Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 09 de Maio de 2006 - Nº 1518 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Circo Navegador faz turnê pelo Litoral Norte
UNIMÓDULO promove mais um curso de Comunicação Verbal
Estudante do UNIMÓDULO fica entre os melhores do Brasil

Caraguatatuba
Primeira etapa do Torneio de Truco já tem dupla campeã na Zona Norte
Definidas as equipes que disputarão a semifinal de Futsal Sub-18 e 21 em Caraguá
E.C. Indaiá vence o Campeonato Hipermaster de Futebol de Campo em Caraguá
4º Caraguá Tuning Show reuniu cerca de 10 mil pessoas no final de semana
Presidente da Câmara Juarez Pardim e Prefeito Aguilar Fazem reunião com famílias Do Perequê Mirim
Poupa-Tempo entrega documentos em Caraguá
44ª Assembléia dos Bispos do Brasil
Futsal nos bairros terá início em Caraguá nesta quarta-feira 10
Câmara discute projetos do Executivo
Mr. Johnny Beatles Cover agita a noite Sábado 13 em Caraguá
Ciclista de Caraguá vence a sexta etapa do Campeonato Valeparaibano
Cooperativa Cata-Tudo recebe apoio da Nestlé
Caraguá abre suas portas para a Dança
Mais uma obra de Chico Xavier no Teatro Mario Covas

Ilhabela
Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 2ª Divisão
2ª Etapa das Maratonas Aquáticas de Ilhabela reuniu nadadores e corredores no último domingo

São Sebastião
Circo Navegador encerra temporada em São Sebastião depois de divertir 2 mil crianças
Abertura do Mundial de Surf Júnior reúne mais de 1,5 mil pessoas em São Sebastião
São Sebastião conquista o 2° lugar geral na 4ª Edição do Circuito Shihan de judô
Prefeitura inaugura na próxima segunda iluminação da rodovia: mais segurança na Costa Norte
EMEI Reino da Alegria antecipa dia das mães e lota suas instalações
Secretaria de Saúde vacina cerca de 75% dos idosos do município contra a gripe


Ubatuba
Obra em quioesques vão ser fesfeitas
Pedreiro é preso por atear fogo em casa
Incêndio na Caçandoca é investigado
Pedrinho Mattar em Ubatuba
Programa Cicloviário de Ubatuba pode fomentar "cicloturismo"
Secretária da Justiça negocia reabertura de escola no quilombo de Caçandoca
Curso do Programa ‘Alimente-se bem com R$ 1,00’ inicia hoje (9/5)
Serviços continuam sendo campeões de reclamações no Procon
Rapel: uma experiência motivante na educação física


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Circo Navegador faz turnê pelo Litoral Norte
“Em tempos de “Falcão Meninos do Tráfico” o Circo Navegador traz a tona o encantamento pelos palhaços

Litoral Norte - O Circo Navegador, em sua turnê pelo Litoral Norte, chega a São Sebastião no dia 4 de maio, com espetáculos gratuitos e abertos a população. O projeto que circulou três regiões paulistanas chegou ao Litoral após receber o Prêmio de Estímulo ao Circo, da Funarte–Ministério da Cultura, em 2006, mais uma vez confirmando a importância da produção e a qualificação artística do trabalho.
O Circo Navegador também apresenta o resultado de uma pesquisa de mais de 9 anos que resultou no projeto Palhaços de Todos os Tempos - um circo-exposição que traz a memória dos principais palhaços do século 20 e um repertório de espetáculos. O projeto já circulou pela capital paulista, São José do Rio Preto, Bertioga, Bauru e São Carlos, realizando mais de 100 apresentações no 2º semestre de 2006.
O Circo percorrerá as quatro cidades do Litoral durante todo o mês de maio, em quatro pontos de cada cidade, diariamente, entre 13 e 16 horas, ficando a disposição para a visitação gratuita. As escolas ou grupos devem agendar a visita pelo telefone 12-3893-1049.
O projeto é do estudante de Letras do Centro Universitário UNIMÓDULO, Luciano Draetta, morador de São Sebastião, que desde 2004 pesquisa a historia bibliográfica e iconográfica dos palhaços brasileiros. “Comecei a pesquisar e me interessei cada vez mais pela profissão. Levei 18 meses para captar o material, não foi fácil porque tive que lidar com famílias que não estavam preparadas para falar do assunto, muitas vezes palhaços que já não estavam mais atuando ou que já morreram”.
Draetta fez Circo Escola Picadeiro em São Paulo e trabalha com perna-de-pau, malabarismo, mas a sua grande paixão é o palhaço. Para ele, o circo tem sua função social e artística. “Em tempos de “Falcão Meninos do Tráfico” o Circo Navegador traz a tona o encantamento pelos palhaços. Recentemente o encantamento pelo palhaço veio à tona na exibição do documentário “Falcão, Meninos do Tráfico” do “rapper” MV Bil. Menino de origem humilde, morador de favela, vítima da vida dura da pobreza e da violência, declara seu interesse de se tornar palhaço. Parece uma brincadeira, não? Não. Isso só confirma o desejo, ou melhor, a necessidade humana de contato com a fantasia, com a poesia, enfim, com os mistérios da vida``, declara Draetta.
O Circo Navegador atua profissionalmente desde 1997. Já se apresentou nos mais importantes festivais de teatro brasileiro, fez diversas temporadas em teatros da capital paulista e reúne seis espetáculos em seu repertório. Na sede do grupo, situada no bairro do Ipiranga, São Paulo, funciona o Núcleo de Investigação Teatral, que oferece oficinas gratuitas nas áreas de teatro, música, mímica, dança e circo.
Entre junho de 2005 e junho de 2006 realiza o projeto Palhaços de Todos os Tempos, contemplado pelo Programa de Fomento a Teatro para a Cidade de São Paulo, com a montagem do circo-exposição e a realização de espetáculo nas periferias da capital paulista. Em janeiro de 2006 o projeto também esteve no Sesc São Carlos, Sesc Bauru, Sesc Bertioga e Festival Janeiro Brasileiro da Comédia.
São parceiros desta iniciativa: UNIMÓDULO, Sabesp, Fundacc-Caraguatatuba, Fragatas Turismo, Dé e Dé Sings do Brasil, Rádio Morada FM, Almanaque Café, Restaurante Parati, Restaurante São Sebastião, Restaurante Tip-Top, Pousada Ana Doce, Sectur-São Sebastião, Casa dos Cartuchos, Fundarte-Ubatuba, Ubatuba Palace Hotel, Associação Comercial de Ubatuba, Espaço Pés no Chão, Cooperativa Paulista de Teatro, Supermercado Ilha da Princesa, Padaria Elite, Restaurante Caiçara’s, Brisa Flat Hotel, Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela, Porto Vitória Veículos, Colégio São João e Pousada do Capitão.
Espetáculos
Em São Sebastião, 4 de maio será a vez do Morro do Abrigo, no Campo de futebol, com apresentação do espetáculo ``Cadê Todo Mundo?`as 14 horas. Dia 5 de maio, se repete no Topolândia, na Rua das Mangueiras, no mesmo horário. No dia 06 de maio, na Rua da Praia, Centro, o Circo Navegador traz ``Hoje Tem Marmelada``, as 18 horas. E no dia 07 de maio no Bairro São Francisco, em frente ao Convento, e a vez do espetáculo ``Lavou, Tá Novo``, as 14 horas.
O Circo Navegador passa por Caraguatatuba de 11 a 14 de maio, dia 11 no Complexo Esportivo do Casa Branca, as 14 horas, com o espetáculo Cadê Todo Mundo, dia 12, na Praça do Pereque, com o mesmo espetáculo, as 14 horas. No dia 13, o evento vai para a Praça do Massaguacu, com o espetáculo Lavou, Ta Novo, às 14 horas. Dia 14, a atração se repete na Praça de Eventos, as 14 horas.
Em Ubatuba, o Circo Navegador começa no dia 18, no Sertão da Quina, no Campo de futebol, às 14 horas com a apresentação do espetáculo ``Cadê Todo Mundo?. No dia 19, [e no Ipiranguinha, atrás da Igreja, as 14 horas com o espetáculo ``Cadê Todo Mundo?``. Dia 20, na Praça do Skate, as 18 horas haverá apresentação ``Quixotes``, e no dia 21 de maio, na Praça Benedito Inácio Pereira, 14 horas será a vez de ``No Olho da Rua``. Já em Ilhabela, o Circo Navegador devera acontecer de 25 a 28 de maio.
A Exposição - O projeto Palhaços de Todos os Tempos, do Circo Navegador, refaz a trajetória dos circos conhecidos como ‘Tomara que não chova’ – circos sem lona de cobertura. O pano de roda – lona lateral – compõe o circo-exposição com 22 banners de 2 x 2 metros, na qual figuram os principais palhaços do século XX. Dentro do circo, de 15 m de diâmetro serão apresentados todos os espetáculos do grupo e de grupos e artistas locais convidados, promovendo a integração das manifestações artístico–culturais, em uma troca entre a produção do Circo Navegador e da comunidade. Essa programação homenageia todos os artistas de circo que se dedicam à manutenção dessa deliciosa sensação que a memória e a vivência prática do circo possibilitam.
Espetáculos - Cadê Todo Mundo? - Em um divertido espetáculo de variedades, o palhaço Tozinho é obrigado a demonstrar todas as suas habilidades, convidado a apresentar um fabuloso show de circo, onde nenhum dos artistas aparece. Diante dessa situação e sem querer perder o cachê nosso “herói” decide fazer tudo sozinho, do leão e domador ao trapezista.
+ Roteiro, Direção e Atuação: Victor de Seixas

Hoje Tem Marmelada – Relembrando os antigos palhaços, que executavam seus esquetes brilhantemente, a dupla ‘Dum Dum e Surubin’ se encontra a cada apresentação para regar o público de muito riso, acrobacia, malabarismo, mágicas, sapateado, perna de pau e música ao vivo. Trata-se de uma oportunidade de mostrar um pouco do circo, àqueles que não o conhecem, ou reviver as emoções desse mesmo circo para os assíduos freqüentadores das lonas, que atualmente tem seu acesso mais restrito.
+ Roteiro e Direção: Lucciano Draetta + Direção Musical: Celso Nascimento + Figurino e Cenário: Circo Navegador + Elenco: Fernando Mastrocolla, Lucciano Draetta e Gabriel Ferreira

No Olho da Rua – Os palhaços ‘Dum Dum’ e ‘Jereba’ vivenciam as experiências de 2 andarilhos que chegam tocando charanga – música tradicional do circo -, montam um ‘cirquinho de trapo’ e apresentam diversos ‘quipróquos’ na incansável busca por comida. Os personagens dessa trama buscam a liberdade, mas descobrem uma terrível conseqüência de determinarem seu próprio destino: “Liberdade é bom, mas dá uma fome”, nem por isso se submetem à disciplina e com pequenos golpes vão trapaceando um ao outro e descobrem que “no passa-passa da trapaça, quem ri por último é tolo, pois perdeu a chance de rir o tempo todo”. Neste contexto da luta pela sobrevivência, os andarilhos concluem: “A gente se diverte, mas pelo menos agente passa fome!.”
+ Roteiro: Lucciano Draetta + Direção: Renata Kamla + Coreografia: Eloi Rodrigues + Trilha Sonora: Fernando Mastrocolla + Figurino e Cenário: Cia Stromboli + Elenco: Fernando Mastrocolla e Lucciano Draetta

Lavou, Tá Novo! – Traz 2 varredores de rua e as dificuldades criadas por eles para realizar as tarefas diárias. Em uma proposta de reflexão da invisibilidade social, da automatização e da mecanização das relações humanas. De uma maneira bem divertida a ação se passa em um dia de trabalho em que a dupla sonha com um mundo ideal, mas a todo o momento é chamada a dura realidade.
+ Roteiro: Lucciano Draetta + Direção: Renata Kamla + Coreografia e Sapateado: Rhena de Faria + Trilha Sonora: Fernando Mastrocolla + Figurino e Cenário: Cia Renata Pinoti + Iluminação: Alexandre Pestana + Elenco: Fernando Mastrocolla e Lucciano Draetta

‘Quixotes’ – Passados 400 anos das aventuras do cavaleiro andante ‘Dom Quixote’, o Circo Navegador adapta o clássico da literatura e traz ao espetáculo o mundo dos pícaros, dos malandros que nada têm de seu, exceto a astúcia, a graça, a habilidade, traduzida pelo ator, pelo circense, pelo gira mundo. Os personagens representam estes tantos cavaleiros, quixotes anônimos, que encontram no dia-a-dia, e provocam o espectador em relação à loucura e aos valores humanitários de justiça, verdade, fidelidade e, acima de tudo, de amizade.
+ Dramaturgia: Andreia de Almeida e Carlos Lotto + Direção: Máio Bolognesi + Preparação Corporal: Beto Teixeira + Preparação Vocal: Juçara Marçal + Trilha Sonora: Mauricio Mass + Figurino: Renata Pinoti + Iluminação: Eduardo Reis + Elenco: Andréia de Almeida e Lucciano Draetta
Mais informações pelo fone (12) 3893-1049 ou (11) 9979-9063
draetta@circonavegador.com.br
www.circonavegador.com.br 

UNIMÓDULO promove mais um curso de Comunicação Verbal
O curso com Simone Zaros ensina a lidar com a inibição e o medo de falar em público, a desmistificar o microfone, o palco e o público, técnicas de oratória, postura, voz, dicção, memorização e muitas outras técnicas profissionais.

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, promove pela segunda vez em Caraguá, o curso “Comunicação Verbal”, com Simone Zaros, dirigido a profissionais de comunicação, professores, empresários, dirigentes, executivos, vendedores, gerentes, profissionais liberais e outros que necessitem desenvolver técnicas de oratória, postura e voz por meio da comunicação simples e eficaz.
O curso é coordenado pelo setor de extensão do UNIMÓDULO em parceria com a ONDEC-Organização Nacional de Desenvolvimento Empresarial e Comercial e acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio, com uma carga horária de 18 horas, sempre das 19 às 23h30.
O objetivo do curso é quebrar barreiras, paradigmas e qualquer forma de bloqueio à comunicação, capacitando profissionais para apresentações de alta-performance e ensinando técnicas de marketing pessoal e auto-estima. (Fonte: Módulo)

Estudante do UNIMÓDULO fica entre os melhores do Brasil

Litoral Norte - O estudante do UNIMÓDULO - Centro Universitário, Alessandro Kojo, de São Sebastião participou do Netride e ficou entre os 20 melhores do Brasil. Na última etapa os participantes enfrentaram o maior desafio: encontrar soluções para uma rede de três empresas que trazia um problema. Foram duas provas que classificavam pela a maior pontuação. Alessandro foi classificado em 12º lugar. Esta competição envolve os melhores alunos de todas as academias Cisco brasileiras.
A competição mundial tem, em sua fase brasileira, a seleção dos melhores alunos e o vencedor vai para a final mundial nos EUA, como Alessandro Kojo, que é aluno do curso preparatório para a Certificação Cisco (CCNA - Cisco Certified Network Associate), oferecido pelo UNIMÓDULO e AINET, em Caraguá, desde novembro de 2005, que foi escolhido entre os melhores do Brasil.
A maioria dos alunos já atua na área de redes em empresas do Litoral Norte. Segundo o instrutor Henrique D. B. Louro, o nível dos alunos é ótimo e o desempenho está sendo muito bom. Como é um curso preparatório para a certificação Cisco, e por ser esta um requisito considerado indispensável nesse mercado de trabalho, os alunos acabam se empenhando ao máximo, pois entendem que a certificação é um grande diferencial em suas carreiras. Tanto a modalidade graduação quanto a de extensão são preparatórias para a certificação, diferindo apenas por ter apenas 2 dos 4 módulos na graduação, com o mesmo conteúdo e formato.
“A AINET é uma Associação de instrutores Cisco que visa formar, como o nome já diz, instrutores para atuarem nas academias associadas à Cisco. Geralmente, instituições de ensino de vários países, incluindo o Brasil, associam-se à Cisco para oferecer cursos de formação de profissionais em diversas áreas de atuação tecnológicas atendidas pela Cisco Networking Systems. No Brasil somos uma das várias academias espalhadas por todo o país”, explica o instrutor Henrique D. B. Louro, que também é analista de sistemas.
O UNIMÓDULO é parceiro exclusivo da AINET/CISCO em todo litoral Norte e Sul do Estado de São Paulo, portanto cursos como este apenas são veiculados dentro da Instituição. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Primeira etapa do Torneio de Truco já tem dupla campeã na Zona Norte
O Bar do Danilo,a Zona Norte, sediou a primeira etapa do Torneio de Truco, neste sábado, dia 6 de maio. A próxima fase acontece na Região Sul, de onde sairá a dupla campeã desta região, e após a última etapa, acontecerá a grande final, reunindo os melhores jogadores de Caraguá

Caraguatatuba - O 3º Torneio Municipal de Truco de Caraguatatuba teve início neste sábado 6, no Bar do Danilo, na Zona Norte de Caraguá. Organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caguatatuba, o campeonato acontece em três fases, para definir as melhores duplas de cada região da cidade.
Na região Norte, a dupla campeã foi Douglas e Enock. O 2º e o 3º lugar ficaram para as duplas Antonio e José, e Altamiro e Roberto, respectivamente.
Segundo o diretor de Esportes da SECER, Renato Leite Carrijo de Aguilar, a próxima etapa acontecerá na Zona Sul. "O Torneio de Truco será realizado no Bar do Elcio - o Pato Roco - a partir das 11h. É importante lembrar que a dupla campeã automaticamente estará classificada para a final, que acontecerá no campo do E.C. Indaiá, com as melhores duplas de Norte a Sul do município", disse.
A segunda etapa do torneio acontece neste sábado 13, às 11h, para jogadores da região Sul. Após este jogo, acontece a terceira etapa, no dia 20 de maio, no Bar do Jarrão(Gaivotas), no mesmo horário, reunindo as duplas da região central, e definidos os vencedores desta última fase, será realizada a grande final no campo do E.C. Tinga, no dia 27 de maio.
Na final, a dupla vencedora ganhará troféu e 2 bicicletas. Os vice-campeões também levarão um troféu para casa. O Torneio Municipal de Truco, realizado pela SECER, tem o apoio da Cerveja Belco e Linorte Distribuidora. (Fonte: PMC)

Definidas as equipes que disputarão a semifinal de Futsal Sub-18 e 21 em Caraguá
No próximo fim-de-semana, sábado (13) e domingo (14), respectivamente, 14 equipes se enfrentam em busca de uma vaga na final do campeonato

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal, realizado em Caraguatatuba desde o mês de março com a praticipação de 24 equipes nas categorias Sub-18 e Sub-21 no masculino e feminino, chegou em sua fase semifinal e já conhece os competidores que irão lutar para conquistar um vaga na final. A competição é organizada pela Secer (Secretaria de Esportes e Recreação).
As equipes se enfrentaram no fim-de-semana para disputar a vaga nesta fase. Na categoria Sub-18 masculino, a equipe Real Futsal enfrentou a equipe do Colégio Módulo perdendo por 2 a 4; na Sub-21 masculino, o time São José enfrentou o C.A. Fortaleza e empatou em 4 a 4, e o Real Futsal venceu a equipe Barcelona de WO. No feminino Sub-21 a equipe Geração Independente venceu a equipe Ubatuba de goleada, 7 a 1 e a Sel. Aparecida empatou com a C.A. Poiares em 1 a 1, e na Sub-18 a Sel. Aparecida venceu o CIASE de 3a 1.
No dia 13, sábado, no ginásio de esportes do Tinga, as equipes se enfrentam. Na Sub-18 masculino, joga o Corinthinhas X Estrela da Amizade e Olimpikus X Colégio Módulo e no Sub-21 masculino, o confronto é entre as equipes C.A. Fortaleza X Força Jovem. Já no domingo, dia 14, também no bairro do Tinga, na Sub-21 masculino, a equipe Paróquia São João Batista enfrenta a equipe São José. Na Sub-18 feminino, a equipe Sel. Aparecida enfrenta a equipe CIASE e na Sub-21 o confronto acontece entre Sel Aparecida X Ubatuba e Geração Independente X Poiares. Todas as competições terão início às 17h, com entrada gratuita.
Incentive a prática esportiva. Prestigie o esporte de sua cidade!! (Fonte: PMC)

E.C. Indaiá vence o Campeonato Hipermaster de Futebol de Campo em Caraguá
O Campeonato Hipermaster de Futebol de Campo troféu "Nersi Amaral", chegou à final, com duas disputas acirradas, no campo do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, neste último sábado, 6 de maio.

Caraguatatuba - O Campeonato Hipermaster de Futebol de Campo troféu "Nersi Amaral", organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguatatuba, teve sua etapa final realizada neste último sábado 6, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, onde foi definido o time vencedor.
Foram disputados dois grandes jogos. O primeiro aconteceu entre as equipes Pré-Engenharia e Gauchinho, para definição do 3º colocado do campeonato. A partida foi bastante acirrada e terminou em 1x1. A decisão ficou por conta dos pênaltis. Resultado: 4x1 para a equipe Gauchinho, que garantiu o troféu de 3ª colocada no Campeonato.
A disputa final, decidiu o 1º e o 2º lugar do Hipermaster. Em campo, os times C.A. Guarani e E.C. Indaiá deram o melhor de si, mas o Indaiá mostrou muita garra, derrotando o time adversário num placar final de 5x0, com dois gols de João Ceará e três de Martinho Van Basten - considerado o melhor jogador da partida.
O artilheiro do Campeonato foi João Cera, com um total de 7 gols, e o goleiro menos vazado do torneio foi Alexandre Mala, do time Gauchinho. Houve troféus para o time campeão do Hipermaster(E.C. Indaiá), além de premiação para o 2º lugar(equipe Guarani) e 3º lugar: Gauchinho.
O Campeonato Hipermaster de Futebol de Campo troféu "Nersi Amaral" foi mais uma realização da SECER, em parceria com a LICAF - Liga Caraguatatubense de Futebol.
(Fonte: PMC)

4º Caraguá Tuning Show reuniu cerca de 10 mil pessoas no final de semana
Incluindo os participantes do 4º Caraguá Tuning Show, passaram pelo evento cerca de 10 mil pessoas. A Associação de Combate ao Câncer - instituição beneficiada pela organização, arrecadou cerca de 100kg de alimentos além de R$ 237, com a venda de adesivos no último sábado 6 e domingo 7, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia

Caraguatatuba - O Caraguá Tuning Show, teve sua quarta edição realizada neste último sábado 6, e domingo 7, no centro da cidade, e reuniu amantes de carros transformados e sons automotivos, na Praça de Eventos, com uma programação variada, além de outros atrativos, como a presença de DJ's.
Além das disputas que aconteceram no domingo, o evento neste ano teve caráter filantrópico, com apoio à ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba.
Segundo Carmelinda Carlota, da ACCC, a instituição arrecadou cerca de 100 kg de alimento (entre farináceos, arroz e demais gêneros), além de R$ 237,35, com a venda de adesivos. "Foi muito bom ter o apoio do Caraguá Tuning para arrecadar produtos. Nossa Associação faz um trabalho voluntário, e com os produtos poderemos montar 42 cestas de alimentos diferenciados, para atender 42, dos 92 cadastrados atualmente assistidos pela ACCC", finalizou. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da SETUR - Secretaria de Municipal de Turismo. (Fonte: PMC)

Presidente da Câmara Juarez Pardim e Prefeito Aguilar Fazem reunião com famílias Do Perequê Mirim

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pardim (PPS), esteve junto do Prefeito Aguilar reunido com moradores do bairro Perequê Mirim e declarou total apoio a todas as famílias que estavam correndo risco de perder suas casas.
O Prefeito Aguilar decretou a área como sendo de Utilidade Pública para fins sociais e a Justiça acatou o Decreto decidindo cancelar a retirada destas famílias. Agora a Prefeitura entrará em contato com o advogados dos proprietários da área para entrarem em acordo e solucionar definitivamente este problema.
Na reunião o Presidente da Câmara Juarez Pardim estava presente dando apoio aos moradores daquele que também é seu bairro, afinal o Vereador Pardim e sua família residem no Perequê Mirim há 30 anos e na ocasião sugeriu que fosse formada uma comissão pelos moradores, idéia que foi acatada prontamente por eles, agora esta comissão de moradores acompanha todo o trâmite do processo.
Pardim explicou que eles devem aguardar e dormir tranqüilos, porque com a força do Prefeito, dele, Presidente da Câmara e dos demais Vereadores, o problema será resolvido o mais rápido possível.
Hoje a população daquela área está sob a proteção do Decreto do Prefeito Aguilar onde consta que a Prefeitura desapropriará a área e que se não acontecer um acordo amigável entre as partes na justiça, a Prefeitura ficará autorizada a invocar caráter de urgência, para fins de posse das terras.
Pardim se colocou à disposição de todos, para que juntos, Câmara e Prefeitura, resolvam da melhor maneira possível este impasse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Poupa-Tempo entrega documentos em Caraguá
Os documentos devem ser retirados até o dia 10 de maio.

Caraguatatuba - Os documentos viabilizados pelo Poupa-tempo e Prefeitura Municipal aos moradores de Caraguá estarão disponíveis até esta quarta-feira, dia 10, no Núcleo Integrado de Atendimento Social. Os documentos foram solicitados por moradores no Dia da MultiAção, no bairro Travessão, dia 25 de março.
O evento que teve a participação de 11.822 mil pessoas, viabilizou 447 RG(Registros Gerais) e 175 carteiras de trabalho para munícipes, totalizando 622 atendimentos. Até agora cerca de 100 moradores ainda não retiraram seus documentos junto à Prefeitura. "A data máxima é o dia 10, prazo estipulado pelo Poupa-tempo", explicou Cilce Fabretti, disse a cordenadora da MultiAção.
O horário para a retirada dos documentos é das 8 às 17 horas. O Núcleo Integrado de Atendimento Social fica à Avenida José Heculano, nº 6.900, Porto Novo. (Fonte: PMC)

44ª Assembléia dos Bispos do Brasil
Pe. Vilson Dias de Oliveira representa a Diocese de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Começa amanhã, dia 9, e vai até dia 17 de maio, na Casa de Retiros de Itaici em Indaiatuba (SP), a 44ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil.
A Assembléia Geral é o órgão máximo da Conferência Episcopal, lugar de comunhão e co-responsabilidade dos bispos no Brasil, onde eles refletem sobre a realidade da Igreja e do país e tomam decisões pastorais em clima de oração, convivência fraterna, diálogo e colaboração.
Participam da 44a Assembléia Geral, 321 bispos, dentre estes, 26 eméritos. Estarão presentes também outras 97 pessoas entre assessores e convidados. A Diocese de Caraguatatuba estará representada pelo Administrador Diocesano Pe. Vilson Dias de Oliveira.
Tema Central da 44ª Assembléia Geral será a evangelização da juventude. Este tema, de fundamental importância para a Igreja, preparado por uma Comissão de bispos e peritos, ocupará um espaço importante nos trabalhos da Assembléia. De fato, a preocupação com a evangelização da juventude situa-se no contexto mais amplo da missão evangelizadora da Igreja, para a qual os papas, desde o Concílio Vaticano II, têm chamado a especial atenção da Igreja no mundo inteiro. A transmissão da fé às novas gerações sempre esteve no centro das atenções da Igreja. No atual contexto histórico, cultural e social, porém, essa questão apresenta desafios e aspectos novos, que não devem ser descuidados.
Além do tema central, estão em pauta, entre outros, a eleição dos delegados e suplentes do Brasil para a Conferência Geral de Aparecida, do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, prevista para maio de 2007; a comemoração dos 50 anos de fundação da Caritas Brasileira; a análise da conjuntura sócio-política e da situação religiosa. Será feita uma sessão especial para a entrega dos prêmios de comunicação da CNBB e o lançamento da 3a edição da Bíblia CNBB.
Dentro da programação está incluído o Retiro Espiritual dos Bispos, orientado pelo arcebispo de São Paulo, Dom Claudio Hummes. Tema: Bispo, discípulo e missionário de Jesus Cristo. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Futsal nos bairros terá início em Caraguá nesta quarta-feira 10
Ao todo serão disputados 190 jogos, com a participação de 93 equipes e cerca de mil atletas. O Campeonato Municipal será no final do mês de junho com a participação de doze equipes campeãs e vices dos bairros

Caraguatatuba - Devido ao sucesso absoluto e pela disciplina e respeito por parte dos atletas de futsal dos bairros de Caraguá, a SECER- Secretaria de Esportes e Recreação, está organizando pelo segundo ano consecutivo o Campeonato de Futsal nos bairros. O jogo inicial acontece nesta quarta-feira, dia 10, na quadra Luiz Cláudio do Prado, no bairro do Tinga, a partir das 19h30.
O Tinga é o primeiro bairro a receber a equipe da SECER para iniciar as competições. As partidas acontecem todas as segundas e quartas-feiras. A previsão é de que as disputas se encerrem no dia 19 de junho, quando serão definidos os times que participarão da grande final, somente com os campeões e vices de cada núcleo. O bairro conta com 16 times.
O bairro Massaguaçú receberá o evento a partir da próxima sexta-feira, dia 12. A quadra Márcio Fleury será palco de disputas acirradas entre as 25 equipes, que lutarão para vencer o camponato no bairro, que será todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Os jogos acontecem até o dia 21 de junho. No Perequê-Mirim, as competições também iniciarão no dia 12. Todas as terças e quintas, a quadra do bairro receberá seis equipes que farão três jogos durante as datas de jogos. A previsão é de que as partidas finais aconteçam no dia 23 de junho. O bairro conta com 19 equipes inscritas.
No dia 16, os moradores do bairro Morro do Algodão e adjacências poderão comparecer, a partir das 19h30, na quadra de Esportes Alcides Crepaldi, para apreciar as competições do bairro. Dez equipes disputarão 24 jogos, que acontecem todas as terças e sextas-feiras até o dia 16 de junho, quando os campeões serão premiados. Também no dia 16, os moradores do Barranco Alto estarão recebendo o campeonato. Com 26 partidas disputadas por 14 times, a previsão é de que a disputa final aconteça no dia 20 de junho.
Os moradores do bairro Olaria também receberão o evento. As competições iniciam no dia 17, na quadra de esportes Jorge Burihan, todas as segundas e quartas-feiras. As 10 equipes inscritas disputarão o campeonato durante um mês inteiro. Ao todo serão 24 partidas.
O evento, que já faz parte do calendário oficial esportivo do município, conta com a participação de 93 equipes e cerca de mil atletas. Até o final da competição serão realizados 190 jogos. No final do mês de junho, doze equipes disputarão o Campeonato Municipal, onde sairá o campeão do município. Na disputa final serão 12 jogos. As partidas serão no mata-mata, e assim, quem perder está fora.
Em 2005 os bairros receberam o evento com a participação de cerca de 112 equipes e mais de mil atletas participantes. “Este ano tivemos uma quantidade menor de equipes, por não permitir que uma mesma equipe se inscreva por dois bairros. Essa redução já era prevista quando os organizadores decidiram mudar as regras da competição. Com certeza teremos ótimas partidas e o mesmo sucesso de 2005”, comentou o diretor de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar.
Prestigie o esporte de sua cidade! Leve seu filho para assistir aos campeonatos esportivos do seu bairro!!! (Fonte: PMC)

Câmara discute projetos do Executivo
Destaque é para proposta de criar o Conselho Municipal de Assistência Social

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 9 de maio, durante a sua 14ª Sessão Ordinária semanal, 3 projetos de lei, sendo 2 de autoria do Executivo. Nas propostas a criação do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e termo de cooperação com a SERT (Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho).
O primeiro projeto da noite tem a autoria do Executivo e acrescenta o parágrafo 5º ao artigo 5º da Lei 632/97, que cria o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, conforme previsto no artigo 147 da LOM (Lei Orgânica Municipal) no que tange ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
O segundo projeto da noite também tem a autoria do Executivo e celebra Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, através da SERT (Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho), por intermédio da Coordenação Estadual do Sine.
Finalizando, projeto de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), denomina de Praça do Remo, área pública localizada no bairro do Porto Novo, na zona sul da cidade.
As sessões da Câmara de Caraguatatuba são transmitidas ao vivo pela Rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pelo Internet, através do site da rádio. (Fonte: PMC)

Mr. Johnny Beatles Cover agita a noite Sábado 13 em Caraguá
O Armazém Bar, de Caraguá, realiza neste Sábado 13, uma noite no estilo”Liverpool”, com a apresentação de Mr. Johnny Beatles Cover

Caraguatatuba - Se você gosta do som da saudosa banda “The Beatles”, não pode perder a apresentação de Mr. Johnny Beatles Cover.
O evento acontece neste sábado, 13 de maio, a partir das 22h no Armazém Bar, no Centro de Caraguá.
Reserve já sua mesa, e garanta uma noite no melhor estilo de “Liverpool” aqui mesmo no litoral. Informações pelo telefone (12) 3883-7061. (Fonte: PMC)

Ciclista de Caraguá vence a sexta etapa do Campeonato Valeparaibano
Além de João Carlos, outros 15 atletas participaram da competição e conquistaram bons resultados para a equipe

Caraguatatuba - O atleta João Carlos da Associação de Ciclistas de Caraguá sagrou-se campeão da categoria Sênior A da 6ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, que aconteceu no dia 7, domingo, em Caçapava e reuniu cerca de 350 atletas. O biker venceu seus 34 adversários de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte e cidades da grande São Paulo.
Outros 15 atletas participaram da prova e conquistaram bons resultados para a equipe. Na categoria Elite Feminino, Sandra Domiciano terminou em 5° lugar e Alexandra em 7°. Na Juvenil Feminino, Thamires Poraza conquistou o 2° lugar seguida por Caroline, que ficou em 3°. Na Juvenil masculino, Ulisses Morais terminou a prova em 6° lugar. Na Sub-23, Jefferson Bonifácio ficou com a 2ª posição. Na Sub-30 José Joaquim terminou em 7° lugar e na Máster, Francisco Alves terminou em 4° lugar.
De acordo com a equipe “Caraguá Viver é Aqui”, que tem o apoio da J-Bike, Madeireira Boturussu, Studio Personal Academia, Linha Verde Informática, Radio Caraguá FM e SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), o circuito tinha cerca de 2.500 metros com uma longa subida e forte vento lateral, o que dificultou muito o desempenho dos atletas. “Mesmo com todas as dificuldades os atletas de Caraguá conseguiram um bom resultado” disse Sérgio Minato, atleta da equipe caraguatatubense. (Fonte: PMC)

Cooperativa Cata-Tudo recebe apoio da Nestlé
Os catadores são agentes importantes para a coleta seletiva e na redução de lixo a ser gerido pelo município. Todos podem colaborar com a Cooperativa Cata-Tudo, separando o lixo reciclável em casa ou no trabalho.

Caraguatatuba - A Nestlé oficializou a doação de uma prensa e equipamentos de proteção individual à Cooperativa Cata-Tudo, de Caraguá, na abertura da REXPO- Exposição de Produção Responsável e Consumo Sustentável, por intermédio do gerente de Meio Ambiente da Nestlé, Davi Ibanez, e do representante do CEMPRE-Compromisso Empresarial para a Reciclagem, André Vilhena. O presidente da Cooperativa, Antonio Oliveira ficou emocionado e agradeceu em nome de todos os cooperados.
A Ong Vale Verde, representada por Jéferson Rocha de Oliveira também esteve presente no evento, como parceira da Cooperativa nesta conquista. A Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá também apóia a Cooperativa. “Desde o ano passado com a realização do Ecoadventure, evento patrocinado pela Nestlé, estamos aguardando, a promessa foi cumprida mais pela frente. Agora é acompanhar o trabalho dos catadores nesta nova etapa do trabalho, que inclui curso de capacitação oferecidos pelo fabricante e pelo CEMPRE”, comentou o diretor de Meio Ambiente, Wilson Schmidt Cardoso.
Seu Oliveira ficou satisfeito com o incentivo da Nestlé. “Estes equipamentos são fundamentais para o nosso trabalho na cooperativa, pois o lixo prensado vale bem mais e com os equipamentos de proteção estaremos protegidos contra contaminações e doenças. Somos em torno de 20 catadores com famílias para sustentar”, disse.
De acordo com o presidente da Cooperativa, materiais como papelão, plástico, garrafas pets e outros que a cooperativa recicla, atualmente são vendidos a R$ 0,13 e prensados poderão ser vendidos a cerca de R$ 0,20.
A Prefeitura melhorou as condições de trabalho dos catadores, com algumas reformas: um novo piso, cobertura e iluminação no local. “Com tantas melhorias nos sentimos mais valorizados, acho que as pessoas não têm mais tanto preconceito, elas sabem que a gente sabe lidar com o lixo e agora com os equipamentos vamos nos profissionalizar ainda mais”, contou.
Os 20 associados contam com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Prefeitura, aumentou bastantes a captação de materiais para a reciclagem. “As escolas municipais estão separando o lixo para a coleta seletiva e isso vem ajudando muito os cooperados”, disse Cardoso.
Parte do comércio da cidade, cerca de 10%, também colabora com a questão do lixo na cidade; e os moradores também estão aderindo a separação do lixo, já que a Cata-tudo tem realizado a coleta.
Para colaborar com a Cooperativa e ajudar a reduzir o lixo a ser gerido pelo Município, basta separar o lixo e ligar para os cooperados. Eles contam com 16 carrinhos e dois caminhões, um alugado e um da Prefeitura, que trabalha na coleta seletiva nos bairros mais distantes às quartas-feiras.
A Cata-Tudo fica na Rua 3, nº 121, Jd. Caputera. O telefone é 3883-4310. (Fonte: PMC)

Caraguá abre suas portas para a Dança
O Litoral em Dança acontece de 18 a 21 de maio no Teatro Mario Covas e reúne 805 bailarinos

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal realiza nos dias 18 a 21 de maio o Litoral em Dança, no Teatro Mario Covas, reunindo 800 bailarinos apresentando 178 coreografias, representando 23 municípios do estado de São Paulo.
Este ano, a abertura do Litoral em Dança conta com uma apresentação do Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba, um tributo a Freddie Mercury: “Queen – O show deve continuar”, no dia 18, às 20 horas. A pré-estréia para familiares, alunos das oficinas de dança, funcionários e imprensa, acontece dia 17 às 20 horas.
Nos dias 19 e 20, As mostras acontecem de às 18 horas. Já no dia 21, têm início às 15 horas. O ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 meia-entrada entre os dias 18 a 21.
O público vai poder assistir a apresentações de Clássico Livre, Clássico de repertório, Estilo Livre, Jazz, Contemporâneo, Sapateado, Street Dance, Street Jazz, Dança de Salão e Carácter.
Pelo 9º ano consecutivo, Caraguatatuba abre suas portas para a dança, sediando apresentações de belíssimos espetáculos e desta forma dando sua colaboração no desenvolvimento desta arte.
A dança, por meio de expressões corporais aliadas à música, envolve pessoas de todas as idades, classes sociais, sem distinção de sexo, proporcionando bem-estar, resgatando o lado sonhador, em que a realidade se confunde com o etéreo.
Para 2006 a comissão organizadora amplia as ações em dança com o intuito de envolver toda a cidade, pois o festival avança para as ruas, com palcos móveis, distribuídos em praças públicas, em apresentações que se revezam durante todo o dia. Durante o período do festival, acontecerá para os participantes e interessados, workshops e palestras nas mais diversas modalidades.
A comissão julgadora é composta de Luiz Arrieta, Roseli Rodrigues e Caju que estarão analisando qualidade técnica, utilização da linguagem, pesquisa temática, musicalidade e ritmo. Esses profissionais estarão durante o festival ministrando workshops e palestras.
Realizado pela instituição com o objetivo de incentivar e apoiar bailarinos, maitres e coreógrafos, favorecendo o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento da dança, o festival oferece possibilidades de crescimento a novos talentos.
Mais informações no Web site: www.fundacc.com.br.
Todos os inscri Troféu “Litoral em Dança” aos três primeiros colocados de cada categoria; Troféu melhor bailarino e melhor bailarina; Menção Honrosa “Destaque do Festival” e Prêmio “Revelação” (Troféu do Festival).
Entre os prêmios e troféus habituais para cada categoria, haverá também a premiação especial: R$1.000,00 para “Melhor Coreografia” R$1.000,00 para “Melhor Bailarino” e R$1.000,00 para “Melhor Bailarina”. (Fonte: PMC)

Mais uma obra de Chico Xavier no Teatro Mario Covas
Paulo e Estevão acontece dia 14 de maio

Caraguatatuba - O espetáculo Paulo e Estevão, acontece dia 14 de maio no Teatro Mario Covas, às 20 horas. Da obra de Chico Xavier, por Emmanuel, com adaptação de Cyrano Rosalém e direção de Renato Prieto, o elenco conta com Hélcio Vidal, Fernando Padilha, André Briesi, Jeanete Gonçalves, César Froes, Flávio Costa, Marcos Antoneli, Alexandre Leal, Denise Sefer, Débora Muniz. Os ingressos a R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada) podem ser adquiridos no Centro Espírita Amor e Caridade, e nas lojas Nice Calçados e Nice Fashion.
Saulo de Tarso era um rabino do Sinédrio. Uma espécie de senado dos israelitas em Jerusalém e estava sendo preparado para se tornar o sumo sacerdote pelos seus dotes familiares e intelectuais. Apaixonou-se por uma desconhecida que havia chegado à cidade há pouco tempo e pretendeu casar-se com ela. Simultaneamente, cria-se em Jerusalém uma nova seita, O Caminho, que se diz seguidora de Cristo, que seria o Messias. Os sacerdotes desconfiam, principalmente pelo medo de perder o poder. Saulo vai até a igreja do caminho, ouve uma palestra de um tal de Estevão, e sai disposto a acabar com aquilo, não só porque representaria um perigo para Israel, como para reforçar seu poder junto aos colegas. Ele assiste à palestra, discorda de Estevão, convoca o mesmo a um debate no Sinédrio, e lá mesmo o julga e o condena à morte por lapidação - morte por apedrejamento - castigo comum na época. Mas Saulo não podia imaginar que Estevão era o irmão desaparecido de Abigail, sua noiva. Ela assiste, sem querer, seu apedrejamento, fica transtornada e Paulo termina o noivado. Estevão morre. Meses depois, Saulo vai rever a ex-noiva, doente, que de tristeza, morre em seus braços. Mudanças acontecem com Saulo após a aparição de Cristo, numa cena memorável. Saulo fica cego por uns dias. Recuperado da visão, o amor toma conta de sua vida, pregando do o evangelho pelo mundo. Em sua trajetória, muida seu nome para Paulo e continua a obrigação que Deus lhe deu: levar a mensagem de que somos todos irmãos. Morre em Roma, decapitado, tentando levar a mensagem a Nero. A igreja, com respeito elevou Paulo ao título de Santo. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 2ª Divisão

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, está promovendo o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. No domingo, 07, foi realizado o torneio início referente a 2ª Divisão, sagrando-se campeã a equipe da Força Verde, e vice-campeão União da Ilha. Os Jogos aconteceram no Centro Esportivo da Barra Velha, com início às 8:30hs e término às 20:10hs, sendo realizados neste período 24 partidas, cada uma com duração de 20 minutos.
As próximas partidas serão realizadas durante esta semana, como a seguir:

09/05 – Terça-feira (Campo da Creche)
19h: Unidos do Pequeá x Cobra D´Água
21h: Tigres x Aliança

11/05 – Quinta-feira (Campo da Creche)
19h: União da Ilha x Unidos do Itaguassú
21h: Unidos Praia Grande x Novo Itaguassú

14/05 – Domingo (Campo da Creche)
09h: Marilha x Estrada do Camarão
11h: Nacional do Morro x Nova Juventude
14h: 21 Caiçaras x Perequê
16h: Reino x Zabumba

14/05 – Domingo (Campo do Portinho)
14h: Ponte Preta x Estudante
16h: Itaguá x Força Verde

Campeonato Municipal de Futsal
Dando seqüência ao Campeonato Municipal de Futsal, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, realizou neste final de semana, na quadra esportiva do bairro do Perequê, mais uma rodada do campeonato nas Categorias: Pré mirim, Mirim, Infantil e Infanto.

Segue resultados :

Juventude 00 X 07 Armação ( Pré Mirim )
Água Branca 01 X 05 Os Guerreiros ( Mirim )
Meninos da Ilha 03 X 05 E.C. Juventude da Ilha ( Mirim )
Pavilhaõzinho 8 00 X 06 Praia Grande F.C. ( Mirim )
CNA 06 X 01 Prainha (Mirim)
Praia Grande F.C. 01 X 04 E.C. Itaquanduba A (Infantil)
Mônaco 12 X 01 Geração Pavilhão (Infantil)
E.C. Juventude da Ilha 03 X 01 Barra Real (Infantil)
E.C. Itaquanduba B 05 X 01 Bold F. C. (Infantil)
Os Guerreiros 00 X 02 Prainha (Infanto)
Comando Caiçara 02 X 00 Ponte Preta (Infanto)
Estrada do Camarão 03 X 03 Juventude (Infanto)
Praia Grande 03 X 01 Força Jovem (Infanto)
Novo Itaquanduba 02 X 01 Aguia Dourada (Infanto)
Ajax 04 X 04 Tipo Colômbia (Infanto).

A próxima rodada do Campeonato acontece no sábado, 13, na Quadra Esportiva do Perequê, a partir das 08h30.
Maiores informações na Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, no telefone 3896 1765. pmi

2ª Etapa das Maratonas Aquáticas de Ilhabela reuniu nadadores e corredores no último domingo

Ilhabela -  A 2ª etapa do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela aconteceu no último domingo, dia 7, na Praia do Pequea, com o primeiro Biathlon do calendário.
O percurso de natação foi por balizamento com cerca de 2 km e a corrida foi de aproximadamente 6 km. Já os atletas da categoria teens nadaram 600 metros e correram 2,5 km.
Cerca de 70 atletas se inscreveram para a prova, divididos na categoria, Individual, geral masculino, geral feminino e geral misto e teens.
O tiro de largada foi dado pelo diretor de trânsito Laudelino Carlos Souza Dias às 10h45. A equipe de Ubatuba foi a grande vencedora desta etapa. Na geral masculino, os primeiros colocados foram Jorge Oliveira e Rildo Ribeiro com o tempo de 43 minutos e 18 segundos. Em segundo ficou Georges Janet e Antonio de Jesus e em terceiro Antonio Ramos e Felipe Attili.
No geral feminino a dupla vencedora foi Camila Montini e Rosilaine de Caraguatatuba e Ubatuba, com o tempo de 49 minutos e 52 segundos. Em segundo ficaram as paulistas Paula e Flavia Birches e em terceiro Moana Kojin e Kiki representando Ilhabela.
Na mista a atleta Ilhabelense Maíra Moraes e o santista Alexandre Gustavo ficaram em primeiro lugar com o tempo de 53 minutos e três segundos e em segundo Regina Solange e Adalberto Rodrigues de Santos.
Na individual geral, o atleta de São Paulo Carlos Adriano completou todo percurso em 49 minutos e 10 segundos.
A largada da Prova de Incentivo Menor e Melhor Idade aconteceu logo após a largada da prova principal com um percurso de cerca de 50 metros. Desta vez, Cleuza Santana, de 73 anos, foi única corajosa nadadora a cair na água.
A 3ª etapa será um biathlon e acontecerá dia 4 de junho. A prova acontecerá na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) com percurso de 1, 5 km de natação e 4 km de corrida.
O V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2006 é realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da organização da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer de Ilhabela, apoio marítimo com botes do Projeto Navegar, Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Trânsito, Secretaria de Educação e parceira com comércios: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Vianna, Braga Estamparia, Odontologia Especial, Imagem Comunicação. Colaboraram nesta etapa Silvia Schimidt e Daniel Smith com bote de apoio.
Classificação:
Categoria Teens - Individual
1º - Sohan Bello (ASCA/Ilhabela)
Categoria Teens – Revezamento
1º - Alberto Monteiro / Laércio Alexandre (Colégio ACEI)
Categoria Individual – Masculino
Cat B
1º - Romadan El Ali (Ubatuba)
2º - Julian Rocha (Vitor Natação)
3º - João Paulo (Ilha Sul/Ilhabela)
4º - Marcelo Torres
Cat D
1º - Eduardo Salinas (Vereadora Nanci/Ilhabela)
2º - Giuliano dos Santos (Tebar Praia Club/São Sebastião)
3º - Alcides Cruz (Juninho Bike Shop/Ilhabela)
4º - Alexandre Mantovani (Juninho Bike Shop/Ilhabela)
5º - Leonardo dos Santos (Ilhabela)
Cat E
1º - Edneder Fernandes (Quiosque do Nelsinho)
2º - Adriano dos Santos (Taubaté)
3º - Guilherme Almeida
4º - Eduardo Hasaka (Scania Clube)
5º - Adriano Rosa (São Paulo)
Cat F
1º - Carlos Adriano (São Paulo)
2º - Acácio Borges (Nova Iorque Porto Frades/Ilhabela)
3º - Francisco Arouca (Jacareí)
4º - Flávio Rosário (Ubatuba)
5º - Orlando Filho (Ilhabela)
Cat G
José Ricardo dos Reis Silva (Ilhabela)
Cat H
1º - Marcos Fuschini (Pousada dos Marinheiros/Mar Sub)
2º - Fernando de Alice (Hotel Itapemar)
3º - Manoel Carvalho (Centro Náutico Ilhabela)
Cat I
1º - Nelson Batista (Ubatuba)
Categoria Geral Masculino
1º - Jorge Oliveira / Rildo Ribeiro (Ubatuba)
2º - Georges Janet / Antonio de Jesus (Ubatuba)
3º - Antonio Ramos / Felipe Attili (Academia Atlas / Ubatuba)
4º - Vinicius Mauro / Joaquim Gonçalves (Ubatuba)
5º - Alexandre Fretitas / Juracinei Rodrigues (Caraguá)
6º - Harry Finger / João Alves (Ilhabela)
7º - Edmar Soares / Robson Nascimento (Caraguá)
8º - Tiago Mosmam / Osvaldo Castro (Ilhabela)
9º - Valdemir Filho / Evaldo de Jesus (Ilhabela)
10º - Vitor Ramos / Paulo Ramos (Ubatuba)
11º - Juliano Carvalho / Jones Silva (São Sebastião)
12º - Paulo dos Santos / Deissomar Santos (Ilhabela)
13º - Pedro Pereira / Silas Pereira (Ubatuba)
14º - Gerson Silva / Wilson (Mauá/Ilhabela)
Categoria Geral Feminina
1º - Camila Montini / Rosilaine (Ubatuba/Caraguá)
2º - Paula Birches / Flavia Birches (São Paulo)
3º - Moana Kojin / Zizi (Ilhabela)
Categoria Geral Mista
1º - Maira Moraes / Alexandre Gustavo (Ilhabela/Santos)
2º - Regina Solange / Adalberto Rodrigues (Ilhabela)
( Fonte: paulailhabela@hotmail.com )

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Circo Navegador encerra temporada em São Sebastião depois de divertir 2 mil crianças

São Sebastião - Em sua temporada pelo Litoral Norte, o Circo Navegador reuniu cerca de 2.000 crianças e adultos apaixonados pela arte circense durante os quatro dias de apresentações em São Sebastião.
Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, o grupo percorreu os bairros Morro do Abrigo e Topolândia com o espetáculo "Cadê todo mundo", a Rua da Praia, com a apresentação de "Hoje tem marmelada" e, por final, neste domingo (07/05), esteve no São Francisco, com "Lavou, tá novo".
Muitos baixinhos como Larissa Tadiello, de cinco anos, se encantaram com a magia dos espetáculos. "Gostei muito, eles me fizeram dar muita risada", comentou.
O elenco, composto pelos atores Andréia de Almeida, Lucciano Draetta, Fernando Matrocolla, Vitor Seixas, Gabriel Draetta e pelo produtor Marco Paggioro ficou conhecido nacionalmente com o prêmio "Estímulo ao Circo", concedido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.
O Circo Navegador segue agora para as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, continuando a temporada de apresentações. Mais informações pelo site www.circonavegador.com.br .
 (Fonte: PMSS)

Abertura do Mundial de Surf Júnior reúne mais de 1,5 mil pessoas em São Sebastião
Esta é a primeira edição do evento no Brasil. Praia de Maresias oferece grandes ondas e vira a capital internacional do surfe

São Sebastião - Mais de 1,5 mil pessoas lotaram a Praça Internacional do Surf, na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, no último sábado (06/05), para a abertura do "Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006" - Mundial de Surf Júnior. A cerimônia contou com os 251 surfistas de 27 países participantes, além de autoridades e representantes da organização. Entre os presentes, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, e o presidente da ISA (International Surfing Association), Fernando Aguerre.
Assim como nos Jogos Olímpicos, todos as delegações desfilaram suas bandeiras, da avenida Francisco Loup até a Praça Internacional do Surfe, onde participaram da "cerimônia das areias". Um representante de cada país depositou em uma urna a areia de sua praia. A Banda Municipal "Maestro Ladislau de Matos" executou o conhecido "Tema da Vitória" e, em seguida, o Hino Nacional.
A disputa no Mundial Junior da ISA também é por países e os atletas brigam por medalhas de ouro, prata, bronze e também de cobre (para o quarto colocado) na final de cada uma das três categorias: Sub-18 Masculina e Feminina e Sub-16 Masculina. Como as ondas estavam muito fortes, só as masculinas foram iniciadas no domingo (07/05).
O país campeão só será conhecido no próximo domingo (14/05). Diariamente, durante toda a semana, a programação começa às 8h e termina às 16h.
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, deu boas-vindas aos participantes. "Quero agradecer especialmente ao povo do Brasil, à Confederação Brasileira de Surf (CBS), Prefeitura Municipal de São Sebastião e a Quiksilver por estarmos aqui realizando este evento. Todos vocês já são vencedores por estarem aqui. Não surfamos por dinheiro, surfamos pela honra aos nossos países que representamos nessa competição. Obrigado por trazerem as areias do mundo e isso simboliza a união dos povos pelo surfe para um mundo de paz. Mais surfe e menos guerras!", declarou Fernando Aguerre.
O dirigente também anunciou a renovação de contrato com a Quia empresa patrocinadora e assim e a confirmação do campeonato até 2010. A próxima edição será disputada em Portugal.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, destaca a vocação da cidade para os esportes ligados ao mar. Segundo ele, a vinda do mundial reflete o investimento da Prefeitura e a valorização ao esporte.
A participante mais jovem do ISA Games no Brasil, a equatoriana Iliana Aguirre, de apenas 8 anos de idade, fez o juramento do atleta. O diretor técnico da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Jordão Bailo Junior, leu o juramento dos juízes.
Antes do encerramento da cerimônia oficial, os visitantes conheceram um pouco da cultura brasileira com a apresentação de capoeira do Grupo Mandinga e do samba da escola campeã "Sol de Verão", campeã do Carnaval de São Sebastião. Os atletas ainda foram recepcionados num coquetel na boate Marocco.
Recorde de Países - A primeira edição do ISA Games no Brasil já registra recorde de participação. Na categoria sub-18 são 91 surfistas de 27 países. A sub-16 tem 90 competidores de 26 países e a sub-18 feminina conta com 70 meninas de 20 países. Um total de quatorze nações tem o time completo, com doze atletas brigando por medalhas. Os campeões das três edições realizadas na África do Sul (2003), Tahiti (2004) e Estados Unidos (2005), respectivamente o Brasil, os Estados Unidos e o Havaí, são os favoritos.
O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 é uma realização da International Surfing Association (ISA) com patrocínio da Quiksilver, organização da Confederação Brasileira de Surf (CBS), e apoio do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Sebastião, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Revista Fluir.
Brasileiro tem a maior nota do 1º dia de competição - O ISA Games foi inaugurado com duas vitórias brasileiras nas ondas de 1 metro de altura no domingo (07/05), na praia de Maresias, em São Sebastião. O paulista Wiggolly Dantas, de Ubatuba, tirou a maior nota do primeiro dia (8,67), que só foi igualada pelo francês Jeremy Flores, que estabeleceu o recorde de pontos - 16,50 de 20 possíveis - na categoria sub-18.
Na sub-16, a primeira bateria foi vencida pelo potiguar Johnny Max, que também surfou uma boa onda - nota 8,5 - para derrotar seus adversários. O Brasil seguiu com 100% de aproveitamento, classificando todos os oito componentes da equipe. Outros destaques do domingo foram o australiano Matt Wilkinson e o norte-americano Eric Geiselman. A categoria sub-18 feminina foi iniciada nesta segunda-feira (08/05) e as disputas prosseguem até domingo.
A torcida brasileira vibrou com as vitórias de Wiggolly Dantas e Johnny Max nas baterias que abriram o mundial. "Achei uma direita muito boa que abriu uma parede para fazer várias manobras e tirei uma nota alta para vencer", falou Wiggolly Dantas, após a vitória sobre o português Cesar Rosa, o porto-riquenho Alex Feliciano e o uruguaio Martin Cortinas. Ele também analisou as condições do mar. "Entrou um pouco de vento, mas ainda está bom, tendo paciência dá para pegar altas ondas".
A seleção brasileira voltou a se apresentar na quarta bateria nas duas categorias. Na sub-18, o paulista Dodô Veiga ganhou outro confronto direto contra Portugal e Porto Rico, derrotando João Cardoso e Cristian Rivera, respectivamente. Antes disso, os sul-africanos Klee Strachan e Kyle Lane também estrearam com vitórias sobre os primeiros representantes das equipes do Tahiti, Jamaica e Itália. O tahitiano Nihui Marere passou na segunda bateria e o italiano Alessandro Piu ganhou a briga pela segunda vaga na disputa seguinte. Com Dodô Veiga, quem avançou foi o português João Cardoso.
Os times do Havaí, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Brasil, são os principais candidatos e todos começaram com vitórias na praia de Maresias. Os australianos Matt Wikinson, Julian Wilson, Nicholas Vasticek e Caleb R-Boquist, derrotaram os representantes da Inglaterra, Equador, Espanha, República Dominicana e Guatemala, que enfrentaram em suas baterias. Os havaianos Torrey Meister, Kyle Ramey, Casey Brown e Nathan Collier ganharam os quatro confrontos que disputaram contra o Japão e Argentina. Eric Geiselman foi o grande destaque dos Estados Unidos, mas a melhor apresentação do primeiro dia foi a do francês Jeremy Flores, que ampliou para 16,50 o recorde de pontos do Quiksilver ISA World Junior 2006, que era de 15,50 pontos do australiano Matt Wikinson.
Jeremy Flores já é profissional, mas quis vir representar a França nesta competição. "É muito legal esse evento, eu tenho vários amigos na equipe francesa e eu adoro o Brasil, além de também não ter nenhum campeonato do WQS nesse período", disse o surfista da Ilha Reunião, que elogiou as condições do mar na Praia de Maresias. "As ondas estão boas, com direitas e esquerdas, não estão grandes nem pequenas, estão bem legais para competir. Só que eu quebrei todas as minhas pranchas e agora estou com uma prancha emprestada pelo Wiggolly (Dantas), que é um grande amigo", contou Jeremy Flores, que não acha a França favorita ao título. "Têm muitos times mais fortes, como o Brasil, Havaí, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, mas podemos conseguir uma boa colocação", concluiu o francês. (Fonte: PMSS)

São Sebastião conquista o 2° lugar geral na 4ª Edição do Circuito Shihan de judô

São Sebastião - Milhares de pessoas entre judocas e torcidas marcaram presença ontem (07/05) no Ginásio de Esportes do Gringão, durante a 2ª etapa da 4ª Edição do Circuito Shihan de judô, que reúne atletas de cerca de 15 cidades do Vale do Paraíba, Fundo do Vale e Litoral Norte de São Paulo. O campeonato foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião, Federação Paulista e a fábrica de quimonos Shihan.
O atleta e professor de judô do Projeto Garoçá, Rinaldo (Pepê) conquistou o 1° lugar na categoria Sênior meio-médio. “Espero continuar firme nos treinos para conseguir representar bem a cidade nos Jogos Regionais”, disse o atleta Pepê.
Na premiação Geral que envolvia troféus do primeiro ao quinto lugar, a segunda colocação ficou com São Sebastião. Na 1ª etapa do Circuito Shihan, que aconteceu em São José dos Campos, a cidade pegou a 6ª posição.
A secretária de Esportes, Raquel Buzi, que acompanhou todo o evento, destacou que os atletas sebastianenses estão se preparando muito melhor agora, já que contam com vários treinos e aperfeiçoamentos nas Escolinhas Esportivas e no Centro de Atividades Físicas e Treinamentos para atletas, que está funcionando no Pontal da Cruz. “Queremos dar o melhor para os nossos atletas”, disse Raquel Buzi.
Segundo o professor da Secretaria Municipal de Esportes (Seesp) na modalidade, Uátila Ferreira dos Santos, cerca de 250 judocas, dos 700 participantes foram de São Sebastião. "As Escolinhas Esportivas de Judô da Secretaria de Esportes e os atletas dos projetos sociais da cidade também disputaram", disse o professor.
No início das disputas os organizadores promoveram um Festival como forma de incentivo ao esporte destinado aos iniciantes de competições. “É muito importante essa forma de integração entre os nossos atletas com os judocas de outras cidades, pois assim um pode aprender com o outro as técnicas utilizadas”, explicou Uátila.
“Pelo menos uma vez por mês, nossos judocas vão para São Paulo para fazer um treinamento no Centro Olímpico, localizado no Ibirapuera, onde vão diversas equipes com atletas de competição”, acrescentou o professor de judô, Uátila Ferreira dos Santos.
As categorias disputadas foram super ligeiro, ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado, pesado, super pesado, nas classes mirim, infantil, infanto juvenil, pré-juvenil, juvenil, júnior, sênior e máster.
De acordo com o delegado regional de judô, Cláudio Calasans, a próxima etapa do Circuito Shihan será no dia 6 de agosto na cidade de Cruzeiro. “A etapa de hoje foi muito produtiva e positiva”, ressaltou Calasans. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inaugura na próxima segunda iluminação da rodovia: mais segurança na Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, entrega na próxima segunda-feira (15/05), às 20h, a iluminação do trecho duplicado da Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55), nos bairros Canto do Mar e Enseada, na Costa Norte da cidade. Ao todo, 58 postes foram instalados no canteiro central da estrada.
Segundo o prefeito Dr. Juan Garcia, trata-se de uma obra que reflete na segurança da população. “A preocupação era com a questão da segurança na rodovia, onde temos escolas, ciclovia”, declarou o prefeito.
Um trecho de 2km estará totalmente iluminado, desde o bairro Canto do Mar, na divisa de São Sebastião com o município de Caraguatatuba, até o início da serra da Enseada. Dos 58 postes, 44 deles têm luminárias duplas e 14 triplas, num total de 130 lâmpadas de 400w.
A obra foi realizada pela empresa Eletromar, com investimento de R$ 148,6 mil. O prazo para conclusão dos serviços era de 30 dias, porém, os serviços já estão sendo concluídos. A instalação dos postes começou na semana passada. Resta apenas a ligação da Bandeirante Energia. Toda a fiação elétrica é subterrânea.
A iluminação da rodovia atende reivindicação da comunidade. “A Costa Norte se sente valorizada. Esta obra refletirá na segurança dos moradores”, diz a presidente da Sociedade Amigos da Enseada, Débora Trindade.
Além da nova iluminação, outras melhorias estão previstas para a região norte do município: 100 mil m² de pavimentação e drenagem de ruas e avenidas, obra que deve ser iniciada no 2º semestre; construção da sede própria da Subprefeitura Costa Norte; e terminal de integração de ônibus. Até o fim do ano, a Prefeitura também lançará a urbanização da Orla da Enseada.
No mês de março, nas comemorações do aniversário da cidade, a Prefeitura de São Sebastião inaugurou a USF (Unidade de Saúde da Família), no Canto do Mar. Atualmente, encontra-se em andamento a obra do Centro de Controle de Zoonoses do Jaraguá. Além disso, já existe a proposta de construção de um complexo que compreenderá educação, esporte e saúde.
(Fonte: PMSS)

EMEI Reino da Alegria antecipa dia das mães e lota suas instalações

São Sebastião - Como parte das comemorações do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14/05), a EMEI Tereza Mota Santos - “Reino da Alegria” ofereceu no último sábado (06/05), um dia dedicado especialmente às mães dos alunos da unidade.
Abrindo a programação esteve a apresentação da Banda Municipal, que relembrou diversas músicas consagradas.
Na seqüência se apresentaram a banda cover dos Rebeldes (RBD), formada por alunos da EE Josepha de Santana Neves e os alunos da EMEI Reino da Alegria, localizada na Topolândia. No início da noite, sorteios de prêmios também agitaram o local.
As mães e pais presentes, como Andréia Costa, mãe da aluna Rhayene Souza, 04 anos, aprovaram o evento. “Gostamos muito de tudo. A tarde foi ótima” declarou a mãe emocionada.
A diretora da unidade, Silvana Barros, comentou a escolha das apresentações. “Trazer a Banda Municipal aqui é diferente, pois nem todos tinham tido o privilégio de assisti-la.”, afirmou.
 (Fonte: PMSS)

Secretaria de Saúde vacina cerca de 75% dos idosos do município contra a gripe

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), conseguiu vacinar cerca de 75 % das pessoas com mais de 60 anos em todo o município, durante os dias 24 de abril a 08 de maio.
A SESAU disponibilizou 21 postos para a vacinação e cerca de 3,5 mil idosos foram vacinados.
Os idosos que ainda não receberam a vacina poderão procurar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para tomar a dose da vacina gratuitamente.
A Campanha de Vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois, com a chegada dessa estação, cresce o risco de se contrair doenças respiratórias e há um aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças. Os maiores de 60 anos são mais vulneráveis a esses quadros graves e é por isso que o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais de vacinação dirigidas aos idosos. O Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem a vacina contra a gripe gratuitamente. Mais do que uma proteção à saúde, a vacina contra a gripe é um direito social da população idosa do País.
Agora a Secretaria se prepara para a Campanha Nacional de Multivacinação, que acontece dia 10 de junho, das 8 às 17 horas e diversos postos pela cidade.
Mais informações com a Secretaria de Saúde de São Sebastião pelo telefone 3892-1744.
 (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Obra em quioesques vão ser fesfeitas

Ubatuba - Os proprietários de quiosques na Praia Grande, em Ubatuba, terão cinco dias para desfazerem as obras irregulares, determinou a Justiça. Caso os donos não respeitem a decisão, a demolição dos anexos irregulares será feita pela prefeitura. Cinco quiosques da Praia Grande foram lacrados no sábado por determinação do juiz Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale, por por terem desrespeitado decisão judicial que impedia a continuidade das obras de reforma, ampliação e construção dos estabelecimentos. (Fonte: ValeParaibano)

Pedreiro é preso por atear fogo em casa

Ubatuba - O pedreiro Osmar Modesto, de 36 anos, foi preso anteontem pela Polícia Militar sob a acusação de agredir e atear fogo na casa de Nascimento Pereira Dias, de 46 anos, no Sertão do Ubatumirim, bairro situado na região norte de Ubatuba. Modesto, antes de colocar fogo no imóvel, ainda teria agredido com um pedaço de madeira Dias e seu filho A.C.D, de 8 anos. Pai e filho fugiram em direção à mata, onde permaneceram escondidos até a chegada dos agentes da Polícia Militar. Modesto foi preso e encaminhado à delegacia de polícia, onde foi indiciado por lesão corporal dolosa pelo delegado Wagner Bassi Júnior. (Fonte: ValeParaibano)

Incêndio na Caçandoca é investigado

Ubatuba - A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, Eunice Prudente, vai pedir à Secretaria da Segurança Pública uma investigação rigorosa sobre a autoria de incêndios ocorridos em casas de quilombolas da Praia da Caçandoca, em Ubatuba. Eunice visitou a Caçandoca no sábado.
"Os quilombolas saem para trabalhar e quando retornam encontram suas casas incendiadas. Temos que apurar isso", disse.
Segundo o líder dos quilombolas, Antonio Santos, os incêndios estariam ligados a questão da luta pela posse área. O quilombo ocupa 900 hectares, que vem sendo questionada na justiça pela Urbanizadora Continental. Em 2005, o Estado conseguiu liminar no Tribunal de Justiça suspendendo o despejo dos quilombolas.
Duas casas foram incendidas recentemente, de Horácio Marcolino e de Maria Aparecida da Silva. Nos anos 70, 16 casas chegaram a ser incendidas durante uma disputa anterior pela posse da área.
PERFIL: Vivem no Quilombo da Caçandoca 52 famílias num total de 200 pessoas. O quilombo foi reconhecido pelo Estado e aguarda a titularidade da área pelo Incra. (Fonte: ValeParaibano)

Pedrinho Mattar em Ubatuba

Ubatuba - O pianista Pedrinho Mattar, que há mais de 50 anos iniciou sua história de sucessos ao lado de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Maysa, Marisa Gata Mansa, Cauby Peixoto, entre outros, fará uma única apresentação em Ubatuba no próximo sábado, dia 13. Pedrinho Mattar é o convidado de honra da Associação dos Aposentados de Ubatuba, para um jantar no restaurante do Hotel Wembley, na Praia das Toninhas. Os convites custam R$ 50,00 e podem ser reservados na Associação dos Aposentados, pelo telefone 3832-5898. A renda será revertida para a entidade. (Fonte: PMU)

Programa Cicloviário de Ubatuba pode fomentar "cicloturismo"

Ubatuba - Um novo nicho do mercado turístico pode ser viabilizado através da implantação do Programa Cicloviário de Ubatuba. Com toda a infra-estrutura dirigida ao ciclista, com ciclovias, ciclofaixas, bikelanes e paraciclos, Ubatuba poderá passar a receber um público interessado em praticar turismo sobre as rodas das bicicletas. Esta foi a concepção passada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, em sua apresentação durante o I Seminário Ciclo Litoral Norte, ocorrido na última terça-feira, 2, em Ubatuba.
"Tudo o que está acontecendo em relação ao Programa Cicloviário é o processo embrionário de uma atitude extremamente corajosa do prefeito Eduardo Cesar", disse Luiz Felipe, se referindo à implantação das ciclofaixas em duas ruas do centro com muito movimento ciclístico. Para o secretário de turismo já foi dado o primeiro passo para que Ubatuba seja no futuro um exemplo de sistema cicloviário no Brasil. "O município tem todas as condições para ser destaque nacional", completou.
Cicloturismo - Segundo Luiz Felipe Azevedo, a comodidade e segurança que o Programa Cicloviário de Ubatuba vai proporcionar oferecerá benefícios e atrações para os que procuram uma maneira saudável de fazer turismo de bicicleta. A extensão do litoral, que só em Ubatuba chega a ter 100 km de praias, onde o ciclista pode ir beirando a rodovia e apreciando as belezas ímpares que Ubatuba oferece, é outro fator que vai favorecer o interesse cada vez maior por este tipo de turismo. "Passeando com tranqüilidade e segurança pela orla, a bicicleta é um veículo que pode ser perfeitamente integrado ao turismo de belezas naturais", acredita Luiz Felipe, que lembrou que "o ciclismo é um esporte que está evoluindo a passos gigantescos e nós queremos fazer parte disto - o ciclismo como meio de atração turística". Mountain bike, competições de velocidade, triatlo, passeios e trilhas são algumas das opções que podem fazer de Ubatuba um grande pólo para os que se interessam por estas modalidades, já que com a infra-estrutura programada pelo Programa Cicloviário, o município vai oferecer condições únicas para o esporte. (Fonte: PMU)

Secretária da Justiça negocia reabertura de escola no quilombo de Caçandoca

Ubatuba - A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, esteve, no último sábado, 6 de maio, reunida com a equipe da SJDC, Fundação Itesp e parte das 52 famílias que vivem no Quilombo de Caçandoca, em Ubatuba. Na visita, a secretária presenciou um cenário de escassez: crianças sem escolas, alta de recursos básicos como energia elétrica, água encanada, mantimentos e cuidados médicos, além de todo tipo de violência. O mais grave são as casas que foram incendiadas.
A onda de incêndios criminosos começou na década de 70, quando 16 casas de pau-a-pique foram destruídas pelo fogo de uma só vez. De lá para cá as ameaças não pararam e ninguém foi punido, com exceção de dois investigadores, que foram transferidos de Ubatuba, após reconhecimento dos quilombolas.
No ano passado, a caseira Maria Aparecida da Silva encontrou sua casa em cinzas, assim como o quilombola senhor Horácio. A rotina é sempre a mesma, os criminosos agem ao anoitecer e sabem que a ajuda não virá a tempo, pois a área é afastada e os telefones não funcionam no alto do morro.
Segundo o presidente da Associação do Quilombo de Caçandoca, Antônio dos Santos, todas as suspeitas recaem sobre uma incorporadora de imóveis, que tenta a reintegração de posse de uma área que não lhe pertence. Santos disse que essa briga é antiga.
A secretária se comprometeu a pedir audiências com os colegas das Secretarias da Segurança Pública e do Meio Ambiente, com o comando das polícias militar e florestal, a fim de conseguir maior proteção aos moradores. "Por falta de telefone as pessoas não acionam os bombeiros. Pela excelência do trabalho deles, tenho certeza que conseguiriam auxiliar a investigação para chegar aos criminosos", alerta Eunice Prudente.
A própria secretária da Justiça entrou com uma ação civil pública para garantir o direito de permanência dos quase 200 quilombolas na área, já que eles possuem documentação do século passado que lhes garante a posse dos 890 hectares.
Caçandoca é dividida em dois núcleos, com várias áreas e praias paradisíacas. A ganância do setor imobiliário é o principal motivo da intranqüilidade na região, segundo os quilombolas.
"Enquanto um condomínio de luxo foi erguido nas proximidades das casas de pau-a-pique, nossas famílias estão impedidas de ter luz a uma distância de 500 metros, porque as autoridades alegam que não podem cortar as árvores", denuncia o líder quilombola.
A secretária Eunice Prudente constatou que o fato de não ter energia elétrica coloca os negros que vivem no local em uma situação de vulnerabilidade ainda mais preocupante.
"A energia elétrica não traz apenas a iluminação. Sem energia, os moradores são obrigados a salgar os alimentos para manter a conservação, pois não podem ter geladeira. Como os negros são mais propensos à hipertensão, os riscos são iminentes", afirma a secretária da Justiça.
Os técnicos do Itesp preparam alternativas para esse problema e estudam até a viabilização de energia solar na área, já que não conseguem trazer luz
para as casas.
Escola fechada - Outro problema grave é a única escola de Caçandoca, que se encontra fechada, por determinação da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.
Muitas crianças, até mesmo em idade pré-escolar, são obrigadas durante a chuva a atravessarem o mato perigoso, onde vivem onças e cobras peçonhentas. A concessionária que faz o transporte escolar não autoriza a subida dos veículos ao local. "Eles deixam meus filhos pequenos (quatro e nove anos) a pé, na beira da estrada, alegando que não iriam subir por causa da estrada cheia de lama", denuncia dona Maria Antônia, mãe de três filhos em idade escolar.
Outra mãe, Isa Maria Rodrigues, relatou para a secretária, que os filhos precisam levantar às três da manhã, em dia de chuva, para pegar o ônibus onde há acesso, na praia do Pulso. Ela disse que as crianças caminham quase uma hora mata adentro, além de atravessarem um rio. "Ainda por cima a gente é obrigada a ouvir de alguns professores que as crianças que vivem no quilombo chegam sujas de barro", disse revoltada.
Preocupadas com a situação, professoras que têm laços com o Quilombo de Caçandoca pediram à secretária que ajudasse a comunidade na reabertura da escola de ensino fundamental.
A pedido de Eunice Prudente, a assessora de Desenvolvimento Comunitário de Ubatuba, Silvana Monteiro Niel, conseguiu uma audiência com a Chefia de Gabinete da Prefeitura da cidade, no final da tarde de sábado.
Lá, os quilombolas, representantes do Itesp e da SJDC, ouviram a promessa do chefe de gabinete, Delcio José Sato, que, em 15 dias, haverá uma nova reunião já com a possibilidade de reabertura da escola. Para tanto, as famílias cadastrarão as crianças para definição do grau escolar.
Caçandoca foi a primeira de uma série de visitas a Quilombos que a secretária da Justiça fará em maio. A próximo visita será em um sítio no município de Eldorado, neste sábado, 13 de maio, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
Agenda do mês de maio:

DIA 10 DE MAIO - QUARTA
Audiência da Secretária com ADC e Fundação Itesp
Local: Salão Nobre da SJDC - Horário: 10 às 16 horas
Pauta: Apresentação dos Programas de Desenvolvimento da Fundação Itesp para
Comunidades Quilombolas.

DIA 13 DE MAIO - SÁBADO
IVAPORUNDUVA/ELDORADO
Visita e audiência com os secretários da Justiça, Cultura, Habitação, Saúde
e os procuradores do Estado com as comunidades Quilombolas do Vale do
Ribeira.
Local: Eldorado
13 horas: almoço na Caverna do Diabo/Comunidade de André Lopes
14 às 15 horas: Visita às obras da balsa de São Pedro
15 às18horas: Audiência com as lideranças na Comunidade de Ivaporunduva

DIA 20 DE MAIO - SÁBADO
QUILOMBO DE JAÓ - ITAPEVA
Chegada à Comunidade: 11horas

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Telefone: (11) 3291 2612 jcaoliveira@sp.gov.br

Curso do Programa ‘Alimente-se bem com R$ 1,00’ inicia hoje (9/5)

Ubatuba - Uma parceria entre Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo e a Loja Maçônica Acácia viabilizou junto ao SESI-Taubaté a vinda da Unidade Móvel do programa ‘Alimente-se bem com R$ 1,00’ em Ubatuba.
O período de atendimento da unidade móvel no município será do dia 9 de maio ao dia 3 de junho.
Os cursos acontecem gratuitamente, de segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite.
A unidade comporta 30 alunos por turma. Ao total são 16 turmas disponíveis, atendendo um total de 480 pessoas.
A unidade ficará estacionada na Avenida Iperoig, em frente à Setur.
Desde 1998 o SESI (Serviço Social da Indústria), desenvolve o programa ‘Alimente-se bem com R$ 1,00’, com o intuito de ensinar o trabalhador e sua família a preparar uma alimentação de qualidade com baixo custo.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, a idéia de trazer a unidade para Ubatuba é atender a bairros carentes: “O intuito é mostrar que se pode comer bem gastando menos. Com partes normalmente desprezadas de alimentos, como cascas talos e folhas, podem ser feitos muitos pratos nutritivos”, apontou o presidente.
Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU, falando com Cristiane, pelo telefone (12) 3832-1449. (Fonte: ACIU)

Serviços continuam sendo campeões de reclamações no Procon


Ubatuba - De acordo com relatório mensal das atividades ocorridas no Procon Municipal de Ubatuba, referente ao mês de abril, as empresas fornecedoras de serviços, como de telefonia, transportes, água e energia elétrica continuam sendo as mais reclamadas nas procuras efetuadas pelos munícipes ao serviço de proteção ao consumidor, somando 95 itens. Em segundo lugar estão os assuntos financeiros, com reclamações referentes à empresas que oferecem empréstimos e bancos. No ranking das consultas, os produtos ficaram em terceiro lugar, com reclamações sobre lojas e grandes magazines. Reclamações sobre atendimento à saúde aparecem em quarto lugar, com cinco ocorrências, entre elas clínicas médicas, odontologista e outros especialistas.
O Procon em Ubatuba existe há aproximadamente 15 anos e funciona por meio de convênio entre a Prefeitura e o Procon do Governo do Estado de São Paulo. O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba está localizado à Avenida Dona Maria Alves, 890. Os telefones são 3833-3022 e 3833-5446. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. (Fonte: PMU)

Rapel: uma experiência motivante na educação física

Ubatuba - Como forma de buscar o desenvolvimento de práticas esportivas alternativas e enfatizar os conteúdos previstos na disciplina de Educação Física, a Cooperativa Educacional de Ubatuba buscou uma experiência motivante para ocorrer fora do ambiente escolar. Considerando a vocação natural da cidade para os esportes de aventura e o grande interesse dos jovens em participar dessas propostas, surgiu a idéia de trabalhar com o grupo de 3º ano do Ensino Médio a vivência da técnica de alpinismo utilizada para descida (rapel).
O local escolhido foi a cachoeira do Prumirim, num dia ensolarado. Os alunos foram orientados sobre os cuidados necessários para a prática de esportes de aventura e sobre a importância de seguirem atentamente todas as normas de segurança passadas pelo instrutor.
Eles foram acompanhados pelo professor Renato Teruya, que também é monitor credenciado para essas atividades, e pelo professor Eurivaldo Paschoalino Filho.
Sobre a escola - A Cooperativa Educacional de Ubatuba foi fundada em 1999, com o objetivo maior da educação, que é formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade. É uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, que fundamenta seu projeto político-pedagógico no sócio-construtivismo e cooperativismo. Com base nos estudos de Piaget, Frenet, Vygotsky, Emilia Ferreiro dentre outros grandes teóricos da Educação, a Cooperativa segue uma proposta curricular que acompanha os avanços educacionais e proporciona um ambiente de aprendizado diferenciado e significativo.
(Fonte: Cooperativa Educacional de Ubatuba)

 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 05/05 A 11/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 15:40 hs.
 

"16 Quadras"
Ás 17:30 hs - 19:30 hs -21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
Ás 16:50 hs -19:20 hs -21:40 hs.(No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Separando o trigo do joio

Quem amou
Mesmo não correspondido
Quem plantou
Mesmo que não tenha colhido
Quem construiu
Mesmo que não tenha usufruído
Quem inovou
Mesmo incompreendido
Quem ousou adiantar ao relógio
Mesmo crucificado
Esses é que souberam
O quanto valeu a pena ter vivido.


 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

TRISTEZA COMPANHEIRA

OH ! TRISTEZA COMPANHEIRA
NÃO CONSEGUE ME DEIXAR
PARECE UMA BESTEIRA
EU TAMBÉM, NÃO CONSIGO TE ACABAR

MINHA INGRATA COMPANHEIRA
VOCÊ ME FAZ CHORAR
COM VOCÊ EU FICO TRISTE
O MEU MUNDO NÃO EXISTE
NÃO CONSIGO NEM AMAR

MAS UM DIA COM CERTEZA
VOCÊ VAI ME ABANDONAR
SERÁ O MAL QUE IRÁ EMBÒRA
PARA ESTE MUNDO ÁFORA
PARA O BEM PODER CHEGAR

ENTÂO,...NÂO VOU MAIS CHORAR
VOU SER FELIZ
NESTA VIDA QUE EU QUÍZ

VOU PODER AMAR.....

José Bueno de Araújo
Ubatuba - Maranduba

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ubatuba foi fundada em 28 de Outubro de 1638, por provisão do Governador Geral de Salvador Correia de Sá e Benevides.
Criou-se aqui a Vila de Ubatuba, sob o preconicio da exaltação a Santa Cruz.
Em 1728, foi a Vila Canonicamente erigida em freguesias e, no século XIX, no dia 13 de março de 1855, a província se elevava a categoria de Cidade.
Bem, lendo os jornais Regionais, Locais e Virtuais, noto o quanto as pessoas estão preocupadas em derrubar um administrador séria quanto ao da atual.
Conforme dito anteriormente, Ubatuba foi fundada em 28 de Outubro de 1638, será que antes da atual administração, Ubatuba nunca teve administradores (Prefeito e Vereador), ao meu ver, essas pessoas não estão informadas ou são pára-quedistas que caíram ai em Ubatuba.
Essas pessoas ao meu ver, não saem de casa (em termos), apesar de fazer tão bem, sair, respirar, caminhar pelas ruas da cidade, só ficam criticando (como se isso resolveria alguma coisa), a minha pergunta é: o que vocês fizeram por Ubatuba desde que ai pisaram pela primeira vez? Se nasceram pior ainda, lembrem-se, a formiga para construir sua casa, leva o material de grão em grão, será que vocês alguma vez, fizeram algo por Ubatuba?
Vamos parar de criticar, vocês devem fazer iguais os moradores de alguns bairros, dentro um deles, posso citar aqui, foi os moradores voluntários da cachoeira dos macacos, não ficaram esperando a Administração Pública tomar providências com o seu bairro, fizeram um Mutirão, e lá fizeram uma limpeza no bairro e que assim, seja digno de exemplo aos demais bairros, existem coisas muito mais sérias e úteis para a Prefeitura Municipal fazer, do que uma simples limpeza no bairro, a Santa Casa está mudando, antes quando se ia no Hospital, dava vergonha, nojo, um ambiente sujo, imundo, pessoas mal humoradas no atendimento, isso está mudando, quem vai ao Hospital atualmente, ja pode notar a mudança, isso sim, é saber administrar.
Até o bairro do Itaguá, que estava completamente abandonado não lembro desde quando, e estive ai essa semana, e ja percebi a mudança, nem por isso, fiz críticas as administrações anteriores, tudo tem o seu tempo.
Idéia brilhante também foi quanto a limpeza dos lotes baldios, quando que houve por parte de administrações anteriores tal regulamento?
Vamos unirmos e vez de ficarmos atirando pedras, criticando, vamos dar idéias, vamos ajudar, vamos dialogar, pois só quem ganha com isso, é a população de Ubatuba.
Parabéns ao Senhor Prefeito Municipal Eduardo César, nobres Vereadores e a todos os funcionários públicos, comerciantes em geral, que estão empenhados a fazer o melhor pra Ubatuba.

Carlos de Moura
Taubaté, SP

Litoral Norte Discute Soluções para Lixo - Cada real gasto em saneamento tem como conseqüência a economia de quatro reais em gastos com a saúde. Este foi um dos exemplos dados pelo Sr. Auracy Manzano, Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba na REXPO - Exposição de Produção Responsável e Consumo Sustentável – Redução, Reuso e Reciclagem de Resíduos no Litoral Norte – SP, que ocorreu no Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas, em Caraguatatuba nos dias 4, 5 e 6 de maio.
O evento foi uma iniciativa do CBH-LN – Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, com o patrocínio e participação de várias entidades governamentais e não-governamentais.
Os quatro municípios do Litoral Norte, especialmente na temporada, vêm enfrentando um problema de difícil solução: o que fazer com o lixo. As fontes de água potável, constituídas por inúmeros pequenos rios, que estão cada vez mais insuficientes para a demanda, poderiam ser contaminadas pela presença de lixões. Os que já existem, estão no limite de sua capacidade. Ilhabela e São Sebastião já estão exportando seu lixo para Tremembé, mas a um custo muito alto.
O Governo do Estado vem incentivando a formação e a instalação do CITRES – Centro Integrado de Tratamento de Resíduos do Litoral Norte, em Caraguatatuba, através da formação de um consórcio entre os quatro municípios; mas enfrenta resistências por parte da população local. Outro problema seria o alto custo do investimento, que deveria contar com subsídios das três esferas de governo. No entanto, para reduzir o volume dos resíduos, diminuir o custo e o impacto sobre o meio ambiente da região, é necessário ampliar e aperfeiçoar a coleta seletiva e a reciclagem.
Segundo Sabetai Calderoni, renomado pesquisador do Instituto Brasil Ambiente, a iniciativa privada poderia assumir os custos do CITRES, desde que o terreno fosse cedido pelo município e recebesse alguns incentivos fiscais.
De acordo com os vários expositores, grande parte daquilo que chamamos lixo, na linguagem técnica são resíduos sólidos e, grande parte desses resíduos são matérias primas que, no processo de reciclagem, poderiam gerar muitos empregos e novos produtos.
No entanto, segundo a Dra. Denise Formaggia, engenheira sanitarista do Serviço de Vigilância da Secretaria de Saúde do Estado, o armazenamento de produtos recicláveis deve ser cuidadoso, em local coberto para evitar o armazenamento de água, foco da proliferação das larvas do transmissor da dengue. Para serem recicláveis- papéis, plásticos, vidros e metais - devem ser separados do lixo de banheiro, a fim de evitar a contaminação e a proliferação de doenças. Quanto mais limpos forem os resíduos e quanto mais separados uns dos outros (vários tipos de plásticos, metais e papéis) maior será o valor da revenda.
Segundo o Sr. Juan Luiz Rodriguez Gonzalez, que representava o CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, expôs sobre as várias possibilidades de reutilização dos resíduos da construção civil, contribuindo para o barateamento da obra e para a qualificação da empresa com o certificado ISO.
A Sra. Ana Lucia Brasil, engenheira civil, da diretoria da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania, expôs o histórico da constituição do Fórum e os principais resultados alcançados. O Fórum se articulou para combater o trabalho infantil nos lixões, pois em 1999 havia mais de 45 mil crianças. Seu slogan era: “Criança no lixo, nunca mais”. No ano seguinte, com a articulação com vários programas, entre os quais o bolsa-escola, mais de 13 mil crianças deixaram os lixões. Um outro resultado do esforço do Fórum foi a aprovação da Lei da Política Estadual de Resíduos Sólidos, votada em março de 2006. Também propôs a formação do Fórum no Litoral.
Ao final, a Sra. Delaine Romano, coordenadora da Coleta Seletiva Zona Leste Faz, abordou a questão da inclusão social dos catadores e as dificuldades de articulação devido às constantes trocas de governo.
Os participantes foram convidados a se inscrever nos cursos, debates e visitas técnicas que serão realizados nos dias 06, 07 e 9 de junho, em Santos e Praia Grande, organizados pela ABES e pelo Fórum Lixo e Cidadania.

Rui Alves Grilo
Grupo de Trabalho de Comunicação
Agenda 21 do Litoral Norte

Passividade na Defesa da Cidadania - É crônica a passividade, completa a resignação e quase mística a conformidade, de nosso povo, frente às injustiças sociais, a corrupção e os desmandos dos governantes. São poucos os cidadãos que tem coragem, de exercer sua cidadania e reivindicar, dos ocupantes do poder, ética, honestidade, respeito aos cidadãos e a correta aplicação do dinheiro público. Até, quando algum cidadão, em cargo político, pratica as virtudes que todos os políticos deveriam ter e, quase nunca, possuem, sofre de calúnias, difamações, injúrias para que, usando de manobras desviem a atenção e não apareçam as mazelas e supostas corrupções dos governantes de plantão. Para ajudar, nessa tarefa, não costumam faltar sanguessugas parasitárias que vendem sua alma para segurar seus cargos.
Como coletividade não temos consciência de que, o respeito aos direitos humanos, a distribuição equânime da riqueza, o bom uso do dinheiro público e a verdadeira democracia nunca foi “DÁDIVA DO ALTO”. É, sim, conquista das sociedades vigilantes e aguerridas na defesa de seus direitos.
Essa falta de consciência social e exercício da cidadania deve-se a múltiplos fatores. Provavelmente o mais relevante seja a falta de conhecimento dos direitos e dos deveres e de como reivindica-los e defende-los.
À falta de conhecimento podemos acrescentar alguns traços culturais de nosso povo. Em retrato caricato poderíamos assim defini-los:
A – Aqueles que não estão nem ai e querem que os outros reivindiquem e lutem pelos seus direitos e resolvam seus problemas. Quando o poder público lhes dá uma esmola já estão satisfeitos.
B – Os que pensam que se estiverem no poder fariam a mesma coisa. Estes não querem incomodar o poder esperando a sua vez. Não incomodando agora eles não serão incomodados depois. Neste item fiquei estarrecido lendo uma pesquisa do IBOPE. “Indagados sobre se tirariam algum proveito indevido do poder caso tivessem algum cargo público, 60% dos entrevistados afirmaram que empregariam familiares e 43% que aproveitariam viagens oficiais para lazer.”(Gilberto Dimenstein. Folha C8 de 16-04-06).
Conclusão óbvia: 60% de nossa sociedade é corrupta!.
C – O medo a perseguições, serem processados, caluniados, difamados... faz que, parte dos cidadãos, não se exponham e tenham conversas indignadas nas esquinas, nas reuniões familiares, nos balcões dos bares. Sua atitude não pode ser elogiada mesmo que, em certo sentido, colaborem para criar algum tipo de consciência social.
D – Sobra um ou outro idealista, destemido, quixotesco que arrisca os raios e trovões do poder para procurar a verdade e o bem público. Estes, vez por outra, ficam sós e cansam de serem sacos de pancadas. Pancadas ministradas usando do dinheiro público e das estruturas do poder. Podem até não desistir, mas, certamente, esmorecem, nas suas lutas pela racionalidade, o bem público e a justiça. Restam alguns idealistas contumazes que adotam o conselho de Paulo aos Romanos: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem”.(Romanos, 12 –25). Destes, o Brasil, está precisando para superar a crise ética que enfrenta, nos Três Poderes. Da União, dos Estados e Municípios.
Ubatuba é, um retrato três por quatro, da caricatura que apresentamos acima. Todos os dias assistimos, a fatos, que o confirmam. Certamente é, por isso, que temos tantos problemas e vamos ficando, para trás, em nível regional.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

São Luis do Paraitinga - Natto

São Luis do Paraitinga
©Natto

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor