Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2006 - Nº 1605 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Grupo quer mudar lei sobre animais
Equipe “Filhos do Vento” de Caraguá se destaca em São Sebastião
Maratonista e nadador de Caraguá vão para os Jogos Abertos do Interior
Vereador Omar Kazon sugere: antigo prédio da Telefônica poderia abrigar algumas secretarias municipais
Prova Pedestre da Independência acontece sábado, dia 16, em Caraguá
Dicas Culturais Fundacc
Lobinho quer o fim da taxa de ligação da Sabesp
Lobinho quer Mutirão na Saúde
Lobinho quer tubos em vala no Jardim Gaivotas

Ilhabela
-

São Sebastião
Vereador tenta barrar prédios no litoral


Ubatuba
Movimento de turistas surpreende o comércio em Ubatuba
Câmara aprova lei que cria funções de agentes para o controle de endemias
Zona Azul
Ubatubense conquista 1o lugar no Big Biker
Reativação de programa leva saúde bucal aos bairros de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Grupo quer mudar lei sobre animais

Entidades protetoras de animais de Caraguatatuba se mobilizam para mudar uma lei municipal que autoriza o sacrifício de cães e gatos capturados pela prefeitura.
Segundo a nova legislação, que ainda não foi sancionada pelo prefeito José Pereira Aguilar (PSDB), se em cinco dias o dono não resgatar o animal no Centro de Zoonoze, o bichano por ser morto.
"Queremos impedir o sacrifício dos animais e que a prefeitura adote um programa mais eficiente para controlar a população de animais", disse Márcia França, do Cecan (Centro Comunitário de Apoio aos Animais).
Segundo ela, a prefeitura deveria cadastrar os animais, promover um programa municipal de castração e campanhas educativas. Caraguá têm cerca de 25 mil cães, segundo a prefeitura.
Vivian Saad, da Cia das Patas, uma ONG (Organização Não-Governamental) que atua na região, afirmou que o sacrifício de animais deve ser condenado.
PROGRAMAS - Segundo ela, os gastos com a execução dos animais é mais caro para as administrações do que tratar e criar programas de castração e vacinação e campanhas educativas.
O diretor do Centro de Zoonoses de Caraguá, Guilherme Garrido, disse que a prefeitura não têm condições de manter o animais errantes por mais de cinco dias. "O sacrifício seria a última alternativa". vale

Equipe “Filhos do Vento” de Caraguá se destaca em São Sebastião
A atleta caraguatatubense Roselaine foi bicampeã da prova e 3º lugar na 76ª Volta da Penha, em São Paulo, e ainda se prepara para os Jogos Abertos do Interior e a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento

A equipe de atletismo “Filhos do Vento” da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, esteve no dia 7 de setembro, em São Sebastião, onde participou da 22ª Prova da Independência, promovida anualmente pela prefeitura sebastianense. Os competidores se destacaram na prova inclusive com a conquista do primeiro lugar.
O evento atraiu cerca de 300 participantes. Sob orientação do técnico Adão Dias Durval, o competidor Juracinei Rodrigues de Oliveira sagrou-se campeão da categoria 30 a 34 anos e na categoria 25 a 29 anos, Roselaine de Souza e Silva, que vem se destacando nas provas que participa em todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo, conquistou o bicampeonato da prova. A atleta ainda conquistou, no domingo, dia 10, o 3º lugar na 76ª Volta da Penha em São Paulo. Outros atletas, comandados por Durval também foram destaques e conquistaram um lugar ao pódio. A atleta Natasha Bento, da categoria 16 a 19, ficou em 2º lugar, seguida pela companheira de equipe, Rosevani Alves de Jesus em 3º e o atleta Lino do Carmo Mendes ficou com a 3ª colocação, na categoria 25 a 29 anos.
Os atletas caraguatatubenses agradecem o apoio da SECER, Madeireiras Getuba e Rezende, Fran Games e Presentes, Loja Loula e Academia Stúdio Personal pelo apoio, em todas as competições que participam. “Roselaine está em São Paulo, onde se prepara para os Jogos Abertos do Interior, com índice adquirido na 50ª edição dos Jogos Regionais, que aconteceu em Julho, na cidade de Lorena, e para a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, que será no dia 17 de setembro, domingo. Ela competirá com uma equipe de São Paulo”, finalizou o Durval. pmc

Maratonista e nadador de Caraguá vão para os Jogos Abertos do Interior
Apenas a maratonista Roselaine e o nadador Fabiano de Freitas conseguiram índices para o evento

A 70ª edição dos Jogos Abertos do Interior teve a abertura oficial no dia 11, segunda-feira e vai até o dia 23, sábado, em São Bernardo do Campo, São Paulo, com a participação de cerca de 200 cidades de todo o estado e 32 modalidades, sendo 8 extras e cerca de 15 mil atletas. Caraguatatuba estará presente no evento com a participação de dois competidores nas modalidades de Natação e Atletismo.
No atletismo, a maratonista Roselaine de Souza e Silva competirá na categoria feminino livre, na prova dos 5.000 metros rasos. A disputa acontece no dia 15, sexta-feira, às 18h, data que poderá ser alterada pelo comitê organizador do evento. Na Natação, Fabiano Freitas Daniel competirá na categoria PPD (Pessoas Portadoras de Deficiência) nas provas de 50 e 100 metros livre. As disputas devem acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro.
Os atletas caraguatatubenses, que são apoiados pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), conseguiram índices para os Jogos Abertos do Interior na 50ª edição dos Jogos Regionais, em Lorena, no mês de julho.
Mais informações pelos telefones 3887-58922 / 3887-1165 e 3888-4410 com Neide. pmc

Vereador Omar Kazon sugere: antigo prédio da Telefônica poderia abrigar algumas secretarias municipais

Quem do nosso município não conhece o prédio da Telefônica, localizado bem no centro de Caraguá? Totalmente ocioso e abandonado, infelizmente o local hoje serve de abrigo a mendigos, desocupados e viciados.
O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, preocupado com a situação e com vistas para o desenvolvimento de Caraguá, sugere através de Requerimento enviado à Prefeitura, que o prédio poderia servir para abrigar algumas Secretarias Municipais, onde concentrariam alguns departamentos, a exemplo do prédio alugado pela Prefeitura onde funciona a Secretaria da Saúde.
O prédio da Telefônica é de ótima localização, tem um amplo espaço, estacionamento no pátio do prédio e é de fácil acesso ao público, o que proporcionaria melhores condições no atendimento aos nossos munícipes.
Em resposta ao Requerimento elaborado pelo parlamentar, o Prefeito Aguilar se disse muito contente com a sugestão do Vereador Kazon, tanto que respondeu em Ofício que a idéia merece atenção especial e será objeto de estudo da Secretaria de Administração.
Kazon comenta a situação: “Creio que com esta medida todos sairiam ganhando, tanto os munícipes como os comerciantes e moradores próximos do prédio da Telefônica, que hoje se encontram apreensivos quanto à marginalidade que beira aquela prédio abandonado.”, finalizou. cmc

Prova Pedestre da Independência acontece sábado, dia 16, em Caraguá
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 na SECER ou retirar o formulário no site da prefeitura. A prova acontece dia 16, sábado

O mês de setembro vai ser repleto de atividades esportivas para munícipes e visitantes em Caraguá. No dia 16, sábado, na Praça de Eventos acontece a Prova Pedestre da Independência troféu “Agostinho Moreira Chaves.” As inscrições podem ser feitas até o dia 15, sexta-feira.
Para se inscrever, o atleta deverá preencher o formulário fornecido pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento, ou retirar no site oficial da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br, preencher e devolver à Secretaria de Esportes ou enviar pelo fax 3887-1165, assinada pelo atleta e responsável o último dia de inscrição.
A prova será dividida nas categorias Ligeirinho (9 a 10 anos, ano base 1996 a 1997); Papa-léguas (11 a 13 anos, ano base 1995 a 1993); Pernalonga (14 a 15 anos, ano base 1992 a 1991); Juvenil (16 a 19 anos ano base 1990 a 1987); Adulto (20 a 30 anos ano base 1986 a 1976); Pré-Veterano (31 a 40 anos, ano base 1975 a 1966); Veterano (41 a 50 anos, (ano base 1965 a 1956); Veteraníssimo (acima de 51 anos, ano base 1955), masculino e feminino e Deficientes Físicos Livre e Cadeirantes Livre.
Para a categoria Ligeirinho o percurso será de 500 metros. Na Categoria Papa-léguas o trajeto é de 1 quilômetro, na Pernalonga o percurso será de 2 Km; as demais Categorias correrão 8 Km, a concentração será na Praça de Eventos, onde os atletas receberão instruções das largadas.
Serão premiados com medalhas os 200 primeiros atletas que concluir a prova, e troféus para os campeões, vice-campeões e 3º colocados de todas as categorias. Não haverá premiação geral. pmc

Dicas Culturais Fundacc

Teatro para Crianças
A programação do Teatro Mario Covas neste final de semana, dias 15 e 16, está perfeita para as crianças e os jovens: Dia 15, às 10 e às 20h – Memórias de Um Sargento de Milícias, já no dia 16, às 16 horas é a vez de Pinóquio. Mais informações, pelo telefone: 3881 2623.

Ballet
Já no dia 23, sábado, às 21 horas apresenta-se no Teatro Mario Covas Quadros de Dança, da Zest Cia de Dança, reconhecida como a única companhia de ballet clássico profissional do estado de São Paulo. Ingressos antecipados no Caraguá Praia Shopping.

Carelli no MACC
Até dia 17 ainda é possível visitar a Exposição Diálogos/Pinturas de Antonio Carelli, com esculturas, pinturas, mosaicos. Já a partir do dia 21, é a vez da exposição “Futebol, Paixão Brasileira” - coletiva de artistas contam o fascínio de nossa gente pelo futebol por meio de pinturas naïf. A visitação é de terça a domingo, das 10 às 18 horas e a entrada franca. Visite o Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos e conheça a história de Caraguatatuba!

Para os amantes de cinema, a Videoteca Lúcio Braun está com o
Festival “Henry Fonda”, de 14 a 17 de setembro, quinta a domingo, às 20 horas. A entrada é R$1real.Confira a programação para esta semana:
Dia 14 - Meu Nome é Ninguém / 74 - Faroeste - 14 anos
Dia 15 - Midway / 75 - Aventura - 12 anos
Dia 16 - Guerra e Paz / 56 - Guerra - 14 anos
Dia 17 - As Vinhas da Ira / 40 - Drama - 12 anos

Escritores e poetas
A Fundacc convida os escritores, poetas, contistas e dramaturgos de Caraguá para uma visita até a Fundacc visando a elaboração de um cadastro atualizado desses artistas. Em novembro, dia 5, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa e a instituição prepara um evento comemorativo, contando com a participação de todos. fundacc

Lobinho quer o fim da taxa de ligação da Sabesp
Usuário pago alto pelo patrimônio da concessionária

O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei que proíbe a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), de cobrar pela taxa de ligação de água ou prolongamento da rede na cidade. O Parlamentar alega altos custos de um material que termina pertencendo ao patrimônio da concessionária.
Segundo o Vereador Lobinho, cada vez que a Sabesp faz uma ligação de água ou um prolongamento de rede, os custos chegam a casa dos R$ 202,00 (Duzentos e Dois Reais), o que é demasiado alto para várias famílias da cidade, que com muito esforço conseguem alugar ou construir sua própria casa.
É com base no custo aviltante que o Vereador elaborou o Projeto de Lei, pois recebeu reclamações de inúmeras famílias, na sua maioria extremamente carentes, sobre os valores cobrados pela concessionária estadual, para a ligação de água em suas residências.
O Parlamentar não vê justificativa na cobrança pela Sabesp, pois após a ligação e o respectivo pagamento, o material utilizado, ou seja, tubos e conexões, é incorporado ao patrimônio da estatal. "Se a ligação é da Sabesp porque cobrar tão caro e em separado da conta?", pergunta o Vereador.
Para Lobinho não há como manter uma família, com um conjunto de taxas tão altas das concessionárias, dentre elas a Sabesp. "O certo seria não haver cobrança da ligação, pois o consumidor irá pagar pelo uso da água mensalmente e sem a ligação não há como isto acontecer. Por outro lado para que o usuário pagar por algo que não será dele, e sim da Sabesp. Peço o fim desta taxa para que haja alguma sobra no bolso do trabalhador, do pai de família", disse. cmc

Lobinho quer Mutirão na Saúde
Exames Médicos acumulados causam transtornos no setor

A situação da Saúde em Caraguatatuba tem preocupado e muito o Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal local. Com objetivo de reverter o quadro, pelo menos no que tange aos exames médicos, o Parlamentar sugestiona através de Requerimento um Mutirão do setor.
São várias as reclamações na Saúde, que vão desde a falta de remédios e médicos especialistas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), até a demora nas consultas e realização de exames médicos. Da população local, estimada em 98 mil habitantes, pelo menos 90% utilizam a Rede Pública Municipal de Saúde.
No Requerimento o Vereador esboça a sua preocupação quanto a demora para a realização e liberação dos exames médicos feitos na rede municipal, pois recebe freqüentemente reclamações dos contribuintes quanto a esta demora que pode chegar a 45 dias.
Para o Vereador, um Mutirão com todos os funcionários, durante um dia ou uma semana, seria suficiente para a solução desta grave questão. Os exames médicos são primordiais para o acompanhamento do tratamento ministrado pelo médico da rede pública e sem ele o usuário fica sem a confirmação da doença ou mal que o aflige, não podendo obter a cura.
Segundo Lobinho a demora nos exames médicos é um dos mais graves problemas da Saúde no município. "Imagine um cidadão que leva 30 dias para uma consulta, mais 45 dias para fazer o exame e outros 30 ou até 60 dias para receber o resultado. Desta maneira não há como um usuário da rede saber se está com saúde ou não, ou se tem alguma doença, tumor ou problema que seja. Confio no Prefeito Aguilar e no Secretário Olegário para a solução definitiva deste problema, pelo bem da população mais carente de Caraguatatuba", relatou. cmc

Lobinho quer tubos em vala no Jardim Gaivotas
Moradores reivindicam há anos esta melhoria

O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento pedindo providências quanto a colocação de tubos em área pública, situada na rua Pica-Pau, no Jardim Gaivotas. Moradores reclamam do mal cheiro que exala da vala.
A rua Pica-Pau está situada no Jardim Gaivotas, dentro do bairro do Poiares, na zona sul da cidade. Totalmente habitada e com moradores locais, a comunidade congrega um grande número de contribuintes, na sua maioria trabalhadores de baixa renda.
Estes moradores já encaminharam diversas reclamações ao Vereador Lobinho, que tem suas bases eleitorais na região do Tinga e Poiares, sobre o mal cheiro que exala de uma vala, localizada em área pública naquela comunidade. Estes contribuintes querem que a vala seja fechada com tubos, eliminando assim o cheiro fétido que há no local, além de mosquitos, ratos e insetos de todo o tipo.
Para Lobinho este é o tipo de situação difícil de conviver. "Não há como viver numa rua onde o cheiro de esgoto ultrapassa os limites. Casos como este não acontecem somente no Gaivotas, estão espalhados por toda a cidade. Vamos tentar resolve-los a medida que constatamos o problema ou recebemos reclamação da comunidade. É dever do Vereador zelar pelo bem estar de seus contribuintes", disse. cmc

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vereador tenta barrar prédios no litoral

Os vereadores de São Sebastião decidem hoje se aprovam o parecer dado pelo Departamento Jurídico da Câmara, que considerou ilegal a reapresentação do projeto das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social).
De autoria do Executivo, o projeto trata da regularização fundiária no município e tem causado grande polêmica na cidade por possibilitar a construção de prédios com até cinco pavimentos nas áreas congeladas, onde vive boa parte da população de baixa renda do município.
Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira(PV), se o parecer contrário for acatado pela maioria dos vereadores, o projeto das Zeis será arquivado. Nesse caso, Teixeira disse que um novo projeto de autoria dos vereadores será apresentado, implantando as Zeis, mas sem permitir a verticalização.
Teixeira disse ainda que o novo projeto também impedirá o prefeito Juan Pons Garcia (PPS) de implantar as Zeis através de decreto, mas apenas com autorização legislativa. "Estamos dispostos a colaborar com a regularização fundiária, desde que, seja retirado do projeto a verticalização e a definição das áreas por decreto", disse.
Para fazer valer sua proposta, Teixeira terá que convencer a bancada governista, que detém maioria no Legislativo.
EMENDAS - O líder do prefeito na Câmara, Robson Ceará (PPS), disse que Teixeira tem inviabilizado a discussão do projeto pelos vereadores. "Vamos ver o que o plenário vai decidir. O parecer do departamento jurídico pode ser rejeitado e o projeto ser aprovado", disse.
Ceará disse que Teixeira deveria propor emendas ao atual projeto ao invés de querer apresentar uma nova proposta.
O prefeito afirmou através de sua assessoria que apenas irá se manifestar após a decisão dos vereadores. vale

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Movimento de turistas surpreende o comércio em Ubatuba

Com previsão de mau tempo, os comerciantes de Ubatuba já se diziam desanimados acreditando que o feriado seria fraco. Preferiram não estocar muitos produtos e não contrataram mais funcionários para assim não terem prejuízos. Mas a partir da sexta-feira foram surpreendidos com o bom tempo e um grande movimento de carros nas estradas e na cidade.
As principais praias e o comércio de Ubatuba registraram movimento intenso de turistas neste feriado.
O movimento chegou a surpreender os comerciantes instalados à beira-mar. Segundo o presidente da Associação dos Quiosques, Carlos Roberto do Lago, o feriado surpreendeu. “Como vínhamos de uma época muito ruim, com o tempo frio e feio, acreditávamos que o feriado seria fraco. Muitos não contrataram mais funcionários e até estocaram muito pouco acreditando que seria ruim. Na quinta-feira, o mar estava ressacado e não tinha muitas pessoas descendo. Graças à Deus abriu o tempo e muitos turistas nos visitaram. Foi uma surpresa muito boa”, disse Carlos Roberto.
O presidente da Associação de Bares e Restaurantes, Alfredo Luiz Filho também se disse surpreendido em relação ao movimento, mas ressaltou que de qualquer maneira esse feriado seria melhor, pois no ano passado caiu em uma quarta-feira. “Por este feriado ter caído em uma quinta, com certeza seria melhor em relação ao ano passado, mas o bom tempo ajudou muito. Infelizmente a mídia nunca favoreceu Ubatuba com previsões do tempo. Não sei se isso é algo político, mas sempre indicam chuva, quando na verdade acaba abrindo o maior sol. Nossa sorte é que temos turistas fiéis que adoram nossa cidade”, disse Alfredo.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, ressaltou que o bom movimento deste feriado traz folego e ânimo aos empresários da cidade. "Muito positivo o balanço deste feriado, traz boas perspectivas para a temporada de verão", acrescentou.
Já o representante do Sindicato de hotéis e pousadas, Ignácio Strass considerou um feriado médio. “Nos hotéis e pousadas esperávamos um movimento maior. Tivemos entre 60 a 70% de hospedagens. Acredito que as previsões de mau tempo influenciaram muito no nosso movimento. O maior número de turistas que vieram são aqueles que possuem casa ou apartamento aqui”, acredita Strass.
Segundo a Cetesb- Companhia de Tecnologia Ambiental, todas as praias da região apresentaram boas condições de balneabilidade.
Alerta - Alfredo Luiz Filho que é presidente da Associação de Bares e Restaurantes, possui um estabelecimento na Avenida Leovigildo Dias Vieira, Itaguá- mesmo local que houve um atropelamento que resultou em uma vitima fatal neste feriado- e pede para que as autoridades tomem alguma atitude com urgência em relação ao local. “Essa avenida vira uma pista de corrida. Em um ano, este é o segundo caso de morte no local. As autoridades precisam colocar uma lombada, ou tomar qualquer atitude que coíba de os motoristas correrem. Mais quantas mortes serão necessárias para fazerem alguma coisa? O feriado de 12 de outubro está aí, não podemos deixar que isso se repita”, apontou o comerciante. cris

Câmara aprova lei que cria funções de agentes para o controle de endemias

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na última sessão, o projeto de resolução nº 101/06 do Executivo, que cria funções de agente de controle de endemias no município.
De acordo com a lei ficam criadas as funções para 30 agentes para controle de endemias, que serão empregos públicos de natureza permanente, regidos pela consolidação das leis do trabalho- CLT.
Realizar pesquisa larvária, entomológicas em casos de dengue, realizar tratamento focal e perifocal nos pontos estratégicos, proceder ações ao levantamento de índices de densidade larvária, orientar os responsáveis e a comunidade em geral sobre medidas de eliminar e prevenir focos da dengue, serão algumas das atribuições desses agentes.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira de Lima, até meados de 2006 nenhum caso de dengue havia sido detectado. “Com uma epidemia em Paraty e Angra dos Reis e casos da doença nas cidades vizinhas no Litoral Norte, no mês de abril deste ano, ficou impossível controlar tal situação, pois há um grande número de pessoas que circulam em nossa região”, apontou o superintendente.
Neilton acrescentou que desde então, começaram a detectar os primeiros casos autóctones no município de Ubatuba, gerando uma demanda diferenciada de ações, necessitando de forma emergencial contratação de recursos humanos para controlar de forma mais eficiente o vetor e circulação do vírus na cidade, tentando evitar uma grande epidemia. “Por esses motivos, caracteriza-se de fundamental importância para continuidade do controle da dengue, a necessidade da criação do cargo de agente de controle de endemias no quadro da administração direta municipal”, justificou Lima.
O vereador Edílson Felix, que havia pedido o adiamento do projeto em uma sessão anterior, justificou que “adiar um projeto, não quer dizer que você está contra e sim para que o vereador possa estuda-lo e melhora-lo”, afirmou.
Charles Medeiros acrescentou que “um vereador jamais vota contra a cidade. Queremos o bem da cidade sempre”.
Os vereadores parabenizaram o projeto do Executivo, dizendo que é um projeto interessante e de extrema importância. cris

Zona Azul

A Câmara de Ubatuba adiou novamente por três sessões o Projeto de Lei nº 82/06, do Executivo, que fixa o prazo para a extinção da cobrança de zona azul nas vias e logradouros lindeiros ou de acesso às praias do município.
De acordo com o projeto de lei, ficaria estipulada a data de 01 de março de 2007 para que seja extinta a cobrança. Os vereadores preferiram adiar novamente, "pois não é necessário ter tanta pressa, queremos estudar para tomar as decisões corretas", disseram na última sessão.
Os vereadores disseram que irão convidar a direção e os acionistas da Comtur para que também participem de um debate. cris

Ubatubense conquista 1o lugar no Big Biker

Aguinaldo dos Santos conquista mais um título para a cidade de Ubatuba
Depois de conquistar o 1o lugar no 5º Desafio da Mantiqueira de Mountain Bike em Campos do Jordão, o ubatubense Aguinaldo dos Santos conquistou com a soma dos pontos, o 1o lugar no pódio na 3a e última etapa do Big Biker na cidade de São Luiz do Paraitinga.
A última etapa aconteceu no domingo, 03 e Aguinaldo competiu na categoria Sub-45 em um circuito de 57 km em uma estrada rural.
A edição de 2006 do Big Biker contou com 750 atletas na primeira etapa e 550 na segunda. Na terceira e última etapa, o número foi de 540 atletas.
Ubatuba também foi representada pelos atletas Rodolfo Salles que pedalou 92 km na categoria Pro-Máster conquistando a 6a posição.
Na categoria feminina, Simone Barros considerada revelação no esporte, conquistou o 5o lugar no pódio.
Na categoria Sub-35, Luiz Cláudio obteve no geral a 3a posição. E na categoria Sub-40, Valderil José Reis conquistou o 16o lugar.
Ao longo de 10 anos no esporte, Aguinaldo conquista mais um título para somar às suas 98 medalhas e 19 troféus. “Estou contentíssimo. A competição não foi nada fácil. Era muita lama, mas valeu a pena”, contou Aguinaldo satisfeito.
Segundo a organização do evento, em 2007 o Big Biker terá três etapas, realizadas em Taubaté (SP), Itanhandu (MG) e Santo Antonio do Pinhal (SP). A surpresa será uma prova separada da Copa, chamada de Big Biker Super Edition, cujo local ainda não foi definido.
Aguinaldo que é manutencionista da escola Padre José de Anchieta agradece o apoio da direção e também à Carretas Pier e Pousada Praia do Félix. cris

Reativação de programa leva saúde bucal aos bairros de Ubatuba
A idéia da retomada desse trabalho, desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal da Prefeitura, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reativando o Atendimento Programado de Assistência Odontológica nos Bairros (Apaob) em Ubatuba. A Vila de Picinguaba será o primeiro local onde será realizada a ação, no dia 20 de setembro, a partir das 7 horas. Cerca de 20 profissionais da área de saúde bucal, entre funcionários da prefeitura e voluntários, estarão presentes. Toda a comunidade da região poderá ser atendida nesse dia, desde crianças até idosos. Além da consulta odontológica, os profissionais prestarão informações sobre doenças bucais e prevenção.
Depois de Picinguaba, a proposta da equipe de saúde bucal, que tem o Superintendente da Atenção Básica, Érico Vasconcelos na organização de suas ações, é estender as atividades da Apaob por todo o município, realizando-as a cada 15 dias nas regiões norte, sul e centro-sul, com retornos semanais para o acompanhamento dos pós-operatórios. A próxima Apaob está prevista para acontecer na primeira semana do mês de outubro no bairro do Araribá.
A idéia da retomada desse trabalho, que estava desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal que atua na rede municipal de Ubatuba, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Ubatuba (ACDU) e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal. O trabalho consiste em facilitar o acesso das populações que residem em localidades mais distantes às ações de saúde bucal, que abrangem educação, prevenção e assistência.
Érico Vasconcelos afirma que o principal objetivo do projeto é amenizar a demanda reprimida existente, que possui necessidades acumuladas de tratamento odontológico. "Eu não vejo outra maneira das ações de saúde bucal acontecerem de maneira eficiente. O Apaob é um formato de atendimento que corresponde às expectativas da população. A chegada da Unidade Móvel representa grande avanço para o município nesse sentido. Finalmente, poderemos propiciar atendimento às populações mais carentes e distantes do município".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Saúde Bucal é uma necessidade que merece atenção no município. Ele ressalta que essa questão foi citada pela população em todas as conferências de saúde acontecidas neste ano. "A saúde do ser humano começa pela boca, pela alimentação, pela fala e pelo sorriso. Proporcionar atendimento odontológico à população também é oferecer respeito e dignidade ao cidadão." (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
 



Semana de 15/09 à 21/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Às 16:00 hs - 17:40 hs - 19:20 hs -21:00 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Miami Vice"
Ás 15:00 hs -19:20 hs.

 

"Zuzu Angel"
Às 17:20 hs -21:40 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Caminhos do Rio Perequê

Do veio das rochas
Do chuveiro tropical
Do coração das montanhas
Das margens úmidas
Dos olhos da Iara
Brotam as águas do Rio Perequê
Que rolam as pedras
Arrastam árvores
Cafulas, muçuns
Lambaris, guarus
Mães d’águas e acarás
Rio Perequê abaixo
Até ao Deus dará.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

COMUNICADO
Em abril de 2004, portanto há dois anos e meio atrás, inconformado com a inércia com que se desenvolvia o turismo de nossa Cidade, em especial de nossa Região, tendo em vista a quantidade de recursos turísticos disponíveis, passamos a pesquisar sobre este tema.
Encontramos o Sebrae, como ponto de apoio de diversos lugares e tomamos como exemplo um bem próximo de nós a COSTA DOS ALCATRAZES, que visitamos e constatamos um desenvolvimento fantástico na qualidade das Pousadas, Hotéis, Restaurantes e Comércio em geral, em detrimento de uma infra-estrutura precária no que se refere aos serviços públicos.
Visualizamos, então, a possibilidade do desenvolvimento ser gerido apenas com os Empresários e o Sebrae, no que se denomina PDTR Programa de Desenvolvimento Turístico Receptivo.
Procuramos então o Sebrae, que nos informou que esta possibilidade existia, porém seria melhor se tivéssemos ao nosso lado um CMT e a Setur, o que descartamos, pois não contávamos na época com esta possibilidade. A exigência do Sebrae era, portanto que déssemos amparo à parceria com uma Associação devidamente formalizada.
Começamos então a caminhada para angariarmos pessoas, principalmente empresários para a formatação desta parceria. Não obtivemos sucesso.
Não obstante fomos surpreendidos com esta parceira feita pela Associação Comercial.
Aproveitamos então esta oportunidade e começamos a desenvolver os projetos que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Turístico Receptivo – PDTR, onde as lideranças comunitárias do Extremo Sul se interessaram, e sendo somente estas as pessoas com quem contávamos em nossas reuniões, pois os empresários jamais participaram, salvo pequeníssimas exceções.
Acreditava, portanto que de posse destes projetos poderíamos sensibilizar os empresários para que participassem, em vão.
Como fomos insistentes, pois estes projetos só continuaram com 4 ou 5 pessoas, acabamos vendo inseridas a Setur e a própria Associação Comercial, que até então só entrara com o nome e o espaço físico para as reuniões.
Portanto vimos as coisas se inverterem, ou seja, quando pensávamos em desenvolver o Turismo apenas com o Sebrae e Empresários, acabamos ficando com Sebrae, Setur, Associação Comercial e Comunidades.
Porém esta atividade, na realidade é desenvolvida, sem outra possibilidade, por Empresários e estes continuaram fora.
Nossa proposta, portanto sempre foi voltada a projetos que iriam Sensibilizar, Capacitar, Formatar Produtos Turísticos Atrativos, Criar um Receptivo, Criar uma forma de Gerir e COMERCIALISAR o turismo de forma sustentável e ordenada, e ainda hoje estamos lutando por isso.
Foram dois anos e meio numa determinação incansável e uma Esperança, como dizem, a última que morre.
Acreditávamos ainda que nossas falhas fossem o motivo da falta de participação dos empresários do setor e que no momento certo estaríamos envolvendo o empresariado e finalmente levando avante tão importante projeto.
Convidado a participar de reunião onde seriam discutidas as estratégias e arrecadações para a queima de fogos do Reveillon no Extremo Sul da Cidade, vimos a oportunidade de, com os empresários reunidos e com o consentimento dos organizadores, poder informar sobre nossa atuação nos Conselhos Regional e Municipal de Turismo, bem como, a atual situação do PDTR.
Infelizmente, fomos, de forma humilhante e preconceituosa, contestados e rechaçados pelos Empresários presentes. Apesar de serem apenas três, mas dentre Eles figura importante no contesto do turismo de nossa cidade, pois trata-se de um ex-Secretário de turismo e Conselheiro Municipal de Turismo, percebemos o ledo engano que estávamos cometendo.
Portanto comunicamos a Sociedade Ubatubense nosso afastamento deste projeto, deixando como última forma o “Bastão” para que aqueles que ainda participam continuem nesta batalha. Outrossim, estaremos levando ao Conselho Municipal de Turismo a atual situação do PDTR para que se assim desejarem possam agregar e levar avante este que ao nosso entender é um Plano de Desenvolvimento de Turismo perfeitamente compatível com as nossas necessidades.
Outrossim, seria importante que tanto as Comunidades, como a Setur e o Conselho Municipal de Turismo ficassem atentos para não permitirem que o evento do Reveillon do Extremo Sul seja dirigido para beneficiar alguns.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor