Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 23 de Maio de 2006 - Nº 1528 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
CBH-LN aplica 1,3 milhão
Bovespa promove palestra na UNITAU

Caraguatatuba
Jornalistas visitam Caraguá durante um Press-Tour
Enxadrista de Caraguá conquista medalha de prata em São Sebastião
Câmara retoma Sessão
Atleta de Caraguá conquista mais um ouro em Guaratinguetá
Litoral em Dança foi sucesso de público e crítica
1º GP de ciclismo reuniu mais de 100 atltetas em Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
Projeto que cria Comissão de Ética do Conselho Tutelar pode ser alterado
Lars Grael apóia o Brasileiro de Holder e diz que o campeonato promove a democratização do esporte no país
Vereador Marcelo Mattos é notificado pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Creche prometida para março ainda não foi inaugurada
Ciee aplica processo seletivo para cadastro reserva de estágio na Prefeitura de São Sebastião
Professores se reúnem para discutir a inclusão na rede municipal
São Sebastião se mobiliza para a Campanha Nacional de Multivacinação


Ubatuba
Entrevista concedida a jornalista Cristiane Zarpelão
Polícia instaura inquérito para averiguar apropriação indébita de altímetro
Prefeitura inicia segunda etapa das obras na orla do Perequê-Açu
Natação de Ubatuba vence etapa e assume liderança do campeonato Paulista de Águas Abertas
Campanha do Agasalho 2006
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações
Atenção Estudantes Última Semana


Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

CBH-LN aplica 1,3 milhão

Litoral Norte - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte - CBH-LN, em reunião plenária no dia 19 de maio, sexta-feira passada, no Tebar Praia Clube em São Sebastião, deliberou pela aplicação de cerca de 1,3 milhão para viabilização de 7 projeos que visam a preservação ou melhoria da qualidade dos recursos
hídricos na região. (Segue anexo com relação dos projetos). O saldo dos recursos, de R$ 125.180,00 será aplicado em projeto para revisão do Relatório de Situação e do Plano de Bacias do LN, a ser desenvolvido pela CPTI, em convênio com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP.
Em reunião anterior à plenária, com a presença dos 4 prefeitos, foi discutida a implantação da Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, grande conquista para a região. Foi aprovado ainda, pela plenária, o Estatuto da referida Agência. Caso precisem de fotos, favor entrar em contato conosco.
Para maiores informações: (12) 3832-3816 ou cbhln@pratica.com.br (Fonte: Lenina Mariano)

Bovespa promove palestra na UNITAU

Litoral Norte - A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) realiza, nesta terça-feira, 23 de maio, às 19h30, a palestra “A BOVESPA vai até você”, com o objetivo de explicar como funciona o mercado financeiro para os alunos do curso de Geografia da Universidade de Taubaté (UNITAU). A palestra é organizada pelo prof. Ms. Edson Trajano Vieira e será realizada no Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade.
O evento será dividido em três etapas. Começará com um vídeo institucional que mostrará como a Bovespa funciona. Posteriormente, o consultor da Bovespa, Carlos Alberto Barboza da Silva, ministrará uma palestra sobre o funcionamento do mercado de ações e explicará como as pessoas físicas podem comprá-las.
Após a palestra, será aberto um espaço para perguntas em que os alunos poderão tirar eventuais dúvidas. “Os alunos de Geografia possuem, em sua grade curricular de ensino, a matéria “Geografia Econômica”, que trata, dentre outros assuntos, do mercado de ações. Por isso, é importante que tenham esse contato para poderem compreender o processo e, posteriormente, melhor ensinar seus alunos”, disse Trajano. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Jornalistas visitam Caraguá durante um Press-Tour
Vinte e cinco profissionais de comunicação conhecerão os principais pontos turísticos da cidade neste fim-de-semana, 27 e 28, sábado e domingo, respectivamente. O objetivo é divulgar Caraguá em outros munícipios do Estado

Caraguatatuba - Um grupo composto por 25 jornalistas de diversas cidades do Estado, chega em Caraguá nesta sexta-feira 26, para participar neste fim-de-semana, 27 e 28, sábado e domingo, respectivamente, de um “Press Tour” no 2º Encontro Pró-Turismo. O objetivo é fazer com que os profissionais de comunicação conheçam os principais pontos turísticos da cidade para divulgá-los em seus municípios.
O convite aos diretores, proprietários e redatores de jornais de cidades como Santo André, Ipiró, Jarinu, Guaratinguetá, Itapira, Santos, Indaiatuba, Cruzeiro, Aguarí, Arujá, Campos do Jordão, Pirassununga, Registro e da Capital entre outros, foi feito pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e pela Prefeitura de Caraguá, por meio da SETUR (Secretaria Municipal de Turismo).
Os visitantes terão um roteiro bem diversificado. Na sexta-feira 26, eles serão recepcionados pelos anfitriões, em local que ainda será definido, e receberão um press-kit contendo materiais turísticos da cidade. No sábado e domingo, os comunicadores farão passeios por locais como o Parque Estadual da Serra do Mar, o Morro Santo Antônio, o MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), o Teatro Mário Covas, as praias da cidade, além da fazenda de Mexilhões.
Os profissionais serão recepcionados pelos turismólogos da SETUR e pela equipe da Assessoria de Comunicação, que se encarregarão de orientá-los durante o passeio explicando os locais visitados.
De acordo com representantes da SETUR, esta visita será de extrema importância para que o município seja divulgado em outras regiões.
O Press Tour conta com o apoio da Associação de Hotéis e Pousadas e da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá. (Fonte: PMC)

Enxadrista de Caraguá conquista medalha de prata em São Sebastião
Com o resultado, Fabinho conquistou a 16ª posição no ranking geral do circuito. O atleta ainda competirá nos Jogos Regionais, 12ª Copa Chevrolet de Xadrez Folder ADC-GM e do Torneio de Coroação 2006 Folder

Caraguatatuba - O enxadrista de Caraguatatuba Fábio Alves Lins Júnior, mais conhecido como Fabinho, da categoria Sub-15, conquistou neste domingo, 21, o segundo lugar na 4ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez, que aconteceu em São Sebastião.
Com este resultado, o atleta, que competiu com mais 98 enxadristas e tem o apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), assumiu a 16ª posição no ranking geral da competição, com chances de conquistar o título do campeonato.
Outro atleta caraguatatubense também teve uma boa colocação na prova. O enxadrista Guilherme de Souza também da categoria Sub-15 foi o 7º colocado da competição.
Composto por 9 etapas, o Cicuito Valeparaibano de Xadrez terá mais 5 fases. A próxima acontece na cidade de Lorena, no dia 18 de junho. No dia 23 de julho, Caraguá será sede da 6ª etapa, e as cidades de Jacareí, Pindamionhangaba e Caçapava sediarão a 7ª, 8ª e 9ª etapas nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente.
Os atletas caraguatatubenses ainda participam da 50ª edição dos Jogos Regionais, em julho, na cidade de Lorena, da 12ª Copa Chevrolet de Xadrez Folder ADC-GM em São José dos Campos, em novembro, e do Torneio de Coroação 2006 Folder, que acontece no mês de dezembro, em Taubaté. (Fonte: PMC)

Câmara retoma Sessão
Projetos da pauta são os mesmos da sessão de 9 de maio

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 23 de maio, durante a sua 16ª Sessão Ordinária semanal, 3 projetos de lei, sendo 2 de autoria do Executivo. Nas propostas a criação do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e termo de cooperação com a SERT (Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho).
O primeiro projeto da noite tem a autoria do Executivo e acrescenta o parágrafo 5º ao artigo 5º da Lei 632/97, que cria o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, conforme previsto no artigo 147 da LOM (Lei Orgânica Municipal) no que tange ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
O segundo projeto da noite também tem a autoria do Executivo e celebra Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, através da SERT (Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho), por intermédio da Coordenação Estadual do Sine.
Finalizando, projeto de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), denomina de Praça do Remo, área pública localizada no bairro do Porto Novo, na zona sul da cidade.
Devido aos problemas de segurança pública em todo o estado e no Litoral Norte, bem como o atentado sofrido pelo Vereador Germino de Souza (PPS), não houve Sessão Ordinária semanal em 16 de maio, retornando os trabalhos nesta terça-feira - 23 de maio.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Atleta de Caraguá conquista mais um ouro em Guaratinguetá
Com esta conquista, a atleta soma 18 troféus em apenas 1 ano de carreira. No próximo domingo 28, ela partricipa dos “10km Nike de Atletismo”

Caraguatatuba - A atleta da equipe da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá, Roselaine Souza e Silva mais uma vez é destaque. No último domingo, dia 21, a atleta participou da “11ª Volta do Campus Universitário Feg/Unesp 8km” e conquistou o 1º lugar da competição com o tempo de 29 minutos e 53 segundos, e trouxe para casa o 18º troféu de sua carreira, que teve início há 1 ano. O evento aconteceu em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, e reuniu cerca de 250 competidores, entre profissionais e amadores.
De acordo com Roselaine, que tem o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games, Brinquedos e Presentes e Academia Stúdio Personal, ela foi a única atleta da cidade a participar da competição. “Fiquei muito feliz com o resultado, além de competir com atletas profissionais, não só do Vale do Paraíba e Litoral Norte, mas também de São Paulo e de Angola. O mais importante é que fui a primeira atleta, depois de anos, a vencer a atual campeã da prova, tradicional em Guaratinguetá e promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade”, disse.
A atleta caraguatatubense, enfrenta no próximo domingo 28, em São Paulo, competidores profissionais na prova ‘10km Nike de Atletismo’.
”Esta competição será muito difícil, pois deve reunir a nata da modalidade, por isso, se eu conquistar a 10ª posição já me considero vitoriosa. Estou treinando com o objetivo de ir para cima e não me amedrontar com os adversários da disputa”, finalizou Roselaine. (Fonte: PMC)

Litoral em Dança foi sucesso de público e crítica
Muita emoção e belos momentos de pura inspiração marcaram a noite de domingo, 21, quando aconteceu a premiação do Litoral em Dança apontando as melhores coreografias e bailarinos desta edição do Litoral em Dança 2006, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de maio no Teatro Mario Covas, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura Municipal, com parceria da A.H.P - Associação de Hotéis e Pousadas e Similares de Caraguatatuba.

Caraguatatuba - Com a abertura no dia 18 com a apresentação do espetáculo Queen – O Show de vê Continuar pelo CBMC – Corpo de Municipal de Baile de Caraguatatuba sob a direção de Cristina Neves, um show à parte ao público que aplaudiu em pé a apresentação dos bailarinos de Caraguá - foi aberto oficialmente o Litoral em Dança 2006.
Durante os dias 19, 20 e 21, os workshosps e palestras ministradas pelo corpo de jurados composto por Luiz Arrieta, Caju e Maisa Tempesta reuniram dezenas de bailarinos ávidos por terem acesso a novas técnicas. Roseli Rodrigues, jurada convidada não compareceu ao evento, sendo substituída pela coreógrafa Maisa Tempesta, que profissionalmente, atendeu ao pedido, entendendo a importância do evento.
Durante as mostras competitivas cerca de 900 bailarinos tomaram conta das dependências do Teatro Mario Covas, vindos de várias regiões do estado de São Paulo e num grande espetáculo, apresentaram suas coreografias. O público, encantado, aplaudia a cada apresentação.
A premiação contou com a presença da presidente da Fundacc, Eloiza Antunes de Oliveira, que abrindo a cerimônia de entrega dos prêmios, fez o uso da palavra, agradecendo a presença de todos, parabenizando os bailarinos e prometendo para a edição de 2007, dividir o festival em dois finais de semana, diminuindo a quantidade de apresentações por dia. Muito aplaudida pelos bailarinos, Eloiza premiou as melhores coreografias do festival.
Os destaques do festival foram: Prêmio revelação para a coreografia Pequena Ninfa, da Cia. Dança e Expressão Mariana C.N. Martins; Menção Honrosa para Grupo Polvo de Ilhabela; Melhor Bailarino Davidson Santos de Faria com a coreografia Vertigo - Ballet Ana Araújo; Melhor Bailarina (foram duas) Poliane Fogaça com a coreografia Fassade, grupo Independente e Ariane Sorregote com a coreografia Quando a Natureza cansou e disse chega da Especial Ballet Ativa. O júri também decidiu dar o prêmio de coreografia pelo conjunto apresentado durante o festival e premiou o Ballet Ana Araújo e Grupo Cristina Cará.
De Caraguá, o grupo premiado foi o Grupo de Dança RT, da coreógrafa Rogéria Tomé, com o 2º e o 3º lugar na categoria infantil, e 2º lugar na categoria juvenil, ambos na modalidade street dance.
“Foi um belíssimo festival. Nós nos preparamos para receber os grupos da melhor maneira, oferecendo um festival com os melhores jurados, com capacidade para julgar tecnicamente os grupos, fato que tem atraído grupos com uma trajetória de sucessos e prêmios. Um festival com um traço cultural bastante definido, visando aprimorar os bailarinos por meio dos workshops e palestras e premiar o trabalho dos coreógrafos e cias de dança. Estamos muito felizes com a realização deste evento que a cada ano se destaca no mundo da dança” – comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc. Toda a classificação encontra-se no site www.fundacc.com.br  (Fonte: PMC)

1º GP de ciclismo reuniu mais de 100 atltetas em Caraguá
Os três primeiros atletas de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas.

Caraguatatuba - O domingo, dia 21, em Caraguá teve como atração o 1º GP (Grande Prêmio) “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui”, que reuniu mais de 100 competidores, na Praça de Eventos, vindos das cidades de Ubatuba, São Sebatião, Bertioga, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guarulhos, Taubaté e Parati ( Rio de Janeiro). A equipe anfitriã marcou presença com 23 atletas.
Organizado pela ACC (Associação dos Ciclistas de Caraguá) em parceria com a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), o 1º GP contou com o apoio da Ditran (Divisão de Trânsito), Colégio Tableau, Tintas 2000 e Pont Motos.
Na categoria Elite 60 km, João Carlos de Caraguá conquistou o 1º lugar, Alexandre Matonvani de São Sebastião o 2º e Robson Carlos Ribeiro de Ubatuba o 3º lugar. Na categoria de 13 a 17 anos, Iago Toni Marinelli de Ubatuba ficou em 1º, Heran Domiciano de Caraguá foi o 2º e Ulisses Moraes Mello também de Caraguá foi o 3º; na categoria 18 a 19 anos, Alexandre Lima de Caraguá foi o 1º, Fabrício Borges de São Sebastião o 2º e Salvador de Jesus de Parati foi o 3º. Na categoria 30 a 45 anos, Gerson de Abreu de Ubatuba conquistou o 1º lugar e Alexandre Magno e Jefferson Esquerro de Caraguá conquistaram o 2º e 3º lugar respectivamente.
Na categoria acima de 56 anos, o atleta Jorge Cabral de Ubatuba conquistou o 1º lugar, Pascoal Martinez ficou em 2º e Francisco Alves em 3º, ambos de Caraguá. Na Feminino Único, Ana Carolina de Ubatuba ficou em 1º, Tamires Poranza ficou em segundo seguida por Sandra Domiciano, que ficou em 3º, ambas de Caraguá. Na categoria MTB Livre, Cláudio Rodolfo de Salesópolis foi o 1º e Valderil José e Wanderson Albino ambos de Ubatuba ficaram com o 2º e 3º lugar respectivamente.
Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas. Durante a prova também houve sorteio de brindes para os participantes.
A equipe caraguatatubense teve o apoio da loja J. Bike, Madeireira Boturussu, Stúdio Personal Academia, Linha Verde Informática, e Rádio Caraguá FM. (Fonte: PMC)

 

Semana de 19/05 à 25/05

 

CINE CARAGUA

"Selvagem"
ás 15:10

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

CINE CARAGUA DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Projeto que cria Comissão de Ética do Conselho Tutelar pode ser alterado

São Sebastião - O projeto de lei que cria a Comissão de Ética do Conselho Tutelar, de autoria do Executivo, pode sofrer alteração durante a sessão ordinária que acontece amanhã, 23, na Câmara de São Sebastião.
A mudança foi protocolada pelo vereador Dalton José da Silva, por meio de emenda modificativa, e refere-se a composição do colegiado. De acordo com a proposta, a comissão passará a ter três suplentes do Conselho Tutelar e quatro suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente, o que não estava previsto no projeto original.
Os parlamentares também votam mais dois projetos: um que dispõe sobre a permissão de uso de imóvel e outro que trata da denominação de prédio público. Além disso, os vereadores devem aprovar duas moções de aplausos e reconhecimento e cerca de 10 requerimentos. Um deles, de autoria da vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos, pede informações à Prefeitura quanto ao alvará de funcionamento do Bangalô Flat Motel, localizado na Praia Deserta, e se há vistoria do Corpo de Bombeiros e Habite-se.
A Câmara analisa, ainda, o projeto de lei complementar 004/06, de autoria do Executivo, que institui o Programa de Recuperação Fiscal Municipal, o REFIM II. Aproximadamente 50 indicações devem ser lidas.
A pauta, entretanto, pode sofrer alteração até o início da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Lars Grael apóia o Brasileiro de Holder e diz que o campeonato promove a democratização do esporte no país

São Sebastião - Destaque nacional e internacional na vela e um dos principais incentivadores do esporte no Estado de São Paulo e no país, Lars Schmidt Grael, em entrevista a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, destaca a importância dos projetos Navegar e Navega São Paulo e o espaço que recebem nesse 16º Campeonato Brasileiro de Holder 12, que acontece de 14 a 18 de junho, na cidade de São Sebastião.
A sede do evento será a Sub-sede da FEVESP, no bairro Porto Grande. A abertura oficial acontece no dia 15 de junho, às 13 horas. O campeonato que tem inscrição gratuita envolverá competidores de todo o país, com destaque para a participação dos alunos dos projetos "Navegar" e "Navega São Paulo", de várias cidades do Estado de São Paulo.
Para Lars Grael o campeonato como esse promovem também a inserção de crianças carentes no esporte. “A participação dessas crianças é fundamental, pois, promove a inserção destes jovens oriundos de projetos de inclusão social, nas competições oficiais da vela na busca da integração, reconhecimento e possibilidade de detecção de talentos” afirma o medalhista olímpico.
A competição será para as categorias Geral, Holder A, Holder B, Pré-Master, Máster, Feminino e Iniciantes. Estão previstas 10 regatas para todo o campeonato, que serão realizadas ao norte do Terminal Almirante Barroso. Palestras e comemorações serão realizadas durante os cinco dias de competição em São Sebastião, cidade que é um paraíso que atrai milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo e que a cada evento realizado, firma-se como uma potência do esporte.
Para esse campeonato Brasileiro de Holder os organizadores do evento, Prefeitura de São Sebastião e a Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), prometem um espetáculo de maestria e técnica entre os competidores.
A expectativa da organização é receber mais de 50 atletas para a disputa, que visa descobrir novos talentos da vela. A Prefeitura da cidade afirma que o evento terá toda infra-estrutura necessária. “Disponibilizaremos alojamento e lanches para até 60 competidores que em sua maioria são de projetos sociais”, garante a secretária de Esportes, Raquel Buzi.
Lars também considera que estes projetos sociais e campeonatos como esse Brasileiro, promovem a disseminação dos esportes náuticos, sem distinções sociais e econômicas. “Assim como idealizado no Projeto Grael, hoje representado pelo Instituto Rumo Náutico em Niterói, no Rio de Janeiro, o Navega São Paulo possui o claro compromisso de proporcionar a deselitização e democratização dos esportes náuticos, como a Vela”.
Sobre a descoberta de novos talentos no esporte Lars cita um exemplo. “Nosso objetivo ao idealizar o Projeto Navega São Paulo, era o de formar jovens cidadãos. Sabíamos porém, que como consequência desta ação, sairiam talentos da Vela. Grande exemplo disto, foi o surgimento do Campeão Brasileiro de Optimist 2005 Ronyon Silva do Projeto Navegar de Ilhabela. O Navega São Paulo, através de seus núcleos e suas turmas, surpreende a todos com esta geração precoce de bons velejadores, remadores e canoistas”.
Aproveitando a ocasião, Lar Grael também deixa uma mensagem para os competidores que estarão no Brasileiro. “A classe Holder 12 é ideal para a avaliação e formação destes bons velejadores. Estou sempre acompanhando-os, mesmo que à distância, e desejo a todos os competidores, um excelente certame e Bons Ventos”, finaliza Lars Grael que se considera um “amigo” dos jovens velejadores.
Lars Grael começou a velejar cedo, só que de maneira lúdica. Foi como proeiro do irmão Torben, na classe Snipe, já morando em Niterói, que eles conquistaram os primeiros títulos de expressão: bi-campeões brasileiros e Campeões Mundiais. Mas foi no Tornado, o velocíssimo catamarã olímpico, que Lars mais títulos conquistou. Além das duas medalhas de Bronze, em Seoul 1988 e Atlanta 1996, ele ainda foi penta-campeão sul americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha, além de representar o Brasil também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º).
Depois do acidente de 1998 em Vitória, ele foi convidado a integrar os quadros dirigentes do Instituto de Desenvolvimento do Desporto, uma autarquia ligada ao então Ministério do Esporte e Turismo. Sua última atuação na política foi no Governo de São Paulo, onde foi secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer.
Inscrições - O 16º Campeonato Brasileiro de Holder 12 está com inscrições abertas. Elas são gratuitas e podem ser feitas pela internet, até às 23h00 do dia 12 de junho, no site www.saosebastiao.sp.gov.br/holder12 , desenvolvido pela Prefeitura especialmente para divulgar informações, o aviso de regatas e realizar inscrições para o evento.
Os interessados em reservar uma das 60 vagas no alojamento cedido pela Prefeitura, deverão fazer a inscrição pela Internet. Nos dias 14 e 15 de junho as inscrições também serão aceitas no local do evento (Sub-sede da FEVESP, localizada na avenida Guarda Mor Lobo Vianna, 1440, Porto Grande), mas não serão garantidas vagas no alojamento para estes casos. Mais informações pelo site ou pelos telefones (12) 3892- 6257 ou 3892-2116. (Fonte: PMSS)

Vereador Marcelo Mattos é notificado pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar

São Sebastião - O vereador Marcelo Mattos foi notificado na última sexta-feira, 20, pelo presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de São Sebastião, vereador Marcos Leopoldino, para apresentar defesa por escrito no prazo de 10 dias em relação a prisão em flagrante, ocorrida no dia 25 de abril de 2006, por suposta tentativa de extorsão contra um empresário da cidade.
A notificação tem por base o artigo 16, inciso I, do Código de Ética e Decoro Parlamentar, que determina o início dos trabalhos e o período para o acusado se defender com base em cópia dos documentos existentes no processo administrativo 404/06, os quais foram encaminhados pela Delegacia Seccional do município à Câmara.
Na última sessão ordinária, o Legislativo aprovou por unanimidade a instauração de procedimento para apurar o caso, que envolve, além do vereador Marcelo Mattos, o seu chefe de gabinete, Gilvan José da Silva, e o ex-assessor da Câmara, José Antônio Ferreira Filho.
O parlamentar tem até o dia 30 de maio para apresentar a defesa. Já o relatório final em relação ao caso deve ser concluído no prazo máximo de 40 dias contados a partir da instauração das investigações, que aconteceu no último dia 17.
Além de Marcos Leopoldino, integram a Comissão de Ética e Decoro os vereadores José Cardim de Souza, como relator, e Solange Rodrigues de Araújo Ramos, como membro.
“É uma situação difícil. Se for verídico o fato de que o vereador estava achacando o empresário, nós teremos que proteger o Parlamento. Jamais vou deixar que essa Casa seja prejudicada”, afirmou o presidente da Comissão durante a última sessão da Câmara.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Creche prometida para março ainda não foi inaugurada

São Sebastião - Moradores de Maresias estão reclamando da demora em inaugurar a creche do bairro. Desde o início do ano eles aguardam o funcionamento da creche que até o momento não ocorreu.
Em resposta ao requerimento enviado pela vereadora Solange Ramos durante o ano passado, no qual solicitava a implantação da creche de Maresias, o prefeito Juan Garcia garantiu a inauguração para março deste ano.
“Já estamos no final de maio e até agora nada. Como eu sou a vereadora do bairro os moradores estão me cobrando com razão. Não entendo porque essa enrolação se tem dinheiro em caixa. Vai deixar para o último ano que é ano eleitoreiro?”, questiona Solange demonstrando certa impaciência.
Segundo a vereadora, a creche já possui local definido e será terceirizada em convênio com a Faculdade de São Sebastião, restando apenas a assinatura do contrato.
Enquanto isso não acontece, mães que não têm onde deixar seus filhos vão se virando como podem para irem trabalhar.
“Ganho R$ 300, não tenho como pagar alguém para tomar conta da minha filha. Às vezes levo para o serviço, mas o patrão reclama”, revela a moradora Maria Telina.
É o caso também da cabeleireira Rita Pimentel: “Tem dia que deixo com um, tem dia deixo com outro... Já passou da hora de Maresias ter uma creche, até porque foi promessa de campanha do prefeito", afirma. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ciee aplica processo seletivo para cadastro reserva de estágio na Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - Foi realizado na manhã de sábado (20/05) mais um processo seletivo que objetiva a criação de cadastro reserva para estágio na Prefeitura de São Sebastião para o ano de 2006. De acordo com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), a prova escrita realizada na Escola Municipal Henrique Botelho teve a participação de 112 candidatos, dos 120 inscritos.
O Processo Seletivo destina-se a criação de cadastro reserva para estágio nos níveis de ensino Técnico (Farmácia; Secretariado; Informática e Contabilidade) e Superior (Administração em Sistema de Informação; Administração; Ciências da Computação; Ciências Contábeis; Computação Aplicada; Educação Física; Engenharia; Serviço Social; Comunicação; Marketing; Letras; Matemática; Normal Superior; Pedagogia; Sistema de Informação; História; Geografia; Educação Artística; Licenciatura da Computação; Farmácia e Engenharia de Pesca). O valor da bolsa auxílio para nível técnico é de R$ 396,00 e superior R$ 528,00, ambos com carga horária diária de oito horas.
De acordo com a supervisora de estágios da Secretaria de Educação (SEDUC), Márcia Wolf, os resultados devem ser divulgados no próximo sábado (27/05) no site oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), jornal local e no Paço Municipal. As convocações devem iniciar na primeira semana de junho, sendo também divulgadas por meio do site e jornal local.
Dados da SEDUC mostram que existem cerca de 190 estagiários ativos na Prefeitura de São Sebastião e nesse ano foi registrado um aumento de mais de 15% no número de estagiários convocados para atuarem na Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Professores se reúnem para discutir a inclusão na rede municipal

São Sebastião - Com o objetivo de aprimorar os conceitos e oferecer um espaço para novas reflexões sobre a inclusão, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste último sábado (20/05) a primeira etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Deficiência Mental e Educação Inclusiva, realizada em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
A primeira etapa foi realizada pela pediatra e neurologista Profª Dra. Maret Holanda, que explicou o tema “Fundamentos da deficiência mental: conceito, etiologia, prevenção e diagnóstico”. A palestra faz parte do módulo I: “Aspectos biopsicossociais da deficiência mental”.
A secretária da Educação, Profª Marilene Ramachoti, comentou sobre a inclusão e a necessidade de preparo por parte do corpo docente. “A inclusão é uma realidade e nós professores temos que nos preparar para receber todos os alunos”, declarou.
O curso se estende até o mês de agosto e em cada semana, um tema diferente será abordado. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria da Educação pelo telefone 3892 2644. (Fonte: PMSS)

São Sebastião se mobiliza para a Campanha Nacional de Multivacinação

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau) mobiliza no dia 10 de junho, das 8h00 às 17h00, os Postos de Saúde da Família e postos volantes para a realização da primeira fase da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças com idade até cinco anos.
No total serão 25 postos fixos, nove volantes e mais de 300 funcionários empenhados na campanha visando atingir a meta municipal de 6,633 mil crianças, o que representa 74% do total de crianças nesta faixa etária no município, que é de 8,964 mil.
No ano passado, durante a primeira fase, 6,433 mil crianças foram vacinadas, representando uma cobertura de 96,08% do número estipulado pela Secretaria da Saúde, na primeira fase.
Para atender a demanda municipal foram encomendadas mais de 11,5 mil doses da gotinha contra Paralisia Infantil, o alvo principal da campanha e mais as vacinas BCG, Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), Tríplice (Tétano, Coqueluche, Difteria) e Tetravalente (DPT, hemófilos), caso a criança esteja com vacinas atrasadas.
Segundo a diretora do departamento de Controle de Doenças e Programas, Márcia Saavedra de Souza Monteiro, é importante que os pais vacinem seus filhos, para que eles produzam anticorpos no organismo contra as doenças.“É uma forma de erradicar as doenças no país”.
Caso os pais tenham perdido a carteirinha de vacinação, a diretora garante que a criança pode tomar a dose da gotinha e procurar o posto em que foi vacinado a primeira vez, para obter uma cópia da carteirinha.
“Mesmo que a criança tenha tomado a gotinha esta semana, recomendamos que ela também vá no sábado, dia da campanha. Não faz mal nenhum.”
De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo que a criança tenha náuseas no dia, é recomendado levá-la para tomar a gotinha. (Fonte: PMSS)

Semana de 19/05 à 25/05


CINE VILLA MARES

SALA1
 

"O Código da Vinci"
Às 15:30 – 18:30 – 21:30 hs.

SALA 2

"16 Quadras"
Às 16:50 – 19:00 hs.


"Instinto Selvagem 2"

ás 21:10

NÃO PERCAM O PROXIMO SUPER LANÇAMENTO MUNDIAL NO CINE VILLA MARES
“X-MEN III – O CONFRONTO FINAL “ DIA 26/05/06 CINE VILLA MARES DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Gaivota

 

Entrevista concedida a jornalista Cristiane Zarpelão

Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba
Nome Completo: Ricardo Cortes
Idade: 51 anos
Está envolvido na política há 14 anos.
Vice Prefeito de Ilhabela no período de 1993 a 1996.
Suplente de vereador em Ilhabela de 1997 a 1999.
Vereador de Ubatuba de 2000 a 2004.
Reeleito vereador em Ubatuba - mandato atual.

1 - Como presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, como o senhor define sua participação neste mandato?
RC - Um mandato transparente e agregador onde todos os partidos estão tendo participação e fazendo valer a autonomia que a Câmara sempre teve em relação aos demais poderes. O relacionamento com o Executivo melhorou muito e com o Judiciário continua tranqüilo, é muito bom, principalmente depois que todos os processos são analisados previamente pela Assessoria Jurídica da Câmara e são todos vistos sob as leis vigentes. A tramitação é muito boa, visto que, nossos advogados têm bom acesso ao Fórum, que neste ano não houve greves, o que favoreceu muito a agilização dos processos que estavam sob a guarda do Judiciário. Incentivamos o melhor relacionamento possível dos vereadores com a população dando condições aos mesmos de um gabinete funcional, sem falta de materiais para que seus trabalhos possam ser desenvolvimentos de maneira adequada. Agilizamos os processos pendentes, colocando em dia os serviços da Câmara e contamos com o plano diretor para ainda esse ano que vem a ser aprovado para dar seqüência aos nossos trabalhos, além de projetos nossos aprovados de transparência das contas públicas da Câmara via internet, o serviço 0800 e uma página para pessoas desaparecidas em Ubatuba e Litoral Norte. Ainda nesse mês pretendemos iniciar com o auxilio dos demais vereadores a cobrança ao Executivo de todos os projetos já aprovados na Câmara, sancionados pelo Executivo, mas, que até o presente não foram implantados, inclusive projetos bons de outras legislaturas. Pois não basta ter apenas o projeto aprovado, torna-se necessário frisar que ele deve ser utilizado para o bem da população.

2 - Como é sua relação com os demais vereadores?
RC - Frente a uma postura conciliadora, agregadora e aberta ao dialogo, acredito que o relacionamento é bom, estamos atentos ao atendimento de seus postulados e proposituras, incentivando para que sempre se criem projetos bons para o município. Num primeiro momento tivemos certa sensação de oposição, mas, hoje são águas passadas.

3 - Na sua visão, fazendo uma análise de todos os principais pilares da atuação executiva, Educação, Saúde, Habitação, Emprego e Recursos, o que melhorou e o que piorou em nossa cidade nestes últimos anos?
RC - Somos da opinião que Ubatuba vem se preparando para um grande salto para o futuro, um tanto que acanhado ainda pela falta de visão social e econômica de vários pilares que se mantêm ainda em atitudes conservadoras e pouco ousadas. Temos visto investimentos satisfatório, principalmente do Executivo, nas áreas de Educação e Saúde. A habitação ainda deixa muito a desejar. Emprego e recursos, apesar de limitados temos sentido que está em crescimento, principalmente pela atuação dos empresários e da iniciativa privada. Tanto a área de serviços como da construção devem continuar acreditando que Ubatuba é a maior área de lazer do estado de São Paulo e que tem de ser melhorada conjuntamente a políticas públicas de apoio, bem como, a descontaminação das praias e uma real atuação da Sabesp. O transporte com a previsão de corredores turísticos e de serviço facilitará e muito a vida do ubatubano e agilizará os passeios turísticos aqui existentes. A atuação do Ministério Público firme, permitindo o desenvolvimento empresarial de forma sustentada, tanto nas praias quanto na mata atlântica, favorece a criação de novos campos de atuação voltados para um ambiente ecologicamente sadio.

4- E com relação aos jovens da cidade?
RC - Temos participado juntamente com o pessoal do Ubanaboa para que o jovem tenha acesso a todas as atividades possíveis através de informações e com a implantação de novos cursos tanto secundários como terciários na cidade. Estamos vendo crescer o nível cultural e econômico do ubatubano, visto que muitos já não precisam sair da cidade em busca de mercado de trabalho e de profissionalização. O que vem ocorrendo com o apoio dos empresários, do Sebrae, da Unitau e demais entidades voltadas para a educação, com cursos de pos graduação e cursos específicos atingindo um grande número da população. Eu mesmo estou fazendo um curso de administração pública - pos graduação - na Unitau aqui em Ubatuba e vejo muita gente deixando de ir à praia aos sábados e freqüentando a universidade, isso é crescimento.

5 - O que o senhor acha da atual administração?
RC - Num primeiro momento, parecia-nos que seria apenas mais uma promessa, mas, após o ajuste inicial e a troca de alguns secretários, temos observado que o Prefeito está bastante atuante e preocupado com o desenvolvimento da cidade, corre atrás de verbas, de projetos existentes tanto em Brasília como em São Paulo, mostrando uma nova marca administrativa, que é realmente sair do município e passar o chapéu. Com isso, provavelmente para o ano que vem novas diretrizes podem ser concluídas e a cidade criar outros mecanismos de sobrevivência. A expectativa de turismo marinho, transatlântico, e dos royalties gerarão novos empregos e atividades. E o incentivo ao esporte, ponto marcante também dessa administração, tem permitido a divulgação da cidade em novas fronteiras.

6 - Estão sendo feitas intervenção na Santa Casa de Ubatuba. Quais são elas?
RC - Sim. A Prefeitura realmente, após, a solicitação da população e dos vereadores interviu na Santa Casa através da Secretária de Saúde e está transformando-a fisicamente num hospital de primeiro mundo. Obvio que está pondo muito dinheiro nas obras com intuito de oferecer ao ubatubano um bom atendimento médico, com instalações e serviços de qualidade. Descaracterizou aquela idéia de que se precisava fazer um novo hospital em Ubatuba e realmente investiu de forma pesada no hospital já existente. Com a intervenção que é cara para o município, mas necessária, temos visto um grande investimento tanto no PSF como nas principais unidades de saúde, Maranduba, Ipiranguinha e Centro de Saúde, com reformas estruturais que permitirão um atendimento ao público com maior facilidade, e, ao mesmo tempo desafogar o atendimento da Santa Casa. Com a criação do Centro de Especialidades e do CAPS (Centro de Apoio de Psico-Social), a saúde passou a ser tratada como um todo, mas descentralizada. Estamos atuando para que a Santa Casa passe a ter uma nova administração (fundação) ou OS (organização social), visto que, ali são prestados serviços particulares e convênios que é uma forma de se angariar recursos além do permitido pelo Sistema Único de Saúde, inclusive para a estabilização e pagamento das dividas existentes e a melhora dos salários dos funcionários, em muito defasados em relação aos vigentes dentro da própria Prefeitura, que também não é muito. (Fonte: Cristiane Zarpelão)

Polícia instaura inquérito para averiguar apropriação indébita de altímetro
Foi verificado que o ex-funcionário da Secretaria de Meio Ambiente, Fabian Alberto Perez, continuou com a posse do aparelho mesmo após não fazer mais parte do quadro da Prefeitura

Ubatuba - Tendo como base o relatório final da Sindicância Administrativa aberta em 2005 para apurar o desaparecimento de um aparelho altímetro (usado para medir alturas ou altitudes) pertencente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi instaurado inquérito policial para averiguação de apropriação indébita, registrado na Delegacia de Polícia e distribuído perante o juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ubatuba.
Os trabalhos da comissão sindicante tiveram início com oitivas dos servidores da referida secretaria à época da abertura do processo sindicante. Foram ouvidos o ex-secretário Paulo Roberto Pires e mais três funcionários, que afirmaram que desde que assumiram seus cargos em janeiro de 2005, nunca viram o aparelho altímetro na Secretaria de Meio Ambiente. Posteriormente foram convidados a prestarem esclarecimentos os funcionários da Secretaria na gestão anterior. Somente o ex-secretário Virgílio Barroso compareceu, apenas para entregar o altímetro, que, segundo ele, estava em poder do senhor Fabian Alberto Perez.
A comissão sindicante entendeu que seria necessária a instauração de inquérito policial para averiguar as possíveis responsabilidades tanto do ex-secretário Virgílio, como do ex-funcionário Fabian, que fazia uso do referido aparelho para desempenhar sua função junto à municipalidade e deveria ter deixado o mesmo na Secretaria quando deixou de fazer parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Ubatuba. Outra conclusão do processo sindicante foi que, se a Municipalidade não tivesse instaurado a sindicância para apurar o desaparecimento do aparelho, o mesmo não teria sido entregue, já que o senhor Fabian Perez quedou-se inerte até ter conhecimento da sindicância.
O inquérito policial encontra-se na Delegacia de Polícia desde o dia 11 de abril para que sejam tomadas as devidas providências. (Fonte: PMU)

Prefeitura inicia segunda etapa das obras na orla do Perequê-Açu
O prefeito Eduardo Cesar pretende recuperar a beleza que já fez do Perequê-Açu uma das praias mais admiradas pelos turistas

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba iniciou a segunda etapa das obras de urbanização da orla do Perequê-Açu. Nesta fase, por intermédio da Secretaria de Obras de Serviços Públicos, a Prefeitura está realizando melhorias desde a Rua Nóbrega até o Rio Indaiá, trecho final da Avenida Governador Abreu Sodré. Até agora, neste trecho já foram colocadas guias e sarjetas e a máquina patrol prepara a rua para o recebimento de bloquetes. Consta do projeto, assim como em toda a avenida, a construção de ciclovia, jardinagem, iluminação, calçadão e rampas de acesso.
A obra, cuja segunda etapa está orçada em R$ 475.040,20 e está sendo feita em convênio com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), pretende resgatar a auto-estima dos moradores de um bairro que já foi considerado um dos melhores e mais freqüentados de Ubatuba e que atualmente se encontra em situação de abandono. Todo o projeto está adequado às novas normas de mobilidade urbana, contendo rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e para equipe de resgate, além de piso táctil para deficientes visuais. O projeto também contempla adequação do sistema de drenagem, que será realizada com caixas de contenção de 50 x 50 centímetros, a cada 25 metros, em toda a Avenida.
O prefeito Eduardo Cesar deseja com a urbanização valorizar o bairro, tornando-o mais atraente não só aos turistas, com espaços de lazer, playground, jardins, estacionamento, ciclovia e calçadão, como também aos moradores que terão ali um local agradável para passear, desfrutar da paisagem ou ler um bom livro de frente para o mar. Uma nova iluminação, com diversos postes com três luminárias cada, também vai mudar o visual da Avenida Governador Abreu Sodré. O término desta segunda etapa está previsto para outubro deste ano.
Primeira etapa - A primeira etapa da obra, também em parceria com o Dade, está orçada em R$ 757.993.15 e começa na Rua Félix Guisard e vai até o Terminal Turístico, com recuperação do pavimento em bloquetes intertravados (paver), que devem começar a ser colocados nesta quarta-feira, 24.
Lazer e tranqüilidade - A ciclovia, que vai disciplinar o tráfego de bicicletas, vai abranger cerca de 1650 metros e irá ligar toda a extensão da orla do Perequê-Açu. Para o prefeito Eduardo Cesar, as melhorias na orla do Perequê-Açu significam um verdadeiro marco para a temporada de obras de 2006: “Queremos recuperar a beleza daquela praia, oferecendo, não só aos turistas, como aos moradores, um local onde possam desfrutar de lazer e tranqüilidade”.
 (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba vence etapa e assume liderança do campeonato Paulista de Águas Abertas
Vitória em São Bernardo coloca equipe da Prefeitura de Ubatuba em primeiro lugar na prova de curta distância

Ubatuba - A equipe de natação da Prefeitura Municipal de Ubatuba voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio da categoria curta (Troféu “Waldir de Souza”), na quarta etapa do campeonato Paulista de Águas Abertas, na prova disputada no Clube Estoril, em São Bernardo do Campo. Ubatuba enviou 44 nadadores para a prova que reuniu aproximadamente 800 atletas de todo o estado, que enfrentaram um pouco de frio e água com uma temperatura inferior a 18 graus.
Os atletas Patrick B. Graglia (Papelaria Marques), Abner M. França (Litoral Tintas) e Delmar S.Correa venceram em suas categorias; Caio Cesar P. dos Santos (EMI Embalagens), Rômulo A. Cabral dos Santos (Rossi Calçados), Camila M. Faria (Eletronorte), Stefany I. C. Luz (Varejão Santa Rita) e Camila Cássia (Restaurante Tio Sam) conquistaram a prata, enquanto Priscila Rebouças Santos (Manu’s Móveis), Ricardo Miranda Gouveia (Restaurante Ismael), Felipe A Costilhas (J.Bike), Rivaldo de Oliveira, Rafael Vaz dos Santos (Restaurante Tio Sam), Ricardo Passos Rocha (Planstel), Jorge Eduardo dos Santos Oliveira (Tachão de Ubatuba), João M. S. Matta, Aline dos Reis Sartorato (Pousada Cavalo Marinho), Pedro H. O. S. Bueno (Litoral Tintas) e Kiane L. Lobão ficaram com o bronze.
Na categoria master, a equipe de Ubatuba ficou na 12ª posição, entre 28 equipes. “A maior dificuldade dos nossos atletas foi a baixa temperatura da água, pois o regulamento não permite o uso de roupa de borracha. Mesmo assim conquistamos 19 medalhas, graças a garra dos nadadores”, disse José Eduardo Andrade, um dos coordenadores da equipe.
Na classificação por equipes da categoria curta, Ubatuba somou 760 pontos, contra 653 do Tênis Clube paulista, e passou a ocupar o primeiro lugar do ranking, com 32 pontos, um à frente do Tênis Clube.
“Conseguimos passar à frente no ranking, e acredito que poderemos manter a vantagem, ainda mais que em julho estaremos competindo em casa”, disse Andrade, referindo-se à 6ª etapa, marcada para 16 de julho. Antes disso, os nadadores se encontrarão em Itirapina, na represa do Broa, para a disputa da 5º etapa, em 25 de junho. (Fonte: PMU)

Campanha do Agasalho 2006

O inverno está aí.
Não dá para ser frio nesta hora.
O Fundo Social de Solidariedade do Estado e as Lojas Maçônicas de Ubatuba,
Convidam você a participar da campanha do agasalho de 2006.
Doe agasalhos e cobertores nos postos de coleta desta campanha:
Papelaria do Estudante - Centro
Lojas Seller - Calçadão
Associação Comercial de Ubatuba
Supermercado Paulista - Centro
Supermercado Rosado
Supermercado Modelo - Itaguá
Supermercado Dom Vital - Toninhas
Igreja internacional da Graça de Deus - Rua Paraná
Igreja Matriz do centro e nas demais comunidades das igrejas católicas de Ubatuba.

Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações

Ubatuba - A Apae de Ubatuba está participando da campanha nacional “Apae em Ação”, que recebe doações através de ligações e reverte o valor para a instituição da cidade de onde a pessoa liga. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio. Para doar R$ 5,00 - ligue 0500-4510005, R$ 10,00 - ligue 0500-4510010, R$ 20,00- ligue 0500-4510020 e acima de R$ 20,00 ligue - 3038-5585. No dia 21 de maio, das 11h às 16h, a TV Bandeirantes exibirá o Programa “Apae em Ação”, quando também poderão ser feitas as ligações.
A Apae de Ubatuba existe desde 1992 e atende 64 crianças. O valor que for recebido por meio das doações será usado principalmente para a construção do alicerce da nova sede. A Apae atende hoje em Ubatuba à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, Sumaré. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes Última Semana

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 19/05 à 25/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Caminho certo!
Camilo de Lellis Santos

É fato que você conheça alguém com diabetes. E com obesidade? E com hipertensão arterial (pressão alta)? Não estranhe se você conhece colegas e familiares com uma ou mais dessas doenças, afinal essa é a tendência do momento. Tendência? Sim. Há anos, endocrinologistas de todo o mundo vêm dedicando um olhar especial para uma doença que chamamos de Síndrome Metabólica. Conhecida anteriormente por Síndrome X e até mesmo Quarteto Mortal, é caracterizada pelo aumento da circunferência abdominal (aquela famosa barriguinha incômoda), associada a mais dois desse fatores: resistência à insulina (um estágio pré-diabetes), hipertensão e níveis anormais de triglicérides e colesterol.
As mudanças nos padrões de vida cotidiana, levaram a um comportamento social composto por uma vida sedentária, estressante e sustentado por uma dieta empobrecida de nutrientes e rica em gorduras.
O mundo está ficando obeso, e as alterações que ocorrem no metabolismo de quem está caminhando para obesidade, tais como aumento dos triglicérides (tipo de gordura que em níveis elevados é agressiva à saúde) e diminuição do colesterol HDL (tipo de gordura que auxilia os vasos sanguíneos retirando placas de gordura, conhecido como colesterol bom), geralmente acaba por gerar doenças como o diabetes e a hipertensão.
Na origem dessa Síndrome, o aparecimento de apenas uma das doenças associadas que foram citadas, já deve ser alerta para mudança da rotina, pois a questão é “obesidade, diabetes e hipertensão giram numa ciranda, uma puxando a outra”, isso não é brincadeira!
Foi discutido neste mês, durante o VI Simpósio de Síndrome Metabólica, na cidade de São Paulo, formas de tratamento da doença, e novamente o ditado obriga PREVINIR. De acordo com resultados de pesquisas científicas, deve haver mudança do estilo de vida. O hábito alimentar, deve ser rico em nutrientes provenientes dos vegetais, e deve-se evitar alimentos muito processados, isto é, trocar os “fast-foods” por alimentos integrais, além de fazer atividades físicas semanais. Os medicamentos devem ser rigorosamente utilizados por aqueles que já tiveram diagnósticos feito pelo médico, e só apresentarão efeito geral se realmente houver mudança no estilo de vida.
Somos ubatubenses privilegiados, temos condições para lidar com a vida estressante, dezenas de praias estão a nossa disposição para praticarmos exercícios físicos. Além disso, o contato com a natureza exuberante da cidade é fonte única de alívio das tensões do dia-a-dia. Como se não bastasse, somos presenteados nas refeições, por conta da facilidade do consumo de peixe. Muitos médicos têm prescrito aos seus pacientes óleos de peixe encapsulados, na forma de comprimido, por conta de apresentarem níveis adequados de ômega 3, um tipo de gordura que pode até proteger contra o câncer.
Assim, aquelas senhoras que saem toda manhã para fazerem caminhadas até a praia, que se preocupam com a qualidade dos alimentos, e que sabem desfrutar de um bom prato de peixe, estão sem dúvida no caminho certo.

Camilo de Lellis Santos
Biólogo

Poesia Topo

Sala de Tia Maria


Casal emoldurado
Flâmula do Santos Futebol Clube
Santo com cordeiro aos ombros
Rádio de válvulas
Irradiando estática...
Que nada
É chiado de marimbondo
Construindo toca
Na parede de pau-a-pique.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sou funcionária pública municipal há mais de 15 anos. Esta é a quinta administração em que estou trabalhando. Sou sindicalizada, pois acredito que unidos podemos conseguir nossos ideais. Muito me decepcionou o panfleto distribuído pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba e tendo o mesmo texto sido também divulgado aqui neste mesmo site. Cada vez mais me convenço de que o "papel aceita tudo". Discordo da Gláucia, minha colega de trabalho, quando ela quer ser a "mãe da criança"! Faço parte, com muito orgulho, da comissão instituída para elaboração do nosso tão sonhado novo Estatuto dos Funcionários Públicos, que desde 1988, com a Constituição Federal todos os servidores esperam por esse momento.
No panfleto, a Gláucia escreve que "após muita solicitação, a administração está sentando com o Sindicato para essa elaboração". Isso não é verdade! Se alguém tem que levar os "louros", esse alguém é o Prefeito Eduardo César que está cumprindo o que prometeu, dignificando e valorizando o servidor público, fazendo o que os outros quatro prefeitos que o antecederam não fizeram. Não é a administração quem está sentando com o Sindicato. É o Sindicato, numa demonstração amistosa e de caminhar em conjunto, que está participando das reuniões da Comissão para elaboração do Estatuto, a convite do Sr. Silvio Bonfiglioli Neto, Secretário de Administração. Portanto Gláucia, parabéns pelo seu trabalho e contamos com sua presença nas reuniões de elaboração do nosso Estatuto.

Siliane de Brito Nascimento
Funcionária Pública Municipal

Brasil Apodrecendo - A proposta do Sr Furukawa, secretario de administração penitenciaria, de transferir " de 700 a 5000 presidiarios pata a Ilha Anchieta, para serem alimentados por helicóptero" demonstra o irracionalismo a que se chegou na administração publica, pela falta total de planos sérios para a questão de segurança.
Dá dó ver o Brasil, e São Paulo, e Ubatuba, degringolar para a lista dos paises socialmente inviaveis.

Mike Buser
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

SuperSurf em Maresias  ©Celso Moraes

SuperSurf em Maresias
©©Celso Moraes

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor