Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 18 de Julho de 2006 - Nº 1565 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Balanço final: Ecoadventur 2006 discutiu os atuais problemas do Litoral Norte e ofereceu cultura e lazer à população
Carta de Conclusões e Recomendações do 3º Ecoadventur Litoral Norte SP 2006
UNITAU apresenta peça na 4ª Mostra de teatro de Taubaté
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Caraguatatuba
Maratonista de Caraguá fica em 3º e é convidada a compor equipe Paulista em competição
Karateístas de Caraguá disputam o Campeonato Brasileiro
Prefeito Aguilar negocia desapropriação de área do Perequê-Mirim
E.C. Indaiá é o campeão Copa Master
Estudantes de Caraguá partem para a “descoberta” do interior
3º Festival da Tainha comemora o grande sucesso do evento que atraiu público de todas as idades
“Dia da Multiação” beneficiará o Rio do Ouro e os bairros próximos no dia 29
Curso de Capacitação Profissional do PAT terá nova turma e as inscrições são gratuitas

Ilhabela
33ª Semana Internacional de Vela
Visita da 4a. CSM

São Sebastião
Vítima de atentado, prefeito apela ao ministro da Justiça
Adversários refutam teor de gravação
Aliados de Juan dizem sofrer ameaças
'Isso foi uma coisa premeditada'
Polícia Civil investiga atentado contra o prefeito de São Sebastião
Plano Diretor é debatido em Barra do Una
Prefeitura divulga resultados para curso de micro-informática na próxima quarta-feira
Seesp agita praia do Pontal da Cruz com “Arena Esportiva”
Primeira delegação de atletas sebastianenses parte amanhã rumo aos Jogos Regionais
‘Arena Recreativa e Teatro de Rua’ reúne turistas e comunidade em Boiçucanga
Programação especial de férias é iniciada no Projeto Atividade
Missa em celebração a Nossa Senhora do Carmo lota Igreja Matriz
Prefeitura cancela reunião comunitária no Porto Grande
Ação Preventiva faz sua segunda operação e ganha apoio da população
Arena Cross bate recorde de público em São Sebastião e confirma presença em 2007
Arraia Caiçara é sucesso em sua segunda edição
Prefeito de São Sebastião mantém rotina de trabalho
Ciclista passa por São Sebastião em busca de recorde mundial


Ubatuba
Palestra gratuita na ACIU será amanhã
Ubatuba segue na liderança no Paulista de Águas Abertas
Odirlei Coutinho conquista bicampeonato do SuperSurf em Itamambuca
Soccer do Brasil une a América Latina em Ubatuba

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Balanço final: Ecoadventur 2006 discutiu os atuais problemas do Litoral Norte e ofereceu cultura e lazer à população

Litoral Norte - Neste último domingo (16), terminou a terceira edição do Ecoadventur Litoral Norte-SP/2006. Durante os quatro dias, o evento discutiu os temas ecologia, ecoturismo, sustentabilidade, preservação ambiental, esportes e atividades de aventura no Litoral Norte. De 13 a 16 de julho, o Teatro Mário Covas sediou o Ecoadventur, em Caraguatatuba O evento gratuito contou com a presença de 10 mil visitantes e foi composto pelos eixos Enpro-Eco (Encontro Pró-Ecoturismo e Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte), Festival de Esportes Radicais e de Aventura (Fera Litoral Norte) e Ecoadventur Expo 2006.
As duas primeiras subdivisões deram origem a uma carta de conclusões e recomendações que será entregue para as autoridades federais, estaduais e municipais responsáveis pelas respectivas instâncias. Segundo o organizador do Ecoadventur, Carlos Bartolomeu Cavalcanti, o evento cumpriu o seu papel. "Sim, pelos objetivos colocados na carta de conclusões e recomendação. Com esse documento, conseguimos aglutinar as defesas e os conceitos que influenciarão o destino do Litoral Norte", afirmou.
O Enpro-Eco foi composto por três painéis que discutiram os temas "O futuro político do Litoral Norte" e "Mata Atlântica e a responsabilidade de sua preservação" e "O projeto Petrobras Campo de Mexilhão". Na primeira reunião, os candidatos a deputado estadual Charles Medeiros (PSB) e Maurício Moromizato (PT), por Ubatuba, e a federal Malu Ribeiro (PSB), por Ilhabela, Paulo Julião (PSDB), por São Sebastião, e Antônio Carlos da Silva (PSDB), por Caraguatatuba, debateram a questão da visão política para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte e expuseram as suas propostas de governo.
No segundo encontro do Enpro-Eco, o coordenador do Projeto de Ecoturismo na região da Mata Atlântica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sérgio Salvatti, a diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Marilia Britto de Moraes, a secretária do Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Inês Moura Fazzini Biondi, o secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Auracy Mansano Filho, o coordenador de projetos da ONG Vale Verde, André Miragaia, e o presidente da organização não-governamental Onda Verde, Paulo André Cunha Ribeiro, discutiram a verticalização do município de São Sebastião. A mesa concluiu que é necessário convocar uma reunião imediata entre todas as partes para decidir quais medidas adotará para o novo possível processo de urbanização.
A terceira e última atividade do Enpro-Eco foi norteada pela questão do Campo de Mexilhão. O fórum teve a maior participação da população local, com cerca de 70 pessoas na platéia. Os moradores de Caraguatatuba questionaram os danos e os benefícios da instalação do gasoduto na região. Um dos principais assuntos que pautou a reunião foi a geração do emprego para os caraguatubenses, já que a maioria de vagas abertas pelo empreendimento serão destinadas aos níveis técnico e superior.
O Fera teve os panéis "Políticas para o desenvolvimento do turismo sustentável" e "Certificação e segurança. Sem isso não existirá turismo de aventura". No primeiro encontro, a secretária de Desenvolvimento Sustentado do Ministério do Meio Ambiente, Daniela Soares do Nascimento, o consultor em Legislação Ambiental e Turística, João Allievi, e o secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Leandro Borella, falaram sobre as questões de certificação e normatização e estudaram o desenvolvimento de ecoturismo e turismo de aventura em Brotas (SP). Durante, o painel, Borella lembrou que Caraguatatuba quer criar uma legislação de turismo sustentável para regularizar as empresas existentes e dar credibilidade ao empreendimento no município.
No segundo painel, o técnico do projeto na área do Instituto de Hospitalidade, (IH), Leonardo Persi, e o coordenador de qualificação da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), Álvaro Barros, detalharam a criação de normas técnicas de turismo de aventura no Brasil. Barros apresentou uma lista com os 15 pólos escolhidos para contemplação da implantação do programa de Qualificação e Certificação do Turismo de Aventura. No entanto, nenhuma das cidades que formam o Litoral Norte - Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba - estão na listagem. Segundo o coordenador de qualificação da Abeta, o Ministério do Turismo não tem recursos para a inclusão de novas localidades.
O presidente da ONG Onda Verde e organizador dos painéis, Paulo André Cunha Ribeiro, lembrou que as reuniões deram origem à carta de conclusões e recomendações. "Esperamos que esse documento seja cumprido e que as ações, efetuadas por quem tem a responsabilidade de atuar juntos aos problemas e às soluções apresentadas nesses quatro dias", disse. Ribeiro terminou a sua fala anunciando que a carta será encaminhada aos representantes das esferas federais, estaduais e municipais.
Além dos fóruns, o Ecoadventur ofereceu uma programação gratuita em que os visitantes puderam praticar esportes de aventura como tirolesa de 150 metros, mergulho em tanque, rapel, parede de escalada de 12 metros, arvorismo e canoagem.
O evento também contou com uma série de atividades voltadas ao conhecimento e à informação na área ambiental, uma mini-corrida de aventura de 5,8 km, o primeiro desafio de caiaques no Rio Santo Antonio e um espaço lúdico e esportivo para crianças de 2 a 10 anos, o Playground Radicalzinho.
A Nestlé, patrocinadora geral do Ecoadventur, trouxe o Projeto Nutrir, programa de aproveitamento total dos alimentos, e atividades de pintura e desenho para as crianças. Ao todo, o evento contou com a participação de 30 ONGs e entidades culturais.
(Fonte: adriana@tropicocomunicacao.com)

Carta de Conclusões e Recomendações do 3º Ecoadventur Litoral Norte SP 2006

Litoral Norte - Durante o ECOADVENTUR LITORAL NORTE 2006 foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento sustentável da região, turismo e esportes de aventura que culminaram nesta carta de recomendações elaborada pelos responsáveis pelo ECOADVENTUR LN-SP/2006.

Conclusões e recomendações finais:

- Painel “O futuro político do Litoral Norte – A visão política para desenvolvimento sustentável do Litoral Norte”
Conclusão: Os candidatos aos cargos eletivos a deputado federal e estadual defenderam em geral a criação de um plano regional para o desenvolvimento do turismo, vendo o LN como um pólo. A criação de uma agência de desenvolvimento regional participativa entre todos os segmentos da sociedade (poder público, sociedade civil organizada) foi vista como um caminho a ser defendido. A solução da questão do saneamento básico foi apontada como prioridade por todos os painelistas para melhoria da qualidade de vida na região. Dentre os painelistas, percebeu-se que a maioria não considera os projetos da base de gás, da ampliação do porto, da duplicação da rodovia dos Tamoios e cadeião como problemas, mas sim como parte natural do processo. Os painelistas consideraram a fundamental importância da escolha de representantes da região para os cargos eletivos a deputado estadual e federal.

- Painel “Políticas para o desenvolvimento do turismo sustentável – Políticas municipais e federais para o turismo de aventura – O papel do poder público e da iniciativa privada e O projeto de ecoturismo/Visitação nas UC – Estudo de caso sobre o processo de normatização em Brotas – SP”.
Conclusão: O painel apontou que o Litoral Norte tem que ser visto e já é como um centro de turismo sustentável que se tornará capaz de beneficiar aos mais diversos segmentos da população à medida que a sociedade considere o turismo sustentável como estratégico, inclusive nos planos diretores dos municípios que compõem o Litoral Norte de SP. Caraguatatuba já está buscando ter uma legislação específica para os esportes de aventura e radicais, mas está disposto a aprofundar os estudos sobre legislações de outros municípios como Brotas e Bonito e ouvir a orientação de especialistas experientes e qualificados tais como os diversos painelistas do ECOADVENTUR LN-SP/2006.Tornou-se claro que leis que permitam o aparecimento de soluções locais frente às características de cada região são as melhores.

- A apresentação do “Projeto Petrobras Campo de Mexilhão – As implicações dos impactos ambientais e sócio-econômicos na região do Litoral Norte de SP”.
Conclusão: Os estudos apresentados demonstraram a grande preocupação da Petrobras com a questão ambiental. A Petrobras mostrou que está fazendo uso da mais alta tecnologia para minimizar os impactos ambientais. Foi demonstrado que o empreendimento não resolverá o atual problema de geração de empregos e renda já que a mão de obra e os empregos gerados necessitam de qualificação e especialização não disponíveis na região. A operação da base gerará apenas 72 empregos. Não foi apresentada nenhuma proposta para a solução dos impactos sociais como o processo migratório ou se existe algum programa para as pessoas que chegarão à região e trabalharão durante a obra. A Petrobras confirmou o agendamento dos fóruns sociais na região, a começar pelas ONGs de Caraguá.

- Painel “A mata atlântica (sua sustentabilidade no LN – SP) e a responsabilidade de sua preservação – Os impactos das obras sobre as unidades de conservação do Litoral Norte – SP. O ecoturismo como indutor de desenvolvimento sustentável e o potencial turístico e econômico dos Parques Estaduais na região do Litoral Norte de SP”.
Conclusão: A maior preocupação demonstrada foi referente ao corredor de exportação como a obra de maior impacto nas unidades de conservação. Foi destacado que independentemente das obras o potencial turístico deve ser mantido como prioridade por ser a principal vocação da região. Foi concluído que o ecoturismo é um grande fomentador para o desenvolvimento sustentável. Os componentes do painel se comprometeram a assumir a responsabilidade da preservação dos valores ambientais da região em contraponto aos empreendimentos. Os participantes do painel também se posicionaram contrariamente ao possível processo de verticalização em São Sebastião e em outras regiões, a maioria dos painelistas demonstrou que isso é incompatível com as características geográficas e com a vocação turística já defendida no Plano de Gerenciamento Costeiro e com a falta de suporte de infra-estrutura para adensamento populacional.

- Painel “Certificação e segurança. Sem isto não existirá turismo de aventura. Procedimentos de segurança e resgate no turismo de aventura – Grupos de Voluntários. Certificação do Turismo de Aventura. As normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas”.
Conclusão: Foi detalhada a importância do processo de criação de normas técnicas para o turismo de aventura no Brasil e da criação de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento em Turismo de Aventura. Apresentou-se a lista de pólos que, dentre os 48 existentes no Brasil, serão contemplados com subsídios do Ministério do Turismo para implantação do Programa de Qualificação e Certificação no Turismo de Aventura. Na lista de 15 pólos privilegiados pelo Programa, não está contemplado o Litoral Norte de SP, pois faltam recursos para a inclusão de novos pólos. Entretanto, foi demonstrado que o interesse em receber o Programa da Abeta deve partir do pólo, o que poderá levar à novas considerações por intermédio do Ministério do Turismo e da Abeta.

Frente a essas conclusões os responsáveis pelo evento fazem as seguintes propostas/recomendações:
- Criar programas ambientais e sociais locais para acompanhar a evolução dos impactos no Projeto da Petrobras – Campo de Mexilhão.
- Investir na criação de cursos profissionalizantes para formação de mão de obra qualificada.
- Criar uma agência de desenvolvimento regional composta pelo poder público e sociedade civil organizada para gestão de um fundo de recursos que deverá garantir o aproveitamento do potencial turístico e a sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento socioeconômico.
- Estimular a mobilização que vise incluir o Litoral Norte nas ações do Programa de Qualificação e Certificação no Turismo de Aventura.
- Elaborar uma legislação específica para o turismo e esportes de aventura e radicais na natureza a partir do aprofundamento de estudos sobre legislações de “municípios-modelos”.
- Criar um programa de mobilização da sociedade para desenvolvimento do turismo de aventura do Litoral Norte.
- Convocar um grupo de gestão de gerenciamento costeiro para discussão dos empreendimentos em andamento na região, frente ao zoneamento ecológico e econômico do Litoral Norte.
- Realizar ações frente ao governo do estado para demonstrar a premência de execução da infra-estrutura do saneamento ambiental: plano de drenagem, implantação do CITTRIS, abastecimento de água, tratamento de esgoto e recuperação das áreas degradadas.
- Compatibilizar os programas de ecoturismo e turismo de aventura das várias esferas de governo e programas internacionais, com os com os planos de manejo dos Parques.
- Ampliar o orçamento do município, estado e governo federal para a conservação/preservação do meio ambiente.
- Estimular a mobilização da sociedade para a ampliação e aprofundamento do processo participativo de discussões relativas ao futuro da região, inclusive através de fóruns e eventos tais como o ECOADVENTUR.
- Enfatizar e divulgar por todos os meios, a importância do processo educacional para a mudança de comportamento e de hábitos mediante a conscientização de crianças e jovens.
- Exigir e cobrar as ações dos políticos eleitos frente às necessidades da região.

Carlos Bartolomeu Cavalcanti Paulo André Cunha Ribeiro
Adventure Factory Instituto Onda Verde
Consultoria e Treinamento
(Fonte: adriana@tropicocomunicacao.com)

UNITAU apresenta peça na 4ª Mostra de teatro de Taubaté

Litoral Norte - O grupo de teatro da Fundação Musical Artística e Cultural (FMAC) da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentará a peça “O Brasil e a Comédia em Cantos e Contos” nesta terça-feira, dia 18 de julho, às 20 horas, no Teatro Metrópole, com ingressos a R$ 3,00.
A apresentação faz parte da 4ª Mostra de Teatro da cidade de Taubaté, que se realiza até o dia 30 de julho no Teatro Metrópole. Dirigido pelo prof. Antônio Ebran Júnior, o grupo de teatro da FMAC é composto por 38 membros, sendo 18 alunos bolsistas e 15 atores contratados, e tem levado conscientização e diversão em mais de 100 peças apresentadas nos palcos da região.
“O Brasil e a Comédia em Cantos e Contos” é uma crítica social que leva o público a refletir sobre a situação política do Brasil e, também, sobre a diversidade do folclore popular. Com a utilização de histórias regionais, que englobam desde a literatura de cordel, a macumba, a folia de reis, até a lenda do boi bumbá, a peça apresenta as variadas formas de cultura do País.
Em mais de dez anos de atuação, o grupo faz cerca de 100 apresentações por ano, em todo Vale do Paraíba e grande São Paulo. “O teatro tem várias linguagens e, apesar de não poder ser fútil, de ter que passar informação e conscientizar o público, sua melhor parte está em divertir e entreter e fazer com que as pessoas, pelo menos pelo tempo que durar a peça, esqueçam os problemas lá fora”, explica o ator e funcionário da UNITAU Luiz Cláudio Alves Viana.
O Teatro Metrópole fica na rua Duque de Caxias, 312 , Praça Dom Epaminondas. (Fonte: UNITAU)

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Litoral Norte - A deputada Maria do Rosário, do PT/RS, que coordenou a CPMI sobre a exploração de crianças e adolescentes, apresentou suas conclusões na TV Câmara, dia 15/06, no programa Participação Popular. O programa também contou com a participação de várias instituições ligadas às questões de direitos humanos.
Segundo a Deputada, a diferença entre abuso e exploração é que o primeiro é praticado por quem teria o dever de defender a criança ou adolescente; a exploração é realizada por pessoas estranhas com o objetivo de lucro.
O problema foi estudado nas várias regiões do Brasil e se manifestam nas chamadas “ruas do cincão, do 1,99” onde meninas de idade cada vez menores são usadas como mercadorias, especialmente por “gringos” que aqui chegam com esse objetivo. Mas esses delitos acontecem em todas as classes sociais, independente do nível sócio-econômico e cultural. Quando esses crimes acontecem com pessoas de alta classe, geralmente são abafados e dificilmente são punidos. Uma exceção é o caso dos vereadores de Porto Ferreira, no Estado de São Paulo.
Por isso, o dia 18 de maio é o dia de “Araceli, nunca mais”, uma menina do Espírito Santo, que foi violentada e assassinada por rapazes da elite econômica. A partir desse fato, formou-se o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual, que elaborou um amplo dossiê para mobilizar a sociedade nessa luta.
É difícil reconhecer o possível abusador ou explorador porque ele não tem qualquer sinal que o distinga de um cidadão comum. Grande parte desses crimes são executados por familiares e parentes das vítimas. Esse problema tem várias causas: a impunidade, a aceitação como natural e a perda da capacidade de se indignar com essa situação; a dificuldade de reunir provas, o fato da legislação enquadrar esse delito em crimes contra os costumes e não contra os direitos humanos.
A partir da gravidade da situação encontrada, foi elaborada uma proposta de lei que está para ser votada e que não deixa brechas. Nesta proposta está o encaminhamento imediato das vítimas para tratamento psicológico, cabendo a esses especialistas a elaboração de laudos, que passariam a ser provas suficientes para incriminação, evitando assim, que as vítimas sofram o doloroso processo de inúmeros depoimentos a cada fase do processo.
Outro resultado desses debates e mobilizações é que hoje esse tema está na agenda brasileira, sendo discutido de norte a sul nos mais diferentes espaços, viabilizando a denúncia desse crime através do disque-denúncia número 100.
A escola tem um papel importantíssimo na “escuta” do aluno. A Deputada, que já foi alfabetizadora, mencionou a sua própria experiência para identificar a mudança de atitude da criança que foi ou está sendo abusada/explorada. Por isso, a Secretaria de Direitos Humanos vem desenvolvendo o Programa “Escola que Protege”, com o objetivo de capacitar os educadores e funcionários a ajudarem as vítimas.
Segundo a Deputada, um dos maiores problemas é submeter as empresas de Internet à leis que impeçam a disseminação da pornografia infantil, de maneira a quebrar o sigilo e identificar os contraventores.
Este é um problema que pode e deve ser discutido dentro da Agenda 21, porque o objetivo da Agenda é identificar os principais problemas e possíveis soluções.
(Fonte: Rui Alves Grilo ragrilo@terra.com.br )

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Maratonista de Caraguá fica em 3º e é convidada a compor equipe Paulista em competição
Roselaine é promessa de medalha na 50ª edição dos Jogos Regionais que acontece até o dia 31 em Lorena

Caraguatatuba - A Maratonista caraguatatubense Roselaine Souza Silva conquistou mais um título. A atleta, que faz parte da equipe “Filhos do Vento” da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, ficou em 3ª lugar em sua categoria (25 a 29 anos) na Prova Pedestre de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, que aconteceu no domingo, dia 16 de julho.
Rose, como é carinhosamente chamada, ficou em 8º lugar na classificação geral. A atleta informou que a competição contou com vários atletas profissionais, o que dificultou a corrida. “O percurso foi de 10 quilômetros, o trajeto era plano, o que tornou a fácil a competição, ao mesmo tempo tivemos adversários muitos bons como, por exemplo, a maratonista Marizete de Paula Rezende, vice-campeã da Maratona de São Paulo, que aconteceu no dia 4 de junho. Ela sagrou-se campeã em Pinda.
De acordo com a atleta, a competidora Maria Lúcia A. Vieira, segunda colocada na competição, a convidou para integrar à sua equipe para participar da 14ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, que acontece no dia 17 de setembro, em São Paulo.
De todas as primeiras colocadas na competição somente a atleta de Caraguá é amadora. Ela disse ainda que o seu tempo vem sendo melhor em cada competição. “Na corrida anterior que participei fiz o mesmo percurso em um tempo de 37 minutos e 13, esta eu fiz em 37 minutos e 9”, comemorou.
Roselaine, que é treinada pelo professor Adão Dias Durval e tem o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games, Brinquedos e Presentes e Academia Stúdio Personal, participará no sábado e domingo, dias 22 e 23, da 50ª edição dos Jogos Regionais em Lorena e é promessa de medalha para a Caraguá. (Fonte: PMC)

Karateístas de Caraguá disputam o Campeonato Brasileiro
A expectativa da SECER é que as atletas superem os adversários e conquistem o título de melhores do Brasil. As atletas são as únicas do Litoral Norte a conseguir classificação para o Brasileiro

Caraguatatuba - As Karateístas Larissa Suzuki e Karen Sthefani da equipe da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá viajam na quinta-feira, dia 20 para a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, com a delegação da Federação Paulista, onde participarão nos dias 22 e 23, sábado e domingo, do Campeonato Brasileiro da modalidade.
Larissa irá competir na categoria 10/11 anos acima de 50 kg faixa roxa e preta e Karem na 12/13 anos até 35 quilos também faixa roxa e preta. As atletas foram classificadas para o Campeonato Paulista em uma seletiva que aconteceu no dia 25 de março no município. No Paulista as competidoras ficaram com a 2ª posição, conquistando com esse resultado uma vaga no Brasileiro.
Segundo o professor de Karatê da SECER, Edson Mendes do Amaral, mais conhecido como Edinho, com a classificação as competidoras passaram a ser treinadas para o Campeonato Brasileiro pelo técnico da Federação, José Carlos. “Elas treinam todos os sábados no Centro de Treinamento Juicy Sagara em São Paulo. Nesta fase elas passam de atletas do Município para Estado”, disse.
Ele acrescentou que “elas são muito boas, por isso são as únicas atletas do Litoral Norte que conquistaram a classificação para o Brasileiro. A esperança é que elas venham de lá com o título de melhores do Brasil, estamos torcendo por elas.”
A equipe da SECER participará com 7 atletas da 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece até o dia 31 de julho em Lorena. Os Karateístas competirão nas modalidades de Shiai, Kumitê, Kata equipe e individual no masculino e feminino. De acordo com Edinho o lema da equipe é “vencer e vencer”. (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar negocia desapropriação de área do Perequê-Mirim
Para negociar a área ocupada hoje por cerca de 300 famílias, o prefeito propôs permuta com outra área no município e, os proprietários estudam a proposta para um possível acordo.

Caraguatatuba - Visando oficializar o decreto que torna de utilidade pública uma área no bairro Perequê-Mirim, onde residem hoje cerca de 300 famílias, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, reuniu-se no dia 12 de julho em seu gabinete, com proprietários e uma comissão de moradores para propor negociação da área.
Os procuradores do espólio de Amaro Bento Pessoa e Silvia Monteiro Pessoa e, a inventariante Dra. Eliane Inês Pereira Dias, secretária de Assuntos Jurídicos do município, José Edvaldo Del Valle, secretário municipal da Fazenda participaram da reunião e acompanharam a proposta de negociação do prefeito.
Ficou acordado entre o prefeito e os procuradores, que serão estudados mecanismos para formalizar a desapropriação da área devendo ser feita uma avaliação do valor venal do município. O prefeito fez proposta de permuta da área, hoje ocupada por moradores, por outra área no município, do mesmo valor venal, devendo ser estudada a possibilidade de parte desse valor ser paga em espécie. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 17 de agosto, visando resolver a questão. (Fonte: PMC)

E.C. Indaiá é o campeão Copa Master
As três primeiras equipes foram premiadas com troféus e medalhas. A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades locais

Caraguatatuba - A equipe Esporte Clube Indaiá sagrou-se campeã da Copa Master 2006. A competição final aconteceu no domingo, dia 16, e a cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades locais.
Os times C.A. Fortaleza e E.C. Primavera entraram em campo para disputar a 3ª colocação do campeonato. Na briga pela vitória a equipe Fortaleza não deu chance para o adversário e venceu de 2 a zero com gols de Mauro e Carrinho. O primeiro lugar da Copa teve uma disputa acirrada entre as equipes. Jogando em casa, os atletas do E.C Indaiá marcou bem os adversários. A equipe venceu de três a zero com gol de Edinho, Paulino e Cristiano Fragoso e subiu no lugar mais alto do pódio.
A cerimônia de premiação contou com a presença do Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves; o presidente da LICAF, Oswaldo P. Mello Neto; do vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) entre outros.
Organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação e LICAF – Liga Caraguatatubense de Futebol, o evento premiou com troféus e medalhas os três primeiros colocadas. Também foram premiados o goleiro Laerte do E. C. Primavera como o menos vazado com 7 gols e Carrinho, do E. C. Fortaleza como artilheiro com 13 gols. A equipe do Esporte Clube Primavera recebeu o troféu “Disciplina”. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá partem para a “descoberta” do interior
Os estudantes dos 4ºs anos de três EMEFs de Caraguatatuba viajaram hoje, dia 17 de julho, para cidades do interior do estado de São Paulo. Eles passarão uma semana de férias com atividades diversificadas, por meio do programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior.

Caraguatatuba - Num clima de muita animação e ansiedade, 160 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba, partiram hoje, dia 17 de julho, para uma viagem de férias. Eles passarão cinco dias em cidades do interior do estado, pelo Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior. Nesta edição de 2006, foram viajar os alunos dos 4ºs anos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão), Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) e Profº João Benedito Marcondes (Barranco Alto).
Cada grupo de 40 alunos irá para uma cidade com características bem típicas de interior, com população em média, de três mil habitantes. Mira Estrela, Bocaina, Macedônia e Mineiros do Tietê serão as cidades hospedeiras das crianças de Caraguatatuba. A distancia entre o Litoral Norte e esses municípios varia entre 450 e 790 quilômetros.
Acordar cedo não foi problema para as crianças, que tiveram que se reunir com os demais colegas nas próprias unidades escolares às 6h. Cada aluno chegou com o pai ou responsável, com a bagagem para permanecer cinco dias longe de casa. Os pais acompanharam as crianças até a saída dos ônibus.
Silvana de Oliveira Leite é mãe de Tamires, que viajou para Mira Estrela. Ela conta que a filha ficou muito ansiosa nos últimos dias e acredita que será muito bom o passeio. “Eu trabalho e não teria como levar ela para viajar e com isso, se não tivesse essa oportunidade, a Tamires passaria as férias em casa”, decatou.
Bernadete Zaparoli também elogiou o programa. Ela é avó de Rafael, que integrará os visitantes de Mira Estrela. Para Bernadete, ao viajarem sozinhas, as crianças tornam-se mais responsáveis. “É uma oportunidade maravilhosa, é algo que nunca tiveram. Espero que dê tudo certo e que eles aproveitem bastante. Meu neto ia ficar as férias em casa e agora está podendo ir viajar para um local novo, com uma equipe de profissionais muito legal”, completou.
Essa é a primeira vez que Marlon Abreu Dias, de 10 anos, viaja para o interior. Morador do bairro Travessão, ele disse ter ficado bem animado com a oportunidade e pretende aproveitar muito durante a estadia em Mira Estrela. Assim como ele, Kyaia Lohani Lemes das Dores, 10 anos, irá pela primeira vez a uma cidade distante de Caraguatatuba. “Não conheço a cidade, sei que é do interior. Imagino encontrar fazendas, natureza e me divertir com meus amigos. É uma oportunidade de encontrar novos lugares”, comentou.
Taisa Fane de Oliveira, apesar de já ter realizado outras viagens, ficou entusiasmada com esse passeio junto dos colegas de escola. Ela diz que não iria viajar nessas férias e por isso ficou feliz em poder participar do programa e ir para o interior.
Para garantir a segurança das crianças e deixar os pais mais tranqüilos, a Secretaria da Educação de Caraguatatuba enviou quatro monitores por ônibus. Cada um desses profissionais ficará responsável por cuidar de dez alunos. É importante ressaltar que eles contarão com o apoio de outros monitores, que moram nas cidades hospedeiras e guiarão os alunos em todo o roteiro preparado para o programa Redescobrindo o Interior.
Todos monitores receberam uma capacitação oferecida pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), que é responsável pelo “Caravanas do Conhecimento”. No estado de São Paulo, o programa envolverá sete mil alunos da rede oficial de ensino com idades entre 9 e 11 anos, da capital, grande São Paulo e municípios do litoral para conhecer o interior paulista. Essa mesma proposta é aplicada aos estudantes do interior, que durante as férias do verão podem conhecer cidades do litoral. Caraguatatuba esse ano foi reconhecida com a melhor hospedeira do programa Interior na Praia.
Segundo Edvaldo Ormindo, supervisor de ensino responsável pelo programa, todo o município que hospeda as crianças durante o verão, tem essa possibilidade de enviar alunos durante as férias de julho. Ele explica que nessa edição, Caraguatatuba ofereceu lanche e o transporte para as crianças, enquanto os municípios hospedeiros oferecerão a hospedagem e os passeios. “É uma experiência única, pois é a chance das crianças saírem do litoral e passarem uma semana de férias em outra região. Ele acredita que para os alunos seja muito importante a viagem, pois alguns não conhecem nem a própria cidade”, finalizou. (Fonte: PMC)

3º Festival da Tainha comemora o grande sucesso do evento que atraiu público de todas as idades
O entreposto de Pesca do Porto Novo esteve em festa durante o 3º Festival da Tainha, que aconteceu em Caraguatatuba de 14 a 16 de julho. Turistas e moradores compareceram em massa para saborerar variados pratos que tiveram como principal ingrediente a tainha

Caraguatatuba - O 3º Festival da Tainha teve sua abertura na noite de sexta-feira, dia 14, com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, do vereador Aurimar Mansano, que na ocasião representou o presidente da Câmara, dos Secretários de Turismo, Ricardo Ribeiro, e de Meio Ambiente, Auracy Mansano, além do gerente regional do Sebrae, Mauro Medeiros, do presidente da Associação de Pescadores da Zona Sul, Ronan Carvalho da Silva Junior, do presidente da SAB Porto Novo, Isaías de Sousa Filho (Béco) e demais autoridades, representantes de instituições e a comunidade em geral.
O evento aconteceu no entreposto de pesca “Venecio Ezequiel dos Santos”, com o objetivo de valorizar a cultura caiçara tradicional da comunidade pesqueira da Zona Sul.
Juntamente com a abertura do Festival, houve a inauguração da Praça do Remo”, e a entrega do rádio comunicador aos pescadores locais.
O presidente da Associação de Pescadores da Zona Sul, Ronan Carvalho, aproveitou a ocasião para agradecer em nome de todos os pescadores. “Ficamos muito felizes pelo prefeito ter atendido nosso pedido e ampliado o espaço para o festival, que já foi um grande sucesso no ano passado e neste ano promete ser ainda melhor”, disse.
O prefeito José Pereira de Aguilar disse que, quando pode, a prefeitura tem auxiliado as comunidades pesqueiras. “Às vezes são coisas muito simples que os pescadores precisam para melhorar seu trabalho e este é o papel do Executivo. Estamos entregando um rádio comunicador e a Praça do Remo, para ampliar o espaço da festa, que pelo visto, terá de ser ainda maior no próximo ano”, concluiu.
Além da tradicional Tainha na Brasa, a população pôde conferir outras delícias como o croquete de tainha (acompanhado com um molho de hortelã), empada, cuscuz, porções e espetinhos de Tainha. O comerciante de Marília, João Barbosa de Oliveira, que veio pela primeira vez no Festival gostou muito do evento. “Fiquei surpreso, porque vim passar um fim-de-semana na colônia de férias e quando cheguei na cidade já estava acontecendo esta festa. Gostei bastante dos pratos, da simpatia do pessoal, das atrações musicais, enfim, tudo me agradou bastante, e acho que agradou a todos porque todas as vezes que vim aqui a festa estava sempre cheia. A cidade está de parabéns”, enfatizou o turista.
Durante a abertura do 3º Festival da Tainha, a aluna Thaís Camilo, do 4º ano A, do CIEFI Maria Aparecida Ujio, do Porto Novo, fez a leitura de uma poesia contando parte do início da formação da comunidade pesqueira do Porto Novo. Em seguida os alunos do 1º ano da mesma escola participaram de uma apresentação de dança intitulada “Planeta Água”. Após esse presente dos estudantes do Porto Novo a todos que estavam no local, a festa foi declarada oficialmente aberta pelo prefeito Aguilar. Durante os três dias de festa, várias atrações animaram o público presente. Milhares de pessoas compareceram ao local para prestigiar o Festival da Tainha e levaram consigo uma novidade: um livro de receitas feito pela Secretaria de Turismo – organizadora do evento, com a apoio dos pescadores, Sebrae, entre outros. (Fonte: PMC)

“Dia da Multiação” beneficiará o Rio do Ouro e os bairros próximos no dia 29
Mais um mutirão de solidariedade beneficiará Caraguá. O programa Multiação, realizado pela prefeitura, em conjunto com órgãos municipais, estuduais e voluntários, acontecerá desta vez no bairro Rio do Ouro, beneficiando ainda as comunidades do Jaraguazinho, Estrela D’Alva e Ponte Seca

Caraguatatuba - Mais um “Dia da Multiação” acontecerá na cidade. Realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as demais Secretarias, órgãos estaduaiais e municipais, e demais instituições voluntárias, o projeto, que vem sendo realizado com grande sucesso no município, beneficiará desta vez as comunidades do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Ponte Seca e Estrela D’Alva, com diversos tipos de atendimento, totalmente gratuitos.
O evento acontecerá no CIEFI “Aída de Almeida Castro Grazioli”, no Rio do Ouro, no dia 29 de julho, das 8h às 16h30, e será aberto a toda população que queira participar, mesmo quem não resida nos bairros beneficiados.
De acordo com a coordenadora do evento, Cilce Fabrette, o Multiação é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Fundacc-Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul, Bazar do Fundo Social, PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador, Sine e Banco do Povo, Defesa Civil, Conselho Tutelar e GAC-Grupo de Apoio Civil, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil e Militar, Associação Comercial, e demais órgãos públicos e privados, entre outros voluntários.
Além do Dia da Multiação, acontecerá também o projeto “Governo Itinerante”, no qual o prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado por seus secretários, atenderá individualmente a população, ouvindo as prinicipais reivindicações e necessidades dos moradores.
Entre os serviços mais requisitados pela comunidade estão a recreação, os cortes de cabelo gratuitos, atendimentos de cartório e Registro Civil, emissão de Registro Geral, além do tradicional atendimento realizado pelas empresas Bandeirante Energia e Sabesp. Todos podem participar.
O Dia da Multiação será em 29 de julho(sábado), das 8h às 16h30. O CIEFI Aída de Castro, fica na rua Francisco Ribeiro, nº 80, no Rio do Ouro. Participe. (Fonte: PMC)

Curso de Capacitação Profissional do PAT terá nova turma e as inscrições são gratuitas
Para os munícipes que perderam a oportunidade de participar do curso de Capacitação Profissional do PAT em parceria com a Secretaria da Administração um novo curso está com vagas abertas

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Administração, realizará pela segunda vez o curso de capacitação profissional para trabalhadores que desejam ser inseridos no mercado de trabalho.
A primeira turma de alunos participou do workshop no final de junho, e desta vez, uma nova oportunidade está sendo oferecida àquelas pessoas que não se inscreveram pela primeira vez.
O curso “Time de Emprego” pode ser feito por qualquer trabalhador da cidade que esteja cadastrado no PAT. A duração é de 16h, divididas em dois dias: 20 e 21 de julho, das 9h às 17h, no CEPROLIN – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte.
A capacitação é ministrada pela Intep (Instituto Nacional de Tecnologia, Ensino e Pesquisa) e tem por objetivo orientar as pessoas, para a obtenção de melhores resultados na hora de procurar emprego. O prefeito José Pereira de Aguilar esteve presente na primeira edição do curso para prestigiar os alunos e falar da importância da atualização profissional. Segundo o Secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, “esta é mais uma forma da Prefeitura, juntamente com o PAT colaborar com os trabalhadores da cidade”, concluiu.
As pessoas interessadas em participar desta nova edição do “Time de Emprego” devem procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, para a realização do cadastro e inclusão de seu nome na lista de participantes do curso. É necessário levar a Carteira de Trabalho. O PAT fica na rua Taubaté, nº 520, no bairro do Sumaré (próximo ao ponto final da Praiamar). O horário de atendimento é das 8h às 16h30. Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Participe. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

33ª Semana Internacional de Vela

Ilhabela - O velejador e secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela, José Roberto de Jesus e a tripulação do Surf Spirit sagraram-se campeões da classe HPE na 33a. Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Para o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, é muito bom e emocionante ver um caiçara ganhar uma competição tão importante como esta. (Fonte: PMI)

Visita da 4a. CSM


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira, 17, a visita do Tenente Coronel, Robson José Vieira de Carvalho, chefe da 4a. CSM; do Major Gobbi, chefe da 3a. seção da 4a. CSM e do Capitão Paulo Roberto Rodrigues, delegado do Serviço Militar da 7a. delegacia de São José dos Campos, que estavam em Ilhabela em inspeção para orientação técnica na Junta Militar.
A comitiva da 4a. Circunscrição do Serviço Militar aproveitou a ocasião para uma visita ao prefeito municipal, para agradecer a atenção dada ao funcionamento do serviço militar em Ilhabela, e parabenizar a administração do prefeito no município. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vítima de atentado, prefeito apela ao ministro da Justiça
Após ter carro atingido por 8 tiros, Juan entrega fita à polícia e pede ação federal

São Sebastião - Vítima de um atentado na madrugada de domingo, o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), requisitou a intervenção do Ministério da Justiça na investigação do crime, que ele acredita ter motivação política.
Juan pretende agendar uma audiência com o ministro Márcio Thomaz Bastos, onde vai relatar ameaças que estaria sofrendo.
O carro do prefeito foi atingido, por volta de 1h30 de anteontem, por oito disparos de pistola 765 quando ele retornava do centro com sua mulher e três filhos adolescentes.
O atentado ocorreu quando Juan contornava uma curva na rua Frei Galvão, no bairro Reserve du Mollin. Um homem, trajando roupa preta e encapuzado, atirou contra o carro do prefeito. Após desviar dos disparos, disse ter lançado seu carro contra o atirador e fugido em velocidade.
O prefeito acionou as polícias Civil e Militar. Ninguém ficou ferido. Seis disparos atingiram o pára-brisa e o capô do veículo e outros dois, a lateral do veículo.
"Sou grato a Deus por ter me dado a frieza necessária naquele momento, para controlar o veículo e impedir que os tiros atingissem minha família", disse.
MOTIVO- Para o prefeito o atentado foi político. "Tentativa de assalto não foi. Foi um atentado político e gostaria que a polícia investigasse isso com rigor", disse.
Ele afirmou que não vai mudar sua rotina e que irá manter a família na cidade.
Juan pedirá uma investigação do Ministério da Justiça sobre as informações relatadas em março pelo ex-assessor do vereador Marcelo Matos (PMDB), José Antonio Ferreira Filho, o 'Zé Gué', de que existiria um suposto esquema envolvendo políticos interessados em executá-lo.
As informações dadas por Ferreira Filho foram gravadas e cópias da fita foram entregues as polícias Federal e Civil de São Sebastião.
Na gravação, Ferreira Filho cita os nomes do vice-prefeito Paulo Henrique Santana (PDT) e do presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), adversários de Juan.
"No começo achava que tratava-se de muito exagero, não queria acreditar nessa possibilidade, mas agora, após o atentado de domingo, gostaria que a polícia e o Ministério da Justiça investigassem o conteúdo da fita", disse.
Ontem, Santana e Teixeira afirmaram que a polícia deve esclarecer o caso e que irão processar o denunciante por calúnia e difamação (leia texto nesta página).
FITA- A delegada da PF, Érica Nogueira, confirmou ter recebido ontem uma cópia da fita. Segundo ela, o caso será investigado.
O delegado seccional, José Francisco Rodrigues, conversou com Juan durante uma hora ontem. Segundo Rodrigues, não se trata de uma investigação fácil, pois a emboscada foi feita à noite, sem qualquer testemunha.
Rodrigues descartou a possibilidade de assalto ou atentado praticado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).
Segundo o delegado, todas as possibilidades serão investigadas pela seccional. (Fonte: ValeParaibano)

Adversários refutam teor de gravação

São Sebastião - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), negou ontem qualquer participação sua em um possível complô contra o prefeito.
Teixeira disse ter conhecimento da fita, mas desconhecia que o prefeito tivesse solicitado investigação sobre seu conteúdo a polícia.
"Não tenho qualquer motivação para atentar contra a vida do prefeito. Tivemos várias divergências políticas, mas nunca levamos isso para o lado pessoal. Isso não tem qualquer cabimento", disse Teixeira.
Teixeira lamentou o atentado sofrido pelo prefeito. Segundo ele, vários atentados vêm sendo praticado na cidade nos últimos meses, criando um clima ruim no município. "Tivemos o atentado contra o gabinete do vereador José Cardim de Souza(PP), contra um jornal [Imprensa Livre], contra a Câmara e agora, contra o prefeito. É lamentável", afirmou.
O vice-prefeito Paulo Henrique Santa (PDT) afirmou desconhecer a existência da fita com declarações de 'Zé Gué' envolvendo seu nome e do presidente da Câmara. "Cabe à polícia apurar. Ele ['Zé Gué'] tem que provar tudo o que falou e em que base envolveu nossos nomes", disse.
BOAS RELAÇÕES- Santana disse que tem boas relações tanto com a oposição como com a situação.
Ele afirmou que deixou a administração em agosto do ano passado por discordar de algumas decisões tomadas por Juan, mas que vinha tendo um bom relacionamento com ele.
Santana repudiou com veemência a prática do atentado contra o prefeito. (Fonte: ValeParaibano)

Aliados de Juan dizem sofrer ameaças

São Sebastião - A vereadora Solange Ramos (PPS), vice-líder governista, decidiu ontem deixar a São Sebastião por alguns dias.
Solange disse que recebeu dois telefonemas por volta das 21h de sábado, pedindo que ela se dirigisse até a frente de sua casa, no bairro de Maresias. Ela afirmou que viu quatro homens em um Opala preto, todos trajando roupas escuras, próximo a um orelhão a 25 metros de sua casa.
"Decidi acionar a PM, mas quando a polícia chegou ao local o carro já tinha saído em grande velocidade. Estou com muito medo."
No domingo à tarde, o chefe de gabinete do prefeito, Emerson Elias, também disse ter recebido um telefonema ameaçador. "Uma pessoa ligou para o meu celular dizendo para que eu ficasse esperto porque seria o próximo da lista", disse.
Elias afirmou que já havia recebido ameaças anteriormente, mas sempre acreditou ser brincadeira de mau gosto. (Fonte: ValeParaibano)

'Isso foi uma coisa premeditada'

São Sebastião - O prefeito Juan Pons Garcia (PPS), 47 anos, afirma que não consegue entender os motivos do atentado. Ele descarta a possibilidade de contratar seguranças particulares, usar colete e transferir a família da cidade.
Leia trechos de entrevista concedida ao ValeParaibano

ValeParaibano - A que o senhor atribui este atentado?
Juan Pons Garcia - Não consigo entender qual a necessidade disso tudo. Na vida política temos que estar preparados para tudo, mas gostaria que as pessoas não confundissem as coisas e preservassem minha família. O que ocorreu não tem o menor sentido.

VP
- Foi um atentado político?
Juan - Assalto não foi. Ninguém faz um assalto entrando na frente do carro disparando contra a vítima. Isso foi uma coisa arquitetada, premeditada. A polícia tem que nos ajudar, tem que identificar e esclarecer o caso.

VP - O que muda em sua vida, a partir do atentado?
Juan - Não vou mudar minha rotina, nem meu estilo de administrar. Não vou me encastelar e nem andar de carro-forte. Vou procurar apenas ficar mais atento. Minha família vai permanecer na cidade, aqui ao meu lado. Peço apenas que se alguém tem alguma coisa contra minha pessoa, que deixe a minha família de lado.

VP - Como o senhor conseguiu preservar sua vida e a de seus familiares?
Juan - Foi Deus. Somente Ele permitiria que uma pessoa, numa situação como a que enfrentei, tivesse a frieza necessária para dominar a situação. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Civil investiga atentado contra o prefeito de São Sebastião
Dr. Juan Garcia e sua família foram vítimas de uma tentativa de homicídio, na madrugada de domingo. Prefeito descarta relação com onda de violência

São Sebastião - A Delegacia Seccional do Litoral Norte, da Polícia Civil do Estado de São Paulo, é a responsável pelas investigações do atentado contra o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ocorrido na madrugada do último domingo (16/07). Ele, sua esposa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e os três filhos voltavam do 2º Arraiá Caiçara, por volta das 2h, quando o carro foi alvejado em uma das ruas do bairro. Um homem saiu de um matagal próximo à ponte do rio da Reserve e disparou várias vezes, de frente com o veículo.
Dr. Juan, que dirigia o carro, fez movimentos de um lado para o outro e conseguiu esbarrar no marginal. Os tiros acertaram o pára-brisa, o capô, a porta do motorista e um dos vidros de trás, num total de oito.
Felizmente, ninguém ficou ferido. De imediato, o prefeito de São Sebastião acionou a polícia.
A hipótese de tentativa de assalto é descartada. Na manhã de domingo, Dr. Juan Garcia concedeu uma entrevista coletiva. “Quem vem assaltar talvez não saia de trás de uma árvore já atirando. Foram vários tiros, de pistola automática. Nunca passei por algo semelhante”, declarou o prefeito.
Ele descarta a relação do atentado com a onda de ataques de violência no Estado. “Era bem dirigido ao prefeito, algo que parecia encomendado”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Plano Diretor é debatido em Barra do Una
Comunidade é contra verticalização no município e implantação de ‘prédinhos’ no projeto que cria ZEIS – (Zonas de Especial Interesse Social)

São Sebastião - A Comissão de Estudos sobre o Plano Diretor da Câmara de São Sebastião realizou na noite da última sexta-feira, 14, uma reunião com a comunidade do bairro de Barra do Una, na Costa Sul, visando a coleta de informações sobre os problemas que afetam o local, além de ouvir sugestões dos moradores.
Os moradores e donos de imóveis da região afirmaram que são contrários a verticalização no município e a implantação dos ‘prédinhos’ no projeto que cria as ZEIS.
As reivindicações serão apresentadas por meio de emendas ao projeto referente à revisão do Plano Diretor, que está sendo elaborado pela Prefeitura e deve ser votado pelos vereadores até o dia 6 de outubro de 2006.
Os parlamentares Wagner Teixeira, presidente do Legislativo, e Félix João dos Santos, o ‘Geléia’, além do suplente Valdeci Vicente do Amparo, participaram do evento, que contou com a presença de mais de 70 pessoas.
A consulta foi dividida em três etapas: apresentação de um vídeo; explanação oral e debate sobre o Plano Diretor.
O presidente Wagner Teixeira ressaltou a importância da comunidade também participar das reuniões promovidas pela administração municipal em relação ao assunto. “É importante que os munícipes assinem as atas referentes a apresentação das sugestões que irão para o Plano Diretor”.
“No Plano Diretor que o prefeito está mostrando já se fala em verticalização. Ele recebe as sugestões, mas pode mudar com o apoio da bancada governista na Câmara. A comunidade precisa ficar alerta”, reforçou o suplente Valdeci.
Sugestões - De acordo com o coordenador da comissão, Ricardo Rubson, todas as opiniões enviadas ao Parlamento, sejam contra ou não a verticalização, serão utilizadas como forma de interferir no conteúdo da matéria. “Vamos pegar o resultado da reunião, formular a proposta e apresentar ao projeto”, explica Rubson.
“Quando teremos o Plano Diretor em mãos para ler? Vai ser na última hora, no apagar das luzes?”, questionou o empresário Fernando Antônio Gonçalves da Silva, 56.
“Precisamos ver a minuta do projeto para saber o que não queremos”, disse o fazendeiro Gerd Von Havenschili, 65, afirmando que a maioria é contra a verticalização do município. “Estou sentindo que vamos chegar a uma corrida contra o tempo. Deveríamos ter um prazo de um a dois meses para analisar a minuta”, completa.
“O prefeito disse que no dia 1º de setembro estaria protocolando o Plano Diretor na Câmara. Teremos 35 dias para analisa-lo se o prazo for cumprido. Se o projeto não for enviado iremos pressionar, ser contrários a iniciativa para que ele não apresente da forma que bem entender”, respondeu Wagner Teixeira.
Para o professor da área ambiental, Artur Ferreira de Toledo, 49, que adquiriu um imóvel no bairro, a verticalização, seja por meio das ZEIS ou do Plano Diretor, é preocupante porque não há infraestrutura de saneamento. “A verticalização é um suicídio para uma região tão bonita. O desenvolvimento é para preservar a vida humana. O capital não pode se sobrepor”, critica Toledo. “É preciso pensar no saneamento básico. É inconcebível dar um passo à frente, com dois atrás. Sou contra a verticalização”, completou a enfermeira Lúcia Sanematsu.
O pedreiro João Amâncio dos Santos, 51, nativo do bairro, também declarou ser contra a verticalização. “É necessário preservar o meio ambiente, mas o prefeito está pensando em destruir. Nós é que vamos sofrer as conseqüências”, destacou.
Rio – A comunidade debateu, ainda, outros assuntos relacionados ao bairro como, por exemplo, a dragagem do rio. “A dragagem é muito importante para o bairro devido a existência de marinas que empregam muitos moradores”, declarou a nativa Tereza Braz dos Santos. “Todos que vivem em Barra do Una dependem do rio, que precisa ser dragado”, reforçou o empresário Fernando Antônio Gonçalves.
A moradora também comentou a importância do saneamento básico. “Acho que teremos que colocar a mão no bolso, mas eu não tenho condições”, avisa.
Com relação a área educacional, Braz criticou o fato da Prefeitura não promover cursos na região. “Os cursos são feitos só no Centro da cidade, mas os moradores perdem quase um dia para ir e voltar”.
Para ela, a administração deveria oferecer aulas e/ou disciplinas que são utilizadas no mercado de trabalho existente no bairro. “Já que os hotéis e pousadas exigem o inglês para contratar um funcionário por que a Prefeitura não dá essa ferramenta?”, indaga.
Braz falou ainda sobre a necessidade de creche, mas funcionando ininterruptamente, ou seja, de 2ª a segunda-feira, para atender aos moradores que atuam nos finais de semana para os veranistas.
“O calçamento das ruas também é muito importante para quem reside no bairro”, declarou Sônia Maria Coimbra Luporini, 64, que aproveitou para tecer comentários sobre a burocracia da atual administração em relação às solicitações dos munícipes.
Outra questão levantada durante o encontro foi sobre a situação do cemitério. “Vem gente de tudo que é bairro ser sepultado em Barra do Una”, afirmou a comunidade, que está preocupada com a falta de vagas se providências não forem tomadas. “Todos os cemitérios da Costa Sul estão interditados, exceto os de Barra do Una e Juquehy”, esclareceu Wagner Teixeira.
O transporte coletivo, que teria apenas dois pontos de ônibus no bairro, e o funcionamento da unidade de saúde também foram comentados. “Barra do Una necessita de pronto socorro atuante. Não podemos ficar doentes aos finais de semana”, ironiza o empresário Fernando Antônio Gonçalves.
“A implantação dos pontos de ônibus só depende do Executivo. Uma boa conversa entre o prefeito e o empresário poderia sanar esse problema”, acredita o presidente da Câmara, que também alertou a comunidade sobre a construção do Centro Turístico que a Prefeitura está iniciando no bairro de Boracéia. “Precisa ver se a população foi consultada”, conclui.
A dificuldade de acesso à praia foi outro tópico discutido na reunião. “Temos apenas duas entradas, já que as outras duas foram fechadas ao público”, afirmou o ex-vereador Flávio Quirino de Moura.
Ele declarou, ainda, que em Barra do Una a legislação não estaria sendo respeitada com relação a altura dos imóveis. “Aqui tem várias casas com três andares. A lei não permite, mas elas acabam sendo construídas”, conclui.
O próximo encontro acontece no dia 21, no bairro do Jaraguá, a partir das 18 horas.
Além das reuniões, a comunidade pode participar enviando sugestões para o e-mail: planodiretor@camarasaosebastiao.sp.gov.br ou através da Ouvidoria Legislativa por meio do telefone 0800.7700.031. (Fonte: PMSS)

Prefeitura divulga resultados para curso de micro-informática na próxima quarta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), divulga na próxima quarta-feira, dia 19 de julho, os resultados do processo seletivo para as 80 vagas disponíveis no curso profissionalizante de micro-informática no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), que tem convênio com o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai).
Cerca de 300 pessoas se inscreveram para a prova eliminatória que foi realizada no dia 15 de julho (sábado) na Escola Municipal Iraydes Lobo Vianna do Rego, localizada no bairro do Itatinga e abordou conhecimentos gerais nas áreas de matemática e português, além de conhecimentos sobre a cidade de São Sebastião.
De acordo com informações do CIP, os resultados serão fixados no local na quarta-feira (17/07) e os aprovados devem fazer a matrícula entre os dias 20 e 21 de julho (quinta e sexta-feira) levando cópias do comprovante de residência, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Histórico Escolar ou comprovante de escolaridade.
Para mais informações o interessado pode entrar em contato com o CIP pelo telefone (12) 3892-5535 ou na Seduc através do (12) 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Seesp agita praia do Pontal da Cruz com “Arena Esportiva”

São Sebastião - Muito esporte e lazer foi o que proporcionou a Secretaria de Esportes de São Sebastião e Secretaria de Cultura e Turismo com a Arena Esportiva neste domingo,16 de julho, na praia do Pontal da Cruz.
A iniciativa teve o apoio do Restaurante Sem Compromisso e teve como objetivo promover férias com atividades para os munícipes e turistas que visitam a região.
Para quem compareceu ao evento pode praticar diversos tipos de esporte como futebol, vôlei, futvôlei, basquete, xadrez, malha, dama, aulas de alongamento e aeróbica, além de uma clínica de vela coordenada pelo professor, Rafael Mendes, que ensinava os princípios básicos da vela e aulas práticas.
Para a criançada os monitores da Seesp realizaram muita recreação com diversas brincadeiras que agitaram a garotada até o fim da tarde.
Para o morador do bairro do Pontal, Wilian Pereira, a iniciativa é muito positiva para a cidade. “Estamos carentes de eventos como esse, está sendo um dia muito prazeroso, espero que outras atividades possam acontecer”.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o projeto faz parte da programação de inverno da cidade que tem o intuito de mesclar lazer com muita atividade. “Após o evento deixaremos na praia as traves de futebol, assim como as redes de vôlei para que as pessoas possam se entreter no período de férias”.
No fim da tarde as pessoas ainda puderam curtir um happy-hour com muita MPB ao som do cantor Alessandro. (Fonte: PMSS)

Primeira delegação de atletas sebastianenses parte amanhã rumo aos Jogos Regionais

São Sebastião - De malas prontas, os primeiros heróis do esporte sebastianense embarcam amanhã, 18 de julho, rumo à Lorena, cidade sede dos 50º Jogos Regionais, a disputa mais acirrada entre as cidades do interior paulista, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Os torcedores poderão prestigiar amanhã, na Rua da Praia, às 14h, a saída dos ônibus que levarão os atletas para o alojamento.
Cerca de 94 atletas viajam amanhã para disputarem as primeiras competições. Partem as equipes de basquete feminino e masculino, bocha masculino, damas misto, futsal feminino e masculino, tênis de mesa feminino e masculino e o vôlei de praia feminino e masculino.
Os times que embarcam amanhã possuem competições já agendadas para a quarta-feira, 19 de julho, que também é o dia da abertura do evento.
Às 10h da manhã da quarta-feira, São Sebastião enfrenta no futsal feminino sub-21 a experiente equipe de Jacareí. Os times de basquete também entram em campo no primeiro dia das competições. Às 14h, os meninos do sub-21 encaram Pindamonhangaba. Logo em seguida, cidades vizinhas disputam a primeira partida no feminino: São Sebastião e Caraguá serão rivais.
As meninas do tênis de mesa ‘pegam’ a cidade também caiçara, Ubatuba. No masculino, a equipe sebastianense disputa com a ‘pequena raquete’, Guaratinguetá.
A partir das 8h da manhã do dia 19 de julho, o time de bocha encara Arujá. Na areia, vôlei feminino e masculino serão destaque. As mulheres encaram a ‘poderosa’ Guarulhos e os homens jogam contra Jambeiro.
Segundo um dos responsáveis pela comissão sebastianense, Adriano Ruiz, o objetivo da Seesp é a participação dos atletas da ‘casa’ nas modalidades.
“Não estamos cobrando títulos das equipes, estamos procurando valorizar os nossos atletas, dando oportunidade para que representem a cidade deles, sem contratados”.
A comitiva sebastianense será composta por mais de 300 pessoas entre atletas, dirigentes e funcionários rumo a Lorena, a Seesp estima que São Sebastião fique entre as 10 primeiras cidades colocadas na competição.
Nesta edição, São Sebastião compete com oito modalidades a mais que no ano de 2005: handebol feminino sub-21, tendo a frente o técnico David Camargo Júnior com apoio do professor Carlos Eduardo Teixeira, o Zullu; caratê feminino e masculino, com o professor Edasil dos Santos; natação feminino e masculino sob o comando do professor da Secretaria de Educação, Augusto; atletismo, onde disputam cinco atletas sebastianenses; ciclismo masculino; biribol, composto por atletas que competem no basquete; vôlei de praia feminino e masculino; e tênis de quadra masculino, com o técnico Paulinho.
Além destas, disputam também: handebol masculino, basquete feminino e masculino, bocha masculino, damas misto, futebol feminino e masculino, futsal feminino e masculino, judô, malha masculino, tae kwon do, tênis de mesa feminino e masculino, vôlei feminino e masculino e xadrez.
As grandes promessas são as equipes de malha, damas, tae kwon do, judô e futsal masculino, medalhistas da edição de 2005.
A chefe da delegação e secretária de Esportes, Raquel Buzi, conta que este ano, os atletas sebastianenses e seus técnicos estão mais preparados para a competição.
“Os professores tiveram cursos de atualização, os atletas ganharam o Centro de Treinamento, que possui academia, piscina aquecida, entre outras coisas”.
Os atletas terão cinco refeições diárias, sendo que o almoço e jantar serão fornecidos, dentro do alojamento por um restaurante de Lorena. As outras são realizadas pelos funcionários da cozinha da Secretaria de Esportes. (Fonte: PMSS)

‘Arena Recreativa e Teatro de Rua’ reúne turistas e comunidade em Boiçucanga

São Sebastião - Uma tarde de muita diversão e integração. A Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) realizou no último sábado, 15 de julho, o Arena Recreativa em Boiçucanga, Costa Sul do Município, e levou para divertir a garotada, o Circo de Trapo, a grande atração do dia. Cerca de 50 crianças participaram do evento.
Foram jogos gigantes de damas e da velha, vôlei, bolinhas de gude, basquete, futebol e muitas brincadeiras promovidas pelos monitores da Seesp.
Para a turista de Suzano, Gilmara do Amaral Souza, a programação promoveu diversão para seus filhos. “Nas outras praias isso não acontece. Às vezes não tem nada o que fazer em casa e as crianças querem sair para brincar. Com um evento desse conhecem novos amiguinhos e se divertem!”
Após horas de muitas traquinagens, as crianças sentaram para ‘morrer de rir’ com as palhaçadas do “Circo de Trapo”, que trouxe como espetáculo o “Circo Poemas”, com obras de significativos autores da literatura infantil cujos textos são relevantes não só para as crianças, mas também para toda a família. A intenção da Companhia era instigar nas pessoas o gosto pela leitura e pelo hábito de contar histórias, através do universo do palhaço.
O intuito da Secretaria de Esportes é promover férias com atividades para os munícipes e turistas que visitam a região com atrativos diferentes.
A secretária de Esportes, Raquel Buzi, explica que com uma parceria com a Secretaria das Subprefeituras, os locais que receberem esses eventos de lazer haverá uma melhor estrutura do local. (Fonte: PMSS)

Programação especial de férias é iniciada no Projeto Atividade

São Sebastião - Foi aberta oficialmente nessa segunda-feira, dia 17 de julho, dentro do Projeto Atividade uma programação especial de férias preparada pelo Fundo Social de Solidariedade, órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, para não deixar ninguém parado durante o recesso dos professores da Secretaria de Esportes (Seesp) e também pelos Jogos Regionais que se iniciam nessa semana.
A abertura foi realizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, que destacou a parceria do Fundo Social com a Secretaria de Esportes (Seesp) e Saúde (Sesau), que promoverá atividades diferenciadas e palestras com vários profissionais da saúde. “A programação especial será entre os dias 17 e 30 de julho”, afirmou a presidente.
Após a abertura oficial, o psicólogo Hebert Thomas Luckman palestrou com os alunos sobre o tema “Viver bem a idade que se tem”. À tarde, a dentista Tânia Regina Sarak falou sobre “Saúde bucal na 3ª idade”.
Mais informações sobre o Projeto Atividade podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, através do telefone (12) 3892-2062 ou com o Fundo Social no (12) 3892-5560 e (12) 3892-4991.
Confira a programação

Palestras:
Dia 24/07/06
- Palestra "Senilidade Ocular", com o oftalmologista Glauco Reis
- Palestra "Nutrição na 3ª Idade e na Melhor Idade", com a nutricionista Luciene Mara Rego.

Dia 31/07/06
- Palestra "Viver bem a idade que se tem" (2ª parte), com o psicólogo Hebert Thomas Luckman.
- Palestra "A arte de envelhecer", com a psicóloga Mair Pereira de Souza.

Atividades Esportivas
- Academia de musculação às segundas-feiras no Tebar. Das 8h às 11h e das 14 às 18h.
- Centro de Atividades e Treinamento de Atletas no Pontal da Cruz, às sextas-feiras. Das 8h às 11h e das 14 às 18h.
- Caminhada no Tebar às segundas-feiras das 8h às 9h.
- Alongamento às segundas-feiras das 15h30 às 17h.
- Yoga no Tebar, às segundas-feiras das 10h às 11h.
- Centro de Atividades e Treinamento de Atletas no Pontal da Cruz, às sextas-feiras das
 8h às 9h. (Fonte: PMSS)

Missa em celebração a Nossa Senhora do Carmo lota Igreja Matriz

ESão Sebastião - m comemoração ao dia de Nossa Senhora do Carmo, foi realizada na noite do último domingo, 16 de julho, a celebração de uma missa, seguida de procissão, bênção e a imposição do escapulário em sua intenção. A comemoração reuniu diversos fiéis na sede da Igreja Matriz, localizada no centro de São Sebastião.
Participaram da celebração o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, que pronunciou a “Oração da Consagração do Município a Nossa Senhora do Carmo”.
No decorrer do louvor, o pároco da Igreja Matriz da cidade, Padre Jaime, comentou sobre o atentado sofrido pelo prefeito e seus familiares na madrugada de domingo.
“Na madrugada já era dia de Nossa Senhora do Carmo e o pai do prefeito era devoto de Nossa Senhora. Foi essa fé que com certeza o protegeu e também a sua família”, declarou o pároco.
Padre Jaime, ainda na homilia, condenou esse tipo de violência que foi praticada dizendo que a vida é um dom de Deus e que não podem tentar tirá-la. “A população o escolheu e que podem discordar de seus pensamentos, mas não realizar atos violência por adversidades políticas”.
Diversos cristãos que participam assiduamente das comemorações da Igreja aprovaram a comemoração, que contou com diversas apresentações e com missas que já vinham sendo realizadas há nove dias. “Venho sempre nas celebrações. Durante a semana foi realizada a novena e hoje com certeza é um dia muito especial”, declarou a munícipe Ana Maria, 50 anos, e membro da Igreja.
A primeira dama, Rosa Mota, que em diversos momentos participou da missa e também em virtude dos acontecimentos do dia, sentiu-se muito bem em participar da celebração. “Foi reconfortante”, declarou.
O dia de Nossa Senhora do Carmo, mãe de Jesus, é comemorado no dia 16 de julho, e durante os nove dias que antecedem a comemoração os católicos refletem sobre o tema e a importância da data. Entre diversas ações, foi Nossa Senhora do Carmo que intercedeu a Jesus em seu primeiro milagre. (Fonte: PMSS)

Prefeitura cancela reunião comunitária no Porto Grande

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Governo, informa que pelos episódios ocorridos no último final de semana com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcuia, a reunião comunitária com os moradores do bairro Porto Grande, inicialmente marcada para a próxima quarta-feira, 19 de julho, na Escola Municipal Henrique Botelho, foi cancelada. Tão logo tenhamos nova data informaremos aos veículos de comunicação e a comunidade em geral. (Fonte: PMSS)

Ação Preventiva faz sua segunda operação e ganha apoio da população

São Sebastião - A Polícia Militar e fiscais da Prefeitura de São Sebastião realizaram no último sábado, 15 de julho, mais uma operação do programa “Ação Preventiva”, com o intuito de inibir a ação de traficantes, a prostituição infantil, a perturbação da ordem pública e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.
A operação deste final de semana contou com a fiscalização de bares, ambulantes e operações de bloqueio em pontos estratégicos de alguns bairros da Costa Sul. A ação teve inicio às 8h da manhã, onde sete bares do bairro de Cambury foram fiscalizados.
De acordo com fiscais da Prefeitura, todos os estabelecimentos apresentaram problemas na documentação.
Pela tarde do sábado, o comboio formado por seis policiais militares, três fiscais da Prefeitura e dois agentes da Divisão de Tráfego estiveram em Maresias, fiscalizando a ação dos ambulantes no bairro.
Ao todo, foram 10 estabelecimentos vistoriados, 40 condutores fiscalizados e sete motos e 33 veículos abordados para receber a orientação sobre o programa “Ação Preventiva”.
Para a comerciante Francisca Maria de Souza, que teve seu bar vistoriado durante a operação, a fiscalização e a presença dos policiais no bairro se faz necessária, visto que a violência na Costa Sul cresce constantemente.
“O programa de Ação Preventiva já está dando bons resultados, pois as pessoas já estão se sentindo mais seguras com a presença dos policias no bairro atuando firmemente”.
Segundo ela, “a lei tem de prevalecer contra o mal. Se deixar, os bandidos dominam tudo. O horário estipulado pelo programa, de fechar os bares às 22h é mais do que correto, pois assim, os índices de violência vão diminuir e muito. Mas todos os estabelecimentos têm de cumprir essa regra”.
O programa - O programa de “Ação Preventiva” visa tornar São Sebastião um exemplo no combate ao crime, além de inibir a ação de bandidos e traficantes, bem como a perturbação da ordem pública, o consumo de bebidas alcoólicas por menores e a prostituição infantil.
De acordo com o soldado da Polícia Militar, Luis Daniel Cipolari, todos os finais de semanas serão realizadas rondas ostensivas, fiscalização nos estabelecimentos e trabalho educativo. “O apoio da população no programa é essencial para o desenvolvimento do bem-estar e segurança dos bairros da Costa Sul”.
Denúncias poderão ser feitas através do disque- denúncia, pelos telefones 190 e 147. A coordenação do Programa Ação Preventiva é das Policias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião. Participam no apoio ao programa o Conselho Comunitário de Segurança da Costa Sul, e as Secretarias da Fazenda, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Obras e Planejamento e Meio Ambiente. (Fonte: PMSS)

Arena Cross bate recorde de público em São Sebastião e confirma presença em 2007

São Sebastião - A Praia Grande, localizada próxima a região central de São Sebastião, recebeu no último sábado, 15 de julho, a 6ª etapa do Arena Cross/Temporada 2006, reunindo os melhores pilotos do País. Mais de 6 mil pessoas lotaram as arquibancadas para acompanhar as cinco baterias da noite. A cidade bateu recorde de público da competição, segundo os organizadores.
O evento começou por volta das 19h com a bateria dos pilotos da região. E quem acabou vencendo foi Francisco Gianeti Neto, de São Sebastião.
Em seguida ocorreu a cerimônia de hasteamento das bandeiras, feita pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e os secretários de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e das Subprefeituras, José Carlos Moreno.
A disputa pelo título da 6ª etapa do Arena Cross, em São Sebastião, começou pela primeira bateria da categoria MX1, vencida pelo atleta de Jandira, interior de São Paulo, Roosevelt Assunção, seguido por Massoud Nassar, de Minas Gerais, e o terceiro com Renan Bunij, também de São Paulo.
Na seqüência foi a vez da molecada da categoria 50 cilindradas. E o pega foi vencido pelo atleta Pedro Henrique, do Paraná, com Nicolas Rodrigues em 2º lugar e Ricardo Jurça em 3º. Já na categoria 65 cilindradas o vencedor foi Daniel Guelman.
A última prova da noite foi a segunda bateria da MX1. E quem levou a melhor novamente foi o paulista Roosevelt Assunção, terminando a prova em primeiro, depois de largar em sexto lugar.
O atleta comemorou o resultado e achou a prova muito competitiva. “A pista em São Sebastião foi muito boa e os pilotos lutaram até o fim. Adorei correr aqui, a energia da arquibancada é demais”.
Ele agora lidera o Arena Cross/Temporada 2006, com 147 pontos, seguido de perto por Pipo Castro, de Santa Catarina, que contabiliza 146 pontos.
Sucesso - E o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que participou da premiação aos campeões, confirmou a realização do evento em 2007.
“Foi um sucesso. O público compareceu em massa e já acolheu esse evento. Vamos trazer o Arena Cross em 2007”, avalia.
Cerca de 5 toneladas de alimentos foram arrecadados, entre arroz, feijão e latas de óleo. Tudo será revertido em prol de instituições de caridade.
A etapa do Arena Cross em São Sebastião foi organizado pela Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos e patrocinado pela Honda, Dunas Race e Cinzano. Teve também o co-patrocínio da Yamaha, Peel's Capacetes, Pirelli e Controlflex. O apoio ao evento foi da Prefeitura de São Sebastião, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Subprefeituras, além da Rádio Morada do Sol. (Fonte: PMSS)

Arraia Caiçara é sucesso em sua segunda edição

São Sebastião - Movimentando a cidade durante o início do mês de julho, o II Arraiá Caiçara contou com diversas apresentações musicais, comes e bebes caipira e também caiçara, competições, exposições e atendimento ao público, que chegou à marca de 50 mil pessoas participando durante os nove dias do evento.
No último final de semana da festa foram definidos os vencedores das competições realizadas ao longo do evento.
Na noite de sexta-feira, 14 de julho, os jurados Danni de Paula, Almir Clemente e Fernando Montemór elegeram, na premiação do Festival de Calouro, a dupla Luís Fernando e Luciano com os melhores, somando 108,5 pontos. Em 2º lugar, com 106 pontos, ficou a dupla Renato e Sérgio Augusto, e em 3º, com 100,5 pontos, a dupla Marco e Mingo.
A entrega da premiação de R$ 400, R$ 300 e R$ 200, respectivamente, foi realizada pelo prefeito da cidade, Dr. Juan Garcia, pelo secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e pelo gerente do Tebar, Giovani Calvalcanti.
A divulgação das quadrilhas vencedoras ocorreu no mesmo dia, sendo que na categoria adulta o vencedor foi o grupo do Lar Vicentino, e na categoria infantil, a APAE. Ambas levaram como prêmio um DVD.
No sábado, 15 de julho, a entrega da premiação foi para os participantes do pau-de-sebo, conquistada por um grupo de moradores da cidade, e que levaram como prêmio um DVD e R$ 100.
Como parte do incentivo às barracas participantes, o prêmio para a mais enfeitada foi entregue no último dia da competição, 16 de julho, e ficou com a de nº 01, a Cayp Frutas.
O final de semana contou também com muitos shows musicais. No sábado, 15 de julho, os alunos de violão das oficinas culturais dos professores Luís Fernando e Carlos Barbosa abriram a noite, que seguiu com as apresentações das bandas Cabelo de Milho e Dennis e Banda. No domingo, fechando a programação com chave de ouro, as Irmãs Galvão e a banda Geração do Forró se apresentaram.
Uma tenda montada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, fez também bastante sucesso entre os participantes do II Arraia Caiçara. Com uma média de 450 atendimentos durante os dias 07 e 16, os profissionais envolvidos explicaram diversos temas referentes à saúde e ao bem-estar social. (Fonte: PMSS)

Prefeito de São Sebastião mantém rotina de trabalho


São Sebastião - Mesmo depois de ter sofrido um atentado na madrugada do último domingo, 16 de julho, quando retornava para sua residência, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, manteve normalmente sua agenda de compromissos.
Na manhã desta segunda-feira, 17 de julho, ele concedeu entrevista para rádios da região e canais de televisão e depois foi prestar depoimento nas Polícias Federal e Civil de São Sebastião, onde relatou os fatos de forma minuciosa.
A Polícia Federal dará apoio nas investigações, já que todo o inquérito será conduzido pelo delegado seccional do Litoral Norte, José Francisco.
Logo em seguida o prefeito viajou para São Paulo para participar de uma reunião na Secretaria Estadual dos Transportes, para tratar de assuntos relativo ao Porto de São Sebastião, a pavimentação da Avenida Dario Leite Carrijo, na Costa Norte, a estrada do Cascalho de Boiçucanga e sobre o entreposto de pesca do bairro de São Francisco.
O único evento cancelado pela equipe do prefeito foi a reunião comunitária, agendada para a próxima quarta-feira, 19 de julho, no bairro do Porto Grande. Nova data será marcada.
Durante todo o dia o prefeito recebeu ligações telefônicas de solidariedade de amigos, parentes e políticos da região e de todo o Brasil, como os deputados estaduais Jorge Caruso, Arnaldo Jardim, o deputado federal João Herman, o senador Eduardo Suplicy, o presidente da Petrobras, Sérgio Machado, os prefeitos do Litoral Norte e da região, como Eduardo Cury, de São José dos Campos, e os associados da Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), como Edegar Munari Rapach, de Tramandaí (RS), presidentes de Sociedade Amigos de Bairro de São Sebastião, entre outros.
“Gostaria de agradecer o apoio de toda a comunidade sebastianense e dos políticos amigos que prestaram solidariedade a mim e a minha família. Continuem orando e rezando por mim”, disse o prefeito em nota oficial que prometeu manter sua rotina de trabalho na Prefeitura. “Não podemos entrar em desespero, a vida continua e precisamos tocar a Prefeitura”.
O atentado - Cerca de 10 tiros foram disparados contra o veículo do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na madrugada do último domingo, 16 de julho. Por volta das 2h da manhã, Garcia retornava das festividades do II Arraiá Caiçara, na Rua da Praia, em direção a sua residência, localizada no bairro Reserve du Moulin, quando foi surpreendido por um homem encapuzado vindo de um matagal de uma das ruas do bairro.
Ele efetuou vários disparos contra o veículo, que levava além do prefeito, sua esposa, Rosa Maria Mota, e três de seus filhos, todos adolescentes. Os disparos acertaram a lataria e o vidro do veículo.
Ninguém ficou ferido, apesar do susto. A intenção do homem em matar o prefeito só não foi concretizada porque Garcia conseguiu realizar várias manobras com o veículo, fugindo assim de sua mira.
Logo que chegou em sua residência, o prefeito acionou a polícia, mas o bandido já havia desaparecido das imediações.
Um boletim de ocorrência foi lavrado e a Polícia Civil de São Sebastião já iniciou as investigações para apurar a tentativa de homicídio, que deve ser mantida em sigilo, a pedido do Deinter 1 (Departamento de Polícia Civil do Interior), que administra a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
As primeiras investigações levam a crer que não tenha sido tentativa de assalto ou seqüestro e sim um crime encomendado.
“A atual administração incomoda muitos, principalmente porque tem olhado pelos pobres. Estamos quebrando interesse de grupos, que se sentem abalados. Não faço acordo e isso incomoda”, resumiu o prefeito. (Fonte: PMSS)

Ciclista passa por São Sebastião em busca de recorde mundial


São Sebastião - O ciclista mineiro Antônio Rogério do Nascimento, 37 anos, visitou nesta segunda-feira, 17 de julho, as dependências da Subprefeitura da Costa Sul, onde se encontrou com o subprefeito Edvaldo Amarante Reimberg, e os assessores Amilton Pacheco e Augusto Terada. O ciclista saiu da cidade Anápolis, em Minas Gerais, para dar a volta pela América do Sul, ou seja, percorrer mais de 42 mil quilômetros e entrar para o livro dos recordes.
O salva-vidas de rodeio está na estrada desde o dia 1º de março de 2.004 e pretende encerrar seu desafio no dia 1º de Março de 2.007, em Anápolis, mesma cidade em que começou a viagem. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Palestra gratuita na ACIU será amanhã

Lidando com a inadimplência

Ubatuba - A palestra dará uma explanação geral sobre aspectos jurídicos e comerciais relacionados com a inadimplência.
O que é inadimplência; qual a situação atual das micros e pequenas empresas em relação ao tema; formas de prevenção; planejamento da empresa e procedimentos corretos na cobrança de dívidas são os tópicos que serão abordados na palestra.

Dia: 19 de julho (quarta-feira)
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dona Maria Alves, 587- Centro)

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449. (Fonte: ACIU)

Ubatuba segue na liderança no Paulista de Águas Abertas
Equipe abre 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na prova curta

Ubatuba - Com a participação de 979 nadadores, aconteceu no último domingo, 16, a sexta etapa do do Campeonato Paulista de Águas Abertas. Disputada em percursos de 1000, 3000 e 8000 metros a prova garantiu para a equipe de Ubatuba a liderança pelo Troféu “Waldir de Souza” (prova curta). Agora Ubatuba soma 48 pontos, contra 44 do Tênis Clube Paulistano e 40 do Circulo Militar / 4 Fit.
A equipe de Ubatuba conseguiu 27 troféus (6 vitórias, 10 segundos lugares e 10 terceiros).
Os atletas Patrick de Barros Graglia (Mirim), Abner Mathey de França (Petiz II), Caio Cesar Prado dos Santos (Infantil I), Stefany Ingrid C. Luz (Infantil II), Camila Cássia S. Oliveira (Juvenil II) e Delmar Soares (Master G) foram campeões em suas categorias.
O prefeito Eduardo Cesar participou da cerimônia de premiação e comentou o resultado dos atletas de Ubatuba. “Essa equipe tem mostrado que Ubatuba não é apenas a ‘Capital do Surfe’, mas sim uma cidade onde todos têm chance de praticar uma atividade física, com chances de bons resultados em competição. Podemos ver isso não só na natação e surfe, mas também no vôlei, ginástica rítmica, ciclismo e muitos outros esportes que tem conquistado vitórias para nossa cidade”, disse o prefeito.
A sétima etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas acontece no dia 20 de agosto em Fartura. (Fonte: PMU)

Odirlei Coutinho conquista bicampeonato do SuperSurf em Itamambuca

Ubatuba - O surfista ubatubense Odirlei Coutinho venceu a terceira etapa do SuperSurf, disputada no durante a última semana em Itamambuca. Contando com o apoio da grande torcida que lotou a praia, Odirlei venceu o paranaense Jihad Kohdr na final e ficou com o prêmio de R$ 22 mil, destinado ao campeão. Mostrando determinação, Odirlei abriu a bateria com uma nota 7 na primeira onda e logo em seguida 8.50, abrindo boa vantagem sobre Kohdr, que ainda tentou reagir, marcando notas 8.60 e 5, insuficientes para virar a bateria. Nos instantes finais Odirlei passou a administrar a vantagem e saiu da água comemorando a vitória em casa.
Com a vitória Odirlei fica na segunda posição do ranking, atrás apenas de Jihad Kohdr (2720 a 2230), com um aproveitamento de 74, 3% dos pontos disputados e dois feitos inéditos: ele se tornou o primeiro surfista da história a ser bicampeão do SuperSurf de Ubatuba e também o único a conquistar quatro vitórias na categoria masculina. "Precisava desta vitória para entrar de vez na briga pelo título brasileiro. Graças a Deus consegui meu objetivo. Estou muito feliz", disse o campeão da etapa.
Outro atleta de Ubatuba que chegou ao pódio foi Renato Galvão, que ficou com o prêmio de R$ 5 mil pela terceira posição. Galvão está na quinta posição do ranking, com 1.730 pontos.
Antes da final o surfe de Ubatuba havia conquistado a vitória no Nescau Expression Session, uma sessão de 40 minutos que premia a manobra mais radical com R$ 10 mil. Em uma disputa acirrada contra Daison Pereira, Hizunomê Bettero realizou um aéreo 360 reverse, levou a torcida ao delírio e obteve os votos da maioria dos jurados, ficando com o prêmio.
No pódio os atletas receberam a premiação do prefeito Eduardo Cesar, do secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr e de representantes dos patrocinadores Tim, Volkswagem e Nova Schin.
“Ubatuba mostra que não deve nada aos grandes centros mundiais de surfe com este evento e com o trabalho que estamos desenvolvendo nas escolinhas, formando as próximas gerações de campeões”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Soccer do Brasil une a América Latina em Ubatuba
Começou no último domingo, 16, a Soccer do Brasil Cup 2006, evento que reúne em Ubatuba aproximadamente 600 garotos da América Latina com idade entre 10 e 17 anos.

Ubatuba - A cerimônia de abertura contou com a apresentação das equipes participantes, que acompanharam uma apresentação de maculelê (tipo de dança com bastões e facas). Em seguida a bola rolou para a partida de abertura do evento entre São Paulo e Instituto Nacional, do Chile. Ubatuba participa da disputa com equipes da Escolinha de Futebol Rubens Salles, CERE Itamambuca, Rio Escuro e Sertão da Quina. A primeira fase do torneio termina nesta terça-feira, 18.
Equipes - O torneio conta com a participação de 18 equipes: Chivas e Monterrey (México), Instituto Nacional (Chile) El Portillo (Colômbia), Espuce (Equador), Obdulio Varella (Venezuela), Rio das Ostras, Instituto Betinho (RJ), E.F. Esperança (RO), São Paulo F.C., Soccer do Brasil, Clube da Bola e Goodyear (SP), além das equipes de Ubatuba. A Soccer do Brasil Cup 2006 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)

 

 

Semana de 14/07 à 20/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 13:30 hs - 16:20 hs -19:10 hs e 22:00 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 14:20 hs- 16:00 hs- 17:40 hs- 19:20 hs- 21:00 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Homenagem

O Cândido
Da família Mesquita
Do armazém da praia
Da Praia da Fortaleza
Do tresmalho de sororoca
Recolheu a rede
E foi visitar São Pedro
Como tem que fazer
Todos os bons pescadores
Foi encontrar
Os antigos parceiros
De pesca e de prosa
E passear entre as estrelas
De todas as grandezas
Incontáveis como os grãos de areia
Na Praia da Fortaleza.

Félix Cabral

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor