Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006 - Nº 1472 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Litoral prevê 1,5 milhão de turistas
Verão Limpo acaba na segunda-feira
Bancada paulista apóia Alckmin
Litoral Norte de São Paulo sediará I Torneio de Pesca Esportiva, Lazer e Ecologia


Caraguatatuba
‘Unidos do Pé da Serra’ homenageia as caiçaras
Prefeitura conscientiza sobre AIDS no Carnaval
Fiscalização ambiental realiza 3ª Mega Operação contra palmito clandestino
200 alunos do projeto “Feito aqui, feito por nós” receberam certificados
Vereadores querem CAR sobre Base de Gás
Câmara vota apenas Regime de Urgência
Peneira de Tênis de Campo acontece no dia 6 de março em Caraguá
Atleta de Caraguá traz medalha de bronze de Taubaté
Caraguá é tema de samba-enredo de escola de samba joseense
“Caraguatatuba, A Porta de Entrada do Litoral Norte”.
Programa “Escola da Família” oferece várias atividades na E.E. Thomaz Ribeiro de Lima
Ditran inicia “Operação Carnaval” nesta sexta-feira 24 em Caraguá
Wagner recebe mais de 200 e-mails sobre verticalização


Ilhabela
Ilhabela festeja o carnaval com eventos ambientais


São Sebastião
Vistoria barra fuga de presos
Diretor não acredita que dinamite venha a ser usada em cadeia local
Sinalizador pode ter sido lançado da rua Ilhabela
Prefeitura e Ciee convocam estagiários para primeiro dia de estágio
Prefeitura arrecada donativos para os desabrigados de Aparecida
Combate a Dengue no carnaval será divertido e informativo
Prefeitura e ACISS preparam folia no mar em São Sebastião
Câmara não vai receber relatório sobre projeto Aquarela
Prefeitura e Associação Comercial preparam folia no mar em São Sebastião
Câmara acata veto a projeto que altera lei dos taxistas

Ubatuba
Olha o Bloco da Caxorrada aí gente!
Bloco Galo da Meia-Noite completa 10 anos e abre o Carnaval em Ubatuba
Sem choro de criança
Serestas e Seresteiros apresenta marchinhas de carnaval
Prefeito usa tribuna para responder dúvidas de vereadores
Futebol feminino de Ubatuba define calendário para 2006
Cerca de 500 pessoas se inscreveram para tentar uma vaga como trabalhador braçal na Prefeitura de Ubatuba
Secretaria de Obras inicia trabalhos com máquina de guias e sarjetas
Ibama anuncia mudança no defeso do camarão

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral prevê 1,5 milhão de turistas

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte reforçaram a infra-estrutura para o feriado de Carnaval. Coleta de lixo, limpeza de praias e segurança pública foram ampliadas para receber 1,5 milhão de turistas nas quatro cidades da região.
Apesar de o Estado reforçar o policiamento, a Prefeitura de Caraguá, que espera 600 mil turistas, resolveu ampliar a segurança na Praça de Eventos, local que deverá receber 20 mil pessoas por noite durante os bailes de rua.
A prefeitura fechou o local, contratou 35 seguranças e contará ainda com 35 policiais militares por noite. O monitoramento eletrônico, composto por três câmeras, foi mantido.
Para evitar confusões durante a madrugada, a prefeitura decidiu também encerrar os bailes às 2h da manhã.
Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Lima, o fechamento da praça permitirá que o policiamento impeça a entrada no local de 'tubos de espuma' e objetos cortantes ou bebidas em vidro. "Queremos promover um Carnaval para toda a família."
LIXO - Caraguá vai manter 20 caminhões na coleta de lixo e 210 homens para limpeza das praias, ruas e avenidas.
Em São Sebastião, segundo o secretário das Sub-Prefeituras, José Carlos Moreno, serão colocados 16 caminhões para coleta e 230 homens para limpeza. Ilhabela terá oito caminhões na coleta e 180 homens na limpeza. (Fonte: ValeParaibano)

Verão Limpo acaba na segunda-feira

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) encerrará no feriado de Carnaval a Campanha Verão Limpo 2006. A campanha, que durou dois meses, teve como objetivo conscientizar moradores e turistas sobre a importância de se manter as praias limpas e preservar os recursos naturais. Amanhã e sábado, a campanha será realizada na Praia Grande, em São Sebastião. No domingo e segunda-feira, a Praia do Perequê vai receber o Verão Limpo, em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Bancada paulista apóia Alckmin

Litoral Norte - O líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo, Edson Aparecido, disse ontem que a bancada estadual paulista apóia em peso a indicação do governador Geraldo Alckmin para candidato do PSDB à Presidência da República.
Segundo ele, esse apoio é “estadual” porque os parlamentares teriam ouvido todos os prefeitos e vereadores de São Paulo.
“O Sidney Beraldo (presidente do PSDB de São Paulo) vai comunicar ao presidente (nacional do PSDB) Tasso (Jereissati) que São Paulo apóia o governador. A idéia é que o Beraldo faça essa comunicação ao Tasso e ao prefeito Serra”, disse Aparecido, após participar de café da manhã com Alckmin.
Aparecido afirmou que esta será a primeira vez que o presidente de um diretório manifestará sua vontade para o presidente nacional do partido.
O deputado estadual seguiu o discurso dos “excluídos” do PSDB e afirmou que a escolha do candidato tucano à eleição presidencial não pode ficar na mão de poucos.
“A decisão não é deles. Não são os três que vão decidir isso”, disse Aparecido, se referindo ao triunvirato formado pelo presidente do partido, Tasso Jereissati, pelo ex-presidente Fernando Henri-que Cardoso e pelo governador de Minas, Aécio Neves. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral Norte de São Paulo sediará I Torneio de Pesca Esportiva, Lazer e Ecologia

Litoral Norte - O evento será realizado na cidade de Bertioga, litoral norte do Estado de São Paulo, e contará com o apoio da prefeitura de Bertioga, da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer de São Paulo, da Fiesp, do Sesi - SP e Senai - SP.
A Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE) realizará, entre 12 de março e 7 de maio, o I torneio de Pesca Esportiva, Lazer e Ecologia – by Nelson Nakamura, dividido em três etapas.
O objetivo do torneio é desenvolver o turismo local e as atividades relacionadas à pescaria, além de explorar a pesca esportiva em parceria com cidades interessadas na divulgação do esporte. Durante o evento, o público poderá participar de feiras e workshops, que apresentarão as novidades do setor.
O torneio será realizado em águas interiores (canal e rios) e em águas costeiras, onde os participantes deverão utilizar Plugs, Junping Jip, Jig, Chad ou Grub, isca natural e camarão artificial. São seis modalidades de pesca em que os participantes poderão se inscrever.
A 1ª etapa começa em 12 de março, com pescaria e coleta de lixo no manguezal da região. Aqueles que juntarem o maior volume de resíduos serão beneficiados com pontos extras. No entanto, a dupla que não conseguir realizar nenhuma captura de robalo, não poderá computar os pontos obtidos. No dia 8 de abril acontecerá a Copa Desafio, torneio à parte do torneio principal onde os participantes deverão aplicar toda a técnica e conhecimento sobre a pesca, com premiação específica. O resultado será divulgado na 3ª etapa, em 7 de maio, com premiação do primeiro ao quinto colocado em cada modalidade.
A pontuação da dupla será computada de acordo com os robalos “peva e flecha” pescados. A fiscalização e o controle de peso e medida ficarão a cargo da Federação Paulista de Pesca.
O regulamento para as modalidades será feito pelo Ibama, Federação Paulista de Pesca e Lançamento e biólogos. Os participantes deverão inscrever-se em duplas e estar com a documentação regularizada (licenças de pesca e habilitação para condução e embarcação).
As inscrições, no valor de R$ 350, podem ser feitas até o dia 6 de março, pelo telefone (11) 5594-0344 ou pelo site http://www.anepe.org.br/  (Fonte:Pescarte)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


‘Unidos do Pé da Serra’ homenageia as caiçaras

Caraguatatuba - A união dos amigos José Roberto Alves, Joaquim José da Silva e Ma-nuel, o ‘íngua’, entre outros amantes do samba, criou em 2004 o Bloco Furacão, hoje denominado ‘Unidos do Pé da Serra’, que reúne foliões dos bairros Rio do Ouro, Jaraguazinho e Ponte Seca.
Com o enredo ‘Povo guerreiro do Brasil’, o bloco homenageia duas caiçaras guerreiras, Dona Genovena Franco, que foi proprietária de uma fábrica de fantasias e atualmente reside no bairro Benfica, com seus 84 anos, e Sebastiana Vitório, nascida na praia da Mococa, também residente na cidade.
O samba enredo, de autoria do puxador Roberto Alves, também remete aos brasileiros que acordam cedo para trabalhar, fala das riquezas nacionais, como o desfile das escolas no Rio de Janeiro, a diversidade da Amazônia, do futebol, entre outros. “Uma terceira pessoa será homenageada, mas só divulgaremos na hora do desfile”, disse o autor do samba, Alves.
O bloco ‘Unidos do Pé da Serra’ pretende colocar 80 foliões na avenida este ano, sendo o último bloco a desfilar. As fantasias estão sendo distribuídas gratuitamente. Os interessados devem comparecer no Bar do Chita, que fica ao lado da Padaria do Rio do Ouro, na rua Américo Timóteo do Rosário, 269.
“Investimos os R$ 2 mil, doados pelos patrocinadores para reforçar os instrumentos da bateria que deve sair com 40 componentes”, explicou o presidente eleito do bloco para o carnaval/2007, Joaquim José da Silva. Os ensaios da bateria estão acontecendo nos finais de semana, em frente ao Bar do Chita.
As fantasias nas cores nacionais são simples, segundo Alves. “Estamos acreditando neste retorno do carnaval de enredo, e pretendemos transformar o bloco em Escola de Samba o ano que vem. Vamos fazer um desfile no nível que a cidade merece”, adiantou Alves, dizendo que o Unidos do Pé da Serra é o único bloco que fala do nome de Caraguá em todos seus enredos.
O bloco participou de três desfiles em Caraguá, nos anos de 1994 até 1996.
Amanhã é a vez do bloco Unidos do Samba, nesta série de reportagens com os quatro blocos de enredo carnavalesco que desfilam na segunda-feira de carnaval, na Avenida da Praia.

Enredo: Povo guerreiro do Brasil
Compositor, autor e puxador: Roberto Alves

Sou brasileiro, sou guerreiro
Sou parte nacional, sou Pé da Serra bis
Alô galera, vem pular o carnaval

Samba Brasil, Samba nação
Chegou a hora meu povão
Se o mundo inteiro pirou
O Pé da Serra chegou
Para abrilhantar,
Abrilhantar o carnaval em Caraguá

Mas resgatando, resgatando
O que o quê, o folclore nacional
Nacional é fevereiro olê olê
Caraguatatuba olá olá

O Pé da Serra vem apresentar
Quinhentos e seis anos de pura emoção
Sou brasileiro está na alma
E no coração
Brasil, Brasil, Brasil
Rei do futebol, rei do carnaval
Eu to que to, eu to que to no litoral

Pé da Serra oooa vem chegando
Para homenagear rei Zumbi estou aqui
Uma história agora eu vou contar

Sou brasileiro sou guerreiro.... bis

Pé da Serra oooa vem chegando
Pra homenagear Dona Genoveva Franco
São Paulo Chiquitita, agora em Caraguá

Sou brasileiro, sou guerreiro... bis

Pé da Serra oooa vem chegando
Pra homenagear Dona Sebastiana Vitório
Caiçara aqui de Caraguá


Quando as caravelas viram terra firme então
Nasceu Bahia, nasceu Brasil
Em nosso coração

Sou brasileiro, sou guerreiro... bis

Brasil país tropical
Abençoado pelo pai da criação
A floresta Amazônica pulmão da terra
É minha é sua é nossa, meu povão

(Fonte: Imprensa Livre)


Prefeitura conscientiza sobre AIDS no Carnaval
O trabalho da Secretaria de Saúde visa intensificar a distribuição de camisinhas para o público certo e conscientizar sobre a importância de prevenir-se e evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá vai intensificar o trabalho contra a AIDS durante o Carnaval, conscientizando a população sobre o uso da camisinha. As Unidades de Saúde estão disponíveis para atender a população até sexta-feira, para a entrega de camisinhas.
A Secretaria de Saúde, que já atua com o programa DST/AIDS de Redução de Danos, desenvolvido pela UAMI-Unidade de Atendimento de Moléstias Infecto-Contagosiosas, vai intensificar ainda mais o trabalho de conscientização e distribuição de camisinhas em locais estratégicos. O foco é o público de risco, entre profissionais do sexo, homossexuais e usuários de drogas.
A equipe já conhece os grupos de risco e por isso vai dobrar a atenção com esta população, visando levar a conscinetização sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e também informações sobre tratamento, exames, diagnóstico. “Visitamos quiosques na beira da praia, casas de prostituição e até ruas e avenidas. Como já conhecemos o público alvo, fica mais fácil, o objetivo mesmo é intensificar a distribuição de camisinhas para o público certo”, explicou a diretora de Assistência à Saúde, Luciana Fadel.
Para adquirir as camisinhas, basta levar um documento até a Unidade de Saúde mais próxima. (Fonte: PMC)

Fiscalização ambiental realiza 3ª Mega Operação contra palmito clandestino

Caraguatatuba - Representantes de cinco órgãos de fiscalização participaram, na última sexta-feira, em Caraguatatuba, da 3ª Mega Operação Integrada de Fiscalização no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
As operações anteriores foram realizadas em Ubatuba e Jacareí, sempre tendo por objetivo reprimir o comércio clandestino de palmito, espécie vegetal em extinção. Outro tipo de operação também tem sido realizada dentro da mata, em trilhas e estradas de acesso às Unidades de Conservação, visando a repressão à caça e ao comércio clandestino de animais silvestres.
Retirado ilegalmente das Unidades de Conservação, como o PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), o palmito costuma ser manipulado de forma inadequada, consistindo numa ameaça tanto à saúde da população, quanto à biodiversidades destas áreas, pois é elemento importante na cadeia alimentar da fauna da Mata Atlântica.
A operação realizada em Caraguatatuba fiscalizou 28 empreendimentos comerciais, sem encontrar nenhuma irregularidade. Ela contou com a participação de nove equipes, formadas por 42 pessoas. Participaram representantes de cinco órgãos de fiscalização: Instituto Florestal, Polícia Ambiental, Ibama, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal.
A última fiscalização deste tipo, realizada no município de Ubatuba, em janeiro último, contou com seis equipes que vistoriaram 37 estabelecimentos comerciais, dos quais três foram autuados e multados, seis foram autuados por falta de higiene e más condições, e um foi interditado pela Vigilância Sanitária.
Estas atividades fazem parte do POC (Plano Operativo de Controle), previstos no âmbito do Programa de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Este programa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Alemão KFW, que nos últimos anos tem fornecido recursos para a proteção dos ecossistemas naturais e melhoria da gestão das Unidades de Conservação paulistas. (Fonte: Imprensa Livre)

200 alunos do projeto “Feito aqui, feito por nós” receberam certificados

Caraguatatuba - A formatura de 200 alunos dos cursos de geração de renda “Feito aqui, feito por nós”, realizados no Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul, de Caraguatatuba, aconteceu nesta quarta-feira 22. Na ocasião, alguns alunos receberam a carteirinhas de membros da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades
O projeto de geração de renda “Feito aqui, feito por nós”, desenvolvido no Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul, formou sua primeira turma de alunos nesta quarta-feira 22.
Participaram da entrega de certificados a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Rosângela Carrijo de Aguilar, a Secretária de Assistência Social, Antonia Aparecida Decanini Marcelino, alunos dos cursos de geração de renda e seus familiares, monitores, e comunidade.
Os certificados de participação nos cursos foram entregues a cerca de 200 participantes, segundo informou a coordenadora técnica do projeto “Feito aqui, feito por nós”, Deise Romagnolo Mendonça. Para Deise, o lado mais importante desta cerimônia “é que os alunos se envolveram com os cursos com muita garra, se propondo a aprender algo diferente. Além disse, nos sentimos felizes pelo dever cumprido, integrando o aprendizado com a possibilidade de um futuro mais confiante para nossos formandos”, explicou.
A diretora do PAT/SINE (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Elmar Farias Ferreira, a Ká, que também participou da formatura, aproveitou a ocasião para entregar aos formandos a carteirinha de identificação de artesão da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, entidade a qual representa em Caraguá.
Desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, os cursos beneficiaram famílias, que aprenderam novas atividades nas áreas de pintura em tecido, estamparia, cintos e bolsas, bonecas de pano, entre outras. (Fonte: PMC)

Vereadores querem CAR sobre Base de Gás
Parlamentares sentem-se alijados do processo

Caraguatatuba - Os Vereadores de Caraguatatuba sentem-se desinformados sobre o processo de tramitação e formação da Base de Gás da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.). A reclamação foi feita pelo Presidente do Legislativo, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), durante pronunciamento feito na Tribuna da Câmara na Sessão Ordinária semanal de 21 de fevereiro - terça-feira. Para acompanhar o caso, os Parlamentares decidiram criar uma CAR (Comissão de Assuntos Relevantes), que só deverá terminar quando da conclusão das obras e inauguração da unidade da estatal.
A vinda da Base de Gás da Petrobrás para Caraguatatuba representará grandes mudanças sócio-econômicas e culturais. Com o intuito de participar mais e ativamente destas mudanças, os Vereadores querem ter informações pormenorizadas e atualizadas sobre tudo que vem ocorrendo sobre o assunto, mas estão desinformados quanto ao processo, o que os teria deixado inconformados.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), levantou a questão sobre o problema durante a Tribuna da 3ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida terça-feira - 22 de fevereiro, relatando que os contribuintes têm procurado os Vereadores para saber informações sobre o assunto, não tendo, podendo e sabendo o que informar, e devido a isso, idealizou a criação da CAR (Comissão de Assuntos Relevantes), que foi encabeçada pelo Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), obtendo apoio dos Vereadores presentes.
A idéia é formalizar a CAR para a próxima sessão, em 7 de março e imediatamente iniciar os trabalhos, para poder acompanhar passo a passo o que vem ocorrendo para a efetivação da Base de Gás em Caraguatatuba.
Para o Presidente Pardim a Câmara não pode ser colocada de lado num movimento como este. "Se esta Base de Gás está vindo para nossa cidade é em partes, por obra da Câmara, que aprovou propostas sobre o assunto, que se uniu ao Prefeito neste projeto de interesse público e por conseguinte, tem a responsabilidade de participar do progresso de nossa cidade. A Câmara não pode ficar alheia ao fato e muito menos ficar desinformada do processo", frisou o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota apenas Regime de Urgência
Alteração da Lei 200/92 tomou o tempo da Ordem do Dia

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou apenas um projeto em Regime de Urgência, durante a sua 3ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira - 21 de fevereiro, não discutindo e votando pela segunda semana consecutiva a Ordem do Dia previamente agendada. A próxima Sessão Ordinária semanal acontece no dia 7 de março, em virtude do Carnaval.
O único projeto votado tem a autoria do Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB) e propõem alteração na Lei de Uso do Solo - 200/92, permitindo a Categoria de Uso do tipo E-1 na ZGE - 1 (Zona de Gerenciamento Especial). Em resumo o projeto permite que entidades religiosas possam se instalar e ser legalizadas, em locais com o bairro do Getuba.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 10 Projetos de Lei, bem como foram discutidas e votadas 2 Moções. No intervalo foram lidas 97 Indicações.
Em virtude da terça-feira de Carnaval - 28 de fevereiro, não haverá Sessão Ordinária semanal, sendo a próxima somente em 7 de março. A Sessão Ordinária semanal foi transmitida ao vivo, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Peneira de Tênis de Campo acontece no dia 6 de março em Caraguá
Os interessados em participar das aulas de tênis de campo devem comparecer no CEMUG, no dia 6 de março, quando acontecerá uma peneira para selecionar os atletas.

Caraguatatuba - Caraguatatuba terá neste ano aulas de Tênis de Campo para os interessados em praticar a modalidade. No dia 6 de março, segunda-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) acontece uma peneira onde serão selecionados os atletas que participarão das aulas.
A idade mínima para participar da seleção é 7 anos. A peneira acontece das 8h às 10h para crianças com idade de 7 a 10 anos; das 10h às 12h para crianças com idade de 11 a 15 anos. Pessoas com idades entre 10 e 14 anos serão avalidadas no horário das 15h às 17h; e pessoas com idade de 15 a 18 anos, das 17h às 20h.
Para os interessados com idade acima de 20 anos, as inscrições serão feitas por agendamento no próprio CEMUG.
As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, nos dois campos do CEMUG, das 8h às 11h e das 15h às 20h.
A Secretaria de Esportes reservou o período que vai até às 17 horas para pessoas de até 17 anos que não trabalham. Após esse horário, as aulas serão dadas exclusivamente para pessoas que trabalham durante o dia.
“Fizemos um horário especial para que os trabalhadores tenham a oportunidade de fazer as aulas. Queremos incentivar todos os munícipes, por isso temos que dar oportunidade a todos,” disse o diretor de Recreação da Secretaria de Esportes, Renato Aguilar.
As vagas para as aulas são limitadas e os interessados devem levar xerox do Rg, comprovante de residencia e uma foto 3x4. Cada aula terá duração de 30 minutos e serão ministradas pelo professor Anderson Domiciano.
O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone 3888-4110 ou 3887-1165.
Com o objetivo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de despertar a prática deste esporte, a secretaria irá fornecer raquetes e bolas para as aulas e os alunos terão que trajar tênis, bermuda e camiseta.
Para mais informações ligue 3888-4110 ou 3887-1165.
Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta!!! (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá traz medalha de bronze de Taubaté
A atleta foi medalha de ouro em provas na Ilhabela,em São Sebastião e Caraguá e conquistou medalha de bronze na sua primeira participação nos Jogos Regionais 2005.

Caraguatatuba - A Atleta caraguatatubense Rosilaine de Souza Silva conquistou o 3º lugar na 11ª Prova Pedestre General Salgado, que aconteceu no dia 19, domingo, em Taubaté, reunindo atletas profissionais da modalidade.
A competição atraiu mais de dois mil participantes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e diversas cidades do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade de Caraguatatuba foi representada por 18 competidores apoiados pela Secretaria de Esportes e Recreação. Rosilaine Silva também teve o apoio da academia Stúdio Personal.
A atleta, que já conquistou medalhas em Ilhabela, São Sebastião e diversas provas realizadas no município, como por exemplo o Biatlhon que aconteceu no sábado, dia 18, em que conquistou medalha de ouro, foi premiada com trofeú, medalha, kits de patrocinadores e um prêmio em dinheiro.
Rosilaine Silva, que também procura patrocinador levou a medalha de bronze em sua primeira participação na 49ª edição dos Jogos Regionais, já se prepara para conquistar uma melhor posição na 50ª edição do evento, na qual representará Caraguá no mês de julho em Lorena.
Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta !!! (Fonte: PMC)

Caraguá é tema de samba-enredo de escola de samba joseense

Caraguatatuba - A escola de samba Império da Vila levará para a avenida o enredo "Caraguatatuba: A Porta de Entrada do Litoral Norte", de autoria do Sr. David Coelho, sob nova direção, tendo como Presidente e Carnavalesco o Sr. Rubens Amery Filho.
Caraguatatuba será novamente homenageada em um samba-enredo na região. A escola de samba Império da Vila, de São José dos Campos, levará para a avenida no Carnaval 2006, o tema de enredo "Caraguatatuba, a Porta de Entrada do Litoral Norte".
O Grupo Recreativo e Cultural da Escola de Samba Império da Vila foi fundado pela Srª Maria Antônia de Almeida, em 16 de outubro de 2000, na Vila Letônia, em São José dos Campos, como Bloco Carnavalesco de natureza Cultural e Recreativa. O nome do bloco foi sugestão de Carlos Alberto A Rennó e aprovado por unanimidade.
Em 2001 o Bloco Carnavalesco Império da Vila leva para a avenida o enredo e o samba " O Novo Milênio da Paz", obtendo a 4ª colocação, devido à boa colocação, o Bloco passa a ser Escola de Samba, levando para a avenida em 2002 o tema " O Folclore Brasileiro" obtendo a 3ª colocação.
No ano de 2003 a escola desfila com o tema " O Indígena Brasileiro" ficando em 4º lugar, nesse mesmo ano é eleita a nova diretoria, sendo presidente Geraldo Salles e carnavalesco Rubens Amery Filho, e leva para a avenida em 2004 o enredo "Reciclando o Lixo se Cria o Luxo" e obtém a 2ª colocação.
Em 2005 a escola apresenta na avenida o enredo "O Cassino da Alegria: O jogo Vai Começar", sagrando-se campeã do Grupo I e passando a integrar o Grupo Especial. Em 2006 a escola levará para a avenida o enredo "Caraguatatuba: A Porta de Entrada do Litoral Norte", de autoria do Sr. David Coelho, sob nova direção, tendo como Presidente e Carnavalesco o Sr. Rubens Amery Filho.
Confira a letra do samba enredo:

“Caraguatatuba, A Porta de Entrada do Litoral Norte”.
Compositor: Geraldo Salles/William Dias/Kleber Dias
Melodia Geraldo Salles/William Dias

Deixa clarear deixa amanhecer
A tromba d’água vamos esquecer
Vamos pensar nas nossas lindas praias {bis}
Império hoje canta pra você

Descendo a serra
Há um cenário deslumbrante
Entre a serra e o mar é Caraguá
Que eu te amo tanto

Caraguatatuba que eu te amo tanto
De lindas praias e de muito encanto
Tu és pequena de coração grande
Teu povo humilde se torna gigante

Raiou o sol brilhou a lua
Vem pra avenida que esta noite é sua {bis}
Raiou o sol brilhou a lua
Vem Caraguá que esta festa é sua

Tem a Prainha tem o Jacaré
Martim de Sá tem muitas mulheres
Têm as loirinhas também as mulatas
À noite temos pagode na praça

Tem a Flecheira tem o Indaiá
E a Palmeiras pra você ficar
Praia do Centro tem a Iemanjá
Aonde os devotos vão pra lá louvar

Eu sou guerreiro
Sou tamoio sou forte {bis}
Eu sou entrada
Do Litoral Norte

(Fonte: PMC)

Programa “Escola da Família” oferece várias atividades na E.E. Thomaz Ribeiro de Lima
Já começaram as atividades do programa “Escola da Família”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, nas nas escolas estaduais de Caraguatatuba. Vários cursos e atividades são oferecidos para todos os gostos e idades

Caraguatatuba - O programa “Escola da Família”, do Governo do Estado de São Paulo, abre os portões escolares todos os finais de semana, convidando os alunos, suas famílias e a comunidade a participarem de diversas atividades, que atendem a todos os gostos e idades.
Em Caraguatatuba, as escolas estaduais também participam do programa. Uma delas é a E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, que já iniciou novas atividades em 2006. De acordo com a coordenadora do programa na unidade escolar, a professora Ana Paula Ribeiro, “neste ano temos algumas novidades, incluindo curso de alemão, alfabetização de jovens e adultos com certificação do MEC, além dos cursos de geração de renda de panificação artesanal, pintura em tecido e biscuit”, explicou.
O Instituto Ayrton Senna participa desta iniciativa, apoiando o “Game Superação” - um projeto para jovens de 14 a 18 anos, desenvolvido por universitários do município.
São oferecidas ainda treinamentos esportivos em diversas modalidades como Futsal, Basquete, Tênis de Mesa, Vôlei, Jiu-Jitsu, Dança, Ginástica Rítmica e Break(dança).
Segundo a direção da E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, as inscrições são gratuitas para as atividades esportivas e para os cursos, e no caso das aulas de alemão, alfabetização de adultos, entre outros, o material é cedido gratuitamente pela escola. Todo mundo pode participar. As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola, que fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, em frente à prefeitura.
O programa “Escola da Família” acontece aos sábados e domingos sempre das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones (12) 3882-2241 com Vanilda, ou (12) 9773-5934, Ana Paula. (Fonte: PMC)

Ditran inicia “Operação Carnaval” nesta sexta-feira 24 em Caraguá
A Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, inicia nesta sexta-feira 24, a “Operação Carnaval”, com apoio à Polícia Rodoviária na descida da serra, e rotas alternativas dentro da cidade para que não haja congestionamento na região central

Caraguatatuba - Com a chegada da maior festa popular do calendário nacional, A Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, já está se preparando com total infra-estrutura para atuar durante a “Operação Carnaval”, que acontece de 24 a 28 de fevereiro na cidade.
Nesta sexta-feira 24, os agentes de trânsito da Ditran, auxiliarão a Polícia Rodoviária na “Operação Descida”.
No sábado, dia 25, a “Operação Carnaval” oferecerá rotas alternativas ao turista que escolheu Caraguá para curtir os bailes populares. Para quem desce a serra, a primeira opção de desvio é pela rua Rio do Ouro, e para o motorista que segue sentido trevo, a rota alternativa é pela avenida Goiás. Haverá ainda uma interdição no trecho da avenida Altino Arantes, na altura da praça do coreto, no centro, ficando o trânsito totalmente desviado para a rua São Benedito(rua da igreja), das 20h à meia-noite.
BLOCOS CARNAVALESCOS RECEBEM APOIO NA AVENIDA - Os primeiros grupos a marcarem presença na Avenida da Praia, em Caraguá, no sábado, são o Bloco das Piranhas e o Bloco da ASCAFF(Associação de funcionários públicos da cidade), que terão parte da avenida Dr. Arthur Costa Filho e algumas ruas da região central interditadas, durante o deslocamento dos foliões, entre às 18h e 23h. A Ditran realizará ainda, na noite de sábado, uma fiscalização na Tabatinga e também na Cocanha, com interdição da avenida Maria Carlota para a passagem do Bloco da Cheirosa, às 20h, e baile popular do bairro Massaguaçu.
No domingo de Carnaval, dia 26, a Ditran dá continuidade ao trabalho de fiscalização na Tabatinga e Cocanha, e interdita novamente a Avenida da Praia, no Centro e demais ruas, de acordo com o deslocamento dos blocos que desfilam, das 18h às 23h, com parada final na Praça Ton Ferreira. O primeiro a marcar presença em Caraguá é o Bloco do Urso, seguido pelo Bloco Tudo de Bom. No Massaguaçu, o Bloco da Cheirosa retorna à Avenida Maria Carlota à partir das 20h.
Os Blocos de Enredo são destaque em Caraguá nesta segunda-feira 27. A Avenida da Praia será fechada pela Ditran no trecho entre a rotatória da avenida Prestes Maia, passando pelo Centro, até a Martim de Sá, das 19h às 2h da manhã. Em seguida haverá baile popular. Na Praça Cândido Motta será realizado o tradicional “Carnaval de Antigamente”, e com isso, a avenida Altino Arantes sofrerá interdição, com desvio de trânsito para a rua São Benedito. Novamente o Bloco da Cheirosa terá apoio da Ditran no Massaguaçu, a partir das 20h, na avenida Maria Carlota.
Encerrando com chave-de-ouro a “Operação Carnaval”, na terça-feira 28, a Ditran interdita novamente o trecho da praça Cândido Motta(praça do coreto), para o último baile popular, e na quarta-feira, dia 1º, os agentes de trânsito darão apoio à Polícia Rodoviária Estadual, durante a realização da “Operação Subida”, com rotas alternativas para o motorista que segue viagem para a Capital. Os acessos à rodovia se darão pela Avenida Jundiaí e Avenida da Praia, ou ainda, pela Avenida Siqueira Campos(via Rio do Ouro – saindo no início do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios – SP-99, próximo ao posto de guarda), além do tradicional deslocamento que pode ser feito pela rua Engenheiro João Fonseca(antiga rua do cinema), via Avenida da Praia. (Fonte: PMC)

Wagner recebe mais de 200 e-mails sobre verticalização

Caraguatatuba - Desde que o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, anunciou o projeto de lei que cria as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), dezenas de e-mails chegam todos os dias no endereço virtual do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, comentando o assunto.
Até a manhã de hoje, 22, a assessoria do parlamentar registrou cerca de 250 e-mails. No teor das manifestações, as pessoas foram unânimes em se posicionarem contrárias à verticalização no município.
“Venho por meio deste demonstrar minha insatisfação quanto ao projeto de verticalização. Como querem construir prédios em locais que não possuem estrutura nem para receber o número de turistas que cresce a cada ano?”, questionava um dos e-mails.
Muitos citaram as cidades do Guarujá e Praia Grande como exemplos a não serem seguidos. “A verticalização de lugares com imenso potencial turístico, como foi o caso do Guarujá, geram enormes problemas sociais a longo prazo”, dizia outro.
Degradação ambiental, alterações da paisagem e beleza natural do município, prejuízos ao turismo e falta de saneamento básico são algumas das argumentações apontadas nas mensagens.
A polêmica em torno do projeto ganhou ainda maior repercussão depois que foram veiculadas matérias na Internet, como no site da Folha de São Paulo e em um site de surf no portal Terra (www.waves.com.br). O título “Verticalização, só das ondas” ilustra o conteúdo da reportagem.
“Numa cidade em que muitos dependem do turismo para sobreviver, é importante não somente a opinião das pessoas que nela vivem, mas também daquelas que a freqüentam”, entende Teixeira.
Ele garante que todos as mensagens são lidas e respondidas. O endereço virtual do vereador para quem quiser se manifestar sobre o assunto é wagnert.cmss@uol.com.br.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela festeja o carnaval com eventos ambientais

Ilhabela - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, estará realizando neste final de semana em Ilhabela, o evento de encerramento da campanha Verão Limpo 2006.
A campanha conta com atividades lúdicas, como teatro de bonecos, oficinas de reciclagem, laboratório móvel, distribuição de sacolinhas, bonés e cartilhas.
O evento que será realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro das 10:00 às 18:00 horas na Praia do Perequê (em frente ao Hotel Pelicano), tem o objetivo de sensibilizar a população local e flutuante para a importância de se manter limpos praias e locais públicos, incentivando praticas saudáveis no contato com a natureza.
Neste mesmo clima de encerramento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza o último evento do Ecoverão 2006, a Oficina de Arte com Materiais Recicláveis será realizada na sede da Agenda 21, Av. Pedro Paula de Moraes,1181, Engenho D’Água no próximo Sábado dia 24 dás 9:00 às 13:00 horas. Participe. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vistoria barra fuga de presos

São Sebastião - Uma megablitz realizada ontem pela Polícia Civil na Cadeia Pública de São Sebastião apreendeu estiletes, drogas e aparelhos celulares. A suspeita é que os presos estariam preparando uma fuga em massa no Carnaval.
A vistoria durou cinco horas e foi feita por 35 policiais, entre eles, 12 homens da Garra(Grupo Armado de Repressão de Roubos e Assaltos) de São José dos Campos.
"Tínhamos informações de que os presos estariam preparando uma fuga durante o Carnaval", disse o diretor da cadeia, o delegado Luiz Antonio Cunha dos Santos, que instaurou inquérito para apurar o caso.
Segundo o delegado, por precaução, foi reforçada a vigilância interna e externa na cadeia. As visitas aos presos também foram suspensas, por medida de segurança.
A cadeia de São Sebastião abrigava ontem 225 presos, apesar de ter capacidade para 60 detentos. (Fonte: ValeParaibano)

Diretor não acredita que dinamite venha a ser usada em cadeia local
“Não sei se foi o PCC. Trata-se de um material perigoso e ninguém é descartável”, afirmou delegado federal

São Sebastião - O diretor da cadeia local, Luiz Antônio Cunha dos Santos, não acredita que os 75 quilos de dinamite furtados da pedreira Krafer, no bairro São Francisco, na madrugada de segunda-feira, sejam usados na cadeia local, conforme tem sido cogitado. “Não estou descartando, apenas considero difícil, pois é necessário um ‘ri-tual’ para colocar o explosivo”, acrescentou.
O que o delegado explicou é que as “bananas” não são um artefato que a pessoa possa, passando em frente a um local, jogar para explodir. É preciso instalá-lo, fazendo buracos, cavando paredes, e ligá-lo junto a um detonador, para se ter o efeito desejado. Para que esta instalação seja feita, seria preciso burlar a segurança externa e interna da cadeia.
O diretor também acredita que, no momento, na cadeia não haja preso que seja passível de resgate ou membro do PCC (Primeiro Comando da Capital).
Polícia Federal - O delegado da Polícia Federal, José Pinto Luna, disse que ninguém está descartado, se referindo a autoria do crime e a possibilidade de ter envolvimento com alguma facção.
O que se sabe e preocupa a polícia, disse o delegado, é que se trata de um material perigoso, do qual não se sabe o paradeiro e nem a finalidade. “Ninguém furta 75 quilos de dinamite à toa e o lugar qualquer que usar fará um estrago grande”, acrescentou.
Luna explicou que a investigação é prioridade do setor de inteligência da Polícia Federal, que esteve na pedreira, assim como a Polícia Civil, para inspecionar o local, e já está trabalhando desde a descoberta do crime, na manhã de segunda-feira.
A dinamite foi retirada de um paiol no interior da pedreira, cuja janela foi arrombada. Ela estava dividida em três caixas, contendo 25 quilos cada. De um outro depósito, na mesma pedreira, também foram levadas 250 peças de detonadores, que estavam há mais de cinco anos no local, com validade vencida, portanto não esta-riam funcionando. (Fonte: Imprensa Livre)

Sinalizador pode ter sido lançado da rua Ilhabela

São Sebastião - O sinalizador que pode ter provocado o incêndio que destruiu totalmente uma garagem na Rua Cidade de Santos, no último sábado, teria sido lançado da Rua Ilhabela e não da Rua Ubatuba.
Quem garante isto é Júlio César Jesus, morador da Rua Caraguatatuba, que também teve prejuízos em sua residência. Júlio é vizinho da família Carvalheira, proprietária da garagem que queimou e foi quem chamou os Bombeiros.
Ele também foi testemunha do caso na Polícia Civil e chegou a registrar o caso na Polícia Militar (BO – PM 934/06)
Júlio lembra que a Petrobras possui um sistema de vigilância nas entradas de cada guarita, e que possivelmente o lançamento do sinalizador pode ter sido filmado pela guarita da Rua Ilhabela e estar registrado no circuito interno da empresa. Ainda segundo ele, o uso de sinalizador é de exclusividade marítima, só embarcações com autorização da Capitania podem ter o equipamento.
Quatro casas correram perigo - Segundo o relato de Júlio, o incêndio começou por volta das 20h30. “Eu estava assistindo ao Jornal Nacional quando minha filha de 2 anos e meio observou a queda de um “balão”. Logo minha mulher foi chamada por moradores da rua Caraguatatuba que viram o sinalizador cair no telhado de nossa casa, fomos observar e vimos que era no telhado vizinho, na casa de trás”, relembra ele.
“Preocupado, acionei o Corpo de Bombeiros, pois minha casa é geminada com a do vizinho que pegou fogo. A viatura demorou 23 minutos e o fogo já estava alto quando chegou. Enquanto isto, eu fiquei do lado de cá, com a mangueira ligada resfriando o telhado da minha residência, enquanto o vizinho ao lado fazia a mesma coisa.
Para se ter uma idéia do perigo, quatro casas eram grudadas com a garagem queimada. O forro da minha casa chegou a ficar preto e fui obrigado a tirar todas as roupas do quarto. Os bombeiros chegaram e pediram auxílio ao carro pipa da Petrobrás”, conta Júlio.
Segundo ele, a Polícia Militar foi acionada e chegou a averiguar uma casa na Rua Ilhabela, onde tinha uma festa, mas o pessoal negou. Insatisfeito, ele foi conversar com o segurança da Petrobrás que fica na guarita da Rua Ilhabela.
“Foi então que tive a confirmação de que o disparo tinha saído daquela rua, na proximidade da 5ª ou 6ª casa depois da guarita de entrada da Petrobrás. Fui num vizinho próximo e ele também confirmou isto, tinha achado inclusive que o sinalizador havia caído dentro da área da Petrobras”, conta Júlio.
Ontem, também ele somava os prejuízos: “Há trincas em dois quartos e terei que refazer o reboco, desmanchar o forro para ver se o madeiramento não ficou comprometido e depois pintar.
O vizinho ao lado também terá que refazer a parede do seu quarto”, relata.
“A minha casa não pegou fogo porque as paredes são de tijolos, o telhado de barro e porque Deus existe. Se estivesse ventando na hora, o fogo se alastraria. Este sinalizador também poderia ter caído numa residência maior, ou nos galpões perto da rodoviária que armazenam madeira”, afirma ele. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura e Ciee convocam estagiários para primeiro dia de estágio

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), convoca os estudantes que passaram no Processo Seletivo para as vagas de estágio em 2006.
Os novos estagiários começam a atuar a partir do dia 2 de março, logo após uma solenidade que será realizada no Teatro Municipal, a partir das 9 horas, com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia. Durante a solenidade, profissionais do Ciee explicarão sobre os direitos e deveres dos estudantes e como funciona a entidade.
Os convocados que estiverem de acordo com a documentação, firmarão contrato previsto para terminar no dia 31 de dezembro de 2006.
Conforme edital, o candidato convocado terá até dia 03/02 para comparecer no Ciee. O não comparecimento implicará na desistência formal a vaga, não cabendo recurso.
Para ocupar as vagas de estagiários do ensino médio devem comparecer ao Teatro Municipal os 18 primeiros classificados. Para Técnico em Farmácia, os quatro primeiros. Já em Técnico em Secretariado os dois primeiros e em Técnico em Informática, do 1º ao 8º.
A listagem com a relação completa dos ensinos médio, técnico e superior pode ser consultada no site oficial da Prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br. Informações pelo telefone 3892-2644, ramal 219. (Fonte: PMSS)

Prefeitura arrecada donativos para os desabrigados de Aparecida

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social de Solidariedade estão recebendo entre hoje (22/02) e amanhã, dia 23, doações de cobertores, agasalhos, colchões, fraldas descartáveis, produtos de higiene, alimentos não perecíveis, vestuário e calçados que serão destinadas aos desabrigados das chuvas que caíram na cidade de Aparecida do Norte no último dia 15.
Segundo a Defesa Civil da cidade de Aparecida, o Rio Paraíba transbordou e causou vários estragos. Cerca de 400 residências ficaram alagadas e 16 casas foram interditadas por correrem risco de desabar. O caso mais grave foi um deslizamento que atingiu um terreno próximo ao Escadão Boulevard, na praça Nossa Senhora Aparecida, no final da Avenida Getúlio Vargas. Cerca de 85 famílias estão desabrigadas, totalizando mais de mil pessoas que necessitam de apoio.
Os postos de coleta na cidade funcionarão até amanhã, dia 23, das 8 às 19 horas, no Paço Municipal, localizado na Rua Sebastião Silvestre Neves, 214. Fundo Social de Solidariedade, na Rua Sebastião Silvestre Neves, 128, Centro, ou na sede da Defesa Civil localizada na Rua Sebastião Silvestre Neves, 185.
Mais informações com o Fundo Social de Solidariedade pelos telefones 3892-5560 ou 3892-4991. (Fonte: PMSS)

Combate a Dengue no carnaval será divertido e informativo
Cidade que já é referência no combate à dengue na região utilizará a música para alertar e informar os munícipes durante o Carnaval

São Sebastião - Com o intuito de conscientizar de uma forma divertida, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Saúde, lança neste carnaval o ‘Pancadão do Mosquito’, que alerta sobre os cuidados que a população deve ter no verão quanto aos perigos de transmissão da dengue.
A música foi escrita pelo diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, com arranjos e voz de Élder Guedes, um artista da cidade. A música é cantada no ritmo funk e faz parte da campanha de carnaval adotada este ano pela Prefeitura com o lema "Dengue não dá samba".
A música será amplamente divulgada pelas rádios locais e durante os dias de folia do carnaval, no centro da cidade e em Boiçucanga.
Outra novidade para o combate será a distribuição de camisetas durante a folia, nos bailes de carnaval, que tem estampado um mosquito estilizado como emblema da campanha.
Para reforçar, a Sesau colocará faixas pela a cidade alertando sobre a necessidade do combate do mosquito, principalmente dos criadouros.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica, Márcia Saavedra, o objetivo da Prefeitura é conscientizar as pessoas sobre os riscos da dengue. "Temos de usar todos os recursos disponíveis e a música é um instrumento de resultado rápido, ainda mais o funk que virou febre nacional".
Com iniciativas como essa, a cidade vem sendo destaque da região no controle do Aedes Aegypti, depois que controlou a epidemiaocorrida em 2001 quando a foram registrados mais de 1,3 mil casos.
"Queremos afastar qualquer possibilidade de uma nova epidemia de dengue. A falta de conscientização ainda é um problema. Pratinhos de planta, garrafas, copos e até casca de coco com água acumulada são comuns nas residências. Mas o nosso principal problema ainda é caixa d'água destampada", alertou a diretora.
Mesmo com o trabalho educativo, a Prefeitura já estuda uma legislação que punirá, com aplicação de multas, quem desrespeitar as exigências. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e ACISS preparam folia no mar em São Sebastião

São Sebastião - Pensando em combinar o melhor canal marítimo do litoral com todo o agito do carnaval é que a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da cidade (Aciss), promovem o tradicional Carnamar 2006, que acontece no domingo, dia 26, às 11 horas, na praia do Arrastão. Em sua 16ª edição, o Carnamar promete agitar ainda mais o carnaval sebastianense, que a cada ano, vem se tornando ainda melhor, mais animado e irreverente.
Na edição anterior mais de 1.500 pessoas e cerca de 150 embarcações, entre escunas, lanchas e barcos pesqueiros coloriram o mar na Praia do Arrastão, num desfile marítimo que durou mais de cinco horas. As embarcações normalmente fazem um trajeto de oito quilômetros pelo canal sebastianense.
De acordo com o presidente da Aciss, Fábio Aranha, a expectativa para este ano é ainda melhor. “Teremos muita segurança e todos os tipos de embarcação estão liberados. Esperamos reunir mais de 250 embarcações”, disse Aranha. Os prêmios para os barcos serão troféus e vales-compras que variam de R$ 400,00 até R$ 1000,00.
As atrações do Carnamar não ficaram apenas por conta dos barcos, que além de animados mostraram muita criatividade em suas decorações, mas também com o agito na praia. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, haverá ainda uma estrutura montada na areia com muita música ao vivo, a partir das 11 horas, para que os banhistas possam se divertir enquanto os barcos desfilam.
O folião mais animado também receberá premiação, incluindo troféu e um vale-compras no valor de R$ 200,00.
“Nossa expectativa é grande, pois cada vez mais melhoramos a estrutura, para marcar São Sebastião como o melhor carnaval da região”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, da Prefeitura de São Sebastião, Julio Buzi.
A concentração acontece às 11 horas do domingo, 26, na praia do Arrastão, localizada às margens da Rodovia Rio Santos, na região central da cidade.
Inscrições - Os foliões tem entrada franca e podem curtir e assistir todo o agito na areia. O Carnamar chega a receber mais de 200 embarcações decoradas para o tradicional desfile pelo canal de São Sebastião. O evento, além de receber várias embarcações, atrai também centenas de pessoas que acompanham em terra. Já os interessados em concorrer com a embarcação, deverá cadastra-la, até as 13 horas do sábado, dia 25, na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), localizada na rua Sebastião Silvestre Neves, 168, lojas 15 e 16, no Centro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 por embarcação e dá direito a duas camisetas e dois bonés.
Quem não possuir embarcação e quiser participar da folia no mar, pode se inscrever em uma das três Escunas da Aciss, pagando uma taxa de R$ 40,00 (para associados da entidade ou servidores públicos) e R$ 50,00 para não associados. A taxa dá direito ao Abadá, boné, viseira e bebidas e frutas à vontade, durante a folia.
As Escunas tem capacidade total para até 250 pessoas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3892-2620 ou 3892-2445. (Fonte: PMSS)

Câmara não vai receber relatório sobre projeto Aquarela

São Sebastião - Por seis votos favoráveis, a Câmara de São Sebastião acatou, em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 21, o veto total do prefeito Juan Garcia (PPS) ao projeto de lei 075/05, de autoria do presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV), que obriga o Executivo a enviar ao Legislativo relatório mensal dos serviços prestados pelo Instituto Uniemp, responsável pelo desenvolvimento do ‘Projeto Aquarela’ na rede municipal de ensino.
A proposta em questão foi aprovada por unanimidade de votos no dia 13 de dezembro de 2005, e visava o encaminhamento de inúmeras informações como, por exemplo, o número e o nome das escolas visitadas pelo programa mês a mês; a quantidade de alunos beneficiados; o custo mensal empregado em cada unidade escolar e cláusulas contratuais que vêm sendo cumpridas.
“O projeto de lei, embora imbuído de boas intenções, resulta em matéria que alguns poderiam confundir como ingerência entre os poderes constituídos, que devem coexistir em harmonia e possuírem características próprias de gestão e administração nos assuntos pertinentes às suas determinadas áreas”, defende o prefeito em justificativa enviada à Câmara. “Relatórios de gestão e de cumprimento de contratos já são ações normais e amplamente divulgadas aos fóruns competentes à matéria”, completa.
Enfraquecimento - Para o vereador Marcos Leopoldino (PSDB), acatar o veto é uma forma de enfraquecer o Poder Legislativo.
“Por que não pode mandar o relatório para cá? Não estamos brincando de vereador, somos fiscais da Prefeitura. Daqui a pouco podemos fechar essa Casa porque estamos deixando de ter poder. Temos que ter idoneidade ou então é melhor pedir para que o Ministério Público venha ajudar nos trabalhos do Legislativo. Isso é falta de respeito com o povo de São Sebastião”, critica.
Em sua opinião, o documento mostraria se o prefeito tem razão quando assinou o contrato. “Se não deve nada, por que não mostra? Em seu primeiro discurso aqui na Câmara ele garantiu que nada seria escondido, mas hoje é tudo ao contrário”, lembra.
Já o parlamentar José Cardim de Souza (PP) considera o relatório uma espécie de ‘testa de ferro’, no qual consta o valor de salário apenas a título de contabilidade e que, no final, vale a consciência tranqüila de cada um dos vereadores.
“A Prefeitura contratou a empresa para realizar que tipo de serviços? O contrato é para limpar fossa? Para trocar torneira? Para que serve o Aquarela? Ninguém tem salário de R$45mil conforme está no contrato. Isso tudo é testa de ferro para bater na contabilidade e justificar o valor de R$7milhões, que está indo para o ralo. A Câmara se nega a fazer o seu papel, mas a gente vê que o povo quer uma satisfação”, avalia Cardim.
“A maior vergonha foi quando o vice-prefeito veio e disse que o projeto era bom. Hoje não presta porque está fora da administração? Voto a favor do veto”, declarou a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS).
Erro - O presidente Wagner Teixeira fez questão de ressaltar que se o vice-prefeito tiver cometido algum erro não será poupado de críticas. “Se o PH errou terá que pagar junto, não vou acobertar ninguém, mas para isso temos que ter o projeto em nossas mãos para analisar. O nosso papel é fiscalizar. Se for maravilhoso eu sou o primeiro a defender porque terei um documento oficial enviado pelo prefeito. Isso daria oportunidade para a Prefeitura mostrar se o projeto é legal”, afirmou Teixeira.
“Nós não temos que utilizar isso como argumento”, disse Leopoldino dirigindo-se à vereadora Solange. “Alguém votou na gente e está esperando que se faça alguma coisa. Não temos que atribuir nossa responsabilidade para outras pessoas”, completou.
“Quando o PH assinou o contrato a proposta poderia ter lhe parecido boa, mas no meio do caminho viu que não era. Porque ele não pode mudar de idéia?”, enfatizou Cardim.
O projeto Aquarela foi firmado em junho de 2005 entre a Prefeitura e o Instituto Uniemp (Universidade Empresa) pelo valor de R$7milhões, parcelados em 10 vezes.
O vereador Carlos Augusto Azevedo Senatore, o ‘Guto’, faltou a sessão.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Prefeitura e Associação Comercial preparam folia no mar em São Sebastião

São Sebastião - Pensando em combinar o melhor canal marítimo do litoral com todo o agito do carnaval é que a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da cidade (Aciss), promovem o tradicional Carnamar 2006. Em sua 16ª edição, o Carnamar promete agitar ainda mais o carnaval sebastianense, que a cada ano, vem se tornando ainda melhor, mais animado e irreverente.
Na edição anterior mais de 1.500 pessoas e cerca de 150 embarcações, entre escunas, lanchas e barcos pesqueiros coloriram o mar na Praia do Arrastão, num desfile marítimo que durou mais de cinco horas. As embarcações normalmente fazem um trajeto de 8 quilômetros pelo canal de São Sebastião.
De acordo com o presidente da Aciss, Fábio Aranha, a expectativa para este ano é ainda melhor. “Teremos muita segurança e todos os tipos de embarcação estão liberados. Esperamos reunir mais de 250 embarcações”, disse Aranha. Os prêmios para os barcos serão troféus e vales-compras que variam de R$ 400,00 até R$ 1000,00.
As atrações do Carnamar não ficaram apenas por conta dos barcos, que além de animados mostraram muita criatividade em suas decorações, mas também com o agito na praia. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, haverá ainda uma estrutura montada na areia com muita música ao vivo, a partir das 10 horas, para que os banhistas possam se divertir enquanto os barcos desfilam.
O folião mais animado também receberá premiação, incluindo troféu e um vale-compras no valor de R$ 200,00.
“Nossa expectativa é grande, pois cada vez mais melhoramos a estrutura, para marcar São Sebastião como o melhor carnaval da região”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, da Prefeitura de São Sebastião, Julio Buzi.
Inscrições - Os foliões tem entrada franca e podem curtir e assistir todo o agito na areia. O Carnamar chega a receber mais de 200 embarcações decoradas para o tradicional desfile pelo canal de São Sebastião. O evento, além de receber várias embarcações, atrai também centenas de pessoas que acompanham em terra. Já os interessados em concorrer com a embarcação, deverá cadastra-la, até as 13 horas do sábado, dia 25, na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), localizada na rua Sebastião Silvestre Neves, 168, lojas 15 e 16, no Centro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 por embarcação e dá direito a duas camisetas e dois bonés.
Quem não possuir embarcação e quiser participar da folia no mar, pode se inscrever em uma das três Escunas da Aciss, pagando uma taxa de R$ 40,00 (para associados da entidade ou servidores públicos) e R$ 50,00 para não associados. A taxa dá direito ao Abadá, boné, viseira e bebidas e frutas à vontade, durante a folia.
As Escunas tem capacidade total para até 250 pessoas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3892-2620 ou 3892-2445. (Fonte: PMSS)

Câmara acata veto a projeto que altera lei dos taxistas

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião acatou por maioria de votos, 6 a 2, em sessão ordinária realizada ontem, 21, o veto do prefeito Juan Garcia (PPS) ao projeto de lei 042/05, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que altera dispositivos da lei que estabelece normas para execução de serviços de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel providos por taxímetro.
A proposta foi apresentada, segundo Cardim, a pedido dos taxistas que estiveram reunidos por várias vezes reivindicando, principalmente, o cumprimento da fiscalização em cima do rodízio existente em frente aos supermercados e daqueles motoristas que solicitam um ponto e depois pedem transferência para atuar no centro da cidade.
Uma das mudanças inclui no artigo 7º da lei 1.077/95 a figura do arrendatário, ou seja, todo motorista profissional autônomo proprietário de veículo de passageiros a taxímetro pode autorizar um auxiliar, empregado ou preposto para prestar serviços com o mesmo veículo, e na forma de revezamento, sob sua inteira responsabilidade.
“A figura do arrendatário seria no sentido de proteger as viúvas, que não são motoristas, e passariam a ter o direito de ter dois auxiliares”, explica Cardim. “A gente lamenta porque foi uma solicitação da categoria. Infelizmente o prefeito vetou”, conclui.
Segundo o prefeito, a criação do arrendatário possibilitaria a ‘comercialização’ da utilização da licença para a atividade em questão. “É uma prática que a administração municipal deseja coibir, tanto que encaminhamos projeto de lei que revoga a alínea ‘c’ e dá nova redação ao parágrafo 4º do artigo 16 da lei 1.077/95, visando o impedimento da transferência do alvará por pedido do permissionário”.
Outra alteração da propositura estabelece que qualquer ponto de estacionamento poderá, a todo tempo e a juízo da Prefeitura, ser extinto, aumentando ou diminuindo a sua extensão, ter notificado sua categoria e número de ordem, bem como reduzido ou ampliado o limite de veículos autorizados a nele estacionar.
Para Garcia, a mudança é prejudicial, pois afeta diretamente o poder de polícia do município, impedindo-o de gerenciar, segundo a conveniência e oportunidade pública, o urbanismo, o tráfego e a prestação do serviço em relação à demanda populacional.
O projeto cria, ainda, o inciso IV no artigo 25 determinando que compete ao coordenador dos taxistas fiscalizar os pontos livres de acordo com a escala diária, proibindo os veículos fora dela. “O artigo 25 da lei 1.077/95 possui cinco incisos, o que impossibilita a criação do IV”, escreve o prefeito.
E, por fim, com relação a aplicação de penas, a proposta também estabelece que em casos de reincidência a multa será conforme a penalidade em dobro e, havendo a terceira punição a municipalidade poderá cassar o alvará de estacionamento, e na quarta a Prefeitura impedirá a prestação do serviço.
De acordo com o prefeito, tal dispositivo penalizaria excessivamente algumas infrações.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Olha o Bloco da Caxorrada aí gente!

Ubatuba - O Bloco da Caxorrada, (com x mesmo) considerado pelo público o bloco de Carnaval mais divertido e popular de todos, sairá neste sábado, dia 25.
O evento conta com a participação de cerca de 1.300 participantes, que aumentam em quantidade a cada minuto. O bloco é uma tradição que já dura 28 anos. Em 1976 foi fundada em Ubatuba uma escola de samba que tinha tudo para ser a melhor, mas devido à parcialidade de alguns “ditos conhecedores”, que foram escolhidos para formar a comissão julgadora do Carnaval de Ubatuba naquele ano, a nota recebida foi totalmente injusta.
Algumas diferenças eram visíveis para qualquer leigo, conta-se. Enquanto uma escola desfilava com camisetas simples, a outra injustiçada desfilava com plumas, penas de pavão, brocais, miçangas e paetês. E surpreendentemente, a escola com camiseta simples ganhou 10 e a outra 7. “Que cachorrada!”, dizia o público.
Surgiu assim o Bloco da Caxorrada, fundado em 1977, por pessoas da cidade de Ubatuba que devido ao seu descontentamento com o ocorrido, saíram no ano seguinte com fantasias bem escrachadas, com uma nota 10 no peito, onde os homens se vestiam de mulher e as mulheres de homem.
O que nunca se pensou é que aquela iniciativa teria tamanha aceitação, a ponto de durar até os dias de hoje.
O mascote do bloco, um cachorro é claro, no decorrer dos anos já foi batizado com muitos nomes. Entre eles, Cãojuntivite, inspirado na praga da conjuntivite, Rokão, ano do Rock in Rio, Cãodidato, nas eleições diretas, Bionicão, candidato biônico, Cãomisinha, devido à campanha contra à AIDS, Cãolorido, época de Fernando Collor e neste ano o Cãolypso, em homenagem ao estrondoso sucesso da banda paraense Calypso.
Segundo o presidente do Bloco da Caxorrada, Silvinho Brandão, os organizadores estão caprichando para o desfile. “Estamos montando um carro alegórico - o Cãolypso - com 7 metros de comprimento e 4 metros de altura”, diz entusiasmado.
Brandão ressalta também que “a segurança é muito importante, mas a conscien-tização é fundamental. Pedimos para todos que se divirtam com muita tranqüilidade e que bebam com moderação, para evitar maiores problemas.
A Prefeitura providenciou a segurança das policias Militar, Rodoviária e Municipal e nós contratamos mais dez seguranças para que tudo corra perfeitamente”, aponta Silvinho Brandão. (Fonte: Imprensa Livre)

Bloco Galo da Meia-Noite completa 10 anos e abre o Carnaval em Ubatuba

Ubatuba - O carnaval começa na próxima sexta-feira. E em Ubatuba quem abre a festa, no dia 24, é o Bloco Galo da Meia-Noite, que adentra a Avenida Iperoig soltando fogos de artifício na Ponte do Perequê-Açu e distribuindo cerveja a R$ 1,00 aos foliões uniformizados com a camiseta do bloco.
A concentração do bloco será realizada a partir das 21h00 na avenida Manuel da Nóbrega (próximo ao auto posto) no bairro do Perequê-Açu, a 1,5 km do centro da cidade.
Segundo um dos organizadores do bloco, Alexandre Arcanjo, “o Galo da Meia-Noite tem como objetivo contribuir para o carnaval da cidade de Ubatuba, além de resgatar a cultura local. O bloco por ser “de arrasto”, se tornou nos últimos anos uma das maiores atrações carnavalescas da cidade e do litoral”, diz entusiasmado.
“Em comemoração aos 10 anos do bloco, teremos um trio elétrico maior, que tocará diversos tipos de música. Mandamos fazer 1000 abadás na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, com o intuito de as camisetas ficarem mais bonitas e vistosas”, diz ele.
Alexandre ressalta ainda que, durante nove anos o bloco distribuía cervejas, mas isso sempre trazia problemas: “Este ano resolvemos cobrar R$ 1,00 cada uma, com o intuito de sair tudo organizado. Se der certo, faremos isto também nos outros anos”.
O bloco tem mil componentes, mas durante o “arrasto” este número pode triplicar. Em 2004, por exemplo, o bloco chegou a contar com cinco mil participantes.
Em 1996, a iniciativa partiu de uma conversa entre amigos, que falavam na possibilidade de se ter um atrativo na noite de sexta-feira, abertura do Carnaval.
Com o dinheiro arrecadado, compraram algumas latas de cerveja para serem distribuídas durante o percurso do bloco. Surgia aí então o Bloco Carnavalesco Galo da Meia-Noite, que se tornou uma das maiores atrações carnavalescas da cidade de Ubatuba, abrindo oficialmente o carnaval nas sextas-feiras. (Fonte: Imprensa Livre)

Sem choro de criança

Ubatuba - A Casa do Brinquedo, instalada no Centro Materno-Infantil do Posto de Saúde Central de Ubatuba, completou esta semana um mês de atendimento: passaram por lá, no período,. 668 crianças, com idade até 12 anos.
São crianças que, em sua maioria, aguardam por consultas médicas, mas também brincam os irmãos dessas crianças ou acompanhantes dos adultos que passarão por consulta no pronto-atendimento.
A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Dra. Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a nova ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho: “Não se ouvem mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães.
A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras. Esses fatores afetam diretamente no estado emocional das crianças. Elas entram no consultório mais alegres e confiantes”.
Além da sede fixa no Centro Materno-Infantil, a Casa do Brinquedo tem um programa itinerante, que leva centenas de brinquedos às escolas da rede municipal de ensino, com monitores especializados, do Camburi a Maranduba. Às terças feiras, o programa visita as escolas da região norte, às quartas, na região sul e às quintas, região oeste e centro.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Serestas e Seresteiros apresenta marchinhas de carnaval

Ubatuba - Nesta sexta-feira, dia 24, a Fundart apresenta mais uma edição do projeto “Serestas e Seresteiros”. Desta vez, em homenagem ao Carnaval, os seresteiros contarão seus “causos”, cantarão marchinhas clássicas e apresentarão algumas das novas marchinhas criadas para o festival que aconteceu no final de semana passado. O evento começa às 20h e acontece no auditório da Fundart, com entrada gratuita. Se não estiver chovendo, o “Serestas e Seresteiros” promete acontecer na Praça Anchieta.
Os seresteiros Sérgio e Regina e o grupo Canoá, composto por Sérgio, Regina, Eliane, Vera, Carmem, Cristina, Newton, Robson e Beleza, apresentarão canções carnavalescas, fazendo um passeio musical por marchinhas clássicas, como "Ó Abre Alas", de Chiquinha Gonzaga, "Ó Pé de Anjo", "Vila Esperança", "Pierrot Apaixonado" e "Noite dos Mascarados", entre outras.
 (Fonte: PMU)

Prefeito usa tribuna para responder dúvidas de vereadores
Os vereadores enfatizaram a transparência e a democracia que representa o fato de o prefeito ir a público falar sobre seu governo

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve na última terça-feira, 21, à frente da tribuna da Câmara Municipal. O plenário esteve lotado durante toda a 3ª Sessão Ordinária, que durou cerca de três horas. Todo o secretariado da Prefeitura acompanhou a sessão, apoiando e mostrando união entre os setores do Executivo.
Eduardo César abriu seu discurso agradecendo ao convite e enaltecendo o fato de os vereadores terem tido o discernimento de saber a hora certa de chamar o prefeito à tribuna. “Este é um instrumento de democracia, onde podemos usar da transparência para discutir os problemas da cidade”, ressaltou o prefeito.
A maioria dos vereadores se manifestou a favor da presença do prefeito na tribuna e considerou um marco na história o fato de o Executivo estar na Casa Legislativa para falar abertamente e responder às dúvidas e críticas dos vereadores.
Eduardo César falou sobre seu objetivo de criar meios para levar Ubatuba ao avanço. Segundo o prefeito, o município esteve estagnado e não avançou como deveria nos últimos anos. “Me sinto com a responsabilidade de avançar vinte anos em quatro e a expectativa da comunidade é toda depositada no prefeito, cria-se pressão, mas é uma pressão legítima, pois a população tem o direito e o dever de cobrar ações da Prefeitura”, disse Eduardo César.
A relação ímpar que a atual administração vem mantendo com o Governo do Estado, com a União e até mesmo com as associações de bairro foi citada pelo prefeito como uma ferramenta para a mudança de conceito em Ubatuba. “As relações humanas podem ser difíceis, mas as relações profissionais da nossa equipe com os órgãos externos são ímpares e certamente trarão bons resultados”, acrescentou o prefeito.
Durante seu discurso, o prefeito Eduardo César procurou abordar os temas mais importantes e polêmicos desses treze meses à frente do Executivo ubatubense. Congelamento de núcleos habitacionais irregulares, intervenção na Santa Casa, implantação de ciclofaixas, terceirização da merenda escolar, Conselho Municipal de Desenvolvimento, feira hippie, tapa-buracos e reurbanização da Avenida Iperoig, entre outros assuntos, foram esclarecidos pelo prefeito, que ainda respondeu individualmente a todas as questões levantadas pelos vereadores. Aproveitando o grande público e o fato de estar perante todo o Legislativo municipal, Eduardo César falou também sobre as muitas ações que pretende colocar em prática ainda neste ano.
O presidente da Câmara, Ricardo Cortes, encerrou a sessão parabenizando o prefeito pela coragem de apresentar seus projetos ao público e dizendo que sua ida à tribuna concretiza o desejo de fazer um governo participativo. A volta do prefeito à Câmara para uma próxima sessão também foi discutida com o intuito de tornar esta prática uma constante.
“Não tenho respostas e soluções para tudo, mas estou à disposição deste Legislativo e de toda comunidade ubatubense para esclarecer, no que for possível, dúvidas e reclamações. O bom relacionamento faz com que avancemos. Estar nesta Casa tem um significado especial para mim, pois é uma alusão à democracia e à participação popular. Voltarei quantas vezes forem necessárias e espero que na volta eu já possa dizer que atendi a alguns pedidos que me foram feitos aqui hoje”, finalizou o prefeito, que disse se sentir confortável na tribuna, já que foi vereador durante doze anos. (Fonte: PMU)

Futebol feminino de Ubatuba define calendário para 2006

Ubatuba - Após um início vitorioso, com a conquista da Taça Cidade de São Sebastião pela equipe da SEL Ubatuba, o futebol feminino de Ubatuba já conhece seu calendário para 2006. Segundo o secretário muncipal de Esportes e Lazer, Bittencourt Jr., o objetivo é manter as equipes atuando durante todo o ano. “Teremos o ‘Circuito Esquina das Modas’ de beach soccer, com quatro etapas e a ‘Copa Tortilhão’ de futebol society, que acontecerá em um final de semana. Vamos manter as equipes trabalhando durante o ano para garantirmos uma seleção forte e bem entrosada”, disse o secretário. “Nas demais datas buscaremos participar de competições em outras cidades, fazendo intercâmbio para fortalecer ainda mais o time”, completou Bittencourt.
O calendário ficou assim definido: Circuito Ubatuba Esquina das Modas de Beach Soccer - 23/4 na Praia da Lagoinha, 18/6 na Praia do Ubatumirim, 17/9 na Praia da Enseada e 12/11 na Praia do Pereque Açu; Copa Tortilhão - 26 e 27/8 na quadra da piscina municipal. (Fonte: PMU)

Cerca de 500 pessoas se inscreveram para tentar uma vaga como trabalhador braçal na Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - De acordo com dados da Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba, cerca de 500 pessoas preencheram fichas no Ginásio do Tubão durante os três dias em que estiveram abertas as inscrições para o processo seletivo que vai contratar cem trabalhadores braçais para realizar trabalhos de limpeza em todo o município. A procura na quarta-feira, 21, último dia de inscrições, foi bem maior que nos dias anteriores, chegando a formar fila na entrada do Ginásio durante quase todo o dia.
Os horários e locais das provas serão anunciados nos dias 24 e 25 de fevereiro. A primeira prova acontece no dia 5 de março. Os resultados saem no dia 10 de março e a publicação da lista de aprovados e convocação serão no dia 17 de março. A contratação obedecerá à ordem classificatória dos candidatos. A Prefeitura vai fornecer aos contratados transporte, cestas básicas, equipamentos de proteção individual e ferramentas. (Fonte: PMU)

Secretaria de Obras inicia trabalhos com máquina de guias e sarjetas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Obras, colocou em funcionamento, durante esta semana, a nova máquina extrusora de guias e sarjetas, adquirida no final do ano passado. O primeiro local a receber as guias e sarjetas foi a Rua Sérgio Lucindo, que dá acesso à nova sede do Fórum, a ser inaugurada em breve, na Estufa II. Após os serviços na Estufa, a máquina segue para a Itamambuca.
A Prefeitura pretende usar esta máquina em diversos bairros da cidade, agilizando o processo de construção das guias e sarjetas, que mesmo com a máquina demora cerca de dois dias só para nivelar o terreno e começar com a passagem do concreto. (Fonte: PMU)

Ibama anuncia mudança no defeso do camarão

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba informa aos pescadores que o período de defeso do camarão sete barbas foi modificado para o mês de outubro, de acordo com as normas do Ibama, começando no dia 1º e permanecendo até o dia 31 de dezembro. A modificação foi feita após estudo que comprova que em março, época em que o defeso acontecia anteriormente, o camarão já se encontra em fase adulta, fora de período de desova.
Os camarões das espécies: rosa, branco, santana e barba-russa continuam em fase de defeso até o dia 31 de maio. Em Ubatuba, assim como em todas as cidades litorâneas das regiões sul e sudeste acontece também o defeso da sardinha, que teve início em 1º de novembro e permanece até o dia 1º de março.
Protegendo as espécies - O defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de determinado recurso pesqueiro, em águas marítimas ou águas interiores, visando a proteção da espécie na época da desova ou piracema. Existe também o período de recrutamento, que é um defeso de proteção à fase juvenil dos peixes.
Durante este mês está acontecendo também o defeso de mexilhões, mais conhecidos pelos caiçaras como mariscos. Ele começou em 1º de janeiro e continua até 28 de fevereiro, com o objetivo de proteger os picos de desova que ocorrem no início da primavera e do verão. Por isso, nos períodos entre 1º de setembro e 30 de novembro, também é proibido retirar mariscos das costeiras.
Para mais esclarecimentos sobre o defeso, consulte o site do Ibama (www.ibama.gov.br) e procure a Instrução Normativa 07/2003 – portarias ibama 74/2001 – nº 09/2003, nº 52/2003 e portaria SUDEPE 46/1987, ou ligue para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pelo fone: 3833-3500. (Fonte: PMU)


Semana de 24 de Fevereiro à 02 de Março de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
Ás 14:30 hs(Só sexta, sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Cachoeira das nuvens

A cachoeira Água Branca
Tem nascente no céu
Prolongamento do véu
De chuva permanente
Sobre a Serra do Mar
A água desce do céu
Assim como descem os anjos
Pra andar entre os caiçaras
Pra bulir com a gente
Pra revelar remédios
Pra contar histórias
Como essa
Que vos conto agora.



Estratégia

Minha canoa é pequena
Mas é o suficiente
Para levar eu e minha dama
Até à Ilha Vitória

A Ilha Vitória
É um transatlântico
Fundeado a légua e meia
Do continente

Esse continente
Bem sólido sob os pés
Que há 500 anos
Era somente mito

Os mitos de uma terra
Chamada Brasil
Que de um povo que sumiu
Passou para os Celtas

Os Celtas contavam
Essa história
Ao redor do fogo
Em noites de lua cheia

Essa lua cheia
Que alumia
Uma dama fugidia
Em minha canoa pequena.


 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabéns pelas fotos de Ubatuba disponíveis no Site. Planejando minha viagem optei por Ubatuba muito em função pelas lindas imagens e detalhadas informações. Continuem assim !!!

Edson Del Rio

OLHA O GOLPE AÍ GENTE!!! - Gostaria de alertar os assinantes da telefonia fixa de nossa cidade para um golpe que já está se tornando comum, pelo menos no centro da cidade.
Vários assinantes desta região já foram vítimas do golpe.
Tudo começa com um reparador de linha telefônica subindo no poste para "reparar" o defeito de algum assinante. O mesmo repara o defeito reclamado, porém, coloca defeito em outro telefone da mesma caixa de inspeção, assim, outro chamado de reparo será feito pela vítima, o que ocasiona a abertura de mais um pedido de reparo e creio que essa firma que trabalha terceirizada para a empresa de telefonia deve receber por ordem de serviço aberta, senão, o funcionário da empreiteira.
Em princípio a vítima seria a Telefonica que paga a tercerização do serviço, porém, quem acredita que não somos nós que pagamos isso embutido em nossa conta telefônica, além do prejuízo que temos por ficar com nosso telefone bloqueado durante até 11 dias como aconteceu com minha vizinha, prestadora de serviços e foi bastante prejudicada com isso. Pior, quando resolveram o problema dela, colocaram defeito no seu vizinho que ainda está sem telefone.
Quando vir o funcionário da empreiteira subir num poste próximo a sua casa, fique de olho, inspecione o seu telefone, se ficar sem sinal, brigue e obrigue o mesmo a tirar o defeito na hora, caso contrário, terá que ligar para a Telefonica e aguardar no mínimo 49 horas para o reparo.

João Ferreira da Silva Filho
RG 4.827.505

E a moda do INSUFILM pegou… - O conhecido e muito utilizado INSUFILM, que serve como proteção contra os raios solares e o calor, eventualmente intimida os assaltantes, é muito utilizado por artistas em seus veículos para se esconderem do assédio dos fãs, mas, parece que encontraram outra utilidade, muito utilizada pelos políticos de Ubatuba. Confesso que não sei a verdadeira razão, talvez pra se esconderem, esconderem alguém ou alguma coisa da vista do povo!
Todos os carros da Câmara Municipal estão equipados com a tal película, inclusive acima do limite permitido por lei, não se vê nada de fora pra dentro do veículo, ou seja, os legisladores são os primeiros a descumprir as leis. Dr. Ricardo, como Presidente da Câmara, e demais vereadores, fiquem de olho aberto (apesar do INSUFILM), e cumpram a lei!
E não pára por aí não! O carro da prefeitura, utilizado pelo nosso Alcaide, não fica fora da festa do esconde-esconde. A Paraty de "Dom César" tem INSUFILM, e dos escuros. Mais parece um carro de "bad boy". Será que ele também não quer que o povo lhe olhe mais na cara? Pode ser, ele agora é o todo poderoso que diz não gostar de quem bebe, sendo assim, pelo menos metade da população tá fora do rol de seus afetos e, aí, haja INSUFILM.
É, mas a verdade maior é que a "transparência" deve incomodar a visão e a segurança destes políticos, eles devem se sentir invadidos em sua privacidade ao serem vistos e observados fora do período eleitoral! Qual será a razão? Será que estarão fazendo algo que o povo não possa ver? Pode ser.
Mas, em uma época onde se fala muito em nepotismo, mensalinho, caixa-dois, mala preta, amendoeira, muro do cemitério nas alturas, merenda escolar, urbanização da Praia Grande, derrubada do Cruzeiro, entre tantas outras polêmicas e desmandos, chegamos à conclusão de que é bom mesmo, pra segurança do povo, que eles andem com INSUFILM nos seus carros, pois assim nos livram de olhar para aquelas "caras de pau".

Ditinho do PV

FIM DE TEMPORADA - A Temporada acabou e desta vez de forma mais traumatizante que as outras, após um inicio claudicante em função da falta de feriado no reveillon e do tempo chuvoso, o Sol se abriu e tivemos uma regularidade até o final de janeiro, onde de repente desapareceu.
Diferente, portanto dos anos anteriores onde tínhamos um reveillon muito forte e em função das chuvas um esvaziamento progressivo, portanto, a temporada ia se esvaindo aos poucos.
Conversando com alguns comerciantes, todos esperavam que se prolongasse mais um pouco, pegando todos de surpresa.
E ela realmente acaba, como a morte, todos esperam, mas na hora que acontece sempre traumatiza.
E o que podemos fazer para que tenhamos uma continuidade mesmo que pequena, porém suficiente para podermos manter empregos e despesas sem ter que devolver o dinheiro que ganhamos?
A parceria com o Sebrae no desenvolvimento do turismo sustentado nesta Cidade já foi feita através da Associação Comercial de Ubatuba. Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR)
Junto com lideranças comunitárias da Região Sul, somada a algumas pessoas de outras regiões da Cidade, formatamos quatro projetos dos seis que compõem o PDTR, mesmo com a ausência maciça do Empresariado, maiores interessados, ironias da nossa Cidade.
Dia 7 às 9 horas na ACIU estaremos dando continuidade nos trabalhos, porém desta vez não será possível sem a participação de empresários, comunidades e Prefeitura, através de diversas secretarias que serão acionadas para colaborar.
Por os projetos no papel, também não foi fácil, mas é muito mais do que executá-los efetivamente.
Os projetos prontos são: SENSIBLIZAÇÃO PARA A IMPORTANCIA DO TURISMO, dividido em duas partes, ESCOLAR E DAS COMUNIDADES. – CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE, tanto empresarial como dos operacionais da cadeia produtiva do turismo, com parceria com SENAI e outros órgãos especializados. FORMATAÇÃO DE PRODUTOS TURISTICOS, que escolhemos como modelo a Trilha do Bonete com a participação da cultura de Vieiras e as Ruínas da Lagoinha. Apenas o piloto para o desenvolvimento de vários potenciais que temos disponíveis.
Faltam ser elaborados os projetos de RECEPTIVO TURISTICO, GESTÃO e COMERCIALIZAÇÃO.
Mas o principal é a participação de todos sem a qual não será mais possível continuarmos e, portanto permaneceremos com os traumas do fim da temporada e a devolução da “GRANA” que ganhamos.
Confirmaremos Data, Local e Hora da retomada deste importante evento, contamos com todos.

Fernando Pedreira
Comissão das Associações da Região Sul
Membro do C.M.D. e C.M.T.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Primavera - Luciano Cancelier

Primavera
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor