Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 19 de Maio de 2006 - Nº 1526 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Bandidos Atacam Imprensa Livre Durante a Madrugada

Caraguatatuba
Mais 2 vereadores são ameaçados de morte
Ligações são feitas de "orelhões"
Souza disse que teve medo de ser morto
Projeto Adote 40 Crianças e um Professor de educação Física: Descobrindo Talentos Esportivos

Ilhabela
Promotora quer disciplina nas praias
Dança e Quermesse agitam Semana Caiçara em Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela promove palestra educativa para o consumo consciente de energia elétrica

São Sebastião
NOTA OFICIAL
Câmara apura denúncia contra vereador em São Sebastião
Prefeitura cancela reunião comunitária no Porto Grande
Servidores têm até sexta-feira para se inscrever em Torneio de Xadrez e Basquete
NOTA À IMPRENSA
Prefeitura lança dia 28/05 o programa “Vivação Cidadania” na Costa Sul
SuperSurf divulga sua programação que irá agitar a praia de Maresias
Prefeitura inicia construção da nova escola de Boiçucanga
São Sebastião enfrentará cidade de Cuba no Challenge Day


Ubatuba
Escola Cooperativa promove palestra gratuita com perito em fluxo de caixa
Casal é baleado em Ubatuba e homem morre
Projeto determina limpeza
Número de acidentes ciclísticos cai 40% na região Centro-Oeste
ACIU alerta: cuidado com sua senha.
Data para processo seletivo Agentes de Controle de Endemias é antecipada
Justiça determina indisponibilidade de bens de ex-secretário de Educação
Charles Medeiros busca “Telecomunidade” para Ubatuba
Presidente do Diretório Estadual do PSB confirma vaga de Pré-candidato á deputado estadual a Charles Medeiros de Ubatuba.
Prefeitura convida população para o lançamento do Plano Diretor Participativo
Ubatuba busca maior número de doadores de sangue
Secretaria de Meio Ambiente realiza curso de observação de pássaros
Triatletas de Ubatuba disputam prova neste sábado na Espanha
Municipal de Basquete tem primeira rodada nesta sexta-feira
Dr. Ricardo Cortes apresenta projeto de divulgação de conta pública do Legislativo
Vereadora Luciana Machado homenageia equipe da Paixão de Cristo do Sertão da Quina
Dr. Ricardo Cortes parabeniza Secretaria de Saúde e COMUS pela realização da Conferência de Saúde
Associação de Aposentados de Ubatuba promove grande evento de aniversario.
Matéria Instituto Florestal LUZ
Praia Grande ganha projeto de quase 8 milhões
Atenção!!! Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações
Atenção Estudantes de Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Bandidos Atacam Imprensa Livre Durante a Madrugada

Litoral Norte - Pelo menos três bandidos fortemente armados , inclusive com uma calibre 12, atacaram o jornal IMPRENSA LIVRE por volta das 04h00 da madrugada de hoje (quinta-feira). Os marginais invadiram o prédio do jornal pelo parque gráfico e renderam os trabalhadores do setor. A seguir, invadiram a sala de diagramação do jornal e renderam o profissional do setor.
Numa ação rápida, os bandidos passaram a jogar gasolina no parque gráfico e incendiaram uma impressora, uma guilhotina e toda a edição do IMPRENSA LIVRE que estava prestes a ir para as bancas no dia de hoje.
Por diversas vezes os bandidos gritavam advertências para que o jornal não divulgasse informações sobre o PCC (Primeiro Comando da Capital). Contudo, a direção do jornal não acredita que o atentado tenha ligação com as últimas investidas patrocinadas pela facção criminosa nas várias cidades do Estado de São Paulo.
Os bandidos agrediram com empurrões e chutes quatro gráficos e um diagramador do jornal.
Durante o ataque os marginais obrigaram os funcionários a deitar no chão da gráfica e apontaram as armas para a cabeça deles. Depois de atearem fogo nas máquinas e explodirem um ‘coquetel molotov’, os bandidos fugiram a pé.
Além dos funcionários rendidos, trabalhavam durante a madrugada no IMPRENSA LIVRE mais dois jornalistas e um fotógrafo que, por pouco, escaparam da ação dos marginais.
Um dos jornalistas, ao ouvir barulho e gritos no parque gráfico, conseguiu se esconder em outro departamento do jornal. O outro jornalista e o fotógrafo haviam saído minutos antes da chegada dos marginais ao parque gráfico do jornal, para uma reportagem no Pronto Socorro da área central de São Sebastião, onde oito homens também fortemente armados renderam funcionários e médicos, invadiram o P.S. e mataram a tiros um paciente, baleado na última segunda-feira, e que estava em um dos quartos do Hospital de Clínicas.
A direção do IMPRENSA LIVRE comunica aos seus milhares de leitores que não será um atentado terrorista, como este sofrido na madrugada de hoje, que vai calar a sua linha editorial, sempre pautada na busca da verdade e no trabalho jornalístico da mais absoluta imparcialidade, cobrindo e investigando os fatos como realmente eles são e informando de forma precisa todo o Litoral Norte do Estado de São Paulo.
A direção do IMPRENSA LIVRE informa ainda que envidará esforços para que ainda nesta quinta-feira uma nova edição esteja nas bancas, relatando com mais detalhes o atentado de que foi vítima durante esta madrugada. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Mais 2 vereadores são ameaçados de morte
Mansano e Gobetti recebem telefonemas na Câmara de Caraguá; vítima de atentado é transferida de hospital

Caraguatatuba - A Polícia Civil confirmou ontem que mais dois vereadores de Caraguá --Aurimar Mansano (PTB) e Wilson Gobetti (PPS)-- receberam ameaças de morte por telefone nos últimos dias.
A confirmação foi revelada após o atentado sofrido pelo vereador Germinio de Souza (PPS) na última segunda-feira. Ele recebeu um tiro no rosto e está hospitalizado em São Paulo.
Mansano é o vice-presidente da Câmara e também é delegado de polícia. Gobetti é o líder do prefeito José Pereira Aguilar (PSDB) no Legislativo.
Após as ameaças, Mansano teria deixado a cidade acompanhado dos pais. Ele não atende seu telefone celular, que permaneceu a maior parte do dia de ontem na caixa postal. A família não informou para onde o vereador viajou, alegando medida de segurança.
Gobetti confirmou ontem que teria recebido ameaças de morte em seu celular e também através dos telefones da Câmara. Recentemente, Gobetti passou cerca de três horas como refém de assaltantes em uma casa no bairro do Perequê-Mirim.
O vereador disse que não entende o motivo das ameaças de morte. Gobetti disse acreditar que trata-se de ação de pessoas oportunistas, que estariam aproveitando a onda de insegurança criada com os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Estado para gerar pânico e medo entre os vereadores.
Gobetti disse que adotou medidas de segurança, mas que tenta manter sua rotina normal. "É claro que a gente fica preocupado, mas tentamos manter nossas atividades normais, apenas com mais com cuidados", disse.
MEDO - As ameaças de morte feitas por telefonemas anônimos mudaram a rotina da Câmara de Caraguá. Vereadores e funcionários estão apreensivos e evitam falar sobre o assunto.
O atentado contra Germinio Souza também não é comentado. Ele foi atingido por um disparo na boca durante um churrasco realizado em seu sítio localizado no bairro do Rio Claro.
Souza não corre risco de vida e foi transferido para um hospital da capital. Em entrevista exclusiva ao ValeParaibano, o vereador contou que teve medo de morrer (leia texto nesta página).
Preocupado com as ameaças e o atentado contra Souza, o presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS) decidiu suspender a sessão de terça-feira. Pardim disse que adotou a medida como maneira de proteger os demais vereadores. Ele continua se recusando a falar sobre o assunto.
Ontem, a Câmara funcionou normalmente, mas poucos vereadores apareceram. O vereador Celso Pereira (PSDB) estava na casa, mas disse apenas que está preocupado com a situação e também não quis falar.
A polícia também mantém sigilo sobre as investigações e informou apenas que está identificando a origem das chamadas (leia texto ao lado).
Quando achei que os atiradores tinham deixado o local, pedi a um amigo que abrisse a porta e pegasse um aparelho celular no carro. Em seguida, deixamos o sítio rapidamente temendo novos disparos, mas graças a Deus isso não ocorreu
Do vereador Germinio de Souza, sobre o atentado
Meu sítio é um lugar muito bonito e de muita paz, nunca esperava sofrer um atentado naquele local
Idem
É claro que a gente fica preocupado, mas tentamos manter nossas atividades normais, apenas com mais com cuidados
Do vereador Wilson Gobetti sobre as ameaças de morte (Fonte: ValeParaibano)

Ligações são feitas de "orelhões"

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba está tentando identificar os autores do atentado contra o vereador Germinio de Souza (PPS) na última segunda-feira.
A perícia técnica tenta encontrar pistas no sítio e no carro utilizado pelo vereador, atingido por quatro disparos de pistolas calibre 765 e 470.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, responsável pelo caso, as testemunhas do atentado deverão prestar depoimento nos próximos dias. Ela admite que encontrar pistas não será tarefa fácil.
"Os disparos foram feitos de um matagal e em local de pouca iluminação. Dificilmente as pessoas que se encontravam no sítio teriam visto os atiradores", afirmou. O sítio de Souza fica no bairro do Rio Claro, distante do perímetro urbano e local de iluminação reduzida.
A delegada também tenta identificar os telefones de onde foram feitas as ameaças anônimas aos vereadores. Ela disse está sendo feito um levantamento a partir dos números repassados pela Câmara e que tudo indica que as ligações teriam sido feitas por meio de telefones públicos.
Segundo ela, assim que forem identificados os aparelhos, policiais tentaram buscar pistas sobre pessoas que teriam utilizado os telefones. (Fonte: ValeParaibano)

Souza disse que teve medo de ser morto

Caraguatatuba - O vereador Germinio de Souza (PPS), que sofreu um atentado na noite de segunda-feira, foi transferido ontem para um hospital da capital, onde deverá passar por uma nova cirurgia. Um tiro de pistola destruiu seu maxilar e parte da arcada dentária.
Souza, mesmo com muita dificuldade para falar, concedeu entrevista ontem ao ValeParaibano sobre o atentado que sofreu durante um churrasco realizado em seu sítio, no bairro do Rio Claro, em Caraguá.
Ele disse que foi atingido quando tentava sintonizar uma estação em um rádio que se encontrava em um das janelas da casa, para tentar acompanhar as últimas notícias sobre os ataques do PCC no Estado.
"Senti um impacto forte no rosto e corri em direção a casa, buscando proteção", disse.
Segundo ele, os disparos foram efetuados de um matagal, a cerca de dez metros de distância de onde ele estava. Todas as demais pessoas que participavam do churrasco correram na direção da casa com o barulho dos tiros.
Ferido e sangrando muito, Souza disse que permaneceu cerca de uma hora e meia no interior da casa com medo de sair e ser novamente alvejado.
"Quando achei que os atiradores tinham deixado o local, pedi a um amigo que abrisse a porta e pegasse um aparelho celular no carro. Em seguida, deixamos o sítio rapidamente temendo novos disparos, mas graças a Deus isso não ocorreu", afirmou.
Souza disse que temeu pela vida dele, da mulher e dos amigos. "Meu sítio é um lugar muito bonito e de muita paz, nunca esperava sofrer um atentado naquele local", afirmou.
O vereador disse que ficou muito confuso após o atentado, por não conseguir entender quem teria tentado matá-lo. "Sou um vereador polêmico, mas que trabalha totalmente pela comunidade", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Adote 40 Crianças e um Professor de educação Física: Descobrindo Talentos Esportivos

Caraguatatuba - Após iniciar aulas de futebol na Escola de Futebol do Centro de Treinamento do Esporte Clube XV de Novembro de Caraguá, o professor João Fernando Lopes iniciou uma campanha entre alguns amigos (escolheu 40) e hoje com apoio de 32 desenvolve o Projeto ADOTE 40 CRIANÇAS E UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DESCOBRINDO TALENTOS ESPORTIVOS, para crianças (meninos e meninas) nas segundas e quartas-feiras no próprio Clube XV.
"Pretendemos, mais do que ensinar futebol, colaborar com o crescimento dessa criançada, apoiando em suas tarefas escolares para cada vez mais criar um clima de companheirismo dentro do Clube de ajuda mútua e de convivência com os diferentes. Temos conversado bastante sobre RESPEITO AOS DIFERENTES, sobre aproveitamento do aprendizado das habilidades diferentes que cada um tem a oferece ao grupo". João Fernando professor responsável pelo projeto.
O Projeto agora está buscando apoio para que até julho possa oferecer lanche e de profissionais para colaborarem com a execução das tarefas escolares assim como dar mais atenção em projetos de aprendizado além do futebol. Ou seja, a idéia é para acontecer de modo que a criança que por sua vez já tem um período ocupado com a escola, tenha o outro ocupado com atividades no Esporte Clube XV de Novembro de Caraguá. Inclusive, já foi solicitado ao UNIMÓDULO apoios que já estão sendo encaminhados e em andamento no CAM (Centro Acadêmico). Os alunos do Centro também serão beneficiados por poderem cumprir horas prático-pedagógicas, acadêmico-Científicas e culturais assim como estágio de Educação Física no XV.
Como essas 32 pessoas estão colaborando com o projeto? A maioria das famílias dessas crianças não tem condições financeiras para pagarem nem escola particular quanto mais escola de esportes e para ser beneficiadas pelo Clube existe a necessidade da Associação de seus responsáveis ao XV, pesando essas contribuições ao orçamento dessas famílias, foi então que o professor João Fernando propôs ao seus amigos que "adotassem" uma criança, ou seja, a mensalidade delas, hoje R$ reais mensais – (R$ 180,00 ano de 2006).
O Projeto dará apoio as crianças que o Conselho da Criança e do Adolescente de nossa Cidade indicarem para as aulas de futebol com custo Zero, tudo dentro da contribuição dos "amigos".
Mais informações, participar, sugerir, criticar, contribuir de qualquer forma com o Projeto: Contatos: telefone (12) 3883-9232 Sede do XV – xvdecaragua@hotmail.com  ou (12) 9162-1787 prof. Fernando – fernandogaucho10@hotmail.com  ou ainda acesse  http://spaces.msn.com/projetofutebolsocial/

 

Semana de 19/05 à 25/05

 

CINE CARAGUA

"Selvagem"
ás 15:10

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

CINE CARAGUA DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Promotora quer disciplina nas praias
Autoridades de Ilhabela se reúnem para discutir limitação de quiosques, proibição de som alto na areia

Ilhabela - A promotora ambiental do Litoral Norte, Elaine Taborda, reuniu-se anteontem com o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), e com representantes do legislativo da ilha. A promotora recomendou as autoridades locais que seja disciplinado o uso das praias e áreas de marinha no município.
Segundo Elaine, Ilhabela deve evitar a construção de quiosques e outros tipos de estabelecimentos em áreas de marinha, reduzir mesas e cadeiras instaladas pelos quiosques na areia da praia e impedir o som mecânico ou ao vivo nos quiosques a beira mar.
Elaine disse que a recomendação é importante porque a prefeitura discute com os vereadores e a sociedade civil o novo Código de Posturas, momento ideal para que sejam disciplinadas essas atividades a beira-mar. "É importante que Ilhabela evite o que ocorreu nas praias de Ubatuba", afirmou.
Em Ubatuba, uma ação civil pública impediu a instalação de mesas e cadeiras e também qualquer tipo de música por parte dos 98 quiosques existentes na cidade. Para a promotora, como os quiosques não possuem qualquer tipo de infra-estrutura para difundir música, houve muito abuso por parte dos proprietários.
CÓDIGO - O prefeito de Ilhabela afirmou ontem que considerou muito importante as sugestões dadas pela promotora Elaine Taborda. Segundo ele, a prefeitura quer implantar um novo código de posturas que discipline as atividades a beira mar, preservando os interesses dos moradores e turistas.
As ocupações ou construções em áreas de marinha somente serão autorizadas pela prefeitura após aval do SPU (Serviço de Patrimônio da União).
Marcos afirmou que o novo código deverá reduzir o número de mesas e cadeiras nas areias da praia por parte dos quiosques ampliando o espaço destinados aos banhistas.
Segundo o prefeito, para garantir a redução dos equipamentos nos quiosques a prefeitura deverá se basear em leis federais, como por exemplo, limitar o número de mesas e cadeiras de acordo com a capacidade de produção da cozinha do estabelecimento.
Manoel Marcos disse ainda que a prefeitura continuará fiscalizando a música em carros.
 (Fonte: ValeParaibano)

Dança e Quermesse agitam Semana Caiçara em Ilhabela

Ilhabela - A 6ª Semana da Cultura Caiçara realizada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) traz na noite de hoje (quinta-feira, dia 18) diversas apresentações de dança a partir das 20 horas.
O espetáculo “Divertissiment” será apresentado por cerca de 120 alunas das Oficinas de Ballet da Fundaci em nove coreografias de Virgínia Ungari, coordenadas pelas professoras Natalie Blanco e Natalia de Farias.
A Dança de Rua traz 35 alunos em duas coreografias dirigidas por Kleber Moreira, professor da Fundaci. A apresentação contará com convidados especiais como os rappers “Poetas do Morro” e os grupos de Hip Hop “Fúrias Force”, “Essência do Gueto” e “Remanescente dos Quilombos”.
A Festa prossegue amanhã com o levantamento do mastro de São Benedito, marcando o início dos festejos do santo, seguida pela Congada Mirim, a distribuição do Bolo de São Benedito e a Missa Tríduo. Ainda na mesma noite acontecem as apresentações de violão (com os alunos das oficinas da Fundaci), da Orquestra Popular de Ilhabela e de Dança de Salão (Fundaci), encerrando a noite de festa com muito samba e MPB no show do grupo “Pronúncia no Olhar”.
CONGADA MIRIM NA SEXTA - Considerada um dos destaques da Semana da Cultura Caiçara, a Congada Mirim foi criada em 2001 para preservar a tradição que pode correr o risco de desaparecer.
A Congada Mirim é formada por 34 meninos, entre 5 e 12 anos, responsáveis por perpetuar esta manifestação na música, na dança e na tradição dos congos.
O professor Flávio Maia dos Reis, 25 anos, participa da Congada de Ilhabela desde os quatro anos. Hoje ele ensaia as crianças para a apresentação que acontece anualmente durante a Festa de São Benedito e esporadicamente em outras cidades do Vale do Paraíba que convida o grupo para apresentações especiais. “Sinto que estou cumprindo minha missão dentro da tradição. Embora não seja fácil ensaiar a congada com mais de 30 meninos é uma atividade muito prazerosa”, comenta Flávio.
Para os pequenos o prazer parece ser ainda maior ao dançar, cantar, correr e empunhar a espada. A representação da luta entre os mouros e os cristãos é levada muito a sério pelos integrantes-mirins: “Participo há cinco anos e comecei a ser o embaixador no ano passado. Todos nós que participamos da Congada Mirim temos uma responsabilidade muito grande em manter esta tradição que já é bem antiga”, explica o congueiro-mirim Vitor José Salomão Simão de 11 anos.
A Secretaria da Cultura e a Fundaci incentiva a Congada Mirim confeccionando as roupas dos congos e ainda conta com um monitor que ensaia as crianças.
Para destacar ainda mais a importância desta manifestação popular mais antiga da ilha, a Secretária da Cultura e a Fundaci organizou a exposição “Congada” aberta ao público até o próximo dia 31 de maio. A mostra acontece na sede da secretaria, na Vila, com oratórios e imagens de São Benedito e fotos de apresentações da Congada desde a década de 60 até os dias atuais.
ORQUESTRA POPULAR - Outro destaque dentre as apresentações de amanhã é a Orquestra Popular de Ilhabela. Fundada em 2002, a orquestra é regida pelo trompetista, arranjador e professor Marcelo Cotarelli e tem o objetivo de formar músicos e desenvolver a linguagem jazzística sobre temas e ritmos do Brasil.
Atualmente conta com 22 músicos, com uma formação clássica de big band: quatro saxofonistas, um clarinetista, cinco trompetistas, quatro trombonistas, um tecladista, um violonista, um guitarrista, um contrabaixista, dois bateristas e dois ritmistas.
Além de músicos profissionais e estudantes, seus integrantes são pessoas da comunidade, por isso o nome “Orquestra Popular”, contando com instrumentistas que exercem outras profissões como carteiro, dona de casa, marinheiros, engenheiro, moto-boy e estudantes de arquitetura e direito.
O repertório é formado por músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Ari Barroso, João Donato, entre outros compositores brasileiros. O grupo também traz em suas apresentações alguns números de músicas norte-americanas.
Hoje, a orquestra é mantida pela Fundaci (Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela) e pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhabela.
A Semana da Cultura Caiçara e a Festa de São Benedito prossegue com uma extensa programação até o próximo domingo, dia 21 de maio, confira a programação:

Quinta-feira (18/05)
19h30 - Missa Tríduo
20h00 - Espetáculo de Dança: Ballet “Divertissiment”
- Dança de Rua
- Quermesse

Sexta-feira (19/05)
17h00 - Levantamento do Mastro
18h00 - Apresentação da Congada Mirim
19h00 - Bolo de São Benedito
19h30 - Missa Tríduo
20h00 - Apresentação de Violão
- Apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela
- Dança de Salão
- Quermesse
21h00 - Show Musical “Pronúncia no Olhar”

Sábado (20/05)
9h00 - Meia Lua
- Procissão de São Benedito
10h00 - Baile dos Congos
12h30 - Ucharia de São Benedito
14h30 - Baile dos Congos
19h30 - Missa Tríduo
20h00 - Quermesse
21h00 - Show Musical “Encontro Sertanejo”

Domingo (21/05)

6h00 - Alvorada Festiva
8h30 - Meia Lua
- Procissão de São Benedito
9h00 - Missa Festiva a São Benedito
10h30 - Baile dos Congos
12h30 - Ucharia de São Benedito
14h30 - Baile dos Congos
18h30 - Missa Festiva
- Procissão de São Benedito
- Show Pirotécnico
19h30 - Folia de São Benedito com apresentação do grupo “Raízes de Ilhabela”.
20h00 - Quermesse
21h00 - Show Musical “Mídia Banda Show”
(Fonte: Vanessa Gomes de Paula)

Prefeitura de Ilhabela promove palestra educativa para o consumo consciente de energia elétrica

Ilhabela - Dando continuidade ao programa “Consumo Consciente, Economia Evidente”, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Administração e do Setor de Gerência de Despesas Fixas, promoveu na manhã de quarta-feira, 17, uma palestra ministrada pelos representantes da empresa de energia Elektro, Fábio Mário de Oliveira (Técnico de Segurança), Ana Paula Martelli (analista de comunicação) e Marcelo José dos Santos (coordenador do CSR de Ilhabela).
A apresentação aconteceu no auditório do Paço Municipal, com o tema “A segurança e o uso racional de energia elétrica”, que consistiu em instruir os presentes quanto ao consumo consciente da energia elétrica, conceito muito importante para os dias de hoje. Para a apresentação foram convidados os funcionários públicos de todos os setores e secretarias da Prefeitura.
Campanha - O programa “Consumo Consciente, Economia Evidente”, consiste numa campanha de conscientização do uso racional de água, luz, telefone fixo e celular nas repartições públicas do município. A campanha teve início com a distribuição, em todos os setores, de folhetos explicativos com dicas de economia, e cartazes com demonstrativo de gastos, com o objetivo de garantir a eficiência do uso racional, proporcionando economia com os gastos nas despesas fixas.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a redução de gastos com as despesas fixas possibilita o investimento em programas sociais, obras, e até mesmo em incentivo à produtividade, garantindo a eficaz aplicação dos recursos públicos do município. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

NOTA OFICIAL

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informa que as aulas do período da tarde da Escola Municipal “Professor José Machado Rosa” e EMEI “Peteleco” foram suspensas por motivo de segurança. As duas unidades estão localizadas no bairro Vila Amélia, próximo à Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Câmara apura denúncia contra vereador em São Sebastião

São Sebastião - A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de São Sebastião iniciou ontem a investigação sobre o vereador Marcelo Mattos (PMDB), preso por suspeita de prática de concussão (uso do cargo para benefício próprio). Mattos é acusado de exigir R$ 10 mil de um empresário da cidade para que não fosse investigada a situação de seu comércio pela Câmara.
A apuração da denúncia pela comissão foi aprovada por unanimidade dos vereadores na sessão de terça-feira passada. Os vereadores integrantes da comissão vão analisar o inquérito policial e decidir se devem ou não oferecer denúncia contra Marcelo Mattos.
A comissão, presidida pelo vereador Marcos Leopoldino (PSDB), terá que concluir seus trabalhos em quarenta dias.
Mattos deixou a cadeia anteontem, beneficiado por um habeas corpus concedido pelo TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, após permanecer preso por 21 dias em uma cela especial em Ilhabela. O vereador terá dez dias para apresentar sua defesa por escrito. Marcelo Mattos nega as acusações.
Segundo a comissão, após a conclusão da apuração da denúncia, o processo poderá ser arquivado ou o vereador ser advertido, por escrito, com relação a falta de decoro, medidas que deverão ser adotadas pelo presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV).
Mattos também poderá ser penalizado com a suspensão de 90 dias ou perder o mandato de vereador, medidas que dependem aprovação de dois terços do Legislativo.
O relator da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, vereador José Cardim de Souza (PP), disse que a Câmara de São Sebastião não está sendo omissa com relação ao caso. "Vamos apurar tudo detalhadamente antes de tomar qualquer decisão", disse o relator. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura cancela reunião comunitária no Porto Grande

São Sebastião - Em função do clima de violência que toma conta de todo o Litoral Norte, a Prefeitura de São Sebastião decidiu cancelar a reunião comunitária marcada para esta quinta-feira, 18, a partir das 18h30, na Escola Municipal Henrique Botelho (antigo Cene), localizada no bairro Porto Grande. Assim que a situação for acalmada em São Sebastião, a Prefeitura comunicará a nova data da reunião comunitária. (Fonte: PMSS)

Servidores têm até sexta-feira para se inscrever em Torneio de Xadrez e Basquete

São Sebastião - Termina nesta sexta-feira (19/05) o prazo para as inscrições no Torneio de Basquete e Xadrez dos Servidores Públicos, que será realizado entre os dias 22 e 26 de maio.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Esportes que visa, principalmente, servir como um pré-aquecimento para as Olimpíadas dos Servidores, que acontece em outubro.
Depois de realizar torneios nas modalidades de malha, dama e vôlei, agora a Prefeitura de São Sebastião, com intuito de incentivar a prática esportiva e o espírito de equipe, realiza mais um torneio nas modalidades de basquete e xadrez.
O Torneio de Xadrez será disputado no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, localizado na Rua da Praia, às 19 horas.
Para os aficionados em esportes de quadra, a Prefeitura realiza o Torneio de Basquete, na quadra da Rua da Praia, também a partir das 19 horas.
Inscrições - Os torneios são abertos para qualquer servidor público ou estagiário da Prefeitura e Câmara. As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de maio, na sede da Secretaria de Esportes, localizada na Rua Euclides de Mattos, número 220, no Topovaradouro.
No ato da inscrição o servidor público deve levar um comprovante do setor em que trabalha. Fichas de inscrição serão enviadas pela Seesp para as secretarias, facilitando a inscrição dos funcionários. Informações pelo telefone 3892-2062. pmss

NOTA À IMPRENSA

São Sebastião - Comunicamos que devido a ameaças recebidas por meio de ligações telefônicas, a Câmara de São Sebastião encerrou o expediente desta quinta-feira, 18, às 12hs. Informamos ainda que foi decretado ponto facultativo para amanhã, 19, por medida de precaução.
São Sebastião, 18 de maio de 2006
Wagner Teixeira
Presidente da Câmara
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura lança dia 28/05 o programa “Vivação Cidadania” na Costa Sul
Romper as barreiras geográficas do município levando um mutirão de serviços à população mais carente é o objetivo do programa que terá sua primeira edição no bairro de Juquehy

São Sebastião - No próximo dia 28, a comunidade dos bairros de Juquehy, Barra do Una e Boracéia, serão beneficiadas com o lançamento do programa “Vivação Cidadania”, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, que visa levar serviços básicos para a população mais carente e afastada do centro da cidade.
Trata-se de um grande mutirão de serviços integrados, resultado da mobilização de vários setores da própria Prefeitura, como as secretarias municipais e outros parceiros como entidades e prestadores de serviços públicos.
O encontro será na Escola Municipal de Juquehy, que fica na Rua Maria Madalena Faustino, 870. O programa será oferecido durante todo o dia, com inicio marcado para às 9h00 e encerramento às 17h00. O “Vivação Cidadania" será realizado nos domingos, que segundo a organização, é o dia que menos dificulta o acesso do trabalhador.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, o “Vivação Cidadania” levará atenção social até a população mais carente. “Nossa expectativa é atender 80% da população desses bairros nessa fase inicial do projeto. Mas o melhor é que ele dará acesso a vários serviços simultaneamente e sem burocracia”, destacou a primeira dama que participa da coordenação do programa.
São mais de 30 órgãos e setores da Prefeitura e sociedade mobilizados, que irão oferecer mais de 50 serviços relacionados às áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura e cidadania.
O prefeito Dr. Juan Garcia, destaca que não se trata apenas de um evento pontual. “É um projeto que continuará beneficiando a comunidade a cada três meses”, afirma.
De acordo com o prefeito também haverá uma ouvidoria da administração municipal, cujo objetivo será receber sugestões e atender possíveis reclamações da comunidade.
Serviços - Secretarias municipais, Sabesp, Correios, Banco do Brasil, Junta de Serviço Militar e Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM) e diversos outros setores da sociedade farão um grande mutirão de serviços integrados gratuitos que tem como foco a promoção e o fortalecimento da cidadania.
Serão priorizadas as emissões de documentos como carteiras de identidade, reservista, CPF, entre outros. Na área de saúde, profissionais especializados darão explicações sobre aleitamento materno, saúde da mulher, prevenção de câncer de mama, útero e próstata, doação de sangue, primeiros socorros, hipertensão, higiene bucal, prevenção de acidentes, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, dengue, vacinação, diabetes, prevenção contra queimaduras, entre outros assuntos. Palestras e peças teatrais abordarão sobre educação ambiental, fiscal, no trânsito. Além disso, as crianças terão muita recreação infantil, jogos, brincadeiras e clínicas esportivas de iniciação a diversas modalidades esportivas com profissionais habilitados da Secretaria de Esportes.
O público também terá informações referentes a impostos, processos, orientação jurídica e tributária e de proteção ao consumidor (PROCON).
A Sabesp montará um pronto-atendimento no dia do evento e a Polícia Militar fará a exibição e distribuição de folders do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com a presença do tenente coronel Vicente Júnior e do tenente Eduardo Ferreira.
Já a Junta de Serviço Militar fará registros, transferências e atestados. Para a regularização de CPF, informações sobre Microcrédito e Micro e Pequenas Empresas, além de informações bancárias como contas e juros, o Banco do Brasil terá um espaço no programa com a representação de três funcionários. Os Correios prestarão informações sobre o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), além de ajudar na emissão do CPF. O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) divulgará cursos e coletará sugestões para capacitação profissional.
A Associação Comercial e Industrial (ACISS) prestará informações sobre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a Associação Antialcoólica realizará palestras e orientações para usuários do álcool e/ou droga e o Posto de Atendimento ao Trabalhador dará dicas para buscar um novo emprego e na elaboração de currículos. (Fonte: PMSS)

SuperSurf divulga sua programação que irá agitar a praia de Maresias
Praia mais badalada de São Sebastião, recebe um dos melhores circuitos de surf do Brasil

São Sebastião - Depois de receber a copa do mundo do surfe, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, a praia de Maresias, em São Sebastião, conhecida como a capital internacional do surf, se prepara agora para receber mais uma etapa do SuperSurf 2006.
O SuperSurf é o maior campeonato de surf do Brasil e esta segunda etapa, em Maresias, será realizada entre os dias 24 e 28 de maio. Esta é a divisão principal do Circuito Brasileiro Profissional.
Em 1987 foi realizado o primeiro Circuito Brasileiro de Surfe Profissional com várias etapas para definir o campeão da temporada. Neste ano, a histórica vigésima edição será comemorada no SuperSurf 2006.
Serão distribuídos nessa edição mais R$ 134 mil em prêmios, com R$ 108,5 mil divididos pelos 64 competidores da categoria masculina e R$ 25,5 mil pelas 24 participantes da feminina. Além do espetáculo garantido dos melhores surfistas do país, também está confirmada mais uma apresentação especial da banda Nação Zumbi, no sábado, dia 27.
As melhores atrações ficam para o sábado, qunado depois das baterias de surf, haverá uma cerimônia de premiação dos melhores surfistas de 2005. Em seguida, a partir das 18 horas está agendado um show com a banda Nação Zumbi. Após a atração musical, haverá um Luau nas areias badaladas da praia de Maresias.
A Secretária de Esportes, Raquel Buzi, destacou o apoio que o esporte vem recebendo da Prefeitura na cidade. "Tivemos grandes campeonatos no mês de maio, começamos pelo Circuito Maresia, passando pelo ISA Games, Raízes do Surf e agora estamos apoiando o Super Surf. São Sebastião respira surf", enfatizou a secretária.
O SuperSurf é realizado pela Volkswagen, TIM e Nova Schin com organização da Editora Abril e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). A sétima edição da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional ainda tem o apoio das marcas Onbongo e Drop Dead, da loja de surfe Overboard, da Revista Fluir, e também apóiam a segunda etapa da temporada na Praia de Maresias a Prefeitura Municipal de São Sebastião e a Sociedade Amigos de Maresias (Somar), Rádio 89 FM, Jet Pool, Bali Hai e Federação Paulista de Surf (FPS).
Nação Zumbi embala a noite do SuperSurf nas areias de Maresias
Para descansar das baterias em Maresias, o grupo Nação Zumbi fará apresentação especial e gratuita com o melhor do mangue beat, para os surfistas e público que estarão curtindo cinco dias de muito surf.
Em “Futura”, sexto álbum da banda, o grupo comemora treze anos de carreira com reconhecimento nacional e internacional, apresentando um disco avesso às classificações fáceis.
O grupo Nação Zumbi é dono de um show fascinante, testado e reverenciado nos palcos de festivais de todo o Brasil, da Europa e Estados Unidos. Ao vivo, o repertório é mesclado de todas as fases da banda que se impõe pela força quase ritual da apresentação, e pelo impacto propriamente físico do som.
O show será no sábado, dia 27, em um palco montado na areia, a partir das 18 horas, em seguida haverá um grande Luau promovido pelos organizadores que promete muitas emoções com vista para as melhores ondas de Maresias. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia construção da nova escola de Boiçucanga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, já iniciou a construção da nova escola de Boiçucanga, na Costa Sul. O investimento será de R$ 1.362.714,29 e o prazo de entrega é de 180 dias.
Na última quarta-feira (17/05), o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, esteve no canteiro de obras, bem ao lado da Escola Municipal “Guiomar Aparecida Conceição Souza”. A empresa Coplem, responsável pela execução dos serviços, iniciou a demarcação da área e a preparação do solo.
A nova unidade educacional terá 11 salas de aula, refeitório, salas de administração, refeitório, banheiros, cozinha e pátio. Tudo isso estará dividido em dois pavimentos.
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, a escola estará totalmente adequada à Lei de Acessibilidade. Por isso, a nova unidade contará com rampas, banheiro adaptado e elevador.
Segundo o prefeito Dr. Juan Garcia, o ginásio de esportes de Boiçucanga será integrado à nova escola. Paralelamente, a Prefeitura construirá um novo ginásio no bairro.
Hoje, até mesmo o prédio da creche tem de ser utilizado para atender a demanda. Conforme informou a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, a nova escola resultará em um melhor atendimento aos estudantes do bairro. (Fonte: PMSS)

São Sebastião enfrentará cidade de Cuba no Challenge Day

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião (Seesp) já está se preparando com uma programação intensa para o Challenge Day, no dia 31 de março. O motivo de tanta expectativa é que na data é comemorado “O Dia do Desafio”, onde cidades do mundo inteiro competem entre si com um único objetivo: combater o sedentarismo, buscar qualidade de vida e a saúde mental.
São Sebastião, que tem população média atual de 70 mil habitantes vai enfrentar a cidade cubana de Ranchuello, que tem mais de 60 mil habitantes.
De acordo com a Seesp, durante todo dia, serão desenvolvidas atividades em todo município. Em escolas, Sociedades Amigos de Bairro, comércio, academias, bombeiros e Polícia Militar, por exemplo.
A programação completa, ainda está sendo definida nessa semana pela Seesp. Por enquanto, pensando em mobilizar um grande número de pessoas e levar São Sebastião à vitória, a Prefeitura prepara um grande Passeio Ciclístico Noturno para ser realizado na Costa Sul, Costa Norte e região Central. Haverá também algumas atividades desenvolvidas na Rua da Praia, Centro Histórico e Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) com a assistência de todos os professores da Seesp, em parceria com os monitores da Secretaria de Cultura e Turismo.
No dia 31, cada munícipe que fizer 15 minutos de atividade física deve registrar sua participação através dos telefones 3891-2116 ou 3891-2106.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, ligando para os telefones 3892-2062 ou 3892-6257.
O que é o dia do desafio - O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), entidade alemã de promoção do esporte para todos.
O evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. (Fonte: PMSS)

Semana de 19/05 à 25/05


CINE VILLA MARES

SALA1
 

"O Código da Vinci"
Às 15:30 – 18:30 – 21:30 hs.

SALA 2

"16 Quadras"
Às 16:50 – 19:00 hs.


"Instinto Selvagem 2"

ás 21:10

NÃO PERCAM O PROXIMO SUPER LANÇAMENTO MUNDIAL NO CINE VILLA MARES
“X-MEN III – O CONFRONTO FINAL “ DIA 26/05/06 CINE VILLA MARES DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Gaivota

 

Escola Cooperativa promove palestra gratuita com perito em fluxo de caixa
O consultor empresarial Cesar Ribeiro dará dicas importantes para otimizar o caixa e a rentabilidade das empresas

Ubatuba - A Cooperativa Educacional de Ubatuba promove, nesta terça-feira, dia 23 de maio, a partir das 19h, uma palestra sobre fluxo de caixa, com o consultor empresarial Cesar Ribeiro. O objetivo é conscientizar os micro e pequenos empresários da importância do planejamento financeiro para a otimização do caixa e rentabilidade da empresa. O evento é gratuito e aberto à comunidade. A escola apenas solicita aos participantes que levem um quilo de alimento não perecível, que será posteriormente doado a instituições beneficentes.
Formado em economia e pós-graduado em administração financeira e auditoria, Ribeiro foi professor universitário na área financeira por 17 anos, há 10 anos atua como consultor de micro e pequenas empresas na administração de fluxo de caixa e há dois anos ministra palestras sobre o tema. “Tenho certeza de que esta palestra, colocada de uma forma diferenciada daquelas que normalmente focam apenas as vantagens de se manter um controle de fluxo de caixa, desafiará o participante a buscar os meios de controlar suas finanças de maneira eficaz”, adianta o palestrante.
Evento: Palestra sobre Fluxo de Caixa
Data: 23 de maio, terça-feira
Horário: 19:00h
Local: Cooperativa Educacional de Ubatuba
Av. Carlos Drummond de Andrade, 516 - Itaguá
Tel.: (12) 3832.2829
coeduba

Casal é baleado em Ubatuba e homem morre

Ubatuba - Um casal foi baleado anteontem à noite no bairro do Perequê-Açu, em Ubatuba, por homens encapuzados e armados. Segundo a polícia, Francisco Vieira, 37 anos, com passagens por tráfico e assalto, foi atingido com sete tiros e morreu na hora. Luciene Maria Silva, de 29 anos, que acompanhava Vieira, foi ferida com um tiro e socorrida à Santa Casa onde permanece internada. A polícia não tem pistas dos autores dos disparos. Segundo o delegado Fausto Cardoso, acerto de contas pode ser um dos motivos para o crime. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto determina limpeza

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou na ultima terça-feira projeto de lei de autoria do vereador Jairo dos Santos (PT) que obriga os proprietários a recolherem as fezes dos animais em vias, praças e calçadas públicas. O proprietário de animal que não recolher as fezes será multado em R$ 355,90.
Em sua justificativa, Santos alegou que o projeto é importante porque ajuda a manter a cidade limpa e colaborar com a sua imagem turística. A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal.
O projeto será encaminhado para apreciação do prefeito Eduardo César (PL), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. César não foi localizado ontem para comentar o assunto.
O inspetor da Guarda Municipal, Oziel Hecher, disse que o correto seria a fiscalização ser feita por agentes da vigilância sanitária. "A corporação tem outras atribuições mais importantes", disse.
O ambientalista Fabian Perez disse que, em vez da lei, o ideal seria a prefeitura promover uma campanha educativa para que os proprietários de animais recolham as fezes. (Fonte: ValeParaibano)

Número de acidentes ciclísticos cai 40% na região Centro-Oeste

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, realizou uma pesquisa junto ao sistema de informações da Santa Casa que apontou a diminuição em 40% no número de acidentes envolvendo bicicletas na região centro oeste do município desde a implantação das ciclofaixas nas ruas Thomaz Galhardo e Conceição. Em relação ao ano passado, entre os meses de janeiro e março, o número de acidentes ciclísticos diminuiu 22% neste ano no mesmo período. Estes dados se referem exclusivamente à região Centro-Oeste do município.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde da Família em Ubatuba, Érico Vasconcelos, “todo o processo que envolveu a implantação das ciclofaixas influenciou nesta diminuição nos acidentes. O impacto das ciclofaixas foi realmente muito significativo”, disse Érico que elaborou também um questionário que deve traçar o perfil do ciclista de Ubatuba. Para o prefeito Eduardo Cesar, além desta queda no número de acidentes envolvendo toda a região centro-oeste, também neste período de implantação das ciclofaixas, nenhum acidente grave foi registrado. “Estes números revelam que estamos na direção certa e que o nosso grande objetivo, que é preservar vidas humanas está sendo completamente atingido (Fonte: PMU)

ACIU alerta: cuidado com sua senha.

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba alerta suas associadas para que tomem cuidado com suas senhas de acesso aos serviços de consultas, pois as mesmas podem ser utilizadas indevidamente por pessoas não autorizadas, causando prejuízos aos usuários do sistema.
Não libere sua senha para qualquer funcionário da empresa, alias, recomendamos o cadastramento de uma senha para cada pessoa que estará autorizada a acessar o sistema, cancelando imediatamente a mesma logo após o seu desligamento com a empresa, para evitar que ela continue a fazer consultas utilizando esta senha, uma vez que o custo da consulta vai para a associada.
Não utilize sua senha na presença de estranhos, pois estes também poderão decora-la e utilizar para acessar o sistema, sendo que a conta também vai para a associada.
Altere periodicamente sua senha e sempre que sentir a necessidade. A alteração da senha pode ser feita pela página da ACIU na internet, em consultas on-line, podendo ser alterada quando quiser e quantas vezes for necessário.
Evite prejuízos, a responsabilidade pela senha é toda do associado, portanto, guarde com segurança o seu acesso ao sistema de consultas.
Lembramos, a Associação Comercial não se responsabiliza pelo mau uso das senhas dos seus associados. (Fonte: ACIU)

Data para processo seletivo Agentes de Controle de Endemias é antecipada

Ubatuba - A Secretaria de Saúde informa aos candidatos às vagas para agentes de controle de endemias que a data da prova para o processo seletivo foi transferida do dia 22 para o dia 21 de maio. A prova acontecerá na Escola Municipal Maria Salete Nepomuceno do Amaral, situado na rua Raposo Tavares, nº 16, no bairro Perequê-Açu, ao lado do Camping Sol e Lazer. Os portões serão abertos às 7:30h e fechados às 8 horas.
Para que o processo seletivo aconteça de forma organizada, a Secretaria de Administração dá algumas dicas aos candidatos:
- Verificar com antecedência o local da prova
- Comparecer ao local, com pelo menos, meia hora de antecedência, munido de original de documento com foto, comprovante de inscrição, caneta esferográfica azul e consultar listagens afixadas no local, com a distribuição dos candidatos por sala. (Fonte: PMU)

Justiça determina indisponibilidade de bens de ex-secretário de Educação
Além do ex-secretário, estão indisponíveis também os bens do ex-prefeito Paulo Ramos, da nutricionista Eleine Aguiar e da empresa Arnaud do Brasil

Ubatuba - O Juiz da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Alexandre Torres de Aguiar, concedeu liminar na última terça-feira, 16, determinando o bloqueio de bens do ex-secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, devido à aquisição irregular de 130 kg de suplemento de acerola em pó. O ex-prefeito Paulo Ramos, a nutricionista responsável pela merenda na época (2002 e 2003), Eleine Aguiar Machado Macário de Faria e a empresa Arnaud do Brasil Ltda ME e seus sócios também fazem parte da ação movida pela Prefeitura e tiveram seus bens indisponibilizados.
Na ação, a Prefeitura também pede à Justiça que condene os requeridos ao ressarcimento integral dos danos, que serão levantados através de procedimentos de liquidação, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil estimada em duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.
Entendendo o caso - De acordo com dados da comissão de sindicância, em 26 de março de 2002 foi efetuado o pedido de compras objetivando a aquisição de 130 kg do suplemento alimentar. No referido pedido de compras não consta cotação de preços em empresas habilitadas a fim de aferir se o valor da mercadoria estava em compatibilidade com os preços do mercado. Em 2003 houve processo licitatório semelhante, com pedido de compras para aquisição de 110 kg do mesmo produto. Os requisitantes, entre eles o ex-secretário Corsino, e a empresa vencedora da licitação foram os mesmos do ano anterior. O preço ficou em R$ 600,00 o quilo em 2002, totalizando R$ 78.000,00 e R$ 712,00 em 2003, dando um total de R$ 78.320,00. O suplemento teria sido adquirido a um preço exorbitante – cerca de R$ 700,00 o quilo, contra R$ 114,00 cotado por empresa de Ubatuba -, além do produto ter sido considerado insatisfatório em análise realizada pelo Instituto Adolfo Lutz. Vários depoentes afirmaram terem ficado surpresos ao saberem do valor, como foi o caso do Dr. Casemiro Galvão, que foi membro da Comissão de Licitações da PMU em 2002 e alegou ter lhe causado estranheza o valor proposto pelas proponentes. Outro ex-funcionário que ficou surpreso com o preço foi Rubens Costilhas Junior, que na época era Chefe da Seção de Compras. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros busca “Telecomunidade” para Ubatuba

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros encaminhou solicitação ao Deputado Federal Arnaldo faria de Sá que interpele junto ao Ministro das Comunicações Sr. Eunicio Vieira, à implantação do Programa Telecomunidade em Ubatuba, através do Fundo de Universalização dos serviços de Telecomunicações – Fust.
O programa foi criado em 2001 e prevê a instalação de computadores com acesso à internet, desenvolvimento de softwares pedagógicos e treinamento de professores no intuito de melhorar a qualidade de vida dos alunos da comunidade atendida, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de alunos que não fazem parte da inclusão digital, sendo possível até atender as comunidades que não possuem energia elétrica e telefonia móvel.
“A cidade possui profissionais que possuem interesse em ensinar ou qualificar nossos cidadãos, por outro existem várias comunidades que gostariam de receber o programa, e com isto, nossas crianças e jovens podem acompanhar as atualidades digitais e não mais permanecerem à margem do desenvolvimento”afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Presidente do Diretório Estadual do PSB confirma vaga de Pré-candidato á deputado estadual a Charles Medeiros de Ubatuba.

Ubatuba - O Presidente do Diretório Estadual do PSB, Marcio França informou ao vereador Charles Medeiros de Ubatuba, que o mesmo terá o compromisso de fortalecer o PSB no Litoral Norte, sendo Pré-Candidato á deputado estadual da legenda na Região. Medeiros afirma que se sente honrado com a escolha, colocando se a disposição do Partido em nossa Região, “isto se deve ao trabalho que nosso Presidente, engenheiro Fabrício Gomes, vem executando para fortalecer o PSB de Ubatuba, nosso partido tem coerência entre o discurso e a prática, isto é fundamental na política”. Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeitura convida população para o lançamento do Plano Diretor Participativo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba e o núcleo gestor do Plano Diretor Participativo convidam toda a população ubatubense para participar do evento que marca o lançamento do Plano Diretor no município. A cerimônia acontece na próxima segunda-feira, 22, às 18h30, no salão da Igreja São Francisco.
O objetivo de haver um evento específico para o lançamento do Plano Diretor é levar, ao maior número de pessoas possível, informações sobre o que é e qual a importância deste instrumento usado para garantir a todos os cidadãos um lugar adequado para morar, viver e trabalhar com dignidade. É através do Plano Diretor que se constroem soluções para os problemas que afligem os moradores das cidades brasileiras que cresceram de forma excludente e desequilibrada.
O Plano Diretor Participativo, como o nome já diz, depende do envolvimento de toda a população, que deve interagir com a equipe da Prefeitura, num processo democrático. No lançamento do Plano Diretor de Ubatuba a população vai saber quais os métodos que podem ser utilizados para esta interatividade: e-mails, cartas, reuniões, etc. Todo município com mais de 20 mil habitantes deve planejar seu desenvolvimento por meio do Plano Diretor Participativo, que deve ser aprovado na Câmara Municipal até outubro. Participe, dê sugestões e seja um cidadão consciente e que contribui para as melhorias de seu município! (Fonte: PMU)

Ubatuba busca maior número de doadores de sangue
Voluntários devem procurar Banco de Sangue da Santa Casa para serem cadastrados

Ubatuba - No próximo dia 29, é dia de doação de sangue em Ubatuba. A equipe do Hemonúcleo de Taubaté estará aqui para coletar o sangue de doadores cadastrados. Homens devem doar sangue a cada dois meses e mulheres, a cada três meses. Atualmente, cerca de 200 pessoas estão cadastradas no município, um número relativamente pequeno, considerando que a cidade possui 80 mil habitantes. Pessoas que têm interesse em se tornar doadoras, devem procurar o Banco de Sangue para realizar os exames necessários e serem cadastradas.
A supervisora do Banco de Sangue de Ubatuba, Ariele de Oliveira, explica que, mensalmente, na Santa Casa de Ubatuba, são realizadas, em média, de 100 a 120 transfusões para problemas diversos: desde anemias e infecções generalizadas, até acidentes e brigas com facadas ou tiros. “Em época de temporada, esse número chega a triplicar. Somente uma pessoa acidentada pode precisar dos componentes do sangue de, no mínimo, oito doadores. Outro fator que limita a doação é a compatibilidade. Apesar de ter o mesmo tipo sanguíneo, um doador pode não ser compatível com seu receptor, necessitando que sejam feitos diversos exames”.
O Hemonúcleo de Taubaté tem um vínculo com a Santa Casa para colher o sangue dos doadores ubatubenses cadastrados todos os meses. Esse procedimento é feito na maioria das cidades do Vale do Paraíba que não têm estrutura para possuir um hemonúcleo próprio. Em Taubaté, são realizados todos os exames para comprovar se o sangue é sadio e é lá também que se faz o fracionamento, separando os diversos componentes do sangue (plasma, plaquetas, concentrado de hemácias e outros) que são usados nas transfusões.
Em Ubatuba, no Banco de Sangue da Santa Casa, ficam as geladeiras que armazenam os componentes já fracionados que são fornecidos pelo Hemonúcleo, em quantidade suficiente para atender à demanda.
Doar faz bem à alma - Para quem quiser ser doador, são necessários alguns critérios, além da boa vontade. Em relação aos hábitos, os doadores não podem ser usuários de drogas e nem ter múltiplos parceiros sexuais. Pessoas tatuadas podem doar sangue após um ano e quem tem piercing, pode doar desde que o procedimento tenha sido feito em estabelecimento licenciado. Quem já teve hepatite não pode doar. É preciso ter acima de 50 kg e mais de 18 anos para ser doador.
No dia da doação, não é necessário fazer jejum, ao contrário, é preciso comer algo leve, nada gorduroso. Quem costuma consumir bebidas alcoólicas deve se abster 24 horas antes e quem é fumante, evitar o cigarro seis horas antes.
Ariele afirma que todos os tipos de sangue são bem-vindos e que a doação não faz mal nenhum à saúde. “Muitas pessoas ainda têm medo, alguns dizem que o sangue afina ou engrossa. Nada disso existe. Nosso organismo é perfeito, ele repõe na medida exata o que o corpo precisa para se manter equilibrado. Doar sangue faz bem ao coração e aos outros que recebem a substância necessária para o seu restabelecimento. Qualquer um de nós está sujeito a precisar receber sangue um dia”, finaliza. (Fonte: PMU)

Secretaria de Meio Ambiente realiza curso de observação de pássaros

Ubatuba - A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Turismo, realizará, neste final de semana, dias 20 e 21, um curso de observação de pássaros. Cerca de vinte pessoas estão inscritas, entre monitores e guias de trilhas, fotógrafos, artistas e donos de pousadas. O curso será iniciado com uma palestra sobre introdução à biologia das aves, ministrada pela bióloga Soraya Pieroni, que dará um respaldo técnico para nivelar o conhecimento do grupo. Esse curso é uma preparação para o evento “Ubatuba Bird”, uma semana de observação e contagem de pássaros que acontecerá em outubro deste ano.
Participará também do curso, o agrônomo Paulo Bolt, um especialista na observação de pássaros que mora no Mato Grosso, mas tem Ubatuba como referência nesse sentido. Ele dará aos participantes do curso, noções de identificação dos pássaros. O organizador do curso, Carlos Rizzo, diz que esse é o primeiro passo para que as pessoas da cidade reconheçam a vocação que Ubatuba tem para ser um dos principais pontos de observação de pássaros do mundo. “A idéia é mostrar para os diversos setores envolvidos com o turismo na cidade o que é a observação de pássaros. Estamos abrindo os caminhos e formando multiplicadores do conhecimento sobre as aves. Nossa biodiversidade nesse sentido é uma das maiores do mundo. Temos que valorizar isso”. (Fonte: PMU)

Triatletas de Ubatuba disputam prova neste sábado na Espanha
Evento nas Ilhas Canárias é classificatório para Mundial no Havaí

Ubatuba - Os atletas ubatubenses Luiz Claudio Graglia, o “Huka” e Ramiro Godinho disputam neste sábado, 20, a 15ª edição do Ironman Lanzarote 2006, nas Ilhas Canárias, Espanha. Com a participação de mil atletas e um percurso de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, o Ironman Lanzarote 2006 tem a largada prevista para às 7h local (4h, horário de Brasília), e é considerado pelos atletas como um dos mais difíceis de ser completado. Ramiro e Huka participam da categoria 35-39 anos, que deve classificar aproximadamente 10 atletas para o Mundial de Ironman que será disputado em 21 de outubro, na ilha de Kailua-Kona, no Havaí.
A largada e a área de transição estão na localidade de Puerto del Carmen e os organizadores prevêem que o vencedor complete a prova com o tempo de 8h30min. O percurso da natação será composto por duas voltas no trecho; após a primeira volta os atletas terão que sair da água e correr um trecho de 20 metros pela praia antes de retornar para a segunda volta. O ciclismo terá trechos percorridos entre as montanhas de lava da ilha, com picos de até 2.600 metros de altura e 10 postos de hidratação e alimentação. A parte pedestre será disputada pela orla em 4 voltas no percurso de pouco mais de 10 km, onde os atletas devem ter como principais adversários o forte vento e o calor.
O recorde da prova é do Alemão Thomas Hellriegel, com o tempo de 08.35:40, obtido na prova de 1995. Para acompanhar o desempenho dos atletas de Ubatuba on line, basta acessar o site www.ironman.com no sábado, à partir das 4h; Ramiro participa da competição com o número 461 e Luiz Cláudio com o número 653. (Fonte: PMU)

Municipal de Basquete tem primeira rodada nesta sexta-feira
Cinco equipes estão na disputa da terceira edição do torneio

Ubatuba - A bola sobe nesta sexta-feira, 19, no Ginásio de Esportes Tubão, para a primeira rodada do 3º campeonato municipal de basquete masculino de Ubatuba. A primeira partida da noite, Hlera X Clínica Itaguá acontece às 19 horas; o jogo de fundo é Tortilhão x Tachão. A equipe do Prato Cheio folga na rodada. Sidnei Rocha, coordenador do campeonato, acredita que o público presenciará bons jogos. “O início do torneio foi bem equilibrado, mostrando que todas as equipes têm chances de lutar pelo título”, analisou Rocha. A fase classificatória do 3º campeonato municipal de basquete masculino de Ubatuba termina no dia 9 de junho, com as rodadas duplas acontecendo sempre às sextas feiras à partir das 19h. A entrada é franca.
 (Fonte: PMU)

Dr. Ricardo Cortes apresenta projeto de divulgação de conta pública do Legislativo

Ubatuba - Na última sessão, realizada na terça-feira, 16, o presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), apresentou um projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação da gestão pública do Legislativo. Com essa lei, aprovada por unanimidade, a Câmara colocará à disposição dos interessados, em sua “homepage”, na internet, uma página específica intitulada “conta pública” com dados e informações sobre o Orçamento da Câmara Municipal, devidamente aprovado, e os respectivos balanços do exercício anterior. Também serão divulgados os valores efetivamente repassados pela Prefeitura, especificando suas respectivas dotações, balancetes mensais das despesas realizadas, relatórios quadrimestrais de gestão física e os demonstrativos das despesas com pessoal remetido ao Tribunal de Contas do Estado, além da proposta orçamentária para o exercício seguinte.
De acordo com Dr. Ricardo o projeto visa prestar contas de todos os atos envolvendo o uso de verbas destinadas ao Poder Legislativo Municipal, “a publicação na página da Câmara, na internet, irá permitir aos cidadãos acompanhar os gastos e exercer o seu direito de fiscalizar a utilização do dinheiro público de maneira democrática e transparente”, declarou o presidente. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereadora Luciana Machado homenageia equipe da Paixão de Cristo do Sertão da Quina

Ubatuba - Através de uma Moção de Congratulações, votada e aprovada na Câmara na última terça-feira, dia 16, a vereadora Luciana Machado (PDT) homenageou a equipe da Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Sertão da Quina, pela excelente apresentação no dia 14 de abril.
Pela primeira vez encenada na Praia da Maranduba, a Paixão de Cristo, que retrata o martírio do calvário enfrentado por Jesus Cristo para completar a obra redentora da salvação da humanidade, recebeu um público de aproximadamente 5 mil pessoas. “O teatro de rua é a forma mais viva e emocionante de representar a trajetória de Jesus, fazendo com que o público participe dessa bela história do amor de Deus, e esta equipe soube representar muito bem, apresentando um espetáculo de criatividade, graça e muita emoção, por isso é grande merecedora desta singela homenagem”, disse Luciana.
Sob a coordenação e direção de Conceição Aparecida, fizeram parte do elenco os atores: Franklin, Wesley, Diego Alves, Igor, Paulo Roberto, Amanda Júlia, Célia Regina, Cristhian, Rafael, Júlio, Aroldo, Jaldemir, Jorge, Paulinho, Vitor, Luciano, André, Evandro, Tereza, Letícia, Rosana, Leslie, Fabíola, Rúbia, Sara e Ana Cristina. A equipe de apoio foi formada por Cristina, Fom, Adriana, Valéria, Luiz Henrique, Messias, Sônia, Suelem, Priscila, Néia, Carlos, Leonardo, Adriana Maria, Hian e Davi Praxedes. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Dr. Ricardo Cortes parabeniza Secretaria de Saúde e COMUS pela realização da Conferência de Saúde

Ubatuba - Na última terça-feira, 16, a Câmara aprovou, por unanimidade, a Moção de Congratulações, concedida pelo vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), em homenagem a Secretaria de Saúde e ao COMUS – Conselho Municipal de Saúde, pela realização da IV Conferência Municipal de Saúde.
O evento, que trouxe como tema “Vida, Saúde e Responsabilidade”, promoveu durante os dias 27, 28, 29 e 30 de abril, palestras sobre assuntos de grande relevância para o sistema de saúde no município.
Durante a IV Conferência foram apresentados os relatórios com os problemas citados nas doze pré-conferências realizadas nos bairros. Para o vereador e presidente da Câmara a grande participação popular forneceu a base para propostas e metas para os próximos anos. “A população acompanhou com bastante interesse a votação dos delegados para a elaboração do documento final, que irá fazer parte da implantação de um sistema de saúde eficiente”, disse Dr. Ricardo, lembrando que os projetos para a área de saúde são também o caminho para a melhoria do atendimento à população, “parabenizo o trabalho da secretaria de saúde e do Comus, que proporcionaram um evento de qualidade, e espero que o que foi colocado no papel se realize, em benefício da saúde”, finalizou.
O representante do COMUS, Jorge Mascarenhas, agradeceu Dr. Ricardo e lembrou que o evento contou com a participação de 1.200 pessoas. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Associação de Aposentados de Ubatuba promove grande evento de aniversario.

Ubatuba - Neste último dia 13 de maio, nas dependências do Wembley Inn Hotel, nas Toninhas ocorreu maravilhoso evento de aniversario da AAU, com a presença do grande Pianista Pedrinho Mattar, mais de 200 convidados prestigiaram a apresentação. O vereador Charles Medeiros PSB representando o Legislativo Municipal, felicitou toda á Diretoria pelos relevantes serviços prestados á comunidade local. Na ocasião, todos os membros da Diretoria foram homenageados pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá com uma placa de prata pelos valorosos serviços prestados a Sociedade Ubatubense, a comenda foi entregue ao Presidente José Luiz Marques, pelo Sr. Auracy Mansano, representante do Deputado no evento. “A Associação conta hoje com 800 filiados e vem desenvolvendo várias atividades como aula de alfabetização, informática, dança de salão, bem como as diversas lutas em defesa dos aposentados de Ubatuba, merecem respeito dos Poderes constituídos”. Afirma Charles Medeiros.
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)


Matéria Instituto Florestal LUZ

Ubatuba - Charles Medeiros recebeu da Administração do Núcleo Picinguaba, neste último dia 8, o Ofício NP/PESM nº 092/06, contendo cópia de ofício remetido à Elektro a cerca dos moradores tradicionais a serem atendidos pelo Programa Luz Para Todos na Região Norte de Ubatuba. Na qual a Diretoria Geral do Instituto Florestal manifesta-se favoravelmente à ligação de energia elétrica para famílias tradicionais da região.
Charles Medeiros é Presidente da Comissão Especial de Estudos para Acompanhamento do Programa Federal Luz Para Todos da Câmara Municipal de Ubatuba e vem desde a legislatura passada trabalhando pela implantação de rede de energia elétrica nas comunidades que ainda não possuem a benfeitoria. Segundo o vereador, o acompanhamento se faz necessário para que todas as comunidades do município possam ser atendidas pelo programa de eletrificação. “A única chance de muitas comunidades serem agraciadas com energia elétrica é através de programas específicos, embora muitos deixaram a desejar, por isso se faz necessário o acompanhamento do processo em Ubatuba.” Afirma Charles Medeiros.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

 

Praia Grande ganha projeto de quase 8 milhões
Parceria entre comunidade, iniciativa privada e Poder Pública pode se tornar realidade

Ubatuba - Na próxima sexta-feira, 19, às 20h30 no restaurante Oásis, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), receberá dos incorporadores da Praia Grande o projeto completo de infra-estrutura para o bairro. O projeto prevê drenagem e pavimentação em bloquetes em todas as ruas e está orçado em quase R$ 8 milhões. A duração da obra é de 24 meses. Segundo os incorporadores, o objetivo é que esta obra seja executada pela Prefeitura e financiada pela comunidade.
Além do prefeito Eduardo César, estarão presentes no evento secretários municipais, vereadores, autoridades do Judiciário, líderes comunitários, imprensa local e regional e representantes das incorporadoras, autores do projeto de infra-estrutura. Neste evento será explicado e detalhado todo o projeto, bem como fases e valores.
O bairro possui cerca de 6 mil imóveis e mais de 30 mil moradores. A drenagem nas ruas do bairro visa eliminar alagamentos em vários pontos, ocasionados nos períodos de chuva. Após a drenagem, o projeto prevê o calçamento para oferecer mais conforto e segurança aos moradores, além é claro, da valorização do imóvel.
Esta é a grande reivindicação da comunidade da Praia Grande, há pelo menos 20 anos. O projeto tem apoio da Associação de Moradores, comerciantes, hoteleiros e moradores.
A Praia Grande é um dos mais belos cartões postais do litoral brasileiro e uma das praias mais visitadas e freqüentadas em Ubatuba. Pode ser considerada o point da juventude e palco de campeonatos de surfe.
 

Atenção!!! Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada

Ubatuba - Dias: 22, 23, 24 e 25 de maio
Horário: das 18h00 às 22h30
Investimento: R$ 10,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática) da matrícula)
Os interessados entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU. Falar com Cristiane 12 3832 1449 (Fonte: ACIU)

Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações

Ubatuba - A Apae de Ubatuba está participando da campanha nacional “Apae em Ação”, que recebe doações através de ligações e reverte o valor para a instituição da cidade de onde a pessoa liga. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio. Para doar R$ 5,00 - ligue 0500-4510005, R$ 10,00 - ligue 0500-4510010, R$ 20,00- ligue 0500-4510020 e acima de R$ 20,00 ligue - 3038-5585. No dia 21 de maio, das 11h às 16h, a TV Bandeirantes exibirá o Programa “Apae em Ação”, quando também poderão ser feitas as ligações.
A Apae de Ubatuba existe desde 1992 e atende 64 crianças. O valor que for recebido por meio das doações será usado principalmente para a construção do alicerce da nova sede. A Apae atende hoje em Ubatuba à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, Sumaré. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 19/05 à 25/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

O mercador

Uma vez por mês
O mascate chegava
E abria seu baú
Para revelar
Cortes de panos
Fitas
Lenços
Enfeites
Roupinhas de crianças
Que toda mulher
Podia comprar
Pela facilidade do crediário
Na caderneta do libanês
Que todo mundo tratava por turco
Um verdadeiro fenício
Desempenhando seu ofício.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

CARTA ABERTA AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS
O SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UBATUBA vem informar a todos os Servidores Públicos que após muitas tentativas através de telefonemas e ofícios, para uma negociação com a atual Administração, onde pudéssemos chegar a um acordo sobre o Reajuste Salarial, não fomos atendidos, fazendo com que pela primeira vez no ano de 2006, na manhã do dia 16 de maio a Direção do Sindicato fosse recebida pelos representantes do Sr. Prefeito: Sr. Silvio Bonfiglioli (Secretário de Administração) e o Srº. Délcio Sato (Chefe de Gabinete), para tratarmos exclusivamente da Pauta: REAJUSTE SALARIAL.
No ano de 2005, como é do conhecimento de todos, o Sindicato realizou um Ato pleiteando o Reajuste Salarial, pois a Previdência naquela ocasião aumentaria, e o funcionalismo precisaria obter percentual superior a 2% de reajuste para que não houvesse perdas em seu salário. Diante deste cenário, a Administração deu um Reajuste em setembro/05 de 5%.
O Sindicato no dia 12 de março de 2006 protocolou uma Pauta de Reivindicação na Secretaria de Administração e, segundo informações do Secretário de Administração as reivindicações seguem com a seguinte resposta: ALTERAÇÃO DA LEI DA CESTA BÁSICA: Está sendo feito o estudo para saber quantos funcionários ainda não possuem o benefício para a viabilidade do pedido; ÁREA DE LAZER: O Secretário ficou de se informar sobre a legalização de uma área para que seja liberada ao Sindicato; LICENÇA PRÊMIO: A Administração entende que esta Lei seria um benefício para o Servidor e o mesmo teria que preencher requisitos necessários para a conquista do prêmio; CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DE CARREIRA: Segundo informações dos representantes do Executivo, muitos funcionários efetivos estão fazendo Cursos de Aperfeiçoamento em suas áreas, mas ainda reconhecem a necessidade de outras como por exemplo: os mecânicos e eletricistas de autos; SISTEMA HABITACIONAL: Para os Servidores que sonham em ter a casa própria, o Processo se encontra em andamento e em breve, após documentações necessárias para o começo das obras, as mesmas serão realizadas; FGTS: o Sindicato cobrou mais uma vez da Administração resposta sobre o trabalho de Individualização das Contas do FGTS que se encontram paradas na CEF. O Secretário informa que o processo licitatório já se encontra na fase final e que a Empresa começará os trabalhos num prazo máximo de três meses.; O PRINCIPAL PONTO DE PAUTA FOI A REVISÃO DOS NOSSOS SALÁRIOS QUE ESTÁ NUMA DEFASAGEM BRUTAL COM RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO ESTIPULADO PELO GOVERNO FEDERAL. Atualmente o poder de compra que hoje temos está baixíssimo em relação aos nossos salários. Seguindo uma comparação com o piso mínimo que o Governo Federal deu nos últimos seis anos, faremos uma amostragem dos anos de 2000 à 2006 do Salário Mínimo e o Piso Salarial do Funcionalismo Público Municipal de Ubatuba.
EVOLUÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO :
No ano de 2000, o salário mínimo era de R$ 151,00 teve um reajuste de 5,3%. Em 2001, passou para R$ 180,00 teve um reajuste de 11,3%. Em 2002, era R$ 200,00, teve um reajuste de 1,4%. Em 2003, era R$ 240,00 , teve um reajuste de 0,5%. Em 2004, era R$ 260,00, teve um reajuste de 2,2%. Em 2005, era R$ 300,00, reajuste de 7,9% . Em 2006, era 350,00 , teve um reajuste de 13%.
EVOLUÇÃO DO PISO SALARIAL (REFERÊNCIA 1) DA PREFEITURA :
Já o piso salarial da Prefeitura (Ref. 1) no ano 2000, era de R$ 384,74, (teve um reajuste de 8,91%) permanecendo assim até o ano de 2002. Em 2003, finalmente foi reajustado para R$ 403,98, ( +5 %). Em 2004, mais 5 %, passando para R$ 424,18; em 2005 (novamente os 5 %) R$ 445,38 permanecendo o mesmo até hoje. Enquanto o Salário Mínimo nos últimos 6 anos obteve 41,6% de Reajuste, o nosso Piso Salarial da Prefeitura de Ubatuba obteve 23,91% !
A defasagem salarial com relação ao piso do Governo é vergonhosa para quem no ano de 1996 tinha como piso inicial 3 salários mínimos. O trabalhador necessita de um salário que pague: aluguel, água, luz, comida (os que não tem cesta básica), remédio, material escolar para os filhos, vestuário etc. e que no final do mês ele ainda possa ter uma sobra de dinheiro para não passar qualquer dificuldade antes de receber seu próximo pagamento. Lazer para esses trabalhadores é artigo de luxo, pois dinheiro de 1/3 de férias e 13º salário para eles, serve somente para fazer pagamentos de contas atrasadas, e não para fazer uma programação de lazer com sua família como: viajar ou passear, pois o dinheiro mal dá para fazer tais programações. E aquele que diz que servidor público ganha bem, está muito enganado, porque um trabalhador com Carteira Assinada tem direito a: FGTS, Seguro Desemprego, Cesta Básica, Vale Transporte, Piso Escalonado no Desconto de seu INSS, e ainda todo ano já tem garantido o Reajuste de seus Salários, sem ter que fazer protesto ou brigar por aquilo de direito.
O SINDICATO REIVINDICA INCORPORAÇÃO DO ABONO EM PERCENTUAL PARA CADA REFERÊNCIA, E MAIS 10% DE REAJUSTE PARA TODA A CATEGORIA DO FUNCIONALISMO. Numa conversa informal o Prefeito disse que só daria o Reajuste em SETEMBRO/2006 por não ter completado ainda um ano de reajuste em relação ao ano de 2005, e que não mandaria nenhum Comissionado embora, mesmo a Folha de Pagamento estando no índice de 51%. Horas Extras e Gratificação Pessoal tem hoje um valor altíssimo segundo a Folha de Pagamento!!!
O que nós trabalhadores queremos é um SALÁRIO DIGNO para que possamos sobreviver sem necessidade de fazermos tantas horas extras que irão mais tarde prejudicar a nossa saúde e diminuindo o tempo que temos com a nossa família.
Para quem não sabe, no final do ano de 2005 a CÂMARA MUNICIPAL aprovou a Lei nº 2752/05 que reformula a Estrutura Administrativa e cria novos Cargos em Comissão. O Sindicato, fazendo “o papel dele”, usou a Tribuna da Câmara pedindo para que fosse adiado o Projeto, mas os Vereadores aprovaram. Insatisfeito com o resultado, o Sindicato denunciou ao Ministério Público da Procuradoria Geral do Trabalho em Campinas, o mesmo que mandou a Prefeitura extinguir 87 Cargos em Comissão, que, segundo eles, julgam ser de Concurso Público. Esta mesma Lei, dá direito a reajustar Salários de alguns Cargos Comissionados e acrescentam mais duas referências com os Salários de R$ 2.310,10 e R$ 3.150,00., ou seja, para o Servidor Público efetivo não teve nenhuma mudança na Escala de seus Vencimentos, mas para alguns CHEFES tudo mudou.
QUEREMOS DAR UM BASTA NISSO!!! Queremos melhoria nos nossos salários. De tanto o Sindicato insistir, na semana do dia 09 de maio, finalmente a Administração, através de uma Comissão de Servidores Estatutários sentou com o Sindicato para começarmos a Reformular o Estatuto do Funcionalismo, depois será feito com o Estatuto do Magistério, Plano de Carreira e a Descrição de Cargos. Sentimos que com este passo conseguimos avançar numa das principais reivindicações da categoria que há anos era pleiteada. Mas, o Sindicato ainda reivindica mais direitos para a categoria. Nossa Pauta de Reivindicação tem ainda outros pontos a serem discutidos como: BOLSA UNIVERSITARIA para todos os servidores efetivos, REENQUADRAMENTO de algumas categorias por referências, MANUTENÇÃO DE CARROS E EQUIPAMENTOS para que os servidores tenham condições de prestarem seus serviços, RECONHECIMENTO DAS AUX.SERV.INFANTIS como Educadoras, MUDANÇA NA JORNADA DE TRABALHO entre outras. Após meses de negociação, a reivindicação atendida no ano de 2005 foi o Reajuste do Piso da Cesta Básica; e em 2006, o Reajuste do Valor da Diária dos Motoristas.
O SINDICATO ESTÁ DEMONSTRANDO QUE QUER DIÁLOGO E RESULTADOS FAVORÁVEIS AO SERVIDOR PÚBLICO, E FOI PEDIDO PELA ADMINISTRAÇÃO UM PRAZO ATÉ O DIA 24 DE MAIO PARA UMA REPOSTA SOBRE O REAJUSTE SALARIAL.
CASO NÃO HAJA POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO BOA VONTADE EM UM ACORDO SOBRE O REAJUSTE SALARIAL, ESTAREMOS MOBILIZANDO OS SERVIDORES PARA UM ATO EM DEFESA DO NOSSO SALÁRIO. Estaremos contando com o apoio da Central Única dos Trabalhadores através de seus Sindicatos filiados, portanto companheiros, NÃO ESTAREMOS SOZINHOS NESTA LUTA! ESPERAMOS QUE ISSO NÃO SEJA NECESSÁRIO, SÓ DEPENDEMOS DA BOA VONTADE DA ADMINISTRAÇÃO.
O SINDICATO NÃO IRÁ SE OMITIR E CONTINUARÁ A DEFENDER O DIREITO DO TRABALHADOR!!!
TRABALHADOR, O SINDICATO É VOCÊ !!!
“ SEM PARTICIPAÇÃO, NÃO CABE RECLAMAÇÃO !!! ”
SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UBATUBA
FETAM / CONFETAM – SOMOS FORTES! SOMOS CUT !
EM TEMPO!! ESCLARECIMENTO SOBRE A DATA BASE!!
Informamos a todos os funcionários públicos e munícipes que a data base do Reajuste Salarial da Prefeitura Municipal de Ubatuba, nunca foi no mês de setembro, conforme afirma o Chefe do Executivo, pois a negociações salariais há anos sempre se deram nos primeiros seis meses.

Gláucia Gomes da Silva
Presidente do Sind. dos Trab. na
Administração Pública de Ubatuba

Esperança e Otimismo
Muitos acontecimentos estão ocorrendo de forma simultânea em Ubatuba, o que nos faz começar a acreditar que há, finalmente, luz do fim do túnel.
A formatação e implantação dos Conselhos, principalmente os de Desenvolvimento e do Turismo, o Plano Diretor, o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo “PDTR” em plena implantação (através da parceria Sebrae e Associação Comercial, com o apoio incondicional da Secretaria de Turismo), as ciclovias, a reforma da Santa Casa, o congelamento de áreas...
Isto sem falar que estamos em plena campanha eleitoral, onde o fator “EVO MORALES” (esperamos), desencadeará verdadeira obsessão do governo federal para a implementação dos “NOSSOS” Reservatórios de Gás Natural, conseqüentemente, os investimentos de duplicação da Rodovia dos Tamoios, expansão do porto de São Sebastião, a implantação do Retro Porto em Caraguatatuba e até um CDP Centro de Detenção Provisória também em Caraguá (pois a Cadeia de São Sebastião foi totalmente destruída nesta semana).
Para completar, estivemos presentes no “Programa de Qualificação em Planejamento Estratégico de Turismo”, parte integrante e fundamental da “Jornada de Desenvolvimento do Turismo Paulista”, realizado nos dias 12 e 13 p.p. na Fundação Getúlio Vargas. Este seminário possui valor absolutamente histórico, pois marca, em caráter definitivo, o início do processo de regionalização estadual do turismo, evento patrocinado pela Secretaria Estadual de Turismo, através do secretário Fernando Longo.
Na ocasião, houve o lançamento do Portal da Secretaria de Turismo, que entrará na Web por ocasião do Salão Brasileiro de Turismo – Roteiros do Brasil (a ser realizado de 02 a 06 de junho), onde nosso estande (estadual), terá como tema ”SÃO PAULO É TUDO”. A proposta do conceito é ambiciosa, promovendo a idéia de se conhecer o Brasil sem sair de São Paulo.
Durante o programa da FGV-SP, foram apresentadas várias palestras, como marketing no turismo, a importância das agências e operadoras, e o novo calendário estadual de turismo (onde teremos oito feiras, ou seja, uma em cada macroregião, forma que a Secretaria de Turismo dividiu o Estado, sendo que a nossa, conhecida como “VERTENTE OCEÂNICA NORTE”, é composta por 39 municípios e será realizada na segunda semana de julho na Cidade de Campos do Jordão).
Estes eventos serão amplamente divulgados pela imprensa em geral, inclusive pela Rede Globo. No segundo dia de atividades, as tarefas foram eminentemente técnicas, ou seja, passamos informações sobre a situação de nosso Município e suas necessidades, onde os conhecimentos do Secretário Luiz Felipe nos facilitaram sobremaneira. Como próximo passo, dados complementares serão enviados pela Secretaria de turismo de Ubatuba para a FGV, e com eles, os professores da Fundação Getúlio Vargas criarão uma proposta de Planejamento Estratégico da Macroregião, o qual deve coincidir com o nosso Plano Diretor dando, portanto, ainda mais valor para sua efetivação. Teremos também, em breve, um curso de capacitação para elaboração de projetos e identificação de órgãos financiadores. Estes projetos deverão passar pelo Conselho de Turismo Municipal, pelo Conselho da Macroregião e finalmente pelo Conselho Estadual, o qual dará o devido encaminhamento.
Diante dos fatos expostos, torna-se real a concretização do sonho do turismo enquanto mola propulsora do desenvolvimento sócio econômico municipal, mas de igual modo, do turismo regional. Não posso deixar de destacar, que durante a palestra do Sr. José Zuquim, presidentes da BRAZTOA (órgão que congrega as operadoras de turismo no Brasil, mas que é um braço de uma organização de operadoras do mundo inteiro), fomos apresentados aos resultados da pesquisa realizada pela conceituada empresa Chias Marketing, a pedido do Ministério do Turismo. Neste trabalho, o Circuito Litoral Norte Paulista (que abrange as quatro cidades da região), recebeu classificação internacional, e será um dos únicos produtos com esta classificação que o Ministério irá apresentar durante o Salão de Turismo.
Mas, de nada adianta apresentarmos tantos resultados e situações concretas, se o nosso trade e as nossas associações não se unirem, se não acreditarem que chegou a hora de arregaçarmos as mangas. Vamos dar um basta às reclamações politiqueiras, vamos dar um basta na onda de negativismo que nos assola há tantos anos.
O momento é de trabalho sério, de envolvimento, de esquecer a malfadada “fogueira de vaidades”, para que juntos, possamos sair do ocaso em que nos encontramos há tanto tempo.
“SEM PARTICIPAÇÃO, NÃO CABE RECLAMAÇÃO”

Fernando Pedreira
Conselho Regional de Turismo

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

SuperSurf em Maresias  ©Celso Moraes

SuperSurf em Maresias
©©Celso Moraes

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor