Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 09 de novembro de 2005 - Nº 1397 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Defesa civil se prepara para chuvas no litoral


Caraguatatuba
Maricultores de Caraguá fazem curso de manipulação de alimentos
Programa de Caraguá disputa prêmio
Bikes de Caraguá sagram-se vice-campeões Paulista
Equipe de futsal de Caraguá garante três vitórias no final de semana


Ilhabela
-


São Sebastião
Moradores do Itatinga pedem melhoria em espaço de lazer
Prefeitura diz que faz manutenção
Equipe sebastianense arrebenta na Semana de Vela do Estado de São Paulo

Ubatuba
Ubatuba vai cortar cargos de confiança
Ubatuba inicia luta contra mosquito da dengue
Campanha Nacional de Recadastramento para pescadores
Ubatuba participa pela primeira vez do SARESP
Educação Especial tem evento em Ubatuba
Pontual vence torneio de Beach Soccer feminino
Secretaria divulga datas para renovação e novas matrículas para escolinhas de esportes 2006
Começa o campeonato Dente de Leite em Ubatuba
Torneio de vôlei dos Jogos Escolares de Ubatuba começa a definir campeões
Guarda Municipal de Ubatuba encontra cadáver


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Defesa civil se prepara para chuvas no litoral

Litoral Norte - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está preparando equipes das prefeituras do Litoral Norte para o Plano Preventivo de Defesa Civil, que vigora de dezembro a março, período de chuvas. As equipes de Ubatuba e Caraguá concluem hoje o curso teórico e prático para atuarem no plano. As orientações estão sendo dadas por técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e IG (Instituto Geológico). Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Celso Carlos de Camargo, o verão deste ano será mais chuvoso que o do ano passado. Caraguá tem oito áreas sujeitas a deslizamento, onde residem 350 famílias. Em Ubatuba, são 27 áreas de risco. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Maricultores de Caraguá fazem curso de manipulação de alimentos

Caraguatatuba - Os maricultores de Caraguatatuba estão aprendendo noções de Higiene e Manipulação de alimentos no curso oferecido pelo SEBRAE-SP e SENAC, na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota no Massaguaçu, desde a última segunda-feira, dia 7 de novembro. O curso visa preparar os maricultores para o 3º Festival do Mexilhão, que acontecerá em dezembro. O curso vai até quinta-feira.
Na próxima terça-feira, dia 15, um novo curso será oferecido aos maricultores no Ceprolin-Centro de Profissionalização do Litoral Norte, ministrado pelo técnico de nutrição dietética, Manoel Vicente da Silva, que irá ensinar maricultores e quiosqueiros a prepararem dos novos pratos do Festival.
Manú, como é conhecido na cidade, foi contratado pelos organizadores como consultor gastronômico do evento, e para isso estará acompanhando a preparação dos pratos durante toda a organização do evento, além da higiene e a manipulação dos alimentos, visando garantir a qualidade dos serviços prestados.
As quatro receitas criadas por Manú foram apresentadas aos organizadores do evento na última sexta-feira. As receitas são de dar água na boca, Strogonofe de Mexilhão, Bobó de Mexilhão, Beringela Grelhada com marisco ao molho e salada de legumes com mexilhão.
O público esperado para o evento esse ano é de 10 mil pessoas e os produtores pretendem comercializar mais de três toneladas do molusco, como aconteceu na edição passada.
O 3º Festival do Mexilhão está sendo reestruturado pela Secretaria Municipal de Turismo para que os quiosqueiros também possam participar. Este ano os pratos preparados a base do mexilhão serão comercializados nos quiosques e a festa será realizada em toda a orla da Praia da Cocanha. (Fonte: PMC)

Programa de Caraguá disputa prêmio

Caraguatatuba - O projeto de merenda escola Tempero de Mãe, de Caraguatatuba, é um dos finalista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que será divulgado hoje em Brasília. O concurso é feito pela ONG Ação Fome Zero.
Das 311 prefeituras inscritas, 45 foram selecionadas como finalistas, após serem avaliadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Hoje, serão anunciadas as 12 premiadas, em solenidade que contará com a presença do presidente Lula.
O programa é desenvolvido em 22 escolas desde 2002 e utiliza mães de alunos no preparo da merenda escolar. A secretaria de Educação emprega 87 mães no programa, com salário de R$ 332 e mais cesta básica. (Fonte: ValeParaibano)

Bikes de Caraguá sagram-se vice-campeões Paulista
A competição teve a participação de cerca de 150 atletas que disputaram várias categorias. Os competidores caraguatatubenses conquistaram o vice-campeonato e já pensam na vitória em 2006

Caraguatatuba - Dois atletas de Down Hill de Caraguatatuba, Pascoal Martinês Filho e Luiz Pereira sagraram-se vice-campeões do Campeonato Paulista que aconteceu nos dias 5 e 6, sábado e domingo respectivamente, em Guaratinguetá, cidade do Vale do Paraíba, com a participação de cerca de 150 atletas de todo o estado. Caraguá foi representada por cinco competidores.
De acordo com o atleta Pascoal os participantes caraguatatubenses tinham chances de conquistar o título. “ Todos os finalistas eram muito bons, e estavam em busca da vitória.”
A corrida aconteceu na Vila Gomeral, segundo Pascoal é a pista mais longa do campeonato. “Na decisão todos os atletas estão muito bem preparados e na pista muito longa qualquer erro no percurso a vantagem é do adversário e foi isso que aconteceu comigo, eu e meu principal adversário estávamos com um ponto de diferença e quem vecesse a prova seria o campeão. Infelizmente tive um pequeno atraso ao longo do percurso e ele venceu o campeonato”, declarou.
Atualmente em cararaguatauba existem cerca de 25 atletas federados e não federados que praticam a modalidade. Pascoal é bi-campeão paulista e é o responsável pela popularização da modalidade na cidade. Já Pereira iniciou no meio do ano de 2004 com promessa de vitória neste ano.
“Comecei a praticar Dow Hill em 2003 e de lá pra cá muitas pessoas aderiram ao esporte. Caraguá hoje tem profissionais. Existem atletas que têm potencial para chegar a vitória em 2006, ” disse Pascoal.
Segundo o atleta as pessoas que desejarem praticar o esporte devem possuir equipamentos de proteção individual e ter um bicicleta adequada. “O mais importante é sempre consultar um atleta experiente da modalidade, para que possa sem instruído, as crianças devem possuir uma declaração dos pais, por ser um esporte radical”, finalizou. PMC

Equipe de futsal de Caraguá garante três vitórias no final de semana
Nas três partidas que disputou a equipe saiu vitoriosa

Caraguatatuba - A equipe de futsal feminino sub-17 da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está em sua melhor fase. Antes do final da competições do ano, a equipe tem dado um show nos campeonatos em que disputou. O grupo participou de três competições nos dia 4, 5 e 6 sexta-feira, sábado e domingo repectivamente, e saiu vitoriosa de todas as partidas.
Na sexta-feira, dia 4, a equipe participou da 6ª Copinha Tebar de Futsal em São Sebastião. As atletas enfrentaram a equipe da casa e não deram chance para as adversárias e venceram de 1 a zero. Já no dia 6, domingo, a equipe voltou a São sebastião, desta vez enfrentou a equipe Thrermas de São José dos Campos e venceu de goleada, 3 a zero.
As atletas participaram no sábado, dia 5, em Caçapava da 6ª Copa Capital do Vale. No sorteio das chaves a equipe caiçara enfrentou a equipe da casa e também venceu de 4 a 2. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

-

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Moradores do Itatinga pedem melhoria em espaço de lazer
Bairro de S. Sebastião reclama de más condições no campo de futebol e parque infantil


São Sebastião - Moradores do Itatinga, região central de São Sebastião, reivindicam manutenção na área de lazer do bairro. Segundo eles, a melhoria é necessária para não prejudicar projetos sociais desenvolvidos pela comunidade.
De acordo com os moradores, na área entre o campo de futebol e o parque infantil, há uma vala de esgoto aberta e a sujeira e o mau cheiro teriam afastado os frequentadores do local.
Moradores disseram que há cerca de sete meses organizaram um campeonato de futebol, com 210 homens do bairro e 14 times. Com a sujeira e o abandono do local, muitos participantes desistiram de continuar na competição já que o campo não teria condições de sediar a prática. Na areia, foram encontrados objetos como vidros e bloquetes.
"Três jogos não foram realizados pois o juiz encontrou vidros na areia do campo", disse o autônomo Carlos Costa Soeiro da Silva, 42 anos.
Costa afirmou que ele e outros vizinhos tiveram a iniciativa de criar o campeonato de futebol com o objetivo de proporcionar uma atividade de lazer para os moradores.
"Somos trabalhadores e temos direito ao esporte e ao lazer. Já que não há uma iniciativa do governo, a própria comunidade tem que incentivar a prática de atividades sociais."
CRIANÇAS - Segundo os moradores, o parque infantil também está em más condições de uso. "A maioria dos brinquedos não está funcionando e os aparelhos estão velhos, sem manutenção", disse Nilton Gonçalves de Oliveira, 47 anos, leiturista.
Os moradores disseram que existe uma vala de esgoto nessa área de lazer e os pais estão preocupados com a saúde de seus filhos. "Muitas vezes, as crianças brincam no meio do esgoto. Elas entram no local para pegar a bola e não sabem do perigo a que estão expostas", disse Silva.
A reforma do campo de futebol também traria benefícios para as crianças. Os moradores têm a intenção de implantar uma escolinha de futebol no bairro.
"Com essa iniciativa, as crianças terão atividades para que não fiquem nas ruas, sem ter o que fazer", disse Silva.
"Nosso bairro é pobre e esquecido. As crianças não têm opção de lazer e essa iniciativa de proporcionar uma atividade a eles tem que ser da comunidade. Para isso, precisamos oferecer boas condições nas áreas de lazer", disse Oliveira.
ABAIXO-ASSINADO - Segundo os moradores, foi feito um abaixo-assinado com 330 assinaturas e, enviada uma cópia para a Câmara.
No abaixo-assinado, os moradores solicitaram areia para melhorar a situação do campo de futebol. "Até agora nada foi feito. O caminhão que mandaram para o bairro era cheio de areia suja e com objetos perigosos. Queremos deixar o campo em boas condições para continuarmos nossos projetos", disse Oliveira. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura diz que faz manutenção

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informou que o bairro do Itatinga recebe normalmente os serviços de manutenção.
Quanto ao campo de futebol, o secretário das Sub-Prefeituras, José Carlos Moreno, informou que 12 caminhões de areia foram descarregados no local há cerca de 40 dias.
O secretário informou ainda que o problema ocorre porque os moradores querem que seja colocada areia de praia no campo de futebol e isso não pode ser feito, pois é crime.
O procedimento é colocar areia comum, mas algumas pessoas retiram o material para utilização em construções.
Em relação ao parque, existe um projeto para levá-lo para uma área ao lado, mas que depende da retirada de uma construção irregular do local. Posteriormente, será feita a recuperação.
Sobre a vala, a prefeitura informou que a limpeza é feita constantemente. Em 2006, uma obra de canalização deverá ser executada no local. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe sebastianense arrebenta na Semana de Vela do Estado de São Paulo


São Sebastião - Os jovens velejadores sebastianenses da Classe Holder colocaram o nome da cidade no primeiro lugar das quatro regatas da tradicional Semana de Vela do Estado de São Paulo, na Represa de Guarapiranga, iniciada no último final de semana.
Cinco atletas integram a equipe sebastianense: Marcus Vinicius Soares Silva, Pedro Paulo Pinheiro Granjeiro da Silva, Pedro Luiz Leopoldino dos Santos e Roberto Paes Júnior. Das quatro regatas disputadas na sua classe, Marcus levou três primeiras colocações e um 3º lugar.
O velejador Pedro Paulo Pinheiro da Silva conta que ainda disputarão quatro regatas no próximo final de semana (11 e 12/11). “Ainda não está nada decidido, tudo vai depender das próximas regatas”, conta Pedro que conquistou um primeiro lugar e três 2º. Roberto Paes Júnior, pegou três 4º lugares, e Pedro Luiz Leopoldino dos Santos, uma 2º colocação e três em 3º.
Mais de 500 velejadores disputam o campeonato nas classes Dingue, Holder, Laser Radial, 470 e Olímpico, Microtonner, Mini Oceano, Laser Standart, Hobie Cat 16 e Star Finn, Lightning e Snipe 420, Hobie Cat 14 e Laser 4.7.
Optimist e Dingue em São Sebastião - Entre os dias 12 e 15 de novembro as classes Optimist e Day Sailer competem no canal sebastianense, valendo pontuação para a Semana de Vela de São Paulo. A Day Sailer estará disputando na cidade o Campeonato Brasileiro. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba vai cortar cargos de confiança

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai extinguir 84 cargos em comissão e demitir os servidores de suas funções a partir do dia 31 de dezembro deste ano. Os cargos de confiança serão extintos atendendo determinação do MPT (Ministério Público do Trabalho).
O prefeito Eduardo César (PL) assinou na semana passada o decreto-lei extinguindo os cargos, que representam 32% das nomeações feitas este ano. A prefeitura tem 1.800 servidores, 261 deles ocupando cargos de confiança.
O secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, disse que o Ministério Público notificou a prefeitura, no ano passado, apontando irregularidades na criação e nomeação dos cargos em comissão. Segundo ele, as funções criadas pelas administrações anteriores se destinavam a cargos efetivos e somente poderiam ser ocupadas por meio de concurso público.
Segundo Mourão, o ex-prefeito Paulo Ramos (PFL) firmou um Termo de Ajuste de Conduta com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) prometendo regularizar a regularizar a situação até 31 de dezembro deste ano.
O presidente do Sindicato dos Servidores, Gláucia Gomes da Silva, afirmou que a entidade é favorável a extinção dos 84 cargos em comissão. " O sindicato entende que esses cargos devem ser preenchidos por servidores efetivos", disse. Segundo Gláucia, há 10 anos a prefeitura não realiza concurso público.
REFORMA - O prefeito Eduardo César afirmou ontem que vai procurar recontratar os servidores comissionados que serão demitidos em dezembro. Segundo ele, "são cargos que garantem a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela administração.".
Segundo César, um projeto de reforma administrativa que está sendo elaborado, com assessoria do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), deverá dar entrada na Câmara até o final de dezembro. O projeto também irá criar a Secretaria de Segurança Pública e a Ouvidoria Municipal. (Fonte: ValeParaibano)
 
Ubatuba inicia luta contra mosquito da dengue
O vírus não existe em Ubatuba, mas o clima é propício para a procriação do mosquito, portanto, as medidas de prevenção são indispensáveis

Ubatuba - No próximo dia 19, sábado, acontece o Dia Nacional de Combate à Dengue, chamado “Dia D”. Em Ubatuba, o Dia D será marcado por um evento voltado para a conscientização, que acontecerá na Avenida Iperoig, das 9 às 13 horas. Durante esse período, acontecerão jogos, distribuição de cartilhas educativas e brindes, exposição de ciclo de vida do mosquito, mostruários vivos, brincadeiras, gincanas, teatro e concursos relacionados ao tema. As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.
Apesar de faltar alguns dias para o dia D, a campanha de prevenção já começou. O trabalho, que já era feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e da Vigilância Epidemiológica foram intensificados. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito para afastar o risco de epidemia.
O vilão da história - O causador da dengue é um vírus, chamado Flaviviridae, mas seus transmissores são mosquitos do gênero Aedes Aegypti, popularmente conhecidos como “pernilongos da dengue”. A origem do inseto transmissor da doença ao homem é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa da albumina, uma substância encontrada no sangue para completar o processo de amadurecimento de seus ovos.
O mosquito da dengue apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento.Ele é escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum, pica durante o dia e desenvolve-se em água parada e limpa. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.
Formas de combate - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, chamados os "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. “Essa luta é de todos nós, porque o mosquito que se desenvolve na casa do seu vizinho pode picar a sua família.” Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.
- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados
- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.
- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. (Fonte: PMU)

Campanha Nacional de Recadastramento para pescadores
Em Ubatuba ação ocorrerá nos dias 10, 11, 14, 16 e 18 deste mês na Cantina da Prefeitura

Ubatuba - A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, órgão integrante da Presidência da República (SEAP/PR), está realizando a Campanha Nacional de Recadastramento do novo Registro Geral da Pesca. Em Ubatuba a Campanha estará ocorrendo nos dias 10, 11, 14, 16 e 18 de novembro, na Cantina da Prefeitura de Ubatuba, em horário comercial.
Para o novo cadastro no Registro Geral da Pesca para a emissão da carteira, serão feitos cruzamentos de dados com os registros do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Isto para comprovar a situação do pescador e a apresentação do mapa anual de produção pesqueira, após um ano de atividade de pesca profissional que vai atestar realmente se exerceu a pesca profissional durante o período.
Em todo o País há milhares de trabalhadores vivendo na informalidade sendo que um dos objetivos do recadastramento previsto no novo Registro Geral da Pesca é incluir essas pessoas, garantindo-lhes o reconhecimento. O que vai lhes permitir ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, como microcrédito, assistência social e o seguro-defeso, que é pago nos meses em que a pesca profissional é proibida, sendo portanto, um instrumento muito importante para a elaboração das políticas e para a gestão da pesca profissional.
O cadastramento, no caso de quem nunca se cadastrou, ou o recadastramento, de quem já é cadastrado, resultará na emissão, pela SEAP/PR de uma nova carteira de pescador profissional em papel da Casa da Moeda.
Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, pelos telefones (12) 3833-3500 e 3833-2528. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa pela primeira vez do SARESP
Iniciativa da Secretaria de Educação leva exame a 7810 alunos da cidade, que passam por avaliação de leitura, escrita e matemática

Ubatuba - Os alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba participam, nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10, do Saresp (Sistema de Ava­liação de Rendimento Escolar do Estado). Por iniciativa da Secretaria de Educação de Ubatuba os alunos da rede municipal farão pela primeira vez esse exame, obrigatório somente na rede estadual. O Saresp começou a ser aplicado em 1996 e Ubatuba aplicará o exame a quase oito mil alunos.
“O Saresp não avalia o aluno, mas sim a qualidade do ensino”, informa Rose Cabral de Oliveira, supervisora de ensino.“Com o resultado poderemos nortear as metas da Secretaria para 2006, capacitando professores, favorecendo a elaboração de projetos educacionais e escolhendo o material didático adequado”, completou Rose.
Provas - Os alunos das 1°e 2° séries do ensino fundamental responderão a 16 questões (8 de matemática e 8 de leitura e escrita). Os das 3° e 4° séries responderão a 20 questões (10 de matemática e 10 de leitura e escrita) e os alunos de 5° à 8° séries responderão a 52 (26 de matemática e 26 de leitura e escrita). Para esses alunos haverá ainda prova de redação.
Os alunos responderão também a um questionário, por meio do qual são coletadas informações sobre suas características pessoais, seu contexto socioeconômico e cultural, sua trajetória escolar, além de suas percepções acerca dos professores e da gestão da escola.
As provas serão aplicadas no mesmo horário de aula e os alunos devam levar lápis e caneta. Os alunos terão o tempo mínimo de uma hora e meia para responder as questões, não podendo ultrapassar três horas.(Fonte: PMU)

Educação Especial tem evento em Ubatuba
Ciclo de Palestras vai até sexta-feira

Ubatuba - Começa nesta quarta-feira, 9 o I Ciclo de Palestras sobre Educação Especial, promovido pela Secretaria de Educação de Ubatuba. A cerimônia de abertura está prevista para às 19 horas no auditório da UNITAU, no bairro do Itaguá. Ás 19h30 acontece uma apresentação dos alunos da Classe Especial do período da manhã da Escola Altimira Silva Abirached; às 20h está programada a palestra “Convivendo com as diferenças”, ministrada pela psicopedagoga Iara Maria Álvarez Gambale.
Na quinta-feira, 10, os alunos das Classes Especiais das escolas Madre Maria da Glória e Padre José de Anchieta se apresentam à partir das 19h. Em seguida o advogado Antônio Rulli Neto fará a palestra “Direitos dos portadores de Necessidades Especiais”.
Na sexta-feira,11,os alunos da Classe Especial do período da tarde da Escola Altimira Silva Abirached fazem a abertura do último dia do evento, tambem às 19h. A palestra programada para encerrar o ciclo é“TDH e Projeto Integrativa”, com o neuropediatra Alexandre Serafim. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Pontual vence torneio de Beach Soccer feminino

Ubatuba - A equipe Pontual Despachante foi a vencedora do 1º Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Feminino, cuja final foi disputada sábado, 5, na praia do Perequê-Açu. O torneio, iniciado no dia 28, foi interrompido devido às chuvas.
Na partida final, as meninas do Pontual venceram o time do Rosa Dourada, de Caraguá, por 5 a 0. Os gols foram marcados por Tati (3), Camila e Meire. A partida foi interrompida aos três minutos do terceiro tempo, devido ao abandono da equipe do Rosa Dourada. A artilheira do torneio foi Tati, do Pontual, com 12 gols. Carla, também do Pontual foi a goleira menos vazada, sofrendo apenas 4 gols. A equipe do Corcovado ficou na terceira posição.
O 1º Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Feminino foi uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer e teve o apoio do Quiosque Recanto do Japa, Quiosque São Lourenço, Image Estética, Drª Daniela Fuchs, Pontual Despachante, Varejão Santa Rita, Peixinho Veículos, Pizzaria Tortilhão, MS Agência de Modelos e O Calçadão. (Fonte: PMU)

Secretaria divulga datas para renovação e novas matrículas para escolinhas de esportes 2006

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba divulgou as datas para quem pretende renovar matrículas ou se inscrever nas escolinhas de esporte do município em 2006. Para a rematrícula, os alunos devem comparecer ao ginásio de esportes Tubão entre os dias 6 e 14 de fevereiro de 2006, das 8h às 17h.
Já os interessados em se matricular pela primeira vez deverão se dirigir ao Tubão entre os dias 16 e 24 de fevereiro de 2006, também das 8h às 17h. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento.
A Secretaria possui atualmente cursos de surf (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (Quadra da Piscina, Taquaral e Silop-Elektro), natação, vôlei e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Começa o campeonato Dente de Leite em Ubatuba

Ubatuba - Após uma longa espera começou no último domingo, 6, o campeonato da categoria Dente de Leite da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles, em Ubatuba . Inicialmente previsto para começar em 22 de outubro o torneio teve seu início adiado duas vezes devido ao mau tempo.
Dez equipes com jogadores de idade entre 13 e 15 anos participam da competição, divididas em dois grupos, que jogarão no estádio municipal Ciccillo Matarazzo, aos domingos, à partir das 9h.
A primeira rodada teve 22 gols, média de 4,4 por partida. O jogador Alex Reinaldo (Cajú) assumiu a artilharia, com 3 gols marcados; Cainã (Tortilhão), Fernando (Auto Clean) e Natan (Porto Marina) marcaram duas vezes cada. Entre os goleiros, Bruno (Pontual) e Diego (Veraneio) não sofreram nenhum gol na primeira rodada.
Confira os resultados e a classificação: Tortilhão 5 X 3 Auto Clean, Pontual 3 X 0 M.G.M., Ceregatti 0 X 2 Veraneio, Caju Comercial 4 X 3 Porto Marina e Adega e Cia. 1 X 1 O Madeireiro.
Neste domingo, 13, acontecem os jogos da segunda rodada: Ceregatti X Pontual, M.G.M. X Auto Clean, Tortilhão X Porto Marina, Cajú X O Madeireiro, Auto Posto X Adega. (Fonte: PMU)

Torneio de vôlei dos Jogos Escolares de Ubatuba começa a definir campeões
Basquete faz finais dias 25 e 26 no Tubão

Ubatuba - Três categorias do torneio de vôlei dos Jogos Escolares de Ubatuba já conhecem seus campeões. Em partidas disputadas no sábado, 4, na quadra do Colégio Taba foram definidos os campeões das categorias
No pré mirim masculino o título ficou com o Colégio Taba. No feminino a Escola Estadual Aurelina Ferreira, do bairro da Estufa II foi a campeã, enquanto no mirim feminino a vencedora foi a Escola Dr. Esteves da Silva.
O torneio prossegue nas categorias mirim masculino e infanto juvenil masculino e feminino. As partidas que eram disputadas no ginásio do Taquaral passam, à partir da rodada deste sábado, 11, a ser disputadas na quadra do Colégio Taba à partir das 8h30. As partidas do masculino acontecem no período da manhã e o feminino joga à partir das 13h30.
Confira os jogos da terceira rodada: mirim masculino – Aurelina X Dominique; infanto juvenil masculino – Belarmino X Dionísia, Dominique x Semíramis, Áurea X Tancredo; infanto juvenil feminino – Aurelina X Belarmino, Dominique X Tancredo, Deolindo X Áurea, Esteves X Cooperativa.
Basquete – As finais do torneio de basquete dos Jogos Escolares de Ubatuba acontecem no próximo dia 26, na quadra do Ginásio de Esportes Tubão. Antes, no dia 25 acontecem as semifinais da categoria pré mirim masculino: à partir das 16h jogam Aurelina X Idalina e Cooperativa X Objetivo. Os vencedores se enfrentam no sábado, 26.
A rodada do dia 26 tem início às 8h30 com as seguintes partidas: pré mirim masculino – Objetivo X Semíramis; pré mirim feminino – Tancredo X Dominique; mirim masculino – Objetivo X Tancredo; mirim feminino – Esteves X Dominique, pré mirim masculino – vencedores das partidas do dia 25; infanto juvenil feminino – Deolindo X Taba.
Joguinhos – A Secretaria de Esporte e Lazer prepara as tabelas da terceira edição dos Joguinhos Escolares. O evento é destinado a alunos da rede escolar de Ubatuba com idade entre 7 e 10 anos. Os Joguinhos Escolares serão disputados nas modalidades atletismo, futebol society e queimada. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5 de dezembro, à partir das 9h, no Ginásio de Esporte Tubão. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal de Ubatuba encontra cadáver

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba foi acionada no último sábado, 5, por populares do bairro da Usina Velha, onde segundo testemunhas estaria o corpo de uma jovem enterrado em um barreiro desativado. O inspetor chefe Osiel e demais guardas municipais passaram a vasculhar o local, onde encontraram um monte de terra e passando a cavar aquele local se depararam com um corpo de uma pessoa do sexo feminino, já em estado de decomposição. O corpo apresentava diversos ferimentos na região do tórax, possivelmente proporcionados por golpes de material cortante. O corpo de R.N.B., de 18 anos, foi reconhecido por um parente e há 10 dias aproximadamente, a família já havia registrado queixa de desaparecimento da jovem. Prosseguindo com as investigações os guardas municipais deteram os suspeitos J.P.R.S. de 17 anos, S.M.O de 21 anos e S.L.O. de 19 anos, que foram encaminhados à Delegacia de Polícia. (Fonte: PMU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 04/11 a 10/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO"

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!
C/ CATHERINE ZETA-JONES e ANTONIO BANDERAS
Ás 14:30 hs ( Este horário sómente aos sábados , domingos e feriados) e
ás 16:50 hs - 19:10 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 FILHOS DE FRANCISCO"

ÁS 14:30 HS
( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Opinião Topo

Carta Aberta so Sr Vereador Charles Medeiros
Corsino Aliste Mezquita

Prezado Sr Vereador:
Acompanho através da imprensa –virtual e escrita- seu trabalho político, visando o desenvolvimento e solução dos problemas de Ubatuba. É importante e necessário que os representantes do povo se interessem pelo município, planejem seu presente e futuro para conseguir seu progresso. Nesse contexto, o homem público, não pode ser injusto com o passado nem ignorar a história. Esta deve servir de alicerce para corrigir erros e dar continuidade a projetos que deram certo, no passado.
Na locução de Vossa Senhoria transmitida, pela Rádio Costa Azul, aos 28-10-05, falando da reforma da EM Agostinho Alves da Silva (Lagoinha) disse textualmente: “A administração anterior abandonou completamente a REGIÃO SUL”. Tratando-se de inauguração de reforma de escola, está claro que, a referência era para a Secretaria Municipal de Educação. Não desejando que, avaliações precipitadas e injustas, em momentos de empolgação política, venham prejudica-lo e faze-lo perder o foco do que está acontecendo na área da educação, na Região Sul, passo a fazer alguns esclarecimentos despretensiosos.
Deixarei de lado a situação em que encontramos a REDE FÍSICA ESCOLAR quando assumimos a Secretaria de Educação em janeiro de 2001. Isso é passado e não se vive de chorar leite derramado. Apenas relacionarei brevemente o que realizamos e planejamos para receber continuidade. O fato de não ter havido continuidade não é de nossa responsabilidade.
ESCOLAS NOVAS
Na administração municipal - 2001-2004 – foram construídas cinco escolas novas, na Região Sul, após desapropriar e legalizar as áreas onde foram construídas. As escolas são:
Sebastiana Luiza de Oliveira Prado (Araribá) com três salas de aula.
Nativa Fernandes Faria (Sertão da Quina) com dois prédios, dez salas de aula e quadra esportiva.
Saco da Ribeira (ao lado da Rodovia SP 55) três salas de aula.
Semirames Prado de Oliveira (Saco da Ribeira) com seis salas de aula.
Maria da Cruz Barreto (Perequê Mirim) com oito salas de aula e l200m² de área coberta para recreação.
ESCOLAS AMPLIADAS E REFORMADAS
Maria das Dores Santos Carpinetti (Rio Escuro) duas novas salas de aula, sanitários, secretária e pátio coberto.
Ernesmar de Oliveira (Praia Dura) uma sala de aula de emergência e pequenas reformas na cozinha e nos banheiros. Foi desapropriado o terreno, ao lado da escola, para amplia-la e criar condições satisfatórias de atendimento aos alunos. Fato não considerado pela atual administração ao fazer a reforma, também inaugurada aos 27-10-05.
Escola Municipal do Corcovado (Corcovado) foi murado o terreno, construída uma nova sala de aula, ampliados os sanitários e a cozinha.
Escola Estadual, Áurea Moreira Rachou (Sertão da Quina) ampliada em três salas de aula, pela Prefeitura, no convênio PAC.
Escola Estadual, Profa Florentina Martins Sanchez (Perequê Mirim) reformada, pela Prefeitura, no convênio PAC.
Virgínia Mele da Silva Lefevre (Maranduba) ampliada em nova sala para diretoria, refeitório e cozinha.
Thereza dos Santos (Sertão da Quina) reformados os dois prédios em épocas diferentes.
Judith Cabral dos Santos (Perequê Mirim) ampliada em cinco salas, novos sanitários, diretoria, refeitório e totalmente reformada.
Maria da Cruz de Oliveira (Perequê Mirim) reforma do pátio, cozinha e berçário e manutenção constante do prédio.
Todos os prédios escolares, da Região Sul, foram mantidos em condições satisfatórias de funcionamento até 31-12-04. Os problemas ocasionados pelas catástrofes atmosféricas, ocorridas de janeiro a abril de 2005, não são de responsabilidade da administração anterior.
O relatado prova, não ter havido abandono, por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Olhando para o passado verificará que, em toda a história de Ubatuba, não foi realizado algo equivalente.
Em relação à Lagoinha, a administração anterior com a participação de membros da comunidade, estavam negociando novas escolas para o bairro. Informaram-nos que, a atual administração, abandonou as negociações com a Secretaria de Estado da Educação e que, o município de Ubatuba, foi o único, do Litoral Norte, a não receber novas escolas, no convênio PAC assinado dias passados. Motivo: “Não fazer a lição de casa”.
Estando, o nobre vereador, preocupado com o presente e o futuro de Ubatuba, é conveniente que, juntamente com seus colegas de vereança, aprofundem o que está acontecendo, na Secretaria Municipal de Educação como um todo, e, de modo especial, com os prédios do Saco da Ribeira e do Perequê Mirim. Observar as condições de legalidade, moralidade e necessidade em que foi alugado um prédio de pousada para atender as crianças de creche e ensino infantil e tomar as providências necessárias, resgatará recursos aos cofres municipais.
Desejo-lhe sucesso no seu trabalho e lhe apresento saudações cidadãs.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Poesia Topo

Um caso em família
Um tio bêbado disse palavrões
Para minha avó
E o outro, sóbrio, e sempre sério,
Indignou-se:
- Não xingue a mamãe, seu filho da puta!
Sobraram vassouradas
Pra todos os costados.


Aldeia Global
Meu avô colhia café, banana e feijão,
Que rendiam arroz, carne de charque
E pilhas pro rádio
De ondas curtas
Que captava a rádio tupi
E a rádio globo-bo-bo
Do Rio de Janeiro.


Francisco Cabral
Capitã foi a canoa de voga
De meu tataravô Francisco Cabral
Que atingia o porto de Santos
Em três dias de navegação
Levando muitos tonéis
De cachaça do engenho da Praia do Pulso.
Meu antepassado morreu,
A canoa afundou,
Um inglês furtou as terras
E os herdeiros sedentos
Beberam toda a cachaça
Só pra não entregar tudo de graça.


Vovó Eugênia
A fumaça do fogão a lenha
Da avó Eugênia
Defumava peixes, caças
Caibros, ripas, telhados
E nós cada vez mais curtidos.


Jogos bárbaros
Na Praia da Fortaleza de Ubatuba
Aos finais de semana
Aconteciam os jogos
Do campeonato entre as praias
E o time de casa sempre vencia
Com as mulheres na torcida
Gritando por vitória
Incentivando seus homens
Invectivando os inimigos como,
Li no livro de história,
Aconteciam em antigas guerras.


Tio Tonico
Tio Tonico aprendeu com seu pai
Que aprendeu com seu avô
Que aprendeu com seu bisavô
Que aprendeu com Cunhambebe
As artes e segredos do oficio de ser
Caiçara empedernido
Que amassa estrepe com os pés
E que resiste decidido
Todo dia benzendo-se
Com água do mar
A melhor água benta que há.


Lição de Seu Dario
Quem tem dinheiro que pague advogado
Para reaver suas terras aos bandidos de gravatas
E quem não tem
Que os ataque com petas aqui na Terra
Pra ir afinando o riso
Para quando os filhos da puta
Ao fim da jornada
Apresentarem somente as terras roubadas
Como resultado de toda uma vida desperdiçada


Pescaria na Ilha Vitória
Tio Chico
Instruído na ciência da pesca
Usava anzol, arpão e um porrete
Para pescar tubarão-caçoa
Porque o bicho é grande
E a canoa pequena
Porque o mar é profundo
E o fôlego é curto
Porque a cachaça é forte
E a carne é fraca.


Vó sabida
Prefiro
Fogão a gás,
Geladeira elétrica
E lâmpada de Édison
Quem discordar que vá
Rachar lenha
Salgar peixe
E cheirar fumaça de querosene.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Criação dos Animais - Eliana de Oliveira, nascida a 09/11/1960 era natural de Ubatuba. Trabalhou no setor de literatura da FUNDART, realizou vários projetos e entre eles criou o concurso de contos “ Washington de Oliveira”. Foi assessora de bancada em 1992 e a única mulher a ser diretora geral da Câmera Municipal (1993). Foi uma das fundadoras do PT de Ubatuba e foi presidente do PSB de Ubatuba , integrando a secretaria estadual da mulher do PSB-SP, como coordenadora política por seu desempenho no litoral norte. Inovou a participação da mulher na política municipal, organizando juntamente com o comitê feminino do PT, o I Fórum de Debates “A Mulher na Política”.
Foi membro fundadora da Confraria dos Escritores de Ubatuba e teve diversos trabalhos publicados em jornais e revistas da região, tendo pertencido a diretoria da Associação em Defesa do Povo Caiçara – ADPC.
Como presidente da APAUBA em sua segunda gestão realizou com sua diretoria um trabalho pioneiro e exemplar no trato com os animais.
Um amigo da APAUBA diz que “Se os animais dominassem o mundo não haveria donos abandonados”.
Com certeza também, se eles falassem estariam prestando uma imensa homenagem a Eliana de Oliveira, por todo o seu trabalho como ser humano em relação aos animais; por todo seu respeito e amor para com aqueles que não pediram para nascer e que sem saber o porque, são abandonados para morrer.
Nós, que somos racionais, sabemos nosso papel no mundo e o porque estamos aqui: temos o dever de lutar contra as injustiças sociais, contra as desigualdades e de preservar e respeitar qualquer forma de vida no planeta. Caso contrário, estaremos caminhando para o extermínio.
Por que será que Deus criou os animais?
Ou será que os animais são criação do Satanás?
Existem desumanos que acreditam neste último e agem como tal, jogando filhotes no lixo afogando no rio, ou asfixiando-os, como se estivessem extirpando o mal do século.
Inimaginável é a criatividade dos desumanos e de seus requintes de maldade deixando-os morrer de fome ou violentando-os sexualmente.
Está aprovado cientificamente que aquele que pratica crueldade contra os animais é pessoa com dose excessiva de agressividade, propensa a ser homicida. Quem mata um animal, mata uma criança, mata um adulto, mata um idoso!!!
Nós, que acreditamos que Deus criou os animais, conseguimos com eles manter diálogos, entendemos o que querem só no olhar, no abano do rabo, na postura e sabemos que o respeito entre os seres humanos só vai existir quando os animais forem tratados com dignidade.
Os animais tem muitas desvantagens em relação ao mundo de hoje, pois não fazem a política dos homens e nem podem optar por quaisquer das religiões existentes, além do que não falam. Mas eles tem exemplos de vida para nos oferecer: não se drogam, não odeiam, não contaminam voluntariamente, não invejam, não cobiçam, não traem, e sobretudo não prejudicam nenhum outro ser humano por causa de bens materiais ou de poder.
Há uma razão muito séria e digna para explicar a Criação dos animais e felizes dos que já entenderam !!!

Evely Reyes Prado
APAUBA -Associação Protetora dos animais de Ubatuba


Segurança - Estive em São Sebastião nos últimos dois fins de semanas 29 e 30/10 e 5 e 6/11 e fiquei deveras indignado com a segurança de modo geral... Fui com a família tomar sorvete na rua da praia e vi um número enorme de indigentes na praça... bebendo pinga (garrafa de 51) e de uma certa forma ameaçadora (claro estavam bebados) se insunuavam para as pessoas que ali passeavam com a familia... minha maior indignação foi em não ver sequer um policial nas redondezas, e nem se quer qualquer providencia da Prefeitura no sentido de recolher estas pessoas... O mais chato é que após beberem, eles quebravam as garrafas de pinga nas pedras/prainha.
Gostaria que pautassem uma reportagem a respeito e questione tanto a policia como a prefeitura sobre providencias a respeito.
Grato

Celso Saviol
Via e-mail

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Itaguá - Emilio Campi

Amanhecer no Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor