Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 28 de Julho de 2006 - Nº 1573 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Faixas Pretas se encontram nas ondas da Barra
Esporte & Aventura no Litoral Norte se encontram no Especial “O Ancoradouro”
Deputado Arnaldo Faria de Sá Visita a Região

Caraguatatuba
DER atrasa obras na Rio-Santos
Equipe A de Beach Soccer masculino de Caraguá goleia Ferraz e fica em 1º do grupo nos Regionais
Caraguá a Gosto começa dia 3
Inverno Quente vai até o dia 30, com lazer e recreação diariamente
Prefeitura de Caraguá inicia dia 31 a campanha de vacinação anti-rábica
Moradores e pescadores de Caraguá promovem Porto Novo em Ação-Expo Arte
Espetáculo Fale Baixo, do Ballé de Londrina, vem em Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
Reunião traça planos futuros para o Ação Preventiva
Renovação da frota: Prefeitura compra mais dois carros para Secretaria da Saúde
Sefaz continua com Programa de Recuperação Fiscal
Prefeitura iniciará campanha de vacinação contra raiva em todo o Município
Alunos da rede municipal retornam as aulas em São Sebastião
Posto de Atendimento ao Trabalhador opera com novo sistema
São Sebastião promove 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável
Plano Diretor define as datas das audiências públicas


Ubatuba
Prefeito de Ubatuba conhece instalações dos jogos regionais de Lorena
Defesa Civil doa mel a projeto de apoio a pacientes oncológicos
Festival do Camarão será matéria no Programa de Adriane Galisteu
Conferência de Cultura traz novas propostas para o Plano Diretor
Conselho Municipal de Turismo elege sua primeira diretoria
A Praia da Maranduba estará em festa somente neste final de semana, onde termina o 1º Festival de Inverno da região sul.
Palestra gratuita na ACIU
Ubatuba OFF Road

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Faixas Pretas se encontram nas ondas da Barra
A competição é o encontro anual dos lutadores de jiu-jitsu faixas pretas para um dia de confraternização na Barra da Tijuca

Litoral Norte - A ligação entre o jiu-jitsu e o surf sempre foi muito forte no Rio de Janeiro. Grandes nomes do quimono têm o surf como o seu segundo esporte preferido. Da mesma maneira, surfistas renomados confessam que é no tatame que eles encontram equilíbrio e força para enfrentarem as ondas oceânicas. Desta relação, nasceu o desafio entre os faixas pretas do jiu-jitsu para um dia de surf nas ondas da Barra.
O Bad Boy Black Belt Surf Challenge 2006 conta com o patrocínio da Bad Boy e da Extreme Club. O próximo encontro das feras do tatame está marcado para o dia 5 de agosto, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Apesar da confraternização, os faixas pretas se duelarão em duas categorias Pranchinha e Pranchão. No ano passado, Marcos Nevel levou a melhor, pela segunda vez, na Pranchinha, e Eduardo Cadena, no Pranchão.
Para o organizador do evento, Guilherme Braga, a expectativa é a melhor possível. “Vamos reunir os amigos para uma grande confraternização e mostrar ao público leigo que o jiu-jitsu é um esporte que possui uma união muito forte entre seus participantes”, relata. Braga assumiu a organização do evento no ano passado a convite de um peso pesado do surf. “O Eraldo Gueiros me chamou para organizar o evento junto com ele”, se orgulha.
A primeira edição aconteceu na Meca do surf, Hawaii, em 1997, após o Pan-americano de Jiu-jitsu. No Brasil, o primeiro encontro foi organizado por Rafael Correa, conhecido como Gordinho, em 2003. Depois de dois anos, ele foi morar nos EUA e passou o evento para o big rider Eraldo Gueiros. Faixa roxa de jiu-jitsu, Gueiros é surfista profissional e atualmente corre atrás das ondas gigantes ao redor do planeta.
Para este ano, Braga informa que já tem vários faixas pretas inscritos. Um dos destaques é o tricampeão mundial Roiler Gracie. “Desde quando terminou o evento do ano passado, muitos lutadores ficaram nos cobrando a próxima edição”, revela. Para participar, basta o interessado, desde que seja faixa preta de jiu-jitsu, fazer a sua inscrição gratuita na loja Extreme Club ou enviar um e-mail para blackbeltsurf@yahoo.com.br confirmando o nome e a categoria.
O evento terá inicio às 8h no sábado, dia 5, e o palanque será montado na Avenida Pepe, 780 A. Vale lembrar que as vagas são limitadas. Informações pelo telefone (21) 9466-8931 ou pelo e-mail blackbeltsurf@yahoo.com.br. Local das inscrições: Extreme Club - Avenida Pepe, 780 A – Barra da Tijuca.
O começo - A Bad Boy foi a idealizadora da primeira edição dos faixas pretas, em 1997. O Bad Boy Black Belt de Surf foi realizado no Hawaii, na famosa Sunset Beach. Contando com a ajuda dos locais Fast Eddie, dos irmãos Mac Namara e do surfista profissional Cheine Horan o evento foi um sucesso.
O encontro das feras aconteceu logo após o Pan-americano de Jiu-jitsu, também patrocinado pela Bad Boy. A presença dos melhores black belts do mundo como Rickson Gracie, Relson Gracie, Royler Gracie, Romolo Barros, Maurição Behering, Ricardão e muitos outros para uma sessão de surf na bela Sunset Beach tornou a data memorável.
A Bad Boy é uma marca 100% Sport e patrocina há mais de 10 anos várias modalidades como Surf, Jiu-jitsu, Vale Tudo, Skate, Asa Delta, Weakboard, Bodyboard, Rally, Wind Surf, Town in, Volley, Futebol e muito mais. Já chegou a patrocinar mais de 100 atletas em várias categorias esportivas.
O Bad Boy Black Belt Surf Challenge 2006 conta com patrocínio da Bad Boy e Extreme Club. Apoio: Sexy Machine, Surf Maniac, Storm Proof, Dog Patrol, Sport Sucos, Revista Alma Surf e Dep. Est. Rodrigo Dantas n° 25678 e Vereador Carlos Caiado. Organização: Eraldo Gueiros e Guilherme Braga. (Fonte: Fama Assessoria)

Esporte & Aventura no Litoral Norte se encontram no Especial “O Ancoradouro”
Edição vai marcar presença na abertura do Nissan X Terra Brasil

Litoral Norte - Lançado na primeira quinzena de julho, durante a 33ª Semana de Vela de Ilhabela, a maior regata da América Latina, o Especial terá lugar garantido na segunda edição brasileira do Nissan X Terra, que tem seu ponto alto no próximo sábado, dia 29, na Praia do Perequê, em Ilhabela.
O Especial Ancoradouro Esporte & Aventura foi feito para quem tem de 8 a 80 anos, pertence às classes A e B, tem mentalidade preservacionista, além de curtir ecoturismo, vida saudável e a faixa de litoral mais descolada do Brasil.
Divulgar o grande número de eventos esportivos diferenciados que vem sendo realizados no Litoral Norte, promover e agregar valor a marcas que tenham relevância com um público elitizado e mostrar as opções do trade de Esporte & Aventura no Litoral Norte foram os objetivos de sua criação.
Regatas, provas de aventura, surf, skate, motocross, off-road, vela, pesca esportiva, tênis, mergulho, atletismo, ciclismo, natação, biatlos, triatlos estão entre os esportes e provas contemplados pelo Especial Ancoradouro Esporte & Aventura no Litoral Norte. As páginas ainda contam com lançamentos de produtos, dicas de hospedagem, gastronomia e serviços para quem mora ou frequenta o Litoral Norte de São Paulo.
“Começamos a preparar a quarta edição do Especial da Vela O Ancoradouro em meados do mês de maio. Enquanto isto, eventos como o ISA Games de Surf, competição mundial que ocorreu na praia de Maresias com 26 países, e outros grandes acontecimentos esportivos pipocavam pela região”, conta a editora Helô Lacerda Franco.
Caça ao Tesouro de mergulho, Corpore, natação e corrida, SuperSurf, Circuito Oakley de surf, Ralie Pura Aventura foram alguns dos eventos que o Litoral Norte sediou. Neste mês, além da Semana de Vela, já estavam programados o Nissan X Terra, a maior prova de triathlon cross country do mundo, em Ilhabela, e o Arena Cross de motociclismo, em São Sebastião.
“Decidimos então presentear os nossos leitores com este Especial que, de encarte anual focado na vela, passa a ser, a princípio, uma revista semestral sobre lazer, aventura e esportes praticados no Litoral Norte”, afirma Helô.
O Especial Ancoradouro Esporte & Aventura foi lançado pela editora O Ancoradouro, responsável também pelo jornal O Ancoradouro e o Diário do Litoral Norte, no 11° ano de circulação no mercado editorial da região.
Entre os anunciantes do Especial, aliados à expressiva presença de empresas de referência no Litoral Norte, destacam-se marcas que aderiram já na primeira edição como a Nissan, Mitsubishi, Prorider, Odebrecht, IAS, Regatta, Claro, TIM, Vuarnet, DPNY, Single e Celmar Boats.
Além da presença no trade de turismo e aventura da região, incluindo hotéis e restaurantes, e em eventos esportivos de destaque no Litoral Norte, o Especial foi distribuído em lojas esportivas dos shoppings Iguatemi, Eldorado, Center Norte, Eldorado e Morumbi e diretórios acadêmicos das faculdades de turismo Anhembi Morumbi, USP, FMU, PUC e Unip. (Fonte: Fama Assessoria)

Deputado Arnaldo Faria de Sá Visita a Região

Litoral Norte - O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) esteve no ultimo dia 21 em Caraguá para um encontro com lideranças locais. Nesse encontro foram discutidos diversos assuntos buscando a vinda de mais benefícios para a região, além dos já conquistados com a ajuda do deputado.
O deputado estava acompanhado do empresário Léo Botelho, que teve papel importante na vinda da base da Petrobrás para Caraguá. Faria de Sá e Botelho, visitaram vários órgãos em Brasília e a sede da Petrobrás no Rio de Janeiro para conseguirem o aval para implantação da base de gás em Caraguá. O empresário disse que Caraguá foi escolhida para ser a base de gás devido a sua posição geográfica e logística. Ele disse que outros município também irão se beneficiar com a base de gás, como Ubatuba e São Sebastião. Léo Botelho disse que existe um projeto de macrodesenvolvimento regional do litoral norte e vale do paraíba. Esse projeto teria como principio a criação de anéis de desenvolvimento sustentável. Esse projeto contempla um trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro e outra linha que sairia de Campinas e chegaria ao Litoral Norte. De acordo com Faria de Sá, caso seja reeleito como deputado federal, essa parceria com a região se tornará ainda mais forte e assim conseguir outras importantes conquistas para o litoral. (Fonte: Mauri)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

DER atrasa obras na Rio-Santos

Caraguatatuba - O DER (Departamento Estadual de Estrada de Rodagem) está sem previsão de quando será retomada a construção de um muro de contenção no km 88 da rodovia Rio-Santos, nas proximidades da praia de Massaguaçú, em Caraguatatuba.
A obra iniciada em maio pelo DER, orçada em R$ 1 milhão, foi demolida em junho por uma forte ressaca que atingiu as praias da região. Anteriormente, o DER havia informado que a obra seria reiniciada no último dia 25.
PROJETO - Segundo o DER, o novo projeto que será executado no trecho, para impedir que a maré atinja o acostamento e uma das pistas da rodovia, ainda não foi avaliado pelos técnicos. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe A de Beach Soccer masculino de Caraguá goleia Ferraz e fica em 1º do grupo nos Regionais
Com a goleada, a equipe A caraguatatubense ocupa o primeiro lugar do grupo. O time B de Caraguá está fora da competição e a equipe feminina perdeu para Mogi das Cruzes e segue na disputa

Caraguatatuba - Dez a zero, esse foi o placar da partida que aconteceu na noite de quarta-feira, dia 26, entre as equipes de Beach Soccer masculino de Caraguatatuba e Ferraz de Vasconcelos. A equipe A caiçara goleou o time de Ferraz e conquistou o primeiro lugar do grupo com 3 jogos e três vitórias.
Com esse resultado o time caraguatatubense, que conta com os atletas da Seleção Brasileira da modalidade Jorginho, Betinho e o goleiro Fanta, que já compete pelo município pelo terceiro ano consecutivo, disputa as quartas-de- final em busca da vitória.
A segunda equipe do município (Sec. Caraguatatuba) não teve a mesma sorte. Com a derrota contra a equipe da casa na terça-feira de 2 a 4 e a vitória da cidade de Jacareí contra Aparecida, o time está fora da competição. Apenas um gol de diferença deixou o time B de Caraguá fora da disputa. "Estamos felizes mesmo sem chegar na final. Com certeza fizemos uma boa competição, nosso time é novo e tínhamos tudo contra nós, disputando o segundo jogo com os donos da casa e com atletas da Seleção Brasileira, Júnior Negão, Chumbinho e Benjamim, mesmo assim o jogo contra eles foi muito bom, pois os garotos jogaram de igual pra igual, eles tiveram apenas mais de sorte que nós", desabafou, Vitor Manoel, técnico da equipe.
Beach Soccer feminino - As meninas de Caraguá perderam na quarta-feira, 27) para a equipe de Mogi das Cruzes, mesmo com a derrota a equipe está classificada para as quartas-de-final e são as segundas do grupo.
No tempo normal de jogo as equipes empataram de 3 a 3, na prorrogação nenhum time fez gol. Nos pênaltis a equipe mogiana fez o gol da vitória.
A equipe caraguatatubense joga nesta tarde contra a equipe da casa em busca de uma vaga na semifinal da competição.
A final da disputa do masculino e do feminino está prevista para sábado, quando sairá a equipe campeã de cada categoria.
(Fonte: PMC)

Caraguá a Gosto começa dia 3
O Caraguá a Gosto é o maior festival gastronômico já realizado no município e irá acontecer de 3 de agosto a 3 de setembro, em 16 estabelecimentos da cidade.

Caraguatatuba - Após abertura oficial com o gourmet Olivier Anquier, do programa Repórter Record, dia 20 de julho, no Teatro Municipal, o Caraguá a Gosto terá início no dia 3 de agosto, colocando a prova pratos especiais dos 16 estabelecimentos participantes.
O festival gastronômico é realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo, apoio da Associação Comercial e Empresarial e Sebrae e patrocínio da Village Paraibuna e Boêmia.
O Caraguá a Gosto é o maior festival gastronômico já realizado no município e irá acontecer de 3 de agosto a 3 de setembro, em 16 estabelecimentos, transformando a cidade em no grande centro gastronômico do Litoral Norte. O evento vai proporcionar aos apreciadores da boa mesa, um mês repleto de qualidade e sabor, com os mais variados pratos e petiscos.
O Caraguá a Gosto é um concurso gastronômico no qual o consumidor é o jurado, uma espécie de crítico gastronômico que poderá decidir pelo melhor prato, melhor petisco, melhor atendimento, melhor garçom e melhor ambiente, na cédula que deverá ser preenchida e colocada em urna disponível no próprio estabelecimento, em letra maiúscula.
Os consumidores irão concorrer a um note book e 16 jantares com direito a acompanhante, que serão sorteados no dia 13 de setembro. O prêmio para melhor garçom será um DVD e para os restaurantes vencedores, troféus.
De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, a gastronomia é um dos atrativos turísticos do município, por isso o Caraguá a Gosto tem como um de seus objetivos o estímulo à criação e à apresentação de novos sabores nos pratos da culinária local. "O Caraguá a Gosto também vem incentivar comerciantes ao cultivo da qualidade dos serviços prestados, seja no atendimento, no ambiente e na qualidade dos seus produtos e serviços".
Caraguá vem se destacando e surpreendendo com um de seus mais agradáveis atrativos: o cardápio variado oferecido por sua rede de restaurantes, pizzarias, bares e quiosques, que pode ser degustado em ambientes aconchegantes por turistas, veranistas e moradores. (Fonte: PMC)

Inverno Quente vai até o dia 30, com lazer e recreação diariamente
Com shows musicais,comida típica e recreação, o Inverno Quente agita a Praça Cândido Mota, em Caraguá. Bandas como Cabelo de Milho, Trio Mistura e Manda, Seresta e Seresteiro, Harém, Paceli, Nosso Som e outras são atrações da segunda e última semana do evento.

Caraguatatuba - A programação Inverno Quente, da Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo e em parceria com a FUNDACC-Fundação Cultural de Caraguatatuba, termina no domingo, dia 30 de julho.
O Inverno Quente promove diariamente a partir das 19 horas atrações gratuitas para todas as idades, na Praça Cândido Motta, no centro. O evento conta com uma extensa programação musical e ainda tenda de artesanato e projetos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social; tenda de recreação para crianças e comida típica.
Na programação musical diversas bandas estão confirmadas para as apresentações durante todo o mês, na Praça Cândido Motta, sempre a partir das 20h30.
Programação musical confirmada:
24 - Banda Harém, 20h30
25 - Pacelli, 20h30
26 - Nosso Som, 20h30
27 - Bruno Carvalho, 20h30
28 - Canoa (Seresta e Seresteiros) Ubatuba, 20h30
Trio Mistura e Manda (chorinho), 21h30
29 - Newton Blau - Cabelo de Milho (folclórico regional) SJC, 21h30
- Orquestra de Viola Estrela de Ouro- violeiros, 20:30 h
30 - Banda Carlos Gomes, 21h.
(Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá inicia dia 31 a campanha de vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - O Centro de Zoonozes, da Secretaria de Saúde de Caraguá dará início à Campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos no dia 31 de julho. A campanha atenderá todos os bairro do município, até o dia 25 de agosto.
Caso ocorra chuva no dia agendado, será divulgada uma nova data. O Centro de Controle de Zoonoses pede para os proprietários levarem o animal com coleira e guia, fucinheira nos animais bravos e gatos em gaiolas; e não esquecer o certificado de vacinação.
O CCZ também realizará a vacinação em cães e gatos durante a campanha e fará plantão no período de 28 de agosto a 1º de setembro, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085.
No dia 31, a equipe atenderá os moradores do bairro Jd. Britânia - no Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 115. O horário de funcionamento para a vacinação será das 9 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Dia 1º de agosto, terça-feira a equipe percorrerá os bairros Tabatinga - próximo ao antigo estacionamento, das 9 às 11h; Sertão dos Tourinhos - na Creche ao CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11h; Capricórnio - no Centro Comercial (praça), das 13 às 17h; Jetuba - no posto de gasolina Shell, das 13 às 17h; Alto do Jetuba - próximo ao centro comunitário, das 13 às 17h; e no Jardim Santa Rosa - volante na rua principal, das 13 às 17h.
Na quarta-feira, dia 2 de agosto, a campanha será dirigida ao bairro Massaguaçu - na Igreja católica da Praia da Cocanha, das 8 às 11h; no Jardim do Sol - Casa da Teka, das 13 às 17h; e na Rua Antônio Alexandre - ao lado da Delegacia, das 8 às 11 e das 13 às 17h.
Na quinta, 3 de agosto, a equipe atenderá os bairros Olaria - em frente à CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11h e das 13h às 17h; Jardim Casa Branca - na Rua José Pedro Oliveira Barbosa, das 8 às 11h das 13 às 17h; e Canta Galo/Serraria - na Fazenda Disparada, das 8 às 11h e das 13 às 17h.
E na sexta, dia 4, nos bairros Martin de Sá, Praia - Praça Antônio Fachini, das 8 às 11h, Rodovia - Av. Castelo Branco (próx. Esquadrimar), das 8 às 17h; Cidade Jardim - próximo à Quadra de Esportes, das 13 às 17h; na Prainha - próximo à antiga Padaria Farol, das 13 às 17h; e no Ipiranga, próximo ao Bar do Julinho, das 13 às 17h. (Fonte: PMC)

Moradores e pescadores de Caraguá promovem Porto Novo em Ação-Expo Arte
Exposição de artesanato, praça de alimentação, shows e passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê fazem parte da programação do evento, que visa arrecadar fundos para a Acalento.

Caraguatatuba - Porto Novo em Ação-Expo Arte é o tema da festa que os moradores e a Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguá, com o apoio da secretaria municipal de Turismo, estão preparando para os próximos dias 28, 29 e 30 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo, com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade Acalento.
Com abertura no dia 28, às 19:00 hs, o evento é aberto ao público e contará com exposição de artesanato, com cerca de 30 expositores, praça de alimentação com os comerciantes do Bairro Porto Novo, shows musicais e passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê por apenas R$ 5,00 por pessoa.
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano "ACALENTO" reabilita crianças, jovens, adultos e idosos, que se tenham tornado portadores de deficiência, durante e após o estágio de reabilitação, para que possam retornar suas atividades de vida diária o mais rápido possível. A instituição está localizada próximo à praia em uma área de 13.000 m2, que mantém preservado um pequeno pedaço da Mata Atlântica. Os pacientes da "ACALENTO" são avaliados por fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogas, pedagogas, psicopedagogas, assistentes sociais e encaminhados à sua respectiva área de tratamento, entre elas, Terapia Artística, Hidroterapia, Equoterapia, Dançaterapia, entre outras
"Decidimos ajudar a Entidade Acalento, do nosso bairro, que necessita de ajuda urgente, porque admiramos o trabalho dessas pessoas, e aproveitamos a oportunidade para dar um espaço para a Associação dos Pescadores Artesanais, a Cooperativa de Artesanato", explicou Mara Cristina da Silva, uma das organizadoras do evento.
Mais informações com Mara Cristina da Silva - 3887-4202/Ana Maria Gonçalves - 3887-9089 - cel. 9144-1202 . (Fonte: PMC)

Espetáculo Fale Baixo, do Ballé de Londrina, vem em Caraguá
O espetáculo, que será apresentado no teatro Municipal, dia 16 de agosto, foi produzido através do prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, com patrocínio da Petrobrás e realização da Funarte/Ministério da Cultura.

Caraguatatuba - Depois de estrear em Londrina, no dia 1º. de julho e passar por 4 cidades do Paraná, o espetáculo "Fale Baixo", do Ballet de Londrina, chega aos palcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Diadema, Caraguá e Curitiba na segunda etapa da turnê da Companhia.
Com base nas músicas da orquestra Glenn Miller, que sempre nos remetem aos grandes bailes das décadas de 1940-1950, o espetáculo privilegia a dança, abrindo mão do uso de qualquer outra linguagem que não seja a do movimento. Até mesmo o gesto, parceiro natural da dança, foi evitado.
No entanto, o que o público verá, nos trinta minutos de dança, é um outro baile, onde se tenta alterar e até mesmo inverter os apoios dos movimentos e o eixo de equilíbrio. Braços, tanto quanto pernas, passam a ser um meio de locomoção no espaço cênico. Encara-se o desafio de realizar, paralelo ao chão, o mesmo movimento que seria simples de executar na vertical, em pé. Tentar 'horizontalizar' o vertical, que é diferente de se mexer no plano horizontal, foi o grande desafio na construção da coreografia.
Para o elenco e para o coreógrafo, Leonardo Ramos, também responsável pela preparação técnica dos bailarinos, "Fale Baixo" exigiu uma mudança na rotina de trabalho. Os integrantes da Cia. têm sua formação no balé clássico, técnica que, apesar ser considerada por muitos como a base de tudo na dança, deixa grandes lacunas para uma proposta de linguagem contemporânea como esta. Foi preciso buscar novos apoios, sendo necessários fortes trabalhos de movimento e força nos braços, abdômen e dorso, pontos pouco enfatizados pelo balé clássico.
Toda essa mudança de rotina contribuiu bastante na construção coreográfica. Os exercícios e movimentos das aulas foram sendo elaborados em função do trabalho que se estava criando, e o inverso também foi acontecendo. Os resultados desse trabalho foram naturalmente incorporados à obra, servindo como linguagem.
Para esta temporada, o Ballet de Londrina, traz ainda, na primeira parte, o espetáculo "Prazeres" numa nova versão em menor duração. "Prazeres", que estreou no ano passado, com música de Marco Tureta e coreografia de Leonardo Ramos, ganhou novas formas, o que, aliás, é a proposta da obra. A cada nova temporada, o público verá uma coreografia com significativas novidades.
O espetáculo foi produzido através do prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.
Patrocínio: Petrobrás / Realização: Funarte/Ministério da Cultura - Lei de Incentivo Fiscal.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Reunião traça planos futuros para o Ação Preventiva

São Sebastião - Com o objetivo de traçar as futuras metas do “Programa Ação Preventiva”, o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota esteve reunido nesta última quinta-feira, 27 de julho, com policias militares que integram a equipe do programa na Costa Sul. Na pauta da reunião, os próximos passos que o programa deve tomar e a avaliação positiva que a ação vem tendo por parte da população. (Fonte: PMSS)

Renovação da frota: Prefeitura compra mais dois carros para Secretaria da Saúde

São Sebastião - Dentro da proposta de renovação de toda a frota municipal, a Prefeitura de São Sebastião acaba de adquirir mais dois carros 0km, que serão destinados à Secretaria da Saúde. Os veículos do tipo Gol 1.0 Geração 4 foram comprados diretamente da fábrica.
Cada carro custou R$ 26,2 mil, num total de R$ 52,4 mil. Na tarde desta quinta-feira (27/07), o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da vereadores Solange Ramos, fez a entrega dos veículos ao secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho. Ele destacou o investimento na reestruturação da frota municipal.
No ano passado, a Prefeitura adquiriu 33 veículos: Gol (25), Saveiro (4) e Kombi (4), com investimento de R$ 860 mil, pois o município contava com poucos veículos próprios para atendimento à população. Em seguida, a administração municipal comprou mais quatro ambulâncias padrão Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e duas vans.
Já em 2006, nas comemorações do 370 Aniversário da Cidade, no mês de março, a Prefeitura iniciou a renovação da frota pesada e apresentou três caminhões basculantes e duas máquinas (uma retro-escavadeira e uma pá-carregadeira), num total de R$ 899 mil. (Fonte: PMSS)

Sefaz continua com Programa de Recuperação Fiscal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), continua com o Programa de Recuperação Fiscal Municipal II (Refim), regulamentado pela lei complementar 77/06. O programa se estende até o último dia útil do mês de setembro, podendo ser prorrogado pela Prefeitura por mais 60 dias.
O Refim, elaborado pela Sefaz, visa a regularização dos créditos tributários ou não tributários do município. É uma forma de o contribuinte parcelar suas dívidas com a administração, podendo ser efetuado em até 100 vezes.
Os pagamentos à vista sofrerão uma redução de 80% do valor de juros e multas. O Refim II também permite que se juntem todos os débitos como taxas e multas em um só financiamento.
De acordo com a Sefaz, até agora mais de 100 pessoas já entraram com o pedido de financiamento junto à Prefeitura.
Segundo a diretora do Departamento de Receitas da Sefaz, Márcia Avramides, o Refim II alcança débitos com vencimento até 31 de dezembro de 2005, beneficiando também os requerentes do Refim I. "No primeiro Refim houve uma adesão de aproximadamente 800 contribuintes", disse Avramides.

Confira as formas de pagamento
Pagamento à Vista: Redução de 80% do valor de juros e multa
Parcelamento em até 10 vezes: Redução de 50% do valor de juros e multa
Parcelamento de 11 até 20 vezes: Redução de 40% de juros e multa
Parcelamento de 21 até 30 vezes: Redução de até 30% do valor de juros e multa
Parcelamento de 31 até 40 vezes: Redução de até 20% do valor de juros e multa
Parcelamento de 41 até 50 vezes: Redução de 10% do valor de juros e multa
Parcelamento de 51 até 100 vezes: Sem redução de juros e multa
(Fonte: PMSS)

Prefeitura iniciará campanha de vacinação contra raiva em todo o Município

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará no mês de agosto uma campanha de vacinação contra raiva, destinada aos cães e gatos do Município. A imunização acontecerá em todos os bairros, com postos fixos e volantes.
A meta da Sesau é vacinar cerca de 15 mil animais, superando 2005, quando foram imunizados 9.658 cães e 1.484 gatos.
A vacina é gratuita e não apresenta efeito colateral. Será disponibilizada, a cada dia, em um bairro diferente da cidade.
De acordo com a Chefe de Divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Carolina Kakimoto, qualquer cão e gato com mais de três meses deve tomar a vacina. “Inclusive cadelas que estejam prenhas podem ser vacinadas”.
A raiva é uma doença letal, transmitida ao homem pela mordedura, arranhadura ou até mesmo lambedura de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas). É causada por um vírus (Rhabdovirus) que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado. O cão que atacar uma pessoa deve ser observado por 10 dias, para que sejam procurados sintomas da doença.
Centro de Zoonoses - Está prevista já para o mês de agosto a entrega do novo Centro de Controle de Zoonoses do Município, localizado no bairro do Jaraguá, Costa Norte do Município.
A construção do empreendimento é realizada pela Secretaria de Obras e Planejamento e terá 338,92 m² de área construída, com espaço para estacionamento, administração, canil de doação, banheiros, sala de vacinação, sala de técnicos, copa, almoxarifado, canil coletivo, canil de observação, sala de procedimentos, sala de necropsia e gatil coletivo.
Além disso, serão disponibilizado serviços como registro geral de animal, remoção de pequenos, médios e grandes animais de estabelecimentos ou locais públicos, além de oferecer educação e orientação aos proprietários, através de ciclos de palestras.

Confira as datas e locais de vacinação:
Costa Norte

14/08 – Jaraguá – Área de Lazer, das 8h às 17h
15/08 – Canto do Mar – Praça Creche, das 8h às 17h
16/08 – Enseada – Praça, das 8h às 17h
17/08 – Cigarras – Posto, das 8h às 12h
São Francisco – Convento, das 13h às 17h
18/08 – São Francisco – Convento, das 8h às 17h
21/08 – Morro do abrigo – P.S.F., das 8h às 17h
22/08 – Portal da Olaria – Entrada, das 8h às 12h
Arrastão – Praça, das 13h às 17h
23/08 – Pontal da Cruz – Igreja Católica, das 8h às 17h
24/08 – Pontal da Cruz – Igreja Católica, das 8h às 12h
Praia Deserta – Início da Orla, das 13h às 17h
25/08 – Porto Grande – Posto Salles, das 8h às 17h
28/08 – Centro – Coreto, das 8h às 17h
29/08 – Vila Amélia – Praça, das 8h às 17h
30/08 - Itatinga – Mercado Danjú, das 8h às 17h
31/08 – Itatinga – Mercado Danjú, das 8h às 17h
01/09 – Topolândia – Praça da Bíblia, das 8h às 17h
04/09 – Topolândia – Praça da Bíblia, das 8h às 17h
Costa Sul
14/08 – Boracéia – Escola, das 8h às 17h
15/08 – Juréia – Portaria do Condomínio, das 8h às 12h
Sítio Velho, das 13h às 17h
16/08 – Barra do Una – Posto de Gasolina, das 8h às 12h
Barra do Una – Escola, das 13h às 17h
17/08 – Abras do Una – Q.G., das 8h às 12h
Abras do Una – Escola, das 13h às 17h
18/08 – Juquehy – P.S.F., das 8h às 17h
21/08 – Cambury – Praça, das 8h às 17h
22/08 – Sertão do Cambury – Cacau, das 8h às 12h
Sertão do Cambury – Piavú, das 13h às 17h
23/08 – Vila Baiana – Entre Rua 1 e 2, das 8h às 12h
Barra do Sahy – Escola, das 13h às 17h
24/08 – Biçucanga- Sub-prefeitura, das 8h às 17h
25/08 – Boiçucanga – Beira Rio, das 8h às 12h
Boiçucanga – Escola Cascalho, das 13h às 17h
28/08 – Maresias – Rua do Forno – Clinica, das 8h às 17h
29/08 – Maresias – Praça dos Bombeiros, das 8h às 17h
30/08 – Paúba – Escola, das 8h às 12h
Santiago e Calhetas (volante), das 13h às 17h
31/08 – Toque Toque Pequeno – Capela, das 8h às 17h
Toque Toque Grande, das 13h às 17h
01/09 – Guaecá – Posto Policial, das 8h às 12h
Pitangueiras – (volante), das 13h às 17h
04/09 – Barequeçaba – Praça, das 8h às 17h
05/09 – Varadouro – Posto de Gasolina, das 8h às 17h
(Fonte: PMSS)

Alunos da rede municipal retornam as aulas em São Sebastião

São Sebastião - As escolas municipais, mantidas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciaram as aulas nesta quinta-feira, 27 de julho. Atualmente a rede municipal possui mais de 16 mil alunos.
O retorno é um momento aguardado pelos alunos não somente para estudar, mas para rever os amigos, além dos professores e funcionários que cuidam com tanto carinho da criançada.
As escolas municipais iniciaram paralelamente às aulas normais mais um semestre de conscientização sobre valores como educação, respeito ao próximo, amizade e cidadania. Eles receberão também uma edição do jornal Acontece Kids, que contém informações e brincadeiras educativas sobre a cidade de São Sebastião.
Algumas escolas fugiram da rotina e promoveram atividades de recreação com dinâmicas e gincanas, como foi o caso da Escola Municipal de Educação Infantil “Branca de Neve”, localizada em Juquehy.
Segundo a diretora, Sandra Pereira da Silva, várias bexigas foram colocadas na escola para ambientar uma grande gincana interclasses que envolveu alunos, professores e funcionários.
“Tivemos dança das cadeiras, corrida da batata na colher e corrida do saco. Além disso, todos se envolveram muito com um concurso de pintura no rosto com direito a jurados para a escolha dos melhores”, disse a diretora. (Fonte: PMSS)

Posto de Atendimento ao Trabalhador opera com novo sistema

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, no intuito de agilizar o processo de atendimento aos seus usuários e proporcionar a população um serviço de qualidade, começou a operar desde quarta-feira, 26 de julho com o Sistema de Gestão das Ações de Emprego (SIGAE), oferecido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).
O sistema, instalado na ultima quarta-feira, 26 de julho, por representantes da SERT, é uma ferramenta de gestão e monitoramento que visa realizar a transparência dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, aplicado em conjunto à política pública de trabalho e renda.
Com o sistema, o PAT integrará o encaminhamento dos cadastrados à qualificação profissional, entrada no seguro-desemprego, realização da intermediação de mão de obra e informações diversas ao trabalhador e ao Programa de Geração de Emprego e Renda. Como usuários do sistema, fazem parte as Secretarias Estaduais de Trabalho e parcerias nacionais, regionais e municipais.
O SIGAE permite que o trabalhador concorra a no máximo seis oportunidades de ocupações, oferecendo ao PAT a realização de uma pesquisa de vagas personalizada. Com isso, o Posto poderá oferecer um atendimento personalizado ao empregador e ao trabalhador, buscando enriquecer ao máximo as informações solicitadas, aumentando as chances de recolocação no mercado de trabalho. (Fonte: PMSS)

São Sebastião promove 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável

São Sebastião - O município de São Sebastião será palco do 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável, nos dias 3 e 4 de agosto, no Teatro Municipal. A realização é da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), com o patrocínio da Transpetro/Petrobras, e apoio da Prefeitura de São Sebastião, Hidroclean Proteção Ambiental e Navegação São Miguel.
O evento tem a organização da Cia do Sucesso Eventos. Segundo os organizadores, o seminário mostrará a real participação do município na conquista atual do país em relação à auto-suficiência de petróleo.
São Sebastião está inserido na Bacia de Santos e em seu território fica o Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Transpetro/Petrobras, para petróleo e derivados. Este opera em dois píeres, compondo quatro berços, numa extensão de 905 metros, com profundidade entre 14m e 26m. Para depósito são utilizados 43 tanques, representando 2.100.000 toneladas de capacidade.
Instalado em abril de 1969, o Tebar é o maior terminal da América do Sul e atende quatro refinarias de São Paulo – Replan (Paulínia), Revap (São José dos Campos), RPBC (Cubatão) e Recap (Capuava).
Para o segundo semestre de 2008, o Brasil tem como meta que o pólo de Mexilhão, situado a 140 quilômetros de São Sebastião, esteja produzindo até 15 milhões de metros cúbicos de gás e 20 mil barris de petróleo e condensado por dia. Esta meta fará com que a região passe por profundas mudanças em seu perfil econômico, uma vez que a atividade de exploração e produção de petróleo e gás, que até então não existia no Estado, deverá sofrer um aumento significativo nas atividades, além da movimentação portuária para apoio às instalações em alto mar, bem como a instalação de novas empresas ligadas ao setor nas cidades da região.
O 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável terá uma abertura solene com a participação de autoridades do setor e palestra sobre a auto-suficiência na produção de petróleo e derivados. Em seguida serão iniciados os módulos temáticos, abordando assuntos de relevância regional e nacional, com a participação de especialistas e da comunidade acadêmica. Entre os temas: meio ambiente e desenvolvimento sustentável, logística e infra-estrutura operacional, geração de empregos e formação de mão-de-obra qualificada; e perspectivas do álcool e seus investimentos. Também haverá espaço reservado à mostra de áudio-visuais. Inscrições gratuitas pelo site: (www.ciadosucessoeventos.com.br/saosebastiao).
Mão-de-obra qualificada - Já pensando nas futuras transformações da região, São Sebastião vem investindo na formação de profissionais. Em maio, a Prefeitura oficializou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Transpetro/Petrobras para cursos na área industrial. São eles: solda elétrica, encanador/montador, pedreiro, carpinteiro de formas, eletricidade predial, pintura industrial, montador de andaimes e maçariqueiro.
O início das aulas também deverá ocorrer a partir de agosto, logo após o término da construção do complexo de aprendizagem industrial. O galpão integra o CIP (Centro Integrado Profissionalizante), na Topolândia.
Pelo convênio, a Transpetro investirá R$ 185 mil para o pagamento do corpo docente do Senai. A Prefeitura irá ceder os locais para a realização das aulas. A Petrobras também firmou o compromisso de fazer com que as empreiteiras prestadoras de serviços que atual na área do Tebar colaborem com materiais para os cursos. As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo. (Fonte: PMSS)

Plano Diretor define as datas das audiências públicas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, inicia nesse mês de agosto a última fase de discussão para revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo.
As audiências públicas, comandadas pela equipe técnica, passarão pelos bairros do Canto do Mar, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Centro.
Para a elaboração do Plano Diretor foram debatidos com exaustão temas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Ambiental, Habitação, Patrimônio Histórico e Cultural, Turismo, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Lei de Uso e Ocupação do Solo, entre outros.
Para chegar à fase final das discussões foram realizadas cinco leituras comunitárias e cinco consultas públicas nas regiões administrativas do Município.
A Prefeitura pretende encaminhar no início de setembro o projeto de lei à Câmara para apreciação e votação. De acordo com a Constituição Federal, até outubro deste ano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e atualizar o seu Plano Diretor. Além desse critério exigido pelo Estatuto das Cidades, São Sebastião precisa ter um plano por ser estância turística.
O objetivo do documento é planejar o futuro da nossa cidade, ou seja, o Plano Diretor orienta como São Sebastião deverá crescer de forma organizada e sustentável.
E na fase das audiências, assim como nas anteriores, todos os cidadãos estão habilitados a participar do planejamento da cidade e podem intervir na realidade do nosso município.
Confira a agenda das Audiências Públicas:
Canto do Mar: Escola Municipal do Canto do Mar - dia 7 de agosto (18h30)
Maresias: Escola Municipal Edileuza Sousa Brasil - dia 14 de agosto (18h30)
Boiçucanga: Escola Municipal Guiomar Aparecida - dia 21 de agosto (18h30)
Juquehy: Escola Municipal de Juquehy - dia 28 de agosto (18h30)
Centro: Escola Municipal Henrique Botelho - dia 04 de setembro (18h30)
(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Prefeito de Ubatuba conhece instalações dos jogos regionais de Lorena
O objetivo é preparar-se para receber os jogos em 2007

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar visitou nesta quinta-feira, 27, a delegação de Ubatuba que participa dos 50º Jogos Regionais, na cidade de Lorena. O prefeito foi levar seu apoio aos atletas ubatubenses que permanecem na disputa, como os do beach soccer, que disputarão a medalha de bronze no final de semana, as equipes de karatê, tênis e ginástica rítmica.
Eduardo aproveitou para conhecer as instalações preparadas por Lorena para os Jogos deste ano. Acompanhado pelos secretários de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., Fazenda, Gilson da Silva, por membros da Secretaria de Obras de Lorena e por uma delegação de esportistas e engenheiros de Ubatuba, o prefeito observou como deve preparar a cidade para receber os Jogos em 2007.
A comitiva visitou o Centro Social Urbano, os ginásios da escola Mário Covas e da UNISAL e o Clube Comercial, além da Escola Milton Ballerini, onde funcionam o comitê dirigente e a sala de imprensa.
Procurado por repórteres de diversas cidades, Eduardo garantiu que Ubatuba fará uma grande festa para receber os 51º Jogos Regionais em 2007. “Queremos fazer uma festa, no mínimo igual à que Lorena preparou este ano. Já demos inicio às obras que terão a qualidade que os Jogos Regionais merecem”, disse o prefeito.
Contagem regressiva - Para o prefeito de Ubatuba os Jogos já começaram. “Entramos na contagem regressiva para uma das edições mais bonitas dos Jogos. A competição, por si só já é um espetáculo que reúne alguns dos melhores atletas do Brasil, isso, aliado às belezas naturais de Ubatuba, tornarão os 51º Regionais inesquecíveis”, disse Eduardo.
Durante a visita, o prefeito também manteve contatos com Darcio Lucca, Presidente do Comitê Dirigente dos Jogos e Lauro Gonçalves, diretor da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer do Estado (SEJEL).
Após percorrer os locais, Eduardo almoçou com os atletas, na E.M. Climério Galvão César, local onde a delegação de Ubatuba está alojada.

Resultados 26/07

Voleibol ( feminino )
Guarulhos 3 X 1 Ubatuba

Beach Soccer ( feminino )
Ubatuba 1 X 3 Lorena

Voleibol ( masculino )
Ubatuba 0 X 2 Taubaté

Tênis ( masculino )
Ubatuba 2 X 0 Lorena

Beach Soccer (masculino )
Ubatuba 6 X 5 Ilhabela

Handebol ( feminino )
Ubatuba 18 X 27 Cruzeiro

Handebol ( masculino )
Ubatuba 23 X 30 Poá

Resultados 27/07

Tênis ( masculino )
Ubatuba 0 X 2 Suzano

Biribol ( masculino )
Ubatuba 2 X 0 S. Sebastião
Ubatuba 2 X 0 Guarulhos

Handebol ( feminino )
Ubatuba 6 X 36 Pindamonhangaba

Classificação final por Modalidade até 27/07

Modalidades Oficiais

Ginástica Artística Feminina sub 21 – 5º lugar
Tênis de Mesa Feminino sub 21 – 4º lugar
Basquete Masculino livre – 8º lugar
Capoeira Feminino – 7º lugar
Capoeira Masculino – 8º lugar
Ciclismo Masculino – 4º lugar
Ciclismo Feminino – 2º lugar
Damas – 5º lugar
Ginástica Artística Masculina livre – 7º lugar
Tênis de Mesa Masculino livre – 7º lugar
Vôlei de Praia Masculino – 8º lugar

Modalidades Extra – Oficiais

Kung Fu Feminino – campeão
Kung Fu masculino – 3º lugar
Futmesa – campeão
pmu

Defesa Civil doa mel a projeto de apoio a pacientes oncológicos
O mel doado servirá de matéria-prima para a fabricação de um remédio feito à base de babosa, mel e cachaça

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba, órgão ligado à Prefeitura Municipal, realizou uma doação de mel ao “Projeto Convivendo”, na manhã desta quarta-feira. O enxame foi retirado do telhado de uma casa no Bairro Itamambuca. As abelhas foram encaminhadas para o Apiário da Defesa Civil e o mel servirá de matéria-prima para a fabricação de um remédio caseiro utilizado por pacientes com câncer em fase de tratamento.
Segundo a diretora-presidente do projeto, Nélia Carvalho, a quantidade de mel doada será suficiente para fornecer o remédio para cerca de 47 pacientes. Depois de retirado o mel da colméia, a cera servirá para a produção de quadros alveolados, que servem para ambientar as abelhas em suas novas casas, no apiário. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Festival do Camarão será matéria no Programa de Adriane Galisteu

Ubatuba - O repórter Juliano Ceglia, do Programa Charme, comandado por Adriane Galisteu e veiculado pelo SBT virá para Ubatuba, especialmente para cobrir a 13ª edição do Festival do Camarão. O evento, que acontece na Praia da Almada já é famoso pelas delícias derivadas do camarão e a ênfase na cultura caiçara. A matéria do programa abordará aspectos da vida dos pescadores, como a construção e corrida de canoas. A gravação será feita no sábado, dia 29, à tarde.
O Festival, que começou nesta quinta-feira, dia 27, vai até o dia 30 de julho. Além dos pratos típicos, feitos à base de camarão, diversos eventos estão programados durante todos os dias, das 12 às 22 horas. O evento é promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Ao saborear pratos como: bobó, risoto, camarão no espeto, camarão na moranga, bolinho de camarão e muitas outras delícias, o público poderá assistir a apresentações de capoeira, danças folclóricas, shows populares, soltura de tartarugas, teatro e muitas outras atrações. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Conferência de Cultura traz novas propostas para o Plano Diretor

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) realizou, nos dias 25 e 26 deste mês, um encontro para discutir as diretrizes básicas da área cultural para o Plano Diretor no município. A discussão foi dividida em dois temas centrais: macro e microcultural. Participaram do encontro o vice-prefeito Domingos dos Santos, o secretário de Segurança Andrade Henrique, coordenadores dos grupos setoriais da Fundart, professores, artistas e profissionais ligados à área.
O primeiro tema teve subdivisões como: políticas de estado, ações de governo, identidade cultural, gerenciamento e acesso aos bens culturais e inclusão digital. No tema microcultural, os participantes se dividiram em grupos de Artesanato, Folclore, Música, Artes Plásticas, Cinema e Fotografia, Artes Cênicas, Inclusão digital, Patrimônio Histórico, Arquivo e Literatura e elaboraram propostas específicas para cada área.
Durante cerca de seis horas, dentre muitas idéias, foram sugeridas a criação de um Fórum Permanente de Cultura, instalação de centros culturais nos bairros, criação do Centro de Tradições Caiçaras, possível tombamento de grupos e costumes tradicionais do município, criação de um Fundo Municipal de Cultura, etc.
No primeiro dia, o arquiteto Renato Nunes abriu o encontro explicando a metodologia do Plano Diretor que está sendo realizado pela Prefeitura em todo o município, e como a área da cultura estará integrada no plano. No segundo dia, o encontro foi aberto pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, que discorreu sobre o histórico de Ubatuba, descrevendo em detalhes sua geografia e como foi sendo ocupada pela população ao longo dos anos. Ele mencionou também a destruição dos costumes das comunidades tradicionais e a importância da preservação do que ainda resta.
Dentro das propostas específicas, estão: a construção de um auditório, de um salão de exposições, de um Arquivo Municipal e outras que em breve estarão disponíveis no site da Fundart. O presidente da Fundação, Martiniano Vianna, falou sobre a importância do encontro para a definição de metas para os próximos dez anos na área cultural. “É fundamental a participação da sociedade nesse processo, para sugerir, fiscalizar e cobrar do poder público ações efetivas nesse âmbito”, disse. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Conselho Municipal de Turismo elege sua primeira diretoria
Com a eleição da diretoria, o CMT avança na busca do desenvolvimento turístico em Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Municipal de Turismo (CMT) elegeu, na última quarta-feira, 26 de julho, sua primeira diretoria e que deve estar à frente do Conselho durante os próximos dois anos. A escolha de Pedro Paulo Orabona para presidente foi unânime. Para vice-presidente o escolhido foi Fernando Esteves Pedreira (Associação da Baia do Mar Virado); Gustavo Ferreira (Associação Náutica) foi eleito como secretário e Raquel Muniz (OAB) será a segunda secretária.
Pedro Paulo Orabona, que representa a Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba foi aclamado em sessão ordinária do Conselho, que também votou e aprovou seu regimento interno. Também foi eleita durante a sessão, a primeira comissão setorial, da área náutica, que trabalhará no projeto de implantação do píer do Itaguá.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a posse da diretoria do CMT marca o início efetivo dos trabalhos deste Conselho. “Estamos cumprindo com mais um compromisso, que é o de instituir um Conselho Municipal de Turismo para definir ações para incrementar esta que é nossa principal atividade econômica”, disse o prefeito.
Luiz Felipe Azevedo, secretário municipal de Turismo, acredita que “Ubatuba determinou seu caminho, definindo a transformação da cidade em um destino turístico profissional. Cada setor de interesse atuará de modo objetivo, entendendo que o sucesso do todo é o sucesso de cada um. Estamos diante de uma grande e histórica oportunidade, a hora é de trabalho, temos que pensar, agir e nos direcionar para o desenvolvimento turístico de Ubatuba”, afirmou Luiz Felipe.
Membros capacitados - Para que o grupo possa trabalhar de forma otimizada, um grande trabalho de capacitação foi realizado no primeiro semestre deste ano. Os membros participaram de oficinas de nivelamento com o moderador José Gabriel Pesce, considerado atualmente um dos melhores profissionais brasileiros no ramo do turismo.
O empresário Alfredo Cunha Filho, dono de um restaurante em Ubatuba e um dos integrantes do Conselho, participou da capacitação. Ele afirma que ações como essa ajudam a “melhorar a cabeça do empresário”. “Nós precisamos saber o que queremos do turismo em Ubatuba. Algumas cidades estão investindo no turismo popular. Eu acho que nós, aqui, temos potencial para trabalhar com um turismo qualificado, com famílias que vêm para cá e fazem a economia se movimentar. O Conselho tem a função de dividir essa responsabilidade com o prefeito, dar sugestões, batalhar junto com ele para que as coisas aconteçam. Temos que aproveitar que o prefeito Eduardo Cesar nos dá essa abertura para conversar e discutir o que é melhor para a nossa cidade.”
Planos para o futuro - O Conselho Municipal de Turismo é uma ferramenta para que a população possa atuar diretamente nas propostas para que esse segmento se faça de forma organizada e sustentável. Para tanto, ele é dividido por setores de interesse. Dessa forma, cada cidadão poderá atuar, dando sugestões e opiniões que poderão compor o Plano Municipal de Turismo. O arquiteto Daniel Corrêa, conselheiro que representa o Instituto de Arquitetos do Brasil em Ubatuba explica que o Conselho é uma nova estrutura de poder. “Nós somos responsáveis por fazer uma ponte entre a população e o poder público. Nossa função é ouvir, discutir, buscar soluções e batalhar pela realização das metas que traçamos a partir dos anseios da sociedade ubatubense. A criação e implementação desse conselho já é um grande avanço para a nossa cidade”.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a mobilização da sociedade representa a garantia de que os seus anseios serão atendidos, de forma que a coletividade só terá benefícios. “Nós vivemos em uma cidade onde a natureza é abundante e preservada. Somente isso já nos coloca em uma posição privilegiada em relação ao turismo. Se conseguirmos organizar a cidade de forma a oferecer produtos de qualidade em todos os sentidos, temos grandes chances de tornar Ubatuba uma referência nacional e internacional. Mas para isso, é preciso que todos trabalhem juntos, sociedade civil e poder público”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

A Praia da Maranduba estará em festa somente neste final de semana, onde termina o 1º Festival de Inverno da região sul.

Ubatuba - A ABAMVITUR - Associação da Baia do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Administração da Regional Sul, Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e SETUR - Secretaria de Turismo, informa que o 1º Festival de Inverno que começou no dia 01/07 terminará neste próximo dia 29.
Quem comparecer no local neste último final de semana poderá apreciar os pratos de culinária caiçara e quitutes típicos das festas juninas, que são elaborados pelas barracas das associações de bairro da Região Sul e também poderão apreciar os trabalhos elaborados por artesãos da feira de artesanato local.
A Festa que acontece na praça de eventos da Praia da Maranduba a partir das 19:30 horas, contará com os shows no dia 28 de julho da Banda Samba e Arte e no dia 29 de julho da Banda Garagem 94.Compareça com sua Família e amigos para prestigiar nossos artistas e se divertir! laura ennes

Palestra gratuita na ACIU
Autônomos e contrato de prestação de serviços

Ubatuba - Descritivo: O que é ser autônomo estabelecido e não estabelecido; qual a diferença em relação ao empregado registrado; o que caracteriza o vínculo empregatício. Contrato de prestação de serviços, como ter absoluta validade.
Quais as diferenças entre autônomos e empregados; qual o perfil do profissional autônomo; como elaborar o contrato do profissional autônomo.

Dia: 20 de setembro
Horário: 19h00
Duração: 2 horas (aproximadamente)
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita
aciu

Ubatuba OFF Road

Ubatuba - Ubatuba te espera com muito carinho. Estamos nos esmerando ao máximo na qualidade e no prazer que você sentirá por estar conosco.
Para a gincana construímos uma balança toda em ferro galvanizado de 3", os circuitos cabra cega e marchá a ré serão entre as árvores e extremanente sinuoso. Vai rolar uma "pequena pista oval" de velocidade, com duas curvas de 180° que vai desafiar o braço de qq um. A trilha do passeio sobe numa reta só a Serra do Mar, e a Caça ao Tesouro com GPS está marota. O local é deslumbrante, acesse www.itamambuca.com.br. As diárias estão de graça. Se vc calcular, o camping está a R$ 17,33 por dia (sex/sab/dom). Com piscina, quadra poliesportiva, quadra de tenis, pesqueiro, canoagem, academia de fisicultura, lanchonete, restaurante por kilo, kit café da manhã, mini mercado (15% mais caro que o supermercado), pebolim, ping pong, play ground com monitores, trilha a pé. Tem mais: Bangalôs simples, luxo e master. Restaurante internacional, massagem relax, conveniências, ....  A taxa de inscrição de veículo (R$ 25,00) com direito a camiseta que o off roader cadastrado  vai receber (cadastre-se: www.comlinorte.com.br), gincana e passeio ecoesportivo.
Para quem vai fazer a Caça ao Tesouro, R$ 15,00 (+R$ 25,00) está quase igual ao Passeio da Fazenda Serramar da Transvalitoral do ano passado.
Está esperando o que?
Arrume as malas, curta o último fim de semana das férias com sua família.
Venha ou não terá assunto entre os amigos depois.
UBATUBA OFF ROAD 2006, um encontro off road para quem tem as veias fora da estrada.
(Fonte: Litoral Norte 4X4)


 

Semana de 28/07 à 03/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 18:40 hs - 21:40 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 15:00 hs - 16:50 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 15:20 hs - 18:20 hs - 21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

MAR

Sou o mar dos pescadores, filhos de gente do sertão.
Meus filhos são sua fonte de vida, vida de seus filhos.
Muitas vezes minha fúria é incontrolável, e meu rugido
de extrema bravura.
Minhas ondas são de fúria e de tristeza.
Tristeza por um filho perdido, por uma vida.
Sou o mar dos pescadores...

Fernando Bittencourt dos Santos

 

Homenagem

Viva o prof. Aziz
Da mente privilegiada
Que enxerga
O que ninguém vê
Que consegue
Compreender o passado
E explica
O que a natureza esconde
Há milhares de anos
Nas camadas de solos
Nas linhas de rochas
Na diversidade das espécies
E que ainda arranja tempo
Pra espalhar idéias
Com quem espalha brasas
Pra atear fogo
Nas convenções estabelecidas
Nas escolas aborrecidas
Nas opiniões pré-concebidas
Viva Aziz Nacib Ab’Saber!

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

GOSTO & CHULÉ...
Com minhas próprias dificuldades reconheço as dificuldades de cada um, entretanto é necessário ter um foco e trabalha-lo com afinco.

Se a pretensão for transformar Ubatuba em destino turístico entendo que Ubatuba será o produto que estará a venda, passar uma boa imagem é imprescindível, ela faz a diferença.

O básico, o dever de casa, é limpar e dar segurança no local embora existam momentos em que o mais simples fica sendo o mais difícil de ser feito para alguns.

Semana passada as 16:00 horas (quatro horas da tarde) na praça Alberto Santos um casal de turistas foi vitima de assalto a mão armada. De férias passeando com a família um policial de São Paulo deu voz de prisão aos assaltantes que armados reagiram e foram baleados. Questiono; se houvesse policiamento ostensivo no local teria acontecido o assalto? Uma vida teria sido ceifada? Com essa experiência traumática, ser assaltado e ser protagonista de uma execução qual a imagem que esse casal e todas as outras pessoas que presenciaram a cena, terão de Ubatuba?

E que ninguém venha dizer que isso é novidade, que não sabe o que rola no pedaço por que se assim fizer vai se revelar um tremendo cara de pau. Na edição do Litoral Virtual do ultimo dia 17, o Sr.João Horta Custódio relata como ele e sua Sra. foram assaltados a mão armada e pedia, deveria exigir, policiamento no local que não veio até hoje.

A imagem é responsável pela divulgação do produto ela angaria a simpatia ou a aversão do público, respeito ou descaso.Uma séria lesão na imagem pode prejudicar, em certos casos até liquidar com um produto.

Enquanto persistir essa clara postura de amadorismo e não houver uma profunda demonstração de autocrítica que permita identificar as fraquezas e virtudes nada de positivo acontecera.

O descuido e pouco caso com a imagem tem sido grande, em alguns casos some-se a total falta de noções elementares de limpeza. Exemplo marcante é a obra, que se arrasta a 17 meses, da reconstrução da calçada da av Leovigildo com tubulões, areia e brita jogados no passeio público sem a menor cerimônia isso sem falar da ridícula casinha feita de lata velha.Qual a imagem que se leva disso?

Pequenos cuidados fazem grandes diferenças, ao se desviar o trânsito para a rua Salvador Correa ninguém se mancou de como ela esta feia e esburacada suas edificações com paredes sujas e toda aquela montoeira de lixo esparramada na calçada, e todos por ali passam qual a imagem que se leva disso?

Há quem fale em negativismo, mas ser realista e não ficar brincando de faz de conta é extremamente positivo.Fala-se em mudanças radicais que seriam; obras na av Iperoig, obras na av Leovigildo, reforma na praça Alberto Santos, reforma da praça do Cristo e reforma do Porto. Lista que não tem nada de novo e muito menos radical, são reformas em coisas já existentes que durante anos não receberam manutenção, a av Iperoig estava um bagaço só, a av Leovigildo teve seu muro destruído pelo mar, a praça do Cristo ficou no meio de um canteiro de obras de esgoto e o Porto nunca ninguém deu bola para ele. Se vão receber manutenção não há nada de novo porque quem de direito não faz nada de excepcional, afinal é pago para isso e se o fizer, quando fizer, que o faça bem feito porque as obras serão custeadas com dinheiro do contribuinte.

Se o que se fala fosse diretamente proporcional ao que se realiza estaríamos em situação mais confortável já se falou em Centro de Convenções, receptivo de navios, novo Hospital, Portal do município, tratamento de esgoto, naufrágios da navios, arrecifes artificiais... e nada se fez.

Hoje se fala em UNIDADE MOVEL, CIRCUITO DO LITORAL NORTE, APRECESP, CONSELHO REGIONAL DE TURISMO, HELIPONTO COM BALISAMENTO NOTURNO e continuamos sem saneamento básico, sem segurança pública, sem placas com nomes de rua, sem lixeiras, com ruas esburacadas e sujas, sem varredores de rua, sem sinalização indicativa, sem um calendário anual de eventos, com as invasões, com poluição sonora, com poluição visual, mas em contrapartida temos uma ciclovia que é o exemplo perfeito da baderna.

Píer na praia do Itagua? brincadeira, vai funcionar tanto quanto funciona o portal do Município. O vento leste entra direto e se houver um pouco de bom senso uma olhada no mar mostrará para onde os barcos correm em dias de vento. O píer já esta pronto é o Portinho lá é abrigado e local adequado para fundeio, pergunte para qualquer homem do mar.

Vender imagem enganosa não é decididamente uma postura honesta ,mas gosto e chulé cada um tem o seu e quem nasceu Mirandinha nunca vai ser Pelé.

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor