Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 01 de Agosto de 2006 - Nº 1575 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Acidentes matam 2 no Rio-Santos
Atleta UNIMÓDULO se destaca no Campeonato de Supino de Queluz
Zona Sul define equipe em ondas de até 2,5 metros na praia de Itamambuca

Caraguatatuba
PM fecha produtora clandestina de CDs

Ilhabela
Concurso em Ilhabela atrai 1.853 candidatos para 8 vagas

São Sebastião
Ação Preventiva conquista apoio da população e continua com fiscalizações na Costa Sul
Exposição multimídia “Rosa” lota espaço cultural Adriana Vasques
Prefeitura paga duas parcelas por mês de antiga dívida com o FAPS
São Sebastião recebeu cinema ao vivo
São Sebastião se destaca em Jogos Regionais com atletas da cidade
Rua da Praia ganhará novo sistema de iluminação na obra de revitalização
Leitura de quatro projetos marca reinício das sessões


Ubatuba
Pedro Oliveira vence etapa de Ubatuba do Maresia SP Contest
Música, gastronomia e arte popular na programação da Fundart
ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
ACIU Saúde

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Acidentes matam 2 no Rio-Santos

Litoral Norte - Duas pessoas morreram em acidentes automobilísticos registrados pela Polícia Rodoviária na rodovia Rio-Santos no fim-de-semana. Em Caraguatatuba, um caminhão capotou na noite de domingo, nas proximidades do km 110, no Porto Novo. Uma pessoa morreu. O veículo, após capotar, atingiu uma residência. O motorista do caminhão, Luiz Aurélio de Souza, de 19 anos, ficou ferido gravemente e permanece internado na Santa Casa. Em São Sebastião, no sábado, Jonathan Vieira, de 19 anos, morreu em um acidente de motocicleta, ocorrido no km 119 nas proximidades do bairro da Figueira. (Fonte: ValeParaibano)

Atleta UNIMÓDULO se destaca no Campeonato de Supino de Queluz

Litoral Norte - O atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, B. A. Oliveira participou do Campeonato de Supino de Queluz, no sábado, dia 29 de julho, no Ginásio de Esportes Municipal.
A organização foi de Breno Martinez. Participaram atletas de dez cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. "Foi uma prova disputadíssima em virtude da boa premiação oferecida aos vencedores", disse B.A.
O atleta empatou com Washington Prado, de São José dos Campos, com a marca de 171 kg, na categoria até 60 kg mas, atendendo às regras da competição, foi classificado em 2º lugar, por ter maior peso. Washington, peso 78,5 kg e B.A.OLIVEIRA, peso 79 kg. O atleta também conta com o apoio da Honório Muniz e do Atelier do Oliveres.
Resultados:
CATEGORIA ATÉ 60 KG
1. COL. ANDERSON DE PAULA, DE S. J. DOS CAMPOS, MARCA 135 KG
2. COL. FRANCISCO SOUZA, DE QUELUZ, MARCA 76 KG
3. COL. MILTON RAFAEL, DE RESENDE, MARCA 75 KG
CAT. ATÉ 70 KG
1. COL. RENATO CHOCOLATE, DE CARAGUATATUBA, MARCA 155 KG
2. COL. JOSÉ RICARDO, DE RESENDE, MARCA 120 KG
3. COL. SILVANIO MÁRCIO, DE UBATUBA, MARCA 110 KG

CAT. ATÉ 80 KG
1. COL. WASHINGTON PRADO, DE S. J. DOS CAMPOS, MARCA 171 KG
2. COL. B.A OLIVEIRA, DE CARAGUATATUBA, MARCA 171 KG
3. COL. GUSTAVO CARRANCA, DE GUARATINGUETÁ, MARCA 152 KG

CAT. ATÉ 90 KG
1. COL. MARCOS AURÉLIO, DE S.J. DOS CAMPOS, MARCA 167 KG
2. COL. TICO SAPÃO, DE UBATUBA, MARCA 165 KG
3. COL. JOSÉ MARIA, DE QUELUZ, MARCA 140 KG

CAT. LIVRE(ACIMA DE 90 KG)
1. COL. REGINALDO FERREIRA, DE S. J. DOS CAMPOS, MARCA 198 KG
2. COL. CLEBER PAULINO, DE UBATUBA, MARCA 197 KG
3. COL. BETO FREITAS, GUARATINGUETÁ, MARCA 196 KG
4. COL. HONÓRIO MUNIZ, DE S. SEBASTIÃO, MARCA 181 KG
(Fonte: Módulo)

Zona Sul define equipe em ondas de até 2,5 metros na praia de Itamambuca
Força e posicionamento aliado à sorte contribuíram para a vitória de cinco surfistas da Grande São Paulo

Litoral Norte - A frente fria que chegou no sábado, dia 29 de julho, trouxe frio, chuva e ondas mexidas de até 2,5 metros para a praia de Itamambuca, em Ubatuba, palco da quarta seletiva do Maresia SP Contest. No dia decisivo, domingo (30), os surfistas da longboard demonstraram atitude ao encararem as difíceis condições logo pela manhã, contabilizando alguns pranchões quebrados. Mas foi nas finais das categorias Open, Junior e Longboard, entre surfistas da Zona Sul, que a emoção tomou conta.
Com a equipe definida no sábado, a final da Open ZS, foi composta pelos surfistas Pedro Oliveira, Felipe Neves, Michel Cardoso e João Almeida Lima. Quem começou a bateria foi Pedro Oliveira com uma direita, pontuando 4,5. Felipe Neves reagiu em seguida, assumindo a liderança. Mas Oliveira, do bairro Planalto Paulista, queria o seu presente de aniversário tão almejado. Completando 29 anos no sábado, ele decidiu a bateria em sua quarta onda ao marcar 6,5 pontos.
Somando mais uma vitória neste ano, ele entrou para a seleta lista de campeões da Zona Sul. “A final foi super difícil. O mar estava exigindo muito do condicionamento físico dos atletas”, avaliou. Usando da estratégia de se colocar próximo ao canal para voltar mais rápido, ele comemorou. “Me posicionei bem e dei sorte de encontrar boas ondas”, disse ele que usou quilhas grandes na prancha. Pedro também marcou a maior nota do evento, 7,25 pontos, levando a Tent Beach Best Wave.
A segunda colocação ficou com Michel Cardoso, do Jardim Saúde, que brigou pela vice-liderança e conquistou a posição nos minutos finais, deixando Felipe Neves, residente do bairro Jardim Leonor, em terceiro lugar. João Almeida Lima, de São José, finalizou em quarto. Além deles, mas quatro surfistas representarão a Zona Sul, no Confronto Final. Fernando Augusto, Henrique Scaff, Diego Silva e Thiago Kafejan completam o time.
Entre os longboards, encarar as difíceis condições já foi mérito de comemoração. Agora, repetir o feito dos quatro anos é para comemorar muito mais. Pela quinta vez, Leonardo Paioli, soube administrar o seu pranchão para ser pentacampeão da Zona Sul, em ondas grandes. “Maremoto neste domingo. Tomava cada pancada na cabeça e para longboard não é fácil, sorte que aqui em Itamambuca tem o canal que ajuda”, disse.
Sobrinho dos veteranos Zé (56 anos) e Chico Paioli (55), Léo parabenizou mais uma vez a atitude dos tios. “Chicão sempre competitivo e com a idade dele é um orgulho na família. Esse titulo só posso dedicar a eles que são tudo para mim”. Residente do bairro Moema, assim como seus tios, o arquiteto vai para o Confronto Final buscar o tetra. “Vamos treinar pra conseguir um resultado bom. Em São Paulo, estou me preparando para isso”.
Na segunda colocação ficou Mauricio Abdu, de Bela Vista, seguido de Chico Paioli. Pedro Lima, de Vila Olímpia, assumiu a quarta posição. Os quatro serão os representantes da Zona Sul para disputar o título do Circuito, em que o Leonardo Paioli detém três deles.
Na categoria Junior, que reúne atletas de até 18 anos, Renato Alexandre, 16, mostrou que sabe competir. Pegando uma onda e saindo do mar para entrar de novo pelo canal, o morador do Morumbi surfou o suficiente para ser campeão. “O mar está balançando, mas consegui”, disse o novato em competição. Paulo Klein, vizinho de Renato, ficou em segundo, seguido de Luis Tamashiro, Jardim Saúde, e Felipe Cimino, Vila Mariana.
Divisão de acesso – No SP Trials Open e Longboard, a vitória ficou com atletas da Zona Oeste, que contou com três competidores nas duas categorias. Na Open, a comemoração foi do Thiago Portes, de Barueri, que não teve palavras para expressar a alegria de ser campeão. “Dei sorte de pegar umas boas no inicio e administrar a liderança”, disse o universitário, que através do Trials, tem chances de ir para o Confronto.
No pranchão, Marcelo Melo não deixou por menos e conquistou mais um título no circuito. “O mar está difícil, exigindo muito preparo físico e experiência”, disse o surfista. Aos 33 anos, ele acredita que conseguiu aproveitar bem as ondas. Tendo a praia de Itamambuca como o quintal de casa, ele usou o conhecimento do local para comemorar a vitória. “Eu moro em São Paulo há 10 anos, mas sempre vim pra cá. Foi aqui que eu aprendi a surfar”.
Na briga pela liderança da divisão de acesso, Pedro Regatiere, da Zona Oeste, quarto colocado nesta etapa, assumiu a liderança do ranking. Pedro Oliveira aparece em segundo. Já no Longboard, Daniel Gonçalves, da Zona Norte, é o líder, depois de um terceiro lugar em Itamambuca. Paulo Banys, nono colocado nesta prova, é o segundo colocado, e ficará de fora da próxima etapa, já que correrá em sua seletiva do ABC.
Vale lembrar que para este ano haverá dois descartes no ranking, pontuando somente os três melhores resultados. O SP Trials garantirá o passaporte para o Confronto Final dos 16 primeiros do ranking da Open, que não estejam classificados pela sua região, mais os 8 na Longboard. Na última prova, que será nos dias 28 e 29 de outubro, na praia do Tombo, Guarujá, participam também as surfistas da Grande São Paulo na categoria Feminina e Master (para aqueles que têm idade a partir de 35 anos).
Os finalistas da quarta seletiva das cinco categorias levaram pranchas Glasser, tênis Clean Shoes, mochilas Divison, vale óculos Chilli Beans, capa emborrachada BHS, kit Maresia Boardtech, jogo de quilhas com copinho Da Finz como premiação. A próxima seletiva, que definirá os títulos do SP Trials e a equipe do ABC, na praia de Juquehy, em São Sebastião, ainda terá a data confirmada. Não está mais valendo a divulgada anteriormente, já que será após o feriado de 7 de setembro.
O 5o Circuito Maresia SP Contest 2006 tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. Apoio: Chilli Beans, Division, Da Finz, BHS, Free Surf, Tropical Island, Surf'n Rio, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura. Best Wave: Tent Beach Boardshop. Prancha Oficial: Glasser Future Surf Boards. Tênis Oficial: Clean Shoes. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. A seletiva ZS contou com o apoio da AUS – Associação Ubatuba de Surf e da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Fama Assessoria)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PM fecha produtora clandestina de CDs

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba fechou anteontem uma produtora clandestina de CDs e DVDs que funcionava no bairro do Tinga. Foram apreendidos equipamentos utilizados na reprodução, além de 1.709 CDs e 910 DVDs piratas prontos para serem comercializados. A PM chegou a produtora às 17h30, após denúncia. O dono da casa onde estava instalada a produtora, E.S.L., 36 anos, foi preso em flagrante. Ele foi indiciado por crime de violação de direitos autorais, sem direito a fiança. E.S.L. foi encaminhado a Cadeia Púbica de Caraguá. Segundo a Polícia Militar, na casa também foi apreendido um revólver calibre 38. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Concurso em Ilhabela atrai 1.853 candidatos para 8 vagas

Ilhabela - O concurso público promovido pela Câmara de Ilhabela atraiu 1.853 candidatos para disputar as oito vagas abertas para funções de motorista, vigia e oficial legislativo. As provas ocorrem no próximo domingo.
A Câmara informou que o grande número de pessoas inscritas no concurso, deve-se a falta de oportunidades de empregos na região e as reduzidas taxas cobrada nas inscrições, de R$ 13 e R$ 15 por candidato.
Os salários variam de R$ 796,16 (vigia), R$ 1.072,84 (motorista) e R$ 1.959,84 (oficial legislativo).
A maioria dos candidatos inscritos, 1.040 pessoas, vai concorrer a duas vagas para oficial legislativo.
Outras 320 pessoas vão disputar duas vagas para servente; 297 candidatos disputarão duas vagas para vigias; e, 196 pessoas, duas vagas para motoristas.
As provas serão realizadas no próximo domingo, dia 6, nas escolas Gabriel Ribeiro dos Santos, Waldemar Belisário, Maria Gemma de Souza Vieira e Eva Esperança da Silva.
As provas para motoristas, serventes e vigias, ocorrerão às 9h. Para aos demais cargos, às 15h. As contratações serão feitas a partir de janeiro de 2007. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Ação Preventiva conquista apoio da população e continua com fiscalizações na Costa Sul

São Sebastião - Criado com o intuito de inibir a ação de traficantes e delinqüentes, além de controlar a perturbação da ordem pública, o programa “Ação Preventiva” busca agora manter a ordem e a segurança da população, continuando com a fiscalização nos bares e estabelecimentos que apresentam problemas à comunidade.
O programa “Ação Preventiva” é uma parceria da Prefeitura de São Sebastião, Conselho de Segurança e policias Civil e Militar, agindo em pontos estratégicos da Costa Sul do município, atuando na fiscalização, abordagem e averiguação.
Como resultado positivo do programa, a perturbação da ordem pública e os índices criminais de tráfico, roubo, furto e a violência estão diminuindo consideravelmente, trazendo credibilidade e sossego aos moradores e turistas.
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Boiçucanga, Eder Monteiro de Ávila, afirma que a população tem demonstrado todo o seu apoio ao programa e declara que somente através da prevenção, a criminalidade será combatida. “O programa é um sucesso. A comunidade está muito agradecida com a ação de fiscalização e rondas que a equipe do programa vem fazendo”.
Como parte da ação, na sexta-feira, 28 de julho, a equipe do programa “Ação Preventiva” realizou uma fiscalização em nove bares da Costa Sul, sendo que quatro deles foram notificados por falta de documentos e som alto.
Foram fiscalizados também os ambulantes que atuam na Estrada de Cambury. Dois deles foram notificados, um teve de encerrar suas atividades imediatamente por não ter a licença para atuar no comércio. Participaram da operação três fiscais da Prefeitura e cinco policiais militares.
Orientação aos comerciantes - A Prefeitura de São Sebastião, através da Divisão Municipal de Tributação, orienta aos proprietários de estabelecimentos comerciais a só iniciar suas atividades quem já possuir o Alvará de Localização e Funcionamento, uma exigência da Lei 718/1989 e do Decreto 3131/2005.
A Divisão de Tributação informa que, o comerciante que não tiver obtido o Alvará, poderá sofrer os rigores da lei e ter o seu estabelecimento fechado. (Fonte: PMSS)

Exposição multimídia “Rosa” lota espaço cultural Adriana Vasques

São Sebastião - Para enriquecer ainda mais a cultura de São Sebastião, foi realizado na Rua da Praia, em São Sebastião, entre sábado, 29 de julho e domingo, 30 de julho, a exposição multimídia “Rosa”, no espaço cultural “Adriana Vasques”, que contou com uma programação diferenciada para comemorar seus 15 anos de sucesso.
No sábado, 29 de julho, a vernissage iniciou às 21h com a presença de 15 casais caracterizados com trajes de época, encenando um baile de debutantes com direito a valsa. Além das performances, o evento contou também com a mostra dos quadros pintados pelo artista plástico de São Sebastião e responsável pela programação, Reinaldo Vasques que foi embalada ao som de muita música clássica.
Os quadros retratam situações e acontecimentos sociais e todos possuem em comum a cor tema da exposição, homenagem que Reinaldo ofereceu em memória à sua irmã, por gostar dessa cor, também responsável pela denominação do espaço.
Quem compareceu aprovou. “O Reinaldo sempre inova nesse aspecto representativo, nesse desenvolvimento teatral, em tudo. A arte dele é muito interessante, pois mistura tecido e objeto nas telas para representar o tema, fazendo com que a obra seja versátil”, declarou o observador Celso Garcez, 47 anos.
No domingo, 30 de julho, a programação contou também com uma agenda bem diversificada, merecendo até o lançamento de um vídeo-documentário comemorativo elaborado pelo repórter fotográfico Frank Constâncio intitulado “O fluxo da vida sobre a tela: a arte de Reinaldo Vasques” e o livro “Reinaldo Vasques – Sagrado ou Profano?” da autora Indiara Gomes.
Segundo Constâncio, a idéia do documentário surgiu no início do ano quando ele e a autora Indiara Gomes se reuniram com o artista Reinaldo Vasques para pensar no que fariam na comemoração de 15 anos do Espaço Cultural.
“Acabei aceitando o desafio de produzir o documentário em parceria com alguns amigos meus que ajudaram na edição e na produção do meu primeiro vídeo de minha carreira e foi muito bem recebido pelo Reinaldo e sua família”, disse o repórter fotográfico.
Já a autora Indiara Gomes disse que nem tinha a idéia de lançar um livro, mas em comemoração à data especial, a família do artista insistiu para que ela transformasse alguns relatos de como uma tela em branco vira arte nas mãos de Reinaldo Vasques.
“O livro conta um pouco sobre a história da galeria, o relato do processo de produção do artista e a presença da família”, disse a autora.
Quem não pode comparecer a vernissage ainda pode visitar a exposição dos quadros do artista Reinaldo Vasques todas as sextas-feiras, sábados e domingo, das 17 às 22h. O livro da autora Indiara Gomes também pode ser comprado por R$ 6 no mesmo horário e local. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato através do telefone (12) 3892-1017.
 (Fonte: PMSS)

Prefeitura paga duas parcelas por mês de antiga dívida com o FAPS

São Sebastião - Com a máquina saneada e a retomada da capacidade de investimentos, a Prefeitura de São Sebastião vem pagando dívidas deixadas por administrações anteriores. Uma delas é referente ao empréstimo feito junto ao FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor) em 1996, no governo de Luiz Alberto de Faria. Na época, o então prefeito emprestou R$ 9,5 milhões para investimentos, valor financiado em 15 anos e com carência de seis meses para início do pagamento das parcelas. A primeira parcela só veio a ser paga em 1997, já na gestão do prefeito João Siqueira.
O valor do empréstimo corrigido mais dívidas de contribuição patronal da Prefeitura com o FAPS saltou para R$ 23 milhões. Siqueira, então, renegociou a dívida para pagamento em 30 anos e seis meses. Em 2000, último ano de seu governo, João Siqueira deixou de pagar as parcelas. Seu sucessor, o ex-prefeito Paulo Julião, pagou uma parte e, assim como Siqueira, também suspendeu os pagamentos, no penúltimo ano de gestão (2003).
Hoje, segundo o secretário municipal da Fazenda, Amin Nossabein, a Prefeitura paga as parcelas do mês e ainda as atrasadas, deixadas pelas administrações anteriores. Atualmente, existem pelo menos sete parcelas atrasadas de João Siqueira e cinco da gestão Paulo Julião, da qual a administração municipal já pagou algumas.
Até dezembro, a Prefeitura quita as dívidas com o FAPS deixadas por Julião e, em 2007, paga as parcelas de João Siqueira. Cada parcela corresponde a R$ 142.862,37 e a Prefeitura paga atualmente duas por mês.
“O dinheiro está voltando para o caixa do FAPS. Isso só é possível em razão da máquina saneada. A idéia é quitar até o fim de 2007 toda a dívida atrasada, conservando os pagamentos em dia”, concluiu o secretário da Fazenda.
Banco Santos - Não bastasse as parcelas atrasadas do empréstimo feito em 1996 e a contribuição patronal, em 2004 o FAPS perdeu cerca de R$ 21 milhões, aplicados no Banco Santos, que passou por intervenção do Banco Central. Em 2005, a Prefeitura de São Sebastião recuperou aproximadamente R$ 1,7 milhão deste montante.
Duas instituições financeiras são as responsáveis pela cobrança junto aos devedores do Banco Santos. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para o ressarcimento dos investidores, como é o caso do FAPS. O Banco Santos se encontra em processo de falência, segundo determinação do Banco Central. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebeu cinema ao vivo

São Sebastião - Como último evento da programação oficial de inverno de São Sebastião, foi realizado no sábado, 29 de julho, o “Cinema ao vivo”, que inicialmente seria realizado na Rua da Praia, porém devido à chuva constante, teve que ser transferido para o Teatro Municipal.
Os filmes apresentados foram, às 19h, “A ilha do terrível Rapaterra”, voltado ao público infantil, e às 20h30, “Houve uma vez dois verões”, com classificação adulta.
Ao final de “A ilha do terrível Rapaterra”, que foi rodado na cidade, cinco integrantes que participaram do filme falaram com as crianças sobre suas atuações e passaram também mensagens de conscientização ambiental.
As crianças aprovaram. “Gostei muito do filme. Conheço diversos lugares que passou no filme”, declarou Diego Lopes, 14 anos, morador do Itatinga. (Fonte: PMSS)

São Sebastião se destaca em Jogos Regionais com atletas da cidade

São Sebastião - Os 50º Jogos Regionais encerrados no último domingo, 30 de julho, foram marcados por muitas vitórias sebastianenses, que nem sempre resultaram em medalhas, mas provaram que “o verdadeiro ouro é a prata da casa”.
São Sebastião conquistou o 12º lugar, com 65 pontos, computados até a última sexta-feira, 28 de julho, atrás apenas de cidades que investiram em contratações.
A cidade conquistou prata na malha, duas no taek won do individual e uma de bronze por equipe, e também a dama levou uma medalha de bronze. Estas equipes disputarão os Jogos Abertos em São Bernardo do Campo, que acontece no mês de setembro deste ano. A modalidade extra, futvôlei, também foi medalha de prata nos Jogos.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o resultado foi a contento, já que outras modalidades, apesar de não terem subido ao pódio, se destacaram na fase em que chegaram. “Além de que, nós ainda não temos estruturas para que os atletas treinem, mas no ano que vem, ganharemos pista de atletismo, piscina e um ginásio e então poderemos brigar para ficar entre os oito primeiros”.
E acrescenta que com o advento do Centro de Treinamento para os atletas, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, as lesões nos jogos diminuíram.
De acordo com Raquel, o que também desfavoreceu todas as outras equipes, foi a volta de Guarulhos para disputar na região, já que esta fazia parte da região do ABC Paulista, além da participação de Ferraz de Vasconcelos, que contou com atletas do Clube Pinheiros de São Paulo.
“Atletas nossos chegaram a disputar na piscina com Fabíola Molina, um dos destaques da natação, atletas de seleção no taek won do, na damas e no handebol”, explicou a secretária.
Citando exemplo da malha, a secretária destaca que na verdade, os atletas disputavam contra São José e não Jambeiro. “Esses meninos jogaram por São José no ano anterior e nossos atletas chegaram na final contra jogadores de um nível muito maior”.
Outro também que a surpreendeu foi o futebol feminino, que chegou as oitavas-de-final. “No ano passado, tanto no campo quanto no salão, não passamos nem a primeira fase e desta vez ficaram com boas colocações”.
Sem descansar, a Secretaria de Esportes inicia os trabalhos com os atletas visando os 51º Jogos Regionais de Ubatuba. “Agora os técnicos vão sentar com os supervisores para fazer o planejamento de ‘olho’ no ano que vem. Vão enumerar as competições que os atletas devem disputar como preparação”.
Para mostrar o quanto são importantes para a cidade, a Prefeitura preparou uma festa de retorno aos atletas. Na sexta-feira, 28 de julho, os heróis sebastianenses foram recepcionados com o carro do Corpo de Bombeiros, muito fogos e aplausos da população sebastianense, que reconheceu o trabalho da Seesp.
“Foi uma homenagem ao nosso prata da casa, uma forma de notarem o quanto são valorizados. De início os atletas ficaram apreensivos, mas depois fizeram muita festa”, finaliza Raquel Buzi. (Fonte: PMSS)

Rua da Praia ganhará novo sistema de iluminação na obra de revitalização
Técnicos da Bandeirante Energia vistoriam local para definir passagem de cabos subterrâneos. Licitação deve ser aberta no mês de agosto

São Sebastião - Dentro da obra de revitalização, cuja licitação deverá ser aberta no mês de agosto pela Prefeitura de São Sebastião, a Rua da Praia, no Centro Histórico, ganhará um novo sistema de iluminação. Na manhã desta segunda-feira (31/07), o secretário municipal de Obras e Planejamento, Thales Carlini, recebeu técnicos da Bandeirante Energias do Brasil, que definirão a passagem dos cabos subterrâneos no local.
Com a obra, a Rua da Praia ganhará iluminação ornamental de todo o calçadão. Desta forma, os postes serão substituídos por luminárias baseadas na característica do Centro Histórico, enquanto que os cabos passam a ser subterrâneos.
O secretário Thales Carlini detalhou o projeto ao engenheiro Pedro Ângelo Campos, gerente da Divisão de Projetos de Rede, da Bandeirante Energias do Brasil. A revitalização da Rua da Praia contempla a construção de estacionamentos, paisagismo, ampliação do calçadão e duplicação da pista. Dentro do projeto também será discutida a padronização de fachadas e toldos de estabelecimentos comerciais, assim como a colocação de mesas e cadeiras.
Urbanização do Aterro - Paralelamente, a Prefeitura de São Sebastião já trabalha em ritmo acelerado na urbanização do Aterro da Rua da Praia, que será transformado em espaço voltado ao turismo, lazer e entretenimento da comunidade. Na primeira etapa do processo de urbanização, a obra prevê a construção das quadras poliesportivas, estacionamento, playground, pista de skate oficial, ciclovia, calçadão, praça de eventos, sanitários, revitalização do córrego do Outeiro, espaço para eventos itinerantes e salas de informações turísticas.
O investimento inicial chega a R$ 4 milhões. A urbanização do aterro é uma obra que abraça um espaço de 70 mil m². Em seguida vem a 2ª fase, com fonte interativa, lago de água do mar, arena para pequenos shows, píer, quiosques, praça e um grande deck até a Praia dos Boneteiros (Prainha do Tebar). Esta prevê um investimento conjunto de aproximadamente R$ 7,5 milhões entre Dade e Prefeitura. (Fonte: PMSS)

Leitura de quatro projetos marca reinício das sessões

São Sebastião - Com o fim do recesso parlamentar, as sessões da Câmara de São Sebastião voltam a serem realizadas às terças-feiras, a partir das 17hs. Na pauta de amanhã, 1, está prevista a leitura de quatro projetos de lei.
Um deles cria a Banda Marcial de São Sebastião. Outros dois dispõem sobre oficialização de vias públicas. Por fim será lido o projeto que autoriza abertura de crédito para a criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
Também será apresentado o veto ao projeto que pretende alterar a denominação da Avenida Itatinga para Rua Professor José Machado Rosa, além do parecer da Comissão de Justiça ao projeto que modifica a Lei Orgânica no artigo que regulamenta o uso de imóveis públicos.
Cerca de 20 requerimentos devem ser votados abordando variados assuntos como estado do prédio da Regional Juquehy; implantação de banheiros públicos; reforma de capela na Enseada; PSF de Barequeçaba; entre outros.
A pauta está sujeita a alterações. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Pedro Oliveira vence etapa de Ubatuba do Maresia SP Contest

Ubatuba - Pedro Oliveira venceu a final da Open Zona Sul, da etapa Ubatuba do “5º Circuito Maresia SP Contest”, campeonato paulistano disputado na praia de Itamambuca nos dias 29 e 30, com ondas que chegaram a 2,5 metros. Pedro também marcou a maior nota do evento (7,25 pontos), levando a Tent Beach Best Wave. O vencedor da categoria Longboard foi Leonardo Paioli, enquanto Renato Alexandre venceu a categoria Junior.
A equipe que representará a Zona Sul na final do circuito ficou definida com os atletas Fernando Augusto, Henrique Scaff, Diego Silva, Michel Cardoso, Pedro Oliveira, Thiago Kafejan, Felipe Neves e João Almeida Lima.
Acesso - Na SP Trials Open, a comemoração foi de Thiago Portes e Marcelo Melo venceu no Longboard. O SP Trials garantirá o passaporte para o Confronto Final dos 16 primeiros do ranking da Open, que não estejam classificados pela sua região, mais os 8 da Longboard.
A próxima seletiva, que definirá os títulos do SP Trials e a equipe do ABC, na praia de Juquehy, em São Sebastião, ainda terá a data confirmada. O “Maresia SP Contest” contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf.
Nicoboco - Os alunos da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba disputam neste final de semana (5 e 6 de agosto), na Praia dos Pescadores, em Itanhaém, a I Etapa do Circuito Nicoboco de Escolas de Surf. A Escolinha de Ubatuba entra na disputa pelo quarto título estadual (venceu em 2001, 2002 e 2005) com quatro equipes, compostas por atletas das categorias petit, estreante e mirim feminino. Além da etapa de Itanhaém, o Circuito terá etapas em Itamambuca (30/9 e 1/10) e Praia do Tombo, no Guarujá (2 e 3/12).
Resultados da quarta seletiva do 5° Circuito Maresia SP Contest 2006

Open ZS
1 – Pedro Oliveira – Planalto Paulista
2 – Michel Cardoso – Jardim Saúde
3 – Felipe Neves – Jardim Leonor
4 – João Almeida Lima – São José

Junior ZS
1 – Renato Alexandre – Morumbi
2 – Paulo Klein – Morumbi
3 – Luis Tamashiro – Jardim Saúde
4 – Felipe Cimino – Vila Mariana

Longboard ZS
1 – Leonardo Paioli – Moema
2 – Mauricio Abdu – Bela Vista
3 – Chico Paioli – Moema
4 – Pedro Lima – Vila Olímpia

SP Trials Open
1 – Thiago Portes – Zona Oeste
2 – Jonathan Paiva – Zona Leste
3 – Sergio Leite – Zona Oeste
4 – Pedro Regatiere – Zona Oeste

SP Trials Long
1 – Marcelo Melo – Zona Oeste
2 – Alexandre Miranda – Zona Oeste
3 – Daniel Gonçalves – Zona Norte
4 – Ariel Schvartzman – Zona Oeste
(Fonte: PMU)

Música, gastronomia e arte popular na programação da Fundart

Ubatuba - A Programação da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) inicia o mês de agosto com a Abertura do Festival Gastronômico, que promete espalhar delícias pelos restaurantes mais conceituados da cidade, com preços acessíveis e ingredientes bem caiçaras. Durante todo o mês, além das apresentações de música erudita e popular em praças, calçadões, bairros diversos, escolas e até mesmo na Igreja, acontecerão também apresentações nos restaurantes que estão participando do Festival Gastronômico.
Outro destaque do mês é a quarta edição da Exposição do Dia dos Pais, que traz obras de artistas locais, a Exposição de arte Naïf, um estilo primitivo, tipicamente brasileiro e particularmente colorido, que trará o tema “Futebol, Paixão Brasileira”. Aproveitando o mês do folclore, a Cultura Popular e Tradições Caiçaras serão discutidas em uma Mesa Redonda liderada por especialistas e direcionada principalmente para os professores do município.
 (Fonte: PMU)

ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU traz novamente.

Ubatuba - O próximo curso a ser ministrado na ACIU será “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”.
O curso se deve à uma parceria entre ACIU e Sebrae e será ministrado na sede da entidade, dos dias 21 à 25 de agosto (de segunda à sexta-feira), no horário das 18h00 às 22h00.
Organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa são os temas que serão abordados no curso.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e o valor do investimento é de R$ 55,00.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação e falar com Cristiane pelo tel: 3832.1449. Vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira-(04/08) (Fonte: ACIU)

ACIU Saúde

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba possui um sistema de desconto à disposição de seus associados e familiares para consultas e exames das mais diversas especialidades, por um preço muito abaixo do mercado.
Esse sistema opera junto à médicos, clínicas e laboratórios da cidade que oferecem um grande desconto aos associados. Vale a pena ressaltar que o ACIU Saúde cobre apenas consultas e exames, inclusive diagnósticos por imagem, todos sem carências, porém, não dá cobertura no caso de internações e demais serviços hospitalares.
Esse sistema atende não só aos comerciantes associados como também às suas famílias e seus funcionários que poderão desfrutar das vantagens do ACIU Saúde.
Com uma pequena mensalidade de R$10,00 para o plano individual com acréscimo de R$5,00 para o dependente da família e R$ 10,00 a mais para cada agregado da família, o associado poderá ser consultado sem taxas extras na sede da ACIU, ou pagará uma pequena taxa para consulta em consultórios particulares (conveniados).
Lembramos que é possível apenas R$ 30,00 por família. (Exemplo: 1 titular mais 4 dependentes).
O ACIU Saúde conta com os clínicos-gerais, Adolpho Monzi Neto e Mauro Ravanelli que atendem também a Medicina do Trabalho, conta também com a pediatra Maria Elizabete de Oliveira, a ginecologista Cleide dos Santos e a fonoaudióloga Leila Silva -exceto a Fonoaudiologia que cobra R$ 60,00 a consulta (sendo que R$ 50% de desconto para associados da ACIU e 20% de desconto para outros convênios), todos os outros médicos atendem gratuitamente.
O sistema de descontos do ACIU Saúde conta ainda com 45 médicos credenciados nas mais diversas especialidades.
Com o cartão ACIU Saúde o usuário terá também os benefícios constantes na rede de descontos da ACIU, como descontos na entrada do cinema local.
Se você quiser se associar ou esclarecer alguma dúvida entre em contato com Fabiana no telefone 3832 1046 ou na sede do ACIU Saúde, sediada à Rua Dona Maria Alves 587-Centro. (Fonte: ACIU)

 

 



 

Semana de 28/07 à 03/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 18:40 hs - 21:40 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 15:00 hs - 16:50 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 15:20 hs - 18:20 hs - 21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Enquanto isso, no reino das aves...

Na disputa pelo trono
Entre o urubu-rei
E o grou-coroado
A viuvinha
Fez-se rainha.

História de Joaquim

Nascido em casebre
Sem canoa
E sem tresmalho
Deserdado
E sem trabalho
Joaquim foi para Santos
E, logo,
Com suor e com estudo
Dos ubatubenses migrados
Entre todos se tornou
O mais bem sucedido
E passou a usar
Chapéu de palhinha
A pitar cigarros Yolanda
A beber cachaça purinha
E estaria realizado
Se não perdesse o juízo
Se pela mais bela pescadora
Não ficasse enamorado
E aos seus pés
Não lançasse seu futuro
Exatamente àquela
Bela, mas de coração duro,
Que embrulhou seu futuro
E o tratou como escória
E, assim,
Não viveram felizes para sempre
E aqui acaba a história.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Feijoada & pagode
dono(a): Mú de Áries Stone *ORIGINAL*
data: Sábado, 12 de Agosto de 2006
hora: 13:00
local: Restaurante Prato Cheio, AV.DONA MARIA ALVES, 860
cidade: UBATUBA

detalhes: ALMOÇO BENEFICIENTE EM PROL DO PROJETO CONVIVENDO.

PREÇO POR PESSOA-R$ 15,00
BEBIDAS A PARTE.

PROJETO conVIVENDO O CÂNCER TEM CURA

Nelia Cristina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor