Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 09 de Março de 2006 - Nº 1480 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Ibama apura naufrágio perto do arquipélago
UNIMÓDULO forma 4ª turma de Educação Física


Caraguatatuba
Carro cai em barranco e mata 1 na Rio-Santos
Torneio de Tênis está com inscrições abertas em Caraguá
Atletas de Caraguá na segunda fase do Campeonato Peixinhos & Golfinhos
Workshop de arte circense acontece no Teatro Mario Covas
Câmara aprova Ordem do Dia
CEI do Travessão faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher envolve centenas de pessoas em Caraguá


Ilhabela
Presidente solicita equiparação salarial para Agentes de Trânsito em Ilhabela


São Sebastião
Consema vai visitar Alcatrazes
Conselho da Condição Feminina toma posse no Dia Internacional da Mulher
Veto ao projeto de lei que concede perdão de débito é acatado pela Câmara
Artesãos temem perder espaço na Rua da Praia
Cardim denuncia: “Empresa de consultoria é contratada para realizar obras”

Ubatuba
Prefeitura inicia recuperação da Rua Andrelino Miguel

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ibama apura naufrágio perto do arquipélago

Litoral Norte - O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) vai investigar o naufrágio da lancha Taormina, ocorrido sábado passado, nas proximidades de Alcatrazes. No acidente, três pessoas passaram 15 horas no mar, antes de serem resgatada pela Marinha. Segundo Roberto Reis, do Ibama em São Sebastião, o órgão quer apurar se os ocupantes da embarcação acidentada estavam pescando no arquipélago, o que é proibido por lei. Segundo Reis, nenhuma embarcação pode se aproximar de um raio de 10 quilômetros da Estação Ecológica de Tupinambás, sem prévia autorização do Ibama. Segundo ele, será solicitada ajuda da Marinha e da Polícia Federal para apurar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

UNIMÓDULO forma 4ª turma de Educação Física

Litoral Norte - Novos profissionais de Educação Física no mercado. A quarta turma do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO com 130 alunos, colou grau no dia 4 de março. A solenidade foi aberta pelo Pró Reitor Acadêmico Prof° Mestre Mauricio Ribeiro da Silva, que compôs a mesa juntamente com o Patrono e Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Doutor Alcides José Scaglia e o Paraninfo do curso, Prof. Ms. Fábio Pinto Gonçalves dos Reis.
Também compôs a mesa o corpo docente, com o Prof. Especialista Carlos Francisco Focesi, Prof. Mestre Edílson Geraldo de Almeida, Prof. Especialista Juarez Saloni, Prof. Mestre Luiz Fabiano Seabra Ferreira, Profa. Esp. Márcia Donata Zumpano, Profa. Especialista Milene Olga de Oliveira Bastos, Prof. Esp. Pedro Norberto dos Santos, Prof. Esp. Sérgio Jorge Burihan, além da presença da Secretária do Curso, Profª Angela Matilde Fogaça.
O professor e coordenador, Alcides Scaglia, deu conselhos aos formandos, lembrando que a formatura não é a reta final, ao contrário. “A missão acaba de começar, agora vocês são professores, não de Educação Física, mas professores, e ser professor é uma arte. Decidam desde já que tipo de professores querem ser, se concordam com tudo como está, continuem sendo o professor enciclopédia dizendo tudo o que os alunos querem ouvir; senão, aprendam desde já que terão de incentivar seus alunos a verem o mundo de outra maneira, longe de conformismos e comodismos, só assim estarão cumprindo verdadeiramente seu papel”.
Após o juramento ao exercício da profissão e a entrega dos certificados de conclusão do curso, os alunos prestaram homenagens aos professores: a formanda Daniela Moreira Penha ao Prof° Doutor Alcides José Scaglia; o Formando Sérgio Alves dos Santos ao Prof° Mestre Enrico Fuinni Puggina, representado pelo Prof. Carlos Francisco Focesi; a Formanda Maria Aparecida Dimas da Silva ao Prof° Especialista Pedro Noberto dos Santos.
O Centro Universitário Módulo também homenageou os alunos que apresentaram o melhor trabalho monográfico. A Formanda Christina Ribeiro Rossi foi premiada pelo trabalho de tema “O papel do profissional da Educação Física na prescrição do exercício no processo de reabilitação cardíaca”, orientado pelo Prof. Marcelo Janini Ortiz. O formando Michael Rodrigo Susuki Cabral, pelo trabalho “Brincando de circo: uma oportunidade de expor novos objetos na escola”; orientado pelo Prof. Sérgio Jorge Burihan.
Os alunos que apresentaram o melhor desempenho do curso, também receberam homenagens do UNIMÓDULO, formanda Daniela Moreira Penha e a formanda Ramizzei Barreto dos Santos. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Carro cai em barranco e mata 1 na Rio-Santos

Caraguatatuba - O motorista Francisco Walter Ferreira, 36 anos, morreu ontem de madrugada quando o carro que dirigia despencou em uma ribanceira de seis metros de altura nas proximidades do km 90 da rodovia Rio-Santos, em Caraguatatuba. O acidente ocorreu próximo ao bairro Jardim Santa Rosa. Segundo o delegado de Caraguá Orley Siqueira, Ferreira estava acompanhado de Boris Reigada, 23 anos, proprietário do veículo, um Mercedes Benz. Os dois tinham saído da boate Chaparral quando ocorreu o acidente. A polícia investiga as causas do acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Torneio de Tênis está com inscrições abertas em Caraguá
O torneio terá início no dia 28 de março e será encerrado no dia 20 de abril, como parte da programação do Aniversário de 149 anos de Caraguá.

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba completará 149 anos no dia 20 de abril, e para comemorar, a prefeitura, por meio de suas secretarias está organizando uma série de atividades para os munícipes. A SECER (Secretaria de Esportes e Recreação está organizando diversos campeonatos esportivos para atrair amantes de várias modalidades esportivas.
O 1º Torneio Municipal de Tênis de Quadra “Aniversário da Cidade”, é uma das atrações. Os praticantes da modalidade poderão comparecer na secretaria da SECER, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) para fazer sua inscrição gratuitamente de 13 a 22 de março. Os atletas disputarão as categorias Iniciantes, Classe A, B e C e Feminino
O torneio, que terá abertura oficial no dia 28 de março, promete atrair competidores de todas as idades em busca da vitória da primeira edição do evento na cidade. As competições finais acontecerão no dia 20 de abril, com premiação para os primeiros colocados de cada categoria, nos campos do CEMUG, com entrada franca.
Para a realização do 1° Torneio Municipal de Tênis de Quadra "Aniversário de Caraguatatuba” a prefeitura conta com o apoio da Top Spin, Nautimar, Memura Lava Lento, Israel Veículos, Fran Presentes, Supermercado Formigão, Esquina do Pão III, Auto Primo Prêmio e Neuplac.
Mais informações pelos telefones 3887-1165/3888-4110 com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá na segunda fase do Campeonato Peixinhos & Golfinhos
Quinze atletas da cidade conquistaram uma vaga na final, que acontece no dia 12 de março em Jacareí, com a participação de aproximadamente 1.200 atletas de toda a região.

Caraguatatuba - Caraguá marcou presença na 7ª edição da seletiva do Campeonato Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos troféu “Fabíola Molina”, levando 25 atletas para disputarem o troféu junto com outros 800 atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em São José dos Campos.
Nas seletivas, que aconteceram também em Taubaté, Bragança Paulista, Suzano, Mogi das Cruzes e Jacareí, nossos atletas ficaram até com o 4º lugar conseguindo classificação para a segunda fase do campeonato. Quinze atletas da cidade conquistaram uma vaga na final, que será realizada no dia 12 de março em Jacareí, com a participação de aproximadamente 1.200 atletas de toda a região.
Nos 25 metros livre feminino (Mirim 96/97) a atleta Giovana Rubião ficou com o 4° lugar e Indyanara Cristina em 5°; nos 25 metros livre mirim masculino, Cairo Baruque conquistou o 2° lugar; nos 25 metros Livre Pré-Mirim masculino, Matheus Augusto Prazeres foi o campeão; nos 25 metros Pré-Mirim feminino, Samar Amaral ficou em 5°. Nos 50 metros Livre Infantil Feminino (13 e 14 anos) Ana Beatriz foi a classificada; nos 50 metros Livre Juvenil e nos 50 metros Borboleta Juvenil (15 e 16 anos), Lucas Abel foi o campeão; nos 50 metros Costas Petiz I, Caio Cesár ficou em 2° lugar; e nos 50 metros Peito Infantil, Vitor Celso foi o campeão da categoria.
A técnica da equipe caraguatatubense, Juliana Aparecida de Oliveira, que tem o auxílio da assistente técnica Aparecida Juliana Santos Oliveira, está confiante na participação dos atletas. “Temos pelo menos seis chances de ficar entre os três primeiros colocados nas categorias em que participamos. Nessa competição o destaque foi Lucas Mendonça Abel que conquistou o 1º lugar nos 50 metros livre e nos 50 metros borboleta na categoria juvenil 15/16 anos com 18 participantes, ele também é uma promessa de vitória, finalizou.” (Fonte: PMC)

Workshop de arte circense acontece no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - Os monitores da Fundacc nas áreas de dança e teatro e alunos do curso de artes cênicas do Ceprolin participam nos dias 10 e 11, de workshop de arte circense. Na programação, trapézio, tecido acrobático, perna-de-pau e solo.Tudo no Teatro Mario Covas.
A Fundacc realiza nos dias 10 e 11 de março no Teatro Mario Covas, um workshop com o ator Thunder, conceituado profissional de arte circense.
Aberto aos monitores das áreas de teatro e dança da Fundacc, assim como aos alunos de artes cênicas do Ceprolin, a programação do workshop conta de aulas de trapézio, tecido acrobático, perna-de-pau e solo.
Thunder, ator de São Paulo, trabalha com circo desde 1998, estudou com o conceituado grupo de circo Fratelli; foi integrante do grupo Central do Circo. Fez aulas com profissionais renomados como Elza Wolf – especialização em tecido acrobático e trapézio fixo. Faz parte do quadro de artistas do Playcenter desde 2000, com apresentações circenses.
“Com essa ação estamos oportunizando aos monitores e alunos do curso de ator do Ceprolin, o contato com novas técnicas e formas de expressão artística, como essa, que dará noções da arte circense, e desse modo, condições de transmitir novidades aos alunos. Também possibilita a ampliação de seus currículos.” – comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc. (Fonte: PMC)

Câmara aprova Ordem do Dia
Apenas um projeto foi adiado para melhor análise

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou toda a Ordem do Dia da sua 4ª Sessão Ordinária semanal, realizada em 7 de março - terça-feira. Das três proposituras, duas foram votadas e uma terceira foi adiada por 2 sessões. Na sessão foi formada a CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) da Base de Gás da Petrobrás.
O Veto Total do Prefeito Aguilar (PSDB), ao projeto de denominação do Vereador Aurimar Mansano (PTB), foi mantido. A praça denominada Inácio Lemos pelo Vereador, na verdade tem um procedimento administrativo na Prefeitura para ser denominada de "Praça do Remo", em homenagem aos Pescadores da zona sul.
Projeto do Vereador Omar Kazon (PL), que autoriza a Prefeitura a instituir o Programa de Ensino e Coleta Seletiva de Lixo na rede pública de ensino foi aprovado.
A última propositura a ser votada na sessão tem a autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), líder do prefeito na Câmara e autoriza o Executivo a criar a ronda municipal. Este projeto foi adiado pelo autor para ser refeito e reapresentado. A proposta visa disciplinar as empresas de Segurança Patrimonial na cidade.
No início da Ordem do Dia houve a votação para a escolha do membro e do relator para a CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) da Base de Gás da Petrobrás. Depois de muita discussão sobre quem participaria ou não da votação, foram eleitos os Vereadores Aurimar Mansano (PTB) - Relator e Germino de Souza (PPS), como membro. O Presidente da CAR é o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 6 Projetos de Lei. Foram votadas 5 Moções e no intervalo, foram lidas 38 Indicações. A sessão foi transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

CEI do Travessão faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o CEI Profª Regina Célia Chapira Blausten, do Travessão, fez uma homenagem para as mulheres da comunidade numa atividade na Unidade Escolar, que contou com muita animação e integração.

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) Profª Regina Célia Chapira Blaustein, do bairro Travessão, parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Mamulengo, realizou hoje, dia 8, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, a direção da escola promoveu algumas atividades na unidade, voltadas para as mulheres da comunidade.
Conforme explicaram as professores do CEI, as mães, tias e outras mulheres da comunidade foram convidadas para participar das comemorações, que foram iniciadas às 14h. As mulheres que compareceram a escola, integraram atividades lúdicas e fizeram uma grande confraternização.
Uma professora chamou uma manicura voluntária, para prestar seus serviços às participantes. Houve um sorteio para dar a oportunidade às convidadas de receber os cuidados nas mãos e pés, pela manicura Arlete.
Uma dinâmica desenvolvida durante o encontro foi o "auto-retrato", no qual as participantes utilizaram materiais como papel, lápis de cor, entre outros, para demonstrar pelo trabalho artístico a maneira em que estavam se sentindo no Dia Internacional da Mulher. Depois de terminado, cada mulher pode mostrar ao restante do grupo qual foi seu trabalho e seu significado.
Conforme explicou a professora Natalia Gimenez Torralbo, esse tipo de atividade sempre acontece na escola, nas datas comemorativas. "Queremos sempre trazer a comunidade para dentro da escola", completou. As atividades sempre integram professores e funcionários para o bom desenvolvimento voltado para a comunidade. Em vários casos, há a participação de voluntários para oferecer mais opções aos convidados. (Fonte: PMC)

Dia da Mulher envolve centenas de pessoas em Caraguá
Com olhos voltados à valorização, à paz e à segurança da Mulher, a Prefeitura promove ações que homenageiam as mulheres de Caraguá.

Caraguatatuba - Além de receberem muitas flôres, as mulheres tiveram um dia especial em Caraguá na última quarta-feira, quando se comemorou o Dia Internacional das Mulheres. Foram diversas ações visando a paz, a saúde e a segurança das mulheres. A Prefeitura, a Fundação Cultural de Caraguatatuba(FUNDACC), a Delegacia da Mulher, o Colégio Tableau, a Sabesp, a Associação dos Aposentados, o Centro do Professorado Paulista, escolas, a APAE de Caraguá e outras entidades, estiveram todos reunidos neste grande movimento em homenagem à mulher,
O prefeito José Pereira de Aguilar e a Primeira Dama, Rose Carrijo de Aguilar, os secretários municipais de Esporte, Nivaldo Alves; de Saúde, Olegário Alves dos Santos; da Assistência Social, Antonia Aparecida Decanini, presidente da Fundacc, Eloísa Antunes de Oliveira, da Educação, Silmara Matiazzo, funcionários municipais, professores, artistas e muitos outros prestigiaram os eventos que aconteceram na praça Ton Ferreira e Praça Cândido Motta.
A saúde da Mulher recebeu atenção na praça Ton Ferreira, com os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e Tableau, além das aulas de recreação e alongamento com a equipe da Secretaria de Esportes e Recreação, os exercícios de alongamento e respiração pela técnica de Pilates, com a Profa. Carmem Garrido. Os pacientes da UAMI e CAPS participaram de palestras sobre a Saúde da mulher, almoço e assistiram a muitas apresentações culturais.
À tarde, o público foi convidado para assistir as apresentações culturais na Praça Cândido Motta. Destaque para a dança sênior da Associação dos Aposentados e as poesias. A professora Campus Bueno emocionou homens e mulheres, recitando “Vozes” de Carlos Drumond de Andrade, e “Mulheres do Brasil”, de Joyce.
Outro destaque foi a apresentação do “Timbalata”, a banda de lata do CIEFI Alaor Xavier Junqueira. A banda tem o envolvimento da comunidade, inclusive de mães e alunos que não frequentam mais a escola mas continuam no projeto, ampliando a idéia de valorizar a arte e preservar o meio ambiente, em um trabalho social que envolve as crianças da escolas, sempre contando com o apoio de mães e mulheres ativas em projetos escolares. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Presidente solicita equiparação salarial para Agentes de Trânsito em Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), apresentou requerimento na última sessão, dia 06, onde pede a equiparação da referência salarial dos agentes municipais de trânsito com a referência dos demais agentes municipais e fiscais. A matéria foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito Manoel Marcos.
Lobo já enviou requerimento semelhante em agosto de 2003, sob a justificativa de que a função dos referidos profissionais são, em tese, as mesmas dos demais agentes e fiscais e que a medida se faz necessária por questão de justiça. “Os agentes de trânsito têm basicamente as mesmas funções dos demais fiscais municipais, além disso, muitos correm até risco de vida na alta temporada, quando precisam organizar a fila da balsa e por diversas vezes sofrem agressões verbais e físicas”.
O presidente ressaltou ainda que o prefeito teria assumido compromisso com os fiscais, numa inauguração de estabelecimento comercial no ano passado, de realizar a equiparação salarial. O Executivo tem quinze dias para enviar a resposta do requerimento ao Legislativo do arquipélago. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Consema vai visitar Alcatrazes

São Sebastião - Representantes do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) visitam amanhã o Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, para acompanhar as atividades exercidas no arquipélago pela Marinha.
A Marinha programou a visita após pedido do secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg, que em reunião do conselho foi questionado sobre a continuidade dos exercícios de tiros no local.
Uma fragata da Marinha irá transportar os conselheiros, que receberão explicações sobre as atividades realizadas no arquipélago, principalmente, no Saco do Funil, local onde ficam os alvos da Marinha.
Em novembro de 2004 parte do arquipélago foi atingido por um incêndio após os exercícios de tiros. A atividade foi suspensa pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) até o final do ano passado.
Um grupo de estudo, composto por representantes da Marinha, Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Defesa, avalia se as atividades da Marinha causa ou não riscos ao meio ambiente.
"Espero apenas que eles (os conselheiros) não aceitem os argumentos da Marinha, que insiste em continuar seus exercícios", disse o biólogo Fausto Pires de Campos, da Sociedade em Defesa do Litoral Brasileiro. (Fonte: ValeParaibano)

Conselho da Condição Feminina toma posse no Dia Internacional da Mulher
Conselheiras foram recebidas pelo prefeito Dr. Juan Garcia com um café da manhã no gabinete

São Sebastião - O Dia Internacional da Mulher foi marcado pela posse do Conselho Municipal da Condição Feminina em São Sebastião. Na manhã desta quarta-feira (08/03), as novas conselheiras foram recebidas pelo prefeito Dr. Juan Garcia com um café da manhã no gabinete.
Ele fez a leitura do decreto 3366/2006, que nomeia as representantes do conselho. Da Prefeitura de São Sebastião, as conselheiras são: Denise Luz Moura Estevaletto e Rosa Maria Mota (Fundo Social de Solidariedade); Carmem Lídia da Silva e Maria Inês Santos do Nascimento (Secretaria da Saúde); Irmã Carretoni Puertas Tavares e Ana Maria Santana (Trabalho e Desenvolvimento Humano); Daniela Cristina Motta Michelucci e Clarissa Maria Ruivo (Educação), Neila Mara Brunetti Itavo e Raquel de Jesus Moraes Buzi (Esportes), Luciani Simões Silva Moura Prado (Governo) e Jacqueline Rodrigues Santana (Assuntos Jurídicos).
Já as representantes da sociedade civil são as seguintes conselheiras: Célia Dornelas, Débora Trindade, Dircéia Arruda, Elisabette Barbosa, Elisângela Barbosa e Silva, Eulália Lara Oliveira, Eva Aparecida Falcão, Helena Dora Glina, Janaína de Figueiredo, Josefa Mendes Carvalho, Lucia Dalledone Siqueira, Maria Geralda Resende, Maria Lurdene Pinheiro, Raquel Salgado, Priscila Siqueira, Regina Célia Cristino Barbosa, Rosana Teles de Carvalho, Tânia Elisabeth Lamarque.
Conforme eleição realizada no dia 20 de outubro de 2005, a presidente do conselho é Tânia Regina Sarak, tendo como vice Dircéia Arruda de Oliveira. "Nosso objetivo é a mobilização e a sensibilização da sociedade local para que os direitos humanos sejam respeitados e os direitos das mulheres compreendidos".
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, parabenizou todas as mulheres pelo dia internacional e destacou a importância do conselho. "Temos a preocupação em ativar os conselhos, dando condição de participação efetiva. A Prefeitura está aberta aos conselhos", concluiu. (Fonte: PMSS)

Veto ao projeto de lei que concede perdão de débito é acatado pela Câmara

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião acatou por maioria de votos, 4 a 3, o veto total do prefeito Juan Garcia ao projeto de lei 068/05, de autoria do vereador José Cardim de Souza, que reduz de quatro para três o número de exigências necessárias para que o contribuinte possa obter a concessão da remissão de débito tributário.
“Temos na cidade uma gama de pessoas com dificuldade de emprego, de pagar o seu IPTU, e a lei em vigor diz que esses munícipes têm que atender, pelo menos, quatro exigências. Com isso, a remissão acaba não acontecendo porque ela se torna difícil”, enfatiza Cardim.Ele lamentou o veto do prefeito porque a intenção da propositura era a de atender a população carente que não está conseguindo se enquadrar nas exigências da legislação. “Esse projeto é social, que dá isenção e remissão àqueles que não podem pagar IPTU”, frisou.
“A diminuição descaracterizará o objetivo da lei, ou seja, identificar aqueles que realmente necessitam do benefício”, explica o prefeito em justificativa enviada ao presidente do Legislativo, Wagner Teixeira.
Pela proposta, o interessado pode ser beneficiado quando satisfazer, cumulativamente, adequando-se em no mínimo três, os seguintes requisitos, sendo obrigatório os quesitos ‘d’ e ‘e’: a) ter mais de 60 anos de idade; b) ser aposentado; c) estar desempregado; d) ter renda familiar inferior a dois salários mínimos; e) ser proprietário ou possuidor de um único imóvel; f) ser portador de doença permanente, devidamente atestada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Artesãos temem perder espaço na Rua da Praia

São Sebastião - Os artesãos que trabalham na Rua da Praia estão preocupados com a possibilidade de serem impedidos de comercializar seus artigos no local, após as obras de revitalização prometida pela Prefeitura.
O temor se justifica em função de não constar, na maquete do projeto, um espaço definido para que os artesãos montem as tendas.
“Até o momento só escutamos boatos, não temos nenhuma informação oficial sobre o que vai acontecer. O que sei é que não abro mão de ficar na Rua da Praia. Eu sobrevivo disso, é daqui que tiro meu ganha-pão”, alega o artesão Ricardo Haddad.
Ele lembra que durante a gestão do ex-prefeito João Siqueira, um decreto municipal tentou limitar os dias e horários de funcionamento da feira. No entanto, a associação da categoria conseguiu na justiça um mandado de segurança alegando direito adquirido.
“Foi uma luta que na época ninguém acreditou que pudéssemos ganhar”, orgulha-se Haddad, que há 14 anos trabalha no local.
Outro ponto que vem tirando o sono da categoria é quanto à renovação de autorização de trabalho para o exercício de 2006. “Ainda não obtivemos orientações sobre a forma que devemos proceder para renovar nossas licenças”, afirma a artesã Annie Mello de Aguiar.
Um grupo de artesãos encaminhou um ofício ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, comunicando os problemas e solicitando informações a respeito.
Durante a sessão desta terça-feira, 7, Teixeira apresentou requerimento questionando ao Executivo quando será efetuada a renovação da licença dos artesãos e onde eles poderão trabalhar após concluídos os serviços de revitalização da Rua da Praia.
Cerca de 70 barracas estão montadas no local. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Cardim denuncia: “Empresa de consultoria é contratada para realizar obras”

São Sebastião - O vereador José Cardim de Souza usou a tribuna da Câmara durante a sessão desta terça-feira, 7, para contestar a contratação da empresa DB Engenharia que está executando diversas obras na cidade
Segundo acusa o vereador, o CGC da empresa não corresponde ao serviço contratado. “Trata-se de uma empresa registrada para o ramo de consultoria e planejamento, jamais ela poderia estar construindo, ainda mais sem licitação. Isso caracteriza improbidade administrativa”, aponta Cardim.
Dentre as obras sob responsabilidade da DB Engenharia estão as reforma nas escolas Henrique Botelho e Maísa Theodoro da Silva, o Cene. “É a empresa que mais ganha obras no município”, afirma.
De acordo com o vereador, o caso deve ser levado ao Ministério Público.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Prefeitura inicia recuperação da Rua Andrelino Miguel
As obras representam a realização de uma antiga reivindicação dos moradores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta terça-feira, 7, as obras de recuperação da Rua Andrelino Miguel, situada no Lázaro, região sul do município. A manutenção da referida rua é uma antiga reivindicação dos moradores e veranistas que lá freqüentam, já que o local estava em situação de abandono há muito tempo.
A atual administração decidiu atender aos apelos da população e realizar o sonho dos moradores, que nada mais queriam além de poder residir em uma rua com uma infra-estrutura no mínimo razoável, já que, até então, as águas pluviais corriam a céu aberto, fato do qual se aproveitaram algumas pessoas para jogar esgoto no mesmo local.
A Prefeitura vai recuperar o pavimento da Rua Andrelino Miguel e de mais quatro travessas da mesma, retirando os bloquetes e realizando o recapeamento.
A previsão para conclusão das obras é de quatro meses. Os gastos chegam a R$ 140 mil, referentes a recurso próprio da Prefeitura. O prefeito Eduardo César esteve na tarde da terça-feira, 7, vistoriando as obras no Lázaro. “Estamos inaugurando o calendário de obras de 2006 e agora passo a me dedicar muito mais às vistorias de obras como esta da Andrelino Miguel, a qual os moradores já estão agradecendo antecipadamente por verem seu sonho realizado”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)
 

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Navio fantasma
Do rumo de meio-dia
Cambando sobre as ondas
O veleiro veio
De dentro do século XIX
Buscar pimenta-do-reino
Café do Vale do Paraíba
Farinha da terra
Ouro das Minas Gerais
Chegou tarde demais.

Travesseiro de macela
Tomai um golpinho
De chá
É capim-santo, moço
Vinde cá
Se vós estais cansado
Repousai na camarinha
Basta que deiteis
Vossa cabeça
No travesseiro
Recheado de macela
Para que
Esqueceis toda mazela
Sonhai com uma praia
De caiçaras cheios de fé
Que os mansos
Herdarão a terra
Que as tainhas
Voltarão a pular
E os pescadores
Herdarão o mar.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ao Senhor Prefeito Juan Manuel Pons Garcia, ao Senhor Presidente da Câmara, Wagner Teixeira e aos srs. Vereadores

A Federação das Sociedades de Amigos de Bairro Pró Costa Atlântica, que congrega atualmente 18 (dezoito) associações, de Barequeçaba a Boracéia, completou em janeiro deste ano, l5 anos de existência, tendo nesse período enfrentado graves problemas, como os causados pelo Lixão da Baleia; a tentativa de verticalização iniciada há anos pela Câmara Municipal; e, mais recentemente, as leis complementares 38 e 39, que tratavam de modificações das leis de Uso e Ocupação do Solo, aprovadas em regime de urgência, sem observância da Lei Orgânica, do Plano Diretor e da Constituição, as quais foram, por nossa iniciativa, anuladas pela Justiça.
A Federação Pró Costa Atlântica, sempre no intuito de preservar a qualidade de vida e colaborar com o bom e harmônico andamento da política administrativa e legislativa no Município, reuniu-se, neste sábado, dia 4, para examinar o projeto de Lei Complementar, que pretende modificar as leis de Uso e Ocupação do Solo, de autoria do Poder Executivo, criando as ZEIS- Zonas de Especial Interesse Social, tema esse que tem causado grande polêmica.
Ás sociedades presentes à reunião, pareceu que a tentativa inicial de aprovação em regime de Urgência, tendo em vista o exemplo ocorrido com a anulação das leis mencionadas acima - 38 e 39 - gerou desconfiança e receio, mesmo que, posteriormente, o Poder Executivo tenha marcado três consultas e audiências publicas, em três locais presumivelmente a serem declarados ZEIS. Dizemos presumivelmente, pois não há no projeto indicação dos locais a serem definidos como ZEIS.
Para clareza e bom entendimento deste manifesto é preciso afirmar que nenhuma das associadas representadas na reunião manifestou-se contra o enfrentamento do problema de ocupação desordenada do território do Município, concordando com a disposição do Sr. Prefeito de dar mais um passo além do congelamento dos núcleos.
A discordância está na forma como a Lei Complementar foi encaminhada, em Regime de Urgência e também na falta de consultas e audiências publicas nos demais bairros, possibilitando maior discussão e contribuição da sociedade para aprimoramento do projeto.
Sendo 41 os núcleos "congelados", supõe-se que haverá ZEIS em todos os bairros, o que não está claro no projeto e o que levou esta Federação Pró Costa Atlântica a subscrever, junto com outras entidades, solicitação ao sr. Prefeito para realização de consultas e audiências públicas nas micro regiões do município.
No exame do projeto em si verifica-se que há imprecisões de redação, o que poderá levar a interpretações dúbias. Há, ainda, falta de ítens que esclareçam o que será feito, como, por quem e onde exatamente (artigos 2o.,3o.,5o.,6o. e 7o.) A questão principal e de maior relevância é a falta da definição, no projeto, dos locais a serem declarados ZEIS, em que bairros e quais as áreas delimitadas.
Entende-se pela redação dada ao projeto que não só os núcleos congelados serão declarados ZEIS, mas, "porções do território" destinadas "prioritariamente" a recuperação urbana, conforme o art.2o. Como serão escolhidas essas porções do território e quais os critérios? O projeto não esclarece essas questões. E deveria faze-lo.
A nosso ver as mudanças nas leis de uso e ocupação do solo só podem ser feitas através de Lei e não por Decreto do Executivo, mesmo que a Câmara venha a abdicar de suas prerrogativas. A ser encaminhado dessa forma poderão ocorrer não apenas insegurança jurídica como graves prejuízos, ainda evitáveis.
Para nos dar razão e contribuir com nossos argumentos aí estão, como exemplos, entre muitas outras: a Lei Complementar de Brasília - n.o 715 de 24/01/06, que cria a ZEIS denominada Vila Estrutural, e portanto em local especificado; o Plano Diretor de Batatais,SP que descreve a ZEIS ; a Lei Complementar de Belém do Pará, de 19/07/99, que delimita as ZEIS em mapa 01- anexo 8; a lei Complementar de Goiânia, no. 1569, de 7/06/1995, que dispõe sobre as ZEIS e as descreve; a Lei Complementar n.º 416/29/12/2004, que mapeia as ZEIS no Plano Diretor. E finalmente a Lei Complementar n.º 4, da nossa vizinha Bertioga, que institui as ZEIS e delimita essas áreas no mapa do Município, "parte integrante da mesma lei".
A esperança da Federação Pró Costa Atlântica, portanto, é de que haja maior discussão, propiciando a correção das falhas do projeto e para que a comunidade em geral, não só os núcleos afetados, mas toda a população possa entender as medidas propostas, aceita-las se for o caso, inclusive o aumento de pavimentos, mas sem receio de brechas que possibilitem a verticalização, sonho dos especuladores imobiliários e fantasma que periodicamente ronda o Município.
A urgência alegada pelo Executivo, a nosso ver, só se justifica nos casos de Vila Baiana, em Barra do Sahy, onde a comunidade está conscientizada e preparada para o próximo passo - onde, inclusive, não serão necessários os "predinhos" de cinco andares - e em Vila Tropicanga, em Boissucanga, onde já existe área demarcada para uma ZEIS. Por que não colocar o "modus faciendi" nesses dois núcleos no corpo da lei e começar a executar o projeto imediatamente, servindo de plano piloto para as demais áreas?
A Federação quer ter o direito de enfrentar, juntamente com a Prefeitura e a Câmara Municipal, os problemas que vêm se arrastando há décadas, mas enfrentar de uma maneira racional, clara, objetiva, transparente e dentro da lei vigente, garantindo-se solução e não
propiciando a criação de problemas ainda mais graves. Queremos ter o direito, ainda, de participar da elaboração do Plano Diretor, que orientará, afinal, o desenvolvimento urbano do Município, que vai enfrentar daqui pra diante uma crise enorme de crescimento, devido às obras de ampliação do porto de São Sebastião e às bases de gás da Petrobrás.
A Federação das Sociedades de Bairro Pró Costa Atlântica tem esperanças de que prevaleça o bom senso, a moderação, o espírito público e a vontade de que este Município se torne cada vez mais civilizado, justo e democrático.

Sérgio Pereira de Souza
Pesidente

Hoje em dia pedir voto é o mesmo estado que pedir emprego, não querendo desmerecer a classe dos Executivos e legislativos não, mas só colocando na pauta como Cidadão cheguei à ilação depois de muitos anos de observações, (deixei de acreditar).
Afinal o salário é bem gordo sem contar às mordomias que sempre ficam para os contribuintes pagar.
"Bem hoje nesta sessão plenaria vamos aprovar um orelhão para os bairros mais afastados da cidade onde a comunicação é precária, e um telefone publico servirá para aqueles moradores chamar alguém para socorrer algum parente doente ou falecido", é duro dizer isto, mas é a pura realidade, porque a Santa Casa está sob intervenção ou reformas, enquanto isto a classe mais excluída das sociedades que só recebem inspeção quando é campanha política, "me dê o seu voto pelo amor de Deus", eu prometo isto e aquilo haaaarghhh.
Melancolia profunda é esta a palavra correta que sinto pôr estes candidatos que ganham caminho subindo nas costas do maior prejudicado que depositou sua confiança e foi apunhalado e esquecido depois que conseguiu o poder.
E agora Cidadão, passou da hora de mudarmos esta trajetória insignificante e lastimoso que nos envergonha.
De fato a rapinagem de Brasília acho ainda que não chegou aqui, mas porque muitos vereadores repudiam uma CPI?
Chega de reclamar vamos fazer algo de benéfico para nossa cidade.
Se precisar de um recitante chato eis me aqui!!!
Não vamos esperar que a política possa fazer algo pôr nosso município, vamos fazer nós.
Vamos cuidar das nossas praias, trilhas, animais, plantas, parques, cuidar da cidade, respeitar e aconselhar o turista a importância de tudo isso afinal Ubatuba é nosso,
Pagamos para usufruir e não destruir.
Denunciar pratica ilegais nos nossos mangues, praias, construções irregulares, tráficos, furtos, vamos admitir que nós possamos sim fazer algo e muito pôr nossa cidade.
Vamos ajudar as autoridades que precariamente dispões seus auxilio, quem não gosta de policia é bandido.
Quem não deve não teme então vamos à luta, nossa Cidade não pode ser sempre sazonal vamos divulgar, limpar, cuidar de nossa MÃE, é esse nome que nossa UBATUBA merece.
Acorda Filhos, criados simpatizantes de Ubatuba!!!
Sr Prefeito apesar dos meus pêsames acima relatado, vou acreditar que unidos poderemos fazer um Ubatuba melhor do que é.
Só peço em nome da sociedade que também confiaram em você, não fique por ai pregando placas de obras iniciadas pela prefeitura igual o governo anterior, nunca fazer nada.
Não sou dono desta cidade, mas sou filho dela, enquanto estiver aqui vou brigar e pelo bem desta Cidade que tanto amo.
E não estou aqui só para clítica-los e não fazer nada, se precisar de mim estou à disposição, eu tenho muito interesse em que juntos poderemos ajudar esta cidade.
Eu já disse e agora escrevo, não sou político apesar do meu senso critico a esta classe.
Mas quem me conhece sabe que jamais serei um.

Eneias amaro
Workshop produção

Dia da Mulher - Na qualidade de cidadão Ubatubense,gostaria de dar meus parabens a todas as mulheres de Ubatuba,e de todo o Brasil ,as donas de casas,professoras,medicas,enfermeiras,dentistas,cabelereiras,faxineiras,,,................,se eu fosse enumerar todas pela profissao poderia cometar a injusti;a de esquecer ALGUMA,que Deus proteja e aben;oe a cada uma dessas mulheres,gostaria sim de dar meus parabens especial ,a unica politica sempre presente e preocupada com as comunidades,Vereadora LUCIANA MACHADO,continue assim talves as mulheres possam fazer um Brasil,e um mundo mais justo,sem ter tanta corrup;áo,com mais amor,paz,harmonia,onde náo exista tantos partidos politicos e pessoas que so querem levar vantagem em tudo,PARABENS MULHERES PELO SEU DIA.

Mauricio de Souza
Morador da Maranduba

“CARTA ABERTA”
Ao Sr. Marcelo Mittestainer Rezende.

Respeitado cidadão,
em relação ao texto, por Vossa Senhoria assinado, sob o título: “NEPOTISMO?, FAMÍLIA BONFIGLIOLI?, FUNDART?, CADA CASO UM CASO!!!” informo o que segue:
1°- O artigo “NEPOTISMO”, de nossa autoria, pretende provar que, o questionamento do cidadão ROBSON, ao Sr. Prefeito, no programa da Rádio Costa Azul, de 15-02-06, procede e está provado por fatos reais considerando que as pessoas que ocupam as portarias trabalham em cargos públicos e são observadas e acompanhadas pela sociedade. Nenhuma pessoa ou família foi citada e nenhum tipo de nepotismo justificado. Não costumamos justificar ou aceitar razões para considerar aceitável o que a Constituição condena, seja praticado para atender compromissos ou apoios de campanha, na Prefeitura, na FUNDART, na Câmara, na COMTUR ou em outros níveis de administração pública dos três poderes.
2°- Não citamos, nos escritos, pessoas ou famílias para atribuir-lhes deméritos, delitos ou fazer-lhes críticas. Quando temos sido obrigado a responder críticas injustificadas e ofensas, o temos feito com respeito ao ofensor, à cidadania e à verdade.
3°- A família, por Vossa Senhoria citada, não passou, pelo nosso pensamento, quando escrevemos o artigo: “NEPOTISMO”. Dela só conhecemos, de vista, alguns de seus membros e os cargos que ocupam, na Prefeitura, tem sido publicados e pertencem ao domínio público. Nada temos contra ela e não poderíamos ser irresponsáveis e fazer referências que poderiam denegri-la e expor-nos a sermos processado. Caso tenha se sentido ofendida, a responsabilidade cabe, a Vossa Senhoria, e a ela lhe deve desculpas.
Apresentamos-lhe nossos cumprimentos cidadãos. Atenciosamente.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Paraíso - Alexandre Antonakis

Paraíso
©Alexandre Antonakis

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor