Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006 - Nº 1562 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Reitora da UNITAU recebe visita da Diretora do Departamento de Ação Social da Prefeitura Taubaté

Caraguatatuba
Mutirão limpa rio em Caraguá
Caraguá cobra rigor na fiscalização de peruas
Exposição de Antonio Carelli abre programação cultural de inverno em Caraguá
Banda Mídia Show faz baile Anos 70 e 80 nesta sexta-feira 14

Ilhabela
Prefeitura da inicio a limpeza das praias das Comunidades Tradicionais
Projeto Guri Pólo Ilhabela

São Sebastião
DIG prende 3 com ecstasy no litoral
Alunos de São Sebastião participam do programa “Redescobrindo o Interior”
Projeto que prevê instalação de câmeras na cidade já está em licitação
Projeto que prevê verticalização é reapresentado à Câmara
Agenda 21 Litoral Norte se reúne em Fórum Regional
Seesp investe em eventos variados para as férias
Igreja Católica comemora Festa de Nossa Senhora do Carmo
Sesau monta tenda de atendimento no Arraiá Caiçara
Barra do Una promete ferver com o Dia Mundial do Rock
Ciama entrega certificado de conclusão do Curso de Aleitamento Materno


Ubatuba
Palestra Gratuita na ACIU
I Mercado Verde de Ubatuba começa nesta quarta-feira
Alunos de Ubatuba redescobrem o interior
SuperSurf começa nesta quarta-feira em Ubatuba
Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha completa 25 anos de existência
Apae recebe doações arrecadadas no I Rali Pura Aventura
Atletas de Ubatuba sobem no pódio na prova 9 de Julho
Prefeito entrega fanfarra à Escola Capitão Deolindo
Prefeito e a Dirigente Regional de Ensino visitam escola no Ipiranguinha
Eduardo Cesar anuncia obras na região de Itamambuca
Defesa Civil monta apiário com enxames retirados de casas
SuperSurf começa bem para atletas de Ubatuba

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Reitora da UNITAU recebe visita da Diretora do Departamento de Ação Social da Prefeitura Taubaté

Litoral Norte - A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, recebeu na manhã desta quarta-feira (12/07), a visita da Diretora do Departamento de Ação Social da Prefeitura e Primeira-dama de Taubaté, profa. Luciana Flores Peixoto. O encontro, que aconteceu no gabinete da Reitora, serviu como oportunidade para a discussão de futuras parcerias entre a Universidade e a Prefeitura. A Reitora destacou que uma das metas da UNITAU é “estimular a promoção de programas de extensão comunitária, de prestação de serviços à comunidade, devendo trabalhar em projetos de parceria com outras Instituições e, principalmente, com a Prefeitura Municipal”. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Mutirão limpa rio em Caraguá

Caraguatatuba - Um grupo de ambientalistas promove na manhã de hoje um mutirão para despoluição do Rio Santo Antônio, um dos principais rios de Caraguatatuba.
A limpeza das margens e do leito do rio terá como objetivo conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelo lançamento de lixo ou esgoto doméstico no Santo Antônio.
Os ambientalistas vão também mostrar o potencial ecoturístico do Rio Santo Antônio, promovendo demonstrações e competições de canoagem no local.
O evento contará com a presença da campeã brasileira de canoagem oceânica, Simone Duarte.
O 'mutirão' no rio Santo Antônio faz parte do programa de abertura do 3º Ecoadventur, evento que debaterá os esportes radicais, a preservação ambiental e desenvolvimento do turismo sustentável no Litoral Norte.
O Ecoadventur ocorre de hoje até sábado, no Espaço Cultural Mário Covas, no bairro do Indaiá, a partir das 15h, com entrada franca.
O evento será dividido em três partes: o encontro pró-ecoturismo e preservação ambiental e responsabilidade social, o festival de esportes radicais e de Aventura tematizadas como água, terra e ar e a Ecoadvendur Expo, feira de serviços, produtos e equipamentos.
EXPOSIÇÃO- A área de exposição contará com empresas industriais e comerciais, além de entidades que atuam em praticamente todos os segmentos relacionados com turismo e atividades de aventura, estarão presentes veículos esportivos off-road, embarcações, hotelaria, material de construções, vestuário e complementos, calçados, veículos de comunicação e serviços de saúde. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá cobra rigor na fiscalização de peruas

Caraguatatuba - As empresas PraiaMar Transportes e Litorânea e a Associação dos Taxistas de Caraguatatuba cobraram ontem do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) uma ação rigorosa no combate ao transporte clandestino feito na cidade por lotações e perueiros. Empresas e taxistas afirmaram que os perueiros têm prejudicado o transporte coletivo regulamentado. Os perueiros estariam intimidando e ameaçando os motoristas da empresa nos pontos de ônibus da cidade. Aguilar afirmou que irá intensificar a fiscalização. (Fonte: ValeParaibano)

Exposição de Antonio Carelli abre programação cultural de inverno em Caraguá

Caraguatatuba - A exposição Diálogos/Pinturas do artista plástico Antonio Carelli levou grande público ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba na noite de sete de julho. Entre amigos, familiares e artistas da região e da capital paulista, Carelli abriu em grande estilo sua exposição que marca seus 60 anos de sua vida dedicados à arte. Entre pinturas, esculturas em cerâmica e também mosaicos, podemos adentrar o universo do artista. A exposição fica no MACC até dia 10 de setembro, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. Para os turistas que visitam a cidade e ainda não conhecem o museu, este ainda possui salas sobre a história do município, Casa Tradicional de Caiçaras, de pau-a-pique, e aquário com espécies marinhas. Uma boa opção de passeio na cidade.
Outra opção no espaço do MACC, são os filmes da programação da Videoteca Lúcio Braun, que acontecem de quinta a domingo, sempre às 20 horas, com ingressos a R$1,00. Confira a programação:
Dia13 – 007 Contra Goldfinger; Dia 14 - EI Dourado; Dia15 - Como Conquistar um Milionário; Dia 16 - Encontro em Paris; Dia 20 - A Missão; Dia 21 - O Jovem Jesse James; Dia 22 - As Confissões de Schmidt; Dia 23 - Mar Adentro. Já de 25 a 30 (terça a domingo) de julho, também às 20 horas, acontece a Sessão Pipoca com filmes para a criançada.
Ainda no entorno do MACC, na Praça Dr. Cândido Motta, tem início no dia 18 e segue até dia 30 de julho, o Arraiá do Inverno Quente, uma realização da Fundacc e Setur, com grupos musicais regionais, barraca de petiscos juninos, quadrilha e decoração temática, diariamente, a partir das 20h30.
Caraguá ainda recebe um braço do projeto Inverno Quente em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, com shows de grupos musicais da melhor qualidade, que estarão apresentando-se no Festival da Tainha neste final de semana e durante o Arraiá do Inverno Quente.
A Fundacc também participa do 3º Ecoadventur, que acontece de 13 a 18 de julho no Teatro Mario Covas, uma realização da CBCavalcanti, e em seu stand, lança seu projeto Ecologia em Caraguatatuba, uma coleção de CD – rom com a fauna e a flora que compõe a biodiversidade da região, em especial de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Banda Mídia Show faz baile Anos 70 e 80 nesta sexta-feira 14
Sexta-feira é dia de muita festa. A banda Mídia Show animará a festa dos anos 70 e 80 que acontecerá no dia 14, no Espaço Bijos, em Caraguá

Caraguatatuba - Acontece nesta sexta-feira 14, a festa anos 70 e 80, com as músicas que mais marcaram essas duas décadas de pura “disco”. A animação do baile ficará por conta da famosa banda Mídia Show, conhecida por ter feito duas vezes a tradicional festa dos Professores em Caraguá.
A Mídia Show se apresenta no Espaço Bijos nesta sexta-feira 14, a partir das 23h. Mais informações, convites e acesso a imprensa pelo telefone (12) 9715-7676. Participe! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura da inicio a limpeza das praias das Comunidades Tradicionais

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando mutirão para limpeza das praias das Comunidades Tradicionais.
Com a coordenação do diretor das comunidades, Dito Dória a equipe da Secretaria deu inicio a limpeza na praia da Serraria, na ultima terça-feira, 11.
De acordo com o Diretor foram retirados 16 sacos de 150 litros de lixo reciclável, tanto das praias e cachoeiras como das residências. (Fonte: PMI)

Projeto Guri Pólo Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria municipal de Cultura abrirá as inscrições para aulas de: Canto Coral, Percussão e Violão, a partir do dia 17 até dia 21 de julho, das 13:30 min. às 17:30 min., na Rua Antonio Carlos Aires da Fé, 55 – Bairro da Barra Velha, para jovens de 08 a 18 anos.
No ato da inscrição, é necessário a apresentação do R.G. e comprovante de residência.
As aulas são gratuitas e não é necessário ter instrumento.
Informações na Secretaria Municipal da Cultura, tel.: (12) 3896-1571.(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

DIG prende 3 com ecstasy no litoral

São Sebastião - A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião prendeu ontem três pessoas no bairro do Topovaradouro, na região central da cidade, acusadas de venderem ecstasy.
Na casa onde foram presos Marcelo Aparecido Gomes, 31 anos, Alex Cunha, 42 anos, e Reginaldo Amorelli, 24 anos, os policiais apreenderam 39 comprimidos da droga, cinco papelotes de cocaína e quinze gramas de maconha.
Segundo a DIG, os policiais vinham investigando já há alguns meses a ação dos traficantes responsáveis pela venda de ecstasy --uma droga sintética importada-- em festas raves e danceterias da cidade.
A droga era trazida de São Paulo para abastecer os usuários, entre eles, turistas que aproveitam as férias escolares na cidade. Cada comprimido era vendido a R$ 30.
A PRISÃO - Os três acusados foram detidos às 6h, quando os policiais com autorização judicial entraram na casa onde estavam os traficantes. A operação foi comandada pelo delegado Luiz Antonio Cunha dos Santos.
Segundo a DIG, não houve reação por parte das pessoas detidas durante a ação. Gomes, Cunha e Amorelli foram indiciados por tráfico de drogas e encaminhados a Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos de São Sebastião participam do programa “Redescobrindo o Interior”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação, proporciona neste mês de julho momentos de lazer e muita cultura para os alunos da rede de ensino municipal, através do programa “Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior”.
O programa, que tem o intuito de ampliar os conhecimentos históricos e culturais das crianças, teve como destino, este ano, as cidades de Natividade da Serra e Bento de Abreu, com a participação de 71 crianças.
A caravana, com destino a Natividade da Serra, já se encontra no local, com a presença de 34 crianças. O embarque dessa caravana foi realizado na última segunda-feira, 10. O retorno dos alunos está previsto para a sexta-feira, 14.
A próxima caravana a sair é a com destino a Bento de Abreu, onde está previsto o embarque de 37 crianças, que seguirão a programação elaborada pela cidade hospedeira. A saída dos alunos será no dia 16 de julho.
De acordo com o coordenador municipal do “Caravanas do Conhecimento”, José Moreira da Silva, o programa é uma oportunidade para promover o lazer conjugado à educação.
“Alunos e monitores poderão ampliar seus conhecimentos históricos e culturais e vivenciar outros costumes. A idéia é aprender brincando”, ressalta o coordenador.
Para segurança dos alunos, um policial militar, quatro monitores treinados e um motorista farão o acompanhamento dos alunos na viagem. (Fonte: PMSS)

Projeto que prevê instalação de câmeras na cidade já está em licitação

São Sebastião - Visando proporcionar aos cidadãos sebastianenses mais segurança, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, pretende implantar no segundo semestre de 2006, um sistema de segurança que tem por objetivo diminuir a violência na cidade e controlar o trânsito local.
O sistema, apelidado de “Guardião”, visa oferecer segurança, agilidade, economia e praticidade, unindo imagem e rede de dados para monitoramento através de câmeras.
No projeto “Guardião” consta que as instalações de fibra ótica serão colocadas nos postes da empresa Bandeirante Energia e interligará os prédios públicos municipais localizados no centro da cidade. Além disso, as câmeras de segurança serão instaladas em pontos estratégicos definidos pela Prefeitura, em parceria com as Polícias Militar e Civil.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, serão instaladas 16 câmeras em pontos estratégicos da cidade.
“As câmeras estarão em pontos cruciais, oferecendo, além da segurança, um auxílio no controle do trânsito. Com o sistema, pretendemos diminuir a violência e acidentes”.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Urbana, cidades que já possuem um sistema de monitoramento através de câmeras indicaram queda dos índices de violência após sua implantação.
O sistema fixo de vídeo vigilância, quando utilizado de forma conjunta com as Polícias Militar, Civil e Ambiental, Guarda Civil Metropolitana, Bombeiro, Divisão de Tráfego e Defesa Civil, garantem para a cidade uma vida mais tranqüila e segura.
Além disso, o trabalho desses órgãos torna-se mais eficiente quando feito em conjunto e contando com o auxílio das câmeras. Na etapa inicial do projeto, as câmeras serão instaladas desde o bairro do Topovaradouro, passando pela Topolândia, seguindo ao Centro da cidade e terminando no Porto Grande.
Outro ponto levantado pelo secretário de Segurança Urbana é a criação da guarda civil municipal, prevista para este ano.
De acordo com ele, a previsão é de que até o final do ano seja aberto concurso para 60 vagas de guarda municipal. “Pretendemos instalar a guarda o mais rápido possível, para melhorar a segurança da população”. (Fonte: PMSS)

Projeto que prevê verticalização é reapresentado à Câmara
Rejeitado no mês de março, a iniciativa deveria ser reapresentada pela maioria dos vereadores

São Sebastião - Em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 11, o prefeito Juan Garcia reapresentou à Câmara projeto de lei complementar que cria as ZEIS – Zonas de Especial Interesse Social – em São Sebastião.
A iniciativa, entretanto, que prevê, entre outros, a construção de prédios de até cinco andares nos núcleos congelados, somente poderia ser reapresentada mediante proposta de seis vereadores, em conformidade com o artigo 50 da LOM (Lei Orgânica Municipal), uma vez que a propositura já havia sido rejeitada no mês de março de 2006.
O Executivo reapresentou o projeto com base em liminar concedida pelo TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo, que suspende os efeitos da emenda que alterou cerca de 70 artigos da LOM no final do ano passado.
As alterações foram realizadas pela Câmara e uma delas impedia o retorno, no mesmo ano, de qualquer propositura que tivesse sido rejeitada.
A medida permitia apenas a reapresentação de projetos de iniciativa exclusiva do prefeito, os quais deverão sempre ser submetidos à deliberação da Câmara. Contudo, tal dispositivo é considerado inconstitucional pela procuradoria jurídica da Casa devido a falta de paridade com a Constituição Federal.
De acordo com o artigo 41 da LOM, compete exclusivamente ao prefeito iniciativas que disponham sobre: criação e extinção de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e na autárquica, e sobre fixação da respectiva remuneração; criação, estruturação e atribuições das secretarias municipais e órgãos da administração pública; regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria dos servidores; e concessão de autorização para a prática de quaisquer atos administrativos.
O projeto que cria as ZEIS, segundo o setor jurídico, não se enquadra na exclusividade do prefeito.
Para a procuradoria jurídica da Casa, a matéria é concorrente, ou seja, os vereadores também podem apresentar a proposta.
As ZEIS, conforme a propositura, são porções do território destinadas, exclusivamente, à recuperação urbanística e ambiental, à regularização fundiária por assentamento irregular já existente e produção de Habitações de Interesse Social (HIS), incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local.
Sessão – Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira, o vereador Marcos Leopoldino declarou que o projeto não deveria ter entrado na pauta para ser lido ao Plenário, uma vez que a procuradoria jurídica já havia manifestado sua posição contrária a iniciativa. “O jurídico disse que a leitura do projeto não poderia ser feita devido a inconstitucionalidade”.
Leopoldino anunciou que ingressaria no Ministério Público com uma representação por improbidade administrativa cometida pelo presidente da Câmara, Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’, caso a leitura do projeto continuasse. “Em reunião não estava previsto o projeto entrar na pauta. Então, acompanho o posicionamento do vereador Leopoldino”, afirmou o suplente Marcos Tenório, que ocupa o lugar do vereador José Cardim de Souza, afastado para tratamento de saúde.
A sessão foi suspensa a pedido do parlamentar Marcos Leopoldino, para que o setor jurídico emitisse parecer sobre a propositura, o que não aconteceu. O projeto acabou sendo lido por determinação do presidente sem a presença dos vereadores Leopoldino, Valdeci Vicente do Amparo, Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, Félix João dos Santos, o ‘Geléia’, e Marcos Tenório.
“O projeto foi protocolado as 13h20. A pauta é prerrogativa do presidente a partir das 15 horas. E no momento, eu sou o presidente”, esclareceu Kotian. “O procedimento da presidência foi o mesmo de sempre. A pauta é do presidente, se tiver que ser penalizado por essa atitude assumo a responsabilidade”, completa.
Ele afirmou, ainda, que os vereadores decidiram em reunião, antes de iniciar a sessão, que o projeto seria apenas lido ao Plenário para então ser encaminhado às comissões, e seguir a sua tramitação normal. “Vamos votar isso lá na frente”, garante.
“As ZEIS vão beneficiar muita gente no município e não vão ser para qualquer um. É para tirar as pessoas das áreas de risco, da beira de rio, das áreas de preservação”, completa.
O parlamentar Guto, disse ser favorável a criação das ZEIS, mas contrário a construção de ‘prédinhos’ nas áreas congeladas pela Prefeitura. “Tenho andado, pesquisado, conversado com a sociedade e tenho observado que o problema da verticalização é muito grave”.
Ele frisou, contudo, que a questão deve ser discutida amplamente de maneira a viabilizar, brevemente, a implantação das ZEIS porque há muitas pessoas sofrendo e aguardando por uma resposta, já que não podem realizar qualquer melhoria onde residem devido ao congelamento.
“Os moradores que residem nos núcleos congelados estão esperando a aprovação das ZEIS, não são os bacanas, e eu estou sendo cobrada por eles. O projeto não tem edificação. Isso é coisa de deputados e vereadores que colocaram na cabeça. Existe prédinhos nas ZEIS porque o prefeito não tem terreno disponível. Eu defendo as ZEIS porque hoje os morros estão sem poder receber melhoria devido ao congelamento”, declarou a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos.
Ela também disse que os parlamentares têm direito a apresentar emendas para modificar o conteúdo da matéria.
Para o líder do governo, vereador Robson Ceará, a questão a ser debatida não é a construção ou não dos ‘prédinhos’, mas a condição vivida por cerca de 20 mil pessoas dos núcleos congelados, que estão sofrendo porque não podem regularizar sua situação enquanto as ZEIS não forem aprovadas. “Temos que tomar providências para que as ZEIS sejam aprovadas”.
Ele reforçou que a situação dos prédinhos pode ser resolvida por meio de emenda.
O projeto deve ser votado em 45 dias, uma vez que o prefeito solicitou regime de urgência.
O vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, não compareceu a sessão.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Agenda 21 Litoral Norte se reúne em Fórum Regional

São Sebastião - Os representantes das quatro cidades do Litoral Norte paulista se reúnem na próxima sexta-feira (14/07), das 9h às 14h, na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, em São Sebastião, para o Fórum Regional da Agenda 21.
A última reunião foi na cidade de Ubatuba em junho deste ano, onde foi discutido sobre os projetos ambientais desenvolvidos na região.
O evento contará com a presença dos grupos de trabalho da região nas áreas pedagógica, indicação e mobilização, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente para auxiliar nas articulações de aplicação das metodologias nas comunidades envolvidas e a elaboração da prestação de contas.
De acordo com o assessor de Meio Ambiente de São Sebastião, Téo Balieiro, o trabalho da Agenda 21 parte da aplicação da metodologia, sensibilização nas escolas e aplicação na comunidade. “A Agenda 21 serve para o fortalecimento da cidadania. Qualquer pessoa pode participar do grupo de trabalho e das discussões que são promovidas em âmbito local e regional”, destacou Balieiro.
Agenda 21 - A Agenda 21 LN é um plano de ação entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e poder público, que visam garantir o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade econômica, o respeito à natureza e a qualidade de vida para a região do Litoral Norte.
O projeto é dividido em cinco etapas: entender, capacitar, multiplicar, debater (plenária municipal) e concluir (plenária regional).
Em São Sebastião, a Agenda 21 LN vem se desenvolvendo por meio de diversos programas sociais e também pela conscientização dos moradores e alunos do município, entre eles, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, o Parque de Valorização de Resíduos Sólidos, o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, a Educação Fiscal, o Projeto Aquarela, a Faber, o Congelamento de Áreas, as Zonas de Especial Interesse Social, o Projeto de Iniciação Escolar para o Turismo, os folhetos informativos e ainda o Plano Diretor Participativo. (Fonte: PMSS)

Seesp investe em eventos variados para as férias

São Sebastião - Um final de semana diferente na Costa Sul de São Sebastião e região central. A Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, pensando nas férias da garotada, realiza atividades variadas e divertidas.
No próximo sábado, dia 15 de julho, uma tarde divertida e criativa preenche o dia de crianças e adolescentes ao lado da Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga. A partir das 14h, todos poderão curtir a ‘Arena Recreativa e Teatro de Rua’.
Até às 17h, a Seesp realiza clínicas de ginástica, basquete e vôlei adaptado e ginástica olímpica. Logo depois se inicia uma grande apresentação do ‘Circo de Trapo’.
A garotada vai ‘morrer de rir e curtir as trapalhadas dos palhaços que convidam o público para participar das apresentações.
Os espetáculos que serão apresentados, o “Circo Poemas” e “O Complicado Casamento de Malasartes” mexem com a criatividade da garotada.
O Circo de Poemas traz obras de significativos autores da literatura infantil, cujos textos são relevantes não só para as crianças, mas também para toda a família. O intuito da Companhia é instigar nas pessoas o gosto pela leitura e pelo hábito de contar histórias, através do universo do palhaço.
Já “O Complicado Casamento de Malasartes” é fruto da pesquisa da Companhia sobre tradicionais contos, através da fala.
Arena Esportiva - No domingo, 16 de julho, Seesp e Sectur, com o apoio do Restaurante Sem Compromisso, realizam no Pontal da Cruz, a partir das 10h, o Arena Esportiva que também vem com novidades.
Será um happy-hour com uma clínica de vela e as modalidades futebol, vôlei, futvôlei, basquete, xadrez, malha e dama, para quem quiser curtir um domingo diferente.
O evento acontece em frente ao Restaurante Sem Compromisso. O intuito da Secretaria de Esportes é promover férias com atividades para os munícipes e turistas que visitam a região.
Segundo o diretor de Esportes, José Reis de Jesus, a Seesp tem o objetivo de realizar atrativos diferentes. “É uma forma de integrar as crianças, adolescentes e oferecer atividades para o lazer”.
A Seesp estima que participem cerca de 200 crianças em cada dia, disponibilizando cerca de 15 funcionários para trabalhar no evento. (Fonte: PMSS)

Igreja Católica comemora Festa de Nossa Senhora do Carmo

São Sebastião - A Paróquia São Sebastião iniciou na última sexta-feira, 7 de julho, a Novena de Nossa Senhora do Carmo. A data que homenageia a santa é dia 16 de julho, que marca o dia de sua aparição, no ano de 1251.
Para comemorar, a Igreja realiza nove missas, sob a responsabilidade de diferentes pastorais determinado o dia da novena, sempre às 19h30. Além disso, é realizada a festa social, que acontece este ano no Arraiá Caiçara. A Paróquia sebastianense possui uma barraca na festa, onde vende deliciosos quitutes, como o famoso pastel.
A santa - Nossa Senhora do Carmo carrega o escapulário, cujo símbolo de fé se difundiu por toda a cristandade. A palavra Carmelo significa "jardim", quando abreviada se diz "Carmo".
O Monte Carmelo fica ao norte de Israel, situado na região da antiga Palestina, próximo a atual cidade de Haifa. Neste cenário bíblico, no século IX antes de Cristo, viveu numa gruta o solitário profeta Elias, em espírito de penitência. Defensor da fé de um só Deus verdadeiro, ele profetizou a futura existência da mulher pura, a Virgem Maria, Mãe de Deus.
Desde então, o Carmelo se tornou local de retiro espiritual de muitos eremitas, que buscavam viver o modelo de perfeição monástica alcançada pelo profeta. No final do primeiro século depois de Cristo, chegaram pioneiros eremitas cristãos, que ao lado da fonte de Elias construíram uma capela em honra à Virgem Maria.
A história dos carmelitas está repleta da presença da Virgem Maria. Devoção que se espalhou ainda mais pelo mundo, graças a instituição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.
 (Fonte: PMSS)

Sesau monta tenda de atendimento no Arraiá Caiçara

São Sebastião - Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, a Secretaria da Saúde está promovendo no Arraiá Caiçara a “Tenda da Saúde”, onde são explanados temas referentes à saúde e ao bem-estar social.
Até domingo, 16 de julho, profissionais da Saúde farão a orientação e explicação de diversos temas para a comunidade. Na sexta-feira, 14 de julho, por exemplo, e sábado, 15 de julho, os profissionais abordarão assuntos referentes ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). No domingo, último dia do evento, será realizado a orientação sobre o Índice de Massa Corporal (IMC).
Para a coordenadora do Programa Saúde da Família, Sônia Monteiro, o objetivo da criação da tenda é a aproximação da Secretaria da Saúde com a comunidade. “A intenção é mostrar o trabalho conjunto que a Secretaria da Saúde realiza para o bem da comunidade”.
Além disso, um auxiliar de enfermagem realiza a medição da pressão arterial. (Fonte: PMSS)

Barra do Una promete ferver com o Dia Mundial do Rock

São Sebastião - Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo, estará realizando nesta quinta-feira, 13 de julho, a partir das 19h, na quadra educacional de Barra do Una, Costa Sul do Município, o Rock na Praia.
O evento que já está na sua 3 ª edição, reunirá ao todo seis bandas que prometem esquentar o público com muito rock até às 2h da manhã.
A primeira banda a se apresentar é a Duo Fractus, seguido por Código de Barras, Sabugo Seco, Bico de Urubu e Sick Mind, todas do Litoral Norte. A última banda a se apresentar é a Amplitude Valvulada, de Caraguatatuba, com a participação de alguns convidados.
Além de muito som, o evento também contará com um mural de lendas da história do rock, charges e barracas com muita bebida e comida.
Para o público interessado a entrada para o show é 1 kg de alimento não perecível, que será entregue a Sociedade Amigos de Barra do Una (SABU) para posterior doação.
História do rock - Até hoje não existe ao certo uma data exata que marque o início do rock, mas a década de 50 é considerada fundamental para o estilo. Foi nos Estados Unidos que artistas como Bill Halley, Chuck Berry e Little Richard, deram o pontapé inicial no gênero.
Desde o começo, o rock sofreu influências da música negra norte-americana com blues e R&B. É com o surgimento do considerado "Rei do Rock", Elvis Presley, que o estilo finalmente se consolida como um fenômeno para as massas. O cantor fez com que o gênero se tornasse comercialmente rentável para as grandes gravadoras da época.
A partir de então, a lista de artistas só cresceu. The Beatles, The Rolling Stones, The Monkees, The Animals, Led Zeppelin, The Doors, Bud Holly, Bob Dylan, Sex Pistols, The Who, The Beach Boys, Jimmy Hendrix, David Bowie, Queen, Iron Maiden, Metallica, entre diversos outros. O rock é uma verdadeira religião para seus fãs e o estilo já ganhou diversas categorias como punk, folk, progressivo, heavy metal, hard rock, grunge, Britpop, entre diversos outros. (Fonte: PMSS)

Ciama entrega certificado de conclusão do Curso de Aleitamento Materno

São Sebastião - O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), mantido pela Secretaria de Saúde, realizou na tarde dessa quarta-feira, 12 de julho, a entrega de certificados para mães que participaram e concluíram o curso de aleitamento materno.
Estavam presentes na formatura a enfermeira do Ciama, Carla Bruço, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Rosa Maria Mota.
O curso está na sua 40 ª turma e já formou mais de mil mães. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Palestra Gratuita na ACIU
Lidando com a inadimplência

Ubatuba - A palestra dará uma explanação geral sobre aspectos jurídicos e comerciais relacionados com a inadimplência.
O que é inadimplência; qual a situação atual das micros e pequenas empresas em relação ao tema; formas de prevenção; planejamento da empresa e procedimentos corretos na cobrança de dívidas são os tópicos que serão abordados na palestra.
Dia: 19 de julho (quarta-feira)
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dona Maria Alves, 587- Centro)
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449. (Fonte: ACIU)

I Mercado Verde de Ubatuba começa nesta quarta-feira

Ubatuba - O I Mercado Verde de Ubatuba, terá início nesta quarta-feira, dia 12. Depois desse dia, serão mais três quartas-feiras seguidas, dias 19 e 26 de julho e 2 de agosto, sempre das 8 às 14 horas. Trata-se de uma feira, que acontecerá na Praça Bip e reunirá produtores agrícolas ubatubenses, oferecendo suas hortaliças de forma atacadista diretamente ao consumidor. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa),
O público alvo do I Mercado Verde de Ubatuba são comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas. A vantagem desse evento e também seu principal objetivo é proporcionar preços mais justos, uma vez que o produto é passado diretamente da mão dos produtores para os consumidores.
Para a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto, a promoção de um comércio atacadista de hortaliças cultivadas no município é uma ação inovadora que visa diminuir o grande número de intermediários entre a produção e o consumidor. “Além da sensível melhora nos preços finais dos produtos para ambos, a redução de atravessadores favorece o comércio de produtos mais frescos e com valores nutricionais preservados”.
A princípio, nessas quartas-feiras, serão comerciados legumes e hortaliças, como: berinjela, pepino, abóbora, abobrinha, alface, escarola, rúcula, pimentão, cambuci, pimenta, cheiro verde, gengibre e mandioca. A idéia é buscar a implantação de um Mercado Municipal em Ubatuba. O prefeito Eduardo Cesar diz que essa é uma reivindicação antiga da comunidade e dos produtores. “Nós estamos lutando para que a implantação do Mercado Municipal aconteça. O Mercado Verde é o primeiro passo para produtores e consumidores começar a se conhecer melhor e criar elos comerciais”. (Fonte: PMU)

Alunos de Ubatuba redescobrem o interior
Itápolis e Ibitinga são os destinos de 80 alunos de Ubatuba nas férias de julho

Ubatuba - Oitenta alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba participarão de mais uma edição do “Caravanas do Conhecimento” fase “Redescobrindo o Interior”, programa realizado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) e Governo do Estado de São Paulo. Duas turmas de alunos das escolas Virginia Melle da Silva Lefévre (Maranduba), Agostinho Alves da Silva (Lagoinha) e José Belarmino (Poruba), com idades entre 10 e 12 anos, embarcarão no dia 17. Uma parte segue com destino a Ibitinga, outra rumo a Itápolis. As cidades ficam a cerca de 550 Km de Ubatuba.
As crianças ficarão alojadas em escolas adaptadas e participarão de uma série de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações e museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.
As cidades - Em Ibitinga, a capital do bordado, as crianças de Ubatuba conhecerão as técnicas utilizadas em um salão de bordados e visitarão a “33ª Feira do Bordados de Ibitinga”. Como a cidade está localizada às margens do Rio Tietê haverá também uma visita a Usina da CESP. Outros passeios programados são o Museu da Fazenda Voltinha (distrito de Cambaratiba), visita à nascente de um rio e festa Junina.
O município de Itápolis é considerado o maior produtor mundial de laranjas. As crianças ficarão alojadas no Centro de Educação Complementar da Fundecitrus e visitarão a “Escola Agrícola Dr Ulysses Guimarães”, onde poderão observar uma ordenha de vacas e conhecer uma plantação de laranjas e uma granja. As crianças também conhecerão uma fonte de água mineral e visitarão o parque ecológico, além de realizarem um passeio por toda a cidade, com direito a assistir a uma peça no Teatro Municipal. (Fonte: PMU)

SuperSurf começa nesta quarta-feira em Ubatuba

Ubatuba - O SuperSurf começa nesta quarta-feira,12, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Equivalente ao campeonato brasileiro, o torneio traz a Ubatuba a elite do surfe nacional: 82 surfistas de 12 estados brasileiros participando da divisão principal do esporte, na luta pelos R$ 22 mil de prêmio ao campeão masculino e R$ 6.500 na categoria feminina. No total os atletas concorrem a R$ 134 mil em prêmios oferecidos com patrocínio da Volkswagen, da TIM e da Nova Schin.
Ubatuba contará com 12 atletas na etapa: Odirlei Coutinho, Renato Galvão, Tadeu Pereira, Edgley Santos, Hizunomê Bettero, Costinha, Suelen Naraisa, Francisca Pereira, Luana Prado, Luiza Romann. Edgard Bischof e Alice Santos entram como convidados do evento.
Os secretários de Turismo, Luiz Felipe Azevedo e de Esporte e Lazer, Bittencurt Jr. visitaram a estrutura montada na praia de Itamambuca nesta terça-feira, 11, acompanhados por Evandro Abreu, da Abril Jovem, promotora do torneio, e foram só elogios quanto à organização do evento. “Ubatuba nunca teve uma estrutura tão grande montada para um evento como a do SuperSurf deste ano”, comentou Bittencurt Jr.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe, disse que Ubatuba está pronta para receber os visitantes que acompanharão o torneio. “Ubatuba está pronta para receber os turistas e também os jornalistas que vierem para fazer a cobertura do evento. Inclusive existem alguns hotéis e pousadas com promoções especiais. Vale salientar que um evento como esse envolve toda a cadeia de serviços que atende ao turista”.
Para animar o público, a banda Nação Zumbi fará um show no sábado à noite, na pista de skate. O SuperSurf 2006 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), tem o co-patrocínio da Nescau e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, das marcas Onbongo e Drop Dead, da surfshop Overboard, da Revista Fluir, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf (AUS). (Fonte: PMU)

Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha completa 25 anos de existência

Ubatuba - A Sociedade Amigos do Bairro Ipiranguinha (Sabi) está completando 25 anos de existência. Para comemorar, sócios, amigos e colaboradores realizarão neste domingo, 16, uma feijoada, contando com a presença do prefeito e outras autoridades do município. O encontro acontecerá a partir das 12 horas na Escola Municipal Governador Mário Covas, no loteamento coqueirais.
Na mesma ocasião, o presidente da Sociedade, Adilson Lopes lançará a 6ª edição do informativo da Sabi. Adilson explica que o “jornalzinho” é um meio que a Sociedade tem de prestar conta de seus trabalhos, não só para o associado, como também para toda a população. Sobre a festa, ele diz que a associação não poderia deixar uma data tão importante passar em branco. “São 25 anos de trabalho relevante, realizado por centenas de moradores do bairro. Nossa intenção é unir a comunidade cada vez mais, para deixarmos o bairro do jeito que sonhamos.” (Fonte: PMU)

Apae recebe doações arrecadadas no I Rali Pura Aventura

Ubatuba - A diretora da Apae, Ruth Alcântara, recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 12, as doações de alimentos arrecadados durante o I Rali Pura Aventura, realizado no início de junho. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a empresa Ben Kalechh Off Road, rendeu para a entidade, 95kg de arroz, 2kg de feijão e 4 kg de trigo.
Os alimentos foram entregues pelo gerente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Ubatuba, Iberê Horie. Durante o I Rali Pura Aventura, a Sabesp prestou o seu apoio ao evento, fornecendo água aos participantes. (Fonte: PMU)

Atletas de Ubatuba sobem no pódio na prova 9 de Julho

Ubatuba - Os atletas Antônio Carlos de Jesus e Joaquim Gonçalves, ambos de Ubatuba, conquistaram medalhas de bronze em suas categorias na 72ª Prova Pedestre 9 de Julho, disputada em Guaratinguetá. A prova, que homenageia a Revolução Constitucionalista de 1932 é a terceira mais antiga do Brasil. Antônio Carlos ficou em terceiro, na categoria 25-30 anos e Joaquim na categoria 40-44 anos.
A equipe de Ubatuba levou seis atletas para a disputa da prova e os medalhistas são esperança de bons resultados nos Jogos Regionais, que serão disputados em Lorena: Antonio Carlos disputará a prova de 1500 metros e Joaquim os 10.000 metros. (Fonte: PMU)

Prefeito entrega fanfarra à Escola Capitão Deolindo
Os instrumentos foram doados pelo Governo do Estado de São Paulo

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na última terça-feira, 11, na Escola Estadual Capitão Deolindo para a entrega da fanfarra que foi doada pelo Governo do Estado aos alunos. São 48 instrumentos, avaliados em cerca de R$ 10 mil, viabilizados graças à parceria do município com o Estado.
A Dirigente Regional de Ensino, Édina Paula Roma Teixeira, compareceu para a entrega da fanfarra e ressaltou que com o empenho da administração municipal o aluno só tem a ganhar. “Estamos começando a realizar um sonho do prefeito Eduardo Cesar, que é a doação de instrumentos para todas as escolas de Ubatuba, por isso é importante ter um prefeito com o olhar voltado para a cultura e entretenimento dos alunos”, disse a dirigente, que também elogiou a merenda terceirizada, a estrutura e a limpeza da escola visitada. A Escola Capitão Deolindo foi a primeira escola da cidade a ganhar a fanfarra, que foi recebida simbolicamente pelas alunas Suelen Stefhany, Roberta Xavier e Tamires Silva.
A secretária municipal de Educação, Patrícia Pereira também esteve presente e ressaltou a importância da cooperação do Governo Estadual: “a parceria é extremamente importante porque o aluno, independente de ser da rede municipal ou estadual, é responsabilidade do município e, apesar da separação administrativa, devemos vê-los como um todo, fazendo com que as escolas estaduais e municipais mantenham a mesma qualidade”. Patrícia lembrou também que o esporte e a música são grandes aliados para afastar os jovens da marginalidade.
Para o prefeito, o enfoque na cultura e no esporte faz parte de uma sociedade mais saudável. “A parceria com o Estado está sendo cada vez mais eficaz. Ubatuba está cada vez mais próxima de ser sede dos Jogos Regionais em 2007 e dos Jogos Regionais do Idoso; tudo isso reflete numa sociedade mais saudável e menos violenta”, lembrou Eduardo Cesar, que agradeceu a participação efetiva dos pais, professores e diretores das escolas de Ubatuba, inclusive à Maria de Fátima Souza, diretora da Escola Capitão Deolindo, que também acompanhou a entrega da fanfarra na manhã da terça-feira. (Fonte: PMU)

Prefeito e a Dirigente Regional de Ensino visitam escola no Ipiranguinha

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com a Dirigente Regional de Ensino, Édina Paula Roma Teixeira, estiveram na última terça-feira, 11, visitando a Escola Estadual Idalina Graça, no bairro do Ipiranguinha. A intenção foi buscar parceria com o Governo do Estado para a melhoria do ginásio de esportes, que hoje se encontra em más condições. A diretora da escola, Maria Cristina Correa, acompanhou a visita do prefeito, que pretende viabilizar o conserto das telhas, construção de vestiários e melhoras na iluminação, piso e pinturas do ginásio.
“Além de ser um local usado para a prática de esportes pelas pessoas do bairro, poderá vir a se adequar para receber os Jogos Regionais, caso se confirme a possibilidade de Ubatuba sediá-los no ano que vem”, disse o prefeito, que se mostrou entusiasmado com a idéia de a cidade receber os Jogos em 2007. “Ubatuba nunca esteve tão perto de sediar os Jogos Regionais”, comemorou Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar anuncia obras na região de Itamambuca
Durante reunião com a comunidade, prefeito anuncia início da pavimentação de duas importantes ruas do bairro

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar esteve reunido na última terça-feira, 11, com moradores de Itamambuca e região para apresentar um balanço dos 18 meses de administração e discutir os problemas da comunidade.
Dezenas de pessoas compareceram à Pousada Canto de Itamambuca e acompanharam a projeção de um áudio-visual e em seguida puderam apresentar reivindicações e sugestões de melhorias para a comunidade. Presentes também à reunião o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, a Assessora de Expediente de Gabinete, Denise Martins Silveira, o vereador Osmar Dias de Souza e os presidentes da Sociedade Amigos dos Moradores de Itamambuca (SAMITA), Josivaldo Lopes da Silva, e da Sociedade Amigos do Recanto Itamambuca (SARI), Renato Vella.
Aproveitando a oportunidade, Eduardo Cesar anunciou o início dos trabalhos para a pavimentação das ruas Manoel Soares Silva e Urucurana, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores e também a construção de um portal na entrada do Recanto Itamambuca, em parceria com a comunidade.
Outra solicitação dos moradores que está em vias de se tornar realidade, é uma ponte que liga o Recanto Itamambuca ao loteamento, que visa facilitar o acesso à escola e ao posto de saúde do bairro. Durante a reunião, foi anunciada a assinatura da desapropriação da área onde será construída a ponte que irá beneficiar a comunidade.
O prefeito Eduardo Cesar salientou a importância de reuniões deste tipo. “O prefeito e a comunidade devem estar lado a lado para buscar, com transparência, as soluções para os problemas da região. Apresentamos diversas obras, algumas já concluídas, outras em andamento, porém a obra mais importante de nossa administração é o respeito ao cidadão de Ubatuba”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Defesa Civil monta apiário com enxames retirados de casas

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba encontrou uma destinação interessante para os enxames de abelhas recolhidos de casas, comércios e demais propriedades particulares. Um apiário está sendo montado e, até agora, tem 17 caixas repletas de abelhas. O espaço tem capacidade para cerca de 120 caixas, que são produzidas pelos próprios agentes da Defesa Civil. O objetivo do projeto é doar a produção de mel para as escolas da rede municipal de ensino.
O apiário está sendo montado no antigo depósito de explosivos da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional). Os agentes da Defesa Civil fizeram uma limpeza no local, onde o mato havia crescido, deixando apenas as árvores frutíferas. A casa que abrigava os explosivos, hoje serve para guardar os materiais utilizados no cultivo de abelhas. A expectativa é retirar a primeira safra em setembro.
Características e cuidados - O tipo de abelha mais encontrado na nossa região é a “Abelha Africana”, ou, “Abelha Assassina”. Como o próprio nome já diz, elas são extremamente agressivas e atacam, tanto para proteger a colméia, como para se defenderem. Elas sentem vibrações no ar até a distância de cerca de 30 metros da colméia e sentem-se ameaçadas por pessoas e animais a menos de 15 m da colméia. São capazes de perseguir os intrusos por cerca de 400 m ou mais.
O chefe da Defesa Civil, Pedro Marciano, explica que as abelhas costumam chegar de repente e fazer um tipo de “reconhecimento” do local. Se elas gostarem do ambiente, que deve ser protegido e fresco, elas constroem ali sua colméia. As abelhas costumam estabelecer colméias em cavidades pequenas e em áreas protegidas, tais como: caixas, latas e baldes vazios, carros abandonados, madeira empilhada, moirões de cercas, galhos e ocos de árvores, garagens, muros e telhados.
Caso isso aconteça, a Defesa Civil orienta a população a solicitar o serviço de retirada, pelo telefone 199. “As abelhas africanas são muito perigosas, podem até matar. Se uma pessoa inexperiente, sem a roupa adequada tentar retirá-las, elas atacam todos que estão por perto. O trabalho é demorado porque exige muito cuidado para o enxame não debandar. Nós temos que encontrar a abelha rainha e colocá-la dentro da caixa, para que as outras a sigam”, explica Pedro.(Fonte: PMU)

SuperSurf começa bem para atletas de Ubatuba

Ubatuba - Começou nesta quarta-feira, 12 na praia de Itamambuca, em Ubatuba, a terceira etapa do SuperSurf 2006. Com 88 atletas (64 competidores da categoria masculina e 24 participantes da feminina) a etapa distribui R$ 134 mil em prêmios patrocinados pela Volkswagen, TIM e Nova Schin.
Na etapa de Ubatuba acontece a estréia da Nescau Expression Session, uma bateria especial que será realizada no domingo, 16, e dará R$ 10 mil ao surfista que executar a manobra mais radical.
Masculino - Disputado em baterias homem a homem, o torneio começou bem para os atletas de Ubatuba, com Edgard Bischof passando para o segundo round, ao derrotar o carioca Gulherme Herdy, terceiro colocado no ranking, logo na primeira bateria do dia. (15,00 X 11,53).
Na segunda fase, que será disputada nesta quinta-feira, 13, Edgard enfrenta Tadeu Pereira na primeira bateria, em uma disputa local; Hizunomê Bettero, faz sua estréia contra Cristiano Guimarães, na terceira bateria; Edigley Santos entra na décima primeira bateria para enfrentar Rodrigo Dornelles e Costinha entra na bateria seguinte para enfrentar André Gioranelli. Os vencedores da segunda etapa prosseguem na disputa pelo título e os perdedores ficam na 33ª colocação, com um prêmio de R$ 800,00 e 320 pontos no ranking.
Feminino - Na disputa entre as mulheres, as surfistas de Ubatuba também caíram na água no primeiro dia de disputas e se deram muito bem. Alice Santos e Luisa Romann passaram para a segunda fase. Na segunda fase Alice disputa a segunda bateria, contra Alcione Silva, Juliana Guimarães e Tita Tavares; Luisa disputa a terceira bateria, enfrentando a Andréa Lopes, Yries Pereira e Flávia Soares. As ubatubenses Suelen Naraísa e Francisca Pereira estréiam direto na segunda fase e disputam quarta bateria, contra Elisa Costa e Juliana Quint.
Eventos - Para animar o público, a banda Nação Zumbi fará um show no sábado à noite, na pista de skate, no centro da cidade. Também no sábado acontece a “Festa Oficial” do SuperSurf, na casa noturna Areia, na praia Vermelha do Norte. O SuperSurf 2006 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), tem o co-patrocínio da Nescau e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, das marcas Onbongo e Drop Dead, da surfshop Overboard, da Revista Fluir, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf (AUS). (Fonte: PMU)


 

 

Semana de 14/07 à 20/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 13:30 hs - 16:20 hs -19:10 hs e 22:00 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 14:20 hs- 16:00 hs- 17:40 hs- 19:20 hs- 21:00 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Aconteceu na Praia da Fazenda

Não sei de que século
Não sei de que mundo
Duas mulheres
Vieram com um feixe de luz
Alumiando o caminho
Morro abaixo
Rio a vau
Até esbarrarem
Nos meninos de pé-no-chão
Em fuga na escuridão.

Félix Cabral

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor