Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006 - Nº 1470 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Furto de dinamite põe litoral em alerta
Litoral tem 17 praias impróprias para banho


Caraguatatuba
Caraguá é vice na 1ª etapa do VII Circuito Valeparaibano de Xadrez
Equipe de Canoagem de Caraguá fica em 1º lugar em Angra dos Reis
Estudantes do Perequê Mirim recebem kits escolares da Bandeirante Energia
Legislativo repete pauta da sessão anterior
Caraguá: “Folia é Aqui”
Carnaval faz relembrar velhos tempos em Caraguá
Atividades esportivas agitaram o fim-de-semana em Caraguá


Ilhabela
TRE decide futuro de Manoel Marcos


São Sebastião
PCC pode ter usado crianças dos morros
PF monta barreiras em estradas
Juiz manda Prefeitura limitar valor pago por contrato da Faber
Sinalizador marítimo usado em festa pode ter causado incêndio em residência
Banda “Swing Brasil” comanda bailes populares no Carnaval de São Sebastião
Atleta do São Paulo disputa torneio de futvôlei em Maresias
Seesp abre inscrição para o projeto “Bom na Escola, Bom no Surfe”

Ubatuba
Ubatuba já tem a melhor marchinha
Ubatuba faz inscrição para frente de trabalho
Charles Medeiros Quer Construir Casas Populares
Edson Sírio vence torneio de futmesa que abriu a temporada 2006
Prefeitura realiza audiência pública para apresentação do terceiro quadrimestre de 2005
Fase regional da Ginastrada 2006 será disputada em Ubatuba
Show Gospel movimenta milhares em Ubatuba

Seções
Artigo
Humor
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Furto de dinamite põe litoral em alerta
Polícia investiga sumiço de 75 kg de explosivos, suficientes para derrubar 45 prédios de 4 andares; PCC é suspeito

Litoral Norte - As polícias Federal e Civil do Litoral Norte investigam o furto de 75 kg de dinamite e 250 detonadores ocorrido na madrugada de ontem em dois galpões da Pedreira Kramer, em São Sebastião. A suspeita é que o crime tenha sido praticado a mando do PCC (Primeiro Comando da Capital), que usaria os explosivos para resgatar presos ligados à facção.
O sumiço do material foi notado por um dos funcionários da pedreira, às 5h de ontem. Por volta das 8h, o gerente, Kramer Caldeira de Moura, comunicou o furto às polícias Civil e Federal e também ao Exército.
A PF desconfia que o PCC possa utilizar os explosivos para promover fugas em cadeias ou penitenciárias da região e da capital no Carnaval.
Segundo o delegado José Pinto de Luna, duas ou mais 'bananas' de dinamite iguais às roubadas podem derrubar até um prédio de quatro andares (leia texto nesta página).
Segundo a delegada Arlete Neves, do 1º Distrito Policial de São Sebastião, os ladrões entraram nos dois galpões por meio de um tubo de ventilação.
Segundo ela, as grades foram cortadas na base e entortadas para permitir o acesso dos ladrões.
GALPÕES - A pedreira está localizada no bairro de São Francisco. Do primeiro depósito, foram levadas três caixas, de 25 kg cada, contendo um total de 90 dinamite em gel, da marca NitroPrill.
No mesmo galpão, os ladrões deixaram para trás outras 36 caixas de dinamites. No segundo depósito, onde ficam armazenados os acessórios, foram furtadas 250 peças de detonadores, cada uma delas com 1 metro de comprimento. Os acessórios ficam armazenados em paiol separado para evitar o risco de explosões.
Segundo informou o gerente da pedreira à polícia, os detonadores estavam armazenados no local havia mais de cinco anos e por isso, possivelmente, sem condições de uso. O gerente não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o caso.
INVESTIGAÇÃO - A Polícia Civil ainda não tem qualquer pista dos autores do furto, nem quantas pessoas teriam invadido a pedreira. Foram feitas investigações no local e em áreas vizinhas, colhidos depoimentos de funcionários e vizinhos, mas nenhuma pista havia sido encontrada até o início da noite de ontem.
Além de policiais do 1º DP, investigadores e delegados da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) também estão no caso.
Há suspeitas de que jovens do Morro do Itatinga, ligados ao tráfico, tenham praticado o furto a mando do PCC (leia texto nesta página).
CONTROLE - O serviço de Relações Públicas do Comando Militar do Sudeste informou ontem que cabe à polícia investigar o furto dos explosivos.
O Exército abrirá uma sindicância, por meio do Setor de Produtos Controlados, apenas para investigar em que condições o furto ocorreu.
O Comando Militar informou ainda que caso seja constatada alguma irregularidade a pedreira poderá ser advertida ou até mesmo ter a licença para compra de explosivos suspensa pelo Exército. O Exército considerou o furto dos explosivos como "muito grave".
Há alguns dias o vigia da pedreira afugentou crianças e jovens que brincavam nas proximidades dos galpões. O espaço na grade de ventilação é pequeno. Somente uma criança ou pessoa muito pequena conseguiria entrar
Da delegada Arlete Neves, do 1º Distrito Policial. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral tem 17 praias impróprias para banho

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) classificou ontem 17 praias do Litoral Norte como inadequadas para banho, devido à presença de esgoto doméstico. O aumento do número de praias poluídas foi provocado pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias. São Sebastião tem seis praias classificadas como impróprias: Arrastão, Prainha, Pontal da Cruz, Preta do Norte, São Francisco e Porto Grande. Em Caraguá estão impróprias as praias Prainha, Centro, Palmeiras e Indaiá; em Ilhabela, Armação, Pinto, Saco da Capela e Itaguaçu; e, em Ubatuba, Itaguá, Iperoig e Perequê-Mirim. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá é vice na 1ª etapa do VII Circuito Valeparaibano de Xadrez
Enxadristas de Caraguá, das categorias Sub-15 e Absoluto, marcaram presença na 1ª etapa do VII Circuito Vale Paraibano de Xadrez, realizado neste domingo 19, na cidade de Taubaté

Caraguatatuba - O município de Taubaté sediou neste domingo 19, a 1ª etapa do VII Circuito Vale Paraibano de Xadrez. O evento reuniu enxadristas de todo o Estado. Caraguá foi destaque no campeonato nas categorias Sub-15 e Absoluto, com a participação dos atletas Fábio Alves Lins Junior, Guilherme de Sousa Barros e Francisco Medeiros Junior, apoiados pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes e Recreação(SECER).
O torneio aconteceu na sede social do Esporte Clube Taubaté, no sistema suíço, com partidas de 21 minutos de duração, e reuniu 93 participantes.
O enxadrista Fábio Alves Lins Junior, de 13 anos, representou Caraguá na categoria Sub-15, trazendo para casa o troféu de vice-campeão da 1ª etapa, e ficou em 17º lugar no ranking geral. Outro participante da cidade que também conquistou boa posição foi Guilherme de Sousa Barros, que ficou em 7º lugar, também na categoria Sub-15.
Na categoria Absoluto, a cidade foi representada pelo enxadrista Franciso Medeiros Junior, que além de conquistar boa colocação na disputa, garantiu o 2º lugar no ranking geral desta 1ª etapa do Campeonato.
A próxima disputa acontece na cidade de São José dos Campos, no dia 19 de março. Segundo explicou o enxadrista Fábio, além do apoio da Secretaria de Esportes, seria muito importante que os comerciantes da cidade incentivassem o esporte de modo geral. “Eu não tenho patrocínio, assim como muitos atletas, e estou à procura de algum empresário que acredite no meu potencial, para representar a cidade no Xadrez”, finalizou. Os interessados em apoiar a modalidade podem entrar em contato com o atleta, pelos telefones (12) 3887-8029 e 9736-9196(falar com Andréa Aparecida). Apóie os esportistas de Caraguá. Adote um atleta!
(Fonte: PMC)


Equipe de Canoagem de Caraguá fica em 1º lugar em Angra dos Reis
A equipe da Associação de Canoagem de Caraguá, trouxe para a cidade cinco medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e uma medalha de quarto lugar, além de conquistar a primeira colocação no ranking geral

Caraguatatuba - As águas da Praia Grande, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, foram cenário da 1ª etapa da Copa do Brasil de Canoagem, que aconteceu no dia 19, domingo. A equipe caraguatatubense marcou presença com 15 competidores e ficou com o primeiro lugar no ranking geral da competição.
A etapa teve a participação de cerca de 800 atletas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul e várias cidades do estado de São Paulo. A equipe da Associação de Canoagem de Caraguá, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação trouxe cinco medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e uma medalha de quarto lugar, liderando assim o ranking geral.
Na categoria Oceânico Duplo masculino, Tafarel da Costa e Everton Erick conquistaram o primeiro lugar; na Oceânico Individual Open, Pedro Paulo ficou com a 3ª colocação e Antônio Cortez com a 4ª; na classe II masculino, levou o primeiro lugar o atleta Edneder Fernandes Soares seguido pelo companheiro de equipe Humberto Santana que ficou com a II posição. Já na classe III masculino, as três primeiras posições da categoria foram conquistadas também por caraguatatubenses. O primeiro lugar ficou com Valdir Júlio, o segundo com Luiz Fernando e o terceiro com Fábio. Na categoria Classe III Super Master, Ari Antônio conquistou o primeiro lugar e na Classe III feminino, a caraguatatubense Elen Fernandes ficou com o primeiro lugar e Marilene Vilas Boas ficou em segundo lugar da competição.
Os atletas disputarão a segunda fase da copa em agosto e a terceira em outubro. A equipe participará do Campeonato Paulista, que terá abertura oficial em maio, na Praia do Gonzaga, em Santos, e do Campeonato Brasileiro que iniciará em junho, no Colégio Naval de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Em 2005 a equipe de Canoagem de Caraguá foi vice-campeã da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro e sagrou-se campeã do Campeonato Paulista.
De acordo com o presidente da Associação de Canoagem, Edneder Fernandes Soares, a equipe precisa de patrocínio para conseguir participar de todas as etapas dos principais campeonatos. “A nossa equipe é considerada a melhor do Brasil em qualidade. Mesmo levando um pequeno número de competições, devido as condições finaceira, vencemos equipes com mais de 60 competidores, como é o caso da Marinha e do Colégio Naval, que tem mais de 60 atletas cada uma. Essas vitórias que conseguimos é graça ao esforço dos canoístas que conseguem as primeiras posições na prova”, finalizou.
Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta!!! (Fonte: PMC)

Estudantes do Perequê Mirim recebem kits escolares da Bandeirante Energia
A entrega dos kits escolares foi feita na última sexta-feira, dia 17, com a participação de representantes da Empresa Bandeirante, o prefeito de Caraguatatuba, a Secretária da Educação, além de pais e alunos da EMEF Profº Geraldo de Lima, que foi contemplada pela segunda vez com os kits.

Caraguatatuba - Representantes da EBE (Empresa Bandeirante de Energia) estiveram na última sexta-feira, dia 17, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profº Geraldo de Lima, localizada no bairro Perequê Mirim, para realizar a entrega oficial dos kits de material escolar que a empresa doou pelo segundo ano consecutivo aos estudantes da unidade. Ao todo, foram distribuídos 960 kits aos alunos de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.
O prefeito José Pereira de Aguilar considera que esse tipo de ação faz muito bem a população, pois muitas vezes a prefeitura não consegue fazer tudo sozinha, precisando de parcerias. "A empresa Bandeirante vai ajudar muito a essas crianças, que farão bom uso desses materiais. Além disso, os cofres públicos são beneficiados com essa ajuda", completou. Aguilar ainda afirmou que a prefeitura tem obrigação de não deixar faltar escola para ninguém e por isso já vem adotando medidas, como a construção de outras escolas, para que toda a demanda seja atendida.
A Secretária de Educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini é prazeroso falar desse tipo de parceria, por trata-se de uma grandiosa colaboração à educação do município. "A doação dos materiais facilita a atuação das unidades escolares. A Bandeirante se destaca em outras ações e continuará desenvolvendo esse programa na unidade escolar do Perequê Mirim. Ela também poderá atuar em outros projetos, como o contador de histórias, teatro e pode ser até mesmo no circo-escola", completou. Silmara disse que também ficou feliz em ver os estudantes uniformizados, por meio de uma ação da prefeitura, que está distribuindo uniformes aos os alunos da rede municipal de ensino. "É bom ver todos uniformizados, vindos iguais à escola. É essa escola de inclusão que queremos para a cidade", completou.
Segundo uma das coordenadoras do Programa Bandeirante Camunidade Escola, que é responsável por essa ação, todos os 28 municípios atendidos pela EBE estão sendo beneficiados com os kits escolares. "Esse projeto é uma parceria entre a empresa com a Prefeitura e Secretaria da Educação", destacou. A coordenadora conta que o município é responsável por indicar as escolas que mais necessitem do apoio. Os locais indicados recebem a visita de voluntários do programa, que apresentam um relatório sobre a situação de cada unidade. A partir desse material, a Bandeirante escolhe uma escola por município e presta essa assistência num período de três anos.
Com o slogan "Bandeirante iluminando o futuro de nossas crianças", a proposta é fazer um acompanhamento anual da escola escolhida. A primeira ação é entregar o material escolar, para evitar a evasão dos estudantes por falta de condições de freqüentarem as aulas. A proposta surgiu em 2002 e desde então vem se repetindo anualmente, com recursos próprios e não por meio de incentivo fiscal.
Em março é comemorada a Semana da Energia, onde acontecerão atividades educativas nas escolas. A EBE se vai oferecer toda a parte didática, como os materiais que serão utilizados e ajudará no ensino de alguns assuntos, como a origem da energia, a importância de economizar. Na seqüência haverá a campanha da higiene bucal, que entregará kits com escova e creme dental, por meio de parceria com a Colgate. Campanha da alimentação saudável, livro, agasalho, brinquedo, são outras atividades agendadas para 2006, assim como o teatro na escola.
O kit distribuído aos estudantes dessa vez contém mochila, caderno, lápis preto e de cor, sulfite, borracha, guache, entre outros. O diretor da EMEF do Perequê Mirim, Dimas Germano da Silva, destaca a boa intenção da empresa em ser solidária e olhar pelas crianças com poder sócio econômico baixo. "É uma esperança para que esses alunos progridam", finalizou o diretor. (Fonte: PMC)

Legislativo repete pauta da sessão anterior
Ordem do Dia não foi votada devido a projetos em Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba repete a Ordem do Dia da Sessão Ordinária semanal anterior, ocorrida em 14 de fevereiro - terça-feira. A pauta não foi votada devido ao prolongamento dos debates e discussões, em torno dos projetos em Regime de Urgência, apresentados na semana passada. A sessão terá início a partir das 19h30.
Nesta sessão serão apenas 3 (três) projetos; Do Executivo, que devolve projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB) com Veto Total. O projeto em tela é o que denomina de praça Inácio Lemos a atual área pública localizada entre a rua Izamira Pinto Santana e Travessa Antonio Lázaro, no Porto Novo. De acordo com o Veto do Executivo, neste mesmo local estão sendo feitos procedimentos administrativos para denominar a área como "Praça do Remo".
O Vereador Omar Kazon (PL), apresenta projeto de lei que autoriza o Executivo a criar o Programa de Ensino e Coleta Seletiva de Lixo na rede pública municipal de ensino. No citado programa haverá a parceria entre as Secretarias de Serviço Municipal e do Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.
Finalizando o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) apresenta propositura autorizando o Poder Executivo a criar a ronda municipal, que tem por objetivo a guarda e proteção pessoal e patrimonial das pessoas e dos logradouros públicos, auxiliando a população em casos de necessidade.
A sessão terá início às 19h30, com transmissão ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá: “Folia é Aqui”
A Secretaria de Turismo está preparando uma grande festa para turistas e moradores, abrindo a programação do “Carnaval Folia é Aqui” com a Banda Palace na noite de sexta-feira, dia 24, na Praça de Eventos, a partir das 22 horas.

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguá está preparando uma grande festa para turistas e moradores, abrindo a programação do Carnaval “Folia é Aqui” com o pré-carnaval, na noite de sexta-feira, dia 24, na Praça de Eventos, a partir das 22 horas.
A animação das quatro noites ficará por conta da Banda Palace. Na sexta de abertura, a festa acontece das 22h às 0 horas; já no sábado, domingo e segunda-feira, dias 25, 26 e 27, o show acontece das 22h às 2h; e na terça-feira, dia 28, das 22h às zero horas.
Para garantir a segurança de todos, não será permitida a entrada de espuminhas nem de objetos cortantes. “A idéia é manter o mesmo padrão do carnaval do ano passado, com uma festa dirigida à toda a família. O baile popular terá entrada franca e será fechado para garantir a segurança de todos, queremos proporcionar tranqüilidade aos foliões”, afirmou o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro.
A programação da Secretaria também acontece no bairro Massaguaçu com show da banda Triplix e muita animação com o Bloco da Cheirosa, já tradicional na região, com a bebida preparada a base de pinga e cidreira.
Em parceria com a Polícia Militar e com o apoio da Divisão de Trânsito, a Prefeitura de Caraguá quer repetir o sucesso do Carnaval do ano passado, com índice zero de violência e criminalidade. As câmeras de vídeo farão o monitoramento da área central, em toda a Avenida da Praia. (Fonte: PMC)

Carnaval faz relembrar velhos tempos em Caraguá
Quem sempre curtiu o carnaval em Caraguá está comemorando a volta das escolas de samba e das marchinhas, com o baile popular na Praça de Eventos: Folia é Aqui!

Caraguatatuba - O Carnaval em Caraguá, com a volta das Escolas de Samba na avenida e os bailes populares com muito samba e marchinha na Praça de Eventos, está mexendo com a imaginação de quem já curtiu o Carnaval na cidade na década de 70, quando o auge da programação era ir para os clubes Naúticos e Recanto Ana.
Um exemplo é Sr. José Rodrigues, que animou muitas folias carnavalescas na cidade, compôs marchinhas e muitos samba-canções como “18 de março”, que fala da catástrofe, e que compôs em parceria com Davi Salamene; outra é “Princesinha do Mar; música que compôs com um grupo de amigos professores e a amiga Luci Machado, chegou a ser orquestrada pelo maestro Sérgio Vaz. Quem quiser relembrar pode ouvir a música na TV Nova visão, canal da NET em Caraguatatuba, que vem inserindo-a em sua programação.
Na opinião do sr. José Rodrigues, as escolas promoviam a cidade na década de 70. “Aquela foi a melhor época do Carnaval em Caraguá, acho que vai ser bom ver as escolas de samba novamente na avenida”, declarou com nostalgia. O sr. Rodrigues fez muita gente relembrar o Carnaval de antigamente, em janeiro, na “Noite da Boemia”, no Armazen Bar, em Caraguá. A noite terminou em clima de Carnaval, com muito samba e marchinhas. (Fonte: PMC)

Atividades esportivas agitaram o fim-de-semana em Caraguá
As atividades esportivas deste último fim-de-semana, encerraram o Projeto Férias 2006, que atendeu moradores turistas e veranistas

Caraguatatuba - Caraguatatuba teve neste fim-de-semana sábado e domingo, dias 18 e 19, uma maratona de atividades esportivas finalizando o Projeto Férias 2006, da Secretaria de Esportes e Recreação, que atendeu moradores turistas e veranistas com diversas atividades esportivas e recreativas para todas as idades durante o período de férias escolares.
No sábado, dia 18, aconteceu a Prova de Biathlon com a participação de cerca de 72 atletas, que disputaram, na categoria Mirim, 200 metros de natação e 1,5 quilômetro de corrida. Nas demais categorias o percurso foi de 500 metros de natação e 3 quilômetros de corrida.
Na categoria Mirim masculino, os três primeiros colocados foram atletas de Ubatuba, Ricardo Miranda Gouveia, Rômulo Ayron Cabral Santos e Caio César P. dos Santos, que ficaram com o 1º, 2º e 3º lugar respectivamente. Na categoria feminino, Stefany Ingrid Luz de Ubatuba conquistou o primeiro lugar e Ana Beatriz Passos Guimarães, de Caraguá, ficou em segundo. Na categoria Infantil masculino, a vitória ficou com os caraguatatubenses. Felipe Martins conquistou o primeiro lugar; Daniel Gustavo Lunardi ficou em segundo e Ramon Mendes de Souza garantiu a terceira colocação. Na feminino, Camile Martine de Farias conquistou a primeira posição, Amanda Matos de Souza a segunda e Mara Bethoud ficou em terceiro lugar. Na categoria Juvenil masculino, Ramadon Mohamad El Ali conquistou o primeiro lugar, Alan Guerra ficou em segundo e Gabriel Guarizi da Costa em terceiro lugar. Na feminino, o título ficou com Aparecida Juliana.
Na categoria Adulto Masculino, Ronaldo Teodoro da Silva ficou em primeiro, Alexandre Freitas em segundo e Paulo Alexandre Incao em terceiro; na Master masculino, Ricardo Oliveira ficou em primeiro, Marcos Mastieri em segundo e Edneder Fernandes Soares em terceiro; na Master e Veterano feminino, Cláudia Regina e Márcia Pinto ficaram como título respectivamente. Na veterano masculino, Nelson Domingos Batista ficou em primeiro, Miguel Jorge em segundo e Antônio Carlos Coutinho em terceiro. Na prova de Revezamento masculino, Eric Nardi Marques e Juracinei Rodrigues ficaram em primeiro, Caio Rodrigues Soares e Joaquim Gonçalves em segundo e Cláudio Santana e Ismael Flávio em terceiro; na feminino, Kátia Silva e Roselaine de Souza conquistaram o primeiro lugar e a dupla Maria Elisabeth e Tânia Aparecida ficaram com a segunda colocação.
A competição de Vôlei de Praia também aconteceu no sábado e levou 16 atletas para a praia da Martim de Sá. Na classificação final, a dupla Erik e Renato conquistou o primeiro lugar; Leo e Michael ficaram com a segunda colocação e Shirlei e Wladimir ficaram com a terceira posição.
No domingo, dia 19, a competição de Streetball, foi realizada na praça Ton Ferreira, reunindo 18 duplas. Na categoria Livre masculino, a dupla Chininha Jordan e Neto Mala ficou em primeiro lugar; Sebastian e Robert em segundo e Danilo e Nenê em terceiro; na feminino, Milene e Carol ficaram em primeiro, Priscila e Yasmim garantiram a segunda colocação e Karine e Tamires conquistaram o terceiro lugar.
O Futvôlei atraiu 9 duplas para a Praia do Camaroeiro. Lingüinha e Coxinha ficaram em primeiro lugar; Evandro e Carioca em segundo e Beto e Gabriel em terceiro lugar.
Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta !!! (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

TRE decide futuro de Manoel Marcos

Ilhabela - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decide hoje às 14h, o futuro do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), cujo mandato foi cassado em maio do ano passado sob acusação de suposto crime eleitoral.
O prefeito manteve-se no cargo graças a um recurso impetrado em primeira instância.
Manoel Marcos e o vice-prefeito Antonio Simões, da Coligação 'Ilhabela com muito mais amor', foram cassados e ficaram inelegíveis por três anos por uma decisão tomada pela Justiça Eleitoral de Ilhabela, após denúncia feita pela coligação 'Competência e Honestidade' e pela vereadora Mônica Gomes (PSDB).
Manoel Marcos é acusado de suposta utilização da 'máquina administrativa' para realizar um comício político durante sua campanha pela reeleição em 2002.
O relator do TRE responsável pela análise do caso é o juiz Pacheco Di Francesco.
O prefeito Manoel Marcos disse ontem ao ValeParaibano que está tranquilo com o julgamento e que nem sequer irá acompanhá-lo na capital. "Estarei em Brasília, cuidando de projetos turísticos no Ministério do Turismo", afirmou o petebista.
OUTRO LADO- O advogado Hélio Silveira, que defende o prefeito Manoel Marcos no caso, disse acreditar que os juizes do Tribunal Regional Eleitoral terão a 'serenidade suficiente' para acatar o recurso.
Silveira afirmou ainda que pretende anular a sentença proferida em primeira instância.
Caso o TRE mantenha a decisão dada pelo juiz eleitoral de Ilhabela, Luiz Antonio Carrer, o prefeito deverá apresentar recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mantendo-se na função até o julgamento do caso.
Os advogados da coligação liderada pelo PSDB em Ilhabela não foram localizados ontem pela reportagem do ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

PCC pode ter usado crianças dos morros

São Sebastião - A Polícia Civil informou ontem que não descarta a possibilidade de o PCC ter utilizado crianças ou jovens dos morros do Itatinga e do Olaria, envolvidos com drogas, para furtar a pedreira. Os dois bairros são considerados os principais pontos de tráfico da cidade.
Segundo a delegada Arlete Neves, do 1º Distrito Policial, há alguns dias o vigia da pedreira afugentou do local crianças e jovens que brincavam nas proximidades dos galpões.
Ela disse que o fato de o buraco aberto nas telas de ventilação serem de tamanho reduzido aumenta a possibilidade do uso de crianças no furto praticado na pedreira.
"O espaço na grade de ventilação é muito pequeno, somente uma criança ou pessoa muito pequena conseguiria adentrar os paióis", disse.
O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) informou ontem que o 20º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em São Sebastião não teria sido comunicado do furto.
Segundo o CPI-1, a PM não alterará seu esquema de policiamento, apesar do furto dos explosivos na pedreira. (Fonte: ValeParaibano)

PF monta barreiras em estradas

São Sebastião - A Polícia Federal de São Sebastião iniciou ontem vários bloqueios nas principais estradas da região para tentar apreender a carga de explosivos roubada e prender os responsáveis pelo furto praticado ontem de madrugada na Pedreira Kramer.
Segundo o delegado da Polícia Federal, José Pinto de Luna, a polícia teme que o PCC venha a utilizar os explosivos para libertar presos perigosos em cadeias e presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte durante o período de Carnaval.
"Estamos muito preocupados com o potencial de danos que esses explosivos podem vir a causar", disse Luna.
Segundo ele, duas ou mais 'bananas' de dinamite iguais às roubadas da pedreira podem derrubar a parede de um presídio.
De acordo com o delegado, o uso desses explosivos, por exemplo, na cadeia local, poderia levar muitos riscos ao terminal da Petrobras, ao porto e à própria cidade devido à proximidades das instalações.
A polícia não sabia até ontem à noite quantas pessoas tinham invadido os depósitos.
 (Fonte: ValeParaibano)

Juiz manda Prefeitura limitar valor pago por contrato da Faber

São Sebastião - O juiz da 1ª Vara Cível, Fernando Henrique Pinto (foto), não acatou o pedido de suspensão do contrato entre a Prefeitura e a Faber Serviços Ltda para evitar “o caos urbano, com risco à saúde pública”, mas determinou que não haja pagamento à empresa, parcial ou global, superior a R$ 1,2 milhão.
Consta na defesa feita ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, feita pelo advogado Marcelo Palavéri, que de R$ 1,2 milhão empenhados pela Prefeitura, em 2005, já foi pago a Faber o valor de R$ 969.582,85, até o dia 31 de dezembro.
Dessa forma, a Prefeitura teria apenas R$ 230.407,15, para gastar com o tratamento de resíduos sólidos, até o final do contrato, que termina em julho de 2007.
Análise - Na sua decisão, o juiz Fernando Henrique Pinto considerou que o argumento de que a dispensa de licitação para contratação da Faber teria se dado em uma situação de emergência, já que a Prefeitura teve que parar com a deposição de lixo e resíduos no aterro da Baleia, no prazo de 180 dias, já perdeu a validade.
Assim sendo, o juiz afirma que não seria correto, pelo menos até melhores explicações, se manter “indefinidamente sem licitação uma atividade que transfere do cofre público ao setor privado um cifra da ordem de R$ 1,2 milhão”.
O juiz também se baseou em dados apontados pelo Tribunal de Contas, que declarou que o valor citado no contrato foi tido como insuficiente, em valores de mercado, afirmando que a contratação poderá custar a cifra real de R$ 9.360.445,68.
Da mesma forma, o juiz afirma que são relevantes as omissões do contrato -faltariam preços definidos para muitas atividades, bem como para remuneração da licença de utilização da patente da Faber.
Sentença - Com base nessa análise, o juiz Fernando Henrique Pinto, além de determinar que o pagamento feito à Faber deve respeitar o limite de R$ 1,2 milhão, pede que sejam citados todos os requeridos no processo, para apresentarem defesa em 20 dias, observando-se o prazo em dobro se os requerido forem representados por diversos procuradores.
Nesse caso, os requeridos são: a Faber, a Prefeitura, o prefeito Juan Garcia, dois secretários municipais, Alberto e Thales Carlini e a diretora técnica da Faber, Christiane Dias Pereira.
Além disso, o juiz também determina que seja expedido um edital, com prazo de 30 dias, de citação de eventuais beneficiários do contrato e que se oficie ao Tribunal de Contas, com cópias da petição inicial e da decisão, para que preste esclarecimentos que entenda importantes para o processo.
Após todas as defesas, o juiz dá um prazo de 10 dias para que o autor da ação, o advogado Paulo Delgado, assim como o Ministério Público, possam se manifestar.
Pedido de Cassação - O juiz Fernando Henrique Pinto indeferiu o pedido de liminar com relação às acusações feitas contra o prefeito Juan Garcia de improbidade administrativa por suposta troca de favores com a empresa Faber Serviços Ltda, que pedia que os direitos políticos dos envolvidos fossem suspensos por oito anos e fosse decretada a cassação para os cargos que eventualmente tenham sido eleitos ou contratos por simples nomeação em qualquer órgão público do país.
O pedido de liminar foi indeferido porque no entender do juiz, como do Ministério Público, a ação popular é inadequada para tais fins.
De acordo com o juiz, para pleitear suspensão de direitos políticos ou cassação a via correta é ação civil pública ou ação penal – esta de competência do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A ação popular foi movida pelo advogado Paulo Delgado e acatada parcialmente pelo Ministério Público, na semana passada, que pediu a suspensão do contrato e dos pagamentos feitos a empresa Faber Serviços Ltda, com base em irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Sinalizador marítimo usado em festa pode ter causado incêndio em residência

São Sebastião - Era sábado, por volta das 18h00, quando os moradores da rua Cidade de Santos, na Vila Amélia, perceberam o incêndio que se alastrava na garagem de uma residência.
Assustada, uma vizinha percebeu o latido dos cachorros, viu a fumaça e começou a ouvir barulhos que inicialmente pensou serem tiros, imaginando então tratar-se de um assalto. Apavorada, alertou outros vizinhos, que decidiram chamar o Corpo de Bombeiros.
Como a casa estava vazia, os Bombeiros tiveram que arrombar o portão, o que provocou a fuga desesperada dos três cachorros da família. Um deles continuava perdido até ontem a tarde.
“Foi por Deus que não tinha ninguém em casa, porque poderia ter acontecido uma tragédia”, diz a proprietária da casa, Terezinha Teixeira Carvalheira, que no momento do incêndio estava com a família em Caraguatatuba, participando de uma missa em comemoração aos 50 anos de vida religiosa de uma amiga.
“Eu queria muito encontrar o responsável por tudo isto, não para cobrar dele os prejuízos, mas para mostrar o perigo que nós e os vizinhos corremos por causa de uma irresponsabilidade”, afirma Terezinha, ressaltando inclusive que a família poderia ter se envolvido num acidente de trânsito, tal o nervosismo de todos ao receberem a notícia, ainda na cidade vizinha.
Segundo informações dos vizinhos, o incêndio teria sido causado por um sinalizador marítimo, disparado a partir de uma festa que acontecia na Rua Ubatuba. Naquela mesma noite, um segundo artefato quase teria atingido também outra residência vizinha.
Utilizado por embarcações para sinalizar suas posições em situação de emergência, o sinalizador tem variações, algumas semelhantes aos fogos de artifício. Entre os moradores, há relatos sobre o uso freqüente de sinalizadores no bairro. Outro acidente quase teria sido provocado na última quinta-feira, quando um deles caiu no telhado do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), na Rua José David do Vale, escorregando depois para o jardim do prédio.
Prejuízos - “Há prejuízos que nenhum seguro ou indenização podem pagar”, diz a proprietária da casa emocionada, ao se lembrar da cadelinha Brisa, que está desaparecida desde sábado. As várias molduras de fotografias antigas, de antepassados da família, agora transformadas em marcas de carvão na parede da garagem, são outro motivo de tristeza.
Na garagem da casa, nada sobrou.
O teto desabado joga luz sobre um mundo negro de fuligem, carvão e ferros retorcidos. Entre eles, o que sobrou de três bicicletas, uma delas novinha em folha. Aparelhos elétricos – uma lavadora vap, um aspirador de pó e uma esteira; além de material de construção, livros, e cadeiras, dos quais nada sobrou.
Por pouco o fogo não passou para um cômodo vizinho, cujo teto também ruiu e onde havia um sofá e uma “arara” com muitas roupas penduradas. Muitas peças de roupa foram queimadas pelas telhas incandescentes que caiam do teto.
Apesar disto, emocionada, Terezinha mostra o casaco branco que utiliza como Ministra da Eucaristia, na Igreja Matriz: “O fogo parou nele”, conta ela. “Ele estava junto com as outras roupas, mas não tem sequer uma sujeirinha”.
O perigo maior entretanto, segundo a proprietária, também foi evitado “por obra de Deus”: na garagem sempre está guardado o carro de viagem da família, um Renault. Naquele dia, o carro tinha saí-do para ser lavado e acabou ficando no estacionamento do escritório. “Se estivesse aqui, com certeza o carro iria explodir e poderíamos ter uma verdadeira tragédia”, diz ela.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Banda “Swing Brasil” comanda bailes populares no Carnaval de São Sebastião
Na Costa Sul, a animação fica por conta da banda “Rala o Corpo”. Desfiles de escolas de samba e blocos, matinês e Carnamar são algumas das atrações da festa

São Sebastião - A banda “Swing Brasil”, de São Paulo, comandará os bailes populares do Carnaval 2006 em São Sebastião. Do axé ao samba, o conjunto musical promete muita animação durante os cinco dias de folias, sempre após os desfiles, na Rua da Praia, no Centro. Na Costa Sul, os bailes na praça Pôr-do-Sol serão com a banda “Rala o Corpo”, também de São Paulo, às 23h.
A abertura do Carnaval, na sexta-feira (24/02), terá ainda a apresentação do conjunto sebastianense “Aula Vaga”, logo após a entrega das chaves da cidade pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ao Rei Momo, às 21h. Antes disso, às 15h, a Praça do Coreto terá a “Matinê das Escolas”.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, trabalha para que a cidade mantenha o título de melhor Carnaval do Litoral Norte. Inúmeras atrações já estão programadas na terra e no mar.
No sábado (25/02), o público confere toda a irreverência do Bloco dos Sujos, com homens vestidos de mulher e vice-versa. O bloco tem concentração na Vila Amélia, às 20h, passando pelas ruas do Centro Histórico, até à Rua da Praia.
No domingo (26/02) está previsto o desfile das escolas de samba do 1º e 2º grupo. São elas: X-9 do Canto do Mar, Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo, Acadêmicos de São Francisco e Sol de Verão, campeã de 2005. Já na segunda-feira (27/02), a Rua da Praia recebe os blocos de enredo e embalo, enquanto na terça (28/02), o desfile das escolas campeãs na Apoteose do Carnaval.
Uma arquibancada para 3 mil pessoas será montada. Ainda na região central, a Prefeitura programou o “Carnaval de Marchinhas”, todas as noites, na praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), das 22h às 2h.
Costa Sul - Além da Rua da Praia, a praia de Boiçucanga, na Costa Sul, também será palco do Carnaval 2006. Um palco será montado próximo à praça Pôr-do-Sol para a apresentação da banda “Rala o Corpo”, que comandará o baile popular, a partir das 23h.
Carnamar - Já na praia do Arrastão, na região central, o tradicional Carnamar promete colorir o Canal de São Sebastião, no domingo (26/02), às 10h. Em 2005, mais de 150 embarcações participaram do evento. A folia no mar tem a parceria da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião). (Fonte: PMSS)

Atleta do São Paulo disputa torneio de futvôlei em Maresias

São Sebastião - No último domingo, 19, a praia de Maresias foi palco de um torneio de futvôlei que contou com a participação de cerca de 50 atletas. Dentre eles estava o jogador Alex Dias, atacante do São Paulo.
“Eu não conhecia essa região do litoral paulista, gostei muito. Da próxima vez quero trazer meus colegas do São Paulo para jogar futvôlei com a galera local”, comenta Dias, que foi convidado pela organização do torneio.
Derrotado nas quartas de finais, o jogador formou dupla com um atleta de Caraguatatuba. Ele destaca o alto nível da competição e revela que tem intimidade com o esporte: “No Rio de Janeiro eu costumava jogar futvôlei com o Romário”, declara Dias lembrando da época em que defendeu o Vasco.
O evento atraiu duplas de diversas cidades como Santos, Guarujá, São Vicente, São Paulo, Campinas e Bauru.
A forma de disputa ocorreu no sistema eliminatório com repescagem. Cada partida correspondia a um set de 18 pontos.
O organizador do torneio, conhecido como ‘Lito Futvôlei’, informa que o valor arrecadado com a taxa de inscrição será revertido em cestas básicas para serem entregues a famílias carentes.
“Nada disso seria possível se não tivéssemos a colaboração de pessoas que acreditaram no sucesso do evento”, agradece Lito.
O torneio contou com o apoio do vereador Wagner Teixeira, do deputado estadual Turco Loco, da Sociedade Amigos de Maresias e da Secretaria de Esportes de São Sebastião.
 (Fonte: PMSS)

Seesp abre inscrição para o projeto “Bom na Escola, Bom no Surfe”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião abriu as inscrições para o projeto “Bom na Escola, Bom no Surfe” realizado pela Secretaria de Esportes em parceria com a Billabong.
O projeto a cada ano, seleciona escolas municipais para indicarem alunos que tenham bom comportamento, boas notas e freqüência para praticar as aulas de surfe gratuitamente.
Este ano as escolas municipais que participarão, indicando alunos, são as de Barra do Sahy, Camburi e Boiçucanga.
O aluno deve se inscrever na diretoria da escola e o seu horário escolar não pode coincidir com os do projeto.
Os alunos indicados pela EM Henrique Tavares, de Barra do Sahy, terão aulas às segundas-feiras, das 12 às 16 horas. Já os alunos da EM Camburi, aprenderão o surfe às quartas-feiras e a EM Walkir Vergani, de Boiçucanga, terá aulas às sextas-feiras, ambas das 8 às 12 horas.
As aulas de surfe acontecem na Praia da Baleia, por oferecer melhores condições de iniciação ao esporte.
Mais informações com a Secretaria de Esportes pelo telefone 3892-6257.
Segurança na água - Para intensificar os cuidados e preparar mais ainda o aluno, os instrutores dão alongamento e simulam na areia, os que os futuros surfistas farão na água, para só então pegar a prancha e começar a praticar.
Para garantir a segurança dos pequenos surfistas, as pranchas utilizadas são do tipo Long Board, que são grandes e oferecem mais equilíbrio aos iniciantes. Além disso, para evitar acidentes elas são feitas de borracha com quilhas flexíveis.
A idade recomendada para iniciar no esporte é a partir dos quatro anos. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Ubatuba já tem a melhor marchinha

Ubatuba - O saudosimo, a alegria, o regionalismo e a sátira política estiveram presentes nos concursos de marchinhas que ocorreram no último fim-de-semana em Ubatuba e Campos do Jordão.
Em Ubatuba, foram cinco as marchinhas selecionadas entre as 30 inscritas. O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariana Taguada, que fala sobre a saudade de uma amendoeira.
A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra.
Já a surpresa do concurso ficou por conta de Ophélia Lopes: com 82 anos, ela interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição com o tema "Bloco dos Pinantes".
Em Campos do Jordão, o 26º Femucar (Festival de Músicas Carnavalescas) classificou três, dentre as nove músicas inscritas. Foram elas "Saudade dos Antigos Carnavais", "Batatinha Libera a Portaria" e "Capital dos Festivais". (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba faz inscrição para frente de trabalho

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba abriu ontem inscrições para contratar 100 pessoas para atuar em trabalhos braçais no município. Preferencialmente, as vagas são indicadas para desempregados, maiores de 18 anos. Os interessados devem comparecer até amanhã no Ginásio do Tubão, das 9h às 17h, munidos de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos. A expectativa da prefeitura é de realizar 1.000 inscrições. (Fonte: ValeParaibano)

Charles Medeiros Quer Construir Casas Populares

Ubatuba - Esteve em reunião com o Vereador Charles Medeiros - PSB, neste último dia 20, Sr. Milton Azevedo, representante da COOPERHAB - Cooperativa Nacional de Habitação. Na ocasião foram discutidos a possibilidade de construção de habitações populares em nossa cidade em sistema cooperativista. A Cooperativa possui vários empreendimentos dentro do Estado de São Paulo e atualmente está construindo moradias em parceria com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, utilizando financiamento da Caixa Econômica Federal.
Azevedo solicitou informações ao vereador com relação existência demanda de moradias populares em Ubatuba, segundo Charles Medeiros, existe na municipalidade um trabalho de congelamento de áreas, onde além de organizar os núcleos habitacionais, se faz importante a efetivação de uma política pública em relação a moradias populares em nosso município,
Charles Medeiros vem desde meados de 2005 intensificando os esforços em relação á efetivação de parcerias para construção de moradias populares. “Mais que efetivar o sonho de nossos munícipes em ter á tão sonhada casa própria, é necessário que se tenha um valor das prestações ao alcance das condições financeiras da população mais carente de nossa cidade” Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Edson Sírio vence torneio de futmesa que abriu a temporada 2006
Terminou neste Sábado a Copa Geraldo Décourt, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes, Rossi Calçados e Imobiliária Central.

Ubatuba - O torneio é uma homenagem a Geraldo Cardoso Décourt, que viveu no Rio de Janeiro no século passado e é considerado o inventor desse esporte e seu
principal divulgador. 14 de Fevereiro, seu aniversário, é o "dia do botonista".
Após as disputas da semana passada, o torneio recomeçou com as rodadas finais da Fase de Classificação. Pelo Grupo "A", Edson Sírio confirmou o favoritismo e passou em primeiro, com 100% de aproveitamento. André Rafael, melhor botonista de Ubatuba nos 3 últimos anos, passou na segunda colocação. No outro grupo, o "B", Ralph Solera, maior campeão da Copa Geraldo Décourt com 6 títulos, passou em primeiro e Adauto Júlio classificou-se em segundo.
Os botonistas eliminados na 1ª Fase disputaram o Rebolo e Alexandre Augusto foi o vencedor, terminando assim o torneio na quinta colocação. Ele deixou
para trás Sílvio Fonseca, que terminou em sexto, os estreantes Dedê Sírio e Rodrigo Santos, que terminaram na sétima e oitava posição, respectivamente,
e os experientes Eduardo Ilário em nôno e Flávio Bellard em décimo.
Na chave dos finalistas, Edson passou nas Semi-Finais por Adauto, vencendo por 4x2 e classificando-se para sua quarta final consecutiva. Na outra semi,
André venceu Ralph de virada por 3x2 e garantiu presença na final. Na decisão de terceiro lugar, Ralph e Adauto empataram em 2x2 e Ralph garantiu
a medalha de bronze por ter melhor campanha na 1ª Fase. Na grande final, os dois botonistas realizaram grande partida, vencida por Edson pelo placar de
7x3. De quebra, o líder do ranking local pulverizou mais um récorde na AUFM: o de invencibilidade (30 jogos).
A AUFM volta aos torneios no dia 11 de Março, com a disputa da Taça Ubatuba, o primeiro Grand Slam (circuito dos 5 principais torneios da cidade) de
2006. São esperados convidados de Taubaté e região, que englobarão o grupo dos candidatos a tirarem a invencibilidade de Edson Sírio, maior favorito ao
título e até hoje imbatível nos eventos disputados em Ubatuba. Mais detalhes no site da AUFM (www.futmesaubatuba.com.br). (Fonte: AUFM)

Prefeitura realiza audiência pública para apresentação do terceiro quadrimestre de 2005

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba convida toda a população para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 23 de fevereiro, às 19h, na sala Washington de Oliveira da Câmara Municipal. A audiência apresentará as metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício de 2005. “Em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura apresenta a execução orçamentária e financeira do primeiro ano da gestão Eduardo César. Todos os munícipes estão convidados a participar da audiência, que será aberta ao público”, disse o Secretário Municipal de Fazenda, Gilson da Silva.(Fonte: PMU)

Fase regional da Ginastrada 2006 será disputada em Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba recebeu na ultima sexta-feira, 17, a visita de Lauro Gonçalves, diretor da SEJEL (Secretaria Estadual da Juventude Esporte e Lazer) em São José dos Campos e região e Paulo Luiz Vantini, inspetor regional da SEJEL do Litoral Norte. Na ocasião eles se reuniram com o Secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba para acertar detalhes da fase regional da Ginastrada (Festival de Ginástica e Dança), que pela primeira vez acontecerá em Ubatuba. A competição está marcada para os dias 30 de setembro e 1º de outubro no Ginásio de Esportes Tubão.
Durante o encontro foram acertados pequenos detalhes, pois as instalações do Tubão são adequadas às necessidades do evento. “A etapa mais forte do estado é a que acontece na nossa região. Das últimas cinco edições da Ginastrada a região obteve quatro conquistas”, disse Gonçalves.
O inspetor Paulo Vantini diz que todas as medidas serão tomadas para garantir um grande espetáculo. “Vamos agora preparar tudo com cuidado para que a Ginastrada regional 2006 seja um sucesso”, disse. Para o secretário de Esporte de Ubatuba, José Luiz Bittencourt Jr., “Ubatuba tem tradição nesse esporte, e disputando em casa, com o apoio da torcida vai ser muito bom”.
Bittencourt salientou ainda que Ubatuba vai sediar outros grandes eventos neste ano. “A meta da administração do prefeito Eduardo César é trazer para Ubatuba o maior número de eventos importantes em todas as modalidades. Em abril tem triatlo, em julho a travessia de natação e o Supersurf e em outubro o Onbongo Pró, mundial de surf WQS seis estrelas, só pra citar alguns eventos que acontecerão na cidade em 2006”, completou o secretário.
A Ginastrada - Festival de Ginástica e Dança tem por objetivo oferecer oportunidades para a apresentação de grupos organizados e praticantes das mais diferentes formas de ginástica e dança, contribuindo para o aprimoramento das atividades desenvolvidas, bem como a divulgação dos conhecimentos técnicos da área. Em 2005 a equipe de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, treinada por Joyce Parada Suguimoto ficou com o título de campeã da categoria infantil (até 12 anos) da fase regional e a equipe de Street Dance da academia Bio Dance ficou na segunda colocação na categoria infantil C.
Na fase final do 22º Festival Ginastrada 2005, disputada em Martinópolis, a equipe da Prefeitura Municipal de Ubatuba conquistou o primeiro lugar na categoria infantil. (Fonte: PMU)

Show Gospel movimenta milhares em Ubatuba

Ubatuba - A Cruzada Impacto de Fé movimentou a comunidade evangélica de Ubatuba. Aproximadamente dez mil pessoas participaram da Caminhada da Paz e do Show Impacto de Fé, no último sábado, 18. A caminhada teve início às 18 horas e seguiu pela Av. Iperoig, com um carro de som animando as centenas de participantes até a praça Trópico de Capricórnio; Dyan de Alencar e o Grupo Salmo 150 animavam a marcha, que seguia em direção à Praça de Eventos ao lado do aeroporto Gastão Madeira.
Caravanas de Paraty, Caraguatatuba e de algumas cidades do Vale do Paraíba unidas aos presentes de Ubatuba, já aguardavam a chegada. Na abertura o público enfrentou uma leve chuva, enquanto acompanhava as apresentações do Grupo Salmo 150, Bianca e Dyan Alencar, além de grupos de dança. O prefeito Eduardo César e sua família compareceram ao evento.
O pastor presidente da Assembléia de Deus Bom Retiro, Jabes de Alencar, disse que Ubatuba surpreendeu as expectativas. “Enquanto em muitos lugares as pessoas se reúnem para discutir como fazer a guerra, Ubatuba se reúne para falar de paz e de Deus. Essa Cruzada é uma prova de unidade. A recepção foi tão boa que vamos voltar em 2007”, disse Jabes.
A Cruzada Impacto de Fé foi realizada pela Assembléia de Deus Bom Retiro, com apoio do Instituto Jabes de Alencar, Associação Mensagem de Esperança, BR Gospel, Prefeitura Municipal de Ubatuba e contou com o patrocínio de Hipermercado da Carne, Litoral Veículos e Ousadia Surfshop.
O Fundo Social de Solidariedade agradece a doação de 1.838 quilos e 33 litros de alimentos, entre arroz, feijão, macarrão, açúcar, trigo, fubá, sal, farinha de milho, farinha de mandioca, aveia, pó de café, óleo, leite, grão de bico e lentilhas. Os alimentos serão doados a entidades de Ubatuba.(Fonte: PMU)

Semana de 17 de Fevereiro à 23 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
ás 14:30 hs(Sòmente na sexta , sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
ÁS 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"DIZEM POR AÍ..."c/ Kevin Costner, Shirley MacLaine e Jennifer Anniston.
Ás 16:00 hs e 19:40 hs


"As Loucuras de Dick e Jane"
Ás 17:50 hs e 21:30 hs.

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

PARADIGMAS ESTÃO MUDANDO
Ernesto F. Cardoso Jr.

Tão importantes quanto obras e serviços públicos, os paradigmas que uma nova administração, pública ou privada, busca implantar, são essenciais à sua caracterização e tanto quanto aqueles deixam marcas profundas na empresa, ou na sociedade.
Nem sempre as mudanças de paradigmas são imediatamente notadas. Elas podem se dar através de mudança de conceitos e de modos de atuação, introdução de novos valores, modificação de condutas, soluções novas para problemas antigos, etc.
A atual Administração Municipal de Ubatuba – Eduardo César, vem modificando certos paradigmas há muito enraizados no governo e na sociedade local, cujo impacto já se fazem sentir e que a perdurarem, alterarão significativamente a relação futura governo – sociedade civil.
Eis alguns deles:

CMD – CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos com a posse do CMD – Conselho Municipal de Desenvolvimento, que teve lugar dia 10 de fevereiro p.p.. Órgão municipal de planejamento, instituído pela Lei 1.103 / 91, na gestão do Prefeito José Nélio de Carvalho, permaneceu letra morta por todos estes anos, até que foi ressuscitado pela atual administração Eduardo César. Este Conselho, órgão consultivo do Prefeito, é de suma importância para o planejamento democrático e participativo do município. Desta forma, ganha novo impulso sua reformulação e reedição em harmonia, agora, com o Estatuto das Cidades e com outros diplomas legais, especialmente na área de preservação ambiental. Este CMD irá, de imediato, supervisionar a elaboração do tão almejado e imprescindível Plano Diretor do município, há longo tempo retardado. É uma imposição constitucional, cujo atendimento abrirá caminho ao município para obtenção de verbas oficiais em projetos de infra-estrutura. È, também, diretriz segura para orientação de investimentos privados no município. Uma primeira edição, que passou anos nos escaninhos da Câmara Municipal e de administrações desinteressadas, ganha destaque na agenda das prioridades municipais. De sua elaboração e implementação dependerá a qualidade de vida e o futuro econômico do município. A determinação na sua efetiva concretização é um novo paradigma na vida política deste município, que propiciará governabilidade com objetivos claros e consentidos, definidos por um planejamento técnico e racional, conducentes a um desenvolvimento integral, harmônico, responsável.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

A criação da Secretaria de Meio Ambiente, na gestão municipal anterior, careceu da necessária estruturação para o desenvolvimento de suas atividades. Na atual gestão, sua estruturação vem sendo implementada. Em um município no qual cerca de 80 porcento de sua área é de preservação ambiental, foi medida lamentavelmente postergada por muitos anos, por interesses obviamente despreocupados com a preservação de nossa riqueza natural. A atual Secretaria, já dotada de técnicos competentes e conhecedores dos parâmetros legais que regulam a preservação de nosso meio ambiente, por sua ação já fizeram sentir aos loteadores clandestinos, grileiros de todos os níveis e depredadores de nossa natureza, que suas atividades caminham para um fim. O entrosamento desta Secretaria com o Ministério Público, com os órgãos da administração fundiária e fiscal do município - Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Fazenda e Planejamento, com o apoio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, dará ao município, pela primeira vez em sua história, meios de conter sua degradação ocupacional e ambiental - um novo paradigma em nossa administração pública, em contraposição exatamente a tudo que aqui ocorreu nestes últimos 25 a 30 anos.

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE UBATUBA

A assunção da supervisão da administração da Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba, foi ato corajoso que visou interromper uma tendência decenal de ineficiência, prejuízos financeiros e desserviços à comunidade. Diante de uma situação não só de insolvência financeira, mas, também, de desrespeito à população, o Executivo Municipal agiu da única forma possível em favor de toda a população que depende dessa única unidade hospitalar no município para seu atendimento médico, “ipso facto” sua sobrevivência. Medidas administrativas foram tomadas, procedimentos corrigidos, planejamento definido. O atendimento à população foi reiniciado e interrompeu-se um longo período de indefinições e tergiversações, sem dúvida outro paradigma na saúde pública do município. Com o fortalecimento das unidades de atendimento médico regionais descentralizadas e o controle da demanda sob novas normas de atendimento, todos só terão a ganhar. A solução é conclusiva ? Possivelmente não, mas, no momento foi tomada a decisão possível.

LEI DE INCENTIVO FISCAL PARA DÉBITOS EM ATRASO

A Lei no. 2668 de 06 de abril de 2005, concedendo incentivo fiscal para pagamento de créditos municipais em atraso, foi considerada por muitos devedores inadimplentes como mais um blefe do Executivo Municipal de Ubatuba, destinada apenas aos incautos, dada a repetida edição de leis semelhantes em administrações passadas que, em algumas instâncias, sequer tiveram o necessário prosseguimento pela ação de execução cabível. Desta forma, um número significativo de devedores contumazes foi-se acumulando. Há entre esses alguns, do ramo dos negócios, que nunca pagaram seus impostos e que se colocavam, obviamente, em desleal e ilegítima concorrência com seus pares atentos às suas obrigações fiscais. Pois bem, desta vez cremos que se enganaram. A administração municipal montou equipe, preparou os processos de execução fiscal, estabeleceu prazos firmes, coordenou-se com o Judiciário, de modo a que os relapsos sejam levados às últimas conseqüências – ao pagamento de seus débitos. Este é um novo paradigma que deverá mudar o comportamento dos que pretendem ignorar suas obrigações fiscais, “empurrando com a barriga”, na expectativa do descaso da administração pública e do decurso de prazo. De fato, muitos conseguiram esquivar-se do pagamento de suas obrigações fiscais apostando na irresponsabilidade de administrações passadas, causando pesadas perdas de receita ao município. A seriedade com que estão sendo cobrados, desta feita, está mexendo com os nervos dessa gente. A se prolongar e confirmar esta seriedade, o número de aventureiros deverá diminuir a quase zero, pois seus bens responderão por seus débitos e em alguns casos não restará outra alternativa a não ser o encerramento da atividade, como já ocorreu com alguns. Um novo paradigma, portanto, na relação contribuinte – fisco municipal.

O IMBROGLIO DOS QUIOSQUES

O imbróglio dos quiosques fincados discricionariamente nas faixas de marinha em Ubatuba, foi sempre uma história de falta de descortino do poder público e de predominância do interesse privado sobre o interesse geral. È verdade que para isto muito contribuíram as leis insensatas e inconstitucionais que tumultuaram a questão e confundiram os próprios empresários, só agora, ao que parece, cônscios de que são apenas cessionários e que a área que ocupam é bem público e assim deverá ser considerada e respeitada. A multiplicação desmesurada destas lanchonetes na areia, desfigurou completamente algumas de nossas praias, transformando-as num camelódromo de muitíssimo mau gosto – um mercado a estilo Bangladesh e outras paragens de mesmo nível. Desrespeitaram-se direitos de propriedades adquiridas e construídas com frente livre para o mar, causando forte depreciação dos investimentos feitos, uma injustiça difícil de reparar. Não satisfeitos, instalaram-se equipamentos de som numa afronta ambiental extremamente desrespeitosa, como se todos os veranistas e banhistas fossem alienados mentais e viessem para a praia para um carnaval desrespeitoso, atentatório até aos bons costumes, em alguns casos, especialmente ao lazer de famílias que em nada nutrem prazer nessa confusão de sons, batuques, danças e da pressão da oferta irritante de comestíveis e produtos a azucrinarem a paciência de quem vem para a praia para desfrutar do mar que é, ainda, a grande maioria. Pois bem, muita coisa já mudou e estará mudando, mesmo porque “foram com muita sede ao pote” e este se quebrou. Um novo paradigma para os nossos turistas e veranistas? Cremos que sim, na medida em que se conjugarem os benefícios de certos serviços, a quantidade e a qualidade ofertada, com a efetiva demanda pelos mesmos.

CONGELAMENTO DE ÁREAS INVADIDAS

O congelamento de certas áreas invadidas pela ação de grileiros e aproveitadores, estimulando migrações desmedidas que não encontram meios mínimos de sobrevivência no município, é medida de altíssimo interesse social, tanto dos ocupantes dessas áreas como da população em geral que vê nesse crescimento desordenado a degradação constante da qualidade de vida no município. O conclamado “direito de ir–e–vir”, esposado na Constituição, não pode ser confundido com o direito de “ficar onde bem se entenda”. Não é preciso ser um especialista em Direito Constitucional para entender que “ir-e–vir” significa, logicamente, locomover-se, transitar de uma parte para outra, tomar um ônibus e visitar os lugares que quiser, por-se à pé e ir para onde desejar. Estabelecer-se, todavia, numa urbe, subentende obediência a certas regras e é às Prefeituras que cabe estabelecer essas regras através das leis de Uso e Ocupação do Solo, ditando, portanto, onde e de que forma é possível ficar. O congelamento dessas áreas visando o bem de todos e a melhoria da qualidade de vida das comunidades pode não ser, inicialmente, uma ação agradável aos atingidos, porém, no longo prazo eles serão, provavelmente, os mais beneficiados, pois, o crescimento descontrolado dessas ocupações impede a oferta de serviços e investimentos públicos à altura das necessidades que se criam. A coragem na implantação dessa ação de controle habitacional e populacional é um novo paradigma em nossa história municipal.

Para quem experimentou, por repetidas vezes, os pesados encargos executivos em empresas privadas e públicas, sob fogo cruzado das dissensões e das críticas inevitáveis e até necessárias, é sempre bom uma palavra de reconhecimento e estímulo das boas coisas que se conseguem realizar.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Ubatuba, SP
efcardosojr@uol.com.br

Humor Topo

Diário escolar
Tem dias que me arrependo tanto de não ter seguido o conselho de mamãe e ter feito carreira no banco - comentou com aspecto cansado o professor de Geografia – leia o que a aluna respondeu nessa prova.
Peguei a prova de sua mão. Na questão “Explique como acontece a atividade vulcânica”, foi dada a resposta: “o vulcão expele larva quando entra em órbita”. . O professor, com ar ainda mais desanimado, fez uma pantomima do personagem professor Raimundo: - E o salário, ó!

Ouvido de passagem
Aluno bronqueado porque o professor lhe deu suspensão: - Você sabe quem é o meu pai?
Professor para aluno: - Por que você não pergunta para sua mãe? Ela deve saber.

O aluno poliglota:- Lá na França o nome que se dá ao pescoço é cou. Logo, vai tomar no pescoço!

Professor para outro, antes de entrarem em sala de aula: - Você já tomou seu gardenal hoje?

É de amargar
A secretária: - Para conseguir uma vaga na alfabetização de adultos, o senhor precisar trazer o comprovante de endereço e documento de identidade.
O pretendente: - Serve “xerex”?
A secretária: - O senhor acabou de conseguir a vaga.

Justiça para o carrasco
O diretor para os professores: - amanhã é data cívica, mas é considerado dia letivo. Vocês terão que vir e cumprir horário na escola.
Os professores ficaram em estado catatônico e depois começaram as maldições e acho que foi por essas e outras que o diretor perdeu feio ao se candidatar a um cargo político.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Fui podado!

Venho manifestar minha indignação quanto á falta de ética por parte de funcionários da TV Iperoig, durante as filmagens do evento denominado: I Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, realizado no E. E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos, neste domingo dia 19.
O fato é que, quando chegou a hora de minha apresentação, um funcionário que tem antipatia por minha pessoa, pediu que o outro câmera não me filmasse, mesmo com a contra argumentação do câmera do programa Ação Litoral, que também filmava o evento.
Estes fatos foram presenciados por minha esposa, que estava sentada bem atrás dos câmeras.
Expresso minha indignação, porque além de estar participando do resgate de uma tradição carnavalesca da cidade, sou um compositor com mais de trezentas músicas, convidado pelo organizador do evento, Ney Martins, da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, que queria ver meu retorno aos movimentos culturais da cidade.
Ganhei o 4º lugar no Festival, mas tive as imagens de minha apresentação e recebimento do troféu, suprimidas do contexto da TV Iperoig, uma vez que chegaram a desligar a câmera.
Temos prova sim e a prova está com os próprios funcionários da TV Iperoig, que é a falta das imagens do participante e ganhador do 4º lugar. Quem estava no evento também é testemunha de que EU estava lá.
"puxa Capop que HORROR!!!! como uma coisa como uma tv para a nossa cidade pode dar certo iniciando com tamanha falta de profissionalismo? é meia-boca,é coisa pequena deixar que coisas pessoais interfiram no trabalho que deve ser feito...COITADOS!!!"
este foi um e-mail que recebí, com relação á poda de minha imagem durante a filmagem do Festival de Marchinhas...
mas chega de andar pra trás, vamos marchar pra frente!!
Como eles mesmo dizem: "gosto não se discute!", nisso eu estou de pleno acordo!!

Valter Capop
Compositor
valter.rubens@gmail.com

Venho aqui também dar apoio e solidariedade,com relação ao fato descrito pelo Sr.Julinho Mendes em sua carta intitulada: Meu Repúdio, e "engrossar" o coro do meu velho amigo Luiz Marino Jacob em transformar o titulo da carta em "nosso repúdio"
Acho que tudo na vida tem seu preço e o preço do progresso das cidades litorâneas é ter que deixar os pescadores e pessoas que viveram e cresceram neste oficio, continuarem a exercer seu precioso ofício, em quaisquer circunstancias que elas possam "ferir" a lei ambiental.
A Policia Ambiental tem sim! que fazer o seu trabalho, mas existem coisas em que o povo Ubatubense acredita e se orgulha:As suas tradições!
Um abraço a todos!

Eduardo José Dias
São Paulo, SP

Querido Moromizato,
O senhor alega no carta ao leitor, do site litoralvirtual, que os meus ataques são de ordem pessoal e, sugere ao senhor Emílio Campi, que selecione os materiais enviados, para que o mesmo não publique ataques pessoais a fim de respeitar os leitores. Maurício, entendo perfeitamente a sua dificuldade
em conceituar como nepotismo, a situação vigente dentro da FUNDART, pois compreendo sua ligação afetiva com os praticantes, mas alegar que os meus
motivos são de ordem pessoal, com intuito de promoção, é um absurdo. Primeiramente, gostaria de salientar, que não resido mais na cidade, mas que
meu amor pela mesma, permanece e, que falta derespeito ao leitor, não é questionar, é requerer de uma mídia imparcial e democrática, uma censura
prévia. Isso é um sentimento do qual o ano 1990 já demanda livramento. Não é por esse caminho, que a democracia será solidificada em nosso meio socia,
além do que, o senhor sabe que os meus ataques não são de ordem pessoal, pois nunca tive nenhum problema de relacionamento com sua pessoa, muito pelo
contrário. Acredito que sua posição, de não responder na internet os questionamentos, também é uma falta de respeito com seus leitores e com a
mesma. A internet é um meio de comunicação eficiente, que não merece tal desprezo, assim como a população é informada e não merece mais escapadas
como a do senhor Luís Inácio Lula da Silva.

Marcelo Mittestainer Rezende
Ubatuba, SP

Eu gostaria muito de dar meus parabens a vereadora sempre presente sra.Luciana Machado,ao nosso Prefeito sr.Eduardo Cesar ,pela brilhante atitude de terem comparecido na Associa;ao dos Moradores do Rio da Prata,e ali juntamente varias associa;oes inclusive a minha que sou presidente,estes governantes de nosso municipio,com seus assessores,puderam ouvir e dar respostas ,as necessidades da regi';ao sul,se todas as promessas ali feitas serao cumpridas,náo sei mais de uma coisa tenho a mais absoluta certeza,gra;as a Deus estes politicos sáo pessoas presentes,e que demonstram vontade e se empenham em modificar alguma coisa em nosso municipio,nao sao como muito de nossos vereadores,que so se lembram de dar tapinhas nas costas,do povo em ano eleitoral,parabens nobre vereadora e sr Prefeito,tive a oportunidade de dar parabens alguns eleitos na elei;ao passada ,e falei ficar quatro anos ou mais no poder se depende deles,o bom vereador,prefeito,governador,presidente,etc.....,se elegem por si so, e muito facil ,basta ter vontade de trabalhar e ser honesto.

Mauricio de Souza
Morador da Maranduba

Incompetência ou prevaricação - Em 01.04.05 protocolei junto a seçâo de expediente e protocolo o documento que deu origem ao processo administrativo SA/4636/05 , nele solicitava o imediato retorno de minha pessoa Carlos Alberto Gonçalves Leite ao orgâo executivo municipal , tendo em vista que a atual administraçao em 07.01.05 determinou que deveria este funcionario prestar seus serviços no forum local , amparado pela contituiçâo e tambem pelo despacho proferido nos autos do processo TC-2743/026/2000 , e pela constuiçâo no inciso ll, do artigo 37, tal processo passeia dentro da prefeitura sem que tenha alguem do atual quadro de secretarios , que de um parecer conclusivo, isso é prevaricaçâo ou incompetencia , com a camara nâo posso contar pois ali sâo todos amigos do imperador , tendo essa situaçâo chegado a este ponto levo ao conhecimento de todos que o senhor prefeito municipal comete patente malversaçâo de dinheiro publico com este ato abusivo, caracterizando improbidade administrativa, sanada mediante Açâo Civil Publica . Nos ultimos 180 dias o meu processo dormia profundamente na Secretaria de assuntos Juridicos.

Carlos Alberto Gonçalves Leite
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Sertão da Quina - Luciano Cancelier

Sertão da Quina
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor