Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2006 - Nº 1587 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Alunas da UNITAU recebem prêmio da "Semana Estado de Jornalismo"

Caraguatatuba
Evento Pró-Vocação em Caraguá terá apoio da SECER
1ª Semana da Afrodescendência em Caraguá tem a participação de Kabengele Munanga
SECER abre inscrições para vários campeonatos esportivos em Caraguá
AG Pereira homenageia Pastor Evangélico
Legislativo retorna aprovando urgências
Prefeitura arrecada quase meio milhão em leilão
Caraguá terá alterações no trânsito

Ilhabela
Escola Eva Esperança selecionada entre as 10 do Escola Voluntária
Escolinha de Futebol do Reino participa de amistoso em São Lourenço
Circuito Litoral Norte Paulista Participa da 11ª Edção do Centro-Oeste Tur
SAB - Protinho Apresenta Nova Diretoria

São Sebastião
Leopoldino ataca Kotian e entra na Justiça contra leitura das Zeis
Prefeitura altera anteprojeto da Lei de Zoneamento de Maresias
Núcleo Gestor se reúne para discutir mudanças no Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo
Vestibulinho para técnico em logística será no domingo
Vereador Coringa questiona isonomia salarial para fiscais
Wagner pede informações sobre terrenos da Costa Sul
Wagner cobra mais monitores para oficinas culturais
Vereador pede análise em área supostamente condenada para pesca


Ubatuba
Prestando Contas
Internet
Prestação de serviços
ACIU incentiva o Projeto Esporte-Educação
Prefeitura de Ubatuba e comunidade reformam campo do Sertão do Ingá
Prefeitura de Ubatuba inicia segundo semestre dos cursos de Geração de Renda
Escolinha Rubens Salles promove Torneio na região sul de Ubatuba
Ubatuba recebe fase regional da Ginastrada

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Alunas da UNITAU recebem prêmio da "Semana Estado de Jornalismo"

Litoral Norte - Kelma de Queiroz Jucá e Tatiana Amaral, alunas do 4ª ano de Jornalismo da Universidade de Taubaté, receberam nesta terça-feira, 15 de agosto, a premiação do concurso "Semana Estado de Jornalismo", na sede do jornal O Estado de S. Paulo. Cada uma recebeu um micro-computador e estão classificadas para a final do concurso, em novembro.
Kelma de Queiroz Jucá e Tatiana Amaral foram selecionadas entre os quatro primeiros finalistas da Semana Estado de Jornalismo. O concurso é promovido pelo jornal em parceria com o Banco Real, e reúne estudantes de diversas universidades do estado. Além delas, foram premiados, nesta fase, mais dois alunos de universidades da região.
Na primeira etapa do concurso, as alunas disputaram o prêmio com 210 estudantes de dez universidades, entre elas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Anhembi-Morumbi de São Paulo, Universidade de Guarulhos (UnG), Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e outras. Os participantes foram desafiados a escrever uma reportagem sobre o tema “desenvolvimento sustentável”, e os quatro melhores textos foram selecionados.
Ao final das quatro etapas, em novembro, os escolhidos passarão por uma entrevista e terão seus textos publicados no jornal. O vencedor final do prêmio ganhará uma bolsa de estudos na Universidade de Navarra, na Espanha. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Evento Pró-Vocação em Caraguá terá apoio da SECER
Durante todo o dia do evento haverá competições esportivas e brincadeiras recreativas, oficinas culturais e Feira Vocacional, além da missa de abertura com o padre Joãozinho

Caraguatatuba - O Serviço de Animação Vocacional e Pastoral da Juventude realizará o evento Pró-Vocação no dia 20 de agosto, na Praça Ton Ferreira, em Caraguatatuba, das 9h às 17h, com o objetivo de despertar vocações.
Com o intuito de atrair a família, especialmente a juventude, o Pró-Vocação, sai pela primeira vez das fronteiras do espaço da Igreja. A novidade deve atrair ainda mais participantes e reforçar um dos objetivos que é o de mostrar o lado contagiante de cada vocação pessoal.
A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação do município apoiará o evento com a realização de competições esportivas e brincadeiras recreativa durante todo o dia.
Uma equipe da SECER estará na Praça Ton Ferreira promovendo brincadeiras, gincanas e competições nas modalidades de Beach Soccer, Vôlei de Praia, Skate e Streetbal. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à tenda montada no local do evento e fazer sua inscrição ou da sua equipe.
Os primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas. Os eventos esportivos acontecem após a missa de abertura, em seguida serão as oficinas culturais. Todas as Congregações Religiosas presentes na Diocese estarão promovendo a Feira Vocacional.
A missa de abertura será celebrada pelo Padre Joãozinho, SCJ, animador vocacional e apresentador do Programa Direção Espiritual da TV Canção Nova. Recém chegado da Itália, onde esteve em estudo, acolheu o convite feito pelo Reitor do Seminário Diocesano, Pe. Alessandro H. Coelho.
O evento Pró-Vocação também conta com o apoio da Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba e Jornal Expressão Caiçara.
É o momento de fazer emergir a vocação para a vida e porque não, descobrir vocações religiosas adormecidas. Participe do Pró-Vocação. (Fonte: PMC)

1ª Semana da Afrodescendência em Caraguá tem a participação de Kabengele Munanga
O convidado é Professor da USP e autor de vários trabalhos na área de antropologia da população negra africana e afro-brasileira.Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos temas mestiçagem, identidade nacional, Identidade Negra

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá está apoiando a Ong ACUBALIN na realização da 1ª Semana da Afrodescendência, que acontece em Caraguá entre 21 a 27 de agosto, na Praça de Eventos. Presença ilustre está garantida com a vinda do Professor Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) *Kabengele Munanga, além de profissionais desta e de outras instituições. A Semana da Afrodescendência também contará com a presença de atores que farão apresentações teatrais.
A 1ª Semana da Afrodescendência é dirigida a educadores, estudantes, gestores, agentes culturais, lideranças do movimento negro, líderes das religiões afro-brasileiras e demais interessados. De acordo com o presidente da ACUBALIN, Ataualpa de Figueiredo Neto, o evento será de grande vulto para a região por contar com a participação de professores da USP, PUC e representantes de instituições governamentais. “O objetivo geral da Semana da Afrodescendência é instituir um marco de discussão e implementação de ações afirmativas para o município de Caraguatatuba. O evento pretende contribuir para a valorização da memória afrodescendente da região”.
O evento também tem como objetivos promover o debate em torno da importância e aplicabilidade da Lei 10639; aprofundar a reflexão sobre a contribuição dos africanos e afro-descendentes no desenvolvimento histórico-cultural; ampliar a atuação dos educadores no ambiente escolar no que diz respeito ao material didático e experiência em educação inclusiva; trazer novos elementos para discutir políticas publicas para o município; estabelecer um marco na região para promoção da Igualdade Racial; valorizar a herança africana por meio de apresentações culturais; discutir o contexto de exclusão e discriminação das religiões de matriz africana. (Fonte: PMC)

SECER abre inscrições para vários campeonatos esportivos em Caraguá
No dia da inscrição, os responsáveis pelas equipes esportivas receberão o regulamento da disputa. A previsão é que os campeonatos iniciem nas próximas semanas nos núcleos esportivos do município

Caraguatatuba - A SECER - Secretaria de Esportes e Recreação está com inscrições abertas para vários campeonatos esportivos. As instituições ou responsáveis por equipes de esportes terão que entrar em contato com a SECER para inscrever seus atletas.
As modalidades disputadas são: - Campeonato Municipal Beach Soccer, categoria livre masculino e feminino, com congresso técnico no dia 5 de setembro às 19h; - Campeonato Municipal de Futsal Sub-15 (ano base 1991/1992), também masculino e feminino (congresso técnico no dia 31 de agosto às 19h); - 2ª Copa da Criança de Futebol de Campo, categoria Mirim (ano base 1990/1991) masculino, com congresso técnico no dia 28 de agosto, às 19h; - Campeonato Municipal de futebol Veterano 40 anos (ano base 1966); com congresso no dia 29 de agosto, às 19h.
Todos os congressos serão realizados no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, com a participação dos responsáveis das equipes inscritas. O evento definirá os dias e locais das competições e também grupos de disputa.
No ato das inscrições os responsáveis pelas equipes receberão o regulamento do campeonato.
O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Informações pelos telefones 3888-4110/3887-1165 com Leandro ou Renato. (Fonte: PMC)

AG Pereira homenageia Pastor Evangélico
Este é o segundo título dado a um religioso pelo Parlamentar

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou nesta terça-feira - 15 de agosto, em Regime de Urgência, projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Pastor Paulo Alves Corrêa. A entrega da honraria já tem data certa, acontecendo dia 21 de setembro.
Esta é a segunda honraria dada pelo Parlamentar a um religioso e a terceira a ser concedida pelos Vereadores de Caraguatatuba. Cada Vereador tem direito a conceder um Título de Cidadão por ano durante a sua gestão.
Paulo Alves Corrêa é filho do fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Santos, João Alves Corrêa e de Carmita Maciel Corrêa. Nascido em São Paulo, casou-se em 1974 e tem 3 filhos, além de 4 netos.
O homenageado é formado em Direito e Teologia e detentor de várias honrarias civis e militares em diversas cidades do Estado de São Paulo. Consagrou-se Pastor em 1982 e hoje responde por mais de 900 igrejas entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Paulo Alves Corrêa tem realizado um grande trabalho social nas comunidades carentes do município, fato maior e mais importante para receber a honraria do Parlamentar. Para o autor, a união das 2 linhas de trabalho fazem o pastor merecer a honraria. "O Pastor Paulo não leva apenas a palavra de Jesus, mas também ajuda, carinho e apoio aos mais pobres. É esta união, entre o assistencialismo e o religioso que o fazem merecer esta honraria", disse AG Pereira.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Legislativo retorna aprovando urgências
Da pauta original apenas um projeto foi aprovado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba retornou os seus trabalhos no segundo semestre de 2006 aprovando 2 projetos em Regime de Urgência e apenas uma propositura constante na pauta original. A única proposta aprovada da pauta fala sobre alteração na Lei de Zoneamento.
Os projetos aprovados em Regime de Urgência tem a autoria dos Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) e Aurimar Mansano (PTB).
O Vereador AG Pereira aprovou em Regime de Urgência, Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense ao Pastor da Assembléia de Deus Paulo Alves Corrêa.
Já o Vereador Aurimar Mansano aprovou propositura que inclui no Calendário Oficial do município a Semana da Afrodescendência, evento promovido pela ONG (Organização Não Governamental Aculin), sobre as raízes Africanas no Brasil.
Da pauta original apenas a alteração da Lei de Zoneamento do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que acrescenta categoria de uso S-3.1 - Oficina Mecânica - na zona de ocupação Z-1 - centro da cidade.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 Projetos de Lei, além da aprovação de 1 Moção e 2 Requerimentos. Durante o intervalo foram lidas 83 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura arrecada quase meio milhão em leilão
Aproximadamente 500 pessoas participaram, entre moradores de outras regiões como a Capital Paulista, Campinas e Litoral Norte.

Caraguatatuba - O leilão realizado nesta quarta-feira, dia 16, pela Prefeitura de Caraguatatuba, foi um sucesso, com o arremate de R$ 422.630,00, sobre os 37 lotes de bens inutilizados pelo serviço público.
Aproximadamente 500 pessoas participaram, entre moradores de outras regiões como a Capital Paulista, Campinas, Litoral Norte e outras. De acordo com o Secretário de Administração, Pedro Ivo Tau, o leilão foi inédito, tanto pela quantidade quanto pela qualidade dos bens oferecidos.
“Foi um leilão bastante competitivo, com um lance sobre o outro, acredito que a variedade e a quantidade de bens foram os atrativos. A prefeitura recebe este recurso como uma receita a mais, que deverá ser investida em novas máquinas e equipamentos”, disse.
A Secretaria de Administração, organizadora do leilão, acompanhou o leilão e irá coordenar a entrega dos bens. Os proprietários têm 10 dias para retirar os bens. Os compradores pagaram 45% do valor no leilão, sendo 5% para a leiloeira, e terão que efetuar o restante do pagamento dentro do período de 48 horas após o leilão.
De acordo com Ivo, a seleção dos objetos a serem leiloados foi feita pela Seção de Serviços Auxiliares da Secretaria da Administração. Foram leiloados equipamentos como trator, caminhonete, utilitários, caminhões, retroescavadeira, ambulâncias Paraty e Quantum, Mini-Van, motocicletas, kombi, 183 aparelhos de telefone, 4 celulares, 1 fax, 1 aparelho bloqueador, 1 aparelho identificador de chamadas, copiadoras, impressoras, megafone, fogão industrial, geladeira, aparelho de ar condicionado, estetoscópio, forceps e muitos outros objetos, além de materiais de escritório. (Fonte: PMC)

Caraguá terá alterações no trânsito
Após fase de experiência, Ditran implanta alterações atendendo sugestões dos comerciantes, moradores e taxistas, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e de estacionamento na área central da cidade.

Caraguatatuba - A partir de 18 de outubro, a DITRAN-Divisão de Trânsito de Caragutatuba, implantará diversas alterações no trânsito do centro da cidade. A decisão foi tomada após medidas de caráter experimental realizadas desde maio deste ano.
De acordo com o diretor da Divisão de Trânsito, Cel. Celso Rapacci, as alterações foram fruto de sugestões dos comerciantes, moradores e taxistas e as medidas em implantação têm o objetivo de melhorar as condições de circulação e de estacionamento na área central da cidade.
De acordo com a Ditran, as mudanças ocorridas envolvem a Rua Paul Harris, Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, Praça Cândido Mota com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, unificação dos três pontos de táxi e sua relocação para a Praça Cândido Mota e outras.
A Rua Paul Harris terá alteração em sua mão de direção voltando a ter o fluxo da Avenida Arthur Costa Filho em direção à Praça Cândido Mota.
A Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, sua mão de direção será dividida, descendo entre a Praça Cândido Mota e a Av. Arthur Costa Filho, e subindo da Praça Cândido Mota até a Rua Teotino Tibiriçá Pimenta.
A Rua Sebastião Mariano Nepomuceno ainda terá alteração do estacionamento para longitudinal à rua, deixando de ser de 45 graus, medida tomada para aumentar a segurança viária, além da alteração do lado de estacionamento que só poderá ser feito à esquerda entre os trechos da Av. Altino Arantes até a Rua José Damásio dos Santos.
Também será realziado o recuo das faixas de pedestres nas Ruas Paul Harris e Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, assegurando melhores condições de travessia dos pedestres.
A Ditran também implantará faixa de pedestre na Rua Sebastião Mariano Nepomuceno em frente ao Banco BANESPA e ampliará a calçada na esquina da Praça Cândido Mota com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, relocando a faixa de pedestres.
Outra mudança será a unificação dos pontos de táxi, com relocação para a Praça Cândido Mota, atendendo assim às reivindicações dos taxistas, e permitindo o atendimento da solicitação via fone de forma unificada. Com a unificação sempre haverá um taxi a disposição do usuário. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Escola Eva Esperança selecionada entre as 10 do Escola Voluntária

Ilhabela - Os alunos da escola estadual Eva Esperança da Silva, no bairro da Água Branca, vivenciaram um dia fora da rotina na manhã de ontem. Eles trocaram as salas de aulas pelo pátio para participar da solenidade de comemoração da escolha do projeto Cidadão Esperança. Um dos 10 projetos contemplados entre os 295 inscritos na 6ª Escola Voluntária promovido pela rádio Bandeirante FM (90,9) e o Fundo Itaú Social.
A escola foi contemplada pelo projeto de cidadania direcionado aos animais abandonados. “Os alunos do Projeto e pessoas em defesa dos animais se reuniram para discutir a instituição de uma associação que tivesse como objetivo a conscientização da posse responsável”, disse a diretora da escola, Maria de Fátima Giacomelli.
Também estiveram prestigiando o evento o secretário de Educação, professor Antônio Cornélio de Morais Filho, a coordenadora de projetos da escola, Aurenanda Fernandes Clemente e jornalistas da Rádio Bandeirantes.
As escolas classificadas participam de um curso de reportagem em rádio para 30 alunos selecionados, oferecidos pela equipe da Rádio Bandeirantes FM.
A cerimônia contou com apresentação musical dos alunos com a música vencedora da Gincana da Solidariedade – tema do projeto Cidadão Esperança e, por fim, o hino nacional cantado pelos cerca dos 300 jovens presentes.
Para o secretário de Educação, Antônio Cornélio de Morais Filho, a iniciativa do Projeto Cidadão Esperança de discutir a questão dos animais errantes e criar um Centro de doações o deixa muito orgulhoso, pois mostra que os jovens estão conscientes do problemas da comunidade, da cidade, do país e que há necessidade de se acreditar no jovem como o cidadão do futuro.
De acordo com Maria de Fátima Giacomelli, o projeto Cidadão Esperança aglutina várias ações e teve início com um levantamento pelos próprios alunos de suas necessidades, quando foi detectado que a maioria não possuía documento de identidade.
Então, quatro alunos resolveram voluntariamente ajudar os colegas e recolheram informações para a retirada do documento e repassaram para os colegas.
O grupo passou para 18 alunos AVS (Amigos Voluntários da Sociedade), que desenvolvem o projeto Cidadão Esperança na escola funcionando como agentes multiplicados e reivindicam a criação do Dia do Parlamento do Cidadão Esperança junto à Câmara Municipal para desenvolver um fórum de discussões e ações.
Ainda como conta a diretora, os alunos ampliaram a pesquisa para um levantamento das necessidades da comunidade do bairro. “A pesquisa levantou que a maioria da população sente falta de um centro sócio-cultural seguido da preocupação com os animais (cachorros e cavalos) abandonados nas ruas”.
Ela ainda disse que a contribuição da escola poderia ser no sentido de promover com a veterinária da Prefeitura um curso de formação de monitores que funcionariam como agentes multiplicadores. “Conscientizando os alunos e a população no sentido de adotar um animal com responsabilidade”.
No ano passado, a escola recebeu Moção Honrosa com o projeto Cidadão Esperança pela participação da escola no 5º Escola Voluntária.
Paralelamente os alunos ainda desenvolvem um projeto experimental de uma rádio coordenado pelo Grêmio Estudantil. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolinha de Futebol do Reino participa de amistoso em São Lourenço

Ilhabela - As crianças que participam da escolinha de futebol do Reino, tiveram uma nova experiência de vida no dia 13 deste mês, viajaram para São Lourenço, Sul de Minas, onde jogaram um amistoso com o time da cidade.
Há quatro anos o organizador do projeto, Simplicio Neto desenvolveu um trabalho voluntário e a cerca de um mês conta com apoio da prefeitura através da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, atendendo 70 crianças dos bairros Reino, Água Branca, Green Park e Costa Bela, com idade entre 06 e 15 anos. “A participação no esporte reflete de forma positiva no comportamento e rendimento dos alunos em sala de aula”, declara Junia Paixão, professora do ensino fundamental da escola municipal do bairro, José Benedito de Morais.
O projeto é realizado todas as segundas e quartas feiras a partir das 14h no campo do Reino. A viagem teve o apoio da prefeitura Municipal de Ilhabela, através da secretaria de Esportes, Associação Amigos de Bairro do Reino, Márcio Tenório (Diretor da Saúde) e do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo (PL). O professor Simplicio Neto faz um agradecimento especial aos pais que acompanharam os filhos no evento, Marcial de Jesus, José Santos, Mauro Perez, Renato Calado, Junia Paixão, Gildete Coutinho e Rodrigo de Paula. “Agradeço também aos pais que não foram, mas confiaram a mim a responsabilidade de seus filhos”.
Os atletas foram organizados em três categorias: 95/96-Nikolas Dias, Estevaldo Junior, Rafael Carvalho, David Vital, Leonardo Cavalcante, Geovane Souza, Kevin Calado, Igor Perez, Hélio dos Santos, Ronaldo Mariano, Jéferson Jesus, Guilherme de Paula, João Gabriel, Acácio Santos. 93/94-José dos Santos, Raul Fernandes, Rodrigo Salles, Gabriel Santos, Ritiel Botelho, Carlos Santos, Lucas Serra, Danilo Xavier, Júlio Coutinho, Wilhiam Menezes, João Godoi, Kleber Silva. 91/92-Luiz Duque, Luiz Cavalcante, Ailtom Silva, Rafael Campos, John Lennom Vieira, Paulo Cruz, João Gabriel, Patrick Góes, Bruno Souza, Douglas Vinícius, Carlos Alberto, Anísio Oliveira, Lucas Teixeira. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Circuito Litoral Norte Paulista Participa da 11ª Edção do Centro-Oeste Tur

Ilhabela - O Circuito Litoral Norte Paulista (representado pelas cidades de Ilhabela,Caraguatatuba e São Sebastião), e o SEBRAE-SP E.R. São José dos Campos participaram do 11º Centro-Oeste Tur – Salão de Negócios Turísticos, que se realizou nos dias 10 e 11 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O 11º CENTRO-OESTE TUR é um dos principais eventos profissionais da região, direcionado exclusivamente aos agentes de viagem e órgãos oficiais de turismo. Tem como objetivo integrar expositores e agentes, melhorando as relações e as vendas, proporcionando oportunidades de negócios com bases sólidas para a formação profissional do turismo, explorando o público potencial da região Centro-Oeste, levando até ele, através do agente de viagem, o melhor da próxima temporada em turismo nacional e internacional.
A edição de 2006 contou com a presença de 345 empresas expositoras, 402 expositores e 973 agentes de viagem do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Triângulo Mineiro, consolidou o crescente sucesso do Salão e ratificando sua posição de maior evento profissional de turismo da região, com aprovação de 93% dos expositores e 95% dos agentes de viagem.
Segundo o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela e presidente do Circuito Litoral Norte Paulista, Ricardo Fazzini Dias, “o Centro-Oeste é um mercado de grande potencial para o Litoral Norte, uma vez que sempre foi direcionado para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. E agora com a apresentação do nosso destino, a expectativa de consolidar o Litoral Norte na região é certa, mas para isso, devemos desempenhar um trabalho sério de captação deste mercado”.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “o trabalho que o Circuito Litoral Norte Paulista vem desenvolvendo em pról do turismo da região, nas Feiras e Salões de Negócios Turísticos, está sendo de extrema importância para a divulgação do potencial turístico das nossas cidades”. (Fonte: PMI)

SAB - Protinho Apresenta Nova Diretoria

Ilhabela - A Associação Amigos de Bairro do Portinho apresentou na última quinta-feira, 10, a nova diretoria eleita para o biênio 2006/2007. A reunião aconteceu na Escola Municipal Dercy Andrade de Castro, no bairro do Portinho, e contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre elas o vice-prefeito municipal Antonio Carlos Cajado Simões; o secretário de Administração Norberto Batista; o vereador José Jorge Pereira (Zeca do São Pedro) e o diretor das Comunidades Tradicionais de Ilhabela, Dito Dória.
A mesa composta pelo Presidente eleito João Paulo, vice Jorge, O vice- prefeito municipal Simões, secretário Norberto, vereador Zeca do São Pedr
o e ex-vereador Cláudio de Souza. No fundo a nova diretoria
O presidente eleito foi João Paulo de Souza, vice-presidente Jorge Ferreira, 1.º e 2.ºsecretários Claudemir Alexandre Baptista e Antonio Ribeiro dos Reis, respectivamente, 1.º e 2.º tesoureiros Marcos de Souza Júnior e Luiz Cláudio de Souza. Diretora Cultural Maria Terezinha Dias Souza, Diretor Social José Carlos Garcia, Diretor de Esportes Erique Alves de Souza, Diretora de Eventos Catarina Maria Marinete e Diretor de Meio Ambiente Rodrigo dos Santos Barroso. Para compor o Conselho Fiscal foram eleitos Wagner dos Santos, Joel Francisco dos Santos e Carlos Augusto de Souza.
Na ocasião o secretário municipal Norberto Batista, homenageou o diretor Dito Dória, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo junto as Comunidades Tradicionais. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Leopoldino ataca Kotian e entra na Justiça contra leitura das Zeis

São Sebastião - “Vereador Kotian, o que aconteceu naquele dia foi lamentável. O senhor rasgou o Regimento Interno da Câmara e usou a força da presidência da Casa para impor o projeto das Zeis”. As declarações, em tom ríspido, foram feitas pelo vereador Marcos Leopoldino na tribuna do Legislativo sebas-tianense, na última terça-feira e endereçadas ao seu colega Modesto Koji Ono, o Kotian. Leopoldino se referiu à tumultuada sessão do último dia 11 de julho, presidida por Kotian, onde foi feita a leitura do Projeto de Lei Complementar que institui as Zonas de Especial Interesse Social.
Por conta disso, dois dias após a sessão, Leopoldino entrou com um pedido de representação no Ministério Público contra Kotian, solicitando a anulação de todos os atos da presidência naquela data. A partir desse pedido, Leopoldino entende que a promotoria pública pode mover uma ação de improbidade administrativa contra o presidente interino à época do Legislativo.
O vereador Modesto Ono defendeu-se das acusações de Leopoldino e reiterou que a leitura do Projeto se deu por orientação do Departamento Jurídico da Câmara. A respeito das declarações de Leopoldino na tribuna, Kotian disse que “ele foi covarde, não foi honesto e não foi leal”. Kotian queixou-se que os ataques foram desferidos após ele ter usado a mesma tribuna e, desta forma, não teve como se defender.
Marcos Leopoldino disse que terá uma reunião hoje com os advogados da Câmara para saber porque o projeto das Zeis não foi devolvido à Prefeitura, “já que ele entrou de forma irregular no Legis-lativo”. Na representação contra Kotian, Leopoldino argumenta que a inclusão das Zeis na sessão feriu o artigo 88 do Regimento Interno da Câmara Muncipal de São Sebastião.
Esse artigo determina que “o protocolo das proposituras será encerrado às 18h00 da quinta-feira anterior ao dia da sessão”. Em seu parágrafo primeiro, o mesmo artigo esclarece que “excepcionalmente, a juízo da presidência, por despacho motivado e autorizador, poderá a pro-positura ser protocolada, registrada e inserida na pauta até as 15h00 do dia da sessão ordinária”.
Ainda na representação judicial Leoldino afirma que o projeto das Zeis foi incluído “na pauta oficiosamente apenas às 17h45, como se vê no teor da certidão lavrada pela secretaria parlamentar da Câmara Municipal de São Sebastião”. A lei foi atropelada, prossegue o texto, “e prevaleceu apenas a vontade política, o que faz crer terem sido todos os atos praticados na ocasião e os posteriores caracterizados nulos, por direito”.
Da tribuna, Leopoldino queixou-se também que Kotian encerrou a sessão de 11 de julho quando mandou ler a folha de presença dos vereadores. “Depois, veio para a tribuna, usou a força da presidência e atacou os vereadores (oposicionistas) que não estavam aqui. O ato que o senhor fez para mim não vai ficar impune”, completou.
Outro lado - O vereador Kotian afirmou que Leopoldino “exagerou” no uso da tribuna. “Ao contrário, é ele que quer rasgar o Regimento Interno. Naquela sessão, não fiz nada sem consultar o Jurídico. Fui aconselhado a não tentar colher as sete assinaturas para a votação do projeto. Quanto à simples leitura os advogados não viram problema”, afirmou.
O vereador disse ainda que naquela data não ofendeu ninguém. “Apenas não entendi porque esvaziaram o Plenário prejudicando a votação dos requerimentos e da LDO”, frisou. Kotian também negou que tenha usado irregularmente a tribuna por duas vezes na questionada sessão. “Falei no expediente e depois na ordem do dia. Estou pronto para responder sobre os meus atos se o promotor assim achar necessário”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura altera anteprojeto da Lei de Zoneamento de Maresias

São Sebastião - O presidente da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Aldo Amadei, esteve reunido ontem com o diretor de Planejamento, Oscar Júlio da Silveira Júnior, e com o assessor de Meio Ambiente da Prefeitura, Téo Balieiro, para discutir as alterações propostas no anteprojeto do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento do bairro.
A reunião foi marcada após Amadei entregar, durante a última audiência pública, um manifesto afirmando que a proposta apresentada pela Prefeitura não teria contemplado as sugestões da Comissão de Planejamento Urbano de Maresias, formada por 9 pessoas, dentre elas, 7 arquitetos.
“Para nosso espanto, tirando a faixa de areia, foi proposto um único zoneamento para todo o bairro até a cota 40, com lotes de 300 m², ocupação de 50% e altura de 9 metros, com uso misto, ou seja, será criado o caos urbano, pois alguém que construir uma casa para moradia poderá ter ao lado um comércio ou outra atividade que não o deixe dormir”, explicou o presidente da Somar na ocasião.
Ontem, após a reunião, Aldo Amadei afirmou que a Comissão da Técnica da Prefeitura concordou em fazer alterações no anteprojeto e que vai haver outras discussões para detalhar o zoneamento do bairro.
O diretor de Planejamento, Oscar Júlio da Silveira Júnior, adiantou que uma das alterações é que algumas á-reas consideradas zona mista passarão a ser zona residencial 2, onde será permitida a construção de casas e condomí-nios, com 7,5 metros de altura, e hotel, com 9 metros. Além disso, o tamanho do lote mínimo para construção de 300 m² passará para 600 m².
De acordo com o diretor de Planejamento, nem todos os comércios serão permitidos nessas áreas, como supermercados, padarias, entre outros.
“Houve uma proposta da comunidade para que em um lote de 300 metros fosse permitido construir até três casas - hoje isso já ocorre em muitos locais, mas não é permitido por lei. O problema não é só pensar no futuro, mas regularizar o que já existe”, explicou.
De acordo com o diretor de Planejamento outras mudanças poderão ocorrer. “A mudança da Lei do Uso e Ocupação do Solo e do Plano Diretor é contínua, mas é preciso que a comunidade apresente propostas. Nós já alteramos o mapa do bairro de Maresias”, disse.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Núcleo Gestor se reúne para discutir mudanças no Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo

São Sebastião - O núcleo gestor do Plano Diretor, formado por representantes da sociedade civil, vai se reunir hoje às 10h00, na sede da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos.
O objetivo da reunião é discutir as mudanças propostas pela Comissão Técnica, composta por funcionários da Prefeitura, no anteprojeto do Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo de São Sebastião.
O anteprojeto foi apresentado após a realização de consultas públicas realizadas nos bairros e apresenta alterações na Lei de Zoneamento, com novas regras na organização dos espaços e na forma de ocupação.
Para o presidente da Associação de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos, Luiz Savério Felipelli, o projeto deveria ter merecido um estudo mais cuidadoso, praia a praia, e não por região, prestigiando mais as associações de bairro - que poderiam ter organizado uma consulta e elaborado uma proposta por bairro.
“A rapidez e a junção com o Plano Diretor parecem-me desnecessárias, pois o Uso do Solo deveria ter recebido um tratamento especial. Nestes quase 20 anos, nossa Lei foi sendo transformada numa ‘colcha de retalhos’. Agora foi apresentado um novo projeto que, à primeira vista, parece remeter à idéia de que ‘quase tudo se pode’ e, pior ainda, a verticalização”, afirma.
O diretor de Planejamento da Prefeitura, Oscar Júlio da Silveira Júnior, e o assessor de Meio Ambiente, Téo Balieiro, esclareceram ontem que o anteprojeto do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento não é o documento final que será encaminhado à Câmara e está sujeito a alterações.
Um exemplo, de acordo com Oscar Júlio, é que o bairro de Maresias conseguiu ontem alterar a proposta prevista no anteprojeto formulado pela Comissão Técnica, onde a maioria das áreas seria transformada em zona mista (comércio e residência), com lote mínimo de 300 m² e taxa de ocupação de 50%.
Saiba algumas alterações que estão sendo propostas pela Comissão Técnica que estão causando polêmica:

Zona Especial
A criação da Zona de Urbanização Especial, que abrange parte do bairro do Jaraguá, Centro, Topolândia, Itatinga e Varadouro, onde não constam exigências com relação ao tamanho das construções, ficando a aprovação a critério da Prefeitura, com avaliação do Comdurb.
O diretor de Planejamento da Prefeitura, Oscar Júlio, afirma que a lei vigente não determina a altura dos prédios no centro da cidade. Com relação à costa norte, ele afirma que a falta de critério tem o objetivo de não restringir o uso da área por empresas que possam vir a se instalar na cidade, atraídas pelo crescimento do Porto. “É o único caso que não tem altura pré- estabelecida, mas para construir precisa da aprovação do Comdurb e estudo de impacto de vizinhança”, explica.

Áreas congeladas
As Zeis (Zonas de Especial Interesse Social), que prevêem a construção de prédios de até cinco andares nos núcleos congelados, não foram localizadas na planta geral da Lei do Uso e Ocupação do Solo.
De acordo com o assessor de Meio Ambiente da Prefeitura, Téo Balieiro, as Zeis estão demarcadas no mapa anexo ao Projeto do Plano Diretor e não aparecem na planta geral porque a Prefeitura ainda não finalizou o trabalho de levantamento das áreas congeladas.
“Sem o tamanho exato das Zeis não podemos delimitar a área na planta geral, porque poderíamos cometer um erro e deixar algumas partes do município sem regras de zoneamento”, explica.
No entanto, Balieiro afirma que no futuro não será necessário mudar a Lei de Zoneamento já que as Zeis poderão ser criadas por meio de decreto ou de Lei Complementar

Faixa de marinha
A mudança na ocupação da zona litorânea, onde nada mais poderá ser edificado, apenas piscinas e quiosques.
O diretor de Planejamento, Oscar Júlio, afirma que hoje a União permite a ocupação de 33% da área de marinha, mas é permitido construir apenas nos primeiros 13 metros. Com a alteração na Lei do Uso do Solo a ocupação ficará restrita aos 13 metros.

Zona Mista 5
No bairro da Enseada, na costa norte, serão permitidas construções com 20 metros de altura, 80% de ocupação e lotes mínimos de 250 m², na chamada zona mista 5, onde, além de uso residencial e comercial, está o único local do município onde será permitida a instalação de indústria.
Apesar da altura de 20 metros, que corresponde a um prédio de cinco andares, o diretor de Planejamento afirma que, considerados os recuos, esse tipo de construção seria inviável em um terreno de 250 m².
No entanto, Oscar Júnior argumenta que a medida vai incentivar a construção de casas no bairro, com preços mais baixos, e afirma que a diminuição dos lotes visa atender uma situação já existente.

Zona Mista 2
Na zona mista 2, somente no bairro de Guaecá, na faixa de terra onde está localizada a igreja e o campo de futebol, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária, serão permitidas construções de 12 metros de altura, com 50% de ocupação e lote mínimo de 600 m². O diretor de Planejamento afirma que a área hoje é considerada como zona comercial e que é a única com potencial de crescimento para incentivar o turismo.

Zona Mista 1
Boracéia, Boissucanga, Porto Grande, Praia Deserta, Pontal da Cruz, parte do bairro de São Francisco, Cigarras e Maresias serão considerados zonas mistas, podendo existir residências e comércios, indústrias, com 50% de ocupação, 9 m de altura, e lote mínimo de 300 m².

Zona Mista 4
Em Paúba, Cambury, Juquehy, Bara do Una e parte do Bairro de São Francisco, consideradas zona mista 4, pode-se quase tudo (menos indústrias e automotivos), com 9m de altura, 50% de ocupação, e lote mínimo de 300 m².

Zona Residencial 1
Da Reserve du Moulin até o Portal da Olaria, nos terrenos a montante da rodovia na Praia das Cigarras, nos loteamentos do Guaecá, nos condomínios da construtora Albuquerque Takaoka no Toque-Toque Pequeno, e em pequena área de Maresias, há preservação para uso residencial individual e exclusivo.

Zona Residencial 2
Barequeçaba, Camburizinho, Baleia, Barra do Sahy e diversos morros também são considerados residenciais, mas permite-se pousadas e hotéis.
(Fonte: Imprensa Livre)

Vestibulinho para técnico em logística será no domingo

São Sebastião - A Prefeitura promove neste domingo, 20, o vestibulinho de técnico de logística para os 434 candidatos que se inscreveram para o curso. Serão oferecidas 40 vagas.
A prova será realizada na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada na Alameda Jundiaí, 366, no Porto Grande, com início às 9h30 e término às 13h00. A Seduc pede para que os candidatos levem o comprovante de inscrição, um documento original com foto, caneta esferográfica preta, lápis preto n° 2, borracha e régua. Também é necessário chegar com pelo menos meia hora de antecedência para localização da sala.
A prova será constituída por 40 questões, cada uma com cinco alternativas versando sobre conhecimentos relacionados a língua portuguesa e matemática, nos níveis fundamental e médio. Os resultados estão previstos para serem fixados no dia 25 de agosto no Centro Integrado Profissionalizante (CIP).
Para mais informações, o interessado pode ainda consultar o edital do vestibulinho, disponível no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp. gov.br) ou entrar em contato com a Seduc, pelo telefone (12) 3892-2644.
O técnico em logística é o profissional que executa os processos de planejamentos, operações e controles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. No mercado de trabalho pode atuar nas áreas da Indústria, do comércio e empresas de consultoria.
(Fonte: Imprensa Livre)

Vereador Coringa questiona isonomia salarial para fiscais

São Sebastião - O vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, está questionando ao Executivo, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 15, se existe a possibilidade de alterar o nível salarial de todos os fiscais da Prefeitura.
Coringa tomou como base o projeto de lei complementar 03/06, de autoria do prefeito Juan Garcia, aprovado pela Câmara Municipal em 21 de junho de 2006, que instituiu a gratificação de produtividade aos fiscais tributários, além de mudar a denominação do cargo para inspetor fiscal de renda.
“A medida beneficiou apenas os servidores públicos que detinham o cargo de fiscal tributário. Os outros tipos de fiscais entendem que devem ter o mesmo tratamento, pois são assegurados pelo princípio da isonomia e a função exercida é a mesma, ou seja, de fiscalizar”, argumenta Coringa.
Ele também indaga se é vontade da atual administração atender a reivindicação da categoria e, em caso positivo, para quando está prevista a alteração.
“Não estou questionando o prefeito quanto a gratificação, mas a isonomia salarial que passou para o nível 10 aos fiscais tributários”, conclui.
Idosos – O parlamentar Coringa, em outro requerimento, preocupado com os idosos do Asilo São Vicente de Paula, também está perguntando à municipalidade se há estudos visando o calçamento da rua Gunjy Kajya, situada no bairro Portal da Olaria.
Segundo ele, o acumulo de poeira prejudica a saúde dos idosos. “A via pública já é dotada de rede de esgoto, só falta a pavimentação”, frisa.
Coringa abordou, ainda, outro assunto.
Ele quer saber se a Prefeitura pretende solucionar o problema de desmoronamento da encosta da rua das Orquídeas, localizada na praia das Cigarras.
De acordo com ele, os moradores da referida via pública estão preocupados com a situação em questão, uma vez que podem ocorrer acidentes, a qualquer momento, com os veículos que trafegam no local. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Wagner pede informações sobre terrenos da Costa Sul

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, está pedindo ao Executivo informações com relação a algumas áreas situadas na Costa Sul do município. A questão foi abordada por meio de dois requerimentos aprovados em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 15.
O primeiro deles questiona qual foi o resultado de uma reunião entre a Prefeitura e a Cúria de São Sebastião, na qual foi discutida a provável troca do terreno da praça da igreja católica, localizada no bairro de Toque Toque Pequeno, por uma área da municipalidade, localizada na esquina da rodovia Manoel Hipólito do Rego com a avenida Dr. Yojiro Takaoka, onde está a atual sede da sociedade amigos, a SAPEQUE.
Teixeira quer saber qual o motivo da troca, uma vez que vem sendo constantemente questionado pelos moradores da comunidade.
Segundo alguns moradores, que não quiseram se identificar, o terreno em questão possui cerca de 900m². “O problema é que não sabemos se é a área em frente à praia ou onde ela foi edificada, em 1932”, observam os munícipes, alegando que a comunidade também não foi consultada a respeito do assunto. Entre a igreja e o terreno em frente ao mar existe uma rua.
“O que me estranha é que para fazer a troca é necessário autorização legislativa, e nós, vereadores, não fomos consultados. A população do bairro é totalmente contrária a iniciativa. Os moradores estão ansiosos da forma como o negócio está sendo feito. A gente alerta ao Executivo para que tome as devidas providências”, destaca Wagner.
Futebol - Já no segundo requerimento, o questionamento é referente a um terreno situado no bairro de Camburi, ao lado da rodovia Rio-Santos (km 166), sentido Centro/Boracéia, que, de acordo com informações, seria destinado à construção de um campo de futebol.
“O terreno foi doado há muito tempo, na época do ex-prefeito Luizinho ou início da primeira gestão do Paulo Julião, mas devido ao abandono está sendo invadido e loteado, gradualmente, causando revolta na comunidade”, argumenta Wagner.
Ele declara que a Prefeitura já foi avisada sobre a questão, mas nada foi feito até o momento, ou seja, os lotes continuam sendo vendidos por ‘grileiros’ e a invasão continua.
Diante do fato, o presidente está perguntando à administração se há interesse na construção do campo de futebol, informando, em caso positivo, a data prevista para iniciar a obra.
Já em hipótese negativa, Teixeira indaga quais providências serão tomadas para impedir as invasões e possíveis construções na área em questão.
“Esperamos que a Prefeitura tome conta imediatamente do local”, conclui.
A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos aproveitou a discussão para informar que no bairro de Maresias também está ocorrendo o mesmo problema em uma área próxima a escola municipal.
“O terreno está totalmente invadido. Temos denunciado para que providências sejam tomadas”.
“Cadê o congelamento? As invasões continuam e a solução para o problema são as ZEIS?”, observa o parlamentar José Cardim de Souza. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Wagner cobra mais monitores para oficinas culturais

São Sebastião - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, está cobrando do Executivo a realização de parcerias com outras entidades sediadas na Costa Sul do município, com o objetivo de contratar mais monitores para atuar nas oficinas culturais, que estariam deixando muitas crianças e adolescentes sem aula.
A questão foi abordada por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 15.
Teixeira informa que na praça ‘Por do Sol’, em Boiçucanga, o número de professores diminuiu, tendo como conseqüência a paralisação de algumas atividades, o que estaria gerando reclamações por parte dos pais.
“Atualmente temos a ONG Alnorte, que faz a contratação e administra o trabalho dos monitores. Antes as oficinas culturais funcionavam em vários bairros da Costa Sul, onde não há nenhuma entidade que tenha firmado convênio com a Prefeitura para realizar as atividades e atender toda a região”, destaca.
Para ele, a medida evitaria o gasto dos atuais monitores, cuja maioria está radicada em Paúba, com transporte e alimentação, já que precisam se deslocar de um bairro para outro.
“É preciso novas parcerias até porque há muitos ociosos entre idosos e jovens. Temos monitores, mas a realização das atividades é muito devagar. São Sebastião está crescendo e se não investirmos no social a marginalidade aumentará muito mais em função do número reduzido de profissionais”, frisa. “As oficinas culturais são importante para o desenvolvimento cultural das crianças e adolescentes, além de elevar a auto-estima e ajuda-las no desempenho escolar”, completa o presidente.
Teixeira quer saber da administração qual a razão da retirada de algumas atividades da praça ‘Por do Sol’; se há prazo para o retorno das mesmas; quais oficinas eram ministradas; se elas estão sendo realizadas em outro local e se houve redução de verba, informando o motivo.
Esportes – A questão da área esportiva também foi discutida na mesma sessão.
O assunto foi levantado por meio de requerimento apresentado pelo vereador José Cardim de Souza, que requer informações sobre o edital da ONG Ambiental Litoral Norte, a ALNORTE, publicado no jornal Imprensa Livre.
A publicação refere-se a contratação de monitores e/ou professores de educação física para atuar no ‘Projeto Movimento’, nas áreas esportivas e de lazer, a ser realizado em São Sebastião, no período de 1 de setembro de 2006 a 31 de dezembro de 2007.
“É a mesma ONG que fez a contratação dos monitores culturais. Estamos engolindo essa empresa mais uma vez, que é falha, paga mal os professores, cerca de R$7,25 por hora, e não atende a todo o município. É lamentável, pois temos tantos profissionais formados na cidade”, critica Cardim, que está solicitando a cópia do contrato entre a administração e a organização não governamental. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador pede análise em área supostamente condenada para pesca

São Sebastião - O vereador Kotian está reivindicando junto à Cetesb uma análise da qualidade do mar em uma extensa área que estaria prejudicada para a pesca, conforme apontou a Casa da Agricultura de São Sebastião por meio de ofício.
No documento, o órgão do governo estadual relata que São Sebastião possui uma grande área de abrigo para a prática da maricultura, entre a região central e Ilhabela, mas estaria condenada em virtude das atividades do terminal petrolífero.
Durante a sessão desta terça-feira, Kotian enviou requerimento à Cetesb para que seja apresentado um laudo técnico a respeito. Ele cobra também um parecer da Petrobrás.
“Se a Petrobrás é responsável pela contaminação do mar prejudicando os pescadores que ela os indenize, ou então venha a público desmentir a informação passada pela Casa da Agricultura”, defende o parlamentar.
Ele afirma também que a suposta contaminação está barrando investimentos no setor. “O Estado não disponibiliza verba porque a Casa da Agricultura alega que a região está condenada, enquanto isso Ubatuba recebeu R$1,5 milhão só no ano passado”, explica.
Para o presidente da Colônia de Pescadores, Guilmer Tavares, a notícia deixou a classe apreensiva. “Não sabemos qual foi o embasamento técnico para chegar a essa conclusão, mas não vamos aceitar que mais uma vez os pescadores saiam prejudicados”, garante Tavares.
Ele revela que existe uma ação tramitando na 1º Vara Cível, movida pela entidade no ano passado, cobrando da Petrobrás indenização pelos danos causados por derramamento de petróleo. “Temos um laudo da Cetesb que apontou 196 derramamentos, sendo que somente uma vez foi paga indenização. Por isso não descarto a hipótese da área estar realmente condenada”, adverte Tavares. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Prestando Contas

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, o projeto de resolução “Prestando Contas”, do vereador Ricardo Cortes. De acordo com o projeto, fica instituído o serviço, para que cada vereador preste contas do seu mandato. Segundo Cortes, o vereador é referendado através dos votos por cidadãos, que depositam nele suas expectativas. “Permitir acesso à atuação do parlamentar é uma maneira democrática e transparente do vereador apresentar o seu desempenho e do cidadão se inteirar do resultado da confiança nele depositada”, enfatizou o presidente da Câmara. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Internet

Ubatuba - Foram aprovados por unanimidade pela Câmara Municipal de Ubatuba dois projetos de lei do vereador Jairo dos Santos - PT. O projeto de lei nº 73/06 dispõe sobre a inclusão de dados relativos aos contratos de prestação de serviços na página eletrônica da Prefeitura. E o projeto de lei nº 93/06 dispõe sobre a obrigatoriedade da Prefeitura oferecer em seu “site” na internet a íntegra do “Diário Oficial” do Município. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Prestação de serviços

Ubatuba - Um leitor sensibilizado com a notícia ”Adolescente com doença rara precisa de ajuda médica”, publicada nas mídias locais no último sábado, se prontificou a ajudar o garoto e a familia.
Lionidi Tripac, supervisor de produçao de uma grande empresa de São Paulo, disse estar disposto a mobilizar algumas pessoas para custear o transporte e a estadia em São Paulo para o tratamento de João Felipe.
Para isso, Tripac disse apenas ser preciso que haja um encaminhamento de algum médico daqui de Ubatuba para o Hospital da Clínicas de São Paulo.
Se algum médico se interessar pelo caso e estiver disposto a ajudar, pode telefonar para Tripac pelos fones (11) 4788-4166 e (11) 9759-8618. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

ACIU incentiva o Projeto Esporte-Educação

Ubatuba - A Academia Biodance está disponibilizando mais de 100 bolsas de 50% para alunos da rede pública e estadual que estão de acordo com o projeto, nas modalidades karate, ginástica olímpica, ginástica rítmica, jazz, flamenco, hip hop masculino e street dance.
O Presidente da ACIU, Ahmad Barakat ressalta também que o projeto é totalmente social, voltado ao incentivo do esporte. “Incentivando esses jovens talentos, estamos tirando essas pessoas da marginalidade e desocupação. É aí que entra nosso apelo junto aos empresários, adote um atleta!”.
Os empresários dispostos a se unir à esta causa terão sua logomarca em evidencia nos uniformes, banners e demais materiais de divulgação. Os interessados entrar em contato com Daniela (12) 3836.1172. (Fonte: ACIU)

Prefeitura de Ubatuba e comunidade reformam campo do Sertão do Ingá

Ubatuba - O campo de futebol do Sertão do Ingá vem recebendo diversas melhorias, graças a parceria entre a comunidade e a administração municipal. “As obras do campo foram iniciadas há mais de 20 anos, e nunca chegavam ao fim, porém desde o ano passado, os jogadores que utilizam o local têm notado diferenças, a começar pelo gramado”, conta Mário Clarassotti, administrador da Regional Sul. O campo ganhou terraplenagem e um novo gramado, garantindo segurança aos jogadores. A área esportiva também ganhou novas traves com redes e banco de reservas coberto.
“A prefeitura tem, por meio de parceria, com muita criatividade, atendido antigas reivindicações da comunidade, como a melhoria dessa área de lazer. O próximo passo é a construção dos vestiários, cujo projeto já foi aprovado”, diz Clarassotti. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba inicia segundo semestre dos cursos de Geração de Renda

Ubatuba - A secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ubatuba dará início, na próxima semana, às aulas dos cursos de geração de renda do segundo semestre. Os inscritos para os cursos de alimentação devem comparecer à sede da secretaria, na rua Paraná, 375, na próxima terça-feira, 22 e os inscritos para os cursos de artesanato são esperados na quarta-feira, 23.
No primeiro semestre, 491 pessoas concluíram os cursos de geração de renda promovidos pela Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Escolinha Rubens Salles promove Torneio na região sul de Ubatuba

Ubatuba - A Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles - núcleo Regional Sul, deu a largada para seu torneio interno no último sábado, 12. Reunindo aproximadamente 80 crianças entre 8 e 10 anos, divididos em quatro equipes, a cerimônia de abertura, realizada no campo do Sertão da Quina, contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. e do administrador da Regional, Mário Clarassotti e da vereadora Luciana Machado. Além da rodada inicial do torneio, aconteceu também uma partida entre as alunas de futebol feminino da escolinha.
A primeira rodada apontou os seguintes resultados: Hidrel 2 X 1 Mercado Supimpa e Padaria Já Pão 3 X 1 Auto Posto Frediani. Neste sábado, 19, a segunda rodada, que acontece no campo do Sertão à partir das 10 horas, terá os Jogos Hidrel X Padaria Já Pão e Mercado Supimpa X Auto Posto Frediani. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe fase regional da Ginastrada

Ubatuba - Ubatuba sedia neste final de semana a fase regional da “23ª Ginastrada - Festival de Ginástica e Dança”, promovida pela Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. As equipes da Fundart, Jê Academia e Academia Biodance, representarão Ubatuba na competição que terá delegações de aproximadamente dez cidades do Vale do Paraíba, totalizando cerca de 350 participantes.
A Ginastrada oferece oportunidade para a apresentação de grupos praticantes de diferentes formas de ginástica e dança e contribui para o aprimoramento das atividades desenvolvidas e divulgação de conhecimentos técnicos da área.
Disputada nas categorias infantil (até 12 anos) e aberta (acima de 12 anos), a Ginastrada tem competições divididas em grupos assim constituídos: Grupo A: Ginástica – Ginástica Acrobática, Aeróbica, Rítmica, Olímpica e Geral; Grupo B: Dança – Clássica / Neoclássica (o estilo deverá estar caracterizado durante toda a coreografia); Grupo C: Dança – Estilo Livre (jazz, contemporâneo, moderno, afro, e outros, exceto dança clássica e neo-clássica); Grupo D: Grandes Grupos – grupos acima de 20 componentes, com idades e estilo livres.
As equipes serão julgadas em nove itens: Movimento, ritmo e música, Técnica corporal, Execução, Expressão, Coreografia, Visual / Originalidade, Utilização do espaço, Conjunto e Formações descritas no espaço. As apresentações devem ter a duração mínima de três e máxima de seis minutos. Classificam os três melhores por categoria e grupo para a fase estadual, que será disputada em Fernandópolis.
As atividades da fase regional da Ginastrada em Ubatuba têm início no sábado, 19, às 17 horas e no domingo, 20, à partir das 16h.
Bons resultados em 2005
Na fase final do 22º Festival Ginastrada 2005, disputada em Martinópolis, a equipe de Ginástica Rítmica da Jê Academia, de Ubatuba, conquistou o primeiro lugar na categoria infantil (até 12 anos), enquanto a equipe de Street Dance, da academia Biodance, ocupou a 13ª colocação na categoria infantil C. (Fonte: PMU)



Semana de 18/08 à 24/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
ás 15:00 e 19:20hs.

"A Viagem Maldita"
ás 17:20 e 21:40hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Carros"
Ás 15:00 e 17:10hs


"Premonição 3" Terror
ás 19:20 e 21:10hs
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Passaporte

Sorriso de propaganda
De creme dental
Projeto de vida
Dentro do embornal
Água do mar
Da praia natal
Ponte abandonada
Porque passo a vau
Atestado de saúde
Exceto mental.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O Debate na Band
No debate dos presidenciáveis na Band, dia 14/08 p.p., o maior perdedor pode ter sido o Presidente – candidato, que após os tropeços cometidos na entrevista na Globo deve ter sido desestimulado a não comparecer. Qual o ganhador, parece-nos difícil avaliar. Foi, em geral, um debate morno, sem libelos acusatórios, à exceção, em alguns momentos, de Heloísa Helena, personalidade forte e que sabe ser esta sua característica, apesar das estultices que profere em seu radicalismo político-ideológico.
As promessas dos candidatos, tanto agora como no passado, pecam, muitas vezes, pelo abandono das premissas que correspondem a cada uma. Todos querem o desenvolvimento do País, por exemplo, e apresentam-se como capazes de realizá-lo, simplesmente, porque esta é a prioridade de seus programas. O papel aceita tudo, o voluntarismo dos candidatos, também. Mas, a verdade nua e crua é que a proteína imprescindível do crescimento econômico, sua grandeza, é relação direta do volume dos investimentos públicos e privados realizados. De onde virão os recursos para esses investimentos, no montante necessário? Nessa questão, parece-me que só um invocou e fundamentou esta prioridade com realismo.
Em recente artigo (“A Economia vai bem, ora, pois!”), mostramos que a União não tem folga orçamentária, ou fiscal, para fazer investimentos significativos. Por outro lado, o Brasil ainda não alcançou o “investment grade” da Moody´s, organismo internacional que avalia a capacitação dos países para atrair investimentos estrangeiros, portanto, deverá continuar a reboque dos grandes emergentes – Índia, China, Rússia, etc. na preferência dos investidores. Acresce que o problema que, atualmente, o país enfrenta, não é, apenas, o baixo crescimento econômico, mas, também, as conseqüências da desastrosa política externa deste governo que invalidou a ALCA, não conseguiu abrir nosso comércio com a União Européia, reconheceu a China como uma economia de mercado (o que nem os Estados Unidos, ainda, fizeram). Como resultado, o país começa a sentir diminuídas suas perspectivas de aumento de exportações e constata um aumento das importações. Comentando estes fatos, Celso Ming, em “O Estado de São Paulo”- caderno B2, de 15/08 p.p., chamou a atenção para a concorrência que os produtos chineses , coreanos e de países da Europa oriental estão fazendo aos produtos da indústria brasileira, não só no mercado interno, mas, mais preocupante, nos mercados externos. E, salienta, que não haverá virada de jogo sem modernização da indústria, incorporação de tecnologia, aumento de produtividade, redução dos juros e da carga fiscal. Como não haverá redução dos juros e da carga fiscal sem queda das despesas públicas, fica claro que o candidato/a que não considera isto importante estará apenas prometendo o impossível. Dois candidatos, no debate, apresentaram-se, claramente, em posição divergente nesta questão. Esta é uma decisão puramente política e técnica, de efeito a médio prazo. Obviamente, se for possível fazer cair mais os juros, recursos adicionais orçamentários poderão engrossar os investimentos. Não entender, porém, o papel da taxa de juros numa economia aberta de mercado é viver no mundo da lua. Esta é uma peça clássica e fundamental no controle da inflação, como temos visto em todos estes últimos 12 anos de estabilidade econômico-financeira e é usada em todos os demais países de economia de mercado. No Brasil, todavia, diferentemente, dos demais, significativa parcela da taxa de juros é causada pela ação do próprio governo federal que recolhe ao Banco Central cerca de 47% dos depósitos à vista nos bancos, contra 20, 10 e até, apenas, 4 ou 5 %, em outros países; que taxa as operações financeiras e bancárias fortemente; que é o maior tomador da poupança nacional para rolagem da dívida pública, estabelecendo o piso dos juros. É estúpido tratar a atividade bancária como agiotagem, ou extorsão, numa economia de mercado. As empresas de crédito direto ao consumidor poderiam, em alguns casos, ser qualificadas como tal. O sistema bancário como um todo, não. O lucro dos bancos, como os de qualquer empresa do setor privado que atua em regime de concorrência, apenas demonstra sua vitalidade, cabendo ao governo taxar lucros através do Imposto de Renda, de modo a desconcentrar a renda, beneficiando toda a economia do País pela eficiência de cada setor lucrativo. A taxa dos juros reflete não só essas ações do governo, como tem de acrescer o custo da inadimplência, dos custos operacionais dos bancos, do risco inerente a cada operação, etc.. Socialistas retrógrados e comunistas empedernidos não conseguem entender a dinâmica do sistema capitalista, mas, fazem ouvir aos quatro ventos suas idéias inconsistentes com o sistema econômico em que vivem. Pior é que por sua ação a maior parte da sociedade brasileira considera o lucro como um pecado. Nas sociedades mais avançadas do mundo, lucro é virtude, razão de orgulho. É o resultado do risco assumido, da inteligência aplicada, do empreendedorismo qualificado, da oportunidade aproveitada, da poupança realizada, da eficiência no gasto, da convicção no potencial individual.
Voltando ao debate, um dos mais sérios candidatos, Cristóvão Buarque, homem digno e competente, focou sua prioridade, quase exclusiva, na revolução da educação, com o propósito de aprimorá-la e eqüalizá-la em todo o território nacional. Bela bandeira, pela qual vale a pena lutar até pela excessiva ênfase. Não podemos, todavia, centrar somente nela o desenvolvimento de nosso País. Lembremo-nos de que, quando essa revolução estiver produzindo resultados na magnitude desejada, antes de 25 anos não veremos seu impacto sobre a qualidade geral do homem brasileiro, a exemplo das experiências vividas pelos Tigres asiáticos, Índia, China, Japão, cujas populações ostentam hoje um altíssimo grau individual de qualidade cultural, técnica e profissional. É preciso atuar, concomitantemente, sobre outros vetores do desenvolvimento econômico para uma reação a médio prazo, tão necessária.
Por fim, a proposta de 1 milhão de assentamentos agrícolas por 4 anos! Será isto possível, com a correspondente desapropriação de terras, assistência técnica , qualificação para o trabalho, financiamento da produção, infraestrutura social em escolas públicas, postos de saúde, serviços públicos diversos, vias de escoamento e comunicações? Alguém, percebendo a inexeqüível dimensão desta proposta, aventou que se ocorresse, mais seria uma favelização do campo, do que uma reforma agrária viável e conseqüente.
Estas são, apenas, algumas observações sobre esse debate, no sentido de despertar a capacidade crítica de cada leitor.
Bons candidatos são aqueles que com coerência apresentam suas prioridades. Voluntarismo e papel bonito aceitam tudo, nem sempre a realidade subjacente.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Ubatuba, SP

HIC JACET
Com certeza os bons momentos são uma das coisas boas que se levam dessa vida, juntando amigos, savoir vivre e bom humor ai sim o pacote fica completo.

Desinformação. Tem gente que acha que a ABIB vende esfiha, que encíclica é bicicleta que só tem uma roda e que pelo fato do turismo ser cíclico está intimamente ligado ao ciclismo.

Passagem de avião + seguro saúde + vouche do automovel e hotel é o pacote básico do turista do século XXI. Desconheço agente de viagem que emita vouche de bicicreta, a não ser que haja algum nas imediações.

Bacana o 88/06 do vereador Ricardo Cortes “mudando a aparência de abandono que estamos acostumados a ver em nosso município”, parabéns ao vereador. Mas não nos iludamos, antes de conscientizar a população temos que outros conscientizar.

O exemplo sempre foi direcionado de cima para baixo, por isso não é dado o direito ao líder de não dar bom exemplo.”Tenho direito à igualdade porque a desigualdade me inferioriza, tenho direito a desigualdade porque a igualdade me descaracteriza”.

Já se passaram três anos quando o vereador Rogério Frediani, então presidente da Câmara, em entrevista ao jornal A Cidade afirmou “Ubatuba só funciona pela força da iniciativa privada ‘‘. Nesses três anos muitos são os que foram, outros tantos já estão de malas prontas empresários e amigos”.

Enquanto espero a chegada dos arrecifes artificiais, dos naufrágios, do óbito dos buracos, da sinalização de ruas, das lixeiras, da limpeza das ruas, do policiamento, da ordem no transito, do programa cicloviario com suas ciclovias, ciclofaixas, bikelanes e paraciclos bla sigo lendo Catherine Bertho Lavenir...”les voyages changent comme changent las techniques ” até que se possa dizer hic jacet Ubatuba.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Bicho-Preguiça © Luciano Cancelier

Bicho-Preguiça
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor