Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 22 de Maio de 2006 - Nº 1527 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Cidades do Litoral Norte investem em museus para atrair turistas
Museu reúne peças de sítios arqueológicos
UNITAU debate arquitetura regional
UNITAU realiza 28ª Semana da Enfermagem
Colégio UNITAU inaugura novo espaço pedagógico

Caraguatatuba
1º GP “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui” é atração deste domingo 21 em Caraguá
Bikers de Caraguá disputam a última seletiva para o Mundial
Peneira selecionará atletas que representarão Caraguá nos Jogos Regionais 2006
Nota do Esporte

Ilhabela
Ilhabela comemora a reincersão Social

São Sebastião
PF apreende carretas com álcool
Secretário de Turismo visita pousadas de Boiçucanga para discutir parcerias
Prefeitos do LN apóiam iniciativa de Dr. Juan Garcia pelo fechamento da Cadeia de São Sebastião
Processo seletivo para cadastro reserva de estagiários da Prefeitura de São Sebastião acontece amanhã (20/05)
Prefeitos da região anunciam criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas
Plano Diretor chega a região de Juquehy
Prefeitura quer diminuir índice de analfabetismo em São Sebastião
Eleita nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de São Sebastião
Aluna sebastianense ganha passeio ao MASP em concurso da Bandeirante


Ubatuba
Ubatuba prepara a instalação do Museu do Surfe
Polícia acha 2 centrais telefônicas
Ubatuba inicia debate sobre Plano Diretor
Prefeito de Ubatuba recebe prêmio de destaque nacional em Meio Ambiente
Sinfônica Lira Padre Anchieta Apresenta “Os caminhos do Som”
Circo Navegador se apresenta em Ubatuba
Natação de Ubatuba em busca da liderança no Paulista de Águas Abertas
Prefeitura de Ubatuba auxilia comunidade na obtenção de documentos
Campeonato Frandinha tem terceira rodada neste final de semana
Justiça determina indisponibilidade de bens de ex-secretário de Educação
Prefeitura esclarece dúvidas no Sertão do Ubatumirim
Aprovada lei que concede incentivos fiscais para débitos municipais
Prefeitura promove recadastramento de entidades
Copa do Mundo é tema de festival de música em escola de Ubatuba
Praia Grande ganha projeto de infra-estrutura
Campanha do Agasalho 2006
Atenção!!! Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações
Atenção Estudantes de Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cidades do Litoral Norte investem em museus para atrair turistas
Espaços culturais revelam a história dos municípios, arqueologia e meio ambiente

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte decidiram investir em atrativos culturais para atrair os visitantes na baixa temporada e reduzir a sazonalidade do turismo local. Uma das opções tem sido investir na criação de museus culturais, esportivos e ambientais.
O investimento em museus, além de fortalecer a cultural local, garante um atrativo a mais aos turistas que visitarem a região, mesmo nos meses de outono e inverno.
Nesta semana, a região ganhou um novo museu. Trata-se do Instituto Geográfico e Arqueólogico de Ilhabela, que reúne 23 mil peças recolhidas nos sítios arqueológicos da ilha. Outros três novos museus estão para ser inaugurados no Litoral Norte.
Em Ubatuba, o Museu do Caiçara está sendo remontado na sede do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) com apoio da secretaria de Turismo local. O museu, criado em 1983, foi desativado em 2004. O espaço ficava no bairro do Tenório, no sítio do Sapê, do jornalista paulista Luiz Ernesto Kawal.
Com o apoio do jornalista, a prefeitura e o Tamar decidiram remontar o espaço. O museu está sendo instalado em uma autêntica casa de pau-a-pique, típica construção antiga caiçara e terá objetos, apetrechos de pescas, fotos e documentos, que retratam a vida dos antigos pescadores artesanais. A cidade inaugurou este ano os museus do Carro e da Vida Marinha. Um museu do surfe deve ser inaugurado nos próximos meses. (Leia texto nesta página).
A secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião investe na criação do Museu da História Política e no Centro Público de Arqueologia, além de remodelar o Museu de Artes Sacras, na região central.
Segundo a arquiteta Fernanda Palumbo, diretora do Patrimônio Histórico de São Sebastião, o museu que irá retratar em documentos e fotos a vida política do município funcionará na antiga sede da Câmara e cadeia pública, um casarão construído no final do século 18.
O Centro de Arqueologia, que reunirá as peças encontradas nos sítios arqueológicos da cidade, está sendo implantado no antigo Hotel Vice Rey, no bairro do São Francisco, uma construção colonial.
ATRATIVO - O secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, afirmou que a criação dos dois novos museus tem como objetivo oferecer atrativos aos turistas nos períodos da baixa temporada.
"Os museus também serão uma excelente opção de passeio para os turistas que estiverem na cidade nos dias em que o mau tempo impeça o banho de mar", disse Buzi.
A presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, Eloíza Andrade, disse que, o Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, criado no município em 2002, acabou se transformando num dos principais pontos turísticos da cidade.
O local concentra um museu, que retrata a história do município, através de fotos, documentos e objetos; o arquivo histórico; uma videoteca e uma biblioteca digital.
Segundo ela, 80% do público que frequenta o local é turistas em visita as cidades da região. (Fonte: ValeParaibano)

Museu reúne peças de sítios arqueológicos

Litoral Norte - O Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela foi inaugurado na última terça durante as comemorações da Semana da Cultura Caiçara. O instituto foi instalado no 1ª andar de um prédio localizado na avenida Princesa Isabel, no bairro do Perequê e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Segundo o arqueólogo Plácido Cali, responsável pelo instituto, no local os visitantes terão acesso 23 mil peças coletadas em 73 sítios arqueológicos da ilha, algumas delas, de 3.000 mil anos atrás. Outra parte da exposição se refere a colonização européia na ilha. (Fonte: ValeParaibano)

UNITAU debate arquitetura regional

Litoral Norte - Com o tema “Regionalismo, Arquitetura e Identidade”, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a Semana Pedagógica de Arquitetura, de 22 a 26 de maio. O evento, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico do curso, procura atualizar as tradicionais questões regionais diante do processo de globalização.
Durante a Semana, serão ministradas palestras por professores da UNITAU e de outras instituições, como da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade del BioBio, do Chile. O tema do evento baseia-se no aumento de publicações voltadas para a arquitetura latino-americana e brasileira, que avaliam as formulações correntes sobre o regionalismo.
Além das palestras, também serão realizadas oficinas, laboratórios e o 3º Encontro Docomomo (Movimento Documentação da Arquitetura Moderna), com o grupo de trabalho do Alto do Tietê e do Vale do Paraíba.
Para finalizar a Semana de Arquitetura, os alunos visitarão a Casa da Lagoinha, último projeto completo do arquiteto Carlos Millan. Devido as desfavoráveis condições locais, a obra foi construída de forma rudimentar e com planta livre, tornando-se referência para outros arquitetos.
O evento é dirigido para acadêmicos, profissionais da área e demais interessados. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o início Semana, no Departamento de Arquitetura. Além da inscrição para as palestras, os participantes poderão participar das Oficinas e dos Laboratórios. O Departamento de Arquitetura fica na Praça Félix Guisard, 120, Taubaté. (Fonte: UNITAU)

UNITAU realiza 28ª Semana da Enfermagem

Litoral Norte - Em comemoração aos 80 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), o Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nos dias 25 e 26 de maio, a 28ª Semana Pedagógica da Enfermagem. O tema da edição deste ano é “perpetuar a chama, eternizar a profissão” e abrangerá palestras e mini-cursos.
As semanas pedagógicas da UNITAU são atividades desenvolvidas pelos alunos, professores e coordenadores da instituição e têm como objetivo debater temas da atualidade e promover atividades extra-classes, para alunos e profissionais das diversas áreas do conhecimento.
Na quinta-feira, dia 25 de maio, as atividades começam a partir das 8h da manhã. Após a abertura, o prof. Dr. Mauro Antonio Pires da Silva, do Departamento de Enfermagem da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ministrará palestra sobre os desafios contemporâneos em Enfermagem. A partir das 10h30, tem início os mini-cursos, que abordarão feridas e curativos, toque terapêutico, florais de Bach, preparo da criança para procedimentos de Enfermagem e atuação do enfermeiro do trabalho.
No último dia do evento, 26 de maio, as palestras serão sobre a atuação de enfermeiros em rodovias, a saúde moderna e a enfermagem para a mulher. O Departamento de Enfermagem fica no Campus do Bom Conselho, na Avenida Tiradentes, 500 – centro. (Fonte: UNITAU)

Colégio UNITAU inaugura novo espaço pedagógico

Litoral Norte - O Colégio Alfredo José Balbi, mantido pela Universidade de Taubaté, promove, no dia 22 de maio, às 8h30, a inauguração oficial do Espaço Diferenciado, uma unidade da escola destinada aos alunos de primeira à quarta série do Ensino Fundamental. O novo espaço atenderá às necessidades específicas das crianças.
O Espaço Diferenciado é composto por uma cantina, um playground, uma quadra de areia, um espaço de recreação e um jardim próprios. Ainda este ano, uma piscina será montada no espaço para os alunos. “Percebemos que as crianças precisavam de um local individual para desenvolver o aprendizado”, conta Cláudia Salles Cauduru Esper, coordenadora pedagógica do Colégio.
O projeto começou a ser desenvolvido no final do ano passado e contou com o total apoio do reitor prof. Dr. Nivaldo Zollner. Na ocasião da inauguração, o Colégio prestará uma homenagem ao Patrono da escola Dr. Alfredo José Balbi. O Colégio fica na Rua dos Operários, 153, Centro de Taubaté. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


1º GP “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui” é atração deste domingo 21 em Caraguá
O 1º GP “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui” disputará várias categorias. A prova acontece no dia 21, com saída da Praça de Eventos, na Avenida da Praia, em Caraguá

Caraguatatuba - Acontece neste domingo, dia 21 de maio, o 1º GP (Grande Prêmio) “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui”. A organização é da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, com o apoio da ACC – Associação dos Ciclistas de Caraguá.
Os ciclistas ainda podem fazer suas inscrições até o dia 20 de maio nas lojas J Bike, Pont Motos, Tintas 2000 e Academia Studio Personal nas categorias Elite (60km), Feminina Livre (15km), e Amador com Marcha (15km). Nesta última categoria, serão realizadas as seguintes provas: de 13 a 17 anos, de 18 a 29 anos, de 30 a 45 anos, acima de 46 anos e MTB Elite Livre.
De acordo com a comissão organizadora do evento, na categoria Elite, com percurso de 60km, poderão ser inscritos atletas de qualquer faixa etária, que tenham experiência em competições fora da cidade, sejam federados ou tenham indicação por algum critério da organização do GP. O prêmio para o vencedor deste, que é o trajeto mais longo da competição é de 1 bicicleta para o 1º colocado.
Na categoria Feminina, a faixa etária também é Livre, podendo participar competidoras de todas as idades, sem distinção de bicicleta, seja com marcha ou mesmo comum (de uso diário).
Segundo o regulamento geral do 1º GP Caraguá Viver Ciclismo é Aqui, haverá premiação com troféus e medalhas para os melhores colocados de cada categoria, além de sorteio e distribuição de brindes. Para inscrever-se, o ciclista deve pagar uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais), ou levar 1kg de alimento não-perecível (exceto sal e fubá). A largada acontecerá no domingo, 21 de maio, às 8h30 na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, lembrando que todos os participantes, independentemente da categoria disputada são obrigados a utilizar capacete durante a competição. O 1º GP Caraguá Viver Ciclismo é Aqui tem o apoio da Madeireira Boturussu e Caraguá FM. Não deixe de participar. Esporte é Saúde... Pratique! (Fonte: PMC)

Bikers de Caraguá disputam a última seletiva para o Mundial
Praticamente 5 vagas estão garantidas para o Mundial. Os pilotos só precisam confirmar a regularidade na temporada atual, os outros dois têm grandes chances de conquistar a vaga

Caraguatatuba - Sete pilotos da BMX Clube de Caraguatatuba disputam no final-de-semama, dias 20 e 21, a 3º e 4º etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross na cidade de Brusque em Santa Catarina. A prova também irá definir os pilotos que irão representar o Brasil no Campeonato Mundial, que acontece no mês de junho na cidade de São Paulo.
Com apoio da prefeitura e Secretaria de Esportes e Recreação, a equipe do Bicicross Clube viaja na quinta-feira, dia 18, levando na bagagem além de muita adrenalina também a responsabilidade de representar a cidade no evento mais importante dos pais.
De acordo com o Presidente da BMX Clube, Wellington Dalprat, “nossa equipe já tem praticamente 5 vagas garantidas, bastando apenas que esses pilotos confirmem a regularidade na temporada atual. Os outros pilotos terão que suar muito, mas todos ainda têm chances de classificação para o Mundial. Isso é muito importante para a nossa equipe, pois atingiríamos 100% de aproveitamento. “
A equipe caraguatatubense treina duro todos os dias, tanto na pista Ton Ferreira, como nas ruas da cidade para que todos cheguem ao ponto ideal nesta corrida.
Conheça os pilotos que irão representar Caraguá:
Lucas Prazeres (J.Bike/bigbox/C.E.Caraguatá), 4º colocado no Ranking Brasileiro, só precisa chegar na final na categoria boys 5/6 anos para garantir a vaga no Mundial. O biker, de apenas 5 anos, já é experiente. Começou a pedalar com apenas 3 anos de idade e pratica também o Surf e a Natação dentro das escolinhas mantidas pela Prefeitura de Caraguá.
Matheus Prazeres (J.Bike/big box/Bolsa Esporte UNIMÓDULO) Depois de conquistar a 1º etapa como campeão e ser vice na 2º, o atleta tem muitas chances de se dar bem nesta etapa, pois vem treinando forte. Com apenas 7 anos disputa a categoria boys 8 anos Experts. Além do Bicicross, ainda neste ano, venceu a prova de natação Peixinhos e Golfinhos na categoria pré-mirim, e é grande promessa do esporte de nossa cidade.
Taciane Alves (Pit Stop e Big Roda) Começou no Bicicross este ano, já é a 6ª melhor brasileira na categoria Girls 13/ 14 anos e está lutando para ser a primeira mulher de Caraguatatuba a participar do Mundial, só que para isso também terá que ficar entre as 16 melhores nesta etapa, mas a expectativa é que a biker chegue até a final da competição.
Evandro Castilho “Oreia” 3º colocado no Pan-Americano 2005, é o piloto que tem os melhores resultados dos últimos anos. No Brasileiro, participa em duas categorias, na boys 15 anos (5º no Ranking Geral) e na 15/16 anos cruiser (2º no ranking Geral). Com certeza conseguirá as duas vagas para o Mundial. Oreia é um dos pilotos que junto com Matheus Prazeres tem chances de ficar entre os 8 melhores do mundo.
Fabiano Bugarelli (América Garage/Distribuidora Cristal) Nas últimas corridas do Campeonato Paulista o biker conseguiu chegar à final da categoria Júnior Man. O atleta tem que conseguir ficar entre os semi-finalistas na categoria boys 17 a 24 anos, pois esta categoria é a que tem maior número de inscritos. 120 pilotos disputam 32 vagas. Bugarelli sabe que a disputa vai ser acirrada, mas se correr como nas últimas competições tem grande chance de conseguir a vaga para o Mundial.
Paulo Carvalho “Mineiro” (Disa Ferro e Aço/Contabilidade Kawta) O atleta teve falta de sorte na última etapa do Brasileiro, porém com o treinamento intensivo e duas finais do Paulista tem tudo para conseguir ficar entre os 32 melhores e assegurar a vaga na categoria mais disputa, a boys 17 a 24 anos.
Danilo Dias “Kblo” (Dalplat Transportes/Guard Rail Motos). O biker espera que a falta de sorte que o acompanhou na 1º e 2º etapas não se repita, para isso, Danilo promete pedalar forte rumo a vaga para o Mundial. (Fonte: PMC)

Peneira selecionará atletas que representarão Caraguá nos Jogos Regionais 2006
As seletivas acontecem no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, pelos professores da Secretaria de Esportes e Recreação

Caraguatatuba - A 50ª edição dos Jogos Regionais acontecerá em de Lorena, no Vale do Paraíba, de 17 a 31 de julho, e Caraguá está selecionando atletas para representar a cidade nas categorias de Futsal e Futebol feminino.
O futsal irá selecionar atletas nascidas nos anos de 1985, 1986 e 1987. A seletiva será no dia 22, segunda-feira, às 18h no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As meninas interessadas em representar a cidade na modalidade de Futebol de Campo devem ter acima de 17 anos e comparecer ao CEMUG também no dia 22, às 19h30.
A seleção será feita por professores das respectivas modalidades, da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) da Prefeitura, - responsável pela organização da delegação caraguatatubense.
O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Para mais informações ligue 3888-4410/3887-1165. (Fonte: PMC)

Nota do Esporte

Caraguatatuba - A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba informa que foram adiadas todas as atividades esportivas do fim-de semana, que seriam realizadas nos núcleos esportivos do município, exceto a competição do “1º GP (Grande Prêmio) Caraguá Viver Ciclismo é Aqui”, que acontece neste domingo, dia 21, na Praça de Eventos. A decisão foi tomada como medida de segurança para os atletas, técnicos, árbitros e organização, devido aos acontecimentos relacionados à violência, que assolaram todo Estado de São Paulo nos últimos dias.
Será marcada uma nova data para a realização das atividades. Na próxima semana os campeonatos continuam normalmente. (Fonte: PMC)

 

Semana de 19/05 à 25/05

 

CINE CARAGUA

"Selvagem"
ás 15:10

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

CINE CARAGUA DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora a reincersão Social

Ilhabela - No último dia 18 de maio, a Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma festa de confraternização para comemorar o dia nacional da luta antimanicomial no Esporte Clube de Ilhabela.
O evento foi marcado por vários depoimentos de usuários e familiares, que expressaram sua gratidão ao serviço oferecido pelo CAPS (Centro de Atenção Psico-Social).
Na ocasião estavam presentes autoridades do município como a primeira dama, Célia Reale Ferreira, secretária de Assistência Social, também representando o prefeito Manoel Marcos; o secretário de Saúde, Dr. Arquimedes Hyppolito; a diretora de Saúde Coletiva, Maria de Lourdes Salomão; o diretor administrativo de Saúde Márcio Tenório; os vereadores Dr. Guilherme Vieira e José Roberto de Campos (Beto), além de membros do Conselho Municipal de Saúde.
Familiares, usuários do serviço, equipe multidisciplinar do CAPS, a coordenadora do PSF, Arlene Balague, e outros profissionais da área de saúde compareceram para prestigiar a festa, que contou com atividades terapêuticas, tai chi chuan e brincadeiras, além do tradicional almoço.
Foram apresentados vídeos e fotografias que documentam sua história desde o início do projeto, em novembro de 2002. “Nossa meta vem sendo atingida, os índices de internação apresentam uma queda gradativa de 92%”, afirmou Sandra Porto, psicóloga do CAPS
Metas para o ano de 2006 também foram citadas, como a criação de uma associação, que contará com a participação de familiares, usuários do serviço e da comunidade. O objetivo é promover eventos, estimulando o exercício da cidadania para um melhor convívio social dos pacientes. Também serão implantadas oficinas de tricot, bijouteria e posteriormente oficina de velas, sabonetes e mosaico que farão parte do novo cronograma de atividades da entidade, que estará funcionando a partir do dia 15 de junho.
A primeira reunião para os interessados em participar da associação está marcada para o próximo dia 07 de junho, às 18:30hs, na sede do CAPS, situada na Rua São Benedito - Vila.
Para maiores informações, entrar em contato através do tel.: 12 3896 2489. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

PF apreende carretas com álcool

São Sebastião - A Polícia Federal de São Sebastião apreendeu na madrugada de ontem dez carretas carregadas com álcool hidrogenado (combustível) por suspeita de sonegação de impostos.
Os veículos --que juntos transportavam mais de 300 mil litros do produto-- foram interceptadas durante duas horas de operação na rodovia dos Tamoios, no trecho de Caraguatatuba.
Segundo a PF, as carretas vinham de Paulínia e seguiam para o Rio de Janeiro pela rodovia Presidente Dutra. Para 'driblar' a fiscalização, os motoristas desviavam o itinerário para o litoral.
"Essas empresas informavam destinos falsos nas notas. Diziam sempre que as cargas seriam levadas para Estados onde o ICMS [Imposto Sobre Circulação de Mercadorias] é mais baixo", afirmou o delegado José Pinto Luna, que comandou a operação.
As dez carretas apreendidas foram encaminhadas ao pátio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) de São Sebastião. Segundo a Polícia Federal, os condutores dos veículos prestaram depoimento e foram liberados.
A PF instaurou inquérito para apurar o caso. Segundo Luna, o vendedor e o comprador da carga --que até ontem não haviam sido identificados-- poderão ser indiciados por crime de sonegação (pena de até oito anos de prisão). (Fonte: ValeParaibano)

Secretário de Turismo visita pousadas de Boiçucanga para discutir parcerias

São Sebastião - O secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, acompanhado do diretor de Turismo, Rogério Barroso, visitou esta semana, a convite da APRHO (Associação das Pousadas, Restaurantes e Hotéis de Boiçucanga), quatro pousadas do bairro e também um espaço que a entidade pretende realizar e captar eventos de pequeno e médio porte, na Costa Sul. Conforme explicou, a realização de eventos é necessária para sanar o problema da sazonalidade.
De acordo com Buzi, estas visitas vão ocorrer rotineiramente, visando o estreitamento das relações e parcerias da Prefeitura com os estabelecimentos e as entidades que os representam. Durante a visita, o secretário e o diretor conheceram a estrutura hoteleira da praia de Boiçucanga, os preços praticados, os passeios que são ofertados aos hóspedes e as estratégias de marketing adotadas pelos empreendimentos para promover e comercializar São Sebastião como destino turístico.
“Nossa idéia é integrar hotéis e pousadas em ações da Prefeitura, como a participação em feiras de turismo”, frisou Julio Buzi. Dentro da proposta de parceria será realizado no dia 10 de junho, das 18 às 22 horas, o I Campeonato Noturno de Pesca de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Prefeitos do LN apóiam iniciativa de Dr. Juan Garcia pelo fechamento da Cadeia de São Sebastião
Manoel Marcos, Eduardo César, José Pereira de Aguilar e Dr. Juan se reuniram para debater a questão da segurança

São Sebastião - Os prefeitos de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, de Ilhabela, Manoel Marcos, de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, e de Ubatuba, Eduardo César, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 19, no Tebar Praia Clube, em São Sebastião, para avaliar a onda de violência que atingiu a região do Litoral Norte nos últimos dias.
Apesar do aparente clima de tranqüilidade da última noite, os prefeitos se uniram em prol do fechamento da Cadeia Pública de São Sebastião.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, manifestou apoio a decisão tomada pelo prefeito Dr. Juan Garcia. “Será de fundamental importância para todo o Litoral Norte. Espero que essa onda de violência acabe, até porque a região é conhecida pela tranqüilidade. Isso depende não só da polícia, mas da participação de toda a sociedade. Este é um momento de reflexão, pois é lamentável viver sob o medo”, disse Manoel Marcos.
Já o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, salientou que o CDP (Centro de Detenção Provisória) será a solução para o Litoral Norte.
Segundo ele, a unidade de Caraguá estará pronta em dezembro. “O prefeito Dr. Juan está fazendo o certo, pois a Cadeia de São Sebastião não tem condições físicas para funcionar. Além disso, o prefeito atende um clamor da comunidade”, declarou Aguilar.
Já para o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, falou que o Litoral Norte precisa de uma condição de segurança boa. “Essa situação da segurança é tão grave como uma epidemia. O CDP seria uma boa estratégia, mas precisaria ser de segurança máxima e com bloqueadores de celulares”, analisa.
O pedido - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, entregou na última quinta-feira, 18, ao juiz corregedor da cidade, Rodrigo Sbruzzi, um ofício solicitando o fechamento da Cadeia Pública de São Sebastião.
Além disso, o prefeito encaminhou a cópia de um laudo minucioso sobre a situação da unidade prisional, detalhando as condições do local. O laudo, elaborado por técnicos da Prefeitura, aponta para a necessidade do fechamento imediato da unidade prisional.
“Não há como fazer nada na Cadeia. A unidade está sem condições estruturais e sanitárias para permanecer em funcionamento. A única solução é o seu fechamento imediato”, analisa o prefeito.
Nesta sexta-feira, 19, após a reunião com os prefeitos, Dr. Juan Garcia, viajou para São Paulo para um encontro com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Rubens Lara, para falar sobre a situação da Cadeia Pública de São Sebastião.
“Reivindicaremos junto às autoridades do Estado o fechamento da unidade prisional, não em função dos últimos episódios, mas pelas dificuldades enfrentadas pelas forças de segurança e o desconforto dos detentos”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Processo seletivo para cadastro reserva de estagiários da Prefeitura de São Sebastião acontece amanhã (20/05)

São Sebastião - Pouco mais de 100 inscritos realizarão o Processo Seletivo para preenchimento de cadastro reserva para estágio na Prefeitura de São Sebastião, neste sábado (20/05).
O Processo Seletivo, aplicado pelo Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), será realizado às 9h00, na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada na Alameda Jundiaí, 366, no bairro do Porto Grande.
As vagas são destinadas aos níveis de ensino Técnico (Farmácia; Secretariado; Informática e Contabilidade) e Superior (Administração em Sistema de Informação; Administração; Ciências da Computação; Ciências Contábeis; Computação Aplicada; Educação Física; Engenharia; Serviço Social; Comunicação; Marketing; Letras; Matemática; Normal Superior; Pedagogia; Sistema de Informação; História; Geografia; Educação Artística; Licenciatura da Computação; Farmácia e Engenharia de Pesca). O valor da bolsa auxílio para nível técnico é de R$ 396,00 e superior R$ 528,00, ambos com carga horária diária de oito horas.
De acordo com o edital já disponível no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), a prova terá duração de 2 horas e os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 27 de maio no site da Prefeitura, em jornal local e no Paço Municipal.
De acordo com a SEDUC, a Prefeitura de São Sebastião tem atualmente 190 estagiários em atuação. Segundo a supervisora de Estágios da Seduc, Márcia Wolf, nesse ano foi registrado um aumento de cerca de 15% no número de estagiários convocados para atuarem na Prefeitura. (Fonte: PMSS)

Prefeitos da região anunciam criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas

São Sebastião - Em reunião do CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), na manhã desta sexta-feira (19/05), no Tebar Praia Clube, em São Sebastião, os quatro prefeitos da região anunciaram a criação da FABHLN (Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo). Juan Garcia (São Sebastião), o presidente do comitê Manoel Marcos de Jesus Ferreira (Ilhabela), Eduardo César (Ubatuba) e José Pereira Aguilar (Caraguatatuba) ressaltaram a importância da iniciativa para a manutenção e qualidade da água. “Houve uma excelente conversação entre os quatro prefeitos e decidimos pela criação da agência, que irá gerenciar a questão água no litoral”, disse o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Temos a vontade política e contamos com a participação da sociedade civil”, complementou José Aguilar.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, a criação da FABHLN é o caminho para o uso racional da água. “De forma pioneira iniciamos a agência e tenho convicção que trará muito benefício para a região”, frisou o presidente do CBH-LN, Manoel Marcos.
O representante da sociedade civil organizada, André Viana, da ONG (Organização Não Governamental) AlNorte, explicou que a agência terá um escritório técnico para gestão das águas. Esta fundação prevê a cobrança pelo uso da água às indústrias e usuários públicos, como a Sabesp. Conforme explicou, isto está previsto por lei estadual, regulamentada em março deste ano.
Trata-se de um instrumento previsto no Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Os objetivos são: efetuar estudos sobre as águas das bacias; participar da gestão dos recursos hídricos; dar parecer ao conselho da Fehidro; entre outros. (Fonte: PMSS)

Plano Diretor chega a região de Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras e Planejamento, realiza na próxima segunda-feira, 22 de maio, em Juquehy, mais uma reunião comunitária sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. O encontro será na Escola Municipal de Juquehy, a partir das 18h30.
A idéia é levantar os principais problemas da Unidade Espacial de Planejamento 5, que engloba os bairros Juquehy, Barra do Una, Engenho, Juréia e Boracéia.
Na leitura comunitária, os participantes se dividirão em grupos e debaterão temas como Saúde, Educação, Porto, Saneamento Ambiental, Transporte, entre outros.
Todas as propostas levantadas e identificadas na reunião comunitária serão levadas à comissão técnica e ao Núcleo Gestor para análise e apreciação.
Boiçucanga - No dia seguinte, terça-feira, 23 de maio, a equipe da comissão técnica promoverá a reunião comunitária no bairro de Boiçucanga, na Escola Municipal Guiomar Aparecida, a partir das 18h30. A reunião estava marcada para o último dia 15 de maio, mas foi adiada por conta do clima de insegurança que atingia todo o Estado de São Paulo.
Essa reunião vai englobar os bairros pertencentes a Unidade Espacial de Planejamento 4, que engloba Boiçucanga, Baleia, Barra do Sahy, Cambury e Praia Preta.
No mês de julho, a Prefeitura inicia as chamadas consultas públicas, passando pelos bairros do Centro, Canto do Mar, Maresias, Boiçucanga e Juquehy. Nessa fase, a equipe técnica apresentará um esboço com as propostas feitas nas leituras comunitárias.
As informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br.  Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br.  O telefone da equipe técnica do Plano Diretor é o (12) 3891-2033. (Fonte: PMSS)

Prefeitura quer diminuir índice de analfabetismo em São Sebastião
Programa de Alfabetização implantado no município tem a parceria do Ministério da Educação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está aderindo a mais um programa do Governo Federal, com o intuito de alfabetizar a comunidade que não teve o direito de freqüentar o sistema de ensino e pretende agora se alfabetizar.
Desde o dia seis de fevereiro, quatro professoras lecionam, através da Secretaria da Educação, para quatro turmas localizadas em algumas escolas do município,
Existem quatro turmas em São Sebastião, tendo em média, 25 alunos cada turma, sendo uma no bairro da Topolândia, na escola Verena Dória, outra na Escola Municipal do Sertão do Camburi e duas na Escola Municipal de Barequeçaba.
De acordo com informações da Secretaria da Educação, a idéia é diminuir o analfabetismo e criar cidadãos melhores para São Sebastião.
O Programa Brasil Alfabetizado, implantado na cidade, é uma parceria entre o Ministério de Educação (MEC) e a Prefeitura de São Sebastião, e o término do programa será no dia 06 de outubro.
De acordo com a professora Helen Julio, que leciona na escola Verena o Dória, todos os seus alunos, que variam entre 30 e 60 anos de idade, possuem muito entusiasmo par aprender. “Todos se mostram empolgados nessa nova oportunidade que se abriu para eles”.
Na sala de aula de Helen são cerca de 20 alunos que aprendem a ter a noção básica de ler e escrever. “A maioria dos meus alunos chegou no primeiro dia de aula sem saber ao menos escrever o nome”, declara a professora, que acredita que o principal objetivo dessas pessoas é se tornar independente. “Muitas delas querem ir ao supermercado e ter a noção do que estão comprando, sem ter que perguntar nada pra ninguém”.
O programa - De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sessenta e cinco milhões de pessoas não completaram o ensino fundamental no Brasil.
Desse total, 33 milhões são analfabetos funcionais, com menos de quatro anos de estudo.
Dentro desse contingente, 16 milhões de indivíduos com idade acima de 15 anos são analfabetos.
Para diminuir esses dados, o governo criou, em 2003, o programa Brasil Alfabetizado servindo como porta de entrada e de integração à escola a todos aqueles que estão fora do sistema de ensino.
O programa é coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de parcerias com estados, municípios, empresas privadas, universidades, organizações não-governamentais e instituições civis, como forma de potencializar o esforço nacional de combate ao analfabetismo. (Fonte: PMSS)

Eleita nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - Os servidores públicos de São Sebastião já elegeram os membros que irão compor a nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura de São Sebastião.
A Divisão de Segurança do Trabalho, órgão ligado à Secretaria de Administração (Secad), realizou esta semana, um curso que visa capacitar e aprimorar as técnicas dos servidores públicos em suas tarefas, enquanto membros da Cipa. Entre os temas do curso estavam legislação, assuntos médicos, agentes multiplicadores e também segurança do trabalho.
De acordo com o diretor municipal administrativo Osmar Teodoro Alves, a eleição deste ano valorizou as regiões Costa Norte, Sul e Central por ter membros da Cipa em todas as Regionais do município. Com o término do curso, será indicado pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na próxima semana, o presidente da Comissão.
“A Cipa realiza também uma reunião mensal na Videoteca Municipal. Para facilitar o trajeto dos membros que moram na Costa Norte e Sul, fornecemos vales-transportes”, destacou o diretor administrativo.
Confira os vencedores da Cipa por região
Costa Norte
Jaqueline R.H Santos (Titular)
Miramar Pereira de Souza (Titular)
José Carlos de Moura (Suplente)
Luis de Macedo Rosa (Suplente)

Centro
Célio Silveira (Titular)
Antonio Tadeu C. de Santana (Titular)
Tânia Regina Sarak (Titular)
Atila Oliva da Souza (Titular)
Carlos Alberto de Santana (Titular)
Ademar Alves dos Santos (Suplente)
Regina Helena C. Barbosa (Suplente)
Adilson Ferreira de Moraes (Suplente)
Sérgio Marcos de Oliveira (Suplente)
José Carlos Barsotti (Suplente)

Costa Sul
Manoel Aparecido da Silva Moniz (Cido Costa Sul) (Titular)
Bráz de Moura Filho (Titular)
Devanil Joaquim da Silva (Titular)
Sebastião da Costa Vilar Júnior (Suplente)
Ubiratan Candido Gomes (Bira) (Suplente)
(Fonte: PMSS)

Aluna sebastianense ganha passeio ao MASP em concurso da Bandeirante

São Sebastião - A aluna da 1ª série da Escola Municipal Dulce César Tavares, Sophia Tavares, ganhou o concurso cultural “Arte com energia”, promovido pela empresa Bandeirante Energia que envolveu alunos das escolas participantes do programa “Bandeirante, Comunidade e Educação”.
Como prêmio, a aluna ganhou uma visita gratuita ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) agendada para o dia 25 de maio. De acordo com a professora da aluna, Adriane Caselatto, a idéia surgiu durante uma semana de arte, realizada na escola entre os dias 17 e 22 de maio, onde a escola e os alunos se envolveram para aprender sobre os grandes artistas brasileiros.
“Ela se inspirou em Tarsila do Amaral para fazer um desenho utilizando cores vibrantes dentro do tema ‘Minha amiga energia elétrica’. Sophia e seus pais estão muito contentes”, declarou Caselatto. A aluna vai viajar acompanhada da diretora da escola, Sueli Aparecida Tavolaro de Oliveira e de sua professora Adriane Caselatto.
De acordo com a Bandeirante Energia, o concurso envolveu 15,5 mil crianças e 1.127 professores de 54 escolas municipais e rurais. Esses alunos produziram cerca de 11 mil trabalhos e 20 exposições em escolas.
Programa Bandeirante Comunidade Educação:
O programa, criado em 2001, atua por meio de parcerias com as prefeituras, empresas parceiras e ação voluntária de membros da comunidade, atendendo atualmente mais de 20 mil estudantes de escolas públicas municipais e rurais das regiões do Alto do Tietê e Vale do Paraíba. Recebeu o Prêmio TOP Social da ADVB no ano de 2004 e 2005. (Fonte: PMSS)

Semana de 19/05 à 25/05


CINE VILLA MARES

SALA1
 

"O Código da Vinci"
Às 15:30 – 18:30 – 21:30 hs.

SALA 2

"16 Quadras"
Às 16:50 – 19:00 hs.


"Instinto Selvagem 2"

ás 21:10

NÃO PERCAM O PROXIMO SUPER LANÇAMENTO MUNDIAL NO CINE VILLA MARES
“X-MEN III – O CONFRONTO FINAL “ DIA 26/05/06 CINE VILLA MARES DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Gaivota

 

Ubatuba prepara a instalação do Museu do Surfe

Ubatuba - O município de Ubatuba ganhará um Museu do Surfe, local onde será resgatada a história do esporte na cidade, considerada nas décadas de 70 e 80, a Capital do Surfe Brasileiro. A iniciativa é da Secretaria de Turismo, em parceria com a AUS (Associação Ubatubense de Surfe). O museu está sendo viabilizado por uma comissão formada pelos surfistas Tadeu Pereira, Alberto Jacob, Du Neuman e pelo historiador Carlos Rizzo. A sede será avenida Iperoig, no prédio onde funciona hoje o Centro de Informações Turísticas da Prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia acha 2 centrais telefônicas

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba estourou na noite de sexta-feira duas centrais telefônicas clandestinas ligadas ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Elas estavam instaladas nos bairros Vale do Sol e Ipiranguinha. Na ação, sete pessoas foram presas.
Desde que teve início a onda de ataques do PCC, no dia 12, já foram estouradas seis centrais telefônicas na região.
A ação, que uniu as polícias Militar e Civil, ocorreu na noite de sexta-feira e reuniu cerca de 20 homens. Com mandado de busca e apreensão a polícia invadiu uma residência na rua da Assembléia, no Ipiranguinha, onde encontrou a aparelhagem telefônica.
Segundo a polícia, o gasto mensal da central telefônica estava estimado em cerca de R$ 15 mil e a conta estaria em nome de um detento que saiu no indulto do Dia das Mães e ainda não teria retornado ao sistema carcerário. A central estaria sendo utilizada para que familiares de presos entrassem em contato com eles. Duas pessoas foram presas no local.
No Vale do Sol, a central estava instalada na rua Frei Tarcísio Correa, onde a polícia apreendeu ainda cerca de R$ 1.000 em dinheiro, entorpecentes e vários outros objetos. Cinco homens foram presos no local.
Das centrais telefônicas estourada no Vale do Paraíba, três estavam localizadas em Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba inicia debate sobre Plano Diretor

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba lança amanhã, durante evento no salão da Igreja São Francisco, o debate sobre o Plano Diretor do município. Na programação estão previstas apresentação de vídeo do Ministério das Cidades, distribuição da cartilha de congelamento, posse simbólica do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo, além de uma apresentação do prefeito Eduardo César (PL) sobre o processo de ocupação irregular em Ubatuba. Também foi elaborado um calendário de reuniões com as comunidades nos diversos bairros do município para coletar sugestões. As audiências têm início em 6 de junho e se estendem até o dia 30 de junho. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito de Ubatuba recebe prêmio de destaque nacional em Meio Ambiente
O prêmio entregue a Eduardo Cesar, no Rio de Janeiro, foi pelo conjunto de ações na área do meio ambiente, especialmente as desenvolvidas pelo programa do Congelamento

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar recebeu, na tarde da última quarta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, o prêmio Destaque Nacional em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social concedido pelos institutos Biosfera e Ibrae, do Rio de Janeiro. Segundo seu diretor presidente, Dorival Correia Bruni, o prêmio é um incentivo pelo conjunto de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população realizadas no primeiro ano de administração do prefeito Eduardo César, especialmente nas ações na área do meio ambiente, mais especificamente, sobre o programa de congelamento.
Ampla pesquisa - O prêmio que está na 8ª edição e é bienal, é definido através de uma ampla pesquisa feita pelo conselho consultivo dos dois institutos. “A Biosfera e o Ibrae têm um conselho consultivo formado por 200 conselheiros em todo país e no estado de São Paulo são 30 conselheiros que fazem uma ampla pesquisa junto a formadores de opinião - parlamentares, jornalistas, advogados, empresários – que indicam nomes para receber os prêmios nas várias categorias: parlamentar, prefeito, empresa, empresário, instituição, entre outros. No estado de São Paulo dois prefeitos obtiveram o maior número de votos: o prefeito de Santos e o de Ubatuba”, explicou Dorival Bruni, que também é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado e o prêmio foi entregue no Hotel Sofitel, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. “O objetivo deste prêmio é de valorizar personalidades brasileiras que contribuem para o desenvolvimento do país e da melhoria de qualidade de vida da população brasileira. “Esperamos que este prêmio sirva de estímulo para outros prefeitos da região para que também desenvolvam ações que melhorem a qualidade de vida da sua população”, enfatizou o diretor presidente.
Repercussão - Para a vereadora Luciana Machado, o prefeito merece ser reconhecido pelo seu ato de coragem frente ao programa de congelamento. "Eu acompanhei de perto o programa do congelamento de áreas irregulares, defendi sua implantação porque acredito que é o que há de mais importante hoje no município. O prefeito Eduardo Cesar foi muito corajoso de ter lançado um projeto como esse, que servirá também como instrumento para o nosso plano diretor. Acredito que nenhum outro prefeito teria esta coragem”, afirmou a vereadora. Segundo ela é importante ressaltar também o grande empenho do prefeito Eduardo Cesar no desenvolvimento de um projeto habitacional que atenda a grande demanda do município.
Ato de coragem - Para o arquiteto Daniel Corrêa, que representa o Instituto de Arquitetos do Brasil em Ubatuba no Conselho Municipal de Desenvolvimento, o prefeito tem o mérito “porque assumiu uma atitude bastante corajosa ao implantar o programa de congelamento. “Ele pode até sofrer politicamente com isso, porém, era extremamente necessário e ele teve a coragem de assumir. As eventuais lacunas que surgiram pela urgência de se congelar vão ser agora supridas com o Plano Diretor”, avalia o aquiteto.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, o prefeito Eduardo Cesar está de parabéns por esta conquista. “O congelamento é extremamente importante para que possamos coibir novas ocupações nas áreas irregulares. Temos que impedir a degradação ambiental e a atitude do prefeito ao propor o congelamento foi fundamental”.
Larga tradição - O instituto Biosfera existe há 16 anos no Rio de Janeiro e tem larga tradição na área ambiental voltada para a ação social. É uma das mais tradicionais organizações não-governamentais brasileiras da área ambiental. A entidade foi criada no Rio de Janeiro em dezembro de 1989 e tem como objetivo principal a promoção, sob a óptica do desenvolvimento sustentável, de ações e iniciativas direcionadas à realização de programas, projetos, estudos, pesquisas e eventos nas áreas de meio ambiente, conservação florestal, ecoturismo e ecoesportes. O Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae) é voltado para trabalhos de gestão pública municipal. Por duas ocasiões, estiveram prestigiando eventos dos institutos os ex-presidentes da República Fernando Henrique e Itamar Franco. (Fonte: PMU)

Sinfônica Lira Padre Anchieta Apresenta “Os caminhos do Som”

Ubatuba - Neste domingo, dia 21, A Sinfônica Lira Padre Anchieta apresentará o concerto “Os caminhos do som”. Os admiradores da boa música poderão ouvir um repertório diverso, com músicas que fizeram a trilha de filmes famosos, bem como músicas brasileiras e algumas outras surpresas. O evento, que acontecerá na Praça Anchieta, a partir das 20h, é uma realização da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e a Sociedade Lira Padre Anchieta.
 (Fonte: PMU)

Circo Navegador se apresenta em Ubatuba

Ubatuba - O Circo Navegador, um circo-exposição que apresenta painéis com fotos de palhaços brasileiros e um repertório de espetáculos circenses, continua em Ubatuba neste fim de semana. As apresentações tiveram início na quinta-feira, dia 18. Com apoio da FUNDART, o Circo agendou apresentações gratuitas à comunidade nos bairros Sertão da Quina, Ipiranguinha, Praça Capricórnio (praça do skate) e Praça Benedito Inácio Pereira. O espetáculo é apresentado num espaço de 15 m de diâmetro, cercado por uma lona lateral com 22 banners de 2 x 2m, nos quais figuram os principais palhaços do Brasil do século XX.
No Sertão da Quina e no Ipiranguinha, o público assistiu à peça “Cadê todo mundo?”, em que o palhaço Tozinho, abandonado pelo resto dos artistas do circo, se vê obrigado a fazer o papel de todos eles. É aí que, numa divertida apresentação, ele demonstra todas as suas habilidades circenses, do domador de leões ao trapezista.
Praça Capricórnio - Na Praça Capricórnio, neste sábado, às 20h, o grupo apresenta a peça Quixotes, em que adapta o clássico do escritor espanhol Miguel de Cervantes, o cavaleiro andante Dom Quixote de la Mancha. Os personagens do espetáculo representam os quixotes anônimos que se encontram no dia-a-dia e levam o espectador a refletir sobre os valores humanitários, como justiça, verdade, fidelidade e amizade.
Na Praça Benedito Inácio Pereira, que fica no bairro Silop, o público assistirá, no domingo, dia 21, a partir das 14 h, a peça “No olho da rua”, em que dois palhaços montam um cirquinho de trapo e apresentam quiproquós numa incansável busca por comida. Trapaceiam um ao outro, e no fim descobrem que “quem ri por último é tolo, pois perdeu a chance de rir o tempo todo”.
O Circo Navegador desenvolve pesquisa há 9 anos e teve o reconhecimento em âmbito nacional com o Prêmio Estímulo ao Circo, da Funarte – Ministério da Cultura. O prêmio possibilitou que todas as suas apresentações fossem oferecidas ao público gratuitamente. Agora está em turnê pelo Litoral Norte. Em Ubatuba, o Circo tem o apoio da FUNDART e da Prefeitura Municipal. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba em busca da liderança no Paulista de Águas Abertas

Ubatuba - A quarta etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas será realizada neste domingo, 21, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ubatuba enviará uma equipe composta por 42 atletas que concentrará os esforços na prova curta (1 km), já que ela ocupa a segunda posição do ranking, com 23 pontos, apenas um ponto atrás do Tênis Clube Paulista, que lidera a competição. Além da prova curta, a etapa terá provas de média (3km) e longa (5km) distância e deverá contar com a participação de cerca de 1000 atletas. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba auxilia comunidade na obtenção de documentos
Projeto Ação Ubatuba é parceria entre a prefeitura e Poupatempo

Ubatuba - A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Ubatuba promoverá no próximo dia 27, mais um evento com o Projeto Ação Ubatuba, na Escola Municipal Tancredo Neves. Desta vez cerca de 500 carteiras de identidade e 200 carteiras de trabalho serão confeccionadas em atendimento aos alunos das escolas estaduais do município e pessoas cadastradas na Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba. “A prefeitura e a coordenação do Poupatempo de São José dos Campos disponibilizarão uma equipe de quase 60 pessoas para atender a todos com muita atenção. Com essa ação ultrapassaremos a marca de 1500 documentos fornecidos desde o início da administração do prefeito Eduardo Cesar”, disse Edison Soler, coordenador do Projeto Ação Ubatuba.
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba cadastrará os interessados em obter a documentação, fará uma triagem e atenderá aqueles que comprovem a necessidade. O cadastramento dos interessados deverá ser feito na rua Paraná 375, em horário comercial.
Durante todo o evento a equipe da Casa do Brinquedo estará promovendo atividades de lazer para crianças de 4 a 12 anos. A Ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Cidadania e Desenvolvimento Social e do Governo do Estado, através do Poupatempo, (Fonte: PMU)

Campeonato Frandinha tem terceira rodada neste final de semana

Ubatuba - A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha, movimenta a manhã deste sábado, 20 no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. A rodada tem início às 10h com as partidas Smidi Calçados X Varejão Santa Rita, Mercado 24 horas X Restaurante Baleia Branca, Rossi Calçados X Marconi, Auto Posto Jija X Irmãos Ribeiro e Rei do Camarão X Ismael Comida Caseira.
A classificação após duas rodadas é a seguinte: 1º - Ismael, 6 pontos; 2º - Rossi e Smidi, 4 pontos; 4º Rei do Camarão, Irmãos Ribeiro, Marconi e Jija, 3 pontos; 8º - Varejão e Baleia Branca. O artilheiro do torneio é Gabriel Vella com seis gols marcados.
Teste no Corinthians - A Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles revelou dois atletas que farão testes nas equipes de base do Sport Club Corinthians Paulista na próxima semana. Os jogadores Alex Reinaldo, de 15 anos e Ciro Costa, de 18, estarão em São Paulo na próxima terça-feira, acompanhados por Reginaldo, coordenador da Escolinha para o teste. “Os rapazes têm um bom potencial. Se eles tiverem calma e mostrarem tudo o que sabem, aumentarão a chance de conseguirem uma vaga”, comentou o coordenador. Atualmente dois ex-alunos atuam pela equipe do Sereno Soccer, da cidade de Phoenix, no Arizona, Estados Unidos. (Fonte: PMU)

Justiça determina indisponibilidade de bens de ex-secretário de Educação
Além do ex-secretário, estão indisponíveis também os bens do ex-prefeito Paulo Ramos, da nutricionista Eleine Aguiar e da empresa Arnaud do Brasil

Ubatuba - A Juíza da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Mônica di Stasi, concedeu liminar na última terça-feira, 16, determinando o bloqueio de bens do ex-secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, devido à aquisição irregular de 130 kg de suplemento de acerola em pó. O ex-prefeito Paulo Ramos, a nutricionista responsável pela merenda na época (2002 e 2003), Eleine Aguiar Machado Macário de Faria e a empresa Arnaud do Brasil Ltda ME e seus sócios também fazem parte da ação movida pela Prefeitura e tiveram seus bens indisponibilizados.
Na ação, a Prefeitura também pede à Justiça que condene os requeridos ao ressarcimento integral dos danos, que serão levantados através de procedimentos de liquidação, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil estimada em duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.
Entendendo o caso - De acordo com dados da comissão de sindicância, em 26 de março de 2002 foi efetuado o pedido de compras objetivando a aquisição de 130 kg do suplemento alimentar. No referido pedido de compras não consta cotação de preços em empresas habilitadas a fim de aferir se o valor da mercadoria estava em compatibilidade com os preços do mercado. Em 2003 houve processo licitatório semelhante, com pedido de compras para aquisição de 110 kg do mesmo produto. Os requisitantes, entre eles o ex-secretário Corsino, e a empresa vencedora da licitação foram os mesmos do ano anterior. O preço ficou em R$ 600,00 o quilo em 2002, totalizando R$ 78.000,00 e R$ 712,00 em 2003, dando um total de R$ 78.320,00. O suplemento teria sido adquirido a um preço exorbitante – cerca de R$ 700,00 o quilo, contra R$ 114,00 cotado por empresa de Ubatuba -, além do produto ter sido considerado insatisfatório em análise realizada pelo Instituto Adolfo Lutz. Vários depoentes afirmaram terem ficado surpresos ao saberem do valor, como foi o caso do Dr. Casemiro Galvão, que foi membro da Comissão de Licitações da PMU em 2002 e alegou ter lhe causado estranheza o valor proposto pelas proponentes. Outro ex-funcionário que ficou surpreso com o preço foi Rubens Costilhas Junior, que na época era Chefe da Seção de Compras. (Fonte: PMU)

Prefeitura esclarece dúvidas no Sertão do Ubatumirim
O prefeito ouviu as reivindicações dos moradores e agendou uma nova reunião para o próximo mês

Ubatuba - Em mais uma demonstração de transparência e de governo participativo, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido com cerca de cem moradores da região do Sertão do Ubatumirim para esclarecer assuntos que estariam causando dúvidas àquela comunidade. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira, 18, com a presença dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Arquitetura e Planejamento Urbano, Turismo e Agricultura, Pesca e Abastecimento, além da assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel e do administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior. Os vereadores Charles Medeiros e Jairo dos Santos também compuseram a mesa de autoridades e elogiaram a iniciativa da prefeitura.
O prefeito lembrou, logo no início da reunião, a importância de encarar os problemas das comunidades de frente e com honestidade: “trouxe a minha equipe reunida para tratarmos de assuntos importantes. Quero poder continuar andando de cabeça erguida e por isso esclareceremos todas as dúvidas que surgirem”. O principal assunto tratado na reunião foi esclarecer o motivo da visita do Ibama, que sobrevoou a praia do Ubatumirim para detectar ocupações irregulares. O objetivo foi esclarecer para a comunidade que não existe nenhuma ação de demolição ou processo de congelamento na região do sertão.
Obras - Os moradores, que compareceram em grande número à reunião, aproveitaram a visita do prefeito e sua equipe para tirarem dúvidas referentes a assuntos diversos. O secretário de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, falou sobre o embargo da usina de asfalto, explicando para o público presente a atual situação do município, que aguarda o licenciamento ambiental para poder funcionar. “Estamos realizando trabalhos paliativos, mas quando a quantidade de asfalto é grande, fica difícil”, disse João Paulo. Mesmo assim o prefeito assumiu compromisso com os moradores que logo que for liberada a usina, a prioridade será a estrada do Sertão do Ubatumirim. “Não vou precisar datas porque meu estilo de trabalho é poder andar na rua e olhar nos olhos de qualquer um. Mas daqui um mês voltaremos aqui para trazer novidades”, disse o prefeito.
Reivindicações quanto à luz elétrica, construção e manutenção de pontes, alargamento da estrada, iluminação pública, produção agrícola e telefone foram levadas ao prefeito, que atendeu cada morador, procurando esclarecer as dúvidas, mesmo quando o assunto não era da alçada da Prefeitura. “Estou aqui como agente público para melhorar a vida das pessoas. Elas devem entender que estamos do mesmo lado e quando a sociedade se organiza e se une, temos mais argumentos para lutar por aquilo que desejamos”, enfatizou Eduardo Cesar, pedindo a união dos moradores e aproveitando para convidá-los para o evento de lançamento do Plano Diretor Participativo, que acontece na segunda-feira, 22, às 18h30 no salão da Igreja São Francisco.
Turismo - O secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, explanou aos presentes sobre a importância de uma comunidade tradicional, como é o caso do Sertão do Ubatumirim, ter consciência que o turismo é uma grande fonte de renda. “Turismo dá dinheiro e é uma ferramenta extremamente importante que pode trazer muito mais renda em um dia do que em muitos dias de trabalho na roça”, disse Felipe, explicando que o turista deve ser sempre muito bem tratado, pois dele pode vir a alternativa para os problemas sociais dali. “O turista quer ver a cultura, os costumes e o folclore do caiçara. Mostrando a simplicidade e o valor de vocês poderemos atrair gente do mundo inteiro”, acrescentou o secretário, que deu exemplos como as lindas cachoeiras do Sertão do Ubatumirim e a enorme variedade de pássaros, que faz de Ubatuba um dos melhores locais para observação das aves em todo o mundo, como foco para aproveitamento turístico. “Este sertão tem belezas que o próprio caiçara desconhece”. Felipe ofereceu também a realização de uma oficina do Sebrae sobre sensibilização em relação ao turismo para aquela comunidade. (Fonte: PMU)

Aprovada lei que concede incentivos fiscais para débitos municipais

Ubatuba - A Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei nº 32/06, de autoria do vereador Gerson de Oliveira, que concede incentivos fiscais para pagamentos de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa, ajuizado ou não. Para ter direito ao benefício o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos deste ano.
O contribuinte poderá optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, sem qualquer desconto ou o pagamento à vista, dispensado da incidência dos juros de mora e da multa. As parcelas não poderão ser inferiores a R$ 50 e para os débitos ajuizados, será necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Para o parcelamento, o contribuinte deverá comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Os benefícios da lei serão válidos por 60 dias a contar da data da sua publicação. O não cumprimento do parcelamento concedido acarretará o cancelamento do incentivo fiscal instituído pela Lei, ficando o contribuinte inadimplente obrigado a pagar à Fazenda Municipal o saldo restante do débito acrescido das obrigações acessórias. (Fonte: PMU)

Prefeitura promove recadastramento de entidades

Ubatuba - Durante o evento que lança o Plano Diretor em Ubatuba, na próxima segunda-feira, 22, às 18h30, no salão da Igreja São Francisco, além das apresentações de algumas secretarias municipais, haverá também o recadastramento das entidades presentes. Como o cadastro da Prefeitura está desatualizado, durante o evento as pessoas poderão atualizar os dados cadastrais das entidades para que possam receber informativos sobre o andamento do Plano Diretor Participativo.
Na programação estão previstas apresentação de vídeo do Ministério das Cidades, distribuição da cartilha de congelamento, posse simbólica do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo, apresentação do prefeito sobre o processo de ocupação irregular em Ubatuba, apresentações da Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e Secretaria do Meio Ambiente. As explanações serão voltadas para ações que possam contribuir com a elaboração do Plano Diretor.
Reuniões territoriais - Foi elaborado um calendário de reuniões com as comunidades nos diversos bairros do município. Este calendário será divulgado na data do lançamento do Plano Diretor para que todos saibam quando e onde devem comparecer para participar ativamente das decisões. As reuniões acontecem preferencialmente no período noturno, com horários a serem divulgados posteriormente. Ubatuba foi dividida em setores para facilitar e agilizar o calendário de reuniões, que ficou assim definido:
Dia 06/06/06 – Região SUL A (Tabatinga, Araribá, Vila Santana, Sertão da Quina, Sertão do Meio, Sertão do Ingá, Maranduba, Lagoinha, Sapê, Caçandoca, Bonete e adjacências):
Restaurante Sinhá
Av. Ten Manoel Barbosa da Silva n° 526 – Praia da Maranduba

Dia 07/06/06 – Região SUL B (Corcovado, Praia Dura, Fortaleza, Vermelha do Sul, Rio Escuro Folha Seca)
EM Prof.Ernesmar de Oliveira
Av. Yoshiwo Tozaki, s/n – Praia Dura

Dia 08/06/06 – Região SUL C (Domingas Dias, Lázaro, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim, Enseada, Toninhas)
EM Profa Semíramis Prado de Oliveira
Rua Guilherme Crispim Menezes, 60 – Saco da Ribeira

Dia 26/06/06 – Região CENTRAL A (Praia Grande, Itaguá, Parque Vivamar, Tenório, Vermelha do Centro, Núcleo Guarani, Núcleo Botafogo, Estufa I)
Igreja Católica da Estufa I

Dia 27/06/06 – Região CENTRAL B (Estufa II, Sesmaria, Sertão do Sérgio)
EM Profa Maria Josefina Giglio Silva
Rua Vasco da Gama, 430 – Estufa II

Dia 28/06/06 – Região CENTRAL C (Ressaca, Mato Dentro, Marafunda, Bela Vista, Jardim Samambaia, Monte Valério)
EM Pref. Silvino Teixeira Leite
Rua Laurentina Braga de Almeida, 210 – Marafunda

Dia 29/06/06 – Região CENTRAL D (Centro, Silop, Barra da Lagoa)
EM Padre José de Anchieta
Rua Amazonas, 595 – Sumaré

Dia 30/06/06 – Região CENTRAL E (Taquaral, Pedreira, Sumidouro, Usina Velha, Indaiá, Perequê-Açú, Casanga)
EM Prof. José de Souza Simeão
Estrada Municipal MPB, 146 nº 20 – Taquaral

Dia 12/06/06 – Região OESTE A (Ipiranguinha e Parque dos Ministérios)
EM Madre Maria da Glória
Rua da Educação, 340 – Parque dos Ministérios

Dia 14/06/06 – Região OESTE B (Horto, Pé da Serra, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos)
EM José Celestino Aranha
Rod. Oswaldo Cruz, km 5 – Horto Florestal

Dia 19/06/06 – Região NORTE A (Itamambuca, Casanga, Vermelha do Norte, Félix, Promirim)
EM Prof. Honor Figueira
Av. Principal, s/n - Itamambuca

Dia 20/06/06 – Região NORTE B (Puruba, Ubatumirim, Almada, Cambucá)
EM José Belarmino Sobrinho
Estrada Municipal, s/n – Puruba

Dia 21/06/06 – Região NORTE C (Picinguaba, Fazenda, Camburi)
EM Prof. Iberê Ananias Pimentel
Av. Beira Mar, s/n - Picinguaba
Participe, dê sugestões e seja um cidadão consciente e que contribui para as melhorias de seu município! (Fonte: PMU)

Praia Grande ganha projeto de infra-estrutura

Ubatuba - Incorporadores da praia Grande entregaram ao prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), na noite dessa última sexta-feira, 19, o projeto de urbanização do bairro. O projeto prevê obras de infra-estrutura com implantação de galerias de captação de águas pluviais e calçamento em bloquete de todas as ruas. A execução está estimada em cerca de R$ 8 milhões, com prazo de 24 meses. A proposta é que a Prefeitura assuma a obra que deverá ser financiada pela comunidade local. O prefeito assumiu o compromisso de, ainda nesta semana, agendar a primeira reunião de trabalho com os autores do projeto. A única dúvida apresentada pelo prefeito Eduardo César é o mecanismo de financiamento junto à comunidade local. Os incorporadores deixaram bem claro que há disposição dos proprietários dos imóveis em pagar pela execução da obra, via Plano Comunitário de Melhorias (PCM). A praia Grande possui cerca de seis mil imóveis e mais de 30 mil moradores. O objetivo é eliminar pontos de alagamento nas épocas de chuvas, oferecer conforto e segurança e valorização dos imóveis.
O representante dos incorporadores que entregou o projeto às mãos do Prefeito, Juscelino Mendes de Almeida Neto, em sua fala disse que Ubatuba estava dando um passo importante na relação com os poderes constituídos. "Hoje, não podemos mais ficar esperando soluções imediatas vindas das esferas municipal, estadual e até mesmo federal. A sociedade organizada tem que tomar a iniciativa e propor parcerias para solucionar problemas", afirmou Almeida Neto.
O presidente da Sociedade Amigos Moradores e Empresários da Praia Grande, Fernando de Lima Oliveira, também aprovou a iniciativa e espera contar com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. "Esta é uma necessidade. Não se trata de vaidade. Esta é uma reivindicação de mais de 20 anos. Precisamos levar melhorias ao bairro que possui grandes investimentos imobiliários, atrai pessoas do Brasil inteiro e possui uma das praias mais belas do litoral brasileiro", concluiu Oliveira.
Cerca de 80 pessoas participaram do evento. O prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito, Domingos dos Santos (PT), dos secretários de Obras, João Paulo Rolim, de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi, e de Turismo, Luiz Felipe. Compareceram ao evento os vereadores de Ubatuba Marcos Francisco Demo (PSC), Gerson de Oliveira (PMDB), Cláudio Gulli (PMDB) e Charles Medeiros (PSB). Empresários, líderes comunitários e empreendedores da praia Grande, além da imprensa local, também estiveram no ato. O evento de apresentação e entrega do projeto ao prefeito Eduardo César, que aconteceu no restaurante Oásis, durou pouco mais de uma hora e em seguida foi oferecido um jantar. Ao final, todos elogiaram a iniciativa dos incorporadores e a qualidade do projeto que levará infra-estrutura necessária ao bairro. (Fonte: Versátil

Campanha do Agasalho 2006

O inverno está aí.
Não dá para ser frio nesta hora.
O Fundo Social de Solidariedade do Estado e as Lojas Maçônicas de Ubatuba,
Convidam você a participar da campanha do agasalho de 2006.
Doe agasalhos e cobertores nos postos de coleta desta campanha:
Papelaria do Estudante - Centro
Lojas Seller - Calçadão
Associação Comercial de Ubatuba
Supermercado Paulista - Centro
Supermercado Rosado
Supermercado Modelo - Itaguá
Supermercado Dom Vital - Toninhas
Igreja internacional da Graça de Deus - Rua Paraná
Igreja Matriz do centro e nas demais comunidades das igrejas católicas de Ubatuba.
 

Atenção!!! Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada

Ubatuba - Dias: 22, 23, 24 e 25 de maio
Horário: das 18h00 às 22h30
Investimento: R$ 10,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática) da matrícula)
Os interessados entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU. Falar com Cristiane 12 3832 1449 (Fonte: ACIU)

Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações

Ubatuba - A Apae de Ubatuba está participando da campanha nacional “Apae em Ação”, que recebe doações através de ligações e reverte o valor para a instituição da cidade de onde a pessoa liga. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio. Para doar R$ 5,00 - ligue 0500-4510005, R$ 10,00 - ligue 0500-4510010, R$ 20,00- ligue 0500-4510020 e acima de R$ 20,00 ligue - 3038-5585. No dia 21 de maio, das 11h às 16h, a TV Bandeirantes exibirá o Programa “Apae em Ação”, quando também poderão ser feitas as ligações.
A Apae de Ubatuba existe desde 1992 e atende 64 crianças. O valor que for recebido por meio das doações será usado principalmente para a construção do alicerce da nova sede. A Apae atende hoje em Ubatuba à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, Sumaré. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 19/05 à 25/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Receita do melhor café do mundo

É preciso
Espaço entre as bananeiras
Para plantar café
Crianças brincando de aprender
A colher café
Piso no terreiro
Para secar café
Caldeirão de ferro
Para torrar café
Moinho manual
Para moer café
Fogão à lenha
Para esquentar
A água na chaleira
Para fazer café
Um peixe frito com farinha
Pra acompanhar o café.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

CONVERSA AO PÉ DO OUVIDO
Na década de 60, se bem me lembro, São Paulo teve o notável Prefeito Brigadeiro Faria Lima.
Seu destaque foi tanto que gerou a Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal e a Escola CEPAM de Gestão Municipal.
Quem sabe um dia seja necessário que todos os candidatos às Prefeituras tivessem pelo menos uma passagem por ela.
Até a pouco tempo ainda víamos obras sendo executadas em São Paulo de projetos ainda elaborados pelo Pref. Faria Lima. E foi este o grande legado que deixou para esta Cidade.
A importância dos projetos no caso de nossa Cidade é ainda maior, sem eles não temos como reivindicar aos órgãos competentes os recursos para sua viabilização.
Urbanização, Paisagismo, Acessos aos Pontos Turísticos, Praças de Eventos, Melhoria dos Fluxos do Trânsito de nosso Corredor Turístico (Do Portal à Divisa com Paraty e não do Itaguá ao Perequê Açu) Iluminação e o principal Saneamento Básico são necessários para um Município que tem tudo para ser o expoente máximo do setor neste País.
Tais projetos justificados pela geração de emprego e renda das comunidades, devidamente quantificados, vão também de encontro com as políticas de desenvolvimento do Turismo do Estado que hoje leva o Slogan São Paulo é Tudo, onde a finalidade é além de manter aqui o turista, pois somos o maior emissor de turismo do Brasil, também atrairíamos os dos outros Estados e até de outros Paises. Poderíamos quantificar estes valores, comparando-os com os investimentos e demonstrando a viabilidade dos mesmos.Portanto justificativas técnicas e sociais bem estruturadas.
Isso basta? Claro que não, precisamos encaminhar os projetos e nomear seus padrinhos políticos, pois sem eles sabemos que nada acontecerá.
Então precisamos de políticos de peso e aí ouço de algumas pessoas: Que político se interessaria por Ubatuba? Afinal, nosso contingente de votos ainda é muito pequeno. Claro se olharmos apenas à nossa população fixa, mas se somarmos a ela nossa população flutuante, multiplicaríamos por cinco e com a vantagem de serem na sua grande maioria formadores de opinião.
Quanto investiremos para se fazer isso?
O que perderíamos se nada desse certo?
Quanto ganharíamos se tudo corresse bem?
È a equação dos Riscos Calculados, alguém já ouviu falar?

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Convite para a primeira experiência no Salão Regional de Turismo, a ser realizado em Franca, reunindo todas as macrorregiões do Estado de São Paulo.
A nossa região do Cone Leste Paulista, denominada de Vertente Oceânica Norte, estará presente com representações de todos os circuito turísticos.
Agradeço sua atenção.
Um abraço,

Paulo de Tarso
Delegado Regional da Secretaria de Turismo

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

SuperSurf em Maresias  ©Celso Moraes

SuperSurf em Maresias
©©Celso Moraes

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor