Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 26 de Maio de 2006 - Nº 1531 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
UNIMÓDULO apóia encontro internacional de estudantes
Palestra debate a cultura caiçara no UNIMÓDULO
Atleta UNIMÓDULO é tricampeão na Prova Pedestre de Ubatuba
Anglo Módulo faz Arraiá multicultural e fala das diferenças
UNITAU realiza campanha de prevenção ao câncer em Lorena
UNIMÓDULO recebe o Prefeito de São Sebastião Dr. Juan Pons Garcia

Caraguatatuba
Morte no Costa Verde vira mistério
Para marido, criminoso está no condomínio
Promotoria do Meio Ambiente pede embargo das obras do CDP
Balé Stagium apresenta-se no Teatro Mario Covas dia 3 de junho
Caraguá terá mutirão de mamografia
Água Viva Coral apresenta Concerto Evolução
Centenas de alunos participam da abertura dos Jogos Estudantis de Caraguá
Professores participam de oficina do projeto “Criança também faz arte”

Ilhabela
Mês do Meio Ambiente

São Sebastião
Polícia Ambiental apreende palmito
Câmara realiza concurso público para nove cargos
Prefeitura e Associação Costa dos Alcatrazes parceiras em prol do turismo de São Sebastião
Secretarias municipais oferecem serviços gratuitos no “Vivação Cidadania”


Ubatuba
Câmara aprova criação de serviço voluntário
Prefeitura recebe elogios por implantação de ciclofaixas
Eduardo Cesar recebe prefeitos de cidades do Chile
Museu do Surfe aceita doações para o acervo
Reunião vai discutir segurança pública com comerciantes
Palestra gratuita na ACIU com Marco Aurélio Bertaiolli
Prefeitura prepara material histórico para auxiliar professores
Praça Cícero Gomes terá quadra poliesportiva
Prefeitura de Ubatuba capacita motoristas
Campanha do Agasalho 2006
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações
Atenção Estudantes Última Semana


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO apóia encontro internacional de estudantes
Estudantes de diversos paises como Inglaterra, Austrália, Holanda e estados brasileiros como Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros se reuniram em Caraguá, no Congresso Nacional de Desenvolvimento Estratégico da Associação Internacional de Estudantes.

Litoral Norte - Caraguá sediou o Congresso Nacional de Desenvolvimento Estratégico da Aiesec- Associação Internacional de Estudantes, que terminou no domingo, dia 21, no MultiClube Ilha Morena. O evento, que teve o apoio do Centro Universitário Módulo–UNIMÓDULO, reuniu cerca de 400 estudantes de países como México, Colômbia, Inglaterra, China, Austrália, Holanda e de diversos estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Recife, Pernambuco, e outros.
A Aiesec, que trabalha para promover o desenvolvimento de jovens líderes socialmente responsáveis promoveu este Congresso com o objetivo de proporcionar o aprimoramento pessoal aos membros, por meio de dinâmicas, grupo de discussões, atualização, capacitação, palestras, oficinas, sempre visando o desenvolvimento de liderança e responsabilidade social corporativa, por isso algumas empresas participam do Congresso como a Brasil Prev, uma das parceiras do evento, que ofereceu treinamento sobre liderança aos estudantes, por meio de seus gerentes seniores e das práticas da empresa.
O encontro de estudantes também discutiu o Plano Nacional de Capacitação dos Membros e o Programa de Liderança Profissional, do qual o UNIMÓDULO participou.
De acordo com o presidente do comitê organizador, Ivan Maciel Ribeiro, os estudantes membros da Aiesec são beneficiados com diversas oportunidades de desenvolvimento pessoal e estudo. ''O objetivo da Aiesec e oferecer uma plataforma para proporcionar algo diferente para este que serão futuros agentes de mudança, ou seja pessoas que tenham atitudes diferenciadas na sociedade'', explicou.
Segundo Ribeiro, o principal meio de desenvolvimento oferecido pela Aiesec é o Intercambio, que e considerado pela Aiesec uma plataforma entre a Faculdade e as empresas, por isso é o ponto forte do programa. "O intercâmbio é importante para os membros absorverem os valores necessários para serem agentes de mudança", explicou.
Existem comitês da Aiesec em diversos estados. No Brasil há cerca de 900 membros e em todo o mundo são milhares de jovens. O comitê mais próximo fica no ITA, em São José dos Campos/ e o comitê nacional fica em São Paulo.
Para participar, o jovem passa por um processo de seleção. Após tornar-se um membro, participa dos programas da Aiesec durante três anos. "Após este período, geralmente, os jovens aplicam todo o conhecimento adquirido no programa, em trabalhos de responsabilidade social e empreendedorismo". (Fonte: Módulo)

Palestra debate a cultura caiçara no UNIMÓDULO

Litoral Norte - A palestra com a presidente da Fundação Cultural, Eloísa Aparecida A. A. de Oliveira, aos alunos do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, sobre a Cultura Caiçara foi uma atividade do cronograma da disciplina eletiva ‘Inserção Regional e Caracterização do Litoral Norte’, coordenada pela Profª Ms. Rosângela Dias da Ressurreição.
Esta é uma disciplina que acontece no ISE (Instituto Superior de Educação), o qual reúne os cursos de licenciatura do UNIMÓDULO.
Na abertura da palestra, foi apresentado o vídeo documentário sobre Pescadores, com depoimentos do Sr. Leopoldo Louzada, pescador falecido no ano passado, com cem anos.
A professora Eloísa mostrou aos participantes todas as publicações da Fundacc sobre a cultura caiçara, que falam de pescadores, lendas da história de Caraguatatuba. Em seguida contou uma história que ressalta a importância da valorização da cultura popular. Para ela a sociedade tem muito que aprender com o Maracatu, a Congada, as Folias de Reis e outras manifestações populares. "Temos muito que aprender com as tradições populares. Na água também há muita cultura e sabedoria, chamamos isto de conhecimento Atávico, eles sabem, já nascem sabendo, e ninguém consegue saber como eles sabem, porque eles não estudaram em nenhuma escola ou universidade, mas já nasceram sabendo. Toda esta cultura é chamada de patrimônio imaterial. Temos que preservar e valorizar essa cultura tão cheia de sabedoria", disse.
Após a palestra foi aberta uma discussão na qual a professora pode esclarecer como acontecem os programas dirigidos a comunidade voltados para a cultura caiçara. Foram debatidas entre alunos e a professora maneiras de como cultivar a sabedoria popular, especialmente a da cultura caiçara, dentro e fora das escolas. Até mesmo a possibilidade da aprovação de uma lei para a inclusão da disciplina sobre cultura caiçara na grade escolar foi sugerida. "Porque não obrigar o município a ensinar aquilo que é do seu povo", disse Eloísa.
A conclusão final entre a palestrante, universitários e a coordenadora do curso da Disciplina e do curso de História foi a de que está nas nossas mãos levar o conhecimento da cultura popular para as escolas e comunidade. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO é tricampeão na Prova Pedestre de Ubatuba

Litoral Norte - O atleta ilhabelense João Alves foi tricampeão na categoria veterano da 9ª Prova Pedestre "Soldado Paulino" da Polícia Militar, em Ubatuba, no final da semana passada - na classificação geral, ele foi o 9º colocado, tendo competido com corredores de Angra dos Reis, Paraty, Caraguá, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
João Alves competiu com outros colegas de Ilhabela, entre outros atletas do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, e ainda levou uma equipe de 9 atletas da Ilha, que competiram nas categorias Infantil e Juvenil. "Fiquei ainda mais feliz com o resultado da garotada que levei para a prova, a qual estou treinando nas últimas semanas, e também dos atletas da categoria Adulto, que também foram comigo - Evaldo de Jesus ficou em 4º lugar na classificação geral, o garoto Jean ficou com a 1ª colocação na categoria Infantil, Osnir teve ótima performance, sendo o campeão da categoria Juvenil, e o Giovane ficou com o 3º lugar na mesma categoria", comemorou João Alves.
O campeão da prova foi o corredor Lindomar, o vice-campeão, foi o corredor de São Sebastião, Gilmar da Silva, e o terceiro colocado foi o atleta Reinaldo, de Ubatuba, triatleta que se prepara para o Iron Man no Hawaí. (Fonte: Módulo)

Anglo Módulo faz Arraiá multicultural e fala das diferenças
Para realizar a festa os alunos pesquisaram costumes como comida, língua, danças, moradias, bandeiras, torcidas, uniformes, religião e as manifestações sociais que estarão representando as mais diversas regiões do mundo neste Arraiá multicultural.

Litoral Norte - O Colégio Anglo Módulo realiza no dia 3 de junho mais uma festa junina com comidas típicas, fogueira, quadrilha, vinho quente e quentão. A festa este ano levanta a bandeira da inclusão sob o tema "Convivendo com as diferenças", o qual foi explorado pelos alunos com base na Copa do Mundo.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Marizabel Guilhermina Francesca, o objetivo foi utilizar um tema atual de interesse dos alunos da educação infantil ao ensino médio para o estudo das diferenças. "O tema do evento também é assunto de outros trabalhos na escola este ano. Para a festa junina o tema "Convivendo com as diferenças entre a nações" foi utilizado para trabalhar as diferenças existentes entre a humanidade, não só raciais como também da cultura, por meio dos costumes, hábitos, religião, esporte ", explicou.
Para realizar a festa os alunos pesquisaram comidas, língua, danças, moradias, bandeiras, torcidas, uniformes, religião e as manifestações sociais que estarão representando as mais diversas regiões do mundo neste Arraiá multicultural.
Também participam do Arraiá entidades beneficentes como a APAE, APAMI e Amor e Caridade, com exposição e venda de produtos artesanais. O Arraiá Anglo-Módulo vai acontecer no dia 3 de junho no Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, Unidade Laudelina, na Martin de Sá. Os organizadores sugerem traje típico. Ingressos antecipados a R$ 2,00 e no local R$ 5,00. (Fonte: Módulo)

UNITAU realiza campanha de prevenção ao câncer em Lorena

Litoral Norte - Os alunos da Liga de Oncologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam, no próximo sábado, 27 de maio, a II Campanha Daniela Bortman de Informação e Prevenção ao Câncer, em Lorena. Cerca de 400 pessoas deverão ser atendidas e farão exames de prevenção ao câncer de colo de útero, de mama, de próstata e de pele.
Além dos exames, os alunos irão ministrar palestras para orientar sobre o diagnóstico precoce dos principais tipos de tumores. A campanha será realizada no Ambulatório de Especialidades II (antigo Inamps), que fica na Rua Erendy Novaes Ferreira, 22 – Centro, Lorena, das 8h às 17h30. Os agendamentos foram feitos nos postos de saúde de Lorena.
A II Campanha Daniela Bortman contará, também, com o apoio de médicos ex-integrantes da Liga, de voluntários da Casa Gesto (Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento do Câncer) de Taubaté, do Grupo ATO (Apoio ao Tratamento Oncológico) de Lorena e da Prefeitura de Lorena.
Daniela Bortman é aluna do curso de Medicina e integrante da Liga de Oncologia. Daniela sofreu um acidente em março e ainda está internada no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. A campanha, que leva o seu nome, presta homenagem a ela.
Abrangência - Uma das primeiras ligas criadas no Departamento de Medicina, a Liga de Oncologia tem um papel diferenciado junto à comunidade. Coordenada pelo prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, a Liga tem atualmente 40 membros (há vagas para novos interessados), mas trabalha como se o número fosse maior.
O atendimento prestado abrange comunidades além da cidade em que está instalada. Visitando municípios vizinhos de Taubaté, o grupo leva, também, informação e conhecimento para outras regiões carentes. Mais de 8.000 pessoas, em diversas cidades do Vale do Paraíba, como Cunha, Cruzeiro, Lagoinha, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e São Luís do Paraitinga, já foram atendidas e receberam instrução quanto ao diagnóstico precoce e à prevenção dos principais tipos de câncer. “No caso do câncer, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura”, explica Salgado.
As palestras de prevenção e diagnóstico precoce do câncer para a população, ministradas pelo grupo, são acompanhadas de exames preventivos (como papanicolau, de mama, de próstata e de pele). A última campanha da Liga foi realizada em Cruzeiro, no mês de abril. (Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO recebe o Prefeito de São Sebastião Dr. Juan Pons Garcia


Litoral Norte - Palestra com o Prefeito de São Sebastião Dr. Juan Pons Garcia
Tema: Ocupação do território Caiçara - ZEIS
Dia 26 de maio das 19h ás 20h 40min
Local: Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO
Auditório Angelo Fonseca
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba/SP
(Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Morte no Costa Verde vira mistério
Mais de 50 dias após assassinato de caseira do condomínio de Caraguá, polícia não tem pistas

Caraguatatuba - A morte de Ingrid Cardoso Esteves Nunes, 22 anos, que trabalhava como caseira em uma mansão do Condomínio Costa Verde Tabatinga, continua um mistério para a polícia de Caraguatatuba, 52 dias após o homicídio.
Foi o primeiro crime registrado nos 28 anos de existência do condomínio, considerado um dos mais luxuosos e seguros do Litoral Norte. A violência praticada contra Ingrid, que foi abusada sexualmente, agredida e estrangulada, abalou moradores e trabalhadores do condomínio.
O crime ocorreu no dia 4 de abril, em uma casa localizada na avenida Atlântica, a mais valorizada do condomínio. A maioria dos milionários que possuem casa no local, deixou de frequentar o condomínio, apesar do reforço na segurança.
O Costa Verde Tabatinga possui monitoramento por câmeras de vídeo, vigilância 24 horas, inclusive na praia, e guarita que impede o acesso de carros ou pessoas estranhas. Os veranistas possuem um cartão magnético de identificação, que facilita o acesso no interior do condomínio.
Quem matou Ingrid? A polícia ainda não têm pistas. Mais de 30 pessoas já foram interrogadas, entre elas, prestadores de serviço no condomínio e familiares da vítima. Nenhum deles forneceu algum dado que ajude nas investigações.
A família da vítima disse acreditar que o responsável pelo homicídio permanece no condomínio. "Foi alguém que trabalha ou tem livre acesso ao condomínio", suspeita o marido de Ingrid, Ubiraneide Luiz Moreira (leia texto nesta página).
RECONSTITUIÇÃO - Ontem, a delegada Elizabeth Maluf Zago, juntamente com agentes da polícia técnica, fizeram a reconstituição da morte de Ingrid durante quatro horas, na tentativa de encontrar alguma coisa que ajude a polícia a desvendar a sua morte.
A delegada admitiu que trata-se de um crime difícil de ser esclarecido e disse que cinco pessoas podem ser consideradas suspeitas.
"No dia do crime, mexeram no corpo e alteraram o local onde ele teria ocorrido, isso dificultou muito as investigações", afirmou.
Ela afirmou ainda que estaria havendo muitas contradições entre os depoimentos colhidos até agora pela polícia.
Elizabeth tem apenas uma certeza: quem matou Ingrid era amigo da família ou estava escondido no interior da casa onde ela trabalhava.
"Não houve arrombamento, não houve furto de nada. Tudo indica que tratava-se de alguém que tinha relacionamento ou era amigo da família", disse. Ela acredita que os laudos da polícia técnica podem trazer algumas pistas.
MEDO - Um dos empresários que possui casa no condomínio afirmou ontem que todos estão preocupados com a morte da caseira e com a demora no esclarecimento do crime por parte da polícia.
"Não conseguimos entender como foi ocorrer um crime tão violento em um local dotado de tanta segurança. Este ano, o condomínio resolveu aumentar ainda mais os recursos destinados à segurança, principalmente, no sistema de monitoramento eletrônico", disse o empresário, que preferiu não ser identificado. (Fonte: ValeParaibano)

Para marido, criminoso está no condomínio

Caraguatatuba - Ingrid era uma jovem bonita, alegre e descontraída, que sonhava em ser modelo fotográfico, segundo informou seu irmão Rivelino Esteves. Há dois anos, ela deixou sua cidade em Minas Gerais, para trabalhar como caseira na mansão de um empresário paulista, no Condomínio Costa Verde Tabatinga.
A família ainda não consegue entender o motivo do crime. O marido Ubiraneide Moreira, descarta a possibilidade de alguma vingança pessoal por algum tipo de desavença ou desentendimento no condomínio. "A gente não saía e se dava bem com todos lá", afirmou.
O marido suspeita que o assassino de sua mulher continua no condomínio. "Foi alguém que trabalha aqui ou tem livre acesso ao condomínio, mas não consigo imaginar quem seja", afirmou.
Ele afirmou que deve deixar o condomínio, porque o empresário necessita de um casal para cuidar da mansão. "Pretendo deixar a cidade assim que for possível. Não tenho mais motivos para continuar vivendo aqui", disse.
Ubiraneide e Rivelino afirmaram que o crime deve ter ocorrido entre 15h e 16h50, período em que os dois trabalhavam na reforma de uma outra casa no condomínio. O marido afirmou que vivia bem com a mulher e que nunca tiveram qualquer briga. (Fonte: ValeParaibano)

Promotoria do Meio Ambiente pede embargo das obras do CDP

Caraguatatuba - A promotora de Justiça Regional do Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda, protocolou uma ação civil pública, com pedido liminar, onde solicita o embargo das obras de construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba. Na ação, que tem 30 folhas e é movida contra o Estado e a Prefeitura, a promotora lista uma série de irregularidades na obra, que estariam infringindo a lei ambiental.
Na ação, a promotora considera que houve “equívoco” no licenciamento concedido pelo Daia (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental), órgão responsável pelos procedimentos de licenciamentos de grandes obras. Ela entende que o órgão solicitou apenas um EAS (Estudo Ambiental Simplificado), quando na realidade deveria exigir um EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), que seria mais rigoroso.
O Daia, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é responsável por analisar estudos ambientais de empreendimentos potencialmente impactantes, sujeitos a licenciamento com Avaliação de Impacto Ambiental, conforme as Resoluções 01/86 e 237/97 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
“As obras estão sendo realizadas a 100m de uma área de unidade de conservação do Parque Estadual da Serra do Mar e o instrumento utilizado pelo Daia é absolutamente equivocado”, argumenta a promotora, acrescentando que há no local um remanejamento de vegetação no entorno do CDP que é “bastante significativo”.
Segundo ela, a Prefeitura é ré na ação, pelo fato de permitir a obra sem qualquer tipo de exigência.
Além disso, Elaine Taborda considera que o município de Caraguatatuba deve preservar sua vocação turística.
A promotora declarou ontem que tem conhecimento dos problemas ligados à segurança pública no Estado de São Paulo. “Mas não concordo que o Estado passe por cima da lei ambiental, pois ele deveria dar o exemplo”.
Elaine Taborda está aguardando a Justiça citar o Governo do Estado e a Prefeitura de Caraguatatuba. O prazo previsto na ação, que foi protocolada no último dia 10 de maio, é de 72 horas, mas até ontem nenhum dos dois órgãos haviam sido citados. Apesar do Ministério Público ter solicitado que a liminar seja concedida em caráter de urgência, a Justiça não se manifestou contrária ao pedido, pois os órgãos não foram ouvidos.
O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) não foi localizado na noite de ontem para comentar o assunto. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que de fato ainda não foi contatada. A reportagem também não conseguiu contatar a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) para comentar o assunto. (Fonte: Imprensa Livre)

Balé Stagium apresenta-se no Teatro Mario Covas dia 3 de junho
Stagium dança Chico Buarque no Teatro Mario Covas dia 3 de junho, às 21 horas. Ingressos a R$10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone (12) 3881 2623.

Caraguatatuba - Com idéia e coreografia de Décio Otero e direção teatral de Marika Gidali, o espetáculo conta com trilha sonora de Chico Buarque de Hollanda, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Francis Hime e Edu Lobo.
Com mais de 30 anos de estrada, o Ballet Stagium – uma das mais importantes companhias de dança do país –, revela que, no mundo do espetáculo, o maior mistério acontece nos bastidores do teatro. Histórias que se misturam com a realidade do orgulho, vaidade, sinceridade e beleza dos artistas atuantes. Os espaços reservados às “idéias” que identificam cada personagem com uma melodia, frase ou palavra-chave, fornece em seu conjunto um verdadeiro mapa da argamassa do artista.
O espetáculo situa-se num depósito de material cênico, com manequins, praticáveis, restos de cenários, araras com figurinos, bicicletas, móveis, andaimes de construção e tábuas, concebidos por Márcio Tadeu. A voz de Paulo Autran narra trecho do poema “E agora José?”, de Carlos Drummond de Andrade. Entre as músicas executadas estão “Eu te amo”, “Valsinha”, “O que Será que Será”, “A história de Lily Braun”, “Morena de Angola”, “Trocando em Miúdos”, “Roda Viva”, “Beatriz”, “Partido Alto” e “Na Carreira”, interpretadas por Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Nacha Guevara, Leila Pinheiro e Telma Costa.
“Aprendi a admirar Chico Buarque na época que dançava na Europa. E, através de sua generosidade poética, dei asas a imaginações coreográficas. 30 anos se passaram... Chegou a hora de criar um espetáculo sobre a obra deste artista fundamental, visceral e definitivo, nestes tempos sem temer entraves exteriores. Sinto que minha imaginação levanta vôo e, fechando os olhos, entrego-me emocionado aos “Pedros Pedreiros”, aos “Brejos da Cruz” e às “Rodas Vivas” do cotidiano”, conta Décio Otero.
FICHA TÉCNICA DO BALÉ “STAGIUM DANÇA CHICO BUARQUE”
(No espetáculo há um trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade
“E Agora, José ?”, na voz de Paulo Autran)

Patrocínio......................................................... Petrobrás Distribuidora – Lei Rouanet
Coreografia/Trilha Sonora/Desenho de Luz.... Décio Otero
Direção Teatral................................................ Márika Gidali
Cenários e Figurinos....................................... Márcio Tadeu
Vídeo............................................................... EP Produções / Edgar Duprat
Edição e Mixagem da Trilha Sonora............... Marcelo Jannuzzi
Estúdio............................................................ Stagium Tech
Montagem....................................................... José Luiz da Silva
Pesquisa......................................................... Márika Gidali, Ademar Dornelles e Décio Otero
Manutenção de Figurinos................................ Marcos Veniciu
Músicas....... Eu Te Amo............................ Chico Buarque -Tom Jobim
Valsinha................................. Chico Buarque – Vinicius de Moraes
O Que Será, Que Será.......... Chico Buarque
A História de Lily Braun......... Chico Buarque – Edu Lobo
Morena de Angola................. Chico Buarque
Trocando em Miúdo.............. Chico Buarque – Francis Hime
Roda Viva.............................. Chico Buarque
Beatriz................................... Chico Buarque
Partido Alto............................ Chico Buarque
Na Carreira............................ Chico Buarque
Intérpretes.. Eu Te Amo............................ Chico Buarque –Telma Costa
Valsinha................................. Nacha Guevara
O Que Será, Que Será.......... Chico Buarque – Milton Nascimento
A História de Lily Braun......... Leila Pinheiro
Morena de Angola................. Chico Buarque
Trocando em Miúdos............. Chico Buarque
Roda Viva.............................. Chico Buarque – MPB4
Beatriz................................... Milton Nascimento
Partido Alto............................ Caetano Veloso
Na Carreira............................ Chico Buarque
Elenco............................................................... Ana Paula Tavernaro, Eduardo Mascheti, Eugênio Gidali, Flávia Costa, Igor Vieira, Jorge Lima, Juliana Figueiredo, Márcia Freire, Marcos Palmeira, Marcos Veniciu, Marina Costa, Michelle Calegari, Paula Perillo, Renata Botta, Renata Collin, Rober Mendes

Atenciosamente
Cida Fiorentin
(11) 3667-3510 – 9974-8662 – 9269-4390

FICHA TÉCNICA DO BALLET STAGIUM

Patrocínio......................................................... Petrobrás Distribuidora – Lei Rouanet
Direção............................................................ Márika Gidali e Décio Otero
Coreógrafo residente...................................... Décio Otero
Direção Teatral................................................ Márika Gidali
Vídeo............................................................... EP Produções – Edgard Duprat
Iluminação....................................................... Marcelo Jannuzzi
Direção de Projetos Culturais......................... Márika Gidali
Coordenação do Projeto Escola..................... Geralda Bezerra Araújo
Coordenação do Projeto Joaninha.................. Ademar Dornelles
Projeto Professor Criativo............................... Márika Gidali e Décio Otero
Montagem Cênica........................................... José Luiz da Silva
Maestro de Ballet Clássico.............................. Ricardo Ordoñez
Contemporâneo............................................... Rúben Terranova
Pianista............................................................ Vânia Francelino
Secretário........................................................ José Luis dos Santos
Fotógrafos....................................................... Silvia Machado e Arnaldo J. G. Torres
Assessoria de Imprensa.................................. H10 Comunicação Corporativa
Elenco.............................................................. Ana Paula Tavernaro, Eduardo Mascheti, Eugênio Gidali, Flávia Costa, Igor Vieira, Jorge Lima, Juliana Figueiredo, Márcia Freire, Marcos Palmeira, Marcos Veniciu, Marina Costa, Michelle Calegari, Paula Perillo, Renata Botta, Renata Collin, Rober Mendes (Fonte: PMC)

Caraguá terá mutirão de mamografia
Em Caraguá o atendimento será feito entre os dias 27 de maio e 3 de junho. Qualquer mulher poderá participar do mutirão desde que tenha pedido médico, e que seja da rede pública.

Caraguatatuba - Uma parceria entre as Secretarias Estaduais e Municipais, além da rede privada, possibilitou a realização de um mega-mutirão de mamografia em todo o estado de São Paulo. Em Caraguá o atendimento será feito entre os dias 27 de maio e 3 de junho; já a maioria das cidades realizará o mutirão no sábado, dia 27 de maio.
Em Caraguá, os exames serão realizados na Casa de Saúde Stella Maris, apenas nos dias 27 de maio e 3 de junho; já na Clínica Digital Diagnóstico Imagem, o mutirão vai acontecer no período de 27 de maio a 3 de junho. Os pacientes estão sendo informados em todas as Unidades de Saúde. A Clínica fica na Avenida Anchieta, nº 196, Centro.
Caraguá deverá realizar em torno de 380 exames. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o mutirão vai atender a demanda do município, principalmente para os exames de rotina, já que os casos mais graves sempre tem prioridade no atendimento. “Esta campanha será importantes para regularizar a nossa demanda, valeu a pena esta parceria com o Governo de Estado”, disse.
Qualquer mulher poderá participar do mutirão desde que tenha pedido médico, seja da rede pública. “Iremos atender aqueles que aguaradavam os exames, com o pedido médico. A mamografia é um exame de extrema importância para garantir a saúde da mulher e o dignóstico precoce é fundamental para o tratamento”, disse o Secretário de Saúde. (Fonte: PMC)

Água Viva Coral apresenta Concerto Evolução

Caraguatatuba - Dia 27 de maio acontece o concerto “Evolução” do Água Viva Coral no Teatro Mario Covas, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal e a Associação de Amigos do Água Viva Coral. O ingresso custa R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada).
São 26 coralistas sob a direção musical e regência de Eliana Banheza, direção cênica de León Berenstein, assistência musical e instrumentação Jefferson Amorim, maquiagem de Akito e produção de palco de Márcio e Leonardo.
“Buscando o melhor de nós mesmos, descobrimos a própria“Evolução”, e oferecemos ao público, e esta, se transforma numa “arte essencial”. Os espetáculos nascem de longo processo, são reflexões, amadurecimentos da alma e lentamente tornam-se ação quando a imagem toma o corpo e o som toma a voz. O Água Viva Coral como meta para o espetáculo “Evolução” uma temporada de apresentações. Enfim... concentramos nossos esforços para tornar o canto do ÁGUA VIVA em um movimento “vivo” da expressão de sua musicalidade. Para o Canto-Coral é preciso unir vozes e portando, unir pessoas ”- comenta Banheza, regente do Água Viva Coral
CORALISTAS
Sopranos: Dulce, Efigênia, Ercília, Inês, Ioneide, Josevane, Karen, Maria Nilza, Milena, Regina, Tatiana
Contraltos: Dayse, Luana, Maricelma, Paula, Tamires, Tereza
Tenores: Edney, Felipe, Marcelo, Márcio, Leonardo
Baixos: Antônio, José Antônio, Marcos (Kito), Raniel
ATUAÇÕES CÊNICAS:
Tamires: Fada
Antônio: Homem-rocha
Felipe: Atleta
Macelo: Trompetista negro
Raniel: Lorde
Programa:
1. SINFONIA SERTANEJA
(Medley de músicas regionais)
arranjo: Toninho Pelliciari
adaptação: Eliana Bañeza
2. CIO DA TERRA
Milton Nascimento e Chico Buarque
arranjo: Ana Yara Campos
*Esquete: Trompetista Negro
3. NOBODY KNOWS
Negro Spirituals
arranjo: Nathaniel Dett
4. TOURDION
Pierre Attagnant Séc. XVI
*Esquete: As uvas
5. SUÍTE DOS PESCADORES
Dorival Caymmi
Arranjo: Damiano Cozzella
6. LACRIMOSA
Wolfgan Amadeus Mozart (250 anos)
7. PRECISO APRENDER A SER SÓ
Sérgio e Marcos Valle
arranjo: Damiano Cozzella
8. VOCÊ VAI ME SEGUIR
Chico Buarque
arranjo: Regina Lucatto
*Esquete: Hi-kai do cemitério
9. ROMANCE DE UMA CAVEIRA
Alvarenga e Ranchinho
Arranjo: Alberto Cunha
Fragmentos do texto “Nossos dias melhores nunca virão? “
(Arnaldo Jabor)
10. RODA VIVA
Chico Buarque
arranjo: Damiano Cozzella
11. AVE MARIA
Thomas Luis de Victória Séc. XVI
12. VIRA-VIROU
Kleyton e Kledyr
arranjo:
13. GRAU DEZ
Ary Barroso e Lamartine Babo
arranjo: Samuel Keer
14. SI SE CALLA EL CANTOR
Horacio Guarany
*Esquete: Sou inocente
15. CANCIÓN COM TODOS
Cesar Isella e Armando Gomes
arranjo: Norberto Vieira
Histórico do Grupo - O Água Viva Coral iniciou suas atividades em junho de 1994. Mantido pela (FUNDACC), Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, desde sua formação, conta com a direção musical de Eliana Bañeza.
O grupo é composto por profissionais das mais diversas especialidades, estudantes e donas de casa, unidos pelo prazer de se fazer “CANTO CORAL”.
Com apenas um ano de formação, em uma de suas primeiras apresentações, ele conquistou o 3 º lugar no 1º Mapa Cultural Paulista (projeto da secretaria de estado da cultura) em 1995, fase regional realizada em S. Sebastião/SP. Em 97, 99 e 2000, ambos realizados no município de Aparecida, o Água Viva foi destaque assegurando outras colocações e uma 1ª suplência, consecutivamente.
Com apoio da comunidade e especialmente de empresários da cidade, em 98, a produção de um CD consolidou esse movimento cultural em Caraguatatuba e vem se tornando cada vez mais significativo e importante com o incentivo de empresários locais e da administração municipal.
Em 2000 participou do I Festival Internacional de Corais de S. Lourenço MG, destacando-se pela característica cênica e poética de sua apresentação. Neste mesmo ano participou de eventos do projeto “Brasil 500 Anos”.
Após a estréia de “O CONCERTO PROFANO” em maio de 2001 o “ÁGUA VIVA CORAL” definitivamente assume a sua forma livre de sentir e fazer sua arte.
2004, ano em que a campanha da fraternidade trouxe como tema a “ÁGUA”, foi também o ano em que o ÁGUA VIVA comemorou 10 anos de fluxo de suas águas. Incontáveis ensaios e apresentações, músicas e acontecimentos! Para quem cantou neste coral e para quem ouviu... A emoção e as lágrimas falaram por si.
Este coro desenvolveu, desde o início, uma proposta versátil de unir o canto, a poesia e a arte cênica. Recebendo orientações sobre expressão corporal sob a orientação de Leon Berenstein, que também, dirige a área de dramatização dos esquetes apresentados durante o concerto. Além disso, o grupo tem aulas de teoria musical, história da música, técnica vocal e assistência para novos integrantes. (Fonte: PMC)

Centenas de alunos participam da abertura dos Jogos Estudantis de Caraguá
A abertura do II Jogos Estudantis de Caraguá, realizada pela Secretaria da Educação hoje, dia 25, reuniu centenas de alunos da rede municipal. Houve apresentações culturais, desfile das delegações e uma disputa de futsal.

Caraguatatuba - A Secretaria da Educação realizou hoje, dia 25 de maio, a abertura dos II Jogos Estudantis de Caraguá. O evento, que foi realizado em clima de Copa do Mundo, mobilizou centenas de alunos da rede municipal de ensino, que esbanjaram criatividade em apresentações culturais e durante o desfile das delegações. As atividades ocorreram no período da manhã e deram abertura ao projeto de competições esportivas que seguirá durante todo o ano.
A abertura dos jogos ocorreu na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, no qual estavam representantes de 19 escolas de Caraguatatuba. A Copa na Alemanha, jogadores de futebol, equipes de torcidas, foram alguns dos temas abordados pelas crianças e adolescentes durante a mostra das delegações. O verde e amarelo foram o destaque do evento.
Na parte cultural os temas também foram diversificados. Os alunos da escola Jorge Passos, por exemplo, apresentaram uma coreografia com a tradicional música “Aquarela do Brasil”. Já os estudantes da EMEF Antonia Ribeiro da Silva, trouxeram ao público o “ritual de agradecimento”. Também houve apresentação de dança baseada no lien chi.
A secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, acredita que os Jogos Estudantis seja resultado de esforços de uma equipe comprometida com o esporte nas escolas da cidade. Ela considera essa prática importante, pois estimula a troca de experiências e o aprendizado a partir de muitos valores.
O chefe de gabinete José Pereira de Aguilar Junior, que na ocasião representou o prefeito, disse que essa integração é necessária. “É importante ter o esporte, a educação e o social atuando juntos para que tenhamos bons resultados com a sociedade”, ressaltou. O secretário de esportes, Nivaldo Rodrigues Alves, disse também destacou a importância dessa integração, da união e do resgate de valores, que tem se perdido hoje em dia, trazendo prejuízos a todos.
Após a cerimônia de abertura, houve um torneio de futsal, mas a partir de agora, os encontros entre os atletas serão realizados mensalmente, divididos por modalidades especificas. O objetivo dos jogos é proporcionar o desenvolvimento da pratica esportiva e a confraternização entre os alunos dos 4ºs aos 8ºs anos, do ensino fundamental. Essa abertura reuniu os alunos que realizam atividades físicas por meios de projetos da Seduc, orientados pelos professores de educação física. Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa, Futsal, Handebol, Voleibol, Queimada e Dança estão entre essas atividades.
Para participar dos jogos, a criança ou adolescente precisa estar devidamente matriculado na escola inscrita para a competição e ter autorização dos pais. Cada unidade escolar poderá inscrever até dez alunos por modalidade, com exceção do atletismo que terá o limite de quatro participantes por escola.
Durante esses festivais, todos irão jogar e ganhar medalhas. No final do ano, quando ocorrer o encerramento das atividades, as escolas que forem melhores pontuadas, receberão um troféu. Os Jogos da Educação deve integrar 1300 crianças e adolescentes na edição de 2006. A próxima atividade dos Jogos é o encontro de Atletismo, que será realizado no dia 30 de maio, no Centro Esportivo Municipal. (Fonte: PMC)

Professores participam de oficina do projeto “Criança também faz arte”
Para que os professores da rede municipal de educação possam desenvolver atividades voltadas para o projeto “Criança também faz arte”, eles participarão amanhã, dia 26 de maio, de uma oficina de artes. O objetivo é propor aos educadores um novo olhar sobre as artes, para que depois transmitam aos estudantes.

Caraguatatuba - Alguns professores de EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Caraguatatuba participarão amanhã, dia 26 de maio, de uma oficina de artes pelo projeto “Criança também faz arte”. O encontro ocorrerá das 8 às 18h, na sede da Seduc (Secretaria da Educação) e reunirá um professor de cada unidade escolar.
Conforme explicou Sara Sant’Ana, supervisora de ensino responsável pelo programa, o intuito dessa oficina é orientar os professores na busca de um olhar diferenciado em relação às artes, para que seja um agente multiplicador na unidade escolar onde atua. “Esse projeto pretende desenvolver artes dentro das escolas, mas sempre buscando um diferencial”, destacou.
Para isso, o encontro sugere o estudo de obras de alguns artistas, como Vassily Kandinsky, Piet Mondrian, Alfredo Volpi, Manabu Mabe, Tomie Ohtake e Romero Britto. Durante todo o dia, os professores conhecem um pouco mais sobre esses artistas e a Secretaria da Educação fornece o material para que sejam desenvolvidos trabalhos práticos com a utilização dessas informações novas.
Depois dessa primeira etapa, também está prevista a visita de extensão cultural a museus, teatros, entre outros, que tenham ligação às temáticas desenvolvidas ao longo do projeto. Isso ocorre porque outro aspecto importante dessa proposta é o desenvolvimento entre professores e alunos, da competência estética e artística em diversas modalidades. Sara conta que um dos principais pontos positivos é que o projeto acaba despertando o potencial de alunos e professores, que podem a partir dele, buscar mais subsídios para seguir esse caminho artístico.
Ela lembra que a proposta surgiu, inicialmente, para expor quadros na Secretaria da Educação, mas acabou tendo bons resultados e sendo mantida com uma prática anual. Sara explica que depois dessa oficina destinada aos professores, eles desenvolvem os trabalhos nas escolas com os alunos, que produzem telas diferenciadas, a partir das técnicas de renomados artistas.
No final do ano, ocorre uma exposição na secretaria com o resultado do trabalho de professores e alunos. Essas obras permanecem no local durante o ano letivo seguinte, até que novas telas sejam produzidas. A supervisora conta que isso gera uma troca anual do acervo exposto na Seduc. Depois desse processo, os quadros podem ser devolvidos aos autores e o público que visita a secretaria pode apreciar o trabalho de novos talentos. (Fonte: PMC)

 

Semana de 19/05 à 25/05

 

CINE CARAGUA

"Selvagem"
ás 15:10

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

CINE CARAGUA DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Mês do Meio Ambiente

Ilhabela - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela estará promovendo do dia 05/06/06 até o dia 08/07/06 o Mês do Meio Ambiente. Neste mês de junho, como nos anos anteriores, a Secretaria promove eventos para a sensibilização da população, com questões voltadas ao lixo e a preservação de nossa cidade. Uma vez que somos campeões em preservação da mata atlântica, temos mais de trezentas cachoeiras fazemos exportação do nosso lixo e etc., temos no mínimo o dever de continuarmos preservando nosso ambiente, com mudanças simples em nossos hábitos e sempre almejando a melhor qualidade de vida. Entretanto, a nossa programação contará com as seguintes atividades:
Mostra de vídeo – de 05/06 a 09/06 e 12/06 a 14/06 – local: Sede da Agenda 21, av: Pedro Paula de Moraes nº1181 bairro: Engenho D`água. Sempre das 10h às 16h.
Exposição de artes confeccionadas com matérias reaproveitados – de 06/06 a 08/07 - local: Sede da Agenda 21, av: Pedro Paula de Moraes nº1181 bairro: Engenho D`água. Sempre das 09h às 17h.
Oficinas de empapelamento – 11/06 – local: Sede da Ong Vitae Qualitaes, 25/06 – local: Pastoral da Criança, rua Olimpio José dos Santos nº 239 bairro: Itaquanduba. Das 09 às 13h.
Oficinas com materiais recicláveis - 12/06 a 17/06 – local: Sede da Agenda 21, av: Pedro Paula de Moraes nº1181 bairro: Engenho D`água. Sempre das 09h às 13h.
Parque Municipal das Cachoeiras – dias úteis aberto das 09h às 17h, finais de semana e feriados, o Parque ficará aberto das 10h às16h.
Visita monitorada das Escolas do Ensino Fundamental ao Parque Municipal das Cachoeiras – de 05/06 a 07/07 – local: Parque Municipal das Cachoeiras – local: rua José Bonifácio s/nº, bairro Água Branca. Das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Cuide Ilhabela Brincando (Projeto de Educação Ambiental)
Dia 10/06 – local: Escola Estadual Anna Leite bairro: Praia Grande. Das 09h às 13h.
Dia 24/06 – local: Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos bairro: Vila. Das 09h às 13h.
Dia 01/07 – local: Escola Estadual Eva Esperança Silva bairro: Água Branca. Das 09h às 13h.
Dia 02/07 – local: Rua do Camarão bairro: Barra Velha. Das 09h às 13h.
Dia 08/07 – local: Escola Estadual Maria Gema bairro Barra Velha. Das 09h às 13h.

Oficinas para formação de Multiplicadores da Agenda 21 Municipal
Dia 09/06 - local: Escola Estadual Anna Leite bairro: Praia Grande. Das 13h às 17h.
Dia 23/06 - local: Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos bairro: Vila. Das 13h às 17h.
Dia 30/06 - local: Escola Estadual Eva Esperança Silva bairro: Água Branca. Das 13h às 17h.
Dia 07/07 - local: Escola Estadual Maria Gema bairro Barra Velha. Das 13h às 17h.
Dia 14/07 – local: Escola Estadual Waldemar Belizário bairro Itaquanduba. Das 13h às 17h.

Adote uma Muda – de 26/06 a 30/06 - local: Sede da Agenda 21, av.: Pedro Paula de Moraes nº1181 bairro: Engenho D água. Das 09h às 16h.
de 03/07 a 07/07 – local: será utilizado o Stand da Semana de Vela, na Vila. Das 09h às 16h.

Palestras – Tema: Consumo Responsável, dia 26/06 – local: Centro Comunitário da Barra Velha. A partir das 19h. Palestrante Georgeta de Oliveira Gonçalves.
- Tema: Gestão Participativa do Parque Estadual de Ilhabela, dia 27/06 – local: Câmara Municipal. A partir das 19h. Palestrante Marília Brito.
- Tema: Consumo Responsável, dia 28/06 – local: Escola Estadual Waldemar Belizário. A partir das 19h. Palestrante Georgeta de Oliveira Gonçalves.

Stand sobre separação de resíduos (alertar a todos sobre a importância da separação correta do lixo) – de 19/06 a 23/06 – local: Paço da Prefeitura Municipal de Ilhabela. Das 09h às 16h.
Feira de troca – dia 02/07 – local: Praça do Antigo Casarão bairro: Perequê. Das 09h às 13h. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Polícia Ambiental apreende palmito

São Sebastião - A Polícia Ambiental de São Sebastião prendeu ontem Jonas Pereira dos Santos, 43 anos, e Edson Martins Barbosa, 33, por crime ambiental. Eles foram detidos na estrada da Limeira, às 5h de ontem, transportando 1.376 unidades de palmito in natura extraídos ilegalmente da Serra do Mar. Santos e Barbosa foram indiciados por crime ambiental no 3º Distrito Policial do bairro da Enseada. O veículo que transportava o palmito também foi apreendido pela polícia. Segundo a polícia ambiental, o produto será analisado e caso esteja em boas condições de consumo será doado às instituições assistenciais do município.
(Fonte: ValeParaibano)

Câmara realiza concurso público para nove cargos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião realiza, no próximo mês, concurso público para o preenchimento de nove funções.
Os interessados poderão se inscrever entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2006, mediante o pagamento de uma taxa que varia entre R$20,00 e R$50,00, conforme o cargo.
As vagas são para agente de serviço (01); segurança parlamentar (01); motorista (02); assistente administrativo (01); técnico contábil (01); técnico em informática (01); jornalista (01); e advogado (01). Todas as funções têm carga horária de 40 horas semanais.
São condições para inscrição e nomeação: estar habilitado para o cargo escolhido; ser brasileiro; ter 18 anos completos na data do registro; estar em gozo de seus direitos políticos e civis; estar quites com a justiça eleitoral e o serviço militar, quando for o caso; não ter sido demitido a bem do serviço público. A inscrição não será aceita por via postal, eletrônica, condicional ou fora do tempo, devendo ser efetuada mediante a cópia do RG.
Pelo fato de haver uma única vaga aos cargos descritos, com exceção de motorista, não será possível a classificação especial de portadores de necessidades especiais, os quais concorrerão em igualdade de condições, respeitadas suas limitações físicas, que deverão ser comunicadas na ficha de inscrição, pelo interessado, para assegurar a previsão de adaptação da sua prova.
Os candidatos aprovados e habilitados serão nomeados segundo a necessidade e a disponibilidade orçamentária da Câmara, respeitando-se os limites de gastos com pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A prova será aplicada pela Fundação José Pelúcio Ferreira, com sede no Rio de Janeiro/RJ, no dia 17 de junho, das 8 às 12 horas, na Escola Estadual Profª Maísa Theodoro da Silva (antigo Henrique Botelho), situada na rua Caraguatatuba, 203, no bairro Vila Amélia, região central da cidade.
Os candidatos deverão comparecer ao local com antecedência mínima de 30 minutos do horário designado, munido de documento de identidade original com foto, protocolo de inscrição, caneta esferográfica preta ou azul, lápis e borracha.
As provas serão escritas objetivas, na forma de teste de múltipla escolha, com questões pertinentes a avaliação das exigências de conhecimento básico e específico para o exercício do cargo.
Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios: ter maior idade e tempo de residência no município, comprovado pela data do título de eleitor.
O prazo de validade do concurso é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.
Os cargos concursados se submetem ao regime estatutário consolidado nas normas da Constituição Federal, Lei Municipal 76/2006, na legislação esparsa referente, e nas Resoluções Legislativas vigentes.
A inscrição deve ser feita no Shopping Fama, sala 3, 2º piso, localizado na rua Duque de Caxias, 188, Centro, das 10 às 16 horas.
O edital completo encontra-se disponível no site oficial da Câmara Municipal no seguinte endereço: www.camarasaosebastiao.sp.gov.br  (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e Associação Costa dos Alcatrazes parceiras em prol do turismo de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Associação Costa dos Alcatrazes, formada por representantes de hotéis, pousadas, receptivos e restaurantes da Costa Sul, estão unidas em prol do turismo do município. Na manhã desta quinta-feira (25/05), o prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, e do diretor de Turismo, Rogério Barroso, recebeu alguns representantes da associação, entre eles, o presidente Mário Ferrarini, o Guto, e o diretor executivo Luiz Alberto Vergílio.
Segundo Guto, a associação nasceu da idéia de incrementar o turismo e assim refletir nas empresas do ramo. Ele citou a divulgação do município em vários veículos de imprensa nacional e internacional, assim como em feiras turísticas e no Convention Bureau, de São Paulo. “O objetivo desta visita é mostrar o trabalho que a associação faz pelo turismo da cidade”, frisou o presidente.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, salientou que turismo é prioridade da administração municipal. Ele destacou que hoje a Prefeitura investe maciçamente em infra-estrutura, como em obras de pavimentação, centro de convenções, urbanização do aterro da Rua da Praia, entre outras. Além disso, atualmente também se encontra em fase de elaboração o Plano Municipal de Turismo.
Dr. Juan frisou grandes eventos esportivos que refletem no turismo, como mundial de surfe e campeonatos de vela. “O município faz a política de turismo e o empresariado conduz. Estou super contente com este trabalho de vocês”, declarou o prefeito.
Ao final da reunião, a Prefeitura e a Associação Costa dos Alcatrazes discutiram uma parceria para instalação de placas de sinalização turística na Costa Sul, com apoio de empresas.
 (Fonte: PMSS)

Secretarias municipais oferecem serviços gratuitos no “Vivação Cidadania”

São Sebastião - Levar serviços básicos para a população é a meta do programa “Vivação Cidadania”, que será lançado no domingo, 28, na Escola Municipal de Juquehy, com a participação de diversas secretarias municipais, entre elas, as Secretarias de Assuntos Jurídicos, de Saúde, de Administração e de Segurança.
Trata-se de um grande mutirão de serviços integrados e gratuitos, relacionados às áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura e cidadania. A ação é resultado da mobilização de vários setores da própria Prefeitura e outros parceiros como entidades e prestadores de serviços públicos.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR) realizará orientação nas áreas jurídica, tributária e defesa do consumidor. Para o secretário da pasta, Celso Luiz dos Santos, a equipe da secretaria estará disponível no evento para qualquer consulta da comunidade. “Nossa meta é atender todas as consultas da população”.
Para ouvir a comunidade sobre críticas e sugestões, além de realizar o atendimento ao público, a Secretaria de Administração (SECAD) fará serviços de abertura de processos, além de dar orientação sobre como proceder para obter acesso aos serviços públicos.
A Secretaria de Segurança dará apoio ao evento, além de oferecer orientações sobre o trânsito com a equipe da Divisão de Trânsito (Ditraf).
Programas do Centro de Aleitamento Materno (CIAMA) e do Centro Municipal de Infectologia (CEMIN) da Secretaria de Saúde (SESAU) estarão presentes no evento, divulgando seus trabalhos e orientando a comunidade sobre diversos assuntos relacionados a saúde.
Haverá também uma ouvidoria com a presença de profissionais da SESAU, além da presença de agentes da vigilância sanitária e epidemiológica, do Programa Saúde da Família e Zoonosses.
O "Vivação Cidadania" estará na Escola Municipal de Juquehy, que fica na Rua Maria Madalena Faustino, 870 e funcionará das 09h00 às 17h00, sendo inicialmente lançado nos bairros de Juquehy, Barra do Una e Boracéia. Depois ele será levado também, a cada três meses, para o restante do município. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Gaivota

 

Câmara aprova criação de serviço voluntário

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei do vereador Charles Medeiros, que autoriza o Executivo Municipal a instituir o serviço voluntário em atividades culturais, cívicas, científicas, recreativas, assistencial e turística no âmbito da Administração Municipal direta e indireta.
O vereador justificou seu projeto tendo em vista o atual crescimento do volun-tariado no Brasil e frisou sua participação direta e indireta nas ações que colaboram com o desenvolvimento diverso das comunidades no cotidiano da cidade.
“A presente proposta tem como objetivo regulamentar e tornar mais justa a colaboração das ações de voluntariado, pois todos sabem que o trabalho voluntário traz ganhos, já que dá oportunidade ao cidadão de trabalhar numa atividade que sempre atuou e que muitas vezes, no momento, se encontra sem atividade e quer participar aproveitando a experiência adquirida”, apontou o vereador.
Na atualidade, segundo Medeiros, um grande número de empresas valorizam muito mais os funcionários que prestam algum tipo de serviço voluntário. “Quando nos currículos é mencionado a prestação de obras voluntárias, as multinacionais em seu processo de seleção levam muito esse ponto em conta”.
O vereador acredita que muitas pessoas que já realizam algum tipo de atividade voluntária e tem mais disponibilidade de ajudar, acabam nem sempre sabendo como proceder e se são regulamentadas essas atividades.
Ficou autorizado ao Poder Executivo Municipal conceder auxílio financeiro, bem como o ressarcimento de despesas que, comprova-damente, o prestador de serviços voluntários realizar no desempenho de suas atividades, em conformidade com o disposto no Art. 3º da Lei Federal nº. 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura recebe elogios por implantação de ciclofaixas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Ouvidoria Geral, recebeu nos últimos dias dois elogios de cidadãos que residem e freqüentam Ubatuba pela iniciativa do prefeito Eduardo Cesar na implantação das ciclofaixas nas ruas Thomaz Galhardo e Conceição. O Sr. Moacir Dedonatti escreveu uma carta dirigida ao prefeito na qual diz ter ficado maravilhado com o resultado alcançado com as ciclofaixas. “O trânsito ficou mais disciplinado, os ciclistas mais seguros e a cidade mais organizada. Parabéns pelo seu trabalho e de toda a sua equipe, pois foi um passo muito importante que Ubatuba deu em relação à organização de seu trânsito. Como comerciante da Thomaz Galhardo estou muito contente com a alteração”, disse Moacir ao prefeito em sua carta.
Ivany Rodrigues de Oliveira, cidadã que passa três dias da semana em Ubatuba e que pretende morar definitivamente no município, escreveu através de um e-mail dirigido ao “Fala-Cidadão”, que o prefeito Eduardo Cesar está de parabéns pela colocação de um espaço destinado aos ciclistas. “Foi realmente providencial, notamos uma significativa ordem no trânsito da cidade, os vários avisos vieram esclarecer e notificar a população de que providências serão tomadas. Quero reafirmar meus parabéns e solicitar que realmente as punições sejam tomadas, para que pessoas desavisadas ou pouco bem intencionadas sintam que este líder veio até a Prefeitura de Ubatuba para realizar uma administração brilhante”, elogiou Ivany.
Canal de comunicação - As correspondências foram recebidas via Ouvidoria, que é um canal de comunicação entre a população e a administração pública. É função da Ouvidoria analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar recebe prefeitos de cidades do Chile

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última quarta-feira, 24, dois prefeitos de cidades do Chile, que vieram a Ubatuba para combinar os detalhes da viagem que os presidentes de associações de bairro farão ao país vizinho, em outubro deste ano. Fernando Perez Villagran é prefeito de Melipilla, cidade-irmã de Ubatuba e que já esteve no município por duas vezes participando do Encontro de Presidentes de Associações de Bairro. O outro prefeito recebido por Eduardo Cesar foi David Moralez de Isla de Maipo.
O chefe de gabinete do prefeito Eduardo Cesar, Décio José Sato e a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, também acompanharam os visitantes chilenos durante a visita. Foram acertadas as datas da ida da comitiva ubatubense para o Chile, além do itinerário e dos passeios a serem realizados pelos brasileiros. “Será uma oportunidade única para muitos deles saírem do Brasil e ter uma nova visão do mundo”, disse Silvana, referindo-se aos presidentes de associações de bairro de Ubatuba.
Os prefeitos reunidos conversaram sobre as características de suas cidades, os problemas por elas enfrentados e também sobre a grande amizade que surgiu entre as cidades-irmãs. “Para nós é muito importante receber o pessoal de Ubatuba em Melipilla, já que nossa comitiva já esteve aqui por duas vezes e foi muito bem recebida. A viagem será importante para continuarmos a boa amizade que criamos”, disse o prefeito de Melipilla D. Fernando Villagran, que justificou sua visita como um agradecimento pela atenção recebida durante o II Encontro de Presidentes de Bairros Brasil/Chile, ocorrido em abril. (Fonte: PMU)

Museu do Surfe aceita doações para o acervo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está realizando uma campanha de arrecadação de materiais relacionados ao surfe, que possam ajudar a remontar a história do surfe em Ubatuba. Se você tem uma prancha antiga, fotos, troféus, cartazes, acessórios e jornais relacionados à prática desse esporte fascinante, traga seu material para fazer parte desse santuário em homenagem ao surfe!
O material pode ser doado ou emprestado, através de uma cessão de uso. No caso de fotos e materiais impressos, existe também a possibilidade de digitalizar e devolver os originais. Já foram doadas bandeiras, pranchas, revistas e fotos. O surfista veterano, Dhú Neumann, fez uma das primeiras doações ao museu, uma prancha Glasspack MK1. “Essa prancha foi feita no final de 1966. O diferencial é que ela era fabricada em série, através de molde, como as carrocerias de carros de antigamente”, disse.
O Museu será montado em frente à Praia do Cruzeiro, na Avenida Iperoig, nº 331, Centro de Ubatuba, onde as doações já estão sendo recebidas. Participe e faça parte da história.
 (Fonte: PMU)

Reunião vai discutir segurança pública com comerciantes

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através de sua Secretaria de Segurança Pública, convida todos os comerciantes do centro da cidade para participar da reunião que acontece na próxima segunda-feira, 29, às 15h, na Secretaria de Educação. O objetivo da reunião é discutir a possibilidade da instalação de câmeras de monitoramento para aumentar a segurança no centro comercial. (Fonte: PMU)

Palestra gratuita na ACIU com Marco Aurélio Bertaiolli

Ubatuba - Marco Aurélio Bertaiolli ministrará uma palestra voltada aos empresários da cidade, no próximo dia 01 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Associação Comercial de Ubatuba.
Bertaiolli trabalha ao lado de empreendedores e representantes de entidades com o objetivo de desenvolver projetos, dinamizar a economia e gerar empregos.
Defesa das micro e pequenas empresas. Esta é a principal bandeira de trabalho de Bertaiolli, que defende o associativismo, a atração de novos empreendimentos, fomento dos negócios já implantados, criação de nichos de mercado e mudanças na legislação.
O presidente da ACIU Ahmad Khalil Barakat ressalta que “através do associativismo, da formação de núcleos, da participação integrada, os empreendedores conseguem melhores resultados, tanto na solução de problemas conjuntos, como na viabilização de novos negócios”, salienta.
O empresário Marco Aurélio Bertaiolli tem 38 anos e uma ligação com o setor comercial há mais de 20 anos. Tornou-se comerciante aos 16 anos. A experiência precoce proporcionou uma visão mais ampla do mercado, além das tendências e transformações ao longo dos anos.
Bertaioli é vice-presidente da Facesp- Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, é presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e vice-prefeito de Mogi das Cruzes. (Fonte: ACIU)

Prefeitura prepara material histórico para auxiliar professores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação, está preparando material com a história de Ubatuba para auxiliar professores em sala de aula. Composto por fotos e textos a obra será apresentada em CD que deverá ser atualizado de tempos em tempos. Quem puder colaborar, com fotos e historias, pode entrar em contato com Eliana, na Oficina Pedagógica da Secretaria de Educação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. As fotos serão digitalizadas e devolvidas aos proprietários. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-1030 com Eliana. (Fonte: PMU)

Praça Cícero Gomes terá quadra poliesportiva

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está reformando a Praça Cícero Gomes, que abrigava o setor de pavimentação e serviços públicos, antiga Emdurb. O projeto da praça, que com a demolição das instalações da Prefeitura poderá ser usada por toda a população, um direito da comunidade, já que o local fica em área pública, contempla uma quadra poliesportiva, iluminada, com piso asfáltico, playground e jardinagem, além de uma passagem da ciclofaixa que interligará a Avenida Thomaz Galhardo com a Rua Conceição, evitando que os ciclistas realizem a conversão perigosa. Para o prefeito Eduardo Cesar, um dos aspectos mais importantes é estar respeitando a legislação que determina a devolução da praça a quem ela realmente pertence: a toda população de Ubatuba. “Esta praça vai dar um novo visual para a entrada da cidade, além de fazer parte do Programa Cicloviário, que vem trazendo segurança e conforto aos ciclistas e motoristas no centro de Ubatuba”, disse o prefeito.(Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba capacita motoristas

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promoveu na quinta-feira, 25, um treinamento de direção defensiva para motoristas da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal. O curso foi ministrado pelos inspetores Anunciato e Stuart, que apresentaram situações em que existe a necessidade de um rápido raciocínio por parte dos motoristas. Também foram exibidos vídeos que mostravam manobras diversas. Para Silvio Bourget, gerente de segurança no trabalho, os cursos são fruto da participação dos funcionários na CIPA. “Os motoristas pediram a realização desse curso. Os funcionários sentem a necessidade de especialização em suas áreas para desenvolver sua função com segurança. Todos os setores podem procurar a CIPA com sugestões de cursos e palestras, que atenderemos conforme a possibilidade”, disse Silvio. (Fonte: PMU)

Campanha do Agasalho 2006

O inverno está aí.
Não dá para ser frio nesta hora.
O Fundo Social de Solidariedade do Estado e as Lojas Maçônicas de Ubatuba,
Convidam você a participar da campanha do agasalho de 2006.
Doe agasalhos e cobertores nos postos de coleta desta campanha:
Papelaria do Estudante - Centro
Lojas Seller - Calçadão
Associação Comercial de Ubatuba
Supermercado Paulista - Centro
Supermercado Rosado
Supermercado Modelo - Itaguá
Supermercado Dom Vital - Toninhas
Igreja internacional da Graça de Deus - Rua Paraná
Igreja Matriz do centro e nas demais comunidades das igrejas católicas de Ubatuba.

Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações

Ubatuba - A Apae de Ubatuba está participando da campanha nacional “Apae em Ação”, que recebe doações através de ligações e reverte o valor para a instituição da cidade de onde a pessoa liga. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio. Para doar R$ 5,00 - ligue 0500-4510005, R$ 10,00 - ligue 0500-4510010, R$ 20,00- ligue 0500-4510020 e acima de R$ 20,00 ligue - 3038-5585. No dia 21 de maio, das 11h às 16h, a TV Bandeirantes exibirá o Programa “Apae em Ação”, quando também poderão ser feitas as ligações.
A Apae de Ubatuba existe desde 1992 e atende 64 crianças. O valor que for recebido por meio das doações será usado principalmente para a construção do alicerce da nova sede. A Apae atende hoje em Ubatuba à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, Sumaré. (Fonte: PMU)

Semana de 26/05 à 01/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs -21:30 hs.

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Conselho de menino
Pra fazer uma boa casa
Escolha um terreno
Que caiba ao menos
Uma dúzia de árvores
(É obrigatório uma jabuticabeira)
Um campinho de futebol
Um ou dois cachorros
E gatos sem exagero
É aconselhável um riozinho
Murmurante
E uma cerquinha
Pra não entrar elefante.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O Conselho Comunitário de Segurança de Ubatuba – Conseg Ubatuba informa a eleição de nova diretoria que tem a seguinte composição: Presidente Célio Moraes Stefani; Vice-Presidente Fábio Isnard Santos; 1º Secretário Fabio Pereira Lamounier; 2º Secretário Jurandiau Lorizaro; 1º Tesoureiro Luis Celso Rocha; 2º Tesoureiro Mohamad Ramadan El Ali; Diretora Social e de Assuntos Comunitários Dalva Maria dos Santos.
A cerimônia de posse da nova diretoria será realizada no dia 01 de Junho às 16:00 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba
Rua Maria Alves, nº 587- Centro - Ubatuba

Eloisa Helena Catanio
Ubatuba, SP

Ruas em péssimas condições - sou morador do bairro Praia das Palmeiras e queria saber: porque as maquinas da prefeitura de Caraguatatuba passam nas ruas?
Não adianta nada ao invés de melhorar quando chove as ruas ficam intransitáveis, tanto para pedestres como para carros.
Quando a prefeitura vai fazer algo para melhorar essa situação?
Obs. Sou proprietário de uma casa no Perequê Mirim, mas moro na Praia das Palmeiras.

José Adriano
Caraguatatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Balé Stagium  ©PMC

Balé Stagium
©PMC

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor