Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 21 de Julho de 2006 - Nº 1568 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Mulher é presa acusada de matar marido a facadas em Caraguá
Prefeitura de Caraguá em obras visa os Jogos Regionais de 2008
Mascote dos Jogos Regionais 2008 de Caraguá é atração da abertura do evento em Lorena
Caraguá chega a Lorena com 130 atletas para as modalidades coletivas

Ilhabela
Homem leva 2 tiros na varanda da casa
Visita da 4a. CSM
33ª Semana Internacional de Vela

São Sebastião
Porto tem superávit de US$ 33,1 milhões
Representantes de bancos recebem capacitação de ISS digital
Juquehy recebe a última Consulta Pública do Plano Diretor
Maresias realiza a etapa de abertura do Circuito ASM 2006
Costa Sul tem 278 áreas verdes e institucionais
Lei que prevê cassação de alvará dos postos de gasolina está em processo de regulamentação
Resposta da Prefeitura não corresponde ao questionamento de vereador
Prefeitura diz que aplicação de multas é correta
São Sebastião recebe indiana para vivência de mantras
Secretaria de Saúde aborda questão da dengue no município
I Encontro Municipal de Dependência Química apresenta projetos de prevenção e acompanhamento
Procon alerta para supostos ‘agentes’ do Baú da Felicidade
Seduc realiza reunião com Departamento Pedagógico para debater o ensino no município
Seop/Semam conquista título do I Torneio dos Servidores de Futsal


Ubatuba
Prefeitura inaugura Praça Tereza de Souza Cesar
Ubatuba mais próxima de sediar os Jogos Regionais 2007
IV Grand Prix Nunes de Karatê acontece na próxima quinta
Fundo Social doa fraldas para a Santa Casa de Ubatuba
Triatlhon é atração de domingo em Ubatuba
Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba divulga relação de candidatos aos conselhos
Picinguaba realiza seu 4º Arraiá
Acalento precisa de ajuda para manter importante trabalho social
Venha Ferver no Baile do Inverno da Associação dos Aposentados

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Mulher é presa acusada de matar marido a facadas em Caraguá
Suspeita teria desferido os golpes enquanto a vítima dormia; ela nega crime

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba prendeu na manhã de ontem a dona-de-casa Maria Helena da Silva Costa, 48 anos, acusada de matar o marido Zoaldo Melo, 68 anos, com 40 facadas enquanto a vítima dormia.
A Polícia Militar foi acionada por vizinhos a pedido de Maria Helena, que afirmou que teria encontrado o marido morto na cama do casal ao retornar da padaria. O crime ocorreu às 7h30 no bairro da Martim de Sá.
Segundo o legista Salmo Abreu, do IML (Instituto Médico Legal) de Caraguatatuba, o aposentado teria recebido as 40 facadas no rosto e pescoço.
A mulher teria utilizado uma faca de cozinha para matar o marido. Parte da faca teria quebrado e permanecido no pescoço de Melo, de acordo com a polícia.
Maria Helena negou ter assassinado o marido. Segundo a dona-de-casa, Melo teria sido morto por uma pessoa do bairro. Ela disse que na semana passada ele teria sido agredido a pauladas por um homem que havia jurado matá-lo.
ACUSAÇÃO - A delegada de Caraguatatuba Elizabeth Maluf Zago disse que existem 'fortes' indícios que Maria Helena tenha cometido o homicídio --fios de cabelos possivelmente de Maria Helena teriam sido encontrados nas mãos e nos ferimentos da vítima.
Segundo a delegada, a casa do casal também não foi arrombada e o cachorro do casal não latiu, conforme relataram os vizinhos da vítima à polícia.
A delegada disse que Maria Helena tem passagens pela polícia por dois homicídios praticados nas cidades de Diadema (SP) e Lins (SP). PRISÃO - Acusada pela morte de uma menina de 7 anos, em 1986, Maria Helena cumpriu sete anos de prisão em Ribeirão Preto. Ontem, ela foi indiciada por homicídio e removida para a Cadeia Feminina de Ubatuba.
O filho de Maria Helena, Odair Henrique, 25 anos, que passava férias na cidade, disse que acredita na versão apresentada pela mãe à polícia. "Eles viviam bem, nunca discutiram ou brigaram", afirmou. O casal vivia junto havia dez meses. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Caraguá em obras visa os Jogos Regionais de 2008
“...O esporte está ganhando consistência porque a estrutura está crescendo a cada dia. O esporte á a bola da vez. Hoje todo mundo quer praticar, por isso precisamos cada vez mais de novos espaços...”

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá é uma das candidatas a sediar a 52ª edição Jogos Regionais, que acontece em 2008. O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acredita que se Caraguá fez bonito em 2004 e 2005, pode fazer ainda melhor em 2008. A cidade vem se consagrando como a Cidade dos Esportes nos últimos anos devido à grande estrutura conquistada, parte dela visando atender os Jogos.
Para atender as delegações e oferecer a excelente infra-estrutura nos dois anos que sediou o evento, sendo considerada a melhor sede de todos os anos anteriores pelos dirigentes dos Jogos e pelo ex-secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, Lars Grael, a cidade quer preparar uma estrutura ainda maior para atender os milhares de atletas que participam das competições do 4º maior evento esportivo do mundo.
Para o prefeito Aguilar, sediar este grande evento é investir no incentivo à prática esportiva em primeiro lugar e, em segundo pelos benefícios comerciais e turísticos que um evento deste porte traz para a cidade. Pensando nisso, várias obras estão sendo iniciados para atender ainda melhor os participantes dos Jogos Regionais de 2008 e também os visitantes.
Uma das obras que poderão ser usufruídas pelos esportistas é a quadra de tênis que está sendo construída na Avenida da Praia, Avenida Arthur Costa Filho, ao lado da Praça Ton Ferreira.
O CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio Educativas, no Travessão, está recebendo reforma para adequar em sua estrutura a sala de ginástica. O CIASE já conta com quadra de futsal, pista de bocha, campo de futebol e piscina olímpica e recebeu recentemente reformas e obras de manutenção.
Um novo campo de beach soccer será construído no Jaraguazinho, onde todos serão beneficiados com a ampliação da EMEF Ismael Iglesias. No bairro Canta Galo, outra escola está sendo reformada.
Com mais escolas, os alojamentos aumentam e a cidade pode receber ainda melhor as delegações dos jogos. Outras obras estão em andamento visando beneficiar e recepcionar os participantes dos Jogos, caso a cidade vença na disputa pela sede em 2008.
Inúmeras praças estão sendo reformadas e recebendo novos espaços para a prática esportiva, que poderão ser utilizados para treinamentos e realização de campeonatos.
Vários campos estão sendo recuperados pela Prefeitura. No Morro do Algodão, o Complexo Esportivo Éden Pimenta recebe reforma em todo o gramado. No Tinga, foi feita a recuperação do Campo João Rodrigues de Godoi Filho. O Complexo Esportivo Firmino José Alves, do Casa Branca e Olaria também recebe novo gramado, além de ampliação da estrutura esportiva, com área para bocha, malha, futebol de campo e society.
Outro espaço beneficiado com as novas obras foi o Centro Esportivo Municipal, onde a Quadra Poliesportiva está recebendo piso com amortecedor no modelo e estilo NBA (Basquete Americano).
De acordo com o secretário de Esportes e Recreação do município, Nivaldo Alves, o esporte está ganhando consistência porque a estrutura está crescendo a cada dia. “O esporte é a bola da vez. Hoje todo mundo quer praticar, por isso precisamos cada vez mais de novos espaços. Dentro da nossa realidade posso dizer que foi feito 100%, nunca fizemos tanto, nunca tivemos tanto apoio. Isso se deve à vontade política do prefeito Aguilar, ele tem um brilho especial nos olhos quando fala em esporte e realmente tem dado a máxima atenção”, comemorou. (Fonte: PMC)

Mascote dos Jogos Regionais 2008 de Caraguá é atração da abertura do evento em Lorena
A “Lagosta” será o mascote da 52ª edição dos Jogos Regionais de 2008, caso Caraguá ganhe de Suzano a eleição que acontece domingo, dia 23

Caraguatatuba - A 50ª edição dos Jogos Regionais acontece na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, até o dia 31 e a cidade de Caraguatatuba é candidata a sediar a 52ª edição em 2008. O evento teve a abertura oficial na quarta-feira, dia 19 e o mascote de Caraguá representado por uma “Lagosta” foi uma das atrações do evento.
De acordo com o site oficial do evento, cerca de 10 mil pessoas entre autoridades, atletas e público em geral, participaram da cerimônia de abertura, entre eles o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar; o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves; as secretárias de Educação Silmara Selma Mattiazzo e Assistência Social Antônia Aparecida Decanini Marcelino; os diretores de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar e de Informática, Luiz Henrique Restani, a Assessora de Comunicação Social, Maria Luíza Baracat Vieira e funcionários da prefeitura.
O mascote além de desfilar com a delegação caraguatatubense conseguiu atrair a atenção do público de todas as idades que estavam no local. Crianças de todas as idades quiseram fotografar com o mascote, que foi convidado a posar junto com o ex-secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, Lars Grael para uma foto.
A “Lagosta” será o mascote dos Jogos Regionais de 2008 caso Caraguá ganhe da cidade de Suzano a eleição que acontecerá no próximo domingo, dia 23, em Lorena. As 34 cidades participantes dos jogos é que votarão na sede. Em 2004 o mascote de Caraguá foi um “Golfinho” e em 2005 um “Polvo.” (Fonte: PMC)

Caraguá chega a Lorena com 130 atletas para as modalidades coletivas
A primeira parte da delegação caraguatatubense, saiu do CEMUG nesta terça-feira 18. O Secretário de Esportes, Nivaldo Alves, representando o prefeito Aguilar, despediu-se dos 130 atletas desejando sorte e força para enfrentar os fortes adversários durante os Jogos Regionais em Lorena

Caraguatatuba - O Secretário de Esportes da Prefeitura de Caraguatatuba, Nivaldo Alves, representando o prefeito José Pereira de Aguilar, esteve no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, para despedir-se da primeira parte da delegação caiçara, que participa do 50º Jogos Regionais, na cidade de Lorena.
A equipe, que deixou a cidade nesta terça-feira 18, foi composta por atletas de Futsal Feminino e Masculino, Basquetebol Feminino e Masculino, Bocha, Tênis de Mesa, entre outros de modalidade coletiva, além de profissionais de diferentes setores da Prefeitura, como Comunicação, Saúde, Educação, Esportes, incluindo uma fisioterapeuta e uma auxiliar de enfermagem(ambas voluntárias).
Antes da tradicional foto de despedida, o Secretário de Esportes aproveitou para falar sobre a importância dos atletas no que se refere ao empenho. "É lógico que nós queremos ganhar, mas quero que vocês pensem não somente na vitória, mas na experiência que irão adquirir. Boa sorte a todos", finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Homem leva 2 tiros na varanda da casa

Ilhabela - Ademir Vieira, 46 anos, foi executado com dois tiros anteontem à noite no bairro da Barra Velha, em Ilhabela. Vieira foi atingido por disparos no rosto e nas costas e faleceu em frente à sua casa. O corpo de Vieira foi encontrado caído na varanda da casa pelo irmão Jovenil Vieira, que acionou a Polícia Militar. Jovenil disse à polícia que visitava sempre o irmão, mas que ele havia desaparecido por alguns dias. Anteontem, quando foi visitá-lo o encontrou morto. A Polícia Civil ainda não têm pistas sobre o autor do homicídio. Nenhum pista teria sido encontrada no local onde o corpo de Vieira foi encontrado. (Fonte: ValeParaibano)

Visita da 4a. CSM

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira, 17, a visita do Tenente Coronel, Robson José Vieira de Carvalho, chefe da 4a. CSM; do Major Gobbi, chefe da 3a. seção da 4a. CSM e do Capitão Paulo Roberto Rodrigues, delegado do Serviço Militar da 7a. delegacia de São José dos Campos, que estavam em Ilhabela em inspeção para orientação técnica na Junta Militar.
A comitiva da 4a. Circunscrição do Serviço Militar aproveitou a ocasião para uma visita ao prefeito municipal, para agradecer a atenção dada ao funcionamento do serviço militar em Ilhabela, e parabenizar a administração do prefeito no município. (Fonte: PMI)

33ª Semana Internacional de Vela

Ilhabela - O velejador e secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela, José Roberto de Jesus e a tripulação do Surf Spirit sagraram-se campeões da classe HPE na 33a. Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Para o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, é muito bom e emocionante ver um caiçara ganhar uma competição tão importante como esta. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Porto tem superávit de US$ 33,1 milhões

São Sebastião - O porto de São Sebastião, administrado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), registrou um superávit comercial de US$ 33,1 milhões no primeiro semestre deste ano. O superávit comercial contabilizado no primeiro semestre de 2006 foi 33% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, de US$ 43,3 milhões.
Segundo o gerente do porto, Paulo Rogério Almeida, nos primeiros seis meses, foram movimentados US$ 40,1 milhões em cargas importadas através do terminal da cidade e US$ 73,3 milhões na exportação de cargas por São Sebastião. Almeida disse que o movimentação de cargas deverá ser ampliada no segundo semestre. (Fonte: ValeParaibano)

Representantes de bancos recebem capacitação de ISS digital

São Sebastião - Representantes dos bancos da cidade estiveram reunidos hoje, no Centro Integrado Profissionalizante, localizado na Topolândia, onde participaram da capacitação para operação do Imposto Sobre Serviços (ISS) digital.
O sistema, que será implantado pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Fazenda, ainda no segundo semestre, tem o objetivo de modernizar o setor de fiscalização do imposto, de forma a reduzir a sonegação do montante lançado regularmente pela administração. O novo sistema passará a funcionar a partir de 10 de agosto de 2006. (Fonte: PMSS)

Juquehy recebe a última Consulta Pública do Plano Diretor

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras e Planejamento, realiza na próxima segunda-feira, 24 de julho, a última consulta pública de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo, na Escola Municipal de Juquehy, às 18h30.
A reunião será destinada aos moradores da Unidade Espacial de Planejamento 5, que engloba os bairros entre Barra do Sahy e Boracéia. No encontro, a comissão técnica apresentará um esboço de diretrizes e propostas apresentadas na leitura comunitária realizada na mesma região em abril deste ano.
Os temas tratados serão sobre saneamento ambiental (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos), educação, segurança, habitação, saúde, patrimônio cultural e turismo, acessibilidade e mobilidade urbana, além da Lei de Uso e Ocupação do Solo.
O Plano Diretor é um instrumento público que orienta como São Sebastião deverá crescer de forma organizada e sustentável. De acordo com a Constituição Federal, até outubro deste ano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e atualizar o seu Plano Diretor.
Depois da última consulta pública sobre o Plano Diretor, que passou pela região central da cidade, Canto do Mar, Maresias e Boiçucanga, a Prefeitura inicia a última fase do processo participativo com as chamadas audiências públicas. A primeira será realizada no próximo dia 31 de julho, na Escola Municipal Henrique Botelho, no Centro.
Todas as informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site da Prefeitura de São Sebastião (www.saosebastiao.sp.gov.br). Sugestões também podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3891-2048. (Fonte: PMSS)

Maresias realiza a etapa de abertura do Circuito ASM 2006

São Sebastião - A Praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, promete esquentar o clima do final de semana, nos dias 22 e 23 de julho, a partir das 9h, com a etapa de abertura do Circuito ASM 2006.
O evento que tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Secretaria de Esportes é realizado pela Associação de Surf de Maresias e terá três etapas onde serão disputadas seis categorias: Open, Máster, Longboard, Feminino, Estreantes e Mirim.
O intuito do evento é fortalecer o circuito sebastianense, revelar novos talentos e confraternizar as pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas ao surf de Maresias.
De acordo com o presidente da entidade, Alex Leco, diversos surfistas já foram revelados nas ondas de Maresias, como Flavio Tavares (Super Surf), Bruna Queiroz (Super Surf), Carlos Bahia (Longboard) e Alemão (Tow in). “São atletas que tem a sorte de treinar diariamente em um dos principais cenários do surf brasileiro”.
Os campeões do circuito serão premiados com pranchas. Durante as etapas serão entregues Kits e troféus para os finalistas.
As inscrições podem ser realizadas na surfshop Pura Praia, em Maresias. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente.
O circuito Maresias de Surf tem o co-patrocínio da H-1 e Bullys, apoio da Chili in, Pura Praia, Oceânica, A Firma, Board Inc, Jonhy Cabianca, Water Classic, Fabio Oliveira, Leomil Surfboards, Resin Works, Pousada Azul da Cor do Mar, Pousada Arco-Iris, Edú Lanches, Primeira Mão, Frutaria Moraes, Nova Santiago, Restaurante Terral, Restaurante Da Tia, Restaurante do Dadinho, vereadora Solange Ramos e Edvaldo Reimberg, além da colaboração da Prefeitura de São Sebastião, através da Seesp, SOMAR e Associação de Surf de São Sebastião.
Confira a data das etapas:
1ª Etapa, 22 e 23 de Julho
2ª Etapa, 23 e 24 de Setembro
3ª Etapa, 28 e 29 de Outubro
Informações: (12) 97855972 Alex Leco
(Fonte: PMSS)

Costa Sul tem 278 áreas verdes e institucionais

São Sebastião - Em ofício enviado ao presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, a Prefeitura informa que a Costa Sul, entre os bairros Varadouro e Boracéia, tem cerca de 278 áreas verdes e institucionais cadastradas na Secretaria Municipal de Obras e Planejamento.
A informação foi repassada em função de um requerimento, de autoria do suplente Valdeci Vicente do Amparo, aprovado durante sessão ordinária realizada em 28 de junho de 2006, que solicitava o envio de uma relação, praia por praia, dos terrenos em questão.
De acordo com o cadastro, o bairro de Toque Toque Pequeno é o maior com número de áreas, são quase 50. Em seguida vem Boracéia (45), Juquehy (35), Barequeçaba (28), Baleia (26), Guaecá (26), Maresias (22), Boiçucanga (11), Camburi (10), Barra do Una (8), Varadouro (6), Paúba (5), Praia Grande (3), Barra do Sahy, Abras do Una, Praia do Engenho, Juréia e Praia Preta (centro), possui, cada um, uma área.
“A idéia é saber quantas áreas têm até para fazer sugestões ao prefeito”, argumentou Amparo na época. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Lei que prevê cassação de alvará dos postos de gasolina está em processo de regulamentação

São Sebastião - A lei que prevê a cassação de alvará de funcionamento dos estabelecimentos que realizarem adulteração nos combustíveis está em processo de regulamentação.
A informação foi enviada pelo Executivo ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, por meio de ofício datado em 17 de julho de 2006.
O assunto foi alvo de requerimento, de autoria do suplente Valdeci Vicente do Amparo, durante a sessão ordinária realizada no último dia 4 de julho.
No documento, Amparo pergunta ao Executivo se a lei municipal 1.750/05 está sendo aplicada.
“Os motoristas têm reclamado que colocam gasolina nos postos e o carro já sai tossindo. Isso acontece tanto no Centro da cidade como na Costa Sul”, argumentou na ocasião.
Amparo indagou, ainda, quantos postos foram fiscalizados e tiveram seu combustível adulterado até o momento, e quais providências foram tomadas pela administração.
Para ele, o questionamento se faz necessário para que a lei seja cumprida em sua íntegra, intimando assim os estabelecimentos a não adulterarem o combustível. “Os postos precisam ser fiscalizados porque os donos só visam o lucro e a comunidade é que fica prejudicada”.
A lei em questão foi originada por meio de um projeto de lei, no ano passado, apresentado por Wagner Teixeira. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Resposta da Prefeitura não corresponde ao questionamento de vereador

São Sebastião - Em resposta ao requerimento 333/06, do vereador Marcelo Mattos, que está afastado da Câmara de São Sebastião por 90 dias, a Prefeitura forneceu dados que não correspondem ao questionamento levantado durante a sessão ordinária realizada em 28 de junho de 2006.
O assunto em questão tratava da situação existente em relação ao transporte escolar, realizado pela empresa Ecobus – concessionária do transporte coletivo no município – que não estaria atendendo normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Mattos indagou ao Executivo por quais motivos a empresa não possui cintos de segurança individuais em seus ônibus, conforme determinação do CONTRAN; e quais as razões da Ecobus não ter uma frota escolar padronizada de conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito. Além disso, ele perguntou se nos veículos em questão existe a presença de monitor para auxiliar os estudantes durante o embarque, desembarque e acomodação dos mesmos.
O ofício enviado pela administração municipal ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, diz que os veículos da empresa Ecobus são os mesmos utilizados para o transporte coletivo, porém, com itinerário e horários específicos para transporte de alunos.
Informa também que a municipalidade oferece passe escolar, em média, a 43% dos alunos matriculados, ou seja, para 7mil estudantes. Os beneficiados pertencem, na rede municipal, a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries). Em relação a rede estadual, os passes são fornecidos a alunos de 5ª a 8ª séries. Além disso, a administração anuncia que está priorizando a construção de escolas em locais estratégicos, de maior demanda escolar, o que diminuirá o deslocamento de alunos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura diz que aplicação de multas é correta

São Sebastião - Em ofício enviado ao presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, a Prefeitura afirma que a maneira como os agentes de tráfego do município vêm aplicando as multas de trânsito é correta.
O assunto foi abordado em sessão ordinária realizada no dia 28 de junho de 2006, por meio de requerimento apresentado pelo vereador Marcelo Mattos, que está afastado de suas funções pelo período de 90 dias.
De acordo com a administração municipal, os recursos de multas são analisados pela JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), implantada no município pela lei 1034/98.
O auto de infração lavrado pelo agente da autoridade de trânsito, segundo a Prefeitura, dá início ao procedimento administrativo de aplicação de penalidade, possuindo ato claro cabe ao recorrente fazer prova contrária.
O Executivo salienta, ainda, que os agentes de tráfego, ao presenciarem uma infração de trânsito, efetuam o documento do auto de infração com os elementos necessários para dar início ao processo, indicados no artigo 280 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Afirma, também, que não é preciso identificar o condutor, que será verificado posteriormente pelo dono do veículo, na forma estabelecida pela Resolução 149, do CONTRAN (Conselho Nacional do Trânsito), e que a cidade não possui, no momento, radares fixos instalados.
Segundo o parlamentar, os munícipes têm lhe indagado com dúvidas em relação ao sistema utilizado pela Prefeitura. “Os cidadãos alegam que não são culpados, uma vez que as notificações não estariam sendo efetuadas no ato da infração pelos agentes”, disse na ocasião.
De acordo com o vereador, a violação fica fundamentada apenas na integridade dos funcionários.
Entretanto, conforme explica Mattos, o CTB, em seu artigo 280, estabelece que ‘a infração deve ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente de trânsito, por aparelho audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN.
Nesse sentido, ele perguntou à administração quem é responsável pela análise dos recursos apresentados pelos motoristas que são multados junto ao órgão de trânsito; e em que fundamento é deferido ou indeferido o ato de recorrer movido por um cidadão que alega não ter cometido tal infração, tendo como prova somente a declaração do agente.
Mattos indagou, ainda, qual o motivo dos funcionários da DITRAF (Divisão de Tráfego) não perseguirem os condutores quando multam o veículo em movimento e por que os radares fixos instalados na cidade não estão em operação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe indiana para vivência de mantras

São Sebastião - Neste sábado, 22 de julho, a professora indiana Ratnabali Adhikari realizará uma vivência de mantras para energização dos chakras, a partir das 9h na Academia do Alemão, localizada no bairro Ponta da Cruz, região central de São Sebastião.
A programação do evento será: respiração o canto, utilização adequada da voz e do corpo para a entoação de mantras, pronúncia correta dos mantras, respeitando a tradição oral do sânscrito, harmonização dos chakras e meditação.
O objetivo de entoar mantras é intervir nos mecanismos mais sutis da mente, a fim de corrigir padrões negativos de pensamentos, intensificar a auto-percepção, diluir condicionamentos mentais e elevar o nível de consciência, para nos tornarmos assim, pessoas melhores.
Os participantes poderão desfrutar intensamente pela busca de um conhecimento interior, sendo levados à busca pela plenitude, como destaca a professora coordenadora do evento, Cícera Nogueira (Ciça). “Seguindo as orientações desta conceituada cantora e professora amorosa, passaremos algumas horas juntos na busca de fazer esta viagem para o mais profundo de nossos seres”, comentou.
Para participar da vivência não é preciso ter conhecimento prévio de canto nem de entoação de mantras. O valor para participar é de R$ 50.
Ratnabali Adhikari é indiana e vive há mais de 20 anos no Brasil. Formada em canto clássico pela Prayag Sangeet Samiti (Índia), toca vários instrumentos. Formou-se em História pela Universidade Federal de Pernambuco e tornou-se pesquisadora de cantos devocionais e folclóricos.
Em São Paulo, Ratnabali gravou a trilha sonora do filme Belline e a Esfinge junto com os cantores Tony Belloto e Andréas Kisser. Ratnabali vem desenvolvendo um importante trabalho da fusão de música indiana com a ocidental e a brasileira, criando assim um riquíssimo som na esfera de word music. O evento conta com o apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892- 5747. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Saúde aborda questão da dengue no município

São Sebastião - Considerando a importância da conscientização da população no combate à dengue, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Sebastião, em parceria com a Sociedade Amigos do Pontal da Cruz, promoverá na próxima segunda-feira, 24 de julho, às 19h, uma palestra sobre a prevenção no combate ao criadouro do mosquito.
A palestra será realizada na própria sede da Sampoc pelos coordenadores educacionais da Sesau, que entre outras coisas, utilizarão um filme para abordar o tema.
A Sesau pretende ainda percorrer com essa ação por toda a cidade. “A intenção é agendar e levar essas explicações educativas para todos os bairros do município”, declarou a supervisora do programa de combate a dengue, Denise Leopoldino.
Os interessados devem comparecer ao local e a palestra é aberta a toda a população e será gratuita, incentivando assim a participação popular.
A presidência da Sampoc espera receber um público de mais de mil pessoas para o evento. Para mais informações, o telefone é o (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

I Encontro Municipal de Dependência Química apresenta projetos de prevenção e acompanhamento

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nessa quinta-feira, dia 20 de julho, no salão social do Tebar Praia Clube em São Sebastião, o 1° Encontro Municipal de Dependência Química, evento que tinha o objetivo de apresentar o Programa Municipal de Dependentes Químicos aos profissionais de saúde. O evento teve a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho.
Na ocasião, Prefeitura e entidades ligadas à área de prevenção e acompanhamento de dependentes químicos apresentaram alguns projetos desenvolvidos em São Sebastião, como o "Amor Exigente", "Nova Vida" e "Al-Anon", além da participação da Casa de Estudos Espíritas Novo Alvorecer, Associação Terapêutica Vida Nova e Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo - Núcleo São Sebastião.
Durante a manhã, a psicóloga Adriane Cristina Ferreira da Cruz apresentou aos participantes do evento, o programa municipal de dependência química que funciona todas as terças e quintas-feiras das 8h às 10h, na sede da Faculti, no centro da cidade, e outro em Boiçucanga, nas quartas-feiras das 8h30 às 11h30, na sala de Plantão Social (ao lado da Garagem Municipal). Ambas contam com um trabalho de uma equipe multiprofissional, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
Durante o encontro aconteceu também uma palestra com o tema "Prevenção como finalidade de vida" com a coordenadora do grupo "Amar é educar" da cidade de São Paulo, Elizabete Sgarbi.
Ao fim do encontro, foi exibido um vídeo onde a Sesau prestou uma homenagem ao primeiro presidente da Associação Antialcoólica de São Paulo – Núcleo São Sebastião, Sr. Manoel Rufino da Silva. Rufino foi o pioneiro no trabalho comunitário para os dependentes químicos da cidade. (Fonte: PMSS)

Procon alerta para supostos ‘agentes’ do Baú da Felicidade

São Sebastião - A Secretaria de Assuntos Jurídicos de São Sebastião, através do Procon (Proteção e Defesa do Consumidor), alerta toda a população sebastianense para a presença de agentes do Baú da Felicidade que estão agindo na cidade.
O diretor do procon, Cristian Emanoel Pinto Abendroth, alerta a população para não adquirir os serviços prestados por essas pessoas. Em geral, os supostos ‘agentes’ do Baú da Felicidade ficam no cruzamento da avenida Guarda Mor Lobo Viana com a rua Duque de Caxias, no centro da cidade.
“Eles agem de forma muito suspeita. Ainda não conseguimos interceptá-los para verificar a autenticidade do trabalho deles, mas recomendamos que as pessoas não entrem na pressão psicológica que eles fazem, oferecendo uma série de prêmios e produtos”.
Qualquer reclamação ou denúncia, o diretor pede que as pessoas compareçam ao Procon, munidas de documentação. O serviço de Proteção e Defesa do Consumidor fica na Rua Vitorino Gonçalves dos Santos, 184, na loja 14, em frente a Prefeitura de São Sebastião, no centro da cidade. Qualquer dúvida, o telefone do Procon é o (12) 3893-1884 ou (12) 3892-1639. (Fonte: PMSS)

Seduc realiza reunião com Departamento Pedagógico para debater o ensino no município

São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião reuniu nesta quinta-feira, 20 de julho, na Escola Municipal Henrique Botelho, todos os diretores, coordenadores e psicopedagogos da rede municipal de ensino para analisar e discutir questões relacionadas ao ensino pedagógico no município.
Os profissionais presentes debateram temas como a ampliação do ensino fundamental para nove anos, o que há de bom na educação, os problemas que existem hoje e o que poderia ser feito para melhorar o ensino no município.
Nesta sexta-feira, 21 de julho, a professora Drª Neide Noffs realizará uma palestra, a partir das 8h30 aos presentes. (Fonte: PMSS)

Seop/Semam conquista título do I Torneio dos Servidores de Futsal

São Sebastião - Com uma goleada contundente de 5 a 2 sobre a equipe da Segur (Secretaria de Segurança), a Seop/Semam (Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente) conquistou o título do I Torneio dos Servidores de Futsal de São Sebastião, partida disputada na noite da
última quinta-feira, 20 de julho, no ginásio José de Souza Gringo, o Gringão. O destaque da partida foi o jogador Pitomba, autor de três dos cinco gols da equipe da Seop/Semam.
E a disputa do 3º lugar foi entre Sesau Secretaria da Saúde e Segov Secretaria de Governo. O jogo terminou 5 a 1 para a Sesau.
O objetivo da competição, organizada pela Secretaria de Esportes de São Sebastião, é realizar um pré-aquecimento das equipes para a disputa das Olimpíadas dos Servidores, marcada para o mês de outubro deste ano. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Prefeitura inaugura Praça Tereza de Souza César

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai realizar, neste sábado, dia 22, a inauguração da Praça Tereza de Souza Cesar, no bairro do Perequê-Açu. A partir das 10h haverá uma série de atividades que vão marcar a inauguração desta obra que resgatou um local que estava completamente abandonado e o transformou em mais um espaço para a prática de esportes e lazer.
Haverá partidas de futebol amistoso para inaugurar a nova quadra poliesportiva, além de atividades que serão realizadas pela Casa de Brinquedo itinerante, que vai levar para a Praça Tereza de Souza Cesar uma grande diversidade de brinquedos para divertir as crianças. Para a garotada ainda serão distribuídos pipoca e algodão doce.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a construção desta praça é de extrema importância para um bairro como o Perequê-Açu. “Este espaço de lazer e esportes vai ser mais uma opção para que os jovens estejam exercendo atividades saudáveis, ao invés de ficarem expostos à violência e às drogas. A nova praça vai, juntamente com a grande obra de reurbanização da orla do Perequê-Açu, fazer do bairro um lugar muito mais agradável tanto para os moradores como para os turistas”, afirma o prefeito.
A Praça Tereza de Souza Cesar fica na esquina da Avenida Padre Manoel da Nóbrega com a Rua Perequê-Mirim. Participe! (Fonte: PMU)

Ubatuba mais próxima de sediar os Jogos Regionais 2007

Ubatuba - Ubatuba pode se tornar sede dos 51º Jogos Regionais, no próximo domingo, 23. A cidade de Guarulhos, que disputava com Ubatuba o direito de abrigar a competição, desistiu oficialmente de realizar o evento. Com isso apenas Ubatuba permanece como cidade candidata, porém ainda precisa ser aclamada oficialmente, por mais da metade dos votos dos municípios que comparecerem ao congresso no dia 23 (47 fazem parte da região).
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr. preferiu não antecipar a comemoração. “Temos um bom relacionamento com a maior parte das cidades e acredito que receberemos a votação necessária, mas vamos esperar o domingo, para aí sim comemorar”, disse Bittencurt, ao saber da desistência de Guarulhos.
Bittencurt lembra que a cidade já está recebendo melhorias que podem ser utilizadas durante os Jogos Regionais. “Na verdade o prefeito Eduardo Cesar já vem trabalhando em diversas obras que poderão abrigar as competições e depois ficarão como herança para a cidade, como praças esportivas e escolas”, completou o secretário.
Abertura - A delegação de Ubatuba foi recebida com muito carinho pelas 10 mil pessoas que prestigiaram o desfile de abertura dos 50º Jogos Regionais, realizado na noite de quarta-feira, 19, no Centro Social Urbano. A bandeira da cidade foi levada por atletas da Ginástica Rítmica, seguidas pelo restante da delegação.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, como prefeitos e secretários da região e o secretário Estadual de Esporte e Lazer Dr. Antonio Alcântara Machado Rudge. Ainda durante a abertura, Caraguá apresentou seu mascote, o “Camarão”, para oficializar a sua candidatura aos Jogos em 2008. O nome do “Camarão” deverá ser escolhido pelos alunos das escolas de Caraguá. (Fonte: PMU)

IV Grand Prix Nunes de Karatê acontece na próxima quinta

Ubatuba - A Associação Nunes de Karatê, em parceria com a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Esportes, promove, no próximo dia 27 de agosto, o IV Grand Prix Nunes de Karatê, no Ginásio de Esportes Tubão de Ubatuba. O evento contará com as modalidades Kata e Shiai Kumitê. O torneio tem como objetivo a integração, incentivo, desenvolvimento e aplicação das principais doutrinas do Karatê. O evento tem o apoio da Federação Paulista de Karatê. (Fonte: PMU)

Fundo Social doa fraldas para a Santa Casa de Ubatuba

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba encaminhou à Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, 3.609 fraldas de diversos tamanhos, arrecadadas durante uma gincana promovida pela Escola Arco-Iris. A presidente do Fundo, Denise Cesar, agradeceu a direção da escola pela iniciativa: “a boa vontade e a solidariedade da direção da escola, alunos e pais tornaram possível essa colaboração de grande valia para nossa Santa Casa”, disse a primeira-dama. (Fonte: PMU)

Triatlhon é atração de domingo em Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba volta a receber grandes nomes do triatlhon neste domingo, 23, para o Circuito de Inverno TriPaulista. Mais de 120 atletas já confirmaram presença nesta prova que tem distancia olímpica (1,5 km natação, 40 km ciclismo, 10 km corrida). No sábado, às 15h, acontece a entrega dos kits aos participantes e no domingo a área de transição, ao lado do Centro de Informações Turísticas, ficará aberta das 6h30 às 8h15.
A largada está prevista para às 8h30, com a natação; em seguida os atletas vão para o ciclismo, saindo pela Av. Prof. Thomaz Galhardo até o trevo de entrada da cidade, de lá pedalam até o Promirim, onde fazem o retorno. A prova pedestre será feita na ciclovia, sentido Itaguá.
Trânsito - A Av. Prof. Thomaz Galhardo será interditada no domingo a partir das 7h30 para a realização da prova, devendo ser liberada por volta das 10h30. O Circuito de Inverno TriPaulista é uma realização da Cia de Eventos com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Secretaria de Turismo. (Fonte: PMU)

Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba divulga relação de candidatos aos conselhos

Ubatuba - O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) elegerá seus novos conselheiros no próximo dia 4 de agosto. Os candidatos a membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal já foram inscritos no período de 10 a 14 de julho. A votação será realizada no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (Tubão).
O IPMU destina-se ao atendimento dos servidores civis da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais de Ubatuba. Seu Conselho Administrativo é composto por dez pessoas, sendo que cinco delas são eleitas, quatro são indicadas pelo Executivo e uma pelo Legislativo. Esse conselho tem caráter deliberativo, traçando diretrizes, fixando objetivos e criando políticas previdenciárias.
O conselho Fiscal, como o próprio nome já diz, tem a função de fiscalizar as atividades relativas ao IPMU e é composto por cinco pessoas eleitas. Todos os atos administrativos do Instituto passam pelo crivo dos conselheiros. O trabalho dos conselheiros é voluntário, seu mandato é de quatro anos e uma reunião ordinária é realizada a cada mês.
O IPMU está situado na Av. Dona Maria Alves, 815, Edifício Liberal Center I, sala 2, Centro. O “Tubão”, onde será feita a eleição, fica na Rua Professor Thomaz Galhardo, 855, Centro. A Comissão Especial de Eleição torna pública a relação dos candidatos que solicitaram registro de candidatura para concorrerem a eleição ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal do IPMU, obedecendo a ordem numérica de solicitação de registro. (Fonte: PMU)

Picinguaba realiza seu 4º Arraiá

Ubatuba - Acontece, durante os dias 21, 22 e 23, o 4º Arraiá da Picinguaba, com som mecânico, bandas, grupos de axé e forró, barracas típicas corrida de canoas, roda de capoeira, quadrilha, bingo e muito mais. Na sexta, a festa começa a partir das 19h e nos dia 22 e 23, a partir das 15horas. Para quem vem de longe e não possui carro, o último ônibus sai à 1:30h. (Fonte: PMU)

Acalento precisa de ajuda para manter importante trabalho social

Ubatuba - A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano "Acalento", que realiza um importante trabalho social em nossa cidade, com crian­ças e adultos que necessitam de reabilitação, está precisando de ajuda para continuar atendendo de forma gratuita os seus pacientes, que são de todo o Litoral Norte.
A Associação existe há cerca de 1 ano e no mês passado, com a colaboração do vereador Aurimar Mansano, conseguiu se tornar uma ins­tituição de utilidade pública, o que facilitaria o repasse de recursos oriundos do poder público, benefício que ainda não ocorreu. .
A Acalento atende atualmente em sua sede no bairro Porto Novo, cerca de 77 pacientes que vêm de todo o Litoral Norte. Para lá são encaminhados, pacientes com necessidades especiais.
Para realizar esse atendimento, a associação conta com o trabalho de cerca de 20 terapeutas, entre: psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e outros, que, de maneira voluntária, se dedicam muito para que os pacientes se recuperem da melhor forma possível, dando-lhes a possibilidade de uma melhor qualidade de vida visando sua participação na sociedade de forma justa e digna.
Segundo a presidente da Associação, Zenaide Vernizzi, o trabalho realizado é uma devoção, pois a única ajuda que recebem, é de alguns pacientes com melhor situação financeira, que podem pagar o tratamento, os outros são atendidos de forma gratuita. " Nós atendemos a todos que necessitam de um tratamento e que não podem se deslocar até o Vale do Paraíba ou Capital ”, declarou.
Zenaide destaca o tratamento de Equoterapia realizado na Associação. Com a ajuda de cavalos, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação o paciente consegue melhorar fisica­mente, mentalmente e socialmente. "Alguns pacientes chegam até nós com limites de movimento, muitas das vezes carregados no colo e hoje já conseguem dar os primeiros passos após a Equoterapia, atesta.
Para aqueles empresários ou pessoas físicas que quiserem de alguma maneira, ajudar a associação e impedir que ela feche as portas, basta entrar em contato com o telefone: (12) 3887-9043.
A Associação Acalento funciona em uma área de 13.000 m2, na Avenida Miramar, 6980, Porto Novo.
O atendimento acontece às segundas-feiras das 8h às 17h, e nas quintas-feiras e sábados das 8h ao meio dia. ( Jornal Expressão Caiçara )
 

Venha Ferver no Baile do Inverno da Associação dos Aposentados

Ubatuba - Aposentados sim, parados não. Quem já esteve num dos bailes da Associação dos Aposentados sabe que a moçada dança bem, sem perder o rebolado.
Alguns contam com anos de experiências, outros só agora, depois de aposentados, tiveram oportunidade de freqüentar essas animadas festas e aproveitam pra por em prática o que aprenderam nas aulas de dança de salão, ministradas na própria associação.
O evento da hora é o BAILE DO INVERNO, que acontece no dia 22, sábado, às 20h30 e será animado pelo Grupo Musical Galera Nativa, formado por Ed Cardoso, César Augusto e Carmem Oliver. Músicas para dançar e sonhar com velhos tempos que acabam por voltar.
A mesa para sócio custa R$ 20,00 e não sócio R$ 25,00, o convite individual para sócio vale R$ 6,00 e não sócio R$ 8,00.
Mais informações pelo telefone 3832-5898 ou na própria Associação, também endereço do baile, Rua Sebastião Benedito da Rocha, 95 Bairro Silop.
(Fonte: Associação dos Aposentados de Ubatuba)

 

 

Semana de 21/07 à 27/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 16:20 hs -19:10 hs e 22:00 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 13:20 hs -14:50 hs .

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 13:30 hs - 16:15 hs - 19:00 hs - 21:45 hs

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Receita de Doutor

Da praia, da mata,
Da Serra do Mar
Mudei para São Paulo
Estudei em São Paulo
Adoeci em São Paulo
E fui procurar o doutor
Seu doutor me examinou
E na receita aviou
Que diariamente
Bebesse café
Feito no fogão a lenha
Acompanhado de inhame
Cará ou mandioca-doce
Que às refeições
Tivesse escaldado
De peixe ou de galinha
E de sobremesa
Jabuticaba
Cambucá
Fruta-do-conde
Brejaúva
Pindoba
E que após os repastos
Enxaguasse a garganta
Com cachaça e cambuci
Bom moço, obedeci
E desde aquela época
Jamais adoeci.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

ACALENTO - A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano " ACALENTO " convida a todos para a Festa Julina beneficente que será realizada dia 22/07/2006, sábado as 16:00; com Bingo, música , danças , brincadeiras e barracas típicas.
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano " ACALENTO " é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer tratamento nas mais diversas áreas de reabilitação física e mental, com crianças, jovens e adultos, em um ambiente próximo a natureza, tornando sua reabilitação mais humanizada.
É a única no Litoral Norte Paulista a oferecer a Equoterapia.

Av. Miramar, 6.980 - Porto Novo
Fone: ( 12 ) 3887-9043 - acalento@acalento.org

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor