Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 01 de Março de 2006 - Nº 1474 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
São Sebastião e Ilhabela já têm campeãs


Caraguatatuba
Pós-graduação é tema de palestras no UNIMÓDULO


Ilhabela
Banho da Dorotéia reúne 600
Tempo bom empolga turistas em Ilhabela
Câmara aprova projeto do Executivo em Sessão Extraordinária, mas ofício da Prefeitura causa indignação nos vereadores


São Sebastião
Carnamar reúne 220 embarcações na única folia marítima do Litoral Paulista

Ubatuba
Colégio Dominique e Grupo Educacional Uninter Implantarão Primeira Faculdade Particular de Tecnologia
Venha até a ACIU e assine também!
Prefeitura apresenta metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2005
Secretaria de Esportes e Lazer descentraliza escolinhas municipais
Prefeitura divulga data e local do processo seletivo para trabalhadores braçais
Divulgados nomes dos monitores da mais nova escolinha municipal de esporte

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

São Sebastião e Ilhabela já têm campeãs

Litoral Norte - A Escola de Samba Sol de Verão conquistou mais um título de campeã do Carnaval em São Sebastião, o décimo de sua história. Localizada no bairro da Vila Amélia, região central da cidade, a Sol de Verão também foi buscar inspiração do outro lado do mundo.
Com o enredo "Um Negócio da China", a escola levou para a passarela do samba 300 figurantes divididos em 8 alas, 4 carros alegóricos, 25 destaques e 10 passistas.
Antes de entrar na avenida, a escola teve problemas com o último carro alegórico, com o tema das religiões, que chegou a quebrar três vezes. "Isso deixou os integrantes inseguros e influenciou na alegoria, mas a gente fez um Carnaval técnico", disse o presidente, José Ramos.
A escola conquistou 199 pontos dos 200 possíveis. O vice-campeonato ficou com a escola do Pontal da Cruz, a Ki-Fogo, com 197,8 pontos, com o enredo "As duas faces da moeda".
ILHABELA - A Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta conquistou o bicampeonato em Ilhabela. Vitoriosa no ano passado, a agremiação mostrou na avenida o desenvolvimento da ilha na época em que era conhecida como Formosa até os dias atuais.
Caraguá e Ubatuba deixaram a disputa pelo título de campeã do Carnaval para o ano que vem. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Pós-graduação é tema de palestras no UNIMÓDULO
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu ‘MBA-Gerência Empresarial com Ênfase em Serviços’, ‘Administração Pública’ e ‘Educação: História, Cultura e Sociedade’ foram temas de palestras ministradas por coordenadores e orientadores da UNITAU, no auditório Angelo Fonseca.

Caraguatatuba - Os coordenadores dos cursos de pós-graduação, que serão oferecidos pelo Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO em parceria com a Universidade de Taubaté - UNITAU, em Caraguatatuba, promoveram palestras aos interessados e inscritos; cerca de 50 pessoas. Na última palestra, realizada quarta-feira, dia 22, o coordenador, Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, falou sobre o curso Latu Sensu em ‘Educação: História, Cultura e Sociedade’.
O professor Gonçalves explicou aos presentes que o objetivo do curso é reunir professores da Região interessados em aprofundar seus conhecimentos e estudos sobre a educação em toda sua complexidade. “Queremos incentivar a produção de pesquisas vinculadas à realidade local ou regional. Nossa região é muito rica mas nunca foi devidamente pesquisada; precisamos criar um quadro de pesquisas que analisem toda a sua complexidade”.
Foi abordado, também, pelo Coordenador, os dois grandes objetivos do curso Lato Sensu. “Em primeiro lugar, o curso Lato Sensu visa formar docentes para o Ensino Superior por meio de um processo de aprofundamento metodológico e, em segundo lugar, formar especialistas da educação, promovendo o desenvolvimento de projetos específicos em determinadas áreas do ensino, e, até mesmo, favorecer a geração de projetos para o mestrado ou doutorado”.
Outra palestra, oferecida na terça-feira, 22, abordando os temas ‘Gerência Empresarial com Ênfase em Serviços’ e Administração Pública’, foi ministrada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNITAU, Prof. Dr. Edson A. A. Querido Oliveira. O assessor de Relações Externas e Interuniversitárias, Prof. Paulo Remi, e o Pró-Reitor Acadêmico do UNIMÓDULO, Maurício Ribeiro da Silva, também participaram da palestra de abertura dos primeiros cursos do convênio entre as duas Instituições. Remi declarou ser uma honra a parceria com o UNIMÓDULO. “Espero que este seja o início de uma longa amizade e de uma longa parceria”.
A assessora do vice-prefeito de Caraguá, Juliana Gonçalves, irá fazer o curso porque achou ótima a oportunidade de estudar mais sobre Administração Pública. “Já comecei a fazer um curso de Marketing Político em São José dos Campos, mas ficou difícil continuar devido aos altos custos e à distância. Agora, através deste Programa, fica muito mais fácil prosseguir nos estudos”, disse.
A diretora de Planejamento em Saúde, Pricila Meyer, formada em Administração pelo UNIMÓDULO e pós-graduada em Saúde Pública pela USP, inscreveu-se no curso Administração Pública, para ampliar ainda mais seus conhecimentos. “Quero saber mais sobre o serviço público, pois trabalho na área da saúde pública e acho importante conhecer também a teoria desta e de outras áreas da Administração Pública”, declarou.
Os cursos disponíveis para a pós-graduação Lato Sensu no UNIMÓDULO são: ‘MBA-Gerência Empresarial com Ênfase em Serviços’, ‘Administração Pública’ e ‘Educação: História, Cultura e Sociedade’. O primeiro é dirigido a profissionais que participam dos desafios da atualidade e que pretendem se especializar na Área (carga horária de 700 horas/aula, cursadas em dezenove meses). Já o segundo é dirigido a profissionais que pretendem se especializar em administração pública (carga horária de 390 horas/aula, cursadas em dezesseis meses). O terceiro, por sua vez, atende a professores da área de humanas das redes pública e privada de ensino, bem como profissionais ligados às áreas de Direito, Comunicação, Serviço Social, Psicologia e de outras organizações, em especial ONGs e projetos educacionais (carga horária de 390 horas/aula, cursadas em dezesseis meses).
As inscrições poderão ser feitas até o dia 4, na Central de Atendimento do UNIMÓDULO – Unidade Centro, localizado à avenida Frei Pacífico Wagner, 653, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações pelos telefones (12) 3897-2043/3897-2044. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Banho da Dorotéia reúne 600

Ilhabela - O Banho da Dorotéia, tradição de 50 anos, reuniu cerca de 600 foliões na tarde de ontem em Ilhabela.
Vestidos com papel crepom, quatro blocos participaram do desfile, um a mais do que o previsto.
O campeão foi o Bloco 'Só Tatu', que estreou este ano e onde só pode participar o folião que tiver tatuagem, mesmo que seja temporária.
Em segundo lugar ficou o bloco dos 'Velhos Marinheiros', que abordou alguns temas controversos da política federal, como o mensalão.
Os blocos 'Água Viva' e 'Pé na Jaca' conquistaram a terceira e a quarta colocações, respectivamente.
O Banho da Dorotéia é um movimento que surgiu nas ruas. Alguns moradores antigos de Ilhabela contam a festa teve início quando uma mulher chamada Dorotéia, sem condições de comprar uma fantasia para desfilar no Carnaval, se cobriu de papel crepom e contagiou os foliões com sua alegria e irreverência.
O evento ocorre tradicionalmente no último dia do Carnaval e sempre termina com todos os participantes dando um mergulho no mar de cima do Píer da Vila, por isso é obrigatório que a fantasia seja de papel crepom.
Para conquistar o título de campeão, os blocos são avaliados em três quesitos: fantasia, criatividade e a letra da música, que é acompanhada pela bateria de alguma Escola de Samba. (Fonte: ValeParaibano)

Tempo bom empolga turistas em Ilhabela

Ilhabela - O sol forte fez com que muitos turistas adiassem a volta para casa. Ontem, o movimento na fila da balsa, que faz a travessia São Sebastião e Ilhabela, foi tranquilo. De acordo com a Dersa, o máximo de tempo que o motorista que estava em Ilhabela aguardou na fila foi 40 minutos. Além disso, as pousadas e hotéis da cidade permanecem lotados. Em 27 estabelecimentos, que compõem a Associação de Pousadas e Hotéis, existem apenas quatro vagas. "Creio que 70% dos hóspedes vão permanecer na cidade até o fim-de-semana por causa do bom tempo", diz a funcionária da Associação, Evangelina Marin. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara aprova projeto do Executivo em Sessão Extraordinária, mas ofício da Prefeitura causa indignação nos vereadores

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses aprovaram, em Sessão Extraordinária realizada na tarde de quinta-feira, 23, um projeto de autoria do Executivo que autoriza a prefeitura a assinar convênio com a secretaria de Estado da Juventude Esportes e Lazer para obter recursos a fim de promover a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O valor do convênio é de R$100 mil reais e o evento será realizado entre os dias 30 de junho e 15 de julho próximo. Estavam ausentes da Sessão os vereadores Joadir Capucho(PPS) e Guilherme Henrique M.Vieira(PMDB).
O ofício encaminhado pela prefeitura solicitando a apreciação da matéria causou estranheza no presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL), ao afirmar que no ano passado, a Secretaria do Estado não teria aceito a Lei aprovada pela Casa, em virtude de uma emenda aditiva, solicitando a prestação de contas ao Legislativo ilhabelense após a realização do evento. Com isso, Ilhabela teria perdido a verba, realizando a Semana de Vela com recursos próprios.
Lobo entrou em contato com a secretaria de Estado da Juventude Esportes de Lazer questionando o porquê da não celebração do convênio na ocasião, obtendo a resposta, de que um ofício assinado pelo chefe de gabinete da Secretaria, Luiz Américo Paraíso foi remetido à prefeitura de Ilhabela com cópia para o e-mail da secretaria de Esportes local explicando que o convênio não foi celebrado por falta de atendimento a alguns requisitos exigidos para o mesmo, em nenhum momento citando a aprovação da Lei com a referida emenda.
O documento afirma que a prefeitura de Ilhabela deixou de encaminhar cópia da Lei Orgânica, assim como uma certidão negativa de débito de tributos e contribuições federais, ofício do prefeito indicando a conta a ser vinculada o convênio, declaração de reserva de recursos no valor da contrapartida (o valor pleiteado na época foi R$60 mil reais e o governador aprovou R$40 mil), sendo que a prefeitura teria recebido modelo da declaração e teria deixado de enviar ainda, cópia do plano de trabalho detalhado.
Os vereadores ficaram indignados com o relato do presidente Luiz Lobo(PL) e aceitaram a emenda de sua autoria que novamente, exige a prestação de contas do uso da verba utilizada na promoção da 33ª Semana de Vela até 30 de setembro deste ano. “Espero que desta vez o município não perca essa verba por ausência de documentos. O que aconteceu é muito grave. Acredito que o prefeito não tenha conhecimento, pois os ofícios chegam prontos para ele assinar, mas isso prova mais uma vez como ele é mal assessorado”, criticou Luiz Lobo.
O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), solicitou providências do presidente no sentido de descobrir quem foi o responsável pelo ofício 139/06, remetido à Câmara com informações inverídicas. “Estão querendo nos induzir a erros. Essa pessoa precisa ser punida. Mais uma vez fica aqui meu protesto contra a Secretaria de Assuntos Jurídicos”, disparou.
Jadiel Vieira, Keko(PV) e José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) também se manifestaram criticando o ofício da prefeitura. “É um absurdo dizer que a secretaria de Estado não mandou a verba porque a Câmara exigiu prestação de contas”, disse Keko. “É nosso direito fiscalizar e dever da prefeitura e de suas secretarias prestar contas”, completou Zeca.
Marcio Garcia (PL) endossou a crítica dos colegas. “Também quero saber quem foi o responsável pela elaboração deste ofício. Esta irresponsabilidade dos assessores do prefeito não pode ficar impune”, declarou. O vice-presidente da Casa acredita que o ofício mostra, “de forma descarada, que querem se isentar de seus erros, colocando a culpa neste Legislativo. Que coisa pequena”.
O presidente Luiz Lobo(PL) afirmou que ao enviar ofício anunciando a aprovação do projeto, com a inclusão da emenda exigindo a prestação de contas, irá também questionar a informação inverídica enviada em ofício da prefeitura. A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela acontece no dia 1º de março, quarta-feira, às 17h. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Carnamar reúne 220 embarcações na única folia marítima do Litoral Paulista

São Sebastião - O 16º Carnamar (Carnaval no mar) reuniu cerca de 220 embarcações, no último domingo (27/02), no Canal de São Sebastião. Mais de 3 mil pessoas estiveram na praia do Arrastão, local da concentração.
O evento é o grande diferencial do Carnaval de São Sebastião em relação aos demais municípios do litoral paulista. Único no Estado de São Paulo, o desfile marítimo proporcionou muita diversão a turistas e moradores.
Na areia, Alê e banda comandaram a agitação no palco montado na praça do Arrastão. Já no mar, o pico da folia ocorreu na passagem pelo rebocador da Transpetro, que jogou água nos foliões.
O campeã do Carnamar foi a lancha “Vidinha Mais ou Menos”. O barco “La Blond” ficou com o título de embarcação mais animada. Ambos apresentaram o tema da Copa do Mundo. “Esse é o 7º Carnamar que a gente ganha. É muito bom pode passar o Carnaval no mar”, declarou o comerciante Gustavo Dias, da lancha “Vidinha Mais ou Menos”.
A realização do Carnamar é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com a Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião). O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, destacou a importância do evento para a cidade. “Já é uma marca de São Sebastião a folia no mar”.
Este ano, a organização também presenteou o público na areia. A jovem Josielen foi eleita Miss Carnamar.
Os prêmios para os barcos foram troféus e vale-compras que variaram de R$ 400,00 até R$ 1 mil. O folião mais animado também recebeu prêmio, incluindo troféu e um vale-compras no valor de R$ 200,00.
As pessoas que não possuem barco, mas mesmo assim quiseram curtir a folia na água, puderam embarcar na escuna da Aciss por R$ 50,00. O ingresso incluiu um abadá e boné.
A programação do Carnaval de São Sebastião segue nesta segunda-feira (27/02) com desfiles de blocos, a partir das 21h, na Rua da Praia. Na terça-feira (28/02), encerrando a folia, desfile da Apoteose, com as escolas de samba campeãs do Carnaval.
Os bailes populares continuam hoje e amanhã, na Rua da Praia e em Boiçucanga, na Costa Sul, sempre às 23h. No Coreto, das 22h às 2h, Carnaval de Marchinhas. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Colégio Dominique e Grupo Educacional Uninter Implantarão Primeira Faculdade Particular de Tecnologia

Ubatuba - O Colégio Dominique, instituição de ensino que há 28 anos atua em Ubatuba, acaba de firmar convênio com o Grupo Educacional Uninter, de Curitiba, Paraná, para a implantação da primeira faculdade particular de tecnologia em nossa cidade. Os cursos, autorizados pelo MEC, são ministrados ao vivo, via satélite, uma vez por semana, sob a coordenação local de professor tutor pós graduado. Realmente uma extraordinária conquista para os cidadãos ubatubenses, com destaque para o segmento empresarial, já que Gestão Financeira, Marketing e Propaganda e Gestão de Negócios de Pequeno e Médio Porte são algumas das opções. No site www.facinter.br os interessados poderão colher mais informações e, inclusive, inscrever-se para o vestibular, que ocorrerá dia 12 de março no Colégio Dominique. (Fonte: Imprensa Livre)

Venha até a ACIU e assine também!

Ubatuba - A ACIU- Associação Comercial de Ubatuba- está articulando na cidade a coleta de assinaturas para tornar obrigatória à divulgação nas notas fiscais do valor dos tributos que incidem sobre as mercadorias.
Os comércios associados à ACIU também estão colaborando com a coleta de assinaturas.
Para participar da campanha "De Olho no Imposto", as pessoas devem ter acima de 16 anos e ser eleitor. A previsão é de que mais de duas mil assinaturas sejam recolhidas em Ubatuba.
A mobilização faz parte de um projeto de iniciativa popular que visa à coleta de 1,5 milhões de assinaturas em todo País para regulamentar o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura apresenta metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2005

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Fazenda, apresentou, em audiência pública realizada no último dia 23, a prestação de contas relativa ao exercício de 2005, com os demonstrativos das receitas arrecadadas e despesas do terceiro quadrimestre, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. Na apresentação o secretário municipal de Fazenda, Gilson F. da Silva usou a sala Washington de Oliveira, da Câmara Municipal, para explanar para o público presente sobre as realizações da administração municipal.
Gilson iniciou a apresentação explicando a obrigatoriedade que impõe a Lei de Responsabilidade Fiscal e as mudanças que dela derivaram. A receita bruta do município no referido período foi de R$ 98.514.985,28 e a líquida, deduzida a receita redutora do Fundef, foi de R$ 95.049.291,48.
Foram minuciosamente expostas as origens das receitas, o comparativo das receitas anuais desde 2001, as despesas por secretarias e com pessoal. Gilson apresentou também, de forma comparativa, as despesas totais com a educação desde 2001 até o final de 2005, demonstrando que as despesas obrigatórias foram cumpridas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Infantil e na valorização do magistério, com aplicação de 27,94% na manutenção do ensino. Na saúde os gastos também ficaram dentro do que manda a legislação, tendo sido aplicados 20,96%.
“O setor de contabilidade trabalha para que a arrecadação do município seja maior e consiga atender aos anseios da população. O orçamento tem um tamanho definido e precisamos sempre trabalhar com isso, fazendo a parte legal de acionar devedores, por exemplo. O que não pode acontecer é o gestor deixar de cumprir suas obrigações legais e como Ubatuba tem uma gama muito grande de necessidades, temos que adequar as despesas com responsabilidade”, explicou o secretário municipal de Fazenda. (Fonte: PMU)

Secretaria de Esportes e Lazer descentraliza escolinhas municipais

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencourt Jr., esteve na sexta-feira, 24, na Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, no bairro da Marafunda, no intuito de firmar uma parceria para uso do campo de futebol da escola para as aulas da escolinha municipal de futebol.
O objetivo é, além de atender à enorme demanda de inscritos para a escolinha de futebol, descentralizar o esporte de Ubatuba. Ou seja, levar a prática esportiva não só para a região central, mas também a bairros distantes, desde o extremo sul ao norte do município. “É uma prioridade do prefeito Eduardo César esta descentralização. Um passo já foi dado com as escolinhas de surfe e futebol na Maranduba e agora atingiremos a Região Oeste com a escolinha de futebol também aqui na Marafunda”, explicou Bittencourt.
O secretário teve seu pedido de uso do campo de futebol pela escolinha atendido pela diretora da EM, Solange Cristina Prado de Barros, que de imediato aprovou a idéia. “Quanto mais esportes melhor. As atividades ajudam muito as crianças. As mães vêm até a escola agradecer pela mudança positiva de seus filhos devido às práticas esportivas”, conta Solange. A EM Prefeito Silvino Teixeira Leite já conta com uma gama diversa de cursos extra-curriculares: futebol, basquete, karatê, judô, capoeira, aulas de dança, pintura, malabares, bordado, crochê, música, entalhe, entre outros.
A escolinha de futebol na Marafunda vai atender crianças nascidas entre 1994 e 1999, nas categorias Dentinho e Fraldinha. Serão cerca de 200 vagas para o futebol, em aulas dividas em dois períodos de duas horas por dia, com duas turmas em cada turno. Os horários serão definidos pela Secretaria de Esportes e Lazer nos próximos dias.
Também participaram da reunião o coordenador da escolinha de futebol, Reginaldo Barreto e César Góes, da Assessoria de Assuntos Comunitários. Todas as escolinhas municipais de esportes terão suas atividades iniciadas a partir do dia 6 de março. (Fonte: PMU)

Prefeitura divulga data e local do processo seletivo para trabalhadores braçais

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba está convocando os candidatos aos cargos de trabalhadores braçais para realizarem a prova escrita do processo seletivo simplificado. A prova, que será realizada no próximo dia 5 de março, na Escola Municipal Padre José de Anchieta, terá duração de três horas. O horário de abertura dos portões é às 7:30h e fechamento às 8h. A Escola Municipal Padre José de Anchieta fica na Rua Amazonas nº 595, Bairro Sumaré.
Visando realizar um processo seletivo organizado, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura aconselha aos candidatos que prestem atenção às normas do edital. Entre as principais instruções, pede-se para verificar com antecedência o local da realização da prova e comparecer pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário marcado, munido de:
- original de Documento de Identidade com foto, não serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes.
- comprovante de inscrição;
- caneta esferográfica azul ou preta;
Será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que se apresentar após o fechamento dos portões e/ou não apresentar o documento de identidade exigido acima.
Antes de entrar no prédio onde será realizada a prova, consultar as listagens afixadas no local, com a distribuição dos candidatos por sala. (Fonte: PMU)

Divulgados nomes dos monitores da mais nova escolinha municipal de esporte

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, divulgou na última sexta-feira, 24, os nomes dos monitores que ministrarão as aulas da escolinha de skate, uma novidade dentro das atividades esportivas desenvolvidas pela Prefeitura.
Os detalhes para a implantação da nova modalidade foram acertados em uma reunião entre o Secretário de Esportes e Lazer Bittencourt Jr e Marcio Tanabe, da ONG Ativação, que trabalha em parceria com a SEJEL (Secretaria Estadual da Juventude Esporte e Lazer), no projeto São Paulo do Skate.
Durante a reunião foi escolhido o coordenador da escolinha, o atleta Cristiano Vieira Mendes, que ao lado de Marcio Tanabe, participou da escolha dos quatro monitores: Hickey Araújo, Laíse Brandão Aguiar, Salatiel Pereira de Oliveira e Rafael de Souza Galvão.
A escolinha terá duas turmas pela manhã e duas no período da tarde. Os moldes são os mesmos da escolinha de surf, onde os alunos não precisarão adquirir material para treino; a SEJEL disponibilizou oito skates, vinte jogos de equipamento de segurança (cotoveleiras, joelheiras e capacetes) e uniformes para os alunos e monitores. A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba deverá arcar com a logística e seleção dos alunos e o custeio de um coordenador de atividades.
Os monitores passarão por curso de capacitação, no qual deverão viajar a São Paulo na próxima quinta-feira, 1, para o primeiro treinamento de monitores. A partir do dia 11 de março os monitores freqüentarão, também em São Paulo, cursos de comunicação e informação e tecnologia e desenvolvimento de produtos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

 

Semana de 24 de Fevereiro à 02 de Março de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
Ás 14:30 hs(Só sexta, sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Roteiro de Ubatuba
Ubatuba começa no Oceano
E acaba na Serra
E no meio tem
Praias
Jundus
Rios
Cachoeiras
Matas
Pescadores
Com mais alegrias
Do que dores.

Carta de Santos
A bênção pai, a bênção mãe
Espero que esta os encontrem
Com saúde
Depois de carregar cargas
E mais cargas de café
Me tornei taifeiro
Auxilio
Oriento
Recebo
E despacho
Navios e passageiros
Mas o que gosto mesmo
É de ajudar as senhorinhas
Descerem dos paquetes
Algumas são tão delicadas
São tão leves ao desembarcar
Que ninguém acreditaria
O quanto pesam
Nos meus pensamentos
Preciso me casar.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Santa Casa - Reconhecimento dos Homens - Quero deixar claro, inicialmente, que espero e acredito que existam homens que procuram da melhor maneira e de acordo com o seu potencial, quando ocupando cargos, levar o melhor da administração pública a seu povo ou pelo menos aos seus eleitores. mas acredito também, que muitos homens públicos estejam vivenciando um período contrário aos bons valores morais, éticos e denôdo em administração, gastando o erário público justo e perfeito.
"Nem sempre as mudanças de paradigmas são imediataiatamente notadas. Elas podem se dar através de mudanças de conceitos e de modos de atuação, introdução de valores, modificação de condutas, soluções novas para problemas antigos, etc".(Litoral Virtual:21/02/06=paradigmas estão mudando).
Parabéns, sr. Ernesto, pelas colocações, pela firmeza como escreves e pelas informações prestadas, tão necessárias para conhecimento da população que cada vez mais quer melhorias.
Nos bens públicos e prestações de serviços. é nessa linha de raciocínio que reafirmo cumprimentos a v.sa., pois sei que és pelo correto e espero que não haja desvio de interpretação; senão vejamos: jornal: A Cidade/31/12/2005:..."mergulhado (hospital) em uma profunda crise há muitos anos, com uma dívida enorme, sem crédito com os fornecedores...."
Litoral Virtual: 21/02/06." a assunção da supervisão da administração da santa casa de misericordia de ubatuba foi um ato corajoso que visou interromper uma tendência decenal de ineficiência, prejuízos financeiros e deserviços à comunidade."
Permitam-me discordar quanto aos grifos e reconhecimento seja feito: na administração da santa casa entre 17/09/01 à 12/05/03, houve contensão e eficiência, pois quando assumida, estava a mesma sem remédios, sem crédito com os fornecedores, os pacientes e funcionários não recebendo atenção adequada .
Nesse período "os paradigmas" mudaram na administração da santa casa: os laboratórios voltaram a fornecer remédios e a receber conforme acordado; os fornecedores acreditaram na administração e voltaram a fornecer; as dívidas foram levanta-das ( principalmente encargos ) e deu-se início a negociações.
Em maio de 2002, teve início a gestão de nova provedoria. que inicialmente deu força, negociou e ajustou o pagamento dos encargos, chegando até a viabilizar verbas estaduais e federais.
Esta nova provedoria, da qual fiz parte, como cidadão e gratuitamente ( acrescento: duas vezes por semana recolhia frutas , verduras e peixe em meu próprio carro) vi o esfôrço conjunto para fazer o melhor para os pacientes, funcionários e fornecedores.
Nosso grande defeito: tentar fazer de nossa santa casa, o lugar ideal para atendimento a quem a procurava: 1º- procurando as cidades com sucesso na administração de santas casas, agindo com transparência no repasse de verbas e serviços; 2º- toda verba seria aplicada corretamente ao fim a que se destinava; 3º- prioritariamente: a limpeza, o atendimento, os funcionários
com fino trato e asseio, pois ali necessita; 4º- a saúde, sendo uma obrigação dos poderes públicos, requerer e destinar verbas necessárias e condizentes com as necessidades, etc, etc.
A provedoria tem a responsabilidade e obrigação de prover a santa casa, para isso ela foi eleita de acordo com o estatuto
(muitas vezes negligenciado) e resolver problemas passados pela administração. grandes embates a)medicos que faziam atendimentos nasanta casa(pois não possuíam consultórios particulares);
b) médicos que não queriam adotar jalecos (alguns até hoje); c)psf e salários dos funcionários; d) "folha mágica"; e) carta anônima (forjada); f) atas eivadas e incompletas; etc...etc..
Portanto sendo um dos integrantes da então provedoria, não podendo influenciar para o bem da santa casa eu e outros renunciamos, quando do desmantelamento dos funcionários componentes da administração, que também não pactuavam com desvios descobertos e com o encaminhamento do gerenciamento do então "vale saúde";
Espero desfrutar dos serviços de saúde da nossa santa casa quanto às mudanças dos paradigmas atuais e principalmente como usuário do hoje plano "litoral saúde", e mais: reconhecimento à administradora e toda a sua equipe desse período, que tudo fizeram e transparentemente, em pról da saúde e da santa casa.

Edvair Bogiani
Ubatuba, SP

Com referência a matéria do Sr. João Ferreira da Silva Filho, acho que tem fundamento, pois o mesmo aconteceu comigo e em conversa com um desses tecnicos da empreiteira que presta serviços a Telefônica, ele me informou que ganham por produção. Então está explicado o o motivo pelo qual também voam baixo com aqueles Fiat Uno, com placa de Curitiba, o qual ficam impunes a ultas por direção perigosa por ser de outro estado. Acho que a Telefônica deveria fiscalizar mais suas empreiteiras.

Mauricio O Costa
RG 4.205.379

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Primavera - Luciano Cancelier

Primavera
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor