Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2006 - Nº 1622 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Alunos da Patagônia participam de intercâmbio com UNIMÓDULO e conhecem o Litoral Norte

Caraguatatuba
Copa da Criança tem novos resultados das rodadas desta quinta-feira 5
Futebol de Campo terá 10 partidas pela Copa da Criança neste sábado 7
RECREANÇA em Caraguá deve atrair 5 mil pessoas
Caraguá comemora dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional
Sertão dos Tourinhos recebe projeto “Recreação nos bairros” neste fim-de-semana
Continuam as rodadas do Municipal de Futsal 2006 Sub-15 e Sub-17

Ilhabela
-

São Sebastião
São Sebastião se mobiliza para combater as queimadas
Idéia surgiu após queimada em morro
Região sul havia sido reflorestada
Minuta final do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo será entregue na terça-feira
Secretaria da Saúde já tem programação definida para Semana da Saúde Bucal
São Sebastião recebe Beach Games Universitário no próximo dia 13


Ubatuba
Clodovil monta base política em Ubatuba
Estilista pode se eleger prefeito
Eleito vai continuar com o teatro
Câmara de Ubatuba vota pela 2ª vez e aprova título para Eduardo César
Prefeitura de Ubatuba prepara festa do Dia da Criança
1a Grande Festa do Quilombo da Fazenda
Ubatuba apresenta Comitê Organizador dos Jogos Regionais 2007
Curso de hortas suspensas faz sucesso em Ubatuba
Prefeitura terá ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 13
Programação da Fundart festeja aniversário da cidade
Ubatuba realiza “2º Festival da Paz”
Natação de Ubatuba segue na luta pelo título do Paulista de Águas Abertas
Prefeitura de Ubatuba lança o prêmio Ciccillo Matarazzo
Inscrições para prova pedestre “Cidade de Ubatuba” começam dia 10
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Alunos da Patagônia participam de intercâmbio com UNIMÓDULO e conhecem o Litoral Norte
A partir de um intercâmbio cultural entre o UNIMÓDULO e o IPADE, dez alunos e professores da Patagônia estão desde o início da semana na região. Eles participaram do “1º Encontro de Desenvolvimento Regional: enfrentando os desafios da sazonalidade” e conheceram as quatro cidades do Litoral Norte.

Litoral Norte - Um grupo de dez pessoas entre alunos e professores do IPADE (Instituto Patagônio para el Desarrollo Empresarial), localizado na Patagônia – Argentina, está desde o início da semana no Litoral Norte. Os integrantes participam de um intercâmbio cultural promovido entre o Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO e o IPADE, que teve como objetivo realizar a troca de experiências entre os estudantes de Caraguatatuba e os argentinos.
A programação preparada pelo UNIMÓDULO para os visitantes incluiu passeios turísticos, conversas em sala de aula com os estudantes da região e a participação no “1º Encontro de Desenvolvimento Regional: enfrentando os desafios da sazonalidade”, no qual eles se apresentaram para mostrar ao público local um pouco sobre a Patagônia.
No primeiro dia de atividades o grupo visitou emissoras de rádio de Caraguatatuba e foram recepcionados pela reitoria do UNIMÓDULO. Na ocasião, eles também passaram pela a Secretaria de Turismo de Caraguatatuba e no período noturno conheceram os alunos do curso de Ciências Contábeis. Na terça-feira, quem recebeu a visita dos representantes do IPADE foram os alunos de administração. Além disso, conheceram a Secretaria da Educação e o CIASE.
Na última quarta-feira, os professores e alunos da Patagônia conheceram duas cidades do Litoral Norte: São Sebastião e Ilhabela. Na primeira delas, os pontos de parada foram a sede da Petrobrás e a Secretaria de Turismo. Na Petrobras, eles foram recepcionados pelo assessor de imprensa da empresa, que apresentou a história e a atual situação do Terminal Marítimo Almirante Barroso, o Tebar.
Atualmente, o terminal é responsável pela distribuição de 50% do petróleo produzido no país e recebe uma média mensal de 50 navios, podendo trabalhar com quatro simultaneamente (três com petróleo e um com derivado). O Tebar possui 22 tanques de armazenamento e faz ligação por dutos com várias refinarias. Anualmente, o terminal que é administrado pela Transpetro, contribui com o orçamento de São Sebastião com um valor equivalente à R$ 45 milhões. Para Caraguatatuba e Ilhabela são destinados pouco mais de R$ 15 milhões.
A equipe que atendeu os alunos na Secretaria de Turismo de São Sebastião apresentou informações sobre a cidade e deu uma explicação mais detalhada sobre o Sítio Arqueológico de São Francisco.
Em Ilhabela, os visitantes passearam por alguns pontos importantes da cidade e também conheceram a sede da Secretaria de Turismo. No local, eles assistiram a um vídeo sobre o arquipélago, que mostrou informações sobre a história, cultura e as belezas naturais do local.
No terceiro dia da estadia no Litoral Norte os representantes do IPADE participaram do Encontro Regional e falaram um pouco sobre a Patagônia, com ênfase na cidade de Puerto Madryn, onde o Instituto está localizado. Essa apresentação foi importante e acrescentou informações sobre a sazonalidade, que era o assunto em destaque. Os participantes argentinos falaram sobre a situação da cidade e como enfrentaram os problemas na sazonalidade por lá.
As demais atividades realizadas pelo grupo foram: visita ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba, Projeto Tamar, Secretaria de Turismo e emissoras de rádio de Ubatuba, além dos cursos de história, biologia e turismo do UNIMÓDULO.
A iniciativa de trazer os estudantes para o Brasil foi da professora Angela Ribeiro, que é brasileira e leciona a disciplina de português nos cursos do IPADE. Ela entrou em contato com a diretoria do Centro Universitário para propor este intercâmbio. “Trazer esses estudantes ao Brasil é a realização de um sonho, que acredito ser o mesmo de todo professor que atua fora do Brasil. Queria poder mostrar as belezas naturais do Brasil e por meio deste intercâmbio com o UNIMÓDULO, apresentar a eles uma região com problemáticas parecidas relacionadas à sazonalidade, apesar de ter atrativos naturais diferentes”.
Para o pró-reitor de extensão e relações comunitárias, Léo Reis Leite Junior, o objetivo de promover o intercâmbio foi essa troca de experiência entre os estudantes das duas instituições. “As cidades têm características parecidas devido à sazonalidade e por isso achamos interessante esta oportunidade de integração”, finalizou. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Copa da Criança tem novos resultados das rodadas desta quinta-feira 5
A 2ª Copa da Criança teve novas partidas nesta quinta-feira 5, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Foram disputadas as categorias Infantil e Mirim, em três memoráveis partidas

Caraguatatuba - A 2ª Copa da Criança está agitando a garotada que curte futebol de campo em Caraguá. Sob a realização da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, o torneio tem acontecido todas as noites durante a semana.
Nesta quinta-feira, dia 5, a primeira partida foi entre as equipes da categoria Mirim, chave A, A.A. Corinthians e Gelaf, com placar final de 3x2 para o Corinthians. Os gols do time campeão foram de Luig, Marcos Paulo e Wallace. Pela equipe da Gelaf marcaram gols os jogadores Thiago e Felipe.
Em seguida, entraram em campo o Praia Soccer contra o XV de Novembro, pelo grupo A, categoria Mirim. A vitória ficou para o Praia Soccer, com placar de 2x1 e gols de Pablo e Rodrigo. O jogador Matheus, em defesa do XV também marcou 1 gol, encerrando a partida em grande estilo e muita comemoração para o Praia Soccer.
O último jogo desta Quinta-feira 5 foi válido pelo grupo B, categoria infantil, e fechou a noite com chave-de-ouro, com um show de goleadas do Projeto do Futuro em cima do Força Jovem e resultado de 6x0. Os gols foram de Cristiano, Rafael, Mariano, Magnus, Rafael Bagaça, Andrei e Marcus Vinicius. (Fonte: PMC)

Futebol de Campo terá 10 partidas pela Copa da Criança neste sábado 7
A 2ª Copa da Criança “Troféu Moacyr Francisco Getúlio” terá novas partidas neste final de semana. As categorias disputadas serão Pré-Mirim, Mirim e Infantil Masculino e os jogos serão realizados no CEMUG em Caraguá

Caraguatatuba - Os jogos válidos pela 2ª Copa da Criança “Troféu Moacyr Francisco Getúlio”, acontecerão neste sábado 7, em três campos de Caraguatatuba. O torneio é realizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, e reúne equipes de todo o município nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil Masculino.
Neste sábado 7, no campo do E.C. Brasília, no Porto Novo o primeiro jogo será às 9h, entre as equipes Projeto Futuro e E.C. Barranco Alto, na categoria Infantil(Grupo B).
Às 10h, ainda pelo Grupo B, na categoria Mirim, disputam a partida o C.A Fortaleza e o C.A. Guarani, e por último, às 11h, também pela chave B, categoria Infantil, enfrentam-se o C.A. Guarani e o C.A. Fortaleza.
No campo do Poiares, ao lado do colégio Objetivo, a primeira partida terá caráter extra, às 8h, na categoria Pré-Mirim(Grupo A), entre os times Praia Soccer e A.A. Corinthians. Às 9h, jogam pelo Grupo B, na categoria Pré-Mirim, o C.A. Fortaleza e o A.A. Corinthians B.
O Projeto Integração joga contra o A.A., na categoria Pré-Mirim(Grupo A), às 10h, e às 11h, será realizada a última partida no Poiares, válida pelo Grupo A, categoria Infantil, entre as equipes A.A. Corinthians e A.E. Unidos Ponte Seca.
Encerrando as partidas da Copa da Criança deste sábado, 7 de outubro, haverá jogos no campo do CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, a partir das 9h, sendo a primeira partida entre os times Colégio Módulo e XV de Novembro – categoria Mirim(Grupo A).
Também pelo Grupo A e categoria Mirim, está previsto para às 10h o jogo entre os times Gelaf e Praia Soccer. Às 11h, acontecerá o jogo da categoria Infantil(Grupo A), com as equipes Colégio Módulo e XV de Novembro. A entrada é franca e a realização da 2ª Copa da Criança é da SECER. Prestigie o esporte de nossa cidade! (Fonte: PMC)

RECREANÇA em Caraguá deve atrair 5 mil pessoas
O evento acontecerá no dia 12 de outubro das 9h às 16h na Praça de Eventos com muitas atividades dirigidas à população infantil do município

Caraguatatuba - Moradores e turistas estão convidadas para participar do RECREANÇA, promovido pela Prefeitura de Caraguá em parceria com o SESI de São José dos Campos e Rádio Caraguá FM. O evento para comemorar o “Dia da Criança”, acontecerá no dia 12 de outubro, das 9h às 16h, em toda a Praça de Eventos, que ganhará uma decoração especial para o dia.
O RECREANÇA é realizado pelo SESI há vários anos em cidades do Vale do Paraíba e virá pela primeira vez ao Litoral Norte, com atividades educativas, recreativas e culturais no Dia das Crianças.
O público infantil poderá participar de oficinas de pipa, caricatura, balão, sucata, corte de cabelo; e assistir apresentações teatrais, mímicas, contador de estórias e lendas de Caraguá, além de brincar com perna-de-pau, brinquedos infláveis, tatuagem de hena; competições de vôlei, beach soccer, queimada e diversas atrações musicais. A Cia de Dança de São José apresentará várias atrações de dança, shows covers, street dance, a apresentações das escolas municipais.
As secretarias municipais de Educação, Esportes e Recreação, Turismo, Saúde, Urbanismo, Habitação e Trânsito, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito), FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e Assessoria de Comunicação em conjunto com as demais secretarias estão trabalhando nos preparativos do evento. A organização é feita pelas Secretarias de Esportes e Educação.
Várias instituições públicas e privadas são parceiras no evento. Como por exemplo, a Sabesp, Praiamar Transportes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Proerd, GACC-Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba Albatroz, Conselho Tutelar, Defesa Civil, Ciase (Centro Integrado de Ações-Socio Educativas), ASCAFF, Ateliê Arte Tatoo e outros.
Toda a população está convidada para comemorar o “Dia da Criança” com o Recreança, que acontece das 8h às 16h na Praça de Eventos. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Caraguatatuba - No dia 13 de outubro, sexta-feira, comemora-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e os profissionais da área em Caraguá reunirão-se no dia 11, quarta-feira, no bar no Japonês, na Prainha para celebrar a data.
De acordo com a Fisioterapeuta Ana Paula, que está organizando o encontro, geralmente a data não é comemorada na cidade ou poucos profissionais da área se reúnem para isso. “Estou tentando trazer para o encontro o presidente do Conselho de Ética que representa o Conselho Federal em várias cidades. Essa será uma oportunidade de divulgarmos mais o nosso trabalho na cidade”, disse.
Para adquirir os ingressos e saber mais informações sobre o encontro, os interessados devem procurar Ana Paula pelo celular 9143-6800. “O convite é para todos os profissionais da cidade, será um dia especial para que possamos nos integrar e trocarmos experiências” finalizou.
O que faz um Fisioterapeuta:
Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.
As atividades dos fisioterapeutas incluem criar e aplicar exercícios para
aumentar a capacidade respiratória de pacientes com problemas respiratórios; desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos; estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas e com deformações, artrites, reumatismo e outros problemas nas articulações; evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto; promover a recuperação motora de doentes com seqüelas de traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia; tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG).
Além de todos esse tratamentos, os fisioterapeutas usam recursos como eletricidade, calor e frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelhos e exercícios na água para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações. Atuam também na área da medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos no processo de recuperação de pacientes.
O que faz um Terapeuta Ocupacional: Os Terapeutas ocupacionais são profissionais da área da saúde que tratam, através de programas de atividades físicas ou artísticas, de pessoas que apresentam disfunções relacionadas à alimentação, trabalho, higiene, forma de se vestir, que interferem na realização das atividades do dia-a-dia. Os pacientes são portadores de deficiências físicas e/ou mentais, crianças com dificuldades de aprendizado, vítimas de acidentes, portadores de cardiopatias, tetraplégicos, idosos com problemas físicos e mentais decorrentes da idade, pessoas que tiveram membros amputados, alcoólatras, drogados, aidéticos, deficientes visuais e auditivos.
Os terapeutas (arteterapeutas, musicoterapeutas, etc.) elaboram programas de atividades físicas que estimulam a criatividade, o ajustamento vocacional, emocional e a reabilitação física, com o objetivo de reintegrar seus pacientes à sociedade. As atividades dos terapeutas ocupacionais estendem-se por diversos campos da área de saúde, incluindo avaliar pacientes para elaboração do diagnóstico e das atividades a serem desenvolvidas; elaboração do diagnóstico e programas baseados em técnicas terapêuticas e recreativas, que desenvolvam a atividade mental como pintar, brincar, cantar, tocar instrumentos, interpretar textos e praticar expressão corporal; orientar atividades praticadas e estimular pacientes durante os programas; reavaliar pacientes sistematicamente a fim de reajustar ou alterar as condutas terapêuticas de acordo com a resposta do paciente à determinada terapia. (Fonte: PMC)

Sertão dos Tourinhos recebe projeto “Recreação nos bairros” neste fim-de-semana
7 de outubro promete muita diversão para as crianças do bairro Sertão dos Tourinhos. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SECER realiza o projeto “Recreação nos Bairros”

Caraguatatuba - As crianças do bairro Sertão dos Tourinhos tem motivos de sobra para comemorar. Neste Sábado, 7 de outubro, será realizado o projeto “Recreação nos Bairros”, a partir das 8 horas da manhã, no campo de futebol, ao lado da escola do bairro.
As atividades serão realizadas especialmente para os meninos e meninas que residem nos Tourinhos e bairros mais próximos. Será um dia inteiro de muita diversão, com gincanas, futebol, vôlei, bexiga escultural e outras atrações.
Participe com toda sua família. A entrada é franca. Esta é mais uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Continuam as rodadas do Municipal de Futsal 2006 Sub-15 e Sub-17
Confira neste sábado, 7 de outubro, as novas rodadas do Campeonato Municipal de Futsal 2006. Estão disputando os jogos as Categorias de Base Sub-15 e Sub-17, Masculino e Feminino

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal – uma realização da Prefeitura de Caraguá terá partidas neste final de semana, nos bairros Massaguaçu, Tinga, CIASE, Tinga e Poiares.
Neste Sábado 7, na quadra Marcio Fleury Filho serão realizados dois jogos, às 16h e 17h, ambos pelo Grupo A, categoria Sub-15 Masculino. Entram primeiro em quadra o Projeto Cooperando contra o Núcleo Massaguaçu, e em seguida a disputa será entre o Tabatinga Beach e o Núcleo Massaguaçu.
Na quadra do Tinga, também no Sábado os jogos começam às 16h, sendo a primeira disputa entre os times A.A. Corinthinhas e Amsterdam, do Grupo D, categoria Sub-17 Masculino. Às 17h, o Colégio Módulo enfrenta o Projeto Integração, na categoria Sub-17 Masculino(Grupo B). Na categoria Sub-15 Feminino, a rodada está prevista para as 18h entre as equipes Aparecida/CAPF e Projeto Integração. O último jogo será às 19h, pela categoria Sub-17 Feminino, com os times Projeto Integração e Aparecida/CAPF.
Também neste Sábado 7, na quadra do CIASE, no Travessão, haverá partidas válidas pelo Campeonato Municipal de Futsal. O primeiro jogo está previsto para às 16h, na categoria Sub-15 Masculino(Grupo B), entre as equipes Ismael Iglesias e Esporte Mirim. Às 17h, entram em quadra os times Avelino e Paraibuna, do Grupo E – categoria Sub-15 Masculino, e por último, às 18h, enfrentam-se o Tebar Praia Clube e o Speed Boys, na categoria Sub-17 Masculino(Grupo A).
No Ginásio do Tinga, os jogos acontecem no Domingo, dia 8 de outubro, a partir das 16h. As equipes Projeto Integração e Dr. Eduardo enfrentam-se na categoria Sub-15 Masculino(Grupo E) e, em seguida, às 17h e às 18h, serão realizadas duas partidas válidas pelo Grupo C, categoria Sub-17 Masculino. A primeira destas duas partidas será entre o Esporte Mirim e o Estrela da Amizade e a última do dia será entre o Angelo Barros e o APS Futsal.
Neste domingo 8, os jogos acontecem na quadra do Poiares. O primeiro jogo será às 15h, pelo Grupo E, categoria Sub-17 Masculino, onde enfrentam-se o Amsterdam e o Núcleo Massaguaçu. Às 16h, pela categoria Sub-17 Feminino, jogam o Núcleo Massaguaçu e o Ciase/Geração. A última rodada será às 17h, pelo Grupo B, categoria Sub-17 Masculino, entre o Corote Futsal e o Maria Ester. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião se mobiliza para combater as queimadas
Município quer reduzir ocorrências de incêndios em áreas de mata atlântica

São Sebastião - O Corpo de Bombeiros de São Sebastião, a comunidade e o poder público estão se unindo para prevenir e combater incêndios em áreas de mata atlântica.
De acordo com primeiro-tenete da Policia Militar, Igor Sergei Klein, cerca de 50% das emergências atendidas no município são referentes a incêndios florestais, o que representa aproximadamente 90 ocorrências por ano, concentradas entre os meses de julho a novembro.
O tenente afirmou que a primeira medida será conscientizar da população, pois não existem estatísticas sobre as causas iniciais do incêndio florestal, que podem ser naturais, criminosas ou para fins de limpeza de terreno.
A idéia surgiu após um incêndio em um morro na praia de Santiago (leia texto abaixo).
O Corpo de Bombeiros pretende estudar a formação de brigadas de incêndio florestal em cada bairro da cidade, com um plano de intervenção particular. A brigada seria formada por moradores interessados em proteger o meio ambiente, que fariam um combate inicial ao incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros.
"A brigada seria muito importante para agilizar o combate ao incêndio enquanto os bombeiros não chegam ao local. Por causa da distância entre o centro da cidade, onde está a sede da corporação, e alguns bairros da costa sul, o atendimento pode demorar", explica o tenente Igor Klein.
POSTO DE BOMBEIROS - Klein afirmou que existe ainda a necessidade de implantação de alguns hidrantes nos bairros, além de um estudo para implantação de um Posto de Bombeiros de incêndio na costa sul.
"Essas medidas seriam implantadas a médio e longo prazo porque dependem das autoridades estaduais e municipais", disse.
As alternativas apresentadas para o melhorar a eficiência no combate ao incêndio florestal contam com o apoio de diversos representantes da sociedade organizada, entre eles, Instituto Florestal e Ibama.
"Para combater incêndio florestal, será necessário a intervenção tanto do poder público como da comunidade", afirmou Klein. (Fonte: ValeParaibano)

Idéia surgiu após queimada em morro

São Sebastião - A idéia de formular um plano para proteger a floresta que cerca o município de São Sebastião surgiu após um incêndio que destruiu a vegetação de um morro que divide as praias de Santiago e Paúba, localizadas na costa sul. O incêndio aconteceu no início de setembro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e os moradores da costa sul, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito em fios da rede elétrica.
O incêndio destruiu uma área de aproximadamente 500 mil metros quadrados que havia sido reflorestada e o combate foi difícil devido à velocidade do vento e o terreno íngreme.
 (Fonte: ValeParaibano)

Região sul havia sido reflorestada

São Sebastião - O morro atingido pelo incêndio, localizado entre os bairros de Paúba e Santiago, foi alvo de reflorestamento de 3.600 mudas de espécie nativa. O projeto teve início 2003 e foi concluído em 2005, com o objetivo de compensar os impactos com a melhoria na SP-55.
O reflorestamento foi feito pela Sociedade Amigos de Paúba, Instituto Florestal, Departamento de Proteção aos Recursos Naturais, e alunos do curso de Engenharia Florestal da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queirós), de Piracicaba. Devido ao incêndio, o processo de recuperação da vegetação vai sofrer um atraso de 10 anos. (Fonte: ValeParaibano)

Minuta final do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo será entregue na terça-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entregará oficialmente na próxima terça-feira, 10 de outubro, à Câmara, a minuta final de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo.
O Plano Diretor é um instrumento público que orienta como São Sebastião deverá crescer de forma organizada e sustentável. De acordo com a Constituição Federal, até o dia 10 de outubro deste ano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e atualizar o seu Plano Diretor.
A minuta de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo foi feita pela comissão técnica, formada por profissionais da Prefeitura de São Sebastião, lotados em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outras.
O documento, antes de ir à Câmara recebeu a contribuição de diversas entidades de bairro, Ong’s e do Núcleo Gestor.
O trabalho de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo durou 10 meses com 17 reuniões com a comunidade. Foram cinco leituras comunitárias, cinco consultas públicas e sete audiências públicas, passando pelos bairros do Centro, Canto do Mar, Maresias, Boiçucanga e Juquehy. Nestes locais, cerca de 5 mil pessoas participaram dos encontros e puderam opinar, debater e participar do planejamento da cidade, intervindo na realidade do nosso Município.
Temas como saneamento ambiental (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos), educação, segurança, habitação, saúde, patrimônio cultural e turismo, acessibilidade e mobilidade urbana, além da Lei de Uso e Ocupação do Solo foram debatidos durantes as 15 reuniões com a comunidade.
Todo o processo participativo de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo está sendo acompanhado pelo Ministério Público de São Sebastião e os documentos estão anexados no processo administrativo 4598/06, disponível na sede da Secretaria de Obras e Planejamento, no centro da cidade. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde já tem programação definida para Semana da Saúde Bucal

São Sebastião - Em referência ao Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado no dia 25 de outubro, a Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau), por meio da Divisão de Odontologia, programou diversas atividades entre os dias 17 e 31 de outubro com palestras, teatros e atividades preventivas sobre o tema.
A intenção da equipe de Saúde Bucal da Sesau em promover a Semana é orientar a população sobre a importância da prevenção de possíveis doenças bucais.
A programação da Saúde Bucal tem início no dia 18 de outubro, na Videoteca Municipal, às 8h30, com a palestra sobre “Má oclusões”, que abordará o tema do crescimento e desenvolvimento, além da importância dos padrões faciais, sendo destinado para os dentistas da rede pública de atendimento.
Entre os dias 17 e 31 de outubro, a “Companhia do Sorriso”, que é formada por auxiliares de consultórios dentário do Programa de Saúde da Família, percorrerá algumas unidades de ensino apresentando a peça teatral sobre saúde bucal.
Já entre os dias 23 e 26 de outubro serão realizadas diversas palestras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Guiomar Aparecida Conceição Souza, em Boiçucanga. Além das palestras que abordarão o tema da saúde bucal, haverá atividades preventivas por dentistas da Atenção Básica.
No dia 26, haverá o Dia da Saúde Bucal na Creche Municipal de Boiçucanga e no dia 27, a Secretaria da Saúde preparou uma programação especial em Saúde Bucal para os alunos da Escola Guiomar Aparecida Conceição Souza, em Boiçucanga, a ser desenvolvida pelos alunos. Além disso, em outras escolas os alunos farão a exposição de trabalhos escolares sobre assunto.
Atenção Básica e Especializada - A Secretaria de Saúde trabalha em 11 escolas municipais com a “Atenção Básica em Saúde Bucal” nas escolas que têm consultório odontológico. Além das escolas, o trabalho é feito também em 12 unidades de Saúde distribuídas ao longo do Município.
A Sesau informa que nas escolas sem consultório odontológico são realizadas atividades de prevenção e promoção da Saúde Bucal. A Sesau atualmente está viabilizando mutirões para facilitar o acesso das crianças que tem dificuldade em se dirigir às Unidades de Saúde para serem atendidas.
O trabalho da “Atenção Especializada” oferece prótese total, endodontia, periodontia, semiologia, cirurgia, atendimento a pacientes especiais e odontopediatria. Tais serviços são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas, por meio de encaminhamentos.
A Sesau informa que, o número de atendimentos de primeira consulta em São Sebastião no ano de 2005 foi de aproximadamente 27 mil. Já em relação ao número de procedimentos na Atenção Básica atinge cerca de 90 mil e 4,5 mil nas especialidades.
Parceria - No final do ano, a Sesau lançará, em parceria com a Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião (APS), o projeto “Bem-te-vi”, que irá beneficiar 100 pacientes em média, com aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia, oriundos da rede pública que serão selecionados pelo Serviço Social da Saúde da cidade. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe Beach Games Universitário no próximo dia 13
Associação Paulista de Esportes Universitários doa materiais esportivos para Prefeitura

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, será palco do Beach Games Universitário 2006, entre os dias 13 e 15 de outubro. Atletas de 20 universidades participarão de diversas modalidades, como: surfe, futvôlei, handbeach, vôlei de praia, beach soccer e frescobol.
O evento também terá a eleição da “Garota Beach Games”. A realização é da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), FPS (Federação Paulista de Surf) e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes.
Na tarde desta quinta-feira (05/10), representantes da APEU (Associação Paulista de Esportes Universitários) estiveram com a secretária municipal de Esportes, Raquel Buzi, que recebeu a doação de materiais esportivos. Ao todo são: 30 bolas de futebol, 15 bolas de futsal, 5 bolas de vôlei, 5 bolas de basquete, 4 pares de redes para traves de futebol, 50 coletes esportivos, 3 pranchas de surf e ainda R$ 3 mil destinado ao Fundo Social de Solidariedade. Segundo ela, os materiais serão utilizadas nas escolinhas esportivas desenvolvidas no município.
O Beach Games 2006 tem o patrocínio da Peugeot, o co-patrocínio da Red Nose Benq Siemens, Nova Schin, Swatch, Amarula Cream, Clube Uni Sports e George Aubert, além do apoio da BS Maui, Daiti Ever e Governo do Estado de São Paulo. A premiação dos atletas participantes será troféus, medalhas, relógios, celulares e kits Red Nose. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Clodovil monta base política em Ubatuba
Estilista e deputado federal campeão de votos escolhe litoral para sua base, mas reclama do tratamento dos políticos

Ubatuba - O estilista e deputado federal eleito Clodovil Hernandes, 70 anos, está em Ubatuba desde a última quarta-feira, para descansar e fugir do assédio que tem recebido nos últimos dias. Com 493.951 votos, pelo PTC, o quarto mais votado no país, ele tem recebido todo tipo de convite --principalmente de políticos que o chamam para mudar de partido-- e de jornalistas.
Na última sexta-feira, ele recebeu o valeparaibano em sua casa, em Ubatuba. Clodovil mantém uma relação de profundo amor com a cidade, que adotou há 30 anos. "É o lugar mais bonito do mundo", disse.
Clodovil decidiu fazer em Ubatuba seu escritório político a partir de janeiro de 2007. Para isso, procura um imóvel no Itaguá.
A idéia é manter a privacidade em sua mansão, avaliada em R$ 3,5 milhões, nas proximidade da praia do Léo, na costa norte da cidade. A casa, cujo projeto arquitetônico é de sua autoria, fica no alto de um morro e é considerada uma das atrações turística da cidade.
Com capela, piscina, pomar e extensa área verde, a casa oferece uma vista maravilhosa da costa. Para manter o imóvel e seus empregados --mordomo, arrumadeira, dois jardineiros e segurança-- ele gasta R$ 3.000.
Apesar de frequentador assíduo de Ubatuba, Clodovil raramente vai à praia ou toma banho de mar. Ele adora curtir sua casa. E lá que recebe os poucos amigos íntimos que mantém, artistas e políticos, como a senadora Heloisa Helena (PSOL).
A casa é grande, bem decorada e bastante confortável. Nas paredes, vários quadros, um deles da mãe adotiva Isabel, morta em 86. A capela, sempre florida, é dedicada a ela.
ROTINA - Assim que acorda, Clodovil veste seu tradicional camisolão e chinelas brancas, traje que usa durante todo o dia. O café da manhã é servido na varanda: café preto sem açúcar, com uma pitada de canela e frutas colhidas em seu pomar.
Clodovil passa a manhã cuidando dos jardins e das plantas. Fazer arranjos com flores para enfeitar a casa é um dos seus afazeres prediletos. Música ecoa pelos jardins e por todos os cômodos --clássica e francesa. Ele cantarola em um francês.
O estilista dedica muita atenção aos cães da raça Pug que mantém na casa. As vezes, ainda pela manhã, adora pintar. Clodovil pinta aquarelas, reproduzindo plantas e frutas de seu jardim e pomar.
Ele adora cozinhar. Assim que chega à cidade passa na Quitanda da Izu e num dos supermercados para escolher pessoalmente os ingredientes que utilizará no preparo de suas receitas.
Com talento para inovar nas receitas, Clodovil serviu esta semana uma salada com molho de banana nanica, que surpreendeu seus convidados, colheu pitangas e preparou uma saborosa geléia.
Clodovil prefere grelhados, seja peixe, carne ou camarão. O vinho é sua bebida predileta, além dos licores que prepara para seus convidados. A noite, gosta de ouvir música, ler ou ver filmes.
ASTRAL - A beleza natural e o astral de Ubatuba animam o estilista. Em São Paulo, vive em um apartamento de 80 metros quadrados, na região do Ibirapuera. Lá, passa os dias praticamente trancado, ouvindo música, pintando ou preparando receitas.
Em Ubatuba, ele é tratado como artista de cinema pelos moradores e quando circula é sempre assediado. "Amo Ubatuba e as pessoas da cidade", afirmou.
Uma de suas maiores amigas na cidade é a cabelereira Neuza Carnicer, 56 anos, ex-mulher do pianista Wanderley de Almeida, que na década de 80 acompanhava Clodovil no espetáculo "Seda Pura e Alfinetadas".
Neuza define o amigo como um irmão. "Ele é uma pessoa muito iluminada, caridosa e fantástica." Neuza ficou com ele no hospital em São Paulo o ano passado, quando o estilista extraiu um tumor da próstata.
Clodovil não mantém bom relacionamento com os políticos locais. Em 2004, saiu no tapa com o professor Eunápio Ramos, irmão do ex-prefeito Paulo Ramos (PDT). "A classe política local só pensa nela mesma, nunca em melhorar a vida das pessoas.", afirmou.
O estilista também demonstra mágoa em relação ao Ministério Público local. Ele foi condenado em primeira instância no ano passado a quatro anos e seis meses de reclusão por suposto crime ambiental cometido em 99 em sua propriedade. A denúncia foi feita pelo MP. Clodovil recorre da decisão no TJ (Tribunal de Justiça). (Fonte: ValeParaibano)

Estilista pode se eleger prefeito

Ubatuba - Menosprezado pelos políticos locais, Clodovil deu o troco nas urnas. Sem distribuir um único santinho na cidade, o estilista foi o candidato a deputado federal mais votado em Ubatuba, obtendo 7.168 votos.
Clodovil derrotou nas urnas o ex-prefeito Paulo Ramos (PDT, que obteve 5.797 votos), o atual presidente da Câmara, Ricardo Cortes (PV, com 2.438 votos) e Valdemar Costa Neto (PL, supostamente apoiado pelo prefeito Eduardo César, também do PL, que obteve 763 votos.
Políticos da situação e da oposição consideram Clodovil como um nome muito forte nas futuras eleições municipais da cidade. "Sua votação não foi nenhuma surpresa. Caso seja candidato a prefeito, tem tudo para vencer as eleições na cidade", disse o vereador Charles Medeiros (PSB).
Para o ex-prefeito Paulo Ramos (PDT), se o estilista vier a concorrer nas eleições poderá ser eleito com facilidade. A opinião é a mesma do vereador Jairo dos Santos (PT). "Caso ele não dispute a prefeitura, o nome que ele apoiar será fortalecido na disputa", disse. O vereador Edilson Felix (sem partido) já pensa em dar título de cidadão ubatubense ao estilista.
"Eu sei que poderia ser eleito, mas não penso em disputar a prefeitura, pois o salário de prefeito não daria nem para pagar as despesas com a manutenção de minha casa na cidade", afirmou Clodovil. (Fonte: ValeParaibano)

Eleito vai continuar com o teatro

Ubatuba - Mesmo após assumir sua cadeira na Câmara Federal, Clodovil pretende continuar percorrendo o país com sua peça de teatro.
"Já estou agendando o retorno do espetáculo e programando apresentações em várias cidades", afirmou. O estilista estreou em janeiro com "Eu e Ela", dirigido por Elias Andreato.
Na peça, Clodovil veste meia-calça preta e salto alto para viver diferentes papéis femininos. No espetáculo, ele dança, declama poesias e interpreta canções como Tatuagem, Gracias a La Vida e Ne Me Quitte Pas. O teatro vem sendo a única fonte de renda do estilista. Como deputado, terá salário mensal de R$ 12,8 mil.
Seu retorno a TV ainda é uma incógnita. Clodovil faz mistério, mas disse que estuda uma proposta que recebeu nos últimos dias. Ele está fora do vídeo desde o ano passado, quando deixou a Rede TV. Com a televisão Clodovil ganhou destaque nacional. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara de Ubatuba vota pela 2ª vez e aprova título para Eduardo César

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou o título de cidadão ubatubense para o prefeito Eduardo César, em uma sessão tumultuada.
Logo no início da sessão, o vereador Charles Medeiros pediu para falar na tribuna, o que foi negada pelo presidente da Câmara, Ricardo Cortes, que exigiu a chamada nominal para a votação, alegando que o projeto já tinha sido amplamente discutido ante-riormente. Novamente votaram contra o projeto os verea-dores Jairo dos Santos, Edílson Félix e Charles Medeiros. Os vereadores Gerson de Oliveira, Marcos Demo, Luciana Machado, Romerson de Oliveira, Claudinho Gulli e Osmar de Souza votaram a favor do projeto.
O vereador e presidente da Câmara, Ricardo Cortes, que anteriormente havia votado contra o projeto, mudou sua posição e decidiu a votação, totalizando os dois terços para a aprovação do projeto que concede o título de cidadão ubatubense a Eduardo de Souza César.
Durante a votação ocorreram manifestações do público presente, que a cada voto aplaudia ou vaiava os vereadores. Cerca de cinqüenta alunos das redes municipal e estadual usaram nariz de palhaço durante a votação.
Ao término da votação o vereador Charles Medeiros deixou a mesa e o plenário, se dizendo indignado com a aprovação do projeto. “A votação aconteceu sem a abertura para a discussão dos vereadores, o que considero uma atitude monocrática do presidente da Câmara, que tomou a frente chamando para si a responsabilidade, sem consultar o plenário. As conseqüências deste ato ainda são incertas” afirmou Charles ,que classificou a sua atitude de deixar a mesa como repúdio “à atitude do presidente da Câmara ter cerceado a oportunidade de se manifestar”.
O presidente da Câmara justificou seu voto, favorável desta vez, afirmando apenas que se trata de uma questão política. “A gente não pode se basear por situações pessoais. Aquele momento político era interessante para nós votarmos contra, agora não” finalizou Ricardo Cortes.
Segundo o vereador Jairo dos Santos, será protocolado um ofício junto ao departamento jurídico da Câmara, para que seja realizada uma nova votação do projeto que concedeu o título de cidadão ubatubense à Eduardo de Souza César. Tal ofício seria feito para que seja respeitado o regimento interno da Casa, para que seja dada a palavra aos vereadores para suas manifestações.
Foi a segunda vez que o projeto de lei nº 03/06, que concede o título de cidadão ubatubense a Eduardo de Souza César, foi votado na Câmara.
A primeira ocasião foi no dia 19 de setembro, quando foi rejeitado por não ter atingindo os dois terços regimentais dos votos. Na ocasião os vereadores Jairo do Santos, Edílson Félix, Charles Medeiros e o presidente da Câmara, Ricardo Cortes votaram contrários ao projeto.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ubatuba prepara festa do Dia da Criança

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer, prepara uma grande festa para o Dia da Criança. A comemoração acontecerá na Praça de Eventos, ao lado do Aeroporto Gastão Madeira, à partir das 9 horas da próxima quinta-feira, 12. Além das atividades promovidas pela equipe de recreação (jogos de mesa, pintura, bichinhos de bexigas, esportes, etc), a equipe da Casa do Brinquedo também estará a postos, para divertir a criançada.
Outra atração da festa é o concurso de “Mini-Miss” e “Mini-Mister”, nas categorias de 1 a 7 e de 8 a 12 anos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão, até o dia 11, e os responsáveis devem levar RG ou certidão de nascimento da criança. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-3818.
(Fonte: PMU)

1a Grande Festa do Quilombo da Fazenda

Ubatuba - A Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda - ACRQF, estará promovendo, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, a 1a Grande Festa do Quilombo da Fazenda.
A Associação conta com a presença da população e do apoio à comunidade quilombola e das famílias ali residentes que ocupam a Fazenda Picinguaba de acordo com o Decreto no. 4887, de 20 de Novembro de 2.003. Esta área vem sendo ocupada desde o Século XVIII por os remanescentes de quilombo, local aonde mora agora aproximadamente 77 famílias e que foi comprovadamente ocupada por nossos antepassados, nossos bisavós, nossos avós e nossos pais a mais de 150 anos. Agora esta área é caracterizada pelo Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar como Zona Histórico-Cultural Antropológica e pelo Ministério da Cultura e da SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), por meio da Fundação Cultural Palmares e publicado no Diário Oficial da União de 20 de Janeiro de 2006, como Comunidade dos Remanescentes de Quilombo.
O evento contará com uma extensa programação. Amistoso e campeonato de futebol, corrida de bike e de saco, pau de sebo, pega leitão, quebra de braço, apresentação de danças tradicionais como Jongo, dança da fita, ciranda e congada, gastronomia com pratos típicos, show com a dupla Abraim e Daniel, apresentação de outras bandas e música eletrônica, concurso de Miss Primavera, concurso de Jongo, de Forró e bingo.(Fonte: Laura Ennes)

Ubatuba apresenta Comitê Organizador dos Jogos Regionais 2007

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, divulgou, em solenidade oficial, a relação dos 42 membros do Comitê Organizador dos 51º Jogos Regionais, que acontecem em julho de 2007. A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira, 5 de outubro, no auditório da Unitau, e foi prestigiada por um bom público.
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba e presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Bittencurt Jr., prevê muito trabalho pela frente: “com a posse do Comitê, damos a largada oficial rumo aos Jogos. Serão meses de intenso trabalho, nos quais, tenho certeza, cada membro do Comitê Organizador dará o melhor de si para o brilho dos Jogos”.
A Prefeitura de Ubatuba já deu início ao processo de reforma e construção de áreas de competição e infra-estrutura para receber os cerca de 10 mil atletas e dirigentes que participarão da competição. “Faremos de tudo para realizar os melhores Jogos Regionais da história, para isso contamos também com o empenho de cada cidadão de Ubatuba”, finalizou o secretário.
Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo de Ubatuba, disse que conta também com apoio da população na recepção aos atletas e dirigentes que estarão em Ubatuba, por ocasião dos Jogos. “A cidade receberá um grande número de pessoas que também são turistas, por isso, peço que todos atuem como ‘embaixadores do turismo’ e recebam bem nossos visitantes”, disse Luiz Felipe.
Compuseram a mesa diretora a vereadora Luciana Machado, o coordenador do curso de Educação Física da Unitau, Prof. Luiz Fábio Miranda de Carvalho e os responsáveis pela área de segurança dos Jogos, Ivo de Oliveira Lopes Jr. (Policia Militar), Wagner Bassi Jr. (Policia Civil) e Luiz Carlos de Carvalho (Guarda Municipal).
O prefeito Eduardo Cesar, presidente de honra do Comitê, não pôde comparecer devido a problemas de saúde, mas enviou uma mensagem de incentivo aos membros: “creio que começam a despontar os primeiros favoritos à vitória: os cidadãos, que terão novas áreas para lazer, escolas e melhorias na cidade; os jovens, que serão apresentados a diversas atividades esportivas e o comércio. Que todos possam desempenhar seu melhor trabalho, rumo à vitória de Ubatuba”, desejou o prefeito.
Veja a lista dos membros do Comitê Organizador
Comitê Organizador dos 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007
Comissão de Honra: Eduardo de Souza Cesar
Presidente do Comitê Organizador: José Luiz Bittencurt Júnior.
Assistentes da Presidência: Fábio da Silva Medeiros e Nicrano Gomes Júnior.
Secretária: Diva do Prado.
Tesouraria: Fabrício do Nascimento Alvernaz.
Coordenador de Modalidades: Cristiano Euzébio da Cunha.
Coordenador de Alojamento: Ednaldo Muniz de Oliveira, Richard Ricardo dos Santos e Wladimir Andrés Rojo Vega.
Coordenador de Boletins: Hamilton Pinho de Castro.
Assessoria Técnica: João Lopes de Moura Filho.
Coordenadores de Infra-Estrutura Esportiva: Renato Chalita Benedetti e Fernando Cross Neumann.
Coordenadores de Manutenção: Gilberto Shingo Assai e Paulo Edwart Goes.
Coordenadores de Educação: Patrícia Gomes Veloso Pereira e Flávia Cômite do Nascimento.
Coordenadores Médico Hospitalar: Dr. Marcos da Silveira Franco.
Coordenador Odontológico: Dr. Érico Marcos Vasconcellos.
Coordenador de Trânsito: Ronaldo Lopes.
Assessoria de Comunicação: Sônia Meire Manzano.
Cerimonial de Premiação e Congressos: Luis Eduardo de Castro.
Abertura, Encerramento e Recepção das Autoridades: Kátia Silene Castilho, Lenir Rezende de Mendonça, Valéria Ferreira de Carvalho e Elza Maria Cancellier dos Santos.
Coordenador de Eventos, Cultura e Turismo: Luis Felipe Bacellar de Azevedo.
Coordenadores de Segurança: Wagner Bassi Júnior, Ivo de Oliveira Lopes Júnior, Andrade Henrique dos Santos e Luiz Carlos de Carvalho.
Coordenador de Transportes: Manoel Ricardo de Brito Nascimento.
Coordenador de Limpeza Pública: Josué Benedito Monteiro da Silva.
Coordenador de Coleta Seletiva de Lixo: Cristiane Aparecida Gil Guimarães.
Coordenador de Informática: Alessandro Terra Palhares.
Coordenador de Almoxarifado: Júlio César Prado de Jesus e Luiz Roberto Sant’Anna de Paula.
Coordenador de Fiscalização: André Luiz Cabral de Oliveira.
Compras: Dirceu Sanches.
Supervisor Jurídico: Marcelo dos Santos Mourão.
Ouvidoria Geral: Walter dos Santos Júnior.
(Fonte: PMU)

Curso de hortas suspensas faz sucesso em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, nesta quarta-feira, 4, cursos de hortas suspensas na Escola Anchieta, gratuitamente. Os cursos, que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde, reuniram cerca de 45 pessoas, inclusive dois adolescentes da Fundac. Devido ao grande sucesso e da procura por vagas, uma nova data já foi marcada para o dia 7 de novembro e existe uma lista de espera para cursos que acontecerão em 2007.
O principal objetivo do evento, segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
O conteúdo do curso - O projeto de hortas suspensas foi desenvolvido pelo agricultor e chefe de fomento à agricultura da Smapa, Aparecido Cardoso. O curso conta também com aulas da nutricionista Dra. Mirna Zucheratto e do agrônomo Christian Bacci. Os participantes do curso aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas, informações nutricionais, qualidade dos alimentos, interação com o meio ambiente e a prática de se plantar mudas diversas em garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como: alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante.
 (Fonte: PMU)

Prefeitura terá ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 13

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba não terá expediente na próxima sexta-feira, dia 13. Em razão do feriado de 12 de outubro, foi decretado ponto facultativo no dia 13. Serviços essenciais como a coleta de lixo e atendimentos em alguns postos de saúde funcionarão normalmente. Nos postos de saúde do Ipiranguinha e Centro, o pronto atendimento será das 7h30 às 19h30. Na Unidade de Saúde da Maranduba o funcionamento é 24 horas. (Fonte: PMU)

Programação da Fundart festeja aniversário da cidade

Ubatuba - A programação da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está em clima de festa neste mês de outubro. Diversos eventos serão realizados comemoração ao aniversário da cidade. Para começar, até o dia 8, domingo, acontece a Caiçarada, uma das maiores festas do litoral paulista que homenageiam a cultura popular e regional das comunidades. São quatro dias de apresentações de grupos que vieram de diversos estados do Brasil.
Já no dia 11, uma bela exposição de tear e cerâmica se inicia, mostrando peças de alunos dos dois cursos. No dia 12, o violonista e compositor Eduardo Agni, considerado uma das grandes revelações das seis cordas no país, apresenta seu mais recente trabalho, Presságios, acompanhado de músicos estrangeiros de primeira linha, como o percussionista Evan Fraser (EUA), o baixista Denis Belik (USA) e a flautista Andréa Lieberher (Suíça).
No dia 20, inicia-se o quarto e já tradicional Salão de Belas Artes de Ubatuba, com centenas de obras de artista de todo o estado.
Confira a programação completa e prestigie os eventos!
PROGRAMAÇÃO FUNDART – OUTUBRO 2006

9 – SEGUNDA
RECITAL PEDAGÓGICO
EM Bessiê Osório (Itaguá)
10h30 e 13h - Grupo Solstício Maior

11 - QUARTA
Vernissage da Exposição
CERÂMICA E TECELAGEM (Oficinas da Fundart)
20h - Casarão do Porto
OFICINAL MUSICAL com
Eduardo Agni - 18h(Violão) - Casarão do Porto
Evan Fraser - 20h(Percussão) - Casarão do Porto

12 - QUINTA
OFICINA MUSICAL com
Andrea Liberher - (Flauta Transversal)
Dennis Belik - (Contrabaixo)
10h - Casarão do Porto
SHOW INSTRUMENTAL
com Quarteto de Eduardo Agni
Violão, Contrabaixo, Flauta e Percussão
20h - Casarão do Porto

14 - SÁBADO
MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
20h30 - Retreta Maestro Pedrinho

15 - DOMINGO
MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
21h - Grupo Quarteto Saia Justa

20 - SEXTA
IV SALÃO DE BELAS ARTES DE UBATUBA
Salão de Eventos da Igreja São Francisco
De segunda a sexta das 10 às 22h
sábados, domingos e feriados das 16 às 22h

21 - SÁBADO
Inauguração da Av. Andrelina Miguel (Lázaro)
11h - Retreta Maestro Pedrinho
MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
20h30 - Banda Sinfônica Padre Anchieta

22 - DOMINGO
Inauguração da Praça Cícero Gomes (Silop)
11h - Retreta Maestro Pedrinho
MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
21h - Grupo Tupinambrás

27 - SEXTA
Inauguração da Escola Maestro Pedrinho
(Bairro da Figueira)
8h - Banda Sinfônica Padre Anchieta
SHOW MUSICAL
Tributo a Vinícius de Moraes
Beth Viana e Banda
21h - Casarão do Porto

28 - SÁBADO
Desfile Cívico do
369º ANIVERSÁRIO DE UBATUBA
8h - Banda Sinfônica Padre Anchieta
SERESTAS E SERESTEIROS
20h - Auditório do Casarão do Porto
Vernissage da Exposição
MARATONA PINTANDO UBATUBA
20h - Salão de Exposições do Casarão do Porto

29 - DOMINGO - MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
21h - Banda Sinfônica Padre Anchieta
(Fonte: PMU)

Ubatuba realiza “2º Festival da Paz”

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Conselho de Ministros Evangélicos, realiza a partir da próxima quarta-feira 11, o “2º Festival da Paz”. O evento, que neste ano acontece na praça BIP, apresenta um panorama da culinária típica e do artesanato das comunidades de Ubatuba. O público poderá saborear tainha na brasa e pratos preparados à base de camarão, mexilhão, mandioca, gengibre, banana.
A segunda edição do Festival da Paz terá como principais atrações musicais o Ministério Irineo Grubert (da série de Cd’s Atmosfera de Adoração) e Cláudio Claro (Tabernáculo de Davi). Os grupos de louvor Vento do Espírito, Comunidade da Graça, Nova Aliança e Videira, todos de Ubatuba, também se apresentarão durante o Festival, que contará ainda com teatro nas noites de quinta e sexta-feira (12 e 13).
Confira a programação do Festival da Paz
11/10
19h – Ministério Vento do Espírito
20h30 – Culto de Abertura
21h30 – Comunidade da Graça

12/10
19h – Videira
20h30 –Teatro
21h30 – Cláudio Claro

13/10
19h – Ministério Irineo Grubert
20h30 – Teatro
21h30 – Cláudio Claro

14/10
19h – Nova Aliança
20h30 – Cláudio Claro
21h30 – Ministério Irineo Grubert
(Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba segue na luta pelo título do Paulista de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe de natação de Ubatuba participa neste sábado, 7, da 9ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas. A prova (penúltima da temporada) acontecerá na praia do Boqueirão, em Santos e terá percursos de 1km (curta), 3km (média) e 10km (longa).
Ubatuba lidera o ranking da prova curta, com 563 pontos (Troféu Waldir de Souza) e vai a Santos com aproximadamente 50 atletas.
Feijoada - A AMAN (Associação de Mães dos Alunos da Natação) promove uma feijoada neste domingo, à partir das 13 horas, no Ginásio de Esportes Tubão, visando arrecadar fundos para despesas dos atletas nas inscrições para provas, alimentação e transporte para as viagens. Os convites custam R$ 10 e podem ser adquiridos no local. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba lança o prêmio Ciccillo Matarazzo
Prêmio destina-se a educadores e às escolas de educação básica da rede municipal

Ubatuba - A secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba está organizando o “Prêmio Ciccillo Matarazzo da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba – 2006”. Voltado a educadores e as escolas de educação básica da rede, o prêmio, em sua primeira edição, tem como objetivo melhorar os projetos construídos nas escolas e prestigiar o profissional da educação.
Na categoria educadores poderão se inscrever aqueles que desenvolveram no ano passado projetos educacionais em unidades escolares do município, nas modalidades de ensino que abrangem creche, ensino fundamental nos ciclos I, II, III e IV, ensino fundamental nos ciclos V, VI, VII e VII, educação especial, ensino de jovens e adultos e ensino profissionalizante. Serão premiados os melhores trabalhos por categoria.
Para a categoria escola poderão ser inscritas as unidades que desenvolveram no ano de 2005 projetos educacionais no município, sendo aceito um projeto por unidade escolar.
No julgamento dos trabalhos serão considerados alguns quesitos que apontem para a linha fundamental do prêmio. Projetos e ações que levem em conta o enfoque e a valorização dos conceitos, bem como o envolvimento dos alunos e a existência do incentivo à conscientização para o tema tratado. O Prêmio será julgado pela comissão organizadora composta por professores universitários da área de pedagogia e membros da sociedade civil organizada.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar atividades como essa valorizam ainda mais os funcionários. “O Prêmio oferece oportunidade e incentivo para o desenvolvimento de novos projetos que contribuirão para melhorar a qualidade de nosso ensino. O nome faz jus ao patrono da Secretaria de Educação, um grande político que Ubatuba teve e que sempre incentivou a cultura e a arte”, ressaltou o prefeito.
Os resultados do Prêmio Ciccillo Matarazzo serão divulgados no dia 11 de outubro, durante as festividades em comemoração ao Dia do Professor, que acontecerá na casa noturna Areias. Na categoria escola será entregue um aparelho de DVD para o primeiro lugar. Para a categoria educador o vencedor receberá um aparelho de som. (Fonte: PMU)

Inscrições para prova pedestre “Cidade de Ubatuba” começam dia 10

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer abrirá inscrições, à partir do próximo dia 10, para a “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”. A prova, que acontece no dia 22, terá percursos de 2 Km (mirim), 6 Km (infantil) e 12 Km (demais categorias até veteraníssimo). Serão entregues troféus para atletas que chegarem nas três primeiras posições e medalhas do quarto ao oitavo lugar.
Thomaz Jefferson de Oliveira, coordenador de Atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer, espera a participação de um grande número de atletas visitantes. “A prova já é tradicional e com as inscrições pela internet o número de atletas deve crescer bastante”, prevê Thomaz.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na secretaria de Esportes e Lazer, atrás do Ginásio de Esportes Tubão e também pelo e-mail esportes@ubatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818.
Percurso - A largada está prevista para as 16 horas na Praça Trópico de Capricórnio, sentido Itaguá e os atletas seguem pela rua Guaicurus, rua Taubaté, av. Leovigildo Dias Vieira até a ponte de acesso ao cais, onde será feito o retorno; novamente Av Leovigildo Dias Vieira, sentido Centro; Praça Alberto Santos; av. 9 de julho; Praça Trópico de Capricórnio.
Equipe de Cruzeiro foi destaque em 2005 - Em 2005 o grande destaque da prova foi a equipe Papa Léguas, de Cruzeiro, que fez cinco campeões e conquistou boa parte das medalhas em disputa. Taubaté teve dois vencedores, enquanto Ubatuba, São Sebastião e Paraty levaram um atleta ao topo do pódio. (Fonte: PMU)

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 06/10 à 12/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Lição do mar e selva

Quando o mar está bravio
É preciso paciência
E se contentar
Com peixe seco e cará

Quando a tintureira sai pra caçar
Todo cuidado é pouco
Olho na sombra e na marola
Nem todo caranguejo é santola

Quando a onça ruge na noite
Quati sobe na árvore
Tatu se esconde na toca
Até intanha cala a boca

Quando a mulher é geniosa
Segue a lição de Sócrates
Salvai primeiro os pequenos
Depois buscai sítios amenos.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor