Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2006 - Nº 1459 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
-


Caraguatatuba
Pastoral, Corinthinhas e Projeto Futuro são as campeãs do Beach Soccer em Caraguá
Volta às aulas: 16 mil alunos retornam às escolas municipais de Caraguá
Câmara realiza 2 Extraordinárias numa tarde
Prefeito abre Legislativo com sessão
Caraguá tem pronto atendimento em unidades de saúde de dois bairros
Secretaria de Saúde de Caraguá recebe duas ambulâncias
Caraguá terá blocos de enredo e de arrastão no Carnaval 2006
FUNDACC realiza audição de balé para corpo de baile infantil e mirim dia 10
Calouros têm recepção marcante no UNIMÓDULO, em Caraguá
Teatro Mario Covas apresenta a Camerata de Violões Afinando as Cordas dia 11
Agenda Cultural Fundacc

Ilhabela
Sorteio de casas do CDHU em Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião erra no cálculo do IPTU
Sesc Verão na Rua da Praia
Merendeiras têm capacitação antes do início das aulas
Fundo Social anuncia vencedor no sorteio do estacionamento da Festa do Padroeiro

Ubatuba
Suzane von Richthofen passa cinco dias de férias em Ubatuba
Começa a renovação de matrículas para escolinhas de esporte em Ubatuba
Defeso do camarão começa em março
Projeto Verão Criando Cidadão é encerrado com grande festa
Prefeitura de Ubatuba entrega kits de material escolar na volta às aulas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Pastoral, Corinthinhas e Projeto Futuro são as campeãs do Beach Soccer em Caraguá
O último dia de disputa acontece no dia 8, quarta-feira, quando as equipes da categoria Livre disputam a final e o 3º e 4º lugares

Caraguatatuba - O fim-de-semana foi de muito esporte em Caraguá. Aconteceram no sábado, dia 4, na praia do Indaiá, ao lado da pista de Bicicross, três partidas finais do Campeonato de Beach Soccer do Projeto Verão organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação. As equipes das categorias de base Pastoral, Corinthinhas e Projeto Futuro não deram chance para seus adversários e sagraram-se campeãs da competição.
Na categoria Pré-Mirim, a equipe Pastoral enfrentou a Praia Soccer. Em um duelo acirrado a Pastoral venceu seu adversário de 6 a 5. Na Mirim, a briga foi entre as equipes Corinthinhas e Madeireira Getuba que também lutou para ganhar a disputa, mas os meninos do Corinthinhas levaram a melhor e conquistaram o título. Venceram de 6 a 4. A última disputa do dia foi entre as equipes da categoria Infantil masculino. A equipe Projeto Futuro enfrentou a equipe Colégio Módulo e venceu de goleada, 10 a 2.
O Campeonato de Beach Soccer do Projeto Verão teve início no dia 20 de janeiro com a participação de 52 equipes de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela disputando as categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Livre Adulto.
O último dia de diputa do evento acontece no dia 8 de fevereiro, quarta, quando as equipes categoria Livre Adulto disputam a final, o terceiro e quarto lugares da competição.
Confira a 3ª e 4ª lugar das equipes de base:
Categoria Pré-Mirim – Corinthinhas 1 X 2 Os Incríveis
Categoria Mirim – Pastoral 7 X 5 Tebar
Infantil Masculino - Mercenários 1 X 0 Fênix Imóveis
(Fonte: PMC)

Volta às aulas: 16 mil alunos retornam às escolas municipais de Caraguá
Os alunos da rede municipal de Caraguá retornaram às escolas nesta segunda-feira 6. De acordo com a Secretária de Educação, os alunos foram recepcionados em clima de muita festa pelas equipes escolares em todos os bairros da cidade

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu as boas vindas a todos os alunos da rede municipal de ensino, composta por 10 CEIs (Centro de Educação Infantil – creche), 17 CIEFIs (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil), 05 EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), 01 EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), além de duas creches conveniadas: Santo Antonio e Meimei. São 33 unidades da Prefeitura de Caraguá e as conveniadas trabalhando juntas para atender uma demanda de 16 mil alunos, conforme explicou a Secretária de Educação, Silmara Mattiazzo Bolognini. Segundo ela, todas as escolas promoveram alguma festividade para recepcionar os alunos na volta às aulas. As atividades de planejamento pedagógico tiveram início no dia 1º de fevereiro, nas escolas, e no dia 2, uma capacitação com o professor Nilson José Machado, reuniu 600 educadores no Teatro Mário Covas, em Caraguá. O planejamento nas unidades escolares teve continuidade na sexta-feira, dia 3, no sentido de organizar os últimos preparativos para receber os estudantes para o ano letivo de 2006, que iniciou nesta segunda-feira 6.
A Prefeitura de Caraguatatuba já adquiriu três novos terrenos para a construção de escolas nos bairros Sumaré, Indaiá e Praia das Palmeiras. Essa medida, de acordo com o prefeito José Pereira de Aguilar, melhorará a segurança das crianças, que hoje atravessam rodovias para estudar nas escolas mais próximas de suas casas. Até 2008 os prédios estarão concluídos, garantindo atender a demanda e não permitir nenhuma criança fora da escola.
A novidade para 2006 é que os estudantes serão presenteados com uniformes novos. Além da roupa, neste ano as crianças ganham também uma mochila especial, padronizada. Assim, todos os estudantes terão como carregar seu material escolar, inclusive àqueles que pertencem à famílias de baixa renda, residentes de Norte a Sul do município. (Fonte: PMC)

Câmara realiza 2 Extraordinárias numa tarde
Falha no Orçamento necessitava de rapidez para aprovação

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde desta segunda-feira - 6 de fevereiro, a primeira e a segunda Sessão Extraordinárias do ano. As sessões duraram aproximadamente 30 minutos. Na pauta correções no Orçamento e reajuste anual dos Servidores Públicos Municipais.
Na primeira Sessão Extraordinária foi discutido e aprovado o reajuste anual dos vencimentos dos Servidores Públicos Municipais da Prefeitura. O Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) concedeu 5,05% com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Uma emenda de autoria da Mesa Diretora da Câmara ampliou o reajuste aos Secretários Municipais, ao Prefeito e seu vice e pessoal do Legislativo, seja ele ativo ou inativo.
O segundo e último projeto desta sessão altera a Lei Municipal 1235/05 - Orçamento 2006. Segundo a mensagem do Chefe do Executivo, houve falha na classificação de algumas receitas e despesas, o que deixava incorreto o Orçamento deste ano. Este projeto também foi aprovado por unanimidade.
Na segunda Sessão Extraordinária foi votada em segundo turno apenas a alteração no Orçamento 2006, também aprovado por unanimidade.
As sessões foram marcadas uma em seguida da outra por uma questão de prazo. Para que o reajuste fosse dado ainda no mês de fevereiro e que não houvesse paralisação operacional na Prefeitura, devido às incorreções no Orçamento. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito abre Legislativo com sessão
Sessão é tradicional e acontece apenas 2 vezes por ano

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB) abre o primeiro semestre do segundo ano (2006) da 14ª Legislatura nesta terça-feira - 7 de fevereiro, a partir das 19h30 no plenário da Câmara Municipal. Esta é uma sessão especial que ocorre apenas 2 vezes por ano.
A vinda do Prefeito na sede do Legislativo para prestar contas do semestre anterior é uma obrigação constante na Lei Orgânica Municipal (LOM), na Seção 2 - Atribuições do Prefeito - artigo 49, inciso 7º, nos meses de fevereiro e agosto. Na gestão passada uma alteração na LOM determinou que o Prefeito venha no mês de outubro, apenas em ano eleitoral.
Este ano a Prestação de Contas do Prefeito Aguilar terá uma novidade. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura preparou um vídeo com 20 minutos de duração, sobre os trabalhos de Aguilar em 2005.
O Cerimonial segue a praxe dos anos anteriores. O Presidente da Câmara faz a abertura dos trabalhos e convida o Prefeito para um breve discurso inicial. Após isso cada Vereador poderá fazer uma pergunta, com duração de até 5 minutos. O Prefeito ou o Secretário Municipal terá 3 minutos para responder e o Vereador mais 1 minuto como forma de tréplica.
Com uma bancada de 100% da situação não são esperados embates ou batalhas políticas nesta sessão, que terá transmissão pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8 e pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá tem pronto atendimento em unidades de saúde de dois bairros
Os moradores dos bairros do Tinga, Porto Novo e adjacentes não precisam mais ir até o pronto socorro para receber atendimento emergência. As unidades estão preparadas para atender. O objetivo é desafogar o pronto socorro da Santa Casa Stella Maris.

Caraguatatuba - As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Porto Novo, na região Sul, e Tinga, na região central, em Caraguatatuba estão com pronto atendimento desde o dia 1º de fevereiro, quarta-feira, no horário das 8h as 17h. O objetivo da mudança é desafogar o pronto socorro da Santa Casa Stella Maris e agilizar o atendimento aos moradores desses bairros e adjacentes.
Com o novo sistema, as moradores que moram próximas a essas unidades não terão mais que ir até a Santa Casa para receber atendimentos de urgência.
De acordo com o Secretrário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, a mudança no atendimento visa maior conforto e comodidade aos munícipes, principalmente das áreas mais afastadas da região central, e com isso suprir a demanda do único pronto socorro da cidade. “As unidades estão preparadas para atender casos rápidos e tratamentos de curto prazo. O objetivo da administração é que daqui a alguns meses a UBS do Porto Novo passe a atender até às 21h. Para isso dependemos apenas de um ajuste no horário dos médicos que trabalham na rede”, concluiu o secretário. (Fonte: PMC)

Secretaria de Saúde de Caraguá recebe duas ambulâncias
As novas ambulâncias darão apoio ao atendimento dos munícipes das regiões sul e norte

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, entregou na manhã desta segunda-feira, dia 6, para a Secretaria de Saúde, representada pelo Secretário Olegário Alves dos Santos, duas novas ambulâncias que irão compor a frota da secretaria. Os veículos serão utilizadas nas regiões sul e norte da cidade. O objetivo do prefeito foi o de melhorar o atendimento nas duas regiões.
De acordo com Alves, com as novas ambulâncias o atendimento às pessoas que moram nestas regiões será mais ágil. “Os novos carros vão ficar nas UBSs (Unidades Básicas de Saude) do Porto Novo e Massaguaçu e atenderão nos horários de funcionamento das unidades – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até que possamos ajustar os horários de atendimento”, disse.
O secretário acrescentou que essa é uma antiga reivindicação de alguns vereadores em benefício dos munícipes.
As pessaos que necessitarem da utilização das ambulânicas terão que ligar para o número da central - 3882-2531, e o contato com o motorista será feito por meio de um telefone celular. “A partir de amanhã os moradores dessas duas regiões não terão mais que depender da ambulância da região central para ser atendido”, finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá terá blocos de enredo e de arrastão no Carnaval 2006
Carnaval Popular, Carnaval de Antigamente, desfile de blocos de enredo e de arrastão, concursos de fantasia e muita animação com os shows musicais estão na programação do Carnaval 2006 em Caraguá.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá aposta na volta das Escolas de Samba no Carnaval e começa a resgatar a tradição este ano com o desfile de quatro escolas, a Império do Litoral, a Independente de Caraguá, a Unidos do Samba e a Unidos do Pé da Serra, que participam como blocos de enredo na segunda-feira, dia 27 de fevereiro.
Os desfiles deverão incendiar a Avenida da Praia do Centro. A Império do Litoral Norte apresentará o tema “Todo negro é rei” e espera levar para a avenida aproximadamente 90 integrantes. A Império, que já foi tri-campeã em 20 anos de Carnaval, ainda tem vagas na bateria e convida moradores e turistas para desfilarem. Segundo o membro da escola, João Lindolfo Soares, ainda há fantasias disponíveis, e sem custo, quem preferir algum modelo especial, pode encomendar. “Tivemos pouco tempo para preparar o desfile, mas acreditamos que será uma grande festa. A volta das escolas no Carnaval é a volta da alegria do povo e merece ser comemorada. Quem quiser desfilar deve entrar em contato pelo telefone (12) 3887-4023”.
As escolas vão para a avenida a partir das 21 horas do dia 27. A concentração acontecerá na Avenida Prestes Maia (em frente ao quiosque Al Badah), e a dispersão na Praça Ton Ferreira.
Os blocos de arrastão mais uma vez irão agitar a cidade. O tradicional Bloco das Piranhas sai na Avenida no sábado, às 18h, contagiando a todos com o desfile de homens fantasiados de mulher, a concentração será em frente ao restaurante Mamalú. O Bloco do Urso e o Bloco Tudo de Bom saem no dia 26, domingo. Já o Bloco da Cheirosa, será a atração das quatro noites no Masaguacu. O Bloco do Urso fará concentração no Bar do Hélio, para participar, é só ligar na Rádio Caraguá FM (3883-6111) ou no Bar do Hélio (3883-6739), são 425 camisetas disponíveis até agora.
A Secretaria de Turismo está preparando uma grande festa para turistas e moradores, com o Carnaval Popular na Praça de Eventos, no centro, e também na zona Norte. A animação na Praia do Massaguaçu ficará por conta da banda Triplix e claro, do Bloco da Cheirosa, que já é tradicional na região, com a bebida preparada a base de pinga e cidreira.
A Prefeitura em parceria com a Polícia Militar e com o apoio da Divisão de Trânsito, quer repetir o sucesso do Carnaval do ano passado, com índice zero de violência e criminalidade. As câmeras de vídeo farão o monitoramento da área central, em toda a Avenida da Praia.
Na Praça de Eventos, onde será realizado o Carnaval Popular, não será permitida a entrada das espuminhas e objetos cortantes. “A idéia é manter o mesmo padrão do carnaval do ano passado, com uma festa dirigida à toda a família. O baile popular terá entrada franca e será fechado para garantir a segurança de todos, queremos proporcionar tranqüilidade aos foliões”, afirmou o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro.
O Carnaval de Antigamente é outra opção em Caraguá, e faz parte da programação da Fundação Cultural. Esta será a sexta edicão desta festa popular com gostinho de antigamente, as marchinhas, as músicas tradicionais e folclóricas do carnaval brasileiro, tudo é curtido com segurança por gente de todas as idades. A festa acontece de 25 a 28 de fevereiro, das 21 às 24 horas, na Praça Dr.Cândido Mota, com bailes populares e animação da orquestra New Band. O Baile infantil acontece no domingo de carnaval, das 16 às 18 horas, com concurso de fantasias infantil, adulto e de grupos mais animados, com direito a muitos prêmios. Os Bailes populares nos bairros acontecerão na Praça do Travessão e Entreposto do Porto Novo, de 25 a 28 de fevereiro, das 21 às 24 horas. (Fonte: PMC)

FUNDACC realiza audição de balé para corpo de baile infantil e mirim dia 10

Caraguatatuba - A Fundacc realiza no dia 10 de fevereiro no Teatro Mario Covas, audição para selecionar novos integrantes para o Corpo de Baile Municipal infantil e mirim.
A audição está aberta para crianças de 7 a 10 anos e jovens de 11 a 14 anos que já fizeram aulas nas oficinas culturais de dança da Fundacc.
Para as crianças de 7 a 10 anos, a audição acontece às 9 e às 14 horas. Já para os jovens com idade entre 11 e 14 anos, a audição está prevista para as 16 horas.
É importante que os interessados já tenham feito aulas de dança nas oficinas da Fundacc, pois é necessário que já tenham alguma experiência - “Assim damos oportunidade aqueles que realmente tem aptidão para a dança, de terem acesso às aulas mais elaboradas e voltadas para o aprimoramento das técnicas.
Na verdade estamos praticamente formando uma escola de bailado,iniciando os jovens bailarinos desde a mais tenra idade” comenta Cristina Neves, coreógrafa do CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba e coordenadora da área de dança da Fund acc.
Segundo Neves, estarão disponíveis cerca de 60 vagas para o Balé infantil e mirim.
Mais informações pelo telefone 3883 7555 e 3883 3737 ou na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Calouros têm recepção marcante no UNIMÓDULO, em Caraguá

Caraguatatuba - O calor não foi o maior motivo de preocupação dos “calouros” no primeiro dia de aula do Centro Universitário UNIMÓDULO, mas sim os tradicionais trotes aplicados por aqueles que já comemoram pelo menos um semestre na faculdade. Receber os “bichos” pode ser uma maneira divertida de descontar em outro o que viveu no primeiro dia da faculdade.
Calouros de um lado, veteranos do outro, entre trotes saudáveis e permissíveis pelos próprios bichos, ainda há quem prefira passar em branco a entrada na faculdade, e por esse motivo, tentam passar despercebidos, quando é possível.
De acordo com o diretor do UNIMÓDULO Maurício Ribeiro da Silva, a ordem é dar aula. “Decidimos não incentivar nem apoiar os trotes este ano, queremos que os primeiros dias de aula sejam marcados pela qualidade das aulas dadas, até porque sabemos que existem pesquisas que apontam alto índice de faltas na primeira semana de aula, justamente devido aos trotes, muitos preferem nem comparecer. Defendi e defendo que as aulas sejam iniciadas desde o primeiro dia e esta é a orientação dada pela instituição. O aluno quer estudar e paga para isso, acho justo que haja aula desde o primeiro dia”, declarou o diretor.
Mesmo assim, os alunos se mostraram inspirados para os trotes. Para a maioria dos bichos, as brincadeiras são aceitáveis. “O trote sadio, sem violência e sem desrespeito é legal!, diz Mário Ricardo, calouro de Educação Física. Já Rodrigo Toledo, calouro de Sistemas de Informações, acha chato mas tem a esperança de que no próximo semestre possa descontar tudo o que passou, em outro bicho. Rafael Batista Lemos acha que a pintura no rosto é legal, desde que não sujem as roupas.
Para Willian Faria Rodrigues, as brincadeiras já eram esperadas. “Gostei, achei bem divertido”, disse. A aluna Ana Claudia dos Santos já planeja “dar o troco”: “Nada mal, ano que vem é a minha vez”. Nem o canoísta de Caraguá, Edmar Fernandes Soares não escapou das brincadeiras, “achei legal, já esperava, acho válido para o primeiro dia de aula, ajuda a descontrair”, disse.
O calouro de Educação Física, Rafael Cavinati defende o trote solidário. “Acho que os trotes são válidos desde que sejam sadios, que não ofendam ou traumatizem, sou contra o uso de produtos que possam fazer mal ou machucar. Acho que os trotes solidários deveriam ser mais incentivados, são muito melhores”, opina.
A veterana Lílian Adriana Moreira, do curso de Letras, acha que o calouro deve entrar na brincadeira. “Acho que o trote é uma maneira saudável de desejar boas vindas aos novos alunos. Quando fui bicho entrei na brincadeira e gostei, além disso nada é obrigatório, deixa quem quer, a gente respeita”.
Nem os professores saíram ilesos das brincadeiras, um exemplo foi o Prof. Dr. Pedro Norberto, que também teve o rosto pintado. “Acho interessante, apesar de amedrontar um pouco os novatos, é uma brincadeira gostosa”, disse. A professora Karla Andrade divide a mesma opinião. “Acho interessante, é uma maneira legal de receber o novo aluno, desde que sejam brincadeiras saudáveis, sem violência ou invasão”, declarou. (Fonte: Módulo)

Teatro Mario Covas apresenta a Camerata de Violões Afinando as Cordas dia 11

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no dia 11 de fevereiro, sábado, às 21h “A Música de Todos os Tempos” da Camerata de Violões Afinando as Cordas. O ingresso é leite em pó. A apresentação é uma viagem no tempo, através da música; uma experiência que integra nossa totalidade.
A Camerata de Violões Afinando as Cordas, é um grupo de jovens músicos, violonistas, da cidade de São João da Boa Vista, que fazem parte do programa “Afinando as Cordas”, um projeto social que visa a formação de jovens artistas através da cultura e da música.
Com o objetivo de cultivar a música culta, e levá-la ao maior número de pessoas, o grupo criou o espetáculo “A Música de Todos os Tempos”, com uma programação musical de especial beleza.
O espetáculo oferece ao público uma oportunidade de ter contato com a música erudita e popular de altíssimo nível e apreciar peças musicais de autores clássicos e populares de todos os períodos históricos: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e moderno.
“A Música de Todos os Tempos” é um projeto que foi escolhido na etapa de seleção dos correios cultural de 2005, e estará realizando um roteiro de apresentações em 24 cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.
Com patrocínio dos correios, é um espetáculo inédito e uma rara oportunidade de audição musical.
Mais informações pelos telefones 3881 2623, 3883 2142. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá. (Fonte: PMC)

Agenda Cultural Fundacc

Caraguatatuba - Audição de balé - A Fundacc realiza no dia 10 de fevereiro no Teatro Mario Covas, audição para selecionar novos integrantes para o Corpo de Baile Municipal infantil e mirim - crianças de 7 a 10 anos e jovens de 11 a 14 anos que já fizeram aulas nas oficinas culturais de dança da Fundacc.Para as crianças de 7 a 10 anos, a audição acontece às 9 e às 14 horas. Já para os jovens com idade entre 11 e 14 anos, a audição está prevista para as 16 horas. Mais informações 3883 7555.
Camerata de Violões Afinando as Cordas - dia 11 de fevereiro, sábado, às 21h o Teatro Mario Covas apresenta – “A Música de Todos os Tempos”. O ingresso é uma embalagem de leite em pó que pode ser trocado antecipadamente no Teatro Mario Covas e no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a partir do dia 9, quinta-feira, das 14 às 18 horas ou no dia do espetáculo, no local, até às 21 horas.
Espetáculo Teatral O AMOR VENCEU, de Zíbia Gasparetto - dia 19/02, às 20 horas no Teatro Mario Covas. Ingressos a R$ 40,00 e R20,00 (meia entrada) à venda na Nice Calçados - Patrocínio Porto Seguro.
Com direção de Dirceu Capuchinqui, é uma história de amor que traduz verdades vigorosas sobre as leis que regem nossas vidas: que podem explicar certos mistérios sem que a humanidade se debate há milênios tentando compreender nosso passado, através do estudo de outros povos e de outras civilizações. Mais informações pelo telefone: 3881 2623.O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá.
Exposição “São Paulo em 3D” no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – De 9/2/2006 a 9/4/2006 - Entrada Franca
Painéis fotográficos com imagens de São Paulo em várias épocas. Aos visitantes, são entregues óculos para poderem observar a exposição em 3D. A visitação é de terça a domingo das 10 às 18 horas.
Programação Musical

Coreto em Sol - até 19 de fevereiro
Apresentações musicais na praça Dr. Cândido Motta
Neste sábado: Mara Amaral e Banda às 20h30
Música no Coreto
Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados.
Banda Municipal Carlos Gomes
Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos domingos, às 20h30.
Café Musical - Apresentação Musical na Praça do Caiçara todo sábado, às 19h00 com o maestro Zé Maria e convidados.

Videoteca Lúcio Braun - Filmes em VHS e DVD sessão noturna às 20h-Entrada a R$1,00
Programação:
Dia 9 - Quinta-feira - Combate nos Céus / Cliff Robertson - 1967 - Guerra - 14 anos
Dia 10 - Sexta-feira - Zorba, o Grego / Anthony Quinn - 1964 - Drama - 14 anos
Dia 11 - Sábado - A Garota Genial / Barbra Streisand - 1970 - Musical - 10 anos
Dia 12 - Domingo - Em Algum Lugar do Passado / Jane Seymour - 1980 - Romance - 12 anos

FESTIVAL “ANTHONY HOPKINS”
Dia 16 - Quinta-feira - Lendas da Paixão - 1994 - Drama - 16 anos
Dia 17 - Sexta-feira - Encontro Marcado - 1998 - Romance - 16 anos
Dia 18 - Sábado - A Máscara do Zorro - 1998 - Aventura - 14 anos
Dia 19 - Domingo - Lembranças de um Verão - 2001 - Drama - 14 anos
Dia 23 - Segunda-feira - O Clã das Adagas Voadoras / Andy Lau - 2004 - Drama - 16 anos
Dia 24 - Terça-feira - Entre Dois Amores / Robert Redford - 1985 - Aventura - 14 anos
Dia 25 - Quarta-feira - Chicago / Caterine Zeta-Jones - 2002 - Musical - 14 anos

Cinema nos Bairros: Projeto itinerante de cinema às 19h00 - Confira quando é próximo de sua casa. Convide os amigos! A entrada é franca!
2ª feira Centro Cultural do Cultural Travessão/Centro Cultural do Perequê
3ª feira Centro Cultural do Poiares / Rio do Ouro Horto
4ª feira Centro Comunitário Jetuba/ Igreja Canta Galo
5ª feira Massaguaçu – Emei Emef Benedito Inácio Soares
6ª feira Pegorelli – Emei Emef Masako Sone
(Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sorteio de casas do CDHU em Ilhabela

Ilhabela - Nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, aconteceu em Ilhabela o sorteio das casas populares, no Ginásio de Esportes.
Compareceram cerca de duas mil e trezentas pessoas, além dos 749 inscritos para concorrerem ao sorteio das 80 casas populares.
O sorteio teve início às 18:30 horas, contando com o pronunciamento do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, que agradeceu ao governador Geraldo Alckmin, por mais este benefício para a população de Ilhabela, onde 80 famílias serão beneficiadas, e assumiu o compromisso público que entregaria o conjunto habitacional com todo o sistema de saneamento básico pronto. Representando o governador do Estado, o secretário Estadual de Habitação, Emanuel Fernandes, que em um rápido discurso, deu boa sorte aos inscritos, e explicou as regras do sorteio, sorteando a primeira pessoa, na urna dos idosos. O contemplado foi Benedito Dias, 76 anos.
As casas são de 48,28 m2. de área construída, com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Das 80 casas, 06 unidades foram destinadas a portadores de deficiência, 04 para idosos e 04 para policiais.
A obra orçada em R$3,9 milhões, foi viabilizada pelo Programa Pró Lar – Núcleo Habitacional.
A solenidade contou com a presença da 1a. Dama de Ilhabela e secretária de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira, do vice-prefeito, Antonio Carlos Cajado Simões, vereadores, secretários municipais e autoridades locais e estaduais.(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião erra no cálculo do IPTU

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião lançará novos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para imóveis localizados em condomínios, conjunto residenciais devido a um erro no cálculo dos impostos. Os novos carnês, corrigidos, serão entregues a partir da semana que vem. O contribuinte que já quitou integralmente o IPTU terá o valor descontado no imposto de 2007. Para quem pagou a primeira parcela, a prefeitura abaterá o valor cobrado a mais no próximo mês. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (012) 3891-2117. (Fonte: ValeParaibano)

Sesc Verão na Rua da Praia

São Sebastião - Diversão não faltou para quem foi ao projeto Sesc Verão na Rua da Praia, no último sábado (04/02). Com a realização da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Sesc de São José dos Campos, o evento levou diversas pessoas ao local, que se divertiram gratuitamente. O tema do Sesc Verão foi “Tempo, Movimento e qualidade de vida” e propôs uma reflexão sobre como distribuir melhor o tempo durante o dia, mas sempre com o movimento das atividades físicas e culturais, levando as pessoas a ter qualidade de vida. O local contou com três teatros, cama elástica, jogos gigantes, xadrez, damas, pingue-pongue, chinelão, entre outros atrativos. Durante o evento, a animação ficou por conta da banda “Big Nose”, de São Sebastião, que animou o público cantando várias músicas de artistas consagrados nacionalmente como Jota Quest, Capital Inicial e O Rappa. (Fonte: PMSS)

Merendeiras têm capacitação antes do início das aulas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Coan, empresa que presta serviços ao município no ramo da merenda escolar, realizaram no último sábado (04/02) um curso para as 140 merendeiras da rede municipal, com o objetivo de melhorar o desempenho delas nas escolas.
A oficina aconteceu na Escola Municipal Machado Rosa, abordando diferentes temas, como Recursos Humanos, Higiene dos Alimentos, Higiene do Ambiente, Planilhas de Controle, Qualidade no preparo dos Alimentos e Armazenamento e Recebimento dos Alimentos.
Pequenos grupos de 20 pessoas foram formados e distribuídos nas salas, onde cada palestra teve a duração de 50 minutos.
Segundo a supervisora operacional da Coan, Vera Bernardes, todos os anos são proporcionadas diferentes palestras para o aperfeiçoamento das merendeiras, pois a Prefeitura sempre cobra mais qualidade nos serviços prestados.
As merendeiras iniciam seus trabalhos nesta quarta-feira (08/02), quando começam as aulas na rede municipal de ensino. (Fonte: PMSS)

Fundo Social anuncia vencedor no sorteio do estacionamento da Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Fundo Social de Solidariedade, informa que o cupom de número 2756 foi o ganhador da bicicleta sorteada entre os frequentadores do estacionamento, montado no aterro da Rua da Praia, durante a Festa do Padroeiro.
O sorteio aconteceu logo após o show do Gabriel O Pensador, no dia 28 de janeiro. O nome da vencedora é Varley Loraci Machado que mora do município de Santos (SP) e tem um Verona de placa BMQ 9858.
A cobrança para veículos era de R$ 5, enquanto motos pagavam R$ 2. Cerca de R$ 11 mil foram arrecadados e depositados na conta do Fundo Social, para realização de obras sociais na cidade em prol dos mais carentes. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

Suzane von Richthofen passa cinco dias de férias em Ubatuba
Jovem acusada de matar os pais em 2002 circulou praticamente anônima pelas praias Grande e Toninhas, sorveterias e restaurantes

Ubatuba - A jovem Suzane von Richthofen, acusada de matar os pais Manfred e Marísia, em 2002, passou cinco dias de férias em Ubatuba. A estadia no Litoral Norte seria um presente de aniversário pela comemoração de seus 22 anos em novembro passado.
Suzane, que aguarda julgamento em liberdade, ficou até anteontem em um apartamento do condomínio Village Cap Ferrat, no Itaguá, que pertence ao procurador da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Denivaldo Barni, amigo de trabalho de Manfred.
A jovem, mais gorda e de cabelos mais curtos passou por Ubatuba praticamente anônima. Circulou pelas praias Grande e Toninhas, sorveterias e restaurantes, sempre acompanhada de duas senhoras de meia idade e de um amigo.
Os moradores só ficaram sabendo da presença de Suzane no domingo à noite, quando a notícia foi veiculada pela imprensa. Suzane fez suas refeições no Restaurante Sem Miséria, um self-service por quilo, no Itaguá.
Segundo um funcionário do restaurante, Suzane mostrava-se muita tranquilidade e em nenhum momento teria consumido bebidas alcoólicas. "Ela fazia questão de dar caixinha para os garçons", disse.
O secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, disse que Suzane poderia ter escolhido outro local para passar as férias. Segundo ele, diante do clamor popular para que ela retorne à prisão, sua presença não foi boa para a cidade.
O promotor Roberto Tardelli, do 1º Tribunal do Juri, responsável pelo caso Richthofen, disse ontem que Suzane não se encontra em liberdade vigiada e, por isso, pode viajar para onde quiser.
Acusada de matar os pais em 2002, junto com os irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, Suzane obteve autorização da Justiça em junho de 2005 para aguardar julgamento em liberdade.
O ValeParaibano não conseguiu contato com os advogados de Suzane, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e Luzia Helena Sanches. (Fonte: ValeParaibano)

Começa a renovação de matrículas para escolinhas de esporte em Ubatuba

Ubatuba - O movimento foi tranqüilo no primeiro dia de renovação de matrículas para as escolinhas de esporte da Prefeitura de Ubatuba. A Secretaria de Esporte e Lazer vai atender os interessados até o dia 14 de fevereiro, em horário comercial. As renovações da natação devem ser feitas na piscina municipal e dos outros esportes no Ginásio de Esportes Tubão. Os alunos que perderem o prazo, terão que efetuar novo cadastro.
Já os interessados em se matricular pela primeira vez deverão se dirigir ao Tubão entre os dias 16 e 24 de fevereiro, também das 8h às 17h. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento. A Secretaria oferece atualmente cursos de surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (quadra da piscina, Taquaral e Silop-Elektro), natação, vôlei e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818.
(Fonte: PMU)


Defeso do camarão começa em março
Os pescadores devem ficar atentos, pois a desobediência ao período de defeso pode acarretar em multa e apreensão, tanto da mercadoria quanto de equipamentos

Ubatuba - No próximo dia 1º de março, inicia-se o período de defeso de camarões das espécies sete-barbas, rosa, branco, santana e barba-russa, que se estende até o dia 31 de maio. Durante esse período é proibida a captura desse tipo de crustáceo. Em Ubatuba, assim como em todas as cidades litorâneas das regiões sul e sudeste, acontece também o defeso da sardinha, que teve início em 1º de novembro e permanece até o dia 1º de março.
O defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de determinado recurso pesqueiro, em águas marítimas ou águas interiores, visando a proteção da espécie na época da desova ou piracema. Existe também o período de recrutamento, que é um defeso de proteção à fase juvenil dos peixes.
Durante este mês, está acontecendo também o defeso de mexilhões, mais conhecidos pelos caiçaras como mariscos. Ele começou em 1º de janeiro e continua até 28 de fevereiro e tem o objetivo de proteger os picos de desova que ocorrem no início da primavera e do verão. Por isso, nos períodos entre 1º de setembro e 30 de novembro, também é proibido retirar mariscos das costeiras.
Para mais esclarecimentos sobre o defeso, consulte o site do Ibama (www.ibama.gov.br) e procure a Instrução Normativa 07/2003 – portarias ibama 74/2001 – nº 09/2003, nº 52/2003 e portaria SUDEPE 46/1987, ou ligue para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pelo fone: 3833-3500. (Fonte: PMU)

Projeto Verão Criando Cidadão é encerrado com grande festa

Ubatuba - O encerramento do Projeto Verão do programa Criando Cidadão, promovido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi uma grande festa na escola Padre Anchieta. Aproximadamente 150 crianças de 7 a 16 anos apresentaram parte do que aprenderam nestas férias: artes plásticas, música, judô, karatê e capoeira.
Antes de cada apresentação os monitores de atividades falaram sobre a transformação na vida das crianças participantes. “Em cinco semanas o esporte mudou a vida dessas crianças, mostrando a importância de cada uma delas dentro de um grupo, aumentando a auto-estima. Espero que o projeto permaneça durante o ano”, disse Luiz Carlos Castilho Jr.
professor de judô e chefe do comissariado de menores.
Sônia Bomfim, presidente do CMDCA, deseja manter as atividades, pois elas deram um novo alento às crianças. “Hoje estamos encerrando um ciclo. Essas crianças perceberam que é possível escolher seu caminho, e ele pode ser muito bom. Nós todos fizemos o projeto acontecer, construímos uma família, vamos agora tentar dar continuidade. O projeto não pode parar aqui”, disse Sônia. O projeto aconteceu graças às verbas do fundo municipal. As pessoas podem destinar parte do seu Imposto de Renda devido ao Conselho. “Assim poderíamos, quem sabe, poder atender durante todo o ano”, finalizou Sônia.
Entre os presentes na festa de encerramento, Sônia Bomfim, presidente do CMDCA, Silvana Niel, representando a Prefeitura, Josiane Grunvald, presidente da FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), Tatiane Patti, do projeto Namaskar e Luciana Valério, representando a Secretaria de Educação.
Para colaborar – Qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com o Fundo Municipal. As destinações podem ser feitas junto ao Banco do Brasil, agência 2748-0, conta corrente 8726-2. Pessoas físicas podem destinar 1% enquanto pessoas jurídicas podem encaminhar até 6% do imposto devido.
O projeto Criando Cidadão é uma parceria do CMDCA, Conselho Tutelar, Casa dos Conselhos, FUNDAC e Voluntários do Juízo. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba entrega kits de material escolar na volta às aulas
A entrega dos kits vai ajudar no orçamento familiar, aliviando os gastos com material

Ubatuba - Os quase 13 mil alunos de Pré-Escola, Ensino Fundamental, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Classes Especiais da rede municipal de ensino de Ubatuba retornaram às aulas nas 45 unidades escolares do município nesta segunda-feira, 6. Aproximadamente 7.200 alunos de primeira à quarta séries receberam um presente da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação: kits contendo 3 cadernos brochura, 1 caderno de desenho, 3 lápis preto nº 2, 1 borracha, 1 apontador, 1 cola 90 gr., 1 régua, 1 caixa de lápis de cor e 1 conjunto de canetinhas hidrográficas.
O prefeito Eduardo César, acompanhado pela secretária de educação, Patrícia Pereira, participou da entrega dos kits aos alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta. “Com essa ação pretendemos colaborar com os pais, que nessa época do ano enfrentam dificuldades para montar a lista de material. Uma família com dois ou três filhos tem gastos enormes, e com esses kits entregues hoje, o orçamento familiar não ficará muito prejudicado”, disse o prefeito.
No período da tarde a entrega simbólica aconteceu na Escola Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa 2. Durante a entrega, a secretária Patrícia garantiu que a administração não medirá esforços para proporcionar melhorias aos alunos. “Faremos tudo o que for possivel para garantir as melhores condições para os alunos de Ubatuba. Nesse primeiro momento apenas os alunos de primeira à quarta series foram beneficiados com esses kits. Tentaremos ampliar esse programa para toda a rede em 2007”, afirmou a secretária.
Pré-escola – Os alunos de Pré-Escola passam por um período de adaptação de duas semanas para facilitar a integração criança-professor. Para permitir maior atenção a cada aluno, eles foram separados em quatro turnos, até o dia 10. Pela manhã a primeira turma entra às 7h e sai às 9h15 e a segunda turma entra às 9h45 e sai às 11h30. A entrada do período da tarde acontece às 13h para a primeira turma, que sai às 14h45; a segunda turma entra às 15h15 e sai às 17h. À partir do dia 13 a adaptação acontece em dois turnos. Os alunos da manhã entram as7h e os da tarde as 13h. (Fonte: PMU)

Semana de 03 de Fevereiro à 09 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Tudo em Familia"
Ás 15:20 hs e 19:30 hs.

"O Senhor das Armas"
Ás 17:10 hs e 21:20 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Didi, o caçador de tesouros"
Ás 15:10 hs e 16:50 hs.

"Munique"
Ás 18:30 hs e 21:30 hs.



cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

Samba do crioulo doido
À moda de Ubatuba


Foi por obra de Jordão
Homem da Costa
Sem pedir licença
A Cunhambebe
Que em 1637
Iperoig virou Ubatuba

Esteves da Silva
Falava francês
Edifié le Licée
Oui, monsieur
E de quebra plantou
Amendoeiras
Para a sombra das missas
E das batalhas campais

Euclides da Cunha
Andou por aqui
Com seu cavalinho
Comendo capim
Ergueu o xilindró
Voltou ao Rio
Esquentou muito a moringa
E foi morto a sangue frio

Dona Idalina cheia de poesia
E Graça
Recebeu elogios
De Monteiro Lobato
Sua alma está no céu
Mas vai arder no inferno
Quem sua campa destruiu
E deixou seus ossos ao léu

Ciccilo Matarazzo
Eu vi primeiro
Enlaçou a Condessa
De Vimiero
O admirador das nobres artes
Deixou Baltazar Fortes
A ver navios
No imenso casarão
Seu Filhinho dê cá uma receita
Pra curar seu coração.


 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A A.S.C (Associação de surf de Caraguá). Vem em nome de toda a diretoria agradecer a todos que colaboraram direta ou undiretamente na realização CIRCUITO MUNICIPAL DE SURF 2005, organizado por esta entidade. Sem a participação de voçês o evento não seria possível a realização do mesmo. Esperamos contar com a participação de todos na próxima edição (2006) e em todos os eventos organizado pela A.S.C. aproveitando o ensejo a A.S.C tem a honra de convidar a todos a participarem da cerimônia de entrega de prêmios aos campeões, a realizar-se no próximo dia 10 de fevereiro (sexta-feira) às 20:30 hs no Auditório da UNIMÓDULO, á Av. Frei Pacífico Wagner S/N, centro,Caraguatatuba-SP, Esperamos contar com sua presença de todos. Aproveito para renovar protestos de estima e consideração.
atenciosamente,

Luciano Sant'anna
Presidente da A.S.C

“RATOS, RAPOSAS E ALUNOS ABSTÊNIOS”
RATOS
Anos oitenta. Após um ato público, na Câmara Municipal, participava de uma roda de conversa, na Av. Iperoig. Uma ratazana indiscreta apareceu ao lado da roda. Alguém amigo de números de impacto afirmou: “Ubatuba tem mais de 30.000 (trinta mil) ratos. Mais de um para cada habitante.” A afirmativa não agradou a outro interlocutor que o questionou: “Quem os contou?”. Por acaso alguém os amarrou pela cauda como fez Sansão com as 300(trezentas) raposas que soltou nos campos dos filisteus?”. A gargalhada ressoou, na roda. A notícia do número de ratos era inverossímil. Nenhum estatístico teria coragem de usar, esses números, em uma avaliação sobre pragas de ratos, nos municípios.
RAPOSAS
“Desta vez, respondeu Sansão, no se me poderá censurar o mal que farei aos filisteus”.
“Ele se foi, apanhou trezentas raposas, e, tomando tochas, prendeu as raposas duas a duas, pelas caudas, e atou, entre as duas caudas, uma tocha. Pôs-lhe fogo e solto-as nas cearas dos filisteus. Incendiou assim tanto o trigo que estava enfeixado como o que estava ainda de pé, queimando até mesmo as vinhas e os olivais.” (Juízes 15, 3-6).
A veracidade factual, das façanhas do Super-Homem Sansão, são igualmente verossímeis que o número de ratos da Av. Iperoig. Pretendiam lições pedagógicas e não registros estatísticos para a história. O número dos ratos e das raposas não merece credibilidade.
ALUNOS ABSTÊNIOS
Para o elaborador do famoso relatório da auditoria da merenda, com base no acontecido no ano de 2004, foram alunos abstênios naquele ano os que não comeram merenda nenhum dos duzentos dias de aula. Segundo ele nada menos que 45,53% ou quase metade. Quem os contaria para ele? Seria o mesmo que contou os ratos da Av. Iperoig e as raposas de Sansão? Essa é a honestidade de nossos homens públicos!. Assim se fazem relatórios para justificar preços, licitações e cortes de amendoeiras!
Lendo o relatório do Sr. Olavo Egídio Ozzetti sobre a suposta auditória feita nos gastos, com Merenda Escolar, em 2004, sem aqui ter estado, sem ter visitado uma única escola, acrescentando aos dados contabilizados na Seção de Merenda outros gastos que nem de longe aconteceram, não consegui deixar de lembrar os Ratos da Av. Iperoig e as Raposas de Sansão. Ambos animais são predadores de alimentos e as afinidades, com a terceirização da merenda, não podem ser afastadas.
Vamos ao Relatório:
GASTOS CONTABILIZADOS NA SEÇÃO DE MERENDA EM 2004. Foram os gastos totais e únicos com alimentos, gás, combustível, uniformes, padaria: R$ 1.617.766,79 (um milhão e seiscentos e dezessete mil e setecentos e sessenta e seis reais e setenta e nove centavos). Nenhum outro gasto foi contabilizado na Seção de Merenda, em 2004. Com essa importância foram distribuídas 4.600.000 (quatro milhões e seiscentas mil) merendas a um custo, aproximado, de R$ 0,35 (trinta e cinco centavos). Não teve outros gastos praticados e contabilizados com merenda. As despesas com material de limpeza, recursos humanos, luz, água, telefone, segurança etc. foram gastos de manutenção das escolas. Não são gastos de merenda e nela não podem ser incluídos sem violentar as suas finalidades.
GASTOS INVENTADOS E INDEVIDAMENTE ACRESCENTADOS pelo Sr. Olavo Egídio Ozzetti, para conseguir os objetivos solicitados pela Prefeitura. Estas despesas não ocorreram, em 2004. As que ocorreram foram contabilizadas na Seção e globalizadas nos valores acima registrados.
Material de limpeza e utensílios...........................................................R$ 42.240,00
Reposição de equipamentos..................................................................R$ 94.840,90
Gás, uniformes, dedetização,material de escritório...............................R$ 107.989,61
Mão de obra da merenda........................................................................R$2.007.218,87
Gastos totais com veículos ano..............................................................R$ 23.375,00
GASTOS TOTAIS/ ANO 2004 (Valores reais da Seção + valores inventados e indevidamente acrescentados)...............................................................R$3.893.431,17
A seguir o hábil estatístico inventa:
Ausências de alunos à escola......................................................................12,22%
Abstinência(alunos que não comem merenda na escola)...........................45,53%
Sobra limpa.................................................................................................13,72%
Repetição.....................................................................................................34,36%
Resto ingesta (sobras jogadas no lixo).......................................................... 5,94%
Após todos esses dados inventados e um complicado sistema de somas e restas chega a conclusão que a merenda, em 2004, teve um custo unitário de R$ l,59(um real e cinqüenta e nove centavos). Isso para os alunos que permanecem na escola cinco horas diárias e R$ 4,77(quatro reais e setenta e sete centavos) a unidade de merenda/dia para as creches.
Conseqüentemente terceirizar a merenda por R$ 1,37(um real e trinta e sete centavos) é mais barato em R$ 0,22(vinte e dois centavos) que a merenda de 2004,inventada pelo Sr. Olavo Egídio Ozzetti.
Cabe repetir que, esse Senhor, que se apresenta como Prof., Eng, e Estatístico, não fez quaisquer levantamento de dados sobre merenda, alunos que não se alimentavam, alunos repetentes de merenda, faltas à aula, sobras, sistema de distribuição, não conversou com os responsáveis pela seção de merenda e num arroubo de “Pitonisa de Delfos” sentencia os custos da merenda que não houve. Teve até a coragem de sentenciar, sem ter visto e analisado um único cardápio, que este não tinha o poder nutritivo exigido por lei e que a futura terceirização resolveria esse e outros problemas. Esclarecemos, ao eventual leitor, que o valor nutritivo do cardápio era o dobro do exigido, como atestado pelo Conselho Paulista de Nutricionistas.
As fraudes, desonestidades, dados inventados, inverdades, conclusões sem apoio na realidade vivida em 2004, são de tais proporções que transformam, o relatório, em ridículo. Ninguém tem o direito de chamar “auditoria” ao relatório apresentado pelo Sr. Olavo Egídio Ozzetti. Do início ao fim foi elaborada uma fraude para tentar justificar o injustificável.
SOLICITAÇÃO AO SR PREFEITO
Quando o Sr. Prefeito afirma em discurso, aos conselheiros do CME e do CAE : “NÃO SERIA LOUCO DE VIR AQUI ENGANAR GENTE BEM INTENCIONADA”, ou está confessando que não conhece as fraudes do relatório por ele contratado e por seus assessores orientado, desconhece tudo que aconteceu, em 2004, os processos desenvolvidos pela Seção de Merenda e os êxitos conquistados ou, aqueles que conhecemos o RELATÓRIO, a pessoa que o elaborou, vivenciamos a realidade, em 2004, e estamos bem informados, seremos obrigados a concluir que naquela reunião nem todos eram bem intencionados.
Seja como for, acreditamos não faltar ao respeito, devido ao Sr. Prefeito, se dele e de seus secretários e assessores solicitarmos respeito ao passado, à história, às pessoas honestas que sempre cumpriram seus deveres e prestaram serviços de qualidade por muito tempo e por outros tantos reconhecidos. Ofende a majestade de seu cargo e a cidadania, aquela autoridade que, apóia seus atos administrativos em frades, relatórios desonestos, laudos inverídicos e comentários infundados. O processo administrativo, para ser sensato, deve passar longe da bravata, do conflito, da ameaça e da opressão.
Por último posso informar, ao Sr. Prefeito e a toda sua equipe da Secretaria de Educação, que, com os valores propostos para a terceirização da merenda, a empresa poderá fornecer lombo, filé mignon, caviar, iguarias sofisticadas, outros produtos de qualidade e ter um lucro de cinqüenta por cento. Não o fazendo alguma coisa estará errada. Os cofres municipais suportarão essa festa por muito tempo? Sobrarão recursos para investimentos?

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Puruba - Emilio Campi

Praia do Puruba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor