Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de Janeiro de 2006 - Nº 1439 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Cetesb veta banho de mar na Prainha
Temperatura alta deixa praia cheia
Tempo bom: praias do Litoral Norte ficam lotadas no final de semana
Litoral Norte e Guarujá têm 17 praias impróprias


Caraguatatuba
Avô tenta proteger netas e acaba executado por ladrões em Caraguá
Cartilha vai impor regras ao comércio
Caraguá manda quiosque tirar cartaz
Dificuldades com aterro atrasam construção do CDP em Caraguá
“DiverCidade” tem atrações gratuitas para toda a família, em Caraguá
Felipe Dylon leva fãs ao delírio
Cine SEDA atrai público de 2 mil pessoas com duas sessões na Martim de Sá
Maitê Proença abriu Festival de Verão do Teatro Mário Covas com a peça “Achadas e Perdidas”
Instituto Mamulengo é o novo parceiro área de Educação Infantil em Caraguá
Eduardo Martini encena comédia sobre a crise do homem de 40 anos neste sábado 14 em Caraguá
Grupo Bokaloka e Maurício Manieri se apresentaram no fim-de-semana em Caraguá

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela aplica multa para evitar entulho na rua


São Sebastião
S. Sebastião fecha com superávit
Wagner contraria pressão e convoca extraordinária para as 17h00
Voluntários e ONGs tentam salvar bebê-golfinho
Festa com saúde
Ambulantes aprovam estrutura e comemoram vendas


Ubatuba
Proibição divide opiniões em Ubatuba
Quiosques Kaiambá e Asa Branca estão liberados para funcionamento
Navegação: liberada obra na foz do Rio Grande
AMAN promove “1º Fest Fish 2006”
Guarda Municipal de Ubatuba apresenta balanço de ocorrências em 2005
Skatistas dão show em Ubatuba
Defesa Civil presta socorro em acidente de caminhão
Curso de Corte e Costura na Associação Comercial de Ubatuba.
Terceirização da Merenda Escolar em Ubatuba

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cetesb veta banho de mar na Prainha

Litoral Norte - Boletim de balneabilidade divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) no domingo apontou 14 praias e um rio impróprios para banho no Litoral Norte.
A novidade da última amostragem foi a inclusão da Prainha, uma das mais frequentadas de Caraguá. Na cidade, também estão poluídas Indaiá e Centro, que já apareciam como impróprias no último boletim.
Para os comerciantes Paulo Ozono, do Bar do Japonês, e Mariangela Gozzani, da Regatas Lanches, ambos instalados na Prainha, o local deverá perder turistas. "A poluição afeta o movimento", disse Ozono.
BANHO VETADO - Em Ubatuba, cinco praias foram consideradas impróprias --Enseada, Perequê-Mirim, Lázaro, Santa Rita e Itaguá (Avenida Leovegildo, 1.724), além do rio Itamambuca.
A lista de praias sujas também inclui Porto Grande e Pontal da Cruz, em São Sebastião, e Siriúba, Pinto, Saco da Capela e Itaguaçu, em Ilhabela.
Durante a temporada de verão, a Cetesb divulga boletins três vezes por semana, das principais praias. Hoje nova análise será divulgada. A seguinte sai na quinta-feira.(Fonte: ValeParaibano)

Temperatura alta deixa praia cheia

Litoral Norte - As praias do Litoral Norte permaneceram lotadas ontem devido ao sol e calor intenso. Segundo Cristina Helena Vieira, de São Paulo, a segunda-feira teria sido o dia mais quente na região. "Mesmo com o protetor solar, prefiro ficar na água." Os quiosques comemoraram mais um dia de grande movimento de banhistas. Segundo Luciene Souza, do quiosque Canto Bravo, na praia Martin de Sá, em Caraguá, os turistas ficaram na praia até o fim do dia. A mesma situação ocorreu na Praia Grande, em Ubatuba, segundo Anastácia Barbosa, do quiosque Cantão. "Os turistas passam o dia inteiro na praia para aproveitar o tempo bom." (Fonte: ValeParaibano)

Tempo bom: praias do Litoral Norte ficam lotadas no final de semana
Massa de ar quente garante tempo bom e muito sol até o final de semana em todo o país

Litoral Norte - Após uma semana de muita chuva na capital, com registros de mortes e alagamentos, o sol resolveu aparecer e os turistas ficaram animados para curtir as praias do Litoral Paulista. No Litoral Norte não foi diferente. Até mesmo as praias mais tranqüilas e desertas tiveram grande procura.
Quase 200 mil veículos desceram para o Litoral Paulista no fim de semana, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual.Já as mais badaladas como Cambury, Maresias e Juquehy (São Sebastião), Curral, Feiticeira e Armação (Ilhabela), Martin de Sá, Tabatinga e Prainha (Caraguatatuba) e Praia Grande e Toninhas (Ubatuba) ficaram lotadas e foi difícil encontrar um lugar ao sol. O calor chegou aos 32ºC em algumas cidades da região.
A praia de Maresias teve um público adicional por conta de eventos realizados pela rádio 98FM, de Santos, que montou uma arena rock, e pelo Skol Beats, que aconteceu no último sábado, levando centenas de pessoas a dançar música eletrônica ao pôr-do-sol, na areia.
A analista de sistemas Ana Cláudia Figueiredo, de 23 anos, de São Paulo, disse que estava “torcendo” para fazer tempo bom. “Não deu para eu descer no Réveillon e justamente na semana que eu estava programando vir ao litoral, choveu muito em São Paulo. Agora que a chuva parou, vim para Maresias e não me arrependi”.
O engenheiro Isaías Mar-cacchio, de 46 anos, também deixou de vir ao litoral por conta da chuva que castigou São Paulo. “Se eu soubesse que no litoral não estava chovendo teria descido há muito tempo”, lamentou. Sua esposa, Lívia Lopes Marcacchio, de 39 anos, aproveitou o sol para tomar banho de mar.
“Há anos não dou um mergulho”.
Além de praias lotadas, o movimento de turistas está aquecendo o comércio. É preciso enfrentar filas para utilizar caixas eletrônicos, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. Os shoppings e centros de compras ficam repletos de turistas ao final das tardes.
Se a previsão do tempo se confirmar, os turistas podem ficar tranqüilos. Uma massa de ar quente que atinge o Estado de São Paulo garante sol até o fim de semana. De acordo com a empresa Climatem-po, não há previsão de frentes frias até o próximo domingo e o tempo deverá continuar bom. A temperatura máxima prevista poderá chegar a 32ºC. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral Norte e Guarujá têm 17 praias impróprias

Litoral Norte - O Litoral Norte e Guarujá têm 17 praias impróprias para o banho de mar, de acordo com boletim divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A cidade de Ubatuba é a que tem o maior número de praias que não oferecem condições banho: Itaguá, Santa Rita, Lázaro, Itamambuca, Perequê-Mirim e Enseada.
Em Caraguatatatuba, a maior cidade da região, aparecem como impróprias as praias do Centro, Indaiá e Prainha, uma das mais procuradas. Apenas Porto Grande e Pontal da Cruz, em São Sebastião, estão com bal-neabilidade comprometida. Em Ilhabela, que já teve sete praias impróprias para o banho de mar no início do ano, agora tem quatro: Siriúba, Saco da Capela, Pinto e Itaguaçu.
Em Guarujá dois trechos da praia da Enseada estão impróprios e a praia do Perequê.
Durante a temporada de verão, período de realização das campanhas Verão Limpo, a agência ambiental paulista passou a intensificar a amostragem para três coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas. Assim, os resultados são atualizados três vezes por semana, ou seja, nos domingos, terças e quintas-feiras; e podem ser conferidos pelos usuários por meio de bandeiras de sinalização que a Cetesb mantém nas praias.
O monitoramento, que é feito desde a década de 1970, é feito em 154 pontos de amostragem, distribuídos ao longo dos 427 quilômetros de litoral do Estado de São Paulo. Normalmente as coletas são feitas uma vez por semana, aos domingos. (RP) (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Avô tenta proteger netas e acaba executado por ladrões em Caraguá
Dois suspeitos fogem sem levar nada e outro é encontrado morto na porta da casa

Caraguatatuba - O turista Franco Abate, 67 anos, morreu anteontem durante uma tentativa de assalto ocorrida na casa de veraneio da família, no bairro do Porto Novo, região sul de Caraguatatuba.
Segundo a polícia, a vítima foi ferida com dois tiros quando tentou impedir que os assaltantes entrassem no quarto onde estavam suas netas, de 6 e 7 anos.
Abate, sua filha Maria, 40 anos, e o marido Wilson Joaquim Bernarde, 44 anos, foram surpreendidos por três assaltantes às 18h30 do domingo.
A família, de Guarulhos (SP), passava as férias na cidade. Após render a todos, os assaltantes tentaram entrar no quarto onde estavam as crianças.
Abate teria tentado impedir e entrado na frente de um dos bandidos. Outro assaltante, que portava um revólver calibre 32, teria feito quatro disparos na direção do turista.
Segundo a polícia, a filha e o marido reagiram e começaram a lutar com os assaltantes. Mesmo ferido a golpes de coronhadas, socos e pontapés, o casal conseguiu tomar a arma dos assaltantes, que fugiram sem levar nada das vítimas.
SOCORRO - O casal acionou a Polícia Militar, que socorreu Abate, encaminhando-o até a Santa Casa da cidade. No entanto, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Maria e seu marido Bernarde foram medicados e liberados.
A família deixou a cidade ainda na noite de domingo. Abate foi sepultado ontem no Cemitério Jardim Primavera, em Guarulhos.
SUSPEITO MORTO - Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, ainda na noite de domingo, a polícia deteve dois suspeitos, mas eles não foram reconhecidos pelas vítimas.
Outro rapaz, Jambert Sebastião Souza, 20 anos, foi encontrado morto na porta da casa da família, atingido por cerca de 20 tiros, logo após e tentativa de assalto.
A polícia investiga se ele teria participado do crime e em que circunstância teria sido morto. A polícia procura dois homens, conhecidos apenas como "Marcelo" e "Rodrigo", que teriam participado da tentativa de assalto juntamente com Souza. A arma do crime foi apreendida pela polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Cartilha vai impor regras ao comércio

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba pretende criar uma cartilha com regras específicas para as atividades desenvolvidas na orla da cidade.
Segundo o secretário de Urbanismo, Leandro Borella, a idéia é disciplinar e impor limites às atividades comerciais nas praias do município.
Atualmente, por exemplo, não existe um limite para o número de mesas e cadeiras instaladas pelos quiosques.
Cada proprietário instala a quantidade que desejar. Isso tem provocado constantes reclamações de moradores e turistas, principalmente, nas praias Martin de Sá, Cocanha e Indaiá.
"Pretendemos definir um limite de mesas e cadeiras pelos quiosques", disse Borella. Segundo ele, alguns proprietários andam abusando no número de equipamentos instalados na areia das praias, prejudicando os banhistas.
Borella disse ser contra a retirada dos quiosques ou comércios instalados na orla porque, segundo ele, a cidade vive do turismo. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá manda quiosque tirar cartaz
Prefeitura diz que comerciante não pode restringir uso de mesas e cadeiras somente a quem consumir nos locais

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba notificou todos os proprietários de quiosques da cidade orientando-os para que mesas e cadeiras instaladas nas praias possam ser utilizadas pelos banhistas, mesmo que não consumam nada.
Alguns quiosques tinham instalado faixas e banners informando aos turistas que as mesas e cadeiras somente poderiam ser ocupadas por quem fosse consumir no estabelecimento.
O secretário de Urbanismo, Leandro Borella, disse que conversou com a promotora ambiental do Litoral Norte, Elaine Taborda, e que recebeu orientação para notificar os proprietários dos quiosques sobre a ilegalidade da consumação mínima ou de qualquer exigência pelo uso dos equipamentos instalados nas praias.
"Não tivemos nenhuma reclamação sobre cobrança de consumação ou de aluguel de mesas e cadeiras, mesmo assim, decidimos acatar as recomendações do Ministério Público e alertar os proprietários", afirmou Borella.
A prefeitura, segundo Borella, pretende disciplinar as atividades comerciais na orla na próxima temporada de verão. O assunto vem sendo debatido pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano do município (leia texto nesta página).
RECLAMAÇÃO - O proprietário do quiosque Canto Bravo, Ari Carlos Barbosa, disse que instalou a faixa, que proibia o consumo de bebidas e alimentos não fornecidos pelo quiosque em suas mesas, porque era comum turistas portando isopor ocuparem as mesas sem gastar no estabelecimento.
"A gente procura melhorar cada vez mais o serviço e o atendimento para valorizar ainda mais o turismo em nossa cidade, mas assim fica difícil", afirmou.
Segundo ele, nunca houve qualquer cobrança de consumação mínima por parte dos proprietários de quiosques nas praias da cidade.
AÇÃO - A ONG (Organização Não Governamental) Olho Vivo pretende encaminhar à Justiça uma ação civil pública cobrando a retirada dos equipamentos comerciais instalados nas praias da cidade.
"O abuso tem sido muito grande. Cada vez mais moradores e turistas perdem espaço nas praias", disse João Lúcio Teixeira, da ONG.
Segundo ele, a organização está contando com assessoria de advogados ambientalistas e até mesmo do MP (Ministério Público) para formular a ação.
A gente procura melhorar cada vez mais o serviço e o atendimento para valorizar ainda mais o turismo em nossa cidade, mas assim fica difícil
Do proprietário do quiosque Canto Bravo, Ari Carlos Barbosa (Fonte: ValeParaibano)

Dificuldades com aterro atrasam construção do CDP em Caraguá

Caraguatatuba - Em visita à área do CDP, na estrada do Pirassununga, no bairro Rio Claro, o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) e o prefeito José Pereira de Aguilar foram conhecer de perto o porquê do atraso nas obras.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que as obras estão atrasadas “porque começaram atrasadas”. A previsão para a conclusão é em julho de 2006.
Segundo o prefeito, o problema seria na liberação de jazidas de terras para poder fazer o aterramento do local.
“É preciso pelo menos de um milhão de metros cúbicos de terra para se aterrar o local. É um problema solucionável. Se não fosse isto, a obra estaria adiantada”, acredita Aguilar. Para ele, o CDP estará pronto em no máximo três meses.
“Depois que conseguirmos as licenças no DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais) e no Ibama, o CDP ficará pronto em no máximo 90 dias”, garantiu o prefeito.
O deputado disse ter vindo a pedido do governador Geraldo Alckmin verificar os problemas com as obras.
“O governador me pediu que viesse pessoalmente ver o que ainda embarga a obra. Pude constatar que são questões ligadas ao Estado, como o DPRN e o Ibama”, disse Bueno.
O deputado acredita que a super-lotação das cadeias poderá ser amenizada com o CDP.
“A super-lotação das cadeias é um problema sério, que causa insatisfação popular e outros problemas. Com o CDP isto poderá diminuir, lembrando que os presos poderão permanecer no máximo 90 dias no centro”, acredita Bueno.(Fonte: Imprensa Livre)

“DiverCidade” tem atrações gratuitas para toda a família, em Caraguá
O projeto “DiverCidade”, da Secretaria Municipal de Turismo, acontece de 5 a 28 de janeiro, na Praça Ton Ferreira, com várias bandas musicais, brincadeiras e apresentações culturais.

Caraguatatuba - O projeto DiverCidade, da Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá, teve início nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, oferecendo diversão e entretenimento para todas as idades, na praça Ton Ferreira, sempre das 17h às 23h.
Crianças de todas as idades terão muita diversão na tenda do projeto “AnimAção”, que terá oficinas de recreação comandadas por alunos do Ceprolin e UNIMÓDULO, todos treinados por profissionais e técnicos em recreação.
Nesta Quinta feira, dia 5, a partir das 19h, o agito começa com o Caraguá Summer Fest, fazendo a festa com a banda R2, Liga Sonora e DJ AXL Rodriguez e no dia 6, sexta-feira , no mesmo horário, banda R2 e dj DODO da Jovem Pan FM se apresentam.(Fonte: PMC)

Felipe Dylon leva fãs ao delírio
Felipe Dylon cantou as músicas da Turnê 2005, realizada em todo o Brasil “Na Estrada”

Caraguatatuba - Felipe Dylon levou fãs ao delírio no domingo, dia 8, na Praça de Eventos, onde acontece o Caraguá Music Festival. O público, em sua maioria, pré-adolescentes e adolecentes, pôde cantar os sucessos do cantor, ganhar brindes e também entregar presentes e homenagens.
Em seu show, que começou por volta das 23 horas, Felipe Dylon cantou as músicas da Turnê 2005, realizada em todo o Brasil “Na Estrada”. O astro também divulgou a boa notícia para os fãs, o programa Plantão Pop na MTV, que apresentará a partir do dia 9 de janeiro, às 19 horas. “O programa é ao vivo e vai rolar muita música e dicas de baladas”, disse.
O público cantou junto com Dylon o seu novo sucesso "Em outra direção” e outras faixas do último CD. Felipe Dylon em 2005 foi eleito a cantor favorito – Gato do Ano, no concurso "Meus Prêmios Nick", da Nickelodeon,.
As fãs concordam. “Ele é bonito e tem uma voz maravilhosa. Sempre compro revistas só para ganhar o pôster. Quando fiquei sabendo que ele vinha para Caraguá, dei um grito de felicidade que o quarteirão inteiro ouviu”, contou a fã clube Laleska Sanches Ferreira, 11 anos, que ofereceu ao cantor um pergaminho com mais de mil linhas de declaração de amor.
“Ele é bonito e canta bem. A emoção de poder estar pertinho do Felipe Dylon é muito forte. Convenci minha mãe a qualquer custo para vir ao show. Fiquei triste quando ele saiu da Dança dos Famosos, do programa do Faustão, mas agora pude vê-lo de perto”, declarou a fã Luciene Ferreira, 13. (Fonte: PMC)

Cine SEDA atrai público de 2 mil pessoas com duas sessões na Martim de Sá
Com direito a bala e pipoca “na faixa”, e o mesmo conforto de um cinema de verdade, o Cine SEDA levou à praça da Praia Martim de Sá uma super tela, com som digital. O “cinema ao ar livre” atraiu um público de cerca de 2 mil pessoas, em duas sessões, no último sábado 7

Caraguatatuba - A SEDA, responsável pela maior linha de produtos para cabelos do Brasil chegou com tudo em Caraguatatuba na última semana. Além do salão de beleza itinerante, outro grande projeto trazido pela empresa foi o Cine SEDA, que deu ao público a chance de assistir a dois grandes filmes, na praia, a céu aberto, com o mesmo conforto do cinema, e ainda, com balas e saquinhos de pipoca distribuídos gratuitamente pela equipe da SEDA.
Esses projetos, conforme explica a própria empresa, vêm acontecendo nas temporadas de verão nas praias mais badaladas do Brasil, com o objetivo de proporcionar lazer e entretenimento ao público em geral.
Esta foi a primeira vez que Caraguatatuba recebeu um projeto cultural da SEDA, que estará em 2006, em algumas cidades litorâneas.
O “Cine SEDA”, foi realizado neste último sábado 7, na praça Antonio Facchini, na praia Martim de Sá, reunindo cerca de mil pessoas por sessão. O público pôde conferir dois grandes sucessos de bilheteria, numa supertela de mais de 110m2 e som digital. Na primeira sessão o público conferiu o filme “Quarteto Fantástico”, com Jéssica Alba, e às 21h30, os expectadores puderam assistir “Sr. e Sra. Smith”, com Brad Pitt e Angelina Jolie. (Fonte: PMC)

Maitê Proença abriu Festival de Verão do Teatro Mário Covas com a peça “Achadas e Perdidas”
O Festival de Verão do Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, foi aberto com a peça “Achadas e Perdidas”, tendo no elenco as atrizes Maitê Proença e Clarice Derziê Luz. Centenas de pessoas compareceram ao teatro neste sábado e domingo, para assistir ao espetáculo, escrito pela própria Maitê

Caraguatatuba - “Achadas e Perdidas” foi a peça responsável pela abertura do Festival de Teatro de Verão, do TMC – Teatro Mário Covas, e FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). As apresentações aconteceram neste sábado 7, e domingo, 8 de janeiro, em Caraguá, levando ao palco as talentosas atrizes Clarice Derziê Luz e Maitê Proença, que além de representar também é autora do texto, que foi dirigido por Roberto Talma.
Centenas de pessoas lotaram a platéia do Teatro Mário Covas, tanto no sábado como no domingo, e tiveram a oportunidade de assistir a cenas que falavam sobre o universo feminino, de maneira bastante intensa e madura. Entre as cenas apresentadas, o público se divertiu com a história da empregada que vira autora e compra o apartamento da patroa; outra cena que mexeu com os espectadores foi “Meninas”, que aborda a história de uma menina de 10 anos que perdeu a mãe.
Maitê Proença encerrou a peça com uma última cena, na qual ela fala intimamente com o público, sobre o que a levou a escrever esta peça e outras obras literárias, durante o tempo em que sofreu da síndrome do pânico. Ela finalizou o espetáculo dizendo que entre as coisas que aprendeu, no universo em que esteve mergulhada, foi a de descobrir um outro lado seu, que desconhecia. “Agora, além de encenar eu sei que posso escrever peças... peças de teatro com começo, meio e fim”, finalizou Maitê Proença.
Vale lembrar que grandes espetáculos do eixo Rio-São Paulo estarão em Caraguá durante todo o mês de janeiro, por meio do Festival de Verão do Teatro Mário Covas, realizado pela FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Instituto Mamulengo é o novo parceiro área de Educação Infantil em Caraguá
O Instituto Mamulengos, responsável pela continuidade do trabalho iniciado pela Fundação Orsa, em 2001, na administração dos CEIs, foi apresentado oficialmente aos profissionais da Educação Municipal de Caraguá, na última sexta-feira 6, na UNIMÓDULO

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, apresentou aos profissionais da educação municipal a nova parceria firmada para a administração da Educação Infantil, realizada desde 2001 pela Fundação Orsa. O Instituto Mamulengo Social, de São José dos Campos, foi apresentado oficialmente, durante evento realizado no auditório do Centro Universitário UNIMÓDULO, na última sexta-feira, 6 de janeiro.
O evento contou com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Carrijo de Aguilar, da Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, do diretor geral do Instituto Mamulego Social, Jucelino Gonçalves de Alencar e da coordenadora geral do projeto Mamulengo, em Caraguá, Adélia Beatriz Bálsamo Botelho.
Os funcionários dos CEIs (Centros de Educação Infantil, mais conhecidos como creches), da cidade, que lotaram o auditório, juntamente com dos demais profissionais da Educação de Caraguá, entre professores, coordenadores, diretores de escolas, supervisores, entre outros, puderam assistir à peça teatral “Velhos Causos”, apresentada Companhia Teatral “Velhos Novatos”, sob a iniciativa do Instituto Mamulengo. A encenação humorística divertiu os presentes que puderam cantar, junto com os atores, as modas de viola, tocadas durante a encenação.
A apresentação do Instituto Mamulengo Social foi feita por meio do diretor geral, Jucelino Gonçalves, que aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito, a secretária de educação e os funcionários presentes pelo trabalho realizado nas creches.
A Secretária de Educação, Silmara Mattiazzo, falou sobre a importância dos funcionários que trabalham nas CEIs. “São vocês que pegam, sentem e vivenciam as crianças sempre com carinho, amor, dedicação e empenho, e é por isso que a participação de todos neste momento, em que apresentamos oficialmente o Instituto Mamulengo se faz tão importante, porque vocês são a parte fundamental deste trabalho”, disse.
A Secretária ressaltou ainda que este foi o primeiro evento realizado em 2006, reunindo todos os profissionais que trabalham com Educação Infantil no município e aproveitou a ocasião para apresentar toda a equipe que estará à frente dos trabalhos da Educação Infantil, como os supervisores, tanto do Instituto Mamulengo quanto da administração municipal, incluindo diretores e coordenadores pedagógicos dos CEIs.
Encerrando o evento, o prefeito, José Pereira de Aguilar, falou sobre o compromisso pedagógico e o carinho que os educadores devem ter com as crianças, além da confiança que a Administração Municipal deposita nesses funcionários.
Aguilar ainda ressaltou que a educação é valorizada em todos os momentos de sua gestão e que pretende entregar até 2009, mais quatro creches, para as quais três terrenos já foram desapropriados pela prefeitura. Outra informação dada pelo prefeito é de que no bairro Perequê-Mirim já existe uma obra em andamento. Para o prefeito Aguilar, investir em Educação, é proporcionar às crianças, desde cedo, a chance de um futuro com melhores perspectivas. “Nós sabemos a seriedade com a qual é realizado o trabalho dentro dos CEIs, e temos a certeza de que esta nova parceria será de muito sucesso, pois onde há vontade, há realização”, finalizou. (Fonte: PMC)

Eduardo Martini encena comédia sobre a crise do homem de 40 anos neste sábado 14 em Caraguá
A próxima atração do Festival de Verão do Teatro Mário Covas promete arrancar risos tanto do público feminino quanto do masculino, que se verá retratado numa peça que fala da crise do homem de 40 anos. O espetáculo acontece neste sábado 14, em Caraguá

Caraguatatuba - A crise do homem de 40 é o tema da próxima peça do Festival de Verão do Teatro Mário Covas, administrado pela FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O espetáculo “Na medida do possível”, traz à cidade o ator Eduardo Martini, na pele de Adamastor, personagem principal e único deste monólogo, que promete agradar o público de Caraguá.
Martini esteve em Caraguá em janeiro de 2005, com a peça “Quem tem medo de Itália Fausta”, ao lado do ator Marcos de Oliveira (O Beiçola – da Grande Família), e desta vez volta sozinho, para representar a vida de Adamastor, com textos de Léo Jaime, Luis Carlos Góes, João Baptista e Marcelo Saback, sob a direção também de Saback.
No palco Martini viverá histórias engraçadas, sobre a mudança do mundo, dos anos 60 para cá, e a emancipação da mulher em vários aspectos. O espetáculo promete divertir e emocionar por meio de situações que discutirão com muito humor a sensibilidade masculina como por exemplo, o direito do homem ter crise de TPM.
Eduardo Martini ficou conhecido na TV, em participações na novela O Clone, Escolinha do Professor Raimundo, entre outras e traz em seu currículo seu aprimoramento pela renomada escola de atores “The Actors Studio”, de Nova Iorque. Participou ainda do musical Não Fuja da Raia, dirigida por Jorge Fernando, e ainda da comédia Tango, Bolero e Cha Cha Cha, sob a direção de Bibi Ferreira.
A peça será apresentada apenas no sábado, dia 14, às 21h, devido a agenda do ator, que permaneceu durante 1 ano em temporada na Capital paulista. O valor do ingresso é R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone (12)3881-2623. Reserve já sua entrada e garanta muita diversão no próximo sábado. Freqüente o teatro de sua cidade! (Fonte: PMC)

Grupo Bokaloka e Maurício Manieri se apresentaram no fim-de-semana em Caraguá
Os artistas cantaram seus maiores sucessos e agradaram as fãs presentes

Caraguatatuba - O fim-de-semana foi de muita música e diversão para todos os gostos em Caraguatatuba. O grupo de pagode Bokaloka e o romântico Maurício Manieri embalaram o público que compareceu à Praça de Eventos nos dias 6 e 7 de janeiro, sexta-feira e sábado respectivamente para prestigiar o Caraguá Music Festival, que tem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.
Na sexta-feira, dia 6, os pagodeiros do grupo Bokaloka alegraram o público que compareceu ao evento. Os meninos Renatinho Bokaloka, Toninho Branco e Adilsom Sorisso contagiaram as fãs, que na maioria eram pré-adolescente e adolescentes. Além dos seus sucessos o grupo animou a galera com muito fank, a pista virou um verdadeiro baile até por volta das 4 horas da manhã.
“Essa é a primeira vez que nos apresentamos na cidade, nesses 10 anos de carreira. Brindamos o público com os nossos maiores sucessos, canções do nosso DVD ao vivo, gravado em Santos e que será lançado em fevereiro, onde há muitas participações especiais. As fãs irão gostar muito”, disse o vocalista do grupo Renatinho Bokaloka.
O cantor Maurício Manieri embalou o público com as canções românticas do seu novo cd e músicas que fazem parte dos seus discos como “pensando em você”, “bem querer”, “deixa rolar” além da canção que fez em homenagem ao irmão que faleceu, entre outras.
O artista falou sobre a emoção de se apresentar novamente na cidade. “Estive em Caraguá em 2003 e foi um show muito legal. Para mim é sempre uma nova emoção a cada apresentação que faço” disse.
Caraguatatuba foi o segundo município a receber o artista, que no dia anterior fez show em são Vicente. “Estou vindo do meu primeiro show do ano, reunindo mais de 30 mil pessoas”, finalizou Manieri.
A programação de shows em Caraguá continua até o dia 28 de janeiro, com grande nomes da música brasileira, além de apresentações de bandas regionais. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura de Ilhabela aplica multa para evitar entulho na rua

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela a partir de hoje vai multar as pessoas que colocarem materiais de construção e entulhos nas vias públicas e calçadas.
A multa será equivalente a 25 Ufesps (Unidade Fiscal de Referência do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 348,25 por dia de permanência.
Após três dias, a Prefeitura irá recolher o material e cobrará, além da multa, uma taxa de R$ 150, que é referente às despesas com o transporte até o aterro municipal.
A cobrança está respaldada na Lei 310/89, que proíbe a colocação de materiais de construção, entulhos e outros detritos nos passeios e vias públicas.
São considerados entulhos, para efeito desta lei, restos de materiais de construção, como: tijolos; telhas; concretos e similares; terra (resto de jardinagem, poda de árvores); móveis velhos; sucatas e outros materiais de origem doméstica.
O problema de entulho na cabeceira das pontes do bairro da Vila Amélia é uma reclamação constante em São Sebastião. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a equipe da Secretaria das Subprefeituras realiza operação de retirada de entulhos no bairro, apesar de não ser obrigação do Executivo.
Segundo o órgão, a responsabilidade sobre entulhos e restos de podas é do morador, que no caso precisa contratar uma empresa para fazer tal operação. A Prefeitura já realizou inclusive um trabalho de conscientização no bairro, com um fiscal percorrendo todo o local e até notificando as pessoas.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, a Divisão de Fiscalização trabalha com denúncias, mas se presenciar tal delito, a pessoa é notificada, com prazo para retirada do material. Caso não ocorra, o setor aplica multa, que varia de acordo com a gravidade. Além disso, a pessoa que cometer o delito pode responder por crime ambiental. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

S. Sebastião fecha com superávit

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião espera fechar o balanço financeiro de 2005 com um superávit de até R$ 12 milhões, o que não ocorreria desde 1995, segundo a administração.
O secretário da Fazenda, Amin Nossabein, afirmou ontem que o aumento de algumas receitas, como a do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ajudou a montar o cenário favorável.
Segundo o secretário, entre as principais medidas adotadas no ano estão o aproveitamento de funcionários de carreira para os cargos comissionados --78% de todos os cargos, segundo o secretário--, a renegociação de dívidas e uma política de investimentos.
"Em janeiro de 2004, a prefeitura gastou R$ 1 milhão na festa de São Sebastião e nós gastamos R$ 150 mil. Nós estamos pagando em dia dívidas como a contraída com a Bandeirante Energia, que não recebeu um único mês de luz da prefeitura em 2004", disse.
OPOSIÇÃO - Para o vereador José Cardim de Souza (PT), não houve economia e sim um aumento de receitas sobre a previsão orçamentária. Segundo ele, a atual administração produziu menos, gastando o mesmo que a anterior.
"Se não houvesse aumento da arrecadação, não haveria superávit nenhum. Isso nos deixa mais preocupados porque, se eles não investiram em nada, gastando o mesmo que a gente, então o dinheiro sumiu." (Fonte: ValeParaibano)

Wagner contraria pressão e convoca extraordinária para as 17h00

São Sebastião - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), convocou a sessão extraordinária para votação da reforma do Estatuto dos Servidores para as 17h00, contrariando a vontade da maioria dos vereadores que apóia o prefeito e eram partidários à sessão às 10h00, em pleno expediente. Esse horário era visto pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores) como manobra política.
O ofício convocando os vereadores para a reunião de hoje foi redigido na sexta-feira, mas entregue ontem, atendendo o regimento interno da Casa, segundo o qual a convocação precisa ser feita no prazo mínimo de 24h00.
Wagner Teixeira, que a princípio disse que seguiria a decisão da maioria dos vereadores, ontem afirmou que usou a coerência e o bom senso quando decidiu marcar o horário da sessão às 17h00.
“Eu usei a coerência e o bom senso. Eu conversei com os vereadores e percebi que a maioria tem opinião formada sobre a reforma do Estatuto por isso achei que era uma forma de preservar a democracia”, explica.
De acordo com Teixeira, existem comentários na cidade de que os vereadores estariam com medo da reação dos funcionários e por isso a reunião seria no horário de expediente, o que afirma não ser verdade. “As pessoas estão dizendo que a Câmara está se acovardando e isso não é verdade. Nenhum vereador está com medo, só querem evitar tumulto e agressões”, afirma.
Para garantir que a manifestação dos servidores públicos seja pacífica, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, conta que enviou um ofício solicitando a presença das Polícias Militar e Civil. “Nós pedimos a colaboração do Sindserv para que a votação ocorra de forma pacífica”, diz.
A Favor - Apenas os vereadores José Cardim de Souza (PP) e o Coringa (PFL) haviam sido favoráveis a que a sessão extraordinária scontecesse às 17h00. Os vereadores Marcos Leopoldino (PSDB) e Dalton da Silva (PL) afirmaram na semana passada que independente do horário vão estar na Câmara para votar. “Eu prefiro ficar quieto. O horário em que for convocado eu vou votar”, disse Leopoldino.
“Não tem problema se a reunião vai ocorrer às 10h00 ou às 17h00 porque vou estar lá de qualquer jeito. Isso não vai mudar a minha opinião sobre o assunto”, disse Silva.
Ontem, o vereador Guto Senatore (PMDB) também afirmou que vai votar a reforma do Estatuto dos Servidores. “Se for às 10h00 ou às 17h00 eu vou estar na Câmara para votar a reforma porque eu quero que acabe logo essa novela. A hora é o que menos importa”, afirmou. (Fonte: Imprensa Livre)

Voluntários e ONGs tentam salvar bebê-golfinho

São Sebastião - O domingo estava maravilhoso. Muito sol, céu azul e mar calmo. Um dia perfeito para navegar. Isto foi o que Lucas Magalhães de Jesus pensou ao sair de barco com um grupo de amigos, em Ilhabela. O grupo se dirigiu para a ponta norte da ilha, a Ponta das Canas, para mergulhar. Mas a história mudou no meio do caminho.
O imprevisto que mudou o domingo de Lucas e seus amigos foi o avistamento de um bebê-golfinho. O animal boiava no mar, machucado e enredado num pedaço de rede de pesca, mas ainda vivo.
O grupo conseguiu resgatar o golfinho, soltá-lo da rede e trazê-lo para dentro do barco. Depois fez contato com o Instituto Terra & Mar, em São Sebastião que, por sua vez, contatou as ONGs de Ubatuba – Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Biopesca, que possuem instalações adequadas (tanques de água marinha) e veterinários especializados em mamíferos marinhos.
Começava outra maratona do resgate, que só terminaria tarde da noite, em Ubatuba, nos tanques do Projeto Tamar, onde ontem o filhote de golfinho permanecia vivo e se recuperando.
Maratona de resgate - A maratona de resgate do golfinho continuou em São Sebastião, na praia do Porto Grande, onde a oceanógrafa Shirley Pacheco de Souza, da ONG Instituto Terra & Mar, permaneceu quatro horas dentro do mar, com o filhote no colo, até a chegada da equipe de Ubatuba.
“O movimento na balsa estava muito grande e nós não pudemos atravessar para buscar o filhote em Ilhabela, então Lucas e seus amigos o trouxeram de barco até o Porto Grande”, contou Shirley.
Com as estradas lotadas devido ao movimento de retorno dos turistas no domingo à tarde, Shirley teve que esperar pela chegada do pessoal que saiu de Ubatuba para buscar o golfinho em São Sebastião, com apoio de um funcionário do Ibama de Caraguá.
“Nós chamamos o pessoal de Ubatuba porque eles têm mais infra-estrutura, tem tan-que para reabilitar e experiência com este tipo de situação. Eles já cuidaram de outros cinco animais antes deste”, conta Shirley, que o identificou como sendo um filhote fêmea da espécie de golfinho conhecida por toninha (Pontoporia blainvillei).
“A mãe não estava no local onde o golfinho foi encontrado, e pode ter morrido antes, pois em geral as mães não abandonam os filhotes. Agora ele está bem e sendo monitorado pelos veterinários. O que ajuda muito é a colaboração entre as diversas ONGs, isto otimiza as chances do animal sobreviver”, explica a oceanógrafa do Instituto Terra & Mar.
Mamadeira especial - “Ele tinha cortes provocados pela malha da rede de pesca em dois locais do rostro. Agora está estável, foi medicado com antibióticos e está mamando”, contou a veterinária Juliana Marigo, da ONG Biopesca, que está cuidando do bebê-golfinho em Ubatuba.
Este é o quinto bebê-golfinho que ela cuida. “Como eles ainda não se alimentam sozinhos e apenas mamam, foi elaborada uma fórmula especial de leite para eles. Usamos um leite sem lactose, misturado com soro fisiológico, vitaminas, óleo de peixe e uma pasta feita de peixe cru batido.
Ele está mamando este preparado com auxílio de uma sonda. Quando eles estão maiores, a gente usa uma mamadeira com bico especial, próprio para bezerro, que se adapta melhor”, explica ela.
Segundo Juliana, o animal mediu 74 centímetros e provavelmente deve ter em torno de dois meses de vida, pois já tinha dentes. “Nós tivemos um filhote aqui que mediu 62 centímetros e ainda estava com o cordão umbilical. A época de nascimento da espécie é de outubro a janeiro e um indivíduo adulto chega a 150 centímetros”.
A pesquisadora está fazendo doutorado em parasitologia dos golfinhos, com uma bolsa financiada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz/RJ) e CAPES. Juliana trabalha com esta espécie há sete anos e reside em Ubatuba há dois.
Espécie endêmica e em extinção - “Diferente dos golfinhos brincalhões que a população conhece mais, esta espécie é muito tímida, anda em grupos pequenos, de dois a cinco animais, e é difícil de ser avistada porque são muito pequenos, por isto chamam tanto a atenção dos pesquisadores”, explica a veterinária do Biopesca.
A entidade, que nasceu em 98 como um grupo de voluntários na Praia Grande, em Santos, dedicado a salvar golfinhos, se transformou em ONG em 2002. Hoje ela tem bases em todo o Litoral Paulista - Guarujá, Itanhaém e Mongaguá, além da Praia Grande e Ubatuba.
Com patrocínio do Probio – Programa de Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente; do Boticário e de mais quatro entidades internacionais, o Biopesca está terminando um projeto de dois anos com o golfinho toninha.
“É muito mais fácil conseguir dinheiro lá fora, tanto que a gente já escreve os projetos em inglês”, conta Juliana. “O trabalho foi realizado em todo o Litoral Paulista com o monitoramento da pesca artesanal, por meio de contato com as comunidades de pescadores. É um trabalho contínuo, com visitas regulares duas vezes por semana, para pedir informações sobre capturas acidentais”, explica.
Captura acidental - “O que acontece é que o estoque pesqueiro diminui cada vez mais, então os pescadores, por sua vez, espalham cada vez mais um número maior de redes de espera. Esta captura acidental em rede de pesca é a maior causa de morte de golfinho e baleia no mundo inteiro”, explica a oceanógrafa Shirley, do Terra & Mar.
A toninha, em especial, é uma espécie endêmica do Atlântico Sul. Ela só aparece no litoral entre o Espírito Santo e a Argentina e está ameaçada de extinção devido à grande pressão exercida pela pesca comercial sobre os cardumes.
Ao lado do Projeto Biopesca, também o Instituto Terra & Mar acaba de participar de uma grande pesquisa sobre a toninha. Este projeto, denominado “Estratégias de Conservação para a Toninha – Buscando Alternativas para Salvar uma Espécie”, foi coordenado pelo pesquisador Salvatore Siciliano, da Fiocruz.
Com prazo de 18 meses (janeiro/2004 a junho/2005), ele teve patrocínio de um pool de financiadores, com destaque para o Probio, BIRD e CNPq. O valor do financiamento foi de R$240.000,00, para todo o Litoral Sudeste (do ES ao PR), e envolveu o trabalho de 25 pesquisadores. O projeto foi finalizado com a elaboração de um plano de ação que sugere várias medidas para amenizar o problema.
“Foi feito um levantamento, em todo este trecho do litoral, junto às colônias de pesca, sobre o impacto da captura acidental em rede de pesca sobre esta espécie. Isto envolveu um trabalho de conscientização e troca de informação com os pescadores. Nós precisamos do conhecimento deles”, diz a oceanó-grafa Shirley, que há 11 anos trabalha com golfinhos. (Fonte: Imprensa Livre)

Festa com saúde

São Sebastião - As pessoas que estão conferindo a Festa do Padroeiro, no aterro da Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, podem saber também se estão saudáveis. Uma barraca da Secretaria da Saúde foi montada na festa. Aferição da pressão arterial, distribuição de camisinhas, distribuição de folhetos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e orientação aos interessados. Mais de 200 pessoas foram atendidas só no primeiro final de semana do evento. (Fonte: PMSS)

Ambulantes aprovam estrutura e comemoram vendas

São Sebastião - Cerca de 20 ambulantes, que também ganharam espaço e o direito de participar da Festa do Padroeiro, aprovaram a estrutura montada para a Festa do Padroeiro e já no primeiro final de semana comemoram as vendas. A maioria deles trabalha com o comércio de lanches e bebidas.
Os ambulantes se dividem nas barracas padronizadas montadas pela organização da Festa do Padroeiro. Além disso, com liberação dada pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, eles puderam colocar mesas e cadeiras em frente as suas barracas, sem atrapalhar a circulação de pedestres.
Para Maria de Moura, as vendas têm sido boas, o que dá uma perspectiva otimista até o fim da festa. “Pela primeira vez temos espaço igual aos comerciantes locais e de fora. A estrutura está muito organizada”.
Já Pedro dos Santos acredita que a festa vai render muito mais do que ganha no Carnaval. “Nos últimos anos, a época que consigo vender mais é o Carnaval. Mas como agora estamos bem localizados e com ponto fixo, os nossos clientes sabem onde nos encontrar”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Proibição divide opiniões em Ubatuba

Ubatuba - A decisão da Justiça de retirar mesas e cadeiras das praias de Ubatuba gera polêmica entre turistas e moradores da cidade.
A maioria critica o excesso de equipamentos na areia e a cobrança de consumação mínima. A taxa foi o que motivou a interferência da Justiça. No entanto, os frequentadores também reclamam que a medida foi extrema e que deveria ser estudado um plano alternativo.
O presidente da Associação dos Proprietários de Quiosques, Carlos Roberto Lago, disse que a entidade deve recorrer da decisão no TJ (Tribunal de Justiça). Ele alega que a medida causa prejuízo e demissão de funcionários.
O turista Carlos Alexandre Rodrigues, de São José dos Campos, disse que a medida foi correta. "Melhorou muito a qualidade da praia. Os banhistas ganharam mais espaço. Antes, havia muito abuso por parte dos quiosques", disse.
Para a moradora Ana Paula Santos, a praia Grande ficou mais bonita e espaçosa. "Acho que a retirada das mesas e cadeiras foi benéfica para os banhistas, mas prejudicial para os comerciantes", afirmou.
CONTRA - O turista Cláudio Trolezi, 55 anos, de Novo Horizonte (SP), afirmou ser contra a retirada das mesas e cadeiras. Segundo ele, os turistas já estavam acostumados a encontrar tudo nas praias. "Sou contra a cobrança de consumação e também pelo limite de mesas e cadeiras", disse.
"Acho que deveria ser liberado, mas sem o excesso de antes", disse Fabiana Veneziani, de São José dos Campos.
Amanda Santana, de Caçapava, disse que aumentou o tempo de espera para atendimento nos quiosques. "A gente perde até uma hora na fila para comprar uma bebida no quiosques", afirmou.
ALUGUEL - A retirada das mesas e cadeiras das praias aumentou a venda e o aluguel de cadeiras e guarda-sol na cidade. Muitos turistas estão comprando ou alugando os equipamentos.
Segundo Flávio Pavan, os turistas estavam acostumados a ir à praia sem levar nada. "Agora, estamos tendo que comprar cadeiras e guarda-sol para toda a família", disse.
Pelos menos 11 ambulantes vivem do aluguel de cadeiras e guarda-sol nas praias da cidade. "O movimento cresceu tanto que a quantidade que temos não atende à demanda", disse Ana Paula Santos, que cuida da barraca do surfista Isaias de Souza, na Praia Grande.
O aluguel de cadeiras e guarda-sol custa R$ 5 o período. Ela tem alugado todos os equipamentos que possui ao longo do dia. (Fonte: ValeParaibano)

Quiosques Kaiambá e Asa Branca estão liberados para funcionamento

Ubatuba - Depois de serem contestados devido às instalações elétricas, hidráulicas e alvará de funcionamento e obrigados a fecharem seus quiosques no último dia 6, os permissionários dos quiosques Kaiambá e Asa Branca recorreram à decisão da justiça e conseguiram dar continuidade às suas atividades.
Segundo o permis-sionário do quiosque Kaiambá, José Roberto do Lago, a contestação foi negada devido à apresentação de contas de água, luz, laudo de vigilância sanitária e alvará de funcionamento. “Podemos abrir nosso estabelecimento sim e até colocar mesa e cadeira nas praias, mas não estamos fazendo isso em respeito aos demais colegas”.
Já em relação às mesas e cadeiras, os quiosques continuam fazendo o abaixo assinado para conseguirem anular a decisão da Justiça. (Fonte: Imprensa Livre)

Navegação: liberada obra na foz do Rio Grande

Ubatuba - "A Prefeitura deverá em breve dar continuidade à obra de desas-soreamento do Rio Grande, um problema antigo da comunidade pesqueira, que há muitos anos reivindica e espera uma solução por parte do Poder Público”, afirma o prefeito Eduardo César. O desassoreamento do Rio Grande já tem recursos reservados do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A declaração do prefeito está relacionada ao comunicado da CPRN (Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais), que informa à Prefeitura de Ubatuba sobre o cancelamento do auto de infração que interditou o início dos trabalhos de dessassoreamento no rio.
A obra, embargada em outubro passado por falta de licenciamento ambiental, consistia na retirada de algumas rochas que dificultam a passagem dos barcos na Foz do Rio Grande.
Na ocasião, a Polícia Ambiental impediu a continuidade do serviço que tinha sido iniciado com a retirada de terra e com o aprofundamento do leito do rio.
Esta desobstrução da foz do rio, entretanto, já havia sido dispensada da necessidade de licenciamento pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por não provocar dano ambiental, posição agora confirmada pelos demais órgãos de licenciamento ambiental – DAEE, DAIA, DPRN, Cetesb e Ibama. (Fonte: Imprensa Livre)

AMAN promove “1º Fest Fish 2006”

Ubatuba - A Associação de Mães de Atletas da Natação de Ubatuba (AMAN), realiza no próximo dia 5 de fevereiro a “1º Fest Fish 2006”. O evento visa arrecadar fundos para a associação, criada em 2001, que presta colaboração aos atletas como o custeio de inscrições para provas, alimentação e transporte para as viagens.
O convite para a “1º Fest Fish 2006” custa R$10,00 e dá direito a um peixe assado (Carapau), acompanhado de arroz branco, farofa e maionese, e também uma lata de cerveja ou refrigerante. A “1º Fest Fish 2006” acontecerá na Associação Comercial de Ubatuba à partir das 11 horas e os convites podem ser adquiridos através dos telefones 3833-2773 ou 9721-6110, com Kátia.
Ano de conquistas para a Natação - A natação de Ubatuba viveu bons momentos em 2005. Em maio, a cidade reviveu as emoções da Travessia Internacional de Ubatuba, realizando sua 36ª edição. A prova voltou a fazer parte do Circuito de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista. Disputada em percursos de 1000 m (com saída da Praia do Matarazzo), 3000 m(Cais do Porto) e 9400 m (Perequê Açu) a prova reuniu mais de mil atletas de diversas partes do Brasil. Ubatuba conquistou o título por equipes, sendo representada por 120 nadadores, alem de vários atletas que alcançaram bons resultados em suas categorias.
Outra competição que movimentou as praias de Ubatuba foi o “9ª Circuito Municipal de Águas Abertas”. Disputado em quatro etapas nas praias da Almada, Maranduba, Perequê Açu e Lázaro, o circuito também foi vencido pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba.
Nas piscinas - Os jovens talentos de Ubatuba puderam dar suas braçadas nas duas edições do torneio AquaKids/Di Mônaco de Natação, realizadas nos meses de julho e novembro. O evento reuniu as quatro escolas de natação de Ubatuba, e em ambas as etapas a vencedora foi a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer.
Bronze no Pró Natação - Na final estadual do Pró Natação, disputado na cidade de Sertãozinho, em novembro, o atleta Felipe Atili Costillas conquistou a medalha de bronze. Já os atletas Caio C. Prado, Flávia Fernandes (100 costas), Camila M. Faria, Priscila R. Santos, Igor B. Gonçalves (100 livre) e Pedro Bueno (50 peito) chegaram perto das medalhas, mas terminaram a competição na quarta posição em suas categorias. Ubatuba enviou 15 atletas ao evento. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal de Ubatuba apresenta balanço de ocorrências em 2005

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) apresentou o relatório de suas atividades durante o ano de 2005. Além dos números, o relatório aponta também os trabalhos de prestação de serviço do grupamento, durante o ano. No relatório são citados fatos como a criação da ronda escolar municipal, rondas ostensivas com apoio de bicicletas, brigada de combate a incêndio em aeródromos, além da participação em todos os eventos culturais e esportivos do município.
Tendo por finalidade a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal a GMU presta também auxílio aos trabalhos das polícias Federal, Civil e Militar. A GMU conseguiu em 2005, junto ao Ministério Público, liminar para o porte de arma. Outra liminar foi concedida autorizando a Guarda a atuar no Policiamento de Trânsito, inclusive com direito a emitir multas.(Fonte: PMU)

Skatistas dão show em Ubatuba

Ubatuba - A pista de Skate da praça Trópico de Capricórnio recebeu no último sábado o Best Trick de Skate, que faz parte do Super Session Verão 2006. Reunindo 27 skatistas de Ubatuba, Vale do Paraíba, São Paulo - Capital e Rio de Janeiro, o campeonato foi disputado em três categorias Pro-Am, mirim-iniciante e feminina que obtiveram ótimo nível com muitas manobras técnicas.
Todos os participantes competidores tiveram direito a diversas tentativas que foram julgadas analisando-se nível, estilo e criatividade. Entre as mulheres, dobradinha de Ubatuba no alto do pódio: vitória da skatista Gisele, tendo como segundo lugar a atleta Micheline; A categoria iniciante também teve a vitória de um atleta local: Jonathan. O skatista Lucas, de Pinda ficou em segundo lugar.
Fechando o dia, foi a vez da categoria que mais animou o público, a Pro-Am, com vitória do skatista Didi Wanks; o segundo lugar ficou com o atleta Smile de Lelis, de Lorena.
Nos intervalos aconteceram apresentações de Hip Hop, com o DJ Célio Lopes e alguns MC’s, além da exibição dos atletas profissionais Wagner Profeta e Fábio Pires, da equipe Red Nose.
O secretário municipal de Esportes, Bittencourt Jr. acredita que Ubatuba poderá revelar novos valores no esporte. “Vimos que o nível dos skatistas de Ubatuba está muito bom e poderá melhorar ainda mais com a chegada do Projeto São Paulo do Skate, que vai proporcionar treinamento especifico para 160 jovens com idades entre 15 e 18 anos a partir deste ano”, enfatizou o secretário.
Emmanuel Pimentel Rezende, o Manu, apresentador do programa Super Session, da TV Band Vale, disse que o evento agradou a todos. “O dia ajudou, os atletas mostraram um ótimo nível nas manobras e saíram daqui satisfeitos”, comentou. “Acredito que o Air Show de surfe deverá ser sensacional”, finalizou Manu.
Surfe - A Capital do Surfe recebe no próximo sábado, 14, o Air Show, na praia Vermelha do Norte. A competição premiará o melhor e mais radical aéreo entre os homens e a melhor manobra para as mulheres. As inscrições podem ser feitas no local, e cada participante deverá doar 2 quilos de alimentos não perecíveis.
O Air Show começa às 15h e o Super Session Verão 2006 é organizado pela equipe do programa Super Session (Band Vale) com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Associação de Skatistas de Ubatuba e conta com o patrocínio de Red Nose Shoes, Natural Shape, Wave Cut e North Peak. (Fonte: PMU)

Defesa Civil presta socorro em acidente de caminhão

Ubatuba - A Defesa Civil foi acionada pela Guarda Municipal, para dar apoio em um acidente que aconteceu no km 58 da rodovia Rio-Santos, na última sexta-feira, dia 6. Um caminhão, dirigido pelo motorista Shigueru Sugahara, de 77 anos, perdeu a direção, atravessou a pista contrária, passou entre duas árvores e parou na parede da cozinha de uma casa. No momento do acidente, havia cerca de cinco pessoas na casa, mas ninguém ficou ferido. O coordenador da Defesa Civil, Pedro Marciano suspeita que o motorista tenha sido vítima de infarto no momento do acidente. Sugahara faleceu após ser atendido no local e encaminhado para o Pronto-Socorro de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Curso de Corte e Costura na Associação Comercial de Ubatuba.

Ubatuba - No próximo dia 12 de janeiro (5a Feira) será ministrado na ACIU o Curso de Corte e Costura.
Serão ensinados tipos de costuras em camisas, calças, vestidos, saias, blazers e cotton.
O curso está disponível em três períodos: manhã das 9h00 às 11h00, tarde das 14h00 às 16h00 e no período noturno das 19h00 às 21h00.
Para participar basta se inscrever no balcão de atendimento da ACIU ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane no tel 3832 1449.
A taxa é de R$ 10,00 (que deverá ser pago no dia do curso) e ganhará de brinde um kit de lingerie. (Fonte: ACIU)

Terceirização da Merenda Escolar em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba está terceirizando o fornecimento da Merenda Escolar em nossa cidade. O governo municipal, através de seu prefeito e de sua secretaria de educação sinalizam com tal medida o descumprimento das suas duas principais bandeiras de campanha, qual sejam: "resgate Ubatuba" e "Governo participativo", visto que tal medida mostra-se nebulosa e sem justificativa, e que está sendo levada à cabo sem qualquer resquício de "participatividade" da sociedade em tal decisão.
Consideramos que o fornecimento de merenda escolar não deve ser visto como obrigação a ser cumprida e sim como Oportunidade a ser aproveitada, com atuação no combate à fome e à desnutrição, com aproveitamento para ajudar na inclusão social, incluindo produtos de pequenos produtores rurais e de pescadores artesanais, de educação nutricional, de instalação de hortas comunitárias e nas escolas e outras tantas oportunidades que poderiam ser criadas se o assunto fosse tratado de maneira "participativa".
Em virtude de também envolver uma grande soma de dinheiro, ingressamos com denúncia na Promotoria de Justiça e cidadania pedindo a suspensão da licitação para terceirização da merenda escolar, ora em curso e a compra emergencial de alimentos para fornecimento adequado de merenda escolar aos alunos das escolas públicas, assim que retornarem às aulas em fevereiro.
Segue abaixo a íntegra de nosso pedido à promotoria.
Por julgar o assunto por demais importante, estamos agendando reunião com todos os interessados no assunto, partidos políticos, lideranças, professores e merendeiras, para discutir as medidas a serem tomadas para impedir a terceirização.
Solicitamos a manifestação pública de todos os interessados, pois o processo está em andamento e precisa ser revertido pela intervenção de todos cidadãos comprometidos com a merenda de qualidade.
Maurício Moromizato - Presidente do PT em Ubatuba
mauriciomoromizato@uol.com.br ou mahujapa@uol.com.br


Semana de 6 de janeiro a 12 de Janeiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Galinho chicken Little"
ás 14:00 - 16:00hs

"King Kong"
ás 18:00 - 21:20hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Harry Potter e o cálice de fogo"
ás 14:00 hs

"As crônicas de Nárnia": O Leão a Feiticeira eo Guarda Roupa.
ás 16:30hs

"O Exorcismo de Emily Rose"
ás 19:10 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

Visita da Ilha Vitória
Um ilhéu foi tratar
De negócios com meu avô
Que o convidou para almoçar
Para recuperar as forças
Após quatro horas de remo.
Minha avó serviu o almoço
Acompanhado de salada
Colhida direto da horta.
- Não sou cabrito
Para comer mato,
Respondeu o ilhéu no ato.
Minha avó ficou pasmada
Com a desfeita
Só depois deu muita risada.

Aos pés do colosso
A casa de meus avós
De frágil pau-a-pique
Ergue-se imprudente
Entre matacões imensos
Cá no piemonte
E vivemos
Muitos dias tranqüilos
E dormimos
Muitas noites serenos
Até geomorfologia explicar
Que as pedras outrora estiveram
Nos picos da Serra do Mar.

Pirão sagrado
Jesus transformou
A água em vinho
Multiplicou o peixe e o pão
Pegou o pão e o partiu
Pegou o vinho e o dividiu
Pegou o peixe e o repartiu...
- Cadê a farinha de mandioca?
Foi a primeira coisa
Que Tio João perguntou
Quando ao lado dos apóstolos
Lá no céu se sentou.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

FRASE - "ENQUANTO O PARQUE SÓ LEMBRA DA PLANTA, ESQUECE O PRANTO DO POVO QUE LÁ ESTÁ."

Charles Medeiros
Vereador
Ubatuba, SP
(Referente ao sofrimento do povo do Camburí após a criação do Parque)

É crime sim, e vem de longe - O advogado Herbert Marques aponta com clareza a treta que prepararam para o Juiz autorizar o corte da árvore e esconder o corpo de delito. Coitado, caiu nessa junto com a árvore e todos nós.
Acontece que essa treta vem de longe.
Quando levaram o projeto da tal cobertura para o CONDEPHAAT, apresentaram o assunto como um espaço de convivência cultural, que seria coberto com lona facilmente removível. Questionado sobre a obra, ao técnico do IPHAN, órgão federal que tombou o Sobradão, foi apresentada a mesma treta, acrescentando-se que seria cobertura leve para durar apenas nas temporadas. Outra treta que colou.
De treta em treta as escavações prosseguem. Vendo fundações tão gigantescas, procurei saber o que de fato estaria sendo construído.
Pasmem caiçaras, moradores, turistas e cidadãos de Ubatuba!
Trata-se de uma cobertura com 14 metros de altura (13,55 para ser exato), com 80 metros de extensão por 23 metros de largura. É mais alta e ocupa mais espaço horizontal que a montanha russa e o parquinho do Trombini e mais alta do que todos os edifícios da Avenida Iperoig.
Você também vai deixar essa treta colar, já que a Câmara Municipal e a Prefeitura também caíram nessa?

Renato Nunes
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Cedro - Luciano Cancelier

Praia do Cedro
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor