Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quimta-feira, 12 de Janeiro de 2006 - Nº 1441 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Cptec alerta para aumento da radiação
Alunos da UNITAU se destacam em concurso público
Inscrições para Vestibular 2006 da UNITAU se encerram nesta quarta


Caraguatatuba
Petrobras confirma base de tratamento de gás em Caraguá
Caraguatatuba vai processar gás natural
Presidente da Cetesb vem a Caraguá nesta sexta-feira 13 anunciar campanha Verão Limpo 2006
Axé Blond volta ao litoral: grupo é atração de hoje em Caraguá
Mulheres terão entrada vip até às 23h no show da banda Axé Blond nesta quinta-feira 12
Banespa monta área de lazer na praia em Caraguá
Prefeitura de Caraguá orienta e pede bom senso a quiosqueiros
Instalação de Base de Gás em Caraguá já é uma realidade.
Infratores contribuem para o caos no trânsito em Caraguatatuba


Ilhabela
Ilhabela acerta novas parcerias na área de turismo


São Sebastião
Moradores reclamam de rotina da cadeia
Motim deixa 2 feridos em S. Sebastião
Concurso de beleza atrai 200 garotas
Maresias agora é 'point' da família
PF assume apuração sobre morte de índia
Vereador Cardim faz retrospectiva negativa da administração em 2005
Prefeitura agita o verão com Projeto de Férias em São Sebastião
Planta & Raiz apresenta novo CD em São Sebastião
Primeira rebelião do ano: quatro policiais feridos e oito presos confessaram a agressão
Dono de quiosque reclama de mau cheiro em Barequeçaba
Prefeitura quer cadastrar os animais existentes em São Sebastião


Ubatuba
Dupla é presa por roubo a banco
CDHU libera verba para casa de índio
Transporte para o Vestibular da Universidade de Taubaté
Assembléia Geral Ordinária
Charles Medeiros visita o Centro de Apoio ao Cidadão
Prefeitura muda prazo para pedido de remissão de IPTU
Direito adquirido dos quiosqueiros de Ubatuba não está sendo preservado.
Seleção de Ubatuba faz a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia
Prefeitura é acionada por arquiteta que quer aprovação de projeto irregular
Ubatuba recebe crianças do Projeto Interior na Praia
Curso em Ubatuba-Como preparar massas e molhos
Eventos animam o verão em Ubatuba
Seleção de Ubatuba faz a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia
Ubatuba abre Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte
Aziz Ab’Saber faz palestra em Ubatuba
Taquaral e Perequê-Açu fazem mutirão contra a dengue

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cptec alerta para aumento da radiação

Litoral Norte - O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) alerta para o aumento da radiação ultravioleta nos próximos dias na região, principalmente no Litoral Norte.
Segundo o centro, nas quatro cidades do litoral, os indicadores de raios ultravioleta podem chegar aos fatores extremos 13 e até 14+, caso de Caraguatatuba.
A tabela estabelecida pelo Cptec para a radiação vai do fator 1 até o 14, considerado limite da escala.
Desde o final de 2004, os pesquisadores do instituto monitoram a radiação e disponibilizam boletins sobre a incidência de raios sobre determinada região.
Os raios ultravioleta têm maior poder de penetrar a pele dos seres humanos, podendo causar bronzeamento, queimaduras e até câncer de pele, dependendo do tempo de exposição ao sol.
A tabela do Cptec é válida para o céu sem nuvens. Conforme aumentar a nebulosidade, a incidência dos raios ultravioleta é reduzida.
Para se ter uma idéia da relação entre radiação presumida e observada, ontem às 13h30 em Caraguatatuba foi registrado o fator 11, enquanto a expectativa era de se chegar ao 13. Nas demais cidades, no mesmo horário, a radiação observada foi do fator 9, que já é considerado muito alto.
CALOR - Para hoje, a previsão do Cptec é de mais um dia de calor e elevada umidade do ar, que poderá ocasionar pancadas de chuva típicas de verão ao final do dia em toda a região.
A sexta-feira será de sol, variação de nuvens e pancadas de chuva, que se concentrarão mais nas áreas próximas à Serra da Mantiqueira. No domingo, haverá sol e poucas nuvens em boa parte do dia, mas no fim da tarde a nebulosidade aumentará e poderão ocorrer pancadas de chuva.
A temperatura mínima prevista é de 14ºC para a serra e a máxima de 35ºC para o litoral.
 (Fonte: ValeParaibano)

Alunos da UNITAU se destacam em concurso público
Estudante do curso de Educação Física foi aprovada em 1º lugar

Litoral Norte - Estudantes dos departamentos de Educação Física e de Letras da UNITAU se destacaram no último concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação para professor de Educação Básica (PEB II), no qual participaram 28 mil candidatos.
A aluna Glaurea Nadia Borges de Oliveira, do 4° ano matutino do curso de Educação Física, foi a primeira colocada do concurso realizado em setembro do ano passado. Glaurea foi uma das 3.431 nomeadas para assumir o cargo neste ano.
Outro aluno da UNITAU bem classificado no concurso foi Daniel de Carvalho Costa, na área de Filosofia. Daniel conclui no ano passado o curso de Letras da UNITAU.
Do curso de Educação Física, também foram aprovados no concurso os alunos: Danielle Carvalho Rodrigues Ferreira, Rodrigo da Silva, Cyntia Nogueira Vasconcellos, Elaine Ikeda, Gláucia dos Santos Cardoso, Guido Guidace Junior, Jones Moreira da Silva, Ludimar Paulo Pereira, Luciano Rodrigues da Silva, Marcos Rogério dos Santos, Luiz Gustavo Fonseca Consolino, Luciana Pires Raymundo, Rodrigo Ruybal Alves, Sheila Fabiana Aparecida Ferreira e Marcelo Schwartz Mansoldo. Todos os aprovados deverão ser empossados até o próximo dia 20 e irão ministrar aulas nos municípios da região.
Novos professores - Para os alunos, o aprendizado adquirido no período do curso foi fundamental para que obtivessem êxito no concurso. “Fiz as provas do concurso apenas com a bagagem de conhecimento adquirida nesses quatro anos de curso, pois não tinha tempo para estudar especificamente para esse fim”, conta o aluno Luiz Gustavo Fonseca Consolino, 21 anos, que iniciará sua vida profissional como professor de Educação Física nas próximas semanas, em escola da rede estadual em Pindamonhangaba. Rodrigo Ruybal Alves, 23 anos, é outro exemplo que sai das salas de aula do Departamento de Educação Física da UNITAU como aluno para entrar em outras, já como professor. Ele também foi aprovado no concurso e ministrará aulas em Pindamonhangaba. “É uma grande realização ter acabado de concluir o curso e já sair como professor do Estado e com uma carreira promissora pela frente”, comemora.
Os alunos Luciano Rodrigues da Silva, 29 anos, e Jones Moreira da Silva, 31 anos, eram militares quando ingressaram no curso de Educação Física da UNITAU e tinham um sonho em comum: serem professores de educação física. Abandonaram a carreira militar e se dedicaram com afinco às aulas na UNITAU, fazendo valer a pena o investimento de quatro anos de estudo. Ambos foram aprovados no concurso e já se preparam para começar a aplicar nas salas de aulas da rede estadual o que aprenderam na Universidade. “O sonho foi rapidamente realizado”, ressalta Jones. (Fonte: UNITAU)

Inscrições para Vestibular 2006 da UNITAU se encerram nesta quarta

Litoral Norte - As inscrições para o Processo Seletivo 2006 da Universidade de Taubaté (UNITAU) terminam nesta quarta-feira, 11 de janeiro. Este ano, a UNITAU oferece 4.250 vagas, distribuídas em 41 cursos, nas áreas de Humanas, Exatas e Biociências. A novidade em 2006 é a criação de dois novos cursos de graduação: Tecnologia em Webdesign e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ambos com dois anos de duração.
Na área de Biociências, a UNITAU oferece os cursos de Agronomia (integral), Ciências Biológicas (matutino e noturno), Educação Física (mat. e not.), Enfermagem (int.), Engenharia de Alimentos (not.), Fisioterapia (mat. e not.), Medicina (int.), Nutrição (int.), Odontologia (int.) e Psicologia (int. e not.).
Já na área de Exatas, os cursos oferecidos são os de Arquitetura e Urbanismo (int.), Bacharelado em Sistemas de Informação (not.), Computação Aplicada (Automação de Sistemas - not.), Computação Científica (not.), Engenharia Aeronáutica (not.), Engenharia Ambiental e Sanitária (not.), Engenharia Civil (int. e not.), Engenharia de Produção Mecânica (not.), Engenharia de Telecomunicações (not.), Engenharia Elétrica e Eletrônica (not.), Engenharia Mecânica (not.), Engenharia Mecânica: ênfase em Mecatrônica (int.) e Matemática e Física (not.).
Os cursos oferecidos na área de Humanas são os de Administração (mat. e not.), Administração - ênfase em Comércio Exterior (not.), Administração - ênfase em Gerenciamento Empresarial (not.), Administração: habilitação em Hotelaria e Turismo (not.), Ciências Contábeis (not.), Ciências Econômicas (not.), Direito (mat. e not.), Geografia (mat. e not.), História (not.), Jornalismo (mat.e not.), Letras (mat. e not.), Pedagogia: Magistério para a Educação Infantil e Magistério para os anos iniciais do Ensino Fundamental (mat. e not.), Publicidade e Propaganda (mat. e not.), Relações Públicas (mat. e not.), Serviço Social (not.), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (mat. e not.) e Tecnologia em Webdesign (mat. e not.)
Os candidatos poderão se inscrever para o Vestibular UNITAU 2006 pela Internet (www.unitauvest.com.br), nas agências dos Correios ou nos Postos de Inscrição. Para se inscrever, o candidato deve apresentar duas fotos 3x4, cópia do R.G., além dos originais do R.G. e do C.P.F. para conferência. A taxa de inscrição é de R$ 65,00.
Ubatuba - No campus de Ubatuba, a UNITAU oferece os cursos de Administração (com habilitação em Hotelaria e Turismo), Educação Física e Pedagogia (para o Magistério), todos no período noturno. Os cursos são voltados às potencialidades do Litoral Norte, como, por exemplo, o curso de Administração, que forma mão-de-obra qualificada para atuar no setor de turismo, que tem a maior expressão econômica dessa região. Também o curso de Educação Física conta com um currículo diferenciado, contemplando as disciplinas de Ecoturismo, Fundamentos de Surf e de Fundamentos de Vôlei de Praia, o que permite a formação de um profissional apto também a atuar nas regiões litorâneas de todo país.
Das Provas - As provas para o curso de Medicina serão realizadas no dia 21 de janeiro, sábado, e as dos demais cursos no dia 22 de janeiro, domingo. A prova específica para o curso de Educação Física será no dia 23 de janeiro, segunda-feira.
Outras informações podem ser obtidas pelo Disque UNITAU 0800-557255, pelo site www.unitau.br, pelo e-mail vest@unitau.br ou, ainda, no Posto Central de Inscrições, que fica à Rua Barão da Pedra Negra, nº. 162, centro. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Petrobras confirma base de tratamento de gás em Caraguá
Unidade, parte de um investimento de US$ 18 bi, será integrada a pólos em outros 3 Estados

Caraguatatuba - A Petrobras oficializou ontem o plano de construir uma unidade de tratamento de gás natural em Caraguatatuba, no Litoral Norte. O projeto faz parte do Plano Diretor para Desenvolvimento da Produção de Gás Natural e Petróleo da Bacia de Santos, orçado em US$ 18 bilhões, anunciado ontem pelo presidente da empresa, José Sérgio de Azevedo, em Santos.
A escolha de Caraguatatuba para a construção da unidade de tratamento de gás da Petrobras foi antecipada pelo ValeParaibano em outubro do ano passado.
A empresa não confirmou a localização da unidade na Fazenda Serramar e também não informou os investimentos por região.
O projeto de desenvolvimento da Bacia de Santos envolverá cinco pólos de produção, entre eles o Campo do Mexilhão, localizado a cerca de 140 quilômetros do terminal de São Sebastião, que está em fase de desenvolvimento e terá capacidade para produzir 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia e 20 mil barris/dia de óleo.
O Campo do Mexilhão possui uma reserva de 420 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Segundo a Petrobras, o pólo terá uma produção inicial entre 8 e 9 milhões de metros cúbicos por dia, a partir do segundo semestre de 2008.
A capacidade total deverá ser alcançada no início da próxima década, quando as novas áreas localizadas no entorno do pólo e em águas mais profundas começarem a produzir.
PÓLOS - A unidade de tratamento de gás que será instalada em Caraguatatuba será integrada aos projetos de ampliação do pólo Merluza, que fica a 200 quilômetros de Santos, e de desenvolvimento do pólo Mexilhão.
Os demais pólos envolvidos no plano anunciado ontem pelo presidente da Petrobras são o BS-500, que fica a cerca de 160 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, o Sul, a 200 quilômetros da costa dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O outro pólo envolvido no projeto é o do Centro, situado a 250 quilômetros da costa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em fase de desenvolvimento, o pólo é considerado pela Petrobras uma área de grande potencial.
PRODUÇÃO - Caso a expectativa seja confirmada, uma das possibilidades de aproveitamento da produção daquele pólo será o envio do gás para a plataforma de Mexilhão e sua transferência para tratamento na futura unidade de Caraguatatuba.
Segundo a Petrobras, ainda não foram calculados os empregos diretos e indiretos que serão gerados com as obras do projeto de desenvolvimento da Bacia de Santos.
Desde outubro do ano passado, técnicos da Petrobras fazem visitas técnicas e participam de reuniões na Prefeitura de Caraguatatuba para discutir o projeto de construção da unidade de tratamento de gás. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguatatuba vai processar gás natural

Caraguatatuba - Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, foi a cidade escolhida pela Petrobras para abrigar a unidade de processamento de gás natural a ser extraído do Campo de Mexilhão, a maior reserva já encontrada no país, localizada a 137 km da costa. O anúncio deve ser feito hoje, durante apresentação, em Santos, do plano diretor para desenvolvimento da produção de gás natural e petróleo da bacia de Santos. Apesar de definida há alguns meses, a escolha da cidade ainda não era confirmada oficialmente. (Fonte: FolhaOnline)

Presidente da Cetesb vem a Caraguá nesta sexta-feira 13 anunciar campanha Verão Limpo 2006

Caraguatatuba -A Campanha Verão Limpo acontece mais uma vez nas praias do Litoral. Criado em 1988, o projeto tem como objetivo conscientizar os turistas e moradores sobre a importância em manter a praia limpa. O presidente da Cetesb, Rubens Lara vem a Caraguá nesta sexta-feira 13, firmar a parceria com o prefeito Aguilar
O presidente da Cetesb – Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental, sr. Rubens Lara, será recebido no gabinete do Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, com o objetivo de firmar parceria para a realização da campanha Verão Limpo 2006. O encontro acontecerá nesta sexta-feira, 13, às 14h.
Durante a reunião em Caraguá, Rubens Lara fará o anúncio dos dias em que a campanha Verão Limpo acontecerá na cidade. A previsão para o início da sensibilização ao turista que freqüenta as praias da cidade, é de que o projeto seja realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na praia do Aruan.
A Campanha Verão Limpo teve início em 1988, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Cetesb. Ao longo desses 18 anos, a Cetesb acredita ter modificado aos poucos os hábitos das pessoas que visitam o Litoral Norte na alta temporada, entre os meses de janeiro e fevereiro.
Essa conscientização acontece por meio de ações de conscientização para que a população tenha sua efetiva participação nesse trabalho, usando os recursos naturais litorâneos de maneira adequada, ou seja, juntando seu lixo, referente a papéis, latas, pratos de papelão, palitos de sorvete, entre outros, ao invés de deixar entulhos na areia da praia, como acontecia antes do início da campanha.
De acordo com a Cetesb, uma tenda será armada na praia do Aruan, reunindo uma série de atrações educativas, além de atividades de recreação e cultura, visando conscientizar os turistas sobre a importância de preservar a praia limpa.
A Campanha Verão Vivo 2006 começou no dia 6 de janeiro, na Praia do Gonzaga, em Santos, e permanece de 13 a 15 de janeiro na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba. Em Caraguatatuba, a praia do Aruan recebe o programa nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, conforme anúncio que será feito pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara, ao prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar ainda nesta semana. (Fonte: PMC)

Axé Blond volta ao litoral: grupo é atração de hoje em Caraguá

Caraguatatuba -Pouco mais de um ano depois, o grupo Axé Blond está de volta ao Litoral Norte, dessa vez para animar o público do Caraguá Music Festival. A banda se apresenta hoje às 23h00 na estrutura montada na Praça de Eventos, trazendo muito axé para o público local.
A novidade nesse show é que as mulheres terão entrada vip até as 23h00. Para ir ao show sozinha e ter direito a entrada franca, é preciso ter 14 anos. Para as meninas com idade inferior, também será permitida a entrada gratuita, desde que acompanhadas por um responsável.
Com as músicas do repertório apresentado no DVD lançado pelo grupo este ano, o Axé Blond promete não deixar ninguém parado. Entre as músicas apresentadas, está Chamego ou Xaveco, lançado recentemente pelo grupo. Liderada pela vocalista Lucynha Cintra, o Axé Blond, que vem conquistando espaço no meio artístico, tem sete anos de existência.
O grupo tem se apresentado em várias micaretas e também em feiras agropecuárias e rodeios, como a Festa de Peão de Barretos. Também fizeram shows internacionais, como no Japão e USA.
O DVD, lançado em 2005, inclui todos os sucessos do grupo como Pancadão, Pega essa Levada, Samba Aí, Pra Quebrar entre outros, regra-vações e composições inéditas de várias influências como o Reggae e Forró.
No show do Axé Blond, destaca-se a presença em palco dos dançarinos Gabriel, Fabiana, Glaucea Juliana, Patrícia, e Prince. Durante o show, os integrantes fazem um completo arranjo cênico, com a utilização de escadarias, plataformas, além de equipamentos de iluminação e projeção de imagens.
Amanhã, é a vez de outro show bem esperado no município. A funkeira Tati Quebra Barraco será a animação do público de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulheres terão entrada vip até às 23h no show da banda Axé Blond nesta quinta-feira 12
O Caraguá Music Festival, que está agitando a cidade com muita música e diversão, durante o mês de janeiro resolveu dar um presente às mulheres de Caraguá: entrada vip (gratuita) no show das meninas do Axé Blond, das 21h30 até as 23h.

Caraguatatuba -A Banda Axé Blond é a próxima atração do Caraguá Music Festival, promovido pela Friend’s Eventos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.
A Friend’s Eventos resolveu dar um presente a Caraguá, e com isso, todas as mulheres a partir dos 14 anos de idade não pagarão ingresso para o show das meninas do Axé Blond, se entrarem na Praça de Eventos até as 23h.
Vale lembrar que esta promoção é válida apenas para mulheres, cabendo aos homens adquirir ingressos nos postos de venda, a preços promocionais se comprados antecipadamente.
Meninas a partir dos 8 anos de idade também poderão entrar gratuitamente no show, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, conforme divulgou a Assessoria de Imprensa da Friend’s Eventos. Para quem curte o ritmo baiano, esta é a boa pedida para iniciar o fim-de-semana com muita diversão.
Não esqueça: nesta quinta-feira 11, mulheres podem entrar de graça na Praça de Eventos até as 23h para curtir o som de Axé Blond. Ingressos a venda no Bar do Hélio (3883-6366), Vênus Depilação (3882-2277), Loja Cor do Mar (3882-3279) e Água do Mar Surf Shop (3882-6696). (Fonte: PMC)

Banespa monta área de lazer na praia em Caraguá
As atividades acontecem até o dia 4 de março. No dia 12 de fevereiro todos os múnícipes, veranistas e turistas poderão participar da clínica de volêi que terá a presença de atletas da seleção brasileira

Caraguatatuba -O Banco Banespa está oferecendo atividades de recreação na praia Matim de Sá e trará para Caraguá uma clínica de vôlei com a participação de atletas da seleção brasileira para a cidade. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação está acontecendo todo final de semana, até o dia 4 de março, das 9h às 17h.
O local das atividades fica próximo ao quiosque 14, com monitores do próprio Banespa, além de cadeiras de praia e guarda-sóis, que podem ser utilizados durante o período em que as crianças participam das brincadeiras.
No dia 12 de fevereiro, a clínica de vôlei com a participação de atletas da seleção brasileira deverá ser a grande atração. Poderão participar da clínica, crianças com idade entre 9 e 17 anos. Não é necessário fazer inscrição.
Além das praias, os núcleos esportivos dos bairros Perequê-Mirim, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Tinga, Olaria, Massaguaçu e no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) também estão com atividades recreativas para toda a comunidade, turistas e veranistas durante o período de férias escolares.
Mais informações pelos telefones 3887-1165/3888-4110, com Dado. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá orienta e pede bom senso a quiosqueiros
Prefeitura está planejando criar uma cartilha com regras específicas para as atividades desenvolvidas na orla da cidade

Caraguatatuba -Visando evitar o desconforto dos banhistas que frequentam as praias da cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba informou todos os proprietários de quiosques sobre os limites da exploração da areia com mesas, cadeiras, guarda-sóis e outros equipamentos.
A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito notificou todos os proprietários de quiosques da cidade, orientando-os para que as mesas e cadeiras instaladas nas praias possam ser utilizadas pelos banhistas, mesmo que não estejam consumindo. “Foi um medida de precaução, já que ainda não existe uma lei para determinar quanto e como temos que usar o bom senso, não queremos que o comerciante seja prejudicado, mas temos que pensar no banhista e lembrarmos que a praia é um espaço público de uma cidade turística”, explicou o secretário municipal Leandro Borella Barbosa.
O secretário disse que conversou com a promotora ambiental do Litoral Norte, Elaine Taborda, e que recebeu orientação para notificar os proprietários dos quiosques sobre a ilegalidade da consumação mínima ou de qualquer exigência feita pelo uso dos equipamentos instalados nas praias. “Não tivemos nenhuma reclamação sobre a exigência de consumo mínimo em Caraguá, mas estamos orientando para prevenir”.
De acordo com Barbosa o assunto vem sendo debatido pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano do município. “A Prefeitura de Caraguatatuba já está planejando criar uma cartilha com regras específicas para as atividades desenvolvidas na orla da cidade, a idéia é disciplinar e impor limites às atividades comerciais nas praias do município”, finalizou. (Fonte: PMC)

Instalação de Base de Gás em Caraguá já é uma realidade.
Base de Gás de Caraguá faz parte do Plano Diretor para Desenvolvimento da Produção de Gás Natural e Petróleo da Bacia de Santos

Caraguatatuba -O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Auracy Manzano Filho esteve hoje, 11 de janeiro, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos, onde o Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo; o Diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella; e o Diretor de Gás e Energia, Ildo Sauer, apresentaram o Plano Diretor para o Desenvolvimento da Produção de Gás Natural e Petróleo da Bacia de Santos.
Entre outros planos está a instalação da base de gás natural em Caraguatatuba, já anunciada pelo prefeito Aguilar em maio do ano passado. “Isso só demonstra a seriedade da Petrobrás, que fez a escolha técnica mas com a preocupação ambiental e social para a localização da base de gás” ressaltou Aguilar.
Conheça um pouco do empreendimento:
Porque Caraguá - Caraguatatuba foi escolhida pelas condições geológicas, geográficas, ambientais e econômicas.
Empregos - Na fase de Construção: Plataforma, base de gás e gasoduto - cerca de 19 mil empregos, não fixos.
Em funcionamento: Plataformas, base de gás e Taubaté - aproximadamente 800 empregos diretos e de 6 mil a 7 mil indiretos. Obs. Na grande maioria estes empregos serão para mão de obra extremamente especializada, não encontrada na região.
Divisas monetárias - Com royalties e impostos, como ICMS e ISS - R$ 150 milhões a mais no orçamento para Caraguá.
Fases da Implantação - Estudos Ambientais: o segundo semestre de 2005
Construção: a partir de março de 2006
Inicio das Operações: 1º trimestre de 2008 – Caso não haja contratempos
Investimento - A Petrobrás investirá R$ 10,4 bilhões em todo o processo, sendo que R$ 4,3 bilhões em Caraguatatuba.
O que é o Campo de Mexilhão - Campo de Mexilhão é o nome dado a reserva de gás, descoberta em 2003, localizado na Bacia de Santos, atrás de Ilhabela, a 110 km da costa.
Recentemente, foi descoberto há dez quilômetros de Mexilhão outra reserva denominada Cedro e que aparenta possuir mais óleo do que gás. Estudos estão levantando o potencial da área.
A Base - Cinco áreas foram inicialmente escolhidas pela Petrobrás, mas devido a problemas hidráulicos, geográficos, e de documentação das áreas, foi escolhida a área um, localizada no centro da Fazenda dos Ingleses, proximidades do Pirassununga. Os estudos inicialmente se concentrarão nesta área como a mais provável.
Como funcionará - Uma ou mais plataformas marítimas vão retirar o gás.
Este gás vem misturado com óleo e água, e será enviado a base de tratamento em Caraguá para ser separado.
Após a separação o gás será enviado a Taubaté através do gasoduto Caraguá/Taubaté para distribuição.
O óleo separado neste processo será enviado através de um oleoduto submarino para São Sebastião de onde seguirá para as refinarias através dos oleodutos já existentes naquela cidade.
Exploração de gás natural no Campo de Mexilhões: reserva de 420 bilhões de metros cúbicos de gás natural da melhor qualidade, situada nas águas de Ilhabela, acerca de 130Km do continente. Para a exploração desse recurso, necessariamente deverá haver a prospecção, perfuração, transporte / distribuição, processamento e armazenamento do gás. Isso implica uma planta industrial que ocupará de 700mil a 1 milhão de metros quadrados, um gasoduto para o transporte, que entre mar e terra terá aproximadamente 210Km, além de uma base de operação. A Petrobrás já iniciou os estudos e o Ministério de Minas e Energia pretende implantar esse sistema até 2008, uma vez que a crise política e social na Bolívia e a possível nacionalização do gás nesse país é uma ameaça à oferta do produto ao Brasil. (Fonte: PMC)

Infratores contribuem para o caos no trânsito em Caraguatatuba

Caraguatatuba -Segundo o diretor da Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguá, Celso Rapaci, as infrações mais cometidas na área central de Caraguá são o uso de celular com o veículo em movimento, falta de cinto de segurança e estacionamento em áreas reservadas.
Das três, a que mais tem causado transtornos para o trânsito e, consequentemente, exigido maior atenção dos agentes, é o estacionamento em á-reas privativas, principalmente nas vagas reservadas para carga e descarga de mercadorias.
“Com o movimento na área central e a dificuldade de encontrar uma vaga para estacionar seus carros em locais permitidos as pessoas acabam desrespeitando essa norma, fazendo com que o veículo que chega em seguida para descarregar sua mercadoria obstrua parcialmente o trânsito no local, dificultando ainda mais o fluxo, que já é complicado nesta época. Nestes casos, os agentes são orientados a agir da forma mais sensata possível, sem deixar, é claro, de multar o veículo do infrator”, explica Rapaci.
De acordo com o diretor, as multas por desrespeito ao limite de velocidade já foram mais numerosas. Hoje em dia, aproximadamente 0,6 % do total de veículos que circulam pela cidade na temporada de verão recebe multa por ultrapassar o limite de velocidade permitido. “Nos primeiros anos da instalação dos três radares na Avenida da Praia eram emitidas cerca de 4.000 multas no mês de janeiro. Hoje ficam em torno de 1.800. É um índice muito bom, mas a nossa meta é diminuir sempre mais”, disse Rapaci.
Desde o dia 20 de dezembro está operando o quarto radar de Caraguá, instalado na avenida Geraldo Nogueira da Silva, altura do número 644, no bairro do Indaiá. Segundo o diretor, as infrações possivelmente registradas pelo novo radar ainda não foram processadas pela Divisão. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela acerta novas parcerias na área de turismo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com as outras três cidades que compõem o Circuito Litoral Norte Paulista (Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba) vai lançar esse ano uma campanha para promover o município como destino turístico e porto de parada para navios de cruzeiros.
Para isso, no mês de março a cidade deve participar da Feira de Turismo do Oeste, na cidade de Goiânia, da Braztoa (Associação Brasileira de operadores de Turismo) e do Salão São Paulo.
Em abril, está prevista a participação na Aviestur, em Águas do Lindóia. No mês de maio, a BNT (Encontro Brasileiro do Turismo) em Camburiú, em junho, será a vez do Adventure Sports Turis (Salão Brasileiro do Turismo), em São Paulo.
A partir de agosto, o município também vai divulgar seus atrativos turísticos na Feira de Turismo de Aventura, na AVVIRP, em Ribeirão Preto, da ABAV, no Rio de Janeiro, e ainda das feiras internacionais de Turismo da Argentina – FIT, em Buenos Aires, e Achamrt, no Chile.
Capacitação - A Secretaria de Turismo de Ilhabela pretende realizar esse ano a capacitação de agentes de viagens por meio do Workshop organizado pela empresa área TAM, nas seguintes cidades: São Paulo (em fevereiro), Porto Alegre (em março), Rio de Janeiro (em maio), Goiânia (em agosto), Curitiba (em setembro) e Belo Horizonte (em outubro).
A iniciativa vai possibilitar a exposição com estande em eventos como a Feira de Berlim (em março); BRITE no Rio de Janeiro (em maio) e Lacime, em São Paulo (de 20 a 22 de junho).
Além disso, está prevista a capacitação para agentes de viagens na embaixada Brasileira de Buenos Aires e no consulado de Córdoba, na Espanha, além de um “road-show na Europa”.
Revista - Com o objetivo de aumentar o fluxo de navios de cruzeiro e promover Ilhabela como porto de escala para mais de 250 navios que navegam todos os anos no litoral brasileiro, a cidade está criando uma revista em inglês e com informações técnicas da infra-estrutura de Ilhabela, píer, canal de São Sebastião e custo de parada dos navios, além de vídeo e data show que irão ser apresentados durante a Feira Seatrade (feira internacional das companhias de cruzeiro marítimo), que acontece em março em Miami, nos Estados Unidos.
“Serão 32 eventos que irão divulgar Ilhabela no Brasil e no mundo. Todo esse trabalho seria impossível sem a colaboração das associações, cidades do litoral e entidades privadas e governamentais para a promoção de Ilhabela como destino turístico no Brasil e nos principais pólos emissores de turismo internacional, visando em muito a nossa baixa temporada”, reforçou o secretário de Turismo, Ricardo Fazzini.
A campanha para promover o turismo em Ilhabela conta com a parceria da Associação Comercial, Associação Hoteleira, Sebrae-SP, São Paulo Convention Bureau e SP Turis.
 (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Moradores reclamam de rotina da cadeia

São Sebastião - Os moradores da Vila Amélia, onde fica a Cadeia Pública de São Sebastião, afirmam que não conseguem mais conviver com tiros, bombas, gritarias e perseguição de presos foragidos pelas ruas do bairro.
"A gente vive morrendo de medo. A cadeia é um barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento", disse Dolores Araújo, que mora próxima à cadeia.
Segundo ela, os moradores iniciaram um movimento pela desativação da cadeia, mas até agora nada foi feito. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião divulgou nota cobrando providências por parte das autoridades.
O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) disse que a cadeia deverá ser desativada com a construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) em Caraguá.
RISCO DE VIDA - O delegado Fábio Machado, diretor da cadeia, disse que os carcereiros correm risco de vida todas as vezes que vão checar a listagem dos presos.
Os incidentes ocorridos na cadeia também preocupam familiares dos presos. "A gente fica apavorada e temendo pela vida de nossos familiares", disse Fernanda Castro de Jesus, 24 anos, cujo irmão M.M.J.J., 27 anos, encontra-se detido no local, acusado de roubar um hotel de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Motim deixa 2 feridos em S. Sebastião
Presos fazem rebelião na Cadeia Pública na tentativa de evitar descoberta de túnel em cela; carcereiros são agredidos

São Sebastião - Uma rebelião na Cadeia Pública de São Sebastião deixou dois carcereiros feridos e provocou pânico na população na manhã de ontem. Os presos teriam deflagrado o motim na tentativa de evitar a descoberta de um túnel feito pelos detentos na cela quatro.
A rebelião teve início por volta das 8h30, quando um grupo de cinco carcereiros vistoriava as celas para fazer a contagem dos presos. Nesse momento, os detentos da cela quatro dominaram os carcereiros, agredindo-os com pauladas, socos e ponta-pés.
O delegado Fábio Luiz Machado, diretor da cadeia, ao perceber o ataque dos presos, efetuou vários tiros para cima. A ação do delegado afugentou os presos e permitiu a saída dos carcereiros da cela.
Dois deles, Antonio Rodolfo Secco e Sandro Marcondes Castro, foram encaminhados ao Pronto-Socorro. Secco sofreu hematomas por todo o corpo e Castro teve o nariz fraturado. Após serem medicados, retornaram à cadeia para reconhecer os presos que os agrediram por meio de fotos.
Logo após a saída dos carcereiros, os presos impediram a entrada da Polícia Civil no interior do presídio.
Foram acionadas para atuar na rebelião equipes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes), SOE (Serviço de Operações Especiais), das delegacias de Caraguá e Ilhabela, além da Polícia Militar e do Garra (Grupo Armado para Repressão a Roubos e Assaltos).
Os policiais do Garra entraram na cadeia por volta das 10h40 --duas horas após o início do motim-- e fizeram vários disparos para o ar para controlar os presos. Na ação, vários detentos foram atingidos por disparos de balas anti-motim (cápsulas de plástico).
Os presos foram colocados no pátio, enquanto a delegada seccional de São Sebastião, Elaine Biasoli, coordenava a vistoria nas celas. Todos os pertences dos presos, desde colchões, roupas, rádios, televisores e alimentos foram retirados das celas e levados por um caminhão de sucata.
SURPRESA - "Fomos pegos de surpresa. Mais de doze presos vieram para cima de mim, armados com pedaço de pau", disse Secco. Castro chegou a ser ameaçado de morte por um detento, que usada uma lança feita com uma das grades da cela.
Machado, diretor da cadeia, disse que na hora da rebelião os 238 presos se encontravam no pátio. A cadeia tem capacidade para 60 presos. Na cela quatro a polícia encontrou um túnel que estava sendo preparado pelos presos --o motivo da rebelião, segundo Machado.
O delegado disse ainda que a cadeia está superlotada e com problemas hidráulicos e elétricos. "Todos os dias solicito à SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) a remoção de presos, mas consigo apenas uma ou duas vagas", disse.
OUTRO LADO - A SAP informou que não tem condições de providenciar grande número de transferências de presos pela falta de vagas no sistema prisional da região.
Segundo SAP, foi autorizado ainda ontem a transferências de 20 presos provisórios da cadeia para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. Outros 12 detentos condenados seriam levados para prisões do Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Concurso de beleza atrai 200 garotas

São Sebastião - Cerca de 200 jovens já se inscreveram no concurso Garota Verão 2006, realizado por uma multinacional do setor de higiene e limpeza que criou um espaço em Maresias destinado à mulher.
Dezenas de jovens visitam o Espaço Veet interessadas em participar do concurso que, além de R$ 6.000 em dinheiro para a vencedora, oferece a oportunidade de um ensaio fotográfico e contrato para divulgar a marca como modelo.
Vanessa Passareli, 20 anos, de São Paulo, disse que é a primeira vez que participa de um concurso, estimulada pela amigas. "Se ganhar quero aproveitar bem o dinheiro."
Mariana Figueiredo, 21 anos, também de São Paulo, disse que o concurso oferece uma boa oportunidade para se tornar modelo.
As meninas são maquiadas em um camarin pelo maquiador Rodolfo Silveira para as sessões de fotos feitas por Amana Salles.
Segundo Amana, as fotos serão inseridas num site para votação via internet. O resultado será divulgado dia 28 de janeiro.
O Espaço Veet oferece salas de massagens, maquiagem, camarins e estúdios para fotos e até consultas astrológicas. Tudo é gratuito. (Fonte: ValeParaibano)

Maresias agora é 'point' da família
Praia mais badalada de S. Sebastião perde posto de ponto de encontro da galera jovem para Camburi e Paúba

São Sebastião - Antigo reduto de jovens paulistanos da classe alta e surfistas, a praia de Maresias, a mais badalada de São Sebastião, na costa sul, recebe nesta temporada um público 'mais família'.
Turistas vindos do interior de São Paulo e também de outros estados formam o novo perfil da praia e ocupam a maioria dos espaços na areia, antes exclusivos da 'galera' bonita e rica da capital paulista.
Os jovens, em menor número, ainda circulam pela praia. A maioria, no entanto, veio de outros estados, atraídos pela fama de Maresias.
A galera paulistana que frequentava a praia, incomodada pela presença das famílias, procurou refúgio em outras praias, como Camburi e Paúba.
A mudança de público foi tanta que segundos os frequentadores da praia a badalada danceteria Sirena agora só abre suas portas aos sábados à noite. Antes, funcionava às quintas, sextas e sábados.
Segundo a pedagoga paulista Camila Del Grande, a mudança de público teria sido provocada pelos investimentos turísticos, como condomínios, hotéis e pousadas no bairro. "A gente anda pela praia e vê mais família que gente jovem", afirmou.
ANTIGOS JOVENS - O professor de surfe Thiago Ferrão disse acreditar que o público mais velho que domina a praia atualmente é composto na verdade pelos jovens turistas de antigamente, que casaram, constituíram família e hoje curtem Maresias acompanhados dos filhos.
Keiti Sá, promotora de eventos, disse que a mudança no perfil nos turistas está ligada à fama que a praia de Maresias ganhou nos últimos anos. "Agora vem turistas de todos os cantos conhecer a praia, principalmente, famílias", afirmou ela.
SURPRESA - Quem visita a praia pela primeira vez fica surpreso com tantos 'pais e filhos' espalhados pela areia de Maresias.
A catarinense Mirian Kampf que visitou Maresias primeira vez ontem disse que a praia é linda, mas que falta os jovens sarados e bonitos que tanto comentaram com ela. "Quem sabe eles não aparecem no final de semana?", disse ela.
Camila Bigolin, de Curitiba (PR), disse que também sentiu a ausência da galera mais jovem na praia. Ela disse que percorreu praticamente toda a extensão de areia mas o que encontrou foi um público mais família.
A médica paulista Daniela Krauthamer disse que a galera jovem, rica e bonita costuma aparecer em Maresias somente à noite.
"A gente cruza com eles nos bares e no Sirena", disse Daniela. O point dos jovens à noite vem sendo o bar Iguana e a pizzaria A Firma, segundo os frequentadores da praia.
PRIMEIRA VEZ - O turista Paulo Coelho, 51 anos, de Marília (SP), disse que passa férias pela primeira vez ma praia de Maresias com o casal de filhos. "Antes passava o verão no Nordeste, mas me falaram tanto de Maresias que resolvi passar este verão por aqui", disse.
(Fonte: ValeParaibano)

PF assume apuração sobre morte de índia

São Sebastião - A Polícia Federal de São Sebastião assumiu ontem as investigações sobre a morte da índia Ede Joventina Pará Poty, 81 anos, ocorrida anteontem em Boracéia, onde há uma comunidade indígena. "Por se tratar de morte de silvícola, o assunto passou a ser da alçada da Justiça Federal. Assim, o inquérito será conduzido pela Polícia Federal", disse o delegado de Boiçucanga, Múcio Mattos. A mulher tinha queimaduras de terceiro grau pelo corpo. A causa mortis, no entanto, só será revelada pelo laudo do IML (Instituto Médico Legal). Segundo a polícia, há indícios que a morte pode ter ocorrido por exposição ao sol. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador Cardim faz retrospectiva negativa da administração em 2005

São Sebastião - O vereador José Cardim de Souza (PP) utilizou a tribuna ontem, 10, em sessão extraordinária para votar o Estatuto do Servidor Municipal, o que não ocorreu por falta de quorum, para falar sobre os atos do prefeito Juan Garcia (PPS) durante o primeiro ano de sua administração à frente da Prefeitura de São Sebastião.
“Eu sempre falei que determinadas atitudes nós temos que aplaudir. É o caso do congelamento das áreas que inibe o avanço no parque estadual da Serra do Mar. Mas nem tudo foram flores. Tem gente que acredita em Papai Noel. Tem pai que é cego”, comenta.
No mês de janeiro do ano passado, o prefeito, de acordo com ele, retornou a carga horária do funcionalismo para oito horas, quando pregava em campanha seis horas com ticket.
A incorporação salarial garantida por uma lei aos servidores de carreira que tivessem ocupado cargo comissionado foi suspensa por uma liminar obtida na justiça pela atual administração.
Cardim também falou sobre a retirada de placas de alguns prédios públicos, como as que existiam na Secretaria de Cultura e Turismo, sob alegação de que o imóvel iria ser pintado. “Já fez um ano e até agora o prédio não foi pintado”. A remoção de placas alusivas, segundo ele, é proibida por lei.
O vereador diz, ainda, que a Prefeitura utilizou às entidades sociais do município, que não recebiam recursos financeiros há dois meses, para pressionar a Câmara a votar um projeto que estendeu o repasse de verba para OSCIP’s (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público); Ong’s (Organização Não-Governamental); clubes e outras associações, sem dar satisfação ao Legislativo. “A nossa lei orgânica exige que o convênio venha acompanhado da minuta, especificando o valor, prazo e beneficiado, mas a Câmara sensibilizada com as entidades, como a Casa da Criança, apóia a iniciativa. Eu falei que estávamos dando um cheque em branco, um talonário inteiro para a Prefeitura”, lembra.
Afastamento - O pedido de afastamento do ex-vereador Edvaldo Amarante Reimberg do cargo de subprefeito da Costa Sul sob alegação de que não compactuava com a administração. “Depois de dois dias ele voltou. Só ele deve saber os motivos”.
A nomeação do secretário de assuntos jurídicos, por meio de decreto, delegando poderes para, entre outros, assinar portarias foi outro assunto levantado pelo parlamentar. “Em abril a Câmara aprova um projeto cancelando o decreto do prefeito”.
Ele comentou, ainda, a derrubada das guaritas de segurança situadas na praia de Juquehy; o corte das árvores da Rua da Praia; a retirada dos comerciantes do Balneário Praia Grande, com a promessa de retornar no mês de setembro; o embargo do posto de gasolina do bairro Pontal da Cruz; o reajuste de 21,03% solicitado pelo Sindserv e vereadores para o servidor público; o confronto entre Prefeitura e Dersa sobre terreno existente no aterro da Rua da Praia; a frente de trabalho aprovada em regime de urgência pelos vereadores, mas sem a contratação de nenhum trabalhador até o momento por parte da administração; a contratação da empresa Uniemp (Universidade Empresa) para desenvolver o ‘Projeto Aquarela’ no valor de R$7milhões; a apresentação de um projeto de lei alterando a lei de uso e ocupação do solo, na costa norte, para que pudesse ocorrer a instalação de indústrias; a interdição de 75 comércios; a falta de pagamento das horas extras dos funcionários; a contratação da empresa Alnorte, por R$111mil, para realizar serviços de monitores culturais; o ingresso de uma ação do Sindserv na justiça contra assédio moral da administração; a interdição da rodovia Rio-Santos, feita pelos moradores do bairro de Camburi, contra as demolições promovidas pela Prefeitura; a cassação do prefeito solicitada pelo Ministério Público; a manutenção pelo Tribunal de Justiça do decreto legislativo que suspende o decreto do prefeito delegando poderes ao secretário de assuntos jurídicos; a tentativa do prefeito em extinguir a subprefeitura da Costa Sul, que acabou sendo mantida por meio de emenda apresentada pelo presidente da Câmara, Wagner Teixeira; a renovação de alvará de 53 comércios é negada pela administração utilizando a lei de acessibilidade; o aumento da taxa de ISS e (Imposto Sobre Serviços) e do ITBI (Imposto de Transferência sobre Bens Imóveis), a interdição da colônia dos pescadores; a criação de um boletim oficial sem licitação; dentre outros.
Estatuto – O vereador Marcos Leopoldino (PSDB), ao fazer uso da tribuna, anunciou que não vai mais entrar no plenário para votar o projeto, de autoria do Executivo, que altera o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Ele, no entanto, fez questão de declarar qual seria o seu voto a respeito do assunto.
“O prefeito está fazendo da forma que ele acha que deve administrar. Eu ia apresentar uma emenda que excluía o item que trata do magistério porque a maioria dos professores entende que a discussão deveria ser mais ampla, discutindo pontualmente cada parágrafo da matéria”, informa.
O projeto, segundo ele, não irá vigorar este ano e, por isso, o assunto poderia ser prolongado.
Outra questão em que Leopoldino não concorda está voltada a perda de direitos adquiridos pelos funcionários como, por exemplo, o qüinqüênio e a sexta parte. “Nós também estávamos elaborando uma emenda retirando isso porque não aceitamos”.
O artigo 42 da proposta, que trata da desnecessidade de cargos, também foi outro fator abordado pelo vereador. “Também estávamos em conjunto retirando do projeto”, afirma. “Retirando essas partes da propositura o meu voto seria favorável”, conclui. Entretanto, ele declarou que não saberia mais como votar porque a cada momento fala-se uma coisa. “Já que a situação não é decidida prefiro sair de cena”.
O vereador Cardim fez um alerta sobre algumas emendas que devem ser apresentadas e que tratam da sexta parte e da licença prêmio. Com relação a licença, ele disse que o servidor só pode ter direito desde que esteja no pleno exercício do cargo. Cardim citou como exemplo a extinção do lixeiro que atuava pela Prefeitura e hoje estão em desvio de função. “Nenhum deles terá licença prêmio porque não vão atuar cinco anos no pleno exercício do cargo”, observa.
A diária concedida aos motoristas também foi comentada pelo parlamentar. “O adiantamento para os motoristas é para pagar pedágio, gasolina e não para comer. Também não podemos admitir que a insalubridade e a periculosidade não façam parte das férias e 13º do servidor”, frisa.
Ele disse que há uma série de situações que precisam ser revistas. “Eu voto pela rejeição ou pela mudança total do projeto. Voto de acordo com a vontade do servidor público e do Sindicato”, conclui.
A cada sessão extraordinária os vereadores têm direito a receber R$477,00. Cardim declarou que irá doar o valor da sessão realizada ontem, assim que receber, para o asilo “São Vicente de Paulo”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura agita o verão com Projeto de Férias em São Sebastião

São Sebastião - Se depender das Secretarias municipais de Esporte (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur) o verão será agitadíssimo em São Sebastião. Quem estiver na cidade ou visitar o local poderá usufruir de uma série de atividades esportivas e culturais que visam resgatar as brincadeiras populares e divulgar a história da cidade.
A diretora de eventos da Seesp, Neila Ítavo destacou que a iniciativa das secretarias busca incentivar a integração entre a comunidade e visitantes, despertando nas pessoas o interesse pela história de São Sebastião e a cultura caiçara. “Para isso viabilizamos uma parceria com a Sectur para disponibilizar ao participante do evento, além de brincadeiras e clínicas esportivas, uma visita monitorada a pontos históricos da cidade, tudo gratuito”, disse a diretora.
O projeto será realizado primeiramente no bairro de São Francisco, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Amparo entre os dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, a partir das 17 horas, contando com uma estrutura composta por quadra de vôlei, beach soccer e recreação sempre com o acompanhamento dos professores da Seesp. O local também terá uma visita monitorada ao interior da igreja e para saber mais sobre a história da cidade, a Prefeitura levará a caiçara Neide Palumbo, que contará algumas lendas da cidade.
O projeto também será realizado às 17 horas, na Rua da Praia nos dias 28 e 29 de janeiro e em fevereiro no dia 5. No local também haverá atividades recreativas, “causos” de Neide Palumbo e uma visita monitorada ao Centro Histórico da cidade. Mais informações (12) 3892-2062 ou 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Planta & Raiz apresenta novo CD em São Sebastião

São Sebastião - O grupo de reggae Planta & Raiz fará seu 4º show da turnê 2006 em São Sebastião, no próximo dia 19, durante a Festa do Padroeiro com diversas novidades. Além de tocar músicas inéditas, o grupo, que luta contra a pirataria, venderá o novo CD “Gueto do Universo” gravado ao vivo, que contém 16 faixas, a R$ 10.
O novo CD e DVD, influenciado pelo rock, traz as participações de Chorão (Charlie Brown Jr), Rappin Hood, Evandro Mesquita e Rick Bonadio.
É a segunda vez que o grupo, formado por Zeider, Fernandinho, Samambaia, Franja, Cuio e Juliano, se apresenta em São Sebastião, a primeira foi em 2003.
Segundo a banda, serão tocadas também músicas dos dois primeiros CD’s como: ‘Este é o Remédio’, ‘Com Certeza’, ‘Vamos Fugir’, ‘De Cara para o Mundo’, entre outros.
No ano passado a banda foi convidada a representar o Brasil no CD “El Álbum Verde” um tributo de Reggae aos Beatles. De acordo com o Planta & Raiz, grupos de diferentes países da América Latina participaram do trabalho. A música que o grupo cantou foi o clássico ‘Dont Let Me Down’ (Não me Deixe Triste).
O grupo conta que tem prazer em tocar em São Sebastião e para presentear a cidade que, junto com as demais do Litoral Norte, foi inspiração para a música “Aquele Lugar”, a banda cantará mús, sem esquecer, é claro da faixa “Aquele Lugar”. (Fonte: PMSS)

Primeira rebelião do ano: quatro policiais feridos e oito presos confessaram a agressão
Dos 238 presos, apenas 20 serão transferidos hoje pela manhã

São Sebastião - A primeira rebelião do ano na Cadeia Pública de São Sebastião aconteceu ontem às 8h30. Os policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) vieram de São José dos Campos para conter o motim e a tentativa de fuga frustrada. As equipes foram chamadas por volta das 10h30.
O Garra saiu da cadeia às 17h00.
A capacidade da cadeia é para 60 presos e hoje ela abriga 238. Cinco carcereiros participavam da revista. Um deles, ao abrir a cela 4, foi agredido. Os presos tentavam esconder um buraco que estavam cavando no chão da cela, que passaria por debaixo da cela 5 e sairia atrás da cadeia.
“Eu abri o barraco (cela) para fazer a listagem, ele veio para cima de mim. Eu coloquei a mão na frente do meu rosto e deixei bater. Levei umas pauladas”, contou um dos carcereiros que estava com o braço ferido depois de apanhar dos presos. Dois deles ficaram muito machucados e foram socorridos no P.S. da Santa Casa. Um quebrou o nariz e estava com escoriações pelo corpo. “Eu não volto mais lá”, declarou o carcereiro, com o braço machucado.
Depois das agressões a dois deles, os outros três conseguiram ir até a porta e chamar por socorro. “Eles estavam com o cabo de uma vassoura e deram muitas pauladas e chutes. O policial que ficou para trás foi o que quebrou o nariz”, disse outro policial.
O diretor da cadeia, delegado Fábio Luís Machado, disse que ao ver que um dos policiais quase foi morto, atirou para cima. Machado estava do lado de fora do pátio. “Foi aberta uma roda e um dos presos ia esfaquear o carcereiro com um “espeto” (lança feita a partir de uma barra de ferro retirada da grade da cela). Eu gritei e efetuei dois tiros no sentido contrário à cadeia. Se eu não efetuasse os disparos, os rebelados iriam arrastar os policiais para dentro”, contou Machado. Quando os carcereiros saíram da cadeia, os presos já estavam rebelados.
Saldo - Depois que os rebelados foram contidos, a polícia retirou tudo o que havia dentro da cadeia. Três caminhões de entulho saíram cheios, com terra utilizada para fazer o túnel, barras de ferro, terezas (corda de pano utilizada para fuga), celulares, “espetos” e até uma geladeira.
Houve quatro policiais feridos, um em estado mais grave, que teve o nariz fraturado.
Alguns policiais reconheceram os autores das agressões. Oito rebelados assumiram o ato e foram autuados em flagrante por motim, resistência, dano contra o patrimônio público, tentativa de evasão mediante violência contra pessoa, tentativa de homicídio, lesão corporal e lesão corporal de natureza grave. Alguns são naturais de Santo, no Estado do Ceará, Arapiraca, em Pernambuco, Guarujá, Ladainha, em Minas Gerais, São Paulo e São Joaquim da Barra.
A ação do Garra - Quando os policias do Garra entraram na cadeia para conter os rebelados, a imprensa ficou do lado de fora, em um corredor. Alguns deles estavam encapuzados, entraram na cadeia aos gritos e começaram a disparar munição anti-motim (cartucho com papel dentro), que segundo a polícia, tem efeito moral e não letal. No corredor os tiros eram ouvidos. Houve uma seqüência de pelo menos 60 ou 70 tiros, por cerca de 25 minutos.
Depois dos tiros, os policiais começaram a tirar tudo o que havia dentro da cadeia. A equipe do Garra permaneceu lá dentro até as 17h00.
As possíveis soluções - O presidente da Subseção São Sebastião/Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse ontem que existem três procedimentos para a questão da cadeia. Há uma Ação Civil Pública (A.C.P.) na Justiça em São Paulo, um procedimento administrativo que corre na 2ª Vara em São Sebastião e o movimento liderado pela sociedade amigos do bairro Vila Amélia, “Cadeia aqui não”.
“O juiz julgou procedente o nosso pedido de interdição da cadeia, mas a Procuradoria do Estado, recorreu da concessão da liminar”, explicou Prado. O advogado disse que falta apenas o processo ser julgado.
“Basta que o processo entre na pauta para que seja julgado definitivamente”, disse o advogado. Mas, diz Prado, o processo pode demorar mais de dois anos para ser julgado.
O movimento “Cadeia aqui não” conseguiu reunir cinco mil assinaturas. Hoje haverá uma reunião no auditório da OAB para tratar de assuntos do movimento. Segundo o advogado, o procedimento administrativo deveria ter sido julgado em novembro do ano passado. Em nota à imprensa o advogado lamenta.
“Infelizmente aproxima-se o dia em que toda a sociedade do Litoral Norte irá lamentar a perda de vidas neste estabelecimento carcerário, em decorrência da omissão e da falta de seriedade com que o Governo do Estado de São Paulo trata esta dramática questão. Se faz necessário que todos se unam contra este estado de coisas, inclusive o Poder Público Municipal”.
O juiz corregedor dos presídios substituto da Comarca de São Sebastião, Rodrigo Valério Sbruzzi, informou que ainda está sendo esperada a resposta dos ofícios enviados aos órgãos públicos responsáveis pela vistorias realizadas na cadeia. “Não há ainda uma previsão para o procedimento ser julgado”, disse Sbruzzi. Com relação ao motim de ontem pela manhã, o juiz disse que a solução será a construção do CDP de Caraguatatuba.
“É difícil falarmos. Com o CDP os presos serão levados. A cadeia pública não vai mais existir. Os problemas serão solucionados”, disse Sbruzzi. O juiz também afirmou que a rebelião era um fato previsto. “É um fato que já era previsto, a cadeia está super lotada. Não há vagas, embora o delegado constantemente peça transferência”, declarou o juiz corregedor.
O outro lado - A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que a cadeia não será fechada. O diretor da cadeia, delegado Machado, disse que semanalmente envia pedidos de transferências de presos. Na terça-feira foi pedida a transferência de 45.
A assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária informou ainda que o pedido está na Assessoria Técnica de Gabinete para análise e confirmação da situação processual individualizada. E que 20 presos já tiveram a autorização de remoção. E mais 12 condenados estão em vias de autorização.
Em nota, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, lamentou o fato e informou que ainda aguarda o compromisso do governador Geraldo Alckmin em construir o Centro de Detenção Provisória.
“A construção da unidade é a única solução viável para a falta de investimentos no setor penitenciário da região”, avalia o prefeito. O delegado disse que hoje pela manhã os presos deverão ser removidos.
CDP - As obras do CDP de Cara-guatatuba estão atrasadas. A previsão para conclusão era agosto deste ano. Na segunda-feira, o prefeito José Pereira de Aguilar e o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) estiveram na área. Segundo afirmou o prefeito na ocasião, o problema estaria na liberação de jazidas de terras para poder fazer o aterramento do local. “Depois que conseguirmos as licenças no DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais) e no Ibama o CDP ficará pronto em no máximo 90 dias”, acredita Aguilar.
Durante visita à àrea do CDP, o deputado comentou o problema da superlotação. “A superlotação das cadeias é um problema sério, que causa insatisfação popular e outros problemas. Com o CDP isto poderá diminuir, lembrando que os presos poderão permanecer no máximo 90 dias no centro”, acredita Bueno.
Os familiares - A secretária Adriana Oliveira estava na porta da cadeia desde que começou a rebelião. Ela disse que seu irmão foi acusado injustamente de assalto. Segundo ela, o irmão é professor de capoeira em Ilhabela. Eles moram com a família e ele foi acusado de assalto por causa de uma ta-tuagem que tem.
“Ontem foi o julgamento dele. Hoje ele seria inocentado por causa da fita que filmou o assalto”, acredita Adriana. Ela estava aflita e foi com um amigo até a cadeia. “Nós aqui não sabemos de nada. É desesperador, a gente só escuta tiro daqui de fora”, disse Adriana. (Fonte: Imprensa Livre)

Dono de quiosque reclama de mau cheiro em Barequeçaba

São Sebastião - O proprietário do quiosque Pelé, na praia de Barequeçaba, região central, Jadir Rodrigues da Silva, entrou em contato com o jornal para reclamar que os turistas estariam deixando de freqüentar a praça de alimentação por causa do mau cheiro.
“O pessoal vem reclamar com a gente. Eles acham que a culpa do mau cheiro é do quiosque, mas o problema está na Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp”, disse.
De acordo com a assessoria de imprensa da Sabesp, o mau cheiro não é proveniente da ETE e sim do lixo acumulado na rua próxima à estação.
Segundo o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, a Prefeitura de São Sebastião não tem nenhum problema quanto à coleta seletiva no bairro de Bare-queçaba. Ele informa ainda que a coleta é feita todos os dias no bairro e não chegou ao conhecimento da Secretaria nenhuma denúncia. De acordo com o secretário, seria mais fácil averiguar se fosse dado o nome exato da rua onde existe o problema. Como este não foi fornecido, a Sesub fica à disposição para fazer a vistoria no local assim que ele for identificado.
Rua fechada - De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o problema do lixo foi causado porque o caminhão de coleta da Prefeitura não conseguiu entrar no final da rua Casemiro de Abreu, em razão de uma corrente que fechava o acesso à praia. Ainda na tarde de ontem ou início da manhã de hoje, o lixo seria retirado, porque a corrente já havia sido aberta, segundo informou o setor. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura quer cadastrar os animais existentes em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura está lançando uma campanha de Registro Geral de Animais, com o objetivo de cadastrar e mapear os animais existentes no município.
De acordo com a veterinária da Secretaria da Saúde, Carolina de Capitani, de 27 anos, o objetivo é obter um controle do número de animais que existe na região.
“A intenção é criar uma mobilização para que as pessoas olhem os animais de forma responsável”, diz.
Durante a campanha, as pessoas devem procurar os postos de atendimento para efetuar o cadastramento do seu cachorro ou gato entre os dias 16 a 19 de janeiro, das 9h00 às 16h00.
O proprietário do animal deve apresentar no ato do cadastro sua carteira de identidade (RG), comprovante de residência e CPF. Não é necessário levar o animal no dia do cadastro.
O animal de estimação receberá uma coleira com número de identificação possibilitando o dono de localizá-lo com mais facilidade em caso de perda. “Os animais vistos nas ruas apenas 2% estão sem nenhum cuidado, 98% deles são semi domiciliados, ou seja, recebem cuidados de algum morador, de acordo com números do Instituto Pauster”, conta Capitani.
A veterinária afirma que quando a obra do Centro de Zoonoses do município for concluída, o que está previsto para ocorrer no prazo de seis meses, os animais passarão a ser recolhidos das ruas.
“Quando o animal for recolhido vamos entrar em contato com o dono e será aplicada uma multa de cinco Ufesp, o equivalente R$ 69,65, por causa do transporte, e um ufesp, R$ 13,93, por diária do animal. Um animal abandonado na rua acaba sendo um problema de saúde pública”, afirma
Além do cadastramento que estará sendo feito nos bairros, o dono do animal ainda pode se dirigir à Secretaria da Saúde em horário comercial, na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, nº 391, 1º andar, no Centro de São Sebastião. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3892-1744, no ramal 222. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Dupla é presa por roubo a banco

Ubatuba - Agentes da Polícia Ambiental de Ubatuba prenderam ontem dois suspeitos de furto e tentativa de furto a dois bancos na cidade. Amarildo Batista Ferreira, 32 anos, e Luciano Gomes, 30 anos, foram detidos na rodovia SP-55, depois de denúncia, dirigindo um Alfa Romeu com placa de Santos. Segundo a polícia, eles teriam furtado folhas de cheque em branco num banco e tentaram furtar um computador portátil, em outro banco. No carro, não foram encontradas as folhas de cheque. Ferreira e Gomes têm passagens por roubo, furto, colaboração com fuga e outros delitos. Eles serão encaminhados para a Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

CDHU libera verba para casa de índio

Ubatuba - A construção de 50 casas populares na aldeia Boa Vista, de índios Guaranis, em Ubatuba, deve ser iniciada até o fim deste mês pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).
O convênio para a construção das casas na aldeia já havia sido assinado em 2004, mas o projeto estava sendo revisto pela Prefeitura de Ubatuba, devido a dificuldades para a execução da obra. A aldeia fica em uma área de Mata Atlântica próximo à praia do Promirim, a cerca de 24 quilômetros da rodovia Oswaldo Cruz.
Segundo o engenheiro Virgílo Guatura, da Secretaria de Obras de Ubatuba, a CDHU liberou a verba esta semana e a construção deve começar depois da chegada da documentação à prefeitura.
As casas terão características indígenas, com paredes dividindo apenas um dos dois quartos e sanitário. A prefeitura vai gerenciar a obra, mas o investimento, de R$ 1,4 milhão, será da CDHU. (Fonte: ValeParaibano)

Transporte para o Vestibular da Universidade de Taubaté

Ubatuba - A Associação dos estudantes Universitários de Ubatuba, informa que estará realizando o transporte para o Vestibular da Universidade de Taubaté no dia 22/01/06, as inscrições deverão ser feitas na sede da AEUU na rua Coronel Ernesto de Oliveira, 438 – Centro de Ubatuba até o dia 19/01/05 das 09:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h, o interessado deverá portar cópia do RG, CPF e comprovante de inscrição no referido vestibular e fazer o pagamento referente ao transporte que é de R$ 20,00 até o dia 17/01/06 e R$ 25,00 após esta data.
Informações: (12) 3832-1519
Alex Ismael dos Santos - Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba

Assembléia Geral Ordinária

Ubatuba - A Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba (A.E.U.U.), convoca todos os seus associados a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária que se realizará no dia 12 de Janeiro de 2006,(Quinta-feira) às 12 :00h, em primeira convocação e às 12:15h, em segunda convocação, na sala de reuniões da Secretaria da Educação, localizada na Rua Gastão Madeira, 101, Centro de Ubatuba, para deliberar sobre a seguinte Pauta:
1 - Posse da Nova Diretoria 2006;
2 - Abertura das Cartas Convites para Prestação de serviços de Transporte.
Alex Ismael dos Santos - Presidente

Charles Medeiros visita o Centro de Apoio ao Cidadão

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros esteve na Câmara de São Jose dos Campos visitando o Centro de Apoio ao Cidadão - CAC, implantado pelo Legislativo daquela cidade. O Assessor de Gabinete do Vereador Cristiano Pinto Ferreira –(PSDB) Natanael Rabello apresentou de forma prestativa as dependências do Legislativo, bem como o funcionamento do programa CAC, “o objetivo do projeto é fornecer atendimento humanitário e digno ao cidadão, bem como e facilitar o acesso a serviços essenciais,”comenta Rabello. O CAC foi implantado em setembro passado e atende, em média, 150 pessoas por dia, onde a elaboração de currículos é o serviço mais procurado. Os serviços oferecidos são: Orientação Jurídica, Procon, INSS, PAT- Caixa Econômica Federal, Crédito Educativo, Crédito habitacional, Ciretran e Sec. de Transporte, Orientação de Engenharia e Arquitetura, Enfermagem, Serviço Social e Psicológico, Ass. Rel. Comunitárias, Central de Cartas, Currículos, Expedição de Carteira de Trabalho, pesquisa de internet, curso de alfabetização e o Alô Câmara, uma linha direta com a Câmara através de um serviço de ligação gratuita, onde os munícipes solicitam informações, oferecem sugestões, críticas, tiram dúvidas sobre o legislativo e o CAC. Charles Medeiros além de conhecer as dependências conversou com os atendentes e com a Assistente Social Edna Gomes da Silva, partícipe na efetivação do CAC. Segundo Edna, “o programa possibilita ao legislador realizar seu real trabalho, e por outro lado a instituição colabora com os mais necessitados, oferecendo um serviço de qualidade e essencial a muitos munícipes”, conclui. O vereador explica que a visita foi para conhecer e levantar maiores informações sobre o programa. “Estarei encaminhando ao Presidente da Câmara e a Mesa Diretora todas as informações que recebi para a uma proposta de implantação de um programa de acordo com a realidade de Ubatuba, principalmente de um 0800, um canal aberto à população.” Afirma Medeiros. O vereador lembra ainda que a cidade de Taubaté esta viabilizando o Centro de Apoio ao Taubateano-CAT, projeto similar ao centro implantado pela Câmara de SJC, que deve entrar em funcionamento em 90 dias e irá oferecer também acesso gratuito de internet, orientação jurídica e previdenciária, entre outros serviços. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeitura muda prazo para pedido de remissão de IPTU

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que o prazo para pedido de remissão de IPTU irá até o dia 31 de março. O pedido deve ser feito na Seção de Protocolo da Prefeitura. Os documentos exigidos são: título de propriedade ou documento comprobatório da posse do imóvel, cópia da última conta de luz do imóvel em questão, comprovante de renda mensal líquida, xerox do IPTU de 2005 com dados cadastrais e xerox do RG, CPF e título de eleitor, bem como relatório de débito atualizado e declaração dos exercícios a serem remidos.
A remissão parcial ou total do débito de IPTU de pessoa física é fundamentada na incapacidade econômica do contribuinte e deve ser comprovada pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. (Fonte: PMU)

Direito adquirido dos quiosqueiros de Ubatuba não está sendo preservado.

Ubatuba - Conforme a Lei nº 2277 de 26 de dezembro de 2002 de autoria do então Vereador e atual Prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César e aprovada na Câmara Municipal, que permite a colocação de até 30 conjuntos de mesas e cadeiras nas areias das praias do município não está sendo preservada pelas autoridades da cidade.
Segundo o permissionário do Quiosque Cata-Vento da Praia do Tenório, Luiz Fernando Ventura, já estão há quase uma semana proibidos de colocar mesas e cadeiras nas praias e isto, está gerando um enorme prejuízo financeiro e social. “Meus clientes não querem desconforto e ainda, dispensei alguns funcionários porque o faturamento caiu muito. Isso também é visível nas outras praias.” diz.
Clingel da Frota, do departamento jurídico da Prefeitura, ressalta que o objeto da ação principal pelo Ministério Público foi a consumação cobrada por alguns quiosques. “Sabemos que poucos cobram consumação, mas o Juiz e a Promotoria analisaram o caso como um todo. Os quiosques Kaiambá e Asa Branca impetraram o mandado de segurança, mas o mandado tem efeito entre a partes, não é extensivo ao demais.”
Clingel informou ainda, que no último dia 10, foi interposto um agravo de instrumentos visando a suspensão da liminar favorecendo os quiosques. (Fonte: ACIU)

Seleção de Ubatuba faz a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia

Ubatuba - A Seleção de Ubatuba obteve na noite de segunda-feira, 9, a classificação para a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia. A vitória na partida contra o Colinas, 4 a 1, colocou a Seleção em condições de lutar pelo primeiro título da competição. Os gols de Ubatuba foram marcados por Tati (2), Meire e Nice.
O chefe da delegação, Damião Celestino, estava contente, porém cauteloso, em relação ao jogo final. “Atingimos nosso objetivo. Não conquistamos nada ainda, entraremos para vencer, mas respeitando muito o adversário”, disse.
A equipe do técnico Miltinho atuou com Carla, Juliana, Maga, Nice, Tati, Meire e Camilinha; Viviane, Patrícia, Taimê e Fernandinha também participaram da partida.
O adversário da Seleção de Ubatuba é a equipe do Aliança, que na outra semifinal venceu o outro time de Ubatuba nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Este time de Ubatuba enfrenta o Colinas na disputa pelo bronze.
A final do torneio acontece no dia 20 de janeiro, no campo de areia Leobaldo Alves Moreira, na Rua da Praia, em São Sebastião. As equipes de Ubatuba contam com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: PMU)

Prefeitura é acionada por arquiteta que quer aprovação de projeto irregular
Mônica Sandim, esposa do presidente do MDU, pede mandado de segurança contra Prefeitura e Sabesp, porém não cumpre requisitos básicos e juiz nega

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba foi surpreendida no penúltimo dia útil do ano, com um mandado de segurança impetrado pela arquiteta Mônica Vigneron Sandim – esposa do presidente do MDU e também arquiteto Robson Sandim – exigindo imediata autorização para passagem de tubulação de esgoto pela via pública de um prédio construído pelo casal, sob pena de multa diária. Além da Prefeitura, na pessoa do Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Irineu Ricardi, o pedido da ação judicial previa também multa para o gerente da Sabesp local, Iberê Fábio Horie Kuncevicius, caso ele não procedesse a conexão do sistema de esgoto alternativo emergencial.
Justiça nega - Ao analisar o processo, o juiz Geraldo Fernandes Ribeiro do Valle indeferiu o pedido do mandado de segurança alegando que os arquitetos responsáveis pelas obras no Condomínio Camorin haviam dado iniciado a colocação das tubulações sem autorização da Prefeitura. Uma equipe da Prefeitura, aliás, no dia 22/12, motivada por uma denúncia da Sabesp esteve no local e embargou a obra já que não havia autorização para a mesma. Os responsáveis pela obra fizeram então um projeto e o apresentaram a Prefeitura que, no dia 30 de dezembro, desconhecendo ainda a tentativa de mandado pedido à Justiça no dia 29/12, deu um parecer favorável desde que aprovado pela Sabesp. A Sabesp por sua vez, reprovou o projeto.
Sem habite-se - Apesar da questão com o esgoto ter gerado um processo judicial e ainda estar sem solução, um problema ainda maior envolve a questão do Condomínio Camorim. Ao fazer a vistoria de praxe antes da concessão do habite-se, os técnicos da prefeitura constataram uma série de irregularidades. Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi, a obra não obedece o projeto original.
Apesar da autora questionar a postura da Prefeitura entendendo como uma retaliação, visto que o seu marido, através do MDU, vem propondo diversas medidas judiciais contra a Prefeitura e outros, como a paralisação das obras dos quiosques, não é assim que a Prefeitura se posiciona. Para o prefeito Eduardo César, nunca, em sua administração, haverá tais medidas tão mesquinhas. “A administração pública deve seguir a legalidade, a qual todos estão sujeitos”, diz. Para o prefeito, causa estranheza que o presidente de um movimento que é incisivo em exigir tal conduta do Poder Público, tentar, de forma tão sinuosa burlar a lei. “Vivemos um momento ético em que não cabe a hipocrisia administrativa. Há necessidade de sermos sérios em nossos comportamentos, não cabendo dubiedade, exigindo apenas o cumprimento da lei pelo Poder Público quando na realidade o particular também está sujeito a ela. Criticar e apontar falhas é muito fácil, mais fácil do que cumprir a lei”, finalizou Eduardo César. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe crianças do Projeto Interior na Praia

Ubatuba - Ubatuba recebeu na segunda-feira, 9, a primeira turma, com cerca de 240 de participantes, do Projeto Caravanas do Conhecimento módulo “Interior na Praia”. As delegações de Arujá, Indiaporã, Jaguariúna, Nova Campina e Vargem Grande do Sul foram recebidas pelo prefeito Eduardo César e sua esposa Denise, pela secretária de Educação Patrícia Pereira e pelo comandante do Corpo de Bombeiros em Ubatuba, Tenente Alexandre Rodrigues dos Passos. Em uma breve apresentação as autoridades deram as boas-vindas aos visitantes. O comandante dos Bombeiros falou sobre o trabalho que será executado pelos guarda-vidas. “Em todos os passeios haverá um guarda-vidas acompanhando as escolas, além dos monitores de cada cidade e de Ubatuba. A secretária de Educação falou sobre o aspecto histórico da cidade. “Nesses dias vocês verão lugares, conhecerão fatos e ouvirão sobre personagens que fazem parte da história do Brasil”, disse Patrícia.
O prefeito Eduardo César, em seu breve pronunciamento, agradeceu ao Governo do Estado e ao CEPAM pela parceria; lembrou também de mandar um abraço aos prefeitos de cada uma das cidades visitantes. “Espero que vocês aproveitem cada minuto da viagem. Tenho certeza que no retorno às aulas, na hora de fazer a tradicional redação sobre as férias, vocês lembrem de tudo que viveram aqui”, finalizou o prefeito, que recebeu um presente oferecido pela delegação de Arujá.
Ao final as crianças assistiram a um audiovisual que mostra as praias de Ubatuba e em seguida acompanharam uma espetáculo com bonecos apresentado pelo comunicólogo Jorge Lee.
Pranchas na capital do surfe - Edison Soler, coordenador de eventos da Secretaria de Educação de Ubatuba, falou sobre o cronograma que todas as escolas participantes do programa seguirão durante sua estada em Ubatuba. “As crianças acordam, tomam café e saem para as atividades da manhã por volta das 9 horas; retornam para o almoço, descansam um pouco e embarcam para as atividades da tarde. Na volta é hora do banho, jantar, por volta das 18h30, e a ultima atividade, já dentro da escola. Após um breve lanche as crianças se recolhem por volta das 22h”. Entre os passeios em Ubatuba, estão previstas visitas ao Projeto Tamar, à Pista de Skate e às praias Perequê-Açu, Enseada, Tenório e Ubatumirim e em todas as praias que os participantes do projeto estiverem haverá um salva-vidas fazendo o acompanhamento das atividades. Como diferencial, Ubatuba providenciou pranchas de bodyboard para a garotada curtir as ondas da “Capital do Surfe”.
Entre as delegações que ficam até o dia 13, Indiaporã percorreu mais de 700 quilômetros para chegar a Ubatuba; entre os dias 16 e 20, será a vez dos alunos de Castilho, Conchas, Monte Azul Paulista, Pereiras, Queluz e São Miguel Paulista (Capital). A última turma chega em 23 de janeiro e vem de Cajuru, Mairinque, Onda Verde, Santa Gertrudes e Socorro, deixando Ubatuba no dia 27. (Fonte: PMU)

Curso em Ubatuba-Como preparar massas e molhos

Ubatuba - Para todos aqueles que quiserem aprender a preparar pratos com massas e molhos, a Escola Welb está promovendo em parceria com o Chef Luiz, a Pizzaria Bucaneiros e a Associação Comercial de Ubatuba, o curso "Como Preparar Massas e Molhos".
“Conheça os segredos para deixar seus pratos ainda mais apetitosos e conquistar o paladar de seus, familiares, amigos e clientes” diz Chef Luiz.
O Chef Luiz traz para os apreciadores da boa gastronomia, este curso para que possam conhecer os segredos das massas, como ponto de cocção, armazenamento até a hora do preparo, técnicas de servir, tipos de massas apropriadas, saladas com massas, ingredientes que podem ser combinados, molhos brancos e vermelhos, modos de preparo, técnicas de armazenamento, suas variações e utilizações, entre outros.
A Welb ressalta que o Chef Luiz responderá tudo aquilo que sempre quiseram saber sobre massas e molhos e não sabiam a quem perguntar.
Neste curso será ensinado também, como preparar lasanha ao molho branco, lasanha ao sugo e lasanha a bolonhesa com técnicas de armazenamento e congelamento.
Penne comum e penne tricolore com molho branco e duas variações, com queijo e molho rose, molho ao sugo, e bolonhesa .
O tradicional spaguetti, ao molho branco, ao sugo, a bolonhesa e duas variações diferentes .
O Chef ensinará ainda, preparar duas leves saladas de verão utilizando frutas, verduras, e legumes da estação com massas.
Local: Pizzaria Bucaneiros
Data: a definir
Horário: das 13:00 às 17:00 hs.
Investimento: R$ 75.00
Docente: Chef Luiz
Inscrições na escola Welb pelo fone: 3833 8736
End: Rua Thomaz Galhardo nº 459- Centro Ubatuba-SP
Acesse o site www.chefluiz.com.br 
(Fonte: ACIU)

Eventos animam o verão em Ubatuba
Empresas investem em entretenimento em várias praias do município

Ubatuba - O mês de janeiro começou com várias atrações em Ubatuba. Emissoras de televisão, de rádio e empresas de cosméticos e gêneros alimentícios, em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba (Setur) estarão em Ubatuba durante os meses de janeiro e fevereiro promovendo diversas atividades para quem visita a cidade. “Queremos proporcionar uma estadia tranquila aos milhares de turistas que nos visitam e oferecer também atrativos com qualidade”, afirmou o secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo. A MTV, 89 FM, TV Vanguarda, Cartoon Network, LG, Nestlé, Santander Banespa, Sundown e Elektro estão com atividades programadas durante esses dois meses em Ubatuba.
89 FM - A Rádio Rock 89 FM abriu a programação de eventos na cidade, que se estenderá durante os quatro finais de semana de janeiro. No último final de semana esteve na praia do Itamambuca, onde durante o dia uma equipe fez a distribuição de sorvetes, chaveiros e balas. A partir das 17h30 a agitação ficou por conta de um luau com show acústico de artistas famosos. No próximo final de semana, 14 e 15, a 89 FM estará na praia da Sununga, nos dias 21 e 22 na Enseada e nos dias 28 e 29, a confirmar, a equipe da Rádio Rock estará no Lázaro.
MTV - A MTV continua a sua programação em Ubatuba nesta quinta-feira, 12, das 9 às 13 horas, com a gravação do programa “Ponto Pê”, comandado por Penélope Nova, no qual o tema sexo é abordado sem preconceitos. No dia 23, 24 e 25, das 9 às 13 horas horas, o VJ Marcos Mion apresentará o “Covernation”, um programa especializado em bandas covers. E no dia 31 de janeiro, das 9 às 13 horas, haverá gravação do “Farofa”, apresentado por Edgard. Todos os programas serão gravados na Praia Vermelha do Norte, em uma estrutura ao ar livre preparada pela emissora como palco para as apresentações.
Estação Elektro - O projeto “Estação Elektro” estará no município de 18 a 21 de janeiro. Ubatuba será a primeira cidade do litoral paulista a receber o evento. O projeto tem como objetivos despertar nas crianças o interesse científico pela eletricidade e ensinar medidas de segurança. Uma carreta estará estacionada ao lado do Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig, das 8 às 20 horas, onde monitores estarão explicando a utilização correta da eletricidade. No dia 19, às 19h30, na Associação Comercial de Ubatuba, técnicos da Elektro estarão proferindo uma palestra enfocando questões de segurança com eletricidade. A palestra é voltada diretamente para pessoas que trabalham com atividades que envolvam eletricidade.
Agito Vanguarda - No último final de semana de janeiro a emissora Vanguarda programou para Ubatuba muito esporte, eventos culturais e agitação. As atividades estarão concentradas na Praça Capricórnio, localizada próximo ao Aeroporto Gastão Madeira. Serão instaladas várias tendas para atividades de recreação infantil, jogos para a terceira idade, exposição de arte e artesanato, além de ações ligadas a saúde, como medição de pressão arterial e batimentos cardíacos. Crianças de até cinco anos terão uma área reservada para a recreação com atividades de pintura, maquiagem, modelagem e várias brincadeiras. Para a terceira idade haverá uma tenda especial com jogos, como damas, baralho e dominó. Uma outra tenda será dedicada especialmente para a cultura com exposição de artistas, artesãos, músicos e conjuntos folclóricos de Ubatuba.
Outras atrações - Equipes promocionais da Sundown estarão percorrendo praias e principais points de Ubatuba nos dias 14 e 15 de janeiro, fazendo a distribuição gratuita de seus produtos. Representantes da Nestlé estarão em uma série de praias, pousadas e hotéis nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro para fazer a degustação do produto Nestea. De 18 a 22 deste mês promotores dos salgadinhos BITS Chipps também estarão em diversos pontos da cidade promovendo a degustação do produto. Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro equipes promocionais dos Icegun Halls percorrerão a cidade promovendo a distribuição dos chicletes.
Brincadeiras e recreação - A emissora Cartoon Network fará a alegria da criançada na Praia Grande nos dias 26, 27, e 28 de janeiro, com uma programação repleta de brincadeiras e recreação, além da distribuição de vários brindes. O Banco Santander/Banespa montará uma tenda vip na Praia de Itamambuca, nos dias 27, 28 e 29, quando no mesmo período também será realizada a Clínica de Vôlei Banespa/Santander.
Em fevereiro, nos dias 2, 3, 4 e 5 a empresa LG montará na praia Grande a arena “Arrepia Brasil”, com a promoção de atividades esportivas. (Fonte: PMU)

Seleção de Ubatuba faz a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia

Ubatuba - A Seleção de Ubatuba obteve na noite de segunda-feira, 9, a classificação para a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia. A vitória na partida contra o Colinas, 4 a 1, colocou a Seleção em condições de lutar pelo primeiro título da competição. Os gols de Ubatuba foram marcados por Tati (2), Meire e Nice.
O chefe da delegação, Damião Celestino, estava contente, porém cauteloso, em relação ao jogo final. “Atingimos nosso objetivo. Não conquistamos nada ainda, entraremos para vencer, mas respeitando muito o adversário”, disse.
A equipe do técnico Miltinho atuou com Carla, Juliana, Maga, Nice, Tati, Meire e Camilinha; Viviane, Patrícia, Taimê e Fernandinha também participaram da partida.
O adversário da Seleção de Ubatuba é a equipe do Aliança, que na outra semifinal venceu o outro time de Ubatuba nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Este time de Ubatuba enfrenta o Colinas na disputa pelo bronze.
A final do torneio acontece no dia 20 de janeiro, no campo de areia Leobaldo Alves Moreira, na Rua da Praia, em São Sebastião. As equipes de Ubatuba contam com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.(Fonte: PMU)

Ubatuba abre Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte

Ubatuba - Ubatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a receber a Campanha Verão Limpo 2006, da Cetesb. A abertura da Campanha acontecerá nesta sexta-feira, dia 13, às 10:30 horas, na Praia do Perequê-Açu, em frente ao terminal, com a presença do presidente da CETESB, Rubens Lara e do prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
A operação permanece no município até domingo, dia 15, com uma tenda armada na areia da praia, onde serão desenvolvidas diversas atividades de caráter educativo, recreativo e cultural, das 11 às 18 horas. O objetivo da campanha é conscientizar os turistas para a importância de se manter as praias limpas, estimular a economia de água, o uso adequado dos recursos naturais e informar sobre como combater o mosquito da dengue.
No local, haverá também um carro-laboratório, que fará demonstrações sobre o serviço de coleta e análise de águas em ambientes aquáticos, como análises microbiológicas, que servem para avaliar a qualidade das águas utilizadas para consumo humano, irrigação, criação de peixes e recreação.
As próximas cidades a serem visitadas são: Itanhaém, Guarujá, Cubatão, Ilha Comprida, Caraguatatuba , Peruíbe, São Sebastião e Ilhabela. (Fonte: PMU)

Aziz Ab’Saber faz palestra em Ubatuba

Ubatuba - Aziz Ab’Saber, um dos geógrafos mais respeitados do Brasil, fará, nesta quinta-feira, dia 12, uma palestra sobre as raízes étnicas do povo brasileiro. A palestra, baseada no filme “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro, é especialmente voltada para professores, mas está aberta ao público. Após exibição do filme, Aziz irá falar sobre a utilização de vídeos e imagens em sala de aula como forma de exemplificar e prender a atenção dos alunos. O evento começa às 20h e acontecerá no auditório da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – que fica na Praça Anchieta, Centro. A entrada é franca. (Fonte: PMU)

Taquaral e Perequê-Açu fazem mutirão contra a dengue

Ubatuba - A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras e a comunidade realizarão, na próxima semana, de 16 a 21 de janeiro, um mutirão contra a dengue nos bairros Taquaral e Perequê-Açu. Dois caminhões passarão em todas as ruas dos dois bairros, recolhendo sucatas e móveis que são possíveis criadouros do mosquito da dengue. O objetivo dessa ação é eliminar o máximo de criadouros possível para diminuir a incidência do mosquito na cidade.
Os agentes do Programa de Saúde da Família já estão orientando a população e preparando o mutirão. Os próprios moradores deverão retirar os móveis velhos, pneus e objetos que podem armazenar água e colocá-los na rua para serem recolhidos.
Prevenir é a solução - Em Ubatuba não existe o vírus da doença, mas os seus transmissores, os mosquitos do gênero Aedes Aegypti encontram na cidade o clima ideal para se reproduzirem. Por essa razão, principalmente a região central tem grande incidência do mosquito. A situação fica preocupante pelo fato de Ubatuba ser uma cidade turística. Se uma pessoa contaminada vier para a cidade, pode provocar uma epidemia.
A origem do inseto transmissor da doença ao homem é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa da albumina, uma substância encontrada no sangue para completar o processo de amadurecimento de seus ovos.
O mosquito da dengue apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento. Ele é escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum, pica durante o dia e desenvolve-se em água parada e limpa. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.
Formas de combate - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. “Essa luta é de todos nós, porque o mosquito que se desenvolve na casa do seu vizinho pode picar a sua família.”
Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.
- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos. (Fonte: PMU)

Semana de 13 de janeiro a 20 de Janeiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"As crônicas de Nárnia": O Leão a Feiticeira eo Guarda Roupa.
ás 14:40 hs e 19:00 hs.

"E Se Fosse Verdade..."
Ás 17:10 hs e 21:30 hs .

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"King Kong"
ás 15:40 hs

"O Exorcismo de Emily Rose"
ás 19:00 - 21:20hs

cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

O caso da tintureira
Três centímetros de madeira
Separavam Francisco Félix
Da água
Quando sentiu o ronco
E o mau-cheiro
De tintureira
Sob a canoa.
Mesmo assim
Não quis perder
A garoupa que tinha
Mordido o anzol
E continuou recolhendo
A linha
Súbito sentiu um tranco
E era uma vez
Peixe, anzol, chumbada
E uma calma inabalada.

Novos cristãos
As famílias
Pedra Pedreira
Pêra Pereira
Ferro Ferreira
Silva Silveira
Laranja Laranjeira
Por ordem do senhor
Marquês de Pombal
Convidam vossa senhoria
Para o dia do perdão
E primeira eucaristia.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Não é dando, que se recebe - Ubatuba é o que é, pelo que tem. O que tem, tem oferecido e, do melhor. Oferece sua paisagem, suas praias, sua orla, sua Mata, suas cachoeiras, seus rios, suas trilhas, seus mangues, sua fauna, sua flora, oferece enfim, sua natureza. Oferece também seus espaços públicos, suas calçadas, suas ruas, praças, logradouros, oferece e, coloca a disposição de todos seus visitantes, o melhor do seu meio ambiente. A cada ano, a cada final de semana, a cada feriado, a cada temporada, a cada período, nós, moradores, e demais apaixonados por Ubatuba, podemos ver, sentir, perceber e, concluir que, neste caso, não é dando, pela menos desta forma, que se recebe. Quando tudo é dado e oferecido de graça, quem da valor? me digam um exemplo! Quando tudo acabar, não haverá mais o que oferecer. Quem virá? Quem ficará?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

A culpa é de quem ? - Acompanho as notícias veiculadas na mídia escrita, falada e televisionada sobre a utilização de mesas e cadeiras nos quiosques das praias de Ubatuba e Caraguatatuba, nesta última especificamente na praia Martin de Sá.
Tenho 34 anos e freqüento a Martin de Sá há 25, e para quem possui o mesmo, ou maior, tempo de freqüência nessa praia, há de se lembrar que a Martin sempre foi uma das praias mais procuradas, principalmente por pessoas de alto poder aquisitivo.
Não se via pessoas carregando isopores, trazendo comida de casa ou pedindo coisas nos quiosques, como utensílios, gelo e outros tipos de materiais.
Com o passar dos anos e com sua popularidade em alta, a Martin de Sá passou a ser freqüentada por pessoas de todos os níveis. Não que isso tenha sido motivo de descontentamento, e não é nenhuma forma de preconceito de minha parte, pelo contrário: a divulgação das belezas naturais da praia foi de fundamental importância para o desenvolvimento econômico na região, propiciando, inclusive, no início dos anos 90, o implemento das condições de higiene, segurança e comodidade oferecidas aos turistas através da construção dos quiosques de alvenaria, em substituição aos “traylers”.
No entanto, a popularização, aliada à crise econômica, advinda de diversos planos econômicos a que os brasileiros foram submetidos, fez com que os freqüentadores passassem a levar seus alimentos e suas “cervejinhas” em caixas de acondicionamento (isopores). O que era uma conduta até então “vergonhosa”, tornou-se plenamente aceitável.
Durante todo esse período a convivência entre turistas e proprietários de quiosques fora pacífica.
Ocorre que nessa última temporada, em decorrência da cobrança de taxa de consumação mínima exigida por alguns proprietários de quiosques, prática coibida pelo Código de Defesa do Consumidor em seu art. 39, I, e dos abusos cometidos por outros alguns proprietários no tocante à colocação exagerada de mesas e cadeiras na areia, sobreveio a questão da “moralidade nas praias”.
Quero deixar registrado que não aprovo nenhuma das duas condutas acima descritas, contudo é necessário entender certas questões:
1) a praia, consoante o art. 99, I do Código Civil, é um bem de uso público, cabendo à Administração Pública administrar a sua utilização. Soube através de um proprietário de quiosque que foi celebrado um Contrato de Permissão de Uso entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e os respectivos proprietários, e para o qual há o pagamento de um determinado valor, além do tributo municipal específico para utilização da área delimitada pela Prefeitura. Assim, não se pode dizer que há abuso quando um proprietário não permite que um turista utilize a área delimitada do quiosque para seu próprio gozo sem que consuma nesse estabelecimento. Por analogia, é inaceitável nos dirigirmos a um restaurante e retirarmos o arroz e o feijão da bolsa porque não queremos consumir no restaurante pois apenas desejamos utilizar a mesa;
2) o fato de os proprietários de quiosques recolherem tributos em razão da utilização da área delimitada e permitida não significa estarem autorizados a espalharem centenas de mesas e cadeiras em toda orla, conduta que lamentavelmente ocorre em alguns comércios.
O cerne da questão está na virtude de sermos todos salomônicos: decidir com eqüidade, razoabilidade e sem radicalismos. Devem-se coibir abusos dos proprietários, e também dos usuários. Deve-se delinear a área de atuação dos quiosques. A convivência harmoniosa só pode ser benéfica a todos, só que a maioria conscienciosa dos turistas acaba sendo prejudicada por alguns radicais. Ontem mesmo li no Valeparaibano carta de um turista que reclamou da proibição, alegando que “agora tem que enfrentar fila para poder comprar algo no quiosque...”
Não pode o proprietário exigir que o turista permaneça várias horas consumindo exaustivamente no quiosque; por outro lado, é inadmissível e moralmente reprovável o turista que só quer saber de usufruir das condições oferecidas pelo quiosque sem ao menos comprar nada. Tenho observado cenas pitorescas nos últimos finais de semana: pessoas carregando isopores tão pesados que às vezes são necessárias mais de duas pessoas para transportá-los. Ou pessoas levando comida para ser degustada na mesa do quiosque. Lembro mais uma vez: sou absolutamente democrática nesse assunto. Acredito que todos têm o direito de se divertir e de levar seus isopores para a praia, mas não é justo abusar dos proprietários, que recolhem todos os meses seus tributos, que mantém em dia toda a documentação exigida para o funcionamento de uma empresa como outra qualquer, e quando chega a época de trabalharem na temporada de verão, são surpreendidos com decisões e opiniões extremadas. Igualdade para todos.
Se ninguém gosta de pagar R$ 2,50 por uma cervejinha na praia, R$ 13,00 por uma porção de camarões, que realmente os traga de casa, mas não se esqueça de levar também a mesinha, a cadeirinha, o guarda-sol, o gelo, os copinhos e a sacolinha de lixo para ser jogada no lixo da respectiva residência.
Que a “farofa” seja feita, mas com bom senso.

Talita Michaelovsky
Barra Funda, São Paulo

A QUEM AINDA INTERESSAR POSSA - Um bocado chateado com a equivocada informação noticiada pela mídia de que a inocente amendoeira teria sido derrubada por causa de um suposto assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, trato de informar a todos que a SEMA não contratou "aspone" algum e nem foi a ela solicitado nenhum laudo esdrúxulo como o que consta `as fls. 52/53 dos autos do Processo Judicial 1667/05 da 2ª Vara de Ubatuba, simplesmente porque nossa pequena e eficiente equipe técnica é composta por profissionais decentes e competentes.

Paulo Sri Pires
Secretário Municipal de Meio Ambiente
Ubatuba, SP

Comércio Demais - Concordo plenamente com vc Ângela e acho um absurdo a quantidade de carrinhos com roupas e outros a gente tem que pedir licença para podermos passar para tomar um banho de mar.Tiram as mesas dos quiosques e deixaram o comércio irregular se instalar a que se fiscalizar esses ambulantes. Se aqui na Maranduba foi concedida uma única licença como se explicam tantas pessoas vendendo tantas coisas? se a lei é para todos a prefeitura deveria fiscalizar pois o abuso esta bem avista só não vê quem não quer.

Dulce
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Cocanha, Caraguá - Luciano Cancelier

Cocanha, Caraguá
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor