Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2006 - Nº 1450 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Queimadura, grande problema no verão
Cai número de praias poluídas


Caraguatatuba
Feira de artesanato de Caraguá é destaque em reportagem de TV afiliada da Globo no Japão
Calypso e Jota Quest estão entre as atrações da semana de encerramento do Caraguá Music Festival, o evento que agitou o litoral norte paulista.
Escolha seu programa cultural neste final de semana: A Fundacc promove ações para toda a família
Caraguá recebe a 1ª “Mostra Artbiojóias”
Prefeitura de Caraguá desapropria terrenos para construir escolas
8º aniversário do MotoClube Tamoios reuniu cerca de 7 mil pessoas neste fim-de-semana em Caraguá
Mais de 500 pessoas prestam Vestibular 2006

Ilhabela
Empresário de Ilhabela é preso em São Paulo
Investigações na região começaram há dois anos
CDHU sorteia imóveis em Ilhabela no dia 3
Morador acusa Secretaria de Saúde de Ilhabela de descaso


São Sebastião
Secretário de Meio Ambiente vai convidar a Marinha para dar explicações ao Consema
Festa do Padroeiro segue com barracas e atrações musicais até dia 28
Seduc prepara profissionais para o início das aulas escolares
Escolinhas Eportivas da Prefeitura retomam atividades em fevereiro
Programa Auxílio Desemprego beneficia primeiras famílias
“Como enlouquecer você mesmo?” animará fim de semana no Teatro Municipal
"Bela Adormecida" em São Sebastião nesta quinta-feira (26/01)
‘Mágico Ed’ se apresenta na Costa Sul de São Sebastião


Ubatuba
Chuva rápida de ontem arrasa o centro
PT de Ubatuba vê boicote de prefeito
Nota da direção do PT sobre entrevista do prefeito Eduardo César
Corpo de turista é achado em Ubatuba
TV japonesa visita aquário no litoral
Ubatuba será incluída em roteiro turístico-religioso
Ubatuba terá cinema gratuito neste final de semana
Agito Verão retorna nesta quarta-feira em Ubatuba
Surfistas de Ubatuba dominam último evento do Super Session Verão 2006 na cidade
Balcão de Empregos de Ubatuba emprega mais de mil pessoas em um ano

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cai número de praias poluídas

Litoral Norte -O número de praias poluídas no Litoral Norte reduziu de 10 para 7 praias, segundo boletim divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
O baixo índice de chuvas em janeiro é considerado pela companhia ambiental como o responsável pela diminuição do número de praias impróprias ao banho na região.
No último boletim divulgado no domingo, o total de praias poluídas já tinha caído de 11 para 10. Na primeira amostragem do ano, em 1º de janeiro, 14 praias foram classificadas como impróprias.
"A falta de chuva contribui decisivamente para diminuir a poluição nas praias, pois a chuva carrega lixo e esgoto acumulados em córregos, valas e galerias fluviais para o mar", disse Débora Orgler, gerente interina do setor de águas litorâneas da Cetesb.
De acordo com o boletim divulgado ontem, estão impróprias para banho as praias Itaguá, Perequê-Mirim e Perequê-Açu, em Ubatuba. Em Caraguá, a Cetesb considerou poluída apenas a praia do Centro.
Segundo a Cetesb, continuam impróprias as praias Pontal da Cruz e São Francisco, em São Sebastião, e Portinho, em Ilhabela.  (Fonte: ValeParaibano)

Queimadura, grande problema no verão
Com o sol forte dos últimos dias, hospitais fazem até 3 atendimentos por dia; bronzeador caseiro é principal causa

Litoral Norte - O atendimento médico envolvendo queimaduras de pele provocadas pelo sol aumentou neste mês no Litoral Norte em razão das altas temperaduras registradas na região. Os hospitais e clínicas registram de um a três casos por dia.
Com o forte calor dos últimos dias, o atendimento de casos de desidratação, causada pela falta de ingestão de líquidos, também cresceu, principalmente, entre os adultos.
A maioria das ocorrências de queimaduras é de primeiro grau, caracterizada pela vermelhidão da pele. Entretanto, algumas pessoas atendidas em hospitais e clínicas chegaram a apresentar queimaduras de segundo grau --com bolhas no corpo.
O médico José Ricardo dos Reis Silva, especialista em medicina estética, que trabalha no Pronto-Socorro de Boiçucanga, em São Sebastião, disse que, grande parte dos casos de queimadura tem sido por excesso de exposição ao sol e falta de uso de protetor solar.
Segundo ele, as pessoas devem evitar o sol entre 11h e 17h, mesmo usando protetor solar. "Como o sol está muito forte é recomendável o uso de protetores com FPS (Fator de Proteção Solar) a partir do número 30", afirmou.
Silva disse que nos casos de queimadura de primeiro grau é feito um tratamento com hidrantes para recuperar a pele e diminuir as dores provocadas pela queimadura.
Segundo ele, nos casos de queimadura de segundo grau, o tratamento requer maiores cuidados e hidratação da pele sob supervisão médica.
PRODUTO CASEIRO - Silva disse que a maior parte dos casos de queimaduras atendidos pelo Pronto-Socorro foi provocada pelo uso de bronzeadores e protetores caseiros, feitos com misturas de Coca-Cola, urucum e óleo vegetal.
"Isso deve ser evitado porque prejudica a pele e compromete a saúde das pessoas", disse.
Ele disse que a maioria dos pacientes atendidos é turistas, que querem aproveitar o máximo de tempo sob o sol nos fins-de-semana para ficar bronzeado. "Os moradores da região não se expõem tanto assim", disse.
A médica Estela Zimel, coordenadora do Pronto-Socorro da Santa Casa de Ubatuba, disse que a maioria dos casos registrados no hospital é de queimadura de primeiro grau.
DESIDRATAÇÃO - Ela recomendou que as pessoas, além dos protetores solares, utilizem boné, óculos escuros e também molhem constantemente o corpo no mar ou numa ducha para evitar a desidratação.
Segundo ela, as crianças tem recebido proteção dos pais, mas os adultos por abusarem do sol, correm mais risco de desidratação. "O pessoal tem que ingerir bastante líquido na praia, principalmente, água ou sucos". (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Feira de artesanato de Caraguá é destaque em reportagem de TV afiliada da Globo no Japão
Caraguá recebeu nesta segunda-feira 23, a equipe de reportagem da Rede de TV IPC, uma retransmissora da programação da Rede Globo no Japão. De acordo com a equipe de reportagem, a feira de artesanato foi escolhida pela beleza e organização do espaço, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima

Caraguatatuba - Toda cidade litorânea tem uma feira de artesanato e Caraguatatuba não seria diferente. No entanto, um processo de transformação desta feira foi sendo feito aos poucos, desde que a praça sofreu reforma, há mais de dois anos. Nessa ocasião, os expositores ocuparam a praça Ton Ferreira, para terem de volta, em abril de 2005 a antiga praça Diógenes Ribeiro de Lima (da Setur), completamente reformada e amplo espaço para melhor acomodação dos artesãos da cidade.
A feira de artesanato é uma das atrações com público garantido em todos os finais de semana, na alta temporada.
Prova da total infra-estrutura da nova feira é que a rede de TV IPC canal 333, que retransmite o sinal da rede Globo no Japão, esteve no local nesta segunda-feira 23, para fazer uma matéria sobre a feira de artesanato de Caraguá, que, segundo explicou a repórter Mayra Ota, é a mais organizada e bonita do Litoral Norte. Estiveram participando da reportagem toda a equipe do canal, composta pelo diretor Kendi Yamai, pela produtora Priscila Hayashi e pelo câmera George Furukawa. A cidade de Ubatuba também foi destaque no programa, com o aquário rico em espécies marinhas. De acordo com a equipe, o material produzido será transmitido no canal IPC, no Japão, onde hoje residem cerca de 300 mil brasileiros. (Fonte: PMC)

Calypso e Jota Quest estão entre as atrações da semana de encerramento do Caraguá Music Festival, o evento que agitou o litoral norte paulista.

Caraguatatuba - A Friends Eventos, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo preparou uma programação especial para a última semana de shows do Caraguá Music Festival.
Pelo palco do festival, que teve início dia 28 de dezembro, mais de 30 bandas se apresentaram, entre noites de axé, rock, hip hop, forró, reggae, samba e pagode, num verdadeiro mix de ritmos e gêneros musicais que encantou o público presente.
A programação da última semana terá um dos shows mais esperados da temporada, a banda Calypso que se apresenta na quarta-feira, 25 de janeiro. Devido a grande procura, que fez esgotar rapidamente os ingressos liberados na semana passada, a organização colocou à venda hoje, 23, o terceiro lote de ingressos.
Na seqüência, dia 26, o axé tomará conta do público com o Terra Samba, banda que se aliou às novas tendências e incorporou um repertório totalmente eclético, sem esquecer do passado com raízes no samba.
A sexta-feira, 27, será de muito forró e funk. Gilberto Barros, o Leão, traz As Leoas, grupo de forró formado a partir das bailarinas do programa Sabadaço, além de alguns convidados, como o Dj Tubarão, Serginho e Lacraia, entre outros nomes do funk.
Dia 28, o público do litoral norte vai curtir o show do Jota Quest, que encerra a programação do festival. O grupo mostrará um pouco de seu sexto CD de carreira, quinto de músicas inéditas, ?Até onde vai?, que reúne 14 músicas incluindo ?Além do Horizonte?. O grupo tocará também seus grandes sucessos como ?Até onde vai?, ?Vou a pé??, ?Já Foi? e muitos outros.
Por liberalidade dos organizadores do evento, todas as pessoas que comprarem ingresso para o show do Terra Samba, com mais R$ 5,00 (Cinco reais) poderão comprar um ingresso para seu acompanhante. (Fonte: PMC)

Escolha seu programa cultural neste final de semana: A Fundacc promove ações para toda a família

Caraguatatuba - Tem programa para todos os gostos e todas as idades: shows musicais, apresentação de dança, coral, exposição, videoteca, e espetáculo teatral. Veja a programação da Fundacc e escolha seu destino cultural neste final de semana.
O final de semana em Caraguá será dos mais agitados na área cultural – muita música, dança, exposição e teatro aguardam os turistas.
A programação tem início na quinta-feira, com o projeto Coreto em Sol com MPB com o maestro Zé Maria e convidados na praça do caiçara a partir das 19 horas, atrás do MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba; e no mesmo dia, a partir das 20h30 é a vez de Nho Vair e convidados tomarem conta da Praça do Coreto. As Bandas Fator Rh e Feira Livre apresentam-se na sexta, a partir das 20h30 e no sábado no mesmo horário é a vez de muita bossa nova, MPB e chorinho com os músicos Ana Luiza e Trio Mistura e Manda. Também no sábado, os coretos do Travessão e Porto Novo apresentam às 20h30, a Banda Feira Livre e Violeiros, respectivamente.
Já o Água Viva Coral apresenta-se na Tenda DiverCidade, na praça Ton Ferreira no dia 26, a partir das 20 horas. No mesmo local, no dia 27, às 20 horas é a vez do projeto Dançando na Praia, com o Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba.
Continua até dia 5 de fevereiro a exposição Bagagem Histórica - Volta a São Paulo em 80 Malas no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que pode ser visitado de terça a domingo, das 13 às 22 horas. A entrada é franca. Lembramos aos visitantes que o MACC assim como qualquer outro museu no mundo todo obedece a algumas regras de conduta: é proibida a entrada em trajes de banho, sem camisa, (mesmo crianças) assim como é proibido comer e fotografar ou filmar dentro do museu.
Também no MACC, A Videoteca Lúcio Braun mantém uma programação de filmes de quinta-feira a domingo, às 20 horas, com ingresso a R$1,00.
Já no Teatro Mario Covas, acontece o espetáculo Marido de Mulher Feia tem Raiva de Feriado, que conta a história de um diretor de quinta categoria, uma autora frustrada e uma atriz inexperiente e se passa em Brás de Pina, subúrbio do Rio. Esta é a história do bicheiro Macedão (Ary), sua amante Paraguaçu (Luciana Coutinho), seu advogado e capacho Vieira (Eduardo Rieche), um mal sucedido diretor de teatro chamado Beto (Joseph Meyer) e Emengarda (Amélia Bittencourt), uma decadente autora teatral.
A montagem é inspirada na história da rainha espanhola Carlota Joaquina e na sua relação, um tanto conflituosa, com seu marido, Dom João VI. O rei, cansado das traições da esposa, faz um decreto no qual proíbe feriados. “A peça não tem só humor, mas também um lado sério. Ela aborda o momento político atual e a dualidade brasileira”, comentou o autor Paulo Afonso de Lima. Para assistir “Marido de mulher feia tem raiva de feriado”, basta adquirir o ingresso na bilheteria do teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. As apresentações acontecem nos dias 27 e 28 de janeiro (sexta-feira e sábado), às 21h. Mais informações pelo telefone (12) 3881-2623.
Participe da programação cultural feita especialmente para você. (Fonte: Fundacc)

Caraguá recebe a 1ª “Mostra Artbiojóias”
A exposição permanecerá na cidade até o dia 5 de fevereiro no MACC e será aberta ao público. Após passar pelas cidades de Caraguá, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá a mostra chega a São Paulo, onde os produtos estarão à venda

Caraguatatuba - A Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), órgão ligado à Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, trará para Caraguatatuba, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), a 1ª “Mostra de Artbiojóias”. O evento terá abertura oficial no dia 28, sábado, no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), que também recebe a exposição até o dia 5 de fevereiro. A abertura contará com a presença do Superindente do Trabalho da Sutaco, Claury Santos Alves da Silva e será confirmada a participação do Secretário da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Caveanha. A “Mostra Artbiojóias” é uma exposição intinerante que será realizada em algumas cidades dos litorais Norte e Sul encerrando-se em São Paulo. Caraguá será a primeira cidade a receber a mostra que permanecerá em cada cidade por 10 dias. No Litoral Norte receberão a exposição Caraguatatuba, São Sebasstião e Ilhabela. No Litoral Sul, a exposição estará nas cidades de Bertioga e Guarujá. No encerramento em São Paulo, todas as peças artesanais estarão à venda. Os artesanatos expostos serão confeccionados com materiais como: sementes, conchas, osso, pedra, fibras naturais, escamas de peixe entre outros. As peças produzidas serão brincos, aneis, colar, pulseiras entre outras.
De acordo com a diretora do PAT, Elmar Soares Faria Ferreira mais conhecida como Ká, em Caraguá existe 40 artesãos ligados ao sutaco. “A Sutaco ficou encantada com os trabalhos desenvolvidos aqui na cidade, não só com os artesãos da Bio Jóia, mas com os trabalhos de todos os profissionais da cidade. Os artesanatos caraguatatubenses serão apresentados em todas as cidades e em São Paulo também, disse Ká.
Ela acrescentou ainda que o evento conta com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Tursimo, Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Na exposição os produtos não estarão à venda. Para adquirir o artesanato a pessoa interessada deverá procurar o artesão da peça. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá desapropria terrenos para construir escolas

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba está desapropriando três terrenos nos bairros Sumaré, Indaiá e Getuba, sob os decretos 191/05, 192/05 de 20 de dezembro de 2005 e 195/05 de 26 de dezembro de 2005 repectivamente, onde serão construídas escolas de ensino fundamental. O objetivo do prefeito José Pereira de Aguilar é evitar que os alunos dos respectivos bairros atravessem a avenidas para freqüentarem as aulas, nas escolas já existentes nos bairros.
De acordo com a Secretaria da Educação, a construção das novas escolas, que irão comportar entre 800 a 1.000 alunos cada uma, visa atender a demanda de alunos prevista para 2007, com o aumento da população da cidade.
“Hoje não temos alunos fora da escola. A construção das novas unidades escolares se deve à projeção da demanda que teremos quando as obras estiverem concluídas. Com isso nenhum aluno ficará fora da escola”, disse o assessor da secretária Silmara Selma Mattiazzo, Humberto César Bernardo.
Os projetos das unidades escolares já estão sendo elaborados pela secretaria de obras públicas, que, após a regularização do processo de desapropriação e conclusão, realizará o processo de licitação. O início das obras ainda não tem data prevista. (Fonte: PMC)

8º aniversário do MotoClube Tamoios reuniu cerca de 7 mil pessoas neste fim-de-semana em Caraguá
O Motoclube Tamoios comemorou seu 8º aniversário reunindo um público total de quase 7 mil pessoas em dois dias de evento. 96 motoclubes passaram por Caraguá neste fim-de-semana

Caraguatatuba - O MotoClube Tamoios comemorou seu oitavo aniversário em grande estilo. A festa aconteceu neste fim-de-semana, na tenda do projeto DiverCidade, reuindo 96 motoclubes, e um público total de cerca de 7 mil pessoas nos dois dias de evento.
De acordo com o diretor de eventos sociais do Tamoios, Francisco de Assis Guedes, a estimativa é de que tenham participado do aniversário entre 1400 e 1500 motos e 38 triciclos. “Considerando que a maioria dos motociclistas traz alguém na garupa, temos a certeza de que o evento foi um grande sucesso. Prova disso é que não houve acidentes ou ocorrências na Avenida da Praia. Tivemos um evento familiar, conforme planejamos”, comemorou Guedes.
Segundo a coordenadora do Fundo Social de Solidariedade, Cilce Fabrette, o aniversário do Motoclube Tamoios arrecadou 231 pacotes de leite e 65 pacotes de fralda. Os produtos foram repassados durante a realização do evento para o Fundo Social, conforme acerto com a organização do encontro de motos, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, e da Federação Paulista de Motoclubes.
Dos 125 motoclubes confirmados, apenas 31 não conseguiram comparecer. Houve espaço para acampamento no gramado da Avenida da Praia e campo do CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Entre os participantes, estiveram em Caraguá os Abutres, Coiotes, Dinossauros, Hannah Motoclube, Filhos do Fogo, Lobos de Guará, Canibais, Renegados, entre outros.
A polícia militar e a Ditran, juntas, apoiaram o aniversário do motoclube Tamoios, coibindo manobras radicais típicas de encontros de motos já realizados na cidade. Segundo Guedes, “Nosso intuito não foi o de fazer bagunça na Avenida e sim, uma festa bonita, onde todos participassem com segurança, para comemorar esses oito anos de existência de nosso clube”, disse.
Entre as principais atrações houve passeio de motos pela cidade em homenagem ao sr. Nélio, organizador da Moto Romaria na cidade, churrasco para os clubes cadastrados e shows de cinco bandas: The Forest, Banda Alan (com cover de Beatles e Raul Seixas), Amplitude Valvulada, Caça-Níqueis e Baranga.
Dentro da tenda do DiverCidade, o público teve acesso a produtos motociclísticos, expostos em barracas, como nos tradicionais eventos. A grande diferença, segundo destacou Guedes, é que este foi um evento gratuito e ao mesmo tempo beneficente. A Avenida da Praia esteve aberta para a circulação de carros e motos e o público também pôde participar desta grande festa, levando o leite em pó ou fraldas para o Fundo Social. (Fonte: PMC)

Mais de 500 pessoas prestam Vestibular 2006

Caraguatatuba - Aproximadamente 528 pessoas do Litoral Norte e região concorreram às vagas remanescentes do Centro Universitário UNIMÓDULO, em Caraguá, no último dia 19. A prova foi realizada na Unidade Centro, das 19h30 às 23 horas.
Os candidatos disputaram as vagas remanescentes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, História, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas, Computação, Letras, Normal Superior Educação Infantil, Normal Superior Ensino Fundamental, Pedagogia e Turismo.
O resultado da prova será divulgado no dia 25 de janeiro, e poderá ser conferido no site modulo@modulo.br, a partir das 15h. As matrículas da 1ª chamada devem ser feitas no dia 26, das 9h às 12h e das 14h às 18h. As aulas do UNIMÓDULO terão início no dia 6 de fevereiro. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Empresário de Ilhabela é preso em São Paulo
Acusado de chefiar quadrilha de grilhagem de terra, suspeito é detido em megaoperação do Gaerco

Ilhabela - O empresário Edson Pombo, apontado como chefe de uma das principais quadrilhas de grilhagem de terras em Ilhabela, foi preso ontem de manhã em São Paulo em uma megaoperação do Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional para a Prevenção e Repressão ao Crime Organizado) do Vale do Paraíba e da Polícia Militar.
Foragido desde 1999, Pombo teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça no final do ano passado após denúncia encaminhada pelo Ministério Público.
Ele foi encaminhado ao 7º DP (Distrito Policial) da Capital, sendo transferido posteriormente para o 91º DP, onde existem celas.
No final da tarde, o delegado-adjunto de Ilhabela, Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho, esteve na Capital para levar o empresário para o Litoral Norte.
A megaoperação envolveu quatro promotores do Vale e um da Capital, além de nove policiais militares, que cumpriam mandado de busca e apreensão. Eles chegaram às 6h30 ao apartamento de Pombo na Vila Pompéia, zona oeste de São Paulo, onde o empresário estava com a namorada, e que funcionaria como escritório.
No local, foram recolhidos documentos e escrituras que lotaram quatro viaturas policiais. Segundo os promotores, Pombo estaria utilizando documentos falsos para evitar a prisão.
No apartamento da Vila Pompéia foram encontrados pelo menos três documentos suspeitos. Um deles, uma carteira de motorista, teria a foto de Pombo, mas o nome de Hilton Blankenburg.
Advogados e familiares do empresário não foram localizados ontem após as 18h para comentar o assunto, após a confirmação da prisão.
INVESTIGAÇÕES - A equipe do Gaerco esteve ainda em outros dois endereços que pertenceriam ao empresário, onde também houve apreensão de documentos.
Segundo o Gaerco, os endereços na Capital foram descobertos após investigações que tiveram início no ano passado.
Até agora, além de Pombo, outros dois advogados, que de acordo com o Ministério Público atuavam com o empresário na grilagem de terras, foram denunciados à Justiça por supostamente integrar a quadrilha que agia em Ilhabela.
Eles respondem por crimes como formação de quadrilha, falsidade ideológica, crime contra a fé popular e tentativa de homicídio.
LARANJAS - Segundo as investigações, o esquema utilizava escrituras falsas de terrenos em Ilhabela, registradas em nome de "laranjas" no 5ª Tabelionato de Notas de São Paulo, localizado na Praça da Sé.
Com os documentos e contando com a ajuda de falsas testemunhas, a quadrilha procurava a Justiça para confirmar a posse das áreas em nome do "laranja".
Reconhecido na Justiça o direito de posse, o controle da área era repassado para Pombo, que fazia a venda. Esse processo poderia demorar anos, até mesmo décadas.
Segundo as investigações da Polícia Civil de Ilhabela e do Gaerco de São José, que tiveram início em 2004, o grupo agiria no bairro Rodamonte, no lado sul da ilha, e em pelo menos outros cinco bairros do município do Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Investigações na região começaram há dois anos

Ilhabela - As investigações da Polícia Civil de Ilhabela e do Gaerco do Vale do Paraíba começaram em 2004, com a suspeita de que duas áreas no bairro Rodamonte, no lado sul da ilha, com mais de 8.000 metros quadrados e avaliadas em R$ 2 milhões, estavam registradas em nome de um "laranja". Entre 1992 e 1998, segundo as investigações, a quadrilha --que atuaria em outros cinco bairros-- tentou por três vezes conseguir a posse dos dois terrenos na Justiça. Nas ações, a proprietária dos terrenos era Lourdes de Oliveira, uma empregada doméstica de Suzano. (Fonte: ValeParaibano)

CDHU sorteia imóveis em Ilhabela no dia 3

Ilhabela - A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, realiza dia 3 de fevereiro sorteio de 80 apartamentos entre 752 famílias inscritas. Os imóveis estão prontos e serão financiados em 25 anos. O sorteio será no Ginásio Gilson Gomes Pianna, em Ilhabela, às 18h. Antes, às 15h, haverá distribuição das senhas para o sorteio. Segundo a CDHU, 97% dos inscritos têm renda de até 5 salários. Nesta faixa, a mensalidade não vai superar 20% do mínimo. (Fonte: ValeParaibano)

Morador acusa Secretaria de Saúde de Ilhabela de descaso

Ilhabela - Anderson da Silva, morador do bairro do Bexiga, denunciou ontem suposto descaso da Secretária Municipal de Saúde em relação a sua vizinha Luiza dos Santos, vítima de câncer no seio. Segundo Anderson, ela deveria fazer o exame cintilografia óssea há mais de 25 dias e até o momento nada aconteceu. O pedido foi feito à assistente social do Posto do Curral, conta Anderson, assim que Luiza retornou da última radioterapia no Hospital São Francisco em Jacareí. “A Luiza me disse que acredita que o pedido de exame teria sido extraviado na Secretaria de Saúde”, afirma.
Anderson se diz preocupado com a situação da vizinha, que se encontra muito debilitada e sente fortes dores. “Ela está definhando a cada dia. Não se alimenta, não anda e vomita ao ingerir qualquer alimento ou medicação. O pior é presenciar o sofrimento desta mulher que depende deste exame”, destaca.
Ele ainda afirma que a doente se encontraria em total estado de abandono e os únicos que tem cuidado dela são os vizinhos, que sensibilizados com a situação resolveram levar o caso a público, inclusive se propondo a mobilizar a população do bairro para angariar fundos para o pagamento do exame. “O que indigna é a demora para o encaminhamento”.
“Ela está há mais de 15 dias na cama, sem as mínimas condições de se levantar, sem banho ou qualquer cuidado especial. Estamos revoltados com a demora do encaminhamento”, salienta.
Outro Lado - A reportagem entrou em contato com a assistente so-cial do Posto do Curral, Vanessa Salomão, que diz que as informações dadas por Anderson não conferem com a realidade. “Esta paciente veio encaminhada do Hospital São Francisco em Jacareí. O exame foi pedido por meio desse hospital e para que ela seja atendida pela Secretária de Saúde de Ilhabela, alguns procedimentos tiveram que ser refeitos”, explica Vanessa.
O diretor de Saúde, Márcio Tenório, destaca que sendo este exame de alta complexidade há necessidade da autorização do diretor clínico para o encaminhamento para o serviço de referência e contra referência.
De acordo com ele, o pedido foi enviado ao Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba que, posteriormente, encaminha para a Direção Regional de Saúde de São José dos Campos (DIR) para agendamento e autorização. “O procedimento é o mesmo para todos os municípios do Litoral Norte”,afirma.
O diretor de Saúde diz que a Secretaria enviou o pedido no dia 20 de janeiro ao DIR. “Obtivemos a confirmação da liberação do exame da Luiza para amanhã (hoje)”, destacou. Márcio ainda comemora a liberação de mais 10 exames de densitometrias, também exames de alta complexidade.
Para ele, ela não está abandonada já que a pa- ciente está sendo assistida pelo programa do PSF. “A última visita do PSF foi no dia 13 de janeiro”, informa.
Ainda segundo ele, a paciente estaria com anemia e ficaria internada té o final da tarde de ontem, sob os cuidados da médica responsável pelo PSF da UBF da Costa Sul, Nair Tanaka. “Não procede a informação do descaso. Estamos batalhando, inclusive pedimos urgência no exame”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Secretário de Meio Ambiente vai convidar a Marinha para dar explicações ao Consema

São Sebastião - O secretário estadual de Meio Ambiente, José Goldemberg, decidiu ontem, no plenário do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), convidar a Marinha do Brasil para prestar esclarecimentos ao Conselho sobre a retomada dos exercícios de tiro no Arquipélago de Alcatrazes.
“Isto é muito bom, pois a Marinha poderá apresentar seus argumentos, abrindo espaço para que também nós, os ambientalistas, possamos apresentar a nossa argumentação em defesa deste santuário ecológico. E, tendo em vista a proposta feita pelo Instituto Florestal à SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), de criação de um parque estadual, estaremos apresentando nossos argumentos diretamente para quem decide”, diz o advogado Eduardo Hipólito do Rego, representante do LN no Consema.
Rego, que é presidente do Instituto Educa Brasil e vice do Mopress (Movimento de Preservação de São Sebas-tião), apresentou a questão de Alcatrazes ao Consema durante a abertura da reunião realizada ontem. Estas entidades, juntamente com o Instituto Terra & Mar, foram as organizadoras da passeata-protesto contra a Marinha, realizada na Rua da Praia, no último sábado.
Ele também solicitou audiência ao secretário Goldemberg para discutir a questão de Alcatrazes e a proposta de sua transformação em parque estadual.
Estação de Transbordo de lixo - Outro assunto levantado por Rego no Consema diz respeito ao edital publicado nos jornais paulistas, no último final de semana, pela Prefeitura de São Sebastião, sobre a instalação de uma estação de transbordo de lixo que, aliás, já está em pleno funcionamento, em frente ao Cnaga. O projeto já deu entrada no DAIA (Departamento de Avaliação de Impactos Ambientais) e o edital agora publicado dá prazo de 30 dias para que as entidades interessadas se manifestem.
“Dentro deste prazo, qualquer entidade pode entrar com pedido de mais informações, ou apresentar sugestões para a melhoria do projeto. Nós vamos entrar com o pedido de audiência pública. Queremos conhecer mais o projeto e suas conseqüências am-bientais”, explica Eduardo Hipólito do Rego.
As entidades interessadas devem protocolar seus pedidos ao DAIA diretamente na sede da SEMA – Av. Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo.
Sabesp opera emissário de esgoto sem licença há 18 anos - O representante do LN no Consema, Eduardo Hipólito do Rego, também questionou o não cumprimento, por parte da Sabesp, da deliberação feita pelo Consema em 2004, de que a empresa deveria realizar uma audiência pública sobre o emissário submarino de esgoto instalado na Praia do Deodato.
“O EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), relativo a este emissário está há 18 anos sendo analisado pela SEMA. Há 18 anos que a Sabesp opera este equipamento sem licença e hoje já existe um passivo ambiental, ou seja, um processo de degradação que precisa ser revertido”, diz Rego.
Segundo ele, o representante do DAIA no Conselho informou que agora a Sabesp concordou em assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Este documento está em fase final de elaboração e deve ser publicado dentro de dois meses. Depois disto, será agendada a audiência pública.
Outro lado - O superintendente da Sabesp no LN, engenheiro Ricardo Amadei, confirmou que já existe um consenso entre a empresa e o DAIA sobre o TAC. Nele, a Sabesp se compromete a tomar medidas para diminuir o impacto ambiental causado pelo emissário, medidas estas finalmente definidas em reunião realizada no último dia 4.
Segundo ele, a assinatura do TAC permitirá à empresa obter a Licença de Operação do emissário e, a partir disto, realizar várias melhorias no sistema da Topolândia, que já está com sua capacidade esgotada. Com custo estimado em 1,5 milhões, as obras previstas incluem ampliação do próprio emissário e da capacidade de operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Itatinga.
O emissário, hoje com 1.061 metros de extensão e diâmetro de 40 centímetros, lança os efluentes a uma profundidade de 8 metros dentro do canal. Sua extensão deverá ser ampliada em mais 400 metros, e a profundidade atingirá 39 metros. A ETE receberá novas peneiras, sistema de caixas de areia, torre de carga e também a rede coletora será ampliada. A capacidade da ETE será ampliada de 12 para 19 milhões de litros/dia.
Monitoramento do Canal - Amadei informou ainda que, por exigência da Cetesb, a empresa passou os dois últimos anos realizando um monitoramento ambiental em 18 pontos do canal – 15 deles ao redor do emissário e outros 3 relativos ao futuro ponto de lançamento, após a ampliação. Foram seis mil análises físico-químicas, bacte-reológicas, nos sedimentos e na fauna, resultados interpretados depois pela empresa Consultoria Paulista, contratada pela Sabesp.
“A conclusão deste trabalho já foi entregue à Cetesb e ao DAIA. Ele confirma a existência de um impacto ambiental de intensidade moderada na região, e as medidas que serão tomadas visam reduzir ainda mais este impacto.
Mas é bom esclarecer que este impacto não é de inteira responsabilidade da Sabesp, cujos efluentes pelo menos recebem tratamento preliminar (peneiramento e cloração). Há muitas outras fontes poluentes e o próprio esgoto da Topolândia, que hoje chega à praia pelo córrego Mãe Isabel, vem de áreas de invasão onde não podemos instalar rede coletora. Outros córregos também levam poluição para o mar, sem falar que a Petrobras também tem um emissário de esgoto”, explica Amadei. (Fonte: Imprensa Livre)

Festa do Padroeiro segue com barracas e atrações musicais até dia 28

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Fazenda, prorrogou até o próximo final de semana a permanência das barracas da Festa do Padroeiro, no aterro na Rua da Praia. A data final para a permanência estava prevista para o último domingo, 22, dia do encerramento da Festa, porém a data foi adiada para o final do mês, dia 29.
“Os barraqueiros nos procuraram pedindo para que fosse estendida a permanência deles aqui na cidade. Em troca, ofereceram 300 cestas básicas, e nós aceitamos”, explicou o secretário da Fazenda. Segundo Nossabein, as cestas básicas serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade do município.
Os ambulantes que atuam na Rua da Praia também poderão permanecer no local até o final do carnaval.
SHOWS - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) também aumentou a programação de shows para esta semana, agitando a Rua da Praia com diversos shows de
bandas local. Hoje, 24, o palco da Rua da Praia recebe a Banda Panguanus. Amanhã, 25, a dupla sertaneja João Marcos e Juliano agita o local.
Na quinta-feira, 26, a banda de Ilhabela, Saracote, põe a galera para dançar. Na sexta-feira, 27, com toda a empolgação, o grupo União Total traz para o palco ritmos animados como ao axé e o funk. No sábado, 28, o rapper Gabriel O Pensador, arrebenta com suas músicas cheias de sátiras e críticas à sociedade e à política, e no último domingo do mês, 29, a Banda Palace encerra a programação do mês de janeiro.
BRINCADEIRAS - Com a permanência das barracas na cidade, a Prefeitura de São Sebastião disponibilizará ainda diversos brinquedos para toda a criançada curtir. Ontem, 23, a molecada já pode conferir as atrações como escorregadores, pula-pula, cama elástica, entre outros. Os brinquedos estão montados na Rua da Praia, na estrutura maior da Festa, onde estava instalada a barraca da Igreja e permanecem até o dia 29. A entrada é gratuita. (Fonte: PMSS)

Seduc prepara profissionais para o início das aulas escolares

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc) inicia o planejamento para as atividades escolares de 2006 com os profissionais da área em reunião no Teatro
Municipal nesta quarta-feira, 25, a partir das 8 horas. A Seduc realiza o encontro com diretores e coordenadores das escolas municipais para definir
o planejamento anual, preenchimento das cadernetas, controle de ausência e o acolhimento dos estudantes no retorno das aulas.
Para os dias 2 e 3 de fevereiro, a secretaria programa palestras para os educadores, também no Teatro Municipal. No dia 2, o assunto a ser discutido será “Distúrbios na aprendizagem e respiração: Uma visão antroposófica”. Os palestrantes serão: a Dra Ana Cláudia Chaguri Lopes e o Dr Mauro Domingos Fernandes.
“Mestre com os Mestres”, ministrada por Frei Carlos Josaphat, será o tema no dia 3. As palestras serão em dois horários, das 8h às 12 e das 14h às 17h.
As aulas reiniciam no dia 13 de fevereiro. (Fonte: PMSS)

Escolinhas Eportivas da Prefeitura retomam atividades em fevereiro

São Sebastião - As Escolinhas Esportivas mantidas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), iniciam novas inscrições e retomam
as atividades a partir do dia 6 de fevereiro com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes mais uma opção de lazer. Futebol de campo, de areia, vôlei, basquete, handebol e natação são algumas das modalidades já oferecidas pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Esportes (Seesp), mais de 2 mil crianças e adolescentes participam das escolinhas em São Sebastião com 40 professores ministrando as aulas. A diretora de Esportes da Seesp, Raquel Buzi explica que diversas modalidades esportivas estão disponíveis nos bairros de São Sebastião. “Nosso objetivo é proporcionar ao bairro em que está sendo desenvolvida a atividade, o incentivo ao esporte”, explicou a diretora de esportes.
Skate é a nova atração das Escolinhas Esportivas - Na Costa Sul a novidade são as aulas de Skate, na Praça Internacional do Surf, no bairro de Maresias. Todas as terças e quintas-feiras são realizadas aulas dentro do projeto “Bom no skate, bom na escola” realizado pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com a marca Billabong. A intenção da escolinha é a formação de atletas de competição para representar o município. As aulas acontecem em dois horários, pela manhã e à tarde. De acordo com a Seesp, o interessado pode realizar as inscrições durante o ano todo, se as vagas já forem preenchidas, o inscrito ficará em uma lista de espera. O projeto tem mais de trinta crianças inscritas que tem o dever de ‘mandar bem’ na escola tanto nas notas quanto no
comportamento, caso o aluno não cumpra essas regras, perde a vaga na escolinha. Além de instrutor capacitado, a Escolinha oferece aulas gratuitas com todo o material necessário: capacetes, joelheiras, luvas, entre outros. A Seesp explica que para se inscrever nas escolinhas, o interessado pode
procurar o local mais próximo onde tenha a modalidade desejada e conversar com o professor. Para realizar as atividades, o horário deve ser contrário
ao das aulas escolares. (Fonte: PMSS)

Programa Auxílio Desemprego beneficia primeiras famílias

São Sebastião - O programa “Auxílio Desemprego” da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) já está em andamento, com 120 funcionários selecionados. Deste total, 60 já estão atuando em trabalhos internos na Prefeitura. A outra metade, responsável por executar serviços gerais em áreas externas, aguarda o Seguro de Acidentes Pessoais e a conferência dos uniformes. O projeto de lei número1745/2005, criado pelo executivo, tem o objetivo de assegurar aos menos favorecidos cidadãos sebastianenses a condição de suprirem suas necessidades básicas mais urgentes. Trata-se de uma medida emergencial, tendo em vista que os contratos são firmados por um ano, podendo ser prorrogados por igual período. O salário é de R$ 300,00, mais R$ 50,00 equivalente a cesta básica e
auxílio-transporte, se necessário. Para ser beneficiário das vagas de serviços gerais, os interessados tiveram de se inscrever no programa no ano passado, passar por uma pré-avaliação e posteriormente, receberam visita de uma assistente social. Para concorrer a vaga, os candidatos deveriam estar desempregados por mais de seis meses, sem receber seguro desemprego ou qualquer outro benefício oferecido pelo governo, além de ser morador no município há pelo menos
dois anos. Foram utilizados como critério de desempate o maior valor de encargos familiares e tempo de desemprego. De acordo com a Setradh, novas pessoas são visitadas pelas assistentes sociais para que, de acordo com a necessidade da Prefeitura, sejam chamadas obedecendo a lista de espera. O número estabelecido de vagas na Lei Municipal é de até 300 beneficiários. (Fonte: PMSS)

“Como enlouquecer você mesmo?” animará fim de semana no Teatro Municipal

São Sebastião - Um retrato bem humorado da vida real, assim é a peça “Como enlouquecer você mesmo?” que se apresenta no Teatro Municipal, neste final de semana,
encerrando a programação cultural de janeiro, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo. Com apresentação no sábado, 28 e reapresentação no
domingo, 29, sempre às 20h30, o Quarteto ‘D’ Produções Artísticas fará uma sátira a negatividade dos seres humanos. A comédia, sob direção de Didi
Moreira, acrescenta a baixa-estima, novas formas de tornar a sua vida a pior possível com ingredientes infalíveis.
O público com certeza se identificará com os personagens, que apresentam situações do dia-a-dia, mostrando a fragilidade do ser humano em relação
aos seus medos. Essas situações muitas vezes se tornam engraçadas.
O espetáculo trabalha em cima dos pensamentos negativos, já vivenciado por quase todos, que ao assistirem a peça, notarão que sofreram a toa.
O objetivo da peça, além de fazer o público rir, é mostrar que não se deve sofrer antecipadamente, criando “tempestades em copo d’água”, mas sim
encarar os medos de frente. A entrada para o espetáculo é de R$ 10. Informações 3892-4489. (Fonte: PMSS)

"Bela Adormecida" em São Sebastião nesta quinta-feira (26/01)

São Sebastião - As crianças curtirão todo o encanto de um conto de fadas nesta quinta-feira, dia 26, com a programação da Secretaria de Cultura e Turismo, que por meio do projeto ‘Levando Arte a Toda Parte’ traz o clássico infantil “A Bela Adormecida” para a Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição em Boiçucanga e para o Teatro Municipal.
Sob direção de Nando Britto, a Companhia Brittos Produções apresenta para o público sebastianense a adaptação do tradicional conto de fadas do
francês Charles Perrault, que fala da estória da princesa Aurora, assim batizada por sua mãe ao colocá-la no mundo ao nascer um novo dia. Aurora
recebeu um feitiço cruel lançado sobre ela no dia do seu nascimento por uma fada ressentida e vingativa chamada Malévola.
A princesa está fadada a espetar seu dedo no fuso de uma roca de fiar e cair num sono profundo no seu aniversário de quinze anos, tendo como única
salvação o beijo de seu verdadeiro amor.
Apesar dos esforços de três fadas bondosas, Flora, Fauna e Primavera, a profecia se realiza. Armado com o escudo mágico da virtude e com a espada
da verdade, o príncipe Felipe enfrenta bravamente Malévola e resgata Aurora.
O espetáculo será apresentado na Escola Municipal Guiomar Conceição, em Boiçucanga, às 14 horas e o ingresso pode ser trocado por dois lápis
pretos. Já no Teatro Municipal a peça começa às 18 horas, com entrada de R$ 5,00. (Fonte: PMSS)

‘Mágico Ed’ se apresenta na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - Um espetáculo de magia e muita diversão. Este é mais um presente de férias que a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do projeto “Levando Arte a
Toda Parte”, dá às crianças da Costa Sul do município. A noite de sábado será animada pela apresentação de “ED, o Mágico” que estará na Escola
Municipal Guiomar Conceição, às 20 horas, em Boiçucanga.
Num show raro e imperdível, o mágico e ilusionista, que participou recentemente do programa do Faustão, traz para as crianças o ‘mundo da
magia’, cheio de surpresas e fantasias.
Com um espetáculo elaborado cuidadosamente por Ed, os pequeninos participam ativamente de cada número, com muita alegria, interatividade e
descontração.
Para o número, o mágico leva um cenário com trilha sonora e efeitos especiais com fumaça.
Como atração principal e a que mais diverte as crianças está a mágica com animais, incluindo coelhos, pombas, etc.
Durante o espetáculo, o mágico também faz um incrível número da bola que levita no ar, maravilhando as crianças. O show é encerrado quando o mágico
faz ‘nevar’ perante a platéia. O Mágico Ed já se apresentou em grandes empresas como: Mercedes Benz, O Estado de São Paulo, Brahma, Claro, Banco BCN, Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Bovespa, Brastemp, Cônsul, Sabesp, Casas Bahia, VIVO, Bom Bril, McDonald's, entre outros.
Para curtir o espetáculo, basta trocar dois lápis pretos por um ingresso. Informações 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga Dellamares

Chuva rápida de ontem arrasa o centro

Ubatuba - A rapida chuva de ontem foi suficiente pra derrubar os 2 relógios da avenida Iperoig, destruir o toldo da "Sucolândia" e do "Roots", destelhar algumas lojas e brinquedos do "Trombini", arrancar o outdoor próximo ao aeroporto e dar muito trabalho para o pessoal do "Agita Verão". O pior aconteceu com a feirinha-hippie, a cobertura de lona caiu, algumas barracas foram desmontadas pelo vento e ainda caiu um coqueiro sobre a feira, segundo alguns feirantes uma vendedora foi levada ao hospital em estado grave. (Juliano Gregori)

 

 

 

PT de Ubatuba vê boicote de prefeito

Ubatuba - Alvo de críticas feitas pelo prefeito Eduardo César (PL), o PT de Ubatuba contra-atacou ontem com uma nota oficial em que acusa o governo de boicotar as ações do partido.
O presidente do diretório petista, Maurício Moromizato, afirma, no documento, que ficou surpreso com as declarações de Eduardo César em entrevista ao ValeParaibano.
À ocasião, o chefe do Executivo confirmou o rompimento com a legenda e pediu aos assessores petistas que deixassem seus cargos na prefeitura.
Segundo a nota, o partido não aceita ser afastado da administração por e cobra do prefeito uma manifestação oficial neste sentido.
A nota afirma que o partido 'não é golpista e nem quer derrubar o prefeito, mas que não concorda com a visão de que quem ganhou a eleição foi Eduardo César.'
O dirigente sustenta que 'quem ganhou a eleição foi a coligação formada pelo PL/PT/PcdoB/PHS/PRP'.
"O senhor prefeito sabe muito bem que sozinho não sairia vencedor e por isso, sozinho também não deve governar", diz trecho da nota. Segundo o presidente do diretório, o prefeito estaria 'esquecendo' os parceiros e compromissos de campanha.
O partido garante que não teve nenhuma indicação de cargos aceita pelo prefeito e que os petistas que ocupam funções de confiança foram 'individualmente convidados' pelo prefeito, sem participação partidária.
O PT ainda procura destacar o apoio dado pelo governo federal à atual administração e questiona a terceirização da merenda escolar, afirmando que ela não fazia parte do programa de governo.
OUTRO LADO- O prefeito Eduardo César não foi localizado ontem para comentar o assunto. Ele estava em Brasília, segundo informou sua assessoria. (Fonte: ValeParaibano)

Nota da direção do PT sobre entrevista do prefeito Eduardo César

Ubatuba - Em entrevista ao jornal ValeParaibano publicada no dia 21 de Janeiro o prefeito de Ubatuba Eduardo César afirma entre outras coisas que rompe com o PT e expulsa o partido do governo. O PT foi colhido de surpresa e não aceita este tipo de conduta por parte do senhor prefeito. Aguardamos atitude oficial a respeito de tão importante assunto lembrando aos munícipes de Ubatuba que o PT tensiona publicamente o governo porque assume perante a sociedade sua responsabilidade na vitória da coligação Resgate Ubatuba e defende firmemente que a cidade seja governada baseada no programa de governo colocado durante o processo eleitoral. Assim, o PT considera que o prefeito Eduardo César é quem está na oposição na medida em que “esquece” parceiros e compromissos de campanha. Referente a esse assunto, quando o prefeito afirma que “existe toda uma orquestração de um partido, querendo o poder. Eu acho o seguinte, se é assim, o PT não deveria fazer coligação. Quem ganhou a eleição para prefeito foi o Eduardo César. O Domingos é o vice,... Agora, o que acontece é que o partido quer o poder.”, a direção do PT registra publicamente que não é golpista e não quer derrubar o prefeito, mas que não concorda com a visão (ou falta de) de que quem ganhou foi Eduardo César. Quem ganhou a eleição foi a coligação PL/PT/PCdoB/PHS/PRP. O senhor prefeito sabe muito bem que sozinho não sairia vencedor e por isso, sozinho também não deve governar.
Em relação aos cargos que o PT ocupa no governo, o senhor prefeito diz “... O PT é quem vai ter que decidir se tira as pessoas do meu governo. O PT que tire as pessoas dele do governo, eu continuo.” Sabe muito bem o senhor prefeito que o PT não teve nenhuma indicação de cargo aceita pela equipe de governo, e que os companheiros que estão em cargos de confiança (poucos) foram individualmente convidados pelo prefeito, sem participação do partido nas escolhas. Por esse motivo entendemos que tais cargos são de responsabilidade do prefeito e é ele quem vai ter que dizer a cada um de nossos valorosos companheiros se ainda os quer trabalhando pela prefeitura.
Numa outra afirmação, Eduardo César afirma que “por parte do governo federal só tem vindo aquilo que é o de praxe, já vinha mesmo... Eu disse inclusive em reunião como PT que o governo federal precisa se mostrar mais próximo do município.” Nesse caso o senhor prefeito mente, e sabe muito bem que está mentindo. Ao afirmar que nossa saúde hoje é modelo e seu principal trunfo, omite que o principal parceiro do município é o governo federal (do PT). No episódio da intervenção na Santa Casa, foi um membro do PT, hoje no ministério da Saúde, quem veio pessoalmente a Ubatuba negociar a liberação de trezentos e oitenta mil Reais para que a Santa Casa pudesse iniciar um processo de recuperação. Entre suas principais obras para este ano estarão seis novas unidades de Saúde (Rio Escuro, Praia Dura, Sertão da Quina, Itaguá, Estufa II e Perequê-Açú), conseguidas por intervenção do PT de Ubatuba e liberadas mediante emenda parlamentar da deputada Ângela Guadagnin (PT). Uma ambulância UTI será destinada pelo governo estadual mediante emenda parlamentar do deputado estadual Carlinhos de Almeida (PT). Enquanto o governo federal incentiva à ampliação do Programa de Saúde da Família, o governo Estadual acaba com o projeto Qualis (PSF estadual). Enquanto o convênio SUS (governo federal) repassa um teto de cento e noventa e cinco mil Reais/mês para a Santa Casa, o convênio com o governo estadual repassa apenas doze mil Reais/mês. Saindo da área da saúde, na merenda escolar o governo federal (do PT) herdou um repasse aos municípios de R$0,06 (seis centavos) por aluno e hoje repassa R$ 0,18(dezoito centavos)/aluno, ao passo que o governo estadual repassa R$ 0,09(nove centavos)/aluno, portanto metade do valor.
Por falar em merenda, a terceirização da merenda escolar é hoje um dos principais assuntos da cidade. O PT discorda da colocação de que a terceirização da merenda escolar é a melhor opção para o município, discorda da falta de discussão do assunto, da maneira autoritária como vem sendo conduzida a questão (quem foi à pseudo-audiência pública entende...) e tem fundamentos muito sólidos para questionar a legalidade do presente edital de terceirização, com problemas na justificativa para terceirização, no cardápio que consta do edital, nos dados usados para formação de valores e nos valores colocados para a licitação. Portanto, nossa posição não é de política partidária, como quer fazer crer o prefeito, e sim de política educacional e de respeito ao dinheiro público. Não abrimos mão do cancelamento da licitação e exigimos que a prefeitura inicie o ano oferecendo merenda de qualidade e sem terceirização a todos os alunos da rede pública de ensino. Continuamos com nossa luta e seremos vigilantes em relação à qualidade e quantidade das refeições de nossas crianças.
Finalizando, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento necessário e para mostrar documentos que fundamentam nossa posição contrária à terceirização da merenda escolar. Colocamos também à população de Ubatuba nosso compromisso de participação ativa no processo político municipal, de estímulo à politização e à atuação coletiva de nossa sociedade e de luta no enfrentamento dos problemas que afligem nossa cidade.
Mauricio Moromizato – Presidente do Diretório Municipal do PT de Ubatuba
mauriciomoromizato@uol.com.br

Corpo de turista é achado em Ubatuba

Ubatuba - Foi localizado na manhã de ontem na praia Grande, em Ubatuba, o corpo do turista Peterson Lopes Vieira, 20 anos, que havia desaparecido no início da tarde do último domingo no mesmo local. O corpo de Vieira foi encontrado às 9h de ontem. Após perícia no IML (Instituto Médico Legal), o corpo foi liberado e removido para São José dos Campos. Segundo Carlos Eduardo Guimarães, amigo de Vieira, ele se afogou logo após ter sido atingido por uma onda. O Corpo de Bombeiros e um grupo de surfistas tentaram localizar Vieira no domingo, sem sucesso. (Fonte: ValeParaibano)

TV japonesa visita aquário no litoral

Ubatuba - O Aquário de Ubatuba recebeu na última segunda-feira uma equipe de reportagem da TV IPC canal 333, que é a retransmissora da Rede Globo no Japão. A TV tem como público um universo formado por cerca de 300.000 brasileiros que moram atualmente no Japão e que são turistas e investidores em potencial. Além do aquário, que abriga várias espécies de animais marinhos, os japoneses também realizaram uma reportagem sobre o Projeto Tamar, que cuida da preservação de tartarugas marinhas e é mantido pela Petrobras. Outro ponto observado pelos jornalistas japoneses foram as possibilidades de investimentos em negócios turísticos no Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Cai número de praias poluídas

Ubatuba - O número de praias poluídas no Litoral Norte reduziu de 10 para 7 praias, segundo boletim divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
O baixo índice de chuvas em janeiro é considerado pela companhia ambiental como o responsável pela diminuição do número de praias impróprias ao banho na região.
No último boletim divulgado no domingo, o total de praias poluídas já tinha caído de 11 para 10. Na primeira amostragem do ano, em 1º de janeiro, 14 praias foram classificadas como impróprias.
"A falta de chuva contribui decisivamente para diminuir a poluição nas praias, pois a chuva carrega lixo e esgoto acumulados em córregos, valas e galerias fluviais para o mar", disse Débora Orgler, gerente interina do setor de águas litorâneas da Cetesb.
De acordo com o boletim divulgado ontem, estão impróprias para banho as praias Itaguá, Perequê-Mirim e Perequê-Açu, em Ubatuba. Em Caraguá, a Cetesb considerou poluída apenas a praia do Centro.
Segundo a Cetesb, continuam impróprias as praias Pontal da Cruz e São Francisco, em São Sebastião, e Portinho, em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba será incluída em roteiro turístico-religioso

Ubatuba - Ubatuba foi incluída no roteiro turístico-religioso "Caminhos de Anchieta" lançado nesta semana pela Canan (Associação Pró-Canonização de Anchieta).
O roteiro tem o objetivo de marcar a ação do beato, por onde ele passou e transformar a peregrinação, a pé ou de carro, num trajeto semelhante ao Caminho de Santiago da Compostela, na Espanha.
Segundo a Canan, o roteiro será iniciado em julho, a partir da construção do Santuário Ecólogo José de Anchieta, em Praia Grande (SP). Além de Ubatuba, o roteiro incluirá várias cidades do Litoral Sul e o Pátio do Colégio, na capital.
O padre Vilson Oliveira, administrador diocesano do Litoral Norte, disse ontem que é muito importante o resgate da atuação de Anchieta em toda a região, principalmente, neste momento do processo de sua canonização.
Na semana passada, em entrevista ao ValeParaibano, o prefeito Eduardo César (PL) afirmou que irá construir uma nova estátua do beato em Ubatuba para valorizar a sua atuação na cidade. Hoje, existe uma pequena estátua na praia do Iperoig.
Anchieta passou cinco meses em Ubatuba, no ano de 1563. Ele chegou à cidade com o Padre Manuel da Nóbrega com a missão de fazer as pazes entre os índios tupinambás e os portugueses.
Em parte de sua estadia, Anchieta ficou refém dos índios, ocasião em que escreveu o poema à Virgem. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba terá cinema gratuito neste final de semana

Ubatuba - O Cine Elektro estará em Ubatuba neste final de semana, nos bairros do Ipiranguinha e Sertão da Quina. A estrutura do cinema, que funciona ao ar livre, é formada por um caminhão que possuiu um telão de 210 polegadas e equipamentos de alta tecnologia.
No sábado, 28, o Cine estará funcionando no bairro do Ipiranguinha, com a exibição dos filmes Os Incríveis, a partir das 20 horas e Quarteto Fantástico, às 21h45. As exibições acontecerão no “Campinho”, na rua da Cascata. Já no domingo, 29, é a vez do bairro do Sertão da Quina receber o caminhão Cine Elektro. Na praça da Igreja Matriz, às 20 horas, a população do bairro poderá assistir o filme Os Incríveis e às 21h45 o Quarteto Fantástico.
Lançado em janeiro de 2005, o Cine Elektro é mais um projeto de responsabilidade social da Elektro. Já são mais de 600 mil pessoas de cerca de 100 cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, atendidas pela empresa. O Cine Elektro tem o objetivo de promover a inserção cultural da população atendida pela empresa. (Fonte: PMU)

Agito Verão retorna nesta quarta-feira em Ubatuba
Cerca de 25 mil pessoas devem passar pelo local de amanhã, quarta-feira, até domingo; bandas locais estarão se apresentando neste último Agito Verão na cidade

Ubatuba - O Agito Verão, uma promoção da Prefeitura de Ubatuba em parceria com a TV Vanguarda retorna amanhã, quarta-feira, 25, com muitas atrações. As atividades estarão acontecendo na praça de Eventos, ao lado do Aeroporto Gastão Madeira e serão realizadas das 17 às 23 horas. Segundo os organizadores do evento, no último final de semana cerca de 18 mil pessoas passaram pelo evento, que conta com estacionamento gratuito.
Estão programadas novamente atividades de vôlei de praia, futebol de sabão, frescobol, caminhadas, massagem express, recreação infantil com playground e aulas de dança, música e aeróbica. No Espaço Radical ocorrerão atividades de arborismo, com ponte de três cordas e parede de alpinismo. Na recreação infantil as crianças de até cinco anos terão uma área reservada para atividades de pintura, maquiagem, modelagem e várias brincadeiras. Para a terceira idade haverá uma tenda especial com jogos, como damas, baralho e dominó. Uma tenda será dedicada especialmente para a cultura com exposição de artistas e artesãos. Já estão confirmadas as participações das bandas locais Pracaniz, Ramã, Pé de Pano, Anti-Danos, D’Jhaga, Euri, Big Ben, Swing do Axé do grupo folclórico Guaruçá, sempre a partir das 20 horas. Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, o sucesso do evento se deve a organização. “O trabalho conjunto entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Sabesp e todos envolvidos no evento é o que está tornando o Agito um sucesso absoluto”, enfatizou o secretário que conta com a expectativa de 25 mil pessoas de amanhã até domingo, quando se encerra o evento em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Surfistas de Ubatuba dominam último evento do Super Session Verão 2006 na cidade

Ubatuba - Ubatuba pôde acompanhar mais um show de surfe, desta vez na praia de Itamambuca, durante a despedida do Super Session Verão 2006, realizada no último sábado, 21. Na disputa do Air Show, 24 surfistas entraram na competição, enfrentando ondas de meio metro, porém bem formadas, que garantiram boa qualidade nas manobras.
A tarefa era executar o melhor Aéreo (quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição), e quem se deu bem e levou o título foi o surfista Luizinho, do Perequê-Açu. Em segundo ficou o também local Maicol Santos e em terceiro o atleta Wigolly Dantas.
As mulheres disputaram a “Best Wave” (melhor onda, em uma bateria de 25 minutos) e a vencedora foi a surfista de Ubatuba Sabrina Carrijo; Lívia Lopes e Nathalie Paola, também de Ubatuba, ficaram na segunda e terceira posição respectivamente.
A novidade dessa etapa do Super Session Verão 2006 foi a categoria Kids para surfistas até 10 anos. O vencedor foi Wesley Dantas, com Allace Araújo em segundo.
O Super Session Verão 2006 é organizado pela equipe do programa Super Session (Band Vale) com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, e conta com o patrocínio de Red Nose Shoes, Natural Shape, Wave Cut e North Peak. (Fonte: PMU)

Balcão de Empregos de Ubatuba emprega mais de mil pessoas em um ano
Número de cadastrados ultrapassou os cinco mil

Ubatuba - O Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social continua prestando atendimento à população de Ubatuba mesmo nas férias. Atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, o Balcão recebe por dia cerca de 25 interessados em voltar ao mercado de trabalho ou conseguir o primeiro emprego.
Em 2005 o Balcão de Empregos cadastrou 5352 pessoas, que preencheram 1194 vagas disponíveis. Um grande crescimento, pois segundo registros, apenas 200 vagas haviam sido preenchidas em 2004. O atendimento ao público concentra-se no período da manhã, pois à tarde é feito o trabalho de captação de vagas junto aos empresários da cidade.
Dessa forma a vaga é preenchida de forma rápida e eficiente. As empresas disponibilizam vagas de trabalho que querem preencher e o Balcão de Empregos envia apenas os funcionários cadastrados em condições de ocupar a vaga.
Segundo informações da Secretaria, o período em que existe maior oferta de vagas é o mês de novembro, onde os quiosques, restaurantes e hotéis buscam funcionários para a temporada de verão. Nos outros meses é grande a procura por domésticas, caseiros e trabalhadores temporários como pedreiros, pintores e encanadores.
O espaço físico também foi remodelado, preparando o local para a vinda de um posto do Programa de Assistência ao Trabalhador (PAT). O Balcão de Empregos funciona na rua Paraná, 375 e os interessados devem comparecer munidos com CPF, RG e Carteira Profissional ou carta de referência.
Visita - Na última sexta-feira, o deputado Marcelo Bueno esteve visitando as instalações da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e elogiou as dependências. “Ubatuba está de parabéns, pois está apta a receber o PAT. Isso mostra o interesse dessa administração em atender bem ao trabalhador local”, disse o deputado. (Fonte: PMU)

Semana de 21 de janeiro a 26 de Janeiro de 2006


CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"As crônicas de Nárnia": O Leão a Feiticeira eo Guarda Roupa.
Ás 15:10 hs

"Doze é Demais 2"
Ás 17:40 hs e 19:30 hs

"E Se Fosse Verdade..."
Às 21:20 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"VALIANT "
Ás 15:50 hs e 17:30 hs.

" Soldado Anônimo"
Ás 19:10 hs e 21:20 hs

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Música popular
O Bento mudo
Que tocava rabeca
O Estevão paralisado
Que ponteava um violão sentido
Viviam no mesmo lugar
E todos os dias se encontravam
E se punham a tocar
E entre uma e outra música
Punham-se a sonhar
E entre um e outro sonho
Cismaram de ensinar
Ao cego Tonico
As artes da música
Pra formarem um trio
E terem em abundância
Músicas, letras e sonhos
Fama, mulheres e grana
Pernas, voz e olhos
Mas, ai, o mudo era tímido
O paralítico era inexperiente
O cego era descrente
E o trio maravilha
Ficou na semente.

Ciclo hidrológico
Evaporação
Condensação
Precipitação
Todos os rios nascem do mar
Destruição
Desmatamento
Poluição
Todos os rios morrem no mar.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

MEMÓRIAS: UBATUBA
Uma ambiência coxa

Parto, de acordo com a historiadora Marieta de Moraes Ferreira (diretora do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação da FGV – Fundação Getúlio Vargas), do princípio segundo o qual “a memória é um elemento constitutivo de identidade, tanto coletivo quanto individual”. Meu objetivo nesse texto não é outro senão o de contribuir para a divulgação da nossa memória. Fico hoje apenas com as amendoeiras, uma delas vítima da dita urbanização da atual feira hippie na orla da praia de Iperoig.
Atento aos debates e discussões, lembrei-me de um texto escrito em 1985 e ainda não publicado, do qual transcrevo um pequeno trecho, que penso ser útil para clarear algumas questões acerca desse tema tecendo ainda algumas considerações históricas:
“(...) Há ao lado do cruzeiro na praia desta cidade, duas amendoeiras que penso deve ter quase um século. Eu me lembro que quando tinha dez ou doze anos, elas já existiam talvez há mais de dez anos. Estou hoje com oitenta e um anos, se elas nesse meu tempo de menino já estivessem plantadas há dez anos, aí estão portanto noventa e um anos. Mas na época elas deviam ter mais de dez anos de vida. As sementes dessas amendoeiras foram importadas do Rio de Janeiro (...)”. Jehu de Souza – 4/2/1985.
O texto foi escrito por Jehu Nunes de Souza em 1985. Nele, o autor procura deixar registrado para nossa geração fatos pertinentes à cidade em que nasceu, e onde viveu com intensidade. Ubatubense, comerciante, membro ativo da Igreja Presbiteriana, presidente da Câmara Municipal, candidato a prefeito e homem extremamente rígido no que se refere à sua conduta moral e para com a comunidade com que viveu. Deixou escritos inéditos e heterogêneos sobre religião, política, história, folclore e memórias. Nossas considerações objetivam, por ora, historicizar um pouco nossas amendoeiras, alvos de tanta polêmica, gerando inclusive baixa no secretariado.
Acerca da idade das árvores, as contas elaboradas por Jehu de Souza em seu texto estão, de fato, muito próximas do real, pois, segundo ele, em 1985, as amendoeiras teriam aproximadamente uns 91 anos. Mas como já se passaram 21 anos, elas estariam hoje com 112 anos, o que significaria, segundo o autor, terem sido plantadas em 1894. Talvez o Jehu de Souza tenha se equivocado por alguns poucos anos, pois nossa hipótese é que as mesmas tenham sido ali plantadas na administração do intendente (prefeito) doutor João Diogo Esteves da Silva, sendo a data mais provável a de 1897, quando da comemoração do tricentenário da morte do padre Anchieta, na qual foram intensas as comemorações e homenagens realizadas em torno do já antigo cruzeiro, como se refere o jornal Echo Ubatubense, de 20 de junho de 1897:
“Notou-se principalmente o Cruzeiro illuminado na haste principal e nos braços por pequenas lanternas de cores”.
E ainda:
“(...) no dia 9 ao amanhecer a banda do Atheneu, depois do toque de clarim à alvorada, fez ouvir o hymno nacional, ao passo que espocavam os foguetes em diversos pontos da cidade e ao lado do Cruzeiro estalavam as salvas e subiam ao ar girândolas (...)”.
Tais festividades não ocorrem ao acaso. Esteves da Silva, homem profundamente marcado pela sua formação religiosa, tem, sua ação balizada pelo pensamento e prática do catolicismo. No entanto, essa não é a única razão da valorização desse episódio histórico – o tricentenário da morte de Anchieta. A república, recém-fundada, invoca a criação de heróis que fundamentem o novo regime.
“(...) Heróis são símbolos poderosos, encarnações de idéias e aspirações, pontos de referência, fulcros de identificação coletiva. São, por isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos cidadãos a serviço da legitimação de regimes políticos. Não há regime que não promova o culto de seus heróis, e não possua seu panteão cívico... Herói que se preze tem de ter, de algum modo, a cara da nação. Tem de responder a alguma necessidade ou aspiração coletiva, refletir algum tipo de personalidade ou comportamento que corresponda a um modelo coletivamente valorizado(...)” (José Murilo de Carvalho – A formação das almas).
Eis a razão pela qual os agentes republicanos (e Esteves era um deles) fazem verdadeira garimpagem em busca e na construção de heróis que fundamentem e legitimem o novo regime. Elevar Tiradentes a esse protagonismo, por exemplo, é tarefa dos homens da república.
Em Ubatuba não é diferente. Esteves, representante do desejo e da vontade de um segmento social (a porção majoritária da elite) e sedento de resgatar o desenvolvimento da cidade, granjeia um herói que personaliza um modelo coletivamente valorizado. Eis Anchieta, cristão de fé católica, preocupado com a instrução e cuja história está intrinsecamente ligada a Ubatuba e ao Brasil. Por isso, enquanto intendente municipal, em 1897, data do terceiro centenário da morte de Anchieta, promove comemoração inigualável na cidade, buscando sempre a solidificação de seu ideal: fé cristã e instrução para a consolidação do nascente regime republicano.
Para tal, era necessária a criação de uma ambiência que traduzisse e que reproduzisse esse desejo coletivo. O cruzeiro da praia de Iperoig, já existente, ganha uma nova dimensão simbólica de culto ao novo herói republicano local, isto é, Anchieta, aliado à sua expressão, déjà vu, da cruz como símbolo padroeiro da cidade fundada em 1637, com o nome de Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba.
As amendoeiras foram ali colocadas por Esteves para compor essa ambiência, criar uma imagem de altar-mor e valorizar a simbologia galgada pelos agentes da república, como podemos observar na foto
A árvore restante, agora viúva, é o testemunho da negligência para com a memória da cidade. A retirada de uma delas pariu uma ambiência coxa que fere o propósito histórico daquele cenário.
foto: Coleção Edílson Silva

Zizinho Vigneron
Bacharel e Licenciado em História pela USP
Ubatuba, SP

Cadê os Agentes Políticos do Município - Nos últimos dias a notícia que vem ocupando boa parte da imprensa e das pessoas interessadas na coletividade e no desenvolvimento de Ubatuba, com ética, transparência e participação popular é a Terceirização da Merenda Escolar. Uma proposta eivada de erros, inverdades, com números inventados, por um engenheiro e estatístico, sem qualificação para opinar sobre a qualidade nutricional da merenda ou sua quantidade calórica, para dar respaldo a esse projeto pessoal do Sr. Prefeito Eduardo César, que conforme consta na Ata da reunião do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) do dia 24 de abril de 2005, onde textualmente lê–se: “...A Srª Secretária de Educação, falou que desde o início a idéia da terceirização foi do Prefeito...” . E, curiosamente, com exceção do Vereador Jairo dos Santos que tentou participar da Audiência Pública e foi autoritária e grosseiramente impedido de se manifestar, não li ou ouvi nenhum outro vereador se manifestar sobre a terceirização. Não vi a Srª Vereadora Luciana Machado, no circo montado para convencer os incautos, que chamou–se de Audiência Pública sem participação do público, bem como, não tomei conhecimento de manifestação contra ou a favor, feita pela Nobre Edil, que participou da reunião do CAE, no último dia 20 e, que não questionou em nenhum momento os expositores daquela reunião. Provavelmente a Srª. Vereadora deve ser uma expert em merenda escolar mas não na Lei 8.666/93 e na Resolução 38/2004 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), se não, teria percebido os diversos furos na licitação da merenda a começar pelo cardápio a ser servido nas creches. Também não tive o prazer de encontrar o Vereador Charles Medeiros nesta, assim chamada, Audiência Pública, tão presente na reunião sobre a Urbanização da Praia Grande, inclusive, cedendo seu tempo para que o público pudesse se manifestar. Nem mesmo o presidente da casa encontrava–se presente, ele médico e, que bem sabe, que a saúde, começa pela boa alimentação e onde o edital de Terceirização da Merenda contraria lei de sua própria autoria que prevê alimentação diferenciada para crianças com necessidades especiais de alimentação. Também não vi em nenhum local manifestação do Sr. Vice–Prefeito Domingos dos Santos sobre tal assunto nem sobre a manchete estampada na capa do jornal ValeParaibano, de sábado (23/01/2006) onde diz que o Sr. Prefeito expulsou o PT do governo, ele membro do PT, partido que mostrou as falcatruas do edital da terceirização e que, depois, tornou–se um movimento de várias entidades sérias e preocupadas com a má destinação que se dará ao dinheiro público (R$ 5 milhões/ano) se essa empreitada Quixotesca se concretizar. Com a palavra os Senhores Vereadores e o Sr. Vice–Prefeito lembrando que quem cala consente e se torna conivente.
Outro tema que me chama a atenção é a manifestação, na mesma edição do jornal ValeParaibano, onde o Sr. Eduardo César declara seu apoio à candidatura, para Deputado Federal, do ex–Prefeito de Barueri, Sr. Gil Arantes (PFL). Será que esse apoio está ligado ao pagamento de dívidas de campanha, assim como, provavelmente, a terceirização também estaria?

Rose Ferreira
Ubatubense de coração e por opção

"NÃO FUI A BRASÍLIA .... E PRECISA?" - Tenho lido diariamente a sessão "carta dos leitores" as semelhanças....
E estou meio confusa... será que alguém me ajuda ? Ubatuba foi para Brasília ou Brasília veio morar em Ubatuba?
Será que o Sr.Clodovil tinha lá suas razões???

Marizilda Faia
Contribuinte de Caraguatatuba

Parabéns Luiza Toledo pela sua postura!
Há de acabar a "terra de ninguém no verão"!
Que pena que o senhor se identificou como PROFESSOR.
Nós dispensávamos essa qualificação.
Será que é essa, a postura que nossas crianças, estão aprendendo na Escola?
E esse Senhor fez todo esse "trelelê" na frente do seu filho, claro?
Parabéns duplamente!
Com certeza, ele nunca esquecerá esse aprendizado, rico, profundo e substancioso.
Essa lição de educação, respeito, cidadania, vinda de um cidadão, que com certeza é um assíduo frequentador de museus não pode ser esquecida por nós, que dirá por seu filho, se ele vier a tomar gosto pelas artes.
Boa sorte filho!

Marizilda Faia
Contribuinte de Caraguatatuba

Sr. Marcelo Mittestainer Rezende, Gostaria que você fizesse uma ressalva, e cita-se os NOMES COMPLETOS de cada pessoa que está trabalhando nesta Fundação, no intuito de não criarem dúvidas para o leitor, de quem você está falando.

Alexandre H Rodrigues
Ubatuba, SP

Sr. editor, a matéria "Circulando na Internet" publicada na edição de 24/01/2006 é um verdadeiro "ode" ao preconceito de raça, classe e credo, para ficar apenas nesses exemplos.
O pior de tudo é que o autor de enconde, covardemente sob o manto obsceno do anonimato e ainda assim o site o publica.
Francamente! Já vivemos dias menos sombrios.

Carlos Roberto dos Santos
S.J. dos Campos, SP

Circulando na Internet
Meus amigos... Olhem isso... Vamos nos programar!!!

Este é sem dúvida o melhor e-mail dos últimos tempos... rsrsrs...
2005 passou voando, não é?
Mas 2006 vai passar muito mais: Copa do Mundo, Eleições... Quando abrirmos os olhos já estaremos em Novembro, fazendo planos para o reveillon de 2007.
O negócio então é aproveitar muito cada bate-papo, festa, boteco com os amigos, almoços com a família, discussões por e-mail, comemorar como se deve - e como você merece - seu aniversário... etc e tal.
Mas chega de papo de livro de auto-ajuda e vamos ao que interessa, prestem muita atenção:
FEVEREIRO:
Carnaval - 25, 26, 27 e 28 (ôpa, cabe uma viagenzinha aqui!..)
ABRIL:
Páscoa - 14, 15 e 16 (aqui também!..)
Tiradentes - 21 - cai numa SEXTA (YES!).
MAIO:
Dia do Trabalhador - 1 - cai numa SEGUNDA (até agora tá maravilhoso!!! E nem chegou a Copa...)
JUNHO:
Corpus Christi - 15, 16, 17 e 18 de JUNHO (para onde vamos mesmo?!)
JULHO:
Revolução Constitucionalista - 09 - cai num DOMINGO (nem tudo é perfeito...)
SETEMBRO:
Independência do Brasil - 7 - Quinta (emenda?!)
OUTUBRO:
Nossa Senhora Aparecida - 12 - Quinta (emenda?!)
NOVEMBRO:
Finados - 02- Quinta (emenda?!)
Proclamação da República - 15 - Quarta (descansos)
Consciência Negra - 20 - Segunda (perfeito, dá pra escutar a música do Fantástico sem dor!)
DEZEMBRO:
Natal - 24, 25 - de Domingo pra Segunda - vixixixi
Ano Novo - 31, 01/01/07 - de Domingo pra Segunda - vixixixix
Tá bom ou mais ou menos? Quer mais??? Então tem mais!!!
13/06 (terça) - Brasil x Croácia, às 16h00 - ops... o chefe vai me dispensar né?
18/06 (domingo) - Brasil x Austrália, às 13h00 - ops tb?
22/06 (quinta) - Japão x Brasil, às 16h00 - ops tb tb de novo!
OITAVAS - 27/06 (terça), às 12h00 - ih!
QUARTAS - 01/07 (sáb), às 16h00 - eba!
SEMIFINAL - 05/07 (qua), às 16h00 - eba 2 vezes!
FINAL - 09.07 (dom), às 15h00 - ah, tudo bem....
Depois dessa.... até 2007!!!!!!!
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Maranduba - Luciano Cancelier

Praia da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor