Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2006 - Nº 1617 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Caraguá promove “Recreança” em comemoração ao Dia da Criança
Alunos da APAE lançam jornal
JOREMI tem os primeiros vencedores

Ilhabela
Velejador treina em Ilhabela para expedição até a Austrália
Expedição vai virar livro e DVD
Espírito de aventura move empresário

São Sebastião
Criação das ZEIS é a principal reivindicação dos moradores de Cambury em reunião comunitária
Seop inicia recadastramento de imóveis no Município
Prefeitura inicia Revitalização da Rua da Praia na próxima semana
Setradh alerta para falsos telefonemas da LBV


Ubatuba
Ubatuba limpa lotes para evitar mosquito
Aciu ofereceu palestra gratuita sobre segurança aos dados da empresa
Ubatuba aprova lei sobre segurança contra incêndios
Inaugurado prédio do novo fórum da Comarca de Ubatuba
Prefeito participa da inauguração da reforma do 3º Batalhão da Polícia Militar
Prefeitura inaugura Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social
Caiçarada terá atrações de todo o Brasil

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá promove “Recreança” em comemoração ao Dia da Criança
O evento acontecerá no dia 12 de outubro das 8h às 16h na Praça de Eventos com muitas atividades dirigidas à população infantil do município

Caraguatatuba - Para comemorar o “Dia da Criança” no dia 12 de outubro, a prefeitura de Caraguatatuba firmou uma parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria) de São José dos Campos para trazer para o município o “Recreança”. O evento acontecerá das 8h às 16h, em toda a Praça de Eventos.
O evento, realizado pelo SESI há vários anos em diversas cidades do Vale do Paraíba, vem pela primeira vez ao Litoral Norte e tem como objetivo promover um dia inteiro de atividades educativas, recreativas e culturais no Dia das Crianças.
O Recreança oferecerá oficinas de pipa, caricatura, balão, sucata, corte de cabelo; apresentações teatrais, mímicas, contador de estórias e lendas de Caraguá, perna-de-pau, brinquedos infláveis, tatuagem de hena; competições de vôlei, beach soccer, queimada, atrações musicais entre outras atividades.
As secretarias municipais de Educação, Esportes e Recreação, Turismo, Saúde, Urbanismo, Habitação e Trânsito, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito), FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e Assessoria de Comunicação em conjunto com as demais secretarias estão trabalhando nos preparativos do evento. A coordenação é feita pela Secretaria de Esportes.
Várias instituições públicas e privadas são parceiras no evento. Como por exemplo, a Sabesp, Praiamar Transportes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, GACC-Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba Albatroz, Conselho Tutelar, Cid News cabeleireiro, Defesa Civil, Ciase (Centro Integrado de Ações-Socio Educativas), ASCAFF e outros.
Toda a população está convidada a comemorar o “Dia da Criança” com o Recreança, que acontece das 8h às 16h na Praça de Eventos, que ganhará uma decoração especial para o evento. (Fonte: PMC)

Alunos da APAE lançam jornal
O jornal é a novidade do projeto Autodefensores, o qual inclui também entrevista mensal à rádio e outras oportunidades para os alunos se expressarem e fazerem suas reivindicações.

Caraguatatuba - Um grupo de alunos da APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba, visitou o gabinete do prefeito no dia 28 de setembro, para entregar exemplares de mais uma edição do informativo “O Pirilampo”. O chefe de Gabinete, José Pereira de Aguilar Junior, recebeu a equipe representante da instituição e elogiou a iniciativa.
A professora coordenadora do trabalho, Rosângela Vrech, disse que o objetivo do jornal é mostrar o que a APAE faz e como trata os seus alunos. Ela contou que no início, o trabalho contou com grande apoio do prefeito Aguilar, inclusive para o seu lançamento, que foi festejado no Rotary; e agora ganhou o apoio de comerciantes da cidade.
O jornal é publicado a cada trimestre e de acordo com a professora, os alunos participam 100% da preparação das matérias. “Eles gostam de poder contar sobre a escola e suas atividades. Eles participam da distribuição e ficam ansiosos para ver o jornal pronto e levar para familiares e amigos”, conta a professora.
Este é mais um trabalho do projeto intitulado Autodefensores, o qual inclui entrevista mensal à rádio, quando os alunos se expressam, fazem reivindicações, dão notícias da escola. “Queremos ajudar a escola”, diz a aluna Lílian Ribeiro Faria.
A APAE de Caraguá tem hoje 120 alunos e oferece alfabetização, oficinas de arte e integração na sociedade com a participação em eventos. Eles estarão na Feira do Saber, do Colégio Anglo Módulo, no dia 11 de outubro com apresentações, exposições e filmes, contribuindo com a Feira deste ano cujo tema é “Convivendo com as Diferenças”. (Fonte: PMC)

JOREMI tem os primeiros vencedores
As competições seguem até sábado, dia 30. O encerramento será as 15h no Multiclube Ilha Morena

Caraguatatuba - A “Melhor Idade” de Caraguatatuba teve uma semana de muitas atividades, em comemoração à semana do Idoso. E para finalizar com “chave de ouro” a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), Fundo Social da Solidariedade e Conselho Municipal do Idoso organizaram o 2º JOREMI (Jogos Recreativos e Esportivos Municipais dos Idosos). A abertura oficial aconteceu na quarta-feira, dia 28, e as modalidades de Natação, Buraco, Damas, Atletismo, Malha, Tênis e Tranca já têm os primeiros vencedores.
Na Natação masculino, categoria A de 50 a 60 anos, José Lopes Filho foi o campeão, o 2º lugar ficou com o atleta Euclydes Ferreira Júnior; na categoria B 60 a 70 anos, Valdecy Dantas de Almeida sagrou-se campeão, Teruo Narimatsu ficou em 2º e Valdomiro Francisco em 3º; na C. acima de 70 anos, Eugênio Gerri Guimarães ficou com o 1º lugar, Ovídio Ladeira em 2º e Mitsuo Kashiura ficou com a 3º colocação. Na feminino, categoria A 50 e 60 anos, Mércia Sueli Dias Narimatsu ficou em 1º; na C acima de 70 anos, Cleuza Tereza foi a campeã.
Na modalidade de Buraco participaram da competição 11 duplas. Conquistou o 1º lugar a dupla Sumiko e Claudete, em 2º Dirce e Jura e em 3º Martinha e Catarina. Na Dama, Geraldo de Lima sagrou-se campeão, professor Júnior em 2º e José Ferreira em 3º. Na Tranca, Renato e Antônio foram os campeões, Rosária e Roberto ficaram com o 2º lugar e Geralda e Vera em 3º. A modalidade teve a participação de 22 duplas.
No Atletismo, categoria Arremesso de Pelota 50 a 60 anos masculino, José Lopes foi o 1º, professor Júnior o 2º e Arnaldo o 3º; no feminino, Elisabete ficou em 1º, Aparecida Brasil em 2º e Maria Clara em 3º. No Arremesso de Pelotas 60 a 70 anos masculino, Barbosa ficou com o 1º lugar, Renato em 2º e José Luciano em 3º; no feminino, Zuleika foi a campeã, Lídia ficou com o 2º lugar e Valkiria com o 3º. Na categoria Arremesso de Pelota acima de 70 anos masculino, Kashiura foi o 1º; Osvaldo Mendes o 2º e Otavio o 3º; no feminino, Benedita Gonzáles ficou em 1º, Dorila em 2º e Cainara em 3º. Na categoria Caminhada acima de 70 anos feminino, Cainara foi a campeã, Dorila em 2º e Maria Nazaré em 3º, no masculino, Roberto Bonadies ficou em 1º, Osvaldo Mendes em 2º e Mitsuo Kashiura em 3º; na Caminhada 800 metros, 60 a 70 anos, Mariza ficou em 1º, Claudete em 2º e Emília em 3º; na masculino, Raul foi o 1º, Sebastião o 2º e Waldomiro em 3º; na 800 metros 50 a 60 anos feminino, Mércia ficou em 1º, Solange em 2º e Nilze em 3º, na masculino, José Lopes da Silva foi o 1º, professor Júnior o 2º e Arnaldo em 3º.
Na Malha masculino, Ovídio Ladeira e Jurandir foram os vencedores, Barbosa e Emerson ficaram com o 2º lugar e Orlando e Mane em 3º; no feminino, Mariza e Lídia sagraram-se campeãs, Maria Helena e Nilvania ficaram com o 2º lugar e a dupla Dirce e Aparecida Brasil em 3º. Na modalidade de Tênis masculino, Teruo foi o 1º, Ailton o 2º e professor Júnior o 3º e no feminino, Mércia ficou em 1º e Aparecida Brasil em 2º.
O JOREMI segue com competições até sábado, dia 30. O encerramento acontece no Multiclube Ilha Morena às 15h. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Velejador treina em Ilhabela para expedição até a Austrália
Desafio de cruzar 18 mil quilômetros a partir do Chile vai durar 12 meses; condições do Litoral Norte ajudam nos preparativos


Ilhabela - O velejador Roberto Pandiani, 49 anos, o "Betão", está prestes a realizar sua maior aventura. Acompanhado do francês Igor Bely, 37 anos, Pandiani vai navegar 18 mil quilômetros entre o Chile e a Austrália em um barco catamarã, de cerca de nove metros de comprimento, sem cabine.
A expedição será iniciada em outubro de 2007 e deve durar cerca de 12 meses, mas os velejadores treinam todos os finais de semana em Ilhabela. Os treinos são feitos no canal de São Sebastião. Eles velajam de três a quatro horas por dia.
"Ilhabela é o melhor local para velejar no país e aqui encontramos as condições ideais para nosso preparo para a expedição", disse.
Pandiani disse que a travessia do oceano Pacífico será feita em duas etapas. Na primeira delas, com duração de sete meses, os velejadores vão navegar de Antofagasta, no Chile até o Tahiti, um percurso de 9.000 quilômetros.
Nesta fase, os velejadores vão percorrer as ilhas de Páscoa e Marquesas. No Tahiti, terão que aguardar sete meses antes de iniciar a segunda etapa da expedição, outros 9.000 quilômetros até a Austrália.
FURACÃO - "Vamos ter que aguardar o término da temporada de furacões, porque é muito arriscado fazer longas travessias oceânicas nesta época", disse. A expedição será retomada em agosto de 2008. Pandiani acredita que a segunda etapa poderá ser concluída em cinco meses.
O velejador afirmou que sua sexta expedição será a mais longa e a mais difícil de ser realizada, por isso, a necessidade dos treinos em Ilhabela. "O grande risco será velejarmos a sós por um oceano imenso, com distâncias absurdas", disse.
Segundo ele, a necessidade de passar muitos dias no mar, sob o sol, ventos e o corpo molhado, poderá causar problemas de saúde. Os velejadores vão usar uma roupa especial, de fabricação inglesa, que protege contra o frio e água do mar ou da chuva.
Os dois irão se alimentar com frutas, castanha, cereais e alimentos desidratados. Um aparelho especial vai transformar a água do mar em água potável.
TECNOLOGIA - O catamarã terá tecnologia avançada para garantir segurança aos velejadores. A embarcação será monitorada 24 horas por dia por um rastreador via satélite. Os velejadores também terão à disposição notebooks, telefone via satélite, bússolas digitais, painéis solares (para gerar energia) e até um Ipod para ouvir música. (Fonte: ValeParaibano)

Expedição vai virar livro e DVD


Ilhabela - O velejador Roberto Pandiani vai registrar a expedição náutica em livro, fotos e DVD, que serão disponibilizados no mercado logo após a expedição. O material também será utilizado nas palestras que ele ministra em empresas brasileiras.
Pandiani disse que o notebook permite registrar a expedição e manter contato com as pessoas. "Vou manter contato com a minha namorada, Silvia Camargo, que mora na ilha, a cada três dias, através do telefone via satélite", disse. Segundo ele, em alto mar, a conversa e a música, ajudam a passar o tempo.
Ele deixou a vida de empresário de sucesso na capital para se dedicar exclusivamente às expedições náuticas, patrocinadas por multinacionais como Semp-Toshiba, Vivo, entre outras.
Pandiani se considera um velejador profissional. Ele faz em média oito palestras mensais, cada uma custa R$ 8.000. As palestras têm duração de duas horas.
Nos encontros, Pandiani destaca as experiências adquiridas e os desafios superados em suas aventuras procurando priorizar a importância do planejamento. (Fonte: ValeParaibano)

Espírito de aventura move empresário

Ilhabela - Roberto Pandiani trabalhou cerca de 18 anos no setor de entretenimento na cidade de São Paulo Ele foi barman, entre 1980 e 1984, nos bares mais badalados da capital. Pandiani também foi sócio dos bares Singapura e Aeroanta, na capital.
Ele veleja há cerca de 20 anos e participou de 500 regatas na classe Hobie-cat 16. Em 89, foi campeão norte-americano da categoria. Em 94 decidiu participar de expedições náuticas.
"As expedições nos permitem vencer obstáculos, superar desafios e conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes", disse. Os maiores riscos: o mar, as condições meteorológicas e o cansaço.
A primeira expedição aconteceu em 1994, a "Entre Trópicos", velejando entre Miami e Ilhabela, durante 289 dias, em um veleiro Hobiecat de 21 pés. Em 2000, também em um veleiro, participou da Regata dos 500 Anos, entre Lisboa (Portugal) e Salvador (BA).
Entre novembro de 2000 e abril de 2001, Pandiani velejou pela costa da Patagônia. Em 2003, ele realizou a "Travessia do Drake", sendo o primeiro velejador a chegar a Antártida em um barco sem cabine. No ano passado, fez a Rota Boreal, com Felipe Whitaker, navegando 90 dias entre Nova York (EUA) e a Groelândia. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Criação das ZEIS é a principal reivindicação dos moradores de Cambury em reunião comunitária

São Sebastião - A criação das Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS) nos núcleos congelados foi a principal reivindicação apresentada por moradores de Cambury, na Costa Sul, durante reunião comunitária, na noite de quinta-feira (28/09). Este foi o 40º encontro promovido pela Prefeitura de São Sebastião com a comunidade.
O prefeito Dr. Juan Garcia e os secretários municipais apresentaram projetos previstos para o bairro, entre eles, a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) na Escola Municipal de Cambury, que também será ampliada em 2007, e a pavimentação das principais ruas.
Quanto ao congelamento de núcleos, Dr. Juan explicou que a medida adotada desde o ano passado tem como objetivo conter o crescimento desordenado. Segundo ele, somente a regularização fundiária poderá resolver a situação de quem mora nos núcleos. “Há um ano e nove meses iniciamos este trabalho e há aproximadamente um ano estamos tentando aprovar a lei na Câmara que permita regularizar a situação, aquela que permitirá criar as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS)”, informou.
Ele também citou vários serviços já realizados em Cambury, como o processo de desapropriação de dois terrenos para ampliação da escola, que passou por reforma do telhado, três esgotamentos de fossa, instalação de portão de aço, troca de caixa d’água e construção de poço artesiano. A educação infantil recebeu apostilas e os professores passaram por curso de aperfeiçoamento.
Quanto à ponte de Cambury, em construção, o prefeito ressalta que esta era uma antiga reivindicação da comunidade. Segundo ele, até o dia 20 de outubro as vigas que se encontram em fase de secagem serão instaladas. A previsão de inauguração é início de novembro. “Depois da ponte, nossa meta é calçar as vias principais de Cambury, principalmente, no corredor do ônibus”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Seop inicia recadastramento de imóveis no Município

São Sebastião - A Secretaria de Obras e Planejamento, por meio da empresa Funcate, iniciou na última quarta-feira, 27 de setembro, o recadastramento de imóveis do Município. O objetivo é dotar a cidade de informações atualizadas. Serão mais de cinqüenta pessoas empenhadas em realizar os cadastros com as novas atualizações.
De acordo com o engenheiro florestal da Funcate, Roberto Wilson Oliveira Dias, a empresa comparou uma imagem aérea do Município de 1999, com atuais realizadas em dezembro de 2005 na região central e Costa Norte e outra de maio deste ano na Costa Sul. “Comparamos as imagens e vimos que a cidade tem cinco mil unidades imobiliárias a mais que em 1999”.
Segundo Dias, os locais que possuem maior discrepância de crescimento serão analisados. “Nossa equipe vai até o local para cadastrá-los”.
Dias explica também que existem casos de que existe um prédio em determinado terreno, no entanto, nos cadastros da Prefeitura ainda consta como terreno vazio. “Temos uma equipe de campo e outra de escritório que dão suporte para os que saem às ruas para o cadastro”.
Para realizar o cadastro, funcionários da Funcate estarão passando de casa em casa para confirmar ou corrigir informações com a realidade atual. A previsão para a entrega dos dados é até novembro deste ano.
Os primeiros bairros a receberem os cadastradores são: Centro, Porto Grande, Itatinga, Topolândia e Varadouro.
Os cadastradores podem ser identificados pelo uniforme (camiseta branca e logotipo da Funcate) e crachá contendo o brasão do município, foto e número da carteira de identidade. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia Revitalização da Rua da Praia na próxima semana
Assim como a 1ª fase da Urbanização do Aterro, obra que abrange a área entre a Receita Federal e o Restaurante Tip-Top deve ser concluída antes da temporada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, inicia na próxima semana a primeira parte da Revitalização da Rua da Praia, no trecho compreendido entre a Receita Federal e o Restaurante Tip-Top, localizado na esquina da Rua São Gonçalo. Assim como a 1ª fase da Urbanização do Aterro, em andamento, este trecho da obra deve ser concluído antes da temporada.
Somente após o verão, a Prefeitura iniciará a segunda etapa das duas obras, ou seja, uma ótima notícia para os comerciantes locais. A Revitalização da Rua da Praia inclui a modificação do sistema de iluminação, que terá toda a fiação subterrânea, troca de pavimento, duplicação da avenida, calçadão, paisagismo, entre outras melhorias. A topografia da área já era realizada nesta sexta-feira (29/09).
Hoje, a região da Rua da Praia é um grande canteiro de obras, com a 1ª fase da Urbanização do Aterro. Entre as mudanças na área de 70 mil m² que estava abandonada desde a década de 80 estão: quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de beach soccer, estacionamento, playground, pista de skate oficial, ciclovia, calçadão, praça de eventos, sanitários, revitalização do córrego do Outeiro, espaço para eventos itinerantes e salas de informações turísticas. "Até o dia 30 de novembro tanto a 1ª fase da Urbanização do Aterro quanto esta primeira etapa da Revitalização da Rua da Praia estarão concluídas. Interromperemos o trabalho em função da temporada e, logo após o verão, começaremos a 2ª fase. Mesmo assim, a Rua da Praia já terá um grande atrativo para este verão, com toda a estrutura de lazer oferecida no aterro, incluindo quadras, pista de skate, circuito de caminhada e ciclovia e a grande praça de eventos. Já será uma belíssima mostra de como ficará quando estiver concluída", destacou o prefeito Dr. Juan Garcia.
O investimento inicial da Urbanização do Aterro chega a R$ 4 milhões. Na a 2ª fase, após a temporada, estão previstos: fonte interativa, lago de água do mar, arena para pequenos shows, píer de atracação de barcos, quiosques, área de exploração arqueológica, praça e um grande deck até a Praia dos Boneteiros (Prainha do Tebar), num investimento de R$ 7,5 milhões.
 (Fonte: PMSS)

Setradh alerta para falsos telefonemas da LBV

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), informa que nesta semana moradores do bairro de Maresias, Costa Sul do Município, receberam ligações de pessoas que se identificavam como sendo da Legião da Boa Vontade (LBV) de Santos, dizendo que estavam em uma campanha com as assistentes sociais de São Sebastião para arrecadar fundos e ajudar 33 crianças do mesmo bairro que estariam passando por necessidades.
De acordo com uma moradora que não quis se identificar, a LBV passa o número da conta para as pessoas efetuarem o depósito. A Setradh alerta que as assistentes sociais não trabalham dessa forma, pois geralmente quando são realizadas ações sociais como almoços, rifas e bailes são divulgados nos meios de comunicação e após o evento, os organizadores fazem prestação de contas nos jornais.
A Setradh informa também que as crianças de São Sebastião estão sendo atendidas pelos projetos sociais do Município, além do programa de atendimento às famílias e pelas redes municipal e estadual de ensino.
Para mais informações, a Setradh fica à disposição para maiores esclarecimentos através do telefone (12) 3892-2844. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ubatuba limpa lotes para evitar mosquito

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba criou uma comissão especial para agilizar a limpeza de terrenos baldios na cidade. A Comlurb (Comissão Municipal de Limpeza de Lotes Urbanos) inicia seus trabalhos na segunda-feira.
Para a prefeitura, o mato e o lixo nos lotes, além de prejudicar a imagem turística do município, também colaboram para a proliferação de ratos e insetos, entre eles, o mosquito que transmite a dengue.
Segundo Marlon Moraes, da Comlurb, o grupo está cadastrando inicialmente os terrenos baldios dos bairros do centro, Itaguá e Enseada. Cerca de 100 áreas já foram identificadas. Os proprietários serão notificados para providenciarem a limpeza. Caso não atendam à notificação, serão autuados e multados.
Moraes disse que a multa vai variar de R$ 300 a R$ 500. Os proprietários também terão que pagar a limpeza da área e o recolhimento do mato, serviços que serão executados pela prefeitura. A limpeza de cada metro quadrado pela prefeitura custará R$ 1,77.
Segundo Moraes, além da limpeza do terreno, os proprietários também serão notificados para que construam muro e calçadas em seus imóveis. (Fonte: ValeParaibano)

Aciu ofereceu palestra gratuita sobre segurança aos dados da empresa

Ubatuba - Na noite desta quinta-feira a Associação Comercial de Ubatuba ofereceu a palestra “Segurança – Como proteger e manter seguro os dados da sua empresa”.
A palestra foi gratuita e ministrada pelo técnico Nelson Moura.
Proteger a rede contra invasões utilizando Firewall; Câmeras IP – Como monitorar sua empresa ou casa remotamente; Antivírus para computadores e servidores; Controle o que pode ser acessado na Internet; Cópia de segurança e Espelhamento de Servidores e Vantagens de utilizar um servidor dedicado foram os temas abordados na palestra.
Segundo Nelson, essa é a primeira de uma série de palestras que acontecerão na Aciu até o fim do ano. “São palestras elucidativas que mostram que não é tão difícil assim resolver os problemas do computador e ver como é possível usar a tecnologia em nosso favor sem gastar tanto”.
A próxima palestra do técnico na entidade será dia 23 de outubro, às 19h00 com o tema: Telefonia – Como economizar até 80% em interurbanos com VOIP.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto. A palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas no balcão de atendimento da ACIU- Rua Dona Maria Alves, 587- Centro ou pelo telefone (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Ubatuba aprova lei sobre segurança contra incêndios

Ubatuba - A Câmara Municipal aprovou na última sessão, o projeto de resolução do vereador Gerson de Oliveira, que estabelece medidas de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco no município de Ubatuba.
Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio; dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao ambiente e ao patrimônio; proporcionar meios de controle e extinção do incêndio e dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros são alguns dos objetivos desta lei.
De acordo com a lei, a Prefeitura Municipal de Ubatuba deve exigir, por ocasião do “habite-se”, o Alvará de Funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros- AVCB do respectivo imóvel.
Segundo o vereador Gerson, o projeto de lei teve por objetivo atender as peculiaridades do local, que é de interesse público, visando dar maior publicidade à legislação das posturas de segurança contra incêndios no município, bem como adequá-las ao regramento estabelecido por leis federais e estaduais. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Inaugurado prédio do novo fórum da Comarca de Ubatuba
Um novo prédio para o fórum era um sonho almejado desde 1977

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar participou na manhã desta terça-feira, 29, da inauguração das novas instalações do fórum de Ubatuba. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Limongi, da secretária-adjunta da Justiça e da Defesa da Cidadania, Evane Kramer, da juíza Mônica di Stasi, diretora do fórum da Comarca de Ubatuba, do promotor de Justiça, Osvaldo de Oliveira Coelho, do tenente-coronel Milton Pouza Júnior e do coronel Sérgio Teixeira Alves de delegados, juízes, promotores, e muitas outras autoridades e representantes dos Poderes Judiciário e Executivo da região.
A mudança para um novo prédio era um anseio da classe forense desde a década de 70, já que as antigas instalações, um edifício histórico na Praça Nóbrega, já não eram adequadas para as necessidades do fórum. “Esta é a concretização de um sonho porque o outro prédio já não tinha mais condições de abrigar o fórum de Ubatuba. Agora estamos em um prédio moderno, um ambiente agradável, que facilitará o nosso trabalho e o atendimento à população. Escrevemos hoje uma nova página na história de Ubatuba”, disse a diretora do fórum, Mônica di Stasi, durante a solenidade de inauguração.
Grande avanço para a sociedade - Para o prefeito Eduardo Cesar, a inauguração do novo prédio do fórum significa uma vitória para toda a população ubatubense. “Quando se persevera e se trabalha com vontade, as coisas dão certo. Muitas pessoas somaram esforços para que essa mudança fosse efetivada e hoje, o novo fórum representa um grande avanço para a sociedade”, disse o prefeito.
O presidente da OAB de Ubatuba, Luiz Celso Rocha concorda: “a conquista de um espaço digno para atender o povo de Ubatuba é um marco na história da Justiça da Comarca de Ubatuba”, disse Rocha em seu discurso durante a cerimônia.
Ubatuba merecia - “A cidade de Ubatuba é merecedora de instalações que pudessem proporcionar conforto não só aos promotores, juízes e advogados, mas também às testemunhas e demais auxiliares da Justiça. Agradeço o prefeito Eduardo Cesar pela imensa colaboração e pela parceria. Com esta inauguração temos outra Casa de Justiça, onde se busca respeitar a dignidade humana e a pacificação da sociedade”, comentou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Celso Limongi, antes do descerramento da placa inaugural do novo fórum.
Estrutura - Ubatuba tem uma movimentação judiciária de 92.461 processos em andamento e 1012 abertos por mês. Os números comprovam a urgência e a indispensabilidade de o fórum ser instalado em um novo prédio. A Prefeitura de Ubatuba foi parceira na construção, que teve 80% de empenho financeiro da Secretaria da Justiça, que investiu R$ 2.243.163,74, do total de R$ 2.990.884,98. O restante foi contrapartida da prefeitura.
O novo fórum abriga três Varas e demais atividades forenses. O Salão do Júri possui mezanino e tem capacidade para 182 pessoas. Com área total de 3.155,47m², o prédio foi construído com sete blocos interligados, distribuídos nos pavimentos térreo, primeiro e segundo. As atividades relativas ao fórum já estão em funcionamento no novo prédio, que fica na Rua Sérgio Lucindo da Silva, s/nº, na Estufa II. (Fonte: PMU)

Prefeito participa da inauguração da reforma do 3º Batalhão da Polícia Militar

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Andrade Henrique dos Santos, esteve nesta sexta-feira, 29, visitando as instalações do 3º Batalhão da Polícia Militar, que passaram por uma grande reforma, realizada com apoio da prefeitura.
O batalhão recebeu pintura geral do prédio, construção da reserva de armas e do alojamento para a equipe do helicóptero Águia, reforma nos banheiros e alojamentos, mudança de toda a fiação, com construção de padrão novo, colocação de calçamento na entrada, instalação de portão elétrico e colocação de telas e janelas no refeitório. Para a reforma, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 150 mil.
“Toda a reforma melhora a qualidade do serviço prestado, a segurança e o alojamento para o pessoal que vem de reforço na temporada. Esta nova infra-estrutura beneficia todos os policiais”, conta o subtenente PM Castelucci.
O prefeito Eduardo Cesar percorreu as novas instalações com o Tenente-Coronel Milton Pouza Júnior, o Coronel Sérgio Teixeira Alves, o Comandante do 3º Batalhão da PM, Capitão Ivo Lopes, o delegado titular de Ubatuba, Fausto Moro Cardoso, o presidente do Conseg, Mohamed El Ali e o comandante Carvalho, da Guarda Municipal, além do vereador Romerson de Oliveira.
Para o prefeito, a reforma trará muitos benefícios à classe e à toda a população. “Agora o batalhão está mais adequado às necessidades dos policiais. A existência de um local apropriado e novo refletirá na qualidade do serviço prestado pela Polícia Militar ao munícipe e ao visitante de Ubatuba”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Prefeitura inaugura Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 29, a sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba. Estiveram presentes diversas autoridades regionais e representantes da sociedade civil. A nova secretaria, criada durante a reestruturação administrativa promovida pela Prefeitura, já está em funcionamento desde meados deste ano. A inauguração da sede faz parte da programação do 369º aniversário de Ubatuba.
O prefeito Eduardo Cesar, em seu discurso, afirmou ter imensa satisfação em inaugurar um órgão público que trabalhará a serviço da segurança da comunidade. "Hoje, estamos dando mais um passo para o avanço social de Ubatuba. Não se pode falar em município turístico sem segurança. Imagino que essa secretaria será um instrumento para dar independência e autonomia a esse pedaço de chão abençoado por Deus".
Para Andrade Henrique dos Santos, a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar fará com que o serviço de segurança mais organizado e atuante ao município. "Com a integração da Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviço Municipal de Trânsito, órgãos já existentes no município, estamos cumprindo mais uma importante etapa no desenvolvimento de Ubatuba. Trabalhando em conjunto e interagindo com as polícias militar, civil, ambiental e rodoviária estes órgãos terão mais eficácia e sintonia.”
Entre as autoridades presentes, estava o Capitão Ivo Lopes, comandante da Polícia Militar em Ubatuba. Em seu discurso, o capitão afirmou que Ubatuba é uma das cidades com menor índice de criminalidade do Litoral Norte e isso se deve à parceria e ao trabalho conjunto da Polícia Militar com a Guarda Municipal. "A implantação dessa nova secretaria trará mais tranqüilidade para moradores e turistas". (Fonte: PMU)

Caiçarada terá atrações de todo o Brasil
Evento acontece na próxima semana, no Terminal Turístico do Perequê-Açu

A Caiçarada, festa de cultura popular que teve sua primeira edição no ano passado, trará para Ubatuba atrações que retratam danças e músicas regionais de todo o Brasil. Ao todo, serão 20 grupos, de diversos estados, se revezando ou cantando juntos. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Fundart, acontecerá no Terminal Turístico do Perequê-Açu, de 5 a 8 de outubro, dentro da programação do aniversário da cidade.
Dentre as atrações, destacam-se grupos, como o Fogança Paranaense, de Maringá, que já se apresentou na Espanha e na França. O grupo Godap de Olímpia fará apresentações tradicionais de diversos estados do Brasil. No sábado, 7, diversos grupos de Moçambique levarão sua alegria para as ruas do Centro, num desfile folclórico que sairá da Biblioteca às 15 horas.
Já no domingo, o ponto alto da festa será um encontro musical entre caiçaras de Parati, Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ilha do Cardoso e Ubatuba, apresentando músicas do Fandango Litorâneo. Segundo Nei Martins, o objetivo desse grande encontro é integrar os caiçaras de uma forma nunca vista. “Estamos preparando apresentações bem descontraídas, com improvisos, unindo diversos grupos. Nossa intenção é viver um momento único com eles, marcado pela amizade e pela cultura”.
Além dos shows programados para todas as noites, a festa contará com tendas e restaurante apresentando o que há de melhor na culinária caiçara. Nos ranchos, o visitante também poderá apreciar alguns costumes locais como construção de canoa, de rabeca (espécie rústica de violino), entralho e remendo de rede, fabricação de farinha de mandioca, além do artesanato caiçara. Na parte de brincadeiras típicas, haverá corrida de canoas, torneio de truco e atiradores de bodoque (arco de atirar pedra).
O local - Diferente do que ocorreu ano passado, quando a Caiçarada foi realizada na Praça de Eventos, para esta segunda edição a Fundart escolheu o terminal turístico do Perequê-Açu, por possuir estrutura de apoio aos visitantes, com banheiros, alojamentos, restaurante, área para montagem das barracas, grande espaço para estacionamento no entorno, e principalmente por estar localizado na beira da praia, cenário ideal para o evento. O mesmo local já foi palco para duas edições da Festa da Cultura Popular realizada pela Fundart nos anos de 95 e 96, com grande sucesso.
Os grupos folclóricos visitantes ficarão alojados em escolas, no prédio da Polícia Militar e também no terminal. A entrada será franca durante todos os dias. Confira a programação:

Programação

Dia 5/10 - quinta-feira
18 h - Chegada do cortejo de canoas, trazendo a Bandeira da Caiçarada
19 h - Hasteamento de Bandeiras e execução do Hino Nacional
19h30 - Entrega da chave da cidade ao patrono do evento e apresentações de dança: indígena, afro e portuguesa.
21 h - Apresentação dos grupos: Canoá, Quadrilha de Angra dos Reis e Guaruçá

Dia 6/10 - sexta-feira
19 h - Apresentação dos grupos: Moçambique Mirim (São Luiz do Paitinga), Congada de Bastões, Dança da Fita, Fandango de Tamanco, Maracongada (Tremembé)

Dia 7/10 – sábado
15h – Desfile folclórico no centro de Ubatuba, com a participação dos grupos: Moçambique e Ternos de Congos.
19 h - Apresentação dos grupos: Samba de Lenço (Mauá), Congada Camisa Verde (Uberlândia MG), Congada Chapéu de Fitas (Olímpia), Reisado Sergipano (Guarujá), Fogança Paranaense e Grupo Cheiro de Mate (Capão Bonito)

Dia 8/10 – domingo
9 h - Corrida de Canoas, Torneio de Truco e demonstração de atiradores com bodoque
12 h - Almoço Caiçara Azul-Marinho (peixe com banana verde e pirão) e Lambe-Lambe (marisco no arroz)
13 h – encontro musical com caiçaras de Parati, Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ilha do Cardoso e Ubatuba, apresentando músicas do fandango litorâneo: Cana-Verde, Recortado, Tontinha, Ciranda de Roda, Chiba, Chapéu e outras.
19 h - Apresentação dos grupos; Dança de Boi, Dança dos Chapéus e Grupo Godap (Olímpia), com danças típicas c/ danças típicas de vários estados brasileiros.
Entrega de premiação do Concurso de Contos e Poesias Eliana de Oliveira (Fonte: PMU)
 




Semana de 29/09 à 05/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Fiapos de memória

Na minha infância de caiçara
A refeição malemá enchia
O prato de porcelana
Com paisagens de ignotos portos
Com navios a vapor
A soltar fiapos de fumos
Pelas chaminés
Enquanto a sopa esfriava
Eu, distraído, navegava.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"Meu caro Prefeito Eduardo de Souza César. Estou aqui para manifestar a minha maior admiração pelo senhor e pelo seu trabalho. A "Justiça" sempre estará a favor daqueles que, se preocupam com a manutenção da ética e dos bons costumes. Estamos com a nossa maior arma na mão, que é nosso voto. E é com ele que, com certeza, haveremos de mostrar ao senhor a nossa homenagem. O Senhor é e será sempre, "Cidadão Ubatubense" em nosso coração. O resto...é simples detalhe e o tempo se encarregará!" Um Abraço

Tânia Costa Ramil
Ubatuba, SP

“BEIRA DO RIO GRANDE DE UBATUBA”
“Creche em construção do Parque dos Ministérios”

Escrevíamos, no comentário, “Exercício da cidadania”, ser necessário que todos os cidadãos tenham consciência de sua força, como patrões dos ocupantes do poder e dos cargos públicos, e a exerçam dentro dos parâmetros legais e das normas de civilidade, constantes na nossa estrutura democrática.

Nesse convencimento relatarei o que observei, na creche em construção, do Parque dos Ministérios. Não farei críticas ou elogios. Apenas registrarei fatos que se encontram às vistas de todos os cidadãos, e, para os quais, solicitamos o interesse da Câmara Municipal, do Ministério Público Ambiental e de outros órgãos fiscalizadores. Nosso intuito é evitar um problema futuro.

PLACA DA OBRA
Construção da creche do Parque dos Ministérios.
Valor R$ 459.575,62 (quatrocentos cinqüenta e nove mil e quinhentos setenta e cinco reais e sessenta e dois centavos).
Eng. Reinaldo José Kalil Assad.
Firma: “Lopes Kalil Engenharia e Construções”.
Início da obra 31-07-06. (A data não coincide com a realidade)
Término da obra 31-12-06.(Data curiosa para entregar uma obra)
“Uso do dinheiro público com responsabilidade”.

OUTROS DETALHES
Data de observação, 27-09-06. Parte da obra estava em ponto de andaime. Outra parte no alicerce.
Informação de funcionário, vinculado à empresa, comunicou que a obra terá, aproximadamente, 400 m² de área coberta.
A mesma empresa construiu a EM Horto-Figueira, ao custo de R$ 1.282.174,93 (um milhão e duzentos oitenta e dois mil e cento e setenta e quatro reais e noventa e três centavos), para uma metragem de 1.100 m².
O contrato venceu em 17-05-06 e, até a data de observação acima, não tinha sido concluída. A frente da escola está totalmente aberta. São fatos. Cabe aos fiscais de ofício cumprir seu dever.

LOCAL DA OBRA DA CRECHE
Obra localizada, junto às margens do Rio Grande de Ubatuba, aproximadamente, a vinte metros de seu leito, no final de duas ruas: Educação e Saúde.Para ambas, neste momento, tem acesso precário.

A área é remanescente de parcela maior cedida, pela Prefeitura, ao Governo do Estado, em 1997, com a finalidade de, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação –FDE-, construir o prédio da EM. Madre Maria da Glória. Prédio transferido para a Prefeitura, no processo de municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries. A FDE deixou aquela área, fora dos muros da escola, por considera-la inadequada para fazer parte de seus pátios e para permitir que, o Rio Grande de Ubatuba, possa espraiar suas águas, nas enchentes periódicas, sem ocasionar estragos. Ficou como área verde de preservação.

Nas proximidades da obra da creche, do outro lado do rio, encontra-se o chamado “Aterro Sanitário” (LIXÃO, para os ambientalista), emissor de chorume, gases, odores fétidos e procriador de moscas e insetos.Ver:(Guaruçá. “De olho em Ubatuba”, de 26-09-06, “Depósito de cheiros”. Luiz Moura).
Segundo informações, o local é insalubre, tem seu solo contaminado e sofre os efeitos das enchentes.

A comunidade quer a creche. Não naquele local. Está cheia de razão. As crianças do Parque dos Ministérios merecem ambiente melhor, mais adequado e salubre para passar sua primeira infância.
A solicitação da creche, pela comunidade, é antiga. Já em 2003-2004 a administração pretendia atende-la, em outro local, que, por problemas de documentação, não pode ser adquirido.
As autoridades estão em tempo de paralisar a obra e transferir, a creche, para local mais adequado.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba 02 de outubro de 2006

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Litoral Sul ©Sueli Lopes das Neves

Litoral Sul
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor