Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 - Nº 1551 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Polícia acha homem baleado em Caraguá
Ciclista de Caraguá sobe ao pódio em São José dos Campos
Leitura Viva de Édipo Rei acontece nesta quinta-feira 29 em Caraguá
Karateísta de Caraguá é 3ª no Campeonato Paulista
Prefeito de Caraguá recebe “Troféu Super Cap Ouro 2006” por trabalho com ex-moradores de rua
Curso de direção defensiva para motociclistas terminou neste domingo 25 em Caraguá
Prefeitura de Caraguá terá expediente até às 11h nesta terça-feira 27
Legislativo discute Tributos, Adicional, Lazer e Idosos.
Maratonistas da SECER sobem ao pódio na 1ª Corrida Contra a Fome em Caraguá
Proerd realiza formatura de estudantes de Caraguá

Ilhabela
Encontro de Lideranças
Chega ao final o Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela

São Sebastião
Encontrado casal morto em Camburi
Travessia da balsa fica suspensa por 4 horas
Marcelo depõe e insiste em tese de “armação política” na sua prisão
São Sebastião participa de reunião da Agenda 21
“Esporte e lazer nos bairros” anima garotada de Maresias
Programação cultural e educativa agitou Escola Municipal da Enseada
Secretário de Estado da Cultura lança programação de inverno em São Sebastião
Seduc divulga ganhadores do concurso escolar sobre a Revolução de 1932
Prefeitura dá nome de morador tradicional em praça do Jaraguá
Conferências discutirão Plano Municipal de Educação de São Sebastião
Proerd forma 500 alunos de escolas municipais


Ubatuba
Pinguins viram atração em Ubatuba
78% aprovam administração do prefeito Eduardo Cesar em Ubatuba
Prefeito dá posse a mais seis servidores estatutários
Convenção do PTB
Curso do Sebrae em parceria com a ACIU

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Polícia acha homem baleado em Caraguá

Caraguatatuba - Um homem, identificado apenas como Joãozinho, foi encontrado morto na noite de sábado no Morro do Chocolate, em Caraguatatuba. O corpo foi localizado por populares, caído em uma das ruas do bairro. Segundo a Polícia Militar, a vítima teria sido atingida por cinco tiros. A delegada de Caraguá Elizabeth Maluf Zago disse que a polícia ainda não tem pistas sobre os autores do homicídio. Segundo ela, Joãozinho teria passagens pela polícia por prática de furtos na região do Getuba, Capricórnio e Massaguaçu.(Fonte: ValeParaibano)

Ciclista de Caraguá sobe ao pódio em São José dos Campos
Para os competidores, o que mais atrapalhou o bom desempenho dos atletas durante a prova foi o forte vento que fazia no dia da competição

Caraguatatuba - O biker de Caraguatatuba João Carlos conquistou o primeiro lugar na 3ª etapa da Copa Sênior e Master do Campeonato Paulista de Ciclismo, na categoria Sênior A, que aconteceu no domingo, 25, em São José dos Campos.
Com a participação de cerca de 350 competidores, a Associação de Ciclistas de Caraguá, levou 18 atletas, os quais também tiveram boa colocação na prova.
Na categoria Juvenil Masculino Ulisses Moraes conquistou o 2° e Heron Domiciano subiu no 4º lugar do pódio. Na Feminino Elite Sandra Domiciano ficou com a 4ª colocação e Thamires Porazza com o 7ª e também na categoria Sênior A Luciano Arantes ficou em 8° lugar.
Para a equipe Caraguatatubense, que conta com o apoio da loja J-Bike, Madeireira Boturussu, Studio Personal Academia, Linha Verde Informática, Radio Caraguá FM e da Secretaria de Esportes e Recreação, o circuito tinha cerca de 2.600 metros planos, porém o forte vento que fazia no dia da prova atrapalhou o bom desempenho dos competidores. (Fonte: PMC)

Leitura Viva de Édipo Rei acontece nesta quinta-feira 29 em Caraguá
Escrita há mais de 2.500 anos, a peça Édipo Rei, de Sófocles será a próxima Leitura Viva dos alunos de Artes Cênicas do CEPROLIN. A apresentação acontecerá nesta quinta-feira 29, no auditório da FUNDACC. A entrada é franca!

Caraguatatuba - Os alunos do curso de Artes Cênicas(Técnico em Ator) do CEPROLIN – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte – escola administrada pela FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), realizarão nesta quinta-feira 29, a partir das 20h, a leitura dramática da peça Édipo Rei, escrita por Sófocles há mais de 2.500 anos. Esta é considerada uma das mais importantes tragédias gregas, por tratar de temas que até hoje são considerados atuais e polêmicos como o incesto e o parricídio (crime contra o pai).
Esta é a Segunda leitura dramática dos alunos de Artes Cênicas do CEPROLIN. No início de junho, os estudantes realizaram um trabalho com a peça grega Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, na própria escola. Desta vez, os alunos do curso técnico de teatro estão com uma nova proposta de leitura viva, mais dinâmica, com a utilização de outros recursos. O trabalho tem a direção do professor de Teoria é Técnicas de Interpretação, Emanuel Araujo Resende.
Sófocles é um dos autores da Tragédia Grega que vem sendo estudado pelos atores que participam do curso desde o início dos trabalhos. A última leitura relacionada às tragédias gregas deverá ser realizada no próximo semestre, com o texto Medéia, de Eurípedes.
Édipo Rei conta a história de Édipo e a previsão do oráculo sobre seu próprio destino, do qual o herói não consegue fugir, mesmo desviando os caminhos de sua vida. A tragédia narra a história do filho de Laios e Jocasta, que é abandonado numa montanha, com o pé perfurado, sob a orientação de seu próprio pai, que teme a previsão do oráculo, de ser morto por seu próprio filho, que futuramente casaria-se com Jocasta. Édipo é encontrado por um pastor e levado ao rei de Tebas, por quem é adotado. A partir daí inicia-se a história deste herói trágico, que segue o fio do destino para descobrir suas origens.
Esta tragédia grega ficou bastante conhecida pelo público em geral ao ser tema da novela global Mandala, onde os atores Vera Fischer e Felipe Camargo interpretaram Jocasta e Édipo.
A Leitura Viva do texto Édipo Rei, acontecerá no auditório da FUNDACC, nesta quinta-feira 29, a partir das 20h. A entrada é franca! Prestigie! (Fonte: PMC)

Karateísta de Caraguá é 3ª no Campeonato Paulista
Dez atletas de Caraguá se prepararam para participar da 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece de 17 a 31 de julho, em Lorena. Caraguá levará uma delegação em várias modalidades esportivas

Caraguatatuba - A atleta da equipe de Karatê da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, Deborah Cristine conquistou o 3º lugar no Campeonato Paulista Infanto-Juvenil, Juvenil e Júnior, que aconteceu no sábado, dia 24, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A atleta competiu na categoria Marrom e Preta 14/15 anos menos de 50 quilos.
De acordo com o técnico da equipe, Edson Mendes do Amaral, mais conhecido como Edinho, sete atletas participaram da competição. “Foi uma disputa muito difícil. A competição teve cerca de 800 atletas de todo o estado classificados nos campeonatos regionais, só competiram os melhores”, disse.
Os atletas caraguatatubenses treinam todos os dias a partir das 20h na Sub-prefeitura da região sul, para participar da 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece de 17 a 31 de julho, em Lorena. Serão 10 competidores que participarão do evento nas categorias Katá e Kumitê e Absoluto até 60 quilos e até 80 quilos no masculino. As meninas participarão de todas categorias somente até 63 quilos.
“Nesta final do Campeonato Paulista levamos alguns atletas, e como lá tinha a nata do Karatê, foi uma forma de mostrar a eles a qualidade dos competidores que provavelmente irão enfrentá-los, para que estejam preparados no sentido de fazer uma boa luta”, finalizou Edinho.
Caraguá levará para Lorena, no Vale do Paraíba, com delegação com mais de 200 competidores em várias modalidades esportivas. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá recebe “Troféu Super Cap Ouro 2006” por trabalho com ex-moradores de rua

Caraguatatuba - Considerado  pela  crítica  especializada  como  o  "Oscar  Brasileiro",  o  "Troféu  Super  Cap  de  Ouro  2006"  é  destinado  aos  profissionais  do  setor  artístico,  jornalístico, público  e  empresarial,  de  todas  as  partes  do  país,  que  se  destacaram  no  ano  de  2005.
Por  meio  de  pesquisas  realizadas  junto  aos  colunistas  e  jornalistas  especializados,   foram  escolhidos  os  profissionais,   nos  diversos  setores  de  atividades que receberão a premiação, na próxima segunda-feira 26, na Capital paulista.
Neste ano, o Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar foi um dos indicados a receber o prêmio Super Cap de Ouro, pelo seu trabalho junto aos moradores de rua desde a implantação do lar transitório, em dezembro de 2005. Também serão agraciados o apresentador de televisão Fausto Silva, o jornalista Leão Lobo, a joalheria S. Stein, o deputado Luiz Antônio de Medeiros, o músico Ed Carlos, entre outros.
Indicado pela colunista social Selma Gallo. Aguilar recebe o prêmio, em reconhecimento ao seu trabalho social na próxima segunda –feira 26 de junho, no circulo militar em São Paulo.
O PROJETO - O investimento no Social, por uma melhor qualidade de vida dos moradores, é uma das grandes prioridades da Administração Municipal. Pensando na possibilidade de recuperação dos moradores de rua, o Executivo implantou um lar transitório para ex-moradores de rua(mendigos, como são mais conhecidos), com apenas 11 meses de mandato. Desde então trabalho vem proprocionando bons resultados, por meio do trabalho realizado pela Associação Terapêutica Vida Nova, que administra o abrigo graças a uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por intermédio da Secretaria de Assistência Social.
Na realidade, a Prefeitura mantinha uma casa transitória, administrada por uma outra instituição beneficente, mas devido à localização central deste local de recuperação, muitas vezes os moradores de rua acabavam voltando para a cidade, uma vez que a política do lar transitório é deixar que as pessoas tenham a liberdade de chegar ou mesmo ir embora conforme sua própria vontade. A necessidade de tirar essas pessoas das ruas e recuperá-las para que pudessem voltar para suas casas(já que muitas delas têm famílias), fez com que o Executivo estabelecesse uma nova parceria, com outra instituição, com a proposta de despertar nos ex-moradores de rua a vontade de se libertar de vícios como álcool, drogas, ou trabalhar as questões psicológicas. Para isso, um novo espaço foi preparado, a cerca de 22km da região central, numa área verde de 16,5 alqueires, com 4 mil bananeiras, 1.200 coqueiros, 400 pés de acerola, além de um açúde com peixes, e área para o cultivo de horta e outras atividades. Denominado Recanto Santa Mônica, a instituição ganhou credibilidade graças ao trabalho da administradora Elzimara Souza Santana Junqueira e seu esposo, Jefferson Moreira Junqueira, que já foi morador de rua e conhece a realidade sofrida das pessoas que acabam afastando-se de suas famílias por problemas diversos. Desde a inauguração do espaço, no início de dezembro, centenas de pessoas foram recuperadas. Outro ponto importante deste trabalho foi identificar os moradores de rua que não tinham familiares em Caraguatatuba, proporcionando-lhes a chance de retornar para sua cidade de origem. O diferencial do programa de recuperação dos ex-moradores de rua é que ao chegar na fazenda, grande parte dos recuperandos sentiam-se motivados a resgatar sua dignidade. O espaço foi adequado para receber 40 pessoas, em 5 dormitórios femininos e 5 masculinos. Ao chegarem no Recanto Santa Mônica, os ex-moradores de rua passam por uma avaliação com psicólogo e equipe médica, recebendo a assistência necessária para não desistir da recuperação. Durante a fase de abstinência, eles participam de diferentes atividades com trabalhos de pintura, cestaria, artesanato, entre outros.
Segundo a coordenação da entidade, quando os ex-moradores de rua sentem segurança no sentido de evitar o álcool e as drogas, eles podem procurar trabalho, e recebem o apoio da Associação Vida Nova, que tem uma outra sede na região central, em regime semi-aberto – o interno pode trabalhar durante o dia e retornar ao centro de recuperação no período da noite.
Para o prefeito de Caraguatatuba, “é importante explicar à sociedade, que o intuito da administração não foi simplesmente tirar os mendigos da região central somente para deixar a cidade bonita para a temporada, e sim, buscar soluções para recuperar estes indivíduos, que têm famílias e encontram-se neste estado de abandono por problemas pessoais que não nos cabe julgar, e sim estendermos nossas mãos, exercitando nossa cidadania”, disse.
O novo espaço foi locado e adaptado pela Prefeitura de Caraguá, pelo valor de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais), sob a administrado da entidade filantrópica Vida Nova, com valor total (incluindo a locação da fazenda) de R$ 16.800 (dezesseis mil e oitocentos reais).
Para o prefeito Aguilar, a implantação do Recanto Santa Mônica foi importante para mostrar o perfil da Administração Municipal que visa humanizar o trabalho da Prefeitura e resgatar valores perdidos. “Precisamos nos mobilizar para tentar ajudar o cidadão que está nas ruas. Não se pode acertar sempre, mas temos que dar o primeiro passo neste sentido, para cumprir nosso papel social, devolvendo a dignidade e o direito ao convívio familiar aos moradores de rua”.
O TROFÉU - A tradição do Troféu Super Cap de Ouro Oscar Brasileiro (como é patenteado) remota desde 1959, quando na organização Vitor Costa com a apresentação de Hebe Camargo e Manuel da Nóbrega, em programa ao vivo, o jornalista Clovis G. Côrtes, fazia acontecer a entrega do Troféu Bandeirantes, aos melhores do ano como um incentivo aqueles que mais se destacaram em vários setores, troféu este recebido por governadores como José Bonifácio Coutinho Nogueira, em destaque social como o Conde Francisco Scarpa, artistas do mais alto gabarito. Em 1977 o jornalista Ronaldo Gonçalves Côrtes atualizou seu designer e pelas suas características ficou denominado como Super Cap de Ouro, um prêmio que parte de São Paulo para todo território nacional. Desde então, ano a ano a credibilidade, o respeito ao prêmio foi crescendo pela forma de escolha que é feita, inicialmente com pesquisas a colunistas e jornalistas, e posteriormente contando com a aprovação de uma comissão, constituída para este fim, em se tratando de artistas de uma emissora de televisão, como por exemplo, a Rede Globo de Televisão, os vários nomes sugeridos são enviados a mesma que endossa alguns em sua opinião, os quais são convidados e sempre dizem-se presentes.
Desde a época do Chacrinha, que afirmava em alto e bom som, em seus programas, que era um Troféu de alta credibilidade e que fazia questão de recebe-lo, o mesmo acontecendo até hoje em programas como Domingão do Faustão, complementando a responsável forma de seleção, a festa sempre foi do mais alto nível, dando inclusive toda cobertura aos artistas que vem de outras regiões, assim como hospedagem 5 estrelas, transporte em limusine e tudo mais que os mesmos merecem culminando com a recepção que é realmente hollywoodiana, desta feita o evento acontecerá no Círculo Militar de São Paulo, com jantar e coquetel, regado de bebidas finas e shows do mais alto nível. (Fonte: PMC)

Curso de direção defensiva para motociclistas terminou neste domingo 25 em Caraguá
Motociclistas da Prefeitura de Caraguá e da Polícia Militar participaram durante o mês de junho de um curso de direção defensiva, promovido pela Honda, em parceria com as Secretarias de Administração e Turismo. A formatura aconteceu no auditório da FUNDACC

Caraguatatuba - Mais de 50 motociclistas da Prefeitura de Caraguá e da Polícia Militar terminaram neste final de semana o curso de Direção Defensiva, promovido por meio de uma parceria entre a Honda e as Secretarias de Administração e Turismo, além da Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo.
Nesta última etapa da capacitação, os motociclistas tiveram aulas teóricas na Videoteca Lúcio Braun, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, e aulas práticas na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, neste sábado 24 e domingo 25.
A formatura aconteceu no auditório Maristela de Oliveira, na FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com a presença do presidente da Federação de Motoclubes do Estado de São Paulo, Reinaldo de Carvalho Bueno, do Instrutor de Pilotagem da Honda, Robson Sigrist Clauss, do Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro e do diretor da Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguá, Celso Rapacci, além dos motociclistas formandos.
Este curso teve como principal objetivo a melhoria na segurança pessoal dos servidores que conduzem motocicletas e também dos serviços prestados à população por estes condutores. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá terá expediente até às 11h nesta terça-feira 27
A Prefeitura de Caraguá terá horário de trabalho diferenciado nos dias úteis em que o Brasil estiver jogando, durante a Copa do Mundo. Com a classificação da seleção brasileira para as oitavas de final o expediente será até às 11h nesta terça-feira 27

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba terá o horário de atendimento ao público diferenciado nos dias úteis em que a seleção brasileira estiver jogando, durante a Copa do Mundo.
A alteração no horário de expediente aconteceu pela primeira vez na última quinta-feira, dia 22 – dia em que o Brasil jogou contra o Japão. Com a classificação da equipe para as oitavas de final, haverá novamente alteração no horário de funcionamento da Prefeitura de Caraguá, nesta terça-feira 27, quando a seleção brasileira entra em campo contra Gana. Em razão do jogo estar marcado para às 12h o expediente será das 8h às 11h.
Segundo o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, esta mudança de horário foi estudada com o objetivo de proporcionar aos funcionários a oportunidade de assistir as partidas da seleção brasileira durante a Copa, que serão acompanhadas também pelos demais munícipes. Apesar do horário alternativo, conforme explicou o Executivo, haverá compensação das horas não-trabalhadas, logo após o término da Copa da Alemanha, que terá o último jogo entre os finalistas no dia 9 de julho(domingo).
Venha torcer pelo Brasil na praça...
A Prefeitura de Caraguatatub convida a todos para acompanhar o jogo do Brasil na Praça Cândido Motta, onde haverá uma tenda com cinco televisores em lugares estratégicos para mostrar os melhores lances da competição. Junte sua torcida e compareça à praça nesta terça-feira 27, a partir das 12h. (Fonte: PMC)

Legislativo discute Tributos, Adicional, Lazer e Idosos.
Projetos são de autoria dos Vereadores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 27 de junho, durante a sua 21ª Sessão Ordinária semanal, 4 projetos de lei, sendo 3 de autoria dos Vereadores e um do Executivo, que versam sobre Terceira Idade, Adicional de Salário, Lazer ao Servidor Público e Tributos Municipais. A Ordem do Dia é semelhante a da sessão anterior, que não teve os projetos votados devido a propostas em Regime de Urgência.
O Vereador Omar Kazon (PL) apresenta Projeto de Lei que institui a Política Municipal do Idoso em Caraguatatuba. Na propositura estão os direitos e deveres que os órgãos públicos, entidades e Sociedade Civil Organizada devem ter com os membros da "Melhor Idade".
Já o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB) é autor de proposta que concede meia entrada para os funcionários da Administração Pública Municipal - direta ou indireta, em estabelecimentos de lazer e entretenimento.
Finalizando, o Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual Presidente do Parlamento Municipal discute projeto que obriga o Executivo a emitir aviso de cobrança, bem como carnês e outros na forma de carta em "AR" ou "SEDEX".
O único projeto de autoria do Executivo dispõe sobre a concessão de Adicional de Risco à Vida aos Agentes de Fiscalização de Trânsito. De acordo com a propositura, haverá um adicional de 30% (Trinta por Cento) sobre o salário base de cada Agente de Trânsito.
A Sessão Ordinária semanal terá início às 19h30 e será transmitida ao vivo, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pelo site da própria rádio, na Internet.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Maratonistas da SECER sobem ao pódio na 1ª Corrida Contra a Fome em Caraguá
Os organizadores do evento pretendem continuar com o projeto devido ao sucesso da primeira edição, sempre no mês de junho

Caraguatatuba - A equipe de maratonistas da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, com 30 competidores, participou no domingo, dia 25, da 1ª Corrida Contra a Fome, promovida pelo Colégio Tableau. Dez dos competidores conquistaram uma vaga no pódio.
Na categoria Infantil feminino, Alexandra Oliveira Dias conquistou o primeiro lugar e Natasha Bento Fortunato o segundo. Na Juvenil masculino Bruno Felipe dos Santos sagrou-se campeão; garantiu o segundo lugar o atleta Marcos Alves Cardoso seguido pelo companheiro de equipe Leandro Oliveira Lopes, que ficou com o terceiro lugar. Na categoria Adulto masculino, Lino Carmo Mendes conquistou o primeiro lugar e Juracinei Rodrigues de Oliveira segundo e na Geral feminino, Roselaine de Souza Silva conquistou o primeiro lugar; Rosevania Alves de Jesus o segundo e Damiana Coimbra Reges o terceiro.
A equipe comandada pelo professor Adão Dias Durval, tem o apoio das madeireiras Rezende e Getuba, loja Loula, Academia Stúdio Personal, Fran Games Brinquedos e Presentes e da Secretaria da Educação que colaboram com a participação dos atletas em várias competições dentro e fora do município.
A 1ª Corrida Contra a Fome foi uma realização do Colégio Tableau, de Caraguatatuba, e teve o objetivo de enaltecer os atletas amadores e ativar o turismo em baixa temporada, além de proporcionar um evento de alto nível, estimulando a prática de atividade física, entre outros.
De acordo com os organizadores do evento, a corrida teve a participação de cerca de 300 competidores vindos de cidades de todo o estado como Campos do Jordão, Santo André, Campinas, todo o Litoral Norte, entre outras. “Nós arrecadamos cerca de 400 kg de alimentos, que serão distribuídos para quatro instituições aqui da cidade”, disse Eunice Oliveira Avelino dos Santos, representante do Tableau.
Eunice acrescentou que “este é um projeto do professor Sérgio Vilhena Júnior, que deu certo. Pretendemos continuar realizando o evento sempre no mês de junho, devido ao sucesso desta primeira edição”, disse.
O evento teve o apoio da SECER, Ditran – Divisão de Trânsito, Polícia Militar, Sabesp, Banco do Brasil e iniciativa privada. (Fonte: PMC)

Proerd realiza formatura de estudantes de Caraguá

Caraguatatuba - Os estudantes do 4º ano das EMEF´s (Escolas Municipal de Ensino Fundamental), Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, Prof. João Baptista Gardelin, Carlos Altero Ortega, Maria Aparecida Ujio, Prof. João Benedito Marcondes, Prof. Alaor Xavier Junqueira, Prof. Geraldo de Lima, Masako Sone participam amanhã, dia 27, a partir das 8h, da formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Esse programa é realizado na cidade por meio da parceria entre a Secretaria da Educação e a Unidade de Caraguatatuba da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Somente no primeiro semestre de 2006, o Proerd foi desenvolvido por 1179 crianças. Ele é dividido semestralmente para que possa chegar a um número maior de estudantes e com mais eficácia.
Conforme explicou Cristina Focesi, supervisora de ensino responsável pelo Proerd, esse programa vai muito além das aulas, pois a cada ano, os estudantes que recebem o curso tornam-se agentes multiplicadores. Seja em seus lares ou na comunidade onde vivem, eles podem aplicar tudo o que aprendem, ajudando nesse processo de conscientização contra drogas e a violência.
O proerd é amparado pela constituição estadual, que prevê a criação e manutenção de programas de prevenção contra entorpecentes, álcool e drogas pelo Poder Público.
O projeto visa a orientar as crianças da comunidade sobre questões relacionadas às drogas e à violência. Para isso, é utilizada uma didática voltada para crianças com idades entre 10 e 12 anos.
Os monitores procuram transmitir noções de cidadania, prevenção do uso de drogas entre os estudantes e o auxiliam as crianças no desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência.
Também são abordados conceitos básicos como auto-estima, respeito, direitos, causas e consequencias, sempre com o intuito de conscientizar as crianças sobre os maleficios que as drogas causam ao homem. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Encontro de Lideranças

Ilhabela - No último sábado, 24, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), juntamente com o chefe de Gabinete, José Donizette da Silva, e o secretário municipal de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, estiveram presentes na convenção estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O encontro, que ocorreu na Assembléia Legislativa, reuniu lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo; na ocasião estavam presentes o Governador Cláudio Lembo (PFL) e o candidato ao Governo do Estado, José Serra (PSDB).
O PTB de Ilhabela foi representado pelo vereador José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro e a vereadora Nanci Perez de Araújo Zanato, além de filiados e simpatizantes do partido, como o vice-prefeito Antonio Carlos Cajado Simões (PL).
O prefeito Manoel Marcos ressalta a importância da presença de representantes do município nestas ocasiões, “pois desta maneira podemos retribuir o apoio recebido e as parcerias realizadas com o Governo do Estado”.
Na foto, a comitiva do PTB ilhabelense com o líder do Partido na Assembléia Legislativa, o deputado Campos Machado.  (Fonte: PMI)

Chega ao final o Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, deu início ao Campeonato Municipal de Futsal 2006 no último mês de maio. Foram inscritas 35 equipes, divididas nas categorias Pré Mirim (95-96), Mirim (93-94), Infantil (91-92) e Infanto (89-90), sendo elas: Juventude, Unidos do Pequeá, Praia Grande F.C., Itaquanduba e Armação (Pré-Mirim); The Masters, E.C. Juventude da Ilha, Barra Real, Bold F. C., E.C. Itaquanduba B, Geração Pavilhão, Praia Grande F.C., E.C. Itaquanduba A, Mônaco e Gaviões Fiel (Infantil); Praia Grande F.C., Força Jovem, Os Guerreiros, Prainha, AA. Ponte Preta, Comando Caiçara, Estrada do Camarão, Novo Itaquanduba, Juventude, Águia Dourada, Ájax e Tipo Colômbia (Infanto); Juventude, Prainha, Água Branca, Os Guerreiros Praia Grande F.C., Meninos da Ilha, E.C. Juventude da Ilha, Pavilhãozinho 8 (Mirim).
As partidas foram realizadas aos sábados na quadra de esportes do bairro Perequê, que recebeu nova pintura e remarcação com medidas oficiais.
A final do campeonato foi realizada no último sábado, 24, também na quadra do Perequê, e os resultados foram definidos conforme as partidas entre as equipes a seguir:

Pré Mirim: Itaquanduba 5 X 2 Armação
Mirim: Meninos da Ilha 2 X 7 Juventude da Ilha
Infantil: The Máster 5 x 0 Juventude da Ilha
Infanto: Comando Caiçara 2 x 5 Prainha

Após os jogos foi realizada a cerimônia de premiação, onde estavam presentes o secretário da pasta, José Roberto de Jesus, a secretária de Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, os vereadores Joadir Capucho e Carlos Alberto de Oliveira Pinto, além do diretor financeiro da Câmara Municipal de Ilhabela, Marcos Anchieta.
Para o prefeito Manoel Marcos, “a prática esportiva e a competitividade ajudam na criação e formação do caráter dos jovens, tirando-os da rua e plantando uma semente na consciência da comunidade para um futuro melhor”.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Encontrado casal morto em Camburi

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião investiga o assassinato de um casal ocorrido no sábado em uma casa na praia de Camburi, na costa sul. Marcelo Curti e Karen Pereira, 22 anos, foram encontrados mortos às 13h. A casa onde o casal estava teria sido arrombada e os quartos totalmente revirados pelos autores do duplo homicídio. Karen foi encontrada morta no banheiro, com as mãos amarradas e várias escoriações pelo crânio. O corpo de Curti estava no quarto. Peritos do IC (Instituto de Criminalística) estiveram na casa para tentar encontrar alguma pista que leve a prisão dos autores do duplo homicídio. (Fonte: ValeParaibano)

Travessia da balsa fica suspensa por 4 horas

São Sebastião - O vendaval que atingiu ontem o canal de São Sebastião, com rajadas de até 60km/h, obrigou a Dersa (Departamento Rodoviário S/A) a interromper a travessia de balsa por um período de quatro horas. A travessia ficou interrompida das 7h às 11h, por medida de segurança. Segundo a Dersa, 12 viagens foram canceladas no período. A empresa utiliza três embarcações por hora na travessia entre a ilha e o continente. O vendaval também interrompeu as operações no Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, entre 7h e 9h. (Fonte: ValeParaibano)

Marcelo depõe e insiste em tese de “armação política” na sua prisão

São Sebastião - “Boatos. Não posso provar. Uns dizem que viram Kramer uma hora antes no Paço. Meu assessor, Marcelo Sales de Melo, ouviu de um assessor do prefeito que tudo foi feito lá (na Prefeitura)”.
As frases são do vereador Marcelo Mattos, em depoimento, ontem, na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de São Sebastião. A comissão analisa a denúncia de tentativa de concussão (extorsão) feita pelo empresário Kramer Caldeira de Moura contra o vereador
. A denúncia resultou na prisão de Marcelo, do seu ex-chefe de Gabinete, Gilvan José da Silva e do ex-assessor da Câmara, José Antonio Ferreira Filho, o “Zé Gué”. Também prestaram depoimento ontem na comissão os comerciantes José Gonçalves de Oliveira e Carlos Alberto Barreto e o pastor evangélico Paulo Clarivaldo França Silva, que não trouxeram fatos novos ao caso.
O empresário Kramer Caldeira de Moura, em depoimento à comissão, já negou qualquer envolvimento de alguém na Prefeitura com o episódio. Negou também que o amigo que emprestou os R$ 10 mil para forjar o flagrante contra o vereador seja o prefeito municipal. Disse também que não poderia falar o nome desse amigo, por questão de segurança.
No seu depoimento, o vereador Marcelo também disse desconfiar que o dinheiro usado para pagamento da suposta propina a ele e aos ex-assessores da Câmara, também teria sido copiado nas dependências da Prefeitura Municipal. “Quero uma investigação bem forte. Por que não pode dizer qual o amigo? Dizem que foi na Prefeitura, assim como as xerox (sic). Também tenho dúvida”, afirmou o vereador.
Em outros momentos do depoimento o vereador procurou reforçar a tese de “armação” política para prejudicar sua imagem. Fez isso, por exemplo, quando indagado sobre os motivos que levariam o engenheiro Kramer a contratar um leigo (no caso “Zé Gué”) para resolver problemas técnicos de sua alçada.
“Aí é que me dá a imagem de armação. Hoje, minha visão dessa contratação do Zé já era para armação. Zé foi usado. Quem é empresário chama contador (para resolver os problemas). Acredito que iludiram Zé, que poderia me levar até lá (na casa de Kramer) e, aí, concluir a armação”, defendeu-se Marcelo Mattos.
O vereador reafirmou que não conhecia Kramer Caldeira de Moura e que a única vez que falou com ele foi no portão da casa dele (do empresário) quando da chegada ao local no dia de sua prisão. “Vi que ele estava nervoso e não se dirigiu mais a mim”, afirmou o vereador, lembrando que não ficou mais de dois minutos no interior da casa de Kramer.
Sobre a entrega do dinheiro na sala do empresário, Marcelo repetiu declarações anteriores de que foi tudo muito rápido. “O Kramer jogou o envelope (para “Zé Gué”) e perguntou: está tudo certo? O envelope estava fechado. A Polícia entrou e disse: deita, deita agora.
O senhor vai falar na Delegacia. Respeitei uma outra autoridade, a policial. Na delegacia já tinha um monte de repórter da Prefeitura”, afirmou o vereador, novamente desconfiando “de armação” no flagrante que resultou em sua prisão. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião participa de reunião da Agenda 21

São Sebastião - Os representantes do Agenda 21 Litoral Norte (Agenda 21 LN) se reuniram na última sexta-feira, 23, em Ubatuba, para discutir diversas questões sobre projetos ambientais desenvolvidos na região.
O evento contou com a participação do prefeito de Ubatuba, Eduardo César, do coordenador do projeto Agenda 21 do Litoral Norte, Alexander Turra, do coordenador do Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Bueno da Fonseca, do representante do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Luis Antônio Valois, e do assessor de Meio Ambiente de São Sebastião, Téo Balieiro.
A Agenda 21 LN é um plano de ação entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e poder público, que visam garantir o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade econômica, o respeito à natureza e a qualidade de vida para a região do Litoral Norte.
O projeto é dividido em cinco etapas: entender, capacitar, multiplicar, debater (plenária municipal) e concluir (plenária regional).
Em São Sebastião, a Agenda 21 LN vem se desenvolvendo por meio de diversos programas sociais e também pela conscientização dos moradores e alunos do município, entre eles, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, o Parque de Valorização de Resíduos Sólidos, o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, a Educação Fiscal, o Projeto Aquarela, a Faber, o Congelamento de Áreas, as Zonas de Especial Interesse Social, o Projeto de Iniciação Escolar para o Turismo, os folhetos informativos e ainda o Plano Diretor Participativo.  (Fonte: PMSS)

“Esporte e lazer nos bairros” anima garotada de Maresias

São Sebastião - Milhares de crianças e pais fizeram bonito no sábado, dia 24 de junho, quando foram curtir na Escola Municipal Professora Edileuza Brasil Soares Souza, localizada no bairro de Maresias, o projeto “Esporte e lazer nos bairros”, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
O objetivo do evento, de acordo com a Seesp, é proporcionar nas comunidades mais carentes do bairro, uma tarde com atrações repletas de atividades esportivas e recreativas. Corda, jogos gigantes, amarelinha, chinelão, perna de pau, vôlei e clínicas de futsal foram as principais atrações oferecidas no projeto.
A secretária de Esportes, Raquel Buzi, ressaltou que a proposta da Seesp é levar o programa a diferentes regiões de São Sebastião, proporcionando lazer, esporte e diversão a todas as crianças da cidade.
“A ‘garotada’ de Maresias está de parabéns, nossos objetivos se completam quando conseguimos fazer as crianças mais carentes dos bairros participarem das atividades com muita vontade e disposição”, declarou a secretária.
Para finalizar com chave de ouro, a Seesp levou para o projeto, o grupo “RBD Cover”, da Topolândia, para fazer todo mundo dançar ao som das principais músicas que agitam a telenovela.
Segundo a Secretaria de Esportes, o próximo “Esporte e Lazer nos bairros” será realizado em agosto, em local a ser definido. O projeto iniciou em abril deste ano e já levou atividades para bairros como Jaraguá, Boiçucanga e Topolândia.  (Fonte: PMSS)

Programação cultural e educativa agitou Escola Municipal da Enseada

São Sebastião - A programação deste sábado, 24 de junho, na Escola Municipal da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, foi bastante intensa com programações culturais e educativas.
As atividades contaram com um Bazar da Pechincha e teve também exposição dos trabalhos do Fundo Social de Solidariedade, a apresentação do projeto de dança “Brasil” e uma palestra com o tema “Mães e crianças”, proferida pela psicóloga Adriane da Cruz.
Ela comentou sobre o comportamento infantil e contou com a participação de cerca de 50 mães, que aprovaram a iniciativa, como relata Célia Garcia, 34 anos, moradora do bairro. “Gostei muito da palestra. Se tivesse outra, participaria sem dúvida”, declarou.
A Escola Municipal da Enseada fica localizada na rua Lorena, 33. Para mais informações, o telefone é o (12) 3861 1785.  (Fonte: PMSS)

Secretário de Estado da Cultura lança programação de inverno em São Sebastião

São Sebastião - Nessa quinta-feira, dia 29 de junho, a partir das 15h, o secretário estadual de Cultura, João Batista de Andrade, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, promovem o lançamento da programação de inverno em São Sebastião.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), dentro da programação de inverno em São Sebastião está prevista a apresentação de grupos de coral e chorinho em locais como a Rua da Praia, Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) e no bairro de São Francisco.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi declarou que além dos shows musicais, outras atrações gratuitas estão previstas, como um cinema ao ar livre no final de julho.
“A população está convidada para o lançamento oficial da programação que promete muito para a baixa temporada em São Sebastião”, disse Buzi.
Segundo a Sectur, além de São Sebastião, outras cidades serão beneficiadas com o programa do Governo Estadual, como Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Areias, Canas, Piquete, Queluz, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro e São Francisco Xavier.  (Fonte: PMSS)

Seduc divulga ganhadores do concurso escolar sobre a Revolução de 1932
Os três primeiros lugares foram para as escolas da Enseada, Canto do Mar e Barequeçaba

São Sebastião - Em reunião realizada na última quinta-feira (22/04) pela comissão avaliadora do concurso escolar sobre a Revolução de 1932, a Secretaria da Educação de São Sebastião divulgou os vencedores.
O primeiro lugar foi para os alunos da EM Luiza Helena de Barros, Cássia, Gabriela, Kerolin, e Leonardo, da 8ª série B, que escreveram em conjunto um poema sob a orientação dos professores Márlio da Silva e Alessandra Andrade.
A segunda colocação foi para a estudante Gabriella de Oliveira, da 4ª série C da EM Enseada, que elaborou um texto orientado pela professora Maria Elisa da Conceição, e o terceiro lugar, com a coordenação da professora Elisabete Bernardo, foi para a estudante Tauane Ferreira, da 3ª série C da EM Canto do Mar, com a realização de um acróstico sobre o tema.
A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 9 de julho, data em que se comemora o dia da Revolução de 1932. O evento será às 9h, no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo, e estará aberta para toda a população. No dia da premiação, uma exposição dos desenhos será montada na sede da Sectur.
A comissão avaliadora deste ano foi composta pela representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Ana Maria de Oliveira Prado, pela vereadora Solange Ramos, pela secretária municipal da Educação, Marilene Ramachoti, pela diretora do Departamento Pedagógico, Genoveva Pons Garcia, e pelas funcionárias da Seduc, Maria Inês Santana, Mariza Januário e Mercedes Pons Garcia. Elas analisaram os mais de 60 trabalhos inscritos no concurso, que é estabelecido pela Lei Municipal 1625/03.  (Fonte: PMSS)

Prefeitura dá nome de morador tradicional em praça do Jaraguá
A homenagem aconteceu durante o II Arraiá do Jaraguá, na área de lazer

São Sebastião - No último sábado, 24, no II Arraiá do Jaraguá, a Prefeitura de São Sebastião nomeou a Praça da Área de Lazer do bairro de Pedro Manoel da Silva, a pedido da comunidade local.
Silva foi um grande incentivador do esporte para que mantivesse crianças e adolescentes fora da ‘rua’ e lutou pelo time de futebol de campo da região, o Esporte Clube Estrela do Mar.
Para Tião da Silva, filho de Pedro, a homenagem realizada pela Prefeitura trouxe muito orgulho para a família. “Nosso pai ser reconhecido pela luta a favor do esporte e pela paixão que tinha pelo nosso bairro nos dá muita alegria”.
O secretário de Cultura e Turismo (Sectur), Júlio Buzi, disse que o feito é justo diante da representatividade de Pedro Manoel da Silva no bairro. “Que seu exemplo possa ser seguido por familiares e jogadores”.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a homenagem é justa diante da importância do ex-morador. “É uma forma de homenagear toda a família do Senhor Pedro, que é digno de ganhar uma praça com seu nome”.
E acrescentou com agradecimentos e promessas de melhorias para o bairro. “Agradeço ao Ricardo, responsável pelo esporte da região e ao Marinho, que realiza um grande trabalho no Centro Comunitário. Em breve a Prefeitura trará mais coisas para o Jaraguá”.
II Arraiá no Jaraguá - O local recebeu na área de lazer do Jaraguá o II Arraiá do Jaraguá, que reuniu cerca de 300 pessoas prestigiando a festa. O evento contou com shows, barracas de diferentes entidades sociais e muita diversão.
Para a representante da Sociedade Amigos do Canto do Mar, Lara Santos Ferreira, festas como esta promovem a integração e beneficiam as entidades. “O apoio que prestamos às famílias carentes surge com o que arrecadamos em eventos assim”.
Para Alessandra da Silva Souza, que curtia a festa com sua filha Yasmin, de 4 anos, o local é uma forma de encontrar amigos e se divertir. “No ano passado já foi legal, este ano está muito melhor. Encontramos amigos, conversamos, curtimos uma música num ambiente familiar”.
 (Fonte: PMSS)

Conferências discutirão Plano Municipal de Educação de São Sebastião

São Sebastião - Diretores e representantes das escolas municipais, estaduais, particulares e Conselhos Municipais realizam amanhã, dia 27 de junho, a partir das 8h, no Teatro Municipal de São Sebastião, uma reunião com representantes da Secretaria de Educação (Seduc) com o objetivo de traçar metas para organizar por meio de mini-conferências, o Plano Municipal de Educação.
De acordo com a Seduc, para a elaboração do Plano de Educação de São Sebastião, serão realizadas 13 mini-conferências ao longo da cidade, quando serão discutidos assuntos pertinentes ao ensino público municipal, como Educação Infantil, Fundamental, Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Infra-estrutura e a integração dos serviços sociais. As escolas estaduais e particulares vão elaborar cronogramas diferenciados de suas mini-conferências, discutindo sobre esses e outros assuntos necessários.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachoti Leite, a elaboração do Plano Municipal servirá para decidir as prioridades e o planejamento da Educação de São Sebastião. “É muito importante a presença de representantes das escolas municipais, estaduais e particulares”, disse a secretária.
Após as mini-conferências, está prevista para o mês de outubro a realização da Conferência Municipal de Educação, que vai reunir as idéias levantadas pela comunidade e educadores. Após isso, será finalizado o Plano Municipal de Educação, com duração de 10 anos.  (Fonte: PMSS)

Proerd forma 500 alunos de escolas municipais

São Sebastião - Prevenir é o melhor remédio. Seguindo este lema, a Polícia Militar do Estado realiza na próxima quarta-feira, 28 de junho, no Teatro Municipal, das 9h as 14h, a formatura de 500 alunos que fizeram parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em sete escolas do município.
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar que visa a prevenção das drogas para crianças da pré-escola até o colegial. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras.
Através deste magnetismo, o policial apresenta-se amigo, orientador e próximo, mostrando a verdadeira Polícia, resgatando a imagem das instituições de forma geral e angariando com isso a confiança necessária que todas as organizações devem ter.
De acordo com o instrutor do Proerd, o soldado Eguiberto Jacinto dos Santos, o Proerd é composto de 17 lições, aplicadas semanalmente pelo policial instrutor.
“O policial militar interage com os alunos, através de métodos e técnicas apreciadas pelas crianças, como peças teatrais, músicas e dinâmicas de grupo”.
Um dos objetivos principais do Proerd é ensinar as noções de cidadania, bem como prevenir o abuso de drogas entre escolares e auxiliá-los a desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência.
Segundo o instrutor, o Proerd atinge tais objetivos treinando cuidadosamente seus policiais para ensinarem um currículo estruturado e seqüencial nas escolas, currículo este criado e aplicado por psicólogos, pedagogos e policiais.
O policial fardado, por exemplo, exerce um impacto positivo trabalhando em sala de aula, servindo como modelo aos estudantes.  (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Pinguins viram atração em Ubatuba

Ubatuba - A chegada do inverno aumenta a presença de pinguins nas praias do Litoral Norte. Seis animais apareceram nas praias da região na semana passada. Um deles não sobreviveu e outros cinco estão no Aquário de Ubatuba, antes de serem encaminhados a zoológicos.
Os pinguins são provenientes da Patagônia (sul da Argentina), de onde são trazidos pelas correntes marinhas.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, os animais passam por um tratamento de reabilitação. "Eles chegam fracos, havendo a necessidade de tratamento médico e de uma alimentação especial."
A veterinária Paula Baldassin disse que os pinguins tratados no aquário são jovens, com cerca de um ano de vida e pesando cerca de 1,5kg. Os animais recebem alimentos, antibióticos e ficam em quarentena até recuperar a saúde.
RISCO- Segundo ela, os animais não podem ser recolocados no mar, porque dificilmente conseguiriam retornar à Patagônia.
Paula explicou que as pessoas quando encontrarem um pinguim na praia devem colocá-lo em uma caixa de papelão e encaminhá-lo ao Aquário de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

78% aprovam administração do prefeito Eduardo Cesar em Ubatuba

Ubatuba - Uma pesquisa realizada pelo jornal Imprensa Livre em sua versão online apontou um índice de aprovação de mais de 78% para a administração pública em Ubatuba. A enquete permaneceu no ar durante cerca de quinze dias e o resultado foi extremamente positivo: mais da metade (55,04%) dos que responderam à pergunta: “Como você avaliaria a administração pública em Ubatuba?” escolheu a opção “ótima”. Somando este número ao dos que avaliaram a administração de Ubatuba como boa (23,43%), o resultado é 78,47% de aprovação. Apenas 3,86% votaram na opção “ruim” e 8,75% consideram a administração pública em Ubatuba “péssima”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o resultado da enquete realizado pelo único jornal diário do Litoral Norte, reflete o esforço de toda a equipe da Prefeitura para fazer de Ubatuba uma cidade ainda melhor para se viver. “Fiquei muito contente e satisfeito por saber que as pessoas estão aprovando nossa administração. Este retorno da população é um incentivo para que continuemos trabalhando com transparência e honestidade, num governo cada vez mais participativo”, disse o prefeito. O resultado da enquete está disponível no endereço eletrônico www.imprensalivre.com (Fonte: PMU)

Prefeito dá posse a mais seis servidores estatutários

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, deu posse na última sexta-feira, 23, a seis servidores que prestaram concurso público no ano de 2004. São quatro motoristas e dois professores de Educação Básica II. Desde o início da atual administração, 67 servidores estatutários tomaram posse na Prefeitura, sendo a maioria deles professores, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Para o prefeito, a posse dos novos funcionários mostra que a Prefeitura convoca os concursados sempre que precisa. Ele deu as boas-vindas aos novos servidores, desejando boa sorte e um ambiente de trabalho agradável. “Fico feliz em empossar servidores que poderão se aposentar na Prefeitura. Tenho muito respeito pelos funcionários concursados e desejo que a carreira de todos eles seja satisfatória”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Convenção do PTB

Ubatuba - O Presidente do PTB de Ubatuba TATO, o Secretrio Geral Marcio Barbosa e o Delegado do partido em Ubatuba Ivair Pinto de Moura estiveram presentes na conven?o estadual do partido para votar na homologa?o dos candidatos a Deputado Estadual e Federal do PTB, na ocasio tambm foi oficializada a adeso do Diretrio do PTB do Estado de So Paulo a campanha de Jos Serra ao governo do estado e a campanha para Presidente de Geraldo Alckmin, em clima de festa e comparecendo milhares de pessoas, entre elas o candidato a governador Jos Serra, artistas, diversas autoridades e o atual governador Cludio Lembo.
O Dep. Est. Campos Machado, e Lder do PTB em So Paulo um dos nomes cotados para ser Vice na chapa de Jos Serra.
Veja mais fotos no site do PTB de Ubatuba : www.ubatubaemnoticia.blogspot.com 
 (Fonte: Assessoria de Comunicação do PTB de Ubatuba)

Curso do Sebrae em parceria com a ACIU
Últimas vagas: Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Ubatuba - Tópicos abordados no curso:
-ANALISAR SITUAÇÕES CRITICAS DE ATENDIMENTO;
-ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;
-DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;
-AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;

Dias: 03,04,05 e 06 de julho.
Horário: das 18h00 às 22h00
Investimento: R$ 55,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática da matrícula)
30 vagas.

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Os interessados entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU e falar com Cristiane, tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

 

 

Semana de 23/06 à 29/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo também ás 14:20 hs)

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs
 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

"Acordar de um sonho"

João que um dia acordou
e viu que o mundo era bonito
a pedra do tempo jogou
na vidraça do infinito...
E seus sonhos se partiram
em milhões e milhões de pedaços
e em vários lugares cairam
voado pelo espaço...
Debaixo de cada pedra
a que seus sonhos rolaram
era como cada mente
de realidade demente
que falsa que falsa razão engrendra
e os seus sonhos esmagaram...
porém, João, abatido
não se deu por vencido
e escondeu seus sonhos em idéias
esqueceu que o mundo é medonho
e passou a fazer seu sonho
como a abelha faz a colméia...

Clélio Coutinho
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

USANDO E PRESERVANDO

O crescimento, mesmo que vegetativo, das populações requer novos espaços.
Óbvio. Os espaços, não se restringem apenas para moradia e sim, para todas demais atividades inter-sociais humanas. Assim, a preservação (legal) permanente de determinadas áreas estará sempre ligada ao crescimento das populações e suas necessidades praticadas no meio ambiente. Exclusa a paixão inerente pela "paisagem preservada" friamente, pode-se (e deve-se) concluir, que preservação de qualquer espaço, está diretamente ligada ao crescimento (e a satisfação de suas necessidades) das populações de seu entorno. Crescem as cidades, e proporcionalmente as áreas destinadas aos acessos (ruas, avenidas, estradas) ao abastecimento (água, esgotos, agricultura, pecuária e as áreas de lazer locais ou em outros possíveis destinos. Dentro deste quadro realístico e dinâmico, somado ainda as inter-ligações entre cidades, estados e nações, é que deveria amparar-se toda a legislação e as ações de cunho preservacionista. Se não há controle da natalidade e sem o "sagrado" direito de ir e vir, preservar o meio ambiente e cumprir ao "pé da letra" a legislação pertinente (na maioria das formas propostas) vai tornando-se, na prática, uma utopia. Se a preservação é para o Homem (digamos até do futuro) não podemos esquecer de que em muitas situações, principalmente em espaços já saturados, o futuro é hoje. Aqui em nossa cidade, onde características peculiares, provocaram situações de ocupação, dignas de estudos de comportamento humano, podemos observar inúmeras alterações ambientais em um curtíssimo espaço de tempo. A influência das necessidades de espaço de outros centros urbanos, provocaram, com a construção de novas estradas de acesso (Carvalho Pinto) e adequações as antigas ( Dutra, Tamoios e Osvaldo Cruz) em um primeiro momento, provocaram uma corrida explosiva no setor imobiliário. Para atender esta super demanda de mão de obra e demais serviços tivemos uma imigração (também explosiva) de outros municípios em busca de renda para uma "uma vida melhor". Os "locais" (caiçaras) foram "perdendo" seus "espaços" e sua cultura, praticamente desapareceu. A miscigenação descaracterizou e fez desaparecer, até mesmo seu peculiar
biótipo. Diante de tantas transformações e influencias externa (até mesmo, e por que não, contra vontade de muitos) o que dizer então, das alterações
ambientais ocorridas? A cidade, pacata com seus poucos habitantes, não estava preparada muito menos (como muitas) dispunha (e até hoje não dispõe) de um planejamento de crescimento para atender esta demanda. O Estado (também sem planejamento) não "enxerga" essas peculiaridades e não contribui ( como deveria) com a organização destas ocupações. Simplesmente continua inerte, com uma legislação ultrapassada (para as necessidades da população local) aplicando punições ( em alguns bodes expiatório) para justificar (politicamente) sua presença na preservação ambiental. A realidade bem outra. Bloqueada, muito longe de todas as vantagens da exploração racional do meio ambiente de que se tem notícias e conhecimento de outros destinos turísticos, nacionais e internacionais, vai-se degradando, em todos os sentidos, por osmose, e distanciando-se, de sua única vocação (o turismo) que contribuiria para preservar verdadeiramente (dentro de uma política realista) o seu meio ambiente. Uma projeção ilustrativa seria: O homem morrendo de fome contemplando o (preservado) palmito. Negar essa realidade é desconhece-la. Negar a Ubatuba o destino de sua vocação, é condena-la (junto com seus habitantes) á favelização, em todas suas formas conhecidas e suas perniciosas conseqüências. Contra esta corrente, que cega, insiste por este insano e despropositado caminho, alguns obstinados (amantes deste pedaço caprichado do criador) ainda (mesmo injustamente perseguidos) lutam. Lutam (sós) esta batalha (também insana) entre a lei e a realidade. Talvez acreditem no poder da "resistência" e possam, com isso, estar contribuindo com aqueles que optaram por viver neste nosso Meio.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Fogo ©Juliano Gregori

Fogo
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor