Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2006 - Nº 1620 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Secretário de Recursos Hídricos participa de Semana Jurídica do UNIMÓDULO

Caraguatatuba
MP pede embargo de obras no litoral
Hospital suspende cirurgias
Câmara vota apenas nome de rua
Prefeitura move ação contra a Santa Casa
Estudantes de Caraguá organizam Pré-congresso dos Secundaristas
A equipe da Administração enfrenta o time da Câmara no Intersecretarias nesta quarta-feira 4
Caraguá implanta grupos de auto-ajuda em Saúde Mental
2ª Copa da Criança terá partida no CEMUG nesta quarta-feira 4
Municipal de Beach Soccer já tem novos resultados nesta terça-feira 3
Salvamar abre vagas para curso de Guarda-Vidas Temporários em Caraguá
Caraguá inicia 2ª etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos

Ilhabela
Presidente cobra início de obras na operacionalização da fila da Balsa
Audiência Pública
Prefeito dá posse aos membros do Conselho Municipal de Educação

São Sebastião
Ibama vistoria obras em casas de veraneio em São Sebastião
Prefeitura notifica os proprietários
Construção de balneário será retomada
Policial atira contra namorado de ex-mulher
Câmara autoriza convênio para recuperar Centro Esportivo de Barequeçaba
Câmara critica serviço prestado pela Sabesp
Sebastianense apresenta o prato Azul Marinho no “Mais Você”


Ubatuba
Sessão Extraordinária na Câmara de Ubatuba
Itamambuca recebe 10ª edição do Uluwatu ZN de Surf no próximo final de semana
Prefeitura realiza seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Ubatubense briga pelo título do SuperSurf na Barra da Tijuca
Caiçarada começa nesta quinta com atrações de todo o Brasil
Ubatuba lança comitê organizador dos Jogos Regionais 2007
Escola José Simeão promove a “Semana da Família na Escola”
Prazo para inscrições em EMEI’s e creches termina dia 6
Prefeitura abre inscrições de curso para profissionais de salões de beleza
Votos obtidos em Ubatuba reafirmam compromisso de Aline Corrêa com o Litoral
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Secretário de Recursos Hídricos participa de Semana Jurídica do UNIMÓDULO
A Semana Jurídica do UNIMÓDULO, realizada na semana passada e que este ano abordou o tema "Meio Ambiente e Políticas Públicas", contou com a participação do secretário de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, que falou sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Litoral Norte - O secretário de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, foi um dos palestrantes da VII Semana Jurídica: Meio Ambiente e Políticas Públicas, do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, realizada na semana passada. Em sua participação, que se deu por meio de uma parceria entre o UNIMÓDULO e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Senra falou sobre o PNRH (Plano Nacional de Recursos Hídricos).
Além de João Senra, participaram do encontro o reitor Centro Universitário, Alexandre Gonçalves Nogueira, o secretário de meio ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano e a secretária do Comitê de Bacias Hidrográficas, Rosa Maria Amancini. Além disso, também integraram a palestra alguns representantes de organizações e entidades, como Paulo André, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Rosa Atuati do Instituto Águas do Prata e Everton Rocha, da Ong (Organização Não Governamental) Vale Verde.
Alexandre Gonçalves Nogueira afirmou que o encontro reforçou o compromisso que o UNIMÓDULO mantém com várias questões da realidade local, entre elas, a preservação do meio ambiente e da cultura caiçara, além do desenvolvimento sustentável do Litoral Norte. "Buscamos atuar de maneira coerente e competente para atingir esses objetivos. Algumas das ações do Centro Universitário mostram isso, como o viés ambiental dos cursos de direito, biologia, pedagogia, além da disciplina Agenda 21 existente em todos os cursos e que formarão profissionais com mais consciência ambiental", destacou. Auracy Mansano parabenizou a iniciativa. Ele fez uma apresentação para falar da importância da água e a necessidade das pessoas começarem a fazer o uso racional desse bem, que como ele ressaltou, é finito.
O secretário de recursos hídricos, João Senra, também elogiou a iniciativa do UNIMÓDULO de trazer a discussão de preservação ambiental e do Plano Nacional de Recursos Hídricos para os alunos. "A união dos esforços é o que o Brasil está precisando e i isso não pode ocorrer isoladamente, mas sim a partir de um mesmo contexto", completou.
Para Paulo André, é de grande importante trazer uma palestra como essa ao Litoral Norte e transmitir para os alunos informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos. Ele acredita que seja um meio de criar novos formadores de opinião e com isso, disseminar fatos que estão em execução no país e podem contribuir para a preservação do meio ambiente e do futuro em geral da população. O secretário de recursos hídricos recebeu uma carta, formulada por várias entidades do Litoral Norte com as necessidades locais, citando questões como a vinda da Base Gás para Caraguatatuba, a exportação no Porto de São Sebastião, entre outras.
Everton Rocha aproveitou a ocasião para comentar sobre a parceria que a Ong Vale Verde matem com o UNIMÓDULO, que possibilita o funcionamento da entidade no Litoral Norte há dois anos. Ele ressaltou a importância do trabalho em conjunto e disse que a missão da Ong é continuar lutando pela atuação do terceiro setor na região. Para Marcos Couto, coordenador do curso de direito, o Centro Universitário exige esse compromisso de ordem regional e não existe mudança se não houver a mobilização e participação da sociedade civil.
Rosa Maria falou sobre a importância da participação de jovens num encontro para discutir questões de preservação ambiental, com a presença do secretário do Ministério do Meio Ambiente, que pode ajudar nesse panorama do litoral. Ela citou a fase de implementação pela qual o PNRH passa, uma vez que foi criado efetivamente no inicio de 2006 com pesquisas realizadas nos anos anteriores, e que por isso já necessita de adaptações para ser aplicado em todo o país.
Na ocasião foi celebrada a parceria entre o UNIMÓDULO e as Ongs Vale Verde e Supereco. A representante da Ong falou sobre a importância desse convênio e agradeceu o acolhimento que a entidade recebeu do Centro Universitário. "A parceria é muito importante para o nosso trabalho. Já estamos com uma equipe formada por jovens locais que estão inseridos na questão da preservação do meio ambiente e continuarão trilhando seus caminhos em prol dessa região", finalizou.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos - João Bosco Senra é engenheiro civil sanitarista, secretário nacional do Conselho dos recursos hídricos e professor de meio ambiente da Universidade Estadual de Minas Gerais. Em sua participação na semana jurídica do UNIMÓDULO, ele apresentou aos participantes todo o processo, da criação à fase atual que é a aplicação, do Plano Nacional de Recursos Hídricos.
Senra destacou que o plano é o resultado de uma construção coletiva, que contou com o trabalho de sete mil participantes de todo o país, com inúmeros encontros e discussões. "O PNRH não é algo do Governo Federal, mas da nação brasileira", apontou. Por se tratar de um encontro voltado principalmente aos estudantes de direito, o secretário fez questão de citar o embasamento legal do plano, que foi aprovado pela Resolução CNRH nº 58 de 30 de janeiro de 2006.
Entre as diversas afirmações dessa lei, está que a água é um bem de domínio público e por isso preciso de gestão, já que é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Um dos objetivos principais da lei é assegurar água em quantidade e qualidade adequada para todos.
O planejamento do PNRH foi realizado a partir da divisão de todo o Brasil em 12 bacias hidrográficas. Para realizar o trabalho em cada uma dessas regiões, foram criadas comissões executivas regionais que foram responsáveis pela realização de 27 encontros públicos em todos os Estados e Distrito Federal. Eles realizaram oficinas temáticas, debates sobre temas específicos para incluírem no plano.
Segundo explicou Senra, esse trabalho fez o diagnostico de cada região, depois a prospectiva e na seqüência o planejamento, onde foram definidas as estratégias de atuação. A ultima etapa foi a divulgação e implementação do plano nacional. Tudo o que foi feito e trabalhado resultou numa coletânea de quatro volumes. Com essa elaboração, o Brasil cumpriu uma das metas do milênio. "Nossa responsabilidade é muito grande, pois 12% da água do planeta está no Brasil e com isso, o que fazermos aqui poderá refletir para toda a humanidade. Podemos viver sem energia, sem celular, mas não sem água. Por isso é preciso planejar para não faltar", finalizou. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

MP pede embargo de obras no litoral

Caraguatatuba - O Ministério Público pediu ontem à Justiça o embargo da construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba por suspostas irregularidades no projeto de tratamento de efluentes da unidade prisional.
A Promotoria alega que, de acordo com o projeto, o esgoto do CDP será lançado no rio Claro, local onde a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) faz a captação da água que abastece a cidade.
O novo pedido de embargo das obras foi feito ontem à tarde pela promotora regional de Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda, ao juiz da 1ª Vara Fernando Augusto Andrade Conceição.
Segundo Elaine, após receber o projeto de implantação do sistema de tratamento de efluentes do CDP, a Sabesp alertou a Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental) que o esgoto será lançado no rio, onde a empresa capta a água.
"O lançamento de efluentes em mananciais contraria as normas do Ministério da Saúde", afirmou Elaine.
Segundo ela, ficou evidente que as obras do CDP jamais poderiam ter sido iniciadas sem a exigência de um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente).
MEMÓRIA - Em junho deste ano, a Promotoria do Meio Ambiente já havia conseguido o embargo da construção do CDP por meio de uma ação civil pública, que apontava irregularidades na obra.
À ocasião, o MP alegava que o CDP estava sendo construído em área próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar, em terreno alagadiço, sem rede de água e esgoto, contrariando o Zoneamento Ecológico Econômico.
A Justiça de Caraguá acolheu o pedido de embargo e determinou a paralisação das obras. O governo do Estado, responsável pela obra, recorreu no Tribunal de Justiça e conseguiu autorização para retomar a construção em agosto.
OUTRO LADO - A SAP (Secretária de Estado da Administração Penitenciária) afirmou ontem que não se manifestará sobre o assunto porque ainda não foi notificada pela Justiça sobre o pedido de embargo da obra. A SAP também não soube informar em que estágio a obra se encontra.
A Cetesb informou ontem que desde junho está impossibilitada pela Justiça de acompanhar ou vistoriar os projetos de água e esgoto do Centro de Detenção Provisória.
RAIO-X - O CDP está sendo construído no bairro do Rio Claro, a 24 quilômetros do centro da cidade, numa área de 200 mil metros quadrados. A obra, executada pela empreiteira Palma Engenharia, está avaliada em R$ 15,9 milhões. O CDP terá capacidade para 768 presos.
O lançamento de efluentes em mananciais contraria as normas do Ministério da Saúde. Ficou evidente que as obras do CDP de Caraguá jamais poderiam ter sido iniciadas sem a exigência de um EIA-RIMA
Da promotora Elaine Taborda. (Fonte: ValeParaibano)

Hospital suspende cirurgias

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba moveu uma ação ontem contra a Casa de Saúde Stela Maris pelo fato do hospital suspender as cirurgias eletivas. A santa casa decidiu suspender as cirurgias desde ontem.
As pacientes E.L.O e I.J.S. deixaram de ser atendidas ontem. Elas fariam cirurgias de vesícula e de varizes. O secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, afirmou que prefeitura repassa mensalmente R$ 720 mil ao hospital, que tem obrigação de realizar as cirurgias marcadas.
A direção da santa casa não foi localizada para explicar o motivo da suspensão das cirurgias eletivas. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara vota apenas nome de rua
Único projeto foi aprovado em Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou um único projeto na noite desta terça-feira - 3 de outubro - durante a sua 31ª Sessão Ordinária semanal. A propositura, aprovada em Regime de Urgência, tem a autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) e trata-se de denominação de via pública.
No projeto, o Vereador Aurimar Mansano denomina a Rotatória existente na congruência das avenidas Anchieta, São Paulo e Prestes Maia, no centro da cidade de José Ulisses Cardoso. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Da pauta original apenas houve menção do Projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), que autoriza o Executivo a criar a Apostila Municipal de Ensino. De acordo com a vontade do autor e baseado no Regimento Interno da Câmara, houve o pedido de Adiamento por 2 Sessões.
Os projetos restantes não foram votados ou sequer mencionados.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 Projetos de Lei, bem como foram aprovadas apenas 2 Moções. No intervalo foram lidas 3 Indicações.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura move ação contra a Santa Casa
A Prefeitura vem pagando rigorosamente o convênio firmado com o hospital que se nega a fazer as cirurgias eletivas desde o dia 4 de outubro.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá entrou com uma Ação de Obrigação de Fazer, com pedido de liminar contra a Casa de Saúde Stella Maris, nesta quarta-feira, dia 4 de outubro. A Ação visa restabelecer o funcionamento das cirurgias eletivas (cirurgias marcadas com antecedência), suspensas pela Santa Casa neste dia 4, por determinação do diretor clínico.
As pacientes E.L.O. e I.J.S. já estavam internadas e recebiam preparo para a cirurgia, uma de vesícula e a outra de varizes, quando receberam a notícia de que as cirurgias não seriam realizadas.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Olegário Alves dos Santos, a Prefeitura acha incorreto o ato da Santa Casa porque existe um convênio firmado em vigor, e os valores que devem ser repassado estão rigorosamente em dia. "Não concordamos com a suspensão do atendimento à população. Estamos aguardando a manifestação da Santa Casa sobre o ocorrido para sabermos a posição da instituição", declarou o secretário de Saúde.
De acordo com a Secretária de Assuntos Jurídicos, Eliane Inês Santos, a Prefeitura vem pagando rigorosamente o convênio firmado com o hospital, não havendo motivos para negar atendimento. A Prefeitura paga mensalmente à Santa Casa o valor de R$ 720 mil. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá organizam Pré-congresso dos Secundaristas
Os alunos pretendem fundar uma filial da UMES que tem como objetivo representar os direitos dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e supletivo do município

Caraguatatuba - Estudantes de Caraguatatuba estão organizando o 1º Pré-Congresso dos Estudantes Secundaristas de Caraguatatuba. O encontro tem como objetivo criar uma diretoria provisória para a fundação da entidade no município. O evento acontece no sábado, dia 7, às 13h30, no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte)
Estarão participando alunos de 25 escolas estaduais, particulares e técnicas e de membros da UPES (União Paulista de Estudantes) e da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), entidade que os alunos pretendem fundar uma filial da cidade.
A entidade representa os direitos dos alunos do ensino médico, fundamental, técnico e supletivo do município.
A próxima reunião dos estudantes acontece no mês de novembro, quando serão apresentadas as diretrizes estabelecidas.
Todos os alunos do município estão convidados a participar do evento, que terá apresentações de teatro e dança relacionada com o Movimento Estudantil.
O CEPROLIN fica na Avenida Rio Grande do Norte, 450, Indaiá. (Fonte: PMC)

A equipe da Administração enfrenta o time da Câmara no Intersecretarias nesta quarta-feira 4
Os jogos válidos pelo Campeonato Intersecretarias, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER e demais secretarias, terá mais uma rodada na noite desta quarta-feira 4

Caraguatatuba - Continua em Caraguá o Campeonato Intersecretarias - já tradicional no município, pela efetiva participação dos servidores municipais. Com a organização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá e demais secretarias, o Intersecretarias, que possui várias modalidades tem como objetivo a integração e confraternização entre servidores de diversos setores públicos.
Nesta quarta-feira 4, enfrentam-se na modalidade Futebol as equipes da Administração e Câmara Municipal. A partida está prevista para às 20h no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. A entrada é franca. Prestigie! (Fonte: PMC)

Caraguá implanta grupos de auto-ajuda em Saúde Mental
O trabalho é conduzido e coordenado pelas pessoas que vivem o problema. Nas reuniões eles trocarão experiências onde ajudarão a direcionar melhor os seus problemas, com isso auxiliá-los em suas recuperações

Caraguatatuba - Pensando no bem-estar das pessoas portadoras de sofrimento emocional ou transtorno mental, como depressão, esquizofrenia entre outros e seus familiares, a Terapeuta Ocupacional, Giovana Moreno, está organizando dois grupos em apoio a essas pessoas. O lançamento dos grupos acontece no dia 18 de outubro, com uma palestra de abertura às 19h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas.
De acordo com Giovana, que é coordenadora técnica dos grupos, as reuniões acontecem todas as quartas feiras às 17h30 para os portadores de deficiência e às 20h para os familiares. A primeira reunião será no dia 25, quarta-feira. "Serão reuniões abertas ao público e acontecerá no mesmo sistema dos alcoólicos anônimos, os nomes dos participantes serão mantidos em sigilo, apenas as pessoas que estarão envolvidas com os grupos é que saberão quem é quem", disse.
A idéia da formação dos grupos surgiu com o projeto Fênix, que já desenvolve esse trabalho em várias cidades no Estado de São Paulo. A missão é apoiar através dos grupos de auto-ajuda aos portadores de doença mental e seus familiares, no controle e aceitação da doença, para assim favorecer o seu convívio social, melhorar sua produtividade e qualidade de vida.
Segundo Giovana o projeto é sem fins lucrativos e precisa da ajuda de voluntários para que os participantes tenham melhor esclarecimento técnico nas reuniões. "São Sebastião conta com os grupos de auto-ajuda, eu fui conhecer o trabalho deles e me interessei a prestar ajuda a essas pessoas. Hoje já temos definidos os coordenadores dos grupos, que estão em estágio".
O trabalho é conduzido e coordenado pelas pessoas que vivem o problema. Nas reuniões eles trocarão experiências onde ajudarão a direcionar melhor os seus problemas, com isso auxiliá-los em suas recuperações.
Giovana acrescentou que os grupos precisarão de técnicos voluntários para que possam orientá-los. "Uma vez por semana eu me reunirei com os coordenadores dos grupos para orientação, porém precisamos de mais voluntários para nos ajudar e até mesmo para enviarem as pessoas que necessitam de ajuda", completou.
Para participar dos grupos, o interessado deve comparecer toda a quarta-feira na Associação dos Aposentados e Pensionistas que fica na Avenida Brasília, 157, Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária. Para os portadores de deficiência as reuniões acontecem as 17h30 e para os familiares às 20h, gratuitamente. (Fonte: PMC)

2ª Copa da Criança terá partida no CEMUG nesta quarta-feira 4
Continuam os jogos da Copa da Criança "Troféu Moacyr Francisco Getúlio". As partidas acontecem sempre no campo de futebol do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Caraguatatuba - A Copa da Criança "Troféu Moacyr Francisco Getúlio", continua acontecendo em Caraguá, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Nesta quarta-feira, 4 de outubro, haverá apenas uma partida no campo de futebol, válida pela Copa da Criança. O jogo será disputado na categoria infantil, a partir das 19h, entre as equipes E.C. Barranco Alto e Força Jovem F.C. (Fonte: PMC)

Municipal de Beach Soccer já tem novos resultados nesta terça-feira 3
As últimas partidas, válidas pelo Campeonato Municipal de Beach Soccer, que está acontecendo no campo ao lado da pista de Bicicross, na Avenida da Praia, foram bastante disputadas nesta terça-feira 3 e terão continuidade durante a semana toda em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguatatuba continua mostrando que é a cidade dos esportes. Entre as principais modalidades que estão agitando a semana, em todos os bairros, o destaque está no Campeonato Municipal de Beach Soccer, realizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, no campo ao lado da pista de Bicicross, na Avenida da Praia, na região central.
As primeiras equipes a se enfrentarem nesta terça-feira 3, foram o Tabajara e Vila Marcondes, com disputa bastante acirrada e vitória para o Vila Marcondes com placar final de 6x5, com quatro gols de Lezinho, 1 gol de Alex e outro de Fausto. Pelo time Tabajara, os gols foram de Allan, Icaro, João Paulo, Cristiano e Willian Rosa.
Em seguida, a equipe Scorpions entrou com tudo em campo, vencendo o Tabashow por 4x2, com 2 gols de Leandro e 2 de Ednaldo pelo Scorpions, e ainda gols de Leoni e Joel em defesa do Tabashow.
A última partida desta terça-feira 3, terminou em derrota para o Veteramix, que acabou perdendo por 3x6 para a equipe Lion. Os gols do time vencedor foram de Damião(três), Azul, Vampeta e Lion. Já o Veteramix, teve gols marcados por Luciano e Diego(dois).
Rodadas do Municipal de Beach Soccer desta quarta-feira 4 de outubro - Nesta quarta-feira, 4 de outubro, têm mais partidas de Beach Soccer na Avenida da Praia. Às 19h enfrentam as equipes Juventude e Patos e em seguida, entram em campo os jogadores do Pontal Santa Marina, contra a equipe Sombra Negra, às 20h. (Fonte: PMC)

Salvamar abre vagas para curso de Guarda-Vidas Temporários em Caraguá
Assim como nas demais cidades do Litoral Norte, o Salvamar Paulista, em Caraguatatuba, está abrindo vagas para o Curso de Guarda-Vidas Temporários, que atuarão junto ao 17º Grupamento de Bombeiros durante a alta temporada, do Verão 2006/2007

Caraguatatuba - As inscrições para o curso de Guarda-Vidas Temporários, que atuarão em parceria com o 17º Grupamento de Bombeiros do Salvamar Paulista, já estão abertas. Serão selecionados jovens a partir de 18 anos completos, para trabalharem no período da alta temporada - Verão 2006/2007, em Caraguatatuba e toda a região do Litoral Norte.
De acordo com o Salvamar, o curso terá duração de 16 dias úteis, com previsão de início para 13 de novembro e encerramento em 5 de dezembro. Durante as astividades, os futuros salva-vidas temporários terão aulas sempre das 8h às 13h, envolvendo temas como pronto socorrismo, prática de salvamento aquático, ondicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações, entre outros. Serão disponibilizadas 60 vagas para a cidade.
Serão selecionados para as vagas no curso os candidatos com melhor desempenho, ou seja, que consigam correr 1.700 metros na areia, sendo que os homens terão 8 minutos para atingir esta distância e as mulheres poderão fazê-lo em até 9 minutos. Segundo o Salvamar, esta prova é de caráter eliminatório. Outra prova, mas de caráter classificatória, será aplicada para os candidatos a salva-vidas: percorrer 500 metros no mar em até 12 minutos, para ambos os sexos. Os candidatos que tiverem melhor desempenho trabalharão nas praias de Caraguá nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As inscrições estão abertas e podem participar candidatos de ambos os sexos a partir dos 18 anos (quite com as obrigações de alistamento para os homens), que não possuam antecedentes criminais e tenham completado o Ensino Fundamental (até a 8ª série). Ao realizarem a inscrição, os candidatos devem apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Além disso, é fundamental ter boas condições de saúde física, com comprovação por meio de atestado médico - documento este que deverá ser apresentado no ato da inscrição. Para aqueles que já possuem diploma de curso de guarda-vidas temporários, durante a inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho e cópia do certificado de conclusão do curso de salva-vidas, além do atestado médico.
As inscrições podem ser feitas em Caraguá no Posto de Bombeiros da Praia Martim de Sá, na Avenida Aldino Schiavi nº 1200. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 38830383. Vale lembrar que a seleção dos salva-vidas acontecerá no dia 7 de novembro, a partir das 8h30, no Posto de Bombeiros da Martim de Sá. Participe. (Fonte: PMC)

Caraguá inicia 2ª etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Assistência Social, está iniciando a Segunda fase do Plano Municipal de Redução de Riscos. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, SAB's , APM's e a comunidade em geral, as idéias e articulações sobre o assunto estão se consolidando, em benefício de toda a população

Caraguatatuba - Caraguatatuba já saiu na frente no que se refere a elaboração do PMRR - Plano Municipal de Redução de Riscos. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, por meio de uma parceria com a Educação, Sociedades Amigos de Bairros, Associações de Pais e Mestres e comunidade em geral, está havendo uma mobilização em todo o município no sentido de reunir os moradores para a discussão das melhores medidas em prol de uma melhor qualidade de vida para todos.
Conforme informou a Assistência Social, a 1ª etapa do Plano já foi finalizada, e agora inicia-se a segunda fase do projeto, com reunião marcada para este sábado, 7 de outubro, às 16h, na EMF Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Getuba - região Norte de Caraguatatuba. Todos podem participar desta reunião, principalmente os líderes comunitários e moradores de comunidades próximas ao Getuba, como o Portal Fazendinha, Massaguaçu, Sertão dos Tourinhos, Jardim Santa Rosa, Casa Branca e Olaria.
No Domingo, dia 8 de outubro, a reunião sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos acontece na EMEF Profª Aída Castro Grazioli, no Rio do Ouro, para moradores deste bairro e também do Jaraguazinho e Tinga.
A última reunião envolvendo as comunidades está prevista para o dia 21 de outubro, às 16h, na EMF Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, da qual devem também participar os moradores da Prainha, Jardim Califórnia (Benfica), Jardim Francis, Estrela D'Alva, Cantagalo, Serraria, Sumaré e Caputera. Exerça sua cidadania. Participe!
Entenda melhor o Plano Municipal de Redução de Riscos - O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da Estância Balneária de Caraguatatuba-PMRR tem por objetivo a construção de referências técnicas e gerenciais que possibilitem aos poderes públicos a implementação de intervenções estruturais em assentamentos precários necessários à erradicação das situações de riscos associados a escorregamentos em encostas e solapamentos de margens de córregos. Em Caraguatatuba, o Plano de Redução de Riscos está se tornando realidade graças ao convênio firmado entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal/Ministério das Cidades.
As áreas indicadas pela Prefeitura com assentamentos precários com potencialidade de apresentarem situações de riscos associados a escorregamentos em encostas e solapamentos de margens de córregos são os seguintes: Jardim Santa Rosa, Massaguaçu (Cocanha), Sertão dos Tourinhos (Rua Pedra Grande), Sertão dos Tourinhos (Rua Manoel Marcondes Sodré), Getuba (Portal da Fazendinha), Casa Branca, Olaria, Martin de Sá, Canta Galo, Serraria, Sumaré, Jardim Francis, Benfica, Estrela D´Alva, Caputera, Rio do Ouro (Rua Agostinho Figueiredo), Rio do Ouro (Margem do Córrego) e Rio do Ouro), Jaraguazinho, Tinga e Prainha. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Presidente cobra início de obras na operacionalização da fila da Balsa

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(sem partido), apresentou requerimento endereçado ao poder Executivo, na sessão ordinária de segunda-feira,02, onde questiona a demora na execução de obras para alteração na operacionalidade da fila da balsa.
Na justificativa, o parlamentar relembra as reuniões com representantes da prefeitura, legislativo, Dersa e OP Mariner, ocorridas em novembro de 2005, a pedido de diversos comerciantes estabelecidos no bairro da Barra Velha, entre o Auto Posto REPSOL e a cabine do Dersa S/A., para mudança operacional da fila, em virtude de terem o acesso aos seus estabelecimentos comerciais impedido.
Na ocasião, houve consenso entre os participantes de que a melhor proposta seria a que estabelece a formação da fila do lado esquerdo do canteiro, aumentando a largura da avenida, para possibilitar o acesso de veículos aos diversos estabelecimentos comerciais ali situados, no entanto, dez meses após a definição, as obras não tiveram início.
Lobo preocupa-se com a proximidade da temporada, época em que o problema se agrava e questiona o motivo da demora. “Será que vão esperar chegar a temporada para começar?”, indaga. O Executivo tem quinze dias para responder aos questionamentos.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Audiência Pública

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela promove, na sexta-feira, 06, às 19h, uma Audiência Pública, para discutir os serviços de transporte urbano prestados ao município pela empresa Auto Viação e Turismo Ilhabela Ltda, no Plenário da Casa de Leis. A reunião foi proposta pelo vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), para atender reivindicações de munícipes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito dá posse aos membros do Conselho Municipal de Educação

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o secretário de Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho, realizaram a cerimônia de posse dos conselheiros que constituirão os Conselhos de Educação e de Alimentação Escolar, nesta terça-feira, 03.
O Conselho Municipal de Educação, composto por 22 membros, 11 titulares e 11 suplentes, elegeu como presidente o professor Valdir Veríssimo de Assunção, e o Conselho de Alimentação Escolar formado por 14 membros, 7 titulares e 7 suplentes elegeu, Ivan G. de Moura.
Ambos os Conselhos são compostos por membros representantes dos diversos segmentos da sociedade, como: funcionalismo público, rede municipal de Ensino, rede Estadual de Ensino, Associação de Pais e Mestres, Associação Amigos de Bairros Associação Comercial, Escolas das Comunidades Tradicionais, Escolas Particulares e dos Poderes Executivo e Legislativo.
Na oportunidade o secretário de Educação, professor Cornélio falou da importância da constituição dos Conselhos em cumprimento com a legislação vigente, e desejou sorte para esses que cumprirão 02 anos de mandato.
Para o prefeito Manoel Marcos uma administração honesta, séria e transparente trabalha em parceria com os Conselhos. “É uma oportunidade para que os atos da administração sejam analisados, é uma forma efetiva da participação da população”, completou.
Na oportunidade, o prefeito elencou os gastos para 2007,esclarecendo que a Prefeitura contará com uma verba de R$ 67 milhões de reais, e o repasse para a Educação será de 14 milhões. “Aí entra o trabalho de vocês, fiscalizarem a aplicação destes recursos”.
Para finalizar desejou boa sorte nos trabalhos destes Conselheiros que acabaram de tomar posse, e parabenizou o secretário Cornélio e sua equipe pela competência no gerenciamento da Educação no Município. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Ibama vistoria obras em casas de veraneio em São Sebastião

São Sebastião - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai vistoriar condomínios e casas de veraneio que teriam construído muros em área de Marinha na praia de Camburi, na costa sul de São Sebastião.
A fiscalização, segundo o diretor do Ibama, em São Sebastião, Roberto Reis, será realizada após denúncia de moradores do bairro, que apontam sete obras irregulares --na faixa de areia, desrespeitando o limite determinado em legislação.
A Polícia Ambiental também irá fiscalizar a praia para checar a suposta irregularidade.
De acordo com a denúncia, as ressacas que atingiram as praias do Litoral Norte nos últimos três meses destruíram muros e até varandas de algumas residências na praia de Camburi.
Os proprietários decidiram refazer os muros, desta vez, avançando até sete metros em direção ao mar para impedir que em uma eventual nova ressaca seus imóveis sejam prejudicados pela maré.
Segundo o comandante da Polícia Ambiental, tenente Marco Aurélio Ribeiro, uma resolução de 2002 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) proíbe qualquer tipo de ocupação ou construção em área de Marinha.
A resolução, de número 303, dispõem sobre parâmetros, definições e limites de áreas de proteção permanente.
"Não é permitida qualquer construção em área de Marinha, trecho de 300 metros entre o mar e a costa", disse. Segundo ele, um condomínio de Camburi já foi autuado recentemente por desrespeitar a lei.
REAÇÃO - Segundo Cristovão dos Passos, morador de Camburi, cerca de sete residências estão construindo muros na faixa de areia da praia --área que pertence à União e de uso comum de todos.
Passos disse que alguns muros são construídos avançando sete metros da areia da praia. "Trata-se de um verdadeiro absurdo. O muro antigo construído pelos veranistas e condomínios já era irregular porque ocupava a praia, mas agora avançaram demais", disse.
Passos afirmou que a situação ficou mais grave ainda após o período das ressacas, uma vez que, os muros estão sendo reconstruídos avançando até sete metros na areia da praia.
"Em época de maré cheia, os muros irão obstruir a passagem dos banhistas pela areia da praia", disse.
NOTIFICAÇÃO - Acionada pelos moradores de Camburi, a Câmara solicitou explicações à prefeitura. Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), as novas construções estão sendo feitas irregularmente.
A Prefeitura de São Sebastião informou ontem que a Secretaria de Obras e Planejamento já notificou todos os proprietários que estejam reconstruindo seus muros ou varandas em frente à praia de Camburi (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura notifica os proprietários

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informou ontem que a Secretaria de Obras e Planejamento já notificou todos os proprietários que reconstruíram seus muros ou varandas em frente à praia de Camburi.
Os proprietários estão sendo orientados a procurar a prefeitura para solicitar autorização e orientação antes de concluírem a reconstrução dos muros situados à beira-mar.
As construções foram destruídas recentemente pela ressaca que atingiu as praias da região, no mês passado.
A prefeitura informou ainda que os fiscais da Secretaria de Obras vão acompanhar o andamento das construções. Segundo a prefeitura, os muros foram construídos provisoriamente como forma de barrar o avanço da maré nos períodos de ressaca.
A prefeitura não informou a quantidade de proprietários notificados e que penalidade serão aplicadas, caso as reconstruções estejam sendo feitas de maneira irregular.
A praia de Camburi, com cerca de 1 quilômetro de extensão, é um das mais badaladas da costa sul da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Construção de balneário será retomada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informou ontem que as obras de reurbanização do Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, serão retomadas após a temporada de verão. As obras estão orçadas em R$ 6,2 milhões.
Segundo a prefeitura, as obras atrasaram devido à demora no processo de licitação. Para evitar transtornos aos usuários durante o verão, a prefeitura decidiu então iniciar os serviços somente a partir de março de 2007.
O balneário foi construído para recepcionar os turistas de um dia. A prefeitura decidiu demolir a antiga estrutura para reurbanizar o local.
O projeto prevê a implantação de restaurante, quiosques e quadras esportivas, entre outras benfeitorias.
Os usuários alegam que as obras estão há muito tempo paradas e reclamam da falta de informação. Segundo Ademar Santos Barbosa, a prefeitura deveria instalar uma placa no local, detalhando o início e o prazo de conclusão das obras. "Está tudo muito atrasado e sem qualquer informação aos usuários", disse.
Segundo a prefeitura, foi construído inicialmente o sistema de esgoto do balneário, período em que o acesso aos usuários ficou restrito.
A partir de março, as obras deverão ser concluídas em 60 dias. A prefeitura informou que o acesso à praia e ao estacionamento estão liberados ao público. (Fonte: ValeParaibano)

Policial atira contra namorado de ex-mulher

São Sebastião - O investigador P.M., 48 anos, da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, foi indiciado na madrugada de ontem por tentativa de homicídio em Ubatuba.
O investigador é acusado de atirar no topógrafo D.J.M.L, 27 anos, que vinha mantendo relacionamento com a sua ex-mulher, a enfermeira M.N.P., também de 27 anos.
A tentativa de homicídio ocorreu anteontem à noite em uma casa no centro de Ubatuba, onde se encontravam o topógrafo e a ex-mulher do investigador. Ele chegou de surpresa na casa e atirou no topógrafo, que trancou-se no banheiro para se proteger.
O topógrafo, atingido nas costas, na perna e na cabeça, foi encaminhado a Santa Casa. Ele permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A ex-mulher do investigador não sofreu ferimentos.
O investigador deixou o local e dirigiu-se até a sede da Dise em São Sebastião, onde se apresentou espontaneamente. Ele não foi preso e responderá ao crime em liberdade.
INVESTIGAÇÃO - O delegado seccional de São Sebastião, José Francisco Rodrigues Filho, não foi localizado para comentar o assunto. Um processo administrativo será instaurado para apurar o envolvimento do investigador no crime.
Segundo colegas do investigador, P.M. vinha enfrentando problemas com a ex-mulher. Ele não teria aceitado a separação. O policial tem dois filhos com a enfermeira. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara autoriza convênio para recuperar Centro Esportivo de Barequeçaba
Construção de terminal de ônibus, situação da iluminação pública, entre outros assuntos, foram questionados pelos vereadores

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou em regime especial de urgência, durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 3, o projeto de lei 042/06, de autoria do Executivo, que autoriza a celebração de convênio com a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer.
O objetivo da Prefeitura é conseguir cerca de R$180mil para construção de pista de skate e playground, além da reforma da quadra poliesportiva e dos sanitários do centro esportivo do bairro de Barequeçaba.
O projeto foi encaminhado à sanção.
Ainda na mesma sessão, os vereadores aprovaram pouco mais de 15 requerimentos.
Um deles, de autoria do parlamentar José Cardim de Souza, reivindica ao Executivo a construção, urgente, de um terminal urbano para a parada de ônibus no ponto final do bairro do Itatinga, bem como a mudança do estacionamento dos veículos.
O assunto já foi alvo, inclusive, de uma indicação que solicitava providências para solucionar a questão.
Segundo Cardim, a parada dos ônibus em frente às casas vem gerando reclamações dos moradores, pois a saída dos carros das garagens das residências está sendo obstruída. Além disso, muitas crianças deixam de brincar nas calçadas devido às manobras dos ônibus, que precisam dar ré para estacionar no ponto. “Até para o tráfego de veículos fica difícil transitar, pois a parada fica no cruzamento da avenida Itatinga com a rua Josepha de Sant’ana Neves, o que dificulta a visibilidade dos motoristas, o que vem provocando acidentes”, relata Cardim.
A questão da iluminação pública foi outro assunto abordado por ele, que pergunta ao Executivo qual o número de ligações comerciais e residenciais existem em São Sebastião.
CIP – O vereador Cardim lembra que a Câmara aprovou a instituição de uma Comissão de Iluminação Pública, a CIP, por meio de um projeto de lei complementar, com o objetivo de custear os serviços de fornecimento de energia elétrica em rede instalada na área urbana do município.
“O Executivo precisa pedir uma ação da empresa Bandeirantes de Energia porque está se vendo um grande número de lâmpadas apagadas. A comissão deve percorrer o município porque os contribuintes pagam a taxa de iluminação por ponto, esteja ele aceso ou apagado”, esclarece Cardim, que já atuou no ramo de eletricidade.
Já o vereador Félix João dos Santos, o ‘Geléia’, quer saber do Executivo quantos aterros sanitários existem na cidade; se há coleta de gases de efeito estufa e, em caso afirmativo, por qual empresa o serviço é feito, informando nome, endereço e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica) e qual o valor mensal é recebido pela Prefeitura. Em caso negativo, ele pergunta se há interesse na captação e negociação dos gases.
Segundo Geléia, o gás de efeito estufa pode ser utilizado como combustível e os valores oriundos da venda de crédito de carbono podem ser investidos em infra-estrutura municipal e implantação de políticas voltadas a preservação ambiental.
Ele também está solicitando à administração informações com relação a parceria com o Programa Brasil Alfabetizado, cuja finalidade é a alfabetização de idosos.
O vereador está indagando a Prefeitura quantas salas de aula são disponibilizadas para atender a demanda; qual o valor mensal recebido pela municipalidade, por meio da parceria, para manter as classes; qual o número total de alunos inscritos no programa; qual o prazo do contrato, informando início e fim; e se o Executivo possui convênio com o projeto ‘Alfabetização Solidária’. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara critica serviço prestado pela Sabesp

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião criticou em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 3, o serviço que é prestado pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no município. O assunto foi levado ao Plenário por meio de um requerimento apresentado pelo presidente da Casa, Wagner Teixeira.
No documento, Teixeira pede informações sobre o mau cheiro que é exalado de uma estação elevatória de água e esgoto situada no bairro do Pontal da Cruz, região central.
Segundo ele, no local ocorre a emissão de gás metano e carbônico, em altas concentrações há muitos anos, o que vem gerando constantes reclamações por parte da Associação de Moradores, a Sampoc.
O presidente quer saber se existe licença junto a CESTEB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para que a estação possa operar na região; qual a validade; e se há algum sistema que elimine o mau cheiro. Além disso, ele solicita o encaminhamento de cópia dos indicadores da última medição de emissão da quantidade de gases emitidos durante o dia e a noite; e o laudo da Cetesb, e de outra organização particular, para medição da emissão dos gases metano e carbônico, entre outros.
De acordo com o presidente, nos últimos meses o cheiro se tornou insuportável, causando sérios transtornos aos idosos que residem no referido bairro, pois em determinados períodos o odor aumenta provocando sensação de sufoco nos mesmos.
“O problema também acontece em outras praias e a morosidade da Sabesp é tremenda em dar uma resposta. A Prefeitura deve cobrar uma solução da Sabesp. Se paga tão caro pelo esgoto e o mínimo que a população deve ter é um tratamento de qualidade, mas não é o que acontece em São Sebastião”, critica Wagner.
Ele sugeriu a municipalização dos serviços que hoje são realizados pela Sabesp a partir do momento em que a concessão estiver para ser renovada. “A população está insatisfeita com o atendimento”.
Para o líder do governo na Câmara, vereador Robson Wilson dos Santos, o ‘Robson Ceará’, a idéia em municipalizar os serviços é a melhor alternativa para solucionar o atendimento ao município. “A Sabesp arrecada o dinheiro com a distribuição da água, mas investe em outras localidades onde a classe média alta tem privilégio”, acredita.
“A Sabesp tem obrigação de oferecer um serviço adequado em função do que ela cobra e recebe”, conclui o vereador Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Sebastianense apresenta o prato Azul Marinho no “Mais Você”

São Sebastião - O tradicional prato caiçara, o “Azul Marinho”, será produzido nesta quinta-feira (04/10) no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, pela Rede Globo. O comerciante sebastianense Reinaldo Joaquim de Santana, o Contrapino, 54 anos, foi o convidado para apresentar ao Brasil a especialidade do Litoral Norte.
O convite surgiu durante a participação de Contrapino na exposição Revelando São Paulo, na capital, onde foi representar São Sebastião. A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião levou os participantes para o bairro Água Branca, onde aconteceu a exposição. “Uma produtora do programa experimentou o prato e gostou. Ela se interessou pela produção do Azul Marinho e me fez o convite.”
Caiçara, apaixonado por folclore, um dos fundadores do projeto “São Sebastião tem Alma”, o comerciante vê na participação no programa global uma forma de divulgar e resgatar ainda mais a cultura local.
Além do Azul Marinha, o sebastianense é especialista na produção da tainha assada, outro prato típico da região. “Outras emissoras também se interessaram por nossa culinária e com certeza poderemos divulgar mais a nossa cultura”, disse.
Para Contrapino, a participação no Revelando São Paulo foi importante até porque estava desempregado. “Investi o pouco que tinha para cozinhar os pratos da cultura caiçara e deu certo. A Sectur ajudou com o transporte e os frutos serão colhidos.”
Preparo - Uma curiosidade para quem não conhece, o Azul Marinho surgiu da necessidade do pescador, do caiçara pobre se alimentar. Feito à base de peixe e banana, produtos em abundância no Litoral Norte, os dois eram cozidos e a própria nódoa da banana dava a coloração azulada ao prato.
Conforme Contrapino, como a água era escassa, o mesmo caldo que era cozido o peixe servia para fazer o pirão, de mandioca, também em abundância. Dessa cultura surgiu um dos pratos mais apreciados pelos turistas.
A gravação da participação será nesta quinta, mas a data da exibição ainda não foi definida. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Sessão Extraordinária na Câmara de Ubatuba

Ubatuba - Nesta quinta-feira, 05, às 11 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba (avenida Iperoig, 218 – Centro), haverá uma Sessão Extraordinária. Na pauta constam dois itens:

1 - Leitura Projeto de Lei Complementar nº 01/06, do Executivo, que institui o Plano Diretor Participativo e o processo de planejamento e gestão do desenvolvimento urbano do Município de Ubatuba (com Emendas do Legislativo).

2 - Votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/06, da Verª Luciana Machado - PDT, que concede o Título de Cidadão Ubatubense ao Sr. Eduardo de Souza César.

Às 20 horas, também na quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, haverá uma Audiência Pública para debater sobre a cobertura da “Feira Hippie”.
Clique aqui para ver o video da convocação.
(Fonte: O Guaruçá)

Itamambuca recebe 10ª edição do Uluwatu ZN de Surf no próximo final de semana

Ubatuba - A Praia de Itamambuca, em Ubatuba, sediará no próximo final de semana, 7 e 8 de outubro, a 10ª edição do Uluwatu ZN de Surf, campeonato exclusivo para moradores da Zona Norte da capital paulista. O evento terá disputas nas categorias Open, 30+ e Longboard (pranchões), com premiação de uma passagem aérea para Bali, na Indonésia para o campeão da Open; R$ 1.500,00 em produtos para o vencedor da Longboard e uma prancha para o primeiro colocado da 30+.
O surfista Daniel Gonçalves, morador do bairro de Pirituba, foi o campeão da categoria Open e terceiro colocado na Longboard no ano passado. Daniel iniciou este ano a sua carreira como professor de Educação Física e personal trainer, dividindo o seu tempo livre com o surfe. Outros destaques são Danilo Rebelo e Dênis Rodrigo, que em 2005 foi vice-campeão na Open e o vencedor da 30+ no Uluwatu ZN.
O 10º Uluwatu ZN de Surf 2006 tem colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Associação Ubatuba de Surf e da Sociedade Amigos de Itamambuca, com supervisão da Federação Paulista de Surf.
Preparação para o Mundial - O Uluwatu ZN de Surf antecede o maior evento de surfe a ser realizado em Ubatuba desde a década de 80. Entre os dias 23 e 29 de outubro, Itamambuca recebe o Onbongo Pro Surfing, tradicional etapa seis estrelas do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial) e que até o ano passado era realizada em Florianópolis. O evento irá distribuir 2.500 pontos e definirá o campeão sul-americano.
Para a realização de evento de tal porte em Ubatuba, o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr esteve em Florianópolis em 2005 para acompanhar a realização da etapa do WQS, que acontecerá em Ubatuba também em 2007 e 2008.
O Onbongo Pro Surfing é o único evento seis estrelas disputado na América do Sul e distribui uma premiação de 125 mil dólares. “Ubatuba receberá nos próximos três anos a elite do surfe. Temos ondas perfeitas e pretendemos oferecer a melhor infra-estrutura aos atletas, público e imprensa especializada que virá a Ubatuba acompanhar o evento”, disse o secretário.
 (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Delegacia Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, vai realizar no próximo dia 9 de outubro, o “I Seminário Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”.
O seminário tem o objetivo de tratar da questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais com seriedade, na tentativa de diminuir as desigualdades sociais e garantir o direito à plena cidadania.
Durante o seminário, que acontece a partir das 19h30, no auditório da Unitau – Campus Ubatuba, empresas e sociedade em geral poderão conhecer de perto o Programa de Ação Interinstitucional da Delegacia Regional do Trabalho, a lei de cotas, que obriga empresas a contratarem pessoas com deficiência, as dificuldades que precisam ser superadas, alternativas e propostas de trabalho conjunto e em parceria com a sociedade.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é importante colocar em discussão assuntos tão relevantes como a inclusão das pessoas com necessidades especiais. “Temos a obrigação de dar atenção a todos com igualdade. Discutir a inclusão das pessoas com deficiência vai trazer à tona a necessidade de enxergar o trabalho destas pessoas com respeito, sabendo que os portadores de deficiência têm o mesmo direito de trabalhar que todos nós”, disse o prefeito.
O campus da Unitau em Ubatuba fica na Avenida Castro Alves, 392, no Itaguá. Mais informações no telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Ubatubense briga pelo título do SuperSurf na Barra da Tijuca

Ubatuba - Para conseguir ser o campeão do SuperSurf 2006 e vencer o estigma de segundo colocado, o surfista ubatubense Odirlei Coutinho, que já foi três vezes vice-campeão do circuito brasileiro, tem uma difícil disputa pela frente. Atual vice-líder do ranking, Odirlei precisa vencer a etapa e torcer para que o paranaense Jihad Kohdr não chegue às quartas-de-final, já que se passar das oitavas, Kohdr já conquista o título.
A etapa final do SuperSurf acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O vencedor leva um carro zero quilômetro. Entre as mulheres, a carioca Andréa Lopes já garantiu o inédito tetracampeonato por antecipação, ao ganhar a etapa passada, em Itacaré (BA), onde o também ubatubense Renato Galvão foi vice-campeão.
Galvão, que foi campeão brasileiro em 2004, figura atualmente como quarto colocado no ranking brasileiro, após a realização de quatro etapas do SuperSurf. Suelen Naraísa está em terceiro no ranking.
Permanecem no SuperSurf os 36 primeiros colocados da categoria masculina e as 14 melhores da feminina. Os surfistas que completam a relação dos 60 participantes da masculina e das 22 da feminina serão indicados pelo ranking de acesso da Abrasp (Associação Brasileira de Surfe Profissional).
Perfil - Odirlei Coutinho tem 27 anos e começou a surfar com 12, tendo se profissionalizado em 1997. O surfista costuma treinar em Ubatuba mesmo, nas praias Grande, Vermelha do Norte e Perequê-Açu. Odirlei já foi três vezes vice-campeão brasileiro, em 2001, 2004 e 2005 e alcançou uma ótima segunda colocação também na etapa mais importante do WQS em 2005, realizada na França.
Para Odirlei, que já surfou em lugares como Hawaii, Austrália, Indonésia, o lugar mais marcante foi Teahupoo, no Tahiti, “porque exige muita técnica e principalmente coragem”. Hoje, o maior sonho do surfista é chegar ao WCT, surfar as melhores ondas do planeta e ser reconhecido como um dos melhores do Brasil e do mundo. (Fonte: PMU)

Caiçarada começa nesta quinta com atrações de todo o Brasil
Evento acontece até domingo, 8 no Terminal Turístico do Perequê-Açu, em Ubatuba

Ubatuba - A Caiçarada, festa de cultura popular que teve sua primeira edição no ano passado, começa nesta quinta-feira, 5, trazendo para Ubatuba atrações que retratam danças e músicas regionais de todo o Brasil. Ao todo, serão 20 grupos, de diversos estados, se revezando ou cantando juntos. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), acontecerá no Terminal Turístico do Perequê-Açu, até o dia 8, dentro da programação do aniversário da cidade.
Dentre as atrações, destacam-se grupos como o Fogança Paranaense, de Maringá, que já se apresentou na Espanha e na França. O grupo Godap, de Olímpia, fará apresentações tradicionais de diversos estados do Brasil. No sábado, 7, diversos grupos de Moçambique levarão sua alegria para as ruas do Centro, num desfile folclórico que sairá da Biblioteca às 15 horas.
Já no domingo, o ponto alto da festa será um encontro musical entre caiçaras de Parati, Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ilha do Cardoso e Ubatuba, apresentando músicas do Fandango Litorâneo. Segundo Nei Martins, o objetivo desse grande encontro é integrar os caiçaras de uma forma nunca vista. “Estamos preparando apresentações bem descontraídas, com improvisos, unindo diversos grupos. Nossa intenção é viver um momento único com eles, marcado pela amizade e pela cultura”.
Além dos shows programados para todas as noites, a festa contará com tendas e restaurante apresentando o que há de melhor na culinária caiçara. Nos ranchos, o visitante também poderá apreciar alguns costumes locais como construção de canoa, de rabeca (espécie rústica de violino), entralho e remendo de rede, fabricação de farinha de mandioca, além do artesanato caiçara. Na parte de brincadeiras típicas, haverá corrida de canoas, torneio de truco e atiradores de bodoque (arco de atirar pedra).
O local - Diferente do que ocorreu ano passado, quando a Caiçarada foi realizada na Praça de Eventos, para esta segunda edição a Fundart escolheu o terminal turístico do Perequê-Açu, por possuir estrutura de apoio aos visitantes, com banheiros, alojamentos, restaurante, área para montagem das barracas, grande espaço para estacionamento no entorno, e principalmente por estar localizado na beira da praia, cenário ideal para o evento. O mesmo local já foi palco para duas edições da Festa da Cultura Popular realizada pela Fundart nos anos de 95 e 96, com grande sucesso.
Os grupos folclóricos visitantes ficarão alojados em escolas, no prédio da Polícia Militar e também no terminal. A entrada será franca durante todos os dias. Confira a programação:
Programação

Dia 5/10 - quinta-feira
18 h - Chegada do cortejo de canoas, trazendo a Bandeira da Caiçarada
19 h - Hasteamento de Bandeiras e execução do Hino Nacional
19h30 - Entrega da chave da cidade ao patrono do evento e apresentações de dança: indígena, afro e portuguesa.
21 h - Apresentação dos grupos: Canoá, Quadrilha de Angra dos Reis e Guaruçá

Dia 6/10 - sexta-feira
19 h - Apresentação dos grupos: Moçambique Mirim (São Luiz do Paitinga), Congada de Bastões, Dança da Fita, Fandango de Tamanco, Maracongada (Tremembé)

Dia 7/10 – sábado
15h – Desfile folclórico no centro de Ubatuba, com a participação dos grupos: Moçambique e Ternos de Congos.
19 h - Apresentação dos grupos: Samba de Lenço (Mauá), Congada Camisa Verde (Uberlândia MG), Congada Chapéu de Fitas (Olímpia), Reisado Sergipano (Guarujá), Fogança Paranaense e Grupo Cheiro de Mate (Capão Bonito)

Dia 8/10 – domingo
9 h - Corrida de Canoas, Torneio de Truco e demonstração de atiradores com bodoque
12 h - Almoço Caiçara Azul-Marinho (peixe com banana verde e pirão) e Lambe-Lambe (marisco no arroz)
13 h – encontro musical com caiçaras de Parati, Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ilha do Cardoso e Ubatuba, apresentando músicas do fandango litorâneo: Cana-Verde, Recortado, Tontinha, Ciranda de Roda, Chiba, Chapéu e outras.
19 h - Apresentação dos grupos; Dança de Boi, Dança dos Chapéus e Grupo Godap (Olímpia), com danças típicas c/ danças típicas de vários estados brasileiros.
Entrega de premiação do Concurso de Contos e Poesias Eliana de Oliveira
(Fonte: PMU)

Ubatuba lança comitê organizador dos Jogos Regionais 2007
A cidade de Ubatuba está preparada para receber o maior evento de sua história

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai lançar oficialmente nesta quinta-feira, 5, às 19h30, o Comitê Organizador dos Jogos Regionais 2007. A cerimônia será realizada no auditório da Unitau (Universidade de Taubaté), Campus de Ubatuba, e vai contar com a presença de autoridades, empresários e de representantes da comunidade.
O lançamento do comitê organizador será a primeira ação de uma campanha que prevê o envolvimento de vários setores da sociedade local com os Jogos, que para Ubatuba têm um caráter que vai além do evento esportivo. Formado por cerca de 30 coordenadores, o Comitê Organizador terá a responsabilidade de planejar e executar tudo que for referente à competição.
O prefeito Eduardo César está animado e satisfeito com a vitória que já foi Ubatuba ter sido escolhida como sede dos Regionais. "As vantagens, as alegrias e o progresso que a vinda dos Jogos trarão para nossa cidade são inúmeras e serão inesquecíveis. Vamos fazer dos Regionais de 2007 um sucesso que efetivará Ubatuba como uma cidade pronta para receber qualquer evento de grande porte", comemora o prefeito.
Infra-estrutura - Os Jogos Regionais de 2007 farão de Ubatuba uma cidade a ser lembrada por receber mais de 10 mil atletas, de até 50 municípios, que agitarão a cidade, movimentando o comércio local e trazendo a mídia para conhecer as belezas de Ubatuba.
Serão sete ginásios poliesportivos, uma piscina semi-olímpica, duas canchas de bocha e duas de malha, seis campos de futebol, uma pista de atletismo oficial e uma pista de skate. Espaços que, durante 15 dias no mês de julho, brilharão com os talentos de esportistas de mais de 20 modalidades, vindos do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê e Litoral Norte para competir em Ubatuba.
E a cidade já está em clima de Jogos Regionais: são mais de dez obras para compor a infra-estrutura necessária. Não há tempo a perder, mas até julho de 2007, tudo estará pronto para o evento no qual mais de R$ 2 milhões serão investidos.
Vantagens - Por ser uma cidade turística, Ubatuba só tem a ganhar com a vinda de tantos visitantes. Atletas, familiares, amigos, imprensa e toda a equipe envolvida nos Jogos terão a oportunidade de conhecer a cidade, levando a experiência para outras pessoas e mostrando que Ubatuba tem potencial para receber grandes eventos.
Isso não é novidade, visto que Ubatuba já é palco de importantes acontecimentos esportivos, sempre com sucesso de crítica e, sobretudo, de público. SuperSurf (circuito brasileiro de surfe profissional), Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo e grandes provas de triatlo, entre outros, são exemplos que Ubatuba tem capacidade para oferecer o que há de melhor em termos de infra-estrutura e acolhimento.
Modalidades extras - E por falar em surfe, já está garantida a inclusão do esporte como modalidade extra dos Jogos Regionais de Ubatuba. Além do esporte símbolo da cidade, que é conhecida como capital do surfe, e do jiu-jitsu, ainda estão previstas como modalidades extras beach soccer, futevôlei, triatlo, pesca, iatismo, futebol de mesa, skate, kung-fu. Alguns destes esportes foram escolhidos por utilizarem a natureza disponível em Ubatuba como área de competição. É o caso do beach soccer, do futevôlei, do triatlo, da pesca e do iatismo.
Estrelas - Além das que enfeitam as noites agradáveis de julho, muitas outras estrelas brilharão em Ubatuba em 2007. Atletas de renome nacional e internacional darão a honra de se apresentarem em Ubatuba, incentivando os jovens a ver o esporte como uma oportunidade de subir na vida e estar longe das drogas e violência que tanto nos afligem nos dias atuais.
Ubatuba tem a política de não contratar atletas de outras cidades para compor sua equipe, enaltecendo, assim, os talentos locais e dando oportunidade de cada um ver sua estrela brilhar em busca de uma boa colocação para sua cidade.
Envolvimento da comunidade - "Os Jogos Regionais não serão um evento da prefeitura, ou da Secretaria de Esportes e sim um evento de Ubatuba, com envolvimento de toda a comunidade", diz o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Luiz Bittencurt Junior. “A realização dos Jogos Regionais em Ubatuba é a concretização de um sonho antigo de muita gente. Este é o momento de realizar este sonho e por isso, várias pessoas já estão se colocando à disposição para trabalhar como voluntárias no evento”, completou.
Visando uma melhor recepção aos atletas, a Secretaria de Esportes e Lazer pretende realizar reuniões com as associações de bairros para conscientizar quanto à importância do bom recebimento e explicar a todos que a realização dos Jogos Regionais em sua cidade só trará coisas boas para o município. "Este é um momento muito esperado por todos e não vamos medir esforços para fazer tudo da melhor forma possível. Ubatuba será para sempre lembrada por causa dos Jogos Regionais de 2007", ressalta Bittencurt. (Fonte: PMU)

Escola José Simeão promove a “Semana da Família na Escola”

Ubatuba - A escola municipal Professor José de Souza Simeão, em Ubatuba, realiza até a próxima sexta-feira, 6, a “Semana da Família na Escola”. As atividades tiveram início na última segunda-feira, 2, e têm como objetivo aproximar a comunidade nas atividades escolares, envolvendo alunos, pais, professores, funcionários e a própria comunidade. Nas atividades programadas para esta quinta-feira, estão oficinas de crochê, fuxico, pintura em tecido, pátina, biscuit, reciclagem e pão, além de aulas de alongamento e cabeleireiras que estarão a serviço da comunidade.
Para o encerramento, na sexta-feira, 6, a escola programou um sorteio de prêmios, onde o dinheiro arrecadado será utilizado para a festa da semana da criança. Ainda para o fechamento da semana estão previstas as apresentações do grupo de dança do ventre Rosas do Oriente, grupo de dança da escola Simeão e as coreografias da Academia Biodance premiadas na Ginastrada 2006. (Fonte: PMU)

Prazo para inscrições em EMEI’s e creches termina dia 6

Ubatuba - Termina no próximo dia 6 de outubro, sexta-feira, o prazo para as inscrições das crianças candidatas a freqüentar as escolas de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ubatuba no ano letivo de 2007.
As inscrições devem ser solicitadas pelos pais ou responsáveis, nas escolas mais próximas das residências dos futuros alunos, acompanhados dos documentos necessários à identificação da criança e de seu local de residência: certidão de nascimento e RG (se possuir); carteira de vacinação; RG do pai ou responsável e comprovante de residência em nome dos pais ou responsável (conta de luz, telefone, contrato de aluguel ou correspondência).
As inscrições serão diferenciadas em duas faixas etárias. As crianças que tem idade de zero a três anos até 31/12/07 serão atendidas nas creches municipais dentro das limitações estabelecidas pelo número de vagas e critérios adotados, dando preferência às crianças da mãe trabalhadora e aos níveis inferiores de renda familiar. Já as crianças de três anos e 1 mês a seis anos farão suas inscrições para as EMEI’s. (Fonte: PMU)

Prefeitura abre inscrições de curso para profissionais de salões de beleza

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará, nos dias 24 e 26, um curso de Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza. A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Referências de Especialidades e as inscrições poderão ser feitas até o dia 20, na Secretaria de Saúde. O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população.
A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está realizando, desde junho, o cadastramento de todos os salões de beleza da cidade. Os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas da Vigilância Sanitária serão notificados.
Segundo o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, o intuito da fiscalização é orientar os proprietários sobre os riscos sanitários. "Nossa função é afastar os riscos à saúde da população. Queremos trabalhar como parceiros desses profissionais, prestando um respaldo técnico aos salões de beleza e barbearias da cidade".
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. O curso acontecerá no Centro de Referências de Especialidades, que fica na Rua Cunhambebe, 703, em dois dias diferentes (24 e 26 de outubro). (Fonte: PMU)

Votos obtidos em Ubatuba reafirmam compromisso de Aline Corrêa com o Litoral

Ubatuba - A deputada eleita Aline Corrêa reafirma, após a eleição, seu compromisso com Litoral Norte, onde obteve 475, que contribuíram de maneira significativa para a garantia de uma vaga na Câmara Federal. O destaque foi para Ubatuba, onde Aline obteve 442 votos, a segunda maior votação obtida por ela no chamado Cone Leste Paulista, que envolve o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, tendo ficado apenas atrás de Lorena, onde foram registradas 646 indicações.
O resultado das urnas na região foi gratificante para Aline que, durante a campanha, fez questão de estar na cidade para apresentar suas propostas de apoio à sociedade local. "Estou muito feliz, não apenas pela eleição, mas também pelo fato dos moradores de Ubatuba terem entendido nossas propostas e nos apoiado. Garanto que vamos trabalhar pela cidade e não vamos decepcioná-los. Sou muito grata a todos pelo voto de confiança que recebi", disse.
Capacitação da comunidade
Empresária que tem se destacado pelo trabalho que realiza na elaboração e execução de projetos para a liberação de recursos destinados a prefeituras, Ongs e Oscips, Aline espera começar em breve suas ações na região, com a montagem de núcleos de capacitação da sociedade para a elaboração e execução de projetos que atendam às necessidades locais.
Apesar de ter sido eleita pela primeira vez para ocupar um cargo público, Aline tem vasta experiência com projetos e entende que esta é uma das maneiras de fazer com que a população dependa cada vez menos do poder público e possa caminhar com as próprias pernas. "Quem mora nas comunidades sabe exatamente as necessidades que possui. Então, vamos capacitá-los para que desenvolvam ações, projetos que atendam a essas necessidades. As próprias comunidades é que vão gerir os recursos que forem obtidos", destacou.
Os trabalhos já começaram, mesmo antes de tomar posse. Uma equipe técnica já foi montada por Aline e já iniciou um estudo para definir quais os locais onde os núcleos deverão ser instalados. A preocupação da deputada eleita é iniciar o mandato, no ano que vem, com ações práticas. "Não podemos perder tempo. Há muito a ser feito. A população está cansada de promessas não cumpridas; quer ver trabalho, quer trabalhar, e nossa parceria já começou. Já estamos realizando estudos preliminares e assim que assumirmos o cargo iniciaremos a montagem dos núcleos. Nosso compromisso com o Vale, Litoral e Serra está mantido. Na verdade, está só começando", finalizou.
Satisfação
Uma das pessoas que ficaram mais satisfeitas com o resultado das urnas em Ubatuba foi Marco Alcântara Machado, um dos coordenadores da campanha de Aline na região e que faz parte da equipe da deputada eleita. "Estou feliz pela eleição dela porque desde o início acreditei em suas propostas. É uma pessoa séria, que se comprometeu com a região e que já começou a trabalhar. Temos a certeza de que Ubatuba e o litoral ganharam muito com isso", disse.
Outro que também ficou muito feliz com os votos obtidos em Ubatuba foi o coordenador geral da campanha, Donizetti Louro, que tem forte ligação com a cidade. Para ele, Ubatuba mostrou que tem força e isso vai ser compensado com trabalho. "A Aline, assim como eu, tem um carinho enorme por Ubatuba e a comunidade mostrou que quer trabalhar. Então, vamos dar trabalho a ela. Vamos capacitar os moradores para elaborar e executar os projetos que atendam as necessidades de cada núcleo que vai ser desenvolvido. O que era compromisso da Aline, agora vai ser ação direta de cidadania", finalizou.
Mais informações:
Ednelson Prado - Assessor de Imprensa
e-mail: ednelson.prado@gmail.com

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 06/10 à 12/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Em agradecimento aos 95 mil votos de 1º de outubro
"Em um país democrático como o nosso, em que temos o privilégio de ir às urnas e escolher nossos governantes, você, eleitor, cumpriu seu papel. No último 1º de outubro, quase 100 milhões de brasileiros exerceram a cidadania e, pelo voto, depositaram a esperança de transformar para melhor esse país.

Depois de três meses de muita luta, mais de 25 mil quilômetros percorridos entre quase 40 cidades, muito trabalho, caminhadas, panfletagem, ligações entre outros, chegou a hora de agradecer a todos aqueles que confiaram a nós o seu voto, que confiaram no trabalho executado por dois mandatos consecutivos frente à prefeitura de Caraguá.

Graças ao apoio de quase 95 mil pessoas, foi possível alcançar nosso objetivo comum: o de dar representatividade a nossa região. Ao todo foram 280 municípios que nos escolheram como deputado estadual. Em Caraguá, cidade que vivenciou todas as melhorias proporcionadas por um trabalho intenso feito sempre em parceria com o governo do estado, recebi da população 60% dos votos válidos.

Com muito empenho e dedicação, o trabalho a partir de agora é fazer com que todos os outros municípios de São Paulo conheçam esse desenvolvimento. Nosso papel é intermediar a relação governo - cidade - cidadão em benefício sempre de quem mais precisa: o povo.

Agora, com a certeza de que você acredita em nossas propostas, assim como acredita no trabalho que José Serra está disposto a fazer frente ao governo do estado, peço seu apoio também a Geraldo Alckmin.

Ele, que é um exemplo de pessoa, de político, poderá alavancar o progresso de nosso país de forma nunca vista. Para isso, precisa de você, precisa do seu voto.
Conto com você novamente.
Forte Abraço
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".

Antonio Carlos
Deputado Estadual

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Mandioca ©Juliano Gregori

Mandioca
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor