Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 07 de Agosto de 2006 - Nº 1579 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Surfistas de Ubatuba brigam pelo título do Circuito Paulista Universitário
Curso de Pedagogia terá nova estrutura curricular a partir de 2007

Caraguatatuba
Equipe de canoagem de Caraguá é campeã Brasileira
Seminário sobre Violência Contra a Mulher
Cooperativa Catatudo recebe doação
Alunos do Colégio Anglo Módulo pedem apoio ao prefeito de Caraguá
Prefeitura de Caraguá realiza dia 14 leilão de bens

Ilhabela
-

São Sebastião
Petrobras, Cetesb, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura definem ações para o caso do óleo no Itatinga
Juquehy recebe neste final de semana 1º Circuito de Surf Amador 2006
Prefeitura lança Projeto “Cidadão do Futuro”
Prefeitura aprimora conhecimentos dos servidores da Secretaria da Saúde
Prefeitura realizará dragagem emergencial na foz do Rio Una
Prefeitura anuncia inscrições de vestibulinho para Técnico em Logística


Ubatuba
Ubatuba faz audiência sobre Plano Diretor
Agenda ACIU
Sala Verde promove cursos no Corcovado
Mercado do Produtor Rural de Ubatuba passará a acontecer às quintas-feiras
II Festival Gastronômico espalha delícias pela cidade de Ubatuba
8ª Fest SABE da Tainha acontece no próximo final de semana em Ubatuba
Ubatuba recebe visitantes chilenos
Ubatuba participa de workshop internacional sobre uso da bicicleta como meio de transporte
Audiência pública vai apresentar minuta do Plano Diretor Participativo de Ubatuba
Escolinha de surfe de Ubatuba prepara alunos para competições
Reuniões temáticas auxiliam na elaboração do Plano Diretor de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Surfistas de Ubatuba brigam pelo título do Circuito Paulista Universitário
Reduto de grandes profissionais, a cidade tem raízes no esporte

Litoral Norte - Celeiro de grandes campeões, Ubatuba, localizada no Litoral Norte de São Paulo, já ganhou status de "Capital Mundial do Surf". Surfistas como Tadeu Pereira, Hizunomê Bettero, Ordilei Coutinho, Saulo Junior, entre outros elevam o nome da cidade no cenário do esporte. Enquanto muitos já fizeram história conquistando títulos nas competições, outros estão engatinhando e tentando o seu lugar ao sol.
O universitário Lucas Cordeiro é um dos atletas que está sempre em busca da evolução. Treinando desde pequeno ao lado de nomes de destaque, ele segue um ritmo de treinamento rigoroso. “Surfo com os experientes Saulo Junior, Hizunomê Bettero e Diego Santos para ter um bom desempenho nas competições”, explica. Pegar onda durante 8 horas por dia, divididas entre manhã e tarde, boa alimentação e assistir muito filme de surf também fazem parte da rotina do estudante de Educação Física da Unitau.
Apaixonado pelo surf, o universitário escolheu o curso com intenção de trabalhar com o esporte futuramente. Dedicado, ele ganhou um incentivo da Universidade conseguindo uma bolsa de estudos de 50% por ser atleta. Querendo dar retorno ao apoio que recebeu, é no 8º Circuito Paulista Universitário que Cordeiro pretende se destacar. “Agradeço a oportunidade da Unitau, isso me dá mais motivação”, comemora.
O bolsista sonha em se profissionalizar no esporte. “Quero usar o Circuito Paulista Universitário como ponte para competições profissionais”, deseja. O atleta ficou na quinta colocação na 1ª etapa do campeonato, e por pouco não se classificou para final da categoria open. Ele terá a chance de melhorar sua posição no ranking na próxima etapa, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto na Praia de Maresias, Litoral Norte de São Paulo.
Não é só o surf masculino que sustenta o nome de Ubatuba. O surf feminino da cidade também é presença garantida nos pódios de campeonatos profissionais e amadores. Atual top 5 do Super Surf, Suelen Naraisa se mantém firme na elite do surf nacional. E é em surfistas como ela que as locais menos experientes se baseiam e têm como referência no esporte dentro da cidade.
É o caso da universitária Veridiana Saldanha. Ela também é aluna bolsista da Unitau e está na briga do título do Circuito Paulista Universitário. A estudante do segundo ano de Educação Física também corre o Circuito Petrobrás Super Trials, Circuito Paulista, Circuito Brasileiro Amador e Circuito Municipal de Ubatuba.
A surfista treina cerca de 4 horas diárias e também pretende trabalhar com o surf. Veridiana conseguiu recentemente a bolsa de estudos na faculdade enviando documentos que comprovassem a sua presença nos campeonatos. A única exigência da Unitau foi a renovação desses documentos. A ubatubense elogia o apoio técnico da Prefeitura, mas acha que o esporte ainda tem muita carência de patrocínio. “As marcas deveriam investir mais nos atletas”, desabafa.
A universitária afirmou que não se espelhou em ninguém para começar a surfar, mas sempre admirou os gigantes do esporte como Kelly Slater e Taj Burrow. A atleta está na sexta colocação da categoria feminina open do universitário. Antes dela, estão outras duas ubatubenses. A surfista Amanda Simões ocupa a quarta colocação seguida por Lívia Lopes que está em quinto. As três são atletas da Unitau e estão na briga pelo título do circuito voltado para universitários do estado de São Paulo.
Próximas etapas – A segunda etapa acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na praia de Maresias, São Sebastião. A terceira será entre os dias 23 e 24 de setembro, em Itamambuca, Ubatuba, e a grande Final nos dias 11 e 12 de novembro, na Praia das Pitangueiras, Guarujá. Mais informações pelo telefone (11) 5183-8366 e no site www.ibrasurf.com.br
O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU e do IBRASURF, com o patrocínio da Skol e Star Point, co-patrocínio da Flash Power, Nivana e Taca. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully’s. Organização Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá. (Fonte: Fama Assessoria)

Curso de Pedagogia terá nova estrutura curricular a partir de 2007

Litoral Norte - Para acompanhar as tendências das profissões e as exigências do mercado de trabalho, a Universidade de Taubaté mantém seus cursos atualizados, adaptando periodicamente seus currículos disciplinares.
O curso de Pedagogia oferecido pela Universidade ganhará, a partir de 2007, uma nova estrutura curricular, com as novas diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, que habilita o pedagogo a exercer funções nas diversas áreas da profissão.
Até este ano, o curso de Pedagogia contava com cinco diferentes habilitações, como Orientação Educacional ou Educação de Deficientes Mentais, entre outras. Para o próximo ano, o curso de Pedagogia abrangerá todas as habilitações. Assim, o profissional graduado em Pedagogia poderá exercer outras funções, como Gestor Escolar ou Educacional, professor da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também poderá atuar como pesquisador, elaborando projetos pedagógicos e produzindo softwares educacionais.
“Essa mudança foi excelente para o curso, pois acabou com o paradoxo da profissão, ampliando as opções de atuação do pedagogo”, afirma o Prof. Dr. Mauro Castilho, chefe do Departamento de Pedagogia da UNITAU.  (Fonte: UNITAU)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Equipe de canoagem de Caraguá é campeã Brasileira
Caraguá que havia sido classificada como vice-campeã, no final do campeonato foi a campeã, sob protestos dos atletas, já que algumas falhas já haviam sido percebidas dois dias depois do campeonato comprovadas pelos organizadores, que deu ao título a equipe caiçara

Caraguatatuba - Atletas da Associação de Canoagem de Caraguá, a ACALINO, disputaram o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica em Angra dos Reis, Praia do Bom Fim, Colégio Naval, no último fim de semana, dias 29 e 30 de julho. A equipe de Caraguá que havia sido classificada como vice-campeã no final do campeonato, foi a campeã, sob protestos dos atletas, já que algumas falhas já haviam sido percebidas e ao final, (dois dias depois do campeonato) comprovadas pelos organizadores, desclassificando a equipe supostamente campeã: a ACOAR, que obteve na verdade 270 pontos e não 320 pontos.
"Percebemos que havia algum erro, já que a equipe de Caraguá teve muitos mais atletas subindo ao pódio", explica Duda, representando da equipe de Caraguá. A ACALINO consagrou-se então campeã deste Campeonato Brasileiro, com 272 pontos; e a terceira colocada foi Marinha do Brasil-RJ, com 182 pontos, seguida da Associação do Pará, 73 pontos e em quarto lugar a de Brasília, com 68 pontos.
A equipe, como se sempre, não economizou remadas e se destacou com seus excelentes e disciplinados atletas. Nos resultados individuais Caraguá teve destaque com Taffarel Costa, campeão da classe I Júnior, seguido por Edvan Vieira, em segundo e Everton Erick, em quarto. Outro destaque foi Rodrigo Baguinha, campeão da classe III Open, seguido por André, em segundo. Na classe I Sênior, Caraguá teve o campeão Fernando Lima, e o vice - Pedro Paulo.
Outro destaque foi o atleta Edmar Soares, do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, que foi vice-campeão na Classe I Máster, seguido por Duda, em quarto. Destaque também para o Baguinha, em segundo e Ari Antônio, em quarto, na classe I Super Máster. Na classe II Open, Rafael em segundo e João Paulo em terceiro. E na classe I duplo júnior, tivemos Luiz Fernando e Willian.
Nossas atletas também fizeram bonito, na Classe I Duplo Feminino, Ellen Fernandes e Milena Villas Boas foram campeãs; e na classe I individual feminino, Juliana Vieira, ficou em segundo e, Silvana, em terceiro.
A equipe agradece ao apoio dos patrocinadores UNIMÓDULO, Econorte, Quiosque do Nelsinho, Litoral Tintas, SOS Cão, Bevilacqua Engenharia, Nice Fashion Sports e SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, que viabilizaram de alguma maneira a participação neste importante campeonato. (Fonte: PMC)

Seminário sobre Violência Contra a Mulher
O objetivo do evento é divulgar a realidade e buscar parcerias junto à rede prestadora de serviços e à comunidade

Caraguatatuba - O Conselho Municipal da Condição Feminina e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Caraguá promove no dia 8 de agosto, no Clube Ilha Morena, das 9 às 17h, evento sobre Violência contra a Mulher, com a participação da palestrante Priscila Siqueira.
A Palestrante e militante na área, Jornalista e Articuladora da ONG a Serviço da Mulher Marginalizada, é atuante como Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina.
Esse evento faz parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas desde o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher – 25 de Novembro, em evento que contou com a participação da FUNDACC,
Fundo Social, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, associações locais, clubes de serviços.
O objetivo do evento é divulgar a realidade e buscar parcerias junto à rede prestadora de serviços e à comunidade, bem como difundir a discussão junto à rede estadual e municipal de ensino.
Estão convidadas autoridades de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, representantes do Ministério Público, órgãos de defesa dos direitos e representantes da comunidade escolar local.
O Ilha Morena fica à Avenida Guilherme de Almeida, 885 – Morro do Algodão. (Fonte: PMC)

Cooperativa Catatudo recebe doação

Caraguatatuba - A doação recebida pela cooperativa foi utilizada para pagar dívidas da instituição
A Ong Onda Verde entregou à Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis – Catatudo de Caraguatatuba um cheque no valor de R$ 1.800, 00 (mil e oitocentos reais). A verba foi conseguida por meio do 3º Ecoadventur, que aconteceu em Caraguá de 13 a 16 de julho, no Teatro Mário Covas.
Segundo Wilson Cardoso, técnico da Secretaria do Meio Ambiente de Caraguá, que apóia a cooperativa, a instituição utilizou a verba para pagar as dividas mais urgentes. A Cooperativa Catatudo participou do Ecoadventur com um estande mostrando ao público o seu trabalho em Caraguá.
A Cooperativa tem hoje 18 cooperados, que deixaram de ser simples catadores de lixo para trabalhar em sistema de cooperativa na coleta e revenda de materiais recicláveis na cidade. A associação vem recebendo apoio da Prefeitura, de Ongs ambientais como a Onda Verde e Vale Verde, e até da Nestlé que doou prensas e equipamentos de proteção no trabalho.
A prefeitura de Caraguá foi parceira do evento. A secretaria de Meio Ambiente com apoio de 102 escoteiros dos grupos Caraguatá, Gedeões e Cururuá de Ilhabela fez orientações ambientais e distribuiu folhetos educativos além de participação nas palestras.
O Ecoadventur Litoral Norte – SP 2006 discutiu os temas Ecologia, Ecoturismo, Sustentabilidades, Preservação Ambiental, Esportes e Atividades de Aventura no litoral. Com entrada gratuita, o evento atraiu cerca de 10 mil visitantes e foi dividido pelos eixos Enpro-Eco, (Encontro Pró-Ecoturismo, Preservação Ambiental e Responsabiliodade Social no Litoral Norte); Festival de Esportes Radicais e de Aventura (Fera Litoral Norte) e Ecoadventur Expo 2006.
A cooperativa está aberta a novos cooperados. Mais informações pelo telefone 3883-4310, ou à Rua 3, nº 121, Caputera, Caraguá. (Fonte: PMC)

Alunos do Colégio Anglo Módulo pedem apoio ao prefeito de Caraguá
O prefeito vai avaliar sugestão dos alunos e disse que considera importante investir na educação ambiental das crianças de hoje para formar cidadãos conscientes no futuro.

Caraguatatuba - Estudantes do Colégio Anglo Módulo reuniram-se no gabinete do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, na quinta-feira, 3, para pedir apoio ao GAMA-Grupo de Apoio ao Meio Ambiente, idealizado e coordenado pelos próprios alunos do ensino fundamental da instituição.
Os alunos Rafael Rocha, Pedro e Bárbara mostraram o trabalho de educação e conscientização ambiental desenvolvido no Colégio e aproveitaram para agradecer o apoio e às luvas cedidas pela Prefeitura para a Caminhada Ecológica realizada em junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, evento realizado pelo Colégio Anglo Módulo e comunidade, que arrecadou centenas de quilos de lixo das praias do Centro, Prainha e Martin de Sá.
Os estudantes deram sugestões para melhorar a consciência ambiental no município como a realização de campanhas e concursos com premiações simbólicas para incentivar a coleta seletiva nas escolas. O prefeito Aguilar elogiou e disse que irá pensar na idéia e disse aos estudantes que é importante investir na educação ambiental das crianças para que no futuro sejam adultos conscientes.
O grupo também pediu apoio do prefeito para ajudar uma voluntária que distribui sopão para crianças no bairro Olaria, e que está precisando de um panelão. Aguilar disse que doará sim a panela para ajudar este bonito trabalho social. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá realiza dia 14 leilão de bens
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Administração, realizará na segunda-feira, dia 14, um leilão dos bens que não estão mais sendo utilizados pelas repartições públicas. Os objetos, que vão de mesas a motocicletas, estão todos no CEMUG.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, realizará no dia 14 de agosto(Segunda-feira), um leilão dos bens que não estão mais em uso pelo serviço público.
Todo o conteúdo do leilão está à disposição, no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
De acordo com o Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, a seleção dos objetos a serem leiloados foi feita pela Seção de Serviços Auxiliares da Secretaria da Administração. Entre os itens disponíveis estão: trator, caminhonete, utilitários, caminhões, retroescavadeira, ambulâncias Paraty e Quantum, Mini-Van, motocicletas, kombi, 183 aparelhos de telefone, 4 celulares, 1 fax, 1 aparelho bloqueador, 1 aparelho identificador de chamadas, entre outros.
Os objetos do leilão estão seraparados por lote, e existe uma grande variedade, incluindo copiadoras, impressoras, megafone, fogão industrial, geladeira, aparelho de ar condicionado, estetoscópio, forceps e muitos outros objetos, além de materiais de escritório. Os interessados devem comparecer ao CEMUG e manisfestar a vontade de adquirir um dos bens que serão leiloados no dia 14. Participe. (Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Petrobras, Cetesb, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura definem ações para o caso do óleo no Itatinga

São Sebastião - Em reunião realizada na manhã de quinta-feira (03/8), na sede do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião (SP), representantes da Petrobras, Cetesb, da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura de São Sebastião definiram as próximas ações a serem realizadas para remediação e recuperação do solo do bairro Itatinga, região central da cidade. Durante a noite desta quinta-feira foi realizada nova reunião com moradores do bairro para o detalhamento dos trabalhos iniciais que envolvem a comunidade. Na oportunidade foi acertado com os moradores que as primeiras ações serão a coleta de material para análises laboratoriais, assim como a realização de exames clínicos. A Petrobras colocou o telefone 0800 128 121 à disposição da comunidade para esclarecimentos. (Fonte: PMSS)

Juquehy recebe neste final de semana 1º Circuito de Surf Amador 2006

São Sebastião - Com a previsão de ondas de um metro na praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, os surfistas sebastianenses se preparam para enfrentar as baterias da segunda etapa do 1º Circuito de Surf Amador 2006, entre os dias 5 e 6 de agosto, reunindo a nata do surf de São Sebastião.
A etapa começa às 8h do sábado, 5 de agosto, onde serão disputadas as categorias open local, open paulistano, junior, longboard, mirim, iniciante, feminino e as sub-categorias: expression session (melhor sessão de surf) e best wave (melhor onda). A premiação será realizada na tarde do domingo, 6 de agosto, e os finalistas receberão troféus e kits da marca de surf “Ciclone”.
De acordo com Gedeon Gonçalves, presidente da Associação de Surf de São Sebastião, na primeira etapa do Circuito, os atletas mostraram muita vontade e competência nas pequenas ondas que rolaram, mas o maior destaque foi o atleta local da praia de Juquehy, Daniel Borges.
“Daniel faturou a categoria júnior, mirim e ainda conseguiu executar uma excelente manobra, um ‘cut back’ que foi escolhido pelos juízes como a manobra mais radical da bateria Expression Session”.
Segundo Gonçalves, outro atleta que teve destaque na primeira etapa foi Jefson Silva, surfista que treina na praia da Baleia. “Silva arrebentou e vem crescendo muito no surf sebastianense. Ele faturou a categoria longboard na primeira etapa e levou o prêmio ainda da ‘Best Wave’ com uma nota 7,5”.
Para um dos organizadores do Circuito, Leandro Araújo, a expectativa é que aproximadamente 100 atletas participem da disputa. “Até sexta-feira já foram inscritos 70 surfistas, mas nossa expectativa é de que esse número aumente”.
A terceira e última etapa será realizada nos dias 14 e 15 de outubro, na mesma praia de Juquehy.
O Circuito de Surf Amador é patrocinado pela Ciclone e tem o apoio da Badauê, Molda Bem, MSD Meneses Surf Design e Careva Pinturas e Leandro e Alex. A organização técnica é realizada pela Associação de Surf de São Sebastião, com o apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança Projeto “Cidadão do Futuro”

São Sebastião - Com o objetivo de viabilizar alternativas de desenvolvimento profissional e pessoal aos adolescentes, os preparando para inserção no mercado de trabalho, é que a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com as ONG’s Abrigo dos Anjos, Terra & Mar, Pérola Negra e Creche Dona Laurinda lançam para a comunidade dos bairros de São Francisco e Morro do Abrigo o Projeto “Cidadão do Futuro”.
De acordo com a Setradh, o projeto que está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, 08 de Agosto, se destina a adolescentes moradores do bairro de São Francisco e Morro do Abrigo.
Para participar do projeto, os interessados devem ter idades entre 15 e 17 anos, residir nos bairros em que será desenvolvido o projeto e ser filho de famílias cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo ou tenha cadastro nos programas sociais Bolsa Família, Renda Cidadã e outros projetos.
Serviço - As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto nos bairros de São Francisco e Morro do Abrigo, das 8h às 11h, e das 13h às 16h. Para mais informações o interessado pode entrar contato com a Setradh, através do telefone (12) 3892-2844. Confira os locais:
*Plantão Social – Núcleo da Figueira
Rua Martins do Vale n°. 389, São Francisco

*Projeto Cidadão Criança
Rua José do Patrocínio n°. 88, São Francisco

*Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro
Rua Guaratinguetá, n°. 36, Morro do Abrigo
(Fonte: PMSS)

Prefeitura aprimora conhecimentos dos servidores da Secretaria da Saúde

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz, realizou no mês de julho, o primeiro momento presencial do curso de "Facilitadores de Educação Permanente em Saúde", no auditório do Terminal Almirante Barroso, na Petrobrás.
O curso de 'Facilitadores de Educação Permanente em Saúde' que conta com alguns momentos presenciais, é realizado a distância através de ambiente virtual, uma parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e tem por iniciativa a aprendizagem significativa para que o trabalho em saúde seja um lugar de atuações críticas, reflexivas, propositivas, compromissadas e tecnicamente competentes. Através destas aulas serão formados 45 facilitadores, tendo como tutores as servidoras municipais Rosalina Baldini Rodrigues (enfermeira) e Maria Aparecida Pinheiro Piedade (assistente social).
O curso nasceu da necessidade de desenvolver capacidade pedagógica descentralizada para o setor da saúde e de disseminá-la por todos os pólos de Educação Permanente em Saúde.
De acordo com a coordenadora nacional do curso, Maria Cristina Botelho de Figueiredo, a cidade de São Sebastião é a 3ª no Estado de São Paulo e a 5ª no País a aderir ao curso do Ministério da Saúde que tem a política de educação permanente como uma das estratégias para concretizar os princípios que orientam a criação do Sistema Único de Saúde: descentralização, universalidade e participação popular, e assim tornam-se pessoas mais conscientes para atuar no local de trabalho. "O curso passa noções de saúde integral e clínica ampliada, por exemplo", destacou a coordenadora.
O encerramento de um dos momentos presenciais teve a participação do secretário de Saúde de São Sebastião, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realizará dragagem emergencial na foz do Rio Una

São Sebastião - A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, em parceria com a Sociedade Amigos de Barra do Una, irá realizar na próxima segunda-feira, 07 de agosto, um processo emergencial de dragagem da foz do Rio Una. Será utilizado para a realização do trabalho uma draga cedida pelo Iate Clube de Barra do Una.
Com o término da estação chuvosa, aliada a baixa vazão do rio e ocorrência de ressacas que formaram bancos de areia, o problema se agravou atingindo níveis críticos que ocasionou o assoreamento do canal, dificultando a navegabilidade do rio, por conta da baixa maré.
A manutenção da navegabilidade da foz do Rio Una é de fundamental importância, pois é utilizada como saída para o mar de barcos pesqueiros, de lanchas e iates que ficam ancorados em diversas marinas e no Iate Clube de Barra do Una. O rio Una, além de ser o único refúgio de pescadores e turistas quando o mar ‘vira’, também é a única entrada para o continente dos moradores da comunidade isolada da Ilha do Montão do Trigo, que vendem pescado e buscam gêneros alimentícios de primeira necessidade. (Fonte: PMSS)

Prefeitura anuncia inscrições de vestibulinho para Técnico em Logística

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), anunciou nessa sexta-feira, 04 de agosto, que estão abertas inscrições para um vestibulinho para o preenchimento de 40 vagas na área de Técnico em Logística, tendo convênio com o Centro Paula Souza.
O Técnico em Logística é o profissional que executa os processos de planejamentos, operações e controles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. No mercado de trabalho pode atuar nas áreas da indústria, do comércio e empresas de consultoria.
O edital do vestibulinho está disponível para consulta no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), Seduc, Paço Municipal e o site oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br).
As inscrições serão realizadas nos dias 10, 11 e 14 de agosto, das 8h às 11h, e das 14h às 17h, no CIP, localizado na Rua Antônio Pereira da Silva, n° 56, no bairro da Topolândia. É exigido como documentação a carteira de identidade (RG) e histórico escolar de conclusão de ensino médio. Mais informações podem ser obtidas no CIP através do (12) 3892-5535.
Docentes também serão contratados - A Fundação de Apoio a Tecnologia (FAT), em convênio com o Centro Paula Souza e a Prefeitura de São Sebastião, divulgou um edital para um processo de seleção, mediante análise de currículos, para a contratação de docentes que atuem e ministrem aulas no curso técnico de Logística. Também está disponível um modelo de currículo no site oficial da Prefeitura, através da www.saosebastiao.sp.gov.br.
São exigidos o diploma (certificado), histórico escolar e carteira de identidade. Os documentos devem ser entregues entre os dias 10, 11 e 14 de agosto, em horário comercial, na sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Sebastião Silvestre Neves, 214, no bairro do Porto Grande, em São Sebastião. A data prevista para os resultados é dia 18 de agosto. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ubatuba faz audiência sobre Plano Diretor
Moradores da cidade poderão dar sugestões em encontro marcado para o salão da Igreja São Francisco, na região central

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba promove na próxima quarta-feira uma audiência pública para apresentação da minuta da lei do Plano Diretor do município.
O evento será realizado às 19h, no Salão da Igreja São Francisco, no centro da cidade.
A elaboração ou revisão do Plano Diretor é estabelecido pelo Estatuto das Cidades para todos os municípios brasileiros acima de 20 mil habitantes. O documento estabelece prioridades e o ordenamento do crescimento e desenvolvimento das cidades em diversos setores para os próximos 10 anos.
O grupo de elaboração do Plano Diretor, formado pelos arquitetos Renato Nunes e Gilmar Rocha e pelo geógrafo Luís Carlos Gottsfritz, vai exibir o conteúdo do projeto que deve ser apreciado e aprovado pela Câmara de Ubatuba até outubro.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o cidadão que comparecer na audiência terá a possibilidade de obter uma cópia da minuta levando um disquete ou CD para gravação.
Há também a opção de acessar o documento através do endereço eletrônico www. ubatuba.sp.gov.br/planodiretor.
REUNIÕES -A partir do dia 14 de agosto, serão promovidas reuniões preparatórias para receber sugestões da população depois da apresentação da proposta.
Foram programadas audiências nos dias 14 para atender a região sul, dia 16 (região norte) e 18 de agosto --região central e oeste.
Segundo a prefeitura, nas reuniões o cidadão poderá verificar junto ao grupo de elaboração se as reivindicações de seu bairro foram inseridas no Plano Diretor e entender melhor o funcionamento da lei. As três reuniões terão o mesmo formato e conteúdo.
Durante a audiência pública também serão nomeados os delegados do Plano Diretor de Ubatuba.
Para poder ser nomeado delegado, é preciso preencher alguns requisitos como participação nas reuniões comunitárias e participar de qualquer Conselho Municipal. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda ACIU


Ubatuba
21 à 25/08 - 18H00 ÀS 22H00-
CURSO GERENCIANDO O FLUXO DE CAIXA COM EFICIENCIA. (R$ 55,00)
Organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa são os temas que serão abordados no curso.

28 à 31/08 - 18H00 ÀS 22H00 OU 8H00 ÀS 12H00- OFICINA DE BIJUTERIAS
(R$ 10,00)

11 à 15/09 - 18H00 ÀS 22H00-CURSO QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
(R$ 55,00)
-ANALISAR SITUAÇÕES CRITICAS DE ATENDIMENTO;
-ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;
-DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;
-AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;

20/09 -19H00- PALESTRA- AUTONOMOS E CONTRATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (GRATUITA).
Os interessados entrar em contato com a ACIU através do tel: 3832 1449.
(Fonte: ACIU)

Sala Verde promove cursos no Corcovado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, vai realizar, na semana de 7 a 11 de agosto, trabalhos de Educação Ambiental, direcionados à comunidade do bairro do Corcovado. O curso acontecerá na escola do bairro e vai abordar, principalmente, as responsabilidades de todos os cidadãos com o ambiente natural e o construído. Estão previstos dois módulos: o primeiro será na segunda-feira, 7, às 19 horas. Na terça e quarta-feira, os alunos serão envolvidos nas “Aulas Verdes”; quinta-feira haverá o módulo complementar do curso e na sexta-feira os professores participarão de atividade especial. As inscrições são gratuitas serão feitas no próprio local, a partir das 18h30. Toda a comunidade local está convidada a participar. (Fonte: PMU)

Mercado do Produtor Rural de Ubatuba passará a acontecer às quintas-feiras

Ubatuba - Devido ao seu grande sucesso, o Mercado do Produtor Rural, previsto para terminar na última quarta-feira, 2, continuará acontecendo por mais três meses. A novidade é que o dia do evento deixará de ser na quarta-feira. A partir desta semana, o Mercado passará a acontecer às quintas-feiras, na Praça Bip, a partir das 8h. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), organizadora do evento, realizou uma pesquisa com os consumidores e concluiu que eles preferem esse dia, por estar mais próximo do fim-de-semana.
Outra novidade interessante será a venda também no varejo, para consumidores que desejam comprar produtos em pequena quantidade. Além disso, a variedade de produtos oferecidos aumentou consideravelmente. Quando começou, há quatro semanas, os produtores tinham 16 itens a oferecer. Agora o número de itens ultrapassa 50.
O evento é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal em Ubatuba.
Segundo a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zuccherato, os agricultores estão felizes com os resultados do Mercado. “Eles estão percebendo as vantagens de se trabalhar em união. Talvez esse trabalho resulte em uma cooperativa que irá trazer bons frutos para os agricultores ubatubenses.”
O objetivo desse mercado é aproximar o produtor do consumidor, tornando o preço mais justo para ambas as partes. A proposta principal da Smapa, para justificar a consolidação desse projeto é o conceito do “mercado solidário”. O Mercado seria uma forma de trazer o produtor para a cidade e estimular o seu envolvimento com as atividades comerciais. “Nós estamos viabilizando uma forma para que o comerciante de Ubatuba possa criar elos com os produtores. Assim, eles poderão escoar a produção e investir em novas possibilidades, como os alimentos orgânicos e aumentar a variedade de hortaliças”, afirma o engenheiro agrônomo da Smapa Christian Bacci. (Fonte: PMU)

II Festival Gastronômico espalha delícias pela cidade de Ubatuba

Ubatuba - Começou neste sábado, dia 5, o II Festival Gastronômico de Ubatuba, que promete espalhar delícias pelos restaurantes mais conceituados da cidade, com preços acessíveis e ingredientes bem caiçaras. Os restaurantes oferecerão receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos. Peixe, camarão, marisco, gengibre, mandioca, banana e palmito prometem trazer uma maravilhosa experiência de sabores ao público.
Durante todo o mês, acontecerão apresentações musicais e exposições nos restaurantes que participam do evento, além de degustações, exposições de arte e artesanato e outras atividades de entretenimento.O evento trará também, de forma gratuita, oficinas de culinária, preparadas pelos chefs dos restaurantes ubatubenses e palestras sobre a gastronomia e os temperos caiçaras, contando com a presença do famoso restaurateur paulistano, Walter Mancini e de técnicos do Senac.
Segundo Zeca Ribeiro, um dos coordenadores do Festival, o objetivo do evento é trazer para Ubatuba um público fiel, com alto poder de compra e formador de opinião. “Com essa ação, nós pretendemos criar melhorias e benefícios aos estabelecimentos associados, promovendo a qualificação de mão-de-obra, fidelizando clientes, promovendo os restaurantes e marcas participantes e estreitando o relacionamento com os fornecedores”.
No cardápio das oficinas, que acontecerão no Campus da Unitau, os chefs ensinarão delícias como o Linguado ao molho de mel e gengibre e Caldeirada Caiçara. Além disso, os chefs amadores ubatubenses poderão participar de um concurso, para apresentar suas invenções. O evento está sendo organizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba, com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura e a Universidade de Taubaté.

Programe-se e prestigie o Festival Gastronômico de Ubatuba!

Dia 10/08 - Quinta-Feira
9h30 - Oficina Restaurante Malibu - Unitau
prato: Linguado ao molho de mel e gengibre
14h - Oficina O Rei do Peixe - Unitau
prato: Caldeirada Caiçara.

Dia 11/08 - Sexta-Feira
9h30 - Oficina Pizzaria São Paulo - Unitau
prato - Carré de cordeiro com sformatinno de polenta
14h - Oficina Restaurante Bardolino - Unitau
prato: Atum grelhado com salada Bardolino
16h - Palestra Gastronomia - Unitau
Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
Campos do Jordão
16h - Show Sexteto Caiçara - Praça Nóbrega

Dia 12/08 - Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
Com a Escola de Yoga Expansão
20h - Banda Sexteto Caiçara - Restaurantes
20h30 - Música na Praça - Banda Artigo 5º
Praça Exaltação da Santa Cruz
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 13/08 - Domingo Especial Dia dos Pais
Promoção nos Restaurantes Participantes:
Brinde aos Pais.
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 16/08 - Quarta - Feira
9h30 - Concurso Cheff Amador - Unitau
1ª Classificatória
16 h - Palestra Vinhos Miolo
Ubatuba Palace Hotel

Dia 17/08 - Quinta - Feira
9h30 - Oficina Restaurante Senzala - Unitau
prato - Camarão Caiçara
14h - Oficina Churrascaria Gauchão - Unitau
prato - Picanha de cordeiro ao molho de hortelã

Dia 18/08 - Sexta - Feira
9h30 - Oficina Restaurante A Taberna - Unitau
prato - Bacalhau Gomes de Sá
14 h - Oficina Restaurante Perequim - Unitau
prato - Camarão a Maria Cecília
16 h - Palestra - Restaurantes de Sucesso
Famíglia Mancine - Valter Mancine - Unitau
20h30 - Show Banda Artigo Quinto
Restaurantes

Dia 19/08 - Sábado
9 hs - Oficina Grande Hotel Senac - Unitau
Mostras de Fotografia e artesanato – Restaurantes

Dia 20/08 - Domingo
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
Com a Escola de Yoga Expansão
20 h - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato – Restaurantes

Dia 23/08 - Quarta - Feira
9h30 - Concurso Chef Amador - Unitau
2ª Classificatória

Dia 24/08 - Quinta - Feira
9h30 - Oficina Pizzaria Bucaneiros - Unitau
prato - Sororoca na mandioca e camarão
14h - Oficina Restaurante Spaghetto - Unitau
prato - Impepata di Cozze
16h- Palestra Gastronomia - Unitau
Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
Campos do Jordão

Dia 25/08 Sexta - Feira
9h30 - Oficina Rei do Camarão - Unitau
prato: Camarão ao Rei
11h - Música na Praça
Sinfônica Lira Padre Anchieta
Praça Nóbrega
14h - Oficina Peixe com Banana - Unitau
prato - Comida Caiçara
16h - Palestra Gastronômica - Unitau
Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
20h - Show Sexteto Caiçara - Restaurantes
Ensaio Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto
Fundart

Dia 26/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
Escola de Yoga Expansão
20h - Música na Rua
Sinfônica Lira Padre Anchieta
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto
Fundart
Mostras de Fotografia e artesanato
Restaurantes.

Dia 27/08 Domingo
20h - Encerramento
Sinfônica Lira Padre Anchieta
Casarão do Porto - Fundart
(Fonte: PMU)

8ª Fest SABE da Tainha acontece no próximo final de semana em Ubatuba

Ubatuba - A Sociedade Amigos do Bairro da Estufa (SABE) promove nos dias 11, 12 e 13 deste mês a 8ª Fest SABE da Tainha, em comemoração aos 25 anos da entidade. Para os três dias de festa a Sociedade está prometendo muita animação com shows musicais, concursos e a tradicional tainha assada na brasa. Diversas barracas estarão comercializando doces, salgados, bebidas e a tainha assada acompanhada de arroz, maionese e farofa que será vendida a R$ 18,00.
Na sexta-feira, 11, a atração da festa será a dupla sertaneja Roberto e Amauri, de São Paulo. No sábado, estão programadas as apresentações musicais das crianças do bairro, eleição da Miss Fest SABE e logo após o show da Banda D’Jagha. No domingo, 13, quem se apresenta é o grupo musical Surf Reggae e em seguida Ibraim e Daniel. As atrações musicais acontecem sempre a partir das 21 horas. A 8ª Fest SABE acontecerá na praça Maracanã, na Estufa II, sempre a partir das 19 horas e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe visitantes chilenos
Comitiva da cidade chilena de Colina conhece os encantos da cidade

Ubatuba - A cidade de Ubatuba recebeu nesta semana a visita de uma delegação da cidade chilena de Colina. Na quinta-feira, 3, a delegação participou de um almoço com o prefeito Eduardo Cesar, a assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, a assessora de Expediente, Denise Silveira, o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo e o assessor de Governo, Mauro Freitas. Na comitiva, composta por cerca de trinta pessoas, estava também a responsável pelo programa de mulheres daquele município, Mónica Guajardo.
Após uma troca de lembranças, Mónica convidou os ubatubenses a conhecer Colina. “A fama que Ubatuba tem no Chile é muito boa, por isso viemos conferir e não nos decepcionamos. Agora esperamos vocês em Colina”, disse Mónica. O prefeito Eduardo Cesar declarou que pretende conhecer o Chile assim que possível. “Ubatuba está sempre de braços abertos em qualquer época do ano e o povo do Chile é sempre muito bem-vindo. Esperamos poder retribuir essa visita e conhecer o progresso que a municipalidade de Colina vem conquistando”, disse. “Esse trabalho de estreitamento de relações é muito importante. Já recebemos visitantes de diversos países e cidades do Brasil, que sempre levam boas recordações de Ubatuba”, declarou Silvana, assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel.
Cidade em crescimento - Atualmente a cidade de Colina, que fica a 14 quilômetros de Santiago, vem desfrutando de uma fase de crescimento devido à chegada de empresas e indústrias, que trazem muitos benefícios para a população, que também cresce gradativamente, contando hoje com cerca de 53 mil habitantes. Aproximadamente 73 % da população vivem na área urbana da cidade. Assim como Ubatuba, o nome da cidade de Colina apresenta duas versões: uma conta que é uma palavra originária da língua peruana, que significa “perdiz” e a outra diz que o nome deriva de um cacique cujo nome “Colinura”, que na língua quéchua, significa “Chefe de Coragem”. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa de workshop internacional sobre uso da bicicleta como meio de transporte
O evento visou o incentivo ao uso da bicicleta para ambientes mais saudáveis, mais humanos e menos motorizados

Ubatuba - Ubatuba participou, através da Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura, de um evento internacional que discutiu o uso da bicicleta como meio de transporte, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, em Guarulhos. O “Workshop Internacional Sobre Planejamento e Implementação de Sistemas Cicloviários” foi promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Banco Mundial, e teve como objetivo incentivar a transformação das cidades em ambientes mais humanos e saudáveis e menos motorizados.
O seminário foi voltado para gestores públicos e técnicos de transporte e meio ambiente e contou com consultores internacionais que relataram experiências vitoriosas do uso da bicicleta como meio de transporte na Holanda, na Alemanha e em Bogotá.
Representando Ubatuba, o coordenador de Trânsito, Ronaldo Lopes, participou do evento e apresentou aos presentes um vídeo sobre Ubatuba, que mostrava as características da cidade, os desafios encontrados para desenvolvimento do projeto cicloviário, como foi a escolha do local para implantação da primeira fase do projeto (ciclofaixas das Ruas Thomaz Galhardo e Conceição) e a aceitação da comunidade em geral frente às ciclofaixas. De acordo com Ronaldo, a apresentação impressionou muito positivamente os presentes no workshop. “Apreciaram muito o trabalho que estamos desenvolvendo aqui. Despertamos, inclusive o interesse de pessoas vindas de outros países e que querem conhecer o projeto desenvolvido em Ubatuba”, conta o coordenador de trânsito. Para ele, um dos aspectos que mais marcou o evento foi a preocupação que existe em outros países em se privilegiar o pedestre e o ciclista, ao invés dos veículos motorizados.
Homenagem - Durante o workshop foi prestada uma homenagem ao arquiteto Sérgio Bianco, autor do projeto cicloviário de Ubatuba, falecido no último mês. “Foi um momento marcante e que causou muita emoção. Ele era muito querido em Ubatuba pelo bonito trabalho que estava desenvolvendo conosco no projeto cicloviário”, disse Ronaldo Lopes, lembrando do amigo Sérgio Bianco. (Fonte: PMU)

Audiência pública vai apresentar minuta do Plano Diretor Participativo de Ubatuba
O Plano Diretor é um instrumento que constrói, com participação popular, soluções para os problemas que afligem os moradores das cidades com mais de 20 mil habitantes

Ubatuba - Toda a população está convidada para participar da audiência pública que vai apresentar a minuta da lei do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba, a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 9 de agosto, às 19h, no Salão da Igreja São Francisco. O Grupo de Elaboração do Plano Diretor, formado pelos arquitetos Renato Nunes e Gilmar Rocha e pelo geógrafo Luis Carlos Gottsfritz, vai exibir o conteúdo do projeto que deve ser apreciado e aprovado pela Câmara Municipal até outubro, para então ser transformado na lei que norteará o futuro da cidade.
O cidadão que comparecer na audiência terá a possibilidade de obter uma cópia da minuta levando um disquete ou CD para gravação. Há também a opção de acessar o documento através do endereço eletrônico www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor.
Reuniões preparatórias - Após a leitura da minuta, quem não concordar com algum aspecto do documento ou quiser discutir qualquer assunto relacionado ao mesmo, deve comparecer à uma das reuniões preparatórias previstas para os dias 14 (região sul), 16 (região norte) e 18 de agosto (região central e oeste). Nestas reuniões o cidadão poderá verificar junto ao Grupo de Elaboração se as reivindicações de seu bairro foram inseridas no Plano Diretor e entender melhor o funcionamento da lei. As três reuniões terão o mesmo formato e conteúdo, portanto as pessoas podem escolher de qual reunião participar.
Se houver interesse em colaborar com a construção do Plano Diretor após a leitura e entendimento da minuta, recomenda-se entregar na reunião duas vias da reivindicação por escrito, citando o artigo e o parágrafo aos quais se refere a questão, com nome completo, telefone para contato e número do documento de identidade.
Delegados - Na ocasião da audiência pública também serão nomeados os delegados do PDP de Ubatuba. Para poder ser nomeado delegado, o cidadão deve comparecer à audiência e preencher um destes requisitos: ter participado das reuniões comunitárias de bairros para a elaboração do Plano Diretor e ter se cadastrado como representante (os nomes dos cadastrados como representantes estão disponíveis no site do Plano Diretor: www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor/delegados); fazer parte de qualquer Conselho Municipal; ser delegado de uma das Conferências Municipais realizadas até o dia 31 de julho de 2006 ou ser integrante de entidade sem fins lucrativos. Para se efetivar como delegado, recomenda-se também que o cidadão participe de uma das três reuniões preparatórias para que na Conferência para votação da minuta, prevista para o dia 24 de agosto, ele tenha direito a voto.
Quem pretende representar sua entidade deve apresentar a indicação e a documentação que comprove seu registro até o dia 9 de agosto na sede do Plano Diretor, à Rua Carlos Drummond de Andrade, 177, no Itaguá ou na própria audiência pública.
A Assessoria de Expediente de Gabinete da Prefeitura está comunicando os presidentes dos Conselhos Municipais para que convidem seus conselheiros para comparecer na audiência do dia 9 para que possam se habilitar como delegados. (Leia mais sobre delegados no decreto 4585 de 12/07/06 publicado na edição de 15/07/06 do Jornal A Cidade).
Veja abaixo a lista dos cadastrados como representantes de bairros e delegados de Conferências Municipais. Lembrando que também podem se candidatar a delegados as pessoas que estiverem dentro dos demais requisitos acima citados.
REGIÃO NORTE :ITAMAMBUCA: Geraldo Bastos; Mercedes Ap. da Silva Santos; Ricardo dos Santos; Renato Vella; Norberto Alves; Jorge Barbosa; Neusa Maria Luzzia Costa; Elza Gomes de Souza; Benedicta Rabaldi; Catarina dos Santos Siqueira
REGIÃO NORTE :CASANGA E SERTÃO ITAMAMBUCA: Mario Luiz Leite; Marilei Lúcia Kist; Nilson Francisco de O. Filho; Vera Lucia Alves Coutinho; Dimas Pinto da Silva
REGIÃO NORTE :FÉLIX: José Julio Barbosa; Adelaide Corbett Ammmini
REGIÃO NORTE :PROMIRIM: Luciano A. Oliveira
REGIÃO NORTE :PURUBA: Mario Antônio de Souza; Marcio Guizzo; João Antônio de Olivieira; Ezupério Pereira de Jesus; Sílvia Márcia Quintanilha Pereira
REGIÃO NORTE : SERTÃO DO PURUBA: Roberto Rodrigues dos Santos; Vera Lúcia Apª Stadie; Alessandra de Souza Guimarães Lobato; Maria Madalena de Oliveira Alves;
REGIÃO NORTE :UBATUMIRIM: Zita Pedra dos Santos; Eduardo Ferreira da Silva; Gustavo de Jesus Lopes Rodrigues; Wagner Pereira de Carvalho; Lea dos Santos Oliveira
REGIÃO NORTE : ALMADA: Aguinaldo de Souza Martins; Jaime Florindo de Souza ( Russo )
REGIÃO NORTE :CAMBUCÁ: Vera Lucia Faustino; Sueli Maria de Jesus Braga; Deise Maciel
REGIÃO NORTE : PICINGUABA: Antônio José Vasconcelos Miranda; Fabia L. Castro; Wilson de Campos Filho; Valdineia de Oliveira Gonçalves; Euler Costa Feijó; Manoel da Cruz Santos; Benedito Correa da Silva; José Vieira (José Pedro)
REGIÃO NORTE :CAMBURI: Moises Fermino Soares; Ivani Maria de Assis
REGIÃO SUL : TABATINGA: Marcelo César de Oliveira; Paulo Cesar de Oliveira;
Maria do Carmo da Cruz Santos Comende; Josimar dos Santos Comende; Keli de Araújo Muniz; Guilherme Coelho Nunes; Maria do Carmo da Cruz Santos Comende
REGIÃO SUL : ARARIBÁ: Xerces Lopes Lima; Rubens Adriano Soares Lima; João Bezerra Filho; Xerses Lopes Lima
REGIÃO SUL : SERTÃO DA QUINA: Isabel Derghan Araújo; Luis Henrique de Oliveira Santos; Josimar dos Santos Comende; Luciana Machado Rezende;Aparecida Crescêncio Ayres; Margareta Cameron Vasconcelos; Mara Elizete Virgínia
REGIÃO SUL : SERTÃO DO INGÁ: Adriana de Grammont; Luzia Inês Pavani
REGIÃO SUL : MARANDUBA: Maurício de Souza; Rosa Karnoski dos Santos; José Cândido de Souza; Maria Aparecida de Oliveira Barbosa; Marília de Oliveira Barbosa; Carlos José da Silva; Roseli da Cruz Sleptov; José Humberto Silvério; Cláudia Apª Oliveira Barbosa; Rita Marsella
REGIÃO SUL : LAGOINHA: Isaias Nunes dos Santos; Carlos José da Silva; Marlene Firmino Paulino dos Santos
REGIÃO SUL : CAÇANDOCA: Maria Gabriel do Prado; Maria Gabriel do Prado; Maria Antunes de Sá
REGIÃO SUL : CORCOVADO: Damião José da Silva; Neusa Damião dos Santos;Elaine Clemira Tereza campos
REGIÃO SUL : PRAIA DURA: Maria Alice Kalil
REGIÃO SUL : FORTALEZA: Aelder Jorge Gomes Marques; João Migliozzi Neto
REGIÃO SUL : RIO ESCURO: Maria Eva do Santos; Valdinéia Pereira da Cruz;
Marcelo Carneiro de Souza; Lucilene Gomes Araújo; Florisbela Gomes Pereira
REGIÃO SUL : FOLHA SECA: Érika Benrert Pereira
REGIÃO SUL : DOMINGAS DIAS: Messias José Rodrigues
REGIÃO SUL : LÁZARO: Nelson Eduardo Barros Carmargo; Maria Luiza Leme; Iran Virginio dos Santos; Francisca Plaza Beletate; Erasmo Feitosa de Oliveira Júnior; Roseli Bento Rangel de Moraes
REGIÃO SUL : SACO DA RIBEIRA: Julio César dos Santos; Roberto Peres; Maria Antonia
REGIÃO SUL : PEREQUÊ-MIRIM: Marcos Roberto dos Santos; Marcelo Gonçalves Ferreira; Marcos de Oliveira Faria; Edimilson José Mendes; Maria Olívia Prioste Dias; Mara Cristina Nadolny Candido; Lúcia Nanami Takeda Sakuma; Wagner José Meirelles
REGIÃO SUL : ENSEADA:Maria das Graças de Souza Martins
REGIÃO SUL : TONINHAS: Wilma
REGIÃO CENTRO OESTE: IPIRANGUINHA: Marcos Antonio F. Santos; Marcilio Lope; Juracy de Oliveira ( Jassa ); Ana Paula Cavagliere; Laércio Fogal Júnior;
Luciano Gomes lIma; Telma Cristina Ferreira; Almir Santos Penha;
Marcos Antônio Flausino Santos; José Cabloco da Silva Filho; Roberto Moises de Oliveira; Nanci Aparecida Cassador; Sandra Cristina da Motta Câmara; Maria de Loretto Campos Oliveira; Maria Gertrudes dos Santos; Maria Felipa Francisca dos Santos
REGIÃO CENTRO OESTE: HORTO: Maria Jussara da Silva
REGIÃO CENTRO OESTE: PÉ DA SERRA: José Ferreira de Almeida Sobrinho; Maria Alves Lopes
REGIÃO CENTRO OESTE: MORRO DAS MOÇAS: Jorge de Paulo Oliveira; Roberto Silva Silabi
REGIÃO CENTRO OESTE: CACHOEIRA DOS MACACOS: Geni Xavier da Silva
REGIÃO CENTRAL: PRAIA GRANDE: Fabio Biazini; Carlos Alberto do Lago; Leandro Pimentel Alvarenga; Mariana Matos; Maria Neusa dos Santos; Fernando de Lima Oliveira
REGIÃO CENTRAL: ITAGUÁ: Églez Diva Oliveira Prado; Fabian Alberto Perez; Alderez Carvalho de Godoy; Marli Nanolio de P. Martins
REGIÃO CENTRAL: PARQUE VIVAMAR: Roberto da Cunha Thomaz
REGIÃO CENTRAL: TENÓRIO: Rui Ferreira; Luiz Fernando Ventura da Silva
REGIÃO CENTRAL: VERMELHA DO CENTRO: Henrique Luis de Almeida; José Roberto Segatini; Gláucio Roberto Mazzuia
REGIÃO CENTRAL: NÚCLEO GUARANI: Sandra Regina; Jorge Rodrigues Barbosa; Jéssica Bispo R. Barbosa
REGIÃO CENTRAL: NÚCLEO BOTAFOGO: Jerry Eduardo Moraes
REGIÃO CENTRAL: UMUARAMA: Vanildo Aparecido da Silva Santos
REGIÃO CENTRAL: ESTUFA I: Maria Aparecida Soares; Davi Lemos; Patrícia Maciel de Souza Pereira; Zenaide de Oliveira Brito; Maria Aparecida da Cunha; Fábio Granata; Adriana Gonçalves; Thirso da Silva dos Santos; Jelson Bispo dos Santos; Gelson Amaro Juvino; Jerry Eduardo Moraes; Cíntia Saltini Pesche; Osmar Francisco de Souza; Ailton César Monteiro; Priscila da Silva Antunes Ciana
REGIÃO CENTRAL: ESTUFA II: Elizete Alexandre dos Santos; Ana Cristina Sales; Sandra da Silva; Ana Cristina Salles; Elizete Alexandre Santos; Marlene Alves Branca; Pedro Paulo da Silva; Benedito Fernandes Rosa; Maria Esmeralda Paiva dos Santos; Ana Lúcia Gabriel
REGIÃO CENTRAL: SESMARIAS: Lílian Vieira de Souza; Amado Conceição dos Santos; José Ramos da Costa; José Ramos da Costa; Rita de Cássia Almeida Santos;
Ademir Braga de Oliveira
REGIÃO CENTRAL: SERTÃO DO SÉRGIO: Sergio Veloso; Antonio Carlos dos Santos
REGIÃO CENTRAL: RESSACA: Regina Rodrigues Montemor
REGIÃO CENTRAL: MARAFUNDA: Clelio Teodorico Coutinho; Odilon dos Santos Bento; Miralva Francisca Lima Souza; Murici Fávero Defalco; Virgínia Alves Ferreira;
Maria Justina Bilitardo Figueiredo; Roberto Moises de Oliveira
REGIÃO CENTRAL: BELA VISTA: Rogério Rodrigues de Sousa; Hilda Lucinda da Silva; Edivânia Pereira Andrade; Enilda Gomes Xavier
REGIÃO CENTRAL: JARDIM SAMAMBAIA: Ana Maria Pereira
REGIÃO CENTRAL: MONTE VALÉRIO: Edson Meireles; Moacir Dias Pego
REGIÃO CENTRAL: TAQUARAL: Sandra C. Alves; Luis Fabio Isnard Santos
REGIÃO CENTRAL: PEDREIRA: Hilson Mathey; Arlindo de Moraes
REGIÃO CENTRAL: SUMIDOURO: Fernando Gouvea da Silva; Jaqueline Simond
REGIÃO CENTRAL: PEREQUÊ-AÇU: Wilma Bottarini Modena; Ondina de Lima S. Cruz; Joanilson dos Santos; Joana Darc Narnevalle; Maria Bernadete Rodrigues de ouza
Sérgio Murilo Correa Rosa; Sônia Maria Bonfim; Maria Emília Coin de Almeida; Israel Silva Bispo; Kátia Cristina Vernek; Sueli Edna Pedroso
REGIÃO CENTRAL: CENTRO: Sandra de Abreu; Anísio Silva da Conceição; Isabela Viana Vassão; Luiz Augusto Lima; Ezequias Bento da Silva; Benedita Soares Fonseca;
Humberto Uby P. Pinto; Denise Janine; Márcia de Carvalho Pinto; Alexandre Sofiati; Denise Rinerarth; Mirza Zanon Correa da Silva; Jair Antônio de Souza; Dilei de Brito Nascimento; Érico Marcos de Vasconcellos; Júlia Ballio; Júnior (Regional); Eliana Viep;
Arnaldo; Sueli Aparecida Nogueira
REGIÃO CENTRAL: SUMARÉ: Humberto Pinheiro Pinto

(Fonte: PMU)

Escolinha de surfe de Ubatuba prepara alunos para competições

Ubatuba - A Escolinha Municipal de Surfe da Prefeitura de Ubatuba vem desenvolvendo um trabalho especial com um grupo de aproximadamente 50 alunos, de 8 a 22 anos, voltado para competição. Além de encarar as ondas em diversas praias, os alunos tem aulas de natação e apnéia, na piscina municipal. Muitos deles disputam neste final de semana o Circuito Nicoboco de Escolas de Surf 2006, na praia dos Pescadores em Itanhaém.
O objetivo, segundo Alberto Jacob, técnico da Escolinha, é que eles se adaptem às mais diferentes condições nas competições futuras. “Ubatuba tem todo tipo de praia que eles encontrarão nos campeonatos que venham a disputar, por isso cada dia vamos até a praia que ofereça melhores condições para o surfe. Teve mês em que fomos a sete praias diferentes. Quanto às aulas de natação e apnéia, alguns garotos precisam ter noções de como agir em caso de grandes ondas e mar mexido, por isso passamos esse treinamento específico”, diz Jacob.
Durante os treinos, os alunos participam de baterias simuladas, onde acontece a gravação das imagens para correção de estilo, táticas de competição, aulas de regras e critérios de julgamento, com os professores Jacob e Fábio Lima. Entre os alunos estão nomes já conhecidos como os irmãos Filipe e Matheus Toledo, Clayton Felix, Gustavo Araújo, Suelen Naraisa, Wigolly Dantas e alguns que ainda vão despontar em breve. “A Suelen é um grande exemplo, pois apesar de ser uma das atletas que disputam o Supersurf, participa assiduamente das aulas e procura, assim como os outros, absorver o máximo todos os dias”, conta Jacob.
Outra atividade dos alunos é acompanhar os torneios que acontecem na cidade, como o Supersurf, que aconteceu recentemente. “Os alunos foram até a praia de Itamambuca todos os dias e acompanharam de perto o desenrolar da competição. Além de trocar informações com os maiores nomes do surfe brasileiro eles puderam acompanhar desde o princípio, toda a montagem do evento”, diz Jacob. “Um sonho que eu tenho, e que não está muito distante, é uma final de supersurf com dois alunos da escolinha”, finaliza Jacob.
A Escolinha já venceu o campeonato paulista de escolinhas por 3 vezes (2001, 2002 e 2005) e muitos alunos figuram em posição de destaque no ranking paulista das categorias de base em 2006.
Além da equipe de treinamento, a Escolinha Municipal de Surfe da Prefeitura de Ubatuba mantém suas aulas às segundas e quartas na Maranduba e Perequê-Açu e terças e quintas na Praia Grande. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-4061.
 (Fonte: PMU)

Reuniões temáticas auxiliam na elaboração do Plano Diretor de Ubatuba

Ubatuba - O Núcleo Gestor e o Grupo de Elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba têm se reunido freqüentemente com representantes dos diversos setores da sociedade para que sejam inseridos todos os assuntos importantes para o município na minuta do Plano Diretor. Após o encerramento das 13 reuniões territoriais, que trataram das necessidades de Ubatuba, dividida por bairros, iniciaram-se as reuniões temáticas, que tratam das diretrizes do Plano Diretor divididas por temas, tais como turismo, meio ambiente, cultura, saúde, educação, etc.
Estiveram na sede do Plano Diretor, auxiliando na elaboração da minuta da lei o Superintendente da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Dr. Érico Vasconcelos; o responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, tratando de assuntos relacionados à habitação; o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Christian Bacci; o secretário de Segurança Pública, Andrade Henrique; o chefe da Defesa Civil, Pedro Marciano; o coordenador de trânsito, Ronaldo Lopes; o comandante da Guarda Municipal, Carvalho e a secretária de Educação, Patrícia Pereira. Representantes da Região Sul também estiveram na sede na última semana, apresentando o documento que prepararam sobre seus bairros para ser inserido na minuta do Plano Diretor. (Fonte: PMU)

 



 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs.

 

"Superman - O Retorno"
Ás 21:30 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Às 15:20 hs - 18:20 hs -21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Mata Atlântica

Esta mata tem segredos
Que a ciência não explica,
Esta mata tem medos
Que a coragem não vence,
Esta mata tem luzes
Que espalham escuros
Nas mentes das pessoas,
Esta mata tem vozes
De seres inexistentes.


Do progresso

Todo o dinheiro não compra
Toda a técnica não monta
Toda a ciência não acrescenta
Uma nota de melodia
À música do sabiá laranjeira
Um quinhão de conforto
À casa do joão de barro
Um pouco de beleza
À roupagem da saíra de sete lenços
Um tanto de graça
À elegância da garça.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“AGRADECIMENTOS DEVIDOS”
Eleições para os conselhos de “ADMINISTRAÇÃO” E “FISCAL” do Instituto de Previdência do Município de Ubatuba –IPMU-.
Dia (04-08-06), foram realizadas eleições para a escolha de cinco membros do “Conselho de Administração”, pelos filiados ao IPMU, e dos cinco membros do “Conselho Fiscal”.

A eleição, perfeita e cuidadosamente, programada pela Diretoria do Instituto e Comissão Organizadora, transcorreu em clima de respeito, civismo e liberdade. Exemplo de educação cidadã ministrado, por todos os participantes. Tanto pela equipe responsável pela organização, quanto pelos candidatos e eleitores. Demonstração clara da consciência de todos sobre a importância de participar e da necessidade de cuidar do patrimônio do IPMU para que, em nossa cidade, não ocorram os abusos, desvios e latrocínios que tem ocorrido em outros municípios brasileiros e com outros institutos e fundos de pensão.

A seriedade, fraternidade, maturidade e serenidade que pairaram sobre as eleições merece agradecimentos e reconhecimento de todos os filiados e, de modo especial, daqueles que submetemos nossos nomes ao aval dos colegas, sendo candidatos a postos em um dos dois conselhos. Esse reconhecimento é devido, independentemente, de ter sido eleitos ou ficado na suplência.

A eleição foi uma festa cívica. Os protagonistas, pessoas educadas, do quadro de funcionários estatutários da Prefeitura Municipal e da Câmara, movidas pelos mesmos interesses de defesa do patrimônio comunitário. Festa que pode servir de exemplo para outros níveis de eleição.

Dos mais de 1.500 (mil e quinhentos) funcionários com direito a voto, votaram 519 (quinhentos dezenove). A participação, mesmo que significativa, não foi a ideal. Aqueles que participaram são merecedores de parabéns. É a participação, voluntária e livre, de todos que aprimora as instituições, imprime respeito ao IPMU e concede maior autoridade à diretoria e aos conselhos. Aqueles que, por quaisquer motivos não participaram da eleição estão convidados a visitar a sede do Instituto para prestigiar o esforço, dedicação e honestidade de seus administradores.

Particularmente faço AGRADECIMENTO ESPECIAL aos 162 (cento e sessenta e dois) eleitores que referendaram meu nome, testemunhando e provando que, confiam na minha honestidade e no empenho que sempre dediquei à correta administração da coisa pública, que me foi confiada ao longo de minha vida em Ubatuba. A todos e cada um, meu muito obrigado e a promessa de tudo fazer para continuar a merecer sua confiança.

Possuindo tempo disponível para prestar alguns serviços, apresentei, com bastante humildade, meu nome para concorrer a uma vaga ao Conselho de Administração. Não tinha maiores pretensões considerando o isolamento que a aposentadoria ocasiona, com relação a quem está na ativa e as dificuldades para fazer campanha e visitar as repartições. Nunca poderia imaginar que seria o mais votado e que, concorrendo com outros dez candidatos, teria 31,2 % (trinta e um, ponto dois, por cento) dos votos. Alguém, conhecendo minha história de defesa do antigo FUNDO e da luta para transforma-lo em Instituto, deve ter feito a campanha e propiciado essa riqueza de votos. Por isso, não posso poupar agradecimentos a todos que motivaram os colegas funcionários a referendar meu nome e aqueles que o fizeram.

Confesso que após a avalanche de calúnias, difamações, agressões verbais e escritas e processos, sofridos, nos últimos dezenove meses, esses 162 votos (nada menos que 101 (cento e um) a maior que o segundo eleito para o Conselho de Administração) foram e continuam a ser bálsamo lenitivo pingando, gota a gota, voto a voto, sobre as feridas produzidas pelas injustiças da calúnia, a difamação e os processos. São também elixir que “a alma serena e veste de formosura e luz não imaginada”(1) ou parafraseando, outro poeta salmantino, volta a gozar “a poesia do MAR de Ubatuba, todo quietudes; a beleza de suas MATAS, todo aromas; e o azul de seu CÉU, todo estrelas”(2) que um dia escolhemos como pátria e a quem temos dedicado toda nossa vida, nos último trinta e três anos.

COLEGAS ELEITORES, OBRIDADO. MUITO OBRIGADO. Não tenho palavras para agradecer. Desejo a todos: felicidade, alegria, paz e sucesso. Prometo fidelidade na missão que, com o voto, delegaram-me.
Ode a Francisco Salinas. Fray Luis de León (1.529- 1.591)
EL AMA. José Maria Gabriel y Galán (1.870 – 1. 905).

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 07 de agosto de 2006

Gostaria de agradecer aos servidores que apoiaram meu nome para o Conselho de Administração do IPMU e de parabenizar a comissão e diretoria administrativa pela realização da eleição, na qual transcorreu com seriedade e transparência.
Muito obrigado!

Marcelo da Cruz Lima
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Fazenda ©Natto

Praia da Fazenda
©Natto

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor