Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 30 de Junho de 2006 - Nº 1553 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Litoral tem 3 praias impróprias
Alunos do UNIMÓDULO ensinam brincadeiras caiçaras no Festival do Camarão
Atleta UNIMÓDULO vence Copa Brasil de Canoagem

Caraguatatuba
Campeonato de Futsal nos bairros em Caraguá teve as últimas partidas
Equipe Promoções vence a Copa do Comércio em Caraguá
Câmara aprova Pauta e Urgência

Ilhabela
Ilhabela se prepara para sediar a 33ª Semana Internacional de Vela
Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove palestra na Câmara com o tema “Plano Diretor de Ilhabela como Instrumento de Preservação e Desenvolvimento”
Prefeitura dá continuidade às atividades do mês do Meio Ambiente

São Sebastião
Marinha controla acesso de barcos a Alcatrazes
Secretário de Estado da Cultura lança programação de inverno em São Sebastião
São Sebastião se prepara para receber Festa de São Pedro Pescador
Prefeitura de São Sebastião presente no Simpósio Interdisciplinar: Cultura, Educação e Arte
Programa de resistência às drogas da PM certifica 500 estudantes em São Sebastião
Igreja Católica reúne fiéis nesta sexta em apoio à criação das ZEIS
Arraiá Caiçara é esperança de grande público na Rua da Praia
Fundo Social de Solidariedade e entidades beneficentes realizam o “1º Pechin Shop”
Abramt se reúne em Tramandaí para mais uma reunião ordinária


Ubatuba
Mau tempo cancela procissão em Ubatuba
Moradores reivindicam finalização de tratamento de esgoto
Polícia Militar vai usar 1.200 homens na “Operação Inverno 2006”
Agências bancárias obrigadas a colocar assentos para clientes
Prefeitura iniciará limpeza de lotes na Ressaca, Jardim Carolina e Maranduba
Oficina de Velas de nível avançado na ACIU
Festa da Tainha agita Maranduba em seu primeiro fim de semana
Prazo para usufruir a Lei de Incentivos Fiscais termina dia 11
Projeto “Fala Cidadão” completa um ano
Campanha do Agasalho percorre Ubatuba de norte a sul
Ubatuba candidata-se aos Jogos Regionais de 2007
Ubatuba é alvo de pesquisas.
Prefeito discute construção de casas populares com a comunidade do Taquaral
Fatec Pública para o Litoral Norte em discussão
ACIU conscientiza empresários de Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba investe em tecnologia
Prefeitura prestigia artista que representou o município em exposição internacional
Natação de Ubatuba mantém liderança do Campeonato Paulista de Águas Abertas
Ginástica Rítmica de Ubatuba é destaque em São José dos Campos
Elektro faz palestra sobre economia de energia
Casa do Brinquedo prepara programação para férias escolares
Cresce participação popular nas reuniões do Plano Diretor Participativo

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral tem 3 praias impróprias

Litoral Norte - O boletim de balneabilidade das praias divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) indicou quatro praias da região como impróprias para o banho de mar. Ilhabela e Caraguatatuba não tiveram nenhuma praia inadequada.
São Sebastião tem três praias impróprias-- Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco. Em Ubatuba, apenas a praia do Itaguá foi considerada inadequada. Essas quatro praias devem ser evitadas para banho, devido à presença de esgoto doméstico.
O primeiro fim de semana das férias de julho devem contar com poucos turistas na região. Segundo os comerciantes e hoteleiros, o frio registrados nos últimos dias favorece o turismo nas cidades serranas, como Campos do Jordão.
Segundo José Carlos de Souza, assessor do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, o movimento turístico na região deve aumentar a partir da segunda quinzena de julho. Em Ilhabela, a Semana Internacional de Vela deve atrair visitantes estrangeiros. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos do UNIMÓDULO ensinam brincadeiras caiçaras no Festival do Camarão

Litoral Norte - A oficina de recreação com os estudantes do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO foi um dos atrativos do 9º Festival do Camarão, realizado de 15 a 18 de junho, no Camaroeiro. Foram muitas atividades e brincadeiras monitoradas pelos estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Biologia, Normal Superior, Biologia, História e outros.
O projeto intitulado "A cultura das brincadeiras infantis da nossa história" envolveu aproximadamente 80 alunos do UNIMÓDULO, tudo para que as crianças pudessem brincar e aprender nas oficinas de boneca de papel, balangandã, biboquê, Garoupa sai da Toca e pintura, que foram coordenados pelos estudantes do UNIMÓDULO, visando resgatar antigas brincadeiras e hábitos dos caiçaras.
O 9º Festival do Camarão foi mais uma manifestação da cultura caiçara, oferecendo ao público uma oportunidade de apreciar a culinária, a arte e outras curiosidades da cultura local em um só evento. Foram diversas atrações diárias, como shows musicais, tenda das artes, Casa da Farinha, corrida de canoas e até a cunhagem de uma canoa.
O evento foi organizado pela Fundação Cultural com o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. O UNIMÓDULO mais uma vez deu a sua contribuição. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO vence Copa Brasil de Canoagem
Compondo a equipe de canoagem de Caraguá, o atleta UNIMÓDULO, Edmar Soares, se destacou mais uma vez na Copa Brasil de Canoagem Oceânica, realizada na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis.

Litoral Norte - A equipe de canoagem de Caraguá se destacou mais uma vez na Copa Brasil de Canoagem Oceânica, realizada na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis, no domingo, 11. A prova, que foi organizada pela Associação de Canoagem local e EletroNuclear, reuniu aproximadamente 100 canoístas do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás e São Paulo.
A disputa foi grande, mas os canoístas de Caraguá não perderam a chance de garantir as primeiras posições e de trazer vários títulos para casa. Toda a equipe se destacou obtendo as primeiras e segundas colocações nas diversas categorias disputadas.
Para confirmar a competência da equipe basta conferir os excelentes resultados. Na Classe I Oceânico Individual Sênior, Fernando de Lima foi o campeão; na mesma classe, categoria master, o destaque foi para Humberto Santana, que ficou com o troféu de campeão; e para o vice Edmar F. Soarez, que é atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO. Na mesma classe, categoria super master, tivemos outro campeão: Antônio Cortez.
Na Classe II, categoria Sênior, Edneder F. Soares foi o campeão e Edvaldo F. Soares foi o vice. Na Classe III, Junior, outro campeão: Taffarel da Costa; na categoria Sênior, o campeão foi Pedro Paulo, o vice-campeão, André, e o terceiro colocado, Jairo. Na Classe III, Super Master, o campeão foi Ary Antônio.
Os canoístas de Caraguá agradecem ao apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, à Fundacc e a todos que deram seu apoio à equipe. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Campeonato de Futsal nos bairros em Caraguá teve as últimas partidas
Os bairros Olaria e Perequê-Mirim foram os últimos a competir na final do campeonato. Mais quatro equipes foram classificadas para disputar o Campeonato Regional que acontece em agosto no CEMUG

Caraguatatuba - Muitos gols e público de todas as idades, foi assim que aconteceram as últimas partidas do Campeonato de Futsal nos bairros em Caraguá. A competição que começou em maio nos núcleos esportivos do município, teve as últimas disputas nos bairros Perequê-Mirim e Olaria. Mais quatro equipes foram classificadas para disputar o Campeonato Regional da modalidade, no mês de agosto, no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
Na sexta-feira, 23, no ginásio do Perequê-Mirim, os atletas entraram em quadra para disputar os últimos jogos. Na busca pelo 3º lugar a equipe Unidos em Cristo enfrentou a Jovens da Paz e venceu em um jogo difícil, 6 a 5. A luta pelo título do campeonato foi entre os times Ájax e Naja. As duas equipes, que já estão classificadas para o Campeonato Regional, fizeram disputas acirradas, mas a Ájax não deu chance para o adversário e venceu de 1 a zero.
No bairro Olaria, os times que entraram em quadra na segunda-feira, 26, também fizeram jogos emocionantes. Na luta pelo 3º lugar, a equipe Esquadrilar enfrentou a F.D.M e venceu de 4 a 2. Os meninos das equipes Juventus e Martim de Sá entraram em quadra para brigar pelo 1º lugar da competição. As equipes, que também irão participar do Campeonato Regional, também fizeram disputas acirradas. O time Martim de Sá não deu chance para seu adversário e venceu de goleada, 5 a zero.
As três primeiras equipes foram premiadas com troféus e medalhas, também receberam premiação o goleiro menos vazado e o artilheiro de cada campeonato.
O Campeonato Regional, onde será definido o campeão do ano, acontece no mês de agosto. A competição que seria realizada no final de junho, foi adiada por causa da reforma do piso da quadra do CEMUG, que está previsto para ser inaugurado no mês de julho, com uma atração esportiva surpresa para o munícipes. (Fonte: PMC)

Equipe Promoções vence a Copa do Comércio em Caraguá
Além das equipes campeãs foram premiados o artilheiro e o goleiro menos vazado da copa

Caraguatatuba - A 6ª Copa Integração do Comércio, mais conhecida como a Copa SESC (Serviço Social do Comércio) em Caraguatatuba teve suas partidas finais no Ginásio de Esportes Luiz Cláudio do Prado, no bairro do Tinga.
O evento que reuniu atletas de vários comércios do município disputou o título na sexta-feira, 23. Em busca do 3º lugar da competição, a equipe Semar enfrentou a Center Trevo e perdeu de goleada, 1 a 5. Em seguida o time Lion Zeladoria enfrentou o Promoções e também perdeu de goleada 3 a 8.
A copa organizada pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação em parceria com o SESC de São José dos Campos premiou as três primeiras equipes com troféus e medalhas. O atleta Denis Nobre da equipe Promoções foi premiado como artilheiro da competição, o competidor marcou 15 gols para o seu time. O goleiro menos vazado foi Osni também da equipe promoções com 15 gols.
Voleibol - A equipe de voleibol infantil masculino da SECER disputou no domingo, 25, em Pindamonhangaba a primeira partida final da Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI). O time comandado pelo professor Ernesto Nardi venceu os donos da casas de 3 sets a zero com parciais de 22/25, 25/17 e 25/13. As partidas são em sistema de playoff. A próxima disputa está prevista para o dia 2 de julho, domingo, na quadra Benedito Lippi no bairro Poiares em Caraguá. (Fonte: PMC)

Câmara aprova Pauta e Urgência
Sessão encerrou o primeiro semestre de 2006.

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou na noite desta terça-feira - 27 de junho, durante a sua 21ª Sessão Ordinária semanal - a última do semestre, todos os projetos constantes na Ordem do Dia, bem como um Regime de Urgência de autoria do Executivo. O recesso dos Vereadores terá início em 1º de julho e termina no dia 31 do mesmo mês.
Foram discutidos, votados e aprovados todos os projetos da pauta. Do Vereador Omar Kazon (PL), que institui a Política Municipal do Idoso na cidade; Do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB) que concede meia entrada nos estabelecimentos de lazer e entretenimento aos funcionários da administração pública municipal direta e indireta e do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual Presidente do Parlamento Municipal, que obriga a Prefeitura a enviar via Sedez ou pelo sistema AR a expedição de carnês ou avisos de cobrança dos contribuintes.
O único projeto do Executivo na pauta concedia aos Agentes de Fiscalização de Trânsito - Marronzinhos - o adicional de risco à vida, na casa dos 30% sobre o vencimento principal de cada funcionário. O Executivo apresentou também projeto em Regime de Urgência, o qual remanejava verba de R$ 60 mil para obras na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Porto Novo. Segundo o Vereador Aurimar Mansano (PTB), as obras servirão para a realização de micro-cirurgias naquela unidade.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 Projetos de Lei, bem como foram votadas e aprovadas 2 Moções e 37 Requerimentos. Não houve a leitura de Indicações, visto que o Presidente Pardim preferiu emendar a Tribuna dos Vereadores com a Ordem do Dia. Neste período foi lido também relatório do Tribunal de Contas do Estado, a respeito de irregularidades na construção de um Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil).
Esta foi a última Sessão Ordinária semanal do primeiro semestre deste ano. O recesso dos Vereadores terá início em 1º de julho, terminando no dia 31 do mesmo mês. Segundo o Presidente Juarez Pereira Pardim, não há previsão para a realização de sessões extraordinárias durante o recesso.
A sessão de ontem voltou a ser transmitida pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8 (oito), juntamente com a rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pelo site da própria emissora.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela se prepara para sediar a 33ª Semana Internacional de Vela

Ilhabela - Em parceria entre Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento e Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer e Yacht Club Ilhabela, a cidade de Ilhabela sediará em julho a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com a participação dos principais velejadores do Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.
Ilhabela é o único município-arquipelágo marítimo brasileiro que, além de uma bela paisagem, possui 85% de seu território coberto por Mata Atlântica e protegido pelo Parque Estadual de Ilhabela, que é uma das unidades de conservação do Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). A cidade abriga 39 praias e mais de 300 cachoeiras, além disso, milhares de fragmentos arqueológicos integram o acervo do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico do município.
A hospedagem e a gastronomia da charmosa Ilha, também não fica para trás. Os visitantes poderão encontrar mais de quatro mil leitos disponíveis, divididos em hotéis, pousadas e chalés. Já a gastronomia fica por responsabilidade de 52 bares e restaurantes, que oferecem pratos requintados como o peixe com banana verde, frutos do mar, massas e carnes vermelhas. A culinária é bem diversificada, as opções vão desde o alto padrão de estilo mediterrâneo até a comida típica caiçara.
Suas perfeitas condições climáticas para a prática da vela e por seu grande potencial turístico, há 33 anos Ilhabela é palco para a realização do maior evento de vela da América Latina e considerado o melhor evento náutico do país, que em todas suas edições atrai milhares de pessoas, entre turistas e velejadores do mundo inteiro.
Em 2006, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela será ainda maior e acontecerá de 30 de junho a 15 de julho, entre a competição de monotipos e vela oceânica, envolvendo 600 embarcações e mais de 4 mil velejadores, sem contar com o público de mais de 70 mil pessoas que visitam a cidade durante o mês de julho, gerando mais de 80% de ocupação em hotéis e pousadas e movimentando R$ 7 milhões na economia local.
“Com muito empenho de todos os parceiros da Prefeitura de Ilhabela, tais como o Yacht Club, a Impact Sports, e os patrocinadores, teremos este ano a melhor Semana Internacional de Vela já realizada, com atrações de nível internacional para o público e uma altíssima competitividade entre os velejadores”, declarou o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias.
Com cinco sedes espalhadas pela cidade, a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, trará algumas inovações e um rico calendário de eventos que prometem agitar a Ilha durante todo o mês.
A “Sede 1” é a Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer que fica na praia do Pequeá, e é a sede da competição dos Monotipos. A sub-sede (“Sede 2”), para as categorias Optimist, Snipe, Laser, Holder, Day Sailler, Dingue, A Cat, Byte, Fórmula Windsurf, Kite, Tornado, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, 470, Lightning e Rádio Controlado, será na praia da Armação.
O Yacht Club Ilhabela é a “Sede 3”, e será a sede para as regatas da categoria de vela oceânica, considerada a elite da vela brasileira, que acontecerão entre os dias 07 a 15 de julho. A “Sede 4”, conhecida como Vila Interativa, será montada numa grade tenda, em uma área coberta ao público e anexa ao Yacht Club Ilhabela. Ela foi criada com o conceito de ser um local de convivência e integração entre velejadores, turistas, moradores, enfim, todo o público presente em Ilhabela durante o período do evento.
Para o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, “foi fundamental a parceria com o Governo do Estado para a realização de mais esta Semana Internacional de Vela de Ilhabela, promovendo oportunidades de crescimento dos atletas e incentivando a prática dos esportes náuticos na Capital da Vela”.
O Race Village (“Sede 5”), ficará no centro da cidade, por ser um ponto estratégico para divulgação do evento, além da beleza e história presente, é o principal ponto turístico da cidade, além de ser um dos locais mais freqüentados pelos próprios moradores, veranistas e turistas. No local, será criada uma grande estrutura que abrigará o palco, stands de patrocinadores, piscina de automodelismo, aquário de 12m de comprimento, entre outros, e onde também serão realizadas as cerimônias de abertura e premiação, shows musicais, espetáculos de dança, apresentação de orquestra e filmes, e outras atrações durante o evento.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a realização destes eventos tem como principal objetivo divulgar a cidade como pólo de desenvolvimento esportivo e turístico, contribuindo como instrumento social e econômico que irá proporcionar geração de empregos temporários; além de manter a tradição da capital deste esporte, que tanto cresce no mundo. “Temos certeza de que o público e os competidores irão aproveitar a 33ª Semana Internacional de Vela, que será o maior e mais estruturado evento de iatismo de todos os tempos”, ressalta o prefeito.

PROGRAMAÇÃO 33ª SEMANA INTERNACIONAL DE VELA DE ILHABELA

Monotipos
29/06/06 (quinta-feira)
9 h – Inscrições
Local: Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer

30/06/06 (sexta-feira)
9 h – Inscrições
11 h - Abertura da 33ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela
12 h – Encerramento das Inscrições
Tiro de 1 hora para a largada
13 h – 1ºRegata do dia
17h – Canoa de cerveja
Local: Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer

01/07/06 (sábado)
11 h – Tiro de 1 hora para a largada
12 h – 1ºRegata do dia
17 h – Canoa de cerveja
Local: Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer

02/07/06 (domingo)
10 h – Tiro de 1 hora para a largada
11 h – 1ºRegata do dia
18 h – Festa de Encerramento com entrega de prêmios
Local: Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer

Oceano
05 e 06 Julho - 4ª e 5ª feira
Das 14 às 21h - Receptivo, Inscrições e Pesagens IMS/ORC no YCI .
07 de Julho - 6ª Feira
Das 12 às 24h - Receptivo, Inscrições e Pesagens IMS/ORC no YCI,
ainda no YCI às 18 horas haverá o Welcome Cocktail.
08 de Julho - Sábado
10h50 - Regatas Alcatrazes e IlhaToque-Toque
09 de Julho - Domingo
19h00 - Cerimônia de Abertura no Race Village
10 de Julho - 2ª feira
11 horas - Regatas - VIII Grand Prix
17h30 - Canoa Cerveja no YCI
11 de Julho - 3ª feira
Regatas - VIII Grand Prix
17h30 - Canoa Cerveja no YCI
18h30 - Premiação do Grand Prix no YCI
12 de Julho - 4ª feira
10h30 - VI Regata Volta á Ilha
11h00 - Regata de Percurso Médio
17h30 - Canoa Cerveja no YCI
13 de Julho - 5ª feira
12h30 - Regata Barla-Sota
17h30 - Canoa Cerveja no YCI
18h30 - Premiações Regata Volta à Ilha às no YCI
14 de Julho - 6ª feira
12h30 - Regata Barla-Sota
17h30 - Canoa Cerveja no YCI
18h30 - Premiações Camps. no YCI
15 de Julho - Sábado
11h30 - Regata Barla-Sota
17h00 - Canoa Cerveja no YCI
21h00 - Premiações SIVI
23h00 - Festa SIVI
16 de Julho - Domingo
Confraternização no YCI – Livre
(Fonte: PMI)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove palestra na Câmara com o tema “Plano Diretor de Ilhabela como Instrumento de Preservação e Desenvolvimento”

Ilhabela - Nesta terça-feira, 27, seguindo a programação do Mês do Meio Ambiente, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, ministrou uma palestra na Câmara Municipal cujo tema foi “Plano Diretor de Ilhabela como Instrumento de Preservação e Desenvolvimento”.
Durante a palestra, Maria Inez explicou que o Plano Diretor é um instrumento que reúne as diretrizes para o desenvolvimento do município e as estratégias de ocupação do território municipal, com base na compreensão das funções econômicas, das características ambientais, sociais e territoriais da cidade, assim como de sua região de influência. O projeto foi feito através de um convênio firmado com a Universidade de São Paulo (USP), e teve como coordenadora da equipe técnica a atual secretária.
Com a palestra, um dos objetivos de Maria Inêz foi mostrar à comunidade como foi a elaboração do plano e os benefícios que, a partir de sua aprovação, o projeto trará à cidade e aos munícipes. Ela também destacou, que o projeto já está na Câmara desde dezembro de 2005 para ser aprovado, e incentivou a população a participar das discussões e decisões do Legislativo.
Houve também uma grande participação dos alunos do período noturno da E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, que se interessaram sobre o assunto a ponto de pedirem uma cópia do Plano Diretor à secretaria municipal de Meio Ambiente. (Fonte: PMI)

Prefeitura dá continuidade às atividades do mês do Meio Ambiente

Ilhabela - No último sábado, 24, em continuidade às comemorações ao Mês do Meio Ambiente, alguns funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela visitaram a E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, onde aconteceu mais um “Cuide de Ilhabela Brincando”.
Na ocasião, foram realizadas atividades recreativas, e um “papo” com os monitores sobre a importância da separação dos resíduos nas escolas e domicílios. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi, o projeto visa a conscientização das crianças em relação à preservação ambiental no município.
No domingo, 25, foi a vez da “Oficina de Empapelamento”, outro evento do Mês do Meio Ambiente, realizado desta vez na Pastoral da Criança, no bairro do Itaquanduba. O evento foi feito em parceria com a artesã Ivana Tomie Davidoff.
A oficina teve grande participação da comunidade, e seu objetivo foi incentivar as crianças a reutilizarem o papel e seus derivados, para a confecção de brinquedos, antes que estes sejam jogados fora. Depois dos brinquedos prontos, as crianças realizaram um teatro de bonecos, cujo tema abordado foi a preservação do meio ambiente.
“É muito importante cuidarmos do meio ambiente de nossa cidade, considerada a campeã em preservação da mata atlântica”, ressalta o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, incentivando as crianças a atuarem como “guardiões do meio ambiente”, aprendendo e ensinando ao próximo, posturas ecologicamente corretas. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Marinha controla acesso de barcos a Alcatrazes

São Sebastião - A Marinha informou ontem, por meio do 8ª Distrito Naval de São Paulo, que é permitida a atracação de barcos pesqueiros no arquipélago de Alcatrazes, apenas em situações emergenciais.
Segundo a Marinha, os pescadores têm que pedir autorização a Delegacia dos Portos de São Sebastião, antes de procurarem abrigo no arquipélago, quando enfrentam mau tempo em alto mar.
Segundo o assessor de comunicação social do 8º Distrito Naval, Capitão de Corveta Alberto Duek, para se abrigarem no arquipélago em situações de emergência os pescadores são obrigados a fornecerem via rádio dados sobre suas embarcações.
PIORIDADE- Segundo ele, a salvaguarda da vida humana no mar é prioridade da Marinha do Brasil.
Quando solicitam a autorização, os barcos ficam abrigados no Saco do Funil.
Duek explicou que a Marinha mantém vigilância em Alcatrazes, através de embarcações e helicópteros e, por vezes, flagra pescadores se valendo dessa autorização para pescar naquela área, o que é proibido.
Quando o barco desrespeita a proibição, a Marinha determina a atuação e a sua retirada da área.
NORMAS- O presidente da Colônia de Pesca de São Sebastião, Guilmer Tavares, disse que a Marinha deveria encaminhar por escrito às colônias de pesca da região as normas que autorizam os pescadores a se abrigarem no arquipélago.
Segundo ele, cerca de 12 barcos que procuraram abrigo no local ontem tiveram que deixar o arquipélago por determinação da Marinha.
PARQUE- A diretora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Viviane Buchianeri, afirmou ontem que não existe qualquer impedimento dos pescadores se abrigarem ao redor da ilha.
Segundo ela, apenas a pesca no local é proibida, por se tratar de uma unidade de conservação integral. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário de Estado da Cultura lança programação de inverno em São Sebastião

São Sebastião - Nessa quinta-feira, dia 29 de junho, a partir das 15h, o secretário estadual de Cultura, João Batista de Andrade, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, promovem o lançamento da programação de inverno em São Sebastião.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), dentro da programação de inverno em São Sebastião está prevista a apresentação de grupos de coral e chorinho em locais como a Rua da Praia, Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) e no bairro de São Francisco.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi declarou que além dos shows musicais, outras atrações gratuitas estão previstas, como um cinema ao ar livre no final de julho.
“A população está convidada para o lançamento oficial da programação que promete muito para a baixa temporada em São Sebastião”, disse Buzi.
Segundo a Sectur, além de São Sebastião, outras cidades serão beneficiadas com o programa do Governo Estadual, como Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Areias, Canas, Piquete, Queluz, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro e São Francisco Xavier. (Fonte: PMSS)

São Sebastião se prepara para receber Festa de São Pedro Pescador

São Sebastião - Em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de São Francisco, estará realizando entre os dias 29 de junho a 2 de julho, a Festa de São Pedro Pescador, na praça Lourenço Luvisi.
A festa é em comemoração a São Pedro (santo dos pescadores) e terá inicio na noite do dia 29 de junho, às 19h, com barracas de entidades que oferecerão comidas típicas, além da realização de shows e sorteios de brindes e prêmios como uma moto Honda CG 125 Fan, no último dia da festa.
Para o Frei Ricardo Packes, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, a festa tem fundamental importância na cidade. “A comemoração ao santo já é uma tradição na cidade, onde todos os anos os munícipes esperam a festa”.
No dia 2 de julho, às 9h30, haverá a missa festiva e às 10h30 uma procissão marítima, saindo do bairro São Francisco e percorrendo o canal de São Sebastião, realizando um encontro com a Procissão Marítima de Ilhabela.
Segundo o Frei, “a junção das duas procissões simboliza a união do povo e dos pescadores, por isso, é importante manter a tradição da festa”.
Frei Ricardo Packes esclarece que além do sentido religioso que a festa proporciona, ela ajuda na divulgação da cidade e no movimento turístico. “Muitas pessoas aproveitam a festa para visitar a cidade”.
A Secretaria de Turismo e Cultura proporcionará toda a estrutura para a realização do evento, como as barracas, tendas e iluminação.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que o intuito principal é valorizar o evento, mantendo sempre a tradição da festa na cidade.
“Em parceria com a Paróquia, oferecemos toda a estrutura necessária para a festa porque sabemos da importância dessa comemoração para a cidade”, diz o secretário.
No dia 29, às 22h, o cantor Jader se apresenta com seu repertório sertanejo e country para animar o público. Na sexta-feira, 30, às 22h, é a vez do grupo Saracote invadir o palco e fazer o público dançar ao som do forró. E no sábado, 1º de julho, os amantes do samba se encontram às 22h para a apresentação do grupo Papo de Samba.
Finalizando o evento, a sensação do momento, a banda Barriga Verde se apresenta no domingo, 2 de julho, às 22h. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião presente no Simpósio Interdisciplinar: Cultura, Educação e Arte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, representada pela Secretaria de Educação, participou do ‘Simpósio Interdisciplinar: Cultura, Educação e Arte’, realizado nos dias 22 e 23 de junho, no Centro Universitário Unimódulo, em Caraguatatuba.
O objetivo do encontro foi proporcionar discussões contínuas sobre as reformas educacionais do Litoral Norte Paulista, procurando entender suas diversidades na inserção e transformação regional.
No dia 22 de junho, após palestra de Jorge Luís Duran Centeno (Cônsul Geral da Venezuela) com o tema ‘Uma nova ordem sócio-econômica com a integração da América do Sul’, se formou uma mesa-redonda com os secretários de Educação do Litoral Norte, a dirigente regional de Educação do Estado, Edina Paula Roma Teixeira, e a mediadora, Profª. Maria Antônia Furgeri, coordenadora da Unimódulo.
A secretária da Educação de São Sebastião, Marilene Ramachoti Leite, defendeu o lema da cidade “Educação para uma vida cidadã!”.
“Nossa maior responsabilidade é proporcionar condições para a concretização do lema e, para isso, a qualidade do conhecimento é um dos principais pilares para a eqüidade social e sua democratização”, citou a secretária no encontro.
Defendeu ainda que o novo cidadão em processo de formação não é tarefa só da escola, no entanto, é ainda um dos espaços mais privilegiados de trabalho com o conhecimento básico para a sobrevivência e, por isso, deve ser disponibilizado a todos.
A atual administração se dispõe a atender essa globalização no contexto educacional, contribuindo dessa maneira para a formação do indivíduo em sua totalidade.
Entre os projetos apresentados no encontro, a secretária falou sobre os principais programas, parcerias e ações, como o Projeto Capacitar, Recuperação Paralela, Informática Educacional, entre outros. (Fonte: PMSS)

Programa de resistência às drogas da PM certifica 500 estudantes em São Sebastião

São Sebastião - O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, certificou nesta quarta-feira (28/06), no Teatro Municipal, cerca de 500 estudantes de São Sebastião. O projeto tem a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachotti Leite, o 1º tenente PM Alexandre Cândido, e diretores de escola. “É bom poder contar com a Polícia Militar no trabalho social. O principal investimento é no cidadão”, destacou o prefeito. “A gente procura desenvolver este trabalho em sua plenitude para que realmente estas crianças possam permanecer longe das drogas”, completou o 1º tenente Alexandre Cândido.
Pela manhã receberam certificados os alunos de 4ª série das escolas municipais Iraydes Lobo Viana (Itatinga), Verena Dória (Topolândia) e de Barequeçaba. À tarde, os estudantes das escolas municipais Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Maria Francisca Tavolaro (Pontal da Cruz) e Machado Rosa (Vila Amélia/Centro), além do Colégio Mestre (Bairro de São Francisco).
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é voltado às crianças de 9 a 14 anos. Os alunos participam do curso durante 17 semanas na própria escola, incluindo palestras de policiais militares e atividades pedagógicas. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as escolas, pais e Polícia Militar.
Baseado no programa americano chamado Dare (Drug Abuse Resistance Education), o Proerd já é desenvolvido em mais de 50 países. Em São Sebastião, as aulas são ministradas pelo soldado Egberto Jacinto dos Santos.
Para o aluno Alan Souza Santos, 10 anos, da E.M. Iraydes Lobo Viana, valeu o aprendizado. “É muito legal o curso do Proerd, pois temos segurança em dizer não às drogas”, afirmou.
Cleiton Vieira Pacheco, 10 anos, também aluno da 4ª série da escola Iraydes, diz que as crianças e adolescentes devem estar voltadas ao estudo e esporte. “Assim a gente vai ter um mundo bem melhor”, concluiu. No final do curso, cada aluno apresentou um trabalho de conclusão e os quatro melhores de cada escola receberam medalhas da Polícia Militar.
 (Fonte: PMSS)

Igreja Católica reúne fiéis nesta sexta em apoio à criação das ZEIS

São Sebastião - A Paróquia de São Sebastião promove nesta sexta-feira (30/06), às 20h, no salão paroquial da Igreja Matriz, uma reunião sobre a criação das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) no município. Segundo pároco Jaime Matheus, trata-se de uma oportunidade para que a comunidade católica obtenha informações sobre a proposta.
Durante a inauguração da praça em frente à capela do Guaecá, no último dia 8, o padre manifestou apoio às ZEIS. “A lei vai atingir os moradores de baixa renda, dando-lhes qualidade de vida e uma moradia digna. Venho a público manifestar meu total apoio ao projeto e espero que os vereadores tenham a consciência de que o projeto vai diminuir o problema da desigualdade social em São Sebastião”, disse o pároco, na ocasião.
No encontro desta sexta-feira, além dele, o prefeito Dr. Juan Garcia abordará o tema junto à comunidade católica. “Já avisamos todas as comunidades e os paroquianos poderão tirar suas dúvidas. Dou meu apoio porque é um projeto que beneficia os pobres”.
As ZEIS são parcelas do território destinadas exclusivamente à regularização fundiária e urbanística, além da construção de habitações de interesse social onde o zoneamento urbano permite uma ocupação diferenciada do resto da cidade. Oficialmente as ZEIS estão previstas na Lei Federal do Estatuto das Cidades desde outubro de 2001.
A criação e implantação das ZEIS em São Sebastião permitirá que o cidadão - morador de núcleo congelado - busque seu direito em relação à regularização de sua casa. Além disso, com a regularização da área, a Prefeitura pode ajudar o cidadão na busca desses direitos fundamentais, além de poder investir em melhorias de infra-estrutura urbana e nos serviços públicos, uma vez que dinheiro público não pode ser investido em áreas irregulares.
Ao todo, o projeto beneficia 41 núcleos congelados da cidade. Após a aprovação da lei, as ZEIS serão definidas por decreto que apresentará o levantamento planimétrico cadastral, definindo taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento. (Fonte: PMSS)

Arraiá Caiçara é esperança de grande público na Rua da Praia

São Sebastião - Com a baixa temporada chegando, a Secretaria de Cultura e Turismo não ficou atrás e está promovendo, entre os dias 07 e 16 de julho, o II Arraiá Caiçara, na Rua da Praia.
O intuito é movimentar o turismo e a economia na cidade, além de proporcionar a integração cultural das festas julina e caiçara, além de muita diversão para os munícipes.
Promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o II Arraiá Caiçara promete levar um bom público para a Rua da Praia, atraindo pessoas de todos bairros do município.
Na festa, a gastronomia estará em alta, com as barracas que oferecerão comidas típicas. Vale lembrar que a barraca mais enfeitada ganhará um aparelho de som.
Como diversão, serão realizados concursos de quadrilhas, onde serão avaliadas duas categorias: adulto e infantil, e para as vencedoras o prêmio será um aparelho de DVD.
O animado Festival Sertanejo de Calouros volta novamente este ano e a disputa será interessante nas categorias individual e dupla, na busca pelos prêmios de R$ 400, R$ 300 e R$ 200 para o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
O secretário de Turismo e Cultura, Júlio Buzi, afirma que a proposta do evento é manter a festa no calendário cultural da cidade. “Pretendemos proporcionar a comunidade uma opção de lazer e divertimento no mês de julho, nas férias escolares”.
Buzi ainda esclarece que a realização do Arraiá serve como forma de alavancar a economia na cidade, oferecendo atrações no centro da cidade. “Por ser baixa temporada, o comércio fica um pouco parado. Com o Arraiá, as pessoas além de se divertirem acabam ajudando na economia local”.
Inscrições - As inscrições para participar do Festival de Quadrilhas vão até o dia 3 de julho, e os interessados devem entrar em contato com a Sectur pelo telefone (12) 3892-2620, ou comparecer à sede da Secretaria, que fica localizada na Rua da Praia. Para os moradores da Costa Sul, as inscrições podem ser feitas na Praça Pôr do Sol.
Exposição - A Sectur, aproveitando a ocasião do Arraiá Caiçara, organizou a exposição “Arraiá – Viva esta emoção”, na própria sede. A exposição conta um pouco sobre a história das grandes festas juninas da "época de ouro", mostrando o melhor das festas caipiras.
O expositor, o renomado fotógrafo Edvaldo Nascimento, conta que além de suas fotos, os interessados poderão conferir na exposição registros do senhor Agnelo Ribeiro e Álvaro Dória (Seu Alvinho).
“Os registros datam desde os anos 40, onde São Sebastião tinha população média de cerca de 10 mil pessoas e se estendem até meados dos anos 90, mostrando as festas mais antigas do município com as quadrilhas tradicionais dos caiçaras”, explicou o fotógrafo. A exposição se estende até o dia 8 de julho e a entrada é franca. (Fonte: PMSS)

Fundo Social de Solidariedade e entidades beneficentes realizam o “1º Pechin Shop”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, realizará nos dias 1º e 2 de julho, a partir das 9h, no Centro Comunitário da Topolândia, o 1º Brechó Social “Pechin Shop”.
A iniciativa é do Fundo Social e entidades beneficentes que se uniram com o intuito de arrecadar fundos com a venda de roupas usadas, como ternos masculinos e femininos, vestidos, calças, saias, entre outros.
A primeira entidade filantrópica a ser beneficiada é o Projeto “Criança Feliz” do bairro da Topolândia, que atualmente atende 166 crianças de 0 a 10 anos.
De acordo com a presidente do Fundo, Rosa Maria Mota, o valor arrecadado será dividido entre o Fundo Social e entidades que auxiliarão na compra de roupas, sapatos e alimentos.
Para a coordenadora do Projeto Criança Feliz, Regina Célia da Silva, a parceria é muito importante, uma vez que a entidade tem poucos recursos e depende da solidariedade das outras pessoas. “As crianças ficaram muito felizes, pois com esse dinheiro já iremos planejar o natal delas”.
Ainda segundo Rosa, a idéia é não parar, e o próximo “Pechin Shop” já está sendo organizado e será realizado em parceria com a AMES (Associação de Amparo à Mulher Sebastianense) e o Projeto da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano) “Valorizando a Pessoa Idosa”. Esse brechó será todo feito com a venda de sapatos. (Fonte: PMSS)

Abramt se reúne em Tramandaí para mais uma reunião ordinária

São Sebastião - Os municípios pertencentes a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) vão se reunir no próximo dia 7 de julho, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul, para mais uma reunião ordinária. O evento está marcado para o Salão Azul da Sociedade Amigos de Tramandaí, a partir das 9h.
A Abramt iniciou as conversações com as assessorias da Amusuh (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas), Anamup (Associação Nacional de Municípios Produtores), e a Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo).
O objetivo dessa união é congregar todas as associações de municípios que recebam royalties e ICMS (Imposto obre Circulação de Mercadorias e Serviços), sejam de petróleo, gás natural, hidrelétricas, extração de minérios, em todas modalidades previstas na legislação vigente.
A idéia de liderar esse movimento pró-royalties foi proposta pelos prefeitos de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e de Macaé, Riverton Mussi, em reunião realizada no mês de junho deste ano na cidade carioca.
Na reunião de Tramandaí, deverá ser assinado um protocolo de ação conjunta entre a Abramt, Ompetro, Amusuh e Anamup, ou seja, a chamada Carta de Tramandaí. Este seria o primeiro passo para a criação da Fenamurr (Federação Nacional dos Municípios Recebedores de Royalties).
Segundo o prefeito de São Sebastião e presidente da Abramt, Dr. Juan Garcia, a criação da federação busca aglutinar forças políticas do Brasil todo, garantindo junto ao Congresso Nacional os direitos previstos na Legislação Federal (Leis 7.990 e 9.478), que dispõe sobre a distribuição de royalties.
"Queremos contar com os deputados que fazem parte da bancada do petróleo no Congresso Nacional, além de outras forças políticas das novas associações", explica o presidente da Abramt. "Temos de enfrentar as propostas de mudanças na legislação atual que tramitam na Câmara Federal e Senado, que se aprovadas podem trazer diminuições consideráveis nos repasses dos royalties e ocasionar uma queda muito grande no Orçamento dos Municípios".
A luta - Desde o ano passado, os 18 municípios que formam a Abramt travam uma luta para se evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás, não existindo nenhuma estrutura para embarque e desembarque, além de ser comandada a distância).
Na tentativa de participar do quantitativo de royalties distribuídos para os 18 municípios que se enquadram como sede de terminais, segundo a Lei do Petróleo, algumas cidades têm buscado junto ao Judiciário as liminares, com a argumentação técnica que, na avaliação da Abramt, fere dispositivos dessa legislação.
Por portaria da própria ANP (Agência Nacional de Petróleo), tem direito a receber royalties somente os municípios que contam com monobóias e/ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural. Com isso, o direito seria apenas dos 18 municípios associados a Abramt.
A perda desde 2002 chega a R$ 205 milhões. Somente no acumulado de 2006, a perda soma R$ 37,2 milhões.
Preocupada com essa situação, a presidência da entidade contratou um escritório de advocacia e criou um conselho de procuradores para acompanhar as ações e evitar novas liminares a favor de municípios não pertencentes a Abramt. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Mau tempo cancela procissão em Ubatuba

Ubatuba - O mar agitado causou o cancelamento ontem da tradicional procissão marítima da festa de São Pedro, em Ubatuba. Marcada para às 15h30, os barcos não puderam deixar o porto por causa do mar agitado e do mal tempo. A agitação marítima foi confirmada pela Capitania dos Portos de São Sebastião. O cancelamento da procissão frustrou fiéis, turistas e devotos do santo padroeiro dos pescadores, que esperavam o desfile dos barcos enfeitados e coloridos. Parte da procissão, a Bênção dos Anzóis ocorreu com os barcos atracados ao porto. A festa de São Pedro continua hoje com shows de folclore e musicais na Praça de Eventos, a partir das 20h. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores reivindicam finalização de tratamento de esgoto

Ubatuba - Os moradores do bairro Estufa 1 estão reivindicando da Sabesp uma solução urgente para os problemas envolvendo a rede de esgoto instalada no bairro.
Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a rede de esgoto já está instalada há cerca de três anos, mas não se encontra em operação em função da falta de bombas de recalque. “Algum morador fez ligações clandestinas na rede ocasionando um brotamento de esgoto a céu aberto e conseqüentemente um mau cheiro horrível”, diz um morador.
“Isso sem contar o risco de transmissão de doenças”, acrescentou.
Outro morador se diz indignado com a Sabesp. Ele diz que já há estação de tratamento do referido esgoto em pleno funcionamento e até hoje o mesmo não está sendo tratado. “Queremos saber o por que que não foram instaladas as referidas bombas”, questiona.
Os moradores se dizem satisfeitos em relação à Prefeitura, que está asfaltando as ruas do bairro, mas dizem que de nada adiantará se a Sabesp não solucionar o problema, “pois o esgoto sem as bombas, continuará brotando no asfalto do mesmo jeito”.
Outro lado - O gerente de Setor da Sabesp de Ubatuba, Iberê Fábio Horie, diz que sempre que recebem denúncias de ligações clandestinas, a “prioridade zero” é atender prontamente. “Assim que recebemos a denúncia, vamos ao local e procuramos resolver o problema de vazamento de imediato”, mas ressalta: “primeiro temos que ver se é ligação da Sabesp, se for rede de água pluvial não podemos mexer”, explicou.
Horie solicita ainda, que os moradores não façam esse tipo de ligação clandestina. “É muito importante que a população se conscientize disso. Essas ligações só causam problemas”, enfatiza.
Djalma Clarindo da Silva, encarregado operacional da Sabesp de Ubatuba, diz que as obras não foram concluídas e que existem sim, alguns pontos onde ocorrem problemas de vazamento.
“Nossa prioridade é verificar, localizar o problema e lacrar os PVs (poço de visita). Já fizemos isso no bairro do Perequê, por exemplo”, disse.
Em relação a finalização das obras, Djalma disse que eles não tem autonomia para esse tipo de realização. “É a diretoria geral que vê isso e não temos nenhum posicionamento de finalização. Não podemos afirmar quando serão encerrada as obras”, conta.
“Existem várias coisas que devem ser feitas. Como uma estação elevatória de esgoto por exemplo. Por enquanto, nos cabe fazer a avaliação e resolver o problema do vazamento prontamente”, concluiu Horie. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Polícia Militar vai usar 1.200 homens na “Operação Inverno 2006”


Ubatuba - No período de 1 de julho a 1 de agosto, a Polícia Militar realizará a “Operação Inverno-2006” nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.
O Festival de Inverno, que acontece anualmente nesses municípios situados na Serra da Mantiqueira é composto de diversos eventos como shows e exposições. A baixa temperatura típica da região e a coincidência com o período de férias escolares também são fatores que atrairão cerca de 1.500.000 pessoas para a região serrana, principalmente para Campos do Jordão.
A Polícia Militar, por meio de ações integradas de suas unidades subordinadas, empregará diversas modalidades de policiamento para intensificar o patrulhamento ostensivo e preventivo nessas localidades.
Segundo o cel PM comandante, Sérgio Teixeira Alves, “as medidas são necessárias, pois a grande concentração de pessoas nessas cidades aumenta a possibilidade de ocorrerem delitos como roubo, furto, acidentes de trânsito, danos ambientais, entre outros”.
Para essa operação, a Polícia Militar do Estado de São Paulo destacará aproximadamente 1200 Policiais Militares, além do policiamento existente na região.
A supervisão da “Operação Inverno” é do comandante do Policiamento do Interior Um (CPI-1), coronel PM Sérgio Teixeira Alves, responsável pelo policiamento no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Já o comando da operação é do tenente coronel PM Luis Augusto Guimarães, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (5º BPM/I), unidade que abrange a 3ª Companhia de Polícia Militar de Campos do Jordão.
“Na ‘Operação Inverno’, serão intensificadas as ações de polícia ostensiva nos referidos municípios, visando a preservação da ordem e a garantia da tranqüilidade de moradores e turistas, por meio do policiamento ostensivo geral, em perfeita integração com as atividades especializadas, como rodoviário, ambiental e aéreo, e, ainda, ações de defesa civil e resgate, uma vez que centenas de milhares de pessoas buscam a região da Serra da Mantiqueira em decorrência das férias escolares e do período de baixa temperatura, típica de montanha, aumentando a possibilidade de ocorrência de crimes e acidentes de trânsito”, diz o cel Teixeira Alves.
O efetivo será distribuído nas cidades e empregado nas diversas modalidades de policiamento, como Rádio Patrulhamento, Policiamento com Motocicletas, Força Tática, Policiamento Comunitário, Policiamento Integrado, Base Comunitária Móvel, Policiamento a Pé e Policiamento com Bicicleta.
Haverá ainda, o apoio de um pelotão das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA), com 6 viaturas e 24 Policiais Militares, um Pelotão de Polícia Montada (10 cavalos e 20 policiais militares), duas equipes do Canil (4 cães e 8 policiais militares) e um helicóptero Águia.
“Para sucesso da Operação, será empregada parte do efetivo administrativo. Outra providência foi a redução de folgas e afastamentos regulares dos integrantes das Unidades empenhadas`, pontua o tenente.
Estão programadas inúmeras operações do tipo bloqueio e saturação. Também serão implantados bloqueios fixos e permanentes nas principais entradas e saídas da região.
“A ‘Operação Inverno’ é aprimorada a cada ano, procurando acompanhar a necessidade de policiamento e, assim, poder garantir a total segurança, tranqüilidade e satisfação de todos”, conclui o coronel Teixeira Alves. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Agências bancárias obrigadas a colocar assentos para clientes

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, projeto de lei do vereador Charles Medeiros, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias estabelecidas no município de Ubatuba, a colocarem assentos para seus usuários.
Conforme a lei, ficam as agências bancárias de Ubatuba obrigadas a manterem no setor de caixas, assentos suficientes destinados exclusivamente aos usuários idosos, deficientes físicos e gestantes, para que possam aguardar sentados pela prestação do serviço bancário respeitando a dignidade desses cidadãos.
Segundo o vereador Charles Medeiros, é dever do município de assegurar a garantia de acesso a todos os cidadãos de modo justo e igualitário, aos bens, serviços e condições de vida indispensáveis a uma existência digna. “Considerando que é de conhecimento de todos, o desconforto, o prejuízo e o constrangimento físico e emocional a que muitas vezes são submetidos os idosos, gestantes e deficientes físicos ao permanecerem em pé por longos períodos para serem atendidos pela prestação dos serviços bancários, propus a promulgação de lei para que seus direitos sejam respeitados”, justificou o vereador.
Charles afirma “não ser aceitável que essas pessoas, na qualidade de consumidores fiquem a mercê de um serviço que não lhes reconhece a dignidade, causando-lhes constrangimento, além de colocar em risco sua própria saúde”, diz Medeiros.
De acordo com a lei, as denúncias dos usuários devidamente comprovadas, serão comunicadas aos órgãos competentes e as despesas decorrentes da execução desta, serão suportadas por dotações orçamentárias próprias suplementadas se necessário.
As agências bancárias terão o prazo de noventa dias após a publicação desta lei, para instalar os assentos em suas dependências, para uso de seus clientes durante a permanência dentro da agência. O descumprimento das disposições contidas na referida lei acarretará ao infrator a imposição de multa no valor de R$ 1.200,00, dobrado em caso de reincidência.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)


Prefeitura iniciará limpeza de lotes na Ressaca, Jardim Carolina e Maranduba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou nos últimos dias a identificação e cadastramento dos lotes que necessitam de limpeza nos bairros Ressaca, Jardim Carolina e Maranduba. No Itaguá o serviço está em andamento há alguns meses e praticamente todo o bairro já está com os terrenos baldios limpos, por iniciativa do proprietário ou da Prefeitura, que, expirado o prazo de 30 dias após a notificação, procede com a limpeza, que será cobrada na forma de preço público. O não pagamento do preço público gera a inscrição de seu valor em dívida ativa e a posterior cobrança em execução fiscal. O valor a ser cobrado do proprietário para execução dos serviços de limpeza de terrenos será de R$ 1,77 por metro quadrado. A lei permitindo que a Prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo Cesar, quando era vereador em sua segunda gestão.
Ação conjunta - O trabalho de limpeza de terrenos baldios é um trabalho conjunto entre as secretarias de Obras, Arquitetura e Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que teve início do final do ano passado. Segundo o secretário de Arquitetura, Rafael Ricardi Irineu, hoje 45% dos processos protocolados na Secretaria são denúncias de terrenos baldios, que acabam culminando no acúmulo de muito lixo, provocando a proliferação de bichos e insetos.
A Prefeitura alerta que a limpeza deve ser, preferencialmente, feita pelo proprietário do terreno, já que a administração pública está trabalhando com a capacidade total de equipamentos, além de ser economicamente mais viável para o munícipe se ele mesmo proceder com a limpeza de seu lote. (Fonte: PMU)

Oficina de Velas de nível avançado na ACIU

Ubatuba
· Será ensinado aos participantes como desenvolver velas nos tipos:
· Técnicas de mosaico;
· Luminárias vasadas;
· Placas luminosas;
· Placas com aplicações de parafinas coloridas;
· Confecção de objetos em parafina;
Velas gel
Período: 10, 11 e 12 de julho (2a à 4a feira)
Horário: das 18h00 às 22h00 (ou das 8h00 às 12h00, se neste horário tiver pelo menos 15 pessoas inscritas)
Carga Horária: 12h/aulas
Vagas: 30
Inscrições: R$10,00. (Deve ser pago no ato da inscrição para efetivação automática da matrícula)
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Vagas limitadas.
Inscrições na ACIU até dia 05 de julho ou até todas as vagas serem preenchidas.
ACIU: Rua Dona Maria Alves 587- Centro tel: 3832 1449 aciu

Festa da Tainha agita Maranduba em seu primeiro fim de semana

Ubatuba - A abertura da “3ª Festa da Tainha”, foi agitada no bairro da Maranduba neste fim de semana, 23 e 24. No sábado, o prefeito Eduardo Cesar esteve presente e experimentou a tainha assada, prato típico da região nesta época do ano. A festa continua no próximo fim de semana, com outras delícias típicas das festas juninas e também da culinária local, muita música e apresentações de danças. A “3ª Festa da Tainha” acontece na Praça de Eventos da Maranduba.
O evento foi realizado pela Associação da Baia do Mar Virado para o Turismo da Região Sul (Abamvitur), uma organização de cerca de 15 associações de bairro da região sul, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Administração Regional Sul, Secretaria de Turismo e Fundart.
O prefeito Eduardo Cesar parabenizou as associações de bairro pela união na realização da festa. “O sucesso evidente desse evento mostra que a união dos moradores de uma região em torno de seus ideais possibilita concretizar sonhos e prosperidade. Espero que a Festa da Tainha cresça a cada ano e se torne um evento tradicional, conhecido por várias cidades, por sua organização, beleza e qualidade”.
No final de semana posterior ao término da Festa da Tainha, dia 7, inicia-se o “1º Festival de Inverno”. Serão mais três finais de semana de muita música, gastronomia, teatro e danças típicas. Confira a programação das festas e desfrute com sua família!

“3ª Festa da Tainha”
30/06
Banda do Tiago
Dança Country / Quadrilha de Adulto

1/7
Banda do Everaldo
Grupo de Capoeira
1ºFestival de Inverno

7/07
Banda do Everaldo

8/07
Banda Pracaniz
Grupo de Hip Hop

14/07
Banda Tribo Caiçara

15/07
Banda do Tiago
Dança da Fita do bairro do Itaguá

21/07
Banda Pracaniz
Samba e Art

22/07
Tino Som
Quadrilha do Itaguá

28/07
Banda do Tiago

29/07
Banda do Everaldo
Teatro do Ademir
(Fonte: PMU)

Prazo para usufruir a Lei de Incentivos Fiscais termina dia 11

Ubatuba - O prazo para o contribuinte desfrutar dos benefícios da Lei nº 32/06, que concede incentivos fiscais para pagamentos de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa, ajuizado ou não termina no próximo dia 11 de julho. Para ter direito ao benefício o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos deste ano.
O contribuinte poderá optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, sem qualquer desconto ou o pagamento à vista, dispensado da incidência dos juros de mora e da multa. As parcelas não poderão ser inferiores a R$ 50 e para os débitos ajuizados, será necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Para o parcelamento, o contribuinte deverá comprovar a condição de proprietário ou, caso contrário, nomear um procurador. O não cumprimento do parcelamento concedido acarretará o cancelamento do incentivo fiscal instituído pela Lei, ficando o contribuinte inadimplente obrigado a pagar à Fazenda Municipal o saldo restante do débito acrescido das obrigações acessórias. Os interessados em receber o benefício fiscal devem se dirigir até a Execução Fiscal, no prédio anexo ao Paço Municipal, das 9 às 16 horas. (Fonte: PMU)

Projeto “Fala Cidadão” completa um ano
O “Fala Cidadão” é um dos mecanismos da Ouvidoria Geral da Prefeitura para agilizar as reivindicações da população junto à prefeitura

Ubatuba - O “Fala Cidadão”, um dos canais criados pela Ouvidoria da Prefeitura para levar reclamações, críticas, sugestões, elogios e pedidos dos cidadãos diretamente às secretarias, está completando um ano. Nesse tempo, o programa, que funciona por meio do site da Prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), registrou cerca de 320 ocorrências. Todas as ocorrências recebidas são repassadas para os secretários de cada pasta, que devem dar um retorno ao reclamante, geralmente, dentro de dez dias.
Entre as principais ocorrências, estão: pedidos de manutenção e limpeza de logradouros públicos, limpeza de terrenos, pedidos de informações sobre concursos públicos e empregos, pedidos de informações sobre a proibição de música em quiosques, denúncias sobre construções irregulares e crimes ambientais, informações sobre congelamento, ciclovias e outros.
A Ouvidoria Geral foi criada no final do ano passado, quando o prefeito Eduardo Cesar implementou uma reestruturação administrativa. A ela cabe, não só analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, mas também acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados. Para o prefeito, a Ouvidoria é a voz da comunidade de Ubatuba junto à administração municipal. “Nós estamos buscando todas as formas possíveis de manter um contato direto com a população. A Ouvidoria tem a importante função de intermediar o diálogo entre a prefeitura e a população”.
Além do “Fala Cidadão”, as pessoas podem se expressar e buscar contato com a Prefeitura pessoalmente ou por meio do telefone 3834-1022.
Utilizando corretamente - O “Fala Cidadão” é uma das ferramentas que o munícipe pode utilizar para se comunicar com a Prefeitura. Embora esse sistema seja eficiente para que costuma acessar a Internet, algumas ocorrências não podem ser completadas ou respondidas quando o internauta não preenche corretamente os campos do cadastro. O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra, explica que existem diversos campos no programa que precisam ser respondidos para que a mensagem chegue ao destinatário e possa ser respondida depois.
Dentro do link “Fala Cidadão”, primeiramente é preciso escolher a secretaria responsável pela ocorrência que se deseja registrar. Depois, escolhe-se o tipo de ocorrência, seja crítica, reclamação, sugestão, pedido ou elogio. É fundamental que os dados pessoais sejam preenchidos corretamente, em todos os campos, inclusive e-mail e telefone, que são meios de se obter a resposta. Algumas pessoas estão colocando o e-mail do destinatário, quando deveriam colocar seus próprios e-mails. (Fonte: PMU)

Campanha do Agasalho percorre Ubatuba de norte a sul

Ubatuba - A população de Ubatuba mais uma vez respondeu ao chamado e participou ativamente da Campanha do Agasalho 2006. No sábado, 24, aconteceu a Carreata do Agasalho, que teve a participação de dezenas de pessoas entre funcionários da Prefeitura de Ubatuba, Sabesp, Correios, Elektro, Guarda Mirim e Rotary Clube de Ubatuba.
A carreata, com carros, motos, caminhões e ônibus, partiu da Av. Iperoig e percorreu as ruas do centro, antes de se separar em direção às regiões norte, sul e oeste da cidade. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, aguarda a contagem dos agasalhos. “Acredito que conseguimos um bom número de agasalhos que poderão auxiliar a diversas famílias de Ubatuba. Ainda estamos recebendo o material dos postos de coleta e acredito que até o final de semana teremos os números finais”, disse Denise.
Gincana - O sorteio do aparelho de TV para as escolas que participaram da Gincana da Campanha do Agasalho 2006, que aconteceria no dia 24, foi adiado para que todas as escolas possam entregar sua colaboração. O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba agradece a todos que puderam efetuar doações e também às entidades que participaram ativamente: Sabesp, Correios, Elektro, Unitau, Guarda Municipal de Ubatuba, Supermercados Paulista, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados e Igreja Ágape. (Fonte: PMU)

Ubatuba candidata-se aos Jogos Regionais de 2007

Ubatuba - O secretário municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr. fala, nesta entrevista, do sonho da cidade em sediar os Jogos Regionais em 2007. Bittencurt faz também uma análise das ações de sua pasta nestes 18 meses da atual administração.

Como está a candidatura de Ubatuba para sediar os Jogos Regionais em 2007?

Bittencurt Jr:: Este é um desejo do prefeito Eduardo Cesar, compartilhado pelos esportistas da cidade. O município terá, independentemente dos Regionais, duas novas piscinas municipais, uma no Sertão da Quina e outra no Perequê-Açu, criando novas vagas para os esportes aquáticos na cidade e atendendo às exigências do comitê organizador dos Jogos. Alem disso, vai construir mais dois ginásios poliesportivos, adaptará os dois que nós temos em escolas (Taquaral e Estufa II) e não medirá esforços para que Ubatuba tenha toda a infra-estrutura necessária para a realização de uma competição de tal importância.
Estamos disputando o direito de sediar os Jogos em 2007, com a cidade de Guarulhos, que é uma grande potência, mas creio que a simpatia do Litoral Norte, o clima, a segurança e a beleza aliados as novas instalações podem trazer os Jogos Regionais 2007 para Ubatuba.

E a preparação para os Jogos deste ano em Lorena ?

BJ: Estamos fechando a delegação e vamos contar com aproximadamente 250 atletas, disputando18 modalidades oficiais e 5 extras. Como novidade para este ano teremos a participação das equipes de handbol, biribol e ciclismo feminino. Estaremos em Lorena nesta semana para o congresso técnico e também para divulgação de nossa candidatura, junto a delegados de outras cidades.

Como foram esses 18 meses para o Esporte de Ubatuba?

BJ.: A avaliação é extremamente positiva. Temos ótimos profissionais na SMEL, o que foi determinante para que alcançássemos sucesso rápido nessa empreitada. Aumentamos o número de eventos, chegando à expressiva marca de 106 no ano passado. Criamos mais escolinhas de esportes e mais vagas nas escolinhas já existentes. Começamos a participar de competições importantes fora do município, como o Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, do qual somos líderes do circuito. Mas sabemos que, apesar dos inegáveis avanços, muitas ações ainda precisam ser feitas.

A formação de novos atletas é uma preocupação da secretaria. Ubatuba tem hoje 10 escolinhas de esporte. Existe projeto para novas modalidades?

BJ: Há de se ressaltar que criamos várias escolinhas de esportes ao longo desses quase 18 meses de administração do prefeito Eduardo César. Essa é uma filosofia dele e uma recomendação que recebo constantemente do prefeito para que tenhamos ainda mais opções nesse sentido. Implantamos as Escolinhas Municipais de Karatê, Tênis de Mesa, Futsal e Atletismo. Criamos Escolinhas Municipais de Tênis de Mesa e Xadrez para a Melhor Idade. E tem ainda a parceria com o Governo do Estado, que nos proporciona o projeto “São Paulo do Skate”, a nossa escolinha da modalidade. Apesar de tudo isso, ainda estudamos ampliações e estamos buscando uma forte parceria para implantar a Escolinha Municipal de Tênis.

Uma das maiores reclamações é quanto ao número de vagas na piscina municipal. Existe algum projeto para resolver esse problema?

BJ: Claro! Com a construção das duas novas piscinas no município, aumentaremos consideravelmente o número de vagas e descentralizaremos um pouco a natação em Ubatuba.

Qual o apoio dado ao esporte de competição da cidade?

BJ: Todos os esportes têm algum tipo de apoio da Prefeitura. De acordo com a competição, nós oferecemos transporte, alimentação e inscrição para os atletas (casos das ligas de basquete e voleibol, por exemplo). Em outras, a Prefeitura fornece o transporte. Já mandamos vans para levar o surfe para Florianópolis duas vezes, o jiu-jitsu já teve apoio e viagens para o Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras cidades, a natação e o ciclismo participam de campeonatos paulistas e são contempladas com transporte até mesmo para etapas distantes, como Ourinhos. Isso sem falar na própria reestruturação interna, criando setor específico de competição dentro dos esportes, como acontece no surfe, por exemplo, que tem um veículo à disposição diariamente para levar os atletas para as praias escolhidas pelo técnico Alberto Jacob, uma iniciativa tão positiva que trouxe de volta para a Escolinha Municipal de Surfe a atleta Suelen Naraísa, um dos grandes nomes do esporte de Ubatuba.

Como está a situação do esporte nos bairros?

BJ: A descentralização está a caminho. A partir da administração do prefeito Eduardo César, nós passamos a ter núcleos das escolinhas de surfe e futebol na Região Sul, núcleo da escolinha de futebol na Região Oeste (aulas na Marafunda, em parceria com a Secretaria da Educação, via Escola Prefeito Silvino Teixeira Leite) e implantaremos em breve a escolinha de futebol no Perequê-Mirim. Além de outros estudos, contemplando também a Região Norte.

A secretaria também desenvolve atividades de lazer. Fale um pouco sobre elas.

BJ: O carro-chefe das atividades de lazer é o projeto “Recreando em seu Bairro”, que deve atender cerca de 15 bairros neste ano. São atividades de recreação desenvolvidas pelos nossos monitores diretamente nos bairros. Resgatamos ainda dois importantes eventos do setor, como o Concurso de Esculturas na Areia e o Concurso de Pipas, ambos com enorme sucesso de público em 2005, atraindo, inclusive, a cobertura da TV Vanguarda.

Em 2005 Ubatuba teve os Jogos de Inverno, em julho. Existe algo preparado para este ano?

BJ: Há uma série de eventos esportivos que serão realizados em Ubatuba durante o mês de julho. Podemos destacar a nossa etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas e o Super Surf, o campeonato brasileiro de surfe profissional, entre vários tantos.

Ubatuba, a capital do surfe, pode ser chamada também da “Capital do Esporte no Litoral Norte”?

BJ: O conceito de melhor ou pior pode ser subjetivo. Porém, analisando essa questão de forma bem direta e pragmática, podemos dizer, com certeza, que Ubatuba tem os melhores resultados do Litoral Norte. Nossa natação ganha tudo que disputa por aqui com larga vantagem; nosso basquete masculino foi campeão do Vale do Paraíba ano passado; nosso jiu-jitsu tem campeões mundiais, nosso surfe tem campeões brasileiros e mundial (Wiggoly Dantas); nosso ciclismo foi a única equipe do Litoral Norte que se classificou para os Jogos Abertos de Botucatu, em 2005 e, tomando por base a competição mais recente, os Jogos Abertos da Juventude, competição sub-18 oficial do Governo do Estado, nós eliminamos, neste ano, os nossos vizinhos nos três jogos eliminatórios que fizemos contra eles: futebol masculino, vôlei masculino e vôlei feminino. Portanto, a nossa superioridade esportiva sobre as outras cidades do Litoral Norte é clara e notória. (Fonte: PMU)

Ubatuba é alvo de pesquisas.

Ubatuba - A famosa Ubatuba é internacionalmente conhecida pela beleza de suas praias e cachoeiras, por sua importância histórica, por seus campeonatos de surfe e nas últimas décadas por oferecer um vasto campo de estudo para pesquisadores.
Por ser uma cidade litorânea e devido a sua proximidade com a Serra do Mar, nossa cidade tornou-se o laboratório permanente de muitos cientistas, que interessados na biodiversidade de nossa fauna e flora, submetem vários projetos a agências de fomento para que estas possam subsidiar seus respectivos trabalhos.
O Projeto Biota-Fapesp, é o projeto mais integrador, pois reúne diversos pesquisadores e muitas universidades, com o propósito de fornecer dados científicos sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo.
Como projeto integrante do Biota-Fapesp está o “Levantamento fisionômico das comunidades bentônicas de substrato consolidado do litoral”, coordenado pelo professor Dr. Flávio Berchez do Instituto de Biociências da USP. Em seu projeto, é proposta uma nova metodologia de estudo da ecologia de costões rochosos (conhecida aqui por costeira). Através da análise de imagens, já foram desvendados quatro quilômetros da costa brasileira. E grande parte do litoral do Parque Estadual da Ilha Anchieta já foi estudada pela equipe. Além de fazer ciência, o grupo mantém na ilha o Projeto Trilha Subaquática, que oferece atividades de educação ambiental no próprio ambiente marinho.
Outro caiçara por pesquisa é o professor Dr. Adilson Fransozo, coordenador do Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, que publicou no ano passado um artigo científico sobre a composição e abundância dos caranguejos nas regiões de Ubatuba e Caraguatatuba. Segundo o estudo, na região de Ubatuba foram encontrado um total de 33 espécies e o estudo pode servir de base para futuros monitoramentos ambientais na região e para mecanismos de conservação e manutenção da biodiversidade do litoral norte paulista.
Além desses projetos, muitos outros estão em andamento, e instituições de nossa cidade, como o Instituto de Pesca, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, entre outras, também realizam atividades de pesquisa. No entanto, quando se faz uma busca pela Scielo (uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção de artigos científicos brasileiros) de trabalhos relacionados com Ubatuba, encontramos um total de 42 publicações, um número razoavelmente grande para a quantidade circulante de revistas científicas nacionais, porém minúsculo perante o potencial natural que nossa terra oferece.
Camilo de Lellis Santos - Biólogo Ass. char

Prefeito discute construção de casas populares com a comunidade do Taquaral
O prefeito garantiu que as casas somente serão entregues se houver a infra-estrutura necessária

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve nesta segunda-feira, 26, pela terceira vez, reunido com a comunidade do Taquaral a fim de discutir sobre a construção de mais 144 casas populares no bairro. A necessidade da reunião se deu devido à insegurança daquela população no que diz respeito à infra-estrutura do bairro para comportar as casas financiadas pela CDHU. O prefeito fez questão de deixar bem claro que as chaves das casas populares só serão entregues se toda a infra-estrutura necessária estiver viabilizada. Saneamento básico, vagas nas escolas e melhorias no posto de saúde são para o prefeito medidas essenciais para a entrega das casas.
Por quê no Taquaral? - O secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, realizou uma apresentação para explicar os moradores como funciona a implantação das casas populares e o por quê do bairro Taquaral ter sido escolhido para sediar estas 144 casas populares.
De acordo com o secretário, Ubatuba possui um déficit habitacional de cinco mil unidades e o Taquaral possui as condições mais favoráveis para as casas da CDHU: posse da área pela Prefeitura Municipal; estudos e levantamentos de campo pré-existentes; acesso ao perímetro urbano do município; atendimento à legislação ambiental e de uso e ocupação do solo local; maximização do uso da área e integração com infra-estrutura de serviços públicos existentes (educação, saúde, entre outros).
Ainda de acordo com a apresentação, o empreendimento não será implantado sem aprovação prévia da Sabesp, em relação ao saneamento. Há, ainda, a possibilidade de coleta pública pela Sabesp com posterior encaminhamento à ETE – Praia do Itaguá e não haverá problema de fornecimento de água para o empreendimento e ao bairro, como um todo, após sua implantação efetiva.
Objetivos - O objetivo final da implantação desse conjunto habitacional é o de proporcionar à população que dificilmente teria acesso a financiamentos de suas casas-próprias, moradias que respeitem as condições de habitabilidade e possam restabelecer a dignidade social daquela parcela que hoje ocupa áreas de risco sócio-ambiental. O prefeito, que mora no bairro vizinho ao Taquaral há onze anos, disse estar completamente à vontade para falar sobre a construção das casas já que conhece muito bem o bairro e a necessidade daquela comunidade. “Na minha opinião as casas populares não depreciam o bairro e realizam o sonho de muita gente”, disse Eduardo Cesar, que falou também sobre a melhora da infra-estrutura para as casas populares construídas em gestão anterior. O projeto prevê apartamentos de 42 m² , com dois quartos.
Vereadores - Também estiveram presentes na reunião, que ocorreu na Escola Municipal José de Souza Simeão, os vereadores Jairo dos Santos, Claudinho Gulli, Charles Medeiros e Edílson Félix. Todos eles concordaram que a decisão da maioria prevalecerá e que se a comunidade decidir pela construção das casas, elas deverão ser implantadas. “Todas as obras desta gestão estão caminhando muito bem e as casas terão a mesma qualidade”, disse Claudinho.
Para o prefeito, foi muito importante a presença dos vereadores, já que independente de qualquer posição política, o assunto das casas da CDHU é sério e deve ser amplamente discutido.
Ao final, a comunidade ficou mais segura quanto à infra-estrutura para as casas, já que o prefeito garantiu que o empreendimento só será entregue quando houver totais condições para tal. (Fonte: PMU)

Fatec Pública para o Litoral Norte em discussão

Ubatuba - Reuniram-se no último dia 20, na Câmara Municipal de Ubatuba, o vereador Charles Medeiros, vereador de Ilha Bela Jorge Roberto Campos- o Beto, Kleyton Magalhães líder de comunidade jovem de Ilhabela e o radialista Luiz Serpa da Rádio Costa Azul. Foram discutidas ações para pleitear junto ao Governo do Estado a implantação de uma Fatec Pública no Litoral Norte. O vereador Beto e Kleyton Magalhães vem se reunindo com lideranças no litoral e discutindo formas de trabalhos para o solicitado.
O litoral Norte possui cerca de 250 mil habitantes e a região necessita de um ensino técnico e superior específico e segundo Magalhães, nos últimos dez anos, numa pesquisa realizada pelo MEC, os cursos de tecnologia cresceram em quase 600%. O Litoral Norte possui boas instituições de ensino, mas é carente ainda de uma Fatec Pública, conclui. Uma das ações é recolher assinaturas para serem entregue as autoridades competentes. O gabinete do vereador Charles Medeiros está a disposição para o recolhimento das assinaturas. O vereador Charles Medeiros destaca a importância da solicitação, já que desde de seu primeiro mandato tem se preocupado com a qualificação e requalificação dos cidadãos, e segundo ele, sempre existiu a necessidade real de trabalhar a melhoria e qualificação profissional de nossos munícipes, principalmente agora com a instalação da base de gás no Litoral Norte, a necessidade se torna ainda maior. “Esperamos a compreensão das comunidades do Litoral Norte e contamos com união de forças para realizar esta tão importante obra.” Afirma Charles Medeiros. ass. char

ACIU conscientiza empresários de Ubatuba
Empresário, não coloque seus produtos na calçada

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba tem recebido várias reclamações de consumidores em geral e de empresas associadas devido ao fato de alguns comércios exporem seus produtos nas calçadas.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, o objetivo é a democratização do espaço público no centro da cidade. “Sabemos que nossas calçadas são estreitas, se colocarmos produtos de nossos estabelecimentos nessas áreas, além de atrapalharmos o trânsito de pedestres, enfeiar a cidade, também poderemos causar um mal-estar com os demais empresários, pois se um pode, todos os outros se sentem no mesmo direito”, acredita o presidente da ACIU.
“O que está acontecendo é que as empresas estão tomando todo o espaço das calçadas. Alguns deles acabam desrespeitando e até “escondendo” o negócio do vizinho com tanta publicidade. E ainda colocam em risco a vida das pessoas, pois existem itens que se cair na cabeça de um, machuca feio”, afirmou um empresário que preferiu não se identificar.
Por este motivo, Ahmad solicita aos empresários da cidade, filiados ou não à ACIU, que se conscientizem e não exponham mais seus produtos nas calçadas. “Vamos ter bom senso e cuidar para que nossa cidade não fique com cara de 25 de março. Sabemos que a fiscalização da Prefeitura não consegue dar conta, pois são apenas 6 fiscais para Ubatuba inteiro”. Contamos com a compreensão de todos. Moradores, empresários e turistas agradecem. aciu

Prefeitura de Ubatuba investe em tecnologia
A nova página eletrônica da Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano revoluciona o sistema de disponibilidade de informações da Prefeitura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba investiu na modernização de seus equipamentos e ferramentas com o objetivo de facilitar a vida do munícipe no acesso às informações. O site da Prefeitura na Internet tem agora o link “Mapas de Ubatuba”, no qual o cidadão pode acessar a Lei 711/84, que dispõe sobre o uso do solo no município e ver nos mapas disponíveis em alta resolução em que zoneamento encontra-se seu imóvel.
De acordo com o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, que idealizou a página na web em parceria com a Assessoria de Tecnologia da Informação, o que motivou a criação do link foi a necessidade de prover informações tanto para os profissionais liberais da área de arquitetura como para a população em geral.
“Agora o cidadão não precisa se deslocar até a Prefeitura para ter acesso a certas informações. O atual governo está disponibilizando tudo o que a Prefeitura tem, sem omitir ou criar dificuldades. Nosso objetivo é que as informações estejam cada vez mais acessíveis para a população. É um grande avanço técnico e a administração está inovando, facilitando a vida do munícipe”, disse Rafael. Os mapas de Ubatuba estão disponíveis no endereço eletrônico www.ubatuba.sp.gov.br (Fonte: PMU)

Prefeitura prestigia artista que representou o município em exposição internacional

Ubatuba - A Assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, representou o prefeito Eduardo Cesar na solenidade de encerramento do XI Circuito Internacional de Arte Brasileira, realizado nas dependências do Masp – Museu de Arte de São Paulo -, na capital paulista, no último dia 24. A assessora foi prestigiar o artista plástico Luiz Correia, morador de Ubatuba há 15 anos, que foi selecionado, entre inúmeros artistas de 14 estados brasileiros, para representar o município no circuito, que é considerado um dos mais importantes eventos culturais de artes plásticas do mundo.
Com esta escolha, Luiz Correia teve a oportunidade de expor suas telas na Áustria, Eslováquia, Tchecoslováquia, Espanha e em mais três cidades brasileiras: Diamantina (MG), Maringá (PR) e São Paulo. As exposições começaram dia 18 de março e se estenderam até o dia 25 de maio, com apoio do setor cultural da Embaixada Brasileira dos países participantes do circuito.
“Para mim foi algo realmente muito bom e uma oportunidade pela qual eu não esperava. Curadores procuraram por todo o litoral para escolher um artista e viram meus trabalhos em Paraty, onde exponho. É um orgulho muito grande ter sido escolhido ao lado de mais 14 brasileiros para expor em outros países”, disse Luiz Correia, que desde a infância manifestou seu dom pelo desenho e pintura, reproduzindo em crayon, aquarela, pastel e óleo paisagens e assuntos que lhe eram mais familiares. Segundo Luiz, a participação no Circuito já está lhe rendendo novos convites para participar de vernissages nacionais e internacionais. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba mantém liderança do Campeonato Paulista de Águas Abertas
Segundo lugar em Itirapina garante a liderança do ranking do Troféu “Waldir de Souza” para a equipe do Litoral Norte

Ubatuba - A equipe de natação da Prefeitura de Ubatuba ficou com o vice-campeonato da prova curta (válida pelo Troféu “Waldir de Souza”) na 5ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, disputado no domingo, 25, na Represa do Broa, em Itirapina. A etapa reuniu cerca de 900 nadadores e foi considerada pela organização, como uma das mais disputadas da temporada. Mesmo obtendo bons resultados em algumas categorias, a vitória por equipes na prova curta (1 Km) ficou com a equipe do Círculo Militar/4 Fit, que totalizou 468 pontos na etapa. Ubatuba, que terminou a etapa com 440 pontos, se manteve na liderança do ranking, pois seu adversário mais direto, o Tênis Clube Paulistano, ficou em terceiro na etapa, com 440 pontos.
No ranking por equipes Ubatuba permanece na liderança, agora com 39 pontos e o Tênis Clube está em segundo lugar, com 37.
Os atletas Patrick Graglia, Caio Santos, Rômulo Santos, Delmar Corrêa, Camila Faria, Stefany Luz e Abner França venceram suas provas; Ricardo Rocha, Priscila Santos, Caíque Fileto e Nelson Batista foram vice-campeões e Gustavo Mendes e Sara Sartorato concluiram a prova na terceira posição em suas respectivas categorias. Alguns atletas não puderam disputar a prova, devido a um atraso para a largada, mas não devem ser muito prejudicados: o regulamento prevê o descarte do pior resultado.
Ubatuba sedia 6ª etapa
A Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, será palco da sexta etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, a “37ª Travessia Internacional de Ubatuba”, que será disputada em percurso de 1000 (largada da praia do Matarazzo), 3000 (largada do Cais) e 9400 metros (largada do Perequê-Açu). A prova acontecerá no dia 16 de julho.
As inscrições para a Travessia estão abertas e podem ser feitas na piscina municipal até o dia 6 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-4261.
História da Travessia - A travessia foi idealizada em 1959, pelo Grêmio Estudantil 28 de Abril, do então Ginásio Capitão Deolindo, na época presidido por Justo Arouca. Em 29 de maio de 1960, dezoito nadadores partiram do Perequê-Açu para um percurso de 3.100 metros. O campeão da primeira travessia foi Ronaldo Gonçalves Duarte. Em 1963 a comissão de Esporte da Prefeitura Municipal de Ubatuba assumiu a organização da prova, o que regionalizou a competição. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo incluiu a prova no calendário oficial de eventos em 1968 e, no ano seguinte, já com a organização da Federação Paulista de Natação, a prova assumiu caráter internacional. O evento deixou de ser realizado entre 1978 e 1983. Em 2005 Ubatuba ficou com o título da etapa por equipes.

 (Fonte: PMU)

Ginástica Rítmica de Ubatuba é destaque em São José dos Campos

Ubatuba - A equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba conquistou ótimos resultados na fase regional do Torneio de Massificação Haideé Nassif,, disputado no domingo, 25, em São José dos Campos. O desempenho de Ubatuba pode ser considerado muito bom, pois das 79 atletas que participaram da competição, 29 tiveram notas entre 9 e 9,9 e 39 delas conquistaram medalhas de destaque. As ginastas Isabela Teodoro Nassa, no aparelho Bola e Pedrina Ferreira Gomes, Pâmela Cristina e Pâmela Gonçalves na modalidade Mãos livres obtiveram notas 10 no torneio.
“A Prefeitura de Ubatuba tem dado um grande apoio à GR e estamos fazendo o máximo para retribuir com bons resultados”, disse Jerusa Parada Suguimoto, treinadora da equipe. Agora os olhos estão voltados para os Jogos Regionais que serão disputados na segunda quinzena da julho, em Lorena. “Conseguimos a classificação para os Jogos do Interior por dois anos consecutivos e vamos continuar nos empenhando. A GR está evoluindo em todas as cidades da região, mas nos esforçaremos para lutar por bons resultados”, completou a treinadora.

(Fonte: PMU)

Elektro faz palestra sobre economia de energia
Com a mudança de comportamento é possível economizar cerca de 20% nos gastos com energia elétrica

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba participou na última quarta-feira, 28, de uma palestra ministrada pelo multiplicador do Programa de Gestão Energética Municipal, Valter Ebram, sobre os meios que podem ser utilizados para o combate ao desperdício de energia elétrica em prédios públicos. Ebram explica que os prédios públicos são, na maior parte das vezes, os maiores consumidores de energia nos municípios.
Segundo o consultor institucional Ercílio Birello, as palestras direcionadas ao poder público ensinam como utilizar todos os benefícios da energia elétrica, sem perder o conforto e eliminando os desperdícios. A troca de lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas e a individualização dos circuitos são exemplos que fazem com que os gastos com energia sejam significantemente reduzidos. Mas, de acordo com Birello, a principal arma contra o desperdício é a postura de cada um. Apenas com a mudança nos hábitos, é possível reduzir até 20% nas contas de luz. “É importante que todos contribuam para a melhora na condição financeira do município. Com a economia pode-se aplicar o que antes era desperdiçado em outros setores”, explica Birello.
Para o vice-prefeito, Domingos dos Santos, “a economia de energia é muito importante, ainda mais nesta fase de tanta preocupação com os recursos naturais. A Prefeitura tem muito interesse no combate ao desperdício para que haja mais recursos orçamentários para outras áreas”. Para o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, a palestra serve também para estreitar o relacionamento entre a Prefeitura e a Elektro, para solução de outros problemas do município em relação à energia elétrica.
Gestão Energética Municipal - A Elektro realiza, todos os anos, o Programa Gestão Energética Municipal, com o objetivo de otimizar o uso de energia elétrica em parceria com as prefeituras de sua área de concessão. Em palestras voltadas para administradores e secretários municipais, a Elektro aborda como as prefeituras podem identificar e quantificar os potenciais de conservação, a necessidade de substituir tecnologias ultrapassadas e a utilização de fontes energéticas mais eficientes. O “Gestão Energética Municipal” também oferece instruções e dicas aos dirigentes no combate ao desperdício e uma nova visão à administração pública municipal no que se refere ao gerenciamento de energia elétrica. (Fonte: PMU)

Casa do Brinquedo prepara programação para férias escolares

Ubatuba - A unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba prepara uma programação especial para as crianças durante o mês de julho. À partir do dia 10 estará atendendo as crianças de 4 a 12 anos às segundas, terças, quintas e sextas-feiras em quatro horários: 8h, 10h, 13h30 e 15h30. A manutenção será feita às quartas-feiras. “Queremos receber não apenas as crianças de Ubatuba, mas também, visitantes de outras cidades”, diz Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba.
Em uma grande área ao ar livre são montadas tendas, com brinquedos para todas as idades, como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, bonecos, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço e muito mais.
Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiver na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos ligue para: 3832-1608. A unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba foi inaugurada em 31 de maio e já recebeu a visita aproximadamente 500 crianças no primeiro mês de funcionamento. (Fonte: PMU)

Cresce participação popular nas reuniões do Plano Diretor Participativo
A Câmara Municipal também está participando das reuniões, com presença de vereadores em quase todos os encontros

Ubatuba - As reuniões comunitárias realizadas para ouvir a comunidade quanto às necessidades dos bairros para a elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba têm atraído cada vez mais pessoas, com uma crescente participação popular, tanto quantitativa como qualitativamente. Nos dias 26 e 27 de junho foi a vez de a região central começar a participar das reuniões.
De acordo com o Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Municipal, René Nakaya, que também faz parte do Núcleo Gestor do PDP, nestas duas últimas reuniões houve um enorme número de informações coletadas, com grande participação popular. Na reunião do dia 27, na Estufa II, por exemplo, o grupo já havia se reunido previamente, já levando para o encontro um relatório com as principais reivindicações para o bairro, o que mostra a melhora na qualidade da participação dos munícipes nas reuniões.
Saneamento, habitação e turismo foram os temas mais abordados na região central, que ainda recebe mais três reuniões do Plano Diretor Participativo: uma no dia 28, na Marafunda, outra no dia 30, no Taquaral e no dia 3 de julho, no Sumaré.
Destaque também para a presença do Poder Legislativo nas reuniões. No centro, os vereadores Charles Medeiros, Jairo dos Santos e Edílson Félix estiveram participando e na região sul, a vereadora Luciana Machado foi presença constante nas reuniões.
Grupo de Trabalho de Saneamento - O Grupo de Trabalho de Saneamento, formado para estabelecer as diretrizes do Plano Diretor Participativo de Ubatuba no que diz respeito à questão de saneamento básico se reuniu pela terceira vez na quinta-feira, 28, quando houve a explanação da Vigilância Sanitária sobre captação de água para a população de núcleos isolados. O grupo concluiu que será necessária a instalação, junto à Sabesp, de sistemas alternativos de coleta de água nestes locais. Há a possibilidade de recursos serem pleiteados junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Eventos - O PDP de Ubatuba participará de dois eventos na próxima semana. Maria Lúcia Sallun D’Alessandro, da Secretaria do Patrimônio da União, deve comparecer para uma reunião com o Núcleo Gestor e a sociedade civil, onde será discutida a questão da orla do município. Também faz parte do calendário uma capacitação ministrada pelo Instituto Pólis sobre instrumentos do Estatuto das Cidades aplicados à regularização fundiária.
Está sendo organizado também o cronograma para a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que começa no próximo dia 10 e que, a exemplo das Conferências de Agricultura, Pesca e Abastecimento e de Saúde, servirá como base para a elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba. (Fonte: PMU)
 

 

 

Semana de 30/06 à 06/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 19:20 hs -21:00 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

IF

Kipling me disse que eu sou um homem.

Outros me disseram, também,
coisas em que acredito,
porque não suportaria duvidar;

Com a força destas palavras me construo:

Sou firme,
sou forte,
sou real.

Andando pela noite, que não conheço, me repito:

Confio em mim,
confio em mim,
confio em mim.

(mas, às vezes,
quando a sós,
eu desconfio um pouco...)

Márcio Coimbra Massei

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Maranduba ©Luciano Cancelier

Praia da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor