Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006 - Nº 1467 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
PM reforça segurança no Litoral Norte
Região teve queda nos crimes
Instituto Biosfera premia ações da UNITAU na área de meio ambiente
MP denuncia policiais por mortes


Caraguatatuba
Juiz cassa direitos de Antonio Carlos
Regata de vela atraiu mais de 500 pessoas em Caraguá
Caraguá ficou em 1º lugar entre as cidades do Litoral em recolocação profissional em 2005
EMEF do Perequê Mirim recebe 980 kits escolares da Bandeirante Energia
Apenas Regime de Urgência são aprovados
Aprovada licença para pequenos comércios
Aventur de Vôo Livre e campeonato de fantasia aérea são atrações do carnaval em Caraguá
Fundacc comemora seis anos de animação e tradição do Carnaval de Antigamente
Caraguá: “Folia é Aqui”
Eventos esportivos são atrativos do fim-de-semana em Caraguá
Fundo Social de Caraguá doou 300 cestas básicas a entidades religiosas
Bloco da ASCAFF vai reunir servidores municipais
Contur de Caraguatatuba prepara projeto para suprir dificuldades geradas pela sazonalidade


Ilhabela
-


São Sebastião
Verticalização é tema de audiência no litoral
Projeto que cria as ZEIS será discutido em audiências públicas
Vereador pede implantação de cabos subterrâneos no Centro Histórico

Ubatuba
Charles Medeiros convida Prefeito a participar de Sessão de Câmara
Mãe e padrasto são presos por morte de criança
Ciclismo de Ubatuba abre temporada no lugar mais alto do pódio
Equipe Municipal de Ciclismo abre temporada com três pódios
Tribunal de Justiça suspende gratuidade no transporte para pessoas acima dos 60 anos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

PM reforça segurança no Litoral Norte
Ação inédita terá apoio de 45 policiais da Força Tática do Vale e do helicóptero Águia nos finais de semana

Litoral Norte - Em ação inédita, o comando da Polícia Militar decidiu manter o reforço do policiamento nas cidades do Litoral Norte até o fim de março para ampliar a segurança no período considerado de pós-temporada, quando permanece o movimento turístico na região.
Durante a nova operação, intitulada Outono na Praia, os quatro municípios receberão nos fins de semana o apoio de 45 policiais militares da Força Tática e 15 viaturas, além do helicóptero Águia. O comanda analisa a possibilidade de empregar o canil na operação, que começa sexta-feira.
O reforço, composto por policiais de batalhões do Vale do Paraíba, atuará no policiamento preventivo e ostensivo e fará bloqueios nas quatro principais vias de acesso ao litoral --Oswaldo Cruz, Tamoios, Rio-Santos e BR-116-- e entradas dos municípios, além de operações especiais.
"Estaremos atentos e daremos um apoio no resto do período", afirmou o comandante da PM na região, coronel Sérgio Teixeira Alves. Todo o aparato da nova operação vai apoiar o policiamento já realizado no Litoral Norte.
EFETIVO - O efetivo do 20º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), que é o responsável pelo policiamento em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, já tinha recebido em novembro um reforço de 44 homens --10% do total do efetivo.
Teixeira Alves afirmou que a Operação Outono não será realizada no fim de semana do Carnaval --entre os dias 25 e 28--, quando a PM executará uma ação especial de Carnaval em todo o litoral.
PLANEJAMENTO - De acordo com o comandante, a estratégia de ação é similar à aplicada nas semanas que antecederam o início da Operação Verão, que teve início em 26 de dezembro e foi encerrada no último dia 12.
Teixeira Alves afirmou que a meta da nova operação é manter a "sensação de segurança" aos turistas e moradores e obter a queda dos índices criminais registrada na região durante a Operação Verão.
Durante a Operação Verão da PM, houve diminuição nos cinco principais índices criminais analisados pela polícia --furtos, roubos, furto e roubo de veículo e homicídio (leia texto nesta página).
"Temos um pico de movimento depois do Natal, que se estende até o início das aulas (período coberto pela Operação Verão). Mas a (continuidade da) operação é fundamental para a sensação de segurança, para mostrar aos ladrões que a segurança está mais forte", disse.
BLOQUEIOS - Teixeira Alves afirmou que os bloqueios nas rodovias ajudam a PM na prevenção de crimes e são eficientes na apreensão de armas, drogas e outros produtos ilícitos, além de contribuir para a redução de acidentes. "O que é mais importante é a sensação de segurança e manter tudo calmo, como aconteceu no verão", afirmou.
No ano passado, a PM também criou a Operação Primavera na Praia, realizada entre os dias 11 de novembro e 25 de dezembro de 2005. A ação inédita contou com o reforço de 60 policiais militares.
Na operação, também foram realizados bloqueios nas principais rodovias que cortam o Litoral Norte, ações especiais e reforço no policiamento preventivo e ostensivo. (Fonte: ValeParaibano)

Região teve queda nos crimes

Litoral Norte - Um verão com menor índice de furto, roubo e homicídio. Este foi o saldo da Operação Verão 2005/2006 no Litoral Norte, de acordo com dados oficiais da Polícia Militar.
A maior redução ocorreu nos casos de roubo de veículo, foram nove crimes na edição 2004/2005 e cinco nesta temporada --uma queda de 44%. Somente Caraguatatuba registrou ocorrências de roubo de veículo.
Houve diminuição também no índice de furto (37%), furto de veículo (25%) e nos homicídios (27%) em relação à operação realizada no ano anterior.
"A avaliação é que a operação foi um sucesso e a prova disso é que todos os índices criminais diminuíram", afirmou o comandante da PM na região, Sérgio Teixeira Alves.
A operação foi realizada entre os dias 26 de dezembro e 12 de fevereiro, contando com aproximadamente 1.000 policiais militares no Litoral Norte.
De acordo com o balanço da PM, foram feitos 1.820 atendimentos de ocorrências, apreendidas 29 armas de fogo e 120 veículos, recuperados 32 carros e presas 108 pessoas em flagrante. (Fonte: ValeParaibano)

Instituto Biosfera premia ações da UNITAU na área de meio ambiente


Litoral Norte - As ações que a Universidade de Taubaté desenvolve na área ambiental foram premiadas com o Diploma de Destaque Nacional em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustável e Responsabilidade Social, entregue anualmente pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelo IBRAE – Instituto Brasileiro de Estudos Especializados. A UNITAU, representada pelo vice-reitor, Prof. Dr. Luciano Ricardo Marcondes da Silva, foi a única instituição de ensino superior, dentre mais de 80 personalidades e entidades premiadas, a receber a honraria. O evento de premiação, que aconteceu no Rio de Janeiro no dia 10 de fevereiro, contou com a presença de parlamentares, dirigentes de Organizações Não-governamentais (ONGs) e instituições brasileiras.
As ações da UNITAU na área do meio ambiente envolvem professores, pesquisadores e alunos e incluem projetos e cursos (de graduação e de pós-graduação), que visam à educação ambiental, preservação e sustentabilidade do meio ambiente; capacitação de gestores de políticas públicas de meio ambiente; gestão de recursos naturais e sistemas integrados para bacias regionais, dentre outros.
O Instituto Ambiental BIOSFERA é uma das mais tradicionais dentre as organizações não-governamentais brasileiras da área ambiental. A entidade foi criada no Rio de Janeiro em dezembro de 1989, inicialmente com a denominação de Sociedade Brasileira Para a Valorização do Meio Ambiente. A instituição tem como objetivo principal a promoção, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, de ações e iniciativas direcionadas à realização de programas, projetos, estudos, pesquisas e eventos nas áreas de meio ambiente, conservação florestal, ecoturismo e ecoesportes. (Fonte: UNITAU)

MP denuncia policiais por mortes

Litoral Norte - O Ministério Público de São Paulo denunciou à juíza Tâmara Brandão, da 2ª Vara Criminal de Caraguatatuba, sete policiais de Campinas acusados de matar quatro pessoas que supostamente fariam parte de uma quadrilha especializada em sequestro.
A ação policial ocorreu no dia 2 de outubro de 2001 em uma casa no condomínio Maré Mansa, no bairro da Prainha, em Caraguá.
Caso a denúncia seja aceita e os policiais condenados, as penas podem variar de 12 a 90 anos.
A denúncia foi formulada pelos promotores Eder Segura, Arthur Pinto de Lemos Júnior e José Reinaldo Guimarães Carneiro, do Gaerco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), e Gustavo Albano Dias da Silva e Moacyr Whitaker Assumpção, da Promotoria de Caraguá.
O MP sustenta ainda que duas vítimas e dois dos policiais acusados tinham ligações com a quadrilha comandada por Vanderson Nilton de Paula Lima, o 'Andinho', que supostamente assassinou o ex-prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT.
 (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Juiz cassa direitos de Antonio Carlos
Ex-prefeito de Caraguá é condenado por contratação irregular de servidora

Caraguatatuba - O ex-prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) teve seus direitos políticos suspensos por oito anos pela Justiça local, sob acusação de contratar irregularmente os serviços de uma pedagoga em 97.
O tucano também foi condenado a devolver aos cofres públicos os salários pagos à profissional no período em que ela prestou serviços à prefeitura e a pagar uma multa equivalente a cem vezes o salário da pedagoga.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público em 2000 e acatada pelo juiz Fernando Augusto Andrade Conceição Silva.
A sentença foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. A decisão judicial também responsabilizou os quatro integrantes da comissão de licitação da prefeitura, na ocasião dos fatos.
Com a decisão da Justiça, o tucano vê ameaçadas suas pretensões eleitorais em 2006.
Depois de atuar na assessoria da Secretaria Estadual da Habitação, Antonio Carlos é um dos pré-candidatos do partido a deputado estadual no pleito de outubro próximo.
Mesmo com a sentença, o político poderá concorrer caso recorra para tentar reverter a medida.
OUTRO LADO- Procurado pelo ValeParaibano, o ex-prefeito Antonio Carlos da Silva disse ontem que tomou conhecimento da publicação da sentença. Segundo ele, como trata-se de uma decisão em primeira instância, sua equipe jurídica tentará reformar a sentença no TJ (Tribunal de Justiça).
"Estou tranquilo, pois o serviço foi executado pela profissional e não houve qualquer prejuízo aos cofres públicos", afirmou o tucano.
O advogado Dorival de Paula Júnior, que cuida da defesa do ex-prefeito no caso, disse que tentará anular a sentença ainda em primeira instância.
Segundo o advogado, não caberia uma denúncia de improbidade administrativa contra o ex-chefe do Executivo uma vez que a contratação da pedagoga pela prefeitura teria seguido 'todas as formalidades legais'.
De acordo com Paula Júnior, o serviço foi devidamente realizado, sem que ficasse comprovado qualquer prejuízo aos cofres públicos.
LIDERANÇA- Antonio Carlos se consolidou com uma das principais lideranças políticas do Litoral Norte.
Eleito para ocupar a chefia do Executivo de Caraguá em 96, ele conseguiu o segundo mandato em 2000 e ainda elegeu seu sucessor, o atual prefeito José Pereira Aguilar (PSDB) na votação de 2004.
Seu nome agora é cotado pela direção estadual do PSDB para entrar na briga por uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado.  (Fonte: ValeParaibano)

Regata de vela atraiu mais de 500 pessoas em Caraguá
O troféu transitório Água do Mar será entregue ao vencedor das três edições do torneio, 2004, 2005 e 2006. A competição valeu pela 1ª etapa do VII Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba

Caraguatatuba - A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, foi cenário da 3ª Regata de Vela Oceânica 2006, no último final de semana, sábado e domingo, dias 11 e 12 repectivamente. O evento atraiu cerca de 500 pessoas entre competidores e amantes do esporte.
A regata, que foi organizada pelo Grêmio Caravela, com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e iniciativa privada, foi válida como 1ª etapa do VII Campeonato de Vela Oceânica de Ubatuba. Participaram da competição embarcações nas classes Ranger 22, Fast 23 e Especial ORC Club. Estiveram presentes pessoas vindas de Jacareí, Caçapava, São Paulo, Mogi das Cruzes, Águas de Lindóia, Aparecida e São José dos Campos, havia também no local um grupo de visitantes que vieram da Argentina e elogiaram a Regata.
No sábado (11) o percurso triangular teve nove pernas, com a largada em frente ao Quiosque Baleia Branca. Apesar da chuva fina, durante quase todas as voltas, o vento continuava soprando. As posições se alternaram várias vezes, principalmente quando os barcos passavam próximos à praia, criando dificuldades aos velejadores. A ordem de chegada dos barcos na regata de percurso foi: Pimenta; Mike 22; Emotion; Conquest; Rabugento, e Velho Elias. Já no domingo (12) estavam programadas duas regatas barla-sota com quatro pernas cada. Logo após a largada da primeira regata acabou o vento e todos os barcos sofreram muito para completar a primeira perna. A regata foi encurtada para duas pernas e mesmo assim terminou com mais de duas horas de duração. A ordem de chegada dos barcos nesta única barla-sota do dia foi: Mike 22; Pimenta; Emotion; Rabugento; Conquest; Velho Elias, e Carô.
A premiação da etapa foi entregue no Quiosque Baleia Branca com muita descontração e uma festa de confraternização entre todos os velejadores, na noite de sábado, ocasião em que os atletas foram brindados com o grande churrasco.
As embarcações participantes desta regata também concorreram ao Troféu Transitório Água do Mar, que será entregue em definitivo ao melhor pontuado das três edições do torneiro 2004, 2005 e 2006.

Confira a classificação final da regata:
 Embarcação Comandante - Ranger 22
1º - Rabugento - Juan Luis Mendez
2º - Velho Elias - Hermes Pagliuso Pacini
3º - Carô - Oscar Lott

Fast 23
1º - Emotion - Ulrich Albert Schwair
2º - Conquest - Flávio Mancini Junior
3º -

Especial ORC Club
1º - Pimenta - Flávio Farkouh
2º - Mike 22 - Tito Leon
(Fonte: PMC)

Caraguá ficou em 1º lugar entre as cidades do Litoral em recolocação profissional em 2005
A Comissão Municipal de Empregos de Caraguatatuba, esteve no gabinete do prefeito José Pereira de Aguilar, nesta quarta-feira 15, para conversar sobre os cursos que deverão ser realizados na cidade, visando capacitar moradores para trabalharem na instalação da base de gás

Caraguatatuba - Representantes da Comissão Municipal de Empregos de Caraguatatuba, estiveram no gabiente do prefeito José Pereira de Aguilar, nesta quarta-feira 15, para uma reunião na qual foram discutidas várias pautas, entre elas a capacitação de mão-de-obra local, para a geração de empregos na instalação da base de gás.
Estiveram presentes na reunião o Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, além de representantes como Antonio Carlos Silveira, e de entidades como a Associação de Engenheiros e Arquitetos, Malu Fragoso de Vasconcelos; Associação Comercial de Caraguá, Débora Mezher Di Ruollo; Colônia de Pescadores Z-8, Maria Helena dos Santos Sousa e Odair Ezequiel dos Santos, e PAT/SINE, Elmar Farias Ferreira, a Ká, do balcão de empregos do Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Os representantes da Comissão Municipal de Empregos, foram recebidos pelo prefeito Aguilar, e pediram para que novos cursos, específicos para a instalação da base de gás, sejam providenciados com urgência, a fim de qualificar a mão-de-obra local, gerando empregos para os moradores da cidade, nesta obra da Petrobras, que deverá ser iniciada no próximo ano.
O prefeito explicou que uma listagem com os cursos necessários, exigidos pela própria empresa para a contratação de profissionais já foi encaminhada à presidente da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, que junto à representante do PAT irá a São Paulo nesta quinta-feira 16, para solicitar aos órgãos competentes, incluindo o MEC (Ministério da Educação e Cultura) a agilização no processo de montagem dos cursos, que deverão ser realizados no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, ainda neste ano.
Outra notícia comemorada pelo prefeito foi dada pela coordenadora do PAT. Segundo Elmar Farias Ferreira, numa reunião realizada em Santos, que é a sede regional do Litoral Norte e do Litoral Sul com relação ao PAT/SINE, envolvendo 13 cidades, Caraguatatuba ficou em 1º lugar na recolocação de profissionais no mercado de trabalho durante o ano de 2005. Para o prefeito Aguilar isso é motivo de muita satisfação. “Me sinto orgulhoso em receber esta notícia, porque o que eu mais quero como prefeito é ver as pessoas empregadas. A capacitação profissional é o primeiro passo para que possamos gerar mais empregos na cidade”, disse o prefeito. O Secretário da Administração Pedro Ivo concordou com Aguilar e completou que, “uma das vitórias para a cidade, que discutimos em nossa última reunião da Comissão de Empregos, esteve relacionada à lei que obriga que 80% da mão-de-obra das empresas contratadas para serviços na cidade, seja composta por moradores”, finalizou. (Fonte: PMC)

EMEF do Perequê Mirim recebe 980 kits escolares da Bandeirante Energia
Pelo segundo ano consecutivo os estudantes da EMEF Profº Geraldo de Lima irão receber kits escolares da EBE. Ao todo serão entregues 980 kits com os materiais básicos para o Ensino Fundamental. A secretária da educação esteve nesta terça-feira, 14, participando da entrega oficial dos materiais em São José dos Campos.

Caraguatatuba - Os estudantes da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profº Geraldo de Lima irão receber nessa sexta-feira, 17, kits de materiais escolares doados pela EBE (Empresa Bandeirante de Energia). Todos os 980 alunos do ensino fundamental serão contemplados com um kit que possui mochila, caderno, lápis preto e de cor, sulfite, borracha, guache, entre outros. A unidade escolar está localizada no bairro Perequê Mirim e foi escolhida pelo segundo ano consecutivo para receber os materiais.
Conforme explicou a secretária de educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, essa entrega faz parte do projeto "Bandeirante iluminando o futuro de nossas crianças", que oferece esse auxilio à estudantes carentes de municípios parceiros da EBE. O objetivo é dar esse reforço material para que os estudantes tenham bons resultados durante o ano letivo.
"É importante essa atuação da Bandeirante, pela ajuda material aos nossos estudantes. Mas ela também atua em propostas que visam a melhoria do aprendizado, como o incentivo a alguns projetos de ensino", ressaltou a secretária. Ela adiantou que a empresa poderá atuar em outros projetos educacionais no município ainda esse ano.
Na última terça-feira, 14, Silmara representou a prefeitura de Caraguatatuba num encontro promovido pela EBE em São José dos Campos, com a presença do presidente do grupo João Aguiar e do diretor Agostinho Barreira. Na ocasião, estiveram reunidos municípios do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Alto do Tietê, que também realizam parceria com a empresa. "A Bandeirante fez uma prestação de contas dos projetos sociais que desenvolve em todas as regiões que atua, assim como os objetivos que ainda pretende alcançar", completou.
Segundo o diretor da EMEF do Perequê Mirim, Dimas Germano da Silva, que também acompanhou o evento em São José dos Campos, uma das prioridades apresentadas pelo presidente da Bandeirante é a sustentação ambiental e o desenvolvimento do menor carente. Ele contou que a escola que dirige foi pela segunda vez escolhida para receber o auxílio porque tem um alto índice de alunos carentes. Até 2004, a empresa atendia uma unidade escolar da Zona Norte da cidade. "Acho importante a boa intenção da empresa em ser solidária e olhar pelas crianças com poder sócio econômico baixo. É uma esperança para que esses alunos progridam", finalizou o diretor.
A EMEF Profº Geraldo de Lima possui o ensino infantil e fundamental de 1ª à 4ª séries, em dois turnos, totalizando um atendimento a 1200 estudantes. A entrega dos kits Bandeirante acontece na sexta-feira a partir das 16h. O endereço da escola é Rua Pedro Gonçalves Leite, 685 - Perequê Mirim -
Telefone: (12) 3887-4322. (Fonte: PMC)

Apenas Regime de Urgência são aprovados
Vereadores não votam pauta devido ao tempo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba voltou a normalidade de seus trabalhos com a realização da Sessão Ordinária semanal da última terça-feira - 14 de fevereiro, a segunda do ano. Os projetos da pauta não foram votados e apenas proposituras em Regime de Urgência foram discutidas e aprovadas.
Foram aprovados apenas 2 (dois) projetos em Regime de Urgência. O primeiro, de autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Pastor José Welington. O segundo e último projeto da noite tem a autoria do Vereador Germino de Souza (PPS) e cria o Centro Odontológico Municipal. Ambas as proposituras foram aprovadas por unanimidade.
Deixaram de ser votados o Veto Total ao projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), sobre a denominação da praça Inácio Lemos no bairro do Porto Novo; do Vereador Omar Kazon (PL) que institui o Programa de Ensino e Coleta Seletiva de Lixo e do Vereador AG Pereira (PSC) que autoriza o Poder Executivo a criar a Ronda Municipal. Estes projetos deverão constar na Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária semanal.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 17 projetos e durante o intervalo, foram lidas 109 Indicações, sendo destas 82 do ano de 2005.
A sessão foi transmitida ao vivo, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz e a transmissão pela TV a Cabo - Net, no seu canal 8 será restabelecida na próxima semana.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aprovada licença para pequenos comércios
Projeto de AG Pereira permite licença para estabelecimentos com até 22 metros²

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba sancionou Projeto de Lei do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), que permite licença especial automática para estabelecimentos comerciais de até 22 metros². Resumindo é a liberdade para o comércio e suas ações empresariais de pequeno porte, sem burocracia.
O projeto tornou-se lei com a sanção recentemente e havia sido lido na Sessão Ordinária semanal de 4 de outubro de 2005.
Segundo a proposta de AG Pereira, todo estabelecimento comercial de até 22 metros² poderá obter licença especial de funcionamento sem a necessidade de abertura de firma, desde que em locais permitidos pelo Zoneamento urbano e que esteja dentro dos padrões de higiene, saúde, segurança e não cause transtornos à ordem e tranqüilidade.
O Vereador enfatiza que estes benefícios serão dados pelo Executivo, ficando o comerciante sujeito a fiscalização estadual. "Quero evitar a burocracia e os encargos aos pequenos comerciantes, que assim poderão ter um início mais tranqüilo e uma sobrevida maior dentre as intempéries do mercado financeiro", relata.
O Parlamentar frisa ainda que os processos de licença que estiverem na Fiscalização do Comércio após a aprovação desta lei serão analisados com base na metragem dos estabelecimentos, bem como a sua aprovação dependerá de exame pela Prefeitura.
O projeto de AG Pereira já foi apresentado em 2001 e arquivado pelas Comissões Permanentes. "Desarquivei a proposta com a mudança das comissões", cita. Com base nesta mudança o Vereador espera agora a sua aprovação. "Os pequenos comerciantes pagam valores exorbitantes para estabelecimentos tão pequenos. Devemos incentivar o fluxo na economia com medidas como esta, que garantirão alguns empregos e a chance de renda para muitos comerciantes", finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aventur de Vôo Livre e campeonato de fantasia aérea são atrações do carnaval em Caraguá
O campeonato vai reunir em torno de 50 pilotos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro,na rampa de pouso do Morro de Santo Antônio.

Caraguatatuba - O 1º Aventur de Vôo Livre do Litoral Norte e o 2º Campeonato de Fantasia Aérea irão colorir o céu de Caraguá no carnaval. Com data marcada para 25 e 26 de fevereiro e abertura às 10 horas no Campo de Pouso, na Praia do Centro, os organizadores do evento esperam em torno de 50 pilotos de vôo livre, vindos de Saõ Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros estados.
Após a abertura oficial, com presença de autoridades e convidados, todos seguirão para o Morro de Santo Antônio, de onde os pilotos saltarão em direção ao Campo de Pouso, na Praia do Centro.
O evento tem o apoio das secretarias municipais de Turismo e de Esportes de Recreação de Caraguá. A organização é da Free Eventos, que também conta com o apoio da Associação de Vôo Livre do Litoral Norte.
Os pilotos participantes concorrerão a prêmios nas primeiras colocações, valendo para as cinco melhores alegorias e melhores em caracterização. Os classificados entre o primeiro e o quinto lugar receberão troféus e todos os participantes receberão certificados.
Segundo o organizador Luis Carlos Guimarães, o campeonato poderá ser adiado para domingo, se chover no sábado, e para o próximo fim de semana, se chover no domingo. Mais informações pelo e-mail: ecoaventur@yahoo.com.br . (Fonte: PMC)

Fundacc comemora seis anos de animação e tradição do Carnaval de Antigamente

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal, promovem o Carnaval de Antigamente já em sua 6ª edição, de 25 a 28 de fevereiro na Praça Dr. Cândido Motta, sempre a partir das 21 horas.
Os bailes populares com animação da orquestra New Band que traz em seu repertório marchinhas, músicas tradicionais e folclóricas do carnaval brasileiro, já estão sendo esperado pelos moradores e turistas. São famílias inteiras que brincam juntas o carnaval, como antigamente, em clubes.
Como em todos os anos, acontece o concurso de fantasias infantil, adulto e prêmios para grupos mais animados. O bloco Máscara Negra, presença marcante na festa de Momo, este ano vem com mais de 80 integrantes.
O Baile infantil acontece no domingo de carnaval, com início às 16h, com desfile e concurso de fantasia para os pequenos.
Os Bailes populares nos bairros, com animação de bandas com repertório de marchinhas do carnaval tradicional brasileiro, acontecem na Praça do Travessão, Massaguaçu e Entreposto do Porto Novo.
Presença garantida em todas as edições do Carnaval de Antigamente, são os bonecões, personagens que encantam o público. Produzidos na oficina de empapelamento, realizada pelo artista Jac Costa, este ano, os foliões vão conhecer novos integrantes: os bonecões Maria Renata, Zulu e Ascendino. Da velha guarda de bonecos ficou somente a Ritinha, produzida em 2003 – Aposentamos Bié, Filó e Bilozinho, porque estamos construindo os novos de uma maneira que ficam mais leves, com outros materiais, para facilitar a brincadeira dos foliões – comenta Costa.
Este ano, além dos bonecões, os participantes da oficina produziram máscaras e toda a decoração que vai estar na Praça Dr. Cândido Motta, palco do Carnaval de Antigamente.
 (Fonte: PMC)

Caraguá: “Folia é Aqui”
A Secretaria de Turismo está preparando uma grande festa para turistas e moradores, abrindo a programação do “Carnaval Folia é Aqui” com a Banda Palace na noite de sexta-feira, dia 24, na Praça de Eventos, a partir das 22 horas.

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguá está preparando uma grande festa para turistas e moradores, abrindo a programação do Carnaval “Folia é Aqui” com o pré-carnaval, na noite de sexta-feira, dia 24, na Praça de Eventos, a partir das 22 horas.
A animação das quatro noites ficará por conta da Banda Palace, com mudanças nos horários; na sexta de abertura, a festa acontece das 22h às zero horas; já no sábado, domingo e segunda-feira, dias 25, 26 e 27, o show acontece das 22h às 2h; e na terça-feira, dia 28, das 22h às zero horas.
Para garantir a segurança de todos, não será permitida a entrada de espuminhas nem de objetos cortantes. “A idéia é manter o mesmo padrão do carnaval do ano passado, com uma festa dirigida à toda a família. O baile popular terá entrada franca e será fechado para garantir a segurança de todos, queremos proporcionar tranqüilidade aos foliões”, afirmou o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro.
A programação da Secretaria também acontece no bairro Massaguaçu com show da banda Triplix e muita animação com o Bloco da Cheirosa, já tradicional na região, com a bebida preparada a base de pinga e cidreira.
Em parceria com a Polícia Militar e com o apoio da Divisão de Trânsito, a Prefeitura de Caraguá quer repetir o sucesso do Carnaval do ano passado, com índice zero de violência e criminalidade. As câmeras de vídeo farão o monitoramento da área central, em toda a Avenida da Praia.
Carnaval de Antigamente - O Carnaval de Antigamente é outra opção em Caraguá, e faz parte da programação da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). Esta será a sexta edicão desta festa popular com gostinho de antigamente, as marchinhas, as músicas tradicionais e folclóricas do carnaval brasileiro farão parte do repertório, tudo é curtido com segurança por gente de todas as idades. A festa acontece de 25 a 28 de fevereiro, das 21 às 24 horas, na Praça Dr.Cândido Mota, com bailes populares e animação da orquestra New Band. O Baile infantil acontece no domingo de carnaval, das 16 às 18 horas, com concurso de fantasia infantil, adulto e de grupos mais animados, com direito a muitos prêmios. Os Bailes populares nos bairros acontecerão na Praça do Travessão e Entreposto do Porto Novo, de 25 a 28 de fevereiro, das 21 às 24 horas.
Escolas e blocos são as maiores atrações - A Secretaria de Turismo está disponibilizando um carro de som e cordão de isolamento para todos os blocos carnavalescos, garantindo um esquema especial de segurança para as escolas de samba e blocos carnavalescos. Tudo vai ser feito em parceria com a Polícia Militar e Ditran-Divisão de Trânsito.
Os blocos desfilam no centro da cidade nos dias 25, 26, a partir das 19 horas; e no Massaguaçu, de sábado à segunda. As escolas de samba vão para a avenida no dia 27, às 21 horas, com concentração na Avenida Prestes Maia (em frente ao quiosque Al Badah), e dispersão será na Praça Ton Ferreira. Desfilam as escolas Independente de Caraguá, Unidos do Samba e Unidos do Pé da Serra.
A Império do Litoral Norte apresentará o tema “Todo negro é rei” e espera levar para a avenida aproximadamente 90 integrantes. A escola, que já tem 20 anos e foi campeã por três vezes, ainda tem vagas na bateria e convida moradores e turistas para participar. Segundo o membro da escola, João Lindolfo Soares, ainda há fantasias disponíveis e sem custo, quem preferir algum modelo especial, pode encomendar. “Tivemos pouco tempo para preparar o desfile, mas acreditamos que será uma grande festa. A volta das escolas no Carnaval é a volta da alegria do povo e merece ser comemorada. Quem quiser desfilar deve entrar em contato pelo telefone (12) 3887-4023”.
Os blocos de arrastão estão bem organizados este ano, como o Bloco Tudo de Bom, que já está reunindo o comércio da cidade para a Folia de Momo. “Em ritmo de copa do mundo” é o tema do Bloco que reúne representantes da Foccus Promoções e Eventos e o comércio local pela segunda vez. Foliões de toda a parte estão convidados para participar, basta adquirir o seu kit carnavalesco. O Bloco sai na avenida no dia 26, domingo, do Garage Bar, às 21 horas. Quem quiser ainda pode comprar o kit com camiseta, bandana e um adereço (informações 9157-4655 ou no site: www.foccuseventos.com.br).
O Bloco do Urso também promete muita animação este ano, com familiares e amigos se reunindo para mais uma folia de Carnaval. O samba “O urso levantou poeira” foi feito pelo sambista Chalinho. A organização disponibilizará 425 camisetas este ano, quem quiser participar deve entrar em contato com a Rádio Caraguá FM (3883-6111). A concentração do bloco vai acontecer no Bar do Hélio, a partir das 17 horas e a saída do bloco às 19 horas.
Já o Bloco da Cheirosa será a atração das quatro noites no Masaguacu, da Avenida Maria Carlota até a Praça Maria Carlota. A animação na Praia do Massaguaçu ficará por conta da banda Triplix. O Bloco é tradicional na região, e conhecido pela bebida preparada com pinga e cidreira e servida aos participantes.
E o tradicional Bloco das Piranhas prepara uma grande festa para comemorar os 30 anos. Empresários, médicos, comerciantes, políticos e muitos outros profissionais se unem para este movimento que leva mensagens de união, tradição, prazer, alegria, e principalmente, curtirem mais um Carnaval. Contato com o fundador do bloco pelo telefone 9782-0982 (João Luiz Passos). Concentração em frente ao Restaurante Mamalu, às 18 h.
História do bloco:
Tudo começou nas décadas de 70 e 80, período áureo do Carnaval em Caraguatatuba. A folia contava com a participação direta da população, foi quando surgiram os primeiros blocos e escolas de samba.
O bloco saiu pela primeira vez com apenas vinte integrantes. A festa começava no antigo Caldinho do Jóia, onde todos, entre um caldinho e outro, curtiam os bailes do Recanto Ana. João Luiz (Égua), Santana (Turista), Tonho Cabel, Lula e outros; inspirados na piranha mais antiga da cidade (Chico Tanque), que já se vestia de mulher desde 1975, iam animar o Recanto Ana em trajes femininos. A partir daí o número de integrantes foi aumentando e atualmente o Bloco já conta com cerca de mil integrantes. (Fonte: PMC)

Eventos esportivos são atrativos do fim-de-semana em Caraguá
A partir de março, o calendário de eventos esportivos e recreativos da secretaria de esportes dá início às atividades de 2006

Caraguatatuba - Este é o último fim-de-semana do Projeto Verão 2006 de Caraguá, que promoverá neste final de semana, dias 18 e 19, várias atividades esportivas dentro do Projeto Férias organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação. A segunda etapa do campeonato de Vôlei de Praia, que acontece no dia 18, na praia Martim de Sá e o Futvôlei no dia 19, na praia do Camaroeiro, em frente ao Espaço Máxina, são algumas das atrações.
As inscrições para as duas competições pedem ser feitas nos dias e locais das provas com a equipe da secretaria de esportes a partir das 9h. as disputas terão início às 10h.
Para a competição de Vôlei de Praia a expectativa da organização do evento é de que 10 duplas se inscrevam, já que a primeira etapa teve a participação de 7 equipes. Para o campeonato de Futvôlei deverão se inscrever 8 duplas. Serão premiados com troféus os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada modalidade.
No domingo também acontece na praça Ton Ferreira, na Praia do Centro, o Campeonato de Streetball, que seria no domingo, dia 12, e foi adiado por causa da chuva.
A partir de março o calendário de eventos esportivos e recreativos da secretaria de esportes inicia as atividades de 2006, com campeonatos de futsal, futebol de campo, Joremi, recreação nos bairros e também a participação em competições da Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Estado, entre eles o Jori e os Jogos Regionais. (Fonte: PMC)

Fundo Social de Caraguá doou 300 cestas básicas a entidades religiosas
Com a arrecadação de mais de 6 toneladas de alimentos durante o Caraguá Music Festival, o Fundo Social de Solidariedade montou 300 cestas básicas, as quais foram doadas a várias entidades, inlcuindo igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas e cooperativas

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, realizou nesta semana uma ação social que contemplou várias entidades assistenciais, incluindo igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas e cooperativas.
Com as 6 toneladas de alimentos arrecadados durante o Caraguá Music Festival, o Fundo Social montou 300 cestas básicas, que, segundo informou o prefeito José Pereira de Aguilar, foram doadas a entidades religiosas católicas, evangélicas e espíritas, além de cooperativas, que já realizam trabalhos assistenciais com famílias carentes.
Foram contempladas 24 entidades, entre elas as paróquias do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Visitação, Santa Terezinha, Santo Antonio, São João Batista, São José, Assembléia de Deus – Ministério de Santos Camaroeiro e Perequê-Mirim, Assembléia de Deus – Missão de São José, Assembléia de Deus – Missão de Santos (Tinga) e Assembléia de Deus – Missão (Poiares).
As cooperativas também foram contempladas com as cestas básicas. Receberam os donativos a Associação Matinata, a Cooperativa Catatudo, e ainda, a Casa Espírita Recanto de Luz, o centro Espírita Amor e Caridade, e Comunidade Reviver em Cristo, o Lar São Francisco de Assis, no Perequê-Mirim, e a União Kardecista “O Caminho”.
Outras entidades beneficiadas pelo Fundo Social com as cestas básicas, também merecem destaque pelo trabalho com famílias de baixa renda, entre elas as Igrejas: de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Cristo é Poder, Internacional Apostólica Rompendo a Fé, Metodista Wesleyana e a igreja Universal do Reino de Deus, do bairro Travessão.
As cestas básicas foram entregues nesta semana, e segundo informações do Fundo Social, serão redistribuídas pelas próprias entidades, que conhecem de perto as necessidades de cada comunidade, bem como as famílias mais necessitadas do benefício. (Fonte: PMC)

Bloco da ASCAFF vai reunir servidores municipais
Com mais de mil associados, a ASCAFF espera a participação de cerca de 300 pessoas, entre funcionários e amigos.

Caraguatatuba - Mais um bloco confirmou participação no Carnaval Folia é Aqui 2006: o bloco da ASCAFF (Associação de Servidores Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba), que levará os servidores públicos municipais para a Avenida da Praia, juntamente com os blocos: do Urso, das Piranhas, da Cheirosa, Tudo de Bom e outros.
O bloco da ASCAFF vai desfilar no domingo, dia 26. A concentração está marcada para às 22 horas, em frente à sede da ASCAFF. Os interessados devem increver-se na própria Associação. Os associados não pagarão a camiseta. Quem não é associado também pode participar do bloco, basta se inscrever e adquirir a camiseta. Com mais de mil associados, a ASCAFF espera a participação de cerca de 300 pessoas, entre funcionários e amigos.
A ASCAFF fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 702. Mais informações pelo telefone 3883-6798. (Fonte: PMC)

Contur de Caraguatatuba prepara projeto para suprir dificuldades geradas pela sazonalidade

Caraguatatuba - Com a participação de todos os seus Conselheiros que representam os principais setores da comunidade, tais como Administração Municipal, Setur, Fundação Cultural - Fundacc, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Bares e Restaurantes, Agências de Viagem, Associação de Quiosques, Associação Comercial e Faculdade Módulo de Turismo e em breve também o setor da Saúde, o Contur de Caraguatatuba presidido pela jornalista Selma Gallo, está preparando um projeto para aumentar a demanda de turistas durante a baixa temporada . O projeto está sendo formatado pelo professor Fernando Hanaoka da Faculdade Módulo de Turismo e visa conter os anseios dos principais segmentos envolvidos com o desenvolvimento do turismo local. Maiores informações para quem etiver interessado em participar deste projeto através do e-mail contur.caragua@uol.com.br  (Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Verticalização é tema de audiência no litoral

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião decidiu realizar quatro audiências públicas para discutir a proposta de verticalização no município. As audiências serão realizadas nos bairros de Barra do Sahy, Boiçucanga, Maresias e Canto do Mar. As datas das audiências ainda não foram definidas. Anteontem, acatando orientação do Ministério Público, a Câmara suspendeu a votação do projeto, que prevê a construção de prédios de até cinco pavimentos para abrigar moradores que ocupam áreas de risco ou de preservação. A prefeitura já congelou 41 áreas no município e alega que não existe áreas suficientes para a construção de moradias populares. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto que cria as ZEIS será discutido em audiências públicas
Prefeitura quer acabar com a polêmica ao explicar para a comunidade que construção em cinco pavimentos será permitida somente para conjuntos habitacionais populares

São Sebastião - O projeto de lei complementar que cria as “Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS)”, de autoria do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, será discutido em audiências públicas na cidade. Depois de ter sido apresentado à Câmara, a proposta será debatida com a comunidade em reuniões abertas na Barra do Sahy, Boiçucanga e Maresias, na Costa Sul, e no bairro Canto do Mar, na Costa Norte. As datas das audiências ainda serão definidas.
Em síntese, o projeto permite a regularização fundiária dos núcleos congelados, possibilitando assim a chegada de serviços básicos e construção de moradias populares. Tal iniciativa já gera euforia nas comunidades mais carentes do município. “O direito a moradia sobrepõe qualquer outra lei. Está na Constituição e no Estatuto das Cidades. Nosso papel como poder público está dividido em três pontos: conter a expansão com o congelamento, demarcar as áreas e ter mecanismos legais para se regularizar a situação”, ressalta o prefeito.
A lei definirá a regular situação fundiária. “A Prefeitura define a regularidade da casa ou lote. Assim poderemos levar serviços essenciais como luz, água, saneamento, entre outros”.
Ou seja, o objetivo do projeto é promover justiça social. As ZEIS são porções do território destinadas prioritariamente à recuperação urbanística, à regularização fundiária por assentamento irregular já existente e produção de Habitações de Interesse Social (HIS), incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local. Trata-se da área ocupada por população de baixa renda, abrangendo favelas, loteamentos e parcelamentos irregulares, empreendimentos habitacionais de interesse social, visando a regularização fundiária das ocupações já existentes.
Em São Sebastião, 38 núcleos foram congelados. O congelamento já deu resultado, como a chegada da energia elétrica na Vila Barreira (Cambury), Vila Baiana e Vila Mosquito (Barra do Sahy). Com a lei das ZEIS aprovada na Câmara, a idéia é que cada morador posse enfim ter o documento que lhe dê o direito definitivo sobre seu terreno.
A Prefeitura luta para conseguir financiamentos de habitações populares junto ao Governo do Estado. A nova lei permitirá a construção de moradias com cinco pavimentos para habitações populares. “Em São Sebastião, mais de 90% das terras não são tituladas e sim de posse. Isso inviabiliza qualquer adensamento. Que a gente possa alterar a lei de ocupação do solo, tornando atrativa para construção de moradias populares. Tecnicamente é inviável construir casinhas populares, pois não há terreno para isso. Com até cinco pavimentos, teremos retorno do Estado com seus programas de habitação”, conclui o prefeito. (Fonte: PMSS)

Vereador pede implantação de cabos subterrâneos no Centro Histórico

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou requerimento, durante a sessão desta terça-feira, 14, no qual sugere a troca do sistema aéreo de cabos elétricos e telefonia para o sistema subterrâneo no Centro Histórico da cidade.
O vereador Robson Ceará, autor do requerimento, assegura que essa medida visa combater a poluição visual existente no local.
“O Centro Histórico é de suma importância para nós que vivemos do turismo. Trata-se de um patrimônio tombado que precisamos deixar mais atraente para quem visita”, entende Ceará.
As redes subterrâneas de energia são uma tendência que vem sendo adotada nas grandes e médias cidades. Segundo especialistas, esse sistema oferece maior segurança e menor custo de manutenção.
“Se as redes aéreas exigem manutenção constante, as subterrâneas podem ficar até 20 anos funcionando sem necessidade de grandes reparos”, informa Lincoln Rezende, gerente de Produtos de Baixa Tensão da ABB, empresa do ramo de tecnologias de potência e automação.
Ele conta que hoje já existem máquinas para instalação de redes subterrâneas que são capazes de abrir o solo e instalar os cabos numa só operação.
O alto nível de confiabilidade deve-se ao fato de que os cabos soterrados não estão expostos a incidentes como tempestades, raios, galhos de árvores e até queda de postes e cabos devido a colisões de veículos.
Em pontos específicos da rede, são instalados os Quadros de Distribuição Pedestal para garantir proteção ao sistema, possibilitando o seccionamento parcial dos circuitos no momento de eventual manutenção.
Dessa forma, não é necessário interromper a energia de todo o local para realizar reparos, o que torna o sistema ideal para condomínios, centros urbanos e históricos.
Para o vereador, a utilização dessa tecnologia ainda influi na questão da acessibilidade, já que os postes são uma das barreiras urbanísticas para os portadores de deficiência física.
“A revitalização do Centro Histórico carece de ações que vão desde o combate à poluição visual e adequação à acessibilidade, até a recuperação de fachadas das edificações, estimulando o turismo e o comércio na região”, conclui Ceará. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Charles Medeiros convida Prefeito a participar de Sessão de Câmara

Ubatuba - Na última Sessão Ordinária, 14, no uso da Tribuna o vereador Charles Medeiros solicitou o comparecimento do Prefeito Eduardo César, vice Domingos dos Santos e seus Secretários a participar da próxima Sessão de Câmara, segundo o vereador o convite se faz necessário para que os membros do executivo municipal possam fornecer maiores informações e esclarecimentos à população e seus representantes.
“Vivemos num regime democrático, a vindo do Chefe do Executivo á esta Casa de Leis é fundamental, possibilitando esclarecimentos de diversas duvidas de nossas comunidades”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

 

Mãe e padrasto são presos por morte de criança
Casal é acusado de espancar menino de 1 ano e 6 meses em Ubatuba; vítima teve traumatismo craniano e hemorragia

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba decretou a prisão temporária do casal Eduardo Gonçalves, 27 anos, e Micheli Cristina dos Santos Silva, 20 anos, suspeitos da morte do menino Kauan Willian dos Santos, de 1 ano e seis meses, filho de Micheli, ocorrida anteontem.
A criança morreu anteontem após dar entrada na Santa Casa com traumatismo craniano e hemorragias. A suspeita da polícia é que a criança tenha sido espancada, supostamente pela mãe ou por Gonçalves, que é padrasto do menino. Os dois estão presos na cadeia de Ubatuba.
Segundo informou a polícia, a mãe encaminhou o filho até o hospital alegando que a criança estaria passando muito mal.
De acordo com a polícia, a mãe e o padrasto apresentaram versões contraditórias no depoimento sobre a morte do menino.
A mãe, segundo a polícia, alega que o padrasto não gostava de Kauan e vivia espancando o menino. Gonçalves se defendeu alegando que a mãe teria sido a responsável pelos ferimentos que resultaram na morte do menino.
ANTECEDENTE - No domingo retrasado, Kauan já teria sido internado na Santa Casa com ferimentos. Na ocasião, segundo a polícia, a mãe teria alegado que o menino havia se ferido ao cair da cama.
O delegado Wagner Bassi Júnior solicitou à Justiça da cidade a prisão temporária do casal até o esclarecimento da morte de Kauan. O casal morava no bairro das Toninhas. O menino será sepultado hoje em São Paulo, onde residem seus avós maternos. (Fonte: ValeParaibano)

Ciclismo de Ubatuba abre temporada no lugar mais alto do pódio

Ubatuba - O atleta Luis Felipe Ennes Houdjakoff, integrante da Equipe Municipal de Ciclismo, (Clube de Ciclismo Ubatuba) conquistou o 1º lugar na primeira etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, realizada na cidade de São José dos Campos, no último dia 5. Além de Felipe outros atletas da equipe conquistaram excelentes colocações na prova.
(Fonte: Laura Ennes)


Equipe Municipal de Ciclismo abre temporada com três pódios

Ubatuba - A Equipe Municipal de Ciclismo (Clube de Ciclismo Ubatuba) esteve participando da primeira etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, realizado na cidade de São José dos Campos, no último dia 5, domingo.
O campeonato, promovido pela Liga Valeparaibana de Ciclismo, contou com a participação de aproximadamente 200 atletas, provenientes de várias cidades do Estado e região.
A Equipe Municipal contou com a presença de dez atletas, preparados pelo técnico Paulo Márcio Ferreira e conquistou três pódios, além de boas colocações, abrindo grande vantagem no ranking de 2006.
O atleta Luis Felipe Ennes Houdjakoff, competindo pela categoria Sub-23, consagrou-se campeão da etapa, subindo ao lugar mais alto do pódio. A atleta Ana Carolina Ennes Houdjakoff, foi a terceira colocada pela categoria Feminino Elite. Iago Toni Marinelli conquistou a 5ª colocação na categoria Juvenil. Fábio Medice Lorenzeti, categoria Júnior, terminou em 6º lugar e Robson Carlos Ribeiro alcançou a 11ª colocação na categoria Pró Elite.
Também participaram da prova os atletas Anderson Aparecido Barbosa, Brenno Poyares Torrents de Goes Telles, Franklin Reis Moisés, Welinton da Silva e o técnico da equipe Paulo Marcio Ferreira. “Nossa dedicação mesmo durante as férias valeu a pena, pois todo resultado positivo depende de técnica e muito treinamento, além do apoio dos patrocinadores que nos incentivam a sempre buscar o lugar mais alto do pódio”, disse o atleta Luis Felipe.
A equipe agradece os patrocinadores: Prefeitura de Ubatuba, Ubatuba Bingo, Adenosina, Arte Camiseta, Energy Beach, Nossa Caixa, Milly Suplementos e Liga Valeparaibana de Ciclismo, além do importante apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e do presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Ricardo Cortes. (Fonte: Laura Ennes)

Tribunal de Justiça suspende gratuidade no transporte para pessoas acima dos 60 anos

Ubatuba - O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu no último dia 2 de fevereiro uma liminar que suspende os efeitos da eficácia e da vigência da Lei Municipal nº 2591 de 25 de outubro de 2004, de autoria do vereador Osmar de Souza, que concedia passe livre no transporte coletivo municipal às pessoas que possuem mais de 60 anos. A liminar foi concedida em favor do Sindicato de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, que representa a empresa Transportes Cidade de Ubatuba no Estado.
A liminar derruba a lei municipal que concedia a gratuidade no transporte para quem tem mais de 60 anos, já que a lei federal concede este benefícios apenas aos que possuem 65 anos ou mais.
A Prefeitura de Ubatuba não fez parte desta ação judicial, tendo sido apenas notificada pela Justiça sobre a concessão da liminar. O prefeito Eduardo César lamentou a decisão da Justiça e já está estudando a elaboração de um Projeto de Lei onde o benefício possa ser reestabelecido: “Consideramos esta uma lei importante e a Prefeitura está empenhada em fazer com que ela volte a vigorar”, disse o prefeito.
A empresa Transportes Cidade de Ubatuba começa a suspensão da entrada dos maiores de 60 anos sem o pagamento da tarifa a partir do próximo dia 20. Os efeitos da referida lei ficam então suspensos até a o julgamento da ação. (Fonte: PMU)

Semana de 17 de Fevereiro à 23 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
ás 14:30 hs(Sòmente na sexta , sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
ÁS 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"DIZEM POR AÍ..."c/ Kevin Costner, Shirley MacLaine e Jennifer Anniston.
Ás 16:00 hs e 19:40 hs


"As Loucuras de Dick e Jane"
Ás 17:50 hs e 21:30 hs.

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Inocência
Tão próximos da aldeia
Estão os velhos caiçaras
Que nunca tiveram
Festas de aniversário
Desconhecem o abecedário
Seus pés não calçam sapatos
E não têm máquina de retratos
E quando vêm à cidade
Mostram piedade
De nós engravatados
A 30° centígrados.

Seu Genésio do Camburi
Quando vocês chegaram
Eu já estava aqui
Com meu rancho de canoa
Com minha rede de tresmalho
Com minha casa de farinha
Com a minha sorte
Com a minha sina
E tudo era fartura
Tudo era uma democracia
E vocês trouxeram uns papéis
Pra me ensinar que tá tudo proibido
Que minha roça virou parque
Que meu rancho não é legal
Vocês só esqueceram de ensinar
Como é que se come papel.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

À Secretaria de Turismo do Município de Caraguatatuba/SP,
A/C Sr. Secretário de Turismo Ricardo de Lima Ribeiro,
Meu nome é Cesar Silva e possuo um imóvel próximo à Praia da Cocanha (Caraguatatuba/SP), onde frequento há cerca de 15 anos. Nos últimos anos é visível a degradação de quase todas as praias do município, assim como o loteamento desenfreado (nossa Mata-Atlântica) e mais recentemente os frequetadores e moradores tem se deparado com um sério problema com a permanência de mesas e guardas-sol dos Quiosques da Praia da Cocanha.
Com esse atrativo, o turismo de "um dia" é a principal população da praia, já que o pessoal de excursão se apropria das facilidades disponibilizadas pelos quiosques e lá permanecem durante o dia, causando sujeira, bagunça e prejuízo para os frequentadores assíduos, moradores e os próprios quiosques (fatos lamentáveis e insanos como defecar na pia do banheiro do Quiosque Cocanha me foi revelado pelos proprietários).
É inadimissível chegar cedo às praias do litoral norte, que possui beleza incomparável e se deparar com sujeira de todo o tipo (desde maço de cigarro à produtos de higiene pessoal), isso tudo se tornou lamentável e causa preocupação até mesmo nos comerciantes da região, que estão vendo os seus clientes (turistas assíduos) migrarem para as praias de Ubatuba (algumas delas já tomaram a decisão de proibir a permanência de mesas e guardas-sol dos quiosques).
Alguma medida precisa ser tomada, pois sabemos da necessidade do desenvolvimento da região (sugestão: Eco-Turismo), mas preocupa esse alto número de turistas de "um dia", degradando, sujando e pouco se importando com manutenção e beleza das praias de Caraguatatuba.
A praia é para todos, mas todos tem que respeitá-la.
Contando com a sua atenção e principalmente sua ação,
Desde já, agradeço.
Atenciosamente,

César Silva
São Paulo, SP

Socorra o Litoral Norte - Respeito é algo conquistado e não dado, se a Natureza não o fez por merecer qual de nós o terá feito?
Preocupar-se com o Meio Ambiente não é um investimento somente para o Futuro de nossos filhos, mas também para o Presente, e para Nós. A Consciência de nossa relação de interdependência com o Planeta é a Esperança de sobrevivência da Espécie Humana. Esperança essa que deve ser estendida a toda Biodiversidade, porquanto partilham de nossa vida, e nós das deles, os manter vivos é nos manter vivos. Para proteger essa vida é necessário que, aqueles com vontade, se mobilizem e façam frente à destruição desmedida da Natureza, e essa é a razão deste convite, para que com uma simples assinatura, a que se somarão muitas outras, possamos procurar alternativa à duplicação da Rodovia dos Tamoios e dar um basta aos ataques perpetrados contra Alcatrazes.
Assim, como todo convite, não é uma obrigação, é somente um pedido, um pedido de socorro feito em prol daqueles que não tem voz ativa na Sociedade Humana.

Vereador Doutor Ricardo Cortes
Para saber mais ou assinar acesse www.drricardocortes.com.br

Completando doze anos de residência neste belo município (geograficamente falando), causador de "inveja"em muitos outros costeiros, nacionais ou não; vendo e lendo diariamente este jornal, levou-me ao :"pequeno dicionário brasileiro da língua portuguêsa", de aurélio buarque de hollanda ferreira, 9a.edição (1.957,eu cursava então a 5a. ginasial ), a reler o que o compilador escreveu em:
a) política,s.f.=ciência do govêrno dos povos; maneira hábil de agir; civilidade; etc...
b) político,adj = relativo aos negócios públicos; que se ocupa de politica;...
creio então, que todo homem que se predispõe a ser político, colocando em votação seu nome, seu comportamento, seu anseio, suas ações na comunidade, deseja com esta disposição exercer a política em pról do povo, em pról da coletividade. aparecerão sempre os discordantes.
observamos que há muitos artigos e manifestações contrárias às vezes,mas natural para a efetivação da democracia.
não se pode considerar certas opiniões críticas e ou contrárias, como sendo a desaprovação de um governo em seu todo. ao titular deste , também não compete agir como sendo desaprovado por todos.
político vencedor, que se predispõe a exercer a política séria, gestor correto do erário, sabedor que é de ter o privilégio histórico de fazer acontecer, de transformar o seu município em bem salutar do seus habitantes e visitantes, não pode muitas vezes, perder-se em satisfações ou ações que apenas distraiam a equipe para o tempo passar.
o decreto no.4529/2006 do sr. prefeito municipal, nos trás alento, pois a muitos anos temos comentado a falta de ações efetivas:-
ausência de homens destacados para cuidar das praças públicas e jardins;
ausência de homens na conservação e limpeza em geral das ruas;
ausência de homens na limpeza e desentupimento de bueiros, etc.(obs.:não falo em mutirão. ) .acrescentamos, que leis vigentes e se houver falta os srs. vereadores, acredito, estarão à disposição pois o será em benefício do município: - porque não transformar a cidade num canteiro de obras? pois as despesas serão ressarcidas pelos contribuintes, quanto aos serviços de: -
reforma das calçadas da cidade;
construção de calçadas e muros em todos os terrenos(pelo menos no perímetro central); -
contrução de guias e sargetas, calçadas, em todos os bairros;
calçamento e ou asfalto nas vias principais dos bairros, etc....
portanto, não estou a criticar, apenas citando ítens que durante os doze anos que aqui estou, fazem parte de conversas e não acontece.
sabemos das dificuldades. mas para quem se predispôs a fazer "política" é só tentar... e não espere, pois o tempo passa...

Edybogiani
Ubatuba, SP

Carneiro no buraco - Enfim o tão sonhado buraco, o buraco alpha, o maior de todos, o super buraco, obra prima com vista para o mar, na avenida Leovigildo Dias Vieira suplementando a plasticidade oferecida pelo canteiro de obras do muro que ficará pronto no dia de São Nunca.
Tirando proveito na contrapartida, já que com esse tamanho não dá para testar amortecedores, bandejas, barras estabilizadoras, coxins, protetores de carter e monoblocos, mas dá para fazer um quitute delicioso.
Ingredientes: 25 kg de carne de carneiro cortado em pedaços pequenos, 3 kg de tomate, 2 kg de cenoura, 3 kg de cebola miúda, 1/2 kg de pimentão, 3 kg de batata doce, 1 kg de vagem, 3 kg de batata salsa, 1 kg de maçã miúda, 2 1/2 kg de chuchu, 1 frasco de Ajinomoto, 2 kg de abobrinha, 1/2 kg de banana nanica (opcional), 1 abacaxi (opcional). Tempere a carne com sal, salsinha, cebolinha verde e alho.
Modo de fazer: Deixe por três horas o carneiro no tempero. Coloque a carne do carneiro em um tacho de ferro de 30 polegadas, alternando com camadas de legumes e frutas. No buracão da avenida Leovigildo ou outro de sua preferência, coloque para queimar 2 metros cúbicos de lenha, com o respectivo certificado do IBAMA, provando que é madeira cortada com autorização. Depois de queimada a lenha por 4 horas, desça o tacho com a ajuda de ganchos de ferro para dentro do buraco. Tampe o buraco com tábuas e vede-o, com folhas de bananeira e terra. O carneiro estará pronto para ser servido em 6 horas.
Voilà, bon apetit...

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Filhote do Projeto Tamar - Juliano Gregori

Filhote do Projeto Tamar
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor