Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 03 de Agosto de 2006 - Nº 1577 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Atletas UNIMÓDULO nas equipes campeãs do X Terra Brasil
Atleta UNIMÓDULO fica em 5º nos Jogos Regionais
Orientações sobre mercado de trabalho e atendimento personalizado aos indecisos são destaques do evento

Caraguatatuba
Caraguá recebe sábado evento para apaixonados do rock ´n roll
Polícia Ambiental apura desmatamento
Caraguá inicia obras de galerias pluviais
Piloto do Caraguá Bicicross Clube é o oitavo melhor do mundo
Prefeitura inicia novas obras e atende prioridades
PAT de Caraguá divulga vagas
Karateísta de Caraguá é vice-campeã Brasileira
Estudantes da Rede Municipal voltaram às aulas hoje em Caraguá
Prefeitura, Unimódulo e Hemonúcleo realizam 2ª Campanha de Doação de Sangue
A comdia Uma Empregada Quase Perfeita a atração do Teatro Mario Covas neste final de semana

Ilhabela
Projeto Guri em Ilhabela

São Sebastião
Câmara questiona DER
NOTAS da sessão ordinária realizada em 01/08/06
Estudantes deixam de ir à escola por falta de passe escolar
1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável contará com a presença das principais autoridades ligadas ao setor
Ciama realiza palestra para profissionais da saúde em comemoração ao “Dia Mundial do Aleitamento Materno”


Ubatuba
Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias
II Festival Gastronômico espalha delícias pela cidade de Ubatuba
Ubatuba recebe evento internacional de surfe em outubro
Fundart lança projeto para revitalizar o artesanato local

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Atletas UNIMÓDULO nas equipes campeãs do X Terra Brasil

Litoral Norte - Atletas do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO se destacaram no Nissan X Terra Brasil, que aconteceu em Ilhabela, na praia do Perequê. A Prova Internacional contou com a participação de 600 atletas do Brasil e países como França, Estados Unidos, Argentina e África do Sul, alguns em busca de uma das 34 vagas oferecidas para o mundial no Hawai.
A prova foi realizada em um difícil percurso de 1.500 metros de natação, 29 km de montain Bike e 9 km de corrida de trilha (trail), em que foram disputadas as categorias: profissional, amador, individual, revezamento e amador individual.
João Alves e sua equipe composta por Edvandro Cruz e Harry Finger, foram os campeões na categoria revezamento amador. Já, Deissomar Ferreira Santos, junto com Maíra e Júlio César, foi campeão na categoria revezamento misto. Incansável, Deissomar ainda competiu no Trial Run - corrida de trilha, no domingo, conquistando 3º lugar na categoria 20-24 anos e 6º na geral.
Segundo os atletas, foi um prova difícil, com muitos obstáculos naturais. “Para se ter um idéia, logo no início da prova tivemos que subir 2 km morro acima”, disse Deissomar. “Neste tipo de corrida enfrentamos pedras, mata, descidas e subidas radicais, não foi fácil, mas valeu o esforço”, disse João Alves. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO fica em 5º nos Jogos Regionais

Litoral Norte - Os meninos do Karatê de Caraguá ficaram entre os dez primeiros colocados no 50º Jogos regionais. Na disputa por equipe, os atletas de Caraguá ficaram em 6º lugar e na classificação final por cidade, Caraguá ficou em 10º lugar.
O karateca Angelo Augusto dos Santos de Oliveira, do programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, disputou o 50º Jogos Regionais em Lorena, dias 27 e 28 de julho, garantiu o quinto lugar na categoria 75 a 80 kg, defendendo Caraguá.
Na categoria Shiai Peso Pena, Thiago Gomes Amorim ficou em 6º lugar; na Shiai Peso Médio, Tiago G. Carvalho foi o 4º e na Shiai Peso Pesado e, Angelo Augusto S. Oliveira (UNIMÓDULO) conseguiu a 5ª colocação.
Angelo achou que obteve bom resultado, já que competiu com 20 atletas de diversas cidades da região. “Considero um bom resultado, já que perdi para um atleta da equipe de São José dos Campos, que disputou os Regionais com atletas do Vasco, do Rio de Janeiro, todos com grande experiência na modalidade e em competições deste porte, que treinam exclusivamente para estas grandes competições esportivas”.
De qualquer maneira, o atleta está bem preparado para o Campeonato Paulista, que acontece no dia 12 de agosto, no Ginásio do Ibirapuera. O atleta Angelo Augusto dos Santos de Oliveira é estudante de Educação Física no Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO. (Fonte: Módulo)

Orientações sobre mercado de trabalho e atendimento personalizado aos indecisos são destaques do evento

Litoral Norte - As orientações sobre o mercado de trabalho e as diversas áreas de atuação de cada profissão, além do atendimento personalizado aos indecisos, são os principais destaques da exposição “UNITAU, você e o mercado”, que teve início nesta quarta-feira, 2 de agosto, no Taubaté Shopping. As tendências do mercado regional serão apresentadas por professores da Universidade, em uma mesa-redonda, e uma equipe de psicólogos aplicará testes profissionais aos interessados.
O evento, que será realizado até domingo, 6 de agosto, é propício para que os jovens exercitem a “arte” de escolher caminhos. Durante toda a semana, das 10h às 22 horas, a Universidade manterá um estande completo na Praça de Eventos do Taubaté Shopping, com professores, alunos e funcionários capacitados para apresentar, de forma minuciosa, os 42 cursos oferecidos pela Instituição. A equipe, composta por quase 50 pessoas, conta com material informativo para distribuição ao público.
Os interessados que já fizeram a opção por uma determinada carreira a seguir têm a oportunidade de conhecer melhor a estrutura da Universidade de Taubaté e o curso escolhido, suas disciplinas, duração e áreas de atuação.
Aqueles que não têm idéia de qual caminho seguir podem se cadastrar para receber um atendimento personalizado, por especialistas em orientação profissional, na Clínica de Psicologia da Universidade, onde serão realizadas entrevistas e haverá aplicação de testes profissionais. “Será um bate-papo para esclarecer as dúvidas mais freqüentes e orientar quanto às áreas que o jovem tem maior afinidade”, explica a Profa. Ms. Lenita de Azeredo Freitas, uma das psicólogas que atuará nessa atividade.
Os professores Ms. Edson Trajano, do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais (Nupes), e Eliana Araújo, do Departamento de Comunicação Social, promoverão uma mesa-redonda, no dia 6 de agosto, para discutir as tendências do mercado de trabalho regional e as dificuldades dos jovens no mercado de trabalho atual. “Vamos dar algumas dicas sobre o perfil profissional que as empresas da região procuram atualmente”, adianta o Prof. Ms. Edson Trajano.
A mesa-redonda também debaterá a diversidade de atuação de cada área profissional. “Vamos também ressaltar a importância do marketing pessoal para jovens”, afirma a Profa. Eliana Pereira de Araújo, especialista em Marketing. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá recebe sábado evento para apaixonados do rock ´n roll
Agnes Arruda

Caraguatatuba - Caraguatatuba vai ser palco nesse final de semana de evento que deve abalar as estruturas de todo o litoral. Após a noite de sábado, o pesqueiro Recanto do Sossego terá que mudar de nome. Isso porque, no local, o rock vai comer solto. A partir das 22h, três bandas da região se apresentam: Fei60, Bullet Blues e Fufi.
O idealizador do evento, Fabian Del Rio, conta que o objetivo não é ganhar dinheiro. “A entrada é de graça e comida e bebida serão comercializados a preços justos”, garantiu. “Moramos aqui e, na maioria dos estabelecimentos, pagamos preços absurdos só porque Caraguá é uma cidade turística. Dessa vez será diferente”.
Essa é a primeira vez que Del Rio organiza um festival. “Quero, na verdade, abrir as portas para eventos como esse”, disse. “Muita gente aprecia o rock e não tem como dividir essa paixão”, comentou. “Justamente por isso escolhemos o pesqueiro, um lugar afastado do centro onde o som pode ficar na altura certa para esse tipo de música”, riu.
Para o vocalista da banda Fufi, Steve Groger, essa é mais uma oportunidade de mostrar seu trabalho. “Estamos na luta há um tempão e agora que começamos a gravar nosso primeiro CD precisamos mesmo é dar as caras para o mundo”.
O evento, apesar de ser uma celebração ao rock, promete ser bem eclético, já que o estilo das três bandas é diferente. “Vai ser legal, porque vai rolar blues e classic rock também”, contou Steve, que em sua banda faz um som mais hard core. “São de iniciativas como essa que precisamos aqui no litoral”. (Fonte: AC São Paulo)

Polícia Ambiental apura desmatamento

Caraguatatuba - A Polícia Ambiental de Caraguatatuba realizou ontem à tarde uma blitz no bairro do Travessão, atendendo a uma denúncia anônima de desmatamento. De acordo com o cabo Adilson Rogério da Silva, que atendeu à ocorrência, foram cortadas dez árvores. No entanto, o local não se caracteriza como área de preservação e é passível de autorização para o corte da mata. "Apesar de não ser núcleo de preservação, vamos investigar para saber se o corte foi autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá", disse Silva. A Polícia Ambiental não soube informar se a área afetada é pública ou privada. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá inicia obras de galerias pluviais

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está construindo seis galerias de águas pluviais nas areias da praia Martim de Sá, a mais frequentada da cidade. As obras, orçadas em R$ 145 mil, devem ser concluídas em 90 dias. Segundo informou a prefeitura, as galerias devem evitar a ocorrência de enchentes, que ocorrem no período de chuvas, na avenida Aldino Schiavi e nas principais ruas do bairro. A obra também impedirá que a água da chuva provoque erosões na faixa de areia da praia. Segundo a prefeitura, as execução das obras não acarretará qualquer transtornos aos frequentadores da praia. (Fonte: ValeParaibano)

Piloto do Caraguá Bicicross Clube é o oitavo melhor do mundo
O evento teve a participação de cerca de 1.600 pilotos de 36 países. O atleta caraguatatubense é o W8 na categoria 8 anos Boys e conquistou o título de melhor brasileiro classificado

Caraguatatuba - Depois de 14 anos sem conquistar um título mundial, a equipe do Caraguá Bicicross Clube conta agora com um piloto número 8 do mundo na categoria 8 anos boys, Matheus Prazeres (Atleta do programa Bolsa-Esporte Unimodulo / J.Bike / bigbox ) ficou entre os melhores graças ao resultado obtido no 2006 UCI BMX Wold ChampionShip em São Paulo (Campeonato Mundial de Bicicross). A última vez que um atleta do município alcançou essa marca foi em 1992 com os pilotos André Fonseca (Tomate) e Maia Bizan.
O evento aconteceu no dia 30 de julho, domingo, no Centro Olímpico Mário Covas e contou com a presença de 1.600 pilotos de 36 países. O Campeonato foi disputado em uma das pistas mais extensas já executadas para um evento deste porte.
Com o resultado obtido, Matheus Prazeres entra para o seleto grupo da Elite do Bicicross Mundial, para isso o biker passou pelas fases classificatórias e ficou em 2º lugar na chave. Nas quartas de final conseguiu o 3º lugar, mas foi na semifinal que Matheus fez a prova mais difícil da sua carreira e foi preciso mostrar tudo que aprendeu durante os treinamentos para conseguir o 4º lugar, chegando na final totalmente exausto e não conseguiu demonstrar o mesmo desempenho nas baterias anteriores e assim ficando em 8º lugar do Mundo. O atleta também conquistou o título de melhor Brasileiro classificado.
Para o treinador do atleta, Paulo Carvalho, mais conhecido como Mineiro "o resultado obtido pelo Matheus foi fruto de um intensivo treinamento de rua e pista nos últimos noventas dias, aliado ao respeito e concentração do piloto durante as orientações passadas nos treinos e principalmente na prova", disse.
Outros quatro bikers de Caraguá também participaram do Mundial, os atletas Evandro Castilho, Celso Bugarelli (América Garage), Tacianne Alves (Pit Stop Pneus) e Lucas Prazeres (C.E. Curumim / J.Bike / bigbox ).
Evandro Castilho competiu em duas categorias. A primeira foi a boys 15 anos com 61 pilotos inscritos. O atleta passou pela fase classificatória, mas ficou nas oitavas de final. Na Boys 15/16 anos Cruiser com a participação de 63 competidores, o piloto foi mais longe, mas parou nas quartas de finais.
Bugarelli correu na categoria 17 a 24 anos, que teve 91 pilotos inscritos, e passou pela fase classificatória, mas saiu nas oitavas de finais. Já Tacianne Alves (Pit Stop Pneus), correu na Girls 14 anos com 21 atletas inscritas e foi muito bem na classificatória, porém na semifinal, quando estava em 2º lugar ocorreu um problema mecânico no encaixe do Clipe da bike que a colocou fora da final. O atleta Lucas Prazeres, correu na categoria boys 5 a 6 anos com mais 26 pilotos, porém nas duas baterias da fase classificatória sofreu uma queda na segunda reta e ficou fora do Mundial.
Segundo o Presidente da BMX Caraguá Bicicross Clube, Wellington Dalprat, a equipe se comportou bem. "O nível do Bicicross fora do Brasil é muito alto, eles têm uma estrutura mais desenvolvida que a nossa, porém o objetivo de colocar pelo menos um piloto no grupo dos W8 (Elite Mundial), foi alcançado, além disso vale ressaltar o esforço individual e espírito de equipe dos pilotos caraguatatubenses que participaram do Mundial", disse.
A participação dos pilotos de Caraguá no Campeonato Mundial teve o apoio da SECER (Secretaria Municipal de Esportes e Recreação), que disponibilizou o transporte durante os cinco dias de competição, além da hospedagem em São Paulo, e também aos patrocinadores locais que ajudam o Bicicross de Caraguatatuba. Mais informações pelo telefone (11) 6562-8165 com o vice-presidente do Caraguá BMX Clube Marcus Prazeres. (Fonte: PMC)

Prefeitura inicia novas obras e atende prioridades
Entre praças de lazer e de esportes, escolas, pavimentação de ruas, diversas obras são comandadas pela Secretaria de Obras, visando atender prioridades em diversos bairros.

Caraguatatuba - Diversas obras da Prefeitura de Caraguatatuba deverão fortalecer diversos setores da cidade, do esportivo ao social. São diversas praças em reforma e adaptação, como as Praças do Remo no bairro Porto Novo e dos Tamoios, no Cidade Jardim, que foram reurbanizadas e ampliadas; há ainda outras Praças, como a do Perequê Mirim, que receberá um palco, uma quadra de malha, estacionamento a 45 graus, bancos, novo piso e novo paisagismo com grama e palmeiras imperiais. O custo da obra é de R$ 51.800,31. E também a Praça na Av. José da Costa Pinheiro Júnior, no Travessão, que já se encontra em fase de licitação. O Ciase-Centro Integrado de Ações Sócio Educativas, no Travessão, recebeu este ano dois vestiários no Campo de Futebol e irá receber em breve uma sala para aulas de pintura, um campo de beach soccer e uma churrasqueira, salas de administração e ginástica. Nos campos dos bairros Olaria, Casa Branca, Tinga e Morro do Algodão estão em fase de colocação de terra própria para o plantio da grama, previsto para a próxima semana.
Ainda no setor esportivo, a cidade ganhará em breve uma quadra de tênis na Avenida da Praia, que já está recebendo resina para pintura e colocação de alambrado. A obra que foi iniciada em maio deverá estar pronta em setembro. O custo foi de R$ 48.482,00. Outra obra que está agradando os moradores é a construção do campo de beach soccer e play ground, no bairro Jaraguazinho. Foi iniciada em junho e deverá ficar pronta em setembro. O custo é de R$ 67.872,11.
A educação também está entre as prioridades. Novas escolas são obras em estudo, como a Escola da Praia das Palmeiras, que terá dez salas de aula e uma sala para informática, quadra esportiva, pátio coberto e zeladoria. No Indaiá está prevista, para ainda este ano, a construção de uma escola com dez salas de aula, uma sala para informática e pátio coberto. A Prefeitura também irá construir no ano que vem uma nova escola no bairro Sumaré, com dez salas de aula e uma para informática, quadra e pátio cobertos.
No pacote de obras em licitação está a reforma do Cemitério Municipal, com projeto de ampliação das salas de velório e construção de sala de espera, copa, banheiros feminino e masculino e para deficientes e ainda colocação de bancos de madeira, área coberta e paisagismo. O custo da obra é de R$ 234.725,72 e o prazo de execução é de 180 dias. 
A Prefeitura já está licitando as obras para a implantação de guias e sarjetas e pavimentação em blocos sextavados nas ruas do Morro do Algodão, O custo será de R$ 925.995,81 e o prazo de execução de 13 meses. No pacote estão incluídas as Ruas São Miguel, Antonio Santos, trecho da Rua Geraldo Lopes, Dois Irmãos, trecho da Rua Santa Marta e Lydia Martins Higino.
A Prefeitura também beneficiará o bairro Perequê Mirim, com implantação de guias e sarjetas e pavimentação em blocos sextavados. O custo será de R$ 637.402,45 e o prazo de execução de 90 dias. Serão contempladas as Ruas Guarujá, Itapema, 17 de Abril, Princesa Izabel, Sidney A. Santos, Travessa A, Avenida B, Rua 6, Avenida C, Avenida D e Rua Hum. (Fonte: PMC)

PAT de Caraguá divulga vagas

Caraguatatuba - O PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, divulgou nesta quarta-feira, dia 2 de julho, as vagas disponíveis para candidatos da cidade e região. Há vagas para Funileiro de Automóveis, Assistente Social com curso superior, Biomédico com curso superior, Pizzaiolo com experiência, Lancheiro com experiência, Técnico de Refrigeração, Técnico de Patologia com experiência em analises clinicas, Corretor de Imóveis, Recepcionista de Hotel, Garçom Instalador de Alarme e Chaveiro. (Fonte: PMC)

Karateísta de Caraguá é vice-campeã Brasileira
Atletas que representaram a Federação Paulista no Campeonato Brasileiro fazem parte da equipe de Karatê da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá

Caraguatatuba - Mais um atleta caraguatatubense foi destaque fora do município. Desta vez a Karateísta Larissa Akemi Suzuki Pereira sagrou-se vice-campeã Brasileira, na categoria 10/11 anos acima de 50 kg faixa roxa e preta. A atleta conseguiu vaga na competição durante as eliminatórias do Campeonato Paulista.
O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de julho, sábado e domingo respectivamente na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro e a seleção da Federação Paulista levou 108 competidores e conquistou 31 medalhas, sendo dez de ouro, nove de prata e 12 de bronze e ficou em 2º lugar com apenas uma medalha a menos que o Rio de Janeiro, 1ª colocada. Larissa, que faz parte da equipe de Karatê da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, representou a Federação Paulista.
Outra atleta da SECER também representou a Federação. A karateísta Karem Stefany da categoria 12/13 anos até 35 quilos também faixa roxa e preta, mas não conseguiu ficar entre os primeiros colocados. (Fonte: PMC)

Estudantes da Rede Municipal voltaram às aulas hoje em Caraguá
Depois de algumas semanas em férias, cerca de 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às aulas hoje. Todas as unidades escolares promoveram atividades para recepcionar as crianças e adolescentes.

Caraguatatuba - As férias escolares terminaram para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba. Hoje, dia 2 de agosto, cerca de 16 mil alunos retornaram às escolas para o inicio do segundo semestre. Para estimular os estudantes nesse retorno, cada unidade escolar promoveu atividades de entretenimento para crianças e adolescentes.
Conforme explicou a supervisora de ensino Karina Soares, as escolares foram orientadas a receber os alunos de maneira diferenciada, promovendo um ambiente com brincadeiras, distribuição de doces e balas. “Cada escola recebeu os alunos de uma maneira carinhosa, para incentivar a volta às aulas”, destacou.
Karina afirma que dessa mesma maneira os professores foram recepcionados ontem, quando retornaram ao trabalho. Segundo explicou, depois dos 15 dias de recesso, eles voltaram à escola para dar inicio as atividades do semestre, onde participaram de uma reunião, que contou com a participação dos coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores de ensino. O objetivo foi replanejar as ações para o segundo semestre em todas as escolas do município.
Apesar de irem para as escolas na terça-feira, os educadores retornaram ao trabalho no dia anterior. Na ocasião, eles participaram de mais uma edição do Programa de Educação Continuada, promovida pela Secretaria da Educação, no Teatro Mário Covas. A palestra “A vida em movimento”, ministrada por Marli Barros, da MB Consultoria, abordou tópicos relacionados a marketing pessoal, auto estima e auto motivação.
Entre esses tópicos, a palestra trabalhou os seguintes assuntos: “a importância da empresa na vida dos funcionários”, “a importância de viver apaixonado”, “o papel dos estímulos na vida do homem”, a importância de conter a ansiedade no ambiente de trabalho”, “a busca pelo auto conhecimento” e “a importância de viver o hoje como se fosse o ultimo dia”. A palestra foi bastante dinâmica, proporcionando momentos de aprendizado, além de levar os participantes a uma reflexão e buscar mudanças para o crescimento pessoal e profissional.
Secretária Silmara Selma Mattiazzo comentou que a palestra trabalhou com a motivação dos professores, para que eles possam iniciar o segundo semestre com bastante empenho. Isso refletirá nas ações realizadas com os alunos de toda a Rede Municipal de Ensino. (Fonte: PMC)

Prefeitura, Unimódulo e Hemonúcleo realizam 2ª Campanha de Doação de Sangue
Todo o sangue coletado será enviado para o Hemonúcleo, que irá analisar e armazenar o material para distribuí-lo entre as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba..

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá realiza em parceria com o Centro Universitário UNIMÓDULO e o Hemonúcleo de Taubaté mais uma campanha de doação de sangue no próximo dia 17. Esta será a segunda campanha e irá acontecer novamente nas dependências do UNIDÓDULO, a partir das 8 horas.
Todo o sangue coletado será enviado para o Hemonúcleo, que irá analisar e armazenar o material para distribuí-lo entre as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A coleta do sangue é feita em 20 minutos, cada bolsa tem capacidade para armazenar 400 mililitros, que após processadas transformam-se em 4 hemoderivados.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde, Luciana Fadel, podem doar sangue pessoas de 18 a 60 anos, acima de 50 kilos e com boa saúde. Não podem doar sangue pessoas que estejam gripadas, resfriadas ou tomando algum medicamento, tenha sofrido aborto nos três meses, esteja grávida ou com suspeita de gravidez, seja usuário de drogas, tenha feito tatuagem ou piercing dentro dos últimos 10 anos.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Olegário Alves dos Santos, a campanha obteve sucesso em 2006. "O sucesso da primeira foi tão grande que resolvemos fazer novamente. Nossa intenção é realizar a campanha a cada trimestre", disse.
A primeira edição aconteceu em outubro do ano passado, com a participação efetiva de 94 doadores. De acordo com a triagem, 37 não puderam doar sangue devido a hipertensão, hipotensão ou por tomarem medicamentos contra-indicados.
A campanha foi idealizada por alunas do curso de Pedagogia e tem como objetivo principal a conscientização das pessoas em relação à importância da doação de sangue. Mais informações pelo telefone 3897-2157. (Fonte: PMC)

A comdia Uma Empregada Quase Perfeita a atração do Teatro Mario Covas neste final de semana

Caraguatatuba - Acontece no Teatro Mario Covas no dia 5 de agosto, sbado s 21 horas a comdia Uma Empregada Quase Perfeita, de Ronaldo Ciambrone, dire?o de Miriam Lins. No elenco Hilton Have, Carlos Denone e Bruna Spinola. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).
Intitulando-se a melhor comdia de So Paulo, o espetculo est a nove anos em cartaz, passando pelas principais cidades do pas, sendo cinco anos apresentada com total sucesso em So Paulo.
Essa hilariante comdia conta a histria de um casal em lua de mel que contrata uma empregada para curtir o casamento, e a agncia manda por engano um travesti que ao chegar reconhece o marido como um namoradinho do passado. A comdia passeia por stiras como Valter Mercado, Osama Bin Laden, Tiazinha do H, entre outros personagens.
RONALDO CIAMBRONI, autor de vrias comdias de sucesso como; “Um esprito baixou em mim”, “De artista e Louco todo mundo tem um pouco”, entre outras, e dire?o de MIRIAM LINS, atriz de vrias novelas na Rede Globo e SBT.
No elenco o talento de HILTON HAVE, que completa este ano 50 anos de carreira dedicado a arte de fazer rir. So mais de 100 peas no currculo, mais de 90 delas comdias como “Greta Garbo quem diria, acabou no Iraj”, “Sua Excelncia o Candidato”, “A Gaiola das Loucas”, entre outras tantas onde o pblico a cada final de espetculo aplaude em p o talento deste grande ator brasileiro.
CARLOS DENONI tem passagem pelos programas humorsticos do SBT como; “A Praa Nossa” e “ coitado”, no teatro se destacou nas peas “Um Esprito baixou em Mim” , “T Boa Santa?” e “Marido Trado, Amante enganado”, comdias de grande sucesso de crtica e pblico.
BRUNA SPNOLA, formada atriz em uma das escolas de Teatro mais conceituadas em So Paulo, Macunama Teatro Escola, talentosa, linda, sensual e deslumbrante, ela d um toque de graa e beleza neste espetculo engraadssimo que vem fazendo sucesso por todo o Brasil.
Os Atores garantem: “UMA RISADA POR MINUTO OU SEU DINHEIRO DE VOLTA” (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto Guri em Ilhabela

Ilhabela - Nesta segunda-feira, 31, aconteceu a cerimônia de abertura do Projeto Guri em Ilhabela.
O Projeto Guri é uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que contempla jovens de 8 a 18 anos, no ensino da música.
Os professores especializados foram selecionados pela equipe técnica do Projeto Guri, e são de Ilhabela: Carmem Camargo (coordenadora); Erick Peres (percussão); William Souza (violão) e Maria Cristina Lorena (canto coral), para padrinho do projeto foi escolhido o músico Laércio Ilhabela.
Para ministrar as aulas, os professores contarão com os seguintes instrumentos enviados pelo governo do Estado: 20 de percussão; 20 violões; 20 estruturas para o Coral e 01 teclado.
A secretária municipal de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias esclarece que em Ilhabela ainda há vagas. Foram abertas 172 vagas e preenchidas 103, as aulas serão ministradas todas as segundas e quartas-feiras, das 13:30 às 17:30, com início nesta quarta-feira, 02, nas dependências do Centro Comunitário da Barra Velha, Rua Antonio Carlos Aires da Fé, 55, local onde está instalado o Projeto Guri.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e da supervisora estadual Josane Figueira. Presentes também a secretária de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira, parceira na implantação das atividades do Projeto no município, a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês F. Biondi, o secretário de Educação, Antonio Cornélio, o secretário de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, o diretor de Trânsito, Laudelino Carlos de Souza Dias e os vereadores municipais, Jadiel Vieira e Nanci Peres de Araújo Zanato, vice-presidente da Câmara.
DO PROJETO GURI - O Projeto Guri que completa 11 anos, em novembro de 2006, nasceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No entanto, conquistou apoio de vários setores da comunidade, como organizações do terceiro setor e iniciativa privada. Em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri e, em 2004 foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo.
Atualmente, o projeto atende 26 mil alunos e está presente em 215 pólos, sendo 47 na FEBEM (Fundação do Bem – Estar do Menor), 166 pólos no Estado de São Paulo, 01 pólo em Maringá, no Paraná, e 01 pólo em Estância Velha, no Rio Grande do Sul. Até o final de 2006 com abertura dos 150 novos pólos, o Projeto Guri chegará aos 365 pólos, beneficiando 46 mil jovens e seus familiares.
O Projeto Guri disponibiliza, gratuitamente, os cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, viola caipira, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral. O Projeto Guri conta com o trabalho de aproximadamente 1.500 colaboradores, devidamente qualificados para ensinar aos jovens não somente como tocar instrumentos musicais, mas também respeito e responsabilidade. Dessa forma, colaboram para o desenvolvimento, nos jovens, do espírito de atividades em grupo, conceito ensinado como princípio a cada participante, enfatizando a ação cooperativista. Até o final de 2006 mais de 600 empregos diretos serão gerados com o lançamento desses 150 novos pólos.
O Projeto Guri não pretende formar músicos profissionais, mas, sim, capacitar seus alunos para que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades da vida, para que sejam confiantes e tenham o dinamismo necessário para vencer obstáculos e procurar atingir suas metas. Por isso, o Guri pode ser considerado um grande complemento à educação: por colaborar na formação do caráter e da personalidade dos seus participantes. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmara questiona DER

São Sebastião - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) foi questionado durante a última sessão ordinária da Câmara de São Sebastião, por meio de requerimento, com relação a construção de trevo de acesso e implantação de lombada em trechos da rodovia Dr. Manoel Hypólito do Rego, na Costa Sul do município.
O assunto foi levantado pelos vereadores Wagner Teixeira de Oliveira, atual presidente do Legislativo, e Solange Rodrigues de Araújo Ramos.
Teixeira quer saber qual o motivo do órgão não ter construído um trevo de acesso ao sertão de Camburi, próximo a curva conhecida como ‘Tigre’, quando realizou a recuperação da referida rodovia, e se há possibilidade de rever o serviço em função dos acidentes que têm ocorrido no local. A questão foi repassada pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo.
Já a vereadora está indagando se é possível a implantação de sinalizadores ou redutores de velocidade em frente a Vila São José, no bairro de Barra do Sahy, pelo fato do DER ter negado a colocação de lombada no local, devido a proximidade de uma curva.
Ela argumenta que a referida vila é muito povoada, tendo ocorrido alguns acidentes graves.
Caso a resposta seja negativa, Solange pergunta se existe alguma forma de reduzir os riscos que o trecho oferece e qual seria a melhor solução para sanar o problema.
Ainda em relação aos trevos de acessos aos bairros, o presidente da Câmara questiona ao Executivo qual o motivo dos referidos locais não terem sido contemplados com a iluminação pública, estendendo a melhoria, ainda, aos pontos de ônibus.
“Vários munícipes têm reclamado sobre a falta de iluminação. A Câmara já fez vários pedidos, mas até o momento nada foi feito pela administração para solucionar a questão”, conclui.

 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

NOTAS da sessão ordinária realizada em 01/08/06


São Sebastião


Construção
A construção de um hotel, ao lado do rio localizado na Estrada do Camburi, no bairro de Camburi, está sendo alvo de questionamento na Câmara.
O assunto foi abordado por meio de requerimento apresentado pelo presidente Wagner Teixeira, durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1.
Segundo ele, a obra teria aprovação do DPRN, Marinha e Prefeitura. No entanto, Teixeira está requerendo cópia dos três órgãos para comprovar a autorização.

Calçadas
A situação das calçadas (passeio público) existentes ao longo do município, de acordo com o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, está em estado lamentável, com buracos imensos. Na última sessão, ele apresentou um requerimento perguntando ao Executivo se há uma lei que regulamenta a construção e padronização das mesmas.
O parlamentar indaga, ainda, se a norma estaria sendo aplicada; se há fiscalização; se a implantação de calçada é obrigatória em toda residência; quem tem o dever de construí-la; e quais providências serão tomadas para recuperar ou padronizar as calçadas para evitar acidentes mais sérios.

Regional
O estado de conservação do prédio onde funciona a Administração Regional do bairro de Juquehy, na Costa Sul, foi alvo de requerimento em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1.
Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, o local se encontra, conforme relato dos moradores, abandonado e com os serviços paralisados.
O parlamentar quer saber qual o motivo do abandono e se há previsão de recuperação do prédio.
Para ele, o funcionamento da unidade é importante na distribuição das atividades em bairros próximos, evitando o acúmulo de trabalho para a Sub-Prefeitura, situada em Boiçucanga, que fica a aproximadamente 14km.

Banheiros públicos
A falta de banheiros públicos no centro da cidade fez com que o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, apresentasse um requerimento, durante a última sessão ordinária, questionando ao Executivo se há interesse em implanta-los e, em caso negativo, citar os motivos.

Calçamento
Saber se há legalidade na execução de obras de pavimentação em ruas do bairro de Juquehy. Trata-se de requerimento apresentado pela vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos, aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1.
Segundo ela, moradores do bairro alegam que a obra foi efetuada em área congelada pela Prefeitura, o que torna inviável qualquer investimento.
A vereadora quer saber se já existia algum projeto para executar o serviço antes do local ser congelado.

Lazer
Moradores do bairro de Barra do Sahy, na Costa Sul do município, estão reclamando da falta de uma área de lazer para a prática de esportes e o desenvolvimento de outras atividades.
O assunto está sendo questionado ao Executivo por meio de requerimento da vereadora Solange Rodrigues, aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1.
Segundo ela, a administração teria iniciado a construção de uma praça no referido bairro, mas as obras foram paralisadas. Solange pergunta por que o serviço parou; qual a previsão para a retomada; e se existe outra área para as pessoas usufruírem nos momentos de lazer.

Obra
O vereador Wagner Teixeira está questionando ao Executivo, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1, o custo e a metragem total de uma obra realizada na Vila Esquimó, que teria sido bloquetada recentemente.
Ele também está pedindo cópia de inteiro teor do contrato com a empresa responsável pela execução dos serviços.

Relatório
Saber do Executivo porque o envio de relatório trimestral sobre a execução da coleta, tratamento e destino final do lixo, conforme estabelece a lei 1771/05, não está sendo cumprido. Trata-se de requerimento do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1.
Segundo ele, a legislação está em vigor desde o dia 30 de novembro de 2005, mas nenhum documento teria sido enviado ao Legislativo até os dias atuais.

Igreja
O suplente Marcos Antônio Ferreira Tenório está indagando ao Executivo, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1, se existe projeto de reforma em relação a antiga Capela Nosso Senhor do Bom Jesus, situada à margem da rodovia José Herculano, no bairro da Enseada.

Saúde
A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos está perguntando ao Executivo, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1, se existe a possibilidade de preencher a vaga do médico licenciado que atua no PSF de Barequeçaba.
Ela também quer saber quais os dias da semana em que o ginecologista atende na unidade.

Condomínio
A transformação de uma rua pública em particular por um condomínio situado no bairro de Juquehy fez com que o vereador Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, apresentasse um requerimento durante a última sessão ordinária questionando ao Executivo se é o ato é de seu conhecimento.
Segundo ele, a via foi fechada com a colocação, inclusive, de um portão. “Quais providências serão tomadas para liberar a rua?”, pergunta.

Esgoto
O esgoto que corre a céu aberto na rua Francisco Ferro, no bairro de Juquehy, está causando transtornos a seus moradores, inclusive com a ocorrência de transmissão de doenças.
O fato está sendo questionado a gerência da Sabesp pelo vereador Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, por meio de requerimento aprovado durante a última sessão ordinária da Câmara.
Segundo ele, a rede de esgoto foi implantada na referida via pública há muito tempo, mas não foi concluída.
A Sabesp afirma que só realiza a ligação na rede de esgoto em ruas oficiais. De acordo com a empresa, a rua em questão não faz parte do cadastro municipal.
Guto quer saber, então, por que a Sabesp iniciou o serviço no local e pede, em caráter de urgência, providências no sentido de sanar o problema. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Estudantes deixam de ir à escola por falta de passe escolar

São Sebastião - Estudantes do ensino médio de São Sebastião estariam deixando de ir à escola por não receberem passe escolar.
A informação foi transmitida pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo ao presidente da Câmara Municipal, Wagner Teixeira, que está questionando ao Executivo, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 1, qual o motivo dos alunos em questão não serem contemplados com o benefício.
Segundo o suplente, inúmeros pais lhe procuraram para reclamar da situação, uma vez que os mesmos não possuem condição financeira para pagar a passagem de ônibus.
Teixeira quer saber da administração qual o critério utilizado na distribuição dos passes escolares; quais séries são atendidas pelo transporte escolar; se há monitores nos ônibus; quem é responsável pela condução dos estudantes, se é a Prefeitura ou a empresa concessionária; e quanto é gasto com o transporte e a aquisição dos bilhetes.
Ele solicita, ainda, o encaminhamento da planilha de valores.
Para o presidente, a situação precisa ser revista devido à importância do estudo para as crianças e adolescentes, que estão se sentindo desmotivados em função de sua condição socioeconômica. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável contará com a presença das principais autoridades ligadas ao setor

São Sebastião - Para participar do 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Suficiente “São Sebastião de Braços Abertos ao Desenvolvimento” , que acontece nos dias 03 e 04 de agosto no Teatro Municipal, foram convidados especialistas renomados, de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento auto-sustentável para apresentar e discutir temas de relevância nacional e regional.
Na sexta-feira, (04/08), o gerente de Álcool e Oxigenados da Petrobras, Sillas Oliva Filho, irá conduzir o módulo temático com o 1º painel sob o tema: ‘Álcool e seus investimentos’, com a participação dos palestrantes Marcelino Guedes, diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da ÚNICA (União de Agroindústria Canavieira de São Paulo) e o diretor executivo da UDOP (Usinas e Destilarias do Oeste Paulista), Antonio César Salibre.
O segundo painel apresentará o tema ‘Bacia de Santos e seus projetos’, palestrados pelo diretor da Petrobras, Guilherme Estrela, o diretor comercial da Comgás, Luiz Awazu e o gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso. Para moderar a palestra foi convidado o consultor da presidência da Petrobras, Henyo Trindade Barreto.
Para debater o tema ‘Oportunidade de emprego e qualificação de mão de obra’, que serão apresentados no terceiro painel, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, dirigirá o debate com a participação do diretor do Sindipetro, Wilson Roberto Gomes e o diretor regional do Senai, Ricardo Terra.
O último tema a ser abordado será sobre a infra-estrutura local com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o gerente geral do Terminal Almirante Barroso (Tebar), Giovani Cavalcanti Paiva. O quarto painel será conduzido pelo editor do caderno Porto e Mar do Jornal A TRIBUNA, Leopoldo Graça Figueiredo.
O evento tem a organização da Cia do Sucesso Eventos, e é uma realização da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), com o patrocínio da Transpetro/Petrobras, e apoio da Prefeitura de São Sebastião, Hidroclean Proteção Ambiental e Navegação São Miguel. (Fonte: PMSS)

Ciama realiza palestra para profissionais da saúde em comemoração ao “Dia Mundial do Aleitamento Materno”

São Sebastião - Como forma de não passar em branco a Semana Mundial do Aleitamento Materno, já que a data é comemorada no município no mês de outubro, o Ciama (Centro de Aleitamento Materno) realizou na última terça-feira, (01/08), na sede do Sol de Verão, uma palestra para as auxiliares de enfermagem e agentes de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família), do centro de São Sebastião.
Na palestra temas como a importância da amamentação, os cuidados que se deve ter com o bebê, a saúde da criança que é amamentada com o leite materno, entre outros assuntos, foram discutidos pela chefe do PSF, a enfermeira Carolina Ferreira, a Dra.Renata Libório e a enfermeira do Ciama, Carla Bruço, que ressaltou que a idéia de realizar uma palestra para esses profissionais é uma forma de ampliar o trabalho do Ciama que conta com uma parceria com o PSF.
“Queríamos também que essa data fosse comemorada de alguma forma, já que em outubro realizaremos a Semana Mundial do Aleitamento Materno com uma programação bem extensa”, explica Carla Bruço. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias

Ubatuba - A Casa do Brinquedo de Ubatuba registrou, neste mês de férias, um número surpreendente de crianças atendidas. Foram cerca de dois mil atendimentos, sem contar os adultos que, invariavelmente, acabaram entrando nas brincadeiras. Durante a programação de férias, muitos turistas visitaram a casa e algumas crianças abriram mão até mesmo da praia, para ficar brincando. A unidade fixa da Casa do Brinquedo foi inaugurada no dia 29 de maio.
Na opinião da coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, esse grande número de atendimento, em tão pouco tempo, é muito gratificante. Ela afirma que o sucesso da Casa do Brinquedo se deve à divulgação do projeto. “Muitos adultos que vêm trazer seus filhos, netos ou sobrinhos, ficam emocionados com o projeto, brincam junto com as crianças, saem daqui agradecidos e acabam comentando com amigos, parentes e vizinhos, que trazem suas crianças também.”
O motivo de tanto encantamento é o fato da Casa do Brinquedo ser um projeto da Prefeitura Municipal de Ubatuba, em parceria com o Governo do Estado, que deixa centenas de brinquedos à disposição das crianças, gratuitamente. São seis tendas temáticas, com diferentes tipos de brinquedos, capazes de entreter qualquer criança de 0 a 12 anos durante todo o dia. Entre as brincadeiras, é possível escolher: quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanços e muito mais.
Tirando crianças das ruas - Uma das mães que levou seus filhos à Casa do Brinquedo durante as férias chama-se Mara Lígia Bicho. Ela mora em Pindamonhangaba e afirma que foi grande a surpresa ao encontrar o projeto em Ubatuba. Segundo ela, havia em Pinda, no bairro onde mora, um projeto parecido, que foi extinto. “Sofremos uma perda muito grande com o fim do projeto. Sem as brincadeiras e atividades direcionadas, as crianças ficam ociosas, brincando nas ruas, sentadas nas calçadas. Quero dar os parabéns a Ubatuba, pelo respeito e atenção que estão dando às crianças”.
A coordenadora Renata Ramos Martins, afirma que a Casa do Brinquedo surgiu do reconhecimento da importância do brincar e das diversas circunstâncias que, muitas vezes, impedem que as crianças possam realizar essa atividade. “As crianças, hoje em dia têm sofrido privação do brincar, por uma série de fatores. Seja por falta de companhia, pela situação financeira ou pelo perigo das ruas. Os próprios pais e educadores banalizaram a brincadeira, dando preferência para o brincar pedagógico. Nós estamos criando um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Funcionamento - Passadas as férias, a Unidade Base da Casa do Brinquedo volta a funcionar durante dois dias da semana, sendo que um é livre e aberto ao público e no outro, os atendimentos serão feitos por meio de agendamento. Nos dias restantes, a Casa do Brinquedo continua em sua versão itinerante, visitando escolas do Camburi à Maranduba. “A criação da Casa do Brinquedo “A Onda é Brincar” nesta gestão, revela o nosso cuidado com o futuro cidadão. É tratando a criança com respeito, carinho e propiciando a ela seus direitos de criança é que teremos, no futuro, cidadãos conscientes e preparados para construir uma cidade justa e digna para todos os seus moradores”, enfatiza o prefeito Eduardo Cesar.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos, ligue para: 3832-1608. (Fonte: PMU)

II Festival Gastronômico espalha delícias pela cidade de Ubatuba

Ubatuba - Começa nesta quinta-feira, dia 4, o II Festival Gastronômico de Ubatuba, que promete espalhar delícias pelos restaurantes mais conceituados da cidade, com preços acessíveis e ingredientes bem caiçaras. Os restaurantes oferecerão receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos. Peixe, camarão, marisco, gengibre, mandioca, banana e palmito prometem trazer uma maravilhosa experiência de sabores ao público. A abertura do Festival Gastronômico acontecerá nesta quinta-feira, 4, no Sobradão do Porto, a partir das 20 horas.
Durante todo o mês, acontecerão apresentações musicais e exposições nos restaurantes que participam do evento, além de degustações, exposições de arte e artesanato e outras atividades de entretenimento.O evento trará também, de forma gratuita, oficinas de culinária, preparadas pelos chefs dos restaurantes ubatubenses e palestras sobre a gastronomia e os temperos caiçaras, contando com a presença do famoso restaurateur paulistano, Walter Mancini e de técnicos do Senac.
Segundo Zeca Ribeiro, um dos coordenadores do Festival, o objetivo do evento é trazer para Ubatuba um público fiel, com alto poder de compra e formador de opinião. “Com essa ação, nós pretendemos criar melhorias e benefícios aos estabelecimentos associados, promovendo a qualificação de mão-de-obra, fidelizando clientes, promovendo os restaurantes e marcas participantes e estreitando o relacionamento com os fornecedores”.
No cardápio das oficinas, que acontecerão no Campus da Unitau, os chefs ensinarão delícias como o Linguado ao molho de mel e gengibre e Caldeirada Caiçara. Além disso, os chefs amadores ubatubenses poderão participar de um concurso, para apresentar suas invenções. O evento está sendo organizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba, com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura e a Universidade de Taubaté. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe evento internacional de surfe em outubro
O Onbongo Pro Surfing é um evento seis estrelas do WQS e será realizado em Itamambuca também em 2007 e 2008

Ubatuba - A praia de Itamambuca vai sediar entre os dias 23 e 29 de outubro, a última das quatro etapas do WQS 2006 (divisão de acesso à elite do surfe profissional) realizadas em ondas brasileiras. Ubatuba terá a honra de receber uma das duas únicas competições de nível máximo (seis estrelas) disputadas na América do Sul pelo WQS deste ano, o Onbongo Pro Surfing, que vai distribuir 2.500 pontos, US$ 125 mil, além de decidir o campeão sul-americano da temporada.
A prova, que até o ano passado era realizada em Florianópolis, acontece em Ubatuba também nos próximos dois anos e deve reunir grandes nomes do surfe mundial em uma praia que já foi palco de inesquecíveis eventos internacionais, como o Sundek, no final da década de 80.
Desde então, Ubatuba continuou recebendo importantes eventos de surfe, inclusive uma das etapas do SuperSurf, a única que nunca saiu do calendário da divisão principal do circuito brasileiro profissional, mas com a vinda do Onbongo Pro Surfing, Ubatuba volta a brilhar como sede de circuitos internacionais.
Infra-estrutura - Em janeiro deste ano, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em São Paulo reunido com o Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Lars Grael e Tino Aronne, diretor de negócios da Onbongo. Na ocasião foi anunciado um repasse de R$ 200 mil pelo Governo do Estado para cuidar da infra-estrutura do evento.
No ano anterior, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Júnior, esteve em Florianópolis, acompanhando a última edição do Onbongo Pro Surfing no Brasil. “Acompanhamos de perto para podermos abrilhantar ainda mais o evento. Temos ondas perfeitas e pretendemos oferecer a melhor infra-estrutura aos atletas, público e imprensa especializada que virá a Ubatuba”, disse Bittencurt.
América do Sul - A “Association of Surfing Professionals South América” está promovendo em 2006 uma nova disputa para os surfistas do continente que competem nas provas do WQS realizadas na América do Sul. Os resultados estão sendo registrados num ranking especial que irá definir o campeão sul-americano de surfe profissional da ASP, após os resultados em Itamambuca. O atleta ubatubense Hizunomê Bettero está atualmente em sétimo lugar no ranking sul-americano do WQS, após três das quatro etapas realizadas no continente.
Vantagens para Ubatuba - Um evento com a grandiosidade de uma etapa do circuito mundial de surfe traz para a cidade que o sedia diversas vantagens. O comércio comemora, os meios de hospedagem ficam lotados, a mídia volta sua atenção para o que acontece ali, além da visita de milhares de amantes do esporte que enfeitam a praia nos dias em que o campeonato movimenta a cidade. Para o prefeito Eduardo Cesar, é uma grande honra Ubatuba voltar a receber eventos deste porte. “Para nós é maravilhoso. Nada mais justo que a ‘capital do surfe’ receber um evento importante como este, que vai fazer de Ubatuba o centro das atenções no mundo do esporte, movimentar o comércio e trazer turistas para conhecer nossa cidade”, comemora o prefeito. (Fonte: PMU)

Fundart lança projeto para revitalizar o artesanato local

Ubatuba - Estimular o artesão a conhecer melhor o seu ofício, dando a ele condições de se tornar mestre. Resgatar a auto-estima de profissionais e de comunidades que vivem de artesanato. Reavivar as tradições artesanais de Ubatuba e melhorar a qualidade dos objetos produzidos. Organizar a produção artesanal, tendo em vista o desenvolvimento de um selo de qualidade. Esses são alguns dos objetivos da oficina “O despertar do mestre artesão”, que a Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) promove durante este semestre. O público alvo do curso são os artesãos que fazem parte do Grupo Setorial de Artesanato da Fundação. O projeto será realizado em 3 etapas: diagnóstico, oficinas e mostra.
Sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, o projeto inclui ainda o diagnóstico, identificação e escolha dos mestres de ofício, a escolha de aprendizes para as oficinas com os mestres, a escolha de artesãos para participação em oficinas de design e revitalização, oficinas nos ateliês dos mestres e seleção de trabalhos para exposição. Para Herglotz, o projeto também busca colocar em evidência os mestres artesãos de relevante valor patrimonial e cultural, além de salvar da extinção técnicas e ofícios, perpetuando seu conhecimento através de oficinas com novos aprendizes.
As etapas - Na primeira etapa será realizada pesquisa para identificar os artesãos tradicionais do município, que serão reconhecidos como “mestres”. Em seguida, serão escolhidos artesãos e pessoas com potencial para aprender o ofício dos mestres. Desses, serão selecionados os melhores para participar da oficina de design.
Na segunda etapa, serão escolhidos cinco alunos de cada ateliê (máximo 25 pessoas), para participar de oficinas de aperfeiçoamento de seu trabalho. O objetivo é desenvolver objetos mais ricos e atraentes, agregando valores como originalidade, identidade e beleza, sempre procurando manter as qualidades espontâneas do objeto artesanal.
Na terceira etapa, uma Mostra desses trabalhos conterá 3 núcleos principais: trabalhos novos, com identidade de Ubatuba; trabalhos dos mestres e aprendizes; e exposição de produtos utilizados na culinária de Ubatuba, com degustação de pratos especiais.
Para coroar e complementar o projeto, a Fundart estuda a confecção de um catálogo onde estarão registrados o desenvolvimento e o resultado do trabalho. Esse livro poderá servir como instrumento de difusão cultural e divulgação dos atrativos artesanais do município. (Fonte: PMU)

 

1º Encontro dos Protetores de Animais do Litoral Norte

Ubatuba - A APAUBA (Associação Protetora dos Animais de Ubatuba - Declarada de Utilidade Pública pelo Decreto 1.993/00), PROTETORES INDEPENDENTES E SIMPATIZANTES, CONVIDAM
O que difere o ser humano do animal é a consciência de saber o que é certo.
“Todas as formas de vida merecem respeito”
Data : 05 de agosto de 2005 (sábado)
Horário : 14h00
Local : Câmara Municipal de Ubatuba
Assunto : Os animais e sua atual situação na comunidade
APRESENTAÇÃO DE PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Presenças: Autoridades e entidades protetoras de várias cidades, entre elas: Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba.
O evento é aberto a todos. Contamos com sua presença. (Fonte: Divulgação)

 

 



 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs.

 

"Superman - O Retorno"
Ás 21:30 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Às 15:20 hs - 18:20 hs -21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Viva o prof. Aziz
Da mente privilegiada
Que enxerga
O que ninguém vê
Que consegue
Compreender o passado
E explica
O que a natureza esconde
Há milhares de anos
Nas camadas de solos
Nas linhas de rochas
Na diversidade das espécies
E que ainda arranja tempo
Pra espalhar idéias
Com quem espalha brasas
Pra atear fogo
Nas convenções estabelecidas
Nas escolas aborrecidas
Nas opiniões pré-concebidas
Viva Aziz Nacib Ab'Saber!

 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Canoas em Boiçucanga ©Silas Azocar

Canoas em Boiçucanga
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor