Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 21 de Junho de 2006 - Nº 1547 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Telecentro Inclusão Digital – Petrobras forma primeira turma na Topolândia
Ministério do Meio Ambiente Promoverá Palestra na Cãmara Municipal
Cônsul da Venezuela é convidado do UNIMÓDULO para Simpósio Interdisciplinar
Palestra sobre auto-estima lota auditório do UNIMÓDULO
Estudantes aprendem sobre Empregabilidade no UNIMÓDULO
Atleta UNIMÓDULO se destaca no Circuito Paraolímpico de Atletismo e Natação

Caraguatatuba
Atletas de Caraguá participam do Campeonato Paulista de Kung Fu
Saúde de Caraguá fiscaliza casas sem ligação de esgoto
Baduca Filho indaga sobre Plano de Carreira
Sugestões de Gobetti são publicadas em revista
Aurimar cobra calçamento no Morro do Algodão
Baduca Filho homenageia Wagner "Tuning" Arruda
União do Morro sagra-se campeão do Futsal do Morro do Algodão
Teatro Mário Covas apresenta o espetáculo "O Jeca Voador" neste fim-de-semana
Plano Diretor terá três audiências públicas em Caraguá
Roselaine traz mais um ouro para Caraguá

Ilhabela
“Venha Namorar em Ilhabela” é sucesso de público
Stand do Meio Ambiente alerta sobre a separação correta do lixo reciclável
Documento pede a implantação de uma FATEC no LN
Louvor à Saúde
Audiência Pública

São Sebastião
Gringão receberá reunião comunitária na quarta-feira
Abramt vai se unir a outras associações para liderar movimento pró-royalties
Música na Praia agitou a cidade no feriado
Fundo Social de São Sebastião e Sabesp realizam carreata da solidariedade
Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para II Arraiá Caiçara
Espetáculo ‘João e o Pé de Feijão’ encanta garotada de São Sebastião
Brasileiro de Holder une cidades e promove espetáculo no canal de São Sebastião
Comissão de Ética interroga envolvidos no caso do vereador ‘Marcelo Mattos’
Sectur promove exposição “Arraiá – Viva esta emoção”
Seduc promove palestra para estagiários


Ubatuba
Definidos os percursos das carreatas da Campanha do Agasalho 2006 em Ubatuba
Ubatuba Terá o 1º Tribunal de Justiça Arbitral
Prefeito vistoria bairro Folha Seca com presidentes de Associações
Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Telecentro Inclusão Digital – Petrobras forma primeira turma na Topolândia

Litoral Norte - Inclusão social, enriquecimento de informação e melhoria da qualidade de vida, através da informática. Assim, mais de 90 pessoas receberam seus certificados do curso básico de informática com a duração de 20 horas, no último sábado, dia 17, no Telecentro Inclusão Digital - Petrobras, no Centro Comunitário da Topolândia, em São Sebastião.
O projeto que foi instalado na Topolândia funciona em uma sala adaptada no Centro Comunitário do bairro, com 20 computadores interligados em rede, sendo cinco conectados à internet. Os alunos contam ainda com uma impressora. O acompanhamento dos trabalhos é realizado por dois monitores.
De acordo com o implementador do projeto, Jesulino Alves, o Telecentro tem a premissa de capacitar jovens e adultos, além de promover à integração da comunidade, acesso aos serviços públicos e privados através da rede mundial de computadores. “O Telecentro não deve ser utilizado somente para o curso, pois ele tem a premissa de ser um instrumento de pesquisa e um lugar onde vocês possam obter informações sobre os mais variados assuntos”.
Já o coordenador de manutenção do TEBAR (Terminal de São Sebastião), engenheiro Waldo Gomes, que representou a gerência do Terminal, ressaltou a importância do projeto e das pessoas utilizarem os computadores como ferramenta na busca da informação. “Este é um projeto onde o computador faz com que as fronteiras sejam diminuídas. Através da internet você se comunica com o mundo todo, além de ficar mais acessível à informação”.
Para a aluna Maria Fernanda Marques, a didática utilizada pelo projeto é de fácil entendimento e que graças ao curso consegue utilizar os conhecimentos no seu novo emprego. “Depois de uma semana que fiz o curso consegui um emprego como vendedora e tudo o que vendo na loja tenho que colocar em uma planilha no computador. Se não tivesse feito o curso teria muita dificuldade para aprender o serviço e manter o meu emprego”.
Os interessados em participar do curso precisam ter mais de 10 anos de idade e comparecer ao Telecentro para efetuar a inscrição. São parceiros neste projeto: Governo Federal, ITI (Instituto de Tecnologia da Informação), Petrobras, RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor), além da Prefeitura de São Sebastião e da ONG Sorri Litoral Norte. (Fonte: Petrobras)

Ministério do Meio Ambiente Promoverá Palestra na Cãmara Municipal

Litoral Norte - No próximo dia 23, às 19 h 30 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba, o Sr. Sergio Bueno da Fonseca, coordenador do Programa Agenda 21, do Ministério do Meio Ambiente estará realizando uma palestra sobre a importância da Agenda 21 para o desenvolvimento regional, para a qual todos estão convidados.
O período da manhã será destinado a uma reunião com os quatro prefeitos e presidentes das câmaras municipais da região com o objetivo de agilizar o processo de formação dos Conselhos e Fundos Municipais e do Regional da Agenda 21.
A institucionalização dos conselhos é uma prática recente na administração pública e tem como objetivo garantir a continuidade das ações, a transparência no uso dos recursos e a definição de prioridades com a participação da população. Um dos princípios que tem norteado a constituição dos conselhos é a paridade, isto é, o mesmo número de membros do governo e da sociedade civil, para garantir o equilíbrio de poder nas decisões.
A Agenda 21 do Litoral Norte surgiu da iniciativa de um grupo de participantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo, que elaborou o projeto para receber financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente em 2003, concorrendo com projetos de todo o país, tendo sido um dos selecionados. Como as verbas demoraram a chegar, foi sendo desenvolvido por voluntários, com apoio das prefeituras e de algumas instituições civis e estatais.
Vencida a primeira etapa – da sensibilização e divulgação – a Agenda 21 está elaborando materiais para dar suporte às oficinas de formação de 640 multiplicadores distribuídos em todas as regiões e grupos sociais, com o objetivo de descobrir e formar lideranças comprometidas com a transformação e a melhoria da qualidade de vida para todos.
Comerciantes e instituições que queiram patrocinar materiais de divulgação poderão ter suas logomarcas nesses materiais.
A imagem de instituição preocupada com sua responsabilidade social é um dos mais importantes e eficientes marketings, garantindo maior visibilidade para seus produtos. (Fonte: Rui A. Grilo)

Cônsul da Venezuela é convidado do UNIMÓDULO para Simpósio Interdisciplinar

Litoral Norte - O Cônsul Venezuelano, Jorge Luis Duran Centeno e diversas autoridades educacionais da região reúnem-se em Caraguá, em 22 e 23 de junho, durante o Simpósio Interdisciplinar promovido pelos cursos de História, Pedagogia e Normal Superior do Centro Universitário UNIMÓDULO. O tema central do evento "Cultura, Educação e Arte: estudos interdisciplinares" será debatido nestes dois dias, no auditório da Instituição.
O ponto alto está previsto para a abertura, com a participação do Cônsul Geral da república Bolivariano da Venezuela, Jorge Luis Duran Centeno, ministrando a palestra "Uma nova ordem sócio-econômica com a integração da América do Sul", dia 22, às 19 horas.
Às 21 horas, as atenções estarão voltadas para a mesa-redonda e palestras com autoridades educacionais do Litoral Norte, com a Profa. Marilene Ramachoti, secretária de Educação de São Sebastião; o Prof. Antonio Cornélio de Morais Filho, secretário de Educação de Ilhabela; a Profa. Edina Paula Roma Teixeira, Dirigente Regional de Educação do Estado de São Paulo; Profa. Patrícia Gomes Veloso Pereira, secretária municipal de Ubatuba; Profa. Silmara Selma Mattiazzo, secretária municipal de Caraguá. A mesa terá como mediadora a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Ms. Maria Antônia de Lima R. Fibeiro Furgeri.
Na sexta-feira, dia 23, o curso Normal Superior debaterá a Inserção da Educação do Litoral Norte do Estado de São Paulo, por meio de palestrantes convidados. A mesa-redonda terá a participação dos professores Elenira Sanches Garcia, Antônio Roberto Alves Felipe, Nilza Souza Soares e da mediadora Enaida Rodrigues Gomes.
Às 22h30, alunos do 1º Semestre de Pedagogia e Normal Superior apresentam o tema "Educação: interface nas reformas"!. E às 21 horas, o curso de História apresenta a mesa-redonda sobre o tema "Identidade Cultural", com os palestrantes Prof. Ms. Moacir José dos Santos e Prof. Ms. Mauricio Ribeiro da Silva. (Fonte: Módulo)

Palestra sobre auto-estima lota auditório do UNIMÓDULO

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO foi parceiro da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá-ACE, para a realização de palestra aberta ao público. Na programação do mês de junho, a psicóloga Ana Claudia Vanzelli foi a convidada para ministrar o tema "Eu me amo, eu me cuido, daí faço tudo com amor", sobre auto-Estima.
Participaram estudantes do UNIMÓDULO, comerciantes e funcionários do comércio, lotando o auditório Angelo Fonseca Nogueira com aproximadamente 260 pessoas. O evento também contou com o patrocínio da Unimed, Pousada Martin de Sá e Cachaçaria Água Doce. De acordo com presidente da ACE, Paulo Gato Bijus, o objetivo de promover palestras como essa é motivar os comerciantes da cidade, promovendo uma sintonia maior com os associados.
Ele que já havia assistido a palestra em outra ocasião veio de novo conferir o talento da psicóloga. Gostei muito quando assisti em São José dos Campos, aí decidi trazer para Caraguá, acho que todo mundo anda com a auto-estima meio em baixa, precisando de uma injeção de ânimo", disse.
O púbico parabenizou a iniciativa e elogiou bastante o evento, como a aposentada Nanci Trama, que achou a palestra maravilhosa. "Achei surpreendente, não imaginei que seria tão boa, a profissional é realmente muito boa", elogiou.
A renomada psicóloga, que ministra palestras em todo o Brasil pela Cebrace e Pilkington, abordou temas relacionados à importância de cuidar de si mesmo como se cuida do outro, de aprender a se olhar no espelho e se gostar de verdade, e que mudar o visual às vezes ajuda a ficarmos mais satisfeitos com a nossa imagem.
Segundo ela, a vaidade excessiva é tão doentia quanto a negligência habitual, sendo as duas atitudes consideradas neuroses - falta de paz. A auto-estima deve ser tratada interna e externamente. "É super importante termos o propósito de aprimorar a nossa vida a cada ano, por isso devemos traçar objetivos e não sonhos. "Não passe a vida falando do que não gosta, mas mude aquilo que não gosta, resolva os problemas antes que eles se tornem pesados demais", concluiu.
Já internamente, o principal é o positivismo. "Temos que nos condicionar aos pensamentos positivos a todo momento. As notícias sobre a violência nos trazem negatividade. Mas como se sair bem entre tantos rumores e tristezas?", pergunta a psicóloga. Uma das atitudes é elogiar mais o outro. Todo mundo precisa de atenção e se a gente elogiar mais, o mundo vai mudar".
Outras dicas da psicóloga? Acredite mais em si mesmo; tenha dinamismo e força de vontade; organize suas metas e atitudes e crie o hábito de fazer; evite rotular os outros.
"A gente esquece de cuidar da gente, e com o tempo vem a depressão, que é a ausência de vida, é quando abandonamos a nossa vida, tudo começa da falta do amor próprio. Evite essa doença, capriche mais em tudo que for para você, te faça carinhos todos os dias, ouça uma música de que goste, ligue para um amigo, compre aquela jaqueta que está esperando há tanto tempo, muitas vezes não fazemos isso por nós e cobramos do outro", finalizou.
No final, a psicóloga transforma-se na personagem Divanete, uma pessoa simples que se gosta muito e optou por ser feliz. Ela conta uma história bem humorada com muitas mensagens ao público. (Fonte: Módulo)

Estudantes aprendem sobre Empregabilidade no UNIMÓDULO

Litoral Norte - Empregabilidade foi o tema da palestra com o professor Leo Reis Leite Junior, Pró-Reitor de Relações Comunitárias e extensão, no auditório Angelo Fonseca Nogueira do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, na programação de junho. O público, que foi de jovens, estudantes concluintes do ensino médio especialmente de escolas públicas e profissionais, pôde aprender o significados e a sua relação com a realidade do mercado de trabalho atual. Mas que palavrão é esse?
De acordo com o professor Leo Reis, o termo empregabilidade surgiu recentemente com as grandes mudanças no mercado de trabalho, uma delas é a que vivemos a era do fim do emprego. A situação é decorrente ao desenvolvimento tecnológico, que vem substituindo a mão-de-obra humana por máquinas. Outros motivos ajudaram na extinção do emprego, como a grande concorrência no mercado de trabalho, no qual mulheres, aposentados e adolescentes disputam as vagas existentes. "As mulheres ocupam 50% das vagas, os aposentados voltaram a trabalhar e o jovem entra cada vez mais cedo no mercado de trabalho", disse.
Mas o palestrante alerta: acabou o emprego, mas não acabou o trabalho. É aí que entra o significado dessa nova palavra em nosso dicionário. Empregabilidade é a capacidade do profissional de cuidar da sua própria trajetória de trabalho. "É cada vez maior a responsabilidade do profissional em se manter integrado ao mercado de trabalho, ninguém vai fazer isso por você", afirmou.
De acordo com o palestrante há algumas regrinhas básicas para essa conquista. O que não fazer: não se fazer de vítima e não esperar alguém fazer por você. Ele explicou aos jovens e participantes da palestra que para desenvolver a empregabilidade é preciso fazer o que se gosta, explicando a diferença entre gostar do que faz e fazer o que gosta, a última é quando se tem prazer no trabalho.
Outras dicas dadas pelo professor Leo em sua palestra é que para conquistar a empregabilidade é preciso ter competência profissional, compromisso ético/moral; boa saúde, e por último ter algumas reservas financeiras ou fontes alternativas de ganhar dinheiro, por que a chance de ficar por algum tempo sem trabalho é sempre possível hoje em dia. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO se destaca no Circuito Paraolímpico de Atletismo e Natação

Litoral Norte - O atleta Antonio Bruno da Silva, estudante de Direito e integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, participou da primeira etapa do Circuito Paraolímpico de Atletismo e Natação da Nossa CAIXA, realizado na semana passada, conquistando uma medalha de bronze no lançamento de dardos, quarto lugar no arremesso de peso e quinto no lançamento de disco.
Em sua segunda edição, o Circuito conta este ano com mais três etapas, sendo as próximas em Belém do Pará, Porto Alegre e Fortaleza. Os maiores medalhistas para-olímpicos e mundiais marcaram presença, entre eles o nadador Clodoaldo Santos e a corredora Ádria.
A competição selecionará os para-atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial, que será realizado na Holanda e também como seletiva para os Para-Panamericanos, que serão realizados simultaneamente aos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, ano que vem.
"Por esse motivo, o nível da competição está muito alto, já que estabeleceu-se um índice em torno de setenta por cento dos recordes mundiais para a convocação dos atletas. Neste cenário, obtive um ótimo resultado mesmo não estando treinando com intensidade. Espero poder participar de pelo menos mais duas das etapas restantes, mas para isso, tenho que conseguir patrocínio para as passagens, já que a estadia é garantida pelo Comitê Paraolímpico", salienta o atleta.
Antonio Bruno da Silva também está se preparando para os Jogos Regionais do Interior, nas provas de 100 e 400 metros em cadeiras de rodas.
Mais dados sobre as competições podem ser obtidos no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atletas de Caraguá participam do Campeonato Paulista de Kung Fu
Com a Vitória no Paulista os atletas conquistam vaga no Campeonato Brasileiro, que acontece em setembro, em Belo Horizonte. O Kung Fu estará nos Jogos Regionais, que acontece de 17 a 31 de julho em Lorena como modalidade extra

Caraguatatuba - Conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro, este é o objetivo dos 15 atletas de Kung Fu que disputarão a 17ª edição do Campeonato Paulista, que acontece nos dias 24 e 25, sábado e domingo respectivamente, em Taubaté.
Os atletas coordenados pelo técnico Benedito Fernandes, mais conhecido como Ditinho, competirão nas categorias Rotinas com armas e sem armas, Tai Chi Chuan individual e em grupo, Infantil, Juvenil e Adulto, masculino e feminino.
A expectativa é de que cerca de 450 competidores de todo o estado participem da disputa. Os atletas que competirão no campeonato Paulista foram classificados durante a realização dos campeonatos regionais. “Acredito que 60% dos atletas caraguatatubenses têm chance de ficar com o primeiro lugar da disputa e com isso garantir a classificação para o Campeonato Brasileiro, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais”, afirma Ditinho.
Os competidores, que tem o apoio da loja Nutri Sports, vereador Omar Kazon, Quiosque do Flávio, Ótima Crystal e da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) também estão treinando para participar da 50ª edição dos Jogos Regionais. “O ano passado foi a nossa primeira participação no evento como modalidade de extra, este ano também vamos participar como extra. Estamos lutando para que o ano que vem (2007) possamos competir entre as modalidades oficiais”, finalizou Ditinho. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá fiscaliza casas sem ligação de esgoto
Os proprietários de residências em locais onde existem redes de esgoto devem solicitar ligação à Sabesp, para não serem multados pela Vigilância Sanitária

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá, por meio da Vigilância Sanitária, já está vistoriando residências das ruas do município onde existe rede coletora de água e esgoto e ainda não há ligação à Sabesp. Os proprietários serão notificados e poderão ser multados caso não solicitem o serviço.
De acordo com a Vigilância, os bairros Centro, Martim de Sá, Prainha, Sumaré, Indaiá, Aruan, Poiares, Jardim Samambaia, Tinga, Olaria, Jetuba, Capricórnio, Jardim de Sol, Massaguaçu, Ponte Seca, Patrimonium, Jardim Manuella, Verdemar, Jardim do Sol, Balneário Forest entre outros, já contam com a rede concluída. “A Sabesp já enviou um comunicado a todos os moradores dos bairros têm a rede pronta, para que solicitem a ligação. Os proprietários têm 30 dias para fazer o pedido, e para muitos, este prazo já esgotou. Estamos visitando essas residências para que elas sejam autuadas para tomarem as devidas providências, e se os respectivos proprietários insistirem em não pedir o serviço à Sabesp, eles serão multados”, disse Jorah Maria Hoppmann, Chefe da Seção de Vigilância Sanitária.
A ação é baseada no decreto 12.342/78 artigo 9º, parágrafo 1º do Código Sanitário Estadual, que diz que onde houver redes públicas de água ou de esgoto, em condições de atendimento, as edificações novas ou já existentes serão obrigatoriamente a elas ser ligadas e por elas respectivamente abastecidas ou esgotadas. De acordo com o mesmo decreto e artigo, não serão permitidas ligações de ralos de águas pluviais e de drenagem à rede de esgoto.
A Vigilância informou ainda, que com a ligação adequada do esgoto, será possível evitar o despejo dos resíduos nas galerias públicas, córregos e valas e a poluição das praias do município, melhorando assim a balneabilidade das mesmas. Outro objetivo da Sabesp e da Vigilância Sanitária é evitar doenças como: hepatite, diarréia, cólera e outras que são transmitidas pelo esgoto.
Para mais informações ligue (12) 3897-2190 com Jorah. (Fonte: PMC)

Baduca Filho indaga sobre Plano de Carreira
Vereador pergunta em Requerimento o por que do seu não cumprimento

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou Requerimento indagando o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), sobre o cumprimento do Plano de Cargos e Carreira. O questionamento do Parlamentar vem da reclamação de alguns Servidores Públicos Municipais.
O Plano de Cargos e Carreira foi instituído através da Lei Municipal 992/2002 e nele o Servidor Público Municipal tem a chance de obter progresso no cargo que ocupa na Prefeitura. Este progresso vem das promoções que o plano oferece, bem como a respectiva compensação financeira, ou seja, um Assistente Administrativo 1 poderá, com o passar dos anos, chegar a Assistente Administrativo 3 ou 5 e com isso, ter aumento de salário.
Segundo o Vereador, que formulou o Requerimento com base na reclamação de alguns funcionários públicos, a Prefeitura não colocou em prática o Plano de Cargos e Carreira, o que tem causado prejuízo a estes servidores, que pelo tempo de trabalho, almejam conseguir aumentos salariais garantidos por lei.
Para Baduca Filho os direitos civis e trabalhistas não podem ser desrespeitados, muito menos dos Servidores Públicos Municipais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Sugestões de Gobetti são publicadas em revista
"Parlamento Paulista" divulga pedidos de Gobetti

Caraguatatuba - As solicitações do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, para o Orçamento Estadual deste ano foram recentemente publicadas na edição de maio deste ano da revista "Parlamento Paulista", publicação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A publicação cita a reunião e os pedidos de Wilson Gobetti.
A Audiência Pública que discutiu o Orçamento 2006 do Governo do Estado foi realizada em 10 de outubro do ano passado, no plenário do Parlamento Municipal, reunindo cerca de 70 pessoas - a maioria de Caraguatatuba. Neste encontro os Deputados Estaduais José Caldini Crespo e Edmir Chedid, ambos do PFL, ouviram as reivindicações dos moradores do Litoral Norte sobre o que é mais importante e essencial para a região em termos de investimentos estaduais.
Dentre as autoridades e Vereadores presentes, Wilson Gobetti destacou-se com pedidos que iam desde a instalação de uma unidade do Poupatempo na cidade, até uma série de pedidos de âmbito rodoviário, como a municipalização do trecho da SP-55, sinalização e passarelas.
Estes pedidos foram reiterados através de ofícios e requerimentos ao Governo do Estado, chegando a ganhar espaço na mídia regional, que abordou o problema devido a sua importância para os moradores locais e como um todo para o Litoral Norte.
Para Gobetti foi a primeira vez que a Assembléia e o Governo Estadual olharam para os problemas de nossa região com a devida atenção que merece. "Sempre pedimos, os Deputados dizem que vão ajudar, o Governo fala que vai analisar e nada!!! Estas reuniões setoriais sobre o Orçamento fazem a capital olhar e observar o que somos e o que precisamos", explica.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Aurimar cobra calçamento no Morro do Algodão
Vereador apresentou Requerimento com Abaixo-Assinado

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento que cobra do Prefeito Municipal José Pereira de Aguilar (PSDB), o calçamento de várias ruas no Morro do Algodão. A cobrança vem do fato do Parlamentar ter um Abaixo-Assinado, contendo milhares de assinaturas dos moradores, solicitando a obra.
Aurimar Mansano quer saber da possibilidade da Prefeitura executar, na forma do PCMM (Plano Comunitário Municipal de Melhorias), o calçamento com bloquetes de várias ruas do bairro Morro do Algodão, na zona sul da cidade.
As ruas citadas no Requerimento são: Casemiro de Abreu, Santa Marta, Geralda Conceição Alves, Dois Irmãos, José Fabrete, Geraldo Lopes, Antonio dos Santos, São Matheus, Ademar Fida, Lídia Martins Hidalgo e São Miguel, num total de mais de 3 mil metros lineares de pavimentação.
Além da valorização do imóvel, a pavimentação resolve velhos problemas como buracos, inundações, lama e corte do acesso e trânsito pela via pública em tempos de chuva, bem como nela moram diversas famílias de baixa renda, que as vezes ficam impossibilitadas de ir ao trabalho ou ao médico, devido a precariedade da rua.
No Requerimento o Vereador pergunta quando a obra terá início e se não há possibilidade, quais são as dificuldades e entraves para que seja feita.
Para Aurimar a cobrança tem que ser repassada, pois é o Prefeito quem executa a obra. "Recebemos o pedido e o Abaixo-Assinado dos moradores, que desejam esta melhoria. Como é o Prefeito que a faz, é dele que temos que cobrar. Calçamento hoje é muito mais fácil, pois é o próprio contribuinte que paga, de forma facilitada e com prazo extenso. Temos certeza que a Prefeitura fará a obra o quanto antes", finalizou Aurimar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho homenageia Wagner "Tuning" Arruda
Organizador de evento automotivo recebe Moção do Parlamentar

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, elaborou Moção de Congratulações para Wagner Arruda Prado, organizador do "Caraguá Tuning Show", pelos relevantes serviços prestados ao município. O evento já figura no calendário oficial do município, ganhou notoriedade nacional e foi pauta de um programa especializado na Rede Globo de Televisão.
Wagner Arruda Prado é Bombeiro do Grupamento Salvamar, sediado em Caraguatatuba. É nascido em São José dos Campos e está em Caraguatatuba desde 2000, tendo passado antes como guarda-vida em Maresias, no ano de 1999.
Aliado a função de salvar os desavisados que entram sem qualquer segurança para o banho de mar, Wagner Arruda é amante do Tuning - Arte de personalizar e sonorizar veículos automotivos, chegando a participar de torneios dentro e fora do Estado de São Paulo.
Sempre levando o nome de Caraguatatuba, Wagner Arruda já foi campeão brasileiro na categoria em 2003 e 2004, sendo o primeiro ano citado o de início do evento na cidade, o "Caraguá Tuning Show". A média de público tem variado entre 10 mil pessoas em 2004, 12 mil em 2005 e 2006.
O evento tem também um caráter filantrópico, quando em associação com a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, arrecadou cerca de 100 quilos de alimentos, colaborando para a montagem de 42 cestas básicas, atendendo a parte das 92 famílias cadastradas na entidade, e mais de R$ 200,00 na venda de adesivos.
Por este motivo o Vereador Baduca Filho homenageou o Bombeiro amante do Tuning com a Moção de Congratulações. "Fazer um evento pode ser fácil, dizer que é de Caraguatatuba pode ser mais fácil ainda, mas realizar um evento torná-lo nacional, colocá-lo no calendário da cidade e divulgar o nome de sua cidade para outras fronteiras é extremamente difícil e por causa disso, Wagner Arruda merece esta honraria", disse o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

União do Morro sagra-se campeão do Futsal do Morro do Algodão
As equipes campeã, vice e terceira colocada, foram premiadas com troféus e medalhas. As duas primeiras estão classificadas para o campeonato municipal da modalidade

Caraguatatuba - As disputas finais do Campeonato de Futsal nos bairros, de Caraguatatuba, aconteceram no Morro do Algodão. A quadra de Esportes Alcides Crepaldi Filho recebeu na segunda-feira, 19, quatro equipes. Duas disputaram vitória e duas buscaram a 3ª colocação do campeonato.
O primeiro jogo foi entre as equipes Boca Júnior e Força Jovem que lutaram pelo 3º lugar, a disputa foi acirrada entre os dois times. Na briga pela vitória o Força Jovem levou a melhor e venceu de 7 a 6 com 2 gols do Gilvam, 2 do Adriano, 2 do Andersom e 1 do Carlos. Os gols do Boca Júnior foram marcados por Denis (3), Ricardo Silva (2) e Gilson (1).
Em seguida as equipes União do Morro e Cruzeiro entraram na quadra para disputar o título. A briga foi acirrada e no final os times empataram em 5 a 5, levando a disputa para a prorrogação. O atleta João Paulo fez o gol que sagrou a equipe União do Morro campeã.
Os gols do União do Morro foram marcados pelos competidores Wlademir (4) e João Paulo (1) e os atletas Renato (2), Marcelo (1), Josafá (1) e Gilson (1) fizeram os gols da equipe Cruzero.
Organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), o campeonato premiou com troféus e medalhas as três primeiras equipes.
A equipe campeã e a vice estão classificadas para disputar o Campeonato Municipal de Futsal, que acontece no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), ainda sem data definida, onde será definido o campeão do ano. (Fonte: PMC)

Teatro Mário Covas apresenta o espetáculo "O Jeca Voador" neste fim-de-semana
A peça "O Jeca Voador - Um causo modernista" será a atração deste final de semana, no Teatro Mário Covas, em Caraguá. O elenco tem a participação do ator de Caraguá, Thiago Luciano, que participou do elenco da novela Alma Gêmea

Caraguatatuba - O Teatro Mário Covas apresenta neste final de semana o espetáculo teatral "O Jeca Voador - Um causo modernista", com texto e direção de Caio de Andrade. No elenco estão os atores Walter Breda e Chintia Falabella, além do caraguatatubense Thiago Luciano, que participou recentemente da novela Alma Gêmea, da Rede Globo.
A peça tem como objetivo mostrar o passado e o processo histórico pelo qual o país passou até os dias atuais. Segundo Caio de Andrade, "ao colocar em cena momentos cruciais da trajetória de nosso país, proprocionamos a chance de valorizar a situação histórica sobre os acontecimentos do passado, porque uma sociedade só consegue ser livre quando conhece sua própria história", disse o autor.
O Jeca Voador tem sua história ambientada nos anos 20, trazendo à tona a discussão social, política e cultural do Brasil, na época da República Velha, com um texto infanto-juvenil que pode ser visto por crianças a partir dos 10 anos. Em Caraguatatuba, o espetáculo tem o apoio da Bandeirante Energia, que terá uma sessão especial na sexta-feira, dia 23.
No sábado 24, e domingo, dia 25, a peça será aberta ao público, com sessões às 18h, no Teatro Mário Covas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Caraguá Praia Shopping ou na bilheteria do TMC. Mais informações pelo telefone (12) 3881-2623. Deixe a cultura fazer parte de sua vida... vá ao teatro! (Fonte: PMC)

Plano Diretor terá três audiências públicas em Caraguá
A Prefeitura de Caraguá, por meio do Grupo de Estudos do Plano Diretor do município, realizará entre junho e julho três audiências públicas, visando discutir o desenvolvimento da cidade de maneira ordenada, dentro dos próximos 10 anos

Caraguatatuba - No início de 2005, representantes de Caraguá já estavam se reunindo por meio do Grupo de Estudo do Plano Diretor, para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido nos últimos anos, visando planejar o crescimento do município de maneira ordenada, para os próximos 10 anos.
Composto por integrantes de Secretarias Municipais, sociedade civil, Associação de Engenheiros e Arquitetos o grupo vem traçando diretrizes para a finalização do Plano, que já estava em fase de conclusão ainda em 2005. A elaboração do plano se deu por meio de etapas que incluíram sugestões, alterações, correções nas propostas de acordo com a necessidade do município, entre outras.
Nesta nova fase, o Grupo de Estudos do Plano Diretor realizará audiências públicas para a apresentação do projeto, que deverá ter o apoio da população. É importante que a comunidade participe das decisões do município. A primeira audiência será nesta sexta-feira 23, das 19h às 22h, no CIEFI Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu. Na próxima quarta-feira, dia 28, o encontro acontecerá no CIEFI Prof. Alaor Xavier Junqueira, no bairro Travessão, no mesmo horário.A última audiência pública do Plano Diretor será realizada no CEPROLIN - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, no dia 3 de julho, segunda-feira, das 19h às 22h.Exerça sua cidadania. Participe! (Fonte: PMC)

Roselaine traz mais um ouro para Caraguá
A atleta participará de competições em caraguá, Cruzeiro, Guaratinguetá e ainda, está preparando-se para a 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece em Lorena de 17 a 31 de julho

Caraguatatuba - A maratonista Roselaine de Souza Silva, da equipe da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), mais uma vez levou o nome de Caraguatatuba para o lugar mais alto do pódio. Neste domingo, 18, ela conquistou o primeiro lugar da Corrida da Fogueira de Atibaia, em sua categoria, e garantiu a 6ª posição na classificação geral.
Com a participação de mais de 350 atletas, a prova foi dividida em 10 categorias no masculino e oito no feminino em um percurso de 10 mil metros.
De acordo com Rose, como é mais conhecida, o trajeto tinha muitas subidas o que causou o cansaço nos competidores. "Mesmo com as longas subidas completei a prova com um tempo bom, 39 minutos e 10. Se o percurso tivesse mais plano com certeza esse tempo teria diminuído bastante", comemorou.
Ela acrescentou que "esta foi a prova mais difícil que já participei, não só pelo percurso, mas também pela qualidade dos competidores, mesmo assim deixei muitos atletas bons para trás ", completou.
A agenda da atleta, que conta com o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games, brinquedos e presentes e Academia Stúdio Personal, conta com participações em corridas até o mês de julho. No dia 25 de junho, domingo, em Caraguá, ela participa da Corrida da Fome do Colégio Tableau; no dia 2 julho a atleta viaja para Cruzeiro onde participará da 34ª Corrida da Fogueira e no dia 9 de julho a competidora participa de uma prova na cidade de Guaratinguetá. Além dessas provas, Roselaine está se preparando para a 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece de 17 a 31 de julho em Lorena - evento em que conquistou o 3º lugar em 2005.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

“Venha Namorar em Ilhabela” é sucesso de público

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, Associação de Hotéis, Associação Comercial e a Associação Ilhabela, Receptivo, Hotelaria e Gastronomia promoveram o concurso “Venha Namorar em Ilhabela”.
Aberto a todos, o concurso teve o intuito de promover o município, além de desenvolver uma frase de impacto e que pudesse vir a ser usada na divulgação da cidade como destino turístico.
Dentro dessa ação, houve uma competição da seguinte forma: os participantes criaram frases que descrevessem os encantos de Ilhabela, sempre relacionado ao dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Foram quesitos de avaliação, o impacto, a criatividade, a coerência de idéias, a originalidade, o bom senso e, principalmente, a referência ao tema proposto - “Venha Namorar em Ilhabela”
As frases foram julgadas entre os dias 13 e 18 de junho, por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Hotéis de Ilhabela, Associação Comercial e Associação Ilhabela, Receptivo Hotelaria e Gastronomia.
O número de participações foi ilimitado. Aproximadamente 1.500 internautas visitaram a página do concurso, destes saíram os três ganhadores.
Premiação:

1º Colocado com 34,2 pontos Alexandre Suman de Araújo com a frase: “O palco ideal para o teatro da paixão!” - faturou um final de semana com acompanhante em Ilhabela, com um jantar romântico em um restaurante da cidade, e um passeio de jeep para a praia de Castelhanos.

2º Colocado com 33,3 pontos Maikon Silva Vierira Santos com a frase: “Tão bela quanto a ilha, só o doce olhar do meu amor!” – faturou final de semana com acompanhante em Ilhabela e um jantar romântico em um restaurante da cidade.

3º Colocado com 33,2 pontos Ariane Cavichioli com a frase: “Ilhabela, o paraíso do sol e do mar, o melhor lugar para amar!” – faturou um final de semana com acompanhante em Ilhabela.

Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, estas ações são de extrema importância por parte da administração. “Além de contar com o apoio de todas as associações ligadas ao ramo turístico, tivemos a capacidade de aproveitar a excelente média de 53.000 visitas mensais que nosso site recebe todos os meses. Assim, divulgando os encantos que nossa ilha oferece, fomentando e aquecendo o turismo local, gerando emprego e renda para a população”, ressalta o prefeito. (Fonte: PMI)

Stand do Meio Ambiente alerta sobre a separação correta do lixo reciclável

Ilhabela - Nesta segunda-feira, 19, o Paço Municipal foi ocupado por um stand da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com informações sobre a separação de resíduos, produção de lixo, mostra de material reciclável, além da distribuição de brindes e da cartilha “Cuide de Ilhabela Brincando”. O evento faz parte da programação em comemoração ao Mês do Meio Ambiente em Ilhabela.
Durante toda esta semana, das 09h às 16h, os funcionários públicos municipais estarão participando da programação, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela, que conta com oficina de capacitação, palestras e peça teatral, além da distribuição para todos os setores de lixeiras apropriadas para a separação do lixo reciclável. “O objetivo do programa é atrair a atenção dos funcionários para a importância da separação correta do lixo”, ressalta a secretária Maria Inês Fazzini Biondi. (Fonte: PMI)

Documento pede a implantação de uma FATEC no LN

Ilhabela - Na segunda feira, 19, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu em seu gabinete o vereador José Roberto de Campos, o Beto, e o presidente da Juventude do PSB de Ilhabela, Kleyton Magalhães Pinheiro.
Durante a visita, Manoel Marcos deu o pontapé inicial, encabeçando um abaixo-assinado que pretende recolher 30.000 assinaturas nas cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. O documento será encaminhado ao Governo do Estado com o objetivo de implantar uma FATEC (Faculdade de Tecnologia) no Litoral Norte.
Só em uma unidade, a FATEC-SP, seus cursos já colocaram no mercado de trabalho mais de 17.000 tecnólogos e profissionais de nível superior.
A formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais por bens e serviços.
Em dez anos, a FATEC teve um crescimento de 600%, e 95% dos estudantes da instituição terminam os cursos já empregados.
Na oportunidade, o prefeito Manoel Marcos disse que “a implantação de uma FATEC no Litoral Norte seria a realização de um sonho!”. (Fonte: PMI)

Louvor à Saúde

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 19, Moção de Louvor à Equipe da Secretaria de Saúde que participou da Campanha contra a Poliomelite, realizada em 10 de junho. A propositura, do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), foi aceita e entregue às enfermeiras Ana Paula Salomon, Marly Fornaziero, Maria Angélica Chimendes e Márcia Feio, representantes da Equipe.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Audiência Pública

Ilhabela - Acontece amanhã, quarta-feira,21, a partir das 19h, no Plenário da Câmara de Ilhabela, Audiência Pública para discutir os critérios usados pela Cetesb para monitorar a balneabilidade das praias do município. A propositura é do presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL) e contará com a presença confirmada da gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli. Foram convidados também, representantes da Sabesp, o prefeito Manoel Marcos, bem como os secretários das pastas locais de Meio Ambiente e Turismo.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Gringão receberá reunião comunitária na quarta-feira

São Sebastião - Nesta quarta-feira, 21, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Governo, realiza mais uma reunião comunitária, envolvendo os bairros do Topovaradouro, Praia Grande, Preta e Pitangueiras, às 18h, no Ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, estará com todos os secretários municipais para falar sobre diversos assuntos, como a pavimentação de ruas, o sistema de esgoto e as obras públicas.
Os moradores poderão também tirar dúvidas sobre diversos assuntos, como IPTU, coleta seletiva de lixo, sistema de transporte coletivo, entre outros.
Como forma de tratar de maneira participativa as questões pertinentes à população sebastianense, um dos principais objetivos desta administração na realização das reuniões comunitárias é gerar a elevação da qualidade de vida da população, planejando e implementado um conjunto de ações para a consolidação de interesses comunitários, além de aproximar a administração pública da comunidade.
As reuniões comunitárias serão realizadas durante todo o ano, com rodízio por todos os bairros da cidade, nas Costas Norte e Sul, além do centro da cidade. (Fonte: PMSS)

Abramt vai se unir a outras associações para liderar movimento pró-royalties

São Sebastião - Com a necessidade premente de buscar alianças com outras Associações de Municípios que recebem royalties e ICMS (Imposto obre Circulação de Mercadorias e Serviços) por movimentarem petróleo, gás ou gerarem energia, a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) iniciou as conversações com as assessorias da Amusuh (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas), Anamup (Associação Nacional de Municípios Produtores), e a Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo).
O objetivo dessa união é congregar todas as associações de municípios que recebam royalties, sejam de petróleo, gás natural, hidrelétricas, extração de minérios, em todas modalidades previstas na legislação vigente.
A idéia de liderar esse movimento pró-royalties foi proposta pelos prefeitos de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e de Macaé, Riverton Mussi, em reunião realizada no mês de junho deste ano na cidade carioca.
Os representantes das associações participarão da próxima reunião ordinária da Abramt, marcada para o dia 7 de julho, na cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. O encontro será no Salão Azul da Sociedade Amigos do Município.
Na oportunidade, será assinado um protocolo de ação conjunta entre a Abramt, Ompetro, Amusuh e Anamup, ou seja, a chamada Carta de Tramandaí. Este seria o primeiro passo para a criação da Fenamurr (Federação Nacional dos Municípios Recebedores de Royalties).
Segundo o prefeito de São Sebastião e presidente da Abramt, Dr. Juan Garcia, a criação da federação busca aglutinar forças políticas do Brasil todo, garantindo junto ao Congresso Nacional os direitos previstos na Legislação Federal (Leis 7.990 e 9.478), que dispõe sobre a distribuição de royalties.
“Queremos contar com os deputados que fazem parte da bancada do petróleo no Congresso Nacional, além de outras forças políticas das novas associações”, explica o presidente da Abramt. “Temos de enfrentar as propostas de mudanças na legislação atual que tramitam na Câmara Federal e Senado, que se aprovadas podem trazer diminuições consideráveis nos repasses dos royalties e ocasionar uma queda muito grande no Orçamento dos Municípios”.
A luta - Desde o ano passado, os 18 municípios que formam a Abramt travam uma luta para se evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás, não existindo nenhuma estrutura para embarque e desembarque, além de ser comandada a distância).
Na tentativa de participar do quantitativo de royalties distribuídos para os 18 municípios que se enquadram como sede de terminais, segundo a Lei do Petróleo, algumas cidades têm buscado junto ao Judiciário as liminares, com a argumentação técnica que, na avaliação da Abramt, fere dispositivos dessa legislação.
Por portaria da própria ANP (Agência Nacional de Petróleo), tem direito a receber royalties somente os municípios que contam com monobóias e/ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural. Com isso, o direito seria apenas dos 18 municípios associados a Abramt.
A perda desde 2002 chega a R$ 205 milhões. Somente no acumulado de 2006, a perda soma R$ 37,2 milhões. Preocupada com essa situação, a presidência da entidade contratou um escritório de advocacia e criou um conselho de procuradores para acompanhar as ações e evitar novas liminares a favor de municípios não pertencentes a Abramt. (Fonte: PMSS)

Música na Praia agitou a cidade no feriado

São Sebastião - As pessoas que estiveram em São Sebastião no feriado prolongado de Corpus Christi puderam curtir o projeto “Música na Praia”, com artistas da região tocando muita MPB, além de exposições artesanais.
O evento, uma realização da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo, aconteceu na Rua da Praia. Na quinta-feira (15/06), a apresentação foi da cantora Bethe Rocha, que tocou ao som do violão clássicos da MPB.
Na sexta-feira (16/06), os músicos Rafael Tavarez e Deivis Veniziani emocionaram o público ao som do violino e teclado tocando repertório de cantores consagrados como Roberto Carlos, Milton Nascimento, entre outros.
E para fechar no sábado (17/06), o som descontraído do cantor Alê animou o público que prestigiava o evento em frente a Sectur.
Para o casal Maria Cristina e Tadeu Bittencourt, esse tipo de evento é essencial para a cidade. “Quando tem algo diferente na cidade sempre prestigiamos. Esperamos que tenha mais.”
Além dos shows, as pessoas também puderam apreciar a exposição de artesanato da Cooperartess (Cooperativa de Artes de São Sebastião) e dos artesãos da Costa Sul, que estavam a mostra no prédio da Sectur.
Quem passou por lá pode ver trabalhos feitos de sucatas, além de peças decorativas, cerâmica, telas, crochê e bordados. (Fonte: PMSS)

Fundo Social de São Sebastião e Sabesp realizam carreata da solidariedade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), irá realizar no próximo domingo, 25, uma carreata entre os bairros do município, com o intuito de arrecadar peças de roupa para a Campanha do Agasalho 2006.
A carreata terá inicio às 11h, com saída prevista em frente a sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Guarda Mor Lobo Viana. Participarão da carreata cerca de 20 funcionários da Sabesp, além de funcionários do Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil e Divisão de Tráfego. Está programada também a permanência de um caminhão do Corpo de Bombeiros durante toda a carreata.
A Sabesp fez a entrega, na semana passada de uma sacola e um informativo explicando o que é a Campanha do Agasalho.
De acordo com a técnica em serviços administrativos da Sabesp, Angelina Anselmo Viola, a entrega de sacolas foi realizada nos bairros do Porto Grande, Pontal da Cruz, Portal da Olaria, Arrastão, São Francisco, Centro e Topolândia.
“No ano passado a arrecadação foi de oito mil peças de roupa, superando as nossas expectativas. Esperamos que este ano a arrecadação seja maior”.
Angelina ressalta a parceria com o Fundo Social. “Com a parceria entre Sabesp e Fundo Social, a arrecadação surtiu mais efeito e esse é o nosso intuito”.
Para a presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, a idéia da carreata, assim como da Campanha do Agasalho, é incentivar as pessoas a doarem peças como malhas de lã, casacos, moletons, calças, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores, para que os mais carentes tenham condições de passar o período de inverno mais protegido.
“Tenho certeza que a campanha será um sucesso, pois a população é bem participativa. Sempre recebemos grandes quantidades de doações, independente das campanhas realizadas”.
Além da carreata, a população poderá entregar suas doações em qualquer um dos locais que têm a caixa de coleta da campanha (ver lista abaixo), além dos postos da Prefeitura. Os estabelecimentos que estiverem interessados em participar poderão entrar em contato com o Fundo Social e solicitar sua caixa de coleta, através do telefone (12) 3892-4991.

Postos de arrecadação:
Bancos
Sabesp
Faculti
Bombeiros 20º Batalhão
Escolas Municipais, Estaduais e Particulares
Paço Municipal
Secretarias Municipais
Bandeirante Energia
1ª Companhia da Polícia Militar
Subprefeitura da Costa Sul
Supermercados
Tebar Praia Clube
Shopping
(Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para II Arraiá Caiçara

São Sebastião - Atraindo centenas de pessoas na baixa temporada para a cidade e promovendo a integração da cultura das festas julinas com a caiçara, acontecerá entre os dias 07 e 16 do próximo mês o II Arraiá Caiçara, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Neste ano, a programação contará novamente com concursos realizados na edição passada, que foram um sucesso e atraíram diversos participantes.
As inscrições para o Festival Sertanejo de Calouros que já estavam encerradas foram prorrogadas até sexta-feira (23/06). Também até esse dia devem ser feitas as inscrições para as barracas do Arraiá, que está com vagas limitadas. Além disso, até a primeira segunda-feira do mês de julho, dia 03/07, devem se inscrever os interessados no Festival de Quadrilhas. A premiação este ano para a barraca mais enfeitada será um aparelho de som, doado pelo Fundo Social de Solidariedade.
As quadrilhas serão avaliadas em duas categorias: adulto e infantil, e para as vencedoras o prêmio será um aparelho de DVD.
Para os melhores calouros sertanejos, a premiação também será dividida em duas categorias: individual e dupla, e os prêmios serão R$ 400; R$ 300 e R$ 200 para o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Para realizar as inscrições, é necessário entrar em contato com a Sectur pelo telefone (12) 3892-2026, ou comparecer à sede da Secretaria, que fica localizada na Rua da Praia. Para os moradores da Costa Sul, as inscrições podem ser feitas na Praça Pôr do Sol. (Fonte: PMSS)

Espetáculo ‘João e o Pé de Feijão’ encanta garotada de São Sebastião

São Sebastião - No último sábado, 17, uma ‘companhia de circo’ cansada de caminhar pelas estradas do mundo ‘estacionou’ no Teatro Municipal de São Sebastião e logo se animou para apresentar à platéia caiçara o clássico infantil ‘João e o Pé de Feijão’.
Tudo inicia com artistas de um circo que, cansados de andar por diversas cidades. Ao parar em São Sebastião, eles optam em apresentar a estória de João, que trocou sua vaca leiteira, única fonte de alimentação de sua casa, por sementes de um pé de feijão.
Como um toque de mágica, os atores da Companhia Paulista de Artes começam a interpretar o conto, que encantou a garotada que prestigiou a apresentação. As crianças são transportadas para o mundo do "faz-de-conta", onde sonhar não é proibido a ninguém.
Na preocupação de ajudar a família, João sai de casa para vender a vaca leiteira, único bem que possui.
No meio do caminho, o menino encontra um estranho, interessado em sua vaca, que em troca lhe oferece ‘feijões mágicos’. João, com muita esperança troca a vaquinha pelos ‘preciosos’ feijões.
Ao chegar em casa, mostra a sua mãe, que fica decepcionada e chora com a troca que fez o filho. O menino joga os feijões pela janela, onde inicia a fantasia. As sementes se tornam um gigante pé de feijão que toca o céu.
Corajoso, João escala a enorme planta e chega a um castelo encantado, onde encontra animais falantes, uma harpa encantada, um gigante malvado, a galinha dos ovos de ouro, entre outros.
O menino se mete numa tremenda enrascada e faz da estória, uma lição de vida para todos, a insistência de ir até o fim no seu objetivo. (Fonte: PMSS)

Brasileiro de Holder une cidades e promove espetáculo no canal de São Sebastião

São Sebastião - A cidade de São Sebastião recebeu entre os dias 15 e 18 de junho, o 16° Campeonato Brasileiro de Holder 12, um verdadeiro espetáculo disputado no canal de São Sebastião, onde mais de 30 atletas participaram com garra e perseverança o título da categoria.
A equipe de vela de São Sebastião fez uma ótima atuação durante o campeonato, consagrando o município como a segunda melhor equipe do Campeonato Brasileiro, seguido por São Vicente, Praia Grande e Caraguatatuba. O primeiro lugar ficou com Ilhabela.
Na categoria Geral, a primeira colocação ficou com José Vicente, de Ilhabela, seguido por Ronyon Silva e o sebastianense Johny Atallah na terceira colocação.
“O Campeonato foi muito organizado, teve a presença de velejadores que correm em outras classes além da Holder, tornando as disputas mais técnicas. Os organizadores estão de parabéns”, destacou Atallah.
Por São Sebastião, além de Johny, participaram do 16° Campeonato Brasileiro de Holder, os velejadores Pedro Paulo, Pedro Luís, Marcus Vinícius e Lucas Carranca.
Na categoria Iniciante o grande campeão foi João Paulo da Silva, de Ilhabela, enquanto no feminino, levou o título a velejadora Carina Faggian, de Praia Grande.
No máster, o campeão foi o atleta de São Vicente, João Borges, enquanto no pré-master, Alexandre Martinho, de Caraguatatuba. Ilhabela levantou mais duas taças, a de campeão na categoria Holder A, com José Vicente Monteiro, e com Ronyon Silva, na categoria Holder B.
O campeonato teve a realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Cultura e Turismo (Sectur) e da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp). A sede do evento foi a Sub-sede da Fevesp, no bairro Porto Grande.
A abertura oficial aconteceu no dia 15 de junho, às 13h, com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a secretária municipal de Esportes, Raquel Buzi, o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, o presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo, Odoardo Lantieri e a árbitra geral da Fevesp, Sibylle Buckup.
Após a cerimônia de abertura, alguns atletas não perderam tempo e correram para a água, onde pegaram suas embarcações e começaram a treinar no canal marítimo de São Sebastião, considerado o melhor do Estado de São Paulo, por ter ventos bons para a prática de esportes náuticos.
No domingo (19/06), as regatas iniciaram mais cedo, devido ao jogo do Brasil contra a Austrália na Copa do Mundo. Logo após o jogo, aconteceu a cerimônia de premiação dos velejadores.
Após o sucesso da II Semana de Vela de São Sebastião, Campeonato Brasileiro da Classe Day Sailer e Campeonato Brasileiro de Holder 12, a expectativa da Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) é pela III Semana de Vela que será realizada em setembro desse ano.
O Campeonato Brasileiro de Holder também recebeu o apoio da Marinha do Brasil, Sorveteria Rocha, Banco Nossa Caixa S/A, Regatta, Sabesp, OctopuSolution e a colaboração da Associação da Classe Holder. (Fonte: PMSS)

Comissão de Ética interroga envolvidos no caso do vereador ‘Marcelo Mattos’

São Sebastião - A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de São Sebastião interrogou na manhã desta segunda-feira, 19, os empresários Kramer Caldeira de Moura, Nilton Domingos da Silva, Ronaldo Marques da Silva, e o ex-assessor do Legislativo, José Antônio Ferreira Filho, o ‘Zé Gué’, com relação a prisão do vereador Marcelo Mattos, ocorrida em 25 de abril de 2006, por suposta tentativa de extorsão.
Integram a comissão os parlamentares Marcos Leopoldino (presidente), José Cardim de Souza (relator), Solange Rodrigues de Araújo Ramos e Modesto Koji Ono (membros).
O primeiro a depor foi Nilton Domingos, que alegou desconhecer qualquer negociação entre ‘Zé Gué’, que também foi preso junto com o vereador, e os empresários Kramer e Ronaldo referente a não apresentação de um requerimento elaborado por Marcelo Mattos, que questionava a situação das empresas Latina e Concretex e da Pedreira Kraffer no município.
Ele afirmou que conhece o vereador Marcelo Mattos há mais ou menos seis meses, mas que não teve nenhum diálogo sobre o assunto em pauta.
Questionado pela vereadora Solange se ele tinha conhecimento de que a negociação teria começado num churrasco em sua casa, no dia 23 de abril de 2006, Nilton declarou não ter ouvido nem participado de nenhuma conversa a respeito. “O Zé Gué chegou lá e entrou porque o portão estava aberto. Ele não foi convidado e ficou conversando com o Ronaldo, que não me falou nada sobre a conversa”, disse.
O segundo depoente foi Ronaldo Marques, que confirmou a chegada do ‘Zé Gué’ na casa do empresário Nilton sem ser convidado. “Eu estava lá com a minha família quando ele apareceu e foi falar comigo me propondo para fazer lobby junto aos empresários. Falou que havia irregularidades nas empresas e que se eu conseguisse dinheiro com os empresários o requerimento não seria apresentado na Câmara”, afirma.
A negociação teria ocorrido na segunda-feira, 24 de abril, no escritório do empresário Kramer por intermédio do ‘Zé Gué’, que em todo momento falava em nome do vereador. O valor negociado teria sido na ordem de R$15mil.
Questionado se conhecia o vereador Marcelo Mattos, ele informou que só o conhece de vista e que nunca realizou qualquer tipo de negócio comercial com o mesmo.
O terceiro a depor foi Kramer Caldeira, dono da casa onde ocorreu a prisão em flagrante do vereador Marcelo, de seu assessor Gilvan José da Silva, e do ‘Zé Gué’.
Kramer afirmou que os três acusados chegaram juntos em sua casa, no dia 25 de abril, depois de um telefonema feito ao ex-assessor ‘Zé Gué’, em que ele teria concordado com a redução do valor de R$15mil para R$10mil sob a alegação de que o vereador Marcelo Mattos estava precisando de dinheiro.
Ele disse que não iria pagar o que estava sendo extorquido e que precisava penalizar a tentativa de extorsão. “Registrei boletim de ocorrência e a partir daí fui tomar outras providências. Minha reação foi de ódio. Em São Sebastião nunca teve isso”.
Segundo ele, tanto o ‘Zé Gué’ como o vereador teriam conferido o valor entregue, o qual foi separado em 10 ‘bolos’ de R$1mil. “O Zé Gué abriu o envelope, contou o dinheiro, e depois foi o vereador, que conferiu com tranqüilidade e concordou com a afirmação de que outro requerimento não seria apresentado. Ficou bem clara a participação do vereador”, declara.
Com base na cópia dos autos feitos na delegacia seccional da cidade, o vereador Cardim questionou o empresário Kramer se procedia a declaração de que o ex-assessor ‘Zé Gué’ havia pedido dinheiro para regularizar a situação das empresas em questão.
“Ele nem tocou nisso. Me desculpe, mas Zé Gué vai regularizar o quê? Ele não tem capacidade técnica. Além disso, não existe nada de irregular nas empresas. E qual seria a irregularidade?”, retruca Kramer. “A ida dele foi no sentido de ameaça. Ou paga ou vamos dar entrada no requerimento”, completou.
O empresário não informou a identidade e nem como conseguiu o dinheiro da negociação para preservar a integridade da pessoa que lhe ajudou. As notas teriam sido, segundo ele, xerocopiadas na sua própria empresa (ver foto da máquina).
O ex-assessor da Câmara, ‘Zé Gué’, disse que quem esteve lhe procurando para conversar a respeito do requerimento foi o empresário Ronaldo. “Ele me perguntou o que poderia ser feito. Eu disse que teria que legalizar a situação das empresas e ficou acertado o meu trabalho. Em nenhum momento negociei a apresentação do requerimento. O que estava na pauta era o meu trabalho”, afirma.
Zé Gué declarou ainda que nunca teve negócio comercial com Kramer e que mantinha contato com o vereador Marcelo Mattos para fazer ‘bicos’, uma vez que está desempregado.
A ida do vereador até a casa do Kramer, conforme relatou, foi no sentido de lhe ajudar. “Ele foi explicar que não tinha como tirar o requerimento da pauta, mas não teve tempo. Tudo foi tão rápido. Não peguei nesse dinheiro nem o vereador Marcelo. Se o empresário disse isso peçam para ver a impressão digital”, sugere.
De acordo com ele, o assessor Gilvan só acompanhou os dois porque o vereador Marcelo não tem habilitação para dirigir.
Quanto às irregularidades, ele citou a questão do desmembramento e o fato de uma das empresas terem problemas com o Exército em relação a utilização de dinamites. O problema de moradia e recuo também foi comentado.
Nesta terça-feira, 20, a comissão irá se reunir para analisar quando será a próxima oitiva e quem serão os novos convocados. A decisão será informada durante a sessão ordinária que acontece na mesma data a partir das 17 horas. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Sectur promove exposição “Arraiá – Viva esta emoção”

São Sebastião - A época de acender a fogueira, pendurar as bandeirinhas coloridas e preparar a grande roda para as quadrilhas está chegando. A Prefeitura de São Sebastião promove entre os dias 7 e 16 de julho a segunda edição do “Arraiá Caiçara”, evento que promete unir novamente as culturas caipira e caiçara em uma grande estrutura montada para atrair munícipes e turistas na baixa temporada.
Para contar um pouco sobre a história das grandes festas juninas da “época de ouro”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) promove em sua sede a exposição fotográfica “Arraiá – Viva esta emoção” mostrando o melhor das festas caipiras.
O expositor Edvaldo Nascimento conta que além de suas fotos, os interessados poderão conferir na exposição, registros do Sr. Agnelo Ribeiro e Álvaro Dória (Seu Alvinho).
“Os registros datam desde os anos 40, onde São Sebastião tinha população média de cerca de 10 mil pessoas e se estendem até meados dos anos 90, mostrando as festas mais antigas do município com as quadrilhas tradicionais dos caiçaras antigos”, explicou o fotógrafo.
Edvaldo conta ainda que, em se tratando de religiosidade, as festas de antigamente eram diferentes das que são realizadas hoje em dia. “Os caiçaras se reuniam para homenagear os santos da época como São João, São Pedro e São Paulo. Hoje em dia ainda existem os ‘fervorosos’, mas são bem poucos. O objetivo da Sectur é relembrar também essas pessoas”, completou Edvaldo Nascimento.
A exposição com as fotos antigas terá sua abertura oficial na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, a partir das 19h, na sede da Sectur, localizada na Rua da Praia, se estendendo até o dia 8 de julho. A entrada é franca. (Fonte: PMSS)

Seduc promove palestra para estagiários

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu nessa segunda-feira (19/06) nos períodos da manhã e tarde, uma palestra sobre “Gestão de Pessoas”, destinada aos estagiários que atuam nas Escolas Municipais e na Seduc. A palestra foi ministrada pela supervisora da Seduc, Márcia Wolf.
Durante a palestra, foi discutido sobre o desenvolvimento do talento humano utilizando a criatividade como elemento fundamental das atitudes, conhecimentos e habilidades. “Esses elementos conceituam as competências”, disse a palestrante.
Entre vários assuntos, foi falado também sobre desempenho de pessoas, conhecimento, feedback e motivação nos ambientes de trabalho, escolar e em sociedade. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Definidos os percursos das carreatas da Campanha do Agasalho 2006 em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e seus parceiros, divulgou nesta segunda-feira, 19, o percurso das carreatas que acontecem no próximo sábado, 24, que farão a arrecadação de doações para a Campanha do Agasalho 2006. A organização da Campanha do Agasalho em Ubatuba disponibilizou oito mil sacolinhas plásticas que estão sendo entregues nas casas de Ubatuba, porém, mesmo quem não receber a sacolinha poderá colaborar.
“Os moradores não precisam se preocupar, pois os funcionários estão uniformizados e credenciados, e as sacolinhas são entregues na porta das residências. Ninguém tem autorização para entrar nas casas”, disse o gerente da Sabesp de Ubatuba, Iberê Kuncevicious. “No dia 24 basta entregar as sacolinhas durante a carreata que estará percorrendo as principais ruas de norte a sul de Ubatuba”, completou Iberê.
No sábado, equipes dos Correios farão a coleta na área central de Ubatuba, enquanto equipes do Fundo Social, Sabesp, Elektro e demais participantes sairão em carreata com destino aos bairros das regiões Norte, Sul e Oeste. A concentração das equipes acontece a partir das 8 horas, em frente ao centro de Informações Turísticas, na Avenida Iperoig. Comunidades dos bairros que não serão visitados pela carreata podem solicitar a retirada de sua arrecadação através do telefone 3834-1064.
O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba tem como parceiros na Campanha do Agasalho 2006 a Sabesp, Correios, Elektro, Unitau, Guarda Municipal, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados e Igreja Ágape.
Confira o itinerário da carreata e a lista dos postos fixos de arrecadação:
Equipe Sul
Estufa 1 - Av. Pacaembu, Av. XV de Novembro, R Constante Lucio de Souza; Itaguá - Rua Taubaté, Av. Leovegildo Dias Vieira, Rua Milton de Holanda Maia, Rua Machado de Assis, Rua Rodrigues de Abreu, Rua Rubilard Marigny, Rua Rui Barbosa, Rua Mercúrio, Av. Capitão Felipe, Rua Virginia Lefreve, Rua Basílio Cavalheiro, Rua do Filhinho, Rua Armando de Barros Pereira; Praia Grande - Marginal Praia Grande, SP 55, Av Atlântica, SP 55, Av. Marginal Lado Direito, SP 55, Rua Engenheiro Fonseca, SP 55, Rua Elidio Pato, Rua Anísio Hortiz Monteiro, Av Santa Luzia, SP 55, Av. Marginal Lado Esquerdo, SP 55; Perequê-Mirim - Rua Jacatirão, Rua Inácio de Loyola, Rua Jacatirão II, Rua Benedito Barreto, Rua Tereza Barreto, SP 55, Rua Pedro Cabral Barbosa, Rua Benedito G. Santana, Rua João Rufino Cordeiro, Rua Benedito Henrique, SP 55, Rua Plínio França, Av. João Inácio da Fonseca, Rua Tapia, Rua João Glorioso, Rua Coronel Tomé, Rua São Luiz, Travessa JK, Rua Nove de Julho, Av. Andrelino Miguel, SP 55, Guarita Condomínio Pedra Verde; Lagoinha - SP 55, Rua Amazonas, Av Palmeiras, Av. Engenho Velho, Guarita Condomínio Lagoinha – Maranduba 1 - Marginal Lado Direito, Rua do Eixo, Estrada do Sertão da Quina; Sertão da Quina - Rua Orlando Silva, Rua Padre João Bayle, Rua Roberto Antonio do Prado, Rua Luiz da Rosa Av. do Engenho Velho
Maranduba 2 - Rua Cabo Luiz Gomes de Quevedo, Rua Soldado José Maria da Silveira Marques, Rua Soldado Otto Unger, Av. do Sol, SP 55, Av. Tenente Manoel Barbosa.
Equipe Norte
Perequê Açu - Av. Felix Guisard, Av Padre Manoel da Nóbrega, Rua Paderevski, Rua Goiás, Rua Usina Velha, Av Padre Manoel da Nóbrega, Rua Manoel Barbosa, Rua Madame Janina, Av Governador Abreu Sodré, Rua Habitat, Av Padre Manoel da Nóbrega, Rua Imaculada Conceição, Rua Praia do Meio, Av Josias Ramos Nogueira, Av Padre Manoel da Nóbrega, Rua Imaculada Conceição, Av Governador Abreu Sodré, Av Padre Manoel da Nóbrega, BR 101; Itamambuca,- Av Principal, Av Itamambuca, Av Principal , BR 101; Taquaral - Rua Maria Madalena Charleaux, Rua Um, Rua Maria Madalena Charleaux, Av Oduvaldo Wolms; Sumidouro - Rua Jonas Profeta Leite, Av Imaculada Conceição, BR 101; Usina Velha - BR 101, Rua Piauí, Rua Mato Grosso, BR 101; Pedreira - Rua Domingos Pedro; Praça da Igreja, BR 101.
Equipe Oeste
Jd. Carolina - Rod: Oswaldo Cruz, Rua dos Cravos, Av: Domingos Chieus, Av: Amor Perfeito, Ruas das Begônias, Rua dos Hibiscos, Rua das Açucenas, Rua das Violetas; Bela Vista - Rua Bela Vista; Marafunda - Rua Benedito da Silva, Rua Antonio Pedro da Silva, Rua Laurentina B. Almeida; Samambaia Rod: Oswaldo Cruz, Rua da Avenca, Rua Azaléia Rod Oswaldo Cruz; Ipiranguinha - Rua da Cascata, Rua da Assembléia, Rua das Promessas, Rua Minas Gerais, Rua da Cascata, Rua do Pacífico, Rua do Padre, Rua da Floresta, Rua da Cascata , Rua dos Babaçus ,Rua da Cascata, Rua Maria Amaro de Oliveira, Rua Manoel Amaro de Oliveira, Rua Joaquim Amaro de Oiveira, Rua da Cascata, Rod. Oswaldo Cruz, Rua Teodoro Miguel, Rod Oswaldo Cruz, Rua da Ciência, Rod Oswaldo Cruz; Morro das Moças - Rua Astrogilda da Conceição, Rua Três, Rua Maria Divina Ferreira ,Rod Oswaldo Cruz; Ressaca - Guarita Ressaca
Postos de Arrecadação:

Prefeitura Municipal de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 865

Secretaria de Assistência Social
R. Paraná, 375

Ginásio de Esportes Tubão
R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº, Centro

Sabesp
Av. Dona Maria Alves, 88, Centro

Elektro
R. das Hortencias, 125, Jardim Carolina

Correios
R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178, Centro

Associação Aposentados de Ubatuba
R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 – Silop

Unitau – Campus Ubatuba
Avenida Castro Alves, 392 - Itaguá

Guarda Mirim de Ubatuba
R. Pinheiros, 120 - Estufa 2

Igreja Evangélica Ágape
Rua Cel. Domiciano, 615 – Centro

Escolas das redes municipal e estadual de ensino
(Fonte: PMU)


Ubatuba Terá o 1º Tribunal de Justiça Arbitral

Ubatuba - Chega a Ubatuba com previsão de funcionamento já para o mês de junho, o 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba, com sede na Avenida Professor Thomaz Galhardo, 715, Centro, telefone 3833-6442.
O 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba é um órgão paraestatal, criado sob a égide da Lei Federal n° 9.307 de 23 de setembro de 1996, apto para julgar questões de qualquer valor em diversos campos do Direito.
Como modalidade alternativa de justiça moderna, dinâmica, sigilosa e de baixo custo, sendo outro relevante atrativo é a agilidade que a própria Lei impõe, pois fixa o prazo máximo de 6 (seis) meses para a solução do litígio com a prolatação da sentença, isto é, do início ao fim do processo. Isso é possível, pois ao contrário da Justiça tradicional, que conta apenas com técnicos com formação em Direito, na arbitral os julgadores são profissionais de diversos segmentos que aplicam seus conhecimentos técnicos nos casos que apreciam, como verdadeiros "peritos".
O instituto jurídico da arbitragem é uma das formas de solução de conflitos mais antigas na história do Direito. Foi uma das primeiras formas de solucioná-los sem o recurso da força e da violência.
Trazei-me uma espada, ordenou o rei"; e levaram-lhe a espada. E o rei disse: "Cortai o menino vivo em duas partes e dai metade a uma e metade à outra". Então a mulher, de quem era o filho vivo, suplicou ao rei, pois suas entranhas se comoveram por causa do filho, dizendo: "Ó meu senhor! Que lhe seja dado então o menino vivo, não matem de modo nenhum!" Mas a outra dizia: "Ele não seja nem meu nem teu, cortai-o!" Então o rei tomou a palavra e disse: "Dai à `primeira mulher a criança viva, não a matem. Pois é ela a sua mãe”. (Reis 3, 24-28)
A Justiça Arbitral, regulamentada pela Lei Federal 9.307 de 23 de setembro de 1996, tornou-se definitivamente o meio de pacificação social no mundo jurídico nacional, pois a natureza jurídica da arbitragem é essencialmente mista, onde se inicia privada e contratual, devido a sua origem advir de um pacto de vontades; e posteriormente é pública, pela sua função jurisdicional.
É o instrumento legal apropriado para a efetiva prática do Juízo Arbitral. Esta Lei dá às sentenças arbitrais a mesma força e eficácia das Sentenças Estatais e diz que os árbitros são Juízes de fato e de direito (art.18 da Lei).
ALGUNS EXEMPLOS DE CAUSAS QUE PODEM SER TRATADAS PELA JUSTIÇA ARBITRAL
TAXAS, ALUGUEIS, CONDOMÍNIOS E ACESSÓRIOS;
AÇÃO DE COBRANÇA DE TÍTULOS DE CRÉDITO E COMERCIAIS;
QUESTÕES DE CONSUMO;
CONFLITOS EDUCACIONAIS (PAIS E ESCOLAS);
QUESTÕES DE INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA;
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO;
QUESTÕES COOPERATIVISTAS;
QUESTÕES DE SAÚDE; MÉDICO-HOSPITALAR E PLANOS DE SAÚDE;
PRESTAÇÃO DE CONTAS;
ACIDENTÁRIAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES;
DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE COMERCIAL;
QUESTÕES RELATIVAS A CONSÓRCIOS DE BENS;
RESTITUIÇÃO DE QUANTIAS PAGAS;
CONSTRUÇÃO CIVIL;
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E REPARATÓRIAS, DENTRE OUTRAS;
DANO RURAL.
SEPARAÇÃO DE BENS FAMILIARES;
INVENTÁRIOS,quando NÃO HÁ HERDEIROS MENORES ou INCAPAZES e TODOS os HERDEIROS ESTÃO DE ACORDO COM A PARTILHA EFETUADA POR ARBITRAGEM.
Vale lembrar que, causas as quais atualmente estão paradas no Poder Judiciário em virtude do grande acúmulo de processos tramitando na justiça, PODEM SER OBJETO DE JUSTIÇA ARBITRAL, desde que as partes litigantes assim o desejem!
INVENTÁRIOS em que os herdeiros sejam todos maiores e capazes, a partilha pode ser feita por Arbitragem e então no Poder Judiciário o arrolamento.
Nas Separações dos casais,quando não pretendem divulgar seus bens (processo no Poder Judiciário é Público!) podem optar em fazer a partilha dos bens do casal através da Arbitragem, levando ao Poder Judiciário apenas aquilo em que somente o Estado pode decidir: Alimentos,Guarda de filhos menores,Visita aos filhos menores, Mudança de nome da mulher divorcianda. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Prefeito vistoria bairro Folha Seca com presidentes de Associações

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar visitou o Bairro Folha Seca na manhã desta segunda-feira, 19, juntamente com os presidentes das Associações Companheiros da Folha Seca e Amigos dos Moradores da Folha Seca, Érica Benkert e Domingos Ferreira, respectivamente. Durante a vistoria, os representantes da comunidade mostraram ao prefeito os problemas e dificuldades do bairro. O prefeito, por sua vez, em cada ponto visitado, buscou soluções para os problemas apontados, com o respaldo técnico do secretário de Obras, João Paulo Rolim, que acompanhou a vistoria.
Entre as principais reivindicações estão a manutenção da estrada principal e das pontes de pedra e de madeira. Segundo os presidentes de bairro, a ponte de pedra está cedendo por conta de infiltrações. Já a ponte de madeira foi alvo de vandalismo que resultou na queda de um dos corrimões, colocando em risco os pedestres que por ali passam.
O prefeito Eduardo Cesar se comprometeu a enviar equipes da Secretaria de Obras que sanarão os problemas nos próximos dias. Ele afirma que vistorias como essa, em parceria com a comunidade, são fundamentais para entender a realidade dos bairros. “Somente quando o prefeito está andando no bairro é que ele tem a real noção dos problemas enfrentados pelos moradores”.
Após a realização dos reparos emergenciais, uma reunião entre uma equipe da prefeitura, inclusive o prefeito, e a comunidade será agendada, para discutir planos e projetos a serem realizados a médio e longo prazo. Representando a Prefeitura, estavam também a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel e o administrador da Regional Sul, Mário Clarassotti. A vereadora Luciana Machado também acompanhou a vistoria, representando o Legislativo. (Fonte: PMU)

Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 21 a 25 de junho, de 4ª feira a domingo, o IV Congresso Ágape Internacional. O novo templo da Ágape vai sediar mais este evento, que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo.
Com o tema: “Face a Face”, o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Casa Branca, Itatiaia (RJ), Curitiba (PR) e de Moçambique, na África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para cinco dias de encontro dos adoradores com o Deus vivo, Pai de Jesus Cristo.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

“FACE A FACE”
IV CONGRESSO ÁGAPE INTERNACIONAL
Ubatuba – SP - 21 a 25 de junho de 2006

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”
 
(Salmo 24:6)
 

Estima-se que a estrutura envolva cerca de 150 voluntários, membros da Ágape, entre organizadores e equipes de montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, DVDs, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, segurança, intercessão, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si para a realização de mais este evento.
A divulgação do evento já começou, através da Rede Ágape na TV e da distribuição de 2000 folder’s e 1000 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Iperoig, programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e dvds, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, onde você pode adquirir também a camiseta do congresso.
Consulte a programação na última página do Informágape.

PALESTRANTES

Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É apóstolo e pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, onde foi implantada a Restauração do Tabernáculo de Davi, com adoração e intercessão ininterruptas, 24 horas por dia, desde março de 2003.

Anderson Ferreira - É missionário, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique), onde está implantando a Igreja Evangélica Ágape em continente africano.

Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba em Lisboa (Portugal) há mais de 4 anos. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, consolidando uma forte liderança local.

Guilhermo Lossio – É peruano e foi ordenado ao ministério em 1992. Fundou a Rede Internacional de Conquistadores, desenvolvendo um plano de conquista a partir do Brasil para as nações. Recebeu reconhecimento internacional como profeta em 2003 e está implantando Redes Proféticas no Brasil, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, México, Nicarágua, entre outras nações.

Michael Shea - É norte-americano, arraigado no Brasil há 23 anos.  Formado pela Asbury College (bacharel) e Asbury Seminary (mestrado) é diretor do ministério Casa de Davi que cuida do Centro Brasileiro de Adoração em Londrina, PR.  Seguindo uma direção profética, estão mobilizando adoração 24 horas/dia para o Corpo de Cristo. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

21/06 Quarta-feira 19:30 h
Missionário Anderson Ferreira (Moçambique)

22/06 Quinta-feira 19:30 h
Pr. Samuel Bandeira (Portugal)
23/06 Sexta-feira 19:30 h
Ap. Alexandre Nunes (Brasil)

24/06 Sábado
Profeta Guillermo Lócio 14:30 h (Peru)
Ap. Mike Shea 19:30 h

25/06 Domingo
Ap. Mike Shea 9:00 h (Estados Unidos)
Ap. Mike Shea 19:00 h
Ap. Alexandre Nunes 21:00 h

 

O louvor e a adoração ficarão por conta da Casa de Davi (ap. Mike Shea) e do Ministério Vento do Espírito (Ágape).

INFORMAÇÕES
12- 3832-1974
agapeubatuba@hotmail.com

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com


 

Semana de 15/06 à 22/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo e feriado também ás 14:20 hs)
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 16:00 hs - 21:00 hs.


"O Código da Vinci"
Ás 18:20 hs.

 


Obs: No dia do 18/06 (jogo do Brasil) a 1ª sessão do Cine Porto será ás 17:40 hs e do
 Cine Passeio será ás 18:20 hs.

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Fantasia de tico-tico

Eu queria dançar
Igual ao tangará
Para encanta-la
E você me reparar
Eu queria cantar
Igual ao sabiá
Para encanta-la
E você se enamorar
Eu queria vestir as cores
Do bonito terê
Para encanta-la
E você se apaixonar
E eu, afinal, ter
Um tico-tiquinho docê.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Quadrilha Caiçara 1947 ©PMSS

Quadrilha Caiçara 1947
©PMSS

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor