Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2006 - Nº 1582 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Professor da UNITAU lança livro sobre economia vale paraibana
UNITAU sedia II Festival Gastronômico em Ubatuba
Festival Universitário UNIMÓDULO arrecada alimentos para o Pró+Vida
Atleta UNIMÓDULO fica em 5º no 2º Massagua´s Beach de Surf
Atleta UNIMÓDULO na Copa do Vale de Mountain Bike

Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguá promove leilão de bens na quarta-feira
1º Congresso de Educação de Caraguatatuba abre inscrições na próxima segunda-feira
Prefeito de Caraguá presta conta à Câmara Municipal
Oficina orienta 60 multiplicadores da Agenda 21 para trabalhos no Litoral Norte
Prefeito recepciona estudante de Caraguá que está no conservatório de Tatuí
Prefeito atende Aurimar no bairro do Tinga
Gobetti consegue obras para o Travessão
Germino festeja seleção de obras
Prefeito presta contas de seus trabalhos
Aguilar mostrou o que foi feito no primeiro semestre deste ano
Caraguá a Gosto movimenta restaurantes

Ilhabela
Lançamento da Temporada de Navios de Cruzeiros - Temporada 2006/2007

São Sebastião
Ações Judiciais não impedem Paulo Julião de lançar candidatura
Wagner pede informações sobre remanejamento de verbas municipais
Garagem da empresa de transporte coletivo é questionada pela Câmara
Prefeitura concorre a prêmio do CIEE por dar oportunidade a estagiários
“O Hip Hop invade a nossa praia” será a atração de sexta em São Sebastião
Escolas de São Sebastião realizam atividades em comemoração ao Dia dos Pais
PAT de São Sebastião é integrado ao Sigae
Seduc reúne professores para discutir programa Brasil Alfabetizado


Ubatuba
Sumidouro recebe guias e sarjetas
Guarda Municipal equipa motocicletas
Canoá em Agosto
II Festival Gastronômico de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Professor da UNITAU lança livro sobre economia vale paraibana

Litoral Norte - A História do Brasil acaba de ganhar uma nova visão sobre a economia do Vale do Paraíba Paulista, desde o final do Império até o final da República Velha. O livro “Indústrias Têxteis na Periferia – Origens e Desenvolvimento: O Caso do Vale do Paraíba”, de autoria do prof. Dr. Fábio Ricci, da Universidade de Taubaté, reinterpreta o início do processo de industrialização na região, num período em que a decadência da produção cafeeira regional ofusca outros acontecimentos econômicos vivenciados no Vale, entre eles: o surgimento de indústrias.
O livro foi escrito no momento em que, do ponto de vista historiográfico, os estudos regionais têm merecido a atenção de muitos estudiosos. Justifica-se o interesse pelo fato de que a sociedade atual passa por um processo de ampliação das relações humanas e materiais, cujo diferencial para a inserção na economia global passa pelo local e regional.
Fruto de seis anos de estudo, o livro foi feito a partir de atas de assembléias de acionistas e balanços de empresas, obtidos em vasta pesquisa nos Diários Oficiais do Estado de São Paulo - foram folheadas cerca de 200 mil páginas do jornal. Arquivos e museus da região, além de fontes particulares, completaram a obra.
“Indústrias Têxteis na Periferia” possui uma base bibliográfica e um rigor acadêmico que se mesclam com uma linguagem fácil. Fotos, mapas e tabelas tornam a leitura interessante e didática. Para completar, o livro tem ainda peculiaridades surpreendentes, como o fato da primeira indústria têxtil da região ter sido fundada em São Luis do Paraitinga, em 1875.
O autor Fabio Ricci é Mestre e Doutor em História Econômica pela USP (Universidade de São Paulo), e professor de Teoria Política na graduação e no curso de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU. Nascido em Santo André, Ricci foi metalúrgico por 15 anos. “Mudei para Taubaté em 1986, cidade que me acolheu e me ofereceu condições para que eu desenvolvesse minha carreira acadêmica. Com este trabalho, espero estar oferecendo à cidade e região uma parcela daquilo que recebi.”, afirma. (Fonte: UNITAU)

UNITAU sedia II Festival Gastronômico em Ubatuba

Litoral Norte - O campus da Universidade de Taubaté (UNITAU) em Ubatuba vai sediar, de 10 a 19 de agosto, o II Festival Gastronômico de Ubatuba, evento realizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba (Areuba). Durante o festival, os restaurantes da cidade irão oferecer pratos sofisticados com ingredientes típicos da culinária caiçara.
Dentre as atividades promovidas pelo festival, estão as oficinas de gastronomia, que serão realizadas no Laboratório de Alimentos e Bebidas, no campus da Universidade, e preparadas pelos chefs dos restaurantes de Ubatuba e por uma equipe do Senac de Campos do Jordão.
Além disso, serão ministradas palestras sobre a diversidade da gastronomia caiçara e seus temperos. Na sexta-feira, dia 18, o famoso restaurateur (profissional com habilidades em cozinha internacional) Valter Mancini, da Famíglia Mancini, abordará o tema “Restaurantes de sucesso”. As palestras vão ser ministradas no auditório da UNITAU.
O campus da UNITAU em Ubatuba fica na Av. Castro Alves, número 392, no bairro Itaguá. (Fonte: UNITAU)

Festival Universitário UNIMÓDULO arrecada alimentos para o Pró+Vida
O FUIP teve seu lado social, já que para participar era preciso doar 1 kg de alimento. Os alunos e os professores entregaram pessoalmente os alimentos ao Asilo Pró+Vida.

Litoral Norte - O 1º FUIP - Festival Universitário de Inverno na Praia, realizado em julho pelos alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do UNIMÓDULO, com a participação de 200 alunos. As atividades do FUIP aconteceram na praia do Indaiá, com jogos de futebol de praia, futevôlei, frescobol e vôlei de praia. A equipe de Rugby de Ilhabela fez uma exibição do jogo formal e ministrou uma oficina sobre a pedagogia do Rugby. Um evento cultural à noite fechou o Festival, com um luau na Praia da Cocanha.
A abertura do Evento contou com a palestra no auditório com o Prof. Dr.. Alcides Scaglia, Coordenador do Curso, que tratou o tema ‘Jogo e Cultura’, explicando de que maneira podemos conhecer (e reconhecer) uma sociedade por meio de seu(s) jogo(s). "Jogo e cultura estão justapostos", ressaltou.
O FUIP também teve um lado social, já que para participar era preciso doar 1 kg de alimento. Os alunos e os professores entregaram pessoalmente os alimentos ao Asilo Pró+Vida, no mês de julho. “A doação dos alimentos foi muito interessante, tanto para mim, como professor, como para os alunos e os internos do asilo. A satisfação pela doação dos alimentos foi muito mais dos administradores, já que o Pró + Vida necessita de ajuda. Mas o que mais nos tocou foi conhecer os internos, os senhores e as senhoras que vivem lá, conversar com eles; dar um pouco de atenção a eles foi muito recompensador. A alegria de ter ali pessoas novas os fez muito felizes. Saímos de lá com muitas idéias e, possivelmente ajudaremos os idosos de outras formas. Um dos objetivos da formação dos alunos é usar o seu conhecimento para ajudar a sociedade, e este foi atingido com a doação dos alimentos”. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO fica em 5º no 2º Massagua´s Beach de Surf

Litoral Norte - O atleta do programa bolsa-esporte, Alessandro Gonçalves, o Bonguinha, de São Sebastião, foi o 5º colocado no 2º Massagua´s Beach de Surf, realizado no mês de julho com a participação de cerca surfistas de todo o Litoral Norte.
Bonguinha não teve a mesma sorte como no circuito municipal do ano passado, no qual foi o campeão, título que garantiu ao atleta a bolsa no Centro Universitário Móudlo-UNIMÓDULO, onde hoje cursa Educação Física. Na sua categoria, a Open, foram classificados os surfistas Alexandre, o Xandelli e o Cristiano Chupeta, que levou o campeonato em ondas de até dois metros.
Mas Bonguinha, apesar de estar se recuperando de uma cirurgia recente no joelho, representou bem o UNIMÓDULO.
O campeonato teve a ajuda dos ventos neste fim de semana, o que possibilitou a realização de duas categorias, a Open e a Mirim. Os 24 surfistas que participaram tiveram que mostrar coragem e determinação para passar a arrebentação na praia Massaguaçu. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO na Copa do Vale de Mountain Bike

Litoral Norte - A atleta Mayara dos Santos Cravo, do programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, foi campeã na Copa do Vale de Montain Bike no último final de semana. A prova foi realizada no município de Guaratinguetá, com um circuito técnico com pouco mais de 3 KM, no qual além das raízes, árvores, riachos e uma ponte de madeira colocada estrategicamente no meio da sociedade hípica.
A atleta Mayara dos Santos Cravo, que competiu na categoria elite, onde todas teriam que dar 5 voltas no circuito para concluir a prova, teve uma prova sem quedas e a liderou do começo ao fim, conseguiu a primeira colocação no pódio, com direito a medalha, premiação em dinheiro e kit contendo diversos brindes.
A atleta da Associação de Ciclismo de São Sebastião conta também com o patrocínio de DOMíNIO dtvm, Litoral Tintas e WT academia das Praias e ao apoio da Prefeitura Municipal através da SEESP e UNIMÓDULO. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá promove leilão de bens na quarta-feira

Caraguatatuba - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, realizará no dia 16, a partir das 9h00, um leilão dos bens que não estão mais em uso pelo serviço público. Todo o conteúdo do leilão está à disposição, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
De acordo com o secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, a seleção dos objetos a serem leiloados foi feita pela Seção de Serviços Auxiliares da Secretaria da Administração. Entre os itens disponíveis estão: trator, caminhonete, utilitários, caminhões, retroescavadeira, ambulâncias Paraty e Quantum, Mini-Van, motocicletas, kombi, 183 aparelhos de telefone, quatro celulares, um fax, um aparelho bloqueador, um aparelho identificador de chamadas, entre outros.
Os objetos do leilão estão separados por lote, e existe uma grande variedade, incluindo copiadoras, impressoras, megafone, fogão industrial, geladeira, aparelho de ar condicionado, estetos-cópio, forceps e muitos outros objetos, além de materiais de escritório. Os interessados devem comparecer ao Cemug e manifestar a vontade de adquirir um dos bens que serão leiloados. (Fonte: Imprensa Livre)

1º Congresso de Educação de Caraguatatuba abre inscrições na próxima segunda-feira
Com o tema “Tecnologia e Comunicação: um novo fazer pedagógico”, o maior encontro de educação da região irá movimentar Caraguatatuba durante três dias. O evento contará com a participação de personalidades brasileiras nessas áreas, como o jornalista Gilberto Dimenstein e o consultor da Microsoft e do Instituto Ayrton Senna, Eduardo Chaves.

Caraguatatuba - A educação será um assunto bastante discutido em Caraguatatuba entre os dias 23 e 25 de agosto. Nesse período acontecerá o maior evento de educação já realizado no Litoral Norte, o 1º Congresso de Educação de Caraguatatuba, que abordará o tema “Tecnologia e Comunicação: um novo fazer pedagógico”.
Promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, o encontro faz parte do Programa de Educação Continuada, que desde o inicio do ano já trouxe outros profissionais, também com vasta experiência no setor, para transmitirem o que há de mais atual aos professores da Rede.
Os interessados em participar do congresso, que será realizado no Teatro Mário Covas, poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira, dia 14, pelo site da Secretaria da Educação www.caraguanet.com.br. Para participar, não haverá nenhum custo. A temática comunicação e tecnologia foram escolhidas por se tratar de assuntos atuais, que estão inseridos na realidade do município.
Conforme explicou a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, o objetivo é melhorar a educação da cidade, trazendo novos conceitos aos professores para que elevem a qualidade do trabalho realizado com os alunos. Ela conta que após definir o tema, a Seduc buscou os profissionais de cada área que melhor pudessem abordar os assuntos.
“É um prazer propiciar isso aos educadores. Os tema que serão abordados são bem atuais e serão tratados por profissionais conceituados, referencias no país. Acredito que o congresso irá ajudar no desenvolvimento de habilidades específicas”, complementou Silmara.
A secretária ainda diz que é muito bom poder sediar um evento pioneiro e grandioso. “É a primeira vez que um congresso sobre educação será realizado no Litoral Norte. Isso será importante para as quatro cidades, pois o encontro é voltado para o público da região, que poderá acompanhar as palestras com os profissionais renomados, sem precisar se deslocar para o Vale do Paraíba ou São Paulo”, destacou.
Ela conta que o congresso irá atrair para Caraguá participantes de vários municípios do Brasil, pois também haverá o Concurso Internacional Visual Class.
As palestras - A grande atração do 1º Congresso de Educação de Caraguatatuba serão os palestrantes que se apresentarão ao longo dos três dias. Quem faz a abertura, no dia 23 de agosto às 18h30, é Eduardo Chaves, com a palestra “Educação e Desenvolvimento Humano: não basta reformar a escola, é preciso reinventá-la”. Chaves foi professor titular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde trabalhou por 32 anos na área de filosofia da educação e política. Atualmente, é coordenador da cátedra da Unesco de educação e desenvolvimento humano, além de consultor da Microsoft na área de tecnologia e educação.
No dia 24, Eduardo Chaves participará de uma mesa redonda, cujo tema será “As tecnologias da informação e comunicação na perspectiva da educação continuada”. Nesse debate, haverá a participação de José Armando Valente, que é professor e chefe do departamento de multimeios, mídia e comunicação do Instituto de Artes e pesquisador do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. Valente também é professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação: currículo, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Nesse mesmo dia, serão realizadas oficinas temáticas e outra palestra no período da noite. O ultimo dia do Congresso, no dia 25 de agosto, será destinado ao Concurso Internacional Visual Class. O encerramento acontece com a participação da palestrante Lea Fagundes. Com 58 anos de maginstério, ela coordena o laboratório de estudos cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se há mais de 20 anos ao estudo da informática na educação. É professora com mestrado e doutorado em psicologia e informática. Atualmente, Lea preside a Fundação do Pensamento Digital, uma organização não governamental que atua no processo de inclusão digital de comunidades economicamente desfavorecidas.
Gilberto Dimenstein fala sobre seu novo livro “O mistério das bolas de gude” - O jornalista Gilberto Dimenstein é um dos convidados bastante esperados para o congresso em Caraguatatuba. Em sua participação no evento, ele vai falar sobre sua mais recente publicação, o livro “O mistério das bolas de gude: histórias de pessoas quase invisíveis”.
Dimenstein é formado pela Fundação Cásper Libero e atua como colunista da Folha de São Paulo, onde também integra o conselho editorial. Além disso, ele é comentarista da rádio CBN e participa da comissão executiva do Pacto Criança, coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a infância. Dirige os projetos da Escola Aprendiz, considerado um laboratório de inovações pedagógicas.
Nessa obra, o jornalista foi atrás de personagens de diversas origens que possuem em comum o desejo de criar alternativas à falta de esperança vivida pelos que se encontram em situação de risco.
O autor constrói um painel sobre a evolução da criminalidade para demonstrar que, mesmo diante do cenário mais desfavorável, a iniciativa de alguns cidadãos decididos a inventar estratégias de inclusão social pode provocar mudanças radicais. A atuação pessoal, o envolvimento com os problemas sociais e as idéias de Gilberto Dimenstein expressas nesse livro servem de alento para todos os brasileiros empenhados na construção de um país mais justo.
A apresentação de Dimenstein em Caraguá acontece no dia 24 de agosto, a partir das 19h.
Concurso Visual Class - Alunos das 4ª séries de escolas públicas municipais de todo o Brasil participam da final do III Concurso Internacional de Criação Multimídia Visual Class, no dia 25 de agosto, a partir das 13h.
Na ocasião, haverá a apresentação dos alunos campeões de 2004 e 2005, que disputam um troféu de dois metros que é entregue ao vencedor de três anos consecutivos.
Os projetos que serão apresentados foram selecionados entre mais de 70 projetos em todo o Brasil, que foram indicados para esta etapa. Durante o evento, haverá algumas participações especiais, como a demonstração do projeto vencedor do “I Concurso Multimídia Kid Class do Brasil”, do “I Concurso Multimídia Visual Class de Tecnologia do Brasil” e de Projetos desenvolvidos por alunos de Luanda - Angola.
Para o III Concurso foi instituída a "Taça Multimídia". O campeão de cada ano leva a Taça para casa. Para ficar com ela em definitivo é necessário ganhar o 1º lugar três vezes. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá presta conta à Câmara Municipal
Durante a sessão o prefeito apresentou aos presentes todos as realizações do primeiro semestre de 2006 e os trabalhos em andamento que trarão benefícios à população

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar prestou conta dos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2006 à Câmara Municipal, na noite desta terça-feira, dia 08, durante sessão ordinária.
Na ocasião, que teve a presença dos secretários municipais, autoridades, sociedade amigos de bairros e a população, o prefeito, que tinha 20 minutos para mostrar o trabalho da administração municipal, apresentou um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social, onde mostrou aos presentes todas as realizações do executivo nos últimos seis meses.
Os vereadores elogiaram o trabalho do Executivo por realizar benfeitorias à população solicitada por eles, como por exemplo, pavimentação e iluminação de ruas, construção e reformas de praças, escolas, campos esportivos entre outros e também aproveitaram a oportunidade para fazer mais pedidos ao Prefeito, de pavimentação, galerias de águas pluviais, iluminação, praças esportivas, saneamento básico em alguns bairros e escola integral nas regiões norte e central, pois na região sul já existe uma escola de período integral.
Aguilar, aproveitou para dizer aos vereadores todos os projetos de melhorias em andamentos, de norte a sul, do município como pavimentações e manutenção de ruas, compra de luminárias para as ruas, construção do Centro de Reabilitação, investimentos no setor esportivo, social, educacional entre outros e também dos projetos para o próximo ano.
No final da sessão o prefeito Aguilar disse que está sempre presente nas ruas e cobra sempre dos secretários muito trabalho e ainda acrescentou, “vou deixar a cidade melhor e com mais recursos, para que o próximo prefeito possa também cuidar bem do município, pois nós passamos e a cidade fica. Caraguá é abençoada por Deus, passou por uma grande catástrofe e está aí. As pessoas que não podem ajudar pelo menos façam uma oração à Deus pedindo que nos ilumine para fazermos um trabalho cada vez melhor”, disse. E finalizou “Quero que todos continuem fiscalizando, criticando e dando sugestões para fazermos sempre mais.” (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá presta conta à Câmara Municipal
Durante a sessão o prefeito apresentou aos presentes todos as realizações do primeiro semestre de 2006 e os trabalhos em andamento que trarão benefícios à população

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar prestou conta dos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2006 à Câmara Municipal, na noite desta terça-feira, dia 08, durante sessão ordinária.
Na ocasião, que teve a presença dos secretários municipais, autoridades, sociedade amigos de bairros e a população, o prefeito, que tinha 20 minutos para mostrar o trabalho da administração municipal, apresentou um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social, onde mostrou aos presentes todas as realizações do executivo nos últimos seis meses.
Os vereadores elogiaram o trabalho do Executivo por realizar benfeitorias à população solicitada por eles, como por exemplo, pavimentação e iluminação de ruas, construção e reformas de praças, escolas, campos esportivos entre outros e também aproveitaram a oportunidade para fazer mais pedidos ao Prefeito, de pavimentação, galerias de águas pluviais, iluminação, praças esportivas, saneamento básico em alguns bairros e escola integral nas regiões norte e central, pois na região sul já existe uma escola de período integral.
Aguilar, aproveitou para dizer aos vereadores todos os projetos de melhorias em andamentos, de norte a sul, do município como pavimentações e manutenção de ruas, compra de luminárias para as ruas, construção do Centro de Reabilitação, investimentos no setor esportivo, social, educacional entre outros e também dos projetos para o próximo ano.
No final da sessão o prefeito Aguilar disse que está sempre presente nas ruas e cobra sempre dos secretários muito trabalho e ainda acrescentou, “vou deixar a cidade melhor e com mais recursos, para que o próximo prefeito possa também cuidar bem do município, pois nós passamos e a cidade fica. Caraguá é abençoada por Deus, passou por uma grande catástrofe e está aí. As pessoas que não podem ajudar pelo menos façam uma oração à Deus pedindo que nos ilumine para fazermos um trabalho cada vez melhor”, disse. E finalizou “Quero que todos continuem fiscalizando, criticando e dando sugestões para fazermos sempre mais.”(Fonte: PMC)

Oficina orienta 60 multiplicadores da Agenda 21 para trabalhos no Litoral Norte
Cerca de 60 multiplicadores do Litoral Norte participaram da oficina que visou apoiar a execução do projeto de Agenda 21 Local conveniado com o Ministério do Meio Ambiente. Nivelar conhecimentos sobre a Agenda com o público participante e promover capacitação e reflexão para o trabalho de multiplicação no Litoral Norte

Caraguatatuba - O Ministério do Meio Ambiente promoveu uma oficina de apoio ao Projeto Agenda 21, direcionada para 60 multiplicadores do Litoral Norte. O encontro aconteceu na sexta-feira, 4, e sábado, 5, no auditório da Secretaria da Educação de Caraguatatuba.
O objetivo foi apoiar a execução do projeto de Agenda 21 Local conveniado com o Ministério do Meio Ambiente; nivelar conhecimentos sobre a Agenda com o público participante e promover capacitação e reflexão para o trabalho de multiplicação no Litoral Norte.
O curso iniciou com a apresentação dos participantes e a exibição do vídeo “Carta da Terra”, em seguida foi feita a introdução do tema Agenda 21 Global, Brasileira e Local. Houve também apresentação e debate sobre o passo a passo da Agenda 21 local.
Durante o dia foram discutidos assuntos como relação entre eixos temáticos da Agenda, como desigualdade social; atividades econômicas; recursos naturais; infra-estrutura e integração regional; integração institucional, além dos trabalhos em grupo. No final houve avaliação das atividades e a apresentação do Projeto da Agenda 21 do Litoral Norte – metas e produtos realizados e a serem realizados pela coordenação regional.
No sábado foram discutidos assuntos como: o papel do multiplicador no Projeto da Agenda 21 do Litoral Norte; metodologias participativas e o Litoral Norte que temos e o que queremos e quais caminhos a seguir.
A dinâmica de grupo teve como objetivo identificar os problemas da região, elaboração dos cenários desejados e os caminhos a serem seguidos como a metodologia para a construção coletiva e participativa da Agenda 21 do Litoral Norte e como e onde cada multiplicador pode atuar.
O encontro foi encerrado com o fechamento dos trabalhos de grupo, avaliação final e atividade cultural.
O que é a Agenda 21
A Agenda 21 é o principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), que foi a mais importante conferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em todos os tempos. É a proposta mais consistente de como alcançar o  desenvolvimento sustentável.
É um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazos. Trata-se de um roteiro de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas.
Em resumo, a Agenda 21 estabelece uma verdadeira parceria entre governos e sociedades. É um programa estratégico, universal, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no século XXI. A Agenda 21 serve de guia para as ações do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem destruir o meio ambiente.
Agenda 21 Brasileira
Trata-sede um instrumento fundamental para a construção da democracia ativa e da cidadania participativa no País.
O processo de construção da Agenda 21 Brasileira se deu de 1996 a 2002, e foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e teve o envolvimento de cerca de 40 mil pessoas de todo o Brasil.
A partir de 2003, a Agenda 21 Brasileira não somente entrou na fase de implementação assistida pela CPDS, como também foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, PPA 2004-2007, pelo atual governo. Como programa, ela adquire mais força política e institucional, passando a ser instrumento fundamental para a construção do Brasil Sustentável.
Agenda 21 Local
É um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.
O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto da sociedade civil.
Principais Desafios
O estabelecimento de uma metodologia de trabalho
A reunião de informações sobre as questões chaves de desenvolvimento local
A identificação dos setores da sociedade que devem estar representados, em função das particularidades locais
Os papéis dos diferentes participantes do processo
A identificação de meios de financiamento para a elaboração da Agenda 21 Local
Negociações junto ao poder local sobre a institucionalização do processo de construção e implementação da Agenda 21 Local (Fonte: PMC)

Prefeito recepciona estudante de Caraguá que está no conservatório de Tatuí
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, recebeu em seu gabinete a visita do estudante de bateria Danilo Donizete dos Santos , acompanhado de seu pai, na última sexta-feira, dia 4. O jovem baterista, que desde o início do ano está estudando no Conservatório Musical de Tatuí, aproveitou o encontro para agradecer ao prefeito pelo incentivo dado aos jovens da cidade, no que se refere à cultura e à música

Caraguatatuba - Mais um jovem talento de Caraguá está ganhando o mundo. O baterista Danilo Donizete dos Santos, 18 anos, que já tocou em diversas bandas da cidade durante as temporadas de verão, decidiu fazer do hobby sua profissão.
Desde o início do ano Danilo está no Conservatório Musical de Tatuí – considerado um dos melhores do Brasil, cursando Bateria. Segundo Danilo, sua ida para Tatuí se deu graças ao incentivo do Executivo, ao apostar em jovens talentos e proporcionar a cultura por meio de oficinas de música, projeto Guri, entre outros.
Na última sexta-feira , dia 4, o estudante foi recepcionado pelo prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, em seu gabinete, onde esteve junto com seu pai para fazer uma visita e contar como acontecem os estudos dentro do conservatório.
Para o prefeito Aguilar, é motivo de muito orgulho para a cidade ver jovens talentos despontarem. “Com dedicação eu tenho certeza que o Danilo será um músico completo ao terminar seus estudos no Conservatório de Tatuí, além de se tornar um exemplo para os demais jovens de Caraguá que ainda não decidiram suas futuras profissões”, finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeito atende Aurimar no bairro do Tinga
Esporte Clube Corinthians vai ganhar campo e quadras

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, obteve mais uma vitória, desta vez no bairro do Tinga, na região sul da cidade. O Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) autorizou as obras para a construção do Complexo Esportivo do Esporte Clube Corinthians de Caraguatatuba - popularmente conhecido como Corintinha.
O Corintinha do bairro do Tinga é um dos mais tradicionais times de futebol da cidade, ganhador de vários campeonatos e torneios ao longo dos mais de 20 anos de sua existência. A agremiação é a principal do bairro e conta com o apoio de toda a comunidade.
Com intuito de fortalecer a cidadania entre os jovens e de criar mais uma opção de lazer para os moradores daquela comunidade, que detêm um dos maiores índices populacionais do município, a diretoria do clube vem tentando desde o ano passado, por intermédio do Vereador Aurimar Mansano, a conclusão das obras do seu campo de futebol e das quadras de malha e bocha.
Através do Requerimento 104/2005 o Parlamentar perguntou ao Prefeito Municipal se haveria a possibilidade de dar continuidade nas obras já citadas; se poderiam ser priorizadas as quadras de malha e bocha; início da obra ou em caso negativo, qual o entrave para a sua conclusão. Em julho do ano passado a Prefeitura respondeu que estava analisando a proposta.
As obras tiveram início em julho e estão de vento em popa, devendo terminar até o final deste mês de agosto. O campo de futebol já está praticamente pronto, vindo a seguir as quadras de bocha e malha, que deverão também estar prontas na data já mencionada.
Para Aurimar o esporte é um dos caminhos da cidadania. "A criança e o jovem só se tornam um cidadão descente quando tem incentivo para isso. A cultura, o lazer e o esporte levam o jovem para o caminho do bom cidadão, pois o retiram das ruas, da violência, das drogas e marginalidade. Solucionar o problema do Corintinha do Tinga é resolver boa parte da questão dos jovens daquele bairro", explica. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti consegue obras para o Travessão
Vereador lutou por 5 anos para conseguir a realização

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), conseguiu a construção de uma galeria de águas pluviais 5 (cinco) anos após o seu pedido, numa luta incansável por melhorias no bairro do Travessão. O pedido foi feito na gestão passada e só agora foi solucionado.
O velho ditado "Quem luta e espera sempre alcança" é a mais pura verdade para o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti, que crê fielmente na tradicional frase. Um Requerimento de sua autoria, datado de 2001, somente foi solucionado em 2006, graças a sensibilidade e o interesse público do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
O Requerimento 280/01, assinado pelo Vereador Wilson Agnaldo Gobetti solicitava informações ao Prefeito da época, Antonio Carlos da Silva (PSDB), sobre a construção de uma galeria de águas pluviais sob as torres de alta tensão que cortam as ruas Vicente Celestino, Caraguatatuba, São Sebastião, Guarujá e Pirajuí, no bairro do Travessão. No mesmo Requerimento, outro pedido de informações, desta vez para a construção de uma passarela sobre o rio Juqueriquerê, para a travessia de pedestres, ciclistas e motociclistas.
Somente depois de 5 anos e muita luta frente ao Executivo é que a obra está sendo feita, só que na gestão seguinte, do Prefeito José Pereira de Aguilar. A passarela foi construída quando da duplicação de alguns trechos da SP-55 - Rodovia Prestes Maia, pelo DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem). Já a galeria está com as obras em franco desenvolvimento.
Para o Vereador as melhores vitórias são as mais difíceis de conquistar. "Esperamos 5 anos pela realização desta galeria de águas pluviais. Agora os moradores do Travessão terão mais conforto e higiene, pois não terão que conviver com ruas empoçadas e lamacentas. Enfim, mais qualidade de vida à população", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino festeja seleção de obras
Vereador aproveitou sessão para agradecer apoio do Prefeito

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aproveitou a Sessão de Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) para agradecer as várias obras realizadas nos últimos 2 anos. O Parlamentar cita que sem a parceria com o Executivo nenhuma obra ou benefício teria sido conquistado.
Germino de Souza tem uma história política antes de assumir como um dos Vereadores mais votados da região sul da cidade nas eleições de 2004, pois exerceu a função de Assessor Parlamentar do ex-Vereador Gumercindo "Gomes" Nicolau dos Santos. O Parlamentar garante que este aprendizado deu-lhe bagagem o bastante para concorrer e se eleger como Vereador nas últimas eleições municipais.
Durante a sua fala na Sessão Especial de Prestação de Contas, o Vereador Germino de Souza aproveitou o seu tempo para agradecer as todas as obras realizadas - graças a sua intermediação - nestes 2 primeiros anos de mandato.
Todas as obras foram realizadas na zona sul da cidade, como o recapeamento e a iluminação da avenida Ethel Sintia de Medeiros; a iluminação da avenida José da Costa Pinheiro Júnior; a construção do vestiário do Esporte Clube Fortaleza; a iluminação do Jardim Marisco e a reforma na praça do Travessão.
O Vereador continuou citando a construção da galeria de águas pluviais, numa extensão de aproximadamente 5 quilometros, ligando o Travessão ao Perequê-Mirim; a construção de uma escola municipal no bairro do Perequê-Mirim e da quadra de esportes na escola Alaor Xavier Junqueira. O apoio aos Artistas Plásticos da cidade, quando foi criado o Jardim das Artes também foi lembrado, bem como a vinda da Justiça Federal e da Base de Gás da Petrobrás.
Aliado a vinda da Petrobrás está o empréstimo de R$ 80 milhões para com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), na forma de antecipação, para obras de saneamento e infraestrutura urbana. O Vereador também citou que até o momento, graças a sua intermediação, 200 ruas já foram licitadas, distribuídas em vários bairros. Germino também falou sobre a Sala de Ginástica a de Geração de Renda no bairro do Travessão, além do recapeamento da rua Januário Paulino Ferreira, além da reconstrução da praça do Perequê-Mirim e uma outra praça, de aproximadamente 4 mil metros² no bairro do Travessão.
O Vereador esboça que tudo isso foi conseguido graças a união dos poderes. "Tudo que consegui foi graças a sensibilidade do Prefeito Aguilar, que viu interesse público em todos os meus pedidos, pedidos estes feitos pelo povo mais pobre que deseja uma vida melhor e mais digna e encaminhados por mim. Nada disso aconteceria se não fosse esta parceria de sucesso, esta união de poderes em prol do povo", exclama. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito presta contas de seus trabalhos
Aguilar mostrou o que foi feito no primeiro semestre deste ano

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve lotada na noite desta terça-feira - 8 de agosto - para a Sessão Especial de Prestação de Contas, realizada pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), com base nas atividades do primeiro semestre deste ano. O convite ao Prefeito está embasado na Lei Orgânica Municipal (LOM).
De acordo com a Lei Orgânica Municipal o Prefeito deverá comparecer a sede do Legislativo 2 (duas) vezes por ano - em fevereiro e agosto - sempre na abertura de cada semestre Legislativo, para prestar contas do semestre anterior. Apenas em ano eleitoral municipal que a segunda visita acontece no mês de outubro.
Esta foi a 4ª visita de Aguilar como Prefeito desde que assumiu em janeiro de 2005 para prestar contas e a 35ª visita de um Prefeito desde que a Prestação de Contas foi incluída na Lei Orgânica Municipal, em abril de 1989.
As galerias da Casa de Leis estiveram lotadas, principalmente de Secretários Municipais e funcionários de segundo e terceiro escalão, que acompanharam a Prestação de Contas realizada por Aguilar.
No geral o Prefeito respondeu as perguntas dos Vereadores e em poucas ocasiões solicitou apoio de seus Secretários Municipais. Não ocorreram embates, discussões ou questionamentos políticos, com os Vereadores na maioria das vezes elogiando o trabalho do Prefeito e agradecendo as obras feitas no período. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá a Gosto movimenta restaurantes
O estímulo à qualidade, a integração entre os participantes e um maior movimento já são percebidos na primeira edição do festival gastronômico.

Caraguatatuba - O Caraguá a Gosto, evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, está movimentando o comércio no município. Na primeira semana do festival gastronômico, comerciantes já têm registrado um número maior de clientes e visitantes em seus estabelecimentos, sempre procurando informações e comentando sobre o concurso.
Este é o primeiro concurso gastronômico que acontece nos restaurantes da cidade, com premiação para os melhores gourmês e também para o público participante. O concurso irá até 3 de setembro e dará prêmio para os mais votados nas categorias: garçom, prato, petisco, atendimento e ambiente; e os participantes com sorteio de um note book e 16 jantares.
O proprietário do Quiosque Guaruçá, Roberto Toti, registrou um movimento maior no primeiro fim de semana do festival, com grande procura pelo prato participante do concurso. “O movimento está superando nossas expectativas, já temos 115 cédulas na urna. Estamos com preços promocionais e até um cardápio exclusivo dos pratos participantes, isso para entrar no espírito do evento e incentivar a vinda de novos clientes para nossa casa”.
André Mariano, do Restaurante Ostra e Ouriço, está surpreso com o grande interesse pelo concurso e conseqüentemente o movimento. “Está melhor do que pensei, estamos recebendo muitos clientes interessados no concurso, inclusive pessoas que não visitavam nosso restaurante, que agora vêm atraídos pelo prato divulgado no festival, até durante a semana estamos recebendo clientes, isso não é o normal”.
Os proprietários da Pizzaria Dago também estão satisfeitos com o resultado. “Estamos muito empolgados, antes mesmo de começar o concurso já recebemos clientes experimentando nosso prato. Recebemos pessoas de Maresias e de outras cidades, que vieram exclusivamente para experimentar a pizza na telha. Estamos muito satisfeitos com o trabalho do Secretário de Turismo e sua equipe. A divulgação está sendo muito boa e o resultado não é só comercial, o evento está unindo os comerciantes, estão todos muito envolvidos com o concurso, nosso garçom por exemplo fica preocupado em oferecer o melhor atendimento, só isso já é muito bom”, declara Fátima Fernandes.
Darci Adolfo de Paula, do Restaurante Golfinho, no Massaguaçu, também está otimista com o grande movimento registrado no final de semana, com clientes atraídos pelo concurso. “Esperamos que o movimento aumente ainda mais neste mês, principalmente durante a semana”, disse.
O Caraguá a Gosto acontece em 16 estabelecimentos, de norte a sul da cidade, entre quiosques, bares, restaurantes e pizzarias. A proposta da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, é estimular e incentivar qualidade nos serviços e movimentar a cidade na baixa temporada. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Lançamento da Temporada de Navios de Cruzeiros - Temporada 2006/2007

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com o SEBRAE-SP e SENAC-SP, incrementa o receptivo de navios para a temporada 2006/2007.
O receptivo contará com uma área de 140 m2. onde serão instalados: 01 tenda de 8m. X 16m. para abrigar os receptivos para passeio terrestre, 01 tenda de 3m X 6m. para os receptivos marítimos, as tradicionais tendas serão substituídas por Stands para uso das operadoras, que serão instalados ao lado da sala de espera de 25 m2., que acomodará os turistas na espera da saída para o passeio escolhido.
A comunicação visual está sendo inovada, para facilitar o turista serão instaladas placas indicativas dos produtos turísticos.
Contando com a parceria do SEBRAE e SENAC, a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento estará promovendo Wok Shops para a capacitação de todo o trade turístico de Ilhabela.
Segundo dados da Secretaria de Turismo, para este ano está confirmado, até o momento, 52 escalas de navio de cruzeiro, cerca de 60% de aumento no número de escalas em relação a temporada passada.
Na ocasião o prefeito Manoel Marcos, ressaltou a importância que estes turistas representam para a economia de Ilhabela na geração de emprego e renda, não deixando de citar a importante parceria firmada entre a Prefeitura de Ilhabela, o SEBRAE-SP e o SENAC-SP. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Ações Judiciais não impedem Paulo Julião de lançar candidatura

São Sebastião - O ex-prefeito e candidato a deputado federal, Paulo Julião, desde que deixou o governo de São Sebastião tem respondido a uma série de ações judiciais e questionamentos no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Recentemente um dos relatores do Tribunal de Contas emitiu um parecer pela rejeição das contas da Prefeitura do exercício de 2004. Além disso, existem questionamentos a respeito de contratos firmados na sua gestão que ainda estão sendo respondidos.
Um deles é o contrato firmado com a empresa Tolói Consultoria Técnica S/C Ltda, que foi contratada na gestão do ex-prefeito João Siqueira, com o objetivo de aumentar a arrecadação do município por meio do repasse de royalties da Petrobras.
O contrato firmado com a empresa Tolói continuou durante o governo do ex-prefeito Paulo Julião e, no mês de junho, o desembar-gador relator, conselheiro Fúlvio Julião Biazzi, julgou o contrato irregular.
O processo foi aberto devido a uma representação formulada por Anthero Ventura Alves Neto, presidente da Comissão Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que apontou diversas irregularidades no contrato entre a empresa Tolói e a Prefeitura.
Entre as irregularidades, está a falta de processo de licitação, publicação extem-porânea do extrato do contrato, ausência de especi-ficação detalhada dos casos em que foram pagas as viagens, ensejando a necessidade de devolução do valor de R$ 21.043,45 aos cofres públicos.
A advogada Flávia Maria Palavéri Machado, no final do mês de julho, apresentou a defesa do ex-prefeito Paulo Julião e afirmou que a empresa Tolói Consultoria Técnica S/C era a única com conhecimentos técnicos especializados em consultoria visando treinamento e aperfeiçoamento de pessoal sobre “royalties”, por isso não houve licitação.
Além disso, a advogada salienta que foram apresentados todos os comprovantes e os relatórios de despesas e de atividades exercidas durante as viagens e que o ressarcimento estava previsto no ajuste de contas, por isso, sustenta a advogada, não haveria irregularidade.
Quanto ao atraso da publicação do extrato de contrato, a defesa admite que houve uma falha formal por parte da administração, mas que esta não é capaz de macular todo o certame licitatório.
Em entrevista ao Imprensa Livre, o ex-prefeito Paulo Julião argumentou que não tem nenhuma condenação e que todas as denúncias estão sendo respondidas na justiça.

IL – Como o senhor vê o fato do Tribunal de Contas julgar irregular o contrato entre a Prefeitura e a empresa Tolói?
PJ – Eu não lembro o teor do contrato, mas sei que foi feito dentro dos ditames do processo de licitação. Os advogados têm mencionado a dificuldade de obter da Prefeitura os documentos para fazer a defesa da forma mais ampla possível. Eu pessoalmente não tenho cópias desses contratos, mas mesmo que tivesse é preciso que as cópias sejam autenticadas, ou seja, sejam emitidas pela própria Prefeitura, mas isso não interrompe o prazo da defesa. Por isso, a defesa encontra dificuldade.

IL – O senhor responde a muitos processos por causa da última administração como prefeito?
PJ – A sociedade cada vez se organiza mais e acho que é o papel da sociedade fiscalizar as administrações. Com 20 anos de trabalho político, eu tenho duas ações civis públicas que estão em fase de citação das partes. Uma é sobre um contrato feito com a Petrobras para pavimentação da Reserve Du Moulin e a outra é por causa da contratação da empresa Eness.

IL – Antes de lançar a candidatura, o senhor analisou que todas as ações seriam novamente levantadas?
PJ – São poucos os prefeitos que não tenham um questionamento na sua administração. Eu não roubei, não me beneficiei e não tenho condenação. Estou cansado de ver contas rejeitadas. Na verdade, existe uma estrutura na Prefeitura e não importa que seja o prefeito as leis precisam ser cumpridas.

IL – Você acha que o povo já esqueceu as denúncias de corrupção que foram feitas durante o seu último governo?
PJ – Desde a minha primeira gestão, de 89 a 92, os candidatos já me acusavam de corrupção, esse é o ônus. Se eu tivesse rabo preso estaria escondido em algum lugar, teria me afastado da política, pelo contrário, acho que tenho história em São Sebastião, acho que já cumpri um papel importante no desenvolvimento da cidade, talvez tenhamos mais a contribuir. Grande parte das acusações que me fizeram foram de políticos da oposição. Desmerece as acusações? Não necessariamente, mas interesses estranhos foram colocados.

IL – Você sente que seus assessores te abandonaram após ter perdido a última eleição?
PJ – Não. Eu acho que no decorrer da campanha se forma uma equipe, mas no meio do caminho vão sendo alteradas. Eu alterei vários secretários, adotei soluções caseiras em algumas situações. A equipe se desfaz quando se termina uma gestão. Eu não me sinto abandonado por ninguém, pelo contrário.

IL – Qual a sua avaliação sobre a situação da cidade?
PJ – Eu sou da opinião que o ex-prefeito deve passar longe da Prefeitura. É uma situação difícil para o ex-prefeito que realizou, que deixou de realizar. Eu digo que as pessoas devem quando se fala em mudanças, se iludem às vezes com um Messias que denuncia tudo, mas quando eleitos continuam com os mesmos contratos. O que eu vejo hoje é uma grande decepção.

IL – Você acha que a briga entre a Câmara e a Prefeitura influencia no desenvolvimento da cidade?
PJ – Eu acho que não porque são poderes independentes. Pelo que acompanho, fora a polêmica das Zeis e Estatuto dos Servidores, eu não vejo em que a Câmara pode estar atrapalhando o prefeito na sua gestão. Incomoda, mas críticas a gente sempre tem. A Câmara deu ao prefeito, no ano passado, 30% de remanejamento de verbas. Se quisesse atrapalhar, poderia não ter dado.

IL – A que você atribui o baixo movimento de turistas na cidade?
PJ – Primeiro, eu não acho que seja tudo culpa do prefeito. O que eu vejo é uma desesperança em função da esperança. Quem vendeu sonhos e depois não cumpre cria um desânimo. Aliado a tudo isso, tem uma situação econômica difícil no país porque não tem dinheiro, o risco de investir é muito grande. O turista acaba não gastando e, por outro lado, não se vê ações públicas que animem a população.

IL – As pessoas falam que a sua candidatura a deputado federal seria uma forma de testar a popularidade
PJ – Para testar a minha popularidade eu não preciso sair candidato, eu faço pesquisa. Se eu resolvi me candidatar é porque eu pesquisei e senti que tinha condições. Se a gente tiver condições de levar a campanha, temos chance sim. No Vale do Paraíba, o PSDB tem apenas dois candidatos a deputado federal, se tivesse mais um eu não sairia.

IL – Como será feita a sua campanha?
PJ – Essa é uma campanha diferente. Não pode ter camisetas ou bonés. A princípio não pretendo pintar muros, vou usar umas placas de campanhas passadas e priorizar pequenas reuniões. Ninguém vai me ver muito na rua, não é uma eleição municipal. A gente está trabalhando no Vale do Paraíba para poder alcançar o potencial de votos que será necessário para ser deputado federal.

IL – Se eleito, qual a primeira medida que você vai tomar como deputado
PJ – Deputado não toma medida. Deputado avalia as propostas do executivo e vota a favor ou não. A grande luta que pode ser feita pelo município é exigir do governo federal que cumpra o seu papel na saúde pública, segurança pública, educação. As pessoas sempre perguntam: O que você vai fazer pelo nosso bairro? Se eu fosse um vendedor de ilusões seria fácil porque a gente sabe o problema do bairro, mas eu quero melhorar esse país. (Fonte: Imprensa Livre)

Wagner pede informações sobre remanejamento de verbas municipais

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, apresentou requerimento solicitando ao Executivo quanto, em valores reais, o prefeito já promoveu de remanejamento de verbas do orçamento geral de 2006.
O assunto foi abordado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, em função de Juan Garcia ter solicitado aos vereadores e público presente, durante uso da tribuna na sessão após o recesso parlamentar, que olhassem as obras em andamento no município.
Entretanto, o presidente Wagner Teixeira declara que tem recebido, durante as audiências em que participa, reclamações de munícipes sobre a falta de serviços públicos, principalmente na área da saúde, educação e tantos outros de interesse social. “Até os vereadores da bancada de apoio ao governo municipal são autores de requerimentos solicitando informações na área da saúde, em especial pela falta de médicos”, observa.
Segundo ele, a maioria das obras em execução é remanescente da gestão anterior, que foram viabilizadas com recursos oriundos do governo estadual, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) e da Secretaria Estadual de Trans-portes. “Com as respostas poderemos saber quanto a Prefeitura tem em caixa e quanto há de verba do Dade. Esperamos que as respostas venham na íntegra para repassar à comunidade o que realmente está acontecendo no departamento financeiro da administração. O questionamento é importante para esclarecer dúvidas, inclusive a minha”, explica o presidente.
Teixeira quer saber, ainda, qual era a dotação inicial, por secretaria municipal, e quanto restou para cada uma executar seus programas, após o remanejamento das verbas; e qual o valor dos recursos repassados pelo Dade ficou em contas vinculadas em 31 de dezembro de 2004 e para quais obras o dinheiro se destinava. Além disso, o presidente questiona se durante o ano de 2005, e no primeiro semestre de 2006, ocorreram repasses de recursos do Dade e para quais obras os valores se destinam.
O presidente da Câmara Municipal também indaga se o município pretende tomar por empréstimo ou antecipação de receita, quantias com a finalidade de implementar algum plano de investimento informando, em caso positivo, a importância e a modalidade pretendida.
E, por fim, o presidente solicita os valores constantes nas contas bancárias da Prefeitura em 31 de julho de 2006, nas modalidades correntes, vinculadas de outras esferas governamentais, programas, e obras em execução, e nas contas de aplicações em todas as formas, nas agências bancárias da cidade e em outras instituições de valores fora do município.
“Acho que muito mais da metade da população quer a resposta dessas indagações, que são de grande valia. Está difícil entender o que está acontecendo no município em relação a aplicação do orçamento”, conclui o vereador Wagner Teixeira. (Fonte: Imprensa Livre)

Garagem da empresa de transporte coletivo é questionada pela Câmara

São Sebastião - A instalação da nova garagem da empresa de transporte coletivo de São Sebastião, a Ecobus, está sendo questionada pela Câmara. Trata-se de requerimento, de autoria do presidente da Casa, Wagner Teixeira, aprovado por unanimidade em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 8.
Segundo Teixeira, o abrigo dos ônibus estava localizado no bairro de Boiçucanga, mas atualmente está próximo ao posto de gasolina situado em Camburi, na Costa Sul.
“Estive visitando a garagem e constatei que no local funciona uma bomba de combustível e um equipamento para lavar os veículos. Queremos saber se tudo correu dentro dos tramites legais. Quer dizer, se o funcionamento da garagem está dentro da legislação, com autorização dos órgãos ambientais e licença da Prefeitura”, frisa.
De acordo com ele, o questionamento foi elaborado em função da mudança de endereço do abrigo ter sido muito rápida.
Teixeira argumenta que o processo para obter a licença ambiental é demorado, o que não teria ocorrido com a empresa Ecobus. “A garagem funciona ao lado de caxetais e da mata atlântica”, informa.
O presidente quer saber do Executivo se o abrigo dos ônibus possui alvará da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para armazenar combustível e, em caso negativo, quais providências serão tomadas como medida de segurança ambiental.
Acessibilidade – A questão da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida também foi abordada pelo presidente Wagner Teixeira.
Em um outro requerimento, também aprovado por unanimidade, ele indaga ao diretor administrativo da Ecobus, Luiz Fernando Geniolle, se os veículos de transporte coletivo já estão adaptados informando, ainda, o número de ônibus para atender aos portadores de deficiência.
Segundo Teixeira, o prazo para adaptação se encerra em cinco meses. “Há uma série de requisitos para serem atendidos. Será que a empresa já foi notificada?”, indaga.
Para ele, a questão é preocupante. “Pedimos à municipalidade para alertar a Ecobus assim como fez com os donos de pousadas, restaurantes, hotéis, bares, supermercados e comércio em geral, e que alguns foram até lacrados”, destaca o presidente.
De acordo com Wagner, a empresa precisa cumprir as normas e critérios estabelecidas no decreto federal 5.296, de dezembro de 2004.
O vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, disse que o requerimento é válido porque em nenhuma outra cidade o comércio foi fechado. “Apenas em São Sebastião aconteceu isso por falta de acessibilidade”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura concorre a prêmio do CIEE por dar oportunidade a estagiários

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está concorrendo ao prêmio “As Melhores Empresas para Estagiar”, uma iniciativa do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) em parceria com a Ibope Solutions e ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), para distinguir e reconhecer organizações que investem na formação e no treinamento de jovens profissionais, colaborando para sua efetiva inserção no mercado de trabalho. O objetivo da pesquisa é estabelecer um ranking das organizações que reunirem as melhores condições de realização de estágio de estudantes, conforme a opinião dos próprios estagiários. Tem também o objetivo de promover a troca de experiências positivas e inovadoras sobre a gestão de programa de estágio.
Participam da disputa organizações públicas, privadas ou de economia mista, que mantenham 10 ou mais estagiários contratados em parceria com o CIEE. A Prefeitura de São Sebastião tem 190 estagiários.
Todos os participantes serão avaliados pelos estagiários, que receberão um formulário com questionamentos sobre o trabalho. A segunda fase terá visita às empresas, sendo que a avaliação termina no dia 8 de outubro e a premiação acontece em novembro. (Fonte: PMSS)

“O Hip Hop invade a nossa praia” será a atração de sexta em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), iniciou o “mês da Capoeira e do Hip Hop”, com uma programação voltada aos amantes desse movimento artístico ligado diretamente com os jovens excluídos e de baixa renda.
O objetivo da Prefeitura, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, é integrar os alunos das oficinas culturais juntamente com a apresentação dos grupos de capoeira e Hip Hop que se apresentarão durante o mês de agosto. “Preparamos até o final do ano uma programação especial valorizando cada modalidade das oficinas culturais durante os próximos meses”, disse Buzi.
Nesta sexta-feira (11/08) será realizada uma apresentação especial da Casa de Hip Hop, de Diadema (SP), na Rua da Praia, a partir das 9h30. Além de concentrar todas as artes, a Casa promove de forma organizada o casamento entre cultura e cidadania. Já a partir das 14 horas inicia o evento “O Hip Hop invade a nossa praia” no mesmo local, com muito skate, grafitagem, B.Boys, exposições, vídeos, basquete de rua e tunning.
Tido como a voz de uma juventude quase sem perspectivas, a cultura hip hop é composta por quatro alicerces: o DJ (pessoa que traz a música para dançar), o MC - mestre de cerimônia, quem dialoga com os que dançam, o B.Boy (dançarino) e o grafiteiro (expressa a ideologia por meio das artes plásticas).
O Hip Hop é um movimento social da juventude pobre e excluída. Surgiu nos guetos de Nova York entre os jovens negros e hispânicos, em meados da década de 70. Foi criado pelas equipes de bailes norte-americanos, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestas pelos jovens agrupados em gangues. (Fonte: PMSS)

Escolas de São Sebastião realizam atividades em comemoração ao Dia dos Pais

São Sebastião - Engana-se quem acha que o dia dos pais será comemorado somente neste domingo, 13 de agosto. Nas escolas municipais de Educação Infantil e também de Educação Fundamental de São Sebastião as atividades começaram nesta quarta-feira (09/08) em grande estilo e continuarão durante toda esta semana.
Entre presentes feitos pelos próprios alunos e gincanas, os pais marcaram presença na programação das escolas e elogiaram a iniciativa de comemorar a data junto a seus filhos.
“É muito bom comemorar a data do Dia dos Pais na escola, pois participamos de um dia diferente, com dinâmicas, e podemos também passar o dia com nossos filhos”, comentou Mauro Irineu, 34 anos, presente em uma das comemorações. (Fonte: PMSS)

PAT de São Sebastião é integrado ao Sigae

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de São Sebastião, está operando com um novo sistema de atendimento, conhecido como Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), onde o trabalhador tem que comparecer ao PAT para verificar as oportunidades de emprego. O sistema é interligado on-line com todo o Litoral Paulista e as vagas mudam simultaneamente a cada minuto. O cadastro é único em todo o Estado, ou seja, o número do cadastro vale em qualquer PAT da região.
O sistema, instalado em julho, por representantes da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), é uma ferramenta de gestão e monitoramento que visa realizar a transparência dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), aplicado em conjunto à política pública de trabalho e renda. Com isso, o PAT integrará o encaminhamento dos cadastrados a qualificação profissional, entrada no seguro-desemprego, realização da intermediação de mão de obra e informações diversas ao trabalhador e ao Programa de Geração de Emprego e Renda.
O Sigae permite que o trabalhador concorra a oportunidades de ocupações, oferecendo ao PAT a realização de uma pesquisa de vagas personalizada. Com isso, o posto poderá oferecer um atendimento personalizado ao empregador e ao trabalhador, buscando enriquecer ao máximo as informações solicitadas, aumentando as chances de recolocação no mercado de trabalho.
Segundo a diretora do PAT, Elizete Nossabein, as vagas para emprego em todo o litoral paulista (Norte e Sul) são atualizadas minuto a minuto. O Posto de São Sebastião tem uma média de 80 atendimentos por dia para cadastros novos e antigos. “As pessoas que já são cadastradas devem atualizar seu currículo profissional indo ao PAT para o novo sistema de atendimento personalizado, que dura em média de 15 a 25 minutos. As empresas devem usar o PAT como instrumento de relação entre o candidato e o empregador”, afirmou Nossabein.
Serviço - Para mais informações, o PAT de São Sebastião solicita aos munícipes que compareçam em sua sede, que fica localizada na rua João Cupertino dos Santos, 245 na região Central. O telefone é o (12) 3892-4606 ou 3892-1600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Em Boiçucanga, na Costa Sul, o PAT funciona na Avenida Walquir Vergani, 70, e o telefone de contato é o (12) 3865-4340, com horário de atendimento das 8h às 16h. Se preferir o interessado pode enviar um e-mail para pat@saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Seduc reúne professores para discutir programa Brasil Alfabetizado

São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião (Seduc) reuniu na manhã desta quarta-feira (09/08) professores da rede municipal para abordar e efetivar a continuidade do programa Brasil Alfabetizado, realizado pela Prefeitura, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O módulo inicial do curso foi realizado na terça-feira (08/08). Ao todo será composto por seis fases. A intenção é que os professores iniciem suas novas turmas já no mês de outubro. Os bairros que serão atendidos desta vez pelo projeto são: Juquehy, Topolândia, Cambury e Barequeçaba.
Os alunos que participam do Brasil Alfabetizado, após terminarem suas atividades pelo programa, são encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pelo município. Só durante este ano, entre o programa e a EJA, cerca de 100 pessoas foram atendidas.
O Brasil Alfabetizado é um portal de entrada na cidadania, articulado diretamente com o aumento da escolarização de jovens e adultos e ainda promovendo o acesso à educação. O programa enfatiza a qualidade e o maior aproveitamento dos recursos públicos investidos na educação de jovens e adultos. Para mais informações, o telefone da Seduc é o 3892- 2644. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Sumidouro recebe guias e sarjetas

Ubatuba - O bairro do Sumidouro começou a receber nesta semana obras de colocação de guias, sarjetas e drenagem de águas pluviais em praticamente todas as ruas. A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já iniciou os trabalhos e topografia e nivelamento nesta melhoria que é fruto de uma parceria com a Caixa Econômica Federal.
A obra está orçada em R$ 188 mil e vai levar ao bairro mais comodidade, segurança e estrutura, já que sem as guias e sarjetas não há espaço destinado ao uso exclusivo de pedestres, nem tampouco meios para drenagem, o que resultava em alagamentos e transtornos para a comunidade local. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal equipa motocicletas

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) equipou suas dez unidades de motocicletas com sirenes, “high-lights”, porta-cacetete e bauleto para guardar capa de chuva, talões de ocorrências e pranchetas. Até então a GMU patrulhava com motocicletas simples, que continham apenas o emblema da corporação. Para o sub-comandante Geraldo Ferreira da Silva, agora a Guarda Municipal conta não só com simples motocicletas, e sim com dez viaturas que poderão auxiliar nos trabalhos desenvolvidos a favor da população. “Para a sociedade é como se tivéssemos aumentado nosso efetivo, já que agora as motos são mais bem vistas na cidade, com melhor visualização e credibilidade para o munícipe”, explica o sub-comandante. A GMU ainda deve receber os novos emblemas para as motocicletas e capacetes personalizados.
Amiga, protetora e aliada - A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) foi criada em 31 de maio de 1994, pela Lei Municipal 1369, com a missão de proteger os próprios municipais, seus bens e serviços. Em Ubatuba, a GMU faz parte do complexo de Segurança Pública Municipal, prestando diuturnamente apoio aos órgãos públicos encarregados da segurança em todo o território de Ubatuba. Atualmente a corporação conta com 44 guardas municipais masculinos e 15 femininos, além de dois integrantes da Polícia Militar inativos e que exercem a função de comando.
A GMU é uniformizada e aparelhada com armamento tipo pistola 380, revólveres calibre 38, coletes balísticos e rádios comunicadores. Atuam com uma frota de três viaturas de pequeno porte e dez motocicletas. Nesses doze anos de existência acompanhando a evolução dos anseios da comunidade e tendo por lema “amiga, protetora e aliada”, a Guarda Municipal de Ubatuba vem a cada dia integrando-se mais à malha de segurança da sociedade. (Fonte: PMU)

Canoá em Agosto

Ubatuba - O grupo vocal CANOÁ está trabalhando muito e tem levado seu nome, o da Fundart e o de Ubatuba para toda a região.
Agora em agosto a agenda está bem recheada, com apresentações muito variadas, para pessoas de todos os gostos. Confira:

12 de agosto - 18 horas - Paraty
15 de agosto - 19 horas - Unitau
23 de agosto - 19 horas - Escola Municipal Maria Josefina
25 de agosto - 20 horas - Ensaio Geral, na Fundart
26 de agosto - 20 horas - Programa Serestas e Seresteiros, na Fundart
(Fonte: Divulgação)
 

II Festival Gastronômico de Ubatuba

Ubatuba - Hoje 10 no campus Unitau Ubatuba
9h:30 - Oficina Gastronômica
prato - Linguado ao molho de mel e gengibre
14h:00 - oficina gastronômica
prato - Caldeirada caiçara
16h:00 - Palestra - O setor de alimentos e bebidas e seu potencial de negócios
Com Maria Stela Martins Mendonça

 

 


 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00h e 19:00hs

 

"Separados pelo Casamento"
Ás 17:00hs e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Sessão única ás 21:00hs


"Vem Dançar"
Ás 15:00 - 17:00 - 19:00hs
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dicionário de Dona Eugênia

Córrego
É corgo,
Algo bom demais
É bom que coá,
Uma quadrilha de malandros
É uma cambada de corja,
Assustado
É assombrado,
Apaixonado
É encantado,
Anêmico
É aíbo,
Pobreza
É pindaíba
E dejahoje
Recém aconteceu.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Prezado Senhor Ernesto F. Cardoso Jr., acredito não ser esta a primeira vez, que venho a esse nosso querido Litotal Virtual, elogiar o brilhantismo de suas matérias. Confesso, que sou sua maior admiradora!
Gostaria de parabenizá-lo agora, pela "E a Economia vai Muito Bem, Ora, Pois!!!" publicada em 09.06.06.

Tânia
taniaramil@uol.com.br

"ALERTA MAXIMO"

Aqueles que já vivemos mais de setenta anos, andando, por vários países e vivenciamos a política sem, com ela, nos envolver em paixões partidárias, guias ideológicos, torcidas organizadas em volta de partidos e candidatos, como se times de futebol fossem, estamos assustados, aflitos e temerosos com o momento político que o país vive. O Sr. Presidente "nunca sabe de nada", segundo levantamento de Joelmir Beting esteve 81,9% (oitenta e um, ponto nove, por cento) do seu mandato fora de Brasília, tirou importância aos "mensaleiros", "sanguessugas", e deu, total apoio, aos Waldomiros, Josés, Ricardos, Marcos, Valeroduto etc..etc.
Não fosse isso suficiente os ministros que apoiaram a violação das contas dos Francenildos estão oferecendo, para São Paulo, o EXÉRCITO, com canhões e tanques nas ruas. Após essa insistência e conhecedores de fracassos anteriores ficamos apavorados quando lemos, na Folha de S. Paulo, as informações abaixo transcritas:

"No começo da manhã, em outro ataque, UMA GRANADA DE USO EXCLUSIVO DO EXÉRCITO caiu ao lado do setor de atendimento do POUPATEMPO da LUZ, também no centro. Ninguém ficou ferido só porque a Granada não explodiu- apesar do pino ter sido puxado. O horário de atendimento já estava aberto. No andar de cima fica uma garagem da POLÍCIA CIVIL."
"Mais um artefato foi lançado contra o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, ao lado do mesmo POUPATEMPO" (Folha C1 de 08-08-06)
"Uma granada de USO EXCLUSIVO DAS FORÇAS ARMADAS foi encontrada em jardim ao lado do túnel da Nove de Julho, um dos principais corredores viários de S. Paulo"
(Folha A1 de 09-08-06)

As informações acima são preocupantes. Como é que granadas de USO EXCLUSIVO DO EXÉRCITO E DAS FORÇAS ARMADAS estão em mãos dos bandidos?.

Foi descuido, dos dirigentes, nos cuidados dos paióis bélicos?. Como coloca-los na rua antes de apurar essas falhas?.

O Ministro da Justiça não deveria pesquisas como essas granadas foram parar nas mãos dos bandidos, antes de oferecer o Exército para patrulhar as ruas de São Paulo?.

Como alguém que não tenha interesses políticos escusos podia visar o Poupatempo? Órgão de grande interesse social criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo.

As ofertas insistentes do Ministro da Justiça, as granadas de uso exclusivo do Exército, o fato de terem sido jogadas no Poupatempo, a não liberação dos cem milhões de reais prometidos em maio, etc... são amostragens, que podem justificar as declarações enfáticas do Sr. Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Saulo de Castro, de que grupos e partidos podem estar dando apoio aos ataques. Em maio, o candidato ao Governo do Estado, José Serra, fez idêntica declaração. Os mesmos que agora prometem processar, o jurista Saulo Castro, prometeram processar, o economista José Serra. Não se conhecem os processos. Qual será a causa?. A conclusão óbvia é que, ambos, antes de falar sabiam o que estavam falando e tem provas para se defenderem. Jurista não costuma falar o que não pode provar.

Essas informações são preocupantes. Uma pessoa simples disse-me ontem: "Estão querendo detonar a candidatura de Geraldo Alckimin". Respondi: "Com esses métodos estão querendo acabar com o Brasil. A guerra, em quaisquer de seus níveis, leva ao atraso, a paralisação, a destruição e a morte".

O alerta máximo está dado. Fiquemos atentos. Os caminhos do Brasil estão lamacentos e minados, como nunca antes estiveram.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 10 -08-06

JEGUETOUR

O direito de ter mau gosto e exerce-lo é um direito básico.Todavia a qualidade do gosto não é pra quem quer é sim pra quem pode, é artigo que não se encontra a venda, nasce com o individuo.

Para os que o atributo foi negado a cidade de Jardinópolis anualmente realiza a Festa do Cafona onde acontece grande confraternização dos brothers.

Durante séculos foi o animal de estimação das famílias do sertão, amigo e companheiro de trabalho, o patrimônio mais valioso que um pai podia deixar para o filho. Isso acabou hoje se compra um jegue por R$ 1,00 enquanto uma galinha poedeira vale R$ 7,00.

Com a urbanização das cidades do interior do nordeste a moto assumiu o lugar do jegue que hoje vaga pelas cidades e invade lavouras.O que era a solução virou problema e sofre ameaça de extinção. Na década de 60 sua carne era exportada para a França e Japão onde era muito apreciada.

Houve mobilização para evitar sua extinção, destaque as campanhas promovidas pela Associação Brasileira de Criadores do Jumento Nordestino, o padre Antonio Batista Vieira autor do livro ”O Jumento, Nosso Irmão”e coordenador do Clube Mundial do Jumento e da atriz Brigitte Bardot.

Encarar o lombo de um burro não é confortável, mas a relação custo benefício é excelente, talvez a melhor do mercado. Já que existe uma preocupação em privilegiar o pedestre e o ciclista, ao invés de veículos motorizados, porque não “importar” do agreste duas carretas de jegue?

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilha Comprida © Sueli Lopes das Neves

Ilha Comprida
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor