Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 11 de Maio de 2006 - Nº 1520 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Instituto de Pesca celebra termo de cooperação técnica com a Unimódulo
Atleta UNIMÓDULO participa de IV Taça cidade de São Sebastião de Judô

Caraguatatuba
Polícia de Caraguá apreende maconha
MP analisa inquérito de vereador
Ibama embarga obras em praia de Caraguá
“Literatura no Teatro”- Envolvimento de 36 U.Es e 72 professores
Mais uma obra de Chico Xavier no Teatro Mario Covas
Caraguá sedia competições dos Jogos Abertos da Juventude
Câmara aprova Título para Arnaldo Faria de Sá

Ilhabela
Campanha “APAE EM AÇÃO”

São Sebastião
São Sebastião é multada pela Cetesb
Juan quer rever pagamento de royalties
Notas da Câmara de São Sebastião
Esporte e Lazer nos Bairros estará em Boiçucanga neste sábado
Prefeitura celebra parceria com Transpetro e Senai para cursos profissionalizantes no 2º semestre
Seesp avalia 300 alunos no primeiro dia do projeto que visa descobrir novos talentos no esporte
Ciama e Correios dão inicio a programa de conscietização
Setradh realiza mais uma palestra para beneficiários do Bolsa Auxílio Desemprego


Ubatuba
Em busca da Dignidade
Câmara aprova programa “De volta para minha terra”
Lei estabelece cooperação com Associação Ubatuba de Surfe
Curso do Programa ‘Alimente-se bem tem inicio em Ubatuba
Mulheres ubatubenses poderão participar de mutirão de mamografia
XI Prova Soldado Paulino acontece sábado
Secretaria de Esportes abre vagas para crianças inscritas no ano passado
A APAE de Ubatuba precisa de você
Charles Medeiros solicita Plano de Carreira e reajuste salarial aos Funcionários Públicos Municipais
Atenção Estudantes


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Instituto de Pesca celebra termo de cooperação técnica com a Unimódulo

Litoral Norte - O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca passa a contar com um importante instrumento para melhor desempenhar seu papel na formação de novos profissionais. Através do termo de cooperação com a Unimódulo os alunos do curso de biologia poderão realizar estágios e desenvolver monografias e trabalhos de conclusão, participando dos projetos de pesquisa desenvolvidos neste Núcleo e complementando sua formação profissional.
O Instituto de Pesca, por outro lado, passa a dispor de futuros profissionais, o que incrementará a médio prazo o desenvolvimento de novas tecnologias.
Para maiores informações ligue para o Instituto de Pesca (12) 3832-1254. (Fonte: veguedes@gmail.com)

Atleta UNIMÓDULO participa de IV Taça cidade de São Sebastião de Judô

Litoral Norte - O atleta Bolsa Esporte UNIMÓDULO, Arthur Zumbano, de Caraguá, conquistou o vice-campeonato marcando três pontos na categoria sênior ligeiro até 60k no Circuito Shihan de Judô 2006, na 2ª Etapa do Circuito Kimonos SHIHAN, realizada no domingo, 7 de maio, em São Sebastião.
O campeonato contou com a participação de 200 atletas de diversas categorias de peso e idade, vindos de várias cidades do Vale do Paraíba, como Calassans Camargo, de São José dos Campos, Academia Fulvio Miata, também de São José dos Campos, Ubatuba, Piquete, Taubaté e outros.
“Fiquei feliz pelo vice-campeonato sendo que venho passando por dificuldades em relação a tempo para treinar devido aos estudos e serviço, a competição foi muito bem organizada. Os organizadores estão de parabéns”. A próxima fase do campeonato acontece em Cruzeiro.
 (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Polícia de Caraguá apreende maconha

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba apreendeu ontem cerca de 600 gramas de maconha no bairro do Porto Novo, região sul. A apreensão ocorreu às 7h, após denúncia anônima feita por moradores do bairro. A droga, já preparada em porções para venda, foi localizada na casa de Rafael dos Santos, 23 anos. Na casa, a PM apreendeu ainda uma agenda pertencente a Santos, que conteria a movimentação mensal da venda de droga. Santos foi encaminhado à delegacia e indiciado por tráfico de drogas. Ele será levado para a Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

MP analisa inquérito de vereador

Caraguatatuba - O vereador Wilson Gobetti (PPS), de Caraguatatuba, foi oficialmente indiciado anteontem por crime de receptação de carro roubado.
Gobetti foi detido em 30 de dezembro de 2004 dirigindo um Golf, modelo 2002, roubado e com placas clonadas.
O indiciamento de Gobetti foi feito pela delegada Elizabeth Maluf Zago. Segundo ela, o vereador não precisou ser ouvido porque já havia prestado depoimento no dia em que foi detido com o veículo roubado.
A delegada afirmou que o inquérito será encaminhado a Justiça local e que caberá ao Ministério Público fazer a denúncia contra o vereador. Caso Gobetti seja denunciado e condenado, estará sujeito a uma pena que prevê de 1 a 4 anos de reclusão e perda do mandato.
Gobetti não foi localizado para comentar o assunto. Segundo o advogado Rodolfo Conceição que cuida da sua defesa, o vereador alega que adquiriu o carro de boa-fé, de uma pessoa de sua confiança, sem saber que o mesmo era produto de roubo e tinha as placas clonadas.
Gobetti foi detido no dia 30 de dezembro de 2004 dirigindo um Golf vermelho, ano 2002, que havia sido roubado em abril de 2003 em São Bernardo do Campo (SP). O carro utilizava placas clonadas de um veículo de Campinas (SP). (Fonte: ValeParaibano)

Ibama embarga obras em praia de Caraguá

Caraguatatuba - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) embargou as obras que a Prefeitura de Caraguá realizava na Praia do Centro, por estar em área de preservação permanente. A prefeitura construía no local dois minicampos de futebol, vestiários e sanitários. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, a prefeitura vai liberar a construção junto ao SPU (Serviço de Patrimônio da União). Ele disse que o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais já havia autorizado as obras.
 (Fonte: ValeParaibano)

“Literatura no Teatro”- Envolvimento de 36 U.Es e 72 professores

Caraguatatuba - Professores do Litoral Norte fazem releitura da obra de Jorge Amado-“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.
Após a apresentacão da peça pelo Grupo Silvio Santos, os professores participaram de uma Oficina onde recontaram a história, cantaram suas paródias, pintaram outdoors e até escreveram cartas para a Dona Coruja.
Agora, cada professor está desenvolvendo seu projeto de “Literatura no Teatro”, tendo como ponto de partida o que vivenciaram na Oficina.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina)
(Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)


Mais uma obra de Chico Xavier no Teatro Mario Covas
Paulo e Estevão acontece dia 14 de maio

Caraguatatuba - O espetáculo Paulo e Estevão, acontece dia 14 de maio no Teatro Mario Covas, às 20 horas. Da obra de Chico Xavier, por Emmanuel, com adaptação de Cyrano Rosalém e direção de Renato Prieto, o elenco conta com Hélcio Vidal, Fernando Padilha, André Briesi, Jeanete Gonçalves, César Froes, Flávio Costa, Marcos Antoneli, Alexandre Leal, Denise Sefer, Débora Muniz. Os ingressos a R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada) podem ser adquiridos no Centro Espírita Amor e Caridade, e nas lojas Nice Calçados e Nice Fashion.
Saulo de Tarso era um rabino do Sinédrio. Uma espécie de senado dos israelitas em Jerusalém e estava sendo preparado para se tornar o sumo sacerdote pelos seus dotes familiares e intelectuais. Apaixonou-se por uma desconhecida que havia chegado à cidade há pouco tempo e pretendeu casar-se com ela. Simultaneamente, cria-se em Jerusalém uma nova seita, O Caminho, que se diz seguidora de Cristo, que seria o Messias. Os sacerdotes desconfiam, principalmente pelo medo de perder o poder. Saulo vai até a igreja do caminho, ouve uma palestra de um tal de Estevão, e sai disposto a acabar com aquilo, não só porque representaria um perigo para Israel, como para reforçar seu poder junto aos colegas. Ele assiste à palestra, discorda de Estevão, convoca o mesmo a um debate no Sinédrio, e lá mesmo o julga e o condena à morte por lapidação - morte por apedrejamento - castigo comum na época. Mas Saulo não podia imaginar que Estevão era o irmão desaparecido de Abigail, sua noiva. Ela assiste, sem querer, seu apedrejamento, fica transtornada e Paulo termina o noivado. Estevão morre. Meses depois, Saulo vai rever a ex-noiva, doente, que de tristeza, morre em seus braços. Mudanças acontecem com Saulo após a aparição de Cristo, numa cena memorável. Saulo fica cego por uns dias. Recuperado da visão, o amor toma conta de sua vida, pregando do o evangelho pelo mundo. Em sua trajetória, muida seu nome para Paulo e continua a obrigação que Deus lhe deu: levar a mensagem de que somos todos irmãos. Morre em Roma, decapitado, tentando levar a mensagem a Nero. A igreja, com respeito elevou Paulo ao título de Santo. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia competições dos Jogos Abertos da Juventude
Todas as equipe buscam uma vaga na fase estadual do campeonato, que reunirá as melhores equipes de todo o estado. Os jogos sediados em Caraguá acontecem nos dias 11,12 e 13 no ginásio do Tinga

Caraguatatuba - A equipe caraguatatubense de Futsal masculino enfrenta nesta quinta-feira, dia 11, a equipe de Lavrinhas pela fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. O time busca uma vaga na fase estadual, a última da competição. A disputa acontece às 20h, no Ginásio Esportivo do Bairro do Tinga. Às 19horas a equipe de Paraibuna enfrenta o time de Lorena, também buscando uma vaga na fase final. Caraguá é a única cidade do Litoral a sediar os jogos do evento.
A equipe caraguatatubense terá de vencer a disputa para enfrentar, na sexta-feira, a equipe de Pindamonhangaba. No sábado a equipe entra em quadra para jogar contra o time que vencer o jogo 1 (Lorena ou Paraibuna).
Na sexta-feira, dia 12, a equipe caraguatatubense de Basquetebol feminino enfrentará o time de Jacareí pelo jogo 1 no Ginásio João do Pulo em Pindamonhangaba. A equipe lutará para vencer a disputa e enfrentar a equipe vencedora do jogo 2 (Pindamonhangaba ou Lorena), que acontece no sábado, dia 13.
No dia 20, sábado, no C.T.I. em Taubaté, a equipe masculina entra em quadra e enfrenta o time de Guaratinguetá. Os meninos terão de vencer para disputar o jogo 3 contra o vencedor do jogo 2 (Taubaté ou Cruzeiro), no dia 21, no mesmo ginásio.
No handebol feminino a equipe caiçara enfrentará a equipe vencedora do jogo 1 (Pindamonhangaba ou Jacareí). O jogo acontece no ginásio de Esportes ESEFIC em Cruzeiro. (Fonte: PMC)

Câmara aprova Título para Arnaldo Faria de Sá
Projeto foi apresentado com urgência pelo Vereador Germino

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou apenas projeto em Regime de Urgência, que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). A propositura tem a autoria do Vereador Germino de Souza (PPS). Com a aprovação o Parlamentar terá prazo de 180 dias para marcar a cerimônia, com antecedência de 30 dias.
O único projeto votado na noite de terça-feira - 9 de maio, durante a 14ª Sessão Ordinária semanal tem a autoria do Vereador Germino de Souza (PPS) e foi votado em Regime de Urgência. Na proposta a concessão de um Título de Cidadão Caraguatatubense para o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), parceiro político do Vereador autor, que o representa na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 Projetos de Lei e votadas 4 Moções. Não houve a votação de Requerimentos, porém constam 23 para serem discutidos pelos Parlamentares. Durante o intervalo foram lidas 20 Indicações, que posteriormente serão encaminhadas ao Prefeito Municipal José Pereira de Aguilar (PSDB).
Os projetos constantes na Ordem do Dia; criação do Conselho Municipal de Assistência Social, Termo de Cooperação com a Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho e denominação da Praça do Remo no bairro do Porto Novo, serão votados na próxima semana.
Um segundo projeto do Vereador Germino, também em Regime de Urgência, foi apresentado, porém não chegou a ser votado. A propositura proibia a contratação pela Prefeitura de candidatos derrotados nas eleições municipais. Devido as discussões acaloradas sobre o assunto, o Presidente Juarez Pereira Pardim encerrou a sessão sem a votação do projeto, para que, após uma melhor análise e reflexão, seja inserido na Ordem do Dia da próxima sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Campanha “APAE EM AÇÃO”

Ilhabela - De 30 de abril a 29 maio, a TV Bandeirantes, junto as Apaes de todo o Brasil, lança a campanha “APAE EM AÇÃO” que irá arrecadar recursos apresentando reportagens e entrevistas, em um programa especial dia 21 de maio das 11:30 às 16 horas.
O objetivo principal da APAE EM AÇÃO, é a divulgação da marca Apae e dos trabalhos desenvolvidos pelo movimento Apaeano, informando a população sobre o trabalho de prevenção, assistência e inclusão realizados no país. As Apaes atendem juntas 1 milhão de pessoas.
A Apae de Ilhabela também estará participando. Precisamos da colaboração de todos!
Como fazer suas doações:
Basta ligar para os números indicados. O valor da doação será debitado na conta telefônica e repassa às Apaes locais. As doações poderão ocorrer de 30 de abril a 29 de maio.
0500 45 100 05 – para doar R$5,00
0500 45 100 10 – para doar R$ 10,00
0500 45 100 20 – Para doar R$ 20,00
(11) 3038 5585 – doações maiores de R$ 20,00
A Apae de Ilhabela conta com a sua ligação.
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião é multada pela Cetesb

São Sebastião - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) multou a Prefeitura de São Sebastião em cerca de R$ 9.000 por operar uma estação de transbordo de lixo no bairro Topolândia, sem ter a aprovação do órgão. A prefeitura ainda advertida por utilizar outra área para fazer o transbordo do lixo, antes de obter a licença prévia para instalação e operação do serviço. A Prefeitura de São Sebastião informou ontem que está agilizando a documentação exigida pela Cetesb para regularizar a situação. (Fonte: ValeParaibano)

Juan quer rever pagamento de royalties
Prefeito de São Sebastião lidera movimento para impedir repasse da ANP para cidades que não sediam terminais

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), atual presidente da Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres) se reúne hoje com representantes da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bio-Combustível), no Rio de Janeiro, para tentar revogar liminares que garantiram o pagamento de royalties a municípios que não possuem terminais.
A Abramt, segundo Juan, questiona o pagamento de royalties a sete municípios brasileiros --entre eles Pindamonhangaba-- que passaram a receber royalties da ANP a partir de liminares obtidas na Justiça.
Segundo o prefeito, a portaria publicada em 2001 garante que apenas os 18 municípios que integram a Abramt teriam direito aos royalties, por sediarem os terminais de gás ou petróleo.
"A Abramt não concorda com o pagamento de royalties aos municípios que possuem apenas city-gates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás). A portaria da ANP é clara para ter direito aos royalties é preciso ter um terminal de produção, embarque ou desembarque de petróleo ou gás", disse o prefeito de São Sebastião.
Segundo ele, a Abramt já conseguiu revogar 6 das 13 liminares que sustentavam o pagamento aos municípios não pertencentes à entidade.
A Abramt tenta reaver os valores pagos aos seis municípios, o que deve garantir R$ 180 mil mensais a mais em royalties aos municípios pertencente à entidade.
GASODUTO- Pindamonhangaba possui city-gates do gasoduto Brasil-Bolívia. O município recebeu o ano passado R$ 188 mil em royalties. Este ano, recebeu um repasse de R$ 53 mil.
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Luis Gustavo Ramos Mello, a pressão da Abramt junto a ANP não deve suspender o pagamento dos royalties para Pinda.
Segundo Mello, o município obteve na Justiça o direito de receber os royalties a partir de 2005.
"Estamos com outra ação na justiça tentando agora receber os royalties devidos desde 2001", disse.
Pindamonhangaba também quer receber royalties pelo gás que passa pelo município.
 (Fonte: ValeParaibano)

Notas da Câmara de São Sebastião

São Sebastião
Contrato
Na última sessão ordinária, a Câmara aprovou um requerimento do vereador José Cardim de Souza, que solicita do Executivo a cópia do contrato firmado com a empresa Avalon Consultoria, Planejamento Urbano e Gestão Ambiental S/C Ltda, conforme publicação veiculada no jornal Diário do Litoral em 4 de maio de 2006.
A contratação da empresa visa a execução de cadastramento, levantamento com análise sócio-econômica, monitoramento e planejamento da comunicação nos núcleos congelados em São Sebastião.

Passarelas
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, por meio de um requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 9, está solicitando a direção do DER, em Taubaté/SP, a construção urgente de passarelas e a colocação de semáforos ou faixa de segurança na extensão da rodovia SP-55, principalmente nas imediações da divisa com a cidade de Caraguatatuba.
A medida visa oferecer segurança aos pedestres e motoristas, devendo ser instalado nos trechos onde há maior densidade populacional.

Pescado
A quantidade média produzida e capturada de pescado, em São Sebastião, durante o ano de 2005 até a presente data, foi alvo de requerimento durante a sessão da Câmara na última terça-feira, 9. O assunto foi levado ao Plenário pelo vice-presidente Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’.
O vereador quer saber também do Executivo quais foram as espécies de peixes, discriminando a quantidade de cada uma; e quanto foi consumido e comercializado dentro da cidade, além da quantidade comercializada fora do município.

Enfermeiras
A Câmara de São Sebastião aprovou durante a última sessão ordinária um requerimento do presidente da Casa, Wagner Teixeira, questionando ao Executivo se procede a informação de que as enfermeiras que atuam no PSF situado no bairro da Topolândia estão diagnosticando os pacientes no lugar dos médicos.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Esporte e Lazer nos Bairros estará em Boiçucanga neste sábado

São Sebastião - Movimentar o bairro de Boiçucanga levando atividades esportivas e recreação para a garotada, este é o objetivo da Secretaria de Esportes (SEESP) com a realização do projeto “Esporte e Lazer nos bairros”, que estará neste sábado (13/05), às 14 horas, no Ginásio de Esportes de Boiçucanga.
A idéia do programa é fazer com que as crianças, sejam elas carentes ou não, tenham um momento de lazer e integração social.
Além de brincadeiras e jogos, também será oferecido uma clínica de Futsal, organizada pelos professores da Secretaria de Esportes para os interessados em aprender mais sobre essa arte.
A Secretaria de Esportes espera receber cerca de 600 crianças no ginásio. O próximo bairro a ser visitado pelo programa é a Topolândia. A proposta, segundo a SEESP é levar o programa a diferentes regiões da cidade, proporcionando lazer, esporte e diversão a todas as crianças da cidade. (Fonte: PMSS)

Prefeitura celebra parceria com Transpetro e Senai para cursos profissionalizantes no 2º semestre
Carpintaria de formas, maçariqueiro, montador de andaimes, introdução à soldagem (que antecede o curso de soldador eclético), montador/ encanador e pintor industrial são alguns dos cursos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, acertou uma parceria com a Transpetro/Petrobras e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para realização de cursos profissionalizantes no município já a partir do 2º semestre. Na manhã desta quarta-feira (10/05), o prefeito Dr. Juan Garcia esteve reunido em seu gabinete com o diretor do Senai/São José dos Campos, Fernando Manoel Gonçalves, o agente de treinamento Senai, Jaime Moroz, o assessor geral dos Terminais Aquaviários da Transpetro, Luciano Maldonado e o administrador do Tebar (Terminal Almirante Barroso), Cosme Damião. Também participaram da reunião a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, a diretora pedagógica Genoveva Pons Garcia e o chefe de divisão do CIP (Centro Integrado Profissionalizante), Fábio Marcelo Pereira.
Pelo convênio, a Transpetro/Petrobras investirá R$ 185 mil para o pagamento do corpo docente do Senai. A Prefeitura de São Sebastião irá ceder os locais para a realização das aulas e materiais, incluindo um galpão de mil m² que será construído na Topolândia, totalmente integrado ao CIP.
O prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou o compromisso da Petrobras em fazer com que as empreiteiras prestadoras de serviço que atuam na área do Tebar também colaborem com materiais para os cursos industriais. As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo elaborado pela Prefeitura/Senai, com apoio da Transpetro. “A idéia não é dar emprego, mas que as pessoas tenham mais chance na disputa da vaga no mercado de trabalho”, enfatizou Dr. Juan.
A previsão é que os primeiros cursos sejam iniciados entre julho e agosto. Inicialmente, todos os alunos passarão pelas aulas de “Preparação para o Trabalho”. Em seguida partem para as áreas específicas. Os cursos serão de carpintaria de formas, maçariqueiro, montador de andaimes, introdução à soldagem (que antecede o curso de soldador eclético), montador/ encanador e pintor industrial.
As aulas práticas serão realizadas no novo galpão do CIP e na área do Tebar. Segundo o prefeito, além da região central, os cursos serão levados para a Costa Norte e Costa Sul.
Conforme explicou o chefe de divisão do CIP, Fábio Pereira Marcelo, todas estas funções foram apontadas pela Transpetro/Petrobrás. “São as profissões que mais as empreiteiras que prestam serviço à empresa necessitam. Vamos ter mão-de-obra qualificada”, explicou. O convênio será levado aos departamentos jurídicos do Senai, Petrobras e Prefeitura para em seguida ser assinado.
Atualmente, o CIP já oferece cursos como: corte e costura, panificação e confeitaria, produção de pães e biscoitos, informática, serviços administrativos, cozinha industrial, entre outros.
 (Fonte: PMSS)

Seesp avalia 300 alunos no primeiro dia do projeto que visa descobrir novos talentos no esporte

São Sebastião - A Secretaria de Esportes iniciou nesta quarta-feira (10/05), as atividades do projeto “Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras", na Escola Municipal Maria José da Penha Frúgoli, no bairro da Enseada, costa norte do município.
O intuito do programa é buscar nas escolas jovens talentos que podem estar escondidos.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, "muitas vezes o atleta não pode vir até nós. Com o programa uma equipe nossa irá até eles, visando formar nossas futuras equipes de competição".
Segundo ela, o projeto "Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras" agirá de forma mais específica. "Estamos pensando em futuros competidores".
Cerca de 300 alunos foram avaliados na Escola Municipal do Frúgoli, onde todos passaram por avaliações físicas, que serão computadas num banco de dados, para identificar a aptidão de cada atleta.
Alguns alunos já foram encaminhados às equipes de competição da cidade, como é o caso de Allan da Silva, de 16 anos. Segundo ele, o projeto irá ajudar a tirar muitas crianças das drogas e coloca-las no esporte. Allan foi chamado para treinar com a equipe de basquete e afirma que as atividades do projeto causam uma expectativa boa nos alunos. “Nos incentiva a praticar mais esportes”.
De acordo com a Seesp, o projeto “Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras" estará em todas as escolas do município. (Fonte: PMSS)

Ciama e Correios dão inicio a programa de conscietização

São Sebastião - O Ciama (Centro de Aleitamento Materno) deu inicio na manhã desta quarta-feira (10/05) ao "II Encontro Ciama e carteiros amigos da criança", na sede dos Correios, numa parceria realizada com a empresa Correios.
A proposta do encontro é fazer a distribuição de folders educativos sobre amamentação e cuidados com a criança ás mães do município, através dos carteiros.
Além dos 20 carteiros, estavam presentes no encontro, o Secretário de Saúde, Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, a coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Carla Bruço e o gerente dos Correios em São Sebastião, Carlos da Cruz.
De acordo com Carla, a parceria é muito positiva e está sendo adotada pelo segundo ano consecutivo. "O carteiro é muito bem visto pela sociedade e acabam ajudando o Ciama a divulgar seu trabalho". Nesta quarta-feira, os carteiros passaram por um curso de aprimoramento antes de iniciarem o programa.
Para o secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, a eficiência da empresa dos Correios facilitou a parceria. “Por terem mais acesso a população, a parceria tende a dar muito certo, pois vamos poder chegar com a informação de uma forma muita prática e eficiente”.
O secretário ressaltou que os Correios participarão como um veículo de informação, abrangendo as mães que tem filhos, principalmente de 0 a 1 ano de idade. “Queremos passar para a população a importância da amamentação e a responsabilidade que isso traz”.
A ação também complementa as ações da Secretaria Municipal de Saúde em razão das comemorações do Dia das Mães.
Segundo o gerente da unidade dos Correios em São Sebastião, Carlos Cruz, os carteiros se mostraram felizes em participar e declararam que farão o possível para ajudar neste programa. “Eles já estão engajados e acreditam no lado voluntário do programa”.
Os folders serão entregues pelos carteiros de 11 a 19 de maio. (Fonte: PMSS)

Setradh realiza mais uma palestra para beneficiários do Bolsa Auxílio Desemprego

São Sebastião - A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) realizou nesta terça-feira (09/05) a segunda palestra com os atendidos pelo Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) na Videoteca Municipal.
Os bolsistas assistiram a palestra da advogada Maura Cristina da Silva, que discursou sobre os direitos do cidadão brasileiro. No final, todos receberam certificados de participação.
A assistente social e coordenadora do programa, Maria Eliana de Lima, explica que o PEAD não oferece apenas uma bolsa mensal. “Eles aprendem a ter noções de cidadania, recebem cursos de capacitação e palestras com o objetivo de melhorar a auto-estima”, destacou Lima.
O Programa Auxílio Desemprego da Setradh, já beneficia mais de 100 famílias este ano. Com a renda mensal de R$ 300, mais R$ 50 equivalente a cesta básica, o grupo já iniciou os trabalhos internos na Prefeitura Municipal.
O projeto de lei número1745/2005, criado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, tem o objetivo de assegurar aos menos favorecidos a condição de suprirem suas necessidades básicas mais urgentes. Trata-se de uma medida emergencial, tendo em vista que os contratos são firmados por um ano, podendo ser prorrogados por igual período.
De acordo com a assistente social Maria Eliana de Lima, para concorrer a essas vagas em serviços gerais, os interessados tiveram que se inscrever no programa no mês de junho de 2005, passar por uma pré-avaliação e visita de uma assistente social. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Em busca da Dignidade

Ubatuba - Foi aprovado por unanimidade nesta última Sessão de Câmara, 09, com uma emenda em plenário, o Projeto de Lei Nº 41/06, na qual institui a criação do Programa Social denominado “DE VOLTA PARA MINHA TERRA” a ser implantado no Município de Ubatuba. O programa é voltado para população migrante que esteja no Município de Ubatuba e que atualmente encontra-se desempregada há mais de um ano. O Executivo Municipal normalizará as regras a serem aplicadas. O Projeto torna também facultativa a participação da iniciativa privada, Ong´s e ou Oscip´s que se interessarem pelo Programa, de forma a agir em parceria com a Prefeitura. Segundo Charles Medeiros, a Lei possibilitará ao Executivo viabilizar o retorno de pessoas comprovadamente carente que queiram retornar as suas terras e que por falta de recursos não conseguem retornar. O vereador informou ainda que diversas pessoas tenham procurado seu gabinete, pois vieram para trabalhar e após permanecerem por um período no município, não alcançaram seu objetivo e atualmente não possuem condições de voltarem a suas origens. “Não podemos fechar os olhos as necessidades dos mais carentes, se é possível devolver á dignidade, que se faça” Afirma Charles Medeiros
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Lei estabelece cooperação com Associação Ubatuba de Surfe

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, projeto de lei do vereador Claudinho Gulli (foto), que dispõe sobre a cooperação entre o Poder Executivo Municipal e a Associação Ubatuba de Surfe, regulando as atividades relacionadas ao ensino da prática de surfe no município de Ubatuba.
Segundo Gulli, a lei visa autorizar o Executivo a celebrar e estabelecer cooperação com a Associação Ubatuba de Surfe, no sentido de criar regras por ter em seu calendário campeonatos de surfe nacional e internacional. “Ubatuba é conhecida como a capital do surfe e realmente há a necessidade de regras e critérios técnicos objetivos de avaliação de instrutores que postulam a condição de técnicos de surfe ou a abertura de escolas de ensino e a prática do esporte nas praias de Ubatuba”.
Caberá ao Executivo regulamentar a cooperação técnica com a associação e dispor o que couber, mediante baixa de decreto, a fim de viabilizar a aplicação da lei.
(Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)


Curso do Programa ‘Alimente-se bem tem inicio em Ubatuba
Durante todo o mês de maio, a carreta do Sesi com o “Programa Alimente-se Bem” estará disponível na cidade

Ubatuba - O período de atendimento da unidade móvel no município teve inicio ontem, dia 9 e estará disponível na cidade até dia 3 de junho.
Os cursos acontecem gratuitamente, de segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite. A unidade móvel está estacionada na Avenida Iperoig, em frente à Setur.
A unidade comporta 30 alunos por turma. Ao total são 16 turmas disponíveis, atendendo um total de 480 pessoas.
A realização do programa em Ubatuba foi devido a uma parceria entre a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo e a Loja Maçônica Acácia que viabilizaram junto ao SESI de Taubaté a vinda da unidade móvel do programa.
Desde 1998 o SESI (Serviço Social da Indústria), desenvolve o programa ‘Alimente-se Bem’ com o intuito de ensinar o trabalhador e sua família a preparar uma alimentação de qualidade com baixo custo.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, a idéia de trazer a unidade para Ubatuba é atender a bairros carentes: “O intuito é mostrar que se pode comer bem gastando menos. Com partes normalmente desprezadas de alimentos, como cascas talos e folhas, podem ser feitos muitos pratos nutritivos”, apontou o presidente.
Patrícia Néri Cavalcanti, uma das três nutricionistas que ministra o curso, explica que, nas aulas, os alunos aprendem “um pouco de tudo relacionado a alimentos”.
“Ensinamos como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas, folhas e talos diversos. Os alunos aprendem também sobre educação nutricional, congelamento e descongelamento, e o melhor, receitas nutritivas e muito saborosas a um baixo custo”, diz a nutricionista.
A dona de casa Maria das Neves se diz “muito satisfeita” com o curso. “Estou adorando. Já no primeiro dia aprendi muitas coisas interessantes e me surpreendi como dá para fazer ótimas receitas com coisas que na maioria das vezes jogamos fora. Descobri que dá para fazer um bolo delicioso com cascas de banana!” disse entusiasmada.
Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU, falando com Cristiane, pelo telefone (12) 3832-1449. (Fonte: ACIU)

Mulheres ubatubenses poderão participar de mutirão de mamografia

Ubatuba - Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Municipal e Estadual, acontece em Ubatuba, a partir do dia 17, um mutirão de mamografia que visa atender mulheres acima de 45 anos, que tenham realizado o exame há mais de um ano. As mamografias deverão ser agendadas com as enfermeiras do Programa de Saúde da Família, nos postos de Saúde dos bairros e serão realizadas na Clínica Imagem.
Ao todo, estão previstas mil mamografias. No ano passado, foram realizadas 900. Até o momento, cerca de 300 mulheres já agendaram o exame. A superintendente de avaliação e regulação da Prefeitura de Ubatuba, Dra. Dilei de Brito, explica que o objetivo do mutirão é, além de atender à demanda reprimida no município, promover a prevenção e o diagnóstico precoce. “Quanto antes um possível nódulo for detectado, maior a chance de cura. Por essa razão, é muito importante que todas as mulheres acima de 45 anos realizem a mamografia todos os anos”.
A dra. Dilei lembra ainda que as mulheres interessadas em fazer o exame, obrigatoriamente, deverão ter em mãos o pedido do médico e o agendamento. Se o número de mulheres acima de 45 anos não atingir a meta, mulheres acima de 40 também poderão se inscrever para fazer a mamografia. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3833-8590. (Fonte: PMU)

XI Prova Soldado Paulino acontece sábado

Ubatuba - No próximo sábado, dia 13, acontece a “XI Prova Pedestre Soldado Paulino”, que atrai atletas de toda a região para a cidade de Ubatuba. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, ou antes da prova. Vencedores até 3º lugar ganharão troféus e todos os participantes ganharão medalhas.
A largada dos atletas será às 10h, em frente ao Quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar. De lá, os corredores seguem até o Camping no Itaguá, depois até a ponte do Perequê-Açu e retornam ao ponto de partida, completando a prova que tem um total de 8km. As categorias mirim e infantil terão um percurso de 2km.
As categorias que poderão concorrer são: Masculino: mirim, até 11 anos; infantil, de 12 a 14; juvenil, de 15 a 17; adulto, de 18 a 39; veterano, de 40 a 59; veteraníssimo, mais de 70 e polícia militar. Feminino: infanto-juvenil, até 18; adulto, de 19 a 27; master, de 28 a 39 e veterano, acima de 40. (Fonte: PMU)

Secretaria de Esportes abre vagas para crianças inscritas no ano passado

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Esportes está convocando as 122 crianças que se inscreveram em outubro do ano passado para as aulas de natação e não fizeram a primeira avaliação, que aconteceu em dezembro. Serão abertas novas vagas, apenas para as crianças que já se inscreveram. Os testes, que serão realizados no dia 14 de junho servirão para avaliar o nível de cada criança, podendo ser adaptação 1 e 2, para crianças que não têm nenhum ou pouco conhecimento e iniciação 1 e 2, para crianças que já têm mais desenvoltura na água. Para quem estuda de manhã, o horário da avaliação é das 14 às 16h e para quem estuda no período da tarde, o horário é das 8:30 às 10:30. Se houverem mais crianças do que vagas em cada categoria, o critério de escolha será o sorteio. Mais informações pelo telefone 3832-4261.
 (Fonte: PMU)

A APAE de Ubatuba precisa de você

Ubatuba - A APAE de Ubatuba precisa de você, ajude-nos a divulgar a campanha nacional "APAE em Ação" as ligações em nossa cidade terão o valor doado revertido a nossa instituição. Experimente o sabor de ajudar a APAE, nossas crianças agradecem. De 30 de Abril à 29 de Maio. DOE JÁ!
Ligue e Participe, até o dia 29 de Maio doando:
R$ 5,00 - LIGUE 0500-4510005
R$ 10,00- LIGUE 0500-4510010
R$ 20,00- LIGUE 0500-4510020
ACIMA DE R$20,OO LIGUE - 3038-5585
Mia Mafalda Niedheidt
Presidente da APAE de Ubatuba
( Fonte: apaeuba@iconet.com.br)

Charles Medeiros solicita Plano de Carreira e reajuste salarial aos Funcionários Públicos Municipais.

Ubatuba - Após encaminhar indicação nº. 423/06 ao Executivo, solicitando reajuste salarial aos Servidores Públicos de Ubatuba, o Vereador Charles Medeiros PSB, usou a Tribuna na 13ª Sessão da Câmara Municipal para reforçar o solicitado. Medeiros reivindicou ao Executivo estudo ao intuito de atender as necessidades dos funcionários Públicos sobre o reajuste salarial de 10% , e que também agilize os tramites para a elaboração do tão sonhado Plano de Carreira, que ira valorizar tão importante categoria. O vereador afirma que o aumento do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de maio do corrente, ira achatar ainda mais o poder aquisitivo dos servidores municipais, bem como a falta do Plano de Carreira, desvaloriza o servidor efetivo. “Nosso estatuto, Lei 341/71 esta ultrapassado, carece de mudanças urgentes, pedimos então ao Sr. Prefeito que atenda as reivindicações da categoria e que possibilite aos funcionários públicos de Ubatuba mais dignidade na sua carreira profissional”. Afirma Charles Medeiros.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 12/05 à 18/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Selvagem"
Ás 15:50 hs -17:40 hs
 

"16 Quadras"
Ás 19:30 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
Ás 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs (No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Aquarelas e pinturas

Uma revoada de pássaros levanta vôo
de partida para sua casa de inverno.
Onde?
Uma pessoa colhe flores
e ajeita um ramalhete de presente.
Pra quem?
Um retrato na parede
mira distante.
O quê?
Uma nostalgia mansinha
tá querendo me pegar.
Por quê?

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agradecimento - Pelo presente e mais sincero agradecimento venho por meio desta, a agradecer o Il.mo e Sr. Prefeito de Ubatuba, pela obras realizadas no Bairro do Ipiranguinha, sabemos que a dificuldade para agradar a todos, mas nem o maior Homem desta terra que por nós morreu de braços aberto não agradou a todos, mas para o Sr estes são os acomodados que gostam de ficar parado no tempo.
Sr Prefeito algumas palavras serve como incentivo, então minha palavras em nome do bairro, são única “Obrigado”.
O Bairro mais populoso de Ubatuba estava esquecido pelos Governo anteriores, e vejo que o Sr. Esta sendo diferente, não esta esperando as eleição chegar para mostrar serviço, O Sr esta diferente daqueles governos anteriores que cansamos de ver.
Como vê, eu não estou aqui para elevar causas Particulares, e sim em Nome dos moradores.
A nova escola, os atendimento eficaz dos profissionais do nosso Pronto socorro, que no meu ver é um dos maiores da Cidade, Agente de Saúde, creche, limpeza na principais avenidas do bairro, placas de sinalização, apoio das Guardas municipais, e policia militar.
Se for para colocar na sumula, tudo que recebemos talvez os moradores agradeceria pessoalmente o Prefeito.
A festa do trabalhador deste ano, que foi a melhor de todas que já observei.
Mas como a melhor forma de se tornar este agradecimentos mais especial, Recomendei este site, pois todos que visitam, estará ciente que o executivo esta trabalhando em pról das comunidade.
Quem observou o bairro a alguns semestres atrás, sabe o quanto mudou.
Bom fica aqui meu Agradecimento, Sr Prefeito em nome de todos moradores do Ipiranguinha.
É claro que não posso esquecer também de agradecer o Professor Adilson Lopes, que anos dedica seu tempo para nosso bairro, inclusive a festa do trabalhador.
Sr Prefeito só pedimos que continue com o carinho e atenção de sempre não só com este bairro, mas com toda a Cidade.
Obrigado, e fica abaixo meu Mail ao publico para esclarecer tais fatos destes argumento.
Mais uma Vez Obrigado.

Eneias Amaro
Ubatuba, SP

Manifesto pela Preservação das Áreas de Lazer Públicas nas Praias de Ubatuba
Estimados Cidadãos de Ubatuba,
Este Manifesto dirigimos a todos os cidadãos conscientes de nossa cidade, que queiram ver o fim da degradação ambiental, a qual está ocorrendo em toda a orla de Ubatuba, devido a falhas em nossas Leis.
Ocorre, que a situação chegou a extremos. Dia 20.04.2006 a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo iniciou a construção de uma muralha de 174m de extensão sobre a areia na Praia das Toninhas e deu início ao desmatamento da área, com a autorização do DPRN e da Secretaria do Patrimônio da União-SPU, que cede Áreas de Marinha a particulares, sem qualquer critério para a proteção da paisagem e do microclima local, que são fatores indispensáveis para garantir uma boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável em uma região.
Esta grave falha na Lei ficou comprovada no processo SMA 89.648/03, no qual o DPRN aprovou o desmatamento da última área pública arborizada na Praia das Toninhas, baseado únicamente na Lei de preservação da vegetação nativa, a qual não ocorre na Praia das Toninhas, nem na maioria das praias de Ubatuba, pois abricós e amendoeiras não são árvores nativas e podem ser todas cortadas.
É preciso considerar, porém, que estando permitido o corte das árvores exóticas da orla, a paisagem em toda a nossa região pode ser severamente degradada e a população pode ficar sem abrigo contra o Sol, pegando câncer de pele, um outro fator que demonstra a insustentabilidade destas Leis, as quais causam impacto também na saúde pública local.
Ainda pior, a SPU fere, com o aforamento de áreas de marinha, também o direito de ir e vir da população sobre estas áreas de lazer públicas, pois ela permite, que particulares as cerquem e as degradem indiscriminadamente, o que muito prejudica a qualidade de vida e o turismo na região.
NÃO PODEMOS MAIS PERMITIR, QUE NOSSAS ÁREAS DE LAZER PÚBLICAS A BEIRA MAR SEJAM ANEXADAS E DEGRADADAS POR PARTICULARES.
NÓS PRECISAMOS COBRAR O NOSSO DIREITO DE LIVRE ACESSO E O DIREITO DE IR E VIR SOBRE ESTAS ÁREAS PÚBLICAS, QUE NOS É GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
* VAMOS REQUERER O CONGELAMENTO IMEDIATO DAS ÁREAS DE MARINHA EM NOSSO MUNICÍPIO, ATÉ QUE SEJAM SANCIONADAS LEIS MUNICIPAIS QUE AS PROTEJAM.
* VAMOS REQUERER LEIS MUNICIPAIS QUE REGULAMENTEM A OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE MARINHA, VISTO QUE AS ATUAIS LEIS DE AFORAMENTO PERMITEM A DEGRADAÇÃO DAS PRAIAS E DAS COSTEIRAS EM NOSSA REGIÃO.
* VAMOS EXIGIR A REMOÇÃO DE CERCAS E MUROS COLOCADOS SOBRE AS ÁREAS DE MARINHA POR PARTICULARES, POIS ISTO FERE NOSSO DIREITO DE IR E VIR SOBRE ELAS.
DEFENDA VOCÊ TAMBÉM AS ÁREAS DE MARINHA EM SUA PRAIA, ANTES QUE ELAS SEJAM ANEXADAS, MURADAS E DEGRADADAS POR PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS A BEIRA MAR. PRECISAMOS FAZER PRESSÃO PARA SALVAR A PRAIA DAS TONINHAS E PRESERVAR AS DEMAIS PRAIAS DE UBATUBA.
VOCÊ QUER AJUDAR?
INFORME-SE NA PREFEITURA SE ALGO ESTÁ SENDO FEITO PARA PARAR A DEGRADAÇÃO NAS TONINHAS, PROTESTE, DIVULGUE ESTAS INFORMAÇÕES, MOBILIZE SEU VEREADOR, FAÇA UM ABAIXO ASSINADO E COBRE COMO PUDER.
SOMENTE A PRESSÃO DA POPULAÇÃO PODE REVERTER ESTA SITUAÇÃO
Contato: Associação de Desenvolvimento Cultural Ubatuba (A.D.C.U.)
e-mail: adcubatuba@hotmail.com cel: 12 9164 4175
Adicione o Movimento "Toninhas S.O.S. Já" no Orkut:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18278970703923188526

Willy Maurer
Presidente da A.D.C.U.
http://www.ubatubasos.cjb.net/

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Rio Escuro - Natto

Rio Escuro
©Natto

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor