Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 - Nº 1549 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Estudantes aprendem sobre Empregabilidade no UNIMÓDULO
Atletas UNIMÓDULO defendem Ilhabela do Circuito Fila 10km
Atleta UNIMÓDULO é vice no Karatê
Cônsul da Venezuela e autoridades educacionais do Litoral Norte são convidados do UNIMÓDULO para Simpósio Interdisciplinar
1º Racha de B. BOys do Progama Escola da Familia da E.E. José Celestini Aranha
Alunos UNIMÓDULO organizam 'Festival Universitário de Inverno na Praia'

Caraguatatuba
Caraguá abre debate do plano diretor
Final do Futsal no Massaguaçu reúne mais de 400 pessoas
Concurso “Caraguá – Educação Digital” realiza semi-final amanhã
1ª Corrida contra a fome será realizada no próximo dia 25
Quadra Poliesportiva do CEMUG recebe reforma
Germino homenageia esportistas
O Vereador Germino está de volta
Aurimar declara Utilidade Pública para Acalento
AG Pereira homenageia corredor caiçara
Parlamento vota apenas Regime de Urgência
Copa da Criança disputa últimos jogos da primeira fase

Ilhabela
Sábado é dia da final do Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela
3 ª Etapa do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontecerá neste domingo, dia 25

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião realiza concurso “Revolução de 32”
Projeto Atividade vai ganhar aulas de tênis e musculação
Projeto Integração é lançado com o intuito de resgatar valores
Implantação de empresas gera discussão sobre lei de uso e ocupação do solo
Prefeitura promove Arraiá no Jaraguá
Prefeito destaca obras de infra-estrutura em reunião comunitária no Varadouro
Regata de Canoas de Boiçucanga reunirá pescadores da cidade
Sectur promove exposição “Arraiá – Viva esta emoção”
Consultas Públicas sobre Plano Diretor começam na próxima semana
Seesp leva ‘Esportes e Lazer nos bairros’ a Maresias
Fundo Social de São Sebastião e Sabesp realizam carreata da solidariedade
Cambury recebe 2ª etapa do Circuito Mogiano Vivax de Surf Amador
Oficinas Culturais abrem inscrições para novas vagas
Prefeitura assina termo de parceria com Sociedade Amigos da Baleia
Evento sócio-ambiental levará qualidade de vida à Costa Sul em julho


Ubatuba
Ubatuba realiza festival da tainha
Região Central recebe reuniões do Plano Diretor Participativo
Grupo de Trabalho de Saneamento discute prioridades para Ubatuba
Oficina de Sabonetes Artesanais na ACIU
Gostaria que vc publicasse a entrevista com Paulo Maluf.
“IX Filhos da Ilha” acontece neste sábado
Associação dos Artesãos de Ubatuba comemora aniversário com exposição
E.E. Dr. Esteves da Silva Prepara Memorial
Curso de Aperfeiçoamento Para Professores da Rede Estadual
Final da Gincana da Cidadania
Esclarecimentos sobre reunião no bairro Taquaral para discutir casas populares
Termina o Torneio de Inverno de Futmesa em Ubatuba
Aprovada a criação do “Dia do Guarda Municipal”
Câmara Municipal adia projeto que cria sessão popular
Ubatuba lança novo folheto de observação de pássaros
Fundart abre inscrições para Rainha dos Pescadores
Dr. Ricardo Cortes apresenta projeto que estabelece critérios para circulação de carros-fortes
Vereador Marcos Francisco pede parecer técnico para tramitação de projetos na Câmara
Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Atletas UNIMÓDULO defendem Ilhabela do Circuito Fila 10km

Litoral Norte - A equipe de atletismo de Ilhabela teve uma tarefa dupla no final de semana. Sob o comando do atleta João Alves, do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, os atletas participaram do Circuito Fila 10km, em São José dos Campos, no sábado, e da prova de Paraibuna, no domingo.
Osnir Fred da Silva, de 16 anos, foi o quarto na categoria juvenil em São José e terceiro em Paraibuna. Outro integrante da equipe ilhabelense, Deissomar Ferreira dos Santos, também atleta UNIMÓDULO, de 20 anos, ficou em 4º e 6º, nas provas de São José e Paraibuna, respectivamente, na categoria adulto de 20 a 24, uma das mais disputadas.
Também representaram Ilhabela nos eventos, o técnico João Alves (UNIMÓDULO), que foi vice-campeão na categoria veterano no sábado e 4º colocado no domingo; e também Geovani da Silva, de 16 anos, que ficou em 5º na etapa do Circuito Fila e Adalberto Rodrigues, de 21 anos, sexto e oitavo respectivamente. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO é vice no Karatê

Litoral Norte - A atleta Thais de Oliveira, estudante de Educação Física e integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, disputou com karatecas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e até de outros países como o México, na primeira semana de junho, em Cosmópolis, onde aconteceu o Campeonato Batile Fronti Collision.
Considerada por muitos a luta mais técnica e emocionante da noite pela disputa do cinturão frente a frente, Thais de Oliveira, Toshin Kai Team Caraguá/CIASE, que já é campeã brasileira, bi-campeã paulista e 3º colocada no sul-americano 2005, lutou com Viviane Tofanelli Toshinkai Team Guararema, tri-campeã brasileira tetra campeã paulista.
A luta começou bem equilibrada no primeiro round, as atletas procurando o combate encaixando bons golpes e levantando o público.
No 2º round Viviane com seu estilo agressivo de lutar aplicando forte slow Kicks (leva grande vantagem). Thais por sua vez se recupera no 3º round com belíssimos mawashi-gueri (chute na altura do peito).
No desempate por decisão do árbrito, Viviane Tofanelli foi campeã por decisão unânime.
Thais não se abate pela derrota e confia plenamente em seu potencial em buscar a vitória em um futuro próximo. (Fonte: Módulo)

Cônsul da Venezuela e autoridades educacionais do Litoral Norte são convidados do UNIMÓDULO para Simpósio Interdisciplinar

Litoral Norte - O Cônsul Venezuelano, Jorge Luis Duran Centeno e diversas autoridades educacionais da região reúnem-se em Caraguá, em 22 e 23 de junho, durante o Simpósio Interdisciplinar promovido pelos cursos de História, Pedagogia e Normal Superior do Centro Universitário UNIMÓDULO. O tema central do evento "Cultura, Educação e Arte: estudos interdisciplinares" será debatido nestes dois dias, no auditório da Instituição.
O ponto alto está previsto para a abertura, com a participação do Cônsul Geral da república Bolivariano da Venezuela, Jorge Luis Duran Centeno, ministrando a palestra "Uma nova ordem sócio-econômica com a integração da América do Sul", dia 22, às 19 horas.
Às 21 horas, as atenções estarão voltadas para a mesa-redonda e palestras com autoridades educacionais do Litoral Norte, com a Profa. Marilene Ramachoti, secretária de Educação de São Sebastião; o Prof. Antonio Cornélio de Morais Filho, secretário de Educação de Ilhabela; a Profa. Edina Paula Roma Teixeira, Dirigente Regional de Educação do Estado de São Paulo; Profa. Patrícia Gomes Veloso Pereira, secretária municipal de Ubatuba; Profa. Silmara Selma Mattiazzo, secretária municipal de Caraguá. A mesa terá como mediadora a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Ms. Maria Antônia de Lima R. Fibeiro Furgeri.
Na sexta-feira, dia 23, o curso Normal Superior debaterá a Inserção da Educação do Litoral Norte do Estado de São Paulo, por meio de palestrantes convidados. A mesa-redonda terá a participação dos professores Elenira Sanches Garcia, Antônio Roberto Alves Felipe, Nilza Souza Soares e da mediadora Enaida Rodrigues Gomes.
Às 22h30, alunos do 1º Semestre de Pedagogia e Normal Superior apresentam o tema "Educação: interface nas reformas"!. E às 21 horas, o curso de História apresenta a mesa-redonda sobre o tema "Identidade Cultural", com os palestrantes Prof. Ms. Moacir José dos Santos e Prof. Ms. Mauricio Ribeiro da Silva. (Fonte: Módulo)

1º Racha de B. BOys do Progama Escola da Familia da E.E. José Celestini Aranha

Litoral Norte - No dia 17/06, sábado, foi realizado o 1° Racha de B.Boys organizado pelos voluntários do P.E.F. Bob e Adriano e apoio da Fundart, no salão do Horto Florestal, das 09h00 às 17h00.
A abertura foi feita pela belíssima apresentação da Lira Padre Anchieta e, em seguida teve início a competição, contando a presença de b.boys de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. A equipe vencedora foi da cidade de Caraguatatuba.
Agradecemos à Fundart, à Lira Padre Anchieta, ao maestro Amarildo da Hora, ao engenheiro do Instituto de Pesquisa - Horto Florestal - Dr.Carlos Eduardo Antonio da Costa, que gentilmente cedeu o espaço, aos patrocinadores que contribuíram com as premiações e a todos que prestigiaram o evento.
Alan Gomes Pinto
Educador Profissional do Programa Escola da Família
Escola Estadual "José Celestino Aranha"

 (Fonte: Alan Gomes Pinto)

Alunos UNIMÓDULO organizam 'Festival Universitário de Inverno na Praia'
Festival, que será realizado em 7, 8 e 9 de julho, prevê atividades acadêmicas, esportivas e sociais

Litoral Norte - Os alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do - Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, estão organizando para os dias 7, 8 e 9 de julho, o 1º FUIP - Festival Universitário de Inverno na Praia. Além das atividades esportivas, estão previstas, também, atividades acadêmicas e sociais.
As atividades acadêmicas acontecerão no UNIMÓDULO e as atividades esportivas nas praias Martin de Sá e Indaiá. As atividades sociais ainda não têm local definido, mas já estão sendo organizadas por alguns alunos.
Poderão participar da FUIP estudantes do UNIMÓDULO, da UNITAU (Universidade de Taubaté) e da FASS de São Sebastião, e as inscrições prévias podem ser feitas com os alunos do UNIMÓDULO.
De acordo com o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa, o 1º FUIP tem o objetivo de agregar valores aos moradores e estudantes do Litoral Norte e, para isso, os alunos estão aprendendo a desenvolver o empreendedorismo. As atividades acadêmicas serão voltadas para assuntos da natureza, da praia e do desenvolvimento sustentável da região e de seus moradores.
As atividades esportivas terão o objetivo de agregar pessoas, fazer amizades, e os festivais das modalidades não estarão voltados para um vencedor, mas para a participação de todos, e o máximo possível. "Cada equipe jogará no mínimo três vezes, e nunca o perdeu está fora! Nossa intenção é fazer com que os participantes queiram voltar porque sua participação foi efetiva. O regulamento das modalidades está sendo feito com esse objetivo e as premiações também serão voltadas à participação e não somente à vitória, nas quadras", explicou o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa.  (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá abre debate do plano diretor

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje a primeira audiência pública para a discussão do Plano Diretor do Município. A reunião será realizada na escola Benedito Inácio Soares, no bairro do Massaguaçu, das 19 às 22 horas.
O Grupo de Estudos, responsável pela minuta do projeto, programou outras duas audiências públicas --no próximo dia 28 e no dia 3 de julho para que a população possa apresentar suas sugestões.
O presidente do Grupo de Estudos, o secretário de Urbanismo, Leandro Borella, disse que o projeto vem sendo elaborado desde 2004 e que as sugestões apresentadas pela comunidade serão incluídas no estudo.
VERTICALIZAÇÃO- Segundo ele, o projeto prevê construções de oito pavimentos em frente às praias e, de até 12 nas áreas afastadas da orla.
O projeto ainda destina áreas na região sul do município para a implantação da base de gás, do aeroporto e do retroporto. (Fonte: ValeParaibano)

Final do Futsal no Massaguaçu reúne mais de 400 pessoas
O campeonato regional da modalidade deverá acontecer no mês de agosto, devido às reformas no CEMUG. A previsão é de que a obra seja inaugurada em julho

Caraguatatuba - A população dos bairros de Caraguatatuba tem aprovado os eventos esportivos que são desenvolvidos nos núcleos pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, prova disso é que na noite de quarta-feira, 21, mais de 400 pessoas compareceram na Quadra Márcio Fleury no bairro Massaguaçu, para assistir as partidas finais do Campeonato Municipal de Futsal nos bairros.
A competição iniciou com a disputa do 3º lugar. A equipe E.C Pedra Grande enfrentou o time Arsenal e perdeu de goleada, 2 a 10. Em seguida as equipes Barcelona e Explosão brigaram para garantir o título. Mesmo já com classificação garantida para disputar o Campeonato Regional da modalidade, os times queriam conquistar o lugar mais alto no pódio. Na briga a equipe Explosão não deu chance para seu adversário e venceu de goleada, 7 a 2.
As equipes do Tinga também disputaram a final do bairro. A quadra Luiz Cláudio do Prado foi palco de disputas acirradas. Em busca da 3ª colocação no campeonato, o time Lava Rápido enfrentou a Expressinho e venceu de goleada, 9 a 1. A final foi disputada entre a Adil Car e Europeus. As duas equipes, que também estão classificadas para o Campeonato Regional, também brigaram para conquistar o título. Na luta pela vitória a equipe Adil Car não deu chance para seu adversário e venceu de 4 a 1 e subiu no lugar mais alto do pódio.
As equipes 1ª, 2ª e 3ª colocadas foram premiadas com troféus e medalhas. O Campeonato Regional está previsto para o mês de agosto devido às reformas do CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. A previsão é que a obra seja inaugurada no mês de julho. (Fonte: PMC)

Concurso “Caraguá – Educação Digital” realiza semi-final amanhã
Todos os estudantes que participaram das fases eliminatórias do concurso “Caraguá – Educação Digital”, realizado nas próprias escolas municipais, participarão amanhã, dia 23 de junho, da etapa semi-final. O evento será realizado no auditório da Fundacc a partir das 9h.

Caraguatatuba - A Secretaria da Educação realiza amanhã, dia 23 de junho, a etapa semi-final do concurso “Caraguá – Educação Digital”. O evento acontecerá no auditório da Fundacc a partir das 9h e tem como objetivo eleger os cinco trabalhos que irão para a seleção final na próxima semana.
A principal meta desse concurso é incentivar utilização pelos professores em sala de aula, dos recursos de informática e que os alunos dos 4ºs anos das EMEFs (Escolas de Ensino Fundamental) também tenha acesso a essas ferramentas, desenvolvendo aulas multimídias. O programa Visual Class tem como finalidade auxiliar nessas questões e oferecer meios simples para a elaboração de aulas multimídias, com atividades diversificadas.
Ao todo participarão 11 escolas da cidade que serão representadas por apenas um projeto. Esses semi-finalistas foram apontados após a primeira etapa de seleção, que ocorreu em cada unidade escolar, envolvendo vários trabalhos. Apenas a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues vai participar com dois trabalhos. É que o regulamento da edição de 2006 incluiu uma “repescagem” e possibilitou que após a escolha dos participantes, fosse oferecida mais uma vaga que seria ocupada por um trabalho indicado pelo júri.
Os programas apresentados foram realizados por três estudantes sob a orientação de um professor e um monitor de informática. O professor coordena a parte pedagógica do projeto, enquanto o monitor auxilia na elaboração técnica do programa.
Na seleção final, serão escolhidos os três melhores trabalhos, que serão premiados. O primeiro colocado representará Caraguatatuba no concurso Visual Class, que envolverá 12 cidades do Brasil, num Congresso Nacional que será sediado pela primeira vez em Caraguatatuba, no mês de agosto.
A cidade já conquistou o primeiro lugar na etapa nacional, no ano de 2004. Esse é o segundo ano que a Secretaria desenvolve um concurso municipal para escolher o trabalho para a seleção entre as demais cidades.
Segundo a supervisora de ensino responsável pela informática educativa, Claudia Burihan, esse concurso é uma forma de inclusão digital, pois permite esse contato dos alunos com a informática. Ela considera que as etapas eliminatórias possibilitam à comunidade e os pais verem o que está sendo desenvolvido pelos alunos na escola. A fase final será realizada no dia 30 de junho. (Fonte: PMC)

1ª Corrida contra a fome será realizada no próximo dia 25

Caraguatatuba - O colégio Tableau de Caraguatatuba realiza no próximo sábado, dia 25 de junho, a 1ª Corrida contra a fome. O evento, como o próprio nome diz, tem como intuito reunir atletas numa corrida e ao mesmo tempo ajudar pessoas carentes do município. Para atingir essa meta social, a inscrição para a corrida custou dois quilos de alimentos não perecíveis.
Segundo explicou a direção do colégio, o objetivo é que esse evento se torne anual, sempre abordando um tipo de esporte diferente. A próxima edição, por exemplo, deverá ser uma competição de triatlhon. A secretária da escola, Eunice de Oliveira Avelino dos Santos conta que o Tableau buscou um esporte que pode ser praticado tranqüilamente na cidade.
A corrida ocorrerá a partir das 8h na Orla da Avenida da praia, no Centro de Caraguatatuba e a extensão do percurso vai depender da categoria. A escola contou com parcerias como da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, Divisão de Trânsito, assim como a Polícia Militar para a realização do evento esportivo.
Uma das propostas da corrida contra a fome, além do apoio social, é também dar oportunidade aos atletas amadores de mostrarem seu potencial. Como o evento vai ocorrer em período de baixa temporada, ele também vai trabalhar com o turismo, já que irá movimentar Caraguatatuba.
Os idealizadores da prova, a diretora Rejane e o professor de educação física Sergio, acreditam que essa prova seja um estimulo para a prática de exercícios. É válido ressaltar que a organização seguirá os critérios de segurança estipulados pela Confederação Brasileira de Atletismo.
Ao todo haverá a disputa em 15 categorias, das quais nove são masculinas e as demais femininas e vão do mirim ao veteraníssimo. Com isso, crianças a partir nove anos poderão participar e não haverá um limite de idade pré estabelecido tanto na feminina, quanto na masculina.
O percurso para a categoria mirim será de um quilômetro. Já para a infantil, o trecho a ser percorrido será de cinco quilômetros, enquanto os participantes das demais categorias precisarão correr oito quilômetros.
Centenas de pessoas já estão inscritas e há representantes de várias cidades como Sorocaba, São José dos Campos, Jacareí, entre outras.
Os alimentos arrecadados serão encaminhados para quatro instituições de caridade em Caraguatatuba: o Logus, Divina Providência, Luz no Caminho e ACC (Associação de Combate ao Câncer). As três primeiras unidades fazem um trabalho de recuperação a dependentes químicos, enquanto a última oferece assistência a pacientes com câncer.
Apesar das inscrições estarem quase se encerrando, ainda há tempo de participar. Mais informações são encontradas no site www.ativo.com.br ou pelo telefone (12) 3883-3091.
 (Fonte: PMC)
Quadra Poliesportiva do CEMUG recebe reforma
Com previsão para ser inaugurada no mês de julho,a SECER pretende trazer uma grande atração esportiva para os moradores

Caraguatatuba - Os atletas de Caraguatatuba irão ganhar mais um presente. Além da estrutura esportiva que a cidade oferece, que conta com praças esportivas com piscinas, campo de futebol, quadras de tênis e futsal, pista de atletismo entre outros, a quadra poliesportiva, abrigada no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves está recebendo reforma de última geração. Os serviços iniciaram no dia 19 e a previsão é de que a nova quadra seja inaugurada no mês de julho.
Com a reforma a quadra ganhará mais de um metro de recuo nos alambrados; com isso os árbitros e assistentes terão maior facilidade para movimentação durante os jogos, e um novo piso com amortecedor de impacto que causa maior conforto aos atletas.
De acordo com o engenheiro Arion Nady Scheer, da empresa JR Revestimentos Anticorrosivos e Impermeabilizantes Ltda, responsável pela obra, o piso antigo era feito com vãos de madeira o que causava cedimento na quadra. "Com o novo sistema a madeira antiga foi removida e feito o nivelamento do piso de concreto com um aditivo especial de cura rápida que adere ao antigo piso sem causar rachaduras. Este é um estilo NBA de última tecnologia e tem a resistência que a quadra precisa", disse.
A quadra será impermeabilizada com cimento polimérico e elástico, uma emulsão asfáltica de poliometano elástica de alta resistência à temperatura, fabricado pela Petrobras. Após a impermeabilização será colocada uma lona e os amortecedores de borracha serão fixados com a madeira, o piso será lixado para acabar com qualquer desnível, e por último envernizado e pintado. "A distância entre um amortecedor e outro será de acordo com a necessidade da quadra, é a mais moderna quadra de madeira que existe", disse Scheer.
O engenheiro afirmou que este modelo de piso é de altíssimo padrão de qualidade. "Caraguá terá a melhor quadra da região. Existem grandes clubes de São Paulo que não possui uma quadra como está, afirmou".
Para o secretário da SECER - Secretaria de Esportes e recreação, Nivaldo Rodrigues Alves, essa é mais uma conquista, pois com essa reforma no piso, os atletas, principalmente de vôlei e basquete, terão maior segurança durante as competições. "Com o amortecedor de impacto nossos atletas terão menor possibilidade de apresentarem problemas de articulação e o barulho que fazia antes também será extinto", disse Alves.
O secretário afirmou que para a inauguração no novo piso a SECER pretende trazer uma grande atração esportiva. "Vamos também pintar a quadra e as arquibancadas", finalizou.
 (Fonte: PMC)

Germino homenageia esportistas
Irmãos esportistas recebem Moção de Vereador

Caraguatatuba - Os irmãos capoeiristas Manoel Ricardo dos Santos e Maurício Moreira dos Santos receberam das mãos do Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, durante a 20ª Sessão Ordinária semanal, Moção de Congratulações pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A entrega foi feita durante o intervalo da sessão desta semana.
Caiçaras autênticos, nascidos no bairro do Travessão, na zona sul de Caraguatatuba, os irmãos Manoel e Maurício dedicaram boa parte da vida ao esporte, sendo que Manoel aprendeu a arte da Capoeira em 1978, quando tinha 11 anos e neste período, o irmão Maurício já o acompanhava, tendo apenas 5 anos de idade. Como não havia academia na época, a rua era o único local para a prática da Capoeira.
Em 1981 o ensino da Capoeira foi levado para as escolas, principalmente a Alaor Xavier Junqueira, no Travessão e a Avelino Ferreira, no bairro do Porto Novo. A formação de Manoel como Mestre veio a partir de 1985, por intermédio do capoeirista Zé Velho e de sua filiação na Federação Internacional de Capoeira. Antes disso o trabalho social com crianças carentes já era difundido em larga escala.
Com base neste currículo o Vereador Germino resolveu homenagear a dupla de irmãos capoeiristas. "Ajudar o próximo é cristão; Dar de si para outro é nobre, mas ajudar crianças carentes com noções esportivas e de cidadania é uma dádiva, reconhecida apenas pelo senhor. Da minha parte o que posso fazer e faço com prazer é homenagear estes irmãos lutadores pelo ideal de uma vida honesta e justa", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

O Vereador Germino está de volta
Parlamentar não poupa críticas ao seu agressor na Tribuna

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está de volta. Afastado durante cerca de 20 dias, devido ao atentado sofrido em 15 de maio, quando ficou ferido na boca, com base em atentado ocorrido em seu sítio no bairro do Rio Claro. O retorno se deu ao velho estilo de Germino, que não poupou críticas ao seu algoz, durante pronunciamento na Tribuna dos Vereadores.
O Parlamentar sofreu um atentado a bala na noite de 15 de maio, quando estava em seu sítio, no bairro do Rio Claro, na zona sul da cidade, acompanhado de familiares. O ferimento sofrido transfixou seu queixo e bochecha no lado direito. Operado as pressas o Vereador ainda deverá se submeter a uma nova cirurgia, nos próximos 6 meses.
Afastado cerca de 20 dias da Câmara o Legislador reapareceu na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira - 20 de junho. Aparentando estar bem fisicamente, o Vereador ainda tem o lado direito do rosto inchado, devido ao ferimento. O ferimento não afetou a fala, apenas modificou em partes o seu tom de voz.
A volta do Vereador é algo que pode ser classificado como triunfante, pois na primeira chance que teve em discursar na Tribuna dos Vereadores, período este entre o Expediente e a Ordem do Dia, mostrou que não perdeu a língua afiada e as críticas diretas e contundentes.
Germino dirigiu-se diretamente ao seu agressor, chamando-o de covarde, por ter usado um capuz na hora do intervalo e não ter sido homem o bastante para mostrar a cara. Suas declarações foram acompanhadas atenciosamente por Vereadores, funcionários e público presente nas dependências do Parlamento Municipal.
Recentemente, ao prestar depoimento na Delegacia, o Vereador disse que o autor dos disparos é um Policial Militar, que teve o seu nome mantido em sigilo pela Polícia Civil. O Parlamentar finalizou suas críticas diretas e contundentes afirmando que muita gente já sabe que "você" foi o autor e que a justiça será feita sobre o caso. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar declara Utilidade Pública para Acalento
Entidade cuida de pacientes de necessidades especiais

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira - 20 de junho, Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Acalento - Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano, sediada na zona sul da cidade. Com fins filantrópicos, esta associação cuida de pacientes com necessidades especiais.
Localizada no bairro do Porto Novo a Acalento é formada por profissionais e terapeutas colaboradores e tem como carro chefe a Equoterapia e a Hidroterapia, respectivamente o tratamento com o uso de cavalos e piscina. Além destes tipos de tratamento a entidade tem modalidades terapêuticas em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia. A Acalento mantêm também terapias diferenciadas em Terapia Artística, Hidro Ocupacional, Psicopedagogia e Dançaterapia.
A equipe de colaboradores atende a pacientes especiais que necessitem de reabilitação física e mental, para portadores de Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, entre outras, sejam eles crianças, jovens ou adultos. A entidade é dirigida desde a sua fundação por Zenaide Vernizzi. Com a declaração de Utilidade Pública, a entidade passará a receber verba anual da Prefeitura, mediante orçamento apresentado e com prestações de conta periódicas, podendo assim ter mais infra-estrutura e pagamento justo aos profissionais que lá trabalham.
Para Aurimar o mínimo que a Casa de Leis pode fazer é isso. "Uma entidade humanitária, que ajuda o próximo que tem problemas de saúde, necessita de verba para sua subsistência e manutenção. Como Vereador é o mínimo que posso fazer e sinto-me gratificado por isso", disse Aurimar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

AG Pereira homenageia corredor caiçara
Atleta venceu prova pedestre em Paraibuna

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, elaborou Moção de Congratulações para o atleta caiçara Cleiton Luiz Urbano, pela vitória na Prova Pedestre Troféu Amador César, em Paraibuna. A Moção foi aprovada na sessão desta terça-feira - 20 de junho, na presença do corredor.
De acordo com a Moção, Cleiton Luiz Urbano foi o vencedor da Prova Pedestre Troféu Amador César, realizada em Paraibuna. Segundo o Vereador, o atleta iniciou-se no atletismo há apenas 1 ano e neste curto espaço de tempo já conquistou vitórias em 3 provas pedestres intermunicipais, demonstrando capacidade e dedicação ao esporte.
O Vereador quer, homenageando Cleiton Urbano, parabenizar a todos os atletas locais, que com todas as dificuldades, treinam diariamente e lutam por vitórias nas suas categorias e modalidades, seja qual for a prática esportiva.
AG Pereira salienta que o esporte é o melhor caminho para a cidadania plena, retirando o jovem e a criança das ruas, dando-lhe a devida educação, necessária para a formação de um cidadão de respeito, que visa a melhoria da sua qualidade de vida e de uma cidade melhor.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Parlamento vota apenas Regime de Urgência
Ordem do Dia sequer foi mencionada; Germino volta à Câmara

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou apenas propostas em Regime de Urgência, durante a sua 20ª Sessão Ordinária semanal, realizada em 20 de junho - terça-feira. A sessão foi marcada pela presença dos funcionários da Acalento e pela volta do Vereador Germino de Souza (PPS).
Foram votados 3 projetos, sendo um de autoria do Legislativo e dois do Executivo, discutidos, votados e aprovados pela ordem.
De autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a entidade Acalento - Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano, especializada no trato de pacientes com necessidades especiais, com ênfase no tratamento em Equoterapia e Hidroterapia. Funcionários e colaboradores estiveram presentes, portando banners e distribuindo material institucional sobre a entidade.
O Executivo enviou projeto - em Regime de Urgência, criando o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA e o Conselho Municipal de Assistência Social, bem como o Fundo Municipal de Assistência Social. Os projetos foram debatidos pelos Vereadores e defendidos pelo líder do prefeito na Câmara, Vereador Aurimar Mansano (PTB).
Ao final as três proposituras foram aprovadas.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 Projetos de Lei, bem como foram votadas e aprovadas 2 Moções e 1 Requerimento. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo.
O destaque da sessão foi o retorno do Vereador Germino de Souza (PPS), afastado devido ao atentado sofrido em maio. O retorno foi marcado por um discurso polêmico e contundente na Tribuna dos Vereadores.
A sessão foi transmitida pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz e dentro de alguns dias deverá ser restabelecida a transmissão ao vivo pela NET - TV a Cabo.
A Presidência da Câmara informa também que em virtude do jogo entre Brasil x Japão pela Copa 2006, o expediente da Câmara nesta quinta-feira - 22 de junho será das 8 (oito) às 14 (quatorze) horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Copa da Criança disputa últimos jogos da primeira fase
As disputas da semifinal acontecem no dia 1º de julho, sábado. No dia 8 as equipes classificadas irão disputar a grande final da competição. Nestas etapas os jogos serão no CEMUG

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futebol "Copa da Criança" troféu "João Paulo dos Santos", categorias Mirim e Infantil masculino, terá as últimas partidas da primeira fase no próximo sábado, dia 24, em Caraguá. Três jogos acontecem no campo do Esporte Clube Brasília, no Porto Novo a partir das 9h e duas partidas serão no campo do Esporte Clube Poiares, no mesmo horário.
Os moradores do Porto Novo e adjacentes poderão assistir as partidas entre as equipes C. A. Guarani e E. C Barranco Alto; Beira Mar Coloniano e C. A. Fortaleza na categoria Mirim e Força Jovem F. C e Projeto Futuro na Infantil.
No campo do Poiares os meninos do Colégio Módulo e da equipe Força Jovem, na categoria Mirim, irão se enfrentar para garantir uma vaga na próxima fase. E na Infantil o time do Projeto Integração enfrenta o Jetuba F. C.
De acordo com a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento em parceria com a LICAF - Liga Caraguatatubense de Futebol, os jogos que acontecerão no fim-de-semana foram partidas adiadas do dia 20 de maio. "No dia 1º de julho teremos as competições da semifinal, no dia 8 as equipes classificadas irão disputar o 3º lugar da partida e a grande final. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus e medalhas, " disse Leandro Domingues professor da SECER. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sábado é dia da final do Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, estará realizando no próximo sábado, 24, as partidas finais do Campeonato Municipal de Futsal, nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Infanto. Os jogos serão realizados na quadra poliesportiva do bairro do Perequê, a partir das 9h (conforme abaixo). Em seguida será realizada a premiação do campeonato.

Categoria: 95/96
09:00hs. Itaquanduba X Armação

Categoria: 93/94
09:30hs. Meninos da Ilha X E.C. Juventude Ilha

Categoria: 91/92
10:00hs. The Máster X E.C. Juventude

Categoria: 89/90
10:30hs. Comando Caiçara X Prainha
(Fonte: PMI)

3 ª Etapa do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontecerá neste domingo, dia 25

Ilhabela - A 3ª etapa do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela será um Biathlon e acontecerá neste domingo, dia 25, na Praia do Pequeá (Campo de Aviação). A Praia do Pequeá fica a cerca de 1 km da Vila e a prova acontecerá próximo a sede da Secretaria Municipal de Esportes.
Os percursos, que serão apresentados aos competidores no congresso técnico, serão de 1.800 metros de natação e 6 km de corrida para a categoria individual e 1.800 metros de natação e 8 km de corrida para as duplas. A concentração será às 9h e a largada por volta das 10h30. Os percursos.
O Biathlon poderá ser feito por um único atleta que pratica os dois esportes ou revezamento, um em cada esporte, neste caso a dupla entra na categoria geral.
Além da inscrição de R$10,00 cada atleta deverá contribuir com um pacote de fralda infantil tamanho GG beneficiando participantes do projeto “Saúde na Praia”.
A Prova Melhor e Menor Idade acontecerá após o termino da prova principal e foi criada com o objetivo de incluir e incentivar a prática da natação entre crianças, iniciantes e idosos.
As inscrições poderão ser feitas antecipadas pelo site www.ativo.com ou até uma hora antes da prova. A inscrição para a prova principal custa R$10,00 (por atleta) e um pacote de fralda infantil tamanho GG e a Prova Melhor e Menor Idade e a categoria teens custa R$5,00 mais um pacote de fralda infantil tamanho GG.
Confira as datas das próximas etapas:

4ª etapa – natação – dia 1 de outubro
Percurso – Travessia da Praia Grande até Pedras Miúdas, com cerca de 5 km.

5ª etapa – natação – dia 9 de dezembro
Percurso – Travessia Praia do Barreiros até Armação, cerca de 3 km.

O V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2006 é realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da organização da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer de Ilhabela, apoio marítimo com botes do Projeto Navegar, Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Trânsito, Secretaria de Educação e parceira com comércios: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Vianna, Braga Estamparia, Odontologia Especial, Imagem Comunicação.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Maratonas Aquáticas de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura de São Sebastião realiza concurso “Revolução de 32”

São Sebastião - Com o objetivo de incentivar o estudo da história e o desenvolvimento da cidadania, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), escolheu na tarde de hoje (22/06) os trabalhos do concurso sobre a Revolução de 1932, realizado nas escolas municipais de Ensino Fundamental.
A comissão avaliadora deste ano, composta pela representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Ana Maria de Oliveira Prado, pela vereadora Solange Ramos, pela secretária municipal da educação, Marilene Ramachoti, pela diretora do departamento pedagógico, Genoveva Pons Garcia e pelas funcionárias da Seduc, Maria Inês Santana, Mariza Januário e Mercedez Pons Garcia, analisou os mais de 60 trabalhos inscritos e encontrou certa dificuldade para escolher os três melhores, pois, de acordo com a comissão, a qualidade de todos os textos foi excelente este ano.
Além da premiação dos três melhores textos escritos, a Seduc, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realizará a exposição de todos os desenhos apresentados sobre o tema, com data a ser definida, na própria sede da Sectur.
Este ano é a segunda vez que o concurso é realizado em São Sebastião, regulamentado pela lei municipal 1625/2003, que “institui o concurso escolar para a comemoração da Revolução Constitucionalista de 1932”, data essa de grande importância, como ressalta o autor Adolfo Cilento Neto: “Mais do que uma data, o 09 de julho é uma lição de civismo e patriotismo, mostrando a união da sociedade em torno de um ideal comum”.
A premiação dos trabalhos será realizada no pátio da Sectur no dia 09 de julho, às 9h, e os ganhadores serão revelados somente no dia do evento, que estará aberto para toda a comunidade prestigiar. (Fonte: PMSS)

Projeto Atividade vai ganhar aulas de tênis e musculação

São Sebastião - O Projeto Atividade, criado pelo Fundo Social de Solidariedade, órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, passará a ter em breve duas novas modalidades: tênis e musculação no Tebar Praia Clube todas às segundas-feiras.
Com o trabalho entre as Secretarias da Prefeitura Municipal, o objetivo do Projeto Atividade é integrar todos os grupos de terceira idade de São Sebastião para estar em um ambiente agradável, com a convivência de pessoas de toda a cidade para também cultivar novas amizades e proporcionar a integração entre os bairros.
O programa existe desde agosto do ano passado e funciona no Tebar Praia Clube, onde a Prefeitura está investindo R$ 4,5 mil por mês no aluguel do clube para que os idosos possam usufruir as quadras esportivas, salas de ginástica, piscina e a sala de musculação.
A partir de abril desse ano, a Prefeitura também viabilizou para os alunos, o Centro de Atividades Físicas e Treinamento para atletas no Pontal da Cruz. Todas as sextas-feiras o local é utilizado exclusivamente para o Projeto Atividade onde já oferece a musculação.
Entre as modalidades já existentes no Atividade estão caminhada, jogos de salão, alongamento, hidroginástica, basquete, reiki, ginástica localizada, badmington (peteca), voleibol, dançaterapia, dança de salão e ioga. O cronograma das novas modalidades e professores está sendo organizado pela Secretaria de Esportes (Seesp).
As inscrições podem ser feitas dentro do Projeto, nas segundas-feiras no Tebar Praia Clube, a partir das 8h, e nas sextas-feiras, no Centro de Atividades Físicas e Treinamento para Atletas no mesmo horário. O interessado deve ter mais de 55 anos e levar uma carteira de identidade com foto para ser encaminhado a um posto de saúde e realizar um exame médico para medir também seus limites e aptidões.
Mais informações podem ser obtidas através do Fundo Social de Solidariedade no telefone (12) 3892-5560 ou na Seesp no (12) 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Projeto Integração é lançado com o intuito de resgatar valores

São Sebastião - Devido ao preconceito e as discriminações existentes no dia-a-dia, a Secretaria da Educação de São Sebastião inova mais uma vez e implanta o ‘Projeto Integração’, que será lançado na Escola Maria José da Penha Frúgoli, na Enseada, no próximo sábado, a partir das 9h.
Através da peça “Conceitos e Preconceitos”, escrita por Kadu Mazur, o ‘Projeto Integração’ conscientizará os alunos dos ensinos fundamental e médio sobre os direitos humanos, como forma de acabar com as desigualdades, sejam sociais, econômicas ou raciais.
“Nas escolas, ultimamente, os alunos têm tido muito preconceito com as pessoas, que segundo eles, são diferentes, como os negros, os vindos de outros países e até mesmo aqueles que têm outra opção sexual”, declara o diretor da peça, Carlos Palmer.
Para a secretária da Educação, Marilene Ramachoti, o projeto intensifica o desenvolvimento, realizado por um grupo de teatro que será formado na própria unidade escolar, e terá por meta, expandir valores.
“O projeto merece atenção especial, principalmente porque integra os valores do dia-a-dia, conduzindo a uma participação consistente na sociedade”.
O diretor da peça, Carlos Palmer, já começou a trabalhar com os alunos nesta segunda-feira, 19, e a idéia é levar a peça para todas as escolas do município.
“O objetivo principal é trabalhar os valores”, declara Regina Lima, coordenadora do ensino fundamental na escola.
Regina apóia a idéia e garante que muitos alunos serão beneficiados com educação, cultura e conscientização. (Fonte: PMSS)

Implantação de empresas gera discussão sobre lei de uso e ocupação do solo

São Sebastião - A implantação de três empresas no bairro Varadouro, em São Sebastião, gerou discussão entre os vereadores sobre a necessidade de reformulação da lei de uso e ocupação do solo durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 20, na Câmara Municipal.
O assunto foi debatido em função de um requerimento, do vereador José Cardim de Souza, que questiona ao Executivo se foi emitido alvará de licença para o funcionamento das firmas WR Comércio Serviços Transporte Logística Ltda.; M&M Serviços Consultoria Técnica SC Ltda. e Construtora Queiroz Galvão S/A, uma vez que as mesmas estariam perturbando o sossego público.
O caso originou, inclusive, de acordo com Cardim, um boletim de ocorrência lavrado pelo 1º DP de São Sebastião.
Segundo Cardim, a lei de uso e ocupação do solo é de 1978 e precisa ser reformulada no Plano Diretor. “Se é residencial, como é que pode permitir a construção de empresas?”, questiona. “Precisamos definir se o Varadouro é zona industrial ou residencial. O que não pode é ficar do jeito que está”, alerta.
Segundo ele, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) diz que não existe licença para o funcionamento das empresas e deu prazo de seis meses para regularização da documentação de impactos ao meio ambiente provocados pela operação das fábricas. “Como é que a Prefeitura emite, não sei quando foi, um alvará funcionamento?”, pergunta.
O vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, afirma que o bairro Varadouro é uma área mista. “Tanto pode ser residencial como industrial, mas temos que tomar um rumo porque notamos que é residencial”, sugere.
Para Coringa, a lei tem muitas contradições. Ele citou como exemplo o caso da construção de um supermercado na avenida Guarda Mor Lobo Viana, região central da cidade, que está proibida pela legislação. “Em um local que é estritamente comercial não pode implantar um supermercado. Já numa área residencial é permitida a construção de galpão de caldeiraria”, compara. “A lei é ultrapassada, toda errada, e está inviabilizando o desenvolvimento da cidade. Precisamos definir essa questão”, completa. O mesmo pensamento tem o vereador Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, que afirmou, ainda, existir possibilidade de prisão aos que perturbam o sossego público.
Tais empresas desempenham atividades de obras de caldeiraria com fabricação de estruturas metálicas e manuseio de cargas pesadas com guindastes de 18 a 25 toneladas, oferecendo perigo aos moradores que residem nas imediações, além dos pedestres.
Segundo o vereador, o serviço é realizado tanto em via pública quanto no pátio da firma. As empresas incomodam o sossego público, conforme relato de vizinhos, porque do local são emitidos sons de furadeiras, lixadeiras, marretas, geradores, além da execução de soldas, que é feita a céu aberto. Além disso, há circulação de carretas e caminhões e outros maquinários. Tudo isso, alegam os moradores, gera excesso de ruído, poeira, emissão de gases e trepidações.
De acordo com o vereador, a atividade requer licença prévia de acordo com decreto estadual 47.397/02, além da importância da especificação do zoneamento e estudos de impacto de vizinhança. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove Arraiá no Jaraguá

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, como forma de proporcionar à comunidade momentos de lazer e diversão, estará realizando, neste final de semana, o “Arraiá do Jaraguá” na área de lazer do bairro.
A realização é uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a Sociedade de Amigos do Bairro do Jaraguá, que organizou o Arraiá.
De acordo com o administrador do Centro Comunitário do bairro, Mário Alves dos Santos, o ‘Marinho’, a festa terá inicio nesta sexta-feira, 23, às 19h30, com a apresentação de artistas locais.
Para o administrador, “a importância desses eventos para a cidade é que movimentam o bairro e oferecem uma opção de lazer para a comunidade”, garante.
A festa rola solta no sábado, 24 de junho, às 19h30, com as barracas de comidas típicas e quadrilhas, terminando o Arraiá no domingo com muita festa.
São esperados cerca de 500 pessoas todos os dias na festa. A área de lazer do Jaraguá fica na rua Guilherme de Almeida. (Fonte: PMSS)

Prefeito destaca obras de infra-estrutura em reunião comunitária no Varadouro

São Sebastião - Em reunião comunitária com moradores do Varadouro, Praia Preta, Praia Grande e Pitangueiras, na noite desta quarta-feira (21/06), o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, relatou uma série de obras de infra-estrutura já realizadas e em andamento nos bairros. Ele destacou, principalmente, o investimento na construção do primeiro centro de convenções do Litoral Norte e na Praia da Aventura, ambos na Praia Grande. “Esta região vai valorizar muito, com o turismo de negócios e de aventura”, enfatizou.
Dr. Juan também citou obras como pavimentação, iluminação e drenagem. O prefeito informou aos moradores sobre a desapropriação de uma área atrás da Secretaria de Esportes, que será utilizada na ampliação do complexo esportivo.
O presidente da Sociedade Amigos do Varadouro, Rael Souza Ramos, pediu a instalação de redutores de velocidade na descida do Morro da Cruz. De acordo com o prefeito, tal medida já foi solicitada ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), responsável pela manutenção da rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55).
Ele ressaltou que todos os pedidos feitos pela SAB em reunião ocorrida no gabinete, no mês passado, já foram atendidos ou estão em andamento, como a limpeza de galerias e o projeto de drenagem, respectivamente.
O morador Durval Hélio Ramos dos Santos perguntou sobre a possibilidade de calçamento da rua Benedito Ramos dos Santos. “A rua Ernesto Tavolaro de Siqueira tinha guias e sarjetas e por isso foi a primeira a ser calçada. Mas, pretendemos calçar até 2008 todas as ruas do Varadouro”, respondeu o prefeito.
Durante o encontro, Dr. Juan Garcia também falou sobre a possibilidade de conseguir parcerias para a instalação de um terminal de transatlânticos nesta região da cidade. “Somos a favor da modernização. Agradecemos o que tem sido feito por nós. Temos esperança que vamos conseguir muitas coisas”, declarou o morarador Durval Ramos. “Há uma pequena dificuldade de um grupo político entender que mudou o prefeito. Tenho compromisso com a população e tenho certeza que vou resolver grande parte das questões”, concluiu o prefeito. (Fonte: PMSS)

Regata de Canoas de Boiçucanga reunirá pescadores da cidade

São Sebastião - Fé, tradição, diversão e competição se unem no próximo domingo, 25, na Praia de Boiçucanga, a partir das 10h da manhã. A Secretaria de Esportes de São Sebastião, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, promove a 9ª Regata de Canoas.
Realizada em comemoração ao santo dos pescadores, São Pedro, a competição se tornou uma tradição caiçara que reúne ‘canoeiros’ de diversos bairros de São Sebastião, com participação também de Ilhabela.
Uma das integrantes da comissão organizadora, Lavínia de Matos, conta que a competição já existe há 20 anos, mas por muito tempo foi interrompida. “A corrida de canoas é sempre realizada no domingo anterior a Procissão de São Pedro. Participam da competição mais de 50 pessoas”.
Lavínia conta que este ano a comissão enviou cartas a hotéis, pousadas e restaurantes da região para que estejam cientes do evento no local. “Conseguimos também cestas básicas e brindes que foram doados pelo comércio local como premiação para a regata”.
As competições serão de caiaque, canoa tradicional, esta dividida em três categorias: um, dois e três remos.
Durante o evento, a Seesp deixará a disposição uma quadra de vôlei na areia para quem quiser se distrair enquanto ocorrem as competições.
Já estão confirmadas as participações dos pescadores da Ilha de Montão de Trigo, Paúba, Maresias, Juquehy, Juréia e Barra do Una. As inscrições devem ser feitas no dia e no local. (Fonte: PMSS)

Sectur promove exposição “Arraiá – Viva esta emoção”

São Sebastião - A época de acender a fogueira, pendurar as bandeirinhas coloridas e preparar a grande roda para as quadrilhas está chegando. A Prefeitura de São Sebastião promove entre os dias 7 e 16 de julho a segunda edição do “Arraiá Caiçara”, evento que promete unir novamente as culturas caipira e caiçara em uma grande estrutura montada para atrair munícipes e turistas na baixa temporada.
Para contar um pouco sobre a história das grandes festas juninas da “época de ouro”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) promove em sua sede a exposição fotográfica “Arraiá – Viva esta emoção” mostrando o melhor das festas caipiras.
O expositor Edvaldo Nascimento conta que além de suas fotos, os interessados poderão conferir na exposição, registros do Sr. Agnelo Ribeiro e Álvaro Dória (Seu Alvinho).
“Os registros datam desde os anos 40, onde São Sebastião tinha população média de cerca de 10 mil pessoas e se estendem até meados dos anos 90, mostrando as festas mais antigas do município com as quadrilhas tradicionais dos caiçaras antigos”, explicou o fotógrafo.
Edvaldo conta ainda que, em se tratando de religiosidade, as festas de antigamente eram diferentes das que são realizadas hoje em dia. “Os caiçaras se reuniam para homenagear os santos da época como São João, São Pedro e São Paulo. Hoje em dia ainda existem os ‘fervorosos’, mas são bem poucos. O objetivo da Sectur é relembrar também essas pessoas”, completou Edvaldo Nascimento.
A exposição com as fotos antigas terá sua abertura oficial na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, a partir das 19h, na sede da Sectur, localizada na Rua da Praia, se estendendo até o dia 8 de julho. A entrada é franca. (Fonte: PMSS)

Consultas Públicas sobre Plano Diretor começam na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião dará inicio nesta segunda-feira, 26 de junho, a segunda fase de reuniões sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. São as chamadas consultas públicas e o primeiro encontro será realizado às 18h30, na Escola Municipal Henrique Botelho.
Na oportunidade, a comissão técnica criada para coordenar os trabalhos de revisão apresentará os diagnósticos detectados nas leituras comunitárias realizadas nos meses de abril e maio deste ano, nas áreas da saúde, educação, segurança, habitação, meio ambiente, cultura e turismo, entre outras.
A reunião é destinada aos moradores que fazem parte da UEP-1 (Unidade Espacial de Planejamento 1), que abrange os bairros entre São Francisco e Toque-Toque Grande.
Todas as informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3891-2048.
A próxima consulta pública será realizada no dia 03 de julho, às 18h30, na Escola Municipal do Canto do Mar, e abrangerá a UEP-2, ou seja, moradores dos bairros Canto do Mar, Enseada, Jaraguá e Cigarras. (Fonte: PMSS)

Seesp leva ‘Esportes e Lazer nos bairros’ a Maresias

São Sebastião - No próximo sábado, 24, é a vez da ‘garotada’ de Maresias curtir uma tarde agitada de brincadeiras saudáveis. O projeto ‘Esportes e Lazer nos bairros’, promovido pela Secretaria de Esportes de São Sebastião, estará na Escola Municipal Professora Edileuza Brasil Soares Souza (Rua Projetada – Sertão de Maresias), a partir das 14h.
Para receber a participação de cerca de 600 crianças e adolescentes, a Seesp prepara uma programação para ‘ninguém ficar parado’. São brincadeiras, clínicas de futsal, além de outras modalidades.
Já os profissionais da Secretaria de Esportes organizam as atividades e dão dicas importantes de iniciação em diversos esportes durante o dia.
O intuito do ‘Esporte e Lazer nos bairros’ é fazer com que as crianças, de todos os cantos do Município, tenham um momento de lazer e integração social. Além disso, o projeto promove uma tarde de muitos sorrisos e prática esportiva para a criançada.
A proposta da Seesp é levar o programa a diferentes regiões de São Sebastião, proporcionando lazer, esporte e diversão a todas as crianças da cidade.
O projeto iniciou em abril deste ano, e já levou atividades para Jaraguá, Boiçucanga e Topolândia. (Fonte: PMSS)

Fundo Social de São Sebastião e Sabesp realizam carreata da solidariedade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), irá realizar no próximo domingo, 25 de junho, uma carreata entre os bairros do município, com o intuito de arrecadar peças de roupa para a Campanha do Agasalho 2006.
A carreata terá inicio às 11h, com saída prevista em frente a sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Guarda Mor Lobo Viana. Participarão da carreata cerca de 20 funcionários da Sabesp, além de funcionários do Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil e Divisão de Tráfego. Está programada também a permanência de um caminhão do Corpo de Bombeiros durante toda a carreata.
A Sabesp fez a entrega, na semana passada de uma sacola e um informativo explicando o que é a Campanha do Agasalho.
De acordo com a técnica em serviços administrativos da Sabesp, Angelina Anselmo Viola, a entrega de sacolas foi realizada nos bairros do Porto Grande, Pontal da Cruz, Portal da Olaria, Arrastão, São Francisco, Centro e Topolândia.
“No ano passado a arrecadação foi de oito mil peças de roupa, superando as nossas expectativas. Esperamos que este ano a arrecadação seja maior”.
Angelina ressalta a parceria com o Fundo Social. “Com a parceria entre Sabesp e Fundo Social, a arrecadação surtiu mais efeito e esse é o nosso intuito”.
Para a presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, a idéia da carreata, assim como da Campanha do Agasalho, é incentivar as pessoas a doarem peças como malhas de lã, casacos, moletons, calças, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores, para que os mais carentes tenham condições de passar o período de inverno mais protegido.
“Tenho certeza que a campanha será um sucesso, pois a população é bem participativa. Sempre recebemos grandes quantidades de doações, independente das campanhas realizadas”.
Além da carreata, a população poderá entregar suas doações em qualquer um dos locais que têm a caixa de coleta da campanha (ver lista abaixo), além dos postos da Prefeitura. Os estabelecimentos que estiverem interessados em participar poderão entrar em contato com o Fundo Social e solicitar sua caixa de coleta, através do telefone (12) 3892-4991.
Postos de arrecadação:
Bancos
Sabesp
Faculti
Bombeiros 20º Batalhão
 

Escolas Municipais, Estaduais e Particulares
Paço Municipal
Secretarias Municipais
Bandeirante Energia
1ª Companhia da Polícia Militar
Subprefeitura da Costa Sul
Supermercados
Tebar Praia Clube
Shopping
(Fonte: PMSS)

Cambury recebe 2ª etapa do Circuito Mogiano Vivax de Surf Amador

São Sebastião - Neste final de semana, 24 e 25 de junho, a bela praia de Cambury será palco da 2ª etapa da terceira edição do Circuito Mogiano Vivax de Surf Amador. O evento reúne mais de 100 atletas, que prometem deslizar nas ondas sebastianenses.
Segundo o organizador do evento, Kuia Condo, durante o campeonato, serão realizadas na areia diversas atividades. “Serão gincanas, workshop, fisioterapeutas, aula de pilax (exercício associado ao surfe), além de distribuição de brindes para as pessoas que colaborarem com a limpeza da praia”.
O campeonato será dividido em duas categorias: uma exclusiva para atletas da região do Alto Tietê, que valerá vaga para o Circuito Paulista, e outra voltada para competidores de qualquer região.
Na categoria exclusiva estão as modalidades masculina e máster. Na livre há três opções para competição: open masculino, open júnior e longboard.
No total, serão quatro etapas, com público estimado de mil pessoas em cada uma delas. As próximas acontecem nas praias da Riviera de São Lourenço e Bertioga. A final será em Maresias, nos dias 25 e 26 de novembro. Os vencedores ganham pranchas e até a sétima colocação recebem kits dos organizadores.
O evento é realizado pela Condominium, em parceria com a Vivax e a Associação Mogiana de Surf, além do apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 4799-9158. (Fonte: PMSS)

Oficinas Culturais abrem inscrições para novas vagas

São Sebastião - As oficinas culturais mantidas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e em parceria com a ONG ALNorte, abrem novas vagas para interessados que queiram estar em contato com a cultura e realizar atividades complementares durante o dia.
Esses são alguns dos objetivos das oficinas culturais, que no mês de julho não encerrará suas atividades para dar aos alunos mais um atrativo nas férias escolares.
Estão abertas as inscrições para as modalidades violão, dança de rua, teclado, teatro, ballet, papel machê, grafite, canto/coral, capoeira, óleo sobre tela e jazz, divididos entre os bairros da Costa Norte, Centro e Costa Sul.
O interessado já pode fazer suas inscrições para as modalidades na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua da Praia, ou na Praça Pôr-do-sol em Boiçucanga.
Para consultar locais e horários das oficinas culturais, o interessado pode também entrar em contato com a Sectur, no telefone (12) 3892-2620, com a ALNorte, no (12) 3892-6700 ou na Praça Pôr-do-sol, através do (12) 3865-4335. (Fonte: PMSS)

Prefeitura assina termo de parceria com Sociedade Amigos da Baleia

São Sebastião - Por meio da chamada Parceria Público-Privada (PPP), a Prefeitura Municipal de São Sebastião assinou, no último sábado, 17, um termo de parceria com a Sociedade Amigos da Praia da Baleia (Sabaleia), prevendo a construção e adoção de praça na avenida Deble Derani, na orla da praia.
De acordo com Téo Balieiro, assessor de Meio Ambiente da Prefeitura, a administração cedeu o terreno e a Sociedade Amigos entrará com os recursos necessários para a construção da praça.
“Isso é uma iniciativa positiva para a comunidade, pois faz com que se melhore a qualidade de vida dos cidadãos do Bairro da Baleia, instaurando-se uma benfeitoria”, explica Balieiro.
No local será construído um estacionamento, equipamentos de uso público e paisagismo, além de instalações para o Corpo de Bombeiros, visando facilitar o trabalho dos guardas vidas e unidades da Polícia Militar e sede da Sabaleia.
A construção e adoção de praça na avenida Deble Derani é um pedido antigo da comunidade da Praia da Baleia.
De acordo com o prefeito, Dr. Juan Garcia, esse processo se estendeu por quatro anos. “Fizemos questão de viabilizar o projeto, por entender que a parceria público-privada é uma forma importante de trazer melhorias para os bairros”.
As PPP’s - As Parcerias Público-Privada ampliam a participação do setor privado na provisão de serviços, em especial no setor de infra-estrutura, tendo assim, ganhos de eficiência e desoneração dos contribuintes, constituindo instrumento fundamental para ampliar os investimentos públicos. Nos contratos de PPP’s, o Estado remunera o particular em função da prestação do serviço e de acordo com as metas pré-fixadas. (Fonte: PMSS)

Evento sócio-ambiental levará qualidade de vida à Costa Sul em julho

São Sebastião - A baixa temporada vem com tudo para agitar os turistas e munícipes de São Sebastião. A Praça Pôr-do-sol, localizada no bairro de Boiçucanga, Costa Sul do município, receberá a segunda edição do “Terra Deusa – Encontro de ecologia pessoal e sócio ambiental”, que oferecerá mais uma opção de atrativo turístico fora da temporada de verão.
O evento tem a organização de Malu Moreira, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Acontecerá entre os dias 22 e 29 de julho, sempre das 10h às 22h.
Malu Moreira conta que o tema do evento é voltado para a sustentabilidade e as questões ambientais que são assuntos atuais no município.
“Esperamos um público mais consciente sobre o meio ambiente. As pessoas poderão encontrar atividades como ioga, biodança e oficinas para a fabricação de objetos de sucata”, destacou a organizadora do evento.
A 2ª Edição do “Terra Deusa” oferecerá atividades voltadas à ecologia pessoal como práticas, vivências e terapias naturais para o autoconhecimento e melhor qualidade de vida, assim como a ecologia sócio-ambiental, que oferecerá além das oficinas de fabricação de objetos de sucata, passeios ecológicos de integração e sensibilização junto às forças da natureza. A 1ª Edição aconteceu em julho de 2005.
“O Terra Deusa será um evento com o objetivo de criar referência turística no calendário da cidade, contribuindo com reflexões e ações destinadas à sustentação da vida”, explicou Malu Moreira.
O cronograma de atividades ainda está sendo elaborado, mas já incluem teatros, ritos tibetanos, mantras e saudação ao sol. Também está sendo elaborada uma programação especial para lembrar o dia 25 de julho, onde se comemora o Dia Mundial da Paz. Mais informações sobre o ‘Terra Deusa’ podem ser obtidas com a Sectur, através do telefone (12) 3892-2620.(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Ubatuba realiza festival da tainha

Ubatuba - Começa hoje na Praia da Maranduba, em Ubatuba, a 3ª Festa da Tainha, evento realizado pela Associação da Baia do Mar Virado. Toda a arrecadação será destinada ao fomento do turismo na região sul do município. Segundo Adriana Grammont, uma das organizadoras do evento, cerca de 5.000 pessoas são esperadas na festa, que se estenderá até o dia 1º de julho. Cerca de uma tonelada de tainha serão consumidas durante a festa. A tainha na brasa, acompanhada de arroz, maionese e farofa será o grande atrativo da festa. O prato, para até quatro pessoas, custará R$ 20. A festa acontece na praça de eventos da praia da Maranduba, a partir das 19h. (Fonte: ValeParaibano)

Região Central recebe reuniões do Plano Diretor Participativo
Priorizando a participação popular, o Núcleo Gestor do Plano Diretor segue percorrendo os bairros e ouvindo as reivindicações dos munícipes

Ubatuba - Os moradores da Região Central de Ubatuba começam a receber as reuniões do Plano Diretor Participativo na próxima semana. Os bairros Praia Grande, Itaguá, Parque Vivamar, Tenório, Vermelha do Centro, Núcleo Guarani, Núcleo Botafogo e Estufa I serão o foco da reunião do dia 26 de junho, que acontecerá na Igreja Católica da Estufa I, e que deve estabelecer as prioridades da região que servirá como base na elaboração do Plano Diretor de Ubatuba.
No dia 27, moradores da Estufa II, Sesmaria e Sertão do Sérgio devem comparecer na Escola Professora Maria Josefina Giglio Silva, na Estufa II. No dia seguinte, 28 de junho, os bairros Ressaca, Mato Dentro, Marafunda, Bela Vista, Jardim Samambaia e Monte Valério se reúnem na Escola Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda.
Ainda na Região Central, Taquaral, Pedreira, Sumidouro, Usina Velha, Indaiá e Pereque-Açu recebem a reunião do Plano Diretor Participativo no dia 30 de junho, na Escola José de Souza Simeão, no Taquaral. Por fim, encerrando o ciclo de reuniões, moradores do Centro, Silop e Barra da Lagoa devem comparecer à Escola Municipal Padre José de Anchieta, no Sumaré, no dia 3 de julho.
Todos os moradores estão convidados pela Prefeitura, através do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo. As reuniões são grandes oportunidades para os munícipes levarem seus anseios a conhecimento do poder público, garantindo a integração entre comunidade e seus representantes. As reuniões têm início às 19h e são de suma importância para definir as necessidades de cada bairro.
Região Sul - A Região Sul de Ubatuba foi a primeira a receber a equipe que vem percorrendo todo o município para elaborar o Plano Diretor de acordo com as expectativas da população. A primeira reunião aconteceu no último dia 6, com moradores da Tabatinga, Araribá, Vila Santana, Sertão da Quina, Sertão do Meio, Sertão do Ingá, Maranduba, Lagoinha, Sapê, Caçandoca, Bonete e adjacências. Nos dias 7 e 8 a Região Sul continuou a ser ouvida, com reuniões com a população do Corcovado, Praia Dura, Fortaleza, Vermelha do Sul, Rio Escuro, Folha Seca, Domingas Dias, Lázaro, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim, Enseada e Toninhas. Entre as principais reivindicações dos moradores da Região Sul estão saneamento básico, melhoria do sistema de saúde e melhores condições de segurança.
Região Oeste - Ipiranguinha, Horto, Parque dos Ministérios, Pé da Serra, Morro das Moças e Cachoeira dos Macacos foram os bairros envolvidos nas reuniões do Plano Diretor Participativo na Região Oeste. Considerada a região mais populosa do município, as necessidades são muitas, tais como regularização fundiária, construção de espaços de convivência e lazer e saneamento básico.
Região Norte - Dando prosseguimento ao calendário de reuniões, o Núcleo Gestor do Plano Diretor esteve com os moradores da Itamambuca, Casanga, Vermelha do Norte, Félix e Promirim, Puruba, Ubatumirim, Almada e Cambucá nos dias 19 e 20. No dia 21 de junho a reunião aconteceu com os moradores da Picinguaba, Fazenda e Camburi. Para a Região Norte, as prioridades são planejamento para regularização fundiária, saneamento básico e expansão da rede de telefonia.
Para o prefeito Eduardo Cesar, as reuniões comunitárias significam a concretização da participação popular no governo. “Queremos que a população participe permanentemente das decisões do Plano Diretor Participativo. Assim teremos ações que refletem as necessidades do povo, num governo transparente e que prioriza as vontades populares. O grande número de reuniões representa exatamente esta participação efetiva dos munícipes de Ubatuba”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Grupo de Trabalho de Saneamento discute prioridades para Ubatuba
O saneamento é hoje a principal reivindicação da população

Ubatuba - O Grupo de Trabalho formado para estabelecer as diretrizes do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba no que diz respeito à questão de saneamento básico esteve pela segunda vez reunido na última quinta-feira, 22. A intenção do grupo é realizar reuniões semanais para traçar metas para que o município melhore seu sistema de saneamento básico, uma das principais reivindicações da população junto ao Núcleo Gestor do PDP nas reuniões comunitárias que estão acontecendo por toda a cidade.
O Grupo de Trabalho de Saneamento deve encaminhar propostas técnicas e de caráter sócio-ambiental relativas às ações que deverão ser implantadas nas diversas regiões do município. Para o grupo, a infra-estrutura sanitária deve ser exigida em todo e qualquer projeto de urbanização, instalações de núcleos ou setores de produção, bem como nas regiões de características e de destinação rural e agrícola.Coleta seletiva, redução de resíduos, educação ambiental, disposição de resíduos, coleta e tratamento de esgoto e aterros sanitários foram alguns dos aspectos discutidos pelos presentes na reunião.
De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Saneamento, Maurício Moromizato, o grupo foi formado devido à necessidade e à cobrança de toda a comunidade em relação ao saneamento, tanto na Conferência Municipal de Saúde como nas reuniões comunitárias do Plano Diretor Participativo. “Este é um grupo aberto a sugestões. Devemos definir até outubro as diretrizes básicas a respeito da questão do saneamento em Ubatuba para inseri-las no Plano Diretor. Posteriormente devemos criar um Plano Municipal de Saneamento, específico para cada um dos aspectos a serem melhorados”, explicou Maurício.
Estiveram presentes na reunião, secretários municipais e representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, do COMUS (Conselho Municipal de Saúde); da Agenda 21 do Litoral Norte, entre outros. (Fonte: PMU)

Oficina de Sabonetes Artesanais na ACIU
Será ensinado aos participantes como desenvolver a confecção de sabonetes artesanais, sabonetes líquidos, sachês e sais de banho.

Ubatuba - Período: 26 à 29 de junho (2a à 5a feira).
Horário: das 18h00 às 22h00.
Carga Horária: 16h/aulas
Local: ACIU
Vagas: 30
Inscrições: R$10,00. (Devem ser pagos no ato da inscrição para efetivação automática da matrícula)
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas.
Contato 3832 1449 aciu

Gostaria que vc publicasse a entrevista com Paulo Maluf.
"Entrevista com Paulo Maluf na rádio Gaivota Fm 104,9"

Ubatuba - Sábado dia 24 as 9:30 da manhã o "CONEXÃO GAIVOTA" especial, traz para vcs
uma entrevista exclusiva com o ex governador e ex prefeito de Sâo Paulo,
Paulo Maluf.
Agende-se e participe, faça sua pergunta pelo tel 38335550.
CONEXÃO GAIVOTA ESPECIAL, SÁBADO DIA 24, AS 9:30 DA MANHÃ ENTREVISTA COM
PAULO MALUF, EXCLUSIVO NA GAIVOTA FM, 104,9 COM ELÍSIO RUSSO.

“IX Filhos da Ilha” acontece neste sábado
O evento relembra a rebelião acontecida em 1952, no Presídio da Ilha Anchieta, que resultou em centenas de mortes, entre presidiários e funcionários

Ubatuba - Neste sábado, 24, os remanescentes da rebelião do presídio da Ilha Anchieta se encontrarão no “IX Filhos da Ilha”, um evento que acontece anualmente, reunindo sobreviventes, familiares e amigos desse trágico acontecimento de 1952. O objetivo do encontro é rememorar o fato e não deixar que a história se perca. Os participantes se encontrarão no Cais do Saco da Ribeira, em Ubatuba e tomarão embarcações que os levarão para passar o dia na Ilha Anchieta. O evento é organizado pela Comissão Pró-Resgate Histórico do Parque Estadual da Ilha Anchieta, formada pelo Tenente Samuel de Oliveira, que deu início ao movimento.
Na chegada à Ilha, a banda Lira Padre Anchieta receberá os participantes com música erudita e popular. Depois, acontecerá um culto ecumênico, em homenagem aos que faleceram durante a rebelião. Seguem-se discussões, exibição de filmes, depoimentos e passeios. O grupo setorial de História e Geografia da Fundart, por meio do projeto “Meu bairro tem história” juntamente com o grupo de Fotografia farão registros das pessoas, unindo fotografias e dados, para compor o arquivo dos “Filhos da Ilha”.
Resgate da cultura - O coordenador do grupo setorial de História e Geografia, Carlos Rizzo, diz que o trabalho Comissão Pró-Resgate Histórico do Parque Estadual da Ilha Anchieta significa um resgate social e cultural também para a comunidade e, por isso, o município tem o dever de se envolver. “Quando apoiamos eventos como esse, estamos valorizando a história das pessoas que viveram lá e eles acabam virando parceiros no turismo sustentável do Parque Estadual da Ilha Anchieta.”
A diretora Estadual da Ilha Anchieta, Viviane Buchianeri, afirma que o “Filhos da Ilha”
já é um acontecimento histórico no parque, que vem aumentando a cada ano. Ela conta que, além dos antigos moradores, a comunidade está aderindo cada vez mais. “Nessa ocasião, acontece uma grande festa popular. A própria população de Ubatuba tem a oportunidade de conhecer um pouco da história da Ilha. Iniciativas como essa do Tenente Samuel são um grande exemplo para nós. O parque tem muito a agradecer, porque ele está prestando um grande serviço, não só a nós, mas ao município e até mesmo à história do Brasil”.
Biodiversidade e natureza exuberante - No dia do encontro, além das escunas fretadas para o evento, que custam R$ 10 reais por pessoa, o próprio Parque Estadual da Ilha Anchieta disponibiliza embarcações para levar os visitantes. Além disso, a taxa de visitação é suspensa. O visitante pode desfrutar de trilhas autoguiadas ou monitoradas, conhecer as ruínas do presídio, visitar pontos de mergulho, com piscinas naturais e visitar suas quatro praias. Isso, sem falar da biodiversidade encantadora do lugar. Capivaras, micos, pássaros multicoloridos de inúmeras espécies e a fauna marinha, com suas formas e cores exuberantes.
Por sua biodiversidade, a Ilha Anchieta é alvo de muitas pesquisas, sobre vegetação ecossistema, uso público, turismo e outros temas. Atualmente, mais de 60 trabalhos de pesquisas estão sendo desenvolvidos com o apoio do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Os pesquisadores podem contar com apoio técnico e alojamento na Ilha.
Paixão pela história - O organizador do “Filhos da Ilha” é um tenente que nada tem a ver com a rebelião, senão a paixão pela história e uma série de coincidências que o levaram promover esses encontros. “Não planejei nada, foi acontecendo naturalmente”, afirma o Tenente Samuel Messias de Oliveira. Ele não trabalhou no Instituto Correcional da Ilha Anchieta, que foi o primeiro presídio de segurança máxima do estado de São Paulo, mas trabalhou em diversos outros presídios, como o Carandiru, a Febem e o Instituto de Reeducação de Tremembé. Neste último, conheceu João Pereira Lima, o líder da rebelião e teve contato com policiais e soldados. Antes disso, havia lido o livro “Motim na Ilha”, que representou seu primeiro contato com a história.
Mais tarde, o tenente resolveu ir conhecer a Ilha “pessoalmente” e encontrou o presídio em ruínas, bem como a sua história, como se fosse algo a ser esquecido. A partir disso, começou a pesquisar e escrever a história em jornais e livros, para homenagear os sobreviventes. Samuel conta que, a princípio, era muito doloroso para os sobreviventes resgatar esse passado traumático, lembrar do massacre que deu origem a um filme italiano denominado “Mãos Sangrentas”, do qual seus pais, em sua maioria, eram personagens. “No primeiro encontro, quando exibi o filme da minha primeira visita à Ilha, muitas pessoas se emocionaram, passaram mal, mas aos poucos, eles foram reassumindo sua história. Hoje eles têm orgulho de serem descendentes do povo da Ilha. O encontro “Filhos da Ilha” representa um resgate espiritual, psicológico e social, onde histórias vêm à tona, as mágoas são dissipadas e o que predomina é a emoção e a solidariedade.
A Prefeitura de Ubatuba apóia o evento, que é aberto ao público. Quem tiver interesse em participar e conhecer um pouco mais da história, deve estar no píer do Saco da Ribeira por volta das 7h. O transporte será feito pela empresa Myconos, por um preço promocional de R$ 10.
Confira a programação e participe!

8h - Partida do Saco da Ribeira (Ubatuba)
9h - Chegada na Ilha Anchieta
9:10h - Coral e Banda
10:10h - Culto ecumênico
11h - Coroa de flores na Santa Cruz do PM Laurindo
11:30h - Lanche
13h - Filme documentário Unitau
13:30h - Reunião da Comissão Pró-resgate Histórico
14h - Depoimento dos filhos da ilha
15h - Ilha Anchieta hoje
16h - Encerramento
16:30h - Retorno
(Fonte: PMU)

Associação dos Artesãos de Ubatuba comemora aniversário com exposição

Ubatuba - Em comemoração ao aniversário de um ano da Associação dos Artesãos de Ubatuba, começa, no próximo dia 23, uma grande Exposição de Artesanato, com mais de 60 artesãos ubatubenses. A exposição se inicia com um coquetel diferente, à moda caipira, em homenagem às festas juninas e começa às 20 horas. O evento acontecerá no térreo do Casarão da Fundart, reunindo uma grande variedade de peças com preços que variam de R$1 a R$150 reais.
Durante a exposição, que ficará na Fundart até o próximo dia 31, das 9 às 22h, os visitantes poderão apreciar e adquirir móveis, “bio-jóias” feitas com sementes, objetos feitos a partir de materiais recicláveis, entalhes em madeira, bambu, artigos de cama, mesa e banho, peças de crochê e tricô, biscuit, cerâmica, artesanato indígena e muito mais.
Além da Fundart, a Associação dos Artesãos de Ubatuba está expondo seus trabalhos em outros espaços da cidade. Durante todos os fins-de-semana, é possível encontrar os objetos e seus criadores na Câmara Municipal. Uma exposição sem venda acontecerá também no Shopping Itaguá. A presidente da Associação, Lucila Maria Fava, afirma que essas exposições com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal estão servindo de “alavanca” para o crescimento do artesanato local. “Aos poucos, as pessoas estão conhecendo o nosso trabalho e reconhecendo o talento dos nossos artesãos. Isso é muito gratificante, estamos sendo convidados para participar de eventos e exposições fora de Ubatuba também”.
De olho no futuro - Com o crescimento da Associação, os artesãos pensam agora em expandir seus horizontes. Eles realizarão um curso de mestres de oficina, por meio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que, segundo a coordenadora do grupo setorial de Artesanato da Fundart, Helena Ottoni, visa qualificar o artesão para valorizar o seu produto, transformando-o em artigo de exportação e motivo de orgulho para a cidade. “Nossa intenção é ensinar ao artesão o valor histórico da peça que ele produz, suas origens, sua cultura. Além disso, eles serão capacitados para calcular preços, aprimorar embalagens e apresentações, tendo em vista o crescimento da atividade em Ubatuba e a exportação para diversos países”, afirma. (Fonte: PMU)

E.E. Dr. Esteves da Silva Prepara Memorial

Ubatuba - A EE.Dr. Esteves da Silva está montando o "Memorial da Escola e necessita da colaboração de ex-funcionários, professores, pais, alunos a comunidade em geral, todos aqueles que possam doar ou emprestar para serem copiados:fotografias,boletins,recortes de jornal, históricos e outros. Favor entrar em contato com a escola:EE.Dr.Esteves da Silva- Rua Jordão Homem da Costa-No.02. (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Curso de Aperfeiçoamento Para Professores da Rede Estadual

Ubatuba - "Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade" é um curso de Aperfeiçoamento, de 260 horas, sob responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Lingüística Aplicada aos Estudos de Linguagem da PUC-SP, desenvolvido na modalidade à distância.
É destinado a TODOS os professores de Educação Básica, nível II que atuam no Ensino Fundamental (5a.a 8a.séries) e Ensino Médio da rede pública estadual.
As atividades serão realizadas via internet, acessando os ambientes de aprendizagem disponibilizados na Rede do Saber- Prometeus e LearningSpace. Está dividido em 4 módulos sendo que as atividades deverão ser cumpridas até dezembro de 2006.
As inscrições deverão sae feitas até o dia 25/06/2006 no site-http://www.rededosaber.sp.gov.br/praticas-ou ligar para 3882 2107 Diretoria Regional de Ensino- falar com ATP Regina Mira (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Final da Gincana da Cidadania

Ubatuba - A vencedora da Fase Diretoria de Ensino da Gincana da Cidadania/2006 foi a EE.Maisa Theodoro da Silva, município de São Sebastião que concorrendo com as vencedoras dos municípios do Litoral Norte obteve o maior número de pontos. Mas, os grandes vencedores realmente, foram todos aqueles que trabalharam para que a realização deste evento se tornasse um sucesso, todas as escolas da rede estadual da região que participaram de uma forma ou de outra para que entidades carentes pudessem ser beneficiadas. Parabéns aos Diretores, Professores e principalmente aos Alunos da rede estadual por este trabalho de solidariedade que só engrandece a comunidade escolar. (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Esclarecimentos sobre reunião no bairro Taquaral para discutir casas populares

Ubatuba - Em virtude de nota publicada na imprensa no último dia 21, com o título “Moradores do Taquaral não querem que a CDHU construa mais casas populares no bairro”, onde o prefeito Eduardo Cesar é convidado para uma nova reunião para esta sexta-feira, a prefeitura esclarece que:

1. Há mais de 15 dias foi agendada uma reunião do prefeito Eduardo Cesar com os moradores do Bairro do Taquaral para a próxima segunda-feira, DIA 26, às 19h30, na Escola José de Souza Simeão. Será discutido nesta reunião, a construção de casas populares no bairro. Será a terceira grande reunião do prefeito e sua equipe com a comunidade para tratar do mesmo assunto.

2. A reunião para discutir com a comunidade o PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO, também já foi agendada, com bastante antecedência, pelo Núcleo Gestor, para o próximo dia 30, às 19 horas, também na Escola José de Souza Simeão.


3. Portanto, o prefeito e sua equipe estará na reunião previamente combinada com a Associação de Bairro do Taquaral, através da Assessoria de Assuntos Comunitários, nesta segunda-feira, dia 26, na Escola José de Souza Simeão e não nesta outra reunião, agendada de última hora, para esta sexta-feira.

4. Por último, o prefeito Eduardo César e sua equipe convidam toda a população do bairro, vereadores, e até mesmo cidadãos que sonham com uma casa própria, para comparecerem na reunião do dia 26, segunda-feira, às 19h30, na Escola José de Souza Simeão, no Taquaral. (Fonte: PMU)

Termina o Torneio de Inverno de Futmesa em Ubatuba

Ubatuba - Terminou no sábado o Torneio de Inverno de Futmesa, promovido pela AUFM - Associação Ubatu-bense de Futebol de Mesa. O vencedor do torneio foi André Rafael, que ganhou o troféu “Palheta de ouro”.
Segundo os organi-zadores, esse evento foi o último promovido pela AUFM neste primeiro semestre, pois entrarão em “recesso” de torneios internos até o início de agosto. No próximo mês, os botonistas locais disputarão torneios intermunicipais e realizarão treinamentos visando o segundo semestre.
Iniciado semana passada, o Torneio de Inverno recomeçou no sábado passado com as rodadas finais da 1ª fase, que classificou quatro botonistas para a fase final.
André Rafael e Ralph Luiz Solera já haviam garantido suas vagas nas finais. Nas rodadas deste sábado, Sílvio César Fonseca e Rodrigo Santos também conseguiram a classificação em duelos decididos apenas na última rodada, contra Paulinho Garcia e Éric Mourão.
O destaque da fase inicial foi o embate, na última rodada, entre André e Solera, favoritos ao título. No jogo, André fez uma partida impecável e venceu o adversário com um 6 a 0 que lhe garantiu a primeira colocação isolada.
Na fase final, onde os quatro botonistas restantes disputavam o título em sistema ‘todos contra todos’. Solera e Rodrigo empataram em 2 a 2 e André goleou Sílvio por 7 a 0 na primeira rodada. Na segunda rodada, André venceu Rodrigo por 4 a 1 e Ralph ganhou de Sílvio por 5 a 1. Na terceira e última rodada, Sílvio venceu Rodrigo por 1 a 0 e subiu ao pódio pela primeira vez em 5 anos - a última havia sido quando conquistou o título da Taça Iperoig em 2001.
Na última partida da fase final, André jogou por um empate contra Solera e o placar final de 2 a 2 o consagrou bicampeão do Torneio de Inverno, evento que ele já conquistou por 4 vezes no total. Solera com o empate, ficou com o vice-campeonato, bastante lamentado por ele, já que em seu último lance, acertou o travessão de André.
Completando a classificação final do torneio, Rodrigo acabou em 4º, Eric Mourão- considerado a surpresa do evento, terminou em 5º, Gabriel Barbosa ficou em 6º, Paulinho Garcia em 7º e Hugo Batista foi o 8º e último classificado.
Os rankings locais sofreram grandes alterações após o Torneio de Inverno: Ralph Solera assumiu a liderança, com apenas 3 pontos à frente de André Rafael. Ambos deixaram o antigo líder, Edson Sírio- que não pôde participar do evento, para trás. Rodrigo Santos- revelação do ano, agora aparece em 4º e Sílvio Fonseca já está em 5º lugar. O juvenil Paulinho Garcia passou a ocupar a 10º colocação e a “sensação” do Torneio de Inverno, Éric Mourão- também do juvenil, está em 12º.
O próximo torneio interno da AUFM será a “Copa Caiçara”, que acontecerá no dia 12 de agosto. “Até lá os botonistas da associação poderão treinar aos sábados para os Abertos da Federação Paulista, os Jogos Regionais e os Jogos do Litoral”, apontou um dos diretores da AUFM, Sérgio Godoy.
O evento teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Rossi Calçados e Imobiliária Central.
AUFM
Fundada em 1995, a Associação Ubatubense de Futebol de Mesa- AUFM é uma entidade sem fins lucrativos, que visa desenvolver, administrar e divulgar o futebol de mesa, mais conhecido como jogo de botão na cidade de Ubatuba e Litoral Norte.
A entidade é composta pelos associados, que integram uma Diretoria e um quadro de membros. A Diretoria é eleita para mandatos de um ano. Todos os associados podem candidatar-se à Diretoria e todos os associados podem participar dos torneios. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Aprovada a criação do “Dia do Guarda Municipal”

Ubatuba - Na sessão de Câmara de terça-feira, o Legislativo aprovou o projeto de lei do vereador Jairo dos Santos, que cria no calendário de eventos do município de Ubatuba o “Dia do Guarda Municipal”, a ser comemorado na data de 17 de julho.
Segundo o vereador, o guarda municipal possui papel fundamental na segurança dos bens públicos.
“Com o intuito de reconhecer e valorizar a função de grande importância exercida por estes bravos profissionais, apresentamos esse projeto”, justificou.
“Zelar e valorizar o ser humano são deveres dos administradores, legisladores e também compete a sociedade como um todo. O guarda municipal merece o nosso respeito, pois tem mostrado a eficiência e a qualidade dos relevantes serviços prestados à cidade de Ubatuba”, disse. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara Municipal adia projeto que cria sessão popular

Ubatuba - Na última terça-feira, a Câmara Municipal de Ubatuba adiou por três sessões o projeto de resolução do vereador Jairo dos Santos, que cria a sessão popular em Ubatuba.
Segundo o Departamento Jurídico, o regimento interno do Legislativo define que este tipo de projeto deve ser elaborado pela mesa diretora e não por apenas um vereador. “O projeto é altamente válido, interessante, por isso sugiro o adiamento por três sessões para que possamos realizá-lo de acordo com as normas do regimento interno que nos é proposto e viabilizá-lo da melhor forma possível”, solicitou o vereador Charles Medeiros.
O projeto permite a realização das sessões populares em dias, locais e horários diferenciados das sessões regimentais, nos bairros e nas comunidades do município.
Para o vereador Jairo dos Santos, as sessões populares vão de encontro “ao espírito e aos princípios da democracia participativa que paira sobre a sociedade civil, como possibilidade real de superação do atual modelo de democracia representativa”.
O vereador ainda afirmou que o município de Ubatuba dá uma grande demonstração de que a sociedade brasileira clama por mudanças de paradigmas, de novos parâmetros políticos e mudanças institucionais que venham garantir à sociedade civil organizada, o direito de interferir e decidir nas políticas públicas e no processo legislativo.
“A sessão popular passará a incorporar a dinâmica e natureza do processo legislativo, pois a população poderá opinar, criticar e sugerir ações”, concluiu o vereador.
(Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)


Ubatuba lança novo folheto de observação de pássaros

Ubatuba - Uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e uma rede de hotéis e associação e restaurantes de Ubatuba resultou no lançamento de uma nova edição de folders sobre a observação de pássaros no município. A publicação faz parte de uma campanha de divulgação do município como um dos mais importantes pontos de observação do mundo. Com o título “Observando Ubatuba”, o folheto traz informações para leigos ou iniciantes, que têm interesse em ingressar na atividade.
“Outro objetivo da campanha é estimular essa nova tendência turística e desenvolver nas pessoas a motivação de viajar para observar pássaros”, afirma Carlos Rizzo, coordenador do projeto pela Secretaria do Meio Ambiente. A parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada resultará também, em breve, na edição de um livreto voltado para observadores, com o nome de mais de 400 aves que podem ser avistadas em Ubatuba. Os nomes dos pássaros serão escritos em português, inglês e latim (língua em que são escritos os nomes científicos) e permitirão que os observadores façam um controle de suas atividades, anotando as espécies, locais e épocas em que as aves foram avistadas.
As empresas que tiverem interesse em ajudar a divulgar a atividade de observação de pássaros, podem solicitar a impressão de folders a serem distribuídos em seus estabelecimentos. São parceiros nessa campanha: Hotel Refúgio do Corsário, Itamambuca Eco Resort, Ubatuba Birds, Refúgio Ambiental e Associação dos Restaurantes de Ubatuba. O folder está disponível para todos os estabelecimentos que quiserem ajudar a fomentar esse nicho turístico. Para mais informações, ligue para: 3833-4541 ou 3833-4636 (Fonte: PMU)

Fundart abre inscrições para Rainha dos Pescadores

Ubatuba - As moças bonitas de Ubatuba já podem se inscrever para participar do concurso “Rainha dos Pescadores”, que acontece anualmente durante a Festa de São Pedro Pescador. As garotas, que devem ter de 16 a 22 anos, podem se inscrever na sede da Fundart, que fica na Praça Anchieta, 38, no Centro, em horário comercial. As três primeiras colocadas concorrerão a prêmios em dinheiro, que variam de R$ 100 a R$ 200 reais. Para mais informações, ligue: 3833-7000. (Fonte: PMU)

Dr. Ricardo Cortes apresenta projeto que estabelece critérios para circulação de carros-fortes

Ubatuba - Preocupado com s segurança dos munícipes o presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV) apresentou projeto que estabelece critérios e horários para entrega e recolhimento de valores por carros blindados ou com escolta armada, em agências bancárias ou estabelecimentos comerciais que utilizem esses veículos.
De acordo com o projeto a entrega e recolhimento de dinheiro deverão ser feitos fora do horário de atendimento ao público das agências bancárias e em locais separados, ou seja, através de portas e corredores isolados, evitando a circulação de funcionários que estejam fazendo a entrega em áreas de circulação de usuários e pedestres.
O Projeto obriga os estabelecimentos a fazerem as mudanças necessárias no prazo de doze meses. O objetivo do projeto, aprovado por unanimidade na última terça-feira, é o evitar que os munícipes fiquem expostos a disparos de armas de fogo em casos de tentativa de roubo aos carros blindados, "as instituições financeiras têm que ter um local separado para que, durante a entrega ou retirada de dinheiro, os funcionários e clientes não corram riscos. A intenção do projeto é garantir a segurança dos usuários de serviços bancários", informou Dr. Ricardo.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Marcos Francisco pede parecer técnico para tramitação de projetos na Câmara

Ubatuba - Através do projeto de Resolução 10/06, o vereador Marcos Francisco Demo (PSC) pede que os projetos de lei do executivo, referentes a ambulantes, feirantes, artesãos, licenças especiais e esportes náuticos, venham acompanhados de parecer técnico do Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Desenvolvimento, para tramitação na Câmara.
O vereador apresentou o projeto justificando que já existem várias leis em vigor que tratam de licenças, "visto que essas licenças são concedidas indiscriminadamente pelo poder executivo e que essas questões envolvem a ocupação de áreas que dizem respeito ao novo Plano Diretor do Município, é de fundamental importância o parecer técnico dos Conselhos de Turismo e Desenvolvimento para que o Legislativo possa apreciar os projetos antes de coloca-los em votação", explicou Marcos Francisco.
O projeto de resolução também visa a economia interna do Legislativo.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 21 a 25 de junho, de 4ª feira a domingo, o IV Congresso Ágape Internacional. O novo templo da Ágape vai sediar mais este evento, que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo.
Com o tema: “Face a Face”, o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Casa Branca, Itatiaia (RJ), Curitiba (PR) e de Moçambique, na África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para cinco dias de encontro dos adoradores com o Deus vivo, Pai de Jesus Cristo.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

“FACE A FACE”
IV CONGRESSO ÁGAPE INTERNACIONAL
Ubatuba – SP - 21 a 25 de junho de 2006

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”
 
(Salmo 24:6)
 

Estima-se que a estrutura envolva cerca de 150 voluntários, membros da Ágape, entre organizadores e equipes de montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, DVDs, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, segurança, intercessão, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si para a realização de mais este evento.
A divulgação do evento já começou, através da Rede Ágape na TV e da distribuição de 2000 folder’s e 1000 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Iperoig, programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e dvds, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, onde você pode adquirir também a camiseta do congresso.
Consulte a programação na última página do Informágape.

PALESTRANTES

Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É apóstolo e pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, onde foi implantada a Restauração do Tabernáculo de Davi, com adoração e intercessão ininterruptas, 24 horas por dia, desde março de 2003.

Anderson Ferreira - É missionário, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique), onde está implantando a Igreja Evangélica Ágape em continente africano.

Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba em Lisboa (Portugal) há mais de 4 anos. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, consolidando uma forte liderança local.

Guilhermo Lossio – É peruano e foi ordenado ao ministério em 1992. Fundou a Rede Internacional de Conquistadores, desenvolvendo um plano de conquista a partir do Brasil para as nações. Recebeu reconhecimento internacional como profeta em 2003 e está implantando Redes Proféticas no Brasil, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, México, Nicarágua, entre outras nações.

Michael Shea - É norte-americano, arraigado no Brasil há 23 anos.  Formado pela Asbury College (bacharel) e Asbury Seminary (mestrado) é diretor do ministério Casa de Davi que cuida do Centro Brasileiro de Adoração em Londrina, PR.  Seguindo uma direção profética, estão mobilizando adoração 24 horas/dia para o Corpo de Cristo. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

21/06 Quarta-feira 19:30 h
Missionário Anderson Ferreira (Moçambique)

22/06 Quinta-feira 19:30 h
Pr. Samuel Bandeira (Portugal)
23/06 Sexta-feira 19:30 h
Ap. Alexandre Nunes (Brasil)

24/06 Sábado
Profeta Guillermo Lócio 14:30 h (Peru)
Ap. Mike Shea 19:30 h

25/06 Domingo
Ap. Mike Shea 9:00 h (Estados Unidos)
Ap. Mike Shea 19:00 h
Ap. Alexandre Nunes 21:00 h

 

O louvor e a adoração ficarão por conta da Casa de Davi (ap. Mike Shea) e do Ministério Vento do Espírito (Ágape).

INFORMAÇÕES
12- 3832-1974
agapeubatuba@hotmail.com

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com


 

Semana de 23/06 à 29/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo também ás 14:20 hs)

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs
 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Recado das ondas

Em uma lasca de madeira
Da proa de um barco
Encontrada na areia da praia
Pode ser lido um drama
De tempestade e naufrágio
Que uma criança achou
Acertou os lados com um canivete
Por mastro fincou um graveto
Esticou um velame de brinquedo
E devolveu às ondas
Muito agradecido
pelo recado recebido.

Seu Juquinha das ervas

Houve um tempo
Em que a morte
Escondia-se no acidente
Na tosse da criança
Na peçonha da serpente
Em que a ceifadeira
Destruía vilas inteiras
Era o tempo
Em que não havia medicina
E o mais sábio curandeiro
Tinha a farmácia no terreiro.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Segunda feira dia 22 nosso sindicato dos servidores municipais fez defronte a prefeitura de Ubatuba um manifesto tentando sensibilizar o prefeito da nessecidade urgente de aumento em nossos sálarios , eu particularmente não acredito que o prefeito esteja preocupado com o sálario dos funcionários , pois aqueles funcionários que gozam de sua simpatia já estão tendo poupudos sálarios , seja sendo em cargo de confiança , ou recebendo comissões , portanto os demais que se explodam, e entre eles eu me encontro incluido , é triste pois caso não haja algum concursinho para esses funcionários serem efetivados na prefeitura eles cairão fora junto com o prefeito , mais nós funcionários concursados continuaremos , a prefeitura está inchada , é cabo eleitoral em todos os lugares , falta até espaço para todos , pois é comum ver funcionarios em pleno expediente sentados a mesa na padaria próxima a prefeitura , a não ser que o povo não saiba que ali tambem é um orgão da administração , nesse caso o povo esta errado. E viva a cortesia com dinheiro publico.

Carlos Alberto Gonçalves Leite
Ubatuba, SP

Andei conversando com outros servidores e o sentimento de indignação é geral! A forma como o Sindicato se expressou durante o ato realizado à porta da Prefeitura foi lastimável! Ofenderam as pessoas com palavras de baixo nivel, tanto coletivamente quanto individualmente, atacando questões de foro íntimo; não é para isso que pagamos um sindicato! Pagamos para nos defender e não para nos ofender! Foi literalmente gritante o despreparo de nossos representantes do Sindicato! O Sindicato conseguiu ofender até os servidores que ali não estavam! Se eu pudesse expressar em uma única palavra seria: Decepcionante! Este episódio marca de forma negativa a história do Sindicato dos Servidores Públicos de Ubatuba!

Clélio Coutinho
Servidor Público Municipal

Gostaria de estar fazendo um comentário a respeito da nota colocada pelo Sr. Luiz Moura , excelente crítico, no informativo "O Guaruçá" do dia 19/06, onde defendeu a presença de nossa Vereadora Luciana Machado em uma reunião na sede da Fundart.
Tenha certeza que quando ela alegou estar ali com a intenção de aprofundar seus conhecimentos e participar mais ativamente da entidade, era realmente sua intenção, pois ela é uma pessoa que está diariamente se interando de tudo o que acontece no município, buscando aprendizado e conhecimento.
Conheço a Luciana desde ambulante na praia, trabalhamos juntas para reerguer a SUSQ - Soc. Unidos do Sertão da Quina e hoje como Vereadora, um dos trabalhos que conseguiu realizar foi reativar e apoiar a abertura de tantas outras associações.
O resultado é que com membros de todas as associações, formou-se a "ABAMVITUR- Assoc. da Baia do Mar Virado para o turismo da Região Sul de Ubatuba", e com todo o apoio desta Vereadora estamos realizando apartir de amanhã (dia 23/06), eventos como FESTA DA TAINHA e 1º FESTIVAL DE INVERNO DA REGIÃO SUL, aqui na Praia da Maranduba, com shows, bandas e barraquinhas das associações e acredite, tudo isso devemos ao empenho, esforço e garra desta Vereadora que não para, não desiste, acredita que esta é uma das portas que precisam ser abertas para atrair o turista, gerar empregos e começarmos a caminhar.
Mas em contra partida, li um comentário no Jornal "Expressão Caiçara", uma notinha muito infeliz e maldosa, quem a colocou está totalmente equivocado. Acredito que a crítica construtiva seja saudavel, podemos crescer com elas, mas quem faz comentários debochados não merece crédito, nos passa a idéia de que é uma pessoa sem assunto, que não tem o que fazer, além da péssima redação.
Aproveito tambem para agradecer ao Prefeito Eduardo Cesar, por estar nos dando o suporte básito para a realização do evento e convidar a todos para que venham prestigiar nossa festa.

Bel Romão
Sertão da Quina - Ubatuba,SP

"Indícios de Corrupção"
"Toda sociedade que não é abastecida por filósofos (pensadores) é ludibriada por charlatões".(Condorcet).
A cartilha "O COMBATE À CORRUPÇÃO NAS PREFEITURAS DO BRASIL", convida os munícipes cidadãos a cuidar do progresso e do desenvolvimento de seus municípios combatendo os atrasos promovidos pela corrupção e os desvios do dinheiro público. "O combate à desonestidade nas administrações públicas deve estar constantemente na pauta das pessoas que se preocupam com o desenvolvimento social e sonham com um país melhor para seus filhos e netos"(pg. 14). A seguir relaciona, alguns fatores que, quando presentes no município, são indicativos de corrupção. Entre eles estão: (pgs 25 e seguintes)
-o histórico comprometedor da autoridade e de seus auxiliares;
-falta de transparência nos atos administrativos do governante;
-ausência de controles administrativos e financeiros;
-subserviência do Legislativo e dos Conselhos Municipais;
-baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores e ausência de treinamento dos funcionários públicos;
-alheamento da comunidade quanto ao processo orçamentário;
-controle dos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, rádios, TVs) através da mordaça das verbas públicas;
-financiamentos especiais a esses meios de comunicação para só divulgarem os atos positivos do governo e caluniarem opositores e pensadores independentes;
-perseguições a opositores com calúnias, processos, dossiês ou ataques promovidos por "laranjas";
-sinais exteriores de riqueza dos ocupantes dos cargos públicos ou de seus familiares;
-resistência das autoridades a prestar contas, responder requerimentos e a entregar documentos públicos requeridos por vereadores, ONGs, partidos políticos ou cidadãos comuns;
-parentes e amigos trabalhando em cargos públicos independentemente de terem ou não qualificação para os cargos que ocupam;
-falta de publicidade dos pagamentos efetuados;
-perseguições a vereadores que pedem explicações sobre gastos públicos, contratos, empresas. "Esses, em geral, são marginalizados ou perseguidos pelo esquema de um prefeito corrupto, o qual se utiliza de qualquer motivo para dificultar a atuação desses vereadores, ou mesmo, para afasta-los da Câmara Municipal."(pg.31)
-licitações vencidas pelas mesmas empresas. A cartilha recomenda pesquisar se essas empresas existem nos endereços citados, se contribuíram com a campanha, se não são todas do mesmo dono ou grupo, se os que figuram como donos não são "laranjas" do prefeito ou de funcionários que seriam os verdadeiros proprietários.
-não cumprimento das promessas de campanha e abandono daqueles colaboradores éticos, corretos, idealistas e que queriam a realização dos programas propostos, nas campanhas eleitorais;
-falta crônica de recursos para os serviços básicos e para atender as reivindicações dos funcionários;
-publicidade repetida das mesmas obras e serviços e a apresentação, como grandes obras, de ações simples de manutenção, como a limpeza de uma praça ou um muro de cemitério.
Observados esses indícios, os cidadãos do município que tem esse tipo de governantes, devem tomar providências. Caso contrário o município ficará estagnado, não terá desenvolvimento e sofrerá de paralisia e atraso. Os munícipes não podem deixar de ponderar que: "Um administrador sério e bem intencionado escolhe como assessores pessoas representativas e que tenham reputação e capacidade administrativa. Deve-se desconfiar de grupos fechados que gravitam em torno do poder."(pg 27-28)
Concluímos com uma frase clássica: " O DESCAMINHO NUNCA LEVARÁ AO CAMINHO".
"O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil". Antoninho Marmo Trevisan e outros.
Ateliê Editorial. 2004. Granja Viana. Cotia. SP.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba 20 de junho de 2006.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Fogo ©Juliano Gregori

Fogo
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor