Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2006 - Nº 1453 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
-


Caraguatatuba
Zoonoses vacina animais contra a raiva e alerta sobre manipulação de morcegos
Tumulto e suposta agressão no show da banda Calypso

Ilhabela
Ilhabela recebe Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia
Projeto Tênis Mar abre novas vagas


São Sebastião
Otimização de serviços
Rock na Praia agitará São Sebastião com música e exposições em fevereiro
Estagiários passam por entrevista e mais uma etapa da prova na próxima semana
Saia de férias, mas não saia da cidade.
Prefeitura amplia CAE da Vila Amélia e reduz gasto com aluguel

Ubatuba
Ubatuba recebe Centro de Informações Turísticas Itinerante
Prefeito vai a Brasília em busca de recursos para Ubatuba
Ubatuba tem vocação para produções teatrais de alto nível

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Zoonoses vacina animais contra a raiva e alerta sobre manipulação de morcegos
A Centro de Controle de Zoonoses e a inspetoria de Defesa Agropecuária de Caraguatatuba irão vacinar animais em bloqueio contra a Raiva

Caraguatatuba - Cães e gatos dos bairros Canta Galo e Serraria, em Caraguatatuba, estão recebendo vacinação de controle e reforço contra a Raiva desde o dia 27 de janeiro, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde
De acordo com o médico veterinário Guilherme José Garrido, chefe do CCZ, o reforço da vacinação tem como objetivo controlar a doença, após a confirmação de um caso de Raiva bovina no bairro Canta Galo. Após o registro do caso, o CCZ orientou as pessoas que tiveram contato com o boi contaminado, e estas receberão vacina contra raiva.
O CZZ também informou que os animais que estiverem soltos nas ruas poderão ser apreendidos.
Visando reforçar o trabalho de bloqueio da Zoonoses, a Secretaria Estadual determinará a vacinação em animais de grande porte, cavalos, bois, cabritos e outros dos gêneros bovinos, equinos, caprinos e muares, mesmo aqueles que já foram vacinados.
A circular será entregue pela Secretaria Estadual, nos bairros Rio do Ouro, Canta Galo e Getuba. Segundo o veterinário Dr. Orlando Ferreira Lima, chefe da inspetoria de Defesa Agropecuária de Caraguatatuba, os proprietários dos animais terão que se responsabilizar pela vacinação. O veterinário informou que a medida é praxe da Secretaria de Saúde, e visa bloquear a doença nas proximidades do local onde foi regristrada a doença.
Outro alerta feito pelo CCZ e pela Defesa Agropecuária de Caraguatatuba, é que a população evite a manipulação de morcegos, pois estes são transmissores da Raiva. Os proprietários dos animais de grande porte poderão obter informações na Casa da Agricultura. Ou na Zoonoses pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085. (Fonte: PMC)

Tumulto e suposta agressão no show da banda Calypso
Dois jovens alegam ter sido agredidos pelos homens contratados para fazer a segurança no show da banda Calypso, realizado na noite de anteontem, no Caraguá Music Festival.

Caraguatatuba - O estudante de Direito Thiago W. comprou, junto com mais nove amigos, o ingresso que dava o direito a assistir o show em lugar reservado, no camarote. Pagaram pelo ingresso R$ 400.
Segundo o estudante, em meio a um empurra-empurra, apenas ele e mais um amigo conseguiram entrar no camarote. Em seguida, um pequeno tumulto começou, quando os seguranças disseram que mais ninguém iria entrar, e quem tentasse iria apanhar.
“De repente dois homens me seguraram pelo braço e me tiraram da tenda, me levaram lá para trás (próximo à areia da praia) e começaram a me bater com chutes e pontapés. Eu ouvi quando chamaram mais seguranças, a sorte é que eu consegui escapar”, disse.
Thiago, 23 anos, foi o-rientado pelo plantão 190, da Polícia Militar, a pedir ajuda à primeira viatura que encontrasse. Porém, para maior indignação da mãe do estudante, Marta H. S., todo sujo e sem os sapatos, Thiago disse que foi desprezado pelos policiais militares, que ainda mandaram que ele se desencostasse da viatura. A namorada de Thiago também teria sido agredida.
“Eu estou indignada com a postura da cidade que não se responsabiliza por nada, pela postura dos seguranças que estão lá para proteger, até mesmo apaziguar uma briga e conduzir os culpados a uma delegacia e em vez disso espancam pessoas inocentes sem motivo nenhum.
Como se já não bastasse tanta humilhação, a polícia, que também teria a função de proteger o cidadão, simplesmente menosprezou meu filho na hora que ele mais precisou. Cadê o respeito pelas pessoas?”, desabafa a mãe do estudante, que registrou boletim de ocorrência no 2º DP de Caraguá.
Outro jovem que registrou boletim de ocorrência pelo mesmo motivo, mas em Ubatuba, disse que estava conversando com um amigo, esperando o show começar, quando de repente os seguranças puxaram os dois para fora e começaram a bater. “Eu até pedi para me deixarem ficar, pois o show já estava para começar. Disseram que já que eu estava querendo briga, então eu iria ter briga. E começaram a bater ”, disse Sérgio P, 26 anos.
Sérgio, que após as agressões foi a pé até o hospital da cidade, levou cinco pontos no rosto. Ele questiona agora quem irá pagar pelos dias que terá de ficar parado, já que é autônomo. Os dois jovens fizeram exame de corpo de delito no IML de Ubatuba. De acordo com Marta H., o advogado da família estudará o caso após o laudo da polícia e verificará a possibilidade de entrar na Justiça com uma ação conjunta (todos os agredidos) solicitando ressarcimento por danos materiais e morais.
Outro lado - Ricardo Batista, assessor da empresa contratada para fazer a segurança do show, disse que realmente havia pessoas do lado de fora com ingresso do camarote na mão, sendo que o local já estava lotado. De acordo com Ricardo, a organização, então, disse que não era para deixar mais ninguém entrar.
“Essas pessoas começaram a pular a cerca. A equipe de segurança foi acionada para convidá-las a se retirar e algumas que estavam resistindo foram sim tiradas com um pouco mais de força, mas não da forma que eles estão alegando”, argumenta Ricardo.
Humberto Magalhães, proprietário da Friends Eventos, empresa organizadora do evento, informou que o show da banda Calypso teve público de aproximadamente 7.500 pessoas. Sobre as denúncias de agressão por parte dos seguranças, disse que até o momento não havia sido informado sobre nenhuma ocorrência similar no dia.
Obs. Sei que e uma decisão sua de me ajudar ou não, mais eu estou lutando para chamar a atenção da autoridades, pois sou um cidadão de bem, e coloquese no meu lugar ou no lugar de um filho seu.(Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela recebe Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia

Ilhabela - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, no Hotel Meliá Castilha, na Cidade das Nações, em Madrid/Espanha, a cerimônia de entrega do 31° Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia. Este prêmio é concedido pelo Grupo Editorial Office e Trade Leards’Club de Madri, que há 31 anos incentiva empresas e órgãos públicos que estão despontando no turismo mundial, na área hoteleira, gastronômica e no turismo.
Juntamente com outros 65 premiados de diversos países do mundo, tais como, Marrocos, África do Sul, Tailândia, Líbano, Japão, Vietnam, México e Turquia, Ilhabela também recebeu o Troféu, que foi entregue ao prefeito, Manoel Marcos de Jesus Ferreira pelo membro do Ministério do Turismo, Indústria e Comércio da Espanha, José Larraz, e pelo presidente da Editorial Office, Arsênio Pardo Rodriguez.
Na oportunidade, o secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias recebeu a insígnia de ouro “Global Quality Management”, como destinação especial pela sua gestão na pasta.
Em divulgação oficial, Fazzini, exaltou que Ilhabela foi mencionada pela chefe de Cerimônia, como um dos destinos que mais cresceram em divulgação por todo o mundo, e agora passa a integrar um mailling de 7.000 empresas do trade turístico mundial, assim como, também terá divulgação em revistas especificas do trade na Europa.
Feliz com o prêmio, o prefeito Manoel Marcos disse que este Troféu representa o resultado de um trabalho desenvolvido desde o início de sua administração, incentivando a participação de Ilhabela em feiras nacionais e internacionais. O prefeito declarou ainda, ser esta uma situação bem diferente da de pouco tempo atrás, quando não sabiam sequer onde ficava Ilhabela, “hoje somos reconhecidos em eventos internacionais do mundo todo” comemorou Manoel Marcos.
(Fonte: PMI)

Projeto Tênis Mar abre novas vagas

Ilhabela - Com o objetivo de ‘popularizar’ um esporte considerado ‘de elite’ e principalmente, oferecer atividades de qualidade para crianças de baixa renda, evitando que permaneçam ociosas nas ruas, Rogério René Prudêncio desenvolve, há três anos, o projeto Tênis Mar em Ilhabela.
Durante este período, cerca de 210 crianças já passaram pelas quadras e hoje o Tênis Mar conta com uma equipe de 13 atletas-mirins, que disputam campeonatos em nível estadual. A intenção de Rogério é abrir 20 novas vagas neste primeiro semestre de 2006, dedicadas à crianças com idade entre 10 e 13 anos. Para escolher os alunos, Prudêncio faz uma visita às escolas, apresenta a modalidade, realiza alguns testes, pois “para jogar tênis é preciso ter força de vontade e o mínimo de habilidade”.
Durante as férias, as aulas acontecem de manhã e à tarde, mas geralmente, os alunos treinam no período vespertino, após saírem das aulas. Para este ano, a intenção de Rogério é oferecer às crianças, um treinamento especial, incluindo alimentação e assistência dentária.
Recentemente, Prudêncio, a esposa, Rosângela Prudêncio, que também dá aulas de Tênis, o filho Leonardo Prudêncio e o aluno Rafael Bruno, estiveram em Camboriú, Santa Catarina, para conhecer de perto e trocar experiências com Larri Passos, grande nome deste esporte, que desenvolve o Projeto Criança Feliz no Tênis – Feliz Na Escola. “Foi um encontro super produtivo, pois o Tênis Mar foi inspirado no projeto do Larri Passos”.
As crianças que participam do Tênis Mar são incentivadas a encarar o Tênis como projeto de vida. “Queremos formar jogadores profissionais, que tenham o Tênis como profissão”.
Moção de Louvor - Nas próximas semanas, quando os trabalhos do Legislativo ilhéu retornarem seu expediente normal, deve ser votada a Moção de Louvor de autoria do vice-presidente da Casa, vereador José Roberto de Campos, Beto(PMN) dedicada ao projeto, pelo relevante trabalho prestado às crianças e à comunidade. Rogério Prudêncio salienta e agradece o apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Manoel Marcos, de seu chefe de gabinete, José Donizette da Silva e do empresário João Ilha. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Otimização de serviços

São Sebastião - Diretores, coordenadores de saúde, chefes de divisão e assessores da Secretaria de Saúde estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (27/01) com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. O objetivo do encontro realizado na própria secretaria foi estabelecer metas que resultem em redução de custo sem perda da qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Ou seja, otimização do sistema atual de saúde. Tais medidas possibilitam mais investimento em obras no setor. A reunião teve a presença dos secretários Antônio Guilherme Duarte de Carvalho (Saúde), Amin Nossabein (Fazenda), Thirso Júnior (Governo), Alberto Carlini (Administração) e Thales Carlini (Obras e Planejamento / Meio Ambiente). Em 2005, o custeio da máquina da saúde chegou a R$ 41 milhões. (Fonte: PMSS)

Rock na Praia agitará São Sebastião com música e exposições em fevereiro

São Sebastião - O verão sebastianense promete continuar quente durante o mês de fevereiro. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e apoio da Rádio Morada do Sol FM, promove para a comunidade e turistas o evento “Rock na Praia” que promete agitar a Rua da Praia nos dias 4 e 5 de fevereiro.
Oito bandas vão se apresentar, entre elas, as paulistas “Yellow Fone” e “Módulo”. Ainda passarão “Amplitude valvulada”, de Caraguatatuba, “Imperium” e “Scarecrow” do Centro de São Sebastião, “Código de Barra”, “Sabugo Seco” e “Bico de Urubu”, ambos da Costa Sul do município.
De acordo com a Sectur, a mesma estrutura da Festa do Padroeiro será utilizada para as bandas. O palco de 16 metros em uma área ao ar livre com capacidade para até 100 mil pessoas que trouxe grandes nomes da música brasileira em janeiro será utilizado para o evento.
O diretor de cultura da Sectur, Gleivison Gaspar, disse que o objetivo do “Rock na Praia” é permitir que as bandas façam um intercâmbio e participem divulgando seu trabalho. “Além das bandas de rock que prometem agitar a Rua da Praia, em dois dias, no domingo teremos uma exposição de carros tunning”, afirmou Gaspar.
A exposição de domingo, também na Rua da Praia a partir das 17h promete mostrar carros rebaixados com uma pintura diferenciada dos convencionais e com um som potente. De acordo com Gleivison, mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone 3892-1734. Sobre o evento, entrar em contato com a Sectur pelo telefone 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Estagiários passam por entrevista e mais uma etapa da prova na próxima semana

São Sebastião - O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) comunica aos candidatos às vagas de estágio na Prefeitura de São Sebastião, que no sábado, (04/02) será realizado um complemento da prova escrita, em razão de que na primeira etapa do processo seletivo, realizado no dia 21 de janeiro, não havia 20 questões de conhecimentos básicos de matemática e português como foi publicado no edital do Ciee.
A prova, que será realizada na Escola Profª Maísa Teodoro da Silva, (Cene), os candidatos responderão cinco questões de português e cinco de matemática, cumprindo no total, as 20 perguntas descritas no edital.
De acordo com o Ciee, houve um erro de configuração da prova. Foram aplicadas apenas 10 questões de conhecimentos básicos. Com isso, o Ciee publicou no jornal local e no site www.saosebastiao.sp.gov.br uma retratação e uma reconvocação urgente aos candidatos que participaram da prova do dia 21 de janeiro, pedindo para que compareçam no dia 04 a partir das 10 horas para os alunos do Ensino Médio e às 11h15 para os candidatos de nível Superior. O tempo de duração da complementação da prova será de uma hora.
A Secretaria de Educação (Seduc) pede para todos chegarem com 30 minutos de antecedência levando um documento de identidade com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Entrevistas - As entrevistas acontecerão normalmente nos dias já estabelecidos pelo edital, na Escola Profª Maísa Teodoro da silva (Cene), localizada na Alameda Jundiaí n.° 366.
No dia 30 de janeiro, acontece as entrevistas com os alunos do Ensino Médio nos seguintes horários: às 8h30, com candidatos com iniciais de “A” a “F”; às 10h45, de “G” a “L”; às 14h30, de “M” a “R” e às 16h45, de “S” a “Z”.
Para os alunos de Ensino Técnico em Enfermagem, Farmácia, Informática, Secretariado, Contabilidade e Segurança do Trabalho as entrevistas acontecem no dia 31 de janeiro a partir das 9 horas. No período da tarde, os alunos de Ensino Superior em Matemática e Pedagogia serão entrevistados a partir das 14 horas.
No dia 01 de fevereiro a partir das 8h30, será a vez dos candidatos do nível superior serem entrevistados. Pela manhã nas áreas de Administração – Sistema de Informação, Administração, Arquitetura, Ciências da Computação, Direito, Educação Física, Computação Aplicada, Sistema de Informação, Licenciatura da Computação. À tarde, a partir das 14 horas devem comparecer à escola os alunos que fazem cursos superiores de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, História, Jornalismo, Letras, Normal Superior, Segurança do Trabalho, Serviço Social, Tecnologia em Gestão Ambiental, Turismo e Educação Artística. (Fonte: PMSS)

Saia de férias, mas não saia da cidade.

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promove atividades para toda a família: shows musicais, apresentação de capoeira, peças teatrais infantis e adulto, exposições e muito mais.Veja a programação e escolha seu destino cultural neste final de semana.
A Prefeitura de São Sebastião preparou uma programação especial para este final de semana. Tem atrações para toda a família, tudo para que você possa curtir suas férias sem sair da cidade, que além de muita praia e sol, tem muita cultura e diversão.
Roda de Capoeira - Para os amantes da capoeira, esse é a última sexta-feira do mês de janeiro que o mestre Dominguinhos comanda uma Roda de Capoeira em grande estilo, a partir das 20h na Rua da Praia.
Banda Municipal - Após ir à missa dominical na Igreja Matriz de São Sebastião, uma boa opção é tomar um sorvete nesse calor. Seja de casquinha ou um picolé e conferir, a partir das 21h em frente à Secretaria de Cultura e Turismo na Rua da Praia a Banda Municipal, regida pelo maestro Almir Clemente.
Instalações - Até o final do mês, na sala de exposições da Sectur, da Rua da Praia, o visitante poderá conferir “NHANEN BAE” (Coisas Nossas em tupi-guarani). O artista plástico Sandro Justo, que recentemente expôs na França, traz uma instalação imperdível com peças em que são retratados de um lado o índio, e de outro lado o caiçara.
A artista Nathalie Caseir, que se preocupa em expor uma idéia, e não apenas peças, faz um apelo à sociedade e ao planeta. A instalação “Reciclar é preciso!”, fica diariamente no piso superior do Teatro Municipal com entrada franca.
Arte na Rua - Exposição de telas dos alunos de Artes Plásticas e desenhos artísticos das Oficinas Culturais da Prefeitura e da Associação dos Artistas Plásticos de São Sebastião. De segunda-feira à domingo sempre às 17h na Rua da Praia.
Praça das Telas - A Associação dos Artistas Plásticos de São Sebastião em parceria com a Sectur promove na Praça do Coreto de quinta-feira à domingo uma galeria de arte ao ar livre das 9h até às 20h.
Shows - Na sexta-feira, dia 27, o melhor do funk vai invadir a Rua da Praia com o show do grupo “União Total”. Já no sábado, dia 28, a cidade vai cantar junto com Gabriel O Pensador. No domingo, dia 29, é a vez da banda Palace comandar a festa.
Música na Praça - O Projeto Música na Praça anima as tardes das sextas-feiras sempre a partir das 17h na Praça do Coreto, anunciando mais um fim de semana aos que estão saindo do trabalho.
Projeto Férias - Para unir história, esporte e cultura, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) fez uma parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp) para promover na Rua da Praia em frente à Sectur, a partir das 18h, no sábado e no domingo, o “Projeto de Férias” que contará com uma estrutura pronta para uma intensa recreação sempre com o acompanhamento dos professores da Seesp. O local também terá uma visita monitorada gratuita ao Centro Histórico.
“Levando arte a toda parte” - USexta-feira, dia 27 – “Dum, o pequeno aprendiz”
Locais: Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição, em Boiçucanga, às 14h, entrada solidária de dois lápis pretos.
Teatro Municipal, região Central, às 18h, entrada custando 5 reais.
USábado, dia 28 – “Ed, o mágico”
Local: Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição, em Boiçucanga, às 20h, entrada solidária de dois lápis pretos.(Fonte: PMSS)

Prefeitura amplia CAE da Vila Amélia e reduz gasto com aluguel
Prédio de três pavimentos abrigará Centro Comunitário e salão de festas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, está ampliando o CAE (Centro de Apoio Educacional) da Vila Amélia, na região central. O complexo esportivo ganhará um amplo Centro Comunitário. Um prédio de três pavimentos, com mais de 800 metros quadrados de área construída.
No térreo, uma área livre com lanchonete, banheiros adaptados para deficientes físicos e playground. Já no 1º piso, um salão de festas com 236 m². Por último, o solário de 236 m² para yoga e atividades físicas.
O projeto foi elaborado pelo Departamento de Obras Públicas, da Secretaria de Obras e Planejamento. A reforma e ampliação do CAE da Vila Amélia tem investimento de R$ 333,6 mil.
De acordo com o prefeito, Dr. Juan Garcia, a obra atende uma antiga reivindicação da comunidade, um espaço para festas e reuniões. “Além disso, esta obra significa economia com aluguel, já que não precisaremos mais alugar um imóvel para oferecer as atividades esportivas e culturais”, ressaltou Dr. Juan. Atualmente, a Prefeitura arca com o aluguel do salão Sol de Verão, ao lado da quadra de esportes.
Em 2003, ainda na administração anterior, o CAE da Vila Amélia passou por uma reforma e os gastos com a obra chegaram a R$ 180 mil. Porém, o serviço incluiu apenas cobertura da quadra, pintura, banheiros e uma pequena sala de reunião.
Desde a inauguração da reforma em 2003, o CAE passou a ser alvo de vandalismo. No dia 18 de março do ano passado, a sala de reunião foi incendiada.
“Com a construção do prédio do Centro Comunitário, os moradores da Vila Amélia passarão a contar com um espaço digno para suas atividades”, destaca o prefeito. Hoje, funcionários da empreiteira CEP - Construções, Engenharias e Projetos Ltda., contratada para a execução da obra, trabalham na fundação do prédio. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Dellamares

Ubatuba recebe Centro de Informações Turísticas Itinerante
Os recursos são do Ministério do Turismo e chegam a Ubatuba pelas mãos do deputado Marcelo Ortiz

Ubatuba - Através de uma emenda do deputado federal Marcelo Ortiz (PV), a Prefeitura de Ubatuba estará recebendo, dentro de 60 dias, um Centro de Informações Turísticas Itinerante. A boa notícia foi dada ao secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, pelo próprio deputado na manhã de ontem, sexta-feira, 27 que esteve na cidade acompanhado do diretor executivo de Infra-estrutura turística do Ministério do Turismo, Esdras Nascimento.
O Centro de Informações Turísticas Itinerante, segundo o secretário Luiz Felipe, é uma novidade no Brasil e Ubatuba terá um dos primeiros exemplares. Trata-se de uma van equipada com dois microcomputadores, data-show, telão e várias tendas desmontáveis. “Além de podermos estar nas entradas da cidade e em vários outros pontos do município divulgando o que Ubatuba tem de melhor, poderemos levar a nossa cidade para qualquer lugar em qualquer tempo”, comemora o secretário. “É Ubatuba sobre quatro rodas. Essa mobilidade nos permitirá uma divulgação ainda maior do nosso município a um custo bastante reduzido”, completou.
Para o deputado Marcelo Ortiz, autor da emenda de R$120 mil para Ubatuba e valores semelhantes para as outras três cidades do Litoral Norte, é uma satisfação muito grande poder contribuir para o desenvolvimento turístico destas quatro cidades. “Fizemos estas emendas em 2004, elas foram empenhadas em 2005 e agora estamos comemorando a chegada dos recursos”, disse o deputado que mantém residência de veraneio em Ubatuba. Além destas emendas, Marcelo Ortiz adiantou que já estão em andamento vários outros projetos na área turística para o Litoral Norte.
A informação sobre os novos projetos foi confirmada pelo representante do Ministério do Turismo, Esdras Nascimento. “Estou recebendo das mãos do deputado, hoje, aqui em Ubatuba, projetos de Ubatuba na ordem de R$ 5 milhões e o que depender do Ministério, estes recursos serão liberados, pois o nosso objetivo é profissionalizar o turismo no Brasil e precisamos de bons projetos como este do Centro de Informações Turísticas Itinerante”, afirmou. Pela primeira vez no Litoral Norte, Esdras se mostrou impressionado com a beleza da região. “Como a maioria dos cariocas, desconhecia que o estado de São Paulo tinha praias tão belas. Aliás, algumas de Ubatuba que tive o prazer de conhecer são belíssimas, comparáveis com as melhores do Nordeste. O resto do Brasil e do mundo precisa saber disto”, completou. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Prefeito vai a Brasília em busca de recursos para Ubatuba

Ubatuba - Eduardo César visitou vários ministérios e protocolou pedidos que incluem Pronto Socorro Municipal, casas populares, viaduto, rotatórias, reforma do Mercado de Peixe e participação em programas federais, como o Segundo Tempo do Ministério do Esporte
O prefeito Eduardo César retornou ontem, 27, de Brasília, onde esteve por três dias, percorrendo vários ministérios em busca de recursos para o município de Ubatuba. Além dos ministérios, o prefeito esteve também com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo que prometeu empenho no acompanhamento das emendas que buscam recursos para Ubatuba. “O deputado Aldo Rebelo se colocou à nossa disposição em Brasília e reafirmou o seu carinho pelo nosso município, que segundo ele é um das mais lindos do país”, disse Eduardo.
Casas Populares - Na secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, Eduardo César esteve com o chefe de gabinete Luciano Ricardo Azevedo Roda onde apresentou o projeto de congelamento de núcleos irregulares do município e a necessidade de recursos para aquisição de áreas, colocação de infra-estrutura e construção de casas populares para moradores de áreas de risco e de preservação ambiental. “Fomos muito bem recebidos no Ministério das Cidades, o que prova que quando o político é sério, não é a sua sigla partidária que irá abrir portas e sim o seu empenho e sua vontade de conseguir melhorias para o seu povo que realmente importam”, conta Eduardo lembrando que em todos os órgãos por onde passou foi muito bem recebido.
Pronto Socorro Municipal - Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marcos Franco e do arquiteto João Batista Silva, da Saúde Coletiva, o prefeito esteve também com o secretário executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Álvares da Silva. Na oportunidade, a equipe de Ubatuba apresentou ao secretário o projeto do Pronto Socorro Municipal que deverá ser construído na estrada do Monte Valério. Segundo João Batista, o projeto arquitetônico já está pronto faltando apenas as planilhas e os memoriais descritivos. “O secretário achou a nossa proposta completamente viável e nos adiantou que o projeto tem todas as condições para ser aprovado”, adiantou o arquiteto. Também acompanhou a comitiva de Ubatuba ao Ministério da Saúde, o Dr. Marcos Correa.
Viaduto e Rotatórias - No Ministério dos Transportes, o prefeito Eduardo César protocolou pedidos para a construção de três rotatórias – uma no Indaiá (Perequê-Açu), outra na Praia Vermelha do Norte e a terceira no Ubatumirim. Além da transformação dos trevos em rotatórias, Eduardo César protocolou também pedido de uma via marginal de 8 kms de extensão ligando o trevo da Praia Grande ao trevo do Indaiá e a construção de um viaduto ligando a Rodovia Osvaldo Cruz a avenida Thomaz Galhardo. “São obras que irão garantir a segurança da nossa população e dos nossos turistas”, explicou o prefeito Eduardo César lembrando que uma equipe técnica do Ministério estará na próxima semana em Ubatuba para fazer estudos mais detalhados. “Uma audiência já está marcada com o Ministro para discutirmos, após o estudo dos técnicos, o detalhamento das obras”, disse Eduardo.
Apoio à pesca e a maricultura - Na Secretaria Especial de Agricultura e Pesca da Presidência da República, o prefeito Eduardo César se encontrou com o secretário executivo Fernando Suplicy que prometeu examinar com muita atenção os pedidos de Ubatuba. Entre eles, apoio aos Programas de Boas Práticas de Produção, Pós Colheita e Fabricação de Pescado, construção ou adequação de infra-estrutura para desembarque, manipulação, comercialização e estocagem em condições higiênico-sanitárias que permitam a certificação por um Serviço de Inspeção (municipal, estadual ou federal), reforma do Mercado Municipal de Peixe e a priorização do projeto enviado a SEAP n° 00350.004131/2005-17 intitulado “Incentivo ao desenvolvimento responsável e ordenado da pesca e da maricultura no município de Ubatuba”, com a inserção da construção da beneficiadora no Mercado Municipal de Peixe.
Programa Segundo Tempo - Com a coordenadora do programa federal Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, Claudia de Oliveira, o prefeito Eduardo César buscou informações detalhadas para que Ubatuba possa também receber seus recursos. Trata-se de um programa de estímulo ao esporte através das escolinhas municipais onde são repassados recursos para serem aplicados na aquisição de materiais e equipamentos esportivos, salário de monitores e reforço alimentar. Prevê ainda atividades de lazer e cultura para a faixa etária de 7 a 17 anos, tanto da rede pública de ensino como de entidades assistenciais do município. “Trata-se de um projeto muito interessante para Ubatuba já que poderemos ampliar ainda mais o atendimento às crianças e jovens da cidade que são hoje atendidas pelas nossas escolinhas de esporte”, acredita o prefeito.
Avaliação - “Depois das parcerias firmadas com o governo estadual, entre elas, várias obras que estarão sendo iniciadas assim que terminar a temporada, estamos agora buscando recursos e apoio na esfera federal”, disse Eduardo César ao analisar sua ida a Brasília. Além de todos os contatos feitos nos ministérios tivemos a ajuda muito importante do Gabinete de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República, na pessoa do sr. Rogério Nunes de Siqueira, que nos abriu portas e nos conduziu às pessoas que precisávamos manter contato”, contou. “Posso afirmar que foram reuniões e contatos extremamente produtivos e fundamentais para o caminho do desenvolvimento que a cidade começa a mostrar ao final de um ano de governo”. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Ubatuba tem vocação para produções teatrais de alto nível
Comunicado aos integrantes do GRUPO SETORIAL DE ARTES CÊNICAS E DANÇA DA FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA sobre eleição de coordenador e suplente.

Ubatuba - Candidatura com chapa única: (REFERENDADA PELO ATUAL CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDART CONFORME EDITAL PUBLICADO NO JORNAL A CIDADE DE 21.01.2006)
Coordenador
Jorge Elias da Guarda
Nome artístico: Jorge Lee – DRT 014141 – São Paulo
Suplente
José Antonio Gordilho Teixeira de Freitas
Nome artístico: Aiyan Zack – DRT 132/81 – São Paulo
Dia de votação: 30 de janeiro, segunda-feira, das 08h00 às 18h00, no auditório do Casarão do Porto (antiga sede da FUNDART)
Quem pode votar: todos os integrantes do grupo que participaram da última eleição em 2005.
POR UMA POLÍTICA CULTURAL ABRANGENTE E DEMOCRÁTICA.
Não é de hoje que digo aos moradores de Ubatuba que parte da questão cultural e turística está diretamente relacionada às artes cênicas. O potencial artístico humano de nossa cidade é inesgotável. Nos últimos meses tenho me dedicado ao Teatro de Animação de Bonecos em escolas da rede pública e pude constatar quantos talentos estamos desperdiçando pela falta de uma política cultural que acolha nossos artistas e abra mercado de trabalho. Bem, não há nenhum milagre que resolva a questão de um dia para outro, mas há uma intenção e um propósito dentro do coração deste incansável amante das artes que se manifesta agora. A população sabe que um Conselheiro da FUNDART não recebe paga pelos relevantes serviços prestados à comunidade e, talvez por isso, muita gente não se interesse pela área. Pois bem, vamos tentar novamente, porém, sem esquecer de todos os antecessores que realizaram grandes feitos no Grupo Setorial de Artes Cênicas e Danças. O grupo está mirrado e sem força esperando por um sopro de luz, uma fagulha que reacenda as esperanças como ocorreu com o Grupo Setorial de Artesanato coordenado pela nossa querida Helena Tracchi. Há muito o que fazer, a começar pela sugestão de reformulação do estatuto da FUNDART que, a meu ver, é responsável por grande parte da falta de dinamismo e modernidade na causa pública cultural de Ubatuba. Se depender apenas de mim, Jorge Lee, e do meu colega, Aiyan Zack, ainda em 2006 um novo estatuto entrará em vigor com bases solidificadas na opinião pública. É claro que existem mais sete conselheiros e que tudo será amplamente discutido. Todos eles sabem que o estatuto e regimento interno da nossa combalida FUNDART precisam de detalhamentos que não deixem aberturas para objetivos escusos e que realmente promovam a cultura a um patamar de política abrangente e democrática. Não nos agrada sermos eleitos com chapa única, porém, é a regra do jogo e não podemos mudá-la por enquanto. Cabe a nós, artistas, darmos uma demonstração de interesse e coragem de mudar a situação da classe em Ubatuba. Se seu nome está na lista abaixo, compareça e faça a sua parte legitimando seus mais novos representantes. Aos demais artistas que esperavam uma nova oportunidade de fazer parte de um projeto de renovação, a hora chegou. Sugerimos encaminharem-se à FUNDART para inscreverem-se no Grupo Setorial de Artes Cênicas e Danças.
Forte abraço a todos os artistas ligados às Artes Cênicas e às Danças.
Jorge Lee (12) 9144-8374
(candidato a coordenador)
VEJA SE SEU NOME ESTÁ AQUI E RECORDE SE VOCÊ VOTOU EM 2005.
CADASTRO DE ARTES CÊNICAS E DANÇAS
MARILENA CABRAL / HELOISA MARIA SALLES TEIXEIRA
JOÃO GUALBERTO SALINAS NETO / SILVIA MARIA GÓIS
HONDO AVELINO DE BRITO / LUIZ GUSTAVO BALLIO DE MORAES
REGINA MONTEMOR / TOM ADAMENAS C. PIRES / PIA BONNEMAISON
MATISSE BONZON / ANA LIDIA SALGADO / ALUÁ MACHADO PIRES DE OLIVEIRA GUSTAVO DE ALMEIDA LEITE / JOSILENE MARTINS DE OLIVEIRA
RAFAEL FURTADO CAMARGO / LUANY GONZADA RAMIRO / DANIEL DE OLIVEIRA
ISABELLE INGLESE PRADO / PAULO XIRI PIRES
FÁTIMA DE OLIVEIRA ALVES DE ABREU / ANTONNY CHARLES CORRÊA LEITE DISLAU NURCZYK / LUCIANO VALERO / PAULA FERREIRA TURRA
ISAAC ALVES / ANGÉLICA CUBAS DUARTE / TAIANA SANTIAGO DE OLIVEIRA
CAROLINA LEME MAGALHÃES / MARA DAS GRAÇAS M. DE PÁDUA
LUIS FERNANDO VENTURA DA SILVA / ANA LIDIA RAIZER VASSÃO
ISABELLA VIANA VASSÃO / REGIS FERNANDO ANTONI DE OLIVEIRA
JORGE ELIAS DA GUARDA / JOSÉ ANTONIO G. TEIXEIRA DE FREITAS

Jorge Lee


Semana de 27 de janeiro à 02 de Fevereiro de 2006


CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"VALIANT"
Ás 16:00 hs

"Doze é Demais 2"
Ás 17:40 hs e 19:30 hs.

"VINICIUS"

Ás 21:20 hs.


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Zathura - Uma aventura espacial"
Ás 15:10 hs e 17:10 hs.

"O Senhor das Armas"
Ás 19:10 hs e 21:30 hs.

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

História de Tia Aninha
O mundo começa no mar
E acaba na Serra
Os homens vieram do mar
Em grandes embarcações
As mulheres vieram das montanhas
Arrastadas dos grotões
Possuídas na marra
Deram à luz o caiçara
E, desde então,
Nunca mais houve paz
Entre fêmeas e varões
E assim será nesta terra
Por muitas gerações.

Ventania
Naquele dia do ano de 1963
Almiro Mesquita
Não pôs a canoa no mar
E aconselhou os companheiros
A se aquietarem
Com receio da alvorada
Avermelhada demais.
E alguns já murmuravam
Contra a caduquice
Do velho pescador
Quando começou
O tormento das árvores
Nas garras dos ventos
O morticínio
Das aves nos ninhos
O destelhamento dos tetos
O desespero de quem
Estava em mar aberto
A despeito dos sinais da natureza
Naquele dia morreram muitos
Ninguém da Fortaleza.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ref. AQPU - Senhor Editor, Lendo, no Litoral Virtual, a publicação das letras ajuntadas por Maick Walace que arroga falar em nome da Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba - AQPU onde sou citado, tenho a esclarecer e questionar o que segue:
1) Se querem reconhecimento pelo trabalho honesto, devem procurar o vereador que os representa, para que o mesmo, apresente projeto de lei criando o Dia do Quiosqueiro. Desta maneira, a população de Ubatuba poderá homenagear os relevantes serviços prestados por sua classe, em prol do município.
2) Não conheço o senhor Mike Buser, mas aproveito a ocasião para agradecer sua solidariedade e a de todos que se manifestaram a meu favor.
3) Quanto a ladainha "geração de empregos" não vou, neste momento, discorrer sobre o assunto.
4) Maick Walace mentiu quando disse que afirmei que as ameaças partiram de um quiosqueiro. Meus escritos comprovam isto.
5) Certamente, se eu soubesse quem é/são o(s) bandido(s) autor(es) das ameaças teria tomado as providências legais cabíveis. O farei tão logo ele(s) seja(m) identificado(s) pela Polícia Federal.
6) Como deverei tratar, daqui para frente, uma associação que sequer citei e, que me chama de bandido, insensato e burro? Ou não foi isto que a Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba - AQPU através de seu Vice-presidente, Maick Walace, quis dizer com "estão sendo tão BANDIDOS quanto o autor das ameaças" e "a quem eu julgava ser uma pessoa sensata e inteligente"?
7) Circo? As ameaças a vida de uma pessoa para a Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba - AQPU não passa de palhaçada?
8) Garanto a Maick Walace que se fosse de minha alçada já teria resolvido e/ou iniciado (os problemas mais demorados) a solução dos problemas que afligem a população ubatubense.
9) Com o seu despautério me deu o direito de perguntar: além de defender, com unhas e dentes, os interesses da Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba - AQPU, qual o trabalho que presta em prol da comunidade?
10) Para não falarem que estou misturando as coisas não vou reiterar a pergunta feita por Jorge Roberto Valente sobre placa de "estacionamento exclusivo para clientes" em frente a quiosque na praia Grande.

Eng. Luiz Roberto de Moura
Editor d'O Guaruçá
revista.ubaweb.com


A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR E NUNCA TERÁ RESPOSTA - 
Qual o verdadeiro Eduardo César?
1 – O candidato que durante a campanha eleitoral de 2004 prometia um governo ético, transparente e com ativa participação da sociedade ou o Prefeito que tenta impor suas vontades sem levar em consideração os anseios populares?
2 – O Eduardo César que quando era Vereador fez diversos pronunciamentos contra a cobrança da zona azul em nossas praias e a CONTUR e, como Prefeito, no início de seu mandato seu primeiro ato foi proibir a cobrança da zona azul http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2005/01/03.html#Ubatuba  ou aquele que, agora, impõe a cobrança da zona azul novamente ampliando, inclusive, o número de praias atingidas por essa medida? http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2005/12/28.html#Ubatuba   e http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/20.html#Ubatuba
3 – O Eduardo César que para desmobilizar um grupo de abnegados, liderados pela OAB e pela Igreja Católica, que se uniram para evitar o corte da amendoeira centenária e a descaracterização do patrimônio histórico da orla central informa que corrigiu o projeto da Feira Hippie http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2005/12/22.html#Ubatuba   ou Prefeito que na surdina contrata um laudo tendencioso para enganar a justiça, o IPHAN, Polícia Ambiental e conseguir derrubar uma árvore centenária de grande valor histórico? http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/05.html#Ubatuba   e http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/19.html#Ubatuba
4 – O Eduardo César que afirma que quando vereador impediu o corte de uma amendoeira na escolinha de surf do Zecão ou o Prefeito que por essa explicação tenta impor a lógica de que impedi a derrubada de uma então posso matar a outra. http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/16.html#Ubatuba
5 – O Eduardo César que, através de sua assessoria, informa que o Secretário de Meio Ambiente (Paulo Pires, pessoa honesta e que não compactua com malandragens e “espertezas”) se exonerou após o laudo forjado ou o Prefeito, que após o desmentido do próprio ex–Secretário vem afirmar que ele foi exonerado?  http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/17.html#Ubatuba   e http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/19.html#Ubatuba 
6 – O Eduardo César que recebe um oficio da Secretaria de Estado da Cultura para que paralise imediatamente as obras de construção da 'Feira Hippie', na praia Iperoig http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/13.html#Ubatuba   e continua a obra assim mesmo ou o Prefeito que só pára essa obra quando a justiça concede liminar a ADPC – Associação de Defesa do Povo Caiçara para a cessação imediata da obra? http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/17.html#Ubatuba
7 – O Eduardo César que afirma ser o PT, que faz parte da coligação que o elegeu, de oposição http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/23.html  ou o Prefeito que passou para oposição ao não cumprir compromissos de campanha e o seu programa de governo?
8 – O Eduardo César que dá uma entrevista na imprensa regional onde afirma seu rompimento com o PT http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/23.html  ou o Prefeito que 3 (três) dias depois se desmente afirmando não ter rompido com o PT http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/26.html
9 - – O Eduardo César que convoca uma audiência pública para discutir a urbanização da Praia Grande com 9 dias de antecedência http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/09.html#Ubatuba  ou o Prefeito que convoca uma audiência pública para discutir a terceirização da merenda na véspera da mesma sem dar chance da população ter conhecimento maior da terceirização? http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=9099
10 – O Eduardo César que em seu primeiro discurso como Prefeito eleito afirmava que seu governo se pautaria pela ética, transparência e participação http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2004/10/07.html#Ubatuba   ou o Prefeito que tenta impor uma terceirização da merenda sem a participação dos envolvidos (Conselho de Alimentação Escolar, APM’s, diretores e professores de escolas públicas, merendeiras, etc) usando de um expediente mal intencionado que ele chamou de audiência pública mas, que na verdade, não passou de um monólogo auto–promocional sem que o público pudesse fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas e com um edital sem transparência com claros indícios de falcatruas para beneficiar a um em detrimentos de vários, inclusive da população local quando tira R$ 5 milhões/ano (ou mais) dos cofres públicos para uma empresa de fora do município?
11 – O Eduardo César que afirma que o governo federal do PT só envia para Ubatuba os recursos mínimo necessário previsto em lei http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/23.html  ou o Prefeito que passou três dias em Brasília, em diversos órgãos da administração federal solicitando recursos para diversos projetos, inclusive um viaduto (ligando o nada a coisa nenhuma) e, que em suas próprias palavras, foi muito bem recebido contado com a ajuda do Gabinete de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República e que vislumbra grandes possibilidades de ter seus pleitos atendidos? http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=9237  
12 – O Eduardo César que elogia tanto o governo estadual inclusive prestando, antecipadamente, seu apoio ao governador Geraldo Alckimin a presidência da república mesmo antes dele ser candidato oficial http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/01/23.html  e que repassa para a Santa Casa de Ubatuba R$ 12 mil/mês ou o Prefeito que recebe, do Governo Federal, para a mesma Santa Casa, R$ 195 mil/mês e uma ambulância destinada ao município por emenda do Deputado Estadual Carlinhos de Almeida (PT) e recursos federais em emendas da Deputada Ângela Guadagnin (PT)
Qual o verdadeiro Eduardo César? O governo do Resgate ou do governo que não aconteceu?
Será que, hoje, o clima na cidade e o astral das pessoas é o mesmo descrito em 05 de outubro de 2004? http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2004/10/05.html#cronica

Afonso Ricca
Professor Escola Estadual
Eleitor iludido por Eduardo César
Ubatuba, SP


É com imensa tristeza que desabafo
a minha indignação pela falta de respeito
pela população local e também para com os turistas da nossa cidade, os quais
são um dos grandes responsáveis pelo nosso ganha pão.
Muitas "promessas" (desculpem pelo termo utilizado, mas creio que eu que
nossos governantes atuais tenham uma grande familiaridade com tal expressão)
foram feitas na época de campanha o que por sua vez convenceu a população a
votar neste que hoje "conduz" a nossa cidade.
Porém dizem que " é melhor não prometer aquilo que você não pode cumprir"
(creio eu também que esta frase seja bem conhecida dos nossos atuais
governantes), mas me parece que os mesmos já se esqueçaram de tal "mandamento
ou "sugestão".

René Antonio Novaes Júnior
Ubatuba, SP

Continuísmo ou circo! - Entra governo e sai governo e a prática é sempre a mesma. O clubinho de amigos está sempre junto, mas individuais se protegendo como caramujo dentro da casca, não tem nada novo. Usam dos mesmos argumentos que os antecessores. O objetivo é mostrarem-se espertos para que algum ator ensaiado do meio diga; olha só hem! Manobristas políticos de primeira! Na tentativa de enganar sempre, coloca o discurso da doce ilusão; trabalhamos com o orçamento dos outros, o ano que vem será diferente. Promete mudanças, alterações, renovação, mas o time continua o mesmo e se não pior. Aquele secretário, assessor, conselheiro, que evitava várias... Daquelas de arrepiar foi exonerado, mas o discurso é “não foi, ele pedisse demissão!”.
Lembrar sempre da mesma prática dos anteriores que acabaram com os prédios históricos, tiraram os atrativos turísticos, precarizaram a saúde, expulsaram os turistas, moram em cima das nascentes de água. Justificam com esperteza é mesmo que derrubar a amendoeira centenária e falar que estava contaminada, mas precisava contaminar o outro lado da cidade. “Invente um laudo e replante ela em outro lugar”.
Um outro argumento xulo é aquele bem conservador e coronelista, usado por alguém que trabalha para o governo, e arrepia-se a qualquer discurso de mudança ou transformação. Usam como meio de ataque a qualquer ato de conscientização e falam de boca cheia “ele esta fazendo isso por política”. Na alusão de que política é uma coisa ruim. Pode fazer política somente eles e do jeito deles, os demais devem obedecer e continuar calado, mesmo que essa política seja para defender os interesses deles. Mais para que serve a política afinal? E para melhorar a vida da sociedade, das pessoas. No dicionário política significa habilidade no trato das relações humanas. A arte e a ciência de cuidar dos negócios públicos, de acertar em uma estratégia, dialogo ou negociação. Solucionar conflitos que não são técnicos, jurídicos ou administrativos. O que fazem estes artistas políticos de Ubatuba? Invertem os conceitos, valores de políticas. Como se política praticada por outras pessoas que não eles é absolutamente errado. Cometem crimes e ofensas à democracia, inibe o principio da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder distribuindo com o povo.
Fazem da política a picuinha, o fisiologismo, as negociatas da politicalha. Na outra ponta o vereador também toma seus rumos do oportunismo individualista. A população é uma mera platéia que no silencio, calada assiste todo o espetáculo com muita paciência. Alguns rebeldes reclamam no ônibus, com a esposa em casa, na mesa do bar, mas no minuto seguinte, logo esquece, faz de conta que não é com ele. Outros escrevem nos jornais participam de movimentos sociais, associações de moradores, mas logo é convencido pelo principio conservador ou por preconceito a uma linha política mais avançada e assim caminha a humanidade “como dizia o nosso saudoso poeta Cazuza”.
Voltando a afirmar a pratica do continuísmo, onde esta o governo participativo? A reforma administrativa? O plano diretor participativo, o funcionamento dos conselhos municipais.
Enquanto isso continuamos pagando o IPTU, como um dos mais caros do País , ruas e estradas esburacadas, a fuga do turista para outras cidades, enfim a estagnação da cidade, sem um mínimo projeto de desenvolvimento no curto, no médio e no longo prazo.
São essas e outras razões que vou defender o afastamento da marca do PT deste governo. Até porque os compromissos de campanha foram deixados de lado e a participação do PT é tímida e não há responsabilidade nenhuma neste governo. Porque os tiranos não querem.
Tomaz de Aquino diz “a atribuição concreta da autoridade é feita pelo povo”. Este governo esta escandalizado, porque não existe uma autoridade para o povo e sim para uma minoria de privilegiados e meia dúzias de evangélicos isolados das demais religiões. Se não defende a maioria é um governo tirano. “Onde esta o amor ao próximo? Quem ama seu próximo cumpre a lei”: (Paulo, Rom, XIII, 8).

Gerson Florindo
Diretor do Sindicato dos Bancários e
Vice-Presidente do PT Ubatuba SP

Normas & convivência - "Quando, no exercício da atividade profissional, for prática contumaz, o desrespeito legal, ela deixa de ser profissional e, passa a ser, aos "olhos" da lei, marginal".
Estas escunas, tem ancorado (o que é direito de ambas) aqui na Fortaleza, fora do limite (200 metros) de proteção aos banhistas (o que é legalmente proibido), para o desembarque de passageiros. Para alardear o embarque, tem-se utilizado, com furor, de sonora e, característica buzina, além de megafone (para cujo uso, não há legislação específica) acima dos decibéis tolerados, pelos ouvidos e pela tranquilidade de seres humanos. Já enviei uma reclamação formal à Capitania. Vou insistir na reclamação. Na protelação, como alternativa contundente e, de eficácia já comprovada (vide boate DAFT do Itaguá) a contragosto, buscarei mediação (e justa reparação) do meu (e, de qualquer um) direito de vizinhança. Devo encontrá-lo (esse tal direito), com muita facilidade, em uma das salas, do prédio azul e branco, da praça Nóbrega. Tenho vários companheiros que me acompanharão nesta empreitada! Será, que será mesmo preciso? Quanto aos banhistas, estou providenciando a instalação de uma nova raia (boias) de proteção, uma vez que a existente, teve seu cabo rompido. Espero que este cabo tenha maior resitencia (e durabilidade) que o anterior. Intalarei, também, boia demarcatória (dos 200 metros) para delimitação das ancoragens. Quem sabe?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Áreas de uso comum - Estas áreas, devem dividir-se em áreas de domínio e, de uso público. A segunda, a qual quero referir-me, carece e merece normatização. A pecha de "público", vira terra de ninguém, onde tudo fica possível. Do uso indiscriminado, impróprio, aviltado, até, a apropriação indevida, com a intenção de te-lo como particular, por exemplo, o terreno do Camping Club do Brasil, do Perequê-Açu (que é da Prefeitura), a coisa corre solta. Por outro lado, vizinhos destas areas (públicas), sofrem pelo seu mau uso, principalmente pela somatória dos resultados do total abandono de sua manutenção. Por exemplo, todas as praias! Assim, seria bom, pelo menos, que os usuários entendessem, e se, não entendessem, fossem coagidos a entender que, todas as praias são de uso comum! Agora, lixo e, educação são coisas "pessoais" e, intransferíveis!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhacer no Farol - Emilio Campi

Amanhacer no Farol
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor