaria Municipal de Educação para o preenchimento do cadastro.
Qualquer entidade que possua projeto desse tipo deve realizar o cadastramento, comparecendo na sede da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Os dados serão enviados os governos Estadual e Federal, que dessa forma poderão perfil do nível de escolaridade do cidadão brasileiro. É muito importante a participação de todos. O prazo termina dia 15 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-7000. (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar realiza maratona de visitas a locais afetados pela chuva
Objetivo do prefeito é analisar os prejuízos para tomar providências

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 6, uma maratona de visitas aos locais afetados pelas chuvas dos últimos dias. Na terça-feira, dia 5, ele esteve no Tinga visitando as famílias desabrigadas.
Segundo informações da Defesa Civil, o máximo volume de chuvas que se pode atingir no município é de 120 milímetros em um mês. Das 7h de anteontem (dia 4) até as 7h de ontem (dia 5) já choveu 98,8 milímetros em Caraguatatuba. Das 7h de ontem (dia 5) até as 7h de hoje (dia 6) o índice chegou a 62,2 milímetros. O acumulado desde o dia 4, segunda-feira, é de 163, 6 milímetros, ou seja, em três dias de chuva, o limite mensal foi ultrapassado.
O prefeito Aguilar, acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Raul Pesci Júnior, visitou o CIEFI “Benedito Inácio Soares”, no Massaguaçu, a EMEF “Maria Teresa Souza Castro”, no bairro Jetuba, e a Avenida Tsuzuki Yoshimoto, que dá acesso à entrada do bairro Capricórnio, onde estão sendo realzadas obras de mais de 500 metros lineares de pavimentação.
Nos locais, o prefeito e o secretário conversaram com professoras e moradores das regiões para saber qual foi a gravidade dos alagamentos que os atingiram. Esta semana ele deve continuar as visitas pela cidade. (Fonte: PMC)

Termina dia 15 de abril o prazo de mapeamento da Educação de Jovens e Adultos
O prazo termina dia 15 de abril. Não deixe de cadastrar sua entidade que atua na Educação de Jovens e Adultos. Procure a Secretaria de Educação de Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, objetivando auxiliar o Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Educação, está solicitando o apoio de todos visando identificar entidades que realizem trabalhos de alfabetização.
O “Mapeamento Nacional das Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos”, é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do MEC, que tem como finalidade identificar e cadastrar nas próprias cidades e no Distrito Federal programas e projetos desenvolvidos para alfabetizar jovens e adultos, sejam eles governamentais ou não. Entidades e demais organizações também estão convidadas a comparecer à Secretaria Municipal de Educação para o preenchimento do cadastro.
Qualquer entidade que possua projeto desse tipo deve realizar o cadastramento, comparecendo na sede da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Os dados serão enviados os governos Estadual e Federal, que dessa forma poderão perfil do nível de escolaridade do cidadão brasileiro. É muito importante a participação de todos. O prazo termina dia 15 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-7006. (Fonte: PMC)

Biólogos alertam para contaminação de marisco
Instituto diz que consumo de berbigão traz risco à saúde

Caraguatatuba - O Instituto Costa Brasilis, de Ubatuba, está fazendo um alerta sobre os riscos do consumo indiscriminado do berbigão (também conhecido como marisco-da-areia) por moradores da costa sul de Caraguatatuba. O marisco, que estaria contaminado, também é vendido a turistas.
A conclusão consta em um estudo feito pelo instituto, que será apresentado à prefeitura no próximo dia 14.
O instituto foi fundado em fevereiro e é formado por 25 biólogos, ex-alunos da Unicamp, USP e Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos, de São João da Boa Vista. As pesquisas com o berbigão foram realizadas nas universidades a partir de setembro de 2002.
As praias Palmeira e Porto Novo, na costa sul, são apontadas como as mais afetadas pelo aumento dos mariscos e pela poluição.
Segundo a bióloga Márcia Regina Denadai, 34 anos, são consumidos cerca de 30 toneladas do marisco anualmente. Ela aponta que o principal problema encontrado é a alta concentração de coliformes fecais, vibrio cholerae (transmissor da colera), salmonela e derivados de petróleo.
"Eles são grandes filtradores de água e se alimentam de todas as impurezas. Esses organismos retêm grandes quantidades de agentes contaminantes como bactérias e protozoários, além de produtos químicos e vermes que acabam sendo consumidos de forma descontrolada", disse.
Márcia afirmou ainda que o berbigão é o principal alimento de peixes e siris, o que aumentaria os riscos da contaminação à população.
Venda - Segundo a bióloga, cerca de 15 mil pessoas consomem berbigão por ano. O produto também é vendido para turistas. O quilo varia entre R$ 0,70 e R$ 3 (sem a casca).
"Algumas pessoas comem o marisco cozido, outras preferem cru com limão, mas de todas as formas podem ocorrer riscos à saúde", disse Márcia.
Para a bióloga, a população não está conscientizada sobre a importância do problema. Ontem, a prefeitura informou desconhecer o estudo do instituto (veja texto nesta página).
Segundo o estudo, o consumo do berbigão pode provocar diarréia e paralisia facial momentânea.
Alerta - Para o presidente da Associação Caiçara Juqueriquere, Pedro Paes Sobrinho, 68 anos, a falta de tratamento de esgoto no local compromete grande parte dos mariscos.
"Nós evitamos pescar durante o período de chuvas, quando a poluição é maior. Também estamos em alerta, mas temos que comunicar a população sobre esses riscos", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura descarta contaminação

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá descartou ontem risco de contaminação alimentar por mariscos nas praias Palmeira e Porto Novo.
Segundo o secretário de Saúde, João Correia Senna Filho, o estudo ainda não foi apresentado à secretaria. "Não recebemos nenhuma reclamação de morador e nem temos surtos de diarréia relacionados ao consumo dos mariscos na região", disse.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho, disse que não há tratamento de esgoto na praia do Porto Novo e que as condições de balneabilidade são medianas. "Mas não sabemos de casos de contaminação, vamos avaliar", disse.
Segundo Mansano Filho, seria necessário uma ação envolvendo Saúde e Meio Ambiente para fiscalizar a pesca e a comercialização do berbigão e alertar a população. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Fortes chuvas deixam ruas alagadas na ilha

Ilhabela - Desde a ultima segunda-feira, devido a fortes chuvas, muitos bairros ficaram com problemas de alagamento. Os principais foram o Jardim Éden, Barra Velha, Água Branca e Itaquanduba. Alguns pontos ficaram com até 30 cm de água dentro das residências.
A estrada que vai para Praia de Castelhanos, segundo informações da administração do Parque Estadual, teve alguns desabamentos de terra, mas ontem no período da manhã os obstáculos foram removidos. Mesmo assim a estrada encontra-se com problemas e muito ruim.
A chuva causou problemas maiores na Praia do Bonete. Segundo informações da Defesa Civil a praia encontra-se isolada, não sendo possível chegar nem pelo mar, nem por trilha. Há falta de energia, porque a casa do gerador foi alagada e a linha do turbo que alimenta a turbina geradora teve problemas. IMP

Vereador promove reunião com comerciantes para discutir mudanças na fila da balsa

Ilhabela - Dando prosseguimento às discussões sobre uma possível mudança na organização da fila da balsa, o presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), convidou todos os proprietários de comércio localizados nas ruas de acesso ao ferry boat, para uma reunião na quinta-feira, 07, às 19:00h nas dependências da Casa de Leis. Estarão presentes o secretário de Obras do município, João Marques, o diretor da divisão municipal de Trânsito, Laudelino Dias, Walter Bárbara e Ibsen T. Gomes, representando a DERSA e José Augusto Barros, da OP Mariner.
Em janeiro, Luiz Lobo(PL) esteve reunido com esses representantes para propor uma mudança na organização da fila, a pedido de alguns comerciantes que reclamam por ter o acesso a seus estabelecimentos impedidos pela fila. O próprio vereador afirma já ter enfrentado problemas com a questão. “Tive que estacionar meu carro no meio da rua, ao lado da fila da balsa, para conseguir comprar um remédio na farmácia”. Agora, com a presença dos comerciantes, Lobo deve apresentar, juntamente com os representantes dos órgãos já citados, uma proposta de mudança na fila. “Lógico que não vamos conseguir satisfazer a todos, mas queremos entrar num consenso com a maioria, por isso a presença dos comerciantes é fundamental. Queremos resolver de uma vez por todas esse problema da fila da balsa”.
Educação Ambiental nas escolas - Preocupado com a preservação do meio ambiente, o presidente apresentou na última sessão um projeto de Lei (12/2005), que pede a inclusão da disciplina Educação Ambiental na grade curricular das escolas da rede municipal de Ensino.
Na justificativa, Luiz Lobo(PL) explica que a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação e está fundamentada na Constituição Federal, em seu artigo 225, parágrafo primeiro, inciso VI, e na Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999.
Lobo acredita que é necessário existir um sistema operacional que consiga reunir educação, conscientização, turismo, segurança e preservação, para que a população alcance melhor qualidade de vida. “Desde a proposta da criação da Taxa de Preservação Ambiental em Ilhabela, a nossa idéia não é somente querer que as pessoas paguem para visitar a cidade, mas também fazer nascer em cada cidadão o amor por nossa Ilha, e, principalmente, despertar a consciência para a necessidade de preservação do nosso meio ambiente”. O projeto será analisado pelas Comissões Permanentes da Casa e deverá ser votado nas próximas sessões. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela cumpre a primeira etapa do Programa Lixo Legal

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria do Meio Ambiente, deu início na tarde de segunda-feira,04, ao Projeto Lixo Legal, desenvolvido em parceria da Prefeitura Municipal com a Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela e financiado com recursos do Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
O objetivo do programa é ter conhecimento do potencial do lixo produzido em Ilhabela, através de análise do lixo doméstico de cada Bairro, e identificar quanto de plástico, de alumínio e papel encontra-se misturado ao lixo orgânico.
Esta primeira averiguação, feita com o lixo do Sul da Ilha, faz parte de uma série que acontecerá nos dias 11,12,18 e 19 de abril e 09 de maio, sempre na Praça da Mangueira às 13:30 horas.
Segundo Marcela Sobral, coordenadora do programa Lixo Legal, foram analisadas 4 toneladas de lixo, “notamos que o lixo estava muito molhado, parecendo que houve descaso no descarte e, muita sacolinha de supermercado que é feita de um plástico muito fino”.
“Notamos também que a maior parte do lixo vem dos Restaurantes e, ainda que havia pouco papelão e garrafas plásticas misturadas, parece que já separam estes materiais, porque não separar os outros recicláveis”?
Como conclusão, foi notado pelo grupo, que houve muito desperdício de restos de comida misturado com recicláveis que poderiam ser comercializados.
Esta análise contou com a participação da secretária do Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, a coordenadora do Programa Lixo Legal, Marcela Sobral, o diretor de Saúde, Marcio Tenório, a coordenadora do PSF, Márcia Pinna, dos agentes comunitários do Sul da Ilha, do presidente do Centro de Triagem, Divino e do presidente do Aquário de Ilhabela, Lucília Spiritus. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Câmara aprova repasse de verba à entidades que representam os municípios de SP

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 5, dois projetos de lei, de autoria do prefeito Juan Garcia (PPS), que dispõem sobre o repasse de contribuição financeira a APM (Associação Paulista de Municípios) e a APRECESP (Associação das Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo).
Para a APM, a administração pretende destinar cerca de R$3mil para o exercício econômico-financeiro do corrente ano, conforme prevê o estatuto da cidade. Segundo o prefeito, o valor da contribuição é calculado numa escala que tem como parâmetro o número de habitantes do município.
“A associação paulista de municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 56 anos de história. Nasceu de um movimento surgido na década de 40, denominado Bandeira dos Prefeitos. Em 30 de outubro de 1.948 foi institucionalizada como entidade representativa. Hoje a APM é a legítima representante dos municípios do Estado de São Paulo – 645 ao todo –, além de ter participado do processo de fundação de entidades congêneres na grande maioria do estado do nosso país”, destaca o prefeito.
Com relação a APRECESP, a Prefeitura pede permissão legislativa para repassar, mensalmente, aproximadamente R$1.201,89 – importância fixada pela entidade para o ano de 2.005. Atualmente, o valor destinado à referida associação é de R$825,43.
O valor da contribuição, neste caso, é determinado com base na tabela da declaração da receita tributária própria municipal, extraindo-se 0,5% da quantia do repasse correspondente ao município, dividido em 12 parcelas anuais.
As propostas estabelecem, ainda, que as autorizações para a execução das despesas fiquem incluídas na lei municipal 1.698/04, ou seja, na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), retroagindo seus efeitos ao dia 1° de janeiro de 2.005. Os projetos foram encaminhados à sanção. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ameu Bucaneiros

Alckmin visita Ubatuba e promete ajuda ao município
Governador vistoriou algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas e prometeu recursos para recuperação de pontes e estradas e construção de casas para os desabrigados

Ubatuba - O governador Geraldo Alckmin esteve em Ubatuba na manhã desta terça-feira, dia 6, para vistoriar algumas das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram no município na noite de domingo e madrugada de segunda-feira. Alckmin foi recebido pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo César, no posto da Polícia Rodoviária, no pé da serra e de lá, acompanhados pelo Secretario de Transportes, Dario Rais Lopes e de secretários municipais a comitiva se deslocou para o bairro Ipiranguinha, Jardim Ipiranga, Núcleo Botafogo e Bairro Ressaca.
Alckmin desceu pela Rodovia Osvaldo Cruz, que ainda continuava interditada. Segundo ele, a previsão que amanhã a rodovia já estará liberada para o tráfego. Depois da vistoria pelos bairros, o governador visitou os desabrigados no Ginásio de Esportes Tubão. Lá, ouviu de várias pessoas, reivindicações de casas populares e recursos para reparar os estragos provocados pelas chuvas.
Já no aeroporto, onde iniciaria um sobrevôo pela região sul de Ubatuba e pela cidade de Caraguatatuba, o governador concedeu entrevista coletiva a imprensa e reafirmou a promessa do governo em auxiliar os desabrigados. “Essas 23 famílias que moram em áreas de risco terão suas casas construídas pelo governo do Estado. É preciso que o prefeito Eduardo César apresente uma área do município para que possamos providenciar os recursos”. Alckmin também prometeu acelerar as obras de recuperação da Rodovia Osvaldo Cruz, que sofreu vários pontos de deslizamento e erosão, além da reconstrução de pontes e estradas em Ubatuba. O prefeito Eduardo César disse que o prejuízo é grande e que a ajuda do governo é fundamental para recuperar tudo o que foi destruído. “A visita do Alckmin nos trouxe conforto e esperança de que o Governo possa realmente nos auxiliar na reconstrução de tudo que foi destruído pela chuva”.
Chuvas recordes - Segundo a Defesa Civil, em um período de 24 horas, entre as 8 horas da manhã de segunda-feira e às 8h de ontem, foram registrados 257,2 milímetros de chuva. O volume corresponde ao dobro do índice registrado durante todo o mês de fevereiro, que foi de 124 milímetros. De ontem para hoje o índice foi de 133,0 mm. A maré alta impediu que a água escoasse para o mar e os rios transbordaram, provocando alagamentos nos bairros do Perequê-Açu, Estufa 1 e 2, Parque Guarani, Centro, Ressaca, Ipiranguinha, Mato Dentro, Bela Vista, Itaguá, Praia Dura, Maranduba, Lagoinha e Sertão da Quina.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, prefeitura e voluntários trabalharam durante toda a madrugada removendo as famílias das áreas alagadas. A maioria foi encaminhada para o Tubão e uma parte, para a casa de parentes ou amigos. Na tarde de hoje as famílias que estavam no Ginásio de Esportes Tubão começaram a retornar para suas casas. Elas receberam um kit de limpeza, colchões e cesta básica.
Estado de emergência - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), decretou estado de emergência no município. O governo do Estado, por meio da Casa Militar, enviou ontem técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do IG (Instituto Geológico) para avaliar os danos. Segundo o coronel Celso Carlos de Camargo, coordenador estadual da Defesa Civil, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também enviou alimentos, colchões, roupas e produtos de limpeza para os desabrigados. (Fonte: PMU)

Moradores retornam às suas casas

Ubatuba - Segundo informações do Chefe da Defesa Civil de Ubatuba, Pedro Marciano Leite Filho, às 17h00 de ontem, os desabrigados que se encontravam no Ginásio Municipal (Tubão), em abrigo provisório, foram liberados para voltarem aos seus lares e efe-tuarem a limpeza das casas.
Após uma vistoria nas residências das quase 100 pessoas que tiveram que deixar seus lares por causa dos alagamentos foi decidido, pela Defesa Civil e pela secretaria de Assistência Social, que os desabrigados poderiam retornar. Kits de limpeza e cestas básicas foram doados pela Assistência Social.
Mas, também de acordo com a Defesa Civil local, ainda há locais muito afetados pela chuva. É o caso do bairro da Folha Seca, onde ontem à tarde as ruas permaneciam cheias d’água. “É o lugar mais alarmante que encontramos agora. As pessoas foram para a casa de parentes e amigos”, disse Pedro Marciano, que esperava para a noite de ontem mais informações para que fossem tomadas as devidas providências. (Fonte: Imprensa Livre)

Chuvas geram prejuízo de R$ 1,6 mi em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba estima em cerca de R$ 1,6 milhão o prejuízo causado na cidade pelas fortes chuvas do início da semana. O relatório dos estragos deve ser entregue amanhã à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, o valor é estimado apenas para a recuperação de acessos e de 10 pontes destruídas. Ubatuba foi o município mais castigado.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve na cidade ontem, prometeu colaborar na recuperação dos acessos e pontes.
A prioridade agora é orientar a população sobre o risco de doenças transmitidas pela água da chuva (leia texto nesta página).
O bairro Folha Seca, na região sul, permanecia ainda ontem isolado, sem água, sem energia e sem telefone. A prefeitura deve vistoriar o local na manhã de hoje (leia texto nesta página)
Ontem, as 141 pessoas alojadas no ginásio de esportes do Tubão retornaram para suas casas. Cada família ganhou uma cesta básica, colchões e um kit de higiene e limpeza. A maioria das famílias quer deixar as áreas de risco.
Um grupo de moradores do Parque Guarani aproveitou a visita do governador ao Tubão para reivindicar outro local para morar. "Governador, a gente não quer continuar morando lá. Sempre que chove, as casas são alagadas e perdemos tudo o que temos", disse Maria Correia dos Santos, 60 anos.
"É só o prefeito encontrar uma área para que possamos construir moradias para vocês", respondeu Alckmin à moradora.
Segundo o prefeito Eduardo César (PL), a prefeitura tentará remover as 23 famílias o mais rápido possível. A prefeitura vai iniciar o congelamento das áreas de risco do município, onde residem atualmente 250 famílias.
Segundo o prefeito, a situação em Ubatuba estava normalizada ontem. "A água baixou, parou de chover e os serviços essenciais como água, energia e telefonia já foram restabelecidos", afirmou.
Ele disse acreditar que em um mês os acessos afetados pelas chuvas estarão totalmente recuperados.
Deslizamento - A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou ontem deslizamento de encosta nos bairros do Canta Galo e do Jaraguazinho. Três casas foram interditadas devido ao risco de desabamento e as famílias foram removidas para casas de parentes.
Um total de 13 moradores do bairro do Rio do Ouro continuam alojadas no centro comunitário do Tinga.
Segundo a Defesa Civil, outras 21 pessoas estão desalojadas e abrigadas em casas de parentes ou amigos. Os técnicos devem monitorar hoje os bairros Canta Galo, Jaraguazinho, Massaguaçu e Rio do Ouro.
Bonete - Em Ilhabela, segundo o diretor de Comunidades Isoladas, Benedito Dória, a prefeitura deverá restabelecer nos próximos dois dias a energia no bairro do Bonete onde 180 famílias permanecem isoladas devido a queda de um ponte nas proximidades do bairro Pau Oco. A ponte deverá ser reconstruída dentro de dez dias. VALE

Risco de doenças preocupa morador

Ubatuba - A chuva diminuiu, a água dos rios baixou, mas os moradores dos bairros alagados em Ubatuba continuam correndo risco de vida.
Equipes do PSF (Programa Saúde da Família) da prefeitura vão percorrer os bairros a partir de hoje para prevenir os moradores sobre os riscos de doenças como a leptospirose, transmitida pela água de chuva.
"Temos preocupações com a leptospirose (doença transmitida pela urina do rato), com o consumo de água contaminada e o uso de alimentos estragados pela chuvas", disse o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco.
Segundo ele, as equipes começam a percorrer hoje os bairros mais afetados pelos alagamentos.
Ele disse que as pessoas com ferimentos nas pernas e pés que tiveram contato com a água dos córregos e rios devem ser diagnosticados preventivamente para evitar a leptospirose.
"As pessoas devem ferver a água antes de consumi-la, principalmente, quando não for fornecida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado), para evitar infecções intestinais e diarréias", afirmou.
Ele disse ainda que as famílias devem evitar consumir alimentos estragados pela chuva.
Medo - A dona-de-casa Marisa do Santos Santana, moradora do bairro Folha Seca, disse que teme que seus filhos peguem doenças já que andaram nas ruas alagadas.
O garoto Sidnei Leite da Rocha, 11 anos, morador do Folha Seca, nadou ontem em trechos do bairro que ainda estavam alagados. VALE

Aldeias estão sem acesso, água e comida

Ubatuba - As fortes chuvas em Ubatuba afetaram também as aldeias Boa Vista, ao norte, e Renascer, ao sul do município, onde moram 197 índios tupi-guaranis. As chuvas prejudicaram os acessos aos locais. As comunidades foram isoladas e as aldeias estão sem água e comida.
A aldeia Renascer, localizada a 24 quilômetros do centro da cidade, próximo à Praia Dura, teve o acesso prejudicado devido à cheia do rio Corcovado. A ponte que dá acesso à aldeia foi encoberta pela água.
Com a chuva, a cachoeira da bacia alagou a aldeia, causando estragos à lavoura mantida pelos índios no local. As mangueiras que abastecem a aldeia de água também foram levadas pela correnteza. A chuva estragou os alimentos armazenados pelos índios.
Segundo Mateus Awakaraimirim (homem pequeno), 17 anos, foi a pior chuva dos últimos anos. Ontem à tarde, estiveram no local representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
"Enquanto o acesso não for restabelecido, as equipes de saúde não terão como chegar até a aldeia", disse Edson Trivelato, da Funasa.
Marcelo Siqueira, representante da Funai, disse que a aldeia da Boa Vista também enfrenta dificuldades com as recentes chuvas. VALE

Bairro da costa sul tem famílias isoladas

Ubatuba - O bairro Folha Seca, localizado a 18 quilômetros do centro de Ubatuba, próximo à Praia Dura, permanece isolado, sem água, sem energia e sem telefone, desde terça-feira, após a forte chuva.
Cerca de 250 famílias residem no local, a maioria formada por trabalhadores da construção civil.
As fortes chuvas deixaram a estrada de terra com cerca de 1,5 metro de água. Nenhum tipo de veículo consegue passar pelo local. Um comércio do bairro desabou com as chuvas.
Ontem, o ValeParaibano flagrou crianças brincando na água empossada, sujeitas a contraírem doenças.
O morador José Carlos dos Santos, 34 anos, afirmou que sua casa ficou com 1 metro de água. "Perdi tudo o que tinha", disse.
Segundo ele, a inundação teria sido provocada pelo recente aterro da margem do rio, feito por um particular.
A moradora Camila Cardoso disse que gostaria de deixar o bairro, mas que não tem para onde ir com a família. Ela afirmou que ninguém prefeitura apareceu por lá nos últimos dois dias e que voluntários do próprio bairro estão colaborando com as famílias desabrigadas.
A prefeitura informou ontem que irá visitar o bairro hoje para avaliar os danos causados pelas chuvas.
Danos - Pelo menos 12 bairros de Ubatuba tiveram registros de alagamento. A chuva surpreendeu os moradores durante a madrugada.
A maré alta impediu que a água escoasse para o mar e os rios transbordaram, provocando alagamentos nos bairros do Perequê-Açu, Estufa 1 e 2, Parque Guarani, Centro, Ressaca, Ipiranguinha, Mato Dentro, Bela Vista, Itaguá, Praia Dura, Maranduba, Lagoinha e Sertão da Quina. VALE

Acusado de estupros é reconhecido

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba prendeu ontem um homem acusado de dois estupros e uma tentativa na cidade. O pedreiro Márcio Bento Ferreira, 30 anos, teria sido reconhecido pelas três vítimas e está detido na delegacia da cidade.
Os crimes teriam ocorrido entre o último sábado e anteontem, em três bairros diferentes. Apesar de ter sido reconhecido, ele negou a acusação durante depoimento à polícia.
Ferreira tem uma passagem pela polícia em 1999, quando foi absolvido de uma acusação de assalto.
A Polícia Militar de Ubatuba chegou até o pedreiro após o auxílio da Polícia Ambiental, que encontrou um aparelho de telefone celular em um matagal na estrada do bairro da Ressaca, local do crime de anteontem.
O suspeito teria se assustado com uma viatura da PM que passava pelo local e acabou fugindo, deixando o celular para trás.
A partir da agenda telefônica, os policiais encontraram o pedreiro, que estava trabalhando em uma obra na Praia Grande.
A primeira das vítimas que reconheceu Ferreira não chegou a ser estuprada, às 5h30 de sábado, conseguindo escapar do crime se debatendo e gritando.
Segundo a polícia, no domingo, C., 45 anos, foi estuprada por volta das 21h na rodovia Rio-Santos, no bairro da Pedreira.
Anteontem, aconteceu o terceiro caso --G., 23 anos, andava pela estrada que dá acesso ao bairro da Ressaca por volta das 18h quando foi atacada e estuprada.
A polícia não informou se as vítimas passaram por exames para comprovar a violência. VALE

Surfista ubatubense foi um dos destaques do Circuito

Ubatuba - Sob forte sol e com ótima presença de público, Ubatuba sediou no último fim-de-semana, 1 e 3 de abril, a etapa de abertura do Circuito Petrobras de surfe feminino. A ubatubense Leila Eustáquio foi um dos principais nomes da competição e levou a melhor na categoria mirim (até 16 anos).
A primeira etapa do único circuito de surfe exclusivo para mulheres no mundo confirmou o sucesso do campeonato, que já está na quarta edição. Foram 132 meninas inscritas, que além da briga entre as profissionais teve disputas nas categorias groomets (até 12 anos), mirim, open e longboard.
Entre as profissionais, o destaque ficou com a cearense Silvana Lima, atual campeã do Super Surf. Ela superou na final a fluminense Taís de Almeida, campeã do Circuito Petrobras em 2004, a ubatubense Suelen Naraísa, vice-campeã do Super Surf ano passado, e a paulista Claudia Gonçalves.
O encontro de três das principais surfistas profissionais do Brasil mostrou o elevado nível técnico da etapa, que distribuiu R$ 15 mil em premiação. "Ficamos felizes em receber um evento desse porte. Foi gratificante ver meninas de todas as idades na praia, torcendo pelas surfistas locais e apreciando de perto o excelente surfe da Silvana Lima, a atual campeã brasileira. A vitória da Leila, uma menina de muito potencial, também foi outro ponto positivo", comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer. O prefeito Eduardo César (PL) e o vice-prefeito Domingos dos Santos (PT) também prestigiaram o evento.
Escolinhas - No Circuito Nico Boco Paulista de Escolas de Surfe, Ubatuba mostrou a força do ótimo trabalho de base da escolinha municipal e abocanhou o título da primeira etapa, na Praia do Tombo, no Guarujá. Nessa competição, os atletas não podem estar entre os 16 melhores do ranking estadual, o que desfalcou a equipe de Ubatuba de vários atletas. Mesmo assim, graças a um forte e contínuo trabalho de renovação, Ubatuba superou as outras 11 cidades que disputaram a etapa.
A competição é disputada no formato "Tag Team" e cada equipe conta com oito atletas, distribuídos nas categorias petit (até 10 anos), infantil (até 12), iniciantes (até 14) e feminino (até 16). Uma das maiores promessas do surfe local, Filipe Toledo, de 9 anos, filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo, competiu na categoria iniciantes e mostrou mais uma vez porque é apontado como um futuro ídolo do esporte. Ricardo Toledo e Rafael Pícolo foram os técnicos da equipe campeã. (Fonte: PMU)

Ubatuba estréia com o pé direito na Livovali
Seleções masculina e feminina venceram na abertura da Liga

Ubatuba - As seleções de Ubatuba mostraram no último domingo, 3, que a cidade continua entre as principais da região no que diz respeito ao vôlei. Ubatuba estreou na Copa Livovali (Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte), categoria infantil (até 16 anos), com duas vitórias, ambas fora de casa.
A seleção masculina foi a Taubaté e derrotou a equipe da casa por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/22 e 25/14, em 1h06 de jogo. Segundo o técnico da equipe, Marcos Jardim, a seleção de Ubatuba jogou abaixo do que vem rendendo nos treinamentos. "Nosso time entrou em quadra um pouco apreensivo e, por isso, não rendeu o que pode", disse o treinador.
A seleção entrou em quadra com Mosca, Marcos Paulo, Bruno Focas, Derek, Renan Leite e Douglas. Diego foi o líbero. Entraram durante a partida Adriel, Pedro, Fernandinho, Müller e Felipe. O próximo jogo de Ubatuba na Copa Livovali será no domingo, dia 10, às 16h, em Pindamonhangaba.
Já a seleção feminina venceu Jambeiro, de virada, por 3 sets a 1. Após um primeiro set ruim, as meninas do técnico Geraldo Vanoni se recuperaram e venceram a partida sem maiores problemas, parciais de 13/25, 25/18, 25/23 e 25/22, em 1h34 de jogo.
Na vitória, Vanoni destacou o bom aproveitamento no passe da equipe e a líbero Greice que, segundo ele, foi a melhor jogadora em quadra. "Jogamos com quatro meninas que nunca haviam disputado uma partida oficial sequer. O nervosismo inicial era esperado e acabamos perdendo o primeiro set assim. Depois, nossa equipe entrou no jogo e o passe foi extremamente importante na nossa vitória", avaliou o treinador.
Ubatuba entrou em quadra com a seguinte formação: Bruna, Vivian, Bárbara, Inaye, Ana Clise e Joyce. Líbero: Greice. Entraram: Luísa, Jéssica Gomes e Jéssica Torres. O time volta a jogar no próximo domingo, às 14h30, em Taubaté, contra as donas da casa e favoritas ao título da Livovali. (Fonte: PMU)

Triathlon Long Distance foi sucesso em Ubatuba
Oscar Galindez e Carla Moreno confirmaram o favoritismo

Ubatuba - Mesmo com o forte calor no último domingo, 3, na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, o triatleta Oscar Galindez garantiu o tricampeonato do Powerbar/Reebok Triathlon Long Distance com o tempo de 3h50m14s, três minutos a menos do que o tempo cravado no ano passado. A prova teve 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. O segundo colocado foi Ezequiel Morales (3h58m52s), seguido por Reinaldo Colucci (4h04m18s).
No feminino, a vitória ficou com Carla Moreno, que completou a prova em 4h55m26s. Maona Holck (5h03m26s) chegou na segunda colocação e a terceira colocada foi Luciane Yajima (5h04m03s). Na versão short distance, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5 de corrida, os vencedores foram Guto Antunes e Rosana Merino.
O evento contou com grande presença de público. O prefeito Eduardo César (PL) prestigiou a prova e ressaltou a importância da realização de um evento como esse no município. "Além de proporcionar entretenimento para a nossa população, a presença desses atletas e acompanhantes aquece o comércio local e a rede de pousadas e hotéis", enfatizou o prefeito.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr., Ubatuba tem grande potencial para sediar competições de triatlon. "Nossa cidade, pelas condições geográficas que apresenta, agrada muito aos atletas do ciclismo, que adoram pedalar com aquele mar maravilhoso ao lado", salientou.
Para o mês de agosto, a Secretaria de Esporte e Lazer está preparando uma nova competição de triatlon no município. Segundo Bittencourt, as chances do evento realmente ser realizado são boas. O Triathlon Long Distance contou com o apoio das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer. (Fonte: PMU)

Ubatuba teve final de semana esportivo

Ubatuba - O final de semana em Ubatuba foi repleto de eventos esportivos. Além de triathlon, surf, vôlei, a cidade esteve representada em outras competições. No ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o Tubão, foi realizado o 1º Torneio Cidade de Ubatuba de Judô. Dez associações da região estiveram presentes. A equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba foi a campeã, obtendo seis primeiros lugares, nove segundos e 12 terceiros.
Jiu-Jitsu - Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Ubatuba esteve em Taubaté disputando uma eliminatória do Campeonato Paulista. Os atletas da cidade conseguiram ótimo desempenho e a maioria se classificou para a competição principal.
Basquete - Pelo Torneio Litoral Norte e Serra do Mar, Ubatuba perdeu para São Sebastião por 56 a 34, na categoria mirim (até14 anos).O técnico da Seleção Ubatubense, Fábio Medeiros, apontou o ala Paulo Junior como o principal destaque do time na partida.
Natação - Ubatuba participou do 2º Festival de Natação Tebar Praia Clube. A equipe comandada pelo técnico José Eduardo Andrade, o Zebra, foi campeã do festival, somando 41 pontos. Na segunda colocação ficou Caraguatatuba com 24. Em terceiro, com 13, o Tebar, de São Sebastião. Ubatuba obteve dobradinha de primeiro e segundo lugares em cinco provas, ganhando praticamente todas. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba

Praia da Maranduba / Emilio Campi

Praia da Maranduba
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor