Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 16 de Junho de 2006 - Nº 1545 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
3ª Festa da Tainha e 1º Festival de Inverno na Praia da Maranduba
UNITAU tem nova reitora

Caraguatatuba
Defesa de acusado nega participação
Justiça embarga obra do CDP de Caraguá

Ilhabela
Sábado é dia de semi-final no Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela
Mês do Meio Ambiente de Ilhabela é comemorado com caminhada
Vereador propõe parceria com Ibama para acabar com Caramujos Africanos

São Sebastião
Municipal apresenta peça infantil “João e o pé de feijão” no próximo sábado (17/06)
Projeto “Música na Praia” promete agitar a cidade no feriado prolongado
Comissão de Ética convoca envolvidos no caso do vereador Marcelo Mattos
Condephaat aprova projeto de restauro da antiga Casa de Câmara e Cadeia
Equipe de damas sebastianense conquista 3º lugar nos Jogos Abertos da Juventude
Programa “Renda Cidadã” realiza palestra em Barequeçaba


Ubatuba
Grupo resgata história da Ilha Anchieta em encontro
Aldeia do Litoral Norte terá espaço para receber turistas
Integração Total: Programa Escola da Família e Copa do Mundo
Escolinhas de esporte da Prefeitura de Ubatuba promovem festa junina
Dirigente Regional de Ensino Visita Escolas de Ubatuba
Cere Itamambuca vence segunda etapa do Municipal de Beach Soccer Feminino
Vôlei de Ubatuba em quadra neste feriado em busca da final na LIVOVALI
83ª Festa de São Pedro terá início no próximo dia 28
Câmara quer informações sobre as obras da avenida Iperoig
Ubatuba terá o primeiro Tribunal de Justiça Arbitral
Polícia inaugura novo centro de comando e base de rádio-patrulha
Sites podem ter links sobre combate à prostituição e trabalho infantil
Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

3ª Festa da Tainha e 1º Festival de Inverno na Praia da Maranduba

Litoral Norte - A ABAMVITUR ASSOCIAÇÃO DA BAÍA DO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria de Turismo - SETUR e a Fundação de Arte e Cultura - FUNDART, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows de artistas regionais, apresentação do Grupo de Capoeira Guelê, Dança Country e Quadrilhas.
O valor para a compra do prato da tainha até 17/06 é de R$ 18,00 após esta data R$ 20,00, que dará direito á uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
Doze Associações e o Grupo de Jovens da Região Sul estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas, e continuarão todas as sextas e sábados do mês de Julho realizando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações da Dança da Fita e Bandas da Região (Samba, Forró, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros)
SERÃO SEIS FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – A PARTIR DAS 19:00 horas.
VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com
 
UNITAU tem nova reitora
Escolhida pelo prefeito, a profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa falou em entrevista coletiva sobre futuras ações

Litoral Norte - A profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa é a nova reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), para um mandato de 4 anos. Mais votada entre as três indicadas pela lista tríplice da instituição, Maria Lucila foi a escolhida também pelo prefeito Roberto Peixoto para assumir o cargo máximo da maior instituição de ensino do Vale do Paraíba. O anúncio da Universidade de Taubaté foi feito oficialmente hoje, 14 de junho.
Atendendo a solicitações da imprensa, Maria Lucila concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 14, ocasião em que falou sobre seus principais planos para a instituição e sobre quais princípios deverão reger seu mandato.
Entre as propostas, estão a formação de um grupo de trabalho para estudar a situação atual do Hospital Universitário (HUT), a implementação de uma nova creche e do ensino infantil na Escola Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU), uma nova política de renegociação financeira visando à redução da inadimplência e a sedimentação dos laços com a comunidade, em parceria com a prefeitura. Outra meta de sua gestão é ampliar a infra-estrutura da Universidade para o ensino a distância.
A posse da nova reitora será realizada no dia 3 de julho, no Teatro Metrópole.
Durante a entrevista coletiva, na qual compareceram os principais veículos de comunicação de Taubaté e região, a nova reitora e o vice-reitor, prof. Dr. José Rui Camargo, falaram sobre a importância dos cargos a serem assumidos e destacaram as prioridades da nova administração:
Sobre a eleição - Eleitos pela quase totalidade dos votantes do Colégio Eleitoral da Universidade, a profa. Dra. Maria Lucila e o prof. Dr. José Rui disseram estar muito satisfeitos com a “escolha coerente” do prefeito Roberto Peixoto. “Além de me sentir honrada por ter sido votada pelo Colégio Eleitoral com um índice tão expressivo, de 83%, quero ressaltar, também, a postura do prefeito Roberto Peixoto de respeitar, no meu modo de ver, o desejo da comunidade universitária, ao escolher os dois mais votados pelo Colégio para os cargos de Reitor e Vice-Reitor”, disse.
A profa. Lucila afirmou, ainda, que mantém um sentimento de felicidade e, ao mesmo tempo, de preocupação com a responsabilidade do novo cargo. “Pretendemos fazer grandes mudanças e trabalhar com transparência. Considero que a parceria com o professor José Rui será muito produtiva”.
Na oportunidade, a nova reitora disse acreditar na confiança da comunidade universitária no seu trabalho: “Durante a campanha, visitei toda a Universidade, conversei com os funcionários e professores. A receptividade foi muito grande”.
Sobre o Hospital Universitário - Uma das prioridades destacadas pela profa. Maria Lucila é a construção de um novo Hospital Universitário, dentro dos próximos anos. Segundo ela, será formado, já na semana de sua posse, um grupo de trabalho cujas responsabilidades serão a elaboração de um plano emergencial para melhorar as condições de atendimento e de ensino e a definição de um projeto para a construção de um novo complexo médico-hospitalar. “Esse grupo será montado por pessoas competentes tecnicamente e precisará mostrar resultados dentro de três meses”, esclareceu.
Estrutura – A reformulação do Estatuto e do Regimento da Universidade, que possibilitará, dentre outros, a regulamentação do plano de carreira dos servidores e a realização de eleições diretas para reitor, vice-reitor, chefe de departamento e diretor de institutos, foram destacadas pela nova reitora como prioridades de sua gestão. Ela afirmou que também pretende redefinir as competências das Pró-reitorias e valorizar professores e funcionários. “Vamos investir na capacitação dos servidores, por meio da realização de cursos e incentivando essa melhoria contínua”.
Mensalidades e inadimplências – Quanto aos valores das mensalidades, a profa. Dra. Lucila explicou aos repórteres não ver a possibilidade de reduzir valores, mas prometeu rever a política dos acordos financeiros, que, em sua opinião, são inviáveis para os alunos na maior parte das vezes. Além disso, aventou com a possibilidade de utilizar alguns mecanismos que beneficiem o alunado, como descontos das mensalidades: por exemplo, no caso de mensalidades pagas antes do dia do vencimento ou quando existirem alunos de uma mesma família estudando na UNITAU.
Escola do Comércio – Questionada sobre a possibilidade de a UNITAU assumir a Escola do Comércio, a profa. Lucila disse que sua administração irá investir para que essa escola seja incorporada pela Universidade. “Não há a intenção de extinguir o ensino técnico. Com relação aos professores, resolveremos a situação por meio de concursos públicos”.
Pesquisa – Sobre investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a nova reitora pretende promover a pesquisa aplicada, que é a que apresenta benefícios diretos à sociedade.
Programas de extensão – Uma das prioridades da nova gestão da UNITAU é investir em programas de extensão, em parceria com a Prefeitura. “Vamos fazer parcerias consistentes com a Prefeitura para ampliar o atendimento à comunidade. A Pró-reitoria de Extensão será uma das mais ativas da minha gestão”. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Defesa de acusado nega participação

Caraguatatuba - O advogado Antonio Silveira, que defende Euclides Moreira Domiciano, o 'Tio', 30 anos, preso anteontem pela Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente) de São Sebastião, em Santa Catarina, negou ontem que seu cliente teve participação nos ataques promovidos pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) no Litoral Norte.
Segundo Silveira, que também negou envolvimento de seu cliente na execução do policial militar Teodoro Leite, a prisão de Domiciano teria sido equivocada porque não existiria qualquer prova ou indício da sua participação nos atentados da facção criminosa e na morte do PM, ocorrida em Caraguatatuba.
O advogado afirmou ainda que a prisão teria sido ilegal porque nenhum mandado de prisão teria sido expedido pela Justiça. Ele nega que Domiciano tenha qualquer ligação com o PCC.
O delegado da Dise, Hugo Pereira de Castro, afirmou ontem que a prisão de Domiciano foi autorizada pelo juiz Fernando Henrique Pinto, de São Sebastião, e que o acusado confessou ter matado o PM, no dias 14 de maio. "Ele assinou a confissão", disse.
Segundo Castro, Domiciano teria afirmado que matou o PM porque ele prejudicava a comercialização de drogas no bairro do Sumaré. Ele teria utilizado duas armas, um revólver calibre 38 e uma pistola 380 para executar Leite, morto com quinze tiros.
Castro disse que a polícia tem provas de que, além de Domiciano, outros três homens, conhecidos como 'Carioca', 'Cachorrão' e 'Paulista' teriam participado da execução e dos atentados. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça embarga obra do CDP de Caraguá
Juiz acolhe pedido de liminar do MP e suspende construção por supostas irregularidades ambientais

Caraguatatuba - A Justiça acolheu pedido de liminar impetrado pelo Ministério Público e embargou as obras de construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba por supostas irregularidades ambientais.
É a segunda vez que a construção da unidade é suspensa pela Justiça neste ano. No dia 26 de janeiro, os trabalhos foram interrompidos por problemas com documentos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Pouco mais de um mês após a retomada dos serviços, no dia 8 de maio, a obra sofre novo embargo motivado por ação civil pública protocolada no último dia 26 pela promotora de Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda.
A liminar foi concedida na segunda-feira pelo juiz da 1ª Vara, Fernando Augusto Andrade Conceição, que determinou a suspensão das licenças de instalação e construção da obra.
As licenças foram expedidas à SAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais).
Segundo a Promotoria, as licenças expedidas para a obra não atenderiam a legislação porque não foi feito um EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental) da área onde são realizadas as obras.
AVALIAÇÃO - O Eia-Rima seria necessário porque o CDP é construído em área próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar, em terreno alagadiço e sem rede de água e esgoto. "O licenciamento é ilegal porque contraria o Zoneamento Ecológico Econômico", disse a promotora.
Em seu parecer, o juiz afirmou que existem indícios suficientes de que a obra é efetivada de maneira irregular, sendo necessária a intervenção judicial para que possa se adequar a construção aos termos da lei.
A UNIDADE - Conceição determinou também a suspensão da licença de construção expedida pela prefeitura, além de proibir a realização de desmatamentos na área onde o CDP é construído --no bairro do Rio Claro, a 24 quilômetros do centro da cidade.
A Justiça estipulou uma multa de diária equivalente a 1.000 mil salários mínimos --R$ 350 mil-- em caso de descumprimento da liminar. As obras do CDP estão orçadas em R$ 15,9 milhões, com prazo de conclusão em dezembro deste ano. A unidade terá capacidade para abrigar 748 presos.
OUTRO LADO - A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária informou ontem que ainda não recebeu notificação por parte da Justiça determinando a suspensão das obras do CDP de Caraguá.
Segundo a SAP, somente na segunda-feira, quando deve receber a notificação, a secretaria poderá se manifestar sobre a decisão da Justiça.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou ontem que expediu os licenciamentos ambientais que entendeu ser necessário para avaliar os impactos da obra.
NORMAS ATENDIDAS - Para a secretaria, não haveria necessidade de ser realizado um EIA-RIMA na construção do CDP. Segundo a secretaria, os procedimentos adotados atendem as normas ambientais vigentes.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auraci Mansano, afirmou que a obra não é da prefeitura, mas do Estado. Ele disse ainda que a prefeitura não exige o EIA-RIMA para licenciar obras de construção no município. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sábado é dia de semi-final no Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela

Ilhabela - Dando continuidade ao Campeonato Municipal de Futsal, a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, estará realizando no próximo dia 17, sábado, a semi-final do campeonato. Os jogos serão realizados na quadra poliesportiva do bairro do Perequê, a partir das 08h30, conforme segue:

Categoria: 95/96
08:30hs. Itaquanduba X Juventude
09:00hs. Armação X Pequeá

Categoria: 93/93
09:30hs. Os Guerreiros X Meninos da Vila
10:00hs. CNA X Juventude da Ilha

Categoria: 91/92
10:30hs. The Máster X Praia Grande
11:00hs. E.C. Juventude X Itaquanduba A

Categoria: 89/90
11:30hs. Comando Caiçara X Ajax
12:00hs. Prainha X Tipo Colômbia

Campeonato Municipal de Futebol de Campo - A Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer também está dando continuidade ao Campeonato de Futebol 2ª Divisão. Na terça-feira, dia 13, duas partidas foram realizadas, entre as equipes Reino (0) x (5) Perequê, e 21 Caiçaras (3) x (4) Estudantes.
As partidas continuam durante a semana e serão realizadas no Campo da Creche no bairro da Barra Velha, como a seguir:

Dia: 15/06 (quinta-feira)
Unidos do Pequeá X União da Ilha 19:00hs

Dia: 16/06 (sexta-feira)
Criciúma X Força Verde 19:00hs.
Zabumba X 21 Caiçaras 21:00hs.

Dia: 17/06 (sábado)
Nova Juventude X Estrada do Camarão 19:00hs
Ponte Preta X Perequê 16:00hs

Maiores informações na Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, através do telefone: (12) 3896 1765.
(Fonte: PMI)

Mês do Meio Ambiente de Ilhabela é comemorado com caminhada

Ilhabela - No próximo domingo, dia 18, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove a Caminhada pela preservação das praias, matas e cachoeiras, a partir das 10h. A atividade marca a programação do Mês do Meio Ambiente em Ilhabela.
Os participantes sairão da Praça Rotatória da Barra Velha rumo ao bairro da Praia Grande, percorrendo cerca de 6,5 Km pela orla da costa sul do município. A inscrição poderá ser feita no local da partida e dará direito ao participante de concorrer ao sorteio de duas bicicletas Mountain Bike 18 marchas, na chegada, que está prevista para o meio dia.
O evento conta com o apoio da JRM Terraplanagem, Pousada Ilha Sol, Restaurante Papagaio e Auto Viação e Turismo Ilhabela, que estará disponibilizando ônibus para os participantes retornarem ao ponto de partida; além do auxílio da Divisão Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Saúde, que estará disponibilizando uma ambulância para o caso de ser preciso atendimento médico.
Vasta programação – Outros eventos estão acontecendo na cidade para comemorar o mês de junho, que se estende até dia 08 de julho. No 3º ano do Mês do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove eventos para a sensibilização da população para as questões ligadas à Água, mas também voltadas ao lixo, a preservação da Mata e da qualidade ambiental do município, uma vez que Ilhabela é considerada a cidade Campeã em preservação da mata atlântica, com mais de trezentas cachoeiras. Entre as atividades estão:
Parque Municipal das Cachoeiras – até 08 de julho, nos dias úteis aberto das 09h às 17h, finais de semana e feriados, o Parque ficará aberto das 10h às16h.
Visita monitorada das Escolas do Ensino Fundamental ao Parque Municipal das Cachoeiras – até 07 de julho – local: Parque Municipal das Cachoeiras – local: rua José Bonifácio s/nº, bairro Água Branca. Das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Oficina de empapelamento – 25 de junho – local: Pastoral da Criança, rua Olimpio José dos Santos nº 239 bairro: Itaquanduba, das 09 às 13h.
Oficinas com materiais recicláveis – 12 a 17 de junho – local: Sede da Agenda 21, av: Pedro Paula de Moraes nº1181 bairro: Engenho D`água, sempre das 09h às 13h.

Cuide de Ilhabela Brincando (Projeto de Educação Ambiental)
Dia 24/06 – local: Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos - Bairro: Vila. Das 09h às 13h.
Dia 01/07 – local: Escola Estadual Eva Esperança Silva, Bairro:Água Branca. Das 09h às 13h.
Dia 02/07 – local: Rua do Camarão, Bairro: Barra Velha. Das 09h às 13h.
Dia 08/07 – local: Escola Estadual Maria Gema, Bairro Barra Velha. Das 09h às 13h.

Oficinas para formação de Multiplicadores da Agenda 21 Municipal
Dia 23/06 - local: Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos, Bairro: Vila. Das 13h às 17h.
Dia 30/06 - local: Escola Estadual Eva Esperança Silva, Bairro: Água Branca. Das 13h às 17h.
Dia 07/07 - local: Escola Estadual Maria Gema, Bairro Barra Velha. Das 13h às 17h.
Dia 14/07 – local: Escola Estadual Waldemar Belisário

Adote uma Muda – de 26/06 a 30/06 - local: Sede da Agenda 21, av.: Pedro Paula de Moraes nº1181, Bairro: Engenho D água. Das 09h às 16h.
de 03/07 a 07/07 – local: será utilizado o Stand da Semana de Vela, na Vila. Das 09h às 16h.
Palestras:
* “Consumo Responsável”: dia 26/06 – local: Centro Comunitário da Barra Velha. A partir das 19h. Palestrante Georgeta de Oliveira Gonçalves.
* “Gestão participativa do Parque Estadual de Ilhabela”: dia 27/06 – local: Câmara Municipal. A partir das 19h. Palestrante Marília Brito.
* “Consumo Responsável”: dia 28/06 – local: Escola Estadual Waldemar Belizário. A partir das 19h. Palestrante Georgeta de Oliveira Gonçalves.

Semana dos Resíduos Sólidos no Paço Municipal – Exposição, Oficina de Capacitação e espetáculo teatral de 19/06 a 23/06 – local: Paço da Prefeitura Municipal de Ilhabela. Das 09h às 16h.
Feira de troca - 02/07 – local: Praça do Antigo Casarão bairro: Perequê. Das 09h às 13h.
Apóiam a programação: o Parque Estadual de Ilhabela, a Associação Aquário de Ilhabela, O Espaço Pés no Chão e a SAPESP
Maiores informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela, tel.:
(12) 3896 3832 / 3896 3757 (Fonte: PMI)

Vereador propõe parceria com Ibama para acabar com Caramujos Africanos

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL), apresentou dois requerimentos endereçados à prefeitura municipal e ao Ibama, questionando a possibilidade de implantar o programa piloto desenvolvido pelo órgão federal destinado ao combate dos Caramujos africanos (Achatina fulica). A idéia é envolver as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente numa parceria para desenvolver o projeto.
“Vários bairros de Ilhabela sofrem com esse problema, algo tem que ser feito com urgência, pois a população corre o risco de ser contaminada”, preocupa-se Lobo.
Segundo informações do site do Ministério do Meio Ambiente, o caramujo africano é considerado um perigo para a saúde pública, pois consegue se adaptar facilmente às adversidades do meio ambiente, além de se alimentar de diversas plantas, o que pode acarretar danos econômicos à sociedade, destruindo plantações, por exemplo.
Além disso, outro agravante se deve ao fato do molusco ser hospedeiro de dois vermes que podem causar doenças ao homem: ‘angiostrongylus costaricensis’ causador da angiostrongilose abdominal, doença que provoca fortes dores abdominais, febre, vômitos, podendo culminar com a perfuração do intestino, hemorragias, levando à morte e o ‘angiostrongyls cantonensis’, verme causador de meningite.
O plano de ação para controle e monitoramento do Achatina Fulica, desenvolvido pelo Ibama, consiste em alertar a população para os problemas gerados pelo caramujo, articular a sociedade, integrando órgãos do meio ambiente e saúde. Numa segunda fase, o objetivo é desenvolver e repassar às pessoas informações e procedimentos para o combate ao molusco, monitorar os dados obtidos com a realização das ações de combate ao caramujo, verificando a eficácia das ações empregadas no plano piloto.
As prefeituras das cidades em que o plano é implantado têm responsabilidade primordial no sentido de escolher os locais para as campanhas, prover a infra-estrutura necessária para a implantação do plano, bem como transporte e destinação final dos caramujos. Atualmente, cinco cidades paulistas já aplicaram o projeto: São José do Rio Preto, Guarujá, Garça, Registro e Ribeirão Preto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Municipal apresenta peça infantil “João e o pé de feijão” no próximo sábado (17/06)

São Sebastião - No próximo sábado (17/06), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) traz para a criançada mais uma opção para curtir o feriado prolongado em São Sebastião.
A Companhia Paulista de Artes será a responsável por levar emoções e divertimento aos pequenos com a peça “João e o pé de feijão”, a partir das 17h no Teatro Municipal.
Na história são mostrados vários seres que são do imaginário das crianças como animais falantes, uma harpa encantada, um gigante malvado, a galinha dos ovos de ouro, entre outros. As crianças são transportadas para o mundo do “faz-de-conta”, onde sonhar não é proibido a ninguém.
De acordo com a diretora da peça teatral, Aline Volpi, a maior preocupação do teatro infantil é despertar na criança a magia da fantasia e da transformação, preparando-a para trilhar em um percurso cultural. “João e o pé de feijão é um excelente clássico que lida com perdas, conquistas e desafios de um modo envolvente e alegre”, destacou Volpi.
Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Teatro Municipal, no sábado (17/06), a partir das 13h a um preço de R$ 14.
Segundo a Sectur, os interessados podem obter a meia-entrada apresentando um bônus que pode ser encontrado nos comércios e no Centro de Informações Turísticas na Rua da Praia.
Mais informações podem ser obtidas na Sectur, através do telefone (12) 3892-2620 ou no Teatro Municipal, no telefone (12) 3892-4489. (Fonte: PMSS)

Projeto “Música na Praia” promete agitar a cidade no feriado prolongado

São Sebastião - O projeto “Música na Praia” promete agitar São Sebastião no feriado prolongado de Corpus Christi. Quem for a Rua da Praia, poderá acompanhar muita música popular brasileira e exposições culturais.
A iniciativa do evento é da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, que estará realizando na Rua da Praia apresentação de cantores da região e exposições dos trabalhos dos artesãos da Costa Sul.
O início é nessa quinta-feira (15/06), com a apresentação de voz e violão da cantora Bethe Rocha. Na sexta-feira (16/06), o espetáculo fica por conta dos músicos Rafael Tavarez e Deivis Veniziani, que tocarão músicas ao som de violino e teclado. E para fechar o evento, no sábado (17/06) o som pop do cantor Alê promete esquentar o clima na cidade.
Para a acomodação do público serão colocadas cadeiras em frente à Sectur onde acontecerão as apresentações, sempre a partir das 21h.
Exposições - Além das exposições da Cooperartess (Cooperativa Artesanal de São Sebastião), os artesãos da Costa Sul também estão expondo diversos trabalhos artesanais feitos de sucata , na sede da Sectur.
Os visitantes contarão com mostras de peças coloridas, criativas e variadas. Entre os artigos, as pessoas podem adquirir peças de decoração para casa, tecelagens, cerâmicas, telas, crochê e bordados.
A exposição é aberta ao público e a Secretaria de Cultura e Turismo funciona das 9h às 22h, em dias da semana, e nos finais de semana, das 13h às 22h. (Fonte: PMSS)

Comissão de Ética convoca envolvidos no caso do vereador Marcelo Mattos

São Sebastião - A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de São Sebastião se reuniu hoje, 14, no Plenário, e decidiu convocar quatros pessoas envolvidas no caso que culminou com a prisão do vereador Marcelo Mattos, ocorrida no dia 25 de abril de 2006, por suposta tentativa de extorsão contra um empresário da cidade.
A decisão foi tomada com base na análise da defesa, por escrito, entregue por Mattos ao presidente da comissão, vereador Marcos Leopoldino, que tem, ainda, como integrantes os parlamentares José Cardim de Souza (relator), Solange Rodrigues de Araújo Ramos e Modesto Koji Ono (membros).
Serão convocados a comparecer na Câmara, na próxima segunda-feira, 19, às 9 horas, os empresários Kramer Caldeira de Moura e Nilton Domingos da Silva, além de Ronaldo Marques da Silva e José Antônio Ferreira Filho, o ‘Zé Gué’, que também foi preso junto com o vereador Marcelo Mattos e seu assessor Gilvan José da Silva.
Os depoentes poderão vir acompanhados dos seus respectivos advogados, os quais terão permissão apenas para orientar seus clientes.
A oitiva poderá ser acompanhada pela imprensa, advogados e estagiários inscritos na OAB, mediante inscrição a ser feita no local antes do início dos depoimentos e respeitado o número de vagas no Plenário da Câmara, que são num total de 39 lugares, uma vez que o recinto ficará fechado. Contudo, a oitiva será transmitida via Internet e pelo sistema interno de TV. O público inscrito não poderá se manifestar durante os testemunhos.
O relatório final em relação a investigação deve ser concluído até o fim do mês.
Após conclusão dos trabalhos, o processo poderá ser arquivado ou o vereador ser advertido, por escrito, com relação a falta de decoro. Nas duas situações, o ato compete ao presidente do Legislativo.
O parlamentar poderá, ainda, ser penalizado com a suspensão de 90 dias ou perder o mandato. Já nesses dois casos, a decisão depende da votação de dois terços do Plenário, ou seja, sete votos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Condephaat aprova projeto de restauro da antiga Casa de Câmara e Cadeia
Estado fez a doação do prédio ao município no mês de março, atendendo pedido do prefeito Dr. Juan Garcia. Imóvel que hoje abriga o Batalhão da PM será transformado em Museu da Política Sebastianense

São Sebastião - O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) aprovou o projeto de restauro da Casa de Câmara e Cadeia, apresentado pela Prefeitura de São Sebastião. A proposta foi elaborada pelo departamentos de Patrimônio Histórico e de Planejamento.
Em março, o então governador do Estado, Geraldo Alckmin, atendendo a uma reivindicação do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, anunciou a doação dos prédios do antigo Fórum e da Casa de Câmara e Cadeia, que abriga Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o prefeito, os imóveis serão incorporados ao projeto da Praça da Cultura.
Assim, o antigo Fórum será transformado em Biblioteca e Videoteca, enquanto que o prédio da Casa de Câmara e Cadeia abrigará o Museu de Política de São Sebastião. O Batalhão da Polícia Militar será transferido para outro imóvel na cidade.
A aprovação do projeto de restauro foi confirmada este mês em ofício enviado ao prefeito Dr. Juan Garcia pelo presidente do Condephaat, José Roberto Melhem. Segundo a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, arquiteta Fernanda Palumbo, a restauração do prédio significa a preservação da história do município. “Há muito tempo à recuperação da antiga Casa de Câmara e Cadeia é um anseio da população. Trata-se de um símbolo da emancipação político-administrativa, ocorrida em março de 1636. Nesta data foi criada a Câmara, que exercia o papel de Legislativo e Executivo. Na época, a carta de emancipação já dizia da importância de se construir um prédio imponente para representar os poderes. Foi assim que no século XVIII construíram o sobrado, feito com arquitetura de pedra e cal”, conta a diretora de Patrimônio Histórico.
O prédio é rico em detalhes, como uma escada externa, que já serviu de palanque para políticos da cidade. Antes da restauração, o imóvel passará por vistoria da equipe de arqueologia.
Este trabalho será iniciado logo após a mudança do Batalhão da PM. O restauro ainda prevê a adequação do prédio à Lei de Acessibilidade. (Fonte: PMSS)

Equipe de damas sebastianense conquista 3º lugar nos Jogos Abertos da Juventude

São Sebastião - A equipe de damas de São Sebastião trouxe um título inédito para São Sebastião. Os jovens atletas conquistaram o 3º lugar nos 23º Jogos Abertos da Juventude, competição de nível estadual. O resultado foi obtido na última terça-feira, 13, na cidade de São José dos Campos, local dos Jogos.
Para o técnico do time, Orlando Batista Costa, a colocação foi uma surpresa, já que previa a 7ª posição no campeonato. “Eu estou surpreso com os meninos, foram demais e o nível dessa competição é altíssimo. Além disso, usamos jogadores da cidade e as equipes adversárias tinham muitos atletas contratados”.
Costa conta que a equipe sebastianense partiu para São José dos Campos na última sexta-feira, 9, iniciando a competição no sábado, 10, contra São José do Rio Preto, onde venceu por 15 a 1. No mesmo dia, à tarde, São Sebastião disputou contra Cotia, derrotando a adversária por 11 a 7.
Já no domingo, 11, a disputa foi contra a cidade de Jaú. Novamente a equipe sebastianense mostrou superioridade e levou a melhor com o resultado de 9 a 7.
Nesta segunda-feira, 12, o time caiçara disputou contra a atual campeã dos Joguinhos, São José dos Campos e foi derrotada por 15 a 1.
E na terça-feira, 13, a primeira disputa do dia aconteceu contra Araçatuba, a vice-campeã do torneio, quando São Sebastião foi derrotado por 10 a 6. No entanto, na disputa de terceiro e quarto lugar, os sebastianenses venceram Oswaldo Cruz por 11 a 5, subindo no pódio.
“Eu fiquei muito nervoso, não queria nem ir a sala onde os nossos atletas jogavam. Todos estavam tensos, pois São Sebastião nunca tinha ido tão longe”, conta emocionado o técnico.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o resultado se deve ao envolvimento e dedicação do técnico da equipe, que é funcionário público, vigia e foi transferido para a Seesp para ter mais tempo para treinar seus alunos.
“Eles estão treinando mais, participam de várias competições ao longo do ano e como resultado foi essa excelente colocação”.
Orgulhosa, Raquel diz que São Sebastião foi a única cidade que disputou somente com os próprios atletas. “Isso confirma que apoiando o prata-da-casa temos bons resultados. Não esperávamos tanto, mas foi muito merecido”.
Com o resultado, a equipe de São Sebastião é uma das favoritas para os 50º Jogos Regionais de Lorena, que acontecem em julho. Em 2005, na cidade de Caraguatatuba, a equipe levou a medalha de bronze. “Nossa maior adversária será São José dos Campos”, encerra a Secretária de Esportes.
Como homenagem, os atletas que compõem a equipe: Milena, Letícia, Jonathan, Alessandro, Jones e o técnico, serão recebidos no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia. Como incentivo e agradecimento, a Seesp confeccionou faixas parabenizando a equipe. (Fonte: PMSS)

Programa “Renda Cidadã” realiza palestra em Barequeçaba

São Sebastião - Visando um melhor acompanhamento das famílias beneficiadas pelo programa “Renda Cidadã”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) realizou hoje (14/06) uma palestra com as famílias beneficiadas com o programa, no bairro de Barequeçaba, Costa Sul de São Sebastião.
O objetivo geral do programa, de acordo com a Setradh, é proporcionar aos grupos familiares o fortalecimento dos laços afetivos e condições favoráveis para que possam desenvolver sua autonomia e participação social, cumprindo a sua função protetora e socializadora. Cerca de 520 famílias de todo o município são beneficiadas pelo programa, que tem parceria com o governo do Estado.
Com isso, a Setradh realiza ações sócio-educativas com a parceria da rede social de atendimento à família, que são os PSF’s, Escolas, ONG’s, Conselho Tutelar e a comunidade em geral.
As famílias assistiram hoje (14/06) a uma palestra ministrada por uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) onde foi discutido sobre a Dengue.
“Decidimos discutir sobre a doença, visto que é uma realidade muito importante de ser tratada com a sociedade, diante das ocorrências que existem”, explicou a assistente social da Setradh, Elizabeth Passos Ribeiro dos Santos.
Segundo a Setradh, a palestra sobre a dengue já passou pela Costa Sul e pelos bairros da Topolândia, Itatinga e Olaria.
No próximo dia 20, o Morro do Abrigo será outro bairro que receberá a palestra sobre a dengue. Nos dias 26 e 27, as famílias do “Renda Cidadã” poderão assistir a mesma palestra no Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte.
Para definir os temas do “Renda Cidadã” e outros assuntos pertinentes aos programas sociais de São Sebastião, todas as segundas-feiras é realizada uma reunião técnica com as assistentes sociais da Setradh. São oito profissionais trabalhando nesse programa, divididas em três regiões da cidade: Costa Norte, Costa Sul e Região Central.
O Programa - As famílias são selecionadas por meio dos núcleos de Plantões Sociais e indicações da rede social de atendimento (saúde e educação). Em 2006, o município ampliou o número de vagas, conseguindo atingir a maioria dos bairros de São Sebastião.
Entre os critérios exigidos para participar do programa está residir nas áreas de maior vulnerabilidade do município, ter renda per capita de R$ 100 e morar em São Sebastião por pelo menos dois anos. As famílias permanecem no programa por aproximadamente um ano, podendo ser renovado por mais 12 meses após passar por uma avaliação.
O Governo Estadual repassa um subsídio no valor de R$ 60 às famílias atendidas e a Prefeitura faz o trabalho de execução e acompanhamento por meio de palestras educativas. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Grupo resgata história da Ilha Anchieta em encontro

Ubatuba - Ex-moradores, ex-detentos, filhos e netos dos sobreviventes da Ilha Anchieta, em Ubatuba, participam hoje de um café da manhã, na sede da ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar), no distrito de Quiririm, em Taubaté.
O café marca o início das atividades do 9º Filhos da Ilha, evento organizado e realizado pelo tenente da reserva Samuel Messias de Oliveira, 58 anos, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba.
Segundo Oliveira, a expectativa é reunir cerca de 100 pessoas no evento, no qual serão exibidos vídeos e fotografias sobre a história da ilha e do presídio que existiu no local.
VISITA - O ponto alto do evento acontece amanhã, quando os participantes embarcarão em escunas para a Ilha Anchieta.
Entre as atividades na ilha estão a realização de culto ecumênico, reunião com a comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha, palestra sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos hoje no local e uma sessão de depoimentos de ex-moradores e ex-detentos.
"A realização do encontro é a oportunidade que os filhos da ilha têm para realizar um resgate histórico, espiritual e psicológico de suas histórias de vida", afirmou Oliveira.
Hoje, a Ilha Anchieta é um dos pontos turísticos mais visitados de Ubatuba.
Interessados em participar do encontro devem estar no Saco da Ribeira por volta das 7h. O valor do transporte até a ilha será R$ 10. (Fonte: ValeParaibano)

Aldeia do Litoral Norte terá espaço para receber turistas

Ubatuba - Os índios guaranis da aldeia Boa Vista, em Ubatuba, iniciaram esta semana a construção de uma Casa de Cultura, espaço que será destinado para recepcionar turistas. O terreno foi preparado esta semana e a casa será construída em regime de mutirão.
A obra é financiada pelo Ministério do Meio Ambiente, que repassou R$ 50 mil, e pela ONG (organização não-governamental) austríaca DKA, que contribuiu com R$ 28 mil. A prefeitura ficará responsável pelas obras de saneamento básico.
Segundo Marcos Siqueira, representante da Funai (Fundação Nacional do Índio), a obra foi autorizada pela entidade e pela Fundação Pró-Índio. "Trata-se de um espaço importante para os guaranis difundirem sua cultura e seu artesanato", disse. Na aldeia, vivem 150 indígenas.
FONTE DE RENDA - O cacique Altino dos Santos disse que, com a Casa de Cultura, os guaranis não precisarão mais vender artesanato às margens da rodovia Rio-Santos.
Segundo ele, a visitação turística vem sendo a principal fonte de renda dos guaranis. A estrutura da casa será ovalada, com cobertura de sape, para não descaracterizar as tradições guaranis.
A guarani Cléo Casseres, 'Cunha Jezy', 22 anos, disse que alunos das escolas da região visitam a aldeia. "Na Casa de Cultura, iremos apresentar as tradicionais danças e cultos guaranis para os turistas." (Fonte: ValeParaibano)

Integração Total: Programa Escola da Família e Copa do Mundo

Ubatuba - A Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, realizou no última dia 11 de junho, na E.E. Áurea Moreira Rachou (Ubatuba), a abertura da Mini Olimpíada do Programa Escola da Família com a entrada dos  times de Futsal Masculino e Feminino, representados por países participantes da copa 2006. Em seguida houve apresentação de dança pelo grupo da Escola da Família e para finalizar uma ginga de Capoeira. O início dos jogos contou com amistosos de futsal feminino e Masculino, dama, xadrez, dominó, truco, tênis de mesa. Como os jogos irão acontecer durante a Copa do Mundo, cada equipe da escola representará um país e os jogos encerrarão juntamente com a Copa do Mundo. O objetivo deste evento é integrar a comunidade na participação do esporte visando a qualidade de vida e a importância da atividade física. (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Escolinhas de esporte da Prefeitura de Ubatuba promovem festa junina

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Esportes e Lazer promove neste final de semana o Arraiá do Esporte 2006. A festa acontece na Quadra da Piscina Municipal e terá a participação de todas as escolinhas de esporte cuidando das barracas de brincadeiras, doces, salgados e bebidas.
Na sexta-feira, 16, tem quadrilha a partir das 19 horas e show com a banda Pracaniz, a partir das 22h. No sábado, 17, a quadrilha retorna às 19h e a banda Surforeggae se apresenta às 22h. Nos dois dias haverá bingo, a partir das 20h. A entrada para o Arraiá do Esporte é franca e o público deverá usar o acesso da Rua Conceição, a partir das 18h. (Fonte: PMU)

Dirigente Regional de Ensino Visita Escolas de Ubatuba

Ubatuba - No início desta semana a Prof.Edina Paula Roma Teixeira visitou em Ubatuba a EE.Semírames Prado deOliveira e EE.Capitão Deolindo de Oliveira. As demais escolas da Rede Estadual do município também foram visitadas anteriormente pelos Assistentes Técnicos Pedagógicos. Assim verificou-se que as escolas estaduais estão em boas condições, sem problemas graves, graças aos competentes gestores que conduzem suas escolas com muita precisão, ao apoio da Diretoria de Ensino que tem estas escolas sob sua jurisdição, contando também com a atenção da administração municipal que na medida do possível tem colaborado para que a educação seja sempre a prioridade em Ubatuba.
 (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Cere Itamambuca vence segunda etapa do Municipal de Beach Soccer Feminino

Ubatuba - A equipe do Cere Itamambuca venceu a segunda etapa do Circuito Ubatuba “Esquina das Modas” de Beach Soccer Feminino, disputada na Praia do Estaleiro (Ubatumirim). A final foi disputada contra São Sebastião e terminou empatada em 1 a 1 (Vivi para o Cere e Luciana para S. Sebastião), sendo decidida nos pênaltis. Após 3 cobranças, a jogadora Daniela, de São Sebastião desperdiçou sua chance e Prislany, do Cere, marcou e deu a vitória ao time de Itamambuca.
O Cere atuou com as jogadoras Maria Helena, Claudia, Elenice, Vivi, Patrícia, Ludmila, Mari e Prislany. Com a vitória do Cere, a equipe do Garotas Kempes ficou na terceira posição.
A classificação do torneio após duas rodadas é a seguinte: 1º São Sebastião 22 pts; 2º Padang, 18 pts; 3º - Cere Itatambuca e Rosa Dourada, 15 pts; 5º - Perequê Açu, 14 pts; 6º - Garotas Kempes e Estrelinha 10 pts; 8º - Perequê Mirim, Colinas B e Rio Escuro, 5 pts; 11º - Colinas A e Poiares, 4 pts; 13º - Ilhabela, 3 pts; 14º - Lorena e Integração, 2 pts.
A premiação da segunda etapa será entregue durante a realização da terceira etapa, que acontecerá em 17 de setembro, na Praia da Enseada. O Circuito Ubatuba de Baech Soccer Feminino é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com patrocínio de Esquina das Modas, Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu), Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Vereador Mico, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba em quadra neste feriado em busca da final na LIVOVALI

Ubatuba - A equipe de vôlei infanto juvenil masculino de Ubatuba entra em quadra nesta quinta-feira, 15, no Ginásio Municipal de Mogi das Cruzes, em busca de uma vaga na final da categoria na Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI). Na primeira partida, Ubatuba venceu a equipe de Mogi das Cruzes por 3 sets a 0 (25/14, 25/14, 25/16), e precisa de uma vitória para chegar à final, contra a equipe do Atleta Cidadão, de São José dos Campos (que eliminou Jacareí).
Infantil masculino na final - A equipe de vôlei infantil masculino de Ubatuba classificou-se para a final da LIVOVALI, ao vencer, no sábado, 10, a segunda partida da semifinal contra a equipe de Mogi das Cruzes. A partida foi disputada no Ginásio de Esportes Tubão e foi vencida por Ubatuba por 3 sets a 2 (25/18, 19/25, 17/25, 25/11 e 15/08). Com a vitória, Ubatuba enfrentará o vencedor da partida entre Jacareí e Atleta Cidadão, de São José dos Campos. Cada equipe venceu uma partida e em caso de vitória da equipe de São José, Ubatuba terá a vantagem de jogar as partidas finais em casa.
Feminino luta pelo bronze - O time infantil feminino de Ubatuba perdeu a segunda partida da semifinal Atleta Cidadão, de São José dos Campos e agora disputa o bronze. A partida disputada domingo, 11, em São José teve a vitória da equipe da casa por 3 sets a 0.A equipe de Ubatuba agora disputa o bronze contra o Tênis Clube São José. A LIVOVALI deve marcar as datas das partidas finais até o início da próxima semana. (Fonte: PMU)

83ª Festa de São Pedro terá início no próximo dia 28

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Fundart, promove de 28 de junho a 02 de julho, a 83ª edição a da tradicional Festa de São Pedro. Serão cinco dias de muita alegria, shows, danças folclóricas e aquela deliciosa tainha assada, que se você não conhece, vale a pena experimentar. O evento acontecerá na Praça de Eventos, ao lado do aeroporto.
Entre as principais atrações, o cantor de forró universitário, Miltinho Edilberto, a Banda Praieira, a dupla Sertaneja Ibrahim e Daniel, o cantor de reggae, João Terra e a Banda D’Jahga, com a participação do semi-finalista ubatubense do concurso Ídolos, Gabriel Chagas.
Além da tainha assada, que vem acompanhada de arroz, farofa e maionese, a comemoração em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores tem a emocionante procissão de barcos coloridos e enfeitados como marca registrada. Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar. Desde então, a festa vem sendo realizada e cresce a cada ano, atraindo turistas e cativando a comunidade. Traga toda a sua família e venha prestigiar a melhor festa popular de Ubatuba!
Atenção, moças bonitas e pescadores de Ubatuba!
As inscrições para o concurso “Rainha dos Pescadores” e de “Barcos de Pesca” já estão abertas. Garotas de 16 a 22 anos, ou pescadores que têm barco e costumam participar da procissão marítima, podem concorrer a vários prêmios em dinheiro e em equipamentos.
O concurso de Barcos de Pesca premiará os barcos mais bonitos com equipamentos, como GPS, rádio UHF, Sonda Guardamim, bomba centrífuga e Bomba Role 1.500.
As corridas de canoas, também tradicionais entre os caiçaras, terão as modalidades: um remo, dois remos, remo especial e dois remos feminino, com premiações que variam entre R$ 100 e R$ 30 de 1º a 5º lugar. A Rainha dos Pescadores eleita pelo público ganhará R$ 200 e haverá premiações para o 2º e 3º lugares.
Para se inscrever, compareça à sede da Fundart, que fica na Praça Anchieta, 38, Centro, em horário comercial. Para mais informações, ligue: 3833-7000.
Acompanhe a programação e traga a sua família para prestigiar uma das melhores festas populares de Ubatuba!

28 DE JUNHO - QUARTA
19h - Procissão do Mastro
Saída no Morro da Prainha e chegada no Aeroporto
19h30 - Levantamento do Mastro, abertura da Capela de São Pedro
20h - Concurso para escolha da Rainha dos Pescadores
21h30 - Show Nhô Minino com “Os Caipiras” (Humor musical)
22h30 - Show: "Banda Pracaniz" (Rock)

29 DE JUNHO - QUINTA
14h30 - Procissão Terrestre
Saída da Igreja da Matriz - Barra dos Pescadores
15h30 - Procissão Marítima e Benção dos Anzóis
17h - Missa Campal no pátio do Mercado de Peixe
20h - Entrega dos Prêmios
20h30 - Apresentações Folclóricas:
Dança da Fita, Dança do Chapéu,
Chiba, Ciranda e Congada de Bastões
22h30 - Show: "Ibrahim e Daniel"
(Sertanejo pop)

30 DE JUNHO - SEXTA
20h - Apresentação Grupo Guaruçá (Folclore)
21h - Show: "Banda Anti-Danos (Rock)
22h30 - Show: "Banda D'Jahga” (Reggae)

01 DE JULHO - SÁBADO
20h - Apresentação Grupo Tupinambrás (MPB)
21h - Show: "João Terra" (Reggae)
22h30 - Show: "Miltinho Edilberto"
(Música Regional - Forró Universitário)

02 DE JULHO - DOMINGO
14h - Corrida de Canoas na Praia do Cruzeiro
20h30 - Apresentação "Lira Padre Anchieta"
21h30 - Show: "Banda Surforeggae"
22h30 - Show: "Banda Praieira” (Forró Universitário)
(Fonte: PMU)

Câmara quer informações sobre as obras da avenida Iperoig

Ubatuba - O vereador Edílson Felix solicitou ao presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cortes, no último dia 5, o encaminhamento de um pedido de informação sobre as obras de urbanização da Avenida Iperoig (fotos).
O vereador alega que a administração pública é norteada pelos princípios da moralidade, legalidade, publicidade e eficiência, e considera que é dever da Prefeitura manter bem informados os munícipes em relação aos seus gastos e prioridades.
O Legislativo acatou a solicitação do vereador e o pedido de informação será enviado à chefia do Executivo.
Segundo consta no pedido de informação, o vereador questiona quantas e quais foram as empresas que participaram da licitação das obras da Av. Iperoig e seus endereços; o nome e o endereço da empresa vencedora do certame; qual foi o critério usado para a contratação- menor preço ou qualidade dos serviços; qual o nº do processo licitatório, em quantas e quais são as etapas planejadas até a conclusão da obra; quais os valores; para onde estão sendo levados os materiais retirados da avenida; se vão ser reutilizados, se estão sendo vendidos, para quem e por qual valor. O vereador pede ainda que a administração pública envie cópia dos referidos documentos para análise da Casa de Leis.
Outro lado - A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que declarou que muitas dessas informações estão inseridas na própria placa da obra na Avenida Iperoig.
Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, a duração prevista para a obra é de cerca de 6 meses e estão sendo feitas reuniões periódicas com os integrantes da Associação da Avenida Iperoig. “ Nossa intenção é procurar minimizar o transtorno causado pelas obras aos comerciantes e moradores da Avenida e atender suas necessidades e solicitações”, explicou o secretário.
João Paulo ressaltou que estão tendo o cuidado de adiantar os serviços, inclusive nos feriados e que isso poderia causar um mal-estar entre os comerciantes do local. “Sabemos que as obras podem comprometer um feriado, mas se os comerciantes nos solicitarem que paralisemos as obras em feriados, alertamos que pode trazer um transtorno maior e atrapalha-los ainda mais na temporada”, enfatizou.
Questionado sobre os materiais, Rolim disse que todo o material está sendo reutilizado.
“A primeira leva do material foi encaminhada à Vila Mariana Teixeira - localizada no inicio do bairro da Lagoinha. Os mosaicos portugueses das calçadas por exemplo, serão encaminhados para a EMDURB. O prefeito está tendo o cuidado em atender os bairros mais carentes e necessitados, mas como não é tanto material assim, pois para atender todos os bairros necessitados de Ubatuba teria que ter umas 10 avenidas como esta, o prefeito está atendendo os bairros de forma igualitária”, frisou o secretário.
Em relação à possibilidades de materiais servem vendidos, Rolim foi enfático: “Os materiais não estão e nem foram vendidos, pois são materiais de patrimônio público. A Prefeitura não pode vender nada”, frisou.
A reportagem tentou contato com a presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura, Ana Paula Balliu, mas não teve retorno até o fechamento desta edição. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ubatuba terá o primeiro Tribunal de Justiça Arbitral

Ubatuba - O 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba, uma alternativa de Justiça moderna e de baixo custo, que fixa o prazo máximo de seis meses para a solução do litígio, deve começar a fun-cionar até o final do mês.
Ao contrário da Justiça tradicional, que conta apenas com técnicos com formação em Direito, na arbitral os julgadores são profissionais de diversos segmentos que aplicam seus conhecimentos técnicos nos casos que apreciam.
A Justiça Arbitral foi regulamentada pela Lei Federal 9.307, de 23 de setembro de 1996 e pode atuar, por exemplo, em casos de inventários em que os herdeiros sejam todos maiores e capazes: a partilha pode ser feita por arbitragem e então no Poder Judiciário o arrolamento.
Nas separações de casais, quando não se pretende divulgar seus bens (processo no Poder Judiciário é público) pode-se optar em fazer a partilha dos bens do casal através da Arbitragem, levando ao Poder Judiciário apenas aquilo em que somente o Estado pode decidir: alimentos, guarda de filhos menores, visita aos filhos menores e mudança de nome da mulher divorcianda.
O 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba estará localizado na Avenida Professor Thomaz Galhardo, 715, Centro, (telefones 3833-6442 e 3833-1111). (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Polícia inaugura novo centro de comando e base de rádio-patrulha

Ubatuba - O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior Um) realizou na manhã de ontem a solenidade de inauguração das instalações do prédio do Gabinete de Treinamento e dos alojamentos, onde funcionará a Escola de Formação de Soldados PM em uma área construída de 816,00 m².
O evento aconteceu às 10h00, na própria sede do CPI-1, situada na avenida Deputado Benedito Matarazzo, 9931, Jardim Augusta, em São José dos Campos.
Segundo a Secretaria de Estado dos Negócios de Segurança Pública, os investimentos para a construção do prédio do Gabinete de Treinamento feitos pelo Estado foram da ordem de R$ 331.966,10 em obras e R$ 69.108,00 em móveis e utensílios, contando também com a parceria de outras instituições, dentre elas da Prefeitura de São José dos Campos, que contribuíram com o total de R$ 98.870,25.
Ocorreu também a inauguração da nova Base de rádio-patrulha aérea, em uma área construída de 237,60 m², com investimentos oriundos do Estado na ordem de R$ 101.966,24 em obras e serviços e R$ 10.518,00 em móveis e utensílios. A parceria criada para a realização da Base obteve de colaboradores como a Prefeitura de São José dos Campos um investimento total de R$ 12.928,48.
Para Sérgio Teixeira Alves, coronel PM comandante do Setor de Assuntos Civis do Comando do Policiamento do Interior Um, “todo esse empenho permitirá à Polícia Militar atender à população com maior eficiência, seja na qualidade do profissional que se forma em suas novas instalações, seja na presteza do serviço desenvolvido pelo radiopatrulhamento aéreo, além de proporcionar um espaço destinado a reuniões da Polícia Militar com a comunidade”, disse.
Na solenidade foram apresentados os novos Soldados PM de 2ª Classe que iniciarão o Curso de Formação de Soldados PM.
Esses novos Policiais Militares iniciam o processo de formação no próximo dia 19 de junho e concluirão o curso em 20 de julho de 2007, quando serão classificados nas cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
“No total, serão 90 novos Policiais Militares à disposição da comunidade com o objetivo de aumentar a segurança em nossa região”, apontou o coronel Teixeira Alves.
O comandante geral da Polícia Militar esteve presente ao evento e na tarde de ontem se reuniu com todos os oficiais da Polícia Militar da Região no auditório da REVAP, onde discutiram assuntos relacionados às atividades desenvolvidas pela Polícia Militar no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Sites podem ter links sobre combate à prostituição e trabalho infantil

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou na sessão da última terça-feira, o projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a incluir links em sites de órgãos públicos municipais sobre o combate à prostituição e trabalho infantil.
De acordo com a Lei, os links deverão ser colocados na home page de cada órgão do Poder Público e os seus endereços serão definidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba.
Segundo o vereador Charles Medeiros, autor do projeto de Lei, muitas são as lutas para que esse problema possa ser extinto. “Mesmo sabendo que é uma luta difícil e muitas vezes amarga, a imprensa tem realizado de forma intensiva a divulgação de vários casos e muitas denúncias tem havido durante seu acompanhamento, a fim de mostrar a todos a real situação em que passam as famílias constrangidas por estas situações desumanas”, apontou.
Trabalho Infantil - Trabalho infantil é aquele feito por crianças menores de 15 anos e que lhes nega ou restringe o direito à educação, saúde e bem-estar.
Vale ressaltar que trabalho feito por crianças que não lhes traga danos e até as ajude a aprender uma nova habilidade e a desenvolver um senso de responsabilidade, não deve ser entendido como trabalho infantil. O que deve ser combatido é o trabalho que submete as crianças ao perigo ou que seja prejudicial ao seu crescimento físico e psicológico.
Agricultura, trabalhos domésticos, coleta de lixo, prostituição e comércios de rua são exemplos das maiores incidências onde existem crianças que são exploradas e submetidas a condições nocivas e insalubres.
As famílias muitas vezes ocultam essas tarefas perigosas desenvolvidas pelos menores, tornando as crianças extremamente vulneráveis a abusos físicos, mentais e sexuais.
Ubatuba conta com o PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que visa a transferência direta de renda do governo federal para famílias de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce. O programa concede uma bolsa às famílias desses meninos e meninas em substituição à renda que traziam para casa. Em contrapartida, as famílias têm que matricular seus filhos na escola e fazê-los freqüentar a jornada am. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 21 a 25 de junho, de 4ª feira a domingo, o IV Congresso Ágape Internacional. O novo templo da Ágape vai sediar mais este evento, que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo.
Com o tema: “Face a Face”, o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Casa Branca, Itatiaia (RJ), Curitiba (PR) e de Moçambique, na África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para cinco dias de encontro dos adoradores com o Deus vivo, Pai de Jesus Cristo.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

“FACE A FACE”
IV CONGRESSO ÁGAPE INTERNACIONAL
Ubatuba – SP - 21 a 25 de junho de 2006

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”
 
(Salmo 24:6)
 

Estima-se que a estrutura envolva cerca de 150 voluntários, membros da Ágape, entre organizadores e equipes de montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, DVDs, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, segurança, intercessão, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si para a realização de mais este evento.
A divulgação do evento já começou, através da Rede Ágape na TV e da distribuição de 2000 folder’s e 1000 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Iperoig, programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e dvds, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, onde você pode adquirir também a camiseta do congresso.
Consulte a programação na última página do Informágape.

PALESTRANTES

Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É apóstolo e pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, onde foi implantada a Restauração do Tabernáculo de Davi, com adoração e intercessão ininterruptas, 24 horas por dia, desde março de 2003.

Anderson Ferreira - É missionário, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique), onde está implantando a Igreja Evangélica Ágape em continente africano.

Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba em Lisboa (Portugal) há mais de 4 anos. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, consolidando uma forte liderança local.

Guilhermo Lossio – É peruano e foi ordenado ao ministério em 1992. Fundou a Rede Internacional de Conquistadores, desenvolvendo um plano de conquista a partir do Brasil para as nações. Recebeu reconhecimento internacional como profeta em 2003 e está implantando Redes Proféticas no Brasil, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, México, Nicarágua, entre outras nações.

Michael Shea - É norte-americano, arraigado no Brasil há 23 anos.  Formado pela Asbury College (bacharel) e Asbury Seminary (mestrado) é diretor do ministério Casa de Davi que cuida do Centro Brasileiro de Adoração em Londrina, PR.  Seguindo uma direção profética, estão mobilizando adoração 24 horas/dia para o Corpo de Cristo. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

21/06 Quarta-feira 19:30 h
Missionário Anderson Ferreira (Moçambique)

22/06 Quinta-feira 19:30 h
Pr. Samuel Bandeira (Portugal)
23/06 Sexta-feira 19:30 h
Ap. Alexandre Nunes (Brasil)

24/06 Sábado
Profeta Guillermo Lócio 14:30 h (Peru)
Ap. Mike Shea 19:30 h

25/06 Domingo
Ap. Mike Shea 9:00 h (Estados Unidos)
Ap. Mike Shea 19:00 h
Ap. Alexandre Nunes 21:00 h

 

O louvor e a adoração ficarão por conta da Casa de Davi (ap. Mike Shea) e do Ministério Vento do Espírito (Ágape).

INFORMAÇÕES
12- 3832-1974
agapeubatuba@hotmail.com

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com
 

 

Semana de 15/06 à 22/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo e feriado também ás 14:20 hs)
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 16:00 hs - 21:00 hs.


"O Código da Vinci"
Ás 18:20 hs.

 


Obs: No dia do 18/06 (jogo do Brasil) a 1ª sessão do Cine Porto será ás 17:40 hs e do
 Cine Passeio será ás 18:20 hs.

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Tesouro culinário

Quem conhece os segredos
Do fundo do mar?
Essa garoupa,
Por exemplo,
Podia ter a toca
Em um baú do tesouro
Podia ter a cama
Do mais puro ouro.
Essa garoupa,
Quem diria,
Que meu avô pescou
Que minha avó cozinhou
E que no pirão se acabou
E deixou apenas a certeza
Que cada partícula de sabor
Valeu toda uma riqueza.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Ubatumirim ©Carina Martins Ferreira

Praia do Ubatumirim
©Carina Martins Ferreira

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor