Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2006 - Nº 1589 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Reitora visita prédios históricos e discute projetos de restauro
Reitora da UNITAU participa da abertura fórum de inclusão social

Caraguatatuba
Evento Pró-Vocação acontece neste domingo em Caraguá
Caraguá conta com sala da Agenda 21

Ilhabela
-

São Sebastião
Sesau continua com Campanha de Vacinação Anti-Rábica no Município
Vereador requer à delegacia número de ocorrências com relação a transações bancárias
Vereador quer informações sobre pavimentação de ruas


Ubatuba
Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes
Ubatuba recebe ações do Programa CONPET
Prefeitura busca melhorar entendimento entre pescadores e Polícia Ambiental
Toledo é 10 na Itamambuca
Hizú domina Expession Session na França
Petrobras Feminino na Bahia
Edson Sírio vence a Copa Caiçara - maior torneio da História da AUFM

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Reitora visita prédios históricos e discute projetos de restauro

Litoral Norte - A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, visitou nesta sexta-feira, 18 de agosto, o Solar da Viscondessa de Tremembé, um dos principais patrimônios arquitetônicos históricos de Taubaté. A visita faz parte de uma série de vistorias que têm como objetivo estudar a viabilidade de restauro de prédios históricos pertencentes ao patrimônio da UNITAU, dentre eles a Quadra D.
Acompanharam a Reitora, o Vice-Reitor, Prof. José Rui Camargo, o Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, Chefe do Departamento de Pedagogia e a Profa. Dra. Maria Dolores Cocco, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
O Solar da Viscondessa, localizado na região central de Taubaté (esquina das ruas XV de novembro e Barão da Pedra Negra), já abrigou a Reitoria e a Clínica de Psicologia da Universidade de Taubaté. Atualmente, é a sede do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH). Desde 1985, quando foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), integra o patrimônio histórico, artístico e cultural de Taubaté.
No início do mês, a Reitora também visitou a Quadra D para discutir o projeto de restauração, elaborado por professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.
A quadra D é uma área de 12 mil metros quadrados, localizada na praça do relógio, que pertencia ao complexo de prédios da CTI (Companhia Taubaté Industrial).
O projeto objetiva transformar o espaço em um Centro de Convivência, que atenderá aos alunos e à comunidade. O Centro abrigará um salão de exposições, um espaço para cursos e workshops, um restaurante e um teatro totalmente capacitado para a locomoção de deficientes físicos, com capacidade para cerca de 500 pessoas e tratamento de som adequado para espetáculos e palestras.
Além disso, o Centro terá também um acervo para armazenar grande parte dos documentos e coleções da Universidade; como, por exemplo, a coleção de filmes do cineasta paulistano Mazzaropi. Parte desse acervo estará aberto para visitação popular. “O nosso intuito é construir um espaço voltado para cultura, que venha suprir a necessidade que a região e a própria UNITAU possuem de um local adequado para eventos e exposições”, explica o Prof. Ms. Luís Octávio de Faria e Silva, um dos coordenadores do projeto.
O projeto contribuirá, também, segundo os criadores, para fortalecer a união dos estudantes dos diversos cursos da Universidade. “No Centro de Convivência, os alunos poderão manter contato uns com outros, fato que irá gerar uma identidade acadêmica para a Universidade”, afirma o aluno Ricardo da Costa Lima, presidente do DA (Diretório Acadêmico) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, um dos idealizadores do projeto.
A Reitora afirmou que tentará buscar parcerias com a iniciativa privada para viabilizá-lo: “O projeto é muito bom e vem ao encontro da necessidade da região e da própria Universidade de possuir um espaço reservado para a realização de grandes eventos”.
Para a Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Dra. Maria Dolores Alves Cocco, a visita da Reitora foi extremamente importante para motivar os alunos. “A Profa. Lucila valorizou o trabalho que foi realizado pelos estudantes, em parceria com os professores, e dessa forma injetou ânimo em todos nós. Isso é muito importante para a realização de bons trabalhos”, afirmou.
O projeto da Quadra D foi apresentado na VI Bienal Internacional de Arquitetura, realizada de outubro a dezembro de 2005, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e foi bastante elogiado por organizadores e participantes. (Fonte: UNITAU)

Reitora da UNITAU participa da abertura fórum de inclusão social

Litoral Norte - A Reitora Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa da Universidade de Taubaté (UNITAU) participou nesta quinta-feira, 17 de agosto, da solenidade de abertura do I Fórum Municipal e Educacional de Conscientização à Inclusão do Deficiente, realizado no SESI (Serviço Social da Indústria) de Taubaté. O evento é promovido pela Prefeitura de Taubaté, em parceria com a Escola Madre Cecília.
Além da Reitora, estavam presentes a Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida, a diretora do Instituto Básico de Biociências (IBB) Profa. Dra. Ana Júlia Urias dos Santos Araújo da UNITAU, o Prefeito de Taubaté Roberto Peixoto, entre outras autoridades.
A UNITAU participa do evento apresentando, em um estande, projetos que visam a melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais. Os trabalhos foram produzidos por alunos dos departamentos de Fisioterapia, de Educação Física, de Pedagogia, de Psicologia e de Engenharia Mecânica.
O Departamento de Engenharia Mecânica apresenta dois projetos que proporcionam aos portadores de deficiência locomotora maior independência e conforto. Um deles é uma cadeira de rodas com sistema de elevação, que permite o acesso dos usuários a lugares altos, como estantes, armários e telefones públicos, que estariam fora de seu raio de alcance numa cadeira de rodas tradicional.
O outro projeto é um banco veicular escamoteável que possui um mecanismo, adaptável à maioria dos automóveis, que transpõe o banco dianteiro para fora do veículo e, após o usuário se acomodar, retorna à posição original.
Dois trabalhos realizados no Departamento de Educação Física mostram os benefícios psicomotores, sociais e afetivos causados pela água no tratamento de patologias relacionadas às crianças expecionais e enfatizam a importância das atividades lúdicas e expressivas para a integração social de pacientes com deficiência.
O Departamento de Pedagogia apresenta os serviços de apoio pedagógico oferecido aos alunos com necessidades educacionais especiais da Universidade de Taubaté. Os departamentos de Psicologia e de Fisioterapia apresentam os importantes serviços prestados pelas suas respectivas clínicas para a comunidade.
“Trouxemos para o evento uma amostra dos projetos e programas que a Universidade desenvolve em atenção a essa demanda da sociedade”, ressalta a Pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias, Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida. “Também é uma oportunidade de compartilharmos experiências nessa área”, acrescenta.
O público também poderá conhecer uma impressora em braile, única do gênero em todo o Vale do Paraíba. O equipamento, de última geração, integra o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB) da UNITAU, implementado neste ano para oferecer recursos e serviços de acesso à informação aos alunos portadores de necessidades especiais, principalmente os que apresentam deficiência visual.
O Sesi de Taubaté está localizado à Avenida Voluntário Benedito Sérgio, 710, bairro da Estiva. Mais informações pelos telefones: 3625-5050 e 3621-2733. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Evento Pró-Vocação acontece neste domingo em Caraguá
Durante todo o dia do evento haverá competições esportivas e brincadeiras recreativas, oficinas culturais e Feira Vocacional, além da missa de abertura com o padre Joãozinho
 
Caraguatatuba - A Praça Tom Ferreira em Caraguatatuba será palco neste domingo, 20, do Pró-Vocação. As atrações vão das 9h às 17h. O evento organizado pelo Serviço de Animação Vocacional e Pastoral da Juventude tem como objetivo o de despertar vocações em diversas áreas na população.
Com o intuito de atrair a família, especialmente a juventude, o Pró-Vocação, sai pela primeira vez das fronteiras do espaço da Igreja. A novidade deve atrair ainda mais participantes e reforçar um dos objetivos que é o de mostrar o lado contagiante de cada vocação pessoal.
A SECER – Secretaria de Esportes e Recreação do município apoiará o evento com a realização de competições esportivas e brincadeiras recreativa durante todo o dia.Uma equipe da SECER estará na Praça Tom Ferreira promovendo brincadeiras, gincanas e competições nas modalidades de Beach Soccer, Vôlei de Praia, Skate e Streetbal. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à tenda montada no local do evento e fazer sua inscrição ou da sua equipe. Os primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas. Os eventos esportivos acontecem após a missa de abertura, em seguida serão as oficinas culturais. Todas as Congregações Religiosas presentes na Diocese estarão promovendo a Feira Vocacional.
A missa de abertura do evento será celebrada pelo Padre Joãozinho, SCJ, animador vocacional e apresentador do Programa Direção Espiritual da TV Canção Nova. Recém chegado da Itália, onde esteve em estudo, acolheu o convite feito pelo Reitor do Seminário Diocesano, Pe. Alessandro H. Coelho. O evento Pró-Vocação também conta com o apoio da Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba e Jornal Expressão Caiçara. É o momento de fazer emergir a vocação para a vida e porque não, descobrir vocações religiosas adormecidas. Participe do Pró-Vocação. (Fonte: PMC)

Caraguá conta com sala da Agenda 21
Na sala da Agenda 21, a população pode adquirir folhetos explicativos, fazer reclamações, dar sugestões ou até mesmo buscar informações sobre a Agenda 21

Caraguatatuba - Devido ao crescimento do trabalho dos multiplicadores da Agenda 21 em Caraguatatuba, como palestras, reuniões e visitas de conscientização além de abordagem dos problemas dos bairros junto à comunidade e muitas outras atividades, a Secretaria de Meio Ambiente montou uma sala para a Agenda.
A nova sala fica na Secretaria de Meio Ambiente e presta atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. A Secretaria de Meio Ambiente fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 945, Centro, telefones 3882-5195 / 3883-7590.
Uma parceria com o Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO nos trabalhos da Agenda 21 proporcionou a atuação das estagiárias Priscila da Silva Souza, do curso de Educação Física, e Talita de Jesus Formitano, de Biologia, cedidas pelo instituição de ensino e que prestam diversos serviços, entre eles o atendimento ao público.
De acordo com o coordenador da Agenda 21 em Caraguá, Wilson Cardoso, os interessados em fazer reclamações, sugestões ou até mesmo entender a Agenda 21 podem comparecer ao local ou ligar pedindo informações. “As estagiárias recebem trabalhos de todo o Litoral Norte, despacham documentos, tratam da organização dos trabalhos da Agenda 21 local. Temos folders e folhetos explicativos disponíveis na sala”, disse Cardoso.
Em Caraguá existem cerca de 29 multiplicadores que fazem parte da Agenda 21 local, das secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, UNIMÓDULO e parceiros em geral.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Sesau continua com Campanha de Vacinação Anti-Rábica no Município

São Sebastião - Dando continuidade a “Campanha Anual de Vacinação Anti-Rábica”, equipes da Secretaria da Saúde de São Sebastião estiveram nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto, nos bairros São Francisco, Costa Norte do Município, e em Juquehy, Costa Sul, realizando a vacinação de cães e gatos do bairro.
A campanha acontece até o início de setembro e é disponibilizada, a cada dia, em um bairro diferente da cidade. A vacinação é gratuita e o objetivo da Secretaria da Saúde para este ano é vacinar aproximadamente 15 mil animais.
A chefe de divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Carolina Kakimoto, afirma que foram montados cerca de 40 postos, entre fixos e volantes, em toda extensão do Município. “Ressaltamos que a vacina é o único meio de evitar essa doença, que não tem cura e causa males a saúde do animal e do homem", afirma Carolina.
A raiva é uma doença letal, transmitida ao homem pela mordida, arranhões ou saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas). É causada por um vírus (Rhabdovirus) que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado. O cão que atacar uma pessoa deve ser observado por 10 dias, para que sejam identificados sintomas da doença.
 (Fonte: PMSS)

Vereador requer à delegacia número de ocorrências com relação a transações bancárias

São Sebastião - O vereador Marcos Aurélio Leopoldino está solicitando à delegacia de São Sebastião, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada no último dia 15, na Câmara Municipal, o número de ocorrências registradas, nos últimos 60 dias, com relação as transações bancárias efetuadas nas agências da Nossa Caixa e do Banco do Brasil, ambas em São Sebastião.
Segundo Leopoldino, inúmeros munícipes têm lhe procurado para reclamar sobre saques indevidos e transferência de valores de suas contas correntes.
O mesmo questionamento também está sendo feito pelo parlamentar aos referidos bancos, que ainda pergunta quantos casos foram solucionados; quais as medidas adotadas para que o problema não se repita com outros correntistas; qual o valor referente ao total das ocorrências; quantos casos estão pendentes e por que isso vem ocorrendo.
De acordo com o autor, alguns correntistas teriam sido mal tratados pela gerência quando foram reclamar sobre a questão.
“Não sei se vamos ter algum tipo de êxito, mas não custa nada fazer algo até para que os responsáveis dos bancos tenham mais cautela. O problema não deve estar acontecendo só em São Sebastião”, declara Leopoldino. “É uma situação séria que precisa ser averiguada”, completa o vereador Robson Wilson dos Santos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador quer informações sobre pavimentação de ruas

São Sebastião - O vereador Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos está solicitando à Prefeitura, por meio de requerimento, informações com relação a pavimentação das ruas do município realizadas pelo PCM (Plano Comunitário de Melhoramentos).
“O calçamento é uma antiga reivindicação dos moradores de vários bairros, que está sendo executada por meio do PCM, mas não temos nenhuma informação sobre o plano como, por exemplo, o valor que é cobrado de cada morador. Precisamos de informações para esclarecer a população”, frisa Leopoldino.
Segundo ele, inúmeros munícipes estão reclamando sobre os valores cobrados.
O parlamentar quer saber da administração quais são as vias públicas que estão sendo beneficiadas pelo PCM; qual a metragem pavimentada e valor da obra por rua; qual empresa responsável pela execução dos serviços informando, ainda, o valor global da melhoria e o número do processo administrativo.
Ele pergunta, ainda, qual é a quantidade de carnês de cobrança enviada aos munícipes; qual o valor do montante; e qual a importância correspondente, no rateio dos valores, aos pagamentos devidos pela municipalidade.
Leopoldino também requer a cópia do contrato com a firma que está realizando a obra; do termo de adesão dos proprietários dos imóveis por ruas e avenidas; do memorial descritivo do projeto; e do orçamento do custo do melhoramento de todas as vias beneficiadas.
A pavimentação de 42.000m² de ruas em todo município, conforme divulgação no site da Prefeitura, é outra questão abordada pelo vereador.
Leopoldino está indagando ao Executivo quais as vias que receberam o calçamento, identificando por bairro; qual a metragem pavimentada por rua e respectivo valor; qual empresa realizou ou está realizando os serviços, citando o número do processo administrativo; e quais as ruas que ainda não tiveram a pavimentação concluída.
Juquehy – No bairro de Juquehy, na Costa Sul do município, onde a Prefeitura alega ter a maior obra de pavimentação em andamento, grande parte dos moradores que serão beneficiados são contrários ao valor que está sendo cobrado.
O aposentado Nelson Ribeiro Marques, 77, proprietário de três imóveis na rua Mauricio Benedito Faustino (antiga Mário Queiroz Galvão), informa que a sua despesa com o calçamento ficará em torno de R$20mil.
Segundo ele, o metro linear foi estipulado em R$364,00.
“Concordo com a pavimentação, mas não com o preço absurdo. A maioria das pessoas que conversei são totalmente contra. O comunicado que recebi diz que houve adesão de 51% dos moradores, mas a pesquisa foi feita sem a apresentação dos valores”, declara o aposentado. “Se eu não pagar vou ficar em dívida com a Prefeitura. O folheto traz um monte de ameaças”, acrescenta.
Marques anunciou que amanhã (19/08), os moradores estarão reunidos para decidir o que vão fazer com relação a cobrança. “O pessoal está querendo acionar a justiça”.
Ele, que veio morar no bairro há pouco mais de 10 anos, disse que a Prefeitura deveria assumir o custo da pavimentação, já que o IPTU pago pela comunidade é muito alto. “Mudei para Juquehy porque o custo de vida em São Paulo era muito alto, mas com essa pancada não tem jeito. Vou ter que vender algo para pagar a dívida. É um absurdo”.
Mesmo parcelando o valor em 36 vezes, o aposentado diz que não tem como pagar o PCM porque possui uma única fonte de renda. Ele acredita que muitos também não terão condições.
O comerciante Robson Izidoro dos Santos, 52, morador na mesma rua, também não concorda com a cobrança. “Não concordo com o valor porque eles estão cobrando a testada. Em 2007, isso vem como benfeitoria no IPTU. Quer dizer, vamos ter que pagar novamente?”, critica.
Ele informou, ainda, que a administração municipal acrescentou ao valor devido cerca de R$160,00 para cobrir o custo da pavimentação realizada aos moradores que residem na parte alta da via pública, ou seja, no morro, e não têm condições de pagar.
Pela melhoria, Santos disse que terá que desembolsar pouco mais de R$5mil.
“Eu sou totalmente contrário a cobrança porque o preço está muito alto. Não foi feita nenhuma consulta ou pesquisa. Estamos insatisfeitos”, declarou o corretor de café, Paulo Rogner Junior, 63, que deverá pagar quase R$7mil.
A reunião dos moradores acontece amanhã, às 18 horas, em uma pousada do bairro.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes

Ubatuba - A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), órgão da administração indireta da Prefeitura, está oferecendo oficinas esportivas também para jovens não cadastrados na Fundação. Além de atender às crianças e adolescentes do Projeto Arco-Iris e do Programa Amigos do Adolescente, agora outros jovens carentes poderão usufruir as aulas de karatê, judô, jiu-jitsu, capoeira angola, futmesa, street dance e futebol de areia.
Para participar o interessado deve comparecer à sede da Fundac, à Avenida Thomaz Galhardo, 865, onde passará por uma avaliação sócio-econômica e, havendo vagas, poderá iniciar as atividades.
Voluntários valiosos - Os cursos são ministrados por voluntários que abraçaram a causa da criança e do adolescente em situação de risco. A diretora-presidente da Fundac, Josiane Grunvald, fala com orgulho das atividades desenvolvidas pela Fundação: “tenho muito prazer em falar sobre a Fundac, pois contamos com uma equipe técnica muito capacitada e envolvida. Contamos também com valiosos voluntários que, além de estarem dando a maior força, são atletas reconhecidos nacional e internacionalmente”, comemora Josiane.
Os voluntários que contribuem com a Fundac são os seguintes: Ednaldo Muniz “Jabá” (karatê), Luis Carlos Castilho Júnior “Tutinha” (judô), Alessandro de Souza “Tinho” e Osieo Hecher (jiu-jitsu), Mestre Jequié e Luiz Paloma (capoeira), Ralph Solera (futmesa), Willian Silva Oliveira (street dance) e Almir Ramos Correa “Pipoca” (futebol).
Futmesa - No sábado, 19, a Fundac promove a Copa Caiçara de Futmesa, a partir das 10h, na sede da Fundação. Oito dos alunos do professor Ralph Solera já participam de campeonatos e a equipe foi campeã nos Jogos Regionais de Lorena. Mais informações sobre as oficinas esportivas no telefone 3832-1980. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe ações do Programa CONPET

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Petrobrás, realizará entre os dias 22 e 24 de agosto “Ações do CONPET”, um Programa do Ministério de Minas e Energia que tem como principal objetivo incentivar o uso eficiente das fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária.
A abertura da programação, em cerimônia para convidados, apresentará o Programa “CONPET” e o Programa “EconomizAr” e será realizada no dia 22, a partir das 8h30, no auditório da escola Tancredo de Almeida Neves.
Programação complementar - Nos dias 23 e 24, das 9h às 17h, acontecerão duas ações. A “Ação Casa do Meio Ambiente”, com os alunos de 5ª a 8ª séries, cujas escolas tiveram seus professores capacitados em 2005 pelo Programa, que terá apresentação de vídeos institucionais, apresentação do ED (robô virtual) no Portal CONPET e distribuição de folhetos informativos e brindes, também no auditório da E.M Tancredo de Almeida Neves.
A segunda ação será realizada na Avenida Iperoig, próximo à ponte do Perequê-Açu, e estará em funcionamento o “Pit-Stop” do Projeto EconomizAr, com aferições de emissão de fumaça preta nos ônibus e caminhões da Prefeitura, da empresa de aviação local e de particulares.
Projetos - O Projeto CONPET na Escola objetiva integrar e motivar os professores para que sejam agentes conscientizadores e transformadores dos hábitos e atitudes, não só de seus alunos, como da própria escola e da comunidade, no que se refere às questões relacionadas à energia e preservação dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, especialmente os derivados de petróleo e do gás natural. Já o Projeto EconomizAr tem como objetivo beneficiar as empresas transportadoras que passam a oferecer um melhor serviço e diminuem os seus gastos com combustível; a sociedade, com menos poluição atmosférica e a melhoria do meio ambiente; e o Brasil, devido à redução na demanda pelo derivado do petróleo mais consumido no País. (Fonte: PMU)

Prefeitura busca melhorar entendimento entre pescadores e Polícia Ambiental
Os pescadores pretendem aprender sobre a legislação pesqueira para não serem autuados por falta de conhecimento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizou na última quarta-feira, 17, uma reunião entre representantes do setor pesqueiro e da Polícia Ambiental. A reunião foi uma reivindicação da Associação dos Pescadores da Enseada e a intenção foi abrir diálogo entre as partes para um melhor entendimento quanto às autuações que os pescadores, por falta de conhecimento da lei pesqueira, vêm recebendo.
“O que vem acontecendo é que os pescadores, por não conhecerem a legislação, que muitas vezes é bastante rigorosa, vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe”, explica a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli. “Ficou decidido que será elaborado um documento para expor os problemas dos pescadores no que se refere à legislação específica do setor e que deverá ser encaminhado ao IBAMA no início de setembro. A idéia é que as associações de pescadores se unam para tentar solucionar os problemas”, completou Valéria.
A Secretaria de Agricultura e Pesca pretende colaborar com a conscientização da legislação através de projetos em parceria com a ONG “Mar Vivo”, Polícia Ambiental e demais participantes, com palestras e elaboração de uma cartilha contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento. Outra reivindicação dos pescadores e que a Secretaria pretende atender é organizar um banco de dados que contenha as leis que versam sobre o setor pesqueiro e que fique a disposição para quem quiser consultar.
Pescador e meio ambiente em equilíbrio - Valéria Gelli considerou a reunião extremamente importante para a continuidade da atividade do pescador no município. A secretária explicou que a lei que rege as normas para pesca no litoral do Estado de São Paulo, em alguns aspectos não é aplicável em Ubatuba e que há a necessidade de haver união para que seja possível reivindicar mudanças.
“Esta reunião foi muito positiva porque a Polícia Ambiental se mostrou muito aberta às considerações dos pescadores e se propôs a trabalhar em conjunto com eles, oferecendo acesso às informações necessárias. Já as associações presentes se comprometeram a conscientizar os pescadores para cumprirem a legislação”, esclareceu a secretária de Agricultura. “O pescador deve saber quais são suas obrigações e deveres, mantendo-se em equilíbrio com o meio ambiente”, completou.
Participaram da reunião o presidente da Colônia Z-10, Luis Cláudio dos Santos (Cacá); Soldado Marcel, do Pelotão Marítimo da Polícia Ambiental; Tenente Alexandre Guimarães; Daniela Kutz, da ONG Mar Vivo; Peter Santos Nemeth, Nelson de Góes e Pedro Paulo, da Associação dos Pescadores da Enseada, Maurício da Silva de Souza, presidente da Associação dos Pescadores da Maranduba e região sul, Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Pescadores de Ubatuba; Élvio Damásio, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e Alexandre Baldassim, presidente da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo.
 (Fonte: PMU)

Toledo é 10 na Itamambuca

Ubatuba - A praia da Itamambuca abriu o primeiro dia de competições com boas condições, ondas em torno de um metro e meio rolando um pouco mais a esquerda da praia.
O evento começou com os atletas da categoria Open, que deram uma aula de surf nas boas esquerdas que rolaram durante todo o dia.
Félix Raiss foi um dos destaques da primeira fase da categoria Open, porém, sofreu um acidente com a sua prancha e teve que deixar a competição, mesmo após ter garantido a sua classificação.
A final da categoria Open foi realizada ainda nesta sexta e quem comemorou muito foi o local da Praia da Itamambuca, Fábio Batata.
Batata surfou muito encaixado e somou 11.90 para vencer grande final, deixando o outro local, Alex Cunha com o vice resultado, seguido por Emerson Santos e Ricardo Toledo respectivamente.
Na categoria Profissional, os destaques ficaram por conta de Cleyton Nunes, Saulo Junior, Alexandre Moliterno e Morro Boy, vencedores de seus confrontos e autores das maiores notas da categoria.
O ex-campeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo deu um verdadeiro show de surf e venceu a categoria universitário no primeiro dia do Ubatuba Surf Challenge.
Ricardo pegou uma das maiores séries do dia e aplicou um floater e duas rasgadas com muita pressão para ser recompensado com um 10.
Toledo ainda somou um 9 para fechar o dia com o título da categoria e a maior média do evento até agora, 19.00 pontos dos 20 possíveis.
Na segunda colocação ficou Wellington Carane, seguido por Emidio Neto e Lucas Cordeiro.
A outra final do dia ficou por conta das meninas da categoria Feminino Open. Mais uma vez Camila Cássia largou na frente e disparou na liderança do ranking.
Camila não teve dificuldades para vencer a final e deixou Veridiana Saldanha com o vice-campeonato, seguida Suzan Cristina e Leila Eustáquio.
O evento continua no sábado a partir das 7:30 com a categoria Junior.
A segunda etapa do Circuito Municipal Ubatuba Surf Challenge conta com o Patrocínio de:
Marmott, Maraberto, Hawaiian Dreams, Goóc, Long Island, Roxy Acessórios e Bica do Curió.
Co-patrocínio: Perequim restaurante e pizzaria, Rocky, Bennett, Craft Fin, Acquatec, Itamambuca e ubatubasurfcam.com.br,
Apoio: Freedom, Texiglass, Motta, Chalés de Netuno, Surf Expresso, Super Fibra, Localiza, Bruzzi, Wave Star, Adriano Art e Zecão, Colaboração: Super Session.
Apoio Prefeitura Municipal, Supervisão Federação Paulista de Surf e Realização da Associação Ubatuba de Surf. (Fonte: AUS)


Hizú domina Expession Session na França

Ubatuba - Terminou no último domingo, em Lacanau, França, o Oakley Pro Junior 2006, competição paralela ao Sooruz Lacanau Pro, etapa de nível 6 estrelas do WQS.
Hizunomê Bettero surfou bem e chegou até as quartas-de-final, perdendo na terceira colocação por uma diferença bem pequena para Adrien Toyon, segundo colocado.
Em compensação, Hizu faturou a Expression Session para embolsar US$ 300 e uma guitarra Gibson na capa.
Até o presente momento, apenas Hizú havia perdido na competição principal do evento, na bateria do outro ubatubense, Renato Galvão.
Já Galvão, obteve a segunda maior somatória do dia e da competição até o momento, 17.80 pontos na 18a bateria, que teve o aussie Michael Spencer classificado em segundo lugar.
Odirley Coutinho também segue na briga e disputa uma vaga na rodada dos 24.
Vale a pena lembrar que Odirley conquistou um ótimo segundo lugar em Lacanau no ano passado, no evento que foi vencido por Adriano Mineirinho.
Boa sorte aos nossos atletas e avante. (Fonte: AUS)

Petrobras Feminino na Bahia

Ubatuba - Aconteceu entre os dias 11 e 13 a segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino nas ondas da Praia de Aleluia, em Salvador – Bahia.
Na categoria Profissional, Suelen Naraisa ficou com a 9ª colocação no evento, perdendo nas quartas para a vencedora do evento, Kisna de Souza e Tita Tavares, amblas classificadas.
Francisca Pereira também não conseguiu seguir adiante e foi barrada nas quartas, ficando na 13ª colocação.
Na categoria Open quem chegou mais longe foi Veridiana Saldanha, que ficou na 7ª colocação.
As meninas se fizeram presentes na Junior. Camila Cássia conquistou o vice-campeonato com Natali Paola no quarta lugar.
Já na categoria mirim, a situação foi bem parecida, Camila Cássia ficou novamente com o vice-campeonato e Natali Paola finalizou na terceira colocação.
Foi realizada a coroação da Rainha do Mar, evento paralelo ao título brasileiro, no qual três primeiras colocadas da categoria pro, junto com a primeira colocada da categoria open, do ano anterior (2005), disputam, em uma bateria por etapa, o título de Rainha do Mar, com premiação de R$ 500,00 pelo título.
Luana Coutinho ficou em segundo, seguida pelas cariocas Andrea Lopes e Brigitte Meyer.
A decisão do Circuito acontece de 3 a 5 de novembro na Praia do Forte, em Cabo Frio, RJ
(Fonte: AUS)

Edson Sírio vence a Copa Caiçara - maior torneio da História da AUFM

Ubatuba - A AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) promoveu no Sábado, 19 de Agosto, com o apoio da Secretaria de Esportes de Ubatuba, da loja Rossi Calçados e da marcenaria Madeireiro, o maior torneio de futebol de mesa de sua História, a Copa Caiçara 2006.
Edson Sírio, líder do ranking local, sagrou-se bí-campeão do torneio ao bater André Rafael na final e deixar Tiago Spinelli em 3°, dentre 16 participantes de outras 3 cidades da região.
Além dos associados da AUFM, também participaram, como convidados de honra, botonistas de São José dos Campos (da AFUMAEM - Associação de Futebol de Mesa da ADCE), de Pindamonhangaba e de Taubaté, fazendo com que a Copa Caiçara seja o maior torneio da modalidade já promovido em Ubatuba, como se fosse uma autência "Copa do Vale do Paraíba e Litoral Norte" e confirmando que Edson Sírio é o maior botonista da região.
Na 1ª Fase, os participantes foram divididos em 4 grupos, de modo que os convidados da AFUMAEM, por exemplo, caíssem em grupos diferentes.
Sírio venceu o Grupo "A", chamado de "Grupo da Morte" antes do início do evento, que teve em Rui Sérgio Jr de São José o segundo classificado. Daniel Gusmão e Paulinho Garcia (líder do ranking juvenil) não conseguiram classificar-se.
André Rafael, cabeça-de-chave número 3, venceu o Grupo "B", onde também classificou-se Diogo Dias de São José. David Oliveira e Dedê Sírio completaram a chave.
O Grupo "C" teve como vencedor Vladimir Betaressi, de Pinda, que deixou o líder do ranking da AFUMAEM, Tiago Spinelli, em segundo. Os outros participantes da chave, Rodrigo Santos e Éric Mourão, não conseguiram classificar-se.
No grupo mais equilibrado do torneio, o "D", decidido na última rodada, Ralph Solera passou em primeiro e Luis "Hulk" Carlos da AFUMAEM em segundo, mas ambos tiveram a mesma pontuação de Pedro Nícolas, revelação do torneio, e só garantiram a vaga no saldo de gols. Daniel Munhoz terminou em quarto no grupo.
Nas Quartas-de-Final, Sírio passou por Diogo (4x3); Tiago venceu Ralph de virada (2x1), André goleou Hulk (5x1) e Betaressi venceu Rui (3x2). Nas Semi-Finais, Sírio goleou Tiago (6x1) e André e Betaressi empataram (3x3), resultado que deu a classificação para André, por melhor campanha no evento.
Tiago e Betaressi decidiram o terceiro lugar, numa "revanche" da 1ª Fase, e desta vez Tiago levou a melhor (2x1).
Na grande final, Sírio bateu André por 7x4, numa grande partida, e faturou o bí-campeonato da Copa Caiçara, com 100% de aproveitamento (6 vitórias em 6 partidas disputadas).
Nas decisões de posições intermediárias, muitos jogos equilibrados e emocionantes: Diogo venceu o irmão Rui (3x1) e terminou em quinto; Hulk empatou com Solera (2x2) no "Duelo dos Cartolas" e ficou em sétimo. Daniel Gusmão venceu Daniel Munhoz (3x2), vencendo o Rebolo e terminando em nôno. Pedro goleou Paulinho (4x1), ficando em décimo-primeiro. Éric venceu Rodrigo (2x0) e acabou em décimo-terceiro. Por fim, David Oliveira venceu Dedê Sírio (3x0) e terminou em décimo-quinto.
Outros destaques do evento foram Daniel Gusmão, que varou a madrugada no emprego e apareceu para o torneio as 9 da manhã sem ter dormido, aguentando firme até as 5 da tarde, e a garotada da Escolinha FUNDAC, que teve desempenho e comportamento exemplar, com brilho maior para Pedro Nícolas (que não passou para a Fase Final por 1 gol de saldo) e o surpreendente Daniel Munhoz, que apenas 1 semana depois de pegar na palheta pela primeira vez, disputou a nôna posição.
A AUFM agradece a Secretaria de Esportes, que esteve presente na figura do próprio Secretário, Bittencourt Jr, a FUNDAC, representada na ocasião pela presidente Josiane Grunvald e, claro, os botonistas convidados, que mostraram-se excelentes deportistas, todos muito amistosos e simpáticos, que transformaram esse evento em algo inesquecível para a História da AUFM!
Mais detalhes em: www.futmesaubatuba.com.br





Semana de 18/08 à 24/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
ás 15:00 e 19:20hs.

"A Viagem Maldita"
ás 17:20 e 21:40hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Carros"
Ás 15:00 e 17:10hs


"Premonição 3" Terror
ás 19:20 e 21:10hs
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Persistência das espécies

O peixe-voador
Continua a praticar
Nada no ar
Voa no mar
Para, em pássaro,
Se transformar.

Carneirinhos no céu

O vento sul
É o pastor que toca
Carneirinhos de nuvens
Nos campos celestes
Que chegam mansinhos
Não são de nada
Só abrem alas
Para as nuvens
De trovoada.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

É com grande indignação que venho lendo matérias sobre a "Verticalização do Litoral Norte". Sou assídua frequentadora desde os meus dois anos de idade.
A praia do Guaecá e o seu sertão é uma das mais preservadas do litoral.
O Guaecá é a única praia de São Sebastião totalmente limpa.
O adensamento geográfico que está sendo proposto irá destruir tudo isso.
Por que não seguir algumas idéias européias tal como a criação de um parque onde possam ser feitas trilhas? Temos que manter as nossas áreas verdes, não destruí-las!!!

Claudia Tramutola

Plano Diretor e Agenda 21
“... A Agenda 21 Brasileira não é um plano de governo, mas um compromisso da sociedade em termos de escolha de cenários futuros... Exige, portanto, a integração de toda a sociedade na construção desse futuro...” (Ag.21 Brasileira. Ações Prioritárias.MMA)

Outro dia, dando uma entrevista em uma rádio, o locutor perguntou qual seria o produto da Agenda 21 e, pego meio de surpresa, não fui muito convincente. Hoje, analisando a minuta do Plano Diretor e o processo como ele está sendo feito pude constatar que todo esse processo teria sido muito mais difícil se a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, não tivesse como produto a elaboração da Agenda 21 Brasileira.

Grande parte dos conceitos disseminados a partir da Rio-92, incorporados ou não com a profundidade devida estão no texto do Plano Diretor.

O próprio Estatuto da Cidade, que orienta o plano diretor é fruto das discussões da Rio-92. Assim, coerente com o princípio da participação da população na formulação das políticas públicas, vejo como um ponto positivo a divisão da cidade em distritos, cada qual com seu conselho, formado a partir das associações de moradores. Também vejo como positivo a transformação do atual Conselho Municipal de Desenvolvimento em Conselho da Cidade, tal como aparece na minuta:

“Art. 13 – O Conselho da Cidade, órgão de representação da Comunidade, desenvolverá os estudos necessários à formulação das políticas públicas do município e deliberará conclusivamente sobre elas, a partir do encaminhamento das sugestões e reivindicações populares expressas formalmente pelos Conselhos Municipais ou dos Conselhos Distritais.

Art. 14 - Compete ao Poder Público implantar e fiscalizar as atividades desenvolvidas pela iniciativa privada no contexto das as diretrizes expressas nas políticas públicas, e compete ao Conselho da Cidade fixar os critérios e prioridades para aplicação dos recursos pelo Poder Público.”

No entanto, sabemos que não é fácil garantir essa participação. Nos grupos de trabalho, formados para elaborar cada tema, mesmo os participantes com nível superior, tinham dificuldade em definir exatamente os objetivos, diretrizes e estratégias de ação, elementos necessários para se avaliar o alcance e a eficácia do plano.

Por isso, defendemos que no Capítulo I – Das Políticas Públicas – haja a inclusão do Fórum de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 21, para subsidiar tanto a formação dos Conselhos Distritais como o Conselho da Cidade.

O Fórum, como o próprio nome diz é um espaço aberto à participação e à elaboração de propostas dentro dos princípios da Agenda 21 Brasileira. Como é um processo sem fim e sem prazos tão curtos como os do plano diretor, favorece a formação de consensos e o debate dos pontos divergentes. Suas propostas não teriam o caráter de lei, mas de orientações a serem encaminhadas ao Conselho da Cidade para posterior deliberação.

O Fórum está previsto no Projeto Agenda 21 do Litoral Norte – Integrar e Mobilizar – do qual a Prefeitura de Ubatuba é uma das parceiras. Nesse projeto, para atingir todos espaços e grupos sociais, e assegurar a qualidade, a formação permanente de lideranças e a melhor compreensão das propostas e tarefas, estão sendo realizadas oficinas nos quatro municípios do Litoral Norte para a formação permanente de 640 multiplicadores. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente, criou a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, articulando os quase 700 processos de Agenda 21 Locais, para troca de informações e experiências.

O Projeto tem um fim que é a elaboração e divulgação do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ao Fórum, constituído paritariamente por representantes dos três setores – governo, empresas privadas e sociedade civil – caberá o acompanhamento da implementação desse plano.

Rui Alves Grilo
Coordenador do Grupo de Trabalho Rede 21
Agenda 21 do Litoral Norte

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Bicho-Preguiça © Luciano Cancelier

Bicho-Preguiça
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor