Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2006 - Nº 1625 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Mesmo sem sol, turistas lotam as praias
Semana das Profissões orientas estudantes com a peça A Revolução dos Campeões
Atletas UNIMÓDULO são campeões de Jiu Jitsu do Vale
Inscrições para vestibular do Centro Universitário Senac começam dia 29
Professor da UNITAU assume comissão da mais importante entidade internacional de pesquisa odontológica

Caraguatatuba
Campeonato Municipal de Futsal terá novas rodadas durante o feriado
Jogos da Copa da Criança e Copa dos Veteranos estão adiados até 21 de outubro
Vigilância Sanitária de Caraguá fecha poços artesianos em quiosques
Caraguá promove mais uma Expo Arte do Litoral Norte
Mário Sérgio Cortella ministra palestra nesta sexta, 13, em Caraguá
Caraguá prepara relatório da pessoa portadora de deficiência
Esclarecimentos à População

Ilhabela
-

São Sebastião
Música e arte estarão presentes na praça do Coreto no feriado
Secretaria do Meio Ambiente desenvolve trabalho de educação ambiental no Colégio Objetivo
Esporte Clube Juventude estréia neste domingo na Copa Band Vale
Beach Games é a atração esportiva do final de semana em Maresias
Prefeitura leva programação "Dá Pá Virada" para a Topolândia
Dia Mundial da Alimentação é comemorado em São Sebastião com palestras
Dr. Juan ministra palestra na FASS
Futebol feminino entrega troféus à Secretaria de Esportes
Secretaria de Educação prossegue com oficina sobre educação africana e afro-brasileira
Monumento à bandeira é destaque de enquete no site oficial da Prefeitura
Praça construída pela iniciativa privada será entregue no dia 23
Sesau prossegue com a Campanha de Registro Geral de Animais
Continuam abertas as inscrições para guarda-vidas temporário
Alunos da Cooperativa de Sucata de São Sebastião conhecem Maternidade
Defesa Civil realiza simulado de retirada em escola da Topolândia
Alunos da rede municipal de São Sebastião participam de Encontro Paulista


Ubatuba
Ladrões rendem sete turistas em Ubatuba
Alunos do Projeto EROI comemoram Semana da Criança com Festival de Natação
Por irregularidades, casa noturna tem show não autorizado
Junta de Serviço Militar de Ubatuba opera em novo endereço
Santa Casa alerta para atuação de golpista
Inclusão de deficientes no mercado de trabalho é tema de palestra em Ubatuba
Feriado agitado na programação da Fundart
Ubatuba realiza I Semana Municipal de Alimentação
Caiçarada exibiu danças folclóricas de todo o Brasil
IV Salão de Belas Artes de Ubatuba tem 140 obras selecionadas
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Mesmo sem sol, turistas lotam as praias

Litoral Norte - Apesar da ausência do sol e da chuva fina que atingiu ontem o Litoral Norte, o movimento de turistas nas praias foi intenso. A região espera 200 mil visitantes no feriado prolongado.
Mesmo sem o calor, quem frequentou as praias, não se importou muito com o tempo. "A gente vem mais para descontrair, relaxar e recarregar as baterias", disse Cleide Silva, de Campinas.
Luciene Souza, gerente do quiosque Canto Bravo, um dos mais frequentados da praia Martin de Sá, em Caraguatatuba, afirmou que caso o tempo melhore, mas turistas devem aparecer na região até o final do feriado. Cerca de 50 mil turistas são esperados na cidade.
LEITOS - A presidente da AHPC (Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba), Miriam Patetucci, disse que 17 estabelecimentos associados estavam ontem que todos os seus leitos ocupados. "São turistas do interior, de Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto", disse.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Antonio Freitas Carlos, disse que cerca de 70 mil pessoas devem visitar a ilha no feriado. "São turistas que ficam nas cidades vizinhas e aproveitam o dia para conhecer Ilhabela", disse.
A temporada de cruzeiros será iniciada hoje em Ilhabela com a chegada do navio Blue Dream, fretado pela Agência CVC Turismo, com 850 empresários de São Paulo, que vão passar o dia na ilha. (Fonte: ValeParaibano)

Semana das Profissões orientas estudantes com a peça A Revolução dos Campeões
A 4ª Semana das Profissões do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO repete o sucesso do ano passado com o espetáculo teatral "A Revolução dos Campeões", de Roberto Shinyashiki.

Litoral Norte - A Semana das Profissões, do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, acontece pela quarta vez e pelo segundo ano consecutivo leva orientação profissional a estudantes de todo o Litoral Norte. Repetindo o sucesso de 2005, o evento começa nesta terça-feira, dia 17, em São Sebastião, no Tebar, com mais uma apresentação da peça teatral “A Revolução dos Campeões”.
A postura do profissional campeão referente às mudanças no mercado e nos métodos de trabalho são aspectos discutidos neste espetáculo teatral, que gerou grande repercussão no ano passado, lotando o auditório dos teatros de São Sebastião e Caraguá, e atraindo grande público na edição de Ubatuba.
A Semana das Profissões traz o espetáculo “A Revolução dos Campeões” para Caraguá na quarta-feira, dia 18, no Teatro Mário Covas, e na quinta-feira em Ubatuba, na Escola Anchieta. Segundo os organizadores, a intenção é refletir sobre aspectos comportamentais e as atitudes que afetam o dia-a-dia das pessoas em seus ambientes de trabalho e na vida pessoal.
O evento é organizado pela Pró-reitoria de Relações Comunitárias e de Extensão do Unimódulo e conta com o apoio da Diretoria Regional de Educação, Secretaria da Educação de Ubatuba e do Banco Real.
O encerramento do evento acontecerá na sexta feira, dia 20, no auditório do Unimódulo, com a palestra do consultor empresarial Douglas Peternela que abordará o tema Desenvolvendo atitudes vencedoras. Também neste dia especialistas da área de recursos humanos, realizarão debates sobre o mercado de trabalho e darão dicas para o desenvolvimento profissional.
A 4ª Semana das Profissões começa sempre às 19h. O ingresso para participar é de 1Kg de alimento não perecível. Mais informações sobre o evento e inscrições para o vestibular do Unimódulo podem ser obtidas pelo telefone 3897-2043 ou no site www.modulo.br. (Fonte: Módulo)

Atletas UNIMÓDULO são campeões de Jiu Jitsu do Vale

Litoral Norte - Caraguatatuba fez bonito mais uma vez, conquistando as melhores colocações, desta vez na 3ª Etapa Vale de Jiu Jitsu, que aconteceu no domingo, dia 8 de outubro, quando a equipe representou a Secretaria de Esportes e Recreação e o Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO.
O atleta UNIMÓDULO e professor do CIEF Massaguaçú, André Medeiros conquistou duas medalhas, a 1ª colocação na categoria adulto faixa Roxa Pluma até (64 kg), e ainda a medalha na Categoria Pesadíssimo (Categoria de Atletas acima de 100Kg)
O atleta ainda recebeu um troféu do diretor da Liga de Jiu Jitsu, junto a Professores e Mestres de outras equipes, por ser o único a representar a cidade de Caraguatatuba nas Competições.
“Fico muito feliz por ter conquistado essas colocações primeiramente na minha categoria e também na pesadíssimo categoria em que os atletas são bem mais pesados do que eu. Mas fico feliz mesmo por meus alunos que conquistaram boas colocações”, disse André Medeiros.
Entre os atletas representando Caraguá, vários foram campeões,
Juliana Barbosa, Luana Aparecida, Heitor Lourenço, Eduardo Custódio, Flavio Ribeiro, Ademir de Souza, Alan de Carvalho, Mateus Andrade, Renato Casemiro.
Caraguá também teve vice-campeões, Thiago Ferreira e Igor Magni; e um terceiros colocados, Celso Aparecido.
André agradece ao Apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e UNIMÓDULO, além dos patrocinadores Box Amazonas, Ilha Vidros, Atlantis Imóveis.
(Fonte: Módulo)


Inscrições para vestibular do Centro Universitário Senac começam dia 29

Litoral Norte - São 1.165 vagas distribuídas em São Paulo, Águas de São Pedro e Campos do Jordão. Prova acontece na capital e no interior do Estado no dia 2 de dezembro
O Centro Universitário Senac recebe inscrições para o vestibular 2007, entre 29 de setembro e 14 de novembro. São 15 cursos nas áreas de comunicação e artes, design, meio ambiente, moda, turismo, hotelaria, gastronomia e ciências exatas, totalizando 1.165 vagas nos três campi da organização (Santo Amaro, Águas de São Pedro e Campos do Jordão).
Vestibulandos que moram fora da capital paulista terão a opção de fazer as provas nas cidades de Águas de São Pedro e Campos do Jordão. O processo seletivo será realizado pela Fundação Vunesp, com inscrições feitas exclusivamente pela Internet (www.vunesp.com.br ou www.sp.senac.br). A taxa é de 60 reais para inscrições até 31 de outubro (após essa data o valor passa para 80 reais). A prova ocorre no dia 2 de dezembro.
Entre as graduações estão Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Hotelaria, do Campus Campos do Jordão, que receberam conceito máximo na avaliação para reconhecimento do curso, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Outros títulos do Campus Santo Amaro, em São Paulo, também já receberam notas máximas, tais como os bacharelados em Hotelaria, Fotografia, Ciência da Computação e o de Tecnologia em Turismo, entre outros.
Parcerias e incentivo à pesquisa - O Centro Universitário Senac conta com cerca de 10 parcerias com instituições internacionais e 16 nacionais, como Esmod (escola francesa de moda), DCT (escola suíça de hotelaria e gastronomia), Universidade de Alicante (Espanha), Universidade de Quebec (Canadá) e Universidade de Indiana (Estados Unidos). O programa permite desde intercâmbios entre alunos e professores até a participação de especialistas internacionais em eventos do Senac.
Para os alunos de graduação interessados em realizar pesquisas, o Centro Universitário Senac oferece bolsas de iniciação científica, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela própria organização. Estudantes a partir do segundo semestre de qualquer curso podem participar do programa. Atualmente, há 45 projetos em andamento em oito linhas de pesquisa nas áreas de moda, cultura e arte; entretenimento, hospitalidade e qualidade de vida; design, artes e comunicação; ciências exatas e tecnologia; e ciências ambientais.
Cursos oferecidos no vestibular 2007 do Centro Universitário Senac

Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo – SP

Nome do curso

Vagas

Período

Bacharelado em Ciência da Computação

50

Manhã

Bacharelado em Sistema de Informação

50

Noite

Bacharelado em Design: habilitação em Comunicação Visual

35

Manhã

Bacharelado em Design: habilitação em Design Industrial

35

Manhã

Bacharelado em Design: habilitação em Interface Digital

35

Noite

Bacharelado em Audiovisual

50

Manhã

Bacharelado em Gestão Ambiental

50

Manhã

Engenharia Ambiental

50

Manhã

Bacharelado em Design de Moda:

habilitação em Modelagem

45

Manhã

45

Noite

Bacharelado em Design de Moda:

habilitação em Estilismo

50

Manhã

50

Noite

Bacharelado em Hotelaria

100

Manhã

50

Noite

Tecnologia em Hotelaria

50

Manhã

Bacharelado em Turismo

50

Noite

Tecnologia em Gastronomia

50

Tarde

50

Noite

Senac Lapa Scipião

Rua Scipião, 67 – São Paulo - SP

Bacharelado em Fotografia

40

Manhã

40

Noite

Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro

Parque Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Águas de São Pedro – SP

Nome do Curso

Vagas

Período

Tecnologia em Hotelaria

50

Tarde

Tecnologia em Gastronomia

50

Tarde

Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão

Av. Frei Orestes Girardi, 3.549 – Campos do Jordão – SP

Nome do curso

Vagas

Período

Tecnologia em Hotelaria

50

Tarde

Tecnologia em Gastronomia

40

Manhã

Número total de vagas: 1.165

 

Serviço:
Inscrições para o vestibular 2007 do Centro Universitário Senac
Período: 29 de setembro a 14 de novembro
Taxa: R$ 60,00 (até 31 de outubro) e R$ 80,00 (após 31 de outubro)
Data das provas: 2 de dezembro
Resultado: 15 de dezembro
Primeira chamada: 8 a 10 de janeiro de 2007
Inscrições: somente pela Internet - www.vunesp.com.br ou www.sp.senac.br. O vestibulando encontra instruções para preencher sua ficha on-line e pagar a taxa. Após 72 horas do pagamento do boleto bancário, o candidato poderá confirmar o status da inscrição no site da Fundação Vunesp. (Fonte: Senac)

Professor da UNITAU assume comissão da mais importante entidade internacional de pesquisa odontológica

Litoral Norte - O professor e pesquisador Dr. José Luiz da Silva Lage-Marques, docente titular do Departamento de Odontologia e do Mestrado em Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), assumiu, neste ano, a presidência da Regional Development Program Committe (RDPC), uma das mais importantes comissões da International Association for Dental Research (IADR), a maior instituição internacional na área de pesquisa odontológica. É a primeira vez que um brasileiro preside uma comissão da IADR
A posse do professor ocorreu no congresso mundial da IADR, realizado na cidade de Brisbane na Austrália. A Regional Development Program Committee abarca membros de várias partes do mundo e tem a responsabilidade de analisar projetos que tenham como objetivo valorizar as ações da pesquisa odontológica mundial e suas repercussões junto à sociedade.
Para sua gestão, o professor planeja incentivar programas nos países em desenvolvimento e promover o fortalecimento dos projetos em andamento. Além disso, pretende implantar um programa de relacionamento com empresas e entidades internacionais no sentido de captação de novos recursos para o investimento.
Trajetória profissional - O professor José Luiz Lage Marques é pesquisador e docente titular da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Livre - Docente da Universidade de São Paulo (USP).
Tornou-se membro da diretoria da IADR em 2004, na qualidade de Regional Board Member. A nomeação foi considerada pelo professor um reconhecimento da importância da pesquisa brasileira no cenário internacional por parte da maior instituição mundial na área da pesquisa odontológica. “O Brasil e a América Latina, ,despontam como centros promissores da pesquisa odontológica mundial”, afirma Marques.
O professor foi um dos responsáveis pela criação da Federação Latino-Americana de pesquisa odontológica e trabalha para que algum país da América Latina seja sede da reunião geral da IADR em 2012.
Marques também foi presidente da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica), divisão brasileira do IADR, que na edição deste ano recebeu cerca de 5 mil pesquisadores, representando os mais diferentes centros de excelência nacional, e participa ativamente da diretoria que organiza a reunião anual do evento, que congrega cerca de 22 estados do Brasil. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Campeonato Municipal de Futsal terá novas rodadas durante o feriado
Mesmo com o feriado prolongado, as partidas válidas pela Copa Municipal de Futsal "Troféu Manoel Cursino dos Reis (Manoel do Morro)", terão continuidade, nas categorias Sub-15 e Sub-17, Feminino e Masculino, nas quadras do Massaguaçu, Tinga, CIASE(Travessão) e Poiares

Caraguatatuba - Novas rodadas prometem agitar o final de semana para os amantes do futsal, com a realização de mais partidas pelo Campeonto Municipal de Futsal 2006 "Troféu Manoel Cursino dos Reis" (Manoel do Morro), neste sábado 14 e domingo 15, nas quadras do Travessão (CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), Poiares, Tinga e Massaguaçu.
As categorias disputadas são Sub-15 e Sub-17, Masculino e Feminino, entre times de todos os bairros da cidade. Neste sábado 14, na quadra do Massaguaçu, serão disputados dois jogos, às 9h e às 10h, ambos pelo Grupo A, categoria Sub-15 Masculino. No primeiro jogo o Estrela da Amizade entra em quadra contra o Núcleo Massa M; na segunda rodada enfrentam-se as equipes Tabatinga Beach e Projeto Cooperando.
Ainda no dia 14, na quadra do Tinga, o AE Unidos da Ponte Seca joga contra o Golden Boys, às 15h, pelo Grupo C, categoria Sub-15 Masculino. Em seguida é a vez do Grupo D entrar em quadra, com jogo válido pela categoria Sub-17 Masculino, entre as equipes Pedrinho F.C. e Núcleo Massaguaçú. O último jogo, às 17h, será entre as equipes Speed Boys e Moleque Travesso, da categoria Sub-15 Masculino (Grupo C).
No CIASE também haverá partidas do Campeonato Municipal de Futsal, com jogos previstos para as 15h, 16h e 17h, todas válidas pelo Grupo B, categoria Sub-15 Masculino. Os primeiros times a jogar são o Tebar Praia Clube e o Angelo Barros; a segunda partida terá em quadra o Ismael Inglesias em disputa com o Angelo Barros. O último jogo desta quadra será entre o Esporte Mirim e o Tebar Praia Clube.
Novamente na quadra do Tinga, desta vez no domingo, 15 de outubro, as rodadas voltam a acontecer a partir das 18h. Os primeiros times a jogarem são o Madeireira Getuba e o APS Junior, pelo Grupo D, categoria Sub-15 Masculino. Em seguida, o Esporte Mirim enfrenta o APS Futsal, na categoria Sub-17 Masculino (Grupo C). Às 20h, o Grupo D entra em quadra com uma partida entre o Amsterdam e o Pedrinho F.C., válida pela categoria Sub-17 Masculino.
Na quadra do Poiares também haverá novas rodadas neste domingo 8, a partir das 16h. O Grupo E é o primeiro a entrar em quadra com times da categoria Sub-15 Masculino - jogam o Dr. Eduardo e o time da Escola da Família Avelino. Na categoria Sub-17 Masculino, o Colônia enfrenta o A.A. Corinthinhas (Grupo D). Às 19h, o Colégio Módulo joga contra o Maria Ester, pelo Grupo B (categoria Sub-17) e às 20h, a última partida será entre os times do Grupo C, Categoria Sub-17 Masculino, Estrela da Amizade e Angelo Barros. Vale lembrar aos amantes do futsal, que todos os jogos são abertos à população. O Campeonato Municipal de Futsal é mais uma iniciativa da Prefeitura de Caraguá por meio da SECER. Prestigie o Esporte em nossa cidade! (Fonte: PMC)

Jogos da Copa da Criança e Copa dos Veteranos estão adiados até 21 de outubro
Devido ao feriado prolongado e tempo instável, a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, está adiando jogos da Copa da Criança e Campeonato Veteranos, que aconteceriam nos próximos dias em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, informa que devido à instabilidade do tempo e também à questão do feriado prolongado, adiará os jogos(marcados anteriormente) válidos pela Copa da Criança e Campeonato Veteranos.
De acordo com a SECER, as partidas voltarão a acontecer normalmente, a partir de 21 de outubro, com datas a serem divulgadas posteriormente. (Fonte: PMC)

Vigilância Sanitária de Caraguá fecha poços artesianos em quiosques
Todos os estabelecimentos que utilizam água de poços serão fechados, caso não estejam de acordo com as normas dos setores federais e estaduais responsáveis

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá, por meio do setor de Vigilância Sanitária iniciou nesta quarta-feira, 11, a fiscalização em quiosques que possuem poços artesianos e semi-artesianos, no município. De acordo com o setor, os quiosques que não tiverem de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e obedecendo as normas do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) terão os poços fechados.
Segundo a Vigilância, a Anvisa exige que a água utilizada em estabelecimentos que manipulam alimentos seja potável, de acordo com os parâmetros estabelecidos em legislação específica de número 4.4 da RCD 216. Já a água captada em poços deve atender às normas pertinentes do DAEE sob a portaria 717/96 e a portaria 518 do Ministério da Saúde de 26/03/2004.
A vigilância acrescenta que a Resolução Conjunta da SMA/SERHS/SES 3 de 21/06/2006 diz que todos os poços devem ter outorga, e o setor deverá localizar os estabelecimentos que possuem os poços e solicitar os fechamento dos mesmos em caso de não possuir a autorização. "Nosso trabalho é fiscalizar e fechar todos os poços irregulares. Se o proprietário do local quiser continuar com o poço funcionando deverá tomar as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, inclusive obedecer ao código sanitário estadual", disse José Ernesto Pires Campos, responsável pela Diretoria da Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Caraguá.
De acordo com o Chefe da Seção de Vigilância Sanitária de Caraguá, Jorah Maria Hoppman, a Vigilância Sanitária tem a preocupação de promover a preservação da saúde coletiva da população. "Temos que fechar os poços para não acarretar problemas de saúde às pessoas. Já é constatado que água de poços sem tratamento é vulnerável e faz mal a saúde", finalizou.
(Fonte: PMC)

Caraguá promove mais uma Expo Arte do Litoral Norte
O evento divulga o artesanato regional e o trabalho de associações como a Acallento e Acaju.

Caraguatatuba - O Porto Novo em Ação realiza mais uma festa cultural no bairro, a 2ª Expo Arte do Litoral Norte, que reunirá artesãos da região e da cidade de São Paulo para uma exposição aberta ao público. A Expo Arte do Litoral Norte terá shows, recreação e praça de alimentação e acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no entreposto de pesca do Porto Novo.
De acordo com a organizadora, Mara Cristina da Silva, o evento tem objetivos sociais, como divulgar e apoiar o trabalho das associações Acallento e Acaju, por isso será arrecadado um quilo de alimento no primeiro dia do evento, que será trocado por um cupom para sorteio de prêmios. Os alimentos serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade para serem doados. "Teremos também um espaço para divulgar o artesanato local e regional, promovendo oportunidades de negócios para a região", declarou a organizadora.
Mais informações pelos telefones 3887-4202/9174-2092. (Fonte: PMC)

Mário Sérgio Cortella ministra palestra nesta sexta, 13, em Caraguá

Caraguatatuba - O renomado professor Mário Sérgio Cortella estará em Caraguá nesta sexta-feira, dia 13 de outubro, para proferir palestra sobre o tema "A arte de liderar: cinco competências essenciais", no Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas, às 15 horas.
A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, como mais uma iniciativa do 1º Programa de Gestão Pública em Educação, da UNDIME/SP e Grunbas, encontro sobre o papel da liderança no processo educacional.
O Teatro Mário Covas fica na Avenida Goiás, 187, Indaiá. (Fonte: PMC)

Caraguá prepara relatório da pessoa portadora de deficiência
Durante o encontro foram eleitos 6 delegados para representar a região no 23º Seminário Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência e 15 membros para compor o Núcleo Regional.

Caraguatatuba - Caraguá sediou na sexta-feira, 6, o 1º Encontro Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, com a participação de entidades de toda a região. O evento aconteceu no Ceprolin e teve a presença da representante do Movimento Negro e do Conselho da Criança e Adolescente, Terezinha Oliveira Marciano Costa; da fisioterapeuta do Centro Municipal de Reabilitação de Caraguá, Laura Marciano da Costa; a presidente do Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Mary Guglielminett; a presidente da APAE de Caraguá, Madalena Fachini.
Entre os representantes da região estavam a APAE de Ubatuba, a presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, Yara Camargo; Silvia Regina Cascardo Costa, GAPNE-grupo de apoio aos portadores de necessidades especiais, de São José dos Campos; a assistente social Nilza Alves de Oliveira Moraes e José Gomes, de Caçapava, entre outros.
Compuseram a mesa, a secretária de Assistência Social de Caraguá, Antonia Aparecida Decanini Marcelino, representando o prefeito Aguilar, a representante da secretária estadual de Assistência Social, diretora da DRADS Adaísa Maria Santos, a vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Maria Gorete Cortes, o coordenador do Núcleo Regional da Pessoa com Deficiência, Agnaldo Dátola, e o presidente da Associação dos Portadores Necessitados de Caraguá (APONEC).
De acordo com o coordenador do Núcleo Regional, Aguinaldo Dátola, 53 pessoas participaram do encontro, vindas de Taubaté, São José dos Campos, Ubatuba, Caraguá, Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba. "Esperávamos a participação de um número maior de representantes, ou seja, de municípios, já que a região tem 39 cidades, mas mesmo assim o evento foi bastante produtivo", disse Aguinaldo Dátola.
Durante o encontro foram eleitos 6 delegados para representar a região no 23º Seminário Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência. Também foram eleitos os 15 membros para compor o Núcleo Regional para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, que deverão tomar posse em janeiro e escolher a sua nova sede.
Os participantes dividiram-se em dois grupos e elaboraram um relatório para ser apresentado no Encontro Estadual. Como principais soluções apontadas no relatório estão a capacitação dos deficientes para o trabalho e a melhoria nos serviços de órtese e prótese.
*O Núcleo Regional foi criado pelo Conselho Estadual há dois anos e compreende os 39 municípios da região. Os membros eleitos no Encontro irão atuar no Núcleo no próximo biênio. Atualmente a sede do núcleo encontra-se em Jacareí com coordenadoria em Taubaté, e representado por Aguinaldo Dátola. (Fonte: PMC)

Esclarecimentos à População

Caraguatatuba - Em virtude dos últimos fatos ocorridos envolvendo a suspensão unilateral das cirurgias eletivas pela Casa de Saúde Stella Maris, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por intermédio da Secretaria de Saúde vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
Desde o dia 03/10/06, a Casa de Saúde Stella Maris resolveu suspender, unilateralmente, a realização das Cirurgias Eletivas neste Município, não havendo, até a presente data, previsão para retomada das mesmas.
A Prefeitura esclarece que, no Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Casa de Saúde Stella Maris, consta, em cláusula contratual, a execução de 60 (sessenta) Cirurgias Eletivas por mês.
A paralisação abusiva e unilateral dos serviços por parte dos profissionais médicos da Casa de Saúde Stella Maris ocorre em função dos referidos pleitearem um aumento de 50% em seus salários, a partir de janeiro/2007, com o qual não concorda o Poder Executivo.
Esclareça-se que os repasses totalizam, hoje, R$ 723.493,00 (Setecentos e vinte e três mil, quatrocentos e noventa e três reais) por mês, os quais se encontram em dia, sendo estes desmembrados em: AIH - Autorização de Internação Hospitalar - R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), SIA - Sistema de Informação Ambulatorial - R$ 150.000,00 (Cento e cinqüenta mil reais) e Custeio Médico/Hospital - R$ 373.493,00 - (Trezentos e setenta e três mil, quatrocentos e noventa e três reais).
Sendo mais ou menos R$ 256.000,00 (Duzentos e cinqüenta e seis mil) de transferência Federal/Estadual, o restante R$ 467.493,00 (Quatrocentos e sessenta e sete mil, quatrocentos e noventa e três reais) de recursos próprios do município.
O referido custeio médico desmembra-se em:
" Pronto Socorro (2 médicos, 24 horas/dia; 1 médico, 12 horas/dia; e 1 coordenador - ininterruptos) R$ 58.850,00
" Plantão à Distância / Sobreaviso
- Clínica Cirúrgica R$ 15.438,00
- Clínica Médica R$ 4.719,00
- Clínica Cardiologia R$ 4.719,00
- Clínica Psiquiatria R$ 4.719,00
- Clínica Buco-maxilo R$ 3.000,00
" Plantão / 24 horas - ininterruptos - corpo presente
- Ginecologia / Obstetrícia R$ 20.020,00
- Pediatria R$ 20.020,00
" Produção / Complemento - AIH R$ 21.450,00
" UTI fixa / médico (24 horas ininterruptas) R$ 34.150,00
" Anestesia R$ 21.840,00
" Neurocirurgia (Ambulatório / Sobreaviso) R$ 30.000,00
" Ortopedia (Ambulatório / Sobreaviso) R$ 35.750,00
Ressaltamos que enquanto os servidores da Prefeitura Municipal tiveram um reajuste no mesmo período de 18,85%, algumas categorias médicas da Casa de Saúde Stella Maris tiveram, nos últimos 04 anos, reajustes que variaram de 20% à 100% de aumento, especificamente a Clínica Cirúrgica teve 337% de aumento.
O orçamento da Saúde (despesa) teve um aumento de 65% nos últimos 4 anos, sendo aplicado 28,59% do orçamento da Prefeitura, no exercício de 2.005.
Vale ainda ressaltar, que a Prefeitura tem investido em parceria com o Governo Estadual, na construção da Maternidade Neonatal - referência regional, bem como na aquisição de equipamentos, que são utilizados por todos os munícipes, sejam eles de convênios e/ou particulares, tendo sido inclusive adquirido recentemente um Arco Cirúrgico.
Portanto, o pleiteado reajuste, por parte de alguns dos profissionais do corpo clínico da Casa de Saúde Stella Maris, não encontra qualquer respaldo fático ou jurídico, cumprindo observar ainda serem inverídicas as afirmativas desses profissionais quanto à Prefeitura não estar em dia com suas obrigações financeiras.
Cumpre informar, ainda, que a Secretaria de Assuntos Jurídicos já tomou as providências pertinentes ao caso, tendo protocolado a competente ação em face da Casa de Saúde Stella Maris, uma vez que a Prefeitura Municipal compra os serviços dessa e com ela mantém vínculo jurídico, bem como solicitado a intervenção do Ministério Público face ao interesse público envolvido. Destaque-se que o juiz de direito Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ambrogi determinou a intimação dos responsáveis da Casa de Saúde Stella Maris e de seu corpo clínico para que não deixem de realizar os procedimentos de emergência/urgência, sob pena de responsabilização pessoal dos mesmos.
A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, estará analisando, caso a caso, a situação das pessoas que tiveram sua cirurgia suspensa e necessitem realiza-la.
Por fim, a Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba informa a toda população que está envidando todos os esforços possíveis visando solucionar a questão para que seja brevemente retomada a realização das cirurgias eletivas pela Casa de Saúde Stella Maris. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Música e arte estarão presentes na praça do Coreto no feriado

São Sebastião - A Secretaria de Cultura de Turismo de São Sebastião (Sectur) traz uma programação especial para o feriado prolongado. Serão três dias com apresentação de músicos locais que tocam no Coreto da Praça da Igreja Matriz.
Nesta quinta-feira (12/10) o som fica por conta de Jorgão e sua banda. Na sexta-feira é a vez de Ale e banda. Para encerrar a programação, o coreto recebe o acústico de Lu Brasil. Os expectadores poderão ouvir música popular brasileira e um pouco de pó rock. As apresentações começam sempre a partir das 20 horas, após a missa.
Artesanato - A tradicional feira de artesanato realizada no aterro será transferida também para a Praça da Matriz durante o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida. O espaço no aterro está interditado devido às obras de urbanização no local. (Fonte: PMSS)

Secretaria do Meio Ambiente desenvolve trabalho de educação ambiental no Colégio Objetivo

São Sebastião - Com o intuito de comemorar o Dia das Crianças, a Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião (Semam) realizou nesta quarta-feira (11/10), no Colégio Objetivo, diversas atividades voltadas para o trabalho de educação ambiental.
No período da manhã as crianças participaram de uma divertida gincana realizada com material reciclado. Já à tarde as crianças da educação infantil desenvolveram atividades com oficinas de pintura, além de aprenderem um pouco sobre reciclagem de embalagem de leite e participarem de um teatro de fantoche desenvolvido com o material.
De acordo com a chefe de divisão de Educação Ambiental, Cristiane Cruz da Silva, o programa de educação ambiental faz parte de um projeto desenvolvido nas escolas em todo o município. “As escolas agendam com a secretaria e realizamos o trabalho em cima do tema desenvolvido com os alunos”, afirma Cristiane. (Fonte: PMSS)

Esporte Clube Juventude estréia neste domingo na Copa Band Vale

São Sebastião - O time do Esporte Clube Juventude faz a sua estréia neste domingo (15/10), às 10h, na Copa Band Vale. O jogo será contra o time de Santa Rita, de São José dos Campos, no Estádio Municipal “Otoniel Santos”. É esperado um bom público para torcer em prol do time sebastianense. (Fonte: PMSS)

Beach Games é a atração esportiva do final de semana em Maresias

São Sebastião - O “Beach Games Universitário 2006” aterrisa em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião de 13 e 15 de outubro e reúne os melhores atletas universitários das modalidades de surfe, futevôlei, handbeach, vôlei de praia, beach soccer e frescobol.
Realizado pela Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe), Federação Paulista de Surf (FPS) e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), o evento é considerado a maior competição de esportes de praia.
O principal objetivo da competição é reunir os universitários surfistas e amantes da praia para um final de semana de muita diversão, integração, amizade e lazer.
De acordo com a organização do evento, são esperadas cerca de cinco mil pessoas nos três dias de evento. Ao todo, o número de atletas é de aproximadamente dois mil que representam 14 instituições de ensino.
Além das competições na praia, está programada para sábado (14/10) o “Day Light”, uma festa que pretende agitar os atletas universitários a partir das 14h.
Com a combinação de festas, jogos, sol, praia e amigos, o Beach Games, que foi criado em 1997 pela Fupe, aumenta sua popularidade a cada ano. Uma das atrações de destaque no evento é a eleição da "Garota Beach Games”.
O Beach Games 2006 tem o patrocínio da Peugeot, o co-patrocínio da Red Nose Benq Siemens, Nova Schin, Swatch, Amarula Cream, Clube Uni Sports e George Aubert, além do apoio da BS Maui, Daiti Ever e governo do Estado de São Paulo. A premiação dos atletas participantes será troféus, medalhas, relógios, celulares e kits Red Nose. (Fonte: PMSS)

Prefeitura leva programação "Dá Pá Virada" para a Topolândia

São Sebastião - No próximo sábado (14/10), a Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Governo, realizam o Projeto ‘Da Pá Virada’, com diversas atividades para comemorar o mês das crianças na Topolândia, a partir das 14h, na Rua das Mangueiras.
São esperadas 500 crianças para se divertir nas tardes de lazer proporcionadas pela a integração das secretarias.
O diretor de eventos da Secretaria de Esportes, José Reis de Jesus Silva, conta que serão mais de 20 atividades em cada bairro que o projeto passar. “O objetivo é fazer com que todas as crianças participem e tenham opções de brincadeiras. O intuito do projeto é a integração entre as crianças dos bairros e inclusão social”.
Reis salienta que a grande quantidade de atividades foi realizada com a previsão do número de participação. “Por isso a opção de brincadeiras tão diferentes para todos os gostos e idades”.
Em cada acampamento do projeto a Seesp realiza uma Prova Pedestre Infantil de 1.500 metros. Podem participar crianças com idades entre 7 a 14 anos, que devem se inscrever na hora. Os três primeiros colocados das categorias de 7 a 9 anos, 10 a 12 e 13 a 14, receberão troféus. Todos os participantes ganharão medalhas.
Durante o evento, as crianças poderão aproveitar os brinquedos infláveis: tobogã com parede de escalada, guerra de cotonetes, balão bolha, cama elástica, piscina de bolinhas e balão de castelinho.
O guache também invade a festa. Serão realizadas oficinas de pintura, maquiagem no rosto e desenhos no papel, onde as crianças poderão soltar a criatividade e criar seus próprios desenhos e expor sua criação.
Os grupos de rua dos bairros, como dança, música, entre outros, terão a oportunidade de se apresentar e a comunidade de conhecer o seu trabalho durante o Da Pá Virada.
Em uma parceria com os escoteiros da cidade, o projeto contará ainda com tirolesa e falsa baiana (brinquedo com uma gaiola que sobe e é solta).
“Além de todas essas atividades, ainda haverá mesa de ping-pong, xadrez, dama, bambolê e pula corda”, finaliza o diretor de eventos.
No dia 21, a comunidade de Maresias recebe o projeto na Escola Municipal Edileuza Brasil Soares, e no dia 28 é a vez do bairro Jaraguá, no Centro de Apoio Esportivo do bairro. O horário é sempre das 14 às 18h. (Fonte: PMSS)

Dia Mundial da Alimentação é comemorado em São Sebastião com palestras

São Sebastião - Na próxima segunda-feira (16/10) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, e em São Sebastião a data será lembrada com palestras para as equipes gestoras das escolas do município que serão proferidas por profissionais da saúde.
Com início às 9h e término previsto para as 12h, o evento será realizado na EM Henrique Botelho, no Porto Grande, com os temas “Alimentação Infantil”, abordado pela pediatra Shirley Aparecida Romeiro, “Aspectos Psicológicos da Alimentação”, comentado pela psicóloga Yara Nascimento e, para finalizar, a nutricionista da área clínica do Guarujá, na Baixada Santista, Vanessa de Abreu, falará sobre “A importância da alimentação equilibrada e transtornos e patologias alimentares”.
O evento será aberto para coordenadores, diretores e funcionários da Secretaria da Educação (Seduc) e conta com o apoio da Coan Alimentação & Serviços. Mais informações pelo telefone (12) 3893 1116. (Fonte: PMSS)

Dr. Juan ministra palestra na FASS

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ministrará na próxima segunda-feira (16/10) uma palestra na Faculdade São Sebastião sobre administração pública.
Ele explicará qual o papel e as funções exercidas pelo poder público e pelo chefe do Executivo. Destacará ainda as obras em andamento que vão alavancar o turismo da cidade, como a urbanização do aterro e revitalização da Rua da Praia, bem como a nova Praia da Aventura. (Fonte: PMSS)

Futebol feminino entrega troféus à Secretaria de Esportes

São Sebastião - A equipe de futebol feminino de São Sebastião entregou para a Secretaria de Esportes (Seesp) os troféus conquistados em competições realizadas neste semestre no Litoral Norte.
A secretária de Esportes, Raquel Buzi, recebeu o troféu de campeão da II Copa Tortilhão de Futebol Society e o de segundo colocado do Circuito “Esquina das Modas” de Beach Soccer, ambos em Ubatuba e o segundo posto no Festival de Aniversário do Poiares, no futebol de campo.
O técnico da equipe, Getúlio dos Santos, conta que o segredo para tantas vitórias é o apoio dado pela Secretaria de Esportes à equipe. “Entregamos como forma de agradecimento pela confiança depositada na equipe pela Prefeitura.”
De acordo com o treinador, a Seesp incluirá a equipe na Copa Costa Sul de Futsal e disponibilizará horários no Campo Otoniel dos Santos para que o time treine. “Tudo isso já pensando nos Jogos Regionais de 2007. Estamos muito agradecidos pelo apoio da secretaria”, conta.
As meninas que treinam com Santos disputam tanto pelo futsal quanto pelo futebol de campo, de areia e society.
Nesta sexta-feira (13/10), São Sebastião participa com duas equipes de mais uma etapa do Campeonato Municipal de Caraguá de Beach Soccer, o time A contra o Rosa Dourada e o B enfrenta o Colinas. Se a equipe sebastianense A empatar já estará na semifinal. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Educação prossegue com oficina sobre educação africana e afro-brasileira

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc) de São Sebastião inicia na próxima segunda-feira (16/10) o segundo módulo da oficina “História da África e Afro-Brasileira”. Todos os encontros serão realizados na EM Henrique Botelho, no Porto Grande.
Na segunda-feira, das 8 às 11h30, das 14 às 17h e das 18 às 21h, a palestra terá como tema “Apresentação dos projetos desenvolvidos na escola pelos professores”, com um debate coletivo sobre o que já foi produzido e aplicado na rede municipal no que tange ao aprendizado dos conceitos africanos e afro-brasileiros.
O arqueólogo Wagner Gomes Bornal será o convidado da palestra de quarta-feira (18/10) e falará sobre “Vestígios da presença negra em São Sebastião”, das 18 às 21h.
A semana seguinte terá uma programação intensa. No dia 23, das 8 às 11h30, a palestrante e professora de Língua Portuguesa Marília Romeiro Ramos de Mello, abordará o tema “Como trabalhar o preconceito através de textos e imagens”. No dia 24, o evento será das 14 às 17h para que todos os professores interessados no tema possam participar.
A “Culinária Africana” será tema de discussão da nutricionista da rede municipal, Cláudia Félix, que falará no dia 25, das 14 às 17h. Em seguida, das 18 às 21h, o professor de História Roaldo Fachini, discorrerá sobre a “Colonização e Descolonização dos Países Africanos”.
Na quinta-feira (26/10), das 18 às 21h, será a vez do músico Duda Neves que abordará “A Presença Africana na Música Popular Brasileira”. Para fechar a programação da semana, a palestra mais esperada será proferida pela doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora geral de diversidade e inclusão educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Eliane Cavalleiro, que falará sobre “Preconceito Racial na Educação Infantil”.
Para finalizar as palestras do mês de outubro, no dia 31, das 14 às 17h e das 18 às 21h, a mestre em História Daniela Rosa abordará o tema “História da África e Afro-Brasileira: articulação entre o passado e o presente”.
A realização da Oficina “História da África e Afro-Brasileira” é promovida de acordo com o disposto no artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que institui a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura da África e Afro-Brasileira no currículo escolar dos ensinos Fundamental e Médio. A Seduc, além implantar o programa nesses ensinos, já iniciou a abordagem do tema também na educação infantil das escolas da rede. (Fonte: PMSS)

Monumento à bandeira é destaque de enquete no site oficial da Prefeitura
Enquetes visam aproximar comunidade da Administração Municipal e ouvir suas opiniões a respeito do município

São Sebastião - Uma nova enquete foi disponibilizada para os internautas no site oficial da Prefeitura de São Sebastião (www.saosebastiao.sp.gov.br) para saber a opinião da população referente ao Monumento às Bandeiras, localizado na Rua da Praia, região central da cidade.
A enquete visa saber a opinião da população sobre a demolição ou não do monumento. A pergunta é “O Monumento às Bandeiras, na Rua da Praia, é considerado pelo Departamento de Patrimônio Histórico de São Sebastião um elemento prejudicial , pois é alto, de grande destaque, além de não ser uma obra original, mas a cópia de um monumento do Rio de Janeiro. Você acha que ele deve ser demolido?”.
Os internautas poderão escolher entre três opções para dar a sua opinião entre “Sim”, “Não” e “Deve ser transformado em outro monumento”.
O principal objetivo das enquetes é aproximar a comunidade da Administração Pública e saber sua opinião a respeito dos vários assuntos ligados ao município.
A última enquete “Qual o assunto que você quer ler mais no portal da Prefeitura de São Sebastião” totalizou 465 votos, sendo que o tema “Educação” foi o mais votado com 162 acessos, ou 34,84% da preferência dos internautas. O segundo tema mais votado foi “Turismo” com 109 votos, 23,44% da preferência.
No terceiro lugar o tema “Serviços” obteve 55 votos (11,83%) , seguido de “Cultura” com 50 votos (10,75%), “Esporte” com 34 acessos (7,31%) e “Saúde” que obteve 22 votos com 4,73% da preferência.
Os que menos receberam votos foram “Outros” com 20 votos e “Economia” com 13 votos (2,8%).
As enquetes encontram-se na página inicial do Portal da Prefeitura e para acessá-lo basta digitar www.saosebastiao.sp.gov.br na barra de endereços do navegador de internet. (Fonte: PMSS)

Praça construída pela iniciativa privada será entregue no dia 23

São Sebastião - A primeira praça construída em São Sebastião por meio da Parceria Público Privada (PPA) será entregue no dia 23 de outubro, às 18 horas. Ela está localizada na avenida Mãe Bernarda, na orla de Juquehy, na Costa Sul . A obra foi realizada por iniciativa dos moradores do condomínio Pratagy.
Com 1.500 metros quadrados a praça tem piso sinalizado para garantir a acessibilidade, principalmente de deficientes visuais, rampas para cadeirantes, jardins, bicicletário, aparelhos de ginástica, deck de contemplação, bancos em todo o seu contorno, telefone público, área para contemplação e iluminação pública.
Um sistema de drenagem de águas pluviais também foi executado durante a obra. A pra tem ainda uma rampa de acesso para embarcações
O secretário da Secretaria da Subprefeitura, José Carlos Moreno, disse que o município cedeu o terreno e os condôminos assumiram a construção. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Jonas Birger e a construção ficou a cargo da Feller Engenharia Ltda. O condomínio foi representado por Jacques Feller.
De acordo com Moreno, a Prefeitura quer estimular novas parcerias com a iniciativa privada. “É importante essa participação para o município e para a comunidade.” (Fonte: PMSS)

Sesau prossegue com a Campanha de Registro Geral de Animais

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a Campanha de Registro Geral de Animais (RGA) destinada a todos os proprietários de cães e gatos não cadastrados no município. Eles devem procurar um dos postos instalados na cidade para fazer a identificação. Não é necessário levar o animal.
Hoje (11/10) o trabalho foi realizado no Salão Paroquial da Capela de Santa Cruz, localizada no Pontal da Cruz. A campanha vai até o dia 26 de outubro.
Por meio do RGA a Divisão de Zoonoses terá um perfil e a identificação dos animais residentes no município. Os cães e gatos cadastrados recebem uma plaqueta onde consta o número de identificação do animal.
De acordo com a chefe de Divisão de Zoonoses, Carolina de Capitani, é através desse controle que o proprietário tem a posse responsável do animal. Na primeira fase foram registrados cerca de 10 mil animais. Para proceder ao registro é necessário que o dono leve seu CPF, RG, comprovante de residência e um atestado de vacina do animal.
Essa segunda etapa de registro dos animais visa proporcionar uma maneira mais eficiente para a identificação do animal, pois é a carteira de identidade.
No próximo dia 26 a Prefeitura inaugura, às 18h, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que vai funcionar no bairro Jaraguá, na Costa Norte. O investimento da Secretaria Municipal de Saúde foi de R$ 368.658,46. O prédio está dividido em dois blocos. O primeiro é voltado à administração, com estacionamento, recepção, canil de doação, banheiros, sala de vacinação, sala técnica, copa e almoxarifado.
O segundo bloco conta com canil coletivo, sala de observação, sala de procedimentos, sala de necropsia e gatil. Ao todo, são 338,92 metros quadrados.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-1744, ramal 222.
Postos de registros
Confira os próximos bairros que receberão os postos de registros de Zoonoses.
Dia 16 – Praça do Arrastão
Dia 17 – Praça do Portal da Olaria
Dia 18 – Morro do Abrigo, próximo ao PSF
Dia 19 – Cigarras, próximo ao posto de Combustível
Dia 20 – Enseada, próximo praça na rodovia
Dia 23 – Canto do Mar, próximo à creche
Dia 24 – Jaraguá, na área de lazer
Dia 25 – Topolândia, Praça da Bíblia
Dia 26 - Barequeçaba, praça
(Fonte: PMSS)

Continuam abertas as inscrições para guarda-vidas temporário

São Sebastião - As inscrições para o curso de guarda-vidas temporários 2006/2007 que tem como finalidade capacitar civis para o trabalho temporário junto ao Corpo de Bombeiros durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro continuam abertas em São Sebastião até o dia 6 de novembro.
De acordo com o Grupamento de Corpo de Bombeiros até o momento cerca de 15 pessoas fizeram a inscrição que podem ser realizadas no Posto de Bombeiros da Praia de Maresias.
A seleção dos candidatos será realizada no dia 9 de novembro, às 8h30, com corrida de 1.700 metros na areia em até 8 minutos para homens e 9 minutos para mulheres, e 500 metros de natação no mar em até 12 minutos.
O interessado deve ser maior de 18 anos, não ter antecedentes criminais de natureza dolosa, ter completado, no mínimo, o ensino fundamental e ter boas condições físicas e de saúde comprovadas através de atestado médico.
No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e atestado médico.
O Grupamento de Corpo de Bombeiros faz a ressalva de que para os portadores de diploma de curso de guarda-vidas temporário será necessária a apresentação de RG, CPF, carteira de trabalho e cópia do certificado de conclusão de curso.
O curso para guarda-vidas terá a duração de 16 dias, entre 13 de novembro e 5 de dezembro, com matérias de suporte básico da vida, pronto-socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos e telecomunicações. Ao todo, serão fornecidas 60 vagas.
O Posto de Bombeiros da Praia de Maresias fica na rua Francisco Loup, 631. Mais informações pelo telefone (12) 3865-6700. (Fonte: PMSS)

Alunos da Cooperativa de Sucata de São Sebastião conhecem Maternidade

São Sebastião - Os alunos da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Copersuss), que participam do projeto de alfabetização “In Loco”, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc) visitaram na manhã desta quarta-feira (11/10) a maternidade do Hospital das Clínicas da cidade.
A professora dos cooperados, Joana Campos, explicou que a visita faz parte da continuação do estudo sobre a Maternidade. “Trabalhamos com esse tema na sala de aula. Fizemos a leitura e a interpretação dos textos jornalísticos publicados sobre a Maternidade e agora viemos visitar”, destacou.
Os alunos aprovaram a união da teoria com a prática. “Gostei muito de vir aqui visitar a Maternidade. É tudo muito bonito, limpinho e fomos bem recebidos, além de poder comprovar o que estudamos na sala de aula”, comentou Francisca Oliveira, 56 anos, cooperada e moradora do bairro Itatinga.
O projeto de alfabetização “In Loco” tem como objetivo fazer com que os cooperados incorporem e façam uso da escrita em sua vida de maneira adequada e freqüente, contribuindo para a construção da cidadania e para o desenvolvimento de novas habilidades e competências. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil realiza simulado de retirada em escola da Topolândia
Operação faz parte da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres desenvolvida pela Unesco

São Sebastião - Como parte da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), a Defesa Civil de São Sebastião realizou na manhã desta quarta-feira (11/09) uma simulação de evacuação na Escola Estadual Josepha de Santana Neves, na Topolândia, na área central. Além de fazer parte da EIRD, o intuito do simulado era preparar a escola para o Plano Apell (Preparação da Comunidade para Emergências Locais), que acontecerá no dia 31 de outubro.
Antes do simulado, cada sala de aula participou de uma palestra, proferida por uma agente da Defesa Civil, no qual foi apresentado também um vídeo institucional sobre catástrofes naturais. “Fizemos um trabalho de conscientização e orientação a todos os alunos da escola e depois realizamos o simulado”, disse Paulo Galeano, chefe da Defesa Civil.
Durante a simulação foram avaliados itens como padronização e emissão do sinal, identificação dos alunos, desligamento de eletro-eletrônicos e cozinha, organização dos alunos na rota de fuga, participações dos professores, alunos, merendeiras e serventes, além do devido fechamento da escola.
Para Luis de França, 13 anos, aluno da 5ª série, as palestras serviram como orientação e preparação para uma eventual catástrofe. “Depois das palestras pudemos saber muito mais sobre como estarmos preparados para agir em uma situação delicada”.
Já Mateus de Lima, 12 anos, também da 5ª série, salientou que todas as atividades realizadas pela Defesa Civil na escola puderam fazer com que ele tivesse mais conhecimento sobre o que fazer em situações de extremo. “Aprendi como se pode ajudar as pessoas e quais os procedimentos se deve tomar em caso de uma catástrofe”.
Galeano explicou que o objetivo do simulado nas escolas era orientar os estudantes para se tornarem agentes multiplicadores de ações, como forma de evitar possíveis desastres naturais e aqueles provocados pelo homem. “A idéia é orientar os procedimentos essenciais bem como trabalhar com as escolas no sentido de incluir métodos de prevenção como disciplina nas salas de aula”.
O EIRD - A campanha internacional é desenvolvida pela Unesco e traz para o biênio 2006/2007 o tema “A redução dos desastres começa na escola”. Ela teve com inspiração a atuação da garota Tilly Smith, então com 10 anos, que em dezembro de 2004 salvou centenas de vidas durante o tsunami ocorrido na Tailândia. A menina havia aprendido na escola a identificar possíveis desastres naturais e retirou os turistas da praia quando percebeu que a maré abaixava lentamente, uma típica formação do tsunami.
Na avaliação da Defesa Civil, uma criança exerce em seu lar e em seu círculo social uma influência considerável, por isso, uma sólida base de informações sobre prevenção de desastres e percepção de riscos tende a desenvolver nela um potencial para mudar alguns comportamentos do cotidiano que podem contribuir para a ocorrência de um desastre.
 (Fonte: PMSS)

Alunos da rede municipal de São Sebastião participam de Encontro Paulista

São Sebastião - Os alunos Neilor Faria de Moares e Rafael Rodrigues dos Santos, ambos da EM Maria José da Penha Frúgoli, localizada na Enseada, na Costa Norte, participarão de quinta-feira (12/10) e até o domingo (15/10), do I Encontro Paulista de Juventude e Meio Ambiente, promovido pelo Instituto Ecoar e dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com os ministérios da Educação e Meio Ambiente, que será realizado em Pilar do Sul.
Apenas 10 alunos de todo o Litoral Norte foram selecionados para participar do evento e representarão a “Bacia Hidrográfica 5 (Rios Litorâneos do Norte de São Paulo e Baía de Ilha Grande)”. O encontro reunirá jovens estudantes de outras 21 Bacias Hidrográficas do Estado.
O intuito do I Encontro Paulista de Juventude e Meio Ambiente é construir coletivamente um “Mapa de Juventude pelo Meio Ambiente”. “O objetivo é despertar a percepção sobre o entorno de cada uma dessas unidades fazendo-os buscar a compreensão das problemáticas e oportunidades locais, permitindo que os jovens componham uma rede estadual de atuação socioambiental”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Regina Maria Alves de Lima.
As despesas com o transporte dos alunos foram pagas pela Prefeitura de São Sebastião.
(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Ladrões rendem sete turistas em Ubatuba

Ubatuba - Três homens armados e encapuzados roubaram sete turistas durante um churrasco na noite de anteontem na praia da Lagoinha, em Ubatuba. Um dos assaltantes estava armado com uma escopeta. Os turistas, entre eles uma criança e dois idosos, todos de Americana (SP), foram trancados em um dos cômodos da casa. Um dos ladrões chegou a fazer um disparo para o alto para intimidar as vítimas. Os assaltantes fugiram levando R$ 4.200 em dinheiro, jóias e celulares. Após o roubo, os turistas resolveram deixar a cidade na manhã de ontem. Ninguém foi preso. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos do Projeto EROI comemoram Semana da Criança com Festival de Natação

Ubatuba - Os alunos do Projeto EROI (Educação Resgatando Oportunidades Inclusivas) da Secretaria de Educação de Ubatuba finalizaram as atividades da Semana da Criança com um Festival de Natação, nesta quarta-feira, 11. Cerca de 80 alunos participaram das provas e todos receberam medalhas. “Nossa idéia não é desenvolver a competição, mas mostrar que todos que chegaram até aqui são campeões”, disse Nei Barros, um dos coordenadores do projeto.
Para Benedito de Almeida Filho, que também coordena as atividades, houve melhoria para todos os alunos. “Depois que descobriram os exercícios aquáticos e respiratórios, essas crianças descobriram uma nova vida, com muito mais saúde e disposição. A auto-estima deles também foi melhorada”, afirmou. Após as provas todos os participantes receberam lanche e assistiram a um breve documentário que conta a história do projeto.  (Fonte: PMU)

Por irregularidades, casa noturna tem show não autorizado

Ubatuba - O show da Banda Jammil e Uma Noites marcado para amanhã, dia 12, na casa noturna Tribo Club, em Ubatuba, não foi autorizado pela Prefeitura. Apesar do show estar sendo divulgado na mídia há várias semanas, há apenas dois dias, a casa noturna entrou com o pedido de autorização na Prefeitura. O pedido foi indeferido porque não havia tempo hábil para os procedimentos necessários e principalmente em razão da existência de processo investigatório do Ministério Público que apura responsabilidades pelo funcionamento de casas noturnas sem as condições necessárias para evitar a perturbação do sossego público. De acordo com a fiscalização da Prefeitura, a lei não permite som mecânico ou música ao vivo sem a devida preparação acústica. Ainda segundo o setor responsável por esta área dentro da Prefeitura, o último show promovido pela casa noturna Tribo Club, provocou várias denúncias, especialmente por não cumprir acordos firmados com a Prefeitura quanto ao horário de início e término do evento.
Tanto o responsável pela casa noturna quanto o promotor do show foram comunicados pela Prefeitura com mais de 24 horas de antecedência sobre o indeferimento do pedido. (Fonte: PMU)

Junta de Serviço Militar de Ubatuba opera em novo endereço

Ubatuba - A Junta de Serviço Militar de Ubatuba informa que agora presta serviços na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que fica à Rua Gastão Madeira, 120.
O atendimento ao público vai das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h e o novo telefone é 3833-9060.  (Fonte: PMU)

Santa Casa alerta para atuação de golpista

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia Irmandade Nossa Senhora dos Passos informa à população que o Sr. Hélio Pinto não tem autorização para representar a entidade na captação de recursos e doações. As pessoas que tiverem interesse em efetuar doações devem fazê-las diretamente no Setor de Captação de Recursos da Santa Casa, com a presença e assinatura de duas testemunhas.  (Fonte: PMU)

Inclusão de deficientes no mercado de trabalho é tema de palestra em Ubatuba
Cerca de 200 pessoas acompanharam o seminário no auditório da Unitau

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu no último dia 9, o “1º Seminário Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho”.
O evento, realizado no auditório da Unitau, teve como principais palestrantes a auditora fiscal – subdelegada do trabalho do Estado de São Paulo, Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo, médico do trabalho e auditor fiscal da Delegacia Regional do Trabalho (DRT- SP). Ambos são autores do livro “A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.
Direitos iguais - Em sua palestra, “A lei de cotas – obstáculos e alternativas”, Lucíola lembrou que o deficiente tem os mesmos direitos e deveres de qualquer outro funcionário, porém hoje a falta de acessibilidade mantém essas pessoas isoladas. A subdelegada teve um público diferente em Ubatuba. “Pela primeira vez, fomos procurados por uma secretaria de Educação para apresentar essa palestra, e isso é muito importante. Os professores são multiplicadores de informação e temos certeza que o que foi tratado aqui poderá ser posto em prática rapidamente”, comentou Lucíola.
Aproximadamente 200 pessoas puderam obter mais informações sobre o Programa de Ação Interinstitucional da DRT e a implantação da lei de cotas. Também foram apresentadas estatísticas referentes às pessoas portadoras de necessidades especiais em Ubatuba.
O Programa de Ação Interinstitucional tem o objetivo de proteger o trabalhador através de orientação às empresas, privilegiando ações conjuntas de interesse geral, como a fiscalização do registro em carteira, o combate ao trabalho infantil e o incentivo ao ingresso do adolescente no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem.
Envolvimento da sociedade - Para o prefeito Eduardo Cesar, a inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho é mais que necessária.“Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para garantir o direito ao trabalho para os portadores de necessidades especiais", disse o prefeito.
Segundo a secretária de Educação, Patrícia Pereira, “é hora de deixarmos de lado o discurso e partirmos para a ação, implantando o processo de inclusão dessas pessoas no mercado”.
Também estiveram presentes ao evento, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Associação dos Deficientes de Ubatuba, Delegacia Regional de Ensino, Fundação da Criança e do Adolescente e professores. Todos puderam acompanhar apresentações de alunos da rede municipal de ensino, da APAE e uma apresentação de dança da professora Maria Rosa, deficiente visual. (Fonte: PMU)

Feriado agitado na programação da Fundart

Ubatuba - O feriado em Ubatuba terá opções interessantes para quem gosta de programas culturais ao cair da noite. O agito já começa na quarta-feira, com o vernissage de abertura de Exposição de Cerâmica e Tecelagem, que acontecerá no Casarão do Porto, a partir das 20h. A exposição poderá ser apreciada até o próximo dia 22. Em dias de semana, a exposição acontece das 8 às 12h e das 14 às 18h e aos fins de semana, o horário de visitação é das 16 às 22h.
Na quinta-feira, 12, a dica é curtir um show instrumental de primeiríssima qualidade, com o violonista Eduardo Agni, acompanhado por flauta, contrabaixo e percussão.
Para sábado, a música fica por conta da Retreta Maestro Pedrinho, na Praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 20h30. Já no domingo, o Quarteto Saia Justa se apresenta no mesmo projeto, denominado "Música na Praça", a partir das 21h.  (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza I Semana Municipal de Alimentação

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, Pesca e Abastecimento, está promovendo em Ubatuba, a I Semana Municipal de Alimentação, com o tema Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras. O evento, que acontecerá em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação, começa no dia 16 de outubro e termina no dia 19. A programação é composta por palestras que serão ministradas em escolas municipais, por nutricionistas das três secretarias acima citadas.
O objetivo da Semana, segundo a nutricionista da secretaria da Saúde, Claudia Rafaelli, é chamar a atenção da população sobre os problemas que a má alimentação pode gerar no organismo. "Queremos mostrar à comunidade que doenças sérias, como o diabetes e a hipertensão, podem ser evitados se houver uma boa alimentação. A influência dos hábitos alimentares saudáveis e do estilo de vida saudável desde a infância, é muito grande quando se pensa em prevenção de doenças crônicas no adulto. Prevenir significa cuidar desde cedo para não acontecer mais tarde."
Durante as palestras, serão apresentados dados estatísticos sobre as doenças geradas por costumes alimentares no Brasil e no mundo, qual o trabalho que os nutricionistas na prefeitura tem desenvolvido junto com a população e quais as formas de melhorar a alimentação das famílias ubatubenses.
Sobre o Dia Mundial da Alimentação - O Dia Mundial da Alimentação é celebrada em todo o mundo há 25 anos. Essa data marca a criação da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em 1945. A comemoração tem contribuído para sensibilizar as nações sobre a dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional.
No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para a Semana Nacional da Alimentação, com o objetivo de consolidar a iniciativa, estimulando as entidades da sociedade civil, ministérios, conselhos, governos estaduais e municipais a promover atividades relacionadas ao tema proposto, realizando debates, palestras, exposições, campanhas, seminários, feiras, cursos, concursos e encontros.
Em Ubatuba, as atividades acontecerão nas escolas municipais Tancredo Neves, Mario Covas, Marina Salete, Honor Figueira, Iberê Ananias Pimentel e na Escola Estadual Áurea Moreira Rachou. Acompanhe a programação e participe!

Segunda-feira 16/10/2006
14h – E.M. Tancredo Neves – Abertura
18:30 – E.M. Tancredo Neves
E.M. Mario Covas
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Terça-feira 17/10/2006
18:30h – E.E. Áurea Moreira Rachou
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quarta-feira – 18/10/2006
18:30 - E.M Marina Salete
E.M. Honor Figueira
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quinta-feira 19/10/2006
18:30h – E.M. Iberê Ananias Pimentel
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"
 (Fonte: PMU)

Caiçarada exibiu danças folclóricas de todo o Brasil

Ubatuba - Cerca de mil participantes de vários grupos folclóricos de Ubatuba e de várias partes do Brasil estiveram presentes no II Festival de Cultura Popular – Caiçarada, que aconteceu no último final de semana no Terminal Turístico do Perequê-Açu. O grande público que compareceu ao evento pôde presenciar danças gaúchas, pernambucanas, marajoaras, piauienses, do centro-oeste e do interior paulista. Um dos pontos altos do evento aconteceu no sábado, quando seis grupos folclóricos desfilaram no centro da cidade, tocando e dançando para o público.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), com a participação integrada de diversas secretarias. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar satisfeito com o resultado do evento. "A Caiçarada é um evento que tem capacidade para se tornar uma grande atração turística e cultural. É bonito ver tantas manifestações diferentes reunidas, trocando experiências e enchendo os olhos das pessoas de cores e vida. Eventos como este valorizam a cultura e o folclore brasileiro”.
Nei Martins, um dos organizadores, justificou a importância do encontro para os grupos folclóricos locais, muito conceituados por estudiosos brasileiros. “É fundamental o contato dos nossos grupos com os de fora, para a valorização e também para o aperfeiçoamento de seu trabalho”, disse ele.
A Caiçarada ainda apresentou comidas típicas, artesanato, exposição fotográfica e de artes plásticas, oficinas de construção de rabecas e canoas, corridas de canoeiros, campeonato de truco e apresentação de vários grupos musicais locais.
Os participantes - De fora, vieram os seguintes grupos: Cheiro de Mate, Godap, Congada de São Benedito, Moçambique Cultural, Moçambique N. Sra. Do Rosário, Moçambique Mirim, Congada Rosa, Maracongada do Erê, Grupo de Maracatu de Tremembé, Lanceiros do Folclore, Bandeireiros do Divino. Representaram Ubatuba os seguintes grupos: Congada de Bastões do Puruba, Fandango do Prumirim, Grupo Cultural Itapoá, do Itaguá, Grupo Indígena da Aldeia Boa Vista, Grupo Guaruçá, Grupo Canoá e Lira Padre Anchieta.  (Fonte: PMU)

IV Salão de Belas Artes de Ubatuba tem 140 obras selecionadas

Ubatuba - O IV Salão de Salão de Belas Artes de Ubatuba teve 349 obras inscritas, de 148 artistas de 19 cidades do estado de São Paulo. Desse total, foram selecionadas 140 obras, de 79 artistas. A exposição, que terá sua abertura no próximo dia 20, acontecerá no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, de segunda a sexta das 10 às 22h, até o dia 3 de novembro. Aos sábados, domingos e feriados, as obras poderão ser admiradas das 16 às 22h.
O IV Salão de Belas Artes tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes em todo o território nacional.
O Salão de Belas Artes é um evento que cresce a cada ano e está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar orgulhoso com o resultado desse trabalho desenvolvido e organizado pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. "Não é à toa que o Salão faz parte das festividades de aniversário de Ubatuba. Ele vem mostrando os valores culturais de cada uma das cidades participantes e reunindo diversos artistas talentosos e suas belíssimas obras em nossa cidade. Esse evento é espaço propício, não só para desenvolver nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas é também, para proporcionar um momento de bem-estar e entretenimento".  (Fonte: PMU)

CONVITE IPIRANGUINHA EM FESTA

Ubatuba - A comunidade católica do bairro do Ipiranguinha, estará realizando nos dias 12,13,14 e 15 de outubro de 2006, a V Festa de Nossa Senhora Aparecida. O evento acontecerá na Praça Madre Sofia, sempre a partir das 19:00 horas. As atrações serão, shows musicais, procissão de carros e motos, eventos
religiosos, barracas típicas e um bingão no encerramento.
Os festeiros Serjão, Felipa e Adilson Lopes estão pedindo a colaboração de todos, principalmente dos comerciantes do bairro e da região, para que possam realizar o evento, "Para se realizar uma festa tradicional e da magnitude desta, gasta - se muito dinheiro, por isto estamos solicitando a ajuda de todos, para que mais um ano a festa se realize com muito brilho", disse o festeiro Adilson Lopes.
O bairro do Ipiranguinha é o mais populoso de Ubatuba, fica a 5 Km do centro e é tradicional na realização de festas populares, como Festa do Trabalhador e Festa de Nossa Senhora de Fátima. Além de contar com um ponto turístico muito freqüentado na alta temporada que é a Cachoeira da Cascata.

Atrações da Festa

Dia 12 - A tarde - Procissão de carros e motos
Noite: Banda "Filhos D'Jah" e "Banda Ápice Local"
Dia 13: "Almir Neto e Banda" e Grupo de Rap "Vida Cruel"
Dia 14: "Banda Blecaute"
Dia 15: A partir das 17:00 horas Bingão

Prêmios

1º Prêmio: 01 Computador
2º Prêmio: DVD
3º Prêmio: Bicicleta
4º Prêmio: Bicicleta
5º Prêmio: Bicicleta
Várias Rodadas extras
Cartelas à venda no Escritório Paroquial. Informações pelo fone (12) 3833 5044.

Adilson Lopes
sabi.ipiranguinha@hotmail.com




Semana de 12/10 à 19/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"Vôo United 93"
Às 19:10 hs - 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

""Dois é Bom, Três é Demais"
Ás 15:20 e 19:10hs
 

"CLICK"
Ás 17:10 e 21:10hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Lição do mar e selva

Quando o mar está bravio
É preciso paciência
E se contentar
Com peixe seco e cará

Quando a tintureira sai pra caçar
Todo cuidado é pouco
Olho na sombra e na marola
Nem todo caranguejo é santola

Quando a onça ruge na noite
Quati sobe na árvore
Tatu se esconde na toca
Até intanha cala a boca

Quando a mulher é geniosa
Segue a lição de Sócrates
Salvai primeiro os pequenos
Depois buscai sítios amenos.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor