Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2006 - Nº 1609 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Programa de Olho no Ambiente
UNIMÓDULO debate contribuição da Administração e Ciências Contábeis na sustentabilidade das empresas no Litoral
Atleta UNIMÓDULO é campeão no 5º Campeonato de Supino de Caçapava
Atleta promove 2º Torneio de Braço de Ferro Entre Amigos
UNIMÓDULO tem vagas abertas para futebol feminino e vôlei misto

Caraguatatuba
Caiçara pesca carro roubado
Caraguá discutirá políticas públicas e inclusão de portadores de deficiência
Vereador Omar Kazon pede a reurbanização do córrego junto ao prédio da Telefônica
Beach Soccer do Pegorelli chega na segunda fase
Caraguá BMX Clube avança 20 pontos e fica próximo da 5ª colocação do Paulista

Ilhabela
Realizada em Ilhabela a Primeira Reunião do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR

São Sebastião
-


Ubatuba
Projeto do vereador Ricardo Cortes propõe solução para proprietários de lotes em áreas ambientalmente protegidas
Prefeitura esclarece pescadores quanto à legislação que rege o setor

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Programa de Olho no Ambiente

Litoral Norte - A Petrobrás em acordo com Ministério do Meio Ambiente e Ministério
das Cidades está desenvolvendo o programa "De Olho no Ambiente" em 17 estados do Brasil. Esse programa tem como objetivo a elaboração de Agendas 21 Comunitárias em mais de 330 comunidades no âmbito nacional e 83 comunidades no estado de São Paulo.
Este programa está ligado à política de responsabilidade socioambiental da empresa e as comunidades escolhidas estão localizadas nas áreas de influência das unidades de negócios (UNs) da Petrobras.
No estado de São Paulo a ONG que desenvolverá este processo de participação popular para o desenvolvimento local comunitário, será o Instituto Ecoar para a Cidadania, que atua desde 1992 na construção de sociedades sustentáveis.
Durante o processo trabalharemos para que cada comunidade passe a perceber de forma mais apurada o ambiente em que vive, incentivando-os a diagnosticar seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo, propiciando a reflexão sobre o exercício da cidadania, estimulando a responsabilidade socioambiental, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria da qualidade de vida no planeta.
A Agenda 21 Comunitária aparece aqui como o instrumento organizador e potencializador do desenvolvimento local sustentável e é impossível pensarmos
desenvolvimento local sem pensarmos em parcerias, especialmente com as Prefeituras Locais.
No caso do município de Ubatuba estamos realizando o trabalho nas comunidades do entorno do Rio Tavares- Lagoa: Monte Valério, Jardim Carolina, Silop, Parque Guarani, Núcleo Botafogo, EstufaI, Parque Vivamar e Barra da Lagoa.
Para iniciar o processo foi aplicado um questionário sociambiental pelos agentes do PSF do município nas oito comunidades envolvidas no programa.
A próxima etapa será a apresentação dos resultados obtidos na pesquisa para as comunidades. É muito importante sua presença nesse processo participativo do diagnóstico para que juntos possamos planejar nossa Agenda 21 Comunitária.
AGENDA SEMANA L
18/09 – MONTE VALÈRIO - OFICINA DO FUTURO 19:00 Rua São Judas Tadeu, 83
19/09 – MONTE VALÈRIO - OFICINA DO FUTURO 19:00 Rua São Judas Tadeu, 83
21/09 - PARQUE GUARANI NÙCLEO BOTAFOGO - RESULTADO DA PESQUISA 19:00 - ESCOLA ANCHIETA
22/06 – BARRA DA LAGOA -PARQUE VIVAMAR- RESULTADO DA PESQUISA 19:00 - COOPERATIVA EDUCACIONAL
Maiores informações com as coordenadoras locais:
Joyce Vilela
Luciana Vidal
(12) 97662746

UNIMÓDULO debate contribuição da Administração e Ciências Contábeis na sustentabilidade das empresas no Litoral

Litoral Norte - Os cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, promoveram a Semana Contábil, dias 11, 12 e 13 de setembro, e debateram com autoridades do setor, temas relacionados à contribuição de ambos os cursos para a sustentabilidade das empresas no Litoral Norte. Cerca de 600 alunos participaram da semana comemorativa dos cursos de Administração e Ciências Contábeis .
Participaram da abertura em mesa redonda, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá (ACE), Paulo Gato Bijus, o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Fábio José Aranha, o professor do UNIMÓDULO, Ricardo Zollner, como moderador, a controler contábil da Center Trevo, Leandra Oliveira Bento; e o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Alberto Manoel Scherrer.
De acordo com a coordenadora do curso de Administração, Maria do Carmo Cataldi Muterli, o evento é realizado todo ano em homenagem ao Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, e ao Dia do Contador, em 22 de setembro. Também estiveram presentes o pró-heitor Leo Reis Junior, os professores Dimas Otaviano Noronha e Caetano Vaz Neto e outros.
De acordo com Zollner, o mediador da mesa, num país considerado o 7º pior da América Latina para se fazer negócios, é preciso estar atento e se preparar para o futuro. “Precisamos ser eternos aprendizes e exercitar os 3 Cs: Colaboração, Comunicação e Criatividade, para qualquer empreendimento”, disse ele aos estudantes.
O professor lembrou ainda a importância de mais uma parceria do UNIMÓDULO, ao promover a análise sobre a atuação dos profissionais de Administração e Ciências Contábeis junto às Associações Comerciais, “Será que eles estão preparados para a realidade profissional que o mercado empresarial exige? Como melhorar a relação empresa-escola para o desenvolvimento da região?”
Convidado a debater, o presidente da ACE de Caraguá, disse que o estudante é a esperança do empresário. “Para acompanhar a velocidade de informações é preciso se atualizar, por isso vejo o ensino superior nestas áreas como o coroamento da profissão, mas não se pode parar, o aprimoramento deve continuar por toda a vida”, disse ele enfatizando a importância das incubadoras de negócios, que treinam os estudantes e beneficiam as empresas.
O presidente da Associação Comercial de São Sebastião, disse que o Brasil é o país que mais têm empreendedores. “Mas só isso não basta, é preciso ter conhecimento, por isso o superior é fundamental para que as empresas não fechem”. Para ele a aproximação escola e comércio é mais que fundamental porque os estudantes saem com capacidade de orientar empreendedores e empresários. “Essa aproximação tem que ser de uma foram muito integrada”, disse.
Leandra Oliveira, da Center Trevo, ex-aluna do UNIMÓDULO e professora no CEPROLIN, reforçou a importância da oportunidade de estágio para os estudantes. “As empresas têm de dar oportunidade para o aluno adquirir experiência, agradeço a Center Trevo pela oportunidade, sei o quanto é difícil começar, por isso considero de máxima importância a relação escola-empresa”.
O evento promoveu no dia 13 a palestra “A terceirização dos serviços no mundo globalizado”, com Dayse Christine Hette Eastwood, pelo CRC-Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, que traçou o perfil histórico das terceirizações no Brasil e no mundo, desde seus primórdios até a atualidade, e apresentou algumas perspectivas quanto aos aspectos administrativos, contábeis, fiscais e previdenciários inseridos no contexto da terceirização de serviços, em todos os setores da economia mundial. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO é campeão no 5º Campeonato de Supino de Caçapava

Litoral Norte - O atleta B. A. Oliveira, do programa bolsa esporte do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, foi campeão no 5º Campeonato de Supino de Caçapava, no último fim de semana. O campeonato contou com a participação de 36 atletas de 8 cidades do Vale do Paraíba e Litoral, como São José dos Campos, Guará, Ubatuba e outras.
B.A. venceu na categoria até 80 kilos, com a marca de 172 kilos representando Caraguá/UNIMÓDULO. O atleta considerou bom o seu desempenho. “Melhorei minha marca, isso me incentivou muito para a próxima competição, em Guará, no mês de outubro”, contou.
Outro atleta do Litoral que se destacou na competição foi Tico Sapão, de Ubatuba, que venceu a categoria até 90 kilos, com a marca de 170 kilos, e foi vice-campeão na categoria até 100 kilos, com a marca de 190 kilos.
Resultados:
Categoria Feminina Livre
1º colocada Maila Martins – Marca 60 kilos – Guaratinguetá
2º colocada Venuza Carvalho – Marca 50 kilos – São José Dos Campos

Categoria Masculina ate 70 kilos
1º colocado Anderson De Paula – Marca 134 kilos -
2º colocado Marcos Oliveira – Marca 118 kilos -

Categoria Masculina ate 80 kilos
1º colocado B.A Oliveira – Marca 172 kilos – Caraguatatuba (Unimódulo)
2º colocado Gustavo Carranca – Marca 156 kilos – Guaratinguetá

Categoria Masculina ate 90 kilos
1º colocado Tico Sapão – Marca 170 kilos – Ubatuba
2º colocado Marco Aurélio – Marca 166 kilos – São José Dos Campos

Categoria Masculina ate 100 kilos
1º colocado Beto Freitas – Marca 190 kilos – Guaratinguetá
2º colocado Tico Sapão – Marca 170 kilos – Ubatuba

Categoria Masculina acima 100 kilos – Livre
1º colocado Honório Muniz – Marca 182 kilos – São Sebastião
2º colocado Ronie Mario – Marca 180 kilos – Guaratinguetá

Categoria Masculina Máster Livre
1º colocado Honório Muniz – Marca 182 kilos – Sebastião
2º colocado Nilton Costa – Marca 136 kilos – Ubatuba
Mais Informações com BA: 3883-7295/9767-8391
(Fonte: Módulo)

Atleta promove 2º Torneio de Braço de Ferro Entre Amigos

Litoral Norte - O atleta UNIMÓDULO B.A Oliveira é também voluntário do Programa Escola da Família, e promoverá no dia 23 de setembro, às 13 horas, o 2º Torneio de Braço de Ferro, na Escola Alcides Galvão, no bairro Ipiranga, em Caraguá.
Para fazer a inscrição basta levar dois quilos de alimento não perecível na hora e local do evento. Quem quiser prestigiar o evento também deve colaborar com um quilo de alimento. B.A. segue a premissa de que amar o esporte é trabalhar por ele, por isso mais uma vez realiza um evento junto à comunidade de fundo filantrópico, atingindo seu principal objetivo: difundir o esporte e atrair novos adeptos.
Os alimentos arrecadados no evento serão doados ao Asilo Vila Vicentina. O evento conta com o apoio do UNIMÓDULO, Super Forma e Programa Escola da Família.
(Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO tem vagas abertas para futebol feminino e vôlei misto
Estudantes de escolas públicas de Caraguá mais uma vez são beneficiados pelos projetos do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO

Litoral Norte - O programa “Crescendo com os esportes”, do curso de Educação Física, está promovendo aulas de futebol feminino e vôlei misto para alunos de 5º e 6º ano do ensino fundamental. Uma nova turma está sendo formada e ainda há vagas.
O projeto é coordenado pelo professor de vôlei Beto Rocha Costa e promovido com a participação efetiva de alunos de Educação Física. Os monitores são os alunos Natalia Soares, Paula Roberta Mangia, Shirlei Arantes de Faria, Daiana Bento Gomes, Rodrigo Campos Camargo, Ivan Barbosa Silva, Robson Henrique Lins Ferreira.
As aulas são realizadas aos sábados, em dois horários. O futebol acontece das 8 às 10, e; o vôlei, das 10 às 12 horas. As inscrições e as aulas são gratuitas.
Para se inscrever, o interessado deve procurar os monitores na Quadra Poliesportiva Jane Urbano Focesi, na unidade do centro, sábado, no horário das aulas (8 às 12h).
Os alunos do projeto têm muito a ganhar com a experiência dos monitores, como a jogadora de vôlei de praia, Shirlei Arantes de Faria, que ficou entre as 25 melhores jogadoras no Campeonato Brasileiro, até a etapa de Campo Grande, e em 5º lugar nos Jogos Regionais de 2006. Para a atleta o projeto é uma oportunidade a mais para a garotada. “Quem quiser aprender ou aperfeiçoar as técnicas nessas duas modalidades, deve se inscrever, principalmente o futebol feminino que ainda é tão pouco disseminado na cidade”, comenta. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caiçara pesca carro roubado

Caraguatatuba - O caiçara Giovani Alves Silva, 27 anos, levou um susto na manhã de anteontem ao 'capturar' um carro roubado durante uma pescaria no rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba.
Silva pescava com uma tarrafa --rede lançada pelas mãos--, mas o equipamento de pesca ficou muito pesado e ele não conseguia arrastá-lo para fora d'água.
Surpreso, decidiu mergulhar para ver se a tarrafa tinha se enroscado em galhos no fundo do rio. Debaixo d'água, o susto foi maior ainda, ele havia 'pescado' um carro.
Em seguida, Silva resolveu acionar o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe para o local.
Um mergulhador do bombeiros foi até o rio e, apesar da água estar muito turva devido as chuvas, confirmou que a tarrafa estava em um carro abandonado no fundo do rio.
O bombeiro acionou um guincho e conseguiu tirar o veículo da barra do rio Juqueriquerê.
Tratava-se de um Fiat Stylo, de cor preta, ano 2005, que havia sido roubado no último domingo de um comerciante no bairro do Estrela D'Alva, em Caraguá.
INVESTIGAÇÃO - Marcelo Magalhães, delegado de Caraguá, disse ontem que o carro roubado do comerciante teria sido utilizado nas duas viagens feitas pelos assaltantes para levar os pertences levados da casa da vítima.
O delegado disse que suspeita que os assaltantes jogaram o carro dentro do rio para evitar possíveis pistas que levassem a polícia a identificá-los. O carro foi apreendido.
Até a noite de ontem a polícia não tinha pistas sobre o paradeiro dos assaltantes. O nome do comerciante não foi divulgado.
Silva, que recuperou sua tarrafa após o mergulho do bombeiro, voltou para casa sem nenhum peixes, mas com uma boa história para contar aos seus amigos. E, desta vez, não se trata de mentira de pescador. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá discutirá políticas públicas e inclusão de portadores de deficiência
Todas as entidades que trabalham pelos deficientes devem participar do 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, que irá eleger membros e definir plano de ação para a região.

Caraguatatuba - Caraguá será sede do 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência no dia 6 de outubro, no Ceprolin - Centro de Profissionalização do Litoral Norte. O encontro discutirá políticas públicas e a efetiva inclusão da pessoa com deficiência, para a elaboração de um plano regional, além de eleger 12 pessoas para membros do Núcleo Regional da Pessoa com Deficiência, e mais 6 pessoas para participarem do Encontro Estadual.
Poderão participar do 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, todas as entidades que trabalham pelos deficientes, Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, da Condição Feminina, sindicatos, educadores, estudantes e todos os interessados no assunto.
De acordo com o coordenador do Núcleo Regional, Aguinaldo Dátola Silva, no período da manhã, a partir das 8 horas, serão eleitos os membros do Núcleo Regional da Pessoa Portadora de Deficiência, assim como 6 participantes do Encontro Estadual, que acontecerá no dia 11 de novembro.
O período da tarde será destinado à elaboração do Plano Regional, serão discutidos assuntos referentes às políticas públicas da pessoa com deficiência e elaborados projetos em diversas áreas, como saúde, transporte, educação. Um dos projetos será eleito pelos participantes para ser apresentado no Encontro Estadual e desenvolvido dentro dos próximos dois anos na região. “Escolheremos neste encontro aquele projeto que for considerado mais importante pelos participantes, para que possamos efetivá-lo em toda a região dentro dos próximos dois anos”, explicou Aguinaldo Dátola Silva.
O Núcleo Regional foi criado pelo Conselho Estadual há dois anos e compreende os 39 municípios do Vale e os 4 do Litoral Norte. Os membros eleitos no Encontro irão atuar no Núcleo, dentro dos próximos dois anos.
O CEPROLIN fica na Rua Rio Grande do Norte, 450, Caraguatatuba. Mais informações pelos telefones (12) 3621-8529/3624-1138/9142-6438. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon pede a reurbanização do córrego junto ao prédio da Telefônica

Caraguatatuba - O Vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Omar Kazon (PL), enviou recentemente um Requerimento à Prefeitura sugerindo que o prédio da Telefônica, localizado na Avenida Miguel Varlez no centro da cidade, fosse alugado ou comprado pela Prefeitura pois o prédio poderia servir para abrigar algumas Secretarias Municipais. A sugestão foi bem aceita pelo Prefeito Aguilar e segundo resposta recebida pelo Vereador o assunto vai ser estudado com atenção especial.
Aproveitando o assunto em questão, o Vereador Omar Kazon elaborou outro Requerimento de N° 89/2006 solicitando informações sobre a possibilidade de reurbanização do córrego junto ao prédio da Telefônica. O Vereador pede, em caráter de urgência, a reurbanização do local, canalização do córrego e o fechamento por alambrado em toda a área, que vai desde a Avenida Miguel Varlez até a Avenida Anchieta.
O Vereador Kazon comenta, “Tenho sido cobrado pelos comerciantes e moradores próximos ao local, que relatam a situação de abandono e falta de limpeza, o que torna aquele “beco” ponto de encontro de pessoas desocupadas e suspeitas, causando insegurança aos moradores, comerciantes e às pessoas que transitam por aquelas avenidas, no centro da cidade”.
De acordo com as respostas enviadas pelas Secretarias de Urbanismo e de Obras Públicas, está previsto a construção de galeria de águas pluviais e construção de um boulevard no local citado. As obras irão acontecer durante a reurbanização da Avenida Anchieta, com início previsto para este ano ainda. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Beach Soccer do Pegorelli chega na segunda fase
A previsão é que o torneio chegue na final no dia 22 de outubro, quando serão premiados os vencedores da disputa.

Caraguatatuba - O jogo do último domingo, dia 17, definiu as equipes que disputarão a segunda fase do Torneio de Beach Soccer do Bairro Pegorelli, organizado pela AMABP (Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli) com apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação).
O torneio, que presta uma homenagem ao prefeito José Pereira de Aguilar, foi dividido em 8 grupos com a participação de 24 equipes e classificou dois times de cada grupo.
A próxima fase será no dia 24 de setembro a partir das 9h. As 16 equipes classificadas jogam todas no mesmo dia. O Soccer Boys enfrenta o Vira-Copos; a equipe Estrela Azul enfrenta o Porto Ferreira; o time do Britânia joga com o Pé de Serra; o E.C. Colombo enfrenta o Unidos do Pegorelli; o AMBAP joga com o Esporte Cristal; o Tornado F. C enfrenta o Cruz de Malta; o Estrela do Mar disputa com o Pegorelli e o Força Jovem enfrenta o Imobiliária.
Esta segunda fase é eliminatória, a equipe perdedora está fora da próxima rodada. As oito equipes classificadas, nesta fase, disputam próxima rodada no dia 8 de outubro, data em que sairão as quatro equipes semifinalistas. No dia 15 de outubro os quatro times jogam valendo uma vaga na final, os dois perdedores disputam o 3º lugar, que acontece no dia 22 de outubro, quando também será decidido o campeão do torneio. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. Todas as partidas têm entrada gratuita e acontecem no campo, próximo das casas populares no bairro Pegorelli. (Fonte: PMC)

Caraguá BMX Clube avança 20 pontos e fica próximo da 5ª colocação do Paulista
Com apenas 30 pontos de diferença do 5º colocado, a equipe caraguatatubense já pensa em buscar o título em 2007

Caraguatatuba - A diferença era de 50 pontos do 5º colocado, com um trabalho de equipe excepcional e que vem melhorando a cada etapa, os bikers da equipe do Caraguá BMX Clube conseguiram tirar 20 pontos de diferença do seu principal rival, o Jacareí Bicicross Clube. Agora faltam apenas três etapas para a final do Campeonato Paulista da modalidade e 30 pontos subir ao pódio. A conquista aconteceu no domingo, 17, durante a 6ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, em Jacareí.
A equipe do Caraguá BMX Clube, com apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), levou para esta etapa 9 pilotos que participaram em 13 categorias, conseguindo bons resultados.
O grande destaque foi para o piloto Danilo “Seco” Oliveira (Personal Academia), que ficou em 6º lugar na categoria Junior Man, mostrando a sua evolução nesta categoria que antecede a dos Profissionais (Elite Man), Danilo ocupa agora a 15º colocação no Ranking Geral, enquanto que na Cruiser 17 a 24 anos, o atleta não passou da fase eliminatória.
Para o Presidente do clube caraguatatubense, Wellington Dalprat, “a equipe vem evoluindo a cada etapa, fruto dos treinos intensivos, e a cada competição o grupo vem batendo recordes de pontos, que com certeza para ano de 2007, o bicicross de Caraguá terá condições de disputar de igual o título de Campeão Paulista, com as grandes equipes do Bicicross do estado, equipe estas que tem estrutura muito superior que a nossa”.
A 7º etapa do Campeonato Paulista de Bicicross acontece no dia 8 de outubro, em Jarinú, em uma pista recém construída.
Confira os resultados dos atletas de Caraguá:
Neylor Felipe, 2º colocado na categoria 15 a 16 anos novatos, resultado este que o mantém na liderança do ranking geral;
Fabio Almeida, 2º colocado na categoria boys 8 anos experts;
Evandro “Oreia” Castilho, 3º colocação na categoria boys 15 anos experts e 8º colocado na Cruiser 17 a 24 anos;
Rodrigo Sampaio, 3º colocado na categoria boys 17 a 18 anos novatos;
Matheus Prazeres (Atleta do Programa Bolsa-Esporte Unimodulo / J.Bike / Big Box), 3º colocado na boys 8 anos experts;
Tacianne Alves (Pit Stop / Big Rodas), 4º colocada na Girls 13 a 14 anos;
Thiago da Matta, 4º colocado na Cruiser 13 a 14 anos e 8º colocado na boys 13 a 14 anos novatos;
Paulo “Mineiro” Carvalho, ficou na semifinal na categoria boys 17 a 24 anos, enquanto que na categoria Cruiser 17 a 24 anos, não passou da fase eliminatória. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Realizada em Ilhabela a Primeira Reunião do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR

Ilhabela - Após muitos anos desativado, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) celebrou na última quinta-feira, 14, no Auditório do Paço Municipal, a 1ª reunião.
Na ocasião foi definido o Presidente e seu vice. A escolha foi através de votação entre os membros do Conselho, ficando nomeados, por unanimidade, o Sr. Karel Julius Vanderstappen como Presidente e o Sr. Edílson Moretto como Vice-Presidente, respectivamente representantes da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ilhabela (AHBRI) e do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG).
Após a eleição, já como presidente eleito, Karel, esclarece que os Conselhos foram criados com o intuito da aproximação da sociedade civil, com sugestões e/ou decisões, junto ao poder público. “A minha visão como presidente do COMTUR, é buscar o desenvolvimento sustentável do Município, através da otimização do emprego das verbas públicas federais, estaduais e municipais, destinadas à área do Turismo”. A parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, e com os demais órgãos do poder público, é fundamental para concretização dos trabalhos, portanto, acreditando nesta harmonia, tenho certeza que os trabalhos terão melhor fluidez e desenvoltura, completou ainda.
Outros assuntos também foram discutidos, tais como, a periodicidade das reuniões, onde ficou definida sua realização quinzenal; a dotação do DADE 2007 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), provisionado em R$1.598.741,35, ficando decidido sua utilização como prioridade a aplicação de R$350.000,00 em Saneamento Básico no Morro dos Mineiros, R$350.000,00 em Saneamento Básico no Morro do Cantagalo, R$300.000,00 em Segurança e R$598.741,35 para a finalização do Centro de Convenções.
“Fico muito contente com a aprovação desses projetos”, declarou Ricardo Fazzini Dias, Secretário Municipal de Turismo e Fomento. “O turismo não é só infra-estrutura, também é muito importante pensarmos na segurança e principalmente em saneamento básico para melhorar as condições das praias e garantir a sustentebilidade do Município”, completou Fazzini.
Também foi discutido o orçamento e gestão do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), que a Prefeitura de Ilhabela, por determinação do Prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, já designou as receitas provenientes de eventos em áreas públicas, taxas de ônibus e vans, taxas de navios de cruzeiros e taxa de publicidade, para a gestão da mesma.
Para o Prefeito Manoel Marcos, é natural que as receitas provenientes de eventos turísticos, sejam deliberadas pela sociedade de Ilhabela ligada ao turismo, “dessa maneira mostramos ainda mais o quão transparente, participativa e democrática é a nossa gestão”, completou o prefeito. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião -

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Projeto do vereador Ricardo Cortes propõe solução para proprietários de lotes em áreas ambientalmente protegidas

Ubatuba - Na última terça-feira, dia 12, a Câmara colocou em discussão o Projeto de Lei 99/06, do vereador Ricardo Cortes (PV), que autoriza o Poder Executivo a criar os Certificados de Potencial Adicional de Construção – CPAC, nos termos da Lei 10.257/01, Estatuto da Cidade, constituindo Cadastro Municipal de Imóveis de Ocupação Controlada – CadIOC e coeficiente de aproveitamento máximo para fins de planejamento habitacional.
O arquiteto Renato Nunes, integrante da Comissão do Plano Diretor, se propôs a dar as informações necessárias para melhor entendimento do Projeto. Segundo ele, hoje, se a pessoa tiver um terreno próximo a um córrego ou em área considerada de preservação natural, não poderá construir nada no local, mesmo que esse lote seja antigo, matriculado no Registro de Imóveis e cadastrado pela Prefeitura que lança sobre ele o IPTU anual. “A legislação ambiental estadual e federal diz que agora não pode mais e ponto. São milhares de pequenos proprietários que perderam a possibilidade de usar seu patrimônio individual para que a coletividade se beneficie da preservação da natureza, objetivo de interesse geral”, explica Renato, dizendo que o correto seria o poder público desapropriar e pagar pelos lotes para dispor deles em favor da sociedade, “mas não há dinheiro suficiente, então, tapa-se o sol com a peneira, decreta-se que no lote nada poderá ser construído, e cada um que conviva com seu prejuízo”.
O arquiteto afirma que preservação natural não pode ser isso, o prejuízo de uns em favor de todos. “É injusto e atrasado. O Estatuto da Cidade abre enorme possibilidade de corrigir essa injustiça, sem ônus para os cofres públicos. Isso poderá ser feito através da combinação de dois dispositivos
ali previstos, a Outorga Onerosa do Direito de Construir e a Transferência de Direito de Construir”.
Usando esses dispositivos, a lei proposta pelo vereador Ricardo Cortes, permite que o mercado imobiliário compre do proprietário daquele lote onde nada pode ser construído, o direito de construir a mais, em outro lote, tantos metros quadrados quantos a lei do zoneamento permitiria que fosse construído no lote que a legislação ambiental atingiu. “A quantidade de metros quadrados possíveis de serem construídos nos lotes chama-se Potencial de Área Construída do lote. O Estatuto da Cidade autoriza a transferência do Potencial de Área Construída de um lote para outro através da venda direta ou leilão”, diz Renato.
Aproveitando essa possibilidade, o vereador Ricardo Cortes e seus assessores criaram um mecanismo que regulamenta essa transação resolvendo dois problemas críticos: a justa indenização dos proprietários dos lotes condenados, e a preservação de áreas naturais sem custo para o poder público.
Renato acredita que o importante como primeiro passo é criar o mercado comprador desses potenciais de área construída. “Isso será facilmente obtido pela alteração dos coeficientes de aproveitamento existentes”. Para o caso das construções plurifamiliares o coeficiente de área construída pode ser reduzido para um índice chamado de Coeficiente Básico de Aproveitamento, que retorna ao Coeficiente Máximo de Aproveitamento mediante a compra e transferência dos direitos de construir daqueles lotes que a legislação ambiental proibiu. Uma vez transferido o direito de construir, o lote ficará averbado como de preservação permanente.
O interessante na proposta é que a lei federal não proíbe a transferência do potencial de construção do lote entre municípios ou mesmo entre Estados. De acordo com Renato a Prefeitura está autorizada pelo Estatuto da Cidade a emitir Certificados de Potencial de Área Construída que podem ser negociados nacionalmente conforme as normas da CVM- Comissão de Valores Mobiliários. Portanto, para que o mercado comprador não fique restrito aos limites do território de Ubatuba e seja cada vez mais forte e interessante para os objetivos de preservação da natureza em qualquer ponto do país, algumas medidas podem ser tomadas, principalmente nesta época em que todas as cidades brasileiras tem que formular seus planos diretores. A primeira, segundo ele, é expandir a proposta para as cidades do Litoral como a fonte maior das áreas a preservar, criando-se assim um mercado comprador mais amplo. Em seguida mobilizar as grandes cidades que, através de lei estadual ou federal poderão participar com energia do processo de indenização e preservação natural através dos recursos da sociedade e não dos limitados recursos públicos.
“Com a aprovação dessa lei pela Câmara Municipal, Ubatuba poderá ser a primeira cidade brasileira a apresentar uma solução concreta para esse velho e injusto problema”, concluiu Renato Nunes.
Tire suas dúvidas
Se você tem alguma dúvida sobre o Projeto envie sua pergunta para: jornal@acidadeubatuba.speedycorp.com.br 
ver.ricardocortes@camaraubatuba.sp.gov.br 
ou procure o gabinete do vereador Dr. Ricardo na Câmara Municipal
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura esclarece pescadores quanto à legislação que rege o setor
As associações de pescadores que se interessarem devem procurar a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, está dando andamento ao processo de conscientização dos pescadores do município, em relação à legislação federal que rege o setor. A iniciativa foi tomada após vários pescadores terem sido autuados por falta de esclarecimento quanto às leis que normatizam a atividade.
“Estamos efetivando o que tínhamos prometido, atualizando os pescadores com todos os passos que a prefeitura deu em relação à pesca, desde o momento em que os problemas com autuações começaram a aparecer”, explica a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli.
A Prefeitura está percorrendo os bairros e praias, a convite das associações de pescadores, oferecendo todo o tipo de informação necessária. No último dia 13, os pescadores da Picingüaba receberam a equipe da Secretaria e na segunda-feira, 18, foi a vez dos munícipes da Barra Seca ficarem a par dos últimos acontecimentos e da legislação, muitas vezes rigorosa e inaplicável, mas que deve ser respeitada para evitar autuações e apreensões.
“Estamos abertos a qualquer convite de pescadores para levar conhecimento, em linguagem popular e acessível, sobre questões ambientais, pesca e ações da nossa Secretaria. Aproveitamos também para fazer o cadastramento dos pescadores a alertá-los sobre a necessidade de eles possuírem a licença para a pesca”, diz Valéria.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o fato de a prefeitura estar indo de praia em praia conscientizando os pescadores demonstra a preocupação desta administração em relação à atividade pesqueira, uma das principais do município. “Nós estamos cumprindo uma promessa que foi a de ajudar os pescadores no que for possível para entender a legislação, mesmo que não seja de âmbito municipal a competência para alterá-la”, disse o prefeito.
Por que alterar a legislação?
A legislação federal que comanda a atividade pesqueira é, muitas vezes bastante rigorosa e até inaplicável em Ubatuba, o que faz com que os pescadores acabem sendo autuados mesmo sem saber que estão praticando algum ato fora da lei. Um exemplo de alteração necessária é em relação à época do defeso do camarão sete-barbas para a mesma época dos camarões rosa, facilitando o controle e a fiscalização. Outra questão que não se aplica no litoral de Ubatuba é em relação à pesca da tainha e parati, no que diz respeito à altura máxima permitida para as redes de cerco, já que a portaria penaliza principalmente o pescador artesanal que pratica a pesca tradicional em canoas.
Andamento - Desde que o problema com a autuação dos pescadores passou a ser freqüente, a prefeitura não tem poupado esforços para promover o entendimento entre o setor e a Polícia Ambiental e para agilizar o processo de alteração da lei. Para isso, a prefeitura tem realizado diversas reuniões, inclusive com o Ibama, órgão para o qual foi entregue um documento que contém todas as reivindicações dos pescadores.
Recentemente o prefeito Eduardo Cesar e a secretária Valéria Gelli estiveram em São Paulo, acompanhados de representantes do setor pesqueiro, quando entregaram o mesmo documento em mãos do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin.
(Fonte: PMU)




Semana de 22/09 à 28/09

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs - 21:00 hs

 

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casseta e Planeta - Seus Problemas Acabaram"
Ás 15:30 hs -19:10 hs .

 

"Minha Super Ex-Namarada"
Ás 17:20 hs -21:00 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Oração
A poesia
E o peixe com farinha
De cada dia
Nos dê hoje, Senhor.

Tacuruba
Originalmente
O lugar onde nasci
Tinha o nome pagão
De Iperoig - água de tubarões
Insuficientes
Para manter os peros distantes
Que mudaram a denominação
Para o nome pomposo
De Vila Nova da Exaltação
À Santa Cruz do Salvador
De Ubatuba
E, por último, riscaram
Todo o catolicismo
E ficou sendo somente
A terra de muitas ubás - Ubatuba
Mas que ainda guarda o cheiro
De peixe assado na tacuruba.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Bom dia senhor prefeito de Caraguatatuba
Gostaria de saber quando será construído o muro de contenção ao longo da praia de Massaguaçú. Acompanho esta praia em particular desde 1978 e tenho notado que o nível do oceano está cada vez mais alto e do jeito que as coisas andam logo sairá bem mais caro reconstruir o que as águas irão danificar do que a construção do muro propriamente dito; isso sem mencionar os riscos à integridade das pessoas advindos de potenciais acidentes.
Obrigado.

Marco Antonio
Taubaté

Carta da Conferência Nacional dos Bispos
Diante das reiteradas denúncias de corrupção nas diferentes instâncias do Poder Público, e face à indignação que elas levantam, conclamamos o povo brasileiro a recuperar a esperança, concretizando-a em compromissos de participação política.
A atual crise está levando o povo ao descrédito da ação política, em contraste com as expectativas de mudanças que haviam sido suscitadas nos últimos anos. É indispensável, por isto, renovar a convicção de que a política é uma forma sublime de praticar a caridade, quando colocada ao serviço da justiça e do bem comum.
O uso de fontes escusas para o financiamento de campanhas eleitorais, o desvio de recursos públicos, a manipulação de empresas estatais em benefício de partidos, e tantas outras denúncias de corrupção que vêm acontecendo de longa data, e que nos últimos dias emergiram de forma escandalosa, provocam, em todos nós, a indignação ética.
Este é o clamor mais evidente que emerge em meio a esta crise. Não se pode desperdiçar este momento para realizar uma profunda reforma política, como oportunidade de assegurar a fidelidade partidária; aprimorar os institutos da democracia representativa e favorecer os institutos da democracia direta, participativa e deliberativa, por meio de referendos, plebiscitos e conselhos, em todos os níveis de decisão, conforme o Art.14 da Constituição Federal. Urge assegurar a lisura nas campanhas eleitorais pela aplicação mais rápida e severa da lei 9840 contra a corrupção eleitoral.
Reconhecemos a importância da imprensa para divulgar os fatos, e colocá-los à disposição da cidadania, para aprimoramento da consciência política dos cidadãos. É importante, no entanto, manter o discernimento, a busca incansável da verdade, sem hipocrisias e sem pré-julgamentos, para formarmos uma opinião pública esclarecida e operante.
Em sintonia com o povo, devemos ter a lucidez e o senso crítico de não somente enxergar a corrupção na administração dos recursos públicos, mas perceber igualmente o grande mal do nosso país, que é sua enorme desigualdade social. Esta desigualdade é mantida e acentuada por uma política econômica que aumenta a concentração de renda e da riqueza, mediante mecanismos que privilegiam o capital financeiro e frustram políticas públicas mais eficazes e abrangentes.
Os pobres são as maiores vítimas da crise. Ninguém pode roubar-lhes a esperança de justiça e de condições dignas de vida. A experiência de participação popular na política – por meio de movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais, e partidos políticos – é uma conquista e um patrimônio histórico do povo brasileiro, que não podem ser perdidos pela ação nefasta de políticos que buscam o poder e vantagens pessoais a qualquer custo.
A Palavra de Deus nos conforta e sempre nos assegura que “a Verdade vos libertará” (Jo 8,32). Nos momentos difíceis, a graça de Deus se manifesta mais. Podemos contar com sua ajuda. Apostamos nas convicções éticas e cristãs do povo brasileiro, capazes de reanimar a todos, na superação dos impasses que a crise atual nos apresenta.
Que Deus nos ajude e proteja por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Itaici, 12 de agosto de 2005.

Enviado pelo Engº Pedro Tuzino

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor