Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 10 de Maio de 2006 - Nº 1519 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Litoral tem 155 casos de dengue
UNITAU empossa chefes de departamento
UNITAU realiza campanha de vacinação para funcionários

Caraguatatuba
Designer de Caraguá ganha as passarelas
Circo Navegador em Caraguá
Bairro Rio do Ouro e Jaraguazinho tem suas reivindicações atendidas pelo DER e o Vereador Kazon congratula-se com Os moradores
Atleta de Caraguá é a 7ª colocada no troféu “Gustavo Borges” em São Paulo
CopaTiradentes chega à final nesta quinta-feira, 11 em Caraguá
Cultura Caiçara é tema de palestra no UNIMÓDULO
Ex-aluno do UNIMÓDULO é selecionado em primeiro lugar no Unibanco
Circo Navegador monta réplica no UNIMÓDULO
Aurimar quer a volta da Comissão de Saúde
Atleta UNIMÓDULO é vice no Campeonato Regional de Kung Fu Wushu e Tai Chi Chuan

Ilhabela
Dersa quer barrar pedestres em balsa
Bazar do Fundo Social de Solidariedade

São Sebastião
Maratona do Saber incentiva alunos a preservarem a escola e o meio ambiente
Moradores de Maresias apontam necessidade de diminuição de lotes para atenuar o problema da injustiça social
Carteiros ajudam Ciama a divulgar importância do aleitamento materno
Prefeitura entrega certificados aos formandos do curso de Auxiliar de Consultório Dentário
Pista de skate em Maresias lota com Campeonato e revela novos talentos no esporte
Amanhã (10/05) é o último dia para funcionários da Prefeitura votarem na CIPA
Costa Sul recebe nova frota de caminhões
Seleção Brasileira segue firme em busca da vitória na Copa do Mundo do Surfe


Ubatuba
Fundart relembra abolição com documentário de Darcy Ribeiro
Fundart dedica programação de maio ao cinema e à música
Operação Cidade Limpa completa um mês em Ubatuba
Atenção Estudantes


Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral tem 155 casos de dengue

Litoral Norte - As cidades do Litoral Norte já contabilizam 152 casos confirmados de dengue. A maioria dos casos da doença, 126, foram registrados no município de São Sebastião. O avanço da dengue obrigou as prefeituras a intensificarem as ações de combate ao mosquito transmissor.
Desde o início do ano já foram registrados 13 casos de dengue em Caraguatatuba; 11 em Ubatuba; e 5 em Ilhabela.
Um total de 729 casos aguardam confirmação da doença. São Sebastião tem 423 casos suspeitos; Caraguatauba, 122; Ubatuba, 127; e Ilhabela, 57. A confirmação dos casos é feita pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
MUTIRÃO - Em Caraguá, a prefeitura intensificou a aplicação de inseticidas nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão e Tinga, todos na coasta sul, onde é grande o número de casos suspeitos. Em Ubatuba, a prefeitura já vistoriou mais de 4.000 residências nos bairros do Itaguá e Centro, onde foram registrados a maioria dos casos de dengue.
Em São Sebastião, a prefeitura mantém visitas casa-a-casa e a aplicação do fumacê nos bairros do Topovaradouro, Topolândia, Itatinga e São Francisco. Nestes bairros estão concentrados a maioria dos casos de dengue registrados.
As prefeitura continuam alertando os moradores para que mantenham limpo seus quintais e seus terrenos, para evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. (Fonte: ValeParaibano)

UNITAU empossa chefes de departamento

Litoral Norte - O reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), prof. Dr. Nivaldo Zöllner, deu posse, nesta segunda-feira, 8 de maio, aos chefes dos departamentos de Educação Física, de Ciências Jurídicas, de Pedagogia e de Economia, Contabilidade e Administração (ECA). A cerimônia ocorreu na Reitoria da Universidade e foi, provavelmente, a última nomeação que Zöllner presidiu, já que o reitor deixará o cargo em julho.
Para as chefias dos departamentos de Ciências Jurídicas, de ECA e de Pedagogia, os atuais chefes foram mantidos no cargo. São eles: prof. Ms. José Nery Gouvêa, prof. Ms. Dorival José Gonçalves Franco e prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, respectivamente. No departamento de Educação Física houve troca: a professora Maria Aparecida Ribeiro substituiu o prof. Sérgio Luiz Querido. O mandato dos chefes tem duração de dois anos.
Estiveram presentes na cerimônia de nomeação o vice-reitor, os pró-reitores e chefes de departamento e de institutos da UNITAU, além de funcionários, amigos e familiares dos empossados. (Fonte: UNITAU)

UNITAU realiza campanha de vacinação para funcionários

Litoral Norte - Durante todo o mês de maio, o SEMUT (Serviço Médico da Universidade de Taubaté) realiza a primeira campanha de vacinação contra a gripe. Com o objetivo de vacinar os funcionários na ativa, a campanha age como uma medida preventiva, procurando evitar a propagação do vírus da gripe.
As vacinas foram doadas pela rede pública estadual de saúde, num total de mil doses, que serão aplicadas diariamente de 12h30 as 17h30, até dia 31 de maio. A campanha beneficia os servidores, estagiários e funcionários terceirizados. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Designer de Caraguá ganha as passarelas

Caraguatatuba - A designer de bijuterias Adriana Prado, de Caraguá, está exportando suas peças para o Canadá. O sucesso de seus acessórios já é destaque nas passarelas de São Paulo.
A meta agora é conquistar a Europa, exportando inicialmente para Portugal. A designer já fez três remessas para o Canadá --só este ano foram cerca de 500 peças, entre colares, pulseiras e brincos.
"Portugal seria uma espécie de vitrine para os demais países europeus, devido à forte concorrência dos chineses", afirmou Adriana, que também sonha em vender em São José e no Vale.
Adriana iniciou sua atividade há quatro anos. Suas bijuterias foram utilizadas pela produtora de modas "Em Modas", de São Paulo, em dois desfiles onde foram lançadas coleções primavera-verão 2005/2006 e e outuno-inverno 2006. Em agosto, suas peças estarão no lançamento da coleção verão 2006/2007.
No último desfile, promovido na semana passada pelo Shopping ABC Fashion Show, suas peças foram usadas pelos atores Cauã Raymond, Bruno Gragliasso, Erik Marmo e Luigi Barichelli, entre outros. As peças também foram mostradas em revistas nacionais, como a "Caras", na semana passada.
Adriana produz seus acessórios, com a ajuda de três pessoas, na casa de sua mãe, Dona Santina, de 67 anos. A maioria do material é importado. "O material importado garante exclusividade das peças", afirmou.
Adriana usa muita semente e madeira. Ela afirmou que as tendências atuais exigem o uso de ouro velho, pérolas, cristal, veludo, murano, resina e laços e babados, seguindo o estilo Vitoriano, que está em alta.
VENDA - O preço das peças varia de R$ 15 a R$ 50 e elas podem ser encontradas em shoppings de São Paulo. Mais informações (012) 3882-3172. (Fonte: ValeParaibano)

Circo Navegador em Caraguá
Projeto desenvolvido por aluno UNIMÓDULO aborda, desde 2004, a história bibliográfica e iconográfica dos palhaços brasileiros.

Caraguatatuba - O Circo Navegador, em sua turnê pelo Litoral Norte, estará em Caraguá, de 11 a 14 de maio, com espetáculos gratuitos e abertos à população. O projeto, que circulou três regiões paulistas, chegou ao Litoral após receber, em 2006, o Prêmio de Estímulo ao Circo, da Funarte - Ministério da Cultura, confirmando, mais uma vez, a importância da produção e a qualificação artística do trabalho.
Os espetáculos serão ‘Cadê todo mundo’ e ‘Lavou, tá novo’, sempre com apresentações previstas para as 14 horas. O primeiro acontecerá no Complexo Esportivo do Casa Branca (11/05) e na Praça do Perequê (12/05). ‘Lavou, ta novo’, por sua vez, será realizado na Praça do Massaguaçu (13/05) e na Praça de Eventos (14/05).
O Circo Navegador apresenta o resultado de uma pesquisa de mais de nove anos que resultou no projeto ‘Palhaços de Todos os Tempos - um circo-exposição’ que traz a memória dos principais palhaços do século 20 e um repertório de espetáculos. O projeto já circulou pela capital paulista, São José do Rio Preto, Bertioga, Bauru e São Carlos, realizando mais de 100 apresentações no 2º semestre de 2006.
O Circo-exposição ‘Palhaços de todos os tempos’, percorrerá as quatro cidades do Litoral, em quatro pontos de cada uma, diariamente, entre 13 e 16 horas, durante todo o mês de maio. As escolas ou grupos devem agendar a visita pelo telefone (12) 3893-1049.
O projeto é do estudante de Letras do UNIMÓDULO, Luciano Draetta, que desde 2004 pesquisa a história bibliográfica e iconográfica dos palhaços brasileiros. "Comecei a pesquisar e me interessei, cada vez mais, pela profissão. Levei 18 meses para captar o material, mas não foi fácil porque tive que lidar com famílias que não estavam preparadas para falar do assunto, muitas vezes palhaços que já não estavam mais atuando ou que já morreram".
Draetta fez Circo Escola Picadeiro em São Paulo e trabalha com perna-de-pau, malabarismo, mas a sua grande paixão é o palhaço. "O circo tem sua função social e artística. Em tempos de ‘Falcão Meninos do Tráfico’, o Circo Navegador traz à tona o encantamento pelos palhaços. Recentemente o encantamento pelo palhaço foi exibido pelo rapper MV Bil, que identificou, em seu documentário, um menino de origem humilde, morador de favela, vítima da vida dura da pobreza e da violência. Ao declarar seu interesse de se tornar palhaço, confirma o desejo, ou melhor, a necessidade humana de contato com a fantasia, com a poesia, enfim, com os mistérios da vida", declara Draetta. (Fonte: PMC)

Bairro Rio do Ouro e Jaraguazinho tem suas reivindicações atendidas pelo DER e o Vereador Kazon congratula-se com Os moradores

Caraguatatuba - Conforme compromisso firmado em 03 de maio de 2006, em reunião realizada no Quartel da Polícia Militar Rodoviária, com a presença dos representantes da Polícia Rodoviária, do DER e da Sociedade Amigos do Rio do Ouro e do Jaraguazinho, as melhorias na sinalização solicitadas pelos moradores começaram a ser realizadas.
Dentre elas estão pinturas das faixas de travessia de pedestres e execução de lombadas em frente à Rua Projetada. Quanto à solicitação de construção de canteiro entre as duas pistas, o DER explicou que está em andamento um estudo de projeto com vistas à solução definitiva do problema e que será apresentado dentro de 60 dias, uma vez aprovado este projeto ele será licitado e executado em mais 60 dias.
O canteiro solicitado pelos moradores do bairro terá 2m de largura, guias e será construído entre o trevo de entrada do bairro Rio do Ouro e o trevo de acesso para o bairro Jaraguazinho.
O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, no decorrer do ano de 2005 e início de 2006 tem dado total apoio aos moradores dos bairros Rio do Ouro e Jaraguazinho realizando várias reuniões com os moradores e autoridades, quando debateram vários assuntos e decidiram unir forças para solicitar aos órgãos competentes melhorias para os bairros. O Vereador Kazon, através do seu gabinete na Câmara Municipal, enviou vários ofícios e indicações para Prefeitura e DER solicitando a execução das melhorias nos bairros.
Hoje o Vereador se sente feliz pois os moradores conseguiram a realização de várias melhorias, necessárias e importantes para a segurança daqueles que convivem com o perigo constante de ter uma rodovia passando entre os bairros. “São pessoas que lutam pelos seus direitos, merecem o meu respeito e estarei sempre à disposição para atendê-los. Infelizmente precisaram acontecer acidentes e mortes para que as autoridades olhassem com atenção para este bairro. Estou muito contente por finalmente estas obras saírem”, disse Kazon.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Atleta de Caraguá é a 7ª colocada no troféu “Gustavo Borges” em São Paulo
O torneio teve a participação de cerca de 800 atletas de mais de 156 clubes de todo país. O Litoral Norte foi representado por 3 nadadoras da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá

Caraguatatuba - A nadadora caraguatatubense Ana Beatriz Passos Guimarães (12) conquistou o 7º lugar no 8º troféu “Gustavo Borges” de Natação, que aconteceu no domingo, dia 7, na piscina do Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. A atleta disputou com 31 adversárias e empatou com uma competidora da cidade de Barretos.
Outras duas nadadoras também participaram da prova. Aparecida Juliana dos Santos Oliveira (18) e Giovana Almeida do Prado (8). As três caraguatatubenses foram as únicas representantes do Litoral Norte nesta competição, que contou com cerca de 816 atletas de mais de 156 clubes de todo país.
“Fiquei muito feliz por ter participado da competição, mesmo sem conquistar nenhuma medalha. É muita alegria, emoção orgulho e satisfação para nós atletas, nossos pais, professores e técnicos”, disse Ana Beatriz.
A atleta Aparecida Juliana dos Santos Oliveira (18) teve um bom desempenho durante 40 metros de prova, nos últimos 10 metros travou e foi ultrapassada pelas adversárias ficando com a 15ª posição. “Fiquei muito chateada com o resultado. A primeira colocada teve o tempo de 30” 36 e na semana passada, no Festival de Natação de Caraguá, fiz um tempo de 30” e 28. Se eu tivesse continuado no ritmo da prova poderia ter conquistado o primeiro lugar”, disse a nadadora.
Já Giovana Almeida do Prado (8), deixou muitos atletas para trás e ficou na 18ª colocação. “Ela estava radiante durante a competição e representou bem o futuro da natação do município”, disse a professora da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá Juliana Aparecida Oliveira.
De acordo com a professora Juliana esta é a primeira vez que as atletas conquistaram uma vaga na final deste campeonato, que reúne os melhores do país. “ Nossa expectativa era mesmo a participação na final, não contávamos com medalhas. É muito gratificante ouvir o nome da SECER em um evento que engloba todo o país”, disse Juliana.
A professora acrescentou que “esse é o resultado de um trabalho em equipe que envolve o secretário Nivaldo Alves, os diretores da SECER e, principalmente, os pais e atletas. O fato de estarmos lá entre a nata da modalidade já é uma medalha de ouro,” finalizou.
Troféu “Gustavo Borges” de Natação:
O troféu Gustano Borges de Natação é uma competição que reune nadadores de todo país em cinco eliminatórias. Os três primeiros colocados de cada categoria são classificados para disputar a 6ª e última etapa do torneio realizado pelo medalhista olímpico, pan-americano e quatro vezes recordista mundial de natação.
Este ano, as eliminatórias aconteceram nas cidades de Ribeirão Preto, Goiânia, Campinas, São José do Rio Preto e São Paulo. As atletas caraguatatubenses foram classificadas na eliminatória realizada na capital paulista.
Ao longo das seis etapas, 5608 inscrições de atletas foram efetuadas para as etapas classificatórias.
Os atletas disputaram provas de 50m nado livre, 100m nado livre, e de revezamento 4x50m nado livre, para ambos os sexos, em piscinas de 25m ou 50m. Os finalistas são divididos em 22 categorias individuais e mais quatro de revezamento, de acordo com o sexo e faixa etária. Na prova dos 100m nado livre participam atletas de qualquer idade. (Fonte: PMC)

CopaTiradentes chega à final nesta quinta-feira, 11 em Caraguá
Todas os primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com troféus. O goleiro menos vazado e o artilheiro do campeonato de Futsal receberão troféus e medalhas

Caraguatatuba - Mais um evento esportivo chega em sua fase final em Caraguá. A 7ª Copa Tiradentes de Futsal 2006, que reuniu nove equipes compostas por policiais militares do Litoral Norte. As competições finais acontecem nesta quinta-feira, dia 11, com partidas de Futsal, Torneio de Truco e confraternização.
O CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) receberá às 11h o 5º Pelotão Ilhabela e Estado Maior que desputará a fase final do Futsal com a equipe Rodoviário, em seguida a Salvamar e a Ambiental de Caraguá entram em quadra. A 3ª Cia de Ubatuba enfrenta a 2ª Cia de Caraguá e o último jogo acontece entre a 1ª Cia de São Sebastião e a Ambiental também de São Sebastião. A equipe que acumular o maior número de pontos vencerá o campeonato. A 2º Cia de Caraguá está em primeiro, a 1ª Cia de São Sebastião em segundo e a 3ª Cia de Ubatuba em 3º lugar.
O Torneio de Truco terá início às 15h, no E. C Indaiá, com todos os policiais atletas que participaram das competições, desde o dia 27 de março.
Além do Futsal e do Torneio de Truco, os policiais disputaram as modalidades de Atletismo, Natação.
Organizada pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), o evento irá premiar com troféu todos os campeões de cada modalidade. Os segundos e terceiros colocados também serão premiados com troféus e medalhas. Na competição de Futsal, também serão premiados o goleiro menos vazado e o artilheiro do campeonato. (Fonte: PMC)

Cultura Caiçara é tema de palestra no UNIMÓDULO
O tema será proferido pela professora Eloísa Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, nesta sexta-feira, dia 12, às 19 horas, no auditório da Unidade Central.

Caraguatatuba - A presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, Eloísa Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, é a convidada do UNIMÓDULO para proferir palestra sobre Cultura Caiçara, nesta sexta, dia 12 de maio, no auditório Angelo Fonseca Nogueira, às 19 horas.
A palestra é aberta ao público e faz parte do cronograma da disciplina eletiva “Inserção Regional e Caracterização do Litoral Norte”, que acontece no ISE - Instituto Superior de Educação, que reúne os cursos de licenciatura do UNIMÓDULO.
A convidada é pós-graduada em “Gerente de Cidade”, pela Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP SP, graduada em Pedagogia pela Faculdade Senador Flaquer, em São Bernardo do Campo, graduada em Direito pela Universidade de Taubaté, e em Educação de Excepcional-Deficiente Mental no Instituto Caetano de Campo SP, cursou História da Arte pela Universidade de São Paulo USP, além de ter feito Magistério no Instituto de Ed. Cons. Rodrigues Alves, em Guaratinguetá. Também fez curso de formação de preparo às atividades de Língua Portuguesa, de Língua e Literatura, Técnicas de redação, Introdução à Literatura Francesa, Reciclagem das normas gramaticais e outros.
Como profissional acumulou experiências como professora da rede estadual e na rede municipal de São Bernardo do Campo, também ministrou aulas nas Faculdades Integradas Módulo, Colégio Objetivo, foi gerente administrativa da ACIC, chefe de gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba e é presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, desde 1999. (Fonte: Módulo)

Ex-aluno do UNIMÓDULO é selecionado em primeiro lugar no Unibanco
O processo seletivo foi composto por testes contábeis, dinâmicas e testes psicológicos para análise do perfil do candidato de acordo com a função a ser exercida. Seis turmas passaram por este processo.

Caraguatatuba - O ex-aluno do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, Antônio Carlos Leopoldino foi o primeiro colocado entre os selecionados pelo Banco Unibanco em São Paulo, para vagas de analista contábil. Formado em 2005 pelo UNIMÓDULO, Antônio Carlos concorreu com alunos na PUC, USP, Mackenzie e outras consideradas instituições de ensino.
A seleção aconteceu na sede principal do Unibanco em São Paulo, na Rapouso Tavares e abriu vagas para outras funções, no entanto os primeiros candidatos selecionados são da área contábil, na qual trabalham cerca de 400 funcionários.
De acordo com Antônio Carlos, o processo seletivo foi composto por testes contábeis, dinâmicas e testes psicológicos para análise do perfil do candidato de acordo com a função a ser exercida. Seis turmas passaram por este processo, Antônio Carlos integrava a 6ª turma, sendo que cada uma delas tinha 20 candidatos. “A prova não estava difícil, pude observar que muitos que estavam ali já estavam formados ou nos anos iniciais da faculdade”, disse.
O ex-aluno Antônio Carlos, 28, morador de São Sebastião, sempre foi um aluno aplicado, foi Monitor do curso, tendo passado na primeira seleção para Monitores da Faculdade, acertando todas as questões.
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Alberto Manoel Scherrer, Antônio Carlos foi um aluno exemplar e bastante questionador a respeito dos temas estudados, o que lhe propiciou um enriquecimento nos estudos. “Como monitor ele sempre foi o mais desejado, haja vista sua competência didática em transmitir conhecimentos. Ele sabe que, assim que concluir uma pós-graduação (lato sensu), certamente poderá ser admitido como professor no UNIMÓDULO. Competência e habilidade não lhe faltam”, elogiou Scherrer. (Fonte: Módulo)

Circo Navegador monta réplica no UNIMÓDULO

Caraguatatuba - O projeto Circo Navegador, que tem o apoio do UNIMÓDULO, Fundação Cultural e outros parceiros no Litoral Norte, montou nesta terça-feira, uma réplica nas dependências do Colégio Anglo Módulo e Centro Universitário UNIMÓDULO, que ficará à disposição dos alunos durante a próxima semana. (Fonte: Módulo)

Aurimar quer a volta da Comissão de Saúde
Na gestão passada foram várias conquistas e melhorias

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou no final de abril, Projeto de Resolução que recria a Comissão Permanente da Saúde no Legislativo. A propositura deverá ser lida e votada nas próximas sessões.
A última versão desta comissão terminou em dezembro de 2004 e durou cerca de 4 anos. Como na versão anterior, a presidência desta Comissão Permanente ficará a cargo do Vereador Aurimar, que é o autor do Projeto de Resolução, conforme parágrafo 4º do artigo 68 do Regimento Interno da Câmara.
Na gestão passada a Comissão Permanente foi criada para conhecer a fundo, discutir e resolver os problemas da pasta, que recebia reclamações diárias dos contribuintes. Foram várias visitas a UBS (Unidade Básica de Saúde), entrevista com Secretário Municipal de Saúde e com a direção da Casa de Saúde Stella Maris – Santa Casa.
Foram várias as conquistas, como a construção de uma nova UBS para os bairros do Massaguaçu, Tinga, Olaria e Morro do Algodão, a reforma no Centro de Saúde do centro da cidade e a remodelação da Unidade de Saúde Mental, bem como os processos de agilização para vinda de verba para a conclusão das obras da nova Maternidade da Santa Casa.
A comissão também formalizou diversas denúncias de mau atendimento e precariedade no serviço médico. Estas denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público e ao CRM (Conselho Regional de Medicina), dentre outros.
Nesta versão atual a Comissão Permanente terá por objetivo verificar as atuais condições da Saúde e a quantas andam as melhorias conquistadas, com intuito de tentar manter um mínimo de qualidade para a Saúde Pública em Caraguatatuba.
As atribuições da comissão serão as mesmas da versão anterior, verificando a qualidade e o horário de atendimento, os procedimentos médicos, tempos e prazos para consulta, exames e cirurgias, estoque, distribuição e data de validade dos remédios, condições dos prédios que abrigam unidades de saúde, dentre outros.
Para o Vereador a Comissão de Saúde deveria ser permanente a ponto de se igualar as Comissões Permanentes que analisam os projetos de lei. “A Saúde é um dos pontos principais da Administração Pública, de extrema importância à população, a ponto de ter acompanhamento diário. Quanto mais a Saúde for boa num município, menos o Executivo terá gasto, pois uma população doente traz prejuízos e se o número for grande desequilibra a pasta e o orçamento municipal”, explica. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Atleta UNIMÓDULO é vice no Campeonato Regional de Kung Fu Wushu e Tai Chi Chuan

Caraguatatuba - O atleta Vilomar Novis Perea Belas, que é patrocinado pelo projeto Bolsa-Esporte Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, foi vice-campeão em duas modalidades do 17º Campeonato Regional de Kung Fu Wushu e Tai Chi Chuan, na Seletiva Paulista 2006, realizado na semana passada, em Taubaté.
O campeonato englobou a participação de oito cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com aproximadamente 350 atletas que disputaram em diversas categorias. Caraguá foi representada por uma delegação composta por 22 atletas, que foi comandada e coordenada pelo professor Benedito dos Santos Filho (Ditinho).
A delegação de Caraguá obteve ótimos resultados, trazendo 36 medalhas para casa, entre as quais duas de prata foram conquistadas pelo atleta Vilomar Novis Perea Belas, nas modalidade Rotina de Tai Chi Chuan estilo Yang tradicional Mãos Livres (categoria, adulto masculino avançado); e na Tai Chi Chuan tradicional Mãos Livres em grupo (no qual se deve ser realizada a rotina de Tai Chi Chuan em grupo de três a cinco pessoas), categoria adulto avançado.
Nesta última modalidade Vilomar integrou o grupo com mais duas atletas da região, Lídia Novis Perea Belas e Valdirene Bibiano dos Santos, atletas que também obtiveram um ótimo rendimento no Campeonato.Os atletas foram devidamente premiados com medalhas personalizadas de Ouro, Prata e Bronze, além de receberem o certificado de participação do campeonato. Os atletas com colocações de 1º e 2º lugares em categorias avançadas estão automaticamente classificados para o 17º Campeonato Paulista de Kung Fu Wushu e Tai Chi Chuan, que também será realizado em Taubaté nos próximos dias 24 e 25 de junho de 2006.
“Foi um Campeonato de dificuldade alta para moderada, com muitos participantes e bastante disputado entre os atletas da região, todos com muito profissionalismo, boa conduta, lealdade e espírito desportivo, coisa que nós atletas, bem como nossos técnicos Professores e Mestres valorizamos muito em nossa modalidade esportiva”, disse o técnico. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Dersa quer barrar pedestres em balsa
Estado pretende obrigar uso de lanchas para travessia entre S. Sebastião e Ilhabela

Ilhabela - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, pretende proibir a travessia de pedestres em balsas. Cerca de 5.000 pessoas utilizam o serviço diariamente, segundo a Prefeitura de Ilhabela.
A empresa quer colocar três lanchas para atender os pedestres, serviço que seria cobrado. A travessia de pedestres em balsas é gratuita.
A proposta para acabar com a travessia de pedestres nas balsas foi apresentada anteontem pelo diretor de operações da Dersa, Luís Carlos Godas, em reunião com representantes da prefeitura e da Câmara de Ilhabela. No encontro, Godas disse que a empresa aguarda a reforma de três lanchas para iniciar as operações a partir do próximo verão.
Atualmente, a travessia de pedestres é feita pelas balsas. Os pedestres utilizam balsas intercaladas de hora em hora para chegar a ilha ou desembarcar em São Sebastião.
O transporte por lancha da Dersa foi suspenso anteontem. A empresa alegou que o serviço é deficitário. Para utilizar a lancha, turistas pagam R$ 4 e moradores, R$ 0,80.
Godas não foi localizado ontem. A assessoria da Secretaria Estadual de Transportes confirmou ontem o interesse da Dersa em proibir o transporte de passageiros nas balsas, substituindo-o pelas lanchas. A empresa chegou até mesmo a apresentar as tarifas que seriam cobradas na travessia por lancha: R$ 4 para turistas; R$ 0,50 para moradores e R$ 0,25 para estudantes.
NEGOCIAÇÃO - O prefeito Manoel Marcos (PTB) disse ontem que pretende conversar sobre o assunto a semana que vem com o secretário de Transportes do Estado, Dario Rais Lopes. Segundo ele, este tipo de serviço é feito nos outros municípios onde a travessia é operada pela Dersa.
O prefeito Manoel Marcos afirmou ainda que irá discutir com os moradores da ilha se existe interesse da população em pagar pelo travessia em lanchas. Segundo ele, as lanchas podem garantir aos passageiros melhores condições que o transporte oferecido atualmente pelas balsas.
"Caso a população não concorde com a proposta e a Dersa insista em proibir a travessia de pedestres nas balsas, vou pedir que o Estado subsidie as tarifas dos moradores", disse o prefeito.
Segundo ele, a prefeitura não tem como subsidiar as tarifas da travessia.
O servidor público Márcio Tenório, que utiliza a travessia de balsa diariamente, disse que a maioria dos moradores não terá condições de arcar com os custos da travessia. (Fonte: ValeParaibano)

Bazar do Fundo Social de Solidariedade

Ilhabela - O Bazar do Fundo Social de Solidariedade, que aconteceu em Ilhabela, dia 03, contou com a venda de diversos produtos, tais como: vestuários; acessórios; lingeries; redes; mantas; tapetes e diversas peças elaboradas pelas crianças do Projeto Espaço Amigo.
Segundo a presidente do FUSSMI, Célia H. Reale Ferreira, as vendas obtiveram o sucesso esperado e a verba será revertida para a compra de presentes de Natal para as crianças das Comunidades Tradicionais de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Maratona do Saber incentiva alunos a preservarem a escola e o meio ambiente

São Sebastião - Conscientizar, disciplinar e ensinar. Esta é a meta da direção da E.M. Professora Maria José da Penha Frúgoli, na Enseada que implantou o projeto “Maratona do Saber” que abrange os alunos de 5ª a 8ª séries.
O “Maratona do Saber” é um projeto que está sendo aplicado durante todo o ano, cuja principal meta é conscientizar os alunos sobre a importância de se preservar o meio ambiente, bem como a sua casa, escola e bairro, ensinando também sobre os valores sociais.
O projeto envolve todos os professores da escola e atuará com força total neste 2º bimestre do ano. De acordo com a diretora da escola, Mércia Souza da Cunha, a turma da escola que obtiver destaque no projeto, no término do ano letivo ganhará uma viagem como premiação. “Nossa intenção é premiar os alunos que se destacarem durante o ano através do projeto”. O local da viagem ainda não foi estabelecido.
A diretora ressalta que cada turma é avaliada de acordo com o comportamento, notas, presenças e compromissos com a escola. “Buscamos resgatar os valores sociais dos alunos, além de fazer com que o aluno tenha mais consideração pela escola”.
Mércia declara que “o intuito do projeto é trazer a criança até a escola e fazer com que ela tenha um compromisso com o patrimônio público, que é a escola. Formando cidadãos melhores para a comunidade”.
Para a coordenadora da escola, Regina Alves Lima, neste 2º bimestre será dado mais incentivo ao projeto, buscando alcançar todos os alunos da escola. “Queremos resgatar a importância da disciplina e dos valores que formam um cidadão”. (Fonte: PMSS)

Moradores de Maresias apontam necessidade de diminuição de lotes para atenuar o problema da injustiça social

São Sebastião - Na terceira reunião comunitária destinada a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo, centenas de pessoas puderam identificar os principais problemas da Unidade Espacial de Planejamento 3, que engloba os bairros de Maresias, Páuba, Santiago, Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno. O encontro ocorreu na noite da última segunda-feira, 15, na Escola Estadual Dulce César Tavares, em Maresias.
Um dos pontos mais enfatizados foi a questão da injustiça social e a questão dos lotes irregulares. A solução identificada pelos moradores daquela região é a mudança imediata da Lei de Uso e Ocupação do Solo da Costa Sul, principalmente a diminuição de lotes em Maresias, na área do Sertão. Acharam importante também a regularização fundiária e a criação das Zonas de Especial Interesse Social.
Drenagem, pavimentação, iluminação pública, falta de Pronto Atendimento no bairro e construção de áreas de lazer e convivência foram outros problemas detectados pelos moradores daquela região.
Mas o principal diagnóstico detectado pelos moradores dos bairros envolvidos foi a falta de conscientização das pessoas na luta pelos direitos, bem como a aplicação dos seus deveres. Como sugestão pediram a criação de um Orçamento Participativo para que possam opinar a destinação da verba do Município, além de a cobrança da aplicação do Plano Diretor, o respeito ao Meio Ambiente e denúncia das irregularidades em todos os setores.
Todas as propostas levantadas e identificadas nessa reunião comunitária serão levadas à comissão técnica e ao Núcleo Gestor para análise e apreciação.
Essa foi a terceira reunião comunitária dentro do processo participativo de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. A primeira foi realizada no Teatro Municipal, envolvendo a região entre os bairros de Toque-Toque Grande a São Francisco. A segunda foi na Escola Municipal do Canto do Mar, envolvendo os bairros Cigarras, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, pertencentes da Unidade Espacial de Planejamento 1.
A próxima reunião comunitária acontece no dia 15 de maio, a partir das 18h30, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga. O encontro será destinado a Unidade Espacial de Planejamento 4, que engloba os bairros de Boiçucanga, Cambury, Baleia, Barra do Sahy e Praia Preta.
Todas as informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br.  Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br  ou pelo telefone (12) 3891-2033. (Fonte: PMSS)

Carteiros ajudam Ciama a divulgar importância do aleitamento materno

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Saúde realiza amanhã (10/05), às 8h30, na sede dos correios de São Sebastião, o “II Encontro Ciama e carteiros amigos da criança”.
O encontro marca a saída do grupo de 22 carteiros, que durante todo o dia farão a distribuição de folders educativos sobre amamentação e cuidados com a criança.
De acordo com a coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Carla Bruço, a parceria é positiva e está sendo adotada pelo segundo ano consecutivo. “O carteiro é muito bem visto pela sociedade e acabam ajudando o Ciama a divulgar seu trabalho”.
Segundo a enfermeira, os carteiros passam por um curso de aprimoramento antes de partirem a campo.
A ação também complementa as ações da Secretaria Municipal de Saúde em razão das comemorações do Dia das Mães. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega certificados aos formandos do curso de Auxiliar de Consultório Dentário

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na noite desta segunda-feira (08/05), no Teatro Municipal, a formatura de 31 auxiliares de consultório dentário (ACDs). O curso foi ministrado em parceria com a APS (Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião) e teve duração de 600 horas/aula.
A cerimônia de entrega dos certificados teve a presença do prefeito Dr. Juan Garcia; secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho; o coordenador do curso, Flávio Francisco Godoy Perez; e cirurgião-dentista Jefferson Klinke, do Conselho de Odontologia do Estado de São Paulo.
Dr. Juan ressaltou o investimento da Prefeitura de São Sebastião em cursos de capacitação e formação de profissionais. “Temos procurado fazer cursos de qualificação de mão-de-obra. Hoje, além da área da saúde, buscamos cursos profissionalizantes em outros setores, como petróleo, gás e hotelaria. Já tivemos na cidade cursos de enfermagem e estamos tentando retomar”, frisou o prefeito.
Ele lembrou que o cargo de auxiliar de consultório dentário na rede municipal de saúde foi criado na época em que foi secretário de Saúde. “Agora, queremos colocar esta curso no CIP (Centro Integrado Profissionalizante)”, enfatizou.
O representante do Coesp, Jefferson Klinke, informou que existe lei federal que institui a profissão de técnico de higiene e atendente de consultório dentário. “O curso foi muito bom, pois eram necessárias 300 horas/aula e foram realizadas 600 horas/aula”, citou.
Já o secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, que também é cirurgião-dentista, declarou que a profissão de auxiliar é nobre. “Hoje não se faz nada em um consultório dentário se não for a quatro mãos. É importante que os formandos estejam sempre buscando novos conhecimentos. Com capacitação podem enfrentar o mercado de trabalho”.
Dr. Guilherme acredita que grande parte desta mão-de-obra será absorvida pela rede pública municipal e também por consultórios particulares da cidade. A Secretaria de Saúde de São Sebastião está cadastrada para a realização destes cursos de formação junto ao Conselho Estadual de Odontologia.
Para Adriana Carrari, 31 anos, que acaba de receber o certificado de auxiliar de consultório dentário, a expectativa é de crescimento do campo de trabalho. “Que as vagas estejam surgindo para que a gente possa entrar no mercado”.
Rosana Maria Ribeiro, 27 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Foi muito gratificante, pois já trabalho na área. Me faltava esta capacitação e o certificado”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Pista de skate em Maresias lota com Campeonato e revela novos talentos no esporte

A primeira grande competição realizada na pista de skate, na Praça Internacional do Surfe, em Maresias, o "Element Novos Talentos", garante destaques locais na modalidade.

São Sebastião - Muita garra, equilíbrio, determinação, superação de limites e espírito de competição marcaram a primeira etapa do “Element Novos Talentos”, realizada no último sábado (06/05), na Praça Internacional do Surfe, na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião. O “Novos Talentos” é um campeonato que reúne meninos e meninas de até 14 anos de idade em várias cidades brasileiras.
Com a inscrição solidária de um quilo de alimento não perecível, cerca de 30 atletas se reuniram em Maresias para participar da primeira etapa, onde apenas dois vieram de outros municípios.
Com intensa participação do público, os atletas locais contaram com apoio da torcida e familiares. A grande maioria eram alunos do projeto “Bom na escola, Bom no Skate”, mantido pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com as marcas Billabong e Element, que tem por objetivo colocar a galerinha radical para “mandar bem” na escola e no esporte.
Quem levou a melhor na etapa foi João Pedro, de 14 anos, que veio de São José de Rio Preto. Já o atleta Gabriel, de apenas 7 anos de idade, de São Bernardo do Campo, ficou com a segunda colocação, seguido do local Kevin Junior, o KJ, de 11 anos.
Os cinco primeiros colocados de cada etapa já estão classificados para correr a final na pista da Imigrantes. O ganhador do campeonato terá a oportunidade de fazer parte da equipe da Element no Brasil.
A próxima etapa do “Element Novos Talentos” acontece no Alphaville, na Pista Residencial 12, no dia 17 de junho. A terceira etapa será em Aricanduva, na Pista Central Surfe, em 27 de agosto e a grande final acontece na pista Imigrantes, nos dias 08 e 09 de outubro, junto com o campeonato Open de Banks.
Confira a colocação das promessas do skate
1° João Pedro
2° Gabrielzinho
3° Kevin Junior
4° Ítalo
5° Matheus
6° Douglas
7° Lucas
8° Jonathan
9° William
10° Wesley
11° Robson
(Fonte: PMSS)

Amanhã (10/05) é o último dia para funcionários da Prefeitura votarem na CIPA
Divisão Municipal de Segurança tenta alcançar a marca de 1,2 mil votos para obter coro e validar a eleição.

São Sebastião - Quem ainda não votou não pode perder tempo. As eleições para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atuarão na Prefeitura de São Sebastião, terminam amanhã (10/05). O objetivo dessa Comissão é observar e relatar condições de risco nos locais de trabalho do servidor público municipal, prevenindo acidentes e preservando a saúde ocupacional do trabalhador.
De acordo com o chefe da Divisão Municipal de Segurança, Sebastião Passareli, poderão participar da votação todos os servidores públicos da Prefeitura, sendo eles concursados, contratados ou nomeados em cargos de comissão.
Numa parcial divulgada na manhã de hoje (09/05), divulgada pela Divisão de Segurança, apenas 700 servidores haviam comparecido para votação. “Precisamos de no mínimo 1,2 mil votos para que a eleição seja validada”, explica Passareli.
São 23 candidatos envolvendo funcionários da Costa Norte, Centro e Costa Sul. Para facilitar a votação, a Divisão de Segurança disponibiliza urnas na sede da Secretaria de Serviços Urbanos (Centro), no Paço Municipal, no Pátio de Obras de Boiçucanga e nas Regionais de Maresias, Juquehy e Costa Norte. “Além disso, temos três urnas volantes circulando a cidade”, acrescentou Passareli.
Na quinta-feira (11/05) acontece a apuração aberta ao público, a partir das 9 horas, na Sede da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião.
Após o conhecimento dos 10 eleitos da Cipa, haverá um curso de três dias, previsto para acontecer nos dias 16, 18 e 19 de maio, abordando temas como legislação, assuntos médicos, agentes multiplicadores e segurança do trabalho.
Sebastião Passareli alerta que o servidor eleito que não participar todos os dias do curso de capacitação, não tomará posse.
Mais informações com a Divisão de Segurança do Trabalho pelo telefone 3891-2084.
Conheça os candidatos com os seus respectivos números
01- Miramar Pereira de Souza (Miramar)
02- Célio Silveira (Célio Madruga)
03-Ubiratan Candido Gomes (Bira)
04-Jaqueline R.H Santos (Jaqueline)
05-Ademar Alves dos Santos (Professor Ademar)
06-Adilson Batista da Cruz (Mosquitão)
07-José Carlos de Moura II (José II)
08-Sebastião da Costa Vilar Júnior (Júnior Vilar)
09-Tânia Regina Sarak (Dra. Tânia Dentista)
10-Devanil Joaquim da Silva
11-Carlos Marques F. da Silva (Marcão)
12-José Carlos Barsotti (Barsotti)
13-Carlos Alberto de Santana (Gilbertinho)
14-Adilson Ferreira de Moraes (Dr. Adilson Dentista)
15-Atila Oliva da Souza
16-Bráz de Moura Filho
17-Regina Helena C. Barbosa
18-Risério Lacerda Gomes
19-Manoel Aparecido da Silva Moniz (Cido Costa Sul)
20-José Alves de Moraes (Madruga)
21-Luis de Macedo Rosa (Luis Macedo)
22-Antonio Tadeu C. de Santana (Tadeu Casseano)
23-Sérgio Marcos de Oliveira (Serginho)
(Fonte: PMSS)

Costa Sul recebe nova frota de caminhões

São Sebastião - A Subprefeitura da Costa Sul recebeu na tarde desta terça-feira, 09, em Boiçucanga, três novos caminhões que serão utilizados para serviços de infra-estrutura.
Além dos caminhões, a Subprefeitura da Costa Sul já havia recebido uma retro-escavadeira traçada e uma pá carregadeira 4x4, para melhor realizar os serviços de terraplanagem em vias públicas dos bairros da Costa Sul.
Segundo o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, com o aumento da frota, com certeza a Prefeitura de São Sebastião estará mais próxima da comunidade, atendendo de imediato as suas reinvindicações. “A Subprefeitura da Costa Sul, dada a sua importância, foi a primeira a receber este beneficio”.
O início da renovação da frota pesada, com a compra de três caminhões basculantes e duas máquinas no mês passado teve um investimento de R$ 899 mil. Em 2005, a Prefeitura já havia renovado parte da frota leve e adquirido novas ambulâncias.
“Esta entrega dos caminhões, máquinas e veículos leves, além das ambulâncias, faz parte do programa de governo do Dr. Juan de renovar toda frota da Prefeitura, que estava totalmente sucateada”, finaliza o secretário Moreno.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, apesar da compra de novos caminhões e máquinas, informou que a administração ainda precisa alugar este tipo de veículo. “A Prefeitura vem mantendo a política de contratação de veículos pesados em função da inexistência de uma frota que consiga manter a rotina de trabalho. Ainda este ano renovaremos mais uma parte da frota leve e em 2007 de novo a frota pesada”. Há anos a Prefeitura não adquiria máquinas pesadas.
Todas as compras foram feitas pelo sistema de pregão presencial, o que gera economia aos cofres públicos. No ano passado, a Prefeitura adquiriu 33 veículos: Gol (25), Saveiro (4) e Kombi (4), com investimento de R$ 860 mil. Em seguida, a administração municipal comprou mais quatro ambulâncias padrão Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e duas vans. (Fonte: PMSS)

Seleção Brasileira segue firme em busca da vitória na Copa do Mundo do Surfe
O ISA Games, que reúne os melhores surfistas juniores do mundo, segue até domingo (14/05) em São Sebastião, na praia de Maresias

São Sebastião - Com ondas de um metro de altura, a disputa no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships segue firme até o próximo domingo. O Havaí defende o título de campeão na competição, no entanto, a seleção brasileira não desanimou e se considera forte na disputa. É o que defende o auxiliar técnico da seleção brasileira, Nilton Santos. “Temos dois atletas, Franklin Serpa e Vladimir Perez, que estão na repescagem e irão lutar para continuar na briga pelo título”.
De acordo com Santos, o campeonato ainda está com muitas equipes e atletas competindo, o que torna difícil definir quais equipes são as mais fortes, mas segundo ele, alguns atletas já se destacam dos demais, podendo barrar uma vitória brasileira no campeonato. “Atletas como o Jeremy Flores mostraram que tem um surf muito competitivo e isso pode prejudicar a atuação de alguns de nossos atletas”.
Mesmo assim, o auxiliar técnico afirma que o Brasil irá lutar de igual para igual com as outras equipes e acredita no potencial de seus atletas. “Todos os atletas de nossa seleção estão muito confiantes”.
Mas apesar da confiança da seleção brasileira, nessa terça-feira (09/05), a melhor apresentação ficou com o havaiano Granger Larson, que arrancou a maior nota – 8,67 – do dia e também foi quem somou mais pontos – 16,27 – em sua bateria na categoria sub-16. “Peguei uma onda muito e tirei boas notas para vencer a bateria e estou amarradão. Essa praia dá boas ondas, bem fortes e as pessoas aqui no Brasil são muito legais”, elogiou Larson, mostrando muita felicidade.
Já entre as meninas, a francesa Lee An-Curren, filha do ex-tricampeão mundial Tom Curren, novamente se destacou com a maior nota – 8,67 – e pontos – 15,00 – do dia. Mas, o Brasil continua firme em busca das medalhas de ouro na competição disputada por países e computou mais três vitórias na categoria sub-16, com o potiguar Johnny Max, o paulista Nathan Brandi e o catarinense Alejo Muniz. Na sub-18, as brasileiras também seguem firmes sem ninguém caindo para a repescagem e os classificados na masculina folgaram no terceiro dia de disputas na Praia de Maresias.
Na terça-feira o palanque principal foi reservado para a categoria sub-16 e o potiguar Johnny Max ganhou o primeiro confronto do dia, derrotando o sul-africano Matthew Bromley, o português Pedro Pinto e Lewis St. John, de Barbados. Na disputa seguinte, o paulista Nathan Brandi repetiu a dose contra o português Frederico Morais, com ambos mandando os tahitianos Jocelyn Poulou e Ariimoana David para a repescagem. Mas, toda a torcida era para uma dobradinha brasileira na penúltima bateria da segunda rodada, no entanto o sul-africano Shaun Joubert ganhou a disputa pela segunda vaga. O confronto foi vencido pelo catarinense Alejo Muniz, mas o carioca André Pastori terminou em último.
“Uma dobradinha seria inesquecível, pena que não deu, mas pelo menos eu achei minhas ondas e consegui passar em primeiro”, falou Alejo Muniz, que já é apontado como um dos favoritos ao título na categoria sub-16 do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006. “As ondas estão difíceis, mas dá para surfar várias e se achar a onda boa você consegue tirar as notas suficientes para passar as baterias”, disse o catarinense que avançou para a terceira rodada da competição, enquanto o carioca André Pastori terá que encarar um caminho mais longo pela chave da repescagem.
Outros também vibraram bastante com a classificação em suas baterias, como o francês Charles Martin e o alemão Nicholas Von Rupp. “Aqui é muito legal, as pessoas são muito alegres, tem boas ondas e os brasileiros são muito receptivos. Acredito que podemos ser campeões aqui, porque estamos com um bom time, com o Jeremy Flores, que já fez semifinal num WQS aqui no Brasil (Florianópolis). Na minha categoria, o Owen Wright (Austrália) e o Alejo Muniz (Brasil) são fortes candidatos ao título, mas qualquer um que está aqui pode ganhar o campeonato”, acredita Charles Martin, que derrotou o japonês Kaiushi Tanaka, o equatoriano David Villaroel e o peruano Carlos Zapata.
Entre as meninas, o grande destaque pelo segundo dia consecutivo foi a francesa Lee Ann-Curren, filha do primeiro casamento do californiano Tom Curren, que já fez história nas competições organizadas pela ISA, sendo campeão mundial Junior e Open antes de conquistar o tricampeonato profissional na ASP em 1985, 1986 e 1990. As havaianas também se destacaram, com Bethany Hamilton, que perdeu um braço num ataque de tubarão no Havaí, e a cabeça-de-chave número 1 do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006, Lani Hunter, conquistando mais duas vitórias em Maresias.
Aberura - Mais de 1,5 mil pessoas lotaram a Praça Internacional do Surf, na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, no último sábado (06/05), para a abertura do "Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006" - Mundial de Surf Junior. A cerimônia contou com os 251 surfistas de 27 países participantes, além de autoridades e representantes da organização.
Assim como nos Jogos Olímpicos, todos as delegações desfilaram suas bandeiras, da avenida Francisco Loup até a Praça Internacional do Surfe, onde participaram da "cerimônia das areias". Um representante de cada país depositou em uma urna a areia de sua praia.
A disputa no Mundial Junior da ISA também é por países e os atletas brigam por medalhas de ouro, prata, bronze e também de cobre (para o quarto colocado) na final de cada uma das três categorias: Sub-18 Masculina e Feminina e Sub-16 Masculina. O país campeão só será conhecido no próximo domingo (14/05). Diariamente, durante toda a semana, a programação começa às 8h e termina às 16h.
O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 é uma realização da International Surfing Association (ISA) com patrocinio da Quiksilver e organização da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Apóiam a primeira edição no Brasil desta competição para surfistas com até 18 anos de idade e única no mundo disputada por países, o Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião, Sociedade Amigos de Maresias (SOMAR) e Revista Fluir, com a Mormaii vestindo a equipe brasileira. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Fundart relembra abolição com documentário de Darcy Ribeiro

Ubatuba - Para lembrar o dia da Abolição da Escravatura, neste dia 12, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresenta mais um dos programas da elogiada série baseada na obra do antropólogo Darcy Ribeiro – O Povo Brasileiro. Mesclando cenas de arquivos raros e depoimentos de historiadores e artistas como Gilberto Gil, Tom Zé , Chico Buarque e outros, Matriz Negra é um dos dez episódios em que o autor responde à questão “Quem são os brasileiros?”- sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou.
Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série, co-produzida pela TV Cultura, GNT e Fundar, é um programa indispensável para educadores, estudantes e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a formação social do nosso país. A exibição acontecerá a partir das 18h30, no Sobradão do Porto, que fica na Praça Anchieta, 38 – Centro e a entrada é franca. (Fonte: PMU)

Fundart dedica programação de maio ao cinema e à música

Ubatuba - Música e cinema são o forte da programação de maio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). O Cineclube homenageia os negros no mês da abolição. Três filmes relacionados à saga dos africanos e seus descendentes serão apresentados durante o mês. Na próxima sexta, dia 12, a partir das 18h30, acontece a apresentação de mais um capítulo do documentário “O Povo Brasileiro”, baseado na obra do antropólogo Darcy Ribeiro, que foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. No domingo, a partir das 21h a Retreta Maestro Pedrinho leva música à Praça Exaltação da Santa Cruz.
Confira o restante da programação e prestigie!
19 - Sexta - 18h30 - Casarão do Porto
Cineclube Fundart - Amistad
No século XIX, um navio espanhol é capturado na costa americana, contendo 53 escravos negros amotinados a bordo. Ao chegar em território americano, eles são levados a um grande julgamento que cria polêmica entre os abolicionistas e os conservadores do país.
Dirigido por Steven Spielberg (Tubarão) e com Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Matthew McConaughey e Nigel Hawthorne no elenco. Recebeu 4 indicações ao Oscar.
21 - Domingo - 20h - Praça Anchieta
Apresentação Musical - Sinfônica Lira Padre Anchieta
26 - Sexta - 18h30 - Casarão do Porto
Cineclube Fundart - Um Grito de Liberdade
Nos anos 70, na África do Sul do apartheid, Donald Woods (Kevin Kline) é um jornalista branco que conhece e se torna amigo de Stephen Biko (Denzel Washington), o importante militante pelos direitos dos negros. Quando Biko é morto na prisão em 1977, Woods percebe a necessidade de divulgar a história do ativista, a perseguição que sofreu, a violência contra os negros, a crueldade do regime do apartheid. Mas ele e sua família também se tornam alvos do racismo, e precisam deixar o país às pressas.
As cenas iniciais deste épico são um pouco enfadonhas, mas, uma vez atingindo seu auge, nada mais o detém. As atuações são excelentes, as cenas de multidão, impressionantes e o ponto culminante é realmente fora de série. Um trabalho implacável de autoridade e compaixão. Um Grito de Liberdade é o cinema político em sua melhor forma.
27 - Sábado
20h - Casarão do Porto
Serestas e Seresteiros
20h30 - Pça. Exaltação da Santa Cruz
Apresentação Musical - Sinfônica Lira Padre Anchieta
(Fonte: PMU)

Operação Cidade Limpa completa um mês em Ubatuba

Ubatuba - Nesta quarta-feira, 10, faz um mês que a equipe de cem trabalhadores braçais, contratados através de processo seletivo pela Prefeitura de Ubatuba, está realizando uma verdadeira faxina em toda a extensão do município. Neste mês de trabalho a equipe se concentrou principalmente nas regiões central e oeste, capinando os bairros do Ipiranguinha, Parque dos Ministérios, Parque das Rosas, Coqueirais e diversas ruas do centro, onde também foi feita a pintura de guias. No bairro do Itaguá, metade do serviço de capinação já foi completado e no Taquaral o serviço teve início nesta semana. Os trabalhadores braçais também estão roçando toda a estrada do Rio Escuro e em breve iniciam os trabalhos nos bairros Lázaro, Enseada e Perequê-Mirim.
Josué Benedito Monteiro da Silva, encarregado do setor de limpeza pública conta que a população tem elogiado o serviço: “vejo as pessoas parando e falando bem do trabalho de limpeza”. Josué disse também que os trabalhadores estão satisfeitos com as condições de trabalho, com oito horas diárias de serviço e uma folga semanal. Muitos deles estavam desempregados há algum tempo e a remuneração e a cesta básica têm ajudado.
A “Operação Cidade Limpa” consiste em 90 dias em que os trabalhadores percorrem o município de norte a sul realizando capinação, limpeza de valas, praias, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama e poda de árvores, pintura de pontes e guias e manutenção de parques e jardins. O objetivo é deixar Ubatuba limpa, atraente para os turistas e ainda mais agradável para os moradores. Para o prefeito Eduardo Cesar, a população deve se envolver, ajudando a manter limpos os seus bairros. “A Prefeitura está fazendo sua parte que é limpar a cidade, mas precisamos da colaboração de todos para que haja a manutenção dessa limpeza”, diz o prefeito. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 12/05 à 18/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Selvagem"
Ás 15:50 hs -17:40 hs
 

"16 Quadras"
Ás 19:30 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
Ás 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs (No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

A trilha sonora

Das aves canoras
Em abertura triunfal
Inauguram o domingo
Que será magistral
De céu azul-marinho
Sobre o mar celeste
De jogo de bola
Na areia da praia
De belas banhistas
Para alegria das vistas
De brisa marinha
De missa matutina
Para absolvição
Dos poucos pecados
Que há por esses lados.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Rio Escuro - Natto

Rio Escuro
©Natto

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor