Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 - Nº 1586 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Karateísta UNIMÓDULO disputa entre os melhores do Estado
Atletas UNIMÓDULO campeões na Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu

Caraguatatuba
Caraguá realiza Campanha de Vacinação contra Poliomielite, dia 26
Vereador Omar Kazon e quiosqueiros lutam para conseguir a urbanização da Praia da Mococa

Ilhabela
Cadeia e fórum, construídos em 1914, vão abrigar sede do Parque de Ilhabela
Ilhabela participa da VI Copa Ubatuba de Jiu Jitsu

São Sebastião
-


Ubatuba
ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
Prefeitura disponibiliza minuta revisada do Plano Diretor Participativo
Ubatuba recebe unidade móvel de saúde bucal
Justiça ordena demolição no Camburi
Academia Mestre Wilson segue imbatível na Copa Ubatuba de Jiu Jitsu
Prefeitura viabiliza cursos de informática para 33 jovens
Natação de Ubatuba vai à Fartura de olho na liderança do Paulista de Águas Abertas
Fundo Social de Ubatuba entrega carro térmico para refeitório da Santa Casa
Ubatuba amplia rede de atendimento do Programa Saúde da Família

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Karateísta UNIMÓDULO disputa entre os melhores do Estado
O atleta do programa bolsa-esporte UNIMÓDULO, Angelo Augusto, competiu entre os melhores do estado. Caraguá foi representada por quatro Karateístas

Litoral Norte - O atleta Angelo Augusto, do programa Bolsa-esporte UNIMÓDULO representou Caraguá no Campeonato Paulista, no último dia 12. O atleta ficou em 8º lugar na categoria Adulto até 80 quilos (meio pesado).
Outros atletas de Caraguá participaram da competição estadual como Osvaldo Bento, Adulto faixas coloridas e a Karateísta Michele Gomes, que disputou na Adulto até 55 quilos. Os atletas compõem a equipe da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. O destaque foi para o técnico Edson Mendes do Amaral, também da SECER que foi o vice-campeão da categoria Master faixa preta.
O evento aconteceu no sábado, dia 12, no Canindé (ginásio da Portuguesa), em São Paulo, e Caraguá foi representada por quatro competidores, porém somente Edinho conquistou o título.
O atleta Angelo Augusto Karatê disse que a competição teve um nível alto, sendo que os três primeiros classificaram-se para o campeonato Brasileiro, ainda deste campeonato saíram os representantes Panamerciano Rio 2007.
De acordo com o técnico Edinho, o nível de competição foi muito alto. “A disputa teve a participação de cerca de 300 atletas, todos com excelente nível técnico. O evento reuniu os melhores do Karatê de todo o estado,” finalizou (Fonte: Módulo)

Atletas UNIMÓDULO campeões na Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu

Litoral Norte - Os atletas do programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, Wladimir Veja e Trajano Medrado, do curso de Educação Física, foram campeões na 6ª Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu, que aconteceu no Ginásio do Tubão, no último dia 13.
O campeonato contou com a participação de 13 equipes e atletas dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Piracicaba, Itatiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e outros. Wladimir Vagas - o Chileno (equipe Mestre Wilson), foi campeão na categoria adulto máster faixa azul e Trajano Medrado (Trame/Mestre Wilson), foi o campeão na máster faixa preta e 3º lugar na categoria absoluto.
A equipe Mestre Wilson, representada pelos dois atletas de Ubatuba foi a vencedora do campeonato, sagrando-se hexa campeã com mais este título. Na ocasião o atleta Trajano Medrado recebeu a graduação de 1º DAN faixa preta; o mesmo receberá o prêmio Destaque Esportivo, em Caraguá.
Os atletas agradecem ao apoio dos patrocinadores UNIMÓDULO e Samesp, Secretaria de Turismo de Ubatuba e SAMESP (Trajano); e ainda a Prefeitura Municipal de Ubatuba, Academia Terra de Musculação e Casas Fernandes Chileno).
Próximo desafio: o Campeonato Internacional  Master e Sênior 2006 que acontece no Ginásio do Tijuca Tênis Clube  nos dias 26 e 27 de agosto. “O objetivo principal é de  incentivar esta categoria, criando uma competição especial só para Master e Sêniors, resgatando a imagem do esporte, sua história e apresentando o jiu- jitsu, de uma vez por todas, como um esporte que, quando bem ensinado, é de grande valor na educação, formando homens dignos de caráter e moral”, esclarecem.(Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá realiza Campanha de Vacinação contra Poliomielite, dia 26
Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a gotinha que imuniza contra a paralisia infantil.

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde comunica que a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, do Governo Federal, vai acontecer no dia 26 de agosto, sábado. A equipe da Vigilância Epidemiologia já está se preparando para levar a dose à crianças de Norte a Sul do município, para que todas sejam imunizadas contra a Poliomielite.
Todas as crianças de zero a cinco anos podem receber a segunda dose da vacina contra a Poliomielite. A Vigilância Epidemiológica aproveita a data para colocar a carteirinha de vacinação infantil em dia. Crianças com atraso, tanto na poli como na Tetra (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Haemophilus B), Tuberculose, SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) poderão tomar a vacina neste dia.
De acordo com a coordenadora da campanha, Cláudia Cristina Garcia Rocha Pires, a Poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989, devido às várias ações de imunização e principalmente pelas campanhas realizadas. Segundo ela é muito importante vacinar a criança para que a doença não volte. A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por vírus, de início súbito causando paralisia geralmente nas pernas. A doença foi de alta incidência no país deixando centenas de deficientes físicos. A vacinação é a única medida eficaz para manter erradicada a circulação de vírus.
Na região Sul, a vacina será aplicada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Perequê-Mirim; na EMEF Massako Sone no Pegorelli; na UBS (Unidade Básica de Saúde) e no CIEF. Profª Maria Aparecida Ujio no Porto Novo e na UBS do Morro do Algodão.Na região Central, as mães podem levar seus filhos para serem vacinados na UBS do Centro; na UBS do Jaraguazinho; na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues no Indaiá; no PSF (Programa de Saúde da Família) do Tinga e no CEI Honorina Pacheco Corrêa, no bairro Rio do Ouro. Na região Norte, as equipes da secretaria de Saúde estarão no PSF do Massaguaçu; PSF do Jardim Casa Branca; na USF (Unidade de Saúde da Família) do Olaria; no PACS do Jetuba e na UBS do bairro Tabatinga. A vigilância epidemiológica ressalta que é necessário levar a carteirinha de vacinação da criança. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon e quiosqueiros lutam para conseguir a urbanização da Praia da Mococa

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve reunido com proprietários de quiosques da Praia da Mococa para tratarem da precariedade em que se encontra a Praia e da futura urbanização da mesma.
A Praia da Mococa é muito freqüentada por turistas e moradores de Caraguá, com um charme todo especial a Praia ainda é agreste, de águas calmas e suas areia monazítica é muito usada nos tratamentos de artrite, mas infelizmente a situação da Praia é precária, os quiosques são de madeiras, não possuem infra-estrutura como banheiros, ducha nem estacionamento.
Na reunião o Vereador Kazon tomou conhecimento da realidade por que passam os proprietários dos quiosques, os turistas e banhistas, de como é difícil melhorar o atendimento e a qualidade dos produtos oferecidos, pois na Mococa ainda não tem energia elétrica, os quiosques trabalham com geradores e caixas de gelo para funcionarem. No entendimento do Vereador Kazon “O turista merece ser melhor tratado, a Praia da Mococa é Linda por natureza, mas precisa ser urbanizada para dar uma melhor estrutura para os turistas, para que voltem e continuem a trazer dinheiro pra cidade, a vocação de Caraguá é o turismo”, comenta Kazon.
Além de enviar Requerimento e Ofícios aos setores competentes, Kazon despachou com o Prefeito Aguilar e obteve informações importantes sobre o assunto. Aguilar é favorável à urbanização da Praia da Mococa e designou à Secretaria de Urbanismo que definisse um projeto de urbanização, o mesmo já foi feito e aprovado por ele. A Secretaria do Meio Ambiente emitiu parecer favorável ao projeto, mas o problema está na licença ambiental necessária para a obra, pois sem ela a Prefeitura não pode dar início à tão sonhada urbanização da Praia da Mococa. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Cadeia e fórum, construídos em 1914, vão abrigar sede do Parque de Ilhabela

Ilhabela - Um prédio, construído em 1914, que serviu de cadeia e fórum na antiga localidade de “Villa Bella”, vai ser a nova sede e Centro de Interpretação Ambiental do Parque Estadual de Ilhabela. A construção, restaurada segundo o projeto original do arquiteto Giovanni Battista Maroni, localiza-se na Praça Coronel Julião, 40, no centro do Município de Ilhabela, no Litoral Norte paulista.
A obra vai ser entregue amanhã (15/8 - terça-feira), às 11 horas, em solenidade que contará com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado; Manoel Marcos de Jesus Ferreira, prefeito de Ilhabela e representantes do Instituto Florestal, entre outros. Os recursos para a recuperação e restauração do edifício somam um total de R$ 642 mil, e foram liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, dentro do Projeto de Ecoturismo da Mata Atlântica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
As obras de restauração, realizadas de novembro de 2005 a julho de 2006, foram aprovadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT. O órgão, que aprovou o tombamento do prédio em agosto de 2001, afirma que se trata de um “Exemplar da arquitetura eclética urbana do início da segunda década do século XX, construída pelo Governo do Estado de São Paulo para abrigar a Cadeia e o Fórum de Villa Bella (denominação antiga da atual cidade de Ilhabela)”.
O prédio encontrava-se sob a administração da Secretaria de Segurança Pública, tendo sido transferido por decreto do Governo do Estado para a Secretaria do Meio Ambiente, em julho de 2005, para abrigar a sede do Parque Estadual de Ilhabela no andar superior, e a sede do Museu do Mar de Ilhabela, no terreo.
“É a realização de um sonho!”, afirmou Manoel Marcos, prefeito de Ilhabela, orgulhoso de mais este compromisso assumido, cumprido e entregue à população de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Ilhabela participa da VI Copa Ubatuba de Jiu Jitsu

Ilhabela - Ilhabela participou da VI Copa Ubatuba de Jiu Jitsu, com a presença de 19 alunos da Escola Municipal de Jiu Jitsu.
O evento, realizado no último dia 13 de agosto, aconteceu no Ginásio de Esporte do Tubão, em Ubatuba. Dos 19 participantes, 10 conquistaram medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.
Entre os destaques, estão Reyvan Souza Santos, com 18 anos, faixa roxa na categoria Pena Adulto, que conquistou o bronze, e Heverton Santos Batista, com 7 anos, faixa branca na categoria Pena Mirim, conquistando a medalha de Prata.
Os alunos tiveram o apoio da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e foram acompanhados pelo Prof. Mestre Rezende.
Alunos classificados:
Medalha de ouro - Marcos Antonio Teixeira faixa branca; Tatiane Nascimento Santos (faixa amarela); Willian Garcia Fraga (faixa amarela); Thaina Yara Alencar (faixa branca); Thais Yasmim Alencar (faixa amarela); A Gomes dos Santos (faixa branca); Manoela Alemida França (faixa amarela); Sergio Paulino Oliveira (faixa branca); Fábio Alves S. Maia (faixa amarela); Guilherme Augusto Santos (Faixa amarela);
Medalha de Prata – Aleandro Arruda Aguiar (faixa branca); Everton Santos (faixa branca); Romário Santos Silva (faixa amarela); Felipe Almeida França (faixa branca); César Lucas da Silva (faixa branca);
Medalha de Bronze - Cailon de Faria Santana (faixa branca); Diego Moreira Vital (faixa amarela); E. Almeida Azevedo (faixa azul); Reyvan Souza Santos (faixa roxa). (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião -

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU traz novamente.

Ubatuba - O próximo curso a ser ministrado na ACIU será “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”.
O curso se deve à uma parceria entre ACIU e Sebrae e será ministrado na sede da entidade, dos dias 21 à 25 de agosto (de segunda à sexta-feira), no horário das 18h00 às 22h00.
Organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa são os temas que serão abordados no curso.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e o valor do investimento é de R$ 55,00.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449. Atenção: vagas limitadas e esta é a ultima semana para a inscrição. (Fonte: ACIU)

Prefeitura disponibiliza minuta revisada do Plano Diretor Participativo

Ubatuba - O site da Prefeitura que divulga as ações de elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba disponibiliza, a partir desta terça-feira, 15, a minuta revisada da lei, apresentada no último dia 9, em audiência pública.
Os delegados e demais interessados em participar das reuniões preparatórias a serem realizadas na quarta-feira, 16, a partir das 8h, na Sede da Regional Norte, no Puruba e na sexta-feira, 18, na Escola Anchieta, também a partir das 8h, poderão acessar o endereço www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor, onde está disponível a versão revisada e melhorada da minuta entregue na ocasião da audiência pública.
O Grupo de Elaboração do Plano Diretor continua recebendo contribuições e analisando a viabilidade da inclusão das mesmas na lei, que, até outubro deve ser aprovada pela Câmara Municipal. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe unidade móvel de saúde bucal

O veículo será utilizado, principalmente, para educar e informar a população sobre a importância da saúde bucal e do auto-cuidado odontológico

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, viabilizou a aquisição de uma unidade móvel de saúde bucal que deve percorrer os bairros mais distantes, dando assistência às comunidades que têm dificuldade de acesso aos postos centrais.
O veículo é um furgão Peugeot Boxer, equipado com consultório odontológico, orçado em R$ 110 mil. Para o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Érico Vasconcelos, o principal argumento para a aquisição do veículo é a característica geográfica de Ubatuba. “A unidade móvel foi adquirida em virtude da necessidade que sentimos de levar a saúde bucal aos bairros mais isolados”, explica o dentista.
Outro fator que a unidade móvel pretende reverter é a visão estreita que algumas pessoas possuem sobre a saúde bucal: “eles costumam vir ao centro somente em casos de urgência odontológica e pensam que ter saúde bucal é apenas não sentir dor, deixando de levar em conta a questão estética e preventiva. Estas pessoas não são instruídas e não sabem sobre a relevância da saúde odontológica na saúde em geral”, diz Érico.
Atenção para a região norte - Devido ao deficiente sistema de saneamento básico na região norte de Ubatuba, a água que abastece a maioria das casas não possui flúor e por causa disso, segundo o coordenador de Saúde Bucal no município, muitas crianças apresentam índice de cáries muito maior que o percebido na região central, onde a água é tratada com flúor. Este é um dos fatores que fizeram com que a prioridade da unidade móvel de saúde bucal fossem os bairros da região norte. “Queremos direcionar o uso do veículo para a informação e o auto-cuidado, despertando o compromisso, a participação e a co-responsabilidade. O carro vai também possibilitar a aproximação dos profissionais de saúde bucal da realidade destas pessoas”, explica Érico Vasconcelos, dizendo que a educação e a informação serão as principais ferramentas usadas com a unidade móvel.
Educadores e dentistas de mãos dadas - A unidade móvel de saúde bucal vai também servir de amparo no projeto “Educadores e Dentistas de mãos dadas contra as doenças bucais”, desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. “Pretendemos utilizar o veículo não somente em ações assistenciais clínicas, mas, sobretudo, para promover ações educativas e direcionadas ao auto-cuidado com a saúde bucal”, diz Érico. Algumas ações serão integradas com atividades lúdicas com a Casa do Brinquedo itinerante.
Para o atendimento efetivo haverá um estudo prévio, com classificação de risco focalizada principalmente na região norte, onde as pessoas são menos assistidas quanto à saúde bucal. O cronograma de atendimento da unidade móvel de saúde bucal será definido e previamente divulgado. (Fonte: PMU)

Justiça ordena demolição no Camburi

Ubatuba - Cumprindo uma ordem judicial frente à ação civil pública movida pelo Ministério Público, o Instituto Florestal, a Polícia Ambiental e a Prefeitura de Ubatuba procederam, na última sexta-feira, 11, a demolição de construção na Praia do Camburi, região norte do município.
Na ordem judicial determinava-se “proceder à demolição da construção redonda coberta de lona plástica e uma pequena casa nos fundos do imóvel, bem como dois quiosques e a retirada das árvores frutíferas”. Toda a ação de demolição foi coordenada por um oficial de Justiça, que acompanhou e definiu pessoalmente quais construções seriam demolidas e quais árvores seriam cortadas.
A ação civil, movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo contra Clorinda Maria da Costa Santos estava em trâmite judicial desde 1995 e a ação de demolição foi executada cerca de 20 dias após a prefeitura ter recebido a ordem de demolição expedida pela Justiça.
A prefeitura só pôde cumprir a determinação da Justiça, cedendo máquinas e homens, após ter passado cerca de 20 dias do recebimento do mandado da Justiça por conta da grande quantidade de obras que estão sendo realizadas no município, onde as máquinas encontravam-se em uso.
Para o secretário adjunto de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Claudinei Salgado, “este tipo de ordem gera um grande desgaste emocional por parte dos funcionários que executam e coordenam a ação, porém o não cumprimento incorre em desobediência à ordem judicial”.
 (Fonte: PMU)

Academia Mestre Wilson segue imbatível na Copa Ubatuba de Jiu Jitsu
Equipe conquista hexacampeonato no evento

Ubatuba - O Ginásio de Esportes Tubão recebeu no último domingo, 13, grandes feras do Jiu Jitsu para a realização da 6ª Copa Ubatuba. Promovida pela academia Mestre Wilson, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, a competição, que faz parte do calendário de eventos da cidade, reuniu 197 lutadores de 13 academias de Ubatuba, Vale do Paraíba, Itatiba, Jundiaí, além de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
A Academia Mestre Wilson foi a campeã por equipes, pela sexta vez, porém não levou o título na categoria absoluto-faixa preta, considerada a principal do evento. Esta categoria foi vencida pelo atleta Junior, da academia Brasa, de Jundiaí, que derrotou Marino Junior, da Academia Mestre Wilson, na final. Na terceira posição ficou Trajano Medrado e Joel Hecher ficou em quarto lugar.
A 6ª Copa Ubatuba de Jiu Jitsu foi patrocinada por Samesp, Beach Energy Suplementos, Rossi Calçados, Planstel, Academia de Capoeira Unidos à Liberdade e UniMódulo. (Fonte: PMU)

Prefeitura viabiliza cursos de informática para 33 jovens

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba reuniu na última segunda-feira, 14, os jovens cadastrados na secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social que participarão de cursos de informática. São 33 alunos, com idade entre 15 a 17 anos, dos quais 22 terão acesso pela primeira vez ao mundo da informática e 11 darão prosseguimento ao curso básico, concluído em abril. O curso é fruto de uma parceria com a Epicentro escola de informática onde as aulas serão ministradas.
Durante a entrega dos kits com material para uso no decorrer do curso, Álvaro Gonçalves, da Epicentro, lembrou a importância da informática nos dias de hoje. “O mercado de trabalho pede o máximo de qualificações possíveis para os candidatos a qualquer vaga e a informática hoje é quase uma exigência”, enfatizou. Kátia Nunes, secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, deu um recado às mães que acompanhavam os alunos. “Mãe, você tem uma grande responsabilidade, que é a de motivar seu filho a não desistir do curso, que pode ser a porta de entrada para uma boa colocação no futuro”.
Joana Nascimento Martins, mãe de Ricardo, de 17 anos, que começará o módulo avançado do curso de informática, conta que precisou viajar enquanto ele estava no curso básico, mas telefonava todos os dias pedindo que ele não fraquejasse. “Ele foi firme e agora vai começar a segunda fase, mas vou continuar cobrando a presença dele, pois sem estudo não se consegue nada na vida”, afirmou Joana, confiante no bom desempenho do filho na segunda etapa do curso. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba vai à Fartura de olho na liderança do Paulista de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe de natação de Ubatuba disputa neste domingo, 20 a 7ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas na cidade de Fartura, tentando manter a liderança do ranking do torneio por equipes na prova curta.
Na prova de 1 km (Troféu “Waldir de Souza”), Ubatuba ocupa o primeiro lugar no ranking, com 48 pontos, contra 44 do Tênis Clube Paulistano e 40 do Circulo Militar / 4 Fit.
A prova de domingo será disputada no Camping Municipal de Fartura nas distâncias de 1km (Curta), 3km (Média) e 6km (Longa) e a equipe de Ubatuba deve contar com aproximadamente 30 atletas que embarcam no sábado pela manhã.
A prova de Fartura é o último desafio dos atletas em água doce, pois a Federação Aquática Paulista marcou as três últimas etapas do campeonato para cidades praianas: Itanhaém (17/09), Santos (07/10) e São Sebastião (12/11). (Fonte: PMU)

Fundo Social de Ubatuba entrega carro térmico para refeitório da Santa Casa

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, entregou nesta terça-feira, 15, um carro térmico de seis cubas à Santa Casa de Ubatuba. O equipamento que será utilizado no refeitório dos funcionários do hospital foi adquirido pelo Fundo Social com renda obtida em um bazar realizado junto aos servidores municipais.
“Agradeço aos funcionários da Prefeitura de Ubatuba que prestigiaram nosso bazar e possibilitaram a compra desse presente para os funcionários da Santa Casa”, declarou a primeira-dama ao entregar o carro térmico à Quesia Kamimura, diretora administrativa e Eliana de Almeida, captadora de recursos da Santa Casa de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ubatuba amplia rede de atendimento do Programa Saúde da Família
Jardim Carolina, Umuarama, Estufa 1 e Sumaré agora têm unidades do PSF

Ubatuba - Visando melhor atender à comunidade e descentralizar o atendimento na Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba viabilizou mais quatro unidades de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). No Jardim Carolina e Umuarama as unidades já estão em funcionamento e na Estufa I e Sumaré estão em fase de implantação. Até então as equipes do PSF estavam atendendo os moradores destes bairros fora da área de abrangência dos mesmos, tendo o paciente que se locomover até a unidade mais próxima. “Agora os profissionais realizam suas ações dentro da área em que a comunidade vive”, explica o Superintendente da Saúde Básica do município, Érico Vasconcelos.
As unidades contam com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além dos agentes de saúde, que são o elo entre a equipe e o morador, realizando visitas domiciliares periódicas para informar-se sobre a saúde das pessoas. Caso alguém precise de atendimento médico, o encaminhamento é feito pelo agente.
Ubatuba detém hoje um alto índice de abrangência do PSF: quase 100% da população é atendida pelo programa, que conta agora com 26 unidades. “A Secretaria de Saúde organiza a atenção básica por meio do PSF, e esta, por sua vez, é responsável pela solução de praticamente 80% dos problemas de saúde que acometem a população”, explica Érico Vasconcelos, frisando a importância do Programa Saúde da Família para a atenção básica no município.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a existência de mais unidades do PSF reflete a dedicação do governo à melhorias na assistência à saúde em Ubatuba. “Estamos priorizando as ações que fazem com que o munícipe tenha melhor e mais fácil acesso aos atendimentos, aliviando o movimento na Santa Casa e levando o médico para perto do paciente”, explica o prefeito.
 (Fonte: PMU)



Semana de 18/08 à 24/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
ás 15:00 e 19:20hs.

"A Viagem Maldita"
ás 17:20 e 21:40hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Carros"
Ás 15:00 e 17:10hs


"Premonição 3" Terror
ás 19:20 e 21:10hs
 

 

Ação Litoral
 

Artigo Topo

Plano Diretor, Para Quem?
Irineu Nalin

A Prefeitura Municipal de São Sebastião elabora um novo Plano Diretor que tem gerado inúmeras controvérsias, principalmente em torno da proposta de abertura de espaços para a verticalização. O PDDI é o principal instrumento de planejamento urbano, que objetiva orientar a expansão urbana, conforme os desejos da comunidade, evitando que o solo seja ocupado desordenadamente.

O território do município constituído por uma estreita faixa de área, espremida entre o mar e as encostas da serra que se estende por cerca de 100 km, possível de ser ocupada e ainda bastante preservada, constitui-se em um patrimônio valioso que deve ser o foco principal dos gestores públicos na condução do processo de elaboração do Plano.

Sua condução deve ser orientada com muito cuidado para não corrermos o risco de gerar uma proposta que venha causar um desastre irreversível no que restou como de mais preservado ainda de todo o litoral norte de São Paulo, apesar de muita omissão do setor público que tolerou ocupações desordenadas e ainda direcionou investimentos nesses locais.

Até o momento transparece que os interesses meramente especulativos predominam na condução dessa proposta pela forma evidente como as informações do Plano estão sendo conduzidas, através de um jogo entre as diferentes localidades.

As condicionantes geográficas tornaram esses bairros praticamente independentes e com características próprias mas, existe um bom senso e todos resistem ao processo de verticalização.

Jogar uns contra outros parece ser o processo escolhido, que esconde os verdadeiros interesses, ou seja: nas mãos de quem se encontra o estoque de certas áreas que são as imediatamente amparadas pela proposta, objetivando unicamente a otimização do lucro de seus empreendimentos em função da faixa de demanda do mercado imobiliário.

A imprensa local que faz cerrada oposição ao Prefeito poderia contribuir muito se dispusesse a revelar esses interesses e os nomes desses detentores de estoque de terras ou de seus laranjas, que obviamente não estão interessados em resolver os problemas habitacionais das populações migradas e menos favorecidas.

Isso seria muito importante para uma maior mobilização dos cidadões e contribuintes, muito embora, não seja uma época oportuna, pois a maioria encontra-se desmotivada e acuada diante de tantas denúncias de corrupção e das ações do crime organizado.

Conciliar e prever um novo cenário, em função de muitas vocações: turismo, pesca, porto de exportação, terminal de petróleo, exploração de gás, etc. e a expansão dessas atividades, preservando o patrimônio ambiental e a capacidade de suporte de cada localidade exige que o processo de ordenamento territorial, onde existem muitos conflitos, seja conduzido com muita competência, maturidade e transparência se não queremos definitivamente destruir esse patrimônio.

O argumento dos defensores da verticalização resumem-se na falta de espaço para o crescimento urbano, sem levar em conta a capacidade de suporte dessas áreas. O bom senso indica que alguns bolsões específicos podem ser previstos com essa destinação, como por exemplo, em áreas contíguas nas divisas do município com Caraguatatuba e com Bertioga, onde esse processo já ocorre e dispõe de maior capacidade de suporte ou mesmo na área central. Nesta sim, poderia prever-se para o futuro uma nova área para o estoque de petróleo, que não necessita ficar próximo ao terminal marítimo, talvez em cavernas subterrâneas, liberando uma grande área para expansão urbana e retro-porto.

Por outro lado, a ampliação do porto, não pode ficar restrita a interesses regionais e precisa ser otimizada com os demais portos. Sem uma área de retro-porto e acesso viário adequados e de uma ferrovia, quando essa infra-estrutura está disponível, por exemplo, em Angra dos Reis, além de desperdício de recursos do país, não se pode permitir a utilização desse projeto meramente como cenário para justificar o processo de alteração do uso do solo, visando-se interesses especulativos.

Ir/15/08/06
Consulte Aqui Artigos Anteriores

Sobre o mesmo tema:

O novo Cenário do Litoral Norte
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2005/04/06.html#artigo
Zoneamento ecológico
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2005/02/01.html#artigo
Preservação e Planejamento
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2004/07/01.html#artigo
Planejamento urbano ou mais um festival de interesses ?
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2003/10/22.html#Artigo

Poesia Topo

Sambaqui

As camadas mais antigas
Do sambaqui lá de casa
Têm ossos de peixes
Pontas de flechas
Conchas de moluscos
Restos de cerâmica
Carapaças de tartarugas
Uma tíbia aqui
Um fêmur acolá.
Depois apareceram
Elmo de pero
Dentes de perro
Balas de canhão
Perneiras de couro
Baú de latão
E mapa do tesouro.
No meio tem
Moinho de café
Caixa de rapé
Bilhas de cachaça
Cuia de cabaça
Um pavilhão
Verde-amarelo
E, logo após, vieram
Válvulas de rádio
Revista manchete
Manteiga viação
Queijo do reino
Vinho do Porto
Azeite português
Ovo de indez.
E, por último,
Vidros
Metais
Plásticos
Plásticos
Plásticos.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Presidios Vazios ???
Li, no ´Víbora mas esta notícia precisa de Ecos:

O Globo:
“Presídio federal de segurança máxima tem apenas um preso"
Mesmo com a onda de violência dos últimos meses, com ações dentro e fora dos presídios comandadas por uma facção criminosa, o governo de São Paulo não transferiu os chefes da facção para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Inaugurado em junho ao custo de R$ 20 milhões, o complexo de 208 celas é guardado por 162 agentes. No entanto, tem apenas uma delas ocupada, pelo traficante do Rio Fernandinho Beira-Mar. As outras 207 estão vazias. Nove estados pediram para enviar a Catanduvas 130 presos, mas só duas transferências foram autorizadas pela Justiça. O governo de São Paulo diz que não pediu a transferência porque dispõe de penitenciária semelhante.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Bicho-Preguiça © Luciano Cancelier

Bicho-Preguiça
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor