Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 10 de Outubro de 2006 - Nº 1623 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Cirurgia será feita em Ilhabela
Preso marinheiro por roubar turista
Criança do Morro do Algodão é diagnosticada com meningite viral
Pedra Fundamental é afixada em terreno adquirido pela ACC
Atleta de Caraguá integrou equipe campeã da Maratona Bertioga-Maresias/75km
Caraguá é campeã em 5 categorias no Valeparaibano de Ciclismo
Caraguá comemora dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional
Câmara discute Artista Plástico Mirim

Ilhabela
Reunião do CDH/LN aprova deliberações para 2007

São Sebastião
Ibama embarga obras na praia de Camburi
Obra revela peças do século 18 no litoral
Câmara recebe CD sobre ‘mensalinho’ e leva denúncias hoje ao Plenário
Estudantes participam amanhã de simulado para redução de desastres
Juan entrega Plano Diretor hoje, mas Câmara fará novas audiências
Moradores atacam capivaras a pauladas na praia da Tabatinga


Ubatuba
Comissão Censitária Municipal
Projeto EROI realiza festival de natação
Natação de Ubatuba conquista título Paulista de Águas Abertas
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Cirurgia será feita em Ilhabela

Caraguatatuba - Os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas --agendadas previamente-- na Santa Casa de Caraguatatuba serão encaminhados ao Hospital Municipal Mário Covas, em Ilhabela.
A medida será adotada a partir de hoje pela Prefeitura de Caraguá devido a suspensão das operações por parte dos médicos do hospital desde a semana passada.
Segundo a diretora de planejamento da Secretaria de Saúde de Caraguá, Priscila Meyer, enquanto não for solucionado o impasse, os pacientes serão encaminhados para Ilhabela.
Os médicos da Santa Casa cobram da prefeitura uma equiparação salarial com os médicos da rede municipal. Eles alegam que os médicos da rede recebem o dobro do salário.
 (Fonte: ValeParaibano)

Preso marinheiro por roubar turista

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba prendeu anteontem o marinheiro R.L.F., 22 anos, e C.A.F., 22 anos, acusados de roubarem a turista G.S.G., 21 anos, quando a mulher retornava da praia Martin de Sá para sua casa de veraneio. A dupla, mediante ameaça, roubou uma bolsa da turista, com R$ 100 em dinheiro, uma máquina fotográfica, um aparelho celular, um gravador e documentos pessoais. O marinheiro foi detido em sua casa, onde a PM recuperou a bolsa e parte dos objetos roubados. G.S.G. se entregou a polícia após ter sido denunciado pelo comparsa. (Fonte: ValeParaibano)

Criança do Morro do Algodão é diagnosticada com meningite viral

Caraguatatuba - Uma criança de quatro anos, moradora do bairro do Morro Algodão, foi diagnosticada há 15 dias com meningite viral. Ela foi medicada, passa bem e já voltou a freqüentar a escola.
Segundo a Secretaria de Saúde de Caraguá, os moradores do bairro não devem se preocupar, porque este tipo de meningite não seria grave.
O pai da menina, o bombeiro Sérgio Coelho, relatou o ocorrido: “No ano passado, um menino que estava da creche da minha filha morreu de meningite meningocócica.
Este ano outra criança do bairro morreu, também de meningite. Por isso, quando minha filha reclamou de dores na cabeça, levei logo para uma médica de São Sebastião avaliar.À noite minha filha piorou, e depois de telefonar pra médica, decidi levá-la ao Hospital Cruz Azul, com o qual tenho convênio. Retiraram o líquido da coluna dela filha e confirmaram a meningite. Ela foi medicada e felizmente passa bem.
A minha preocupação são as famílias que não tem condições de serem atendidas imediatamente”, acrescentou.
Sérgio Coelho também relatou a situação crítica do bairro onde mora. “O Morro do Algodão está numa calamidade. Como a maioria das casas fica em loteamentos clandestinos, o poder público diz que não pode fazer nada. A rua do Posto de Saúde está intransitável por causa da lama e do esgoto a céu aberto. Comprei três caminhões de pedra pra jogar na rua onde moro, pois não tinha condições de passar”, afirmou o bombeiro.
Após ser comunicada do fato, a chefe da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, Claudia Cristina Rocha Pires, enviou uma equipe até a casa da menina, dizendo que a Secretaria de Saúde não tinha sido notificada do caso.
“Quando há suspeita de meningite, o médico deve comunicar imediatamente para nós, que colhemos o líquido e enviamos para análise. Após sabermos o tipo de meningite, tomamos as medidas cabíveis, que podem ser aplicadas num prazo de 30 dias. As meningites bacte-rianas são as mais graves, que levam a óbito. Nestes casos, damos um remédio de imunização somente aos familiares que tiveram maior contato com a criança. O remédio não cura, só evita a transmissão da doença, que é feita principalmente pela respiração”, esclareceu Claudia.
O fiscal de Saúde Pública Eduardo Gonçalves, que foi até a casa da menina, reforçou que a meningite viral não pode ser confundida com a meningite meningocócica, que causou a morte de duas crianças no bairro.
“Há vários tipos de meningite - algumas são trans-missíveis, outras não. Quando há suspeita das mais graves, somos comunicados por telefone imediatamente. Neste caso não ficamos sabendo, porque foi uma meningite viral e sem conseqüências. Como o exame foi feito em São Paulo e o caso não é grave, demora um pouco pra chegar”, finalizou Eduardo Gonçalves. (Fonte: Imprensa Livre)

Pedra Fundamental é afixada em terreno adquirido pela ACC

Caraguatatuba - Foi colocada sábado, às 10h00, no terreno que a ACC (Associação de Combate ao Câncer) de Caraguá comprou, a ‘Pedra Fundamental’, de sua sede própria, a ser construída em breve.
O terreno fica na rua Irmã São Francisco, nº 190, no bairro Caputera, sendo o dinheiro conseguido para sua aquisição fruto da colaboração de seus associados, contribuintes, voluntários, festas, bingos e eventos que a entidade promove ao decorrer do ano.
“Estamos há dois anos no município e é uma vitória em tão pouco tempo conseguirmos comprar nosso terreno, porém a luta continua; agora precisamos construir nossa séde e para isso continuamos contando com todos que vêm nos ajudando e com toda população, inclusive com materiais de construção (com os materiais) e engenheiros, pedreiros (com a mão de obra)”, falou Carmelinda da Silva Carlota, presidente da entidade.
Para a colocação da ‘Pedra Fundamental’ compareceram, entre outros, o padre Marcos (Paróquia do Poiares), que abençoou o terreno, orou com os presentes e benzeu o marco; o médico Márcio Rios Medeiros, que enterrou à frente da ‘Pedra’, numa valise prateada, os documentos da ACCC, uma medalhinha do santo protetor, assinatura dos presentes e outros papéis que registram a história da entidade até o momento; Mariuza Barbosa do Carmo, de Jacareí, idealiza-dora da ACC no município; e a secretária da Promoção Social, Antônia Decanini Marcelino, representando o prefeito José Pereira de Aguilar.
Segundo Maria de Fátima, uma das pacientes em tratamento, o local para a construção da sede própria é ideal, por ser próximo ao ponto de ônibus de onde descem pessoas de outros municípios quando vem à ACC.
“É um prazer enorme para mim ver que a entidade está crescendo, melhorando suas condições para o atendimento dos pacientes, e que a população caraguatatubense está ajudando para que mais uma obra seja realizada. Esta é uma demonstração de que o povo unido tem força e consegue seus objetivos”, finalizou Mariuza. (Fonte: Imprensa Livre)

Atleta de Caraguá integrou equipe campeã da Maratona Bertioga-Maresias/75km
Equipe de Atletismo “Filhos do Vento”, de Caraguá, apoiada pela SECER, participou da Maratona Maresias-Bertioga neste sábado, 7 de outubro, com mais seis atletas das equipes de São Sebastião e Ilhabela. Juntos, os nove maratonistas garantiram o 1º lugar na categoria disputada e a terceira posição no ranking geral

Caraguatatuba - Caraguatatuba mais uma vez marcou presença nas competições do Litoral Norte. Desta vez, a equipe Filhos do Vento, da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, representada por Roselaine de Sousa e Silva, Juracinei Rodrigues de Oliveira e Rosevani Alves de Jesus, compôs a equipe de 9 atletas (três de São Sebastião e três de Ilhabela), na Maratona Bertioga-Maresias, com percurso de 75km
Com esta parceria, os atletas garantiram o 1º lugar na categoria e 3º lugar no ranking geral, com troféu e medalha para todos os integrantes.
Segundo explicou Roselaine, participar de provas como esta garantem ao atleta maior experiência, para competir em provas maiores. “Cada atleta percorreu um trecho durante a maratona. No ano passado nós também participamos da prova e conseguimos garantir uma boa colocação. Neste ano, eu colaborei percorrendo uma distância de 7,5 km, dos 75km totais. É muito importante destacar que a competição, quando tem nas equipes atletas de cidades vizinhas, acaba valorizando o esporte de toda a região. O resultado acaba sendo muito gratificante, e para mim foi uma boa experiência para a próxima prova da qual irei participar”, explicou.
A maratonista Roselaine Alves dos Santos participa no próximo fim-de-semana da Meia-Maratona da Tribuna, em Santos, com percuso de 21km. “Será um grande desafio, já que não sairei na Elite, mas mesmo iniciando a prova junto ao pelotão, tenho certeza de que é possível garantir uma boa colocação, e claro, adquirir cada vez mais experiência”, finalizou.
Roselaine é apoiada pela SECER, Personal Studio Academia, Fram Games e Brinquedos e Madeireiras Getuba e Boturussu. Na prova de São Sebastião, a equipe contou também com o apoio total do Tebar Praia Clube(academia) e Boliche Piraquara. (Fonte: PMC)

Caraguá é campeã em 5 categorias no Valeparaibano de Ciclismo
A equipe de Ciclismo de Caraguá foi destaque na 11ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo. Participaram da competição 19 ciclistas de Caraguá, com bom desempenho em diversas categorias e 5 troféus de 1º lugar

Caraguatatuba - A 11° etapa do Campeonato Valeparaibano foi realizada neste domingo 08, em Caçapava, com mais de 250 atletas de todo o Estado e Vale do Paraíba, além da equipe Caraguá Viver é Aqui, com 19 atletas, que puderam participar do evento graças ao apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, J-Bike, Madeireira Botorussu, Studio Personal Academia, Linha Verde Informática, Rede Legal e Radio Caraguá FM.
O circuito próximo à rodovia Presidente Dutra tinha 2 mil metros, com uma leve e longa subida, um calor intenso. Segundo representantes da Associação de Ciclismo de Caraguá, “o forte vento prejudicou muito os ciclistas menos preparados, mesmo assim as velocidades dos pelotões foram muito altas superando os 55 Km/h. O dia foi bastante complicado para nossa equipe pois quatro atletas se envolveram em acidentes com quedas sem gravidade. Fora isso ainda tivemos três pneus furados e uma desclassificação”.
Resultados:
Categoria Dente de Leite: Daniel Ornellas Filho - 1° lugar
Categoria Mirim: Rafael Alves - 1° lugar
Categoria Infantil Masculino: Ewerton Cardoso - 5° lugar
Categoria Juvenil Feminino: Thamires Porazza - 1º lugar
Categoria Juvenil Masculino: Heron Domiciano - 6° lugar
Categoria Sub-2: Jefferson Bonifácio – 1º lugar
Categoria Sub-30: Tadeu Claro - 9° lugar
Categoria Sênior A: João Carlos - 1º lugar
Categoria Sênior B: Marcos Martins - 10° lugar
Categoria Máster C: Francisco Alves - 2° lugar
Categoria Feminino Elite: Sandra Domiciano - 3° lugar(mas como a Liga Valeparaibana alega irregualaridades durante a prova a equipe aguarda julgamento do recurso para confirmar sua posição e Claudette de Vita ficou em 4° lugar) (Fonte: PMC)

Caraguá comemora dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Caraguatatuba - No dia 13 de outubro, sexta-feira, comemora-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e os profissionais da área em Caraguá reunirão-se no dia 11, quarta-feira, no bar no Japonês, na Prainha para celebrar a data.
De acordo com a Fisioterapeuta Ana Paula, que está organizando o encontro, geralmente a data não é comemorada na cidade ou poucos profissionais da área se reúnem para isso. “Estou tentando trazer para o encontro o presidente do Conselho de Ética que representa o Conselho Federal em várias cidades. Essa será uma oportunidade de divulgarmos mais o nosso trabalho na cidade”, disse.
Para adquirir os ingressos e saber mais informações sobre o encontro, os interessados devem procurar Ana Paula pelo celular 9143-6800. “O convite é para todos os profissionais da cidade, será um dia especial para que possamos nos integrar e trocarmos experiências” finalizou.
O que faz um Fisioterapeuta:
Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.
As atividades dos fisioterapeutas incluem criar e aplicar exercícios para
aumentar a capacidade respiratória de pacientes com problemas respiratórios; desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos; estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas e com deformações, artrites, reumatismo e outros problemas nas articulações; evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto; promover a recuperação motora de doentes com seqüelas de traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia; tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG).
Além de todos esse tratamentos, os fisioterapeutas usam recursos como eletricidade, calor e frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelhos e exercícios na água para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações. Atuam também na área da medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos no processo de recuperação de pacientes.
O que faz um Terapeuta Ocupacional:
Os Terapeutas ocupacionais são profissionais da área da saúde que tratam, através de programas de atividades físicas ou artísticas, de pessoas que apresentam disfunções relacionadas à alimentação, trabalho, higiene, forma de se vestir, que interferem na realização das atividades do dia-a-dia. Os pacientes são portadores de deficiências físicas e/ou mentais, crianças com dificuldades de aprendizado, vítimas de acidentes, portadores de cardiopatias, tetraplégicos, idosos com problemas físicos e mentais decorrentes da idade, pessoas que tiveram membros amputados, alcoólatras, drogados, aidéticos, deficientes visuais e auditivos.
Os terapeutas (arteterapeutas, musicoterapeutas, etc.) elaboram programas de atividades físicas que estimulam a criatividade, o ajustamento vocacional, emocional e a reabilitação física, com o objetivo de reintegrar seus pacientes à sociedade. As atividades dos terapeutas ocupacionais estendem-se por diversos campos da área de saúde, incluindo avaliar pacientes para elaboração do diagnóstico e das atividades a serem desenvolvidas; elaboração do diagnóstico e programas baseados em técnicas terapêuticas e recreativas, que desenvolvam a atividade mental como pintar, brincar, cantar, tocar instrumentos, interpretar textos e praticar expressão corporal; orientar atividades praticadas e estimular pacientes durante os programas; reavaliar pacientes sistematicamente a fim de reajustar ou alterar as condutas terapêuticas de acordo com a resposta do paciente à determinada terapia. (Fonte: PMC)

Câmara discute Artista Plástico Mirim
Proposta tem a autoria do Vereador Germino de Souza

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute hoje - 10 de outubro, durante a sua 32ª Sessão Ordinária semanal, apenas 3 Projetos de Lei na sua Ordem do Dia. Os projetos tem a autoria dos Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), Celso Pereira - Celsinho (PSDB) e Germino de Souza (PPS).
A proposta do Vereador AG Pereira denomina de rua Ivone Xavier Gonçalves a atual rua Nossa Senhora da Paz, no bairro do Rio do Ouro.
Já a propositura do Vereador Celso Pereira denomina de rua Carla Cristiane Alves da Silva Coutinho a atual rua 2, localizada no bairro de Massaguaçu.
Finalizando, o Vereador Germino de Souza apresenta projeto de lei que cria na cidade a exposição ao Ar Livre de Artes Plásticas para o Artista Plástico Mirim.
As propostas serão votadas caso não haja nenhuma propositura em Regime de Urgência. A sessão tem entrada franca à comunidade e pode ser vista pela TV a Cabo - NET, no seu canal 8 ou pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou ainda pelo site na Internet da própria emissora. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Reunião do CDH/LN aprova deliberações para 2007

Ilhabela - O presidente do CDH/LN e prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos coordenou a terceira reunião plenária do ano de 2006 do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, na sexta-feira, no Paço Municipal.
O evento contou com a presença de mais de 30 representantes das quatro cidades do LN. O tema ‘água e floresta’ foi abordado e ainda contou com palestra do Clayton Lino do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA).
Na pauta, critérios de apresentação e análise de programas, prioridade para aplicação de recursos e calendário 2007; calendário para cadastramento da nova composição do CDH/LN 2007/2009, além do encaminhamento a agência de Bacias e posicionamento frente às obras previstas para o Litoral Norte.
A deliberação mais controvérsia se refere a criação do Banco de Dados. De acordo com a secretária executiva do CDH/LN, Rosa Mancini, explica que através da aprovação do Plano Diretor pelas cidades que compõem o Litoral Norte, o trabalho desenvolvido pela Agenda 21, fórum constituído do LN para educação ambiental mobilizando a comunidade, e o gerenciamento costeiro o trabalho do comitê se completa e passa a ‘pensar’ na região como um todo. Além de montar um banco de projetos cujo tema continue a focalizar a questão da água por se tratar de recursos hídricos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Ibama embarga obras na praia de Camburi

São Sebastião - Agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) notificaram ontem dois condomínios, duas casas e dois lotes na praia de Camburi, em São Sebastião. Os responsáveis terão dois dias para apresentarem licenças ambientais necessárias para a construção de muretas e varandas em áreas consideradas de propriedade da União. Moradores da praia denunciaram que os responsáveis vinham construindo muros em área de Marinha. Segundo o fiscal do Ibama Roberto Reis as obras foram embargadas até a apresentação das documentações. Caso as obras estejam irregular, os responsáveis serão multados e as obras demolidas. (Fonte: ValeParaibano)

Obra revela peças do século 18 no litoral

São Sebastião - Pelo menos 100 peças de louças do século 18 foram encontradas nos últimos dias durante a execução das obras de revitalização da avenida da praia, na orla de central de São Sebastião.
As louças e outros utensílios de cerâmicas foram recolhidas durante as escavações feitas pela empreiteira Latina, responsável pela obra, avaliada em R$ 7 milhões.
As peças estão armazenadas na Secretaria de Cultura, onde serão limpas e classificadas a partir de hoje pelo arqueólogo Wagner Bornal, responsável pelo arquivo histórico do município.
Os técnicos do arquivo histórico acompanham a execução da primeira etapa da obra, iniciada na última sexta-feira, e prevista para ser concluída antes do início da temporada.
ALERTA - Segundo o secretário Silvio de Angelis, a maioria das peças foi encontrada durante a escavação do solo para instalação da iluminação subterrânea ao longo da avenida Altino Arantes.
"Já haviamos alertado os operários que durante as escavações peças, objetos e cerâmicas poderiam ser localizados", disse Angelis.
Segundo ele, fotos antigas demonstram que no trecho em obras existia no passado um chafariz, um forte e algumas casas, construídos no período colonial.
Angelis disse ainda que a localização das peças não impede a execução das obras. "Estamos demarcando os seis locais onde foram encontradas para que possamos aprofundar as pesquisas arqueológicas futuramente", afirmou.
EXPOSIÇÃO - Ele disse que as peças, depois de limpas e classificadas, serão expostas na Secretaria de Cultura.
A prefeitura deverá construir um museu para abrigar documentos, objetos, utensílios, documentos e fotos que retratam a história da cidade. O museu deverá ser construído na antiga sede da Polícia Militar, na região central da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara recebe CD sobre ‘mensalinho’ e leva denúncias hoje ao Plenário

São Sebastião - O advogado Luiz Fernando Fernandes Figueira, que representa os empreiteiros que denunciaram o esquema de “mensalinho” em São Sebastião entregou ontem na Câmara Municipal um CD contendo gravação para ajudar o Legislativo na apuração do caso.
Trata-se de uma gravação telefônica entre a vereadora Solange Ramos e Antonio Macio Moreno de Oliveira, em que a parlamentar, de acordo com o advogado, pede para o empreiteiro não prosseguir com as denúncias.
Na sessão legislativa desta terça-feira, além da denúncia envolvendo Solange Ramos, será lido também em plenário a denúncia feita contra o vereador Carlos Augusto Senatore, o Guto, pelo empreiteiro Antonio Aparecido Ferreira de Morais. Após a leitura em Plenário as denúncias serão encaminhadas à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que pode ou não, pedir o afastamento dos parlamentares e a criação de uma CEI – Comissão Especial de Inquérito para apuração das denúncias.
Tanto Solange quanto Guto informaram que desconhecem as denúncias de corrupção e que estão juntando documentos para ‘provar’ sua inocência. Os empreiteiros acusam os parlamentares de cobrar propina para a realização de obras municipais até R$ 15 mil. Eles denunciaram o esquema por terem adiantando o pagamento de serviços que não foram repassados pelos vereadores.
As denúncias dos empreiteiros também estão sendo investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil.
Comissão de Ética - Os integrantes da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar reuniram-se na tarde de ontem para debater as denúncias. Na pauta havia também a discussão sobre a composição da própria comissão, já que a vereadora Solange também atuou como integrante da mesma no “Caso Marcelo” mas, agora, como investigada, terá que ser substituída.
O presidente e o relator da comissão, vereadores Marcos Leopoldino e José Cardim de Souza, respectivamente, entendem que a vaga aberta deve ser preenchida por um integrante do PP, partido ao qual Marcelo Mattos fazia parte quando de sua indicação para a Comissão. Mattos foi substituído por Solange, que teve como suplente o vereador Kotian.
“O novo membro é o vereador Félix Geléia, indicado pelo PP, que já vem substituindo Marcelo em todas as comissões de que ele (Mattos) fazia parte. Por que seria diferente agora?”, indagou o presidente da Comissão de Ética.
Leopoldino garantiu que, após acionada, a Comissão de Ética realizará a oitiva de todos os envolvidos, antes de tomar a decisão pelo pedido ou não de afastamento dos parlamentares envolvidos. “Os vereadores, a exemplo do que ocorreu no caso Marcelo, terão amplo direito de defesa nos trabalhos da comissão”, finalizou Leopoldino. (Fonte: Imprensa Livre)

Estudantes participam amanhã de simulado para redução de desastres

São Sebastião - Os 398 alunos de 5ª a 8ª séries e do 1º ao 3º colegial da escola estadual Josepha de Santana Neves, na Topolândia, área central de São Sebastião, participam amanhã, dia 11, de atividades ligadas à Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD).
A ação será desenvolvida pela Secretaria de Segurança Urbana (Segur), por meio da Defesa Civil, que também faz um simulado preparativo para o Apell (Preparação da Comunidade para Emergências Locais), que acontece no dia 31 de outubro.Após participarem de palestras proferidas por uma agente da Defesa Civil e assistirem vídeos institucionais sobre catástrofes naturais, eles devem evacuar a escola durante o exercício.
O chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, explicou que o objetivo é orientar os estudantes e os tornarem agentes multiplicadores de ações para evitar possíveis desastres naturais e aqueles provocados pelo homem. “A idéia é orientar os procedimentos essenciais bem como trabalhar com as escolas no sentido de incluir métodos de prevenção como disciplina nas salas de aula”, acrescentou.
A campanha internacional é desenvolvida pela Unesco e traz para o biênio 2006/2007 o tema “A redução dos desastres começa na escola”. Ela teve com inspiração a atuação da garota Tilly Smith, então com 10 anos, que em dezembro de 2004 salvou centenas de vidas durante o tsunami ocorrido na Tailândia. A menina havia aprendido na escola a identificar possíveis desastres naturais e retirou os turistas da praia quando percebeu que a maré abaixava lentamente, uma típica formação do tsunami.
Na avaliação da Defesa Civil, uma criança exerce em seu lar e em seu círculo social uma influência considerável, por isso, uma sólida base de informações sobre prevenção de desastres e percepção de riscos tende a desenvolver nela um poten-cial para mudar alguns comportamentos do cotidiano que podem contribuir para a ocorrência de um desastre.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Juan entrega Plano Diretor hoje, mas Câmara fará novas audiências

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia (PPS), deve protocolar na Câmara hoje, no período da manhã, os projetos do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo.
No entanto, de acordo com o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, antes do projeto ser encaminhado à pauta de votação, serão realizadas novas audiências públicas com a comunidade.
“O prefeito afirmou que entregaria os projetos no dia 1º de setembro, mas isso não ocorreu. A minuta do Plano Diretor está sendo entregue no último dia do prazo estipulado pelo Ministério das Cidades. Nós vamos fazer novas audiências, para saber se a comunidade está de acordo com as alterações que estão sendo propostas pela Prefeitura”, afirmou Teixeira.
De acordo com Teixeira, a obrigatoriedade das audiên-cias públicas foi discutida durante oficina de capacitação de Planos Diretores, ministrada por profissionais do Ministério das Cidades em parceria com a Fenavru (Frente Nacional de vereadores) e Instituto Polis, que ocorreu no final de semana, no Plenário da Câmara.
O presidente da Câmara se baseia na explicação da palestrante Elizamara Eulidio, responsável pela oficina de capacitação, que afirmou que as Câmaras Municipais devem realizar audiências públicas antes do Plano Diretor ser votado pelos vereadores, mesmo que o processo participativo junto ao Executivo tenha sido exaustivo, por uma questão de autonomia entre os dois poderes.
“Essa é uma determinação do Ministério das Cidades que está regulamentada na resolução 25/05 artigo 10º do Estatuto das Cidades”, disse Eulidio.
Prazo - Wagner Teixeira afirma que existe um entendimento do jurídico de que a revisão do Plano Diretor não precisa ser votada no mês outubro, conforme está previsto pela Prefeitura.
“O prazo se aplica às cidades que não possuem Plano Diretor. Em São Sebastião, o que está sendo feito é uma revisão do Plano Diretor feito em 1998”, explica.
O presidente da Câmara também garantiu que existe um consenso entre a maioria dos vereadores, no sentido de que a Lei de Uso e Ocupação do Solo não seja votada junto com o Plano Diretor.
“É uma lei que precisa de maior discussão, existem muitas dúvidas sobre as possíveis alterações. Precisamos ouvir todos os argumentos da sociedade antes de levarmos ao plenário”, destaca Teixeira.
Prefeitura - A Prefeitura de São Sebastião, através da sua assessoria de imprensa, informou que os técnicos do Executivo entregarão a minuta do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo nesta terça-feira, “conforme estabelecido no Estatuto das Cidades, que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a ter um Plano Diretor ou revisar o já existente”.
Depois de entregue o documento na Câmara, a prerrogativa de votar, apresentar emendas ou realizar novas audiências seria do Legislativo, sob os olhos do Ministério Público, órgão que acompanhou de perto todo o processo participativo realizado pela Prefeitura. De acordo com a assessoria, foram feitas 17 reuniões com a comunidade, que envolveram mais de 5 mil pessoas.
Mopress quer Eia-Rima para verticalização - O Mopress – Movimento de Preservação de São Sebastião, sugere a inclusão no Plano Diretor da obrigatoriedade de realização de Eia-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) para as áreas onde o município liberar a verticalização e para os projetos ali locados.
“A idéia é vincular nas duas leis – Uso do Solo e Plano Diretor – a questão da altura dos prédios à realização destes estudos. Assim, a definição de um novo gabarito para construções, ou seja, a mudança da altura dos prédios, hoje definida em dois pavimentos, para cinco ou mais andares, estaria vinculada à realização de um Eia-Rima”, explica o vice-presidente do Mopress, advogado Eduardo Hipólito do Rego.
Segundo ele, isto significa que, além das novas definições estabelecidas pelo PD para determinada área, à elas se somaria mais este critério: a realização do Eia-Rima. É este estudo de impacto ambiental que, dependendo das características de uma área (é beira de rio, é inundável, que tipo de solo tem, é encosta com grande declividade, etc.), define o que pode ou não ser feito ali, quais as conseqüências ambientais, os prejuízos, como evitá-los, ou que adaptações um projeto necessita para diminuir aquele prejuízo.
O PD dividiu o município em cinco zonas. Uma delas é a Zona Industrial, que abrange áreas na Topolândia, no centro, porto e até no Jaraguá. Nesta zona não há limites para as construções. Poder-se-ia, em tese, caso a minuta do PD seja aprovada como está, construir aí um prédio de 20 andares. A única exigência prevista é que o projeto seja aprovado pelo Comdurb – Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. No entanto, será que o local suporta isto?
As condições físicas e ambientais específicas daquele terreno podem tornar um projeto deste tipo inviável. E é o Eia-Rima que vai definir isto após estudos realizados no local por equipes multidisciplinares, que reúnem profissionais de diferentes especialidades – engenheiros, geógrafos, biólogos, químicos, historiadores, arqueólogos, etc.
“A gente não sabe de onde saiu esta idéia da verticalização. Até agora ninguém provou tecnicamente a necessidade disto. Está faltando terreno no município? O Mopress é a primeira entidade ambientalista a se posicionar. Nós protoco-lamos esta sugestão na documentação do PD e vamos solicitar que seja debatido na Câmara na reabertura das discussões sobre o tema. Também endereçamos a sugestão ao Comdurb. Queremos que o Conselho se manifeste a respeito”, disse Hipólito do Rego.
O vice-presidente do Mopress criticou ainda a forma como as discussões foram encaminhadas. “Não houve respeito ao caráter participativo das audiências. Promover a participação popular não é realizar 17 ou 40 reuniões sobre um tema, mas sim acatar as propostas e sugestões apresentadas e levá-las ao debate”, afirmou ele.
Outro ponto criticado foi a discussão paralela da Lei de Uso do Solo e do PD. Há uma escala de valores aí que não foi respeitada. A primeira é apenas uma lei ordinária.
A segunda tem um caráter de planejamento, de estabelecer critérios que vão orientar decisões futuras, sendo uma lei complementar. Assim, misturou-se tudo e perdemos a chance de trazer a população para participar em duas fases distintas. Todas as reuniões ficaram polemizadas em torno das Zeis, dos prédios. Esqueceu-se que o PD é muito mais que isto, que ele inclui diretrizes para a Educação, Habitação, Cultura, Esportes, etc”. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores atacam capivaras a pauladas na praia da Tabatinga

São Sebastião - Há dez dias a Polícia Ambiental entregou duas capivaras para a Fundação Animália. Maior roedor vivo do mundo, as capivaras tinham sido atacadas a pauladas por moradores da Tabatinga, extremo norte de Caraguatatuba.
Um dos animais, com traumatismo craniano, morreu no dia seguinte, exalando sangue pelas narinas. O outro ainda teima em sobreviver, com uma lesão no focinho e uma pata dianteira pendurada, com fratura ou ruptura de ligamentos no ombro esquerdo. Ele será operado hoje.
Segundo o biólogo André Rossi, da Fundação Animália, “a capivara é parente próximo da cotia, paca e ratão-do-banhado. Ela ocorria originalmente (há 2 milhões de anos atrás) desde a Flórida até a Argentina. Depois se reduziu a México até o norte da Argentina. Herbívora e aquática, ela habita banhados, vegetação ribeirinha, represas, e qualquer curso d’água doce”.
Rossi explica que a população de capivaras vem aumentando nas áreas degradadas onde, apesar da caça, seus predadores naturais praticamente desapareceram – animais como o jaguar, sussuarana, jacaré-de-papo-amarelo e sucuri.
“Isso criou conflitos com produtores rurais, que não cercam plantações de milho, cana, verduras, etc.; e, outras vezes com moradores que a encontram passeando pelo gramado ou nadando nas piscinas”, diz ele. Nos últimos dois anos, a Fundação recebeu seis capivaras feridas. Algumas são vítimas de atropelamentos, outras até caem em redes de pesca.
“É preciso lembrar que hoje, aqui no litoral, os gramados e piscinas estão em cima do que foi restinga há menos de cinco anos. A capivara está por aí há dois milhões de anos, por isto ela volta várias vezes. Moral desta história: conservação é bom no quintal dos outros, quem quer acabar com a Amazônia são os americanos, e os brasileiros tem um profundo senso de ambientalismo”, diz Rossi indignado. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Comissão Censitária Municipal

Ubatuba - Formado neste último dia 08, a Comissão Censitária Municipal - CCM, que conta com a participação de vários membros de instituições públicas e sociedade civil. A Comissão tem por função colaborar e acompanhar os trabalhos do Censo Agropecuário e Contagem da População que será realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2007. São membros da Comissão:

Robson das Chagas - Associação Cultural do Perequê-Açu,
Ezequiel dos Santos - Câmara Municipal,
Racine Cardoso de Lima Jr. - Aciu,
Mauricio Reimberg de Andrade - Sociedade Amigos do Bairro do Araribá,
Antonio Marchiori - Cati,
Élvio de Oliveira Damásio – Secretaria Municipal de Agricultura,
Mirza Zanom C. Silva – Secretaria Municipal de Saúde,
José Marques Mendes – Secretaria Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano,
Marcos André – Câmara Municipal,
Valdemar da Cruz Rodrigues, Elias Correa Santana e Sônia Regina Silva Calleti - Agentes do IBGE.

Nesta primeira reunião foram apresentadas as metodologias de trabalho do Instituto, formas gerais das ações, bem como material que serão utilizados, foi apresentado ainda um vídeo institucional sobre o assunto.
O IBGE informa que estão abertas as inscrições de processo seletivo para preenchimentos de cargos temporários em todo o país. São 86.469 em todo o Brasil.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 525 vagas para auxiliar censitário administrativo, 5.409 vagas para agente censitário municipal, 12.394 para agente censitário supervisor, vagas para quem possui o ensino médio concluído. Os salários variam entre 600,00 a 800,00 Reais, conforme os cargos. O período de inscrições para o concurso é do dia 18 a 27 de outubro em postos de Agências credenciadas dos Correios ou pela Fundação Cesgranrio no site www.cesgranrio.org.br. Para portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% do total de vagas. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Projeto EROI realiza festival de natação

Ubatuba - Os alunos do Projeto EROI - Educação Resgatando Oportunidades Inclusivas – vão comemorar o Dia da Criança com um festival de natação, nesta quarta-feira, 11. O projeto EROI atende crianças e adolescentes com algum tipo de limitação para a prática de esportes, oferecendo oportunidade de inclusão.
Os alunos praticam atividades aquáticas como natação adaptada, hidroginástica, hidroterapia e recreação, associadas a exercícios de respiração, alongamento e ginástica postural, visando a melhora do estado físico geral. Atualmente cerca de 300 crianças e adolescentes participam do projeto, coordenado pelos professores Valdinei Barros e Benedito de Almeida Filho, que contam com o auxílio de outros quatro professores nas atividades.
O festival de natação do Projeto EROI acontece na piscina da Barros Acqua, que fica na Rua Maranhão, 639, à partir das 8 horas. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba conquista título Paulista de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe de natação de Ubatuba conquistou, por antecipação, o Campeonato Paulista de Águas Abertas de provas curtas (Troféu Waldir de Souza), no último sábado, 7. O título veio com o segundo lugar na etapa disputada na praia do Boqueirão, em Santos (a equipe da Unisanta venceu a prova).
Ubatuba levou oito atletas ao pódio: na categoria mirim, Patrick B. Graglia (Papelaria Marques) venceu e Pedro H. Bueno (Restaurante Bucaneiros) ficou em segundo; na infantil 2 masculino a vitória foi de Rômulo Ayron Cabral (Rossi Calçados),enquanto Stefany Ingrid Carneiro Luz (Varejão Santa Rita) ficou em segundo; Felipe Atilli Costilhas (J Bike) ficou em segundo na Juvenil 2; Igor Mathey terminou em terceiro na master B; Delmar Soares foi o campeão na master G e Rivaldo de Oliveira ficou em terceiro na master H.
Com os resultados a equipe de Ubatuba chega a 73 pontos, contra 62 do Tênis Clube Paulista (faltando apenas uma etapa, o Tênis pode somar no máximo mais 9 pontos).
O campeonato termina no dia 11 de novembro com a etapa de São Sebastião e a equipe de Ubatuba promete fazer uma grande festa para comemorar o título.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar divulgou mensagem parabenizando os nadadores campeões:“ Quero enviar um abraço especial a esses atletas, que venceram esse grande desafio. O esporte de Ubatuba mostra com mais essa conquista, que não é apenas uma promessa, e que tem potencial para brilhar nas mais diversas modalidades esportivas. Parabenizo também a comissão técnica que acompanhou cada atleta e aos pais dos jovens pelo incentivo e apoio”, declarou
Já o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., explicou o motivo do sucesso “Concentramos nossos esforços na prova curta e o resultado esta aí, o título antecipado. Agora vamos a São Sebastião, tentando fechar o ano com mais uma vitória e coroar o trabalho de 2006 com chave de ouro”, disse o secretário. (Fonte: PMU)

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 06/10 à 12/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"CLICK"
Ás 19:20 e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Casa Monstro "
Ás 15:30 e 17:10hs

"Xeque Mate"
Ás 19:00 e 21:00hs

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Lição do mar e selva

Quando o mar está bravio
É preciso paciência
E se contentar
Com peixe seco e cará

Quando a tintureira sai pra caçar
Todo cuidado é pouco
Olho na sombra e na marola
Nem todo caranguejo é santola

Quando a onça ruge na noite
Quati sobe na árvore
Tatu se esconde na toca
Até intanha cala a boca

Quando a mulher é geniosa
Segue a lição de Sócrates
Salvai primeiro os pequenos
Depois buscai sítios amenos.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Títulos à Cidadões
Fico realmente perplexa com tais acontecimentos,com tantos problemas a serem resolvidos,os vereadores se preocupam em dar títulos à cidadões, que nem ao
menos se preocupam com seus eleitores.
Que falta do que fazer.

Dulce Barana
Maranduba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor