Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 04 de Setembro de 2006 - Nº 1599 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Prefeitura promove campanha "Caraguá respeita a faixa de pedestre"
Caratecas de Caraguá participam de competição em Caçapava
2ª fase do Campeonato da 2ª Divisão começa neste domingo, 3, em Caraguá
A Câmara e os números de agosto
Notícias Culturais

Ilhabela
Premiação – XXIX Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário

São Sebastião
Morador resiste à construção de prédios em São Sebastião
Divergência é maior na bairro do Guaecá


Ubatuba
Projeto Cuidágua mobiliza população para proteger os rios
Conpet/Petrobrás apóia Semana de Observação de Aves em Ubatuba
Ubatuba brilha em festival de dança
Balcão de Empregos da Prefeitura de Ubatuba já soma 643 colocações desde o início do ano
AGENDA ACIU
Prefeitura informa funcionamento durante feriados
Appru realiza passeata contra a poluição em Ubatuba
Prefeitura e setor pesqueiro entregam reivindicações ao IBAMA
Prefeitura anuncia últimos dias de vacinação contra poliomielite em Ubatuba
Litoral Norte: Ubatuba é a que mais tem créditos no Banco do Povo
Câmara adia projeto que cria a “Rua da Cultura e das Artes”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Prefeitura promove campanha "Caraguá respeita a faixa de pedestre"
Para reforçar as mensagens da campanha, de 11 a 15 de setembro, a Ditran distribuirá folder educativo nos principais pontos da cidade. No mesmo período, a FUNDACC - Fundação Cultural promoverá performances nas ruas com as equipes das oficinas culturais.

Caraguatatuba - Será que o pedestre conhece seus direitos e deveres no trânsito? E os condutores, sabem como garantir a segurança de todos? O Código Nacional de Trânsito garante a segurança no trânsito, mas precisa ser respeitado. Pensando nisso a Prefeitura de Caraguatatuba lança em setembro, de 11 a 15, a campanha educativa "Caraguá respeita a faixa de pedestre", sob a coordenação da Divisão de Trânsito e com o apoio da Fundação Cultural de Caraguatatuba.
O objetivo é orientar pedestres e condutores de veículos e bicicletas sobre as normas do *Código Nacional de Trânsito. A DITRAN quer informar a população sobre os direitos e deveres de pedestres, condutores de veículos e ciclistas, especialmente quanto ao uso das faixas como o principal instrumento de segurança no trânsito.
Caraguá não utiliza semáforos e têm as faixas de pedestre como elemento principal na sinalização de trânsito. A DITRAN mantém nas principais faixas de pedestres um agente de trânsito facilitando a travessia. "Essa rotina é assimilada como um comportamento positivo, garantindo o trânsito seguro em nossa cidade", explica o diretor da DITRAN, Cel. Celso Rapacci.
De acordo com a DITRAN, as estatísticas mostram que a obediência no trânsito está associada à aplicação da multa, mas a DITRAN-Divisão de Trânsito de Caraguatatuba encontrou a solução na educação. No total de autuações no município este ano, apenas 1,53% deixaram de dar preferência ao pedestre na faixa.
Durante a campanha serão desenvolvidas pela Fundacc atividades em pontos estratégicos da cidade, como a Praça Cândido Mota e Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, Av. Miguel Varlez x Rua Maranhão, Av. Miguel Varlez x Praça Walfrido Arouca, Av. Arthur Costa Filho x Rua Guarulhos, Av. Arthur Costa Filho x Rua Mogi das Cruzes, Av. Frei Pacífico Wagner - Escola Estadual Thomas Ribeiro de Lima.
Para reforçar as mensagens da campanha, a Ditran elaborou folder educativo que será distribuído nos principais pontos da cidade durante toda a campanha. No mesmo período, a FUNDACC - Fundação Cultural promoverá performances nas ruas com as equipes das oficinas culturais.
*De acordo com o Código de Trânsito, o pedestre tem direito de usar faixas e calçadas com segurança; e o dever de ser cauteloso levando em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.
Os condutores também têm direitos e deveres no trânsito. Os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, todos juntos, pela segurança dos pedestres.
Já o ciclista desmontado empurrando a bicicleta tem os mesmos direitos e deveres dos pedestres. (Fonte: PMC)

Caratecas de Caraguá participam de competição em Caçapava
Todos os atletas Caraguatatubenses têm chance de subir ao pódio, neste domingo em Caçapava. A equipe ainda participará do Desfile Cívico de 7 se setembro, na próxima quinta-feira, na Rua da Praia em Caraguá

Caraguatatuba - Quarenta atletas de Caratê de Caraguá participam no domingo, dia 3, da 8ª Copa Caçapava Open de Caratê, onde a cidade espera receber cerca de mil competidores de vários estados brasileiros. O evento acontece no Ginásio Municipal da cidade.
De acordo com o atleta e técnico da equipe caraguatatubense, Edson Mendes do Amaral, mais conhecido como Edinho, serão 86 categorias disputas no Shiai e Kumitê masculino e feminino. "Sou bi-campeão dessa competição, venci na minha categoria, que é a Master, em 2004 e 2005 e vou buscar o tri-campeonato."
Edinho acrescentou que outros atletas de Caraguá venceram a competição no ano passado e todos têm chances de subir ao pódio este ano. "Estamos treinando sempre para que a nossa equipe tenha bons resultados nesta copa", disse.
Os atletas caraguatatubenses irão participar do Desfile Cívico de 7 de setembro, que acontece na próxima quinta-feira, na Rua da Praia em Caraguá. (Fonte: PMC)

2ª fase do Campeonato da 2ª Divisão começa neste domingo, 3, em Caraguá
Desta fase sairão as quatro melhores equipes que disputarão a semifinal do campeonato. Os times 1º, 2º e 3º colocados serão premiados com troféus e medalhas

Caraguatatuba - A LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) em parceria com a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) dará início neste domingo, dia 3 de setembro, à segunda fase do Campeonato Amador de Futebol de Campo, da 2ª Divisão.
A primeira competição acontece no campo do Esporte Clube Indaiá a partir de 13h30. Nesta rodada disputam a equipe A.A. Riza e A.E. Grêmio e em seguida os times Tabajara F. C. e E. C. Estrela do Morro se enfrentam.
A próxima rodada será na terça-feira, dia 5, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. A equipe E. C. Indaiá enfrentará o E. C. Águia Dourada.
No dia 10, domingo, as competições acontecem em dois locais. No CEMUG, a equipe A.A. Riza volta em campo e enfrenta o time E. C. Estrela do Morro e no campo do E. C. Indaiá o Tabajara F. C. enfrenta os donos da casa, a equipe E. C. Indaiá.
Nesta segunda fase, que está prevista para terminar no dia 10 de outubro, classificará as quatro melhores equipes, que disputarão a fase semifinal. Os times 1º, 2º e 3º colocadas serão premiadas com troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

A Câmara e os números de agosto
Relato mensal da produção do Legislativo em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os índices de produção do Legislativo no mês de Agosto. Os números mostram que a produção se mantêm similar ao mesmo mês do ano passado e em comparação com os anos anteriores.
Foram protocolizados em agosto 118 proposituras, o que não significa que as mesmas tenham sido votadas no mesmo mês ou que sejam todas de autoria de membros do Legislativo.
No total foram 19 Projetos de Lei, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 27 Requerimentos, 7 Moções, 61 Indicações e 2 Projetos de Lei Complementar.
A Câmara apurou também que foram 2897 visitas a Vereadores em Agosto, perfazendo uma média de 289,7 pessoas/Vereador ou 126 pessoas/dia, isto calculado com base num mês com 23 dias úteis, como o anterior.
Outra apuração foi feita através das Presenças, que são os contribuintes que freqüentam o Parlamento Municipal em dia de sessão. No total foram 82 pessoas, divididas em 3 Sessões Ordinárias e 1 Sessão Especial de Prestação de Contas, com média de 20,5 pessoas/sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias Culturais

Caraguatatuba
Programação Teatro Mario Covas
Dia 2, 21 horas - Concerto Evolução, Água Viva Coral
Dias 8 e 9, 21 horas - Terça Insana, Espetáculo Teatral (comédia)
Dia 14, 14 e às 20h – Alice no País das Maravilhas (para crianças)
Dia 15, 10 e às 20h – Memórias de Um Sargento de Milícias (para crianças)
Dia 16, 16 horas – Pinóquio (para crianças)
Dia 23, 21 horas – Quadros de Dança – Zest Cia de Dança
Dia 30, 16 horas – Apresentação Orquestra e Coral Projeto Guri – Aniversário de 5 anos do Projeto em Caraguatatuba.

Programação Musical na Praça Cândido Motta:
Sextas-feiras – 20h30 - Música raiz sertaneja com Nho Vair
Sábados, 20h30 - Banda Municipal Carlos Gomes
Dia 7, quinta-feira, 20h30 - Chorinho na Praça

Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos
(Visitação: de terça a domingo, das 10 às 18 horas, entrada franca)

Até dia 17 - Exposição Diálogos/Pinturas de Antonio Carelli – esculturas, pinturas, mosaicos.
A partir de 21 – Exposição Futebol, Paixão Brasileira – artistas contam o fascínio de nossa gente pelo futebol por meio de pinturas Naïf.
Videoteca Lúcio Braun
(Quinta a domingo, às 20 horas. Entrada R$1real)
Dia 02 - Os Suspeitos/67 - Peter Sellers - Comédia - 14 anos
Dia 03 - Barrabás/62-Anthony Quinn - Drama - 14 anos
Dia 07 - O Inventor da Mocidade/52-Ginger Rogers-Comédia - 12 anos
Dia 08 - O Pistoleiro / 59 - James Garner - Faroeste - 12 anos
Dia 09 - Americano em Paris / 50 - Gene Kelly - Musical - 12 anos
Dia 10 - O Velho e o Mar / 57 - Spencer Tracy - Drama - 12 anos

Festival “Henry Fonda”
Dia 14 - Meu Nome é Ninguém / 74 - Faroeste - 14 anos
Dia 15 - Midway / 75 - Aventura - 12 anos
Dia 16 - Guerra e Paz / 56 - Guerra - 14 anos
Dia 17 - As Vinhas da Ira / 40 - Drama - 12 anos
Dia 21 - Os Mosqueteiros / 95 - Oliver Platt - Aventura - 12 anos
Dia 22 - O Clube do Imperador / 03 - Kevin Kline - Drama - 12 anos
Dia 23 - As Confissões de Schmidt/02-Jack Nicholson - Comédia - 14 anos
Dia 24 - A Voz do Coração / 03 - Jacques Perrin - Drama - 14 anos
Dia 28 - Bom Dia, Vietnã / 87 - Robin Willians - Comédia - 14 anos
Dia 29 - Bossa Nova / 01 - Antônio Fagundes - Romance - 14 anos
Dia 30 - Chocolate / 01 - Juliette Binoche - Drama - 14 anos
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Premiação – XXIX Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com a secretária municipal da Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias, realizaram a cerimônia de premiação aos artistas que e destacaram no XXIX Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário.
A Premiação aconteceu na noite de quinta-feira, 31, nas dependências da Secretaria de Cultura, na presença dos expositores, autoridades locais e visitantes.
Na ocasião, aconteceu a apresentação do Coral Municipal Celina Pellizari e a performance do Grupo de Teatro da Fundaci.
Os artistas expositores foram julgados pelo corpo de jurados formado por Leite Novaes, de Lorena-SP. Catalogada no Almanaque de Mercados e Leilões de Arte Júlio Louzada, filiada à Associação Paulista de Belas Artes, com obras nos Estados Unidos e Europa; Maria Nilze Foltran Pazim, de Cruzeiro-SP. Medalha de Ouro no XIII Salão de Artes Plásticas de Guaratinguetá, Membro do Núcleo de Arte Contemporânea da FATEA, de Lorena; e Mary Yamanaka, de São Paulo, que ministra aulas de pintura Acadêmica e Contemporânea, catalogada no Almanaque de Mercados e Leilões de Arte Júlio Louzada, que julgaram as categorias: Pintura Academinca; Pintura Contemporânea; Escultura; Instalação e Categoria Fotografia. Os jurados passaram o dia de sábado 26 de agosto, avaliando as obras inscritas. Todos os participantes receberão Certificados assinados pela Secretária da Cultura.
As obras e os artistas premiados foram:
Categoria Pintura Acadêmica: Medalha de Ouro para “Cachoeira dos Veados”, de Edna Camargo Mattos, de São Sebastião; Medalha de Prata para, “Eu Chego Lá”, de João Pedro Hojoh, de São Sebastião; Medalha de Bronze para “Praia do Perequê”, de Maria de Lourdes Furtano Vieira, de São Paulo.
Categoria Pintura Contemporânea: Medalha de Ouro para “As águas de Ilhabela e seus mistérios”, de Ieda Hedal, de São Paulo; Medalha de Prata para “Tempeiro com afeto”, de Marisilda Teixeira Gasbarro, de Ilhabela; Medalha de Bronze para “Objetos” de Massaru Ujio, de Caraguatatuba.
Categoria Escultura: Medalha de Ouro para “Mundos”, de Rafael Marotti Ricardo, de Caraguatatuba; Medalha de Prata para “Mãe Mayara”, de Ilza Ravanelli Yolle, de São Paulo; Medalha de Bronze para “Totem”, de Marcelo S. Dondi, de Ilhabela.
Categoria Instalação: Medalha de Ouro para “Mandala Artística” de Julio F. B. Neto, de Ilhabela; Medalha de Prata para “Caixa de Música”, de Celina Maria F. Dondi, de Ilhabela. Medalha de Bronze para “Ilhabela”, de Ilza Ravanelli Yolle, de São Paulo.
Categoria Fotografia: Medalha de Ouro para “Praia da Fome”, de Mona Liza Nunes Dias, de São Paulo; Medalha de Prata para “Canal de São Sebastião”, de Maria Cândida Lang, de São Paulo; Medalha de Bronze para “S/ Título”, de Marcel Carlos S. Hess, de Ilhabela.
O júri deliberou conceder, na categoria Pintura Contemporânea Menção Honrosa para, “Pedaços da Ilha”, de Ângela Luiza Ponzio, de Ilhabela; “Ancestrais”, de Bett Lottfi, de São Paulo; “Rosa cá, mandala lá”, de Zuleika P., de São Paulo. Na categoria Pintura Acadêmica , Monções Honrosas para “IpêAmarelo”, de Kellen, de São Sebastião; e “Minha Casa”, de Telles Correa, de Ilhabela.
O Troféu Waldemar Belisário 2006 foi para “Menina Índia”, de Cássia Brizolla, de São Sebastião. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Morador resiste à construção de prédios em São Sebastião
Temendo verticalização e especulação imobiliária, comunidade tenta barrar mudanças na lei

São Sebastião - As propostas para alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Plano Diretor têm causado polêmica e resistência de moradores e donos de casas de veraneio em São Sebastião. A principal preocupação é que a mudança libere a construção de prédios e a especulação imobiliária na cidade.
A última audiência pública para discutir a lei de zoneamento e o Plano Diretor será realizada amanhã, às 18h30, na Escola Municipal Henrique Botelho, no Porto Grande.
A discussão sobre um novo perfil do zoneamento do município começou quando o prefeito Juan Garcia lançou, em 2005, o programa de congelamento de áreas invadidas, com o objetivo de evitar o surgimento de novas moradias irregulares.
O programa foi recebido com entusiasmo, no entanto, o projeto das Zeis (Zona de Especial Interesse Social) --elaborado pela prefeitura com o objetivo de dar moradia para famílias em áreas de risco-- abriu um precedente para a construção de prédios de cinco andares.
O projeto não foi aprovado pela Câmara, mas a verticalização voltou a ser discutida com a revisão do Plano Diretor que, de acordo com a Constituição Federal, deve ser concluída até outubro.
Para elaborar o projeto das Zeis e do Plano Diretor, a prefeitura instituiu uma Comissão Técnica, que tem realizado audiências públicas nos bairros para discutir propostas com a sociedade.
CAOS - Os moradores de Maresias foram os primeiros a protestarem publicamente contra o anteprojeto e, após entregarem um manifesto, conseguiram a revisão dos itens mais polêmicos.
A proposta inicial autorizava em Maresias lote mínimo de 300 metros, com ocupação de 50% da área e altura de 9 metros (2 ou 3 andares) para uso misto --comercial e residencial.
"Seria criado o caos urbano, pois alguém que construir uma casa para moradia poderá ter ao lado um comércio ou outra atividade que não o deixe dormir. Além disso, se Maresias tiver esse zoneamento o crescimento poderá ser acima do que a infra-estrutura urbana existente suporta", disse o presidente da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Aldo Amadei.
Após os protestos, a Comissão Técnica alterou algumas áreas consideradas zona mista para zona residencial 2, com o tamanho do lote mínimo passando para 600 metros.
SUBPRODUTO - O fato de a prefeitura discutir a alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo junto com a alteração do Plano Diretor também provoca o descontentamento do presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Sérgio Pereira, e do presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Luiz Savério Felipelli.
"Com a discussão do Plano Diretor, a Lei do Uso do Solo está virando um sub-produto, está passando de carona."
Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, a maioria dos vereadores também entende que os dois projetos devem ser analisados separadamente.
"Dessa forma podemos não colocá-los em votação. Como a Lei de Zoneamento não tem prazo a ser cumprido, deve ser analisada depois de concluído o Plano Diretor", disse o presidente da Câmara, Wagner Teixeira. (Fonte: ValeParaibano)

Divergência é maior na bairro do Guaecá

São Sebastião - Uma das principais divergências entre a Prefeitura de São Sebastião e a comunidade é com relação ao bairro do Guaecá, na costa sul. O zoneamento previsto no anteprojeto foi rejeitado e uma nova proposta foi apresentada, mas ainda não há um consenso. A advogada Evian Elias, que tem casa na praia de Guaecá, reclamou da falta de informações oficiais sobre as propostas. "O Ministério Público tem que tomar conhecimento disso. Para uma audiência ser participativa os moradores devem ter acesso às informações. Vamos anular esse processo." (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Projeto Cuidágua mobiliza população para proteger os rios

Ubatuba - O Projeto Ação Ambiental Cuidágua - Despertando o Cuidado com as Águas de Ubatuba, da ASSU - iniciou sua primeira etapa com saídas de monitores para visitas educativas e oficinas nas escolas. Durante os três primeiros meses do projeto, monitores percorrerão o rio Tavares, o rio Acaraú, e o rio Grande, nos quais moradores, comerciantes e trabalhadores responderão a um questionário que abordará a preservação ambiental, o cuidado com os rios, uso racional da água, tecnologias sustentáveis, destinação adequada dos resíduos, pesca responsável, integração dos ecossistemas (serra/mar/floresta/rio), entre outros temas.
Também será distribuído o prospecto informativo do Projeto Cuidágua e a comunidade será convidada a participar das intervenções comunitárias que acontecerão todos os sábados.
As visitas têm o objetivo de levantar informações, diagnosticar a comunidade-alvo, divulgar o Projeto, sensibilizar e convidar a população para as intervenções comunitárias.
Para atingir a meta de percorrer toda a margem dos três rios, pesquisadores deverão aplicar 600 questionários. Os rios foram setorizados, privilegiando a ocupação que ocorre ao longo das margens e de sua proximidades.
Junto com as oficinas de planejamento e arte-educação nos finais de semana nas escolas, os organizadores do Cuidágua esperam ter um diagnóstico sócio-ambiental dessas comunidades e a população sensibilizada para a preservação desses rios.
O Projeto Cuidágua promovido pela Associação Somos Ubatuba - ASSU, financiado pelo Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e tem parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Calendário das oficinas

Setembro:
Dia 2: EM Altimira
Dia 9: EM Madre Glória
Dia 16: DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS (todas as escolas)
Dia 23: EM Altimira
Outubro:
Dia 7: EM Pe. Anchieta
Dia 14: EM Madre Glória
Dia 21: EM Altimira
Novembro:
Dia 4: EM Pe. Anchieta
Dia 11: EM Madre Glória
Dia 18: EM Altimira
Dia 25: EM Pe. Anchieta
Dezembro:
Dia 2: EM Madre Glória
Dia 16: SEMINÁRIO INTEGRADOR (todas as escolas)
(Fonte: Beto Segantini)

Conpet/Petrobrás apóia Semana de Observação de Aves em Ubatuba


Ubatuba - O Programa Nacional de Uso Racional de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet), um programa do Governo Federal operacionalizado pela Petrobrás, confirmou, nesta semana, a sua participação no evento de Observação de Aves de Ubatuba. Eles patrocinarão a publicação de dois importantes itens para o evento: uma apostila para iniciantes em observação, com tiragem de 10 mil exemplares, além da publicação do checklist com os nomes de todas as aves avistáveis em Ubatuba, com uma tiragem de mil exemplares. A apostila terá distribuição dirigida para as escolas do município.
A parceria com o Conpet/Petrobrás foi viabilizada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Meio Ambiente. O Conpet é um projeto voltado para o controle das emissões da fumaça negra pelos veículos automotores. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, o Conpet demonstrou a sensibilidade e compromisso com o projeto de observação de aves em Ubatuba ao perceber a sua função educacional. "As aves têm grande importância no controle ambiental, já que elas são as primeiras sinalizadoras nos casos de degradação”.
Cristiane afirma ainda que a observação de aves é um importante instrumento na educação ambiental e isso justifica a distribuição das apostilas para as escolas do município. "As aves são visíveis e gostam de se exibir. Quem aprende a olhar as aves passa a ter outra visão da natureza e da necessidade da sua preservação”, completou Cris Gil.
Já a publicação do checklist com os nomes de todas as aves avistáveis em Ubatuba é voltada para o observador de aves experiente, que necessita de um guia para as suas observações. Segundo Carlos Rizzo, observador de Ubatuba, a publicação de um checklist é o primeiro requisito para quem deseja se habilitar ao turismo internacional de observadores de aves. "A parceria com a Conpet / Petrobrás vem reforçar sobremaneira as outras parcerias já firmadas com os empresários de Ubatuba e que se habilitaram para a atividade, de acordo com o treinamento oferecido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente".
Além do Conpet/Petrobrás, apóiam a Semana da Observação de Aves, as empresas municipais: Rancho do Pica-Pau, Refúgio do Corsário, Eco-resort Itamambuca, Sítio Santa Cruz, Estalagem Casa Grande, Pousada Portal da Palmeira e Chalés Manobra, além da Associação dos Comerciantes da rua Guarani. (Fonte: PMU)

Ubatuba brilha em festival de dança

Ubatuba - A Oficina de Dança da Fundart e a Academia Biodance participaram da décima edição do New Fest Dance, em Campos do Jordão, encerrado no último dia 27. As duas equipes conseguiram ótimos resultados, inclusive alguns destaques do festival. O New Fest Dance foi realizado no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão e contou com a participação de escolas de dança de diversos estados.

Confira as conquistas de Ubatuba:
Oficina da Dança Fundart
A Pequena Aprendiz - 1º lugar - Solo Clássico Junior
Entre as Borboletas - 2º lugar - Trio Clássico/Neoclássico Junior I
Pequenas Senhoritas - 1º lugar - Conjunto Clássico Junior I
Moulin Rouge – 2º lugar - Conjunto Livre Junior I
Jardim das Riviera – 1º lugar / Vivace 2º lugar Conjunto Clássico/Neoclássico Junior II
Fim de Linha - 3º lugar - Conjunto Livre Junior II
Academia Biodance
Fragmentos do passado - 2º lugar - Conjunto Street Dance Junior II
Destaques
Bailarina Infantil: Larissa Macedo em A Pequena Aprendiz (Fundart)
Conjunto: Oficina de Dança Fundart em Jardins da Riviera
(Fonte: PMU)

Balcão de Empregos da Prefeitura de Ubatuba já soma 643 colocações desde o início do ano

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba divulgou as estatísticas de atendimentos do Balcão de Empregos da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social referentes ao mês de agosto.
Entre os dias 1 e 31, foram cadastradas 511 pessoas, das quais 334 foram encaminhadas para as 178 vagas disponíveis, sendo que destas apenas uma não foi preenchida.
De janeiro deste ano até 31 de agosto, 3398 pessoas foram atendidas e destas, 1678 foram encaminhadas para entrevistas. Das 644 vagas colocadas à disposição no período, 643 foram preenchidas. Somando-se o número de vagas preenchidas desde 1º de janeiro de 2005, o Balcão de Empregos já possibilitou a colocação profissional a 1837 moradores de Ubatuba em diversas áreas.
Documentação - Ainda no período de 1 a 31 de agosto, foram providenciados 88 preenchimentos de formulários de carteiras de identidade e atestados de antecedentes e 35 pedidos de segunda via de certidões de nascimento. O Balcão de empregos e o setor de documentação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba ficam na Rua Paraná, 375. (Fonte: PMU)

AGENDA ACIU

Ubatuba
11 À 15/09

18H00 ÀS 22H00
CURSO QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (R$ 55,00 PARA ASSOCIADOS)

20/09
19H00
PALESTRA- AUTONOMOS E CONTRATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (GRATUITA).

28/09
19:00
SEGURANÇA – COMO PROTEGER E MANTER SEGURO OS DADOS DA SUA EMPRESA (GRATUITA)

04/10
19H00
PALESTRA- ASSOCIATIVISMO (GRATUITA)

23/10
19:00
TELEFONIA – COMO ECONOMIZAR ATÉ 80% EM INTERURBANOS COM VOIP (GRATUITA)

25/10
19H00
PALESTRA- CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (GRATUITA)

06/11
19H00
PALESTRA ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO (GRATUITA)

09/11
19:00
AUTOMAÇÃO – SOLUÇÃO COMPLETA PARA AUTOMAÇÃO E GESTÃO DE RESTAURANTES (GRATUITA)

27/11
19:00
RECUPERAÇÃO DE DADOS – RECUPERAÇÃO DE DADOS, INFECÇÕES DE VÍRUS, RECUPERAÇÃO DE DESASTRES E RECUPERAÇÃO DE SENHAS (GRATUITA)

07/12
19:00
REDES – REDES COM E SEM FIO (WIRED/WIRELESS) (GRATUITA)

OS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM A ACIU ATRAVÉS DO TEL: 3832 1449.
(Fonte: ACIU)

Prefeitura informa funcionamento durante feriados

Ubatuba - Durante os feriados de 7 de setembro (Independência) e 14 de setembro (feriado municipal comemorativo à Paz de Iperoig), apenas os serviços essenciais da Prefeitura de Ubatuba estarão em funcionamento. Nas sextas-feiras, dias 8 e 15, foi decretado ponto facultativo e tanto nesses dias, como nos sábados, a coleta de lixo também ocorre nos horários usuais. Quanto ao setor de Saúde, a Santa Casa e a Unidade Mista da Maranduba atendem 24h, sendo que a Santa Casa atende apenas urgências e emergências. Os pronto-atendimentos do Centro e do Ipiranguinha funcionam das 8h às 20h, todos os dias do feriadão. A recomendação é para que as pessoas com casos menos graves procurem os pronto-atendimentos e deixem para se dirigir à Santa Casa em último caso. (Fonte: PMU)

Appru realiza passeata contra a poluição em Ubatuba

Ubatuba - A Organização Não-Governamental Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (Appru) realizará, no próximo dia 5, uma passeata intitulada "Chega de Poluição", que irá percorrer as ruas do Centro. A passeata, que terá sua concentração na Praça BIP, a partir das 14h, dará ênfase e prioridade para a poluição no Rio Grande.
Os participantes passarão pela Avenida Maria Alves, Calçadão, Avenida Iperoig, Praça Anchieta e Ilha dos Pescadores, onde o evento será encerrado. Nesse local, os voluntários darão um grande abraço simbólico na foz do Rio Grande, ao som
da Banda e Coral da Fundart tocando o Hino Nacional e o de Ubatuba.
A passeata contará com a participação de vários segmentos da sociedade, como escolas, comunidade, Polícia Ambiental, Defesa Civil, rádios, jornais, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), entre outros. O presidente da Appru, Antônio Augusto de Oliveira Neto, afirma que esses parceiros sabem da importância da água para o futuro do planeta e seus habitantes. "A passeata será uma grande manifestação de amor e compromisso com o Rio Grande. Ações como essas são extremamente importantes para educar e conscientizar a população e visitantes e estimula-los a atuar positivamente na preservação de nossos recursos naturais".
A Appru já realizou diversas ações em Ubatuba em várias regiões, trazendo à tona, problemas que estão comprometendo a natureza. Você que ama Ubatuba e se preocupa com a natureza, não fique fora dessa passeata! Junte seus amigos e leve seu cartaz de apoio ao Rio Grande! Para mais informações, ligue: 3832-1374. (Fonte: PMU)

Prefeitura e setor pesqueiro entregam reivindicações ao IBAMA
Apesar de a solução do problema na legislação pesqueira não ser de âmbito municipal, a prefeitura se comprometeu a ajudar o setor produtivo

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o vice-prefeito, Domingos dos Santos, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 31, com representantes do setor pesqueiro e do IBAMA, para que fosse entregue um documento contendo a solicitação de alteração da legislação pesqueira para Ubatuba.
A reunião tratou, principalmente, de questões técnicas, abordando aspectos da legislação pesqueira e da viabilidade da aplicação das reivindicações do setor.
Compareceram também o comandante da Polícia Ambiental em Ubatuba, Tenente Alexandre Oliveira Guimarães, Bruno Giffoni, da Fundação Pró-Tamar, Venâncio Guedes, do Instituto de Pesca e os vereadores Jairo dos Santos e Edílson Félix, entre outros. Enquanto ocorria a reunião, diversos pescadores realizavam uma manifestação pacífica em frente ao Paço Municipal. Visando a transparência da discussão e a necessidade de esclarecer a situação aos pescadores, o prefeito Eduardo Cesar pediu para que os manifestantes entrassem na prefeitura, onde ouviram a palavra do prefeito, de representantes do setor e do representante da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), do Governo Federal, Hilton dos Santos Luiz.
“Os pescadores vieram solicitar providências e mostrar que a pesca é um setor representativo e forte em Ubatuba”, disse a secretária de Agricultura e Pesca.
IBAMA recebe documento - Representando o IBAMA, Maria Cristina Cérgole e Roberto Reis receberam o documento que contém as reivindicações do setor produtivo da pesca em Ubatuba. As solicitações de mudanças na legislação são referentes à época do defeso do camarão, licenças para a pesca de camarão, pesca de tainha e parati e sementes de mexilhões. As mudanças são requisitadas porque a legislação atual contém itens que não são aplicáveis à realidade local.
O IBAMA se comprometeu a encaminhar o documento às instâncias competentes. - União do Litoral Norte - De acordo com a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a reunião foi extremamente positiva, com engajamento de outros municípios na luta pela causa dos pescadores. “O prefeito Eduardo Cesar conseguiu a adesão dos secretários e das Câmaras Municipais das outras cidades do Litoral Norte. Como a legislação pesqueira é uma questão federal, esta união fortalece a busca de soluções”, explica Valéria.
A secretária explicou também que estas possíveis mudanças na legislação não são para agora: “não é de hoje para amanhã que vamos solucionar os problemas. Há necessidade de análise técnica e participação do setor produtivo do Litoral Norte, que quer ser lembrado quando for confeccionada uma lei, já que a região possui características ambientais particulares”.
Apesar de não ser da competência do município mudar uma lei federal, a prefeitura se dispôs a estar junto com as entidades, referendando a solicitação do setor produtivo pesqueiro, ajudando no que for possível. “A prefeitura entende a importância da pesca como uma das principais atividades econômicas da região e por isso está tendo toda a consideração com o caso”, disse Valéria Gelli.
Licença para pesca de camarão sete-barbas - Hilton dos Santos Luiz, representante do governo federal, apresentou aos pescadores um cronograma de reuniões para resolver a questão das licenças para a pesca do camarão sete-barbas. Nos dias 12 e 14 de setembro haverá uma reunião entre a SEAP e o IBAMA para leitura do cruzamento das informações do censo pesqueiro. No dia 20 haverá a definição da proposta e no dia 28 de setembro, uma reunião com um representante do setor pesqueiro em Brasília para apresentar os trabalhos. Hilton dos Santos disse que na primeira quinzena de outubro será apresentada a decisão do governo federal quanto às licenças, uma das reivindicações entregues nesta quinta-feira.
Entenda o caso - “O que vem acontecendo é que os pescadores, por não conhecerem a legislação, que muitas vezes é bastante rigorosa, vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe”, explica a secretária de Agricultura e Pesca. “A polícia está fazendo seu papel, que é fiscalizar e autuar. Cabe ao governo federal mudar a lei para que esta seja adequada à nossa realidade e nossos pescadores possam trabalhar tranqüilamente”.
A Secretaria pretende colaborar com a conscientização da legislação através da elaboração de uma cartilha, em parceria com o IBAMA, a Ong Mar Vivo e a Polícia Ambiental, contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento.
Ubatuba, grande produtor - A produção pesqueira estimada do município de Ubatuba representa 10,2% do total de pescado capturado no Estado de São Paulo. A atividade rendeu, em 2005, cerca de R$ 9,2 milhões, conferindo ao município o terceiro lugar como produtor com um total de aproximadamente três mil toneladas de pescado por ano.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é importante a união dos municípios e do setor pesqueiro para conquistar as reivindicações encaminhadas ao IBAMA. “Estamos avançando na tentativa de solucionar um problema de uma classe que é tradicional e extremamente importante para a economia de Ubatuba. A prefeitura está mobilizada para tentar agilizar as soluções”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeitura anuncia últimos dias de vacinação contra poliomielite em Ubatuba

Ubatuba - A vacinação contra poliomielite acontecerá até o próximo dia 05, em Ubatuba. Até a última quinta-feira, 31, foram vacinadas cerca de 6.100 crianças, ou seja, 83%. A meta para o município é de 95%. A instrução para os pais que ainda não levaram seus filhos menores de cinco anos para tomar a segunda dose da gotinha é que procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa, o mais breve possível.
O objetivo da Campanha é de evitar a reintrodução da doença em nosso território, uma vez que não há notificação de casos da poliomielite no país há 17 anos. (Fonte: PMU)

Litoral Norte: Ubatuba é a que mais tem créditos no Banco do Povo

Ubatuba - O Banco do Povo Paulista é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Ubatuba.
O banco facilita o acesso ao crédito aos empreendedores de pequenos negócios, com firma registrada ou não. Ele atua através dos agentes de credito que coletam informações sobre os clientes e suas necessidades e encaminham seus pedidos de financiamento para o Comitê de Crédito Municipal. Cabe ao Comitê aprovar, ou não, as solicitações, segundo critérios técnicos.
Segundo Alex Simões, agente de credito do Banco do Povo Paulista de Ubatuba, até o final de julho de 2006, o Banco do Povo atendeu 1.370 pessoas. Desse total, 39 tiveram créditos aprovados, sendo 10% empresas jurídicas e o restante empreendimentos informais e autônomos.
No Litoral Norte, em relação à créditos assinados, a cidade de Ubatuba é que possui o maior número e o maior valor de contratos: 37 créditos assinados com um total de R$ 102.541,00. Já Caraguatatuba possui 26 com um total de R$ 70.788,00, São Sebastião 28 com R$ 60.439,00 e por ultimo Ilha Bela 6 com R$ 22.141,00.
“De todos esses contratos assinados no Banco do Povo de Ubatuba, somente 3 contratos encontram-se com inadimplência”, apontou Simões.
A maioria da finalidade dos créditos é para o capital de giro - 43% que compreende na compra de mercadorias, matéria-prima, publicidade e propaganda.
Já o investimento fixo- que compreende compra de maquinas, equipamentos e ferramentas fica em segundo lugar, com 39%. O restante compreende 3% para capital de giro e investimento fixo e 16% para outros fins, como por exemplo, renegociações.
Os valores dos financiamentos variam de R$ 200,00 à R$ 5.000,00 para pessoas física/jurídica e de R$ 200,00 à R$25.000,00 para associações e cooperativas, com taxas de 1% ao mês.
Para aqueles que quiserem se candidatar ao financiamento, é só entrar em contato com um agente de crédito do Banco do Povo Paulista, que explicará todos os passos e providências necessárias para a obtenção de um financiamento. O telefone do Banco do Povo Paulista de Ubatuba é (12) 3833 7880. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara adia projeto que cria a “Rua da Cultura e das Artes”

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba adiou na última sessão a votação do projeto de lei do vereador Charles Medeiros que dispõe sobre a criação da “Rua da Cultura e das Artes”.
O próprio vereador justificou o pedido de adiamento, pois o vereador Jairo dos Santos tem um projeto parecido.
O projeto visa criar a “Rua da Cultura e das Artes” no município, com o objetivo de oferecer local específico para exposição das atividades artístico-culturais de artistas e artesões da municipalidade.
Consta também que poderá o Executivo através da Secretaria de Turismo e Fundart tratarem da organização das atividades bem como o cadastro dos artistas e artesãos que participarão do evento, podendo contar com a colaboração de Ong´s, OSCIP´s, outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.
O vereador propõe em seu projeto que os critérios para o cadastro, devam ser gratuitos e de forma simplificada. Na ocasião do evento, haverá prioridade aos que residem na localidade e ficam excluídos da atividade artesanal, os trabalhos que porventura forem de origem industrializada ou duvidosa.
Charles afirma que há um grande número de artesões e artistas em Ubatuba e que em virtude da falta de opção e alternativa para essas pessoas, os trabalhadores acabam desmotivados e a cultura local pode acabar empobrecendo.
Segundo o vereador, a grande maioria dos artesões encontra-se fora de suas atividades, pois existem vários fatores que interferem, dificultam e torna a exposição inviável.
“Os mais humildes por exemplo, nunca tem local adequado para expor seus trabalhos. O presente projeto tem por objetivo flexibilizar a exposição artístico-cultural e expandir os locais de venda e visitação, de forma mais simples possível, onde todos possam ter sua vez, principalmente o pequeno expositor”, disse Medeiros. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)




Semana de 01/09 à 07/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Zuzu Angel"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio"
Ás 15:00 hs - 17:00 hs -19:00 hs e 21:00 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caiu Cação no Mundéu

José do Céu
De morada em Picinguaba
Visitou seu mundéu
No carreiro das pacas
E encontrou um cação
Preso na armadilha
Esconjurou
Se benzeu
Fugiu morro abaixo
Enquanto isso,
Vejam como a vida é,
A caça assava no fogão
Do arteiro João André.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agressão a vereador (Nota de repúdio)
Como vereador de Ubatuba, venho a público manifestar meu repúdio contra o ato de terrorismo cometido contra o vereador Charles Medeiros – PSB, que teve, no dia de hoje (02/09), sua integridade física ameaçada por um correligionário do candidato a deputado estadual, Gil Arantes – PFL, após o vereador fotografar veículos oficiais da Prefeitura de Ubatuba, no comitê de campanha localizado no bairro do Perequê-Açú.
Sabedor e protetor dos valores imaculados, conferidos por nossa Constituição e Lei Orgânica Municipal e na função de agente público e fiscalizador, torno a evidenciar minha revolta com os atos funestos cometidos contra a integridade física do vereador, acrescida de intimidações, especialmente quando estes são realizados a fim de tentar intimidar um vereador que sempre atuou em prol da verdade dos fatos, tarefa tão digna e de extremo valor a ser enaltecida principalmente pelos demais membros deste poder legislativo e da sociedade civil organizada.
Esta não é a primeira vez que um parlamentar é atingido pelos atos infaustos de pessoas que acreditam que a violência é o meio ideal para impedir o trabalho valioso dos vereadores. Outrora este ato teria passado em branco por outros órgãos representativos, mas esse já é um tempo muito além do que qualquer um de nós vereadores vivenciou, pois poucos são os que sobreviveram às amarguras das perseguições na época impiedosa do regime militar.
Conclamo todos os representantes deste parlamento e da sociedade civil organizada, a ingressar numa campanha de repúdio geral à violência sofrida pelo vereador Charles Medeiros, sobretudo porque temos a certeza de que, com mais essa investida de criminosos – e sem a devida resposta da polícia e justiça -, a integridade física de qualquer um de nós estará ameaçada constantemente.
Venho, portanto, por meio desta nota oficial exigir imediatas ações dos representantes da segurança pública, para que todas as apurações levem ao caminho da justiça e que os culpados sejam punidos com os rigores da lei.
Ubatuba, 02 de setembro de 2006.

Jairo dos Santos
Vereador PT

Do you speak English?
Nos últimos anos, devido à facilidade de acesso pelas rodovias que ligam Ubatuba às grandes cidades, têm-se observado maior fluxo de turistas estrangeiros, não apenas na temporada e feriados prolongados, como também em fins de semana, de maneira geral.

Já há algum tempo, os donos de hotéis, lojas, bares e restaurantes têm percebido a crescente necessidade do uso da língua inglesa no atendimento a esses estrangeiros e a dificuldade em contratar funcionários locais qualificados para prestar esse tipo de atendimento.

Hoje em dia, no entanto, Ubatuba já conta com cidadãos aprovados em exames internacionais da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com diplomas em nível intermediário e intermediário-avançado de inglês, o que representa um crescimento significativo da mão-de-obra especializada do cidadão Ubatubense.

Atualmente, 25 diplomas internacionais já foram entregues aos habitantes da cidade que, inclusive receberam homenagem da Câmara Municipal de Ubatuba, em junho de 2005, por sua conquista.

Pode-se dizer que Ubatuba já pode contar com seus próprios cidadãos para suprir essa lacuna na indústria do turismo, e que outros candidatos estão sendo treinados/preparados para prestar, em final de 2006, esses exames internacionais, aumentando ainda mais o potencial de trabalho do Ubatubense.

A cada semestre aumenta o número de candidatos participando dos "Cursos Preparatórios" para esses exames, promovidos por uma escola conceituada da cidade, a estimativa é que, dentro de poucos anos, a cidade terá completa autonomia nesse setor.

Valorizando os cidadãos Ubatubenses qualificados para atender a demanda da indústria do turismo, gerando melhores empregos e absorvendo essa mão de obra qualificada, promovemos a permanência desses cidadãos na própria cidade, ao invés de vê-los partir para outros centros urbanos para terem valorizado seu potencial de trabalho, o que infelizmente vem acontecendo atualmente.

Olivia De Carle
Ubatuba, SP.

Ilmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba,
(Ofício nº 12/06 Ubatuba, 29 de Agosto de 2006.)
Embora não estivesse presente em todas as denominadas “Audiências Públicas” realizadas pelo Executivo Municipal, sobre a discussão pública sobre o Plano Diretor de Ubatuba, devido aos compromissos do meu mandato, mas estando presente sempre um de meus assessores, comunico-lhe que pela importância do projeto, o Executivo falhou em vários processos das discussões e das “audiências”, contrariando as determinações impostas pela Resolução nº 25, de 18 de março de 2005, do Ministério das Cidade, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, Edição nº 60 Pág.102 de 30/03/2005.
Ao meu entender, a forma de condução de como o Projeto do Plano Diretor foi encaminhada para a Câmara Municipal está totalmente errada, pois o processo foi alijado na sua essência, pois não foram utilizados os meios de comunicação de massa para informar a população local sobre as audiências; Na conferência realizada no salão da Igreja São Francisco, o Senhor Marcelo Mourão, Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal, que estava dirigindo os trabalhos da Mesa, não abriu as discussões aos delegados e ao presente; A ata desta audiência final e as demais não foram apensadas ao Projeto de Lei, compondo memorial do processo. Enfim a proposta do Plano Diretor a qual foi enviada à Câmara Municipal deveria atender aos seguintes requisitos:
I – realização prévia de reuniões e/ou plenárias para escolha de representantes de diversos segmentos da sociedade e das divisões territoriais;
II – divulgação e distribuição da proposta do Plano Diretor para os delegados eleitos com antecedência de 15 dias da votação da proposta;
III – registro das emendas apresentadas nos anais da conferência;
IV – publicação e divulgação dos anais da conferência.
Não quero assustar-lhe Senhor Presidente, mas a meu ver o Senhor Prefeito, com medo de ter de responder a um processo de improbidade administrativa, entregou-lhe uma batata quente em suas mãos, fato este questionado por dezenas de pessoas presentes, inclusive por mim, que manifestaram-se contrário com a forma imperativa em que se deu o envio do Projeto para esta Casa de Leis.
Atenciosamente,

Jairo dos Santos
Vereador PT


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Protesto dos Pescadores ©Elizeu Santos

Protesto dos Pescadores
©Elizeu Santos

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor