Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2006 - Nº 1581 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Agenda 21 do Litoral Norte
UNITAU integra sistema nacional de biblioteca

Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguá realiza dia 16 leilão de bens
Prefeitura de Caraguá continua com vacinação anti-rábica
Prefeito participa de solenidade de compromisso à Bandeira Nacional
Vereador Omar Kazon se preocupa com Transporte Coletivo especial para deficientes físicos

Ilhabela
Agosto é o mês do Festival Gastronômico em Ilhabela
Prefeitura abre inscrições para o Campeonato Municipal de Beach Soccer

São Sebastião
Centro de lazer do Jaraguá recebe a instalação de um novo parquinho
Portuários paralisam atividades
Porto Grande recebe reunião comunitária nesta quinta-feira
São Sebastião comemora o folclore com programação cultural
Seduc e Supereco realizam seminário “Corredor de biodiversidade e bacias hidrográficas”
Juan manifesta apoio ao movimento dos portuários em São Sebastião


Ubatuba
Palestra do Dia 11 - Sexta
II Festival Gastronômico
O Ministério Público do Estado de São Paulo abre concurso para oficial de Promotoria
Neymara é a “Musa” da 3ª etapa do Kpaloa
Prefeitura executa obras no Ciretran, Delegacia de Mulheres e Polícia Rodoviária
ACIU alerta: cuidado com sua senha.
Praça Dr. Cícero Gomes terá canchas de malha e bocha
Ubatuba Surf Challenge chega a Itamambuca
Vem aí a “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino”
Oficinas gastronômicas ensinam dicas de grandes chefs
Sumidouro recebe guias e sarjetas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Agenda 21 do Litoral Norte
Contribuições para o Plano Diretor
A Economia da poupança na Sociedade do Conhecimento Objetivo 1
Produção e Consumo Sustentáveis versus a Cultura do Desperdício


Litoral Norte - Passamos 24 h do dia na cultura do desperdício que se origina não apenas dos hábitos novos, mas também das práticas antigas da sociedade tradicional, aplicáveis a uma abundância de recursos naturais e a hábitos ingênuos de generosidade e desperdício.
Demandar contenção e sobriedade a nossas elites, incluindo a classe média alta é tão importante como superar o paradoxo que envolve os pobres: muitas vezes falta comida em sua mesa mas mesmo na pobreza, o desperdício continua. A solução para este e para outros problemas semelhantes é mudar os padrões e lutar contra a cultura do desperdício.
Os gastos desnecessários com embalagens, a poluição causada pela disposição de objetos e geração de quantidades exageradas de lixo estão entre as conseqüências danosas dos modelos de consumo adotados no Brasil, que foi copiado de países mais desenvolvidos, mas que foram também herdados da sociedade colonial escravagista.
Há dois aspectos a serem considerados na luta contra o desperdício. O primeiro envolve a mudança dos padrões de consumo, o que na verdade constitui uma mudança cultural. Entretanto, é necessário iniciar este combate, ainda durante o processo produtivo, adotando tecnologias com uso menos intensivo de energia e que demandem menor quantidade de matéria prima. A construção civil é um segmento que tem muito a contribuir, como p.ex. buscando novas alternativas para evitar o desperdício nos locais de trabalho.
Entretanto não é necessário esperar por mudanças culturais que são naturalmente lentas. É dever das autoridades e dos meios de comunicação manter a população ciente das conseqüências do desperdício e a não recorrer a economia apenas nos momentos de crise, como ocorreu em 2001 durante a crise de energia.
A cultura da poupança deve ser construída utilizando informação sadia. Uma população consciente pode forçar as companhias a mudar seus métodos e processos e até suas estratégias de vendas, como pode ser observado com a valoração do chamado consumo sustentável.
Ações e Recomendações
Para desencadear uma campanha nacional contra o desperdício envolvendo os três níveis de governo, as companhias, a mídia, o terceiro setor e os líderes comunitários para a consciência e a mudança de hábitos:

  • Mobilizar os meios de comunicação – televisão, rádio, jornais – para serem utilizados no seu relevante papel de pedagogia social. Enquanto concessão de interesse público, eles deveriam durante seu tempo de publicidade obrigatória, disseminar matérias de interesse público, produzir campanhas de conscientização voluntária que gerem notícias capazes de tornar a opinião pública consciente da necessidade de mudança de comportamento.
  • Desenvolver campanhas contra o desperdício de água e energia que pode adquirir uma característica específica e diferenciada para as diferentes regiões do Brasil e também para os diferentes setores de produção.
  • Promover a cultura da poupança para a produção de bens e serviços públicos e privados, evitando a superposição de ações, procedimentos irracionais e gastos supérfluos.
  • Estimular a simplificação das embalagens e restringir a produção de resíduos garantindo ao consumidor a disponibilidade de produtos em embalagens retornáveis ou recicláveis.
  • Produzir legislação para resíduos sólidos com definições claras relacionadas a obrigações e responsabilidades para os diferentes atores sociais baseada na reciclagem e na redução da geração de resíduos (lixo).
  • Divulgar experiências inovadoras para que no nível local, sejam adotadas formas criativas de destinação de resíduos. Divulgar manuais de tecnologia apropriada e torna-los disponíveis para os distritos municipais brasileiros, para evitar investimentos em estações de tratamento caras e inadequadas, que muitas vezes acabam por ser desativadas.
  • Estimular a redução do desperdício na construção civil adotando tecnologias adequadas que promovam a segurança do trabalhador. (Fonte: Rui Alves Grilo)

UNITAU integra sistema nacional de biblioteca
Trabalhos da Instituição fazem parte do acervo eletrônico da Biblioteca de Teses e Dissertações Nacional

Litoral Norte - A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade de Taubaté (UNITAU) já se encontra integrada à BDTD nacional e funciona em ritmo acelerado. Trinta e dois trabalhos foram colocados no ar desde a seleção da Instituição pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).
O objetivo da UNITAU é ampliar o número de publicações on-line. Para estimular essa inclusão, promove um trabalho de divulgação dentro da própria Instituição. “Todos os departamentos foram acionados para publicar no site as teses e dissertações por eles realizadas. Assim, os trabalhos podem ser reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelo MEC (Ministério da Educação)”, afirma o coordenador do BDTD da UNITAU, Prof. Dr. Getúlio Batista.
No ranking de publicações, a UNITAU ocupa a 28ª posição, à frente da PUC - Campinas (Pontifícia Universidade Católica) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Neste ano, foram defendidas e apresentadas mais de 90 teses e dissertações na UNITAU, respectivamente.
Seleção - A Universidade de Taubaté foi uma das 16 instituições públicas de ensino superior de todo país selecionadas pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para a implantação de uma biblioteca digital. Todas as universidade selecionadas possuem programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC.
A biblioteca é idealizada pela Capes e visa a disponibilização de textos acadêmicos via internet. A implantação do projeto foi realizada em etapas, sob a supervisão do Prof. Dr. Getúlio Batista. Dois técnicos em informática e uma bibliotecária foram enviados à Brasília, no início de abril, para participar de um curso de capacitação, que abrangeu aulas sobre os softwares do Sistema de Publicações Eletrônicas de Teses e Dissertações (TEDE), do programa do IBICT.
(Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá realiza dia 16 leilão de bens
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Administração, realizará na quarta-feira, dia 16, um leilão dos bens que não estão mais sendo utilizados pelas repartições públicas. Os objetos, que vão de mesas a motocicletas, estão todos no CEMUG.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, realizará no dia 16 de agosto(quarta-feira), a partir das 9 horas, um leilão dos bens que não estão mais em uso pelo serviço público.
Todo o conteúdo do leilão está à disposição, no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
De acordo com o Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, a seleção dos objetos a serem leiloados foi feita pela Seção de Serviços Auxiliares da Secretaria da Administração. Entre os itens disponíveis estão: trator, caminhonete, utilitários, caminhões, retroescavadeira, ambulâncias Paraty e Quantum, Mini-Van, motocicletas, kombi, 183 aparelhos de telefone, 4 celulares, 1 fax, 1 aparelho bloqueador, 1 aparelho identificador de chamadas, entre outros.
Os objetos do leilão estão seraparados por lote, e existe uma grande variedade, incluindo copiadoras, impressoras, megafone, fogão industrial, geladeira, aparelho de ar condicionado, estetoscópio, forceps e muitos outros objetos, além de materiais de escritório. Os interessados devem comparecer ao CEMUG e manisfestar a vontade de adquirir um dos bens que serão leiloados no dia 14. Participe. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá continua com vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - O Centro de Zoonozes (CCZ), da Secretaria de Saúde de Caraguá continua com a campanha de vacinação anti-rábica, atendendo todos os bairro do município, até o dia 25 de agosto.
Caso ocorra chuva no dia agendado, será divulgada uma nova data. O Centro de Controle de Zoonoses pede para os proprietários levarem o animal com coleira e guia, fucinheira nos animais bravos e gatos em gaiolas; e não esquecer o certificado de vacinação.
O CCZ que já faz a vacinação anti-rábica em animais durante todo o ano, fará plantão de 28 de agosto a 1º de setembro. Mais informações pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085.

Programação

08/08 - Terça
Jd. Estrela D´Alva - Praça Esperanto (Três Coqueiros) - 8 às 11 - 13 às 17 h
Caputera - Final da Rua Irmã São Francisco (próx. ao tronco da torre) - 8 às 11 h
Jd.Primavera -PátioII da prefeitura (próx. delegacia) -13 às 17 h

09/08 - Quarta
Rio do Ouro - Av. Américo T. do Rosário (Cap. N. Sra. das Graças)
08 às 11 - 13 às 17 h
Rio do Ouro - Horto Florestal (Centro Comunitário) - 08 às 11 h
Rio do Ouro - Próx. Recanto Ana - 13 às 17 h

10/08 - Quinta
Jaraguazinho - Próx. ao Posto de Saúde / R. Sebastião M. César (próx. igreja evangélica) - 08 às 11 h
Ponte Seca - Centro Comunitário - 08 às 11 h
Jd. Jaqueira - Praça Terminal Rodoviário - 13 às 17 h
Indaiá / Tinga - Final da Av. Brasília / Esq. quadra de esportes
13 às 17 h

11/08 - Sexta
Indaiá - Secretaria Municipal de Saúde - 08 às 11 h - 13 às 17 h
Indaiá / Aruan Próximo ao Quiosque 32 / 33 - 08 às 11 h
Indaiá-Diretoria Regional de Ensino(Antiga Sudelpa)-13 às 17 h
14/08 - Segunda
Tinga - Praça Centro Odontológico - 08 às 11 - 13 às 17 h
Tinga - Posto de Saúde (próx.) - 08 às 11 - 13 às 17 h
Jardim Itaúna - Ponto final de Ônibus - 13 às 17 h

15/08 - Terça
Poiares - Centro Comunitário - 08 às 11 - 13 às 17 h
Jd. Gaivotas - Rua Uirapuru (esq. Av. Garça) - 08 às 11 h
Jd. Aruan - Rotary Club - 13 às 17 h
Serramar - Fazenda Serramar (volante) - 13 às 17 h
Praia da Lagoa - Próximo ao Bar Renascer - 13 às 17 h

16/08 Quarta
Pontal Sta. Marina - Posto Asa Delta Esso - 08 às 11 h
Jd. Britânia / Bal. Golfinho - Rua Carioca (próx. mercearia do Francisco) e volante - 13 às 17 h
Praia das Palmeiras-Farm. das Palmeiras - 8 às 11 - 13 às 17 h
Jardim Britânia Próximo ao Quiosque 42 / 43 - 13 às 17 h

17/08 - Quinta
Morro do Algodão - Praça Cruzeiro - 08 às 11 - 13 às 17 h
Morro do Algodão - Ilha Morena - 08 às 11 - 13 às 17 h
Morro do Algodão - Próx. CIEF CEI - 13 às 17 h

18/08 - Sexta
Barranco Alto - Próx. CIEF - 08 às 11 - 13 às 17 h
Porto Novo - Praça Isaías de Souza (torre Sabesp) - 08 às 11 h
Jd. Sindicato-CIEF P.Novo e Volante (Av. 1º de Maio)- 13 às 17 h

21/08 - Segunda
Travessão - Praça do Travessão - 08 às 11 - 13 às 17 h
Travessão - Av. José da Costa P. Junior (próx. Escola Estadual “Ângelo A. Barros”) - 08 às 11 - 13 às 17 h
Travessão - Centro Esportivo - 08 às 11 h
Travessão Próximo ao Supermercado Formigão - 13 às 17 h

22/08 - Terça
Perequê Mirim - Supermercado São Pedro - 8 às 11 -13 às 17h
Perequê Mirim - Praça - 08 às 11 - 13 às 17 h

23/08 Quarta
Vapapesca / P. Mirim - Rua Izidoro Paulino Ferreira (em frente à fábrica de blocos)  08 às 11 h
Perequê Mirim - Próximo à USF do Perequê - 13 às 17 h
Divisa - Rua Odisseu (rua da divisa) - 08 às 11 - 13 às 17 h

24/08 - Quinta
Pegorelli - Bar Com. Gonzaga / Casas Populares - 08 às 11 h
Pegorelli /volante - Escola EMPG Pegorelli / Oficina Cultural - Mercearia do Júnior - 13 às 17 h
Porto Novo - Subprefeitura / Plantão - 08 às 11 - 13 às 17 h

25/08 - Sexta
Poço da Anta - Rio Claro - Volante - 08 às 11 - 13 às 17 h
Pirassununga Volante - 08 às 11 - 13 às 17 h

28/08 à 01/09
De Segunda a Sexta
Plantão CCZ e Volante Geral
(Fonte: PMC)

Prefeito participa de solenidade de compromisso à Bandeira Nacional
A solenidade de compromisso à Bandeira Nacional é realizada pelos cidadãos dispensados da prestação de serviço Militar em 2006.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a 077ª Junta de Serviço Militar convidam a população para participar da solenidade de compromisso à Bandeira Nacional, que acontece no dia 10 de agosto, às 10 horas, no CEMUG – Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.
A solenidade de compromisso à Bandeira Nacional será realizada pelos cidadãos dispensados da prestação de serviço Militar em 2006.
Estarão presentes o Presidente da 077ª Junta de Serviço Militar e o Capitão do Exécito Brasileiro - Paulo Roberto Rodriguês, Delegado da 07ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP/ 4ª CSM e o Exmo. Sr. José Pereira de Aguilar, Prefeito Municipal da Estância de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon se preocupa com Transporte Coletivo especial para deficientes físicos

Caraguatatuba - Demonstrando sua preocupação com a população da melhor idade, o Vereador Omar Kazon (PL), vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, diz estar muito feliz por ver seu último Projeto de Lei sancionado pelo Executivo, constituindo por Lei a “Política do Idoso”, no objetivo maior de promover a integração, participação, direito à vida, a cidadania, a dignidade e ao bem estar social, na busca do envelhecimento saudável.
Prova maior daA preocupação do Vereador Omar kazon vem de encontro ao processo de Licitação que ocorre da nova Concorrência Pública para o Serviço de Transporte Coletivo do Município, aberto a empresas que tiverem o desejo de explorar o transporte coletivo em Caraguatatuba.
Questões desta natureza estão sendo tratadas no Plano Diretor Municipal, são Emendas de Lei que tratam da matéria, Ofícios e Requerimentos, todos por parte do vereador Omar kazon questionando o chefe do Poder Executivo sobre a adaptação dos atuais ônibus para usuários de cadeiras de rodas e quais as providências estão sendo tomadas em relação àLicitação que está sendo feita pela Prefeitura. O vereador Kazon cobra atenção aos Idosos e aos deficientes físicos, principalmente os usuários de cadeiras de rodas, que necessitam de veículos especiais de transporte, além de outras medidas cabíveis.
Conforme resposta ao Requerimento n° 90/06 enviado pelo vereador Kazon ao Executivo, a Secretaria de Urbanismo enviou Ofício n° 300/06 - SEURBHAT - dizendo que a nova Licitação Pública já trata deste assunto, obrigando a empresa a fazer as adaptações necessárias de veículos especiais a fim de atender os idosos e os deficientes desta natureza.
Para lembrar o Artigo 55 da Constituição do Estado de São Paulo – “A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros públicos, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo, a fim de garantir o acesso adequado aos portadores de deficiências”.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Agosto é o mês do Festival Gastronômico em Ilhabela

Ilhabela - A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Fomento estará realizando o Festival Gastronômico durante o mês de agosto.
Programação
04 a 27 de agosto
Restaurantes - O melhor sabor de Ilhabela estará nas mesas dos restaurantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela com pratos e promoções especiais.Verifique os participantes no site www.gastronomiaemilhabela.com.br 
-08, 09 e 10 de agosto - Curso SEBRAE
Administração de restaurantes comerciais

-14 a 17 de agosto - Cursos SENAC
Auxiliar de cozinha higiene e organização interna de cozinha, bares e restaurantes

-15,16 e 17 de agosto - Curso SEBRAE
Administração de Alimentos e Bebidas

-11 de agosto
Show musical e Praça de Petiscos

-12 de agosto
Aulas Show - Chefs Senac

-13 de agosto
Teatro - Cozinha Infantil

-18 de agosto
Show musical e Praça de Petiscos

-19 de agosto
Concurso Profissional da cozinha de Ilhabela
Aula show com o Chef Douglas Santi - Santi Restaurante

-21 a 24 de agosto - Cursos SENAC
Técnicas culinárias para cozinheiros e chefs
Espaço Gastronômico - Praça Coronel Julião - Vila

-22, 23 e 24 de agosto - Curso SEBRAE
Gestão financeira de restaurantes e bares

-25 de agosto
Show musical e Praça de Petiscos
Concurso - Chef Amador
Concurso - Melhor Cozinheiro Chef - Comunidades Tradicionais
Aula Show - Chef Ronaldo Gomes - Hotel São Paulo
Aula Show - Chef Elzinha Nunes - Dona Lucinha e Aneto
-26 de agosto
Teatro - Cozinha Infantil
Sexta a partir das 20h - Sábados a partir das19h - Domingos a partir das 16h
 (Fonte: PMI)

Prefeitura abre inscrições para o Campeonato Municipal de Beach Soccer

Ilhabela - A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela, informa que estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Beach Soccer Feminino.
As fichas deverão entregues a partir do dia 09 de agosto até o dia 17, na Secretaria de Esportes, Rua Bartolomeu de Gusmão,140 – Pequeá.
Maiores informações, através dos tels: (12) 3896-6737 / (12) 3896-1765.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Centro de lazer do Jaraguá recebe a instalação de um novo parquinho

São Sebastião - Os moradores do bairro do Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião, tem mais um motivo para comemorar. A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria das Subprefeituras, instalou no início do mês de agosto na área de lazer do bairro um parquinho com gangorra, escorregador, balanço, entre outros, para as crianças desfrutarem.
Com a urbanização do aterro da Rua da Praia, o parquinho foi retirado e a Subprefeitura da Costa Norte fez a restauração dos brinquedos quebrados e a limpeza do local para a instalação do novo parquinho.
Segundo a moradora Maria Helena dos Santos, o novo parquinho facilitou a vida das crianças que antes tinham que procurar outro lugar para brincar. “Ficou muito bom, as minhas netas não saem daqui”, disse. (Fonte: PMSS)

Portuários paralisam atividades

São Sebastião - Uma manifestação durante a manhã de hoje, 8, marcou a paralisação das atividades de trabalhadores do porto de São Sebastião. A greve foi organizada pelos sindicatos de quatro categorias: estivadores, consertadores, conferentes e arrumadores, além da Associação dos Caminhoneiros, que juntos representam mais de 200 portuários.
A interrupção dos trabalhos ocorreu por duas horas, das 11hs às 13hs, mas o presidente do Sindicato dos Estivadores e vereador, Robson Ceará, garante que amanhã o período de paralisação será maior. “Das 7hs às 13hs estaremos em greve. Já esgotamos todos os canais de negociação e não nos restou outra alternativa”, alega Ceará.
Os trabalhadores reivindicam urgência no desassoreamento do canal. Segundo Ceará, navios estão atracando com carga menor do que a prevista devido ao calado ser insuficiente.
Outro ponto criticado pelos manifestantes diz respeito à alteração do horário de funcionamento do porto, que seria das 7hs às 11hs e das 13hs às 17hs.
“Não pode. Existe um regulamento aprovado pelo CAP (Conselho de Autoridade Portuária) que determina o funcionamento de 24 horas”, contesta o vereador.
Ele conta que um navio que transportava produtos perecíveis foi impedido pela guarda portuária de entrar no porto porque não estava funcionando naquele horário.
Os trabalhadores se reuniram na entrada do porto e seguiram em passeata até a sede da Dersa. Depois se dirigiram ao Paço Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito Juan Garcia que prometeu apoio à categoria.
Por fim, atendendo ao pedido de Ceará, os portuários estiveram na Câmara durante a sessão. O vereador usou a tribuna para falar do assunto. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Porto Grande recebe reunião comunitária nesta quinta-feira

São Sebastião - Como forma de elevar a qualidade de vida população e ouvir seus anseios, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Governo, promove uma reunião comunitária nesta quinta-feira, 10 de agosto, no bairro Porto Grande, na Escola Municipal Henrique Botelho, a partir das 18h. O encontro também é aberto aos moradores do bairro da Praia Deserta.
Na reunião, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, juntamente com os secretários, irá discutir temas como coleta seletiva de lixo, reforma da quadra poliesportiva, segurança, saúde, entre outros temas.
Desde 2005, já foram realizadas 35 reuniões comunitárias em todo o município e o objetivo principal é tratar de maneira participativa as questões pertinentes à população sebastianense.
O foco é gerar a elevação da qualidade de vida da população, planejando e implementado um conjunto de ações para a consolidação de interesses comunitários, além de aproximar a administração pública da comunidade.
As reuniões comunitárias serão realizadas durante todo o ano, com rodízio por todos os bairros da cidade, nas Costas Norte e Sul, além do centro da cidade.
A reunião comunitária no Porto Grande estava marcada para o dia 19 de julho, mas em razão dos atentados praticados contra o prefeito Dr. Juan Garcia no mês passado, a reunião teve de ser adiada. (Fonte: PMSS)

São Sebastião comemora o folclore com programação cultural

São Sebastião - Pensando na cultura popular tão importante para a continuidade da divulgação dos costumes antigos, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur), Subprefeituras, Governo (Segov) e Fundo Social de Solidariedade, promove entre os dias 18, 19 e 20 de agosto, sempre a partir das 17h, na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), uma programação especial elaborada para homenagear o folclore, comemorado no Brasil em 22 de agosto.
De acordo com a Sectur, o objetivo do evento é conscientizar a sociedade a fim de estabelecer meios de preservação do patrimônio, valorizando e estimulando o intercâmbio das manifestações e fortalecendo os vínculos com a comunidade.
Estão programadas apresentações das Folias de Reis tradicionais da cidade, barracas com artesanato, comidas e uma oficina de confecção de bonecas e livros de tecido com a caiçara Neide Palumbo.
O folclore é um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração, que faz parte da cultura popular. A palavra folclore vem do inglês “folk”, que significa povo e “lore” (conhecimento e sabedoria popular). O folclore é a expressão cultural mais legítima de um povo porque é popular, constitui-se em uma tradição, faz parte do conhecimento coletivo, tem caráter universal e é anônimo, pois se desconhecem seus criadores.

Programação

DIA 18/08
Apresentação da Folia de Reis do Morro do Abrigo
Apresentação musical - Dilson
Quermesse.
Oficina de boneca/livro com Dona Neide Palumbo.

DIA 19/08
Apresentação da Folia de Reis do Pontal da Cruz
Apresentação musical – Cláudio Milito
Quermesse.
Oficina de boneca/livro com Dona Neide Palumbo.

DIA 20/08
Apresentação da Folia de Reis Raízes Caiçara
Apresentação da Banda Municipal
Quermesse.
Oficina de boneca/livro com Dona Neide Palumbo.
(Fonte: PMSS)

Seduc e Supereco realizam seminário “Corredor de biodiversidade e bacias hidrográficas”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), e em parceria com o Instituto Supereco apresentam no próximo dia 25 de agosto (sexta-feira), das 8h às 17h, no salão social do Tebar Praia Clube, o seminário “Corredor de biodiversidade e bacias hidrográficas”, voltado para os agentes multiplicadores de ensino e professores selecionados pelas unidades escolares.
Com os mesmos objetivos do primeiro seminário realizado em abril deste ano, que teve como tema “Água e floresta”, o intuito do evento é promover programas de educação ambiental para o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, no Litoral Norte de São Paulo, junto às escolas do município.
Os programas têm por finalidade ampliar o entendimento e a participação da comunidade escolar na conservação dos recursos naturais do Litoral Norte e fortalecer sua integração com as Unidades de Conservação da região, através de ações de educação ambiental.
De acordo com a presidente do Instituto Supereco, Andree Ridder Vieira, a oportunidade de participar do seminário é única, já que através desse encontro, as chances de trocas de experiência ficam muito mais fáceis.
“Todos os professores e profissionais da área poderão relacionar-se com outras pessoas ligadas aos mesmos ideais e discutirem opiniões”, explicou Vieira.
O Supereco - O Instituto Supereco é uma entidade que atua há onze anos na criação, desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental. Em especial, o projeto para o Litoral Norte, conta com o financiamento do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund - CEPF) e recebe o apoio da FORD Motors do Brasil, instituto Florestal, Bandvale, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, Secretarias Municipais de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, Car Promotion, entre outros, que tem como sua Coordenadora Geral a Senhora Andrée de Ridder Vieira.
O Instituto, que é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, tem por objetivo utilizar a educação ambiental como ferramenta estratégica nos processos de conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano.
Fundada em 1994, a instituição utiliza o eixo arte-cultura-comunicação-educação-meio ambiente para criar e desenvolver, junto com parceiros, programas de intervenção na sociedade.
O Instituto atua na criação, planejamento estratégico e desenvolvimento de projetos e programas de comunicação e educação ambiental, além de produzir materiais de apoio de comunicação e educação ambiental.
São realizadas pelo Instituto, oficinas de arte e educação, a formação permanente, que é a capacitação nas multi-áreas ambientais, cursos, oficinas e palestras.
Outras atividades realizadas pelo Instituto também se destacam, como é o caso da produção de eventos, workshops, feiras, seminários, e a sua atuação em programas de responsabilidade sócio-ambiental, como programa Janelas da Terra, pesquisa e desenvolvimento de eco produtos e ecobrindes, programas de conservação da biodiversidade e geração de renda e programas de voluntariado empresarial na área ambiental. (Fonte: PMSS)

Juan manifesta apoio ao movimento dos portuários em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, manifestou apoio ao movimento dos portuários, que paralisou as operações do Porto/Dersa nesta terça-feira (08/08). Cerca de 200 trabalhadores participam do protesto.
“Estamos junto com os trabalhadores, do mesmo lado da mesa. Não aceitamos que se faça manobra política usando um porto que é do município”, declarou o prefeito, na manhã desta terça, quando líderes do movimento estiveram na Prefeitura.
Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, vereador Robson Wilson dos Santos, o Robson Ceará, a paralisação envolve quatro entidades sindicais de portuários, associação de caminhoneiros e operadores. “Que levem a sério o Porto de São Sebastião. Atrasaram o máximo que puderam a dragagem, o que está fazendo muitos navios deixarem de operar no porto; fizeram três armazéns de lona que não valem nada, pois não podem ser alfândegados; e agora tentaram mudar o horário de operação do porto, que por lei tem que funcionar 24 horas. Na sexta-feira passada, por causa desta questão de horário, três navios ficaram parados e até o rancho (alimentação) dos navios da Transpetro foi prejudicado”, declarou o sindicalista.
Ele salientou que, em viagem à Brasília, entregou uma denúncia à Antac (Agência Nacional de Transporte Aquaviário). Nesta quarta-feira, uma nova paralisação já está agendada no Porto de São Sebastião.
Municipalização - Em janeiro, o prefeito de São Sebastião encaminhou um ofício ao Governo do Estado de São Paulo pedindo a concessão e a municipalização do Porto de São Sebastião. O projeto já foi inclusive apresentado pela Prefeitura no primeiro semestre de 2005 e aprovado pela Câmara.
A administração acredita que a atual política econômica que está sendo implementada em todo o Estado só poderá ser atingida com a máxima exploração das potencialidades locais, gerando empregos e qualidade de vida. “Para isso pedimos ao Estado que São Sebastião possa ter a concessão para exploração do Porto. A concessão será ainda elemento de grande importância para a geração de emprego e renda”, declarou o prefeito. “A população local e circunvizinha gozaria da potencialidade do negócio portuário, tendo acesso ao mercado de trabalho direto, indireto e remoto”.
No ofício, o prefeito de São Sebastião cita que os maiores, melhor equipados e eficientes portos mundiais, são administrados pelos municípios que os abrigam. “O Mercosul é uma realidade, a costa leste norte-americana igualmente e demais outros mercados internacionais. Todo o potencial do Porto de São Sebastião não pode ficar à mercê de interesses menores”, cita Juan Garcia, que colocou em seu plano de governo a idéia da municipalização.
Outra proposta da administração é fazer um trabalho com o empresariado interessado em parcerias para o desenvolvimento do Porto. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Palestra do Dia 11 - Sexta

Ubatuba
Horario: 16h:00

Local: Unitau

Tema: "O Setor de Alimentos e Bebidas e Seu Potencial de Negócios"

Com: Maria Estela Martins Mendonça

(Fonte: Divulgação)

II Festival Gastronômico

Ubatuba
Dia 10/08 Quinta - Feira
9h:30 - Oficina Restaurante Malibu - Unitau
Prato - Linguado ao molho de mel e gengibre
14h:00 - Oficina O Rei do Peixe - Unitau
Prato - Caldeirada Caiçara

Dia 11/08 Sexta - Feira
9h:00 - Oficina Pizzaria São Paulo - Unitau
Prato - Carré de Cordeiro com Sformatinno de polenta
14h:00 - Oficina Restaurante Bardolino - Unitau
Prato - Atum Grelhado com Salada Bardolino
16h:00 - Palestra Gastronomica - Unitau
Centro Universitário Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
Campos do Jordão
16h:00 - Show Sexteto caiçara - Praça Nóbrega
(Fonte: Divulgação)

O Ministério Público do Estado de São Paulo abre concurso para oficial de Promotoria

Ubatuba - A Comissão Especial de Seleção Pública do Ministério Público do Estado de São Paulo abriu concurso para oficial de Promotoria, para os órgãos e unidades administrativas da Capital e Grande São Paulo.
O concurso será organizado e aplicado pela da Fundação Vunesp- Vestibular da Universidade Estadual Paulista- Julio de Mesquita Filho.
São 18 vagas disponíveis para o cargo. A jornada de trabalho semanal é de 40 horas e o salário inicial é de R$2.417,71.
As inscrições podem ser realizadas até as 15 horas do dia 18 de agosto pela internet, através do site www.vunesp.com.br ou nos infocentros do programa ‘Acessa São Paulo’- locais públicos para acesso à internet.
A inscrição custa R$ 45,00 e a prova será realizada no dia 10 de setembro.
O Concurso Público contará com duas provas: uma objetiva e uma prática.
A objetiva será de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração de quatro horas. Serão 80 questões de múltipla escolha, divididas em: 40 de língua portuguesa, 15 de matemática, 15 de noções de direito e 10 de atualidades.
Já a prova prática- também de caráter eliminatório e classificatório, contará com duas atividades: formatação e digitação, que será aplicada em data posterior à objetiva, pois será ministrada apenas para os 1.000 primeiros candidatos habilitados na primeira prova.
Para mais informações acesse www.vunesp.com.br ou www.concursosolucao.com.br.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Neymara é a “Musa” da 3ª etapa do Kpaloa
Soraia Rocha é a campeã do Circuito e Débora Ross assume o 3º lugar no ranking

Ubatuba - A terceira etapa do “Kpaloa Musas do Bodyboarding” contou com um excelente público, muito sol e ondas de até 1,5 m no canto direito na praia da Macumba - RJ, mais conhecido como ‘Secret’.
Durante todo o final de semana as ondas estiveram fortes- o que exigiu bastante empenho das competidoras que enfrentaram, com muita técnica as condições do mar.
A capixaba Neymara Carvalho, bicampeã mundial profissional e atual líder do circuito mundial, estreou nesta etapa no circuito elevando ainda mais o nível das disputas. Em uma final emocionante a atual líder do circuito do “Musas” na categoria Profissional, a também bicampeã mundial, Soraia Rocha, enfrentou Neymara que se utilizou de manobras explosivas e muito radicais para confirmar a ótima fase e ser coroada como a “Musa” da 3ª etapa, embolsando mil e duzentos reais de premiação além de uma prancha, kit e troféu. Neymara comemorou muito a vitória e disse que vai fazer o máximo para participar da 4ª e última etapa que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro na Barra da Tijuca.
Soraia Rocha também teve motivos de sobra para comemorar, pois com uma combinação de três relutados- vice-campeã na 1ª e 3ª etapas e campeã na 2ª etapa, garantiu, por antecipação, o título do primeiro “Kpaloa Musas do Bodyboard”.
Soraia lembrou a importância de se premiar as quintas colocadas, pois, segundo ela, estas serão as futuras campeãs. “Eu gostaria de dedicar este título para minha família que sempre me apóia em todas as competições” disse Soraia emocionada, que estava com a filha no colo durante a premiação no pódio.
As terceiras colocadas da categoria foram a experiente atleta Leila Alli e Jéssica Becker, uma das maiores revelações do Bodyboard brasileiro.
Débora Ross, única representante do Litoral Paulista, também comemorou bastante a 5ª colocação, pois com este resultado assumiu o 3º lugar no ranking geral, ficando atrás apenas de Soraia Rocha e Jéssica Becker. “Para mim é uma honra subir no pódio com atletas deste nível, principalmente com as bicampeãs Neymara e com a Soraia. Na primeira etapa tive o privilégio de também fazer um pódio com a Carla Costa Taylor, outra campeã mundial e estar entre as melhores atletas do país é uma experiência inexplicável” afirmou Débora. “Vou continuar treinando muito para tentar finalizar o circuito pelo menos neste 3º lugar que passei a ocupar depois desta etapa” concluiu Débora Ross que conta com o apoio do Auto-posto Kamomê, Dr. Virgílio Barroso, pranchas Gênesis, Bully’s, Kpaloa, Mormaii e Vida Marinha.
Na categoria iniciante, vitória da paulistana Tatiana Beraldinelli que confirmou sua inscrição na última hora e acabou vencendo a etapa na sua categoria. Na segunda colocação ficou Xandinha que, com este resultado, assumiu a liderança do ranking do Circuito. Em terceiro lugar ficou a local do “Secret”, Luisa Albuquerque, seguida pela atleta da IBBS Eduarda Vieira.
Outro grande destaque da competição foi a carioca Gabriela Gouveia que além de vencer a categoria Amadora, assegurando a liderança no circuito, conquistou a 5ª colocação na categoria Profissional.
Na bateria final da categoria Amadora, Renata Cavalleiro liderava a disputa, mas, nos minutos finais, Gabriela pegou uma onda de bom tamanho e realizou um excelente rolo (manobra realizada na crista da onda) que lhe rendeu uma nota 9,0 o que lhe garantiu o título da etapa deixando Renata Cavalleiro na segunda colocação. No terceiro lugar ficou Maira Viana e em quarto, a atleta de Barra de São João, Talita de Oliveira.
Na final Master, Roberta Milazzo voltou a vencer deixando Ursula Rollas na segunda colocação, Débora Sarmento no terceiro lugar e a grand-master Maria Helena Costa (mãe de Karla Costa Taylor) na quarta colocação.
O campeonato contou ainda com uma _Expression Session entre grandes lendas do bodyboard feminino: Leila Alli, Neymara Carvalho, Mariana Nogueira e Soraia Rocha formaram uma bateria que reuniu nada mais nada menos que sete títulos mundiais. A grande vencedora foi a tricampeã mundial, Mariana Nogueira, que encantou o público com seu impecável. Com a vitória ela recebeu um jantar romântico no restaurante El Pallomar e um aluguel de roupa no Atelier das Princesas.
A terceira etapa do ‘Kpaloa Musas do Bodyboarding’ teve o patrocínio da Kpaloa, Ki-korpo, CEG, Gás Natural, Xsite, Atelier das Princesas, BZ, Garotas Bodyboarders, Banzai Tattoo & Piercing, Insane Wetsuits e o apoio da Administradora Imodata, Adega do Malandro, Ouá Jóias, Barraco Bar, Restaurante El Pallomar, K~C, Núcleo Comunicação e Waves Terra.
O ranking e outras informações podem ser encontradas no site: www.garotasbodyboarders.com.br/musas

BOX-
Resultados
Iniciante
1. Tatiana Beraldinelli - SP
2. Alexandra Ereiro - PA
3. Luisa Albuquerque - RJ
4. Eduarda Vieira – RJ
5. Rafaella Magalhães – RJ
5. Camila Jung – RJ

Amador
1. Gabriela Gouveia - RJ
2. Renata Cavalleiro – RJ
3. Maira Viana – RJ
4. Talita de Oliveira – RJ
5. Nicolle Calheiros – RJ
5. Alexandra Ereiro – PA

Master
1. Roberta Milazzo
2. Ursula Rollas
3. Débora Sarmento
4. Maria Helena

Profissional
1. Neymara Carvalho - ES
2. Soraia Rocha – SC
3. Jéssica Becker – RJ
3. Leila Alli – RJ
5. Débora Ross – SP
5. Talita de Oliveira – RJ
5. Gabriela Gouveia – RJ
5. Tatiane Meneses – BA

Expression Session
1. Mariana Nogueira - RJ
2. Soraia Rocha - SC
3. Neymara Carvalho - ES
4. Leila Alli – RJ
(Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Prefeitura executa obras no Ciretran, Delegacia de Mulheres e Polícia Rodoviária

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Obras e Serviços Públicos, executou serviços de reforma em três órgãos que prestam serviço à população. A sede do Ciretran passou por uma reforma geral e ampliação ganhando novas salas, como a que vai abrigar a central de processamento de dados e outra para arquivos.
O Ciretran de Ubatuba nunca havia passado por manutenções e desta vez foram trocados forro, assoalho, telhado, pisos, vitrôs e portões. Pintura e troca de todo o sistema elétrico e hidráulico também foram efetuadas. “Esta reforma proporcionou uma melhora considerável no atendimento. A parceria do Ciretran com a Prefeitura vai agilizar os serviços e dar melhor qualidade ao atendido. É praticamente um outro local”, diz o delegado titular e diretor do Ciretran, Fausto Moro Cardoso. Nos próximos dias a Prefeitura deverá concluir os serviços no pátio do Ciretran, onde são realizados os emplacamentos dos veículos.
Na Delegacia de Mulheres a Prefeitura também promoveu uma reforma geral do local. Em três meses, toda parte elétrica e hidráulica foi trocada, além de reparos no telhado, troca de calhas e pintura geral. O espaço também ganhou um novo jardim.
Na base da Polícia Federal , no bairro do Sumaré, também foi realizada uma reforma do local, onde a Prefeitura entrou com a mão-de-obra e a Polícia com o material necessário.Serviços de pintura, azulejamento e troca de portas deram um novo visual ao local. Os serviços foram realizados em dois meses. (Fonte: PMU)

ACIU alerta: cuidado com sua senha.

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba alerta suas associadas para que tomem cuidado com suas senhas de acesso aos serviços de consultas, pois as mesmas podem ser utilizadas indevidamente por pessoas não autorizadas, causando prejuízos aos usuários do sistema.
Não libere sua senha para qualquer funcionário da empresa, aliás, recomendamos o cadastramento de uma senha para cada pessoa que estará autorizada a acessar o sistema, cancelando imediatamente a mesma logo após o seu desligamento com a empresa, para evitar que ela continue a fazer consultas utilizando esta senha, uma vez que o custo da consulta vai para a associada.
Não utilize sua senha na presença de estranhos, pois estes também poderão decora-la e utilizar para acessar o sistema, sendo que a conta também vai para a associada.
Altere periodicamente sua senha e sempre que sentir a necessidade. A alteração da senha pode ser feita pela página da ACIU na internet, em consultas on-line, podendo ser alterada quando quiser e quantas vezes for necessário.
Evite prejuízos, a responsabilidade pela senha é toda do associado, portanto, guarde com segurança o seu acesso ao sistema de consultas.
Lembramos, a Associação Comercial não se responsabiliza pelo mau uso das senhas dos seus associados. (Fonte: ACIU)

Praça Dr. Cícero Gomes terá canchas de malha e bocha

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está terminando as obras de urbanização da Praça Dr. Cícero Gomes, que abrigava, até o início do ano, as antigas instalações do setor de pavimentação e serviços públicos, antiga Emdurb. A praça deve ser inaugurada dentro de aproximadamente um mês, já que no momento estão sendo construídas canchas de malha e bocha, ao lado da quadra poliesportiva, com piso asfáltico, que já está pronta. As canchas já poderão servir como investimentos em infra-estrutura para o recebimento dos Jogos Regionais de 2007.
No projeto estão previstos também playground, estacionamento, nova iluminação e ciclofaixa, que vai interligar a entrada da cidade pela Avenida Thomaz Galhardo com a Rua Conceição.
Devolvida à população - A Praça Dr. Cícero Gomes fica em área pública, por isso foi prioridade para a Prefeitura devolver o local à população. Para o prefeito Eduardo Cesar, um dos aspectos mais importantes é respeitar a legislação que determina a devolução da praça a quem ela realmente pertence: a toda população de Ubatuba. “Esta praça vai dar um novo visual para a entrada da cidade, além de fazer parte do Programa Cicloviário, que vem trazendo segurança e conforto aos ciclistas e motoristas no centro de Ubatuba”, disse o prefeito.
(Fonte: PMU)

Ubatuba Surf Challenge chega a Itamambuca
Mais de 200 surfistas devem participar da segunda etapa do torneio

Ubatuba - A Praia de Itamambuca receberá, entre 18 e 20 de agosto, a segunda etapa do Ubatuba Surf Challenge, o circuito municipal de surfe de Ubatuba, a maior competição municipal de surfe do Brasil, com aproximadamente 200 atletas divididos em 16 categorias. Na primeira etapa, disputada na praia Grande, em junho, Edgard Bischof (vencedor da profissional masculino), Camila Cássia (pró feminino e open), Ricardo Toledo (longboard,
longboard master e universitários) e seu filho, Matheus Toledo (open e júnior) foram os principais destaques.
As baterias da segunda etapa do Ubatuba Surf Challenge acontecem no canto direito de Itamambuca a partir das 8h.
Comprovação Escolar - Nesta segunda etapa, a AUS exigirá comprovação escolar dos competidores das categorias de base, com o objetivo de valorizar o ensino, para que futuramente o atleta possa fazer suas escolhas de forma sábia, sendo assim um atleta mais informado e melhor preparado.
Se o aluno não apresentar o comprovante de assiduidade os pontos serão reduzidos pela metade, comprometendo a posição no campeonato. Para maiores informações e/ou esclarecimentos, os atletas poderão entrar em contato com João de Carle, diretor de eventos da Associação Ubatuba de Surf, pelo telefone 9118-7427.
O Ubatuba Surf Challenge é realizado pela AUS com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.(Fonte: PMU)

Vem aí a “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino”

Estão abertas as inscrições para a “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino”, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O torneio acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, na quadra da Piscina Municipal e será jogado em eliminatórias simples. “Já tivemos a confirmação de equipes de Caraguá e São Sebastião”, conta Damião Celestino, da comissão organizadora.
Os responsáveis por equipes interessadas em disputar a “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society” podem obter mais informações através do telefone 3833-3818.
2005 - A equipe do Taba foi a vencedora da 1ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino, que contou com dezesseis equipes, e foi disputada em julho de 2005. Na final a equipe do Taba venceu as Ubatubanas por 2 a 1, com gols de Rafaela e Jéssica para o Taba e Mariana descontando para o Ubatubanas. A equipe do Bela Vista ficou na terceira posição. A jogadora Meire, do Ubatuba F.C. foi a artilheira do torneio, marcando seis gols. A goleira menos vazada foi Carol, do Taba, que sofreu apenas um gol. (Fonte: PMU)

Oficinas gastronômicas ensinam dicas de grandes chefs
Aulas fazem parte do 2º Festival Gastronômico de Ubatuba

Ubatuba - Começou no último final de semana o “2º Festival Gastronômico de Ubatuba”, uma promoção da Associação dos Restaurantes de Ubatuba (AREUBA), com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart e Universidade de Taubaté. Moradores e turistas puderam apreciar os pratos preparados especialmente para o festival, com ingredientes da região, como peixes, camarão, marisco, gengibre, mandioca, banana e palmito.
Zeca Ribeiro, um dos coordenadores do Festival, acredita que o início das oficinas gastronômicas, nesta quinta-feira, 10, vai animar ainda mais o público. “Quem não gosta de preparar um prato diferente em uma ocasião especial? As oficinas apresentarão sugestões deliciosas, com ingredientes fáceis de encontrar”, afirmou Zeca. As oficinas acontecerão na Unitau, nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 em dois horários, 9h30 e 14h. Cada turma terá o limite de 22 pessoas e os interessados em participar devem se inscrever através do telefone 3832-3778.
Nesta semana os gourmets poderão conhecer o preparo de pratos como linguado ao molho de mel e gengibre, caldeirada caiçara, carré de cordeiro com sformatinno de polenta e atum grelhado com salada Bardolino. Participam da promoção os restaurantes Perequim, Pizzaria São Paulo, Peixe com Banana, Gaúchão, Rei do Peixe, Pizzaria Bucaneiros, Rei do Camarão, Malibu, Bardolino, Spaguetto, Senzala e A Taberna. (Fonte: PMU)

Sumidouro recebe guias e sarjetas

Ubatuba - O bairro do Sumidouro começou a receber nesta semana obras de colocação de guias, sarjetas e drenagem de águas pluviais em praticamente todas as ruas. A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já iniciou os trabalhos e topografia e nivelamento nesta melhoria que é fruto de uma parceria com a Caixa Econômica Federal.
A obra está orçada em R$ 188 mil e vai levar ao bairro mais comodidade, segurança e estrutura, já que sem as guias e sarjetas não há espaço destinado ao uso exclusivo de pedestres, nem tampouco meios para drenagem, o que resultava em alagamentos e transtornos para a comunidade local. (Fonte: PMU)


 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs.

 

"Superman - O Retorno"
Ás 21:30 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Às 15:20 hs - 18:20 hs -21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

A família João

João de barro
João Barreto
João Barbudo
São João Batista
João Profeta
João dos Santos
E dos pecadores
João da Luz
São João da Cruz

Oração

Senhor
Que eu não seja náufrago
Em terra firme
Que eu não me perca
À luz do dia
E que eu seja capaz
De semear a paz.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Praça 13 de Maio - Como comerciante , acho otimo toda e qualquer benfeitoria no centro da cidade.
mas... vislumbrei em boa vista (roraima) um grande chafariz que foi desativado, pelo simples motivo de que a garotada jogava sabão em pó dentro .
criava-se assim um bloco de espuma gigantesco com mais de 5 metros de altura.
mas que esta praça precisa de um trato precisa. e faz tempo.
bem se vamos ter chafariz temos que pensar em como não termos travessuras juvenis.

Alexandre Di Monaco
Ubatuba, SP

UNIMÓDULO – BOA PARA QUÊ ????
Outro dia me perguntaram se a Unimódulo de Caraguatatuba era boa e respondi como responderia meu falecido amigo Toninho Galdino.
Boa para quê ????
Se for para termos uma informação correta ou para entrarmos em contato via telefone, respondo:
"Deixa a desejar !!!!"
E esclareço, estou tentando fazer minha matricula e fazer contato com a TESOURARIA a mais de 10 dias, e ninguém atende telefone, não responde email, é o fim do mundo.
Já perdi duas viagens até lá, uma na sexta feira dia 28, pois o atendimento encerrara as 14:00 horas e a outra no dia 31 de julho pois o atendimento se encerrara as 18:00 horas, sendo que na época qualquer um que conseguisse falar com a TELEFONISTA teria que o atendimento seria ate as 21:00 horas.
Fiz acordo em junho de 2006 para pagamento das parcelas atrasadas e até o começo deste mês não haviam chegados os boletos, e para não perder viagem pretendia saber via telefone o que acontecera, para não ter nenhum imprevisto.
Só sei que já estamos na segunda semana de aula e ainda não fiz a matricula e nem tenho certeza se a farei nesta tarde, não sei se o melhor ou o pior é que não sou só nesta empreitada.
Fica um alerta aos novos interessados em estudar na Unimódulo, que na era da informação e da tecnologia, não se consegue comunicação e nem muito menos retorno, penso ser um desrespeito a quem mora fora daquela cidade, pois alem de tirarmos numerário de nossa economia levando para deles ainda somos mal atendidos.
Aos que se sentirem ofendidos lembro que me é permitido a expressão do pensamento, pois não mantive o anonimato.
Claro que a UNIMODULO é boa para as demais coisas, tanto prova a opinião que faço com basilares constitucionais, só precisa ser mais ágil.

Cesar Prates
Estudante de Direito

E a Economia Vai Muito Bem, Ora, Pois!!!
O baixo nível dos recursos aplicados em investimentos públicos e privados, explica nosso desalentado crescimento econômico, o segundo menor entre os países da América Latina, após o Haiti, o mais miserável de todos. Em contrapartida, o Brasil é campeão na arrecadação de impostos. Entendamos por que o governo, a despeito disto, não tem recursos para investir

Nossa onerosa carga fiscal vem, de há muito, suprindo quatro finalidades principais, sobrando ínfima parcela, menos de 0,6% do PIB, para investimentos públicos. Em primeiro lugar, vêm os recursos de destinação constitucional obrigatória para a Educação e Saúde, principalmente; em segundo lugar, os gastos de custeio da máquina governamental federal - Executivo, Legislativo e Judiciário; em terceiro, o serviço da dívida pública interna (juros e principal) e por fim, a cobertura dos déficits crescentes da Previdência Social.

O curioso é que, teoricamente, seria possível fazer com que estas finalidades deixassem de absorver a quase totalidade da receita fiscal, impedindo que maiores recursos pudessem ser destinados aos imprescindíveis investimentos públicos, propulsores do crescimento econômico - da riqueza, da renda, do emprego, do progresso. Falta, na exatidão da expressão, a tal “vontade política”, mas, também, capacidade gerencial para melhor uso dos recursos e uma visão mais moderna de sistemas de governos.

É sabido que o Brasil ostenta uma das maiores cargas tributárias do mundo entre as economias emergentes, atualmente beirando os 39 porcento do PIB, ou, mais de R$ 752 bilhões por ano. De cada 100 reais que produzimos o governo fica com 39 reais. Se avaliada essa carga tributária pelo conceito “custo-benefício” - a relação entre o que pagamos e o que recebemos em serviços públicos, em quantidade e qualidade, é de longe a mais alta do mundo, pois, educação, saúde, segurança, infra-estrutura pública, previdência social, serviços burocráticos, etc. estão muito, mas, muito aquém do compatível com o nível desse volumoso confisco tributário.

Esta pesadíssima carga fiscal é, além disto, a principal causa da deficiente competitividade de nossa economia, limitando nossa participação nos mercados mundiais e restringindo, internamente, o consumo, causando, em círculo vicioso, ociosidade ao parque industrial instalado, desestímulo a novos investimentos, menores escalas de produção e produtividade, refletindo-se em preços mais elevados, menos empregos e salários deprimidos.

Curioso é notar que o governo exulta ao aumentar a arrecadação fiscal e a população queda-se inerte diante de tamanha sanha avassaladora sobre os proventos de seu trabalho.

A formidável dívida pública interna brasileira que ao longo de décadas vem sendo acumulada, já ultrapassa R$1 trilhão de reais, cerca de 52 porcento do PIB. Só para o pagamento parcial dos juros dessa dívida teriam de ser aplicados os cerca de 4,5% do chamado superávit fiscal primário (a diferença entre receitas e despesas correntes menos os juros da dívida pública). Como, todavia, apenas parte dos juros devidos é paga, o volume total do principal cresce continuamente. Até hoje, nenhum governo conseguiu diminuir, consistente e continuamente, o crescimento dessa dívida. Ao contrário, no cerne do governo e em certos segmentos da sociedade há quem avente, como solução, o calote aos credores. Esquece-se que no caso brasileiro, diferentemente do argentino, a grande maioria dos financiadores, ou aplicadores em títulos da dívida pública, são brasileiros comuns e não estrangeiros, que veriam suas economias serem, de novo, destruídas, a exemplo do que fez, parcialmente, o governo Collor (dívida interna) e anteriormente o governo Sarney (dívida externa), ambos de triste memória e de terrível dano à economia e à credibilidade do País. Veja-se o exemplo atual do que ocorre na Argentina, país desacreditado internacionalmente, tendo de entregar sua alma ao caudilho venezuelano, o maior tomador atual dos títulos da dívida pública daquele país. Entretanto, o irresponsável contínuo crescimento da dívida pública brasileira provoca despesas crescentes com juros e estará levando o país, em pouco tempo, a um beco, provavelmente, sem outra saída.

A difícil questão dos déficits crescentes do Sistema da Previdência Social, é matéria complexa e de origem remota. Pode-se sintetizar a evolução desta questão referindo-a à decisões políticas e administrativas equivocadas e irresponsáveis, ao longo de décadas, que destruíram a liquidez do sistema, desde os anos 1950/60, com a extinção das Caixas de Aposentadoria classistas e a criação do Caixa único, a aplicação antieconômica (ex. construção de Brasília e outras obras faraônicas nos tempos da ditadura) dos recursos acumulados, a inclusão de largos segmentos do funcionalismo públicos federal e certos segmentos civis no sistema único, sem a correlata contribuição em bases atuariais compatíveis.

Este quadro de orgia atuarial e irresponsabilidade administrativa e política, a qualquer aluno de ciências atuariais denotaria, claramente, o inexorável fim falimentar do sistema. Aliás, só não faliu, ainda, por que os déficits vem sendo cobertos pelo orçamento fiscal da União, pelo Tesouro Nacional. Reformas homeopáticas havidas, principalmente em razão da reação demagógica da maioria dos Congressistas a qualquer solução mais eficaz, vêm empurrando o problema para o futuro. Este ano teremos um déficit de R$ 44 bilhões.

O sistema apresenta-se tão distorcido que do total de cerca de 22 milhões de pensionistas, 70 % do déficit correspondem a 3,7 milhões de funcionários públicos federais aposentados. Estes, além de não haverem contribuído em bases atuariais compatíveis com seus proventos integrais, causam, ainda, pela disparidade entre suas pensões e a média geral de menos de 3 SM do restante dos pensionistas, uma enorme distorção na distribuição de renda no País, obra e graça de muitos dos que mais criticam tal distribuição infame.

Os gastos correntes do Executivo Federal, com o aumento do funcionalismo e dos salários, cresceram no governo Lula assustadoramente, numa inversão do que vinha ocorrendo até o fim do governo anterior. Só neste ano, as despesas de pessoal deverão registrar crescimento real, acima da inflação, de 10,2 %. Isto equivale a todo o aumento real acumulado entre 1995 e 2005. Até há pouco, os aumentos se concentravam no Legislativo e no Judiciário que, constitucionalmente, têm liberdade de realizar aumentos sem responsabilidade com o equilíbrio fiscal do país. Entre 1995 e 2005, as despesas com o pessoal do Judiciário cresceram 133% em termos reais. Até o final do governo FHC, esse crescimento desordenado e desigual dos outros Poderes vinha tendo menor impacto sobre o orçamento da União pela contenção de gastos do Executivo. Agora as coisas se inverteram e o Executivo federal está perdendo a única âncora dos gastos com pessoal. A generosidade do governo Lula, este ano, obviamente com fins eleitoreiros, deverá estimular os outros Poderes e o Ministério Público a agir do mesmo modo. A realidade atual é de uma enorme defasagem entre as médias salariais dos três Poderes da República e os do setor privado, por sinal, a avassaladora maioria de contribuintes de uma disfarçada “república” de nobres e plebeus.

O resultado previsível de toda esta orgia de gastos burocráticos será uma crise fiscal que já se espera a partir de 2007 - receitas insuficientes, com conseqüências nefastas sobre a economia do país, sua credibilidade e, portanto, sua capacidade de atrair investimentos privados, já que os públicos só tenderão a diminuir.

Em suma, considerando o quadro fiscal brasileiro, fosse o governo deste país uma empresa privada e estes problemas cruciais teriam de ser solucionados a curto e médio prazo, ou a falência seria inevitável – veja-se, em sentido ilustrativo, o emblemático caso da VARIG - uma empresa privada, tratada por seus funcionários dirigentes (Fundação), como se fosse pública. Produziu prejuízos por muitos anos, na evidente expectativa de que recursos públicos viessem a cobri-los (note-se a tentativa feita de colar na VARIG o prestígio internacional do país, o que, felizmente, não surtiu o efeito desejado). Mas, é enganoso pensar que um país não vai à falência. Vai, sim, e quem paga são todos os seus “acionistas” – cada um de seus cidadãos, pelo aumento da pobreza, da miséria, da queda no crescimento, da possível recessão, do aumento da violência e das crises sociais e políticas, do esgarçamento do tecido social. Eis por que este País perdeu “o bonde do progresso” no século XX, enquanto nações que há 30 e 40 anos eram miseráveis são e serão, neste século, as grandes vedetes mundiais da emergência econômica – Índia, China, Rússia, Tigres asiáticos, Indonésia. O Brasil, nas perspectivas atuais, nada mais será do que já é – uma nação de grande potencial humano e econômico, porém, acumulando seculares desenganos, frustrantes, impiedosos, desumanos, criminosos. O século XXI, nada indica que poderá ser nosso, tampouco.

Diante deste quadro, considerar que a economia deste país vai bem, é transmitir uma visão irresponsavelmente torpe. Como considerar saudável uma economia de tamanho potencial, crescendo pouco mais que o miserável e destruído Haiti?

Qual herança estará este governo transmitindo ao próximo, seja qual for? “Maldita”, por certo não será, pois, só o foi pela boca de quem amaldiçoou o que o próprio provocou. Será, simplesmente, terrível, pelas conseqüências nefastas e duradouras, provavelmente irreversíveis e não admitirá transferência de responsabilidade.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Economista e Adm. de Empresa

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Alto ©Fabyane Rosemary

Praia do Alto
©Fabyane Rosemary

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor