Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2006 - Nº 1627 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Encontro de Iniciação Científica da UNITAU começa hoje
Região terá encontro histórico para definir a cobrança da água na bacia do Paraíba
UNITAU promove cursos para a comunidade
Equipe da UNITAU conquista 1º lugar em concurso de Inovação Tecnológica
Nota Oficial
Semana das Profissões começa nesta terça em São Sebastião

Caraguatatuba
Ibama define data para audiência sobre a base de gás em Caraguá
Morto comerciante a tiros em Caraguá
Palestra de lançamento dos grupos de auto-ajuda em Saúde Mental acontece dia 18 em Caraguá
Semana da Criança com Diversão e Solidariedade no Colégio Lippi
Concurso para bolsas de estudo 2006/2007 tem inscrições abertas em Caraguá
Câmara discute triagem auditiva em recém-nascidos
Prefeitura de Caraguá reconstrói Praça Isaías de Souza no Porto Novo
Promotoria pede para a prefeitura de Caraguá notificar 15 quiosques na Praia da Mococa
Atletas de Caraguá trazem troféus de Praia Grande

Ilhabela
Assalto termina com vigia baleado na Ilha
Encerramento da Vacinação Anti-Rábica em Ilhabela

São Sebastião
Dise prende suspeito com droga no litoral
Municípios da Abramt vão se reunir em Coruripe
Campanha de Registro Geral de Animais é adiada para inauguração do CCZ
São Sebastião segue modelo nacional e adota terceirização em serviços de saúde
Mais de 15 mil pessoas prestigiam a Topija
PAT realiza terceiro encontro do Ciclo de Orientações
Confira as outras palestras deste mês:
Marearte movimenta Boiçucanga de arte no feriado
Dia Mundial da Alimentação é lembrado com palestras em São Sebastião
Dia das Crianças reúne duas mil pessoas no Morro do Abrigo
Capela do Morro do Abrigo realiza comemoração para Nossa Senhora Aparecida
Sectur recebe Terminal de Informações no feriado e conquista aceitação do público
Projeto “Leitura Dramática” ensina alunos gostarem de livros
Crianças da Topolândia participam de atividades e lotam projeto Da Pá Virada
Surfistas de São Sebastião se destacam em competições
Prefeitura de São Sebastião oferece curso de capacitação para varredores de rua
Começa amanhã a Semana da Saúde Bucal em São Sebastião
São Sebastião inicia novo módulo da oficina sobre educação africana e afro-brasileira
São Sebastião participa da Regata Navega São Paulo e conquista posições


Ubatuba
Qualidade máxima no atendimento ao cliente
Comunicado aos Proprietários de Institutos de Beleza e Barbearias
Prefeitura constrói ponto de ônibus com rampa de acesso
O atleta Wigolly Dantas, o "Guigui" venceu o primeiro Confronto Open realizado na Praia Grande no último dia 11 de outubro.
Surfistas de Ubatuba figuram entre os melhores do Brasil
Evento discute importância da boa alimentação na prevenção de doenças
V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Encontro de Iniciação Científica da UNITAU começa hoje

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, de 16 a 20 de outubro, o 11º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e a 7ª Mostra de Pós-Graduação da Instituição. O evento recebeu 989 inscrições de trabalhos de universitários de 43 instituições de ensino superior de todo o país. A abertura oficial será realizada nesta segunda-feira, 16 de outubro, às 19h30, no auditório do Departamento de Engenharia Elétrica.
Os eventos deste ano, que abordam o tema Ciência e Sociedade, contarão com apresentações de projetos, em painéis expositivos, minicursos e simpósios, além de debates orais de trabalhos científicos, com o intuito de discutir, de avaliar, de estimular e de socializar projetos de pesquisas de alunos de graduação e de pós-graduação.
Essas apresentações orais de trabalhos científicos visam aprofundar as discussões em torno da articulação entre o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e as demandas sociais.
Uma novidade apresentada no ENIC deste ano é o limite estipulado pela coordenação de seis trabalhos por orientador. Mesmo assim, o número total de trabalhos inscritos foi de 1170, uma quantidade considerada elevada e próxima ao do ano passado.
Participação - Dos trabalhos inscritos para a Iniciação Científica, 989 foram aprovados, sendo que 786 serão apresentados no evento, todos em painéis. Na Mostra de Pós-graduação, serão exibidos 203 trabalhos, em painéis ou por comunicação oral.
No total, 872 trabalhos serão apresentados, sendo 830 da Universidade de Taubaté e os outros 142 provêm de 43 instituições de ensino dos estados do Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
A avaliação dos trabalhos foi realizada por 233 docentes da UNITAU (todos mestres e doutores), que cadastraram trabalhos de 57 áreas diferentes de conhecimento. Comunicação, Administração e Engenharia Ambiental foram os cursos que tiveram maior participação. Como em 2005, a área de Humanas recebeu o maior número de trabalhos.
Neste ano, as exposições serão no Centro de Eventos do prédio da Engenharia Mecânica (campus da Juta). O evento é aberto ao público a partir do dia 17, das 14 às 22 horas.
Mais informações sobres os eventos pelos telefones (12) 3632-2947 ou 3625-4143 ou pelos sites www.unitau.br e www.unitaupgrad.com.br. (Fonte: UNITAU)

Região terá encontro histórico para definir a cobrança da água na bacia do Paraíba

Litoral Norte - O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) promove nesta quarta-feira, dia 18, em Guaratinguetá, uma reunião plenária para definir a metodologia, critérios e valores para implantação da cobrança pelo uso das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, de responsabilidade estadual.
O geólogo Edílson de Paula Andrade, secretário-executivo do CBH-PS, considera o encontro histórico para a região pela importância que os recursos hídricos têm na manutenção da vida terrestre e para o Vale do Paraíba, região que depende das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Ele explica que para atingir esta fase, o comitê realizou 12 encontros com diversos setores da sociedade, como os de saneamento, indústrias, produtores rurais, além de ministrar palestras em escolas e entidades para esclarecimento do assunto.
Os eventos contaram também com a participação de representantes do Ceivap, Agência Nacional de Águas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. “Esta etapa é o coroamento de todo trabalho realizado durante este processo. É onde os membros do comitê terão a liberdade de discutir e aprovar as medidas propostas” enfatiza Andrade.
Se aprovado no plenário do CBH-PS, o próximo passo será o encaminhamento do relatório para o CRH - Conselho Estadual de Recursos Hídricos - que avaliará as propostas apresentadas. De acordo com Andrade, após passar pelo CRH, o documento será enviado ao governador paulista. A previsão é de que a partir de 1º de janeiro comece a cobrança dos valores estipulados para a área da bacia.
O encontro desta quarta-feira, dia 18, será em Guaratinguetá às 13h30, na Faculdade Nogueira da Gama (OGE – Organização Guará de Ensino). O estabelecimento de ensino está localizado na Avenida Pedro de Toledo, nº 195, Vila Paraíba.
Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos com Edílson no CBH-PS pelos telefones (12) 3632-0100 e 3632-9133, ramal 8262. Para mais informações sobre o comitê, acesse www.comiteps.sp.gov.br . (Fonte: UNITAU)

UNITAU promove cursos para a comunidade

Litoral Norte - Estão abertas as inscrições para cursos nas áreas de informática e enfermagem, oferecidos pela Universidade de Taubaté (UNITAU) a preços mais acessíveis à comunidade. Os cursos têm como objetivo principal desenvolver atividades para auxiliar na formação e capacitação de interessados nessas áreas e serão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX).
O curso “Cuidador Familiar” oferece conteúdo específico para as pessoas que cuidam de idosos, explorando temas específicos, como os aspectos psicológicos do envelhecimento e os primeiros socorros em geriatria, além de cuidados práticos como higiene pessoal, alimentação e uso de medicamentos.
O curso será oferecido no Departamento de Enfermagem, às terças e quintas-feiras. O investimento é de duas parcelas de R$ 25, com a primeira parcela devendo ser paga no ato da matrícula.
Na área de informática, o curso “A pós-escola e as novas tecnologias computacionais” tem como público-alvo pessoas acima de 50 anos, que se interessem em aprender a manusear um computador.
O conteúdo do curso oferece, primeiramente, uma introdução prática de como se usar um computador. Depois, os alunos aprendem a utilizar a internet e suas ferramentas, como pesquisa eletrônica, criação e manipulação de e-mails.
O local das aulas será no Departamento de Ciências Jurídicas, às quartas-feiras. O investimento é de três parcelas de R$ 20, com a primeira parcela devendo ser paga no ato da matrícula.
Para se inscrever o interessado deve retirar um formulário de inscrição na PREX e efetuar o pagamento na EPTS (Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços), que fica na Rua Visconde do Rio Branco, 109, centro de Taubaté. As inscrições também podem ser feitas pela internet, pelo site www.unitau.br/prex/. (Fonte: UNITAU)

Equipe da UNITAU conquista 1º lugar em concurso de Inovação Tecnológica

Litoral Norte - A Equipe de alunos e docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) conquistou o 1º lugar no 13º Concurso Falcão Bauer de Inovação Tecnológica, o mais importante da área de construção no país.
O concurso, que ocorre por ocasião do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), é realizado pela Comissão de Materiais e Tecnologia (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e busca incentivar a criatividade de técnicos, profissionais e estudantes da área de construção para a criação de novas técnicas e equipamentos que beneficiem o setor.
A equipe da UNITAU sagrou-se campeã pela terceira vez consecutiva no concurso, desta vez com o trabalho “Sistemas Mictóricos Ecoeficientes”, que concilia reuso de água com segurança sanitária em banheiros coletivos de alta rotatividade, como os de aeroportos, por exemplo. O sistema ecoeficiente, oferece segurança sanitária para os usuários e diminui o consumo de água.
O grupo premiado é formado pelos professores Dr. José Rui Camargo, Vice-reitor da UNITAU e Ms. Ederaldo Godoy Júnior, em parceria com dois alunos de graduação do curso de Engenharia Mecânica. “Esse reconhecimento por parte do CBIC comprova a qualidade dos projetos desenvolvidos na UNITAU”, afirma o Prof. Godoy Júnior.
A solenidade de premiação aos ganhadores será na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, Paraíba. O professor Godoy Júnior irá representar a equipe da UNITAU. (Fonte: UNITAU)

Nota Oficial

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté informa que instaurou sindicância para apurar denúncia de violência sexual que supostamente teria ocorrido nas dependências do Hospital Universitário.
A sindicância ocorre em paralelo às investigações policiais.
Para resguardar o direito dos envolvidos, a UNITAU não se manifestará sobre o assunto até a resolução do caso pela Justiça. (Fonte: UNITAU)

Semana das Profissões começa nesta terça em São Sebastião
Evento orienta estudantes com a peça A Revolução dos Campeões

Litoral Norte - A 4ª Semana das Profissões do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO repete o sucesso do ano passado com o espetáculo teatral "A Revolução dos Campeões", de Roberto Shinyashiki.
A Semana das Profissões, do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, acontece pela quarta vez e pelo segundo ano consecutivo leva orientação profissional a estudantes de todo o Litoral Norte. Repetindo o sucesso de 2005, o evento começa nesta terça-feira, dia 17, em São Sebastião, no Tebar, com mais uma apresentação da peça teatral “A Revolução dos Campeões”.
A postura do profissional campeão referente às mudanças no mercado e nos métodos de trabalho são aspectos discutidos neste espetáculo teatral, que gerou grande repercussão no ano passado, lotando o auditório dos teatros de São Sebastião e Caraguá, e atraindo grande público na edição de Ubatuba.
A Semana das Profissões traz o espetáculo “A Revolução dos Campeões” para Caraguá na quarta-feira, dia 18, no Teatro Mário Covas, e na quinta-feira em Ubatuba, na Escola Anchieta. Segundo os organizadores, a intenção é refletir sobre aspectos comportamentais e as atitudes que afetam o dia-a-dia das pessoas em seus ambientes de trabalho e na vida pessoal.
O evento é organizado pela Pró-reitoria de Relações Comunitárias e de Extensão do Unimódulo e conta com o apoio da Diretoria Regional de Educação, Secretaria da Educação de Ubatuba e do Banco Real.
O encerramento do evento acontecerá na sexta feira, dia 20, no auditório do Unimódulo, com a palestra do consultor empresarial Douglas Peternela que abordará o tema Desenvolvendo atitudes vencedoras. Também neste dia especialistas da área de recursos humanos, realizarão debates sobre o mercado de trabalho e darão dicas para o desenvolvimento profissional.
A 4ª Semana das Profissões começa sempre às 19h. O ingresso para participar é de 1Kg de alimento não perecível. Mais informações sobre o evento e inscrições para o vestibular do Unimódulo podem ser obtidas pelo telefone 3897-2043 ou no site www.modulo.br. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Ibama define data para audiência sobre a base de gás em Caraguá
Moradores e representantes de ONGs poderão tirar dúvidas sobre o projeto no dia 30

Caraguatatuba - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) realiza no próximo dia 30, em Caraguatatuba, a audiência pública para discutir o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) das obras da base de gás no município e do gasoduto, que transportará o gás natural do litoral até a cidade de Taubaté.
A audiência pública será realizada a partir das 16 horas, no Teatro Mário Covas, no bairro do Indaiá. Na reunião, ONGs (Organizações Não Governamentais) e moradores poderão tirar suas dúvidas, dar sugestões e apresentar suas reivindicações ao projeto.
O relatório de impacto ambiental será apresentado pela direção do Ibama, do Distrito Federal, responsável pelo licenciamento das obras terrestres, coordenado por Valter Moshagata, diretor de licenciamento ambiental e atual diretor substituto do órgão. Moshagata não foi localizado ontem em Brasília para comentar o assunto.
O EIA (Estudo de Impacto Ambiental) da plataforma marítima, localizada a 147 quilômetros da costa e do gasoduto, que transportará o gás natural até a unidade de Caraguatatuba, será feita pelo escritório do Ibama, no Rio de Janeiro.
O chefe do setor de licenciamento de petróleo e gás do Ibama, no Rio de Janeiro, Edmilson Maturana, afirmou ontem que a audiência pública para avaliar os impactos das obras marítimas (plataforma e gasoduto), será realizada em janeiro ou fevereiro de 2007. Segundo ele, a reunião poderá ocorrer até mesmo após o início das obras terrestres.
O secretario de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, disse ontem, que trata-se de uma ótima oportunidade para que os moradores sejam informados de todos os detalhes do projeto previsto pela Petrobras. LICENÇA - Segundo Mansano, logo após a audiência pública, o Ibama deverá conceder a licença prévia para o início das obras terrestres.
A Petrobras pretende iniciar as obras a partir de janeiro de 2007 e explorar a jazida do Campo de Mexilhão, no ano seguinte. O objetivo da empresa é explorar 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O investimento previsto é de US$ 11 bilhões. (Fonte: ValeParaibano)

Morto comerciante a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - O comerciante Paulo de Jesus Bermejo, 47 anos, proprietário de um quiosque na praia Pan Brasil, em Caraguatatuba, foi executado com cinco tiros na noite do último sábado. Bermejo foi atingido com quatro tiros na cabeça e um no ombro esquerdo, efetuados por um revólver calibre 38 e uma pistola 380. Segundo a Polícia Civil nada foi furtado do estabelecimento. O crime teria sido praticado por dois homens, ainda não identificados pela polícia. A delegada Elizabeth Maluf Zago disse que ainda é desconhecido o motivo pelo qual o comerciante foi morto. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra de lançamento dos grupos de auto-ajuda em Saúde Mental acontece dia 18 em Caraguá
O trabalho é conduzido e coordenado pelas pessoas que vivem o problema. Nas reuniões eles trocarão experiências onde ajudarão a direcionar melhor os seus problemas, com isso auxiliá-los em suas recuperações

Caraguatatuba - Pensando no bem-estar das pessoas portadoras de sofrimento emocional ou transtorno mental, como depressão, esquizofrenia entre outros e seus familiares, a Terapeuta Ocupacional, Giovana Moreno, está organizando dois grupos em apoio a essas pessoas. O lançamento dos grupos acontece no dia 18 de outubro, com uma palestra de abertura às 19h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas.
De acordo com Giovana, que é coordenadora técnica dos grupos, as reuniões acontecem todas as quartas feiras às 17h30 para os portadores de deficiência e às 20h para os familiares. A primeira reunião será no dia 25, quarta-feira. “Serão reuniões abertas ao público e acontecerá no mesmo sistema dos alcoólicos anônimos, os nomes dos participantes serão mantidos em sigilo, apenas as pessoas que estarão envolvidas com os grupos é que saberão quem é quem”, disse.
A idéia da formação dos grupos surgiu com o projeto Fênix, que já desenvolve esse trabalho em várias cidades no Estado de São Paulo. A missão é apoiar através dos grupos de auto-ajuda aos portadores de doença mental e seus familiares, no controle e aceitação da doença, para assim favorecer o seu convívio social, melhorar sua produtividade e qualidade de vida.
Segundo Giovana o projeto é sem fins lucrativos e precisa da ajuda de voluntários para que os participantes tenham melhor esclarecimento técnico nas reuniões. “São Sebastião conta com os grupos de auto-ajuda, eu fui conhecer o trabalho deles e me interessei a prestar ajuda a essas pessoas. Hoje já temos definidos os coordenadores dos grupos, que estão em estágio”.
O trabalho é conduzido e coordenado pelas pessoas que vivem o problema. Nas reuniões eles trocarão experiências onde ajudarão a direcionar melhor os seus problemas, com isso auxiliá-los em suas recuperações.
Giovana acrescentou que os grupos precisarão de técnicos voluntários para que possam orientá-los. “Uma vez por semana eu me reunirei com os coordenadores dos grupos para orientação, porém precisamos de mais voluntários para nos ajudar e até mesmo para enviarem as pessoas que necessitam de ajuda”, completou.
Para participar dos grupos, o interessado deve comparecer toda a quarta-feira na Associação dos Aposentados e Pensionistas que fica na Avenida Brasília, 157, Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária. Para os portadores de deficiência as reuniões acontecem as 17h30 e para os familiares às 20h, gratuitamente. (Fonte: PMC)

Semana da Criança com Diversão e Solidariedade no Colégio Lippi

Caraguatatuba - Para comemorar o Dia das Crianças em clima festivo, o Colégio Lippi promoveu uma semana de atividades, que começaram com diversão e terminaram com solidariedade. Entre muitas atividades, alunos de todas as séries, do ensino infantil ao médio, participaram do evento.
Na segunda-feira, os alunos foram levados para conhecer a cozinha do Mac Donalds. Na terça-feira, o dia de aventura com a subida ao Morro de Santo Antônio foi substituído pela gincana solidária devido ao mau tempo e os alunos da educação infantil e do ensino fundamental foram brincar no Imac Center Park e depois participaram de um piquenique na Praça de Eventos.
Na quarta-feira, a gincana solidária, iniciada em setembro com a arrecadação de alimentos, foi encerrada com a entrega de troféus de ouro e prata aos participantes. Em clima de festa, com direito a pipoca e algodão doce, os alunos comemoraram o resultado da gincana solidária.
Durante a gincana, quatro equipe saíram às ruas para arrecadar os alimentos para uma ação solidária junto a entidades assistenciais do município, como o Asilo Vicentino e Pró+Vida, a Paróquia Santo Antonio, ACCC, Projeto Gestante Maria de Nazaré, Igreja Batista Maranata, e Primeira Igreja Batista de Caraguatatuba. O Colégio Lippi agradece à comunidade pelos alimentos e utensílios doados, como fraldas geriátricas, mictório e outros objetos.
 (Fonte: Imprensa Lippi)

Concurso para bolsas de estudo 2006/2007 tem inscrições abertas em Caraguá

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o concurso de bolsas de estudo do Colégio Lippi, em Caraguá, com validade para os anos de 2006 e 2007. Poderão participar do concurso estudantes do Litoral Norte, de todas as séries do ensino fundamental ao médio.
A prova dará descontos a todos os participantes, de acordo com o desempenho de cada um. Os candidatos concorrerão a bolsas de estudo de 100% a 20% para os dois próximos anos vigentes.
O estudante que garantir a melhor nota na prova será contemplado com a bolsa de 100%, e assim por diante, quanto maior a nota, maior o desconto nas mensalidades do Colégio.
A prova está marcada para o dia 28 de outubro, às 9 horas para alunos de 5ª serie do ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e às 13 horas para os alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
O local prova é a sede do Colégio, à Rua Avelino Ferreira, nº29, Centro. Mais informações pelo telefone 3882-6452. (Fonte: Imprensa Lippi)

Câmara discute triagem auditiva em recém-nascidos
Projeto de Baduca Filho sobre Apostila de Ensino retorna a pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza hoje - terça-feira - 17 de outubro, a sua 33ª Sessão Ordinária semanal, com projetos unicamente de autoria dos Vereadores da casa. A Apostila Municipal de Ensino, do Vereador Baduca Filho (PL), retorna a pauta.
O Projeto de Lei do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), autoriza o Executivo a criar a Apostila Municipal de Ensino, como forma de padronizar o ensino em toda a rede municipal de Educação. O projeto havia sido adiado por 2 sessões para uma discussão mais ampla com a Secretária Municipal de Ensino, Silmara Mattiazzo.
O Vereador Omar Kazon (PL), apresenta Projeto de Lei que obriga o Executivo, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, a realizar triagem auditiva gratuita nos recém-nascidos do município. O objetivo do autor é o de reduzir os custos da própria secretaria no caso de surdez em recém-nascidos.
Finalizando o Vereador Aurimar Mansano apresenta Projeto de Lei alterando o nome da rua Maranduba, no bairro do Travessão, para Heleno Jesus da Silva.
A Sessão Ordinária semanal é transmitida ao vivo a partir das 19h30, com entrada franca ao público, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz, pelo site na Internet da própria emissora ou pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá reconstrói Praça Isaías de Souza no Porto Novo
A Praça foi reurbanizada para trazer de volta à população da zona sul um espaço para o esporte e o lazer. O prefeito enfatizou que além de lazer, a praça é um espaço de geração de renda aos moradores da região.

O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, inaugurou no dia 12 de outubro, a Praça Isaías de Souza, no bairro Porto Novo, com a presença da primeira dama, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, dos vereadores Aurimar Mansano, Francisco Carlos Marcelino e Germinio de Souza, de secretários municipais, do presidente da Associação de Pescadores do Porto Novo, Ronã Carvalho, entre outros.
Após o descerramento da placa inaugural, uma missa foi celebrada pelo Diácono Walter. A comunidade do Porto Novo inaugurou a praça em clima de festa, com as comemorações de Santa Edivirges.
O filho do homenageado, Isaías de Souza Filho, presidente da Associação de Moradores do Porto Novo, disse estar muito feliz com a iniciativa da prefeitura. “A gente sofreu muito com a destruição da praça, a única do bairro, desde que a rodovia foi duplicada, a população estava sem espaço para realizar seus eventos de fim-de-semana e datas comemorativas. Agora com a praça reconstruída, os artesãos do bairro podem voltar a expor seu trabalho, com o qual sustentam suas famílias, e a comunidade volta a ter um local de lazer”, disse.
O prefeito enfatizou que além de lazer, a praça é um espaço de geração de renda aos moradores da região e assim como esta, muitas outras obras estão sendo realizadas com o intuito de melhorar a vida dos moradores, como exemplo a Avenida da Praia, que está sendo pavimentada até o Terminal Turístico. “Para mim a melhor obra é aquela que respeita o ser humano, digo com orgulho que antes de reformar praças, me preocupei em tirar os moradores de rua, que estavam se matando nas praças da cidade, muitos deles foram recuperados e hoje estão no mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito.
A Praça foi reurbanizada para trazer de volta à população da zona sul um espaço para o esporte e o lazer. A obra é composta por construção de mureta, de alambrado, bancos de madeira, assentamento de bloquetes, instalação de palco e de um play ground. A obra teve início em maio e o seu custo foi de R$ 53.199,97 e foi realizada pela Novaes & Oliveira Materiais para Construção e Construtora Ltda. (Fonte: PMC)

Promotoria pede para a prefeitura de Caraguá notificar 15 quiosques na Praia da Mococa
Os quiosqueiros terão 30 dias para adequarem seus estabelecimentos de acordo com as normas exigidas pelos órgãos competentes. Após esse prazo o comércio poderá ser fechado

Caraguatatuba - A SESAU (Secretaria de Saúde) de Caraguá, por meio da Vigilância Sanitária, estará notificando 15 quiosques irregulares na praia da Mococa. A decisão foi da Promotoria de Justiça Regional do Meio Ambiente do Litoral Norte, que enviou o ofício 534/06 solicitando o serviço, em agosto.
A promotoria solicitou à Vigilância uma inspeção em todos os quiosques. Após feito o trabalho de inspeção, o órgão enviou um relatório à promotoria, que pediu que a prefeitura tomasse as medidas cabíveis em um prazo de 30 dias.
A Vigilância Sanitária enviará um ofício aos 15 estabelecimentos, onde solicita aos proprietários, as providências necessárias para manter os estabelecimentos funcionando, de acordo com a legislação sanitária.
As adequações referem-se a obtenção de licença de funcionamento junto aos órgãos competentes; estrutura física adequada à atividade exercida; sanitários para uso de clientes e funcionários separados por sexo; abastecimento de água potável; o gerenciamento correto do lixo e a dispensa de materiais descartáveis e produtos destinados à reciclagem; realização de exames periódicos de saúde dos funcionários do estabelecimento e realizar controle de vetores e pragas urbanas. Todas essas exigências estão na legislação Estadual 10.083-98; Municipal 1.144/80; regulamento aprovado pelo decreto 12.342-78; resolução RDC 216/04; portaria CVS 06/99 e portaria CVS 16/03, onde constam também muitas outras normas que deverão ser seguidas.
De acordo com a Vigilância, após a notificação os quiosqueiros terão 30 dias de prazo para adequar seus estabelecimentos às normas exigidas, caso não seja respeitado o prazo, o local será fechado. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá trazem troféus de Praia Grande
Roselaine e Damiana competem com a equipe “Filhos do Vento”, no dia 22, em Ubatuba, e Rose participará da Volta de Santana no dia 15 de novembro em São Paulo em busca de uma vaga na Corrida de São Silvestre

Caraguatatuba - Mais uma vez Caraguatatuba foi bem representada pelo Atletismo. As maratonistas Roselaine de Souza e Silva e Damiana Coimbra Regis estiveram em Praia Grande, onde participaram da 3ª Meia Maratona “A Tribuna – Praia Grande”, e conquistaram bons resultados na prova.
A atleta Roselaine ficou com o 1º lugar na categoria 25/29 anos e Damiana com o 2º na 16/18 anos. A prova contou com a participação de cerca de quatro mil atletas em diversas categorias.
De acordo com Rose, como é conhecida, participaram do evento os melhores competidores do país. “Foi uma boa prova, pela primeira vez, em 1 ano e 9 meses de atletismo, corri 21km em um tempo de 1h27min, para a minha carreira foi muito importante”, disse.
Sob orientação do técnico Adão Dias Durval, professor da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), Rose, que conta com o apoio da Madeireira Getuba, Fran Brinquedos e Presentes e Academia Stúdio Personal, acrescentou que a categoria Elite contou com atletas quenianos no masculino. “Quem venceu a Elite feminino foi Márcia Narloch, 5º lugar na Maratona de Berlim, que já disputou três Olimpíadas e foi medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, é um incentivo a mais para nós amadores competir ao lado de grandes nomes da modalidade”, completou.
No domingo, dia 22, os atletas da equipe “Filhos do Vento” da SECER irão participar de uma competição em Ubatuba e no dia 15 de novembro, Roselaine participará da Volta de Santana em São Paulo em busca de uma vaga na Corrida de São Silvestre. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Assalto termina com vigia baleado na Ilha

Ilhabela - O vigia P.A.C., 44 anos, morreu anteontem à noite durante uma tentativa de assalto ocorrida na sede da empresa de ônibus Auto Viação Ilhabela, em Ilhabela. O vigia chegou a ser socorrido, mas faleceu ao dar entrada no hospital. Ele foi ferido no pescoço por um disparo de um revólver calibre 38, quando tentava impedir o assalto. Após atingirem o vigia, os dois homens que tentaram assaltar a empresa fugiram a pé. O crime ocorreu às 22h, no bairro da Barra Velha. A Polícia Civil ainda não têm pistas sobre os autores do crime. O vigia trabalhava na empresa há 15 anos. Ninguém havia sido preso acusado do crime até a noite de ontem.
 (Fonte: ValeParaibano)

Encerramento da Vacinação Anti-Rábica em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a Campanha de vacinação Anti-rábica no município.
Segundo dados do Instituto Pasteur, nesta Campanha a meta de vacinação imposta para o município, seria atender cerca de 4.877 cães e 481 gatos. Ilhabela conseguiu vacinar a população animal, em uma média de 60% dos cães e 92,5% dos gatos. Ainda faltam vacinar os animais das Comunidades Tradicionais (aproximadamente 252 animais), que deverá ocorrer dentro da Programação de atendimento do PSF.
As pessoas que não conseguiram vacinar seus animais deverão entrar em contato com o departamento de Vigilância e Saúde, tel.: 3895.1532, para agendamento de data e hora.
 (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Dise prende suspeito com droga no litoral

São Sebastião - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente) de São Sebastião prendeu ontem à tarde Márcio Ledo dos Santos, 37 anos, com 40 gramas de cocaína. Santos foi preso quando retornava para o Pemano (Presídio Edgard Magalhães Noronha), de Tremembé, onde cumpre pena por tráfico. Ele havia deixado a penitenciária na última quinta-feira, beneficiado pelo indulto do Dia da Criança. Segundo a Dise, a droga foi localizada nos pertences de Santos, que estavam no guarda volumes da rodoviária. Santos foi levado para a Cadeia de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Municípios da Abramt vão se reunir em Coruripe

São Sebastião - Os municípios filiados a Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) vão se reunir para mais uma reunião ordinária da entidade. O encontro será no próximo dia 20 de outubro, a partir das 9h, na cidade de Coruripe, distante cerca de 80 km de Maceió, capital de Alagoas.
Desde o ano passado, os 18 municípios que formam a Abramt travam uma luta para se evitar as perdas de royalties sofridas nas receitas orçamentárias, graças a liminares que cidades de toda a federação estão conseguindo na Justiça por possuírem os chamados citygates (pequenas estações terrestres com válvulas de regulagem de passagem de gás, não existindo nenhuma estrutura para embarque e desembarque, além de ser comandada a distância).
Na tentativa de participar do quantitativo de royalties distribuídos para os 18 municípios que se enquadram como sede de terminais, segundo a Lei do Petróleo, algumas cidades têm buscado junto ao Judiciário as liminares, com a argumentação técnica que, na avaliação da Abramt, fere dispositivos dessa legislação.
Por portaria da própria ANP (Agência Nacional de Petróleo), tem direito a receber royalties somente os municípios que contam com monobóias e/ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural. Com isso, o direito seria apenas dos 18 municípios associados à Abramt. A perda desde 2002 chega a R$ 210 milhões. Somente no acumulado de 2006, a perda soma R$ 50 milhões.
Alianças - E com a necessidade premente de buscar alianças com outras Associações de Municípios que recebem royalties e ICMS (Imposto obre Circulação de Mercadorias e Serviços) por movimentarem petróleo, gás ou gerarem energia, a Abramt iniciou as conversações com as assessorias da Amusuh (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas), Anamup (Associação Nacional de Municípios Produtores), e a Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo).
O objetivo dessa união é congregar todas as associações de municípios que recebam royalties, sejam de petróleo, gás natural, hidrelétricas, extração de minérios, em todas modalidades previstas na legislação vigente.
A idéia de liderar esse movimento pró-royalties foi proposta pelos prefeitos de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e de Macaé, Riverton Mussi, em reunião realizada no mês de junho deste ano na cidade carioca.
Os representantes das associações participarão da próxima reunião ordinária da Abramt, marcada para o dia 20 de outubro, na cidade de Coruripe, em Alagoas.
Na oportunidade, será assinado um protocolo de ação conjunta entre a Abramt, Ompetro, Amusuh e Anamup, ou seja, a chamada Carta de Tramandaí. Este seria o primeiro passo para a criação da Fenamurr (Federação Nacional dos Municípios Recebedores de Royalties).
Segundo o prefeito de São Sebastião e presidente da Abramt, Dr. Juan Garcia, a criação da federação busca aglutinar forças políticas do Brasil todo, garantindo junto ao Congresso Nacional os direitos previstos na Legislação Federal (Leis 7.990 e 9.478), que dispõe sobre a distribuição de royalties.
“Queremos contar com os deputados que fazem parte da bancada do petróleo no Congresso Nacional, além de outras forças políticas das novas associações”, explica o presidente da Abramt. “Temos de enfrentar as propostas de mudanças na legislação atual que tramitam na Câmara Federal e Senado, que se aprovadas podem trazer diminuições consideráveis nos repasses dos royalties e ocasionar uma queda muito grande no Orçamento dos Municípios”. (Fonte: PMSS)

Campanha de Registro Geral de Animais é adiada para inauguração do CCZ

São Sebastião - A Divisão de Zoonoses da Prefeitura de São Sebastião adiou a Campanha de Registro Geral de Animais (RGA) destinada a todos os proprietários de cães e gatos não cadastrados no município em razão da mudança para sua nova sede.
Uma nova data será agendada para o prosseguimento da campanha no município. A inauguração do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será realizada no dia 26, às 18h. O prédio fica avenida Dário Leite Carrijo, 2.598, no Jaraguá, na Costa Norte e é dividido em dois blocos.
No primeiro ficará a parte administrativa, com estacionamento, recepção, canil de doação, banheiros, sala de vacinação, sala técnica, copa e almoxarifado O segundo bloco conta com canil coletivo, sala de observação, sala de procedimentos, sala de necropsia e gatil. Ao todo, são 338,92 metros quadrados. O investimento da Secretaria de Saúde na construção do CCZ foi de R$ 368.658,46. Ao todo, são 338,92 metros quadrados.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-1744, ramal 222. (Fonte: PMSS)

São Sebastião segue modelo nacional e adota terceirização em serviços de saúde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vem imprimindo nos últimos anos uma nova metodologia no que diz respeito à prestação de serviços de saúde colocados à disposição da população.
Na busca por otimização de recursos, melhoria na qualidade de atendimento e a garantia dos serviços sob sua responsabilidade, a Secretaria da Saúde vem estabelecendo parcerias com entidades habilitadas, a exemplo do que vem acontecendo em alguns municípios onde a experiência tem se mostrado satisfatória, como as cidades paulistas de Guarulhos, Ribeirão Preto, Taboão da Serra, entre outras.
A experiência em São Sebastião mostra que a nova metodologia é positiva, considerando, por exemplo, o grande avanço constatado nos serviços prestados pelo PSF (Programa de Saúde da Família).
No início dessa administração foram constatados sérios problemas na execução do convênio PSF, então mantido com o Hospital de Clínicas de São Sebastião. Os problemas eram de ordem administrativa/operacional, trabalhista, financeira e assistencial, o que gerou grande prejuízo aos cofres públicos municipais.
Foi então que em agosto de 2005, o Programa passou a ser administrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Celebrou-se convênio de cooperação institucional, o que proporcionou avanços consideráveis na qualidade dos serviços, otimização de recursos, mais transparência na sua aplicação e a garantia de direitos trabalhistas aos profissionais envolvidos.
Promur - Da mesma forma ocorreu com a parceria estabelecida com o Instituto Promur (Programa Multidisciplinar de Reabilitação). Foi estabelecido Termo de Parceria para o desenvolvimento de serviços especializados em otorrinolaringologia, serviço esse que nunca existiu no Litoral Norte, portanto, oferecendo uma assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, que sempre eram encaminhados para regiões distantes da nossa cidade.
Segundo informações da Secretaria da Saúde, houve também um ganho com a retaguarda de médicos residentes, oferecida pela instituição. Ressalte-se ainda que os serviços são prestados tendo com referência os valores da tabela de preços SUS.
Hospital de Clínicas - E com a mesma filosofia iniciou-se revisão do convênio mantido com o Hospital de Clínicas de São Sebastião, para prestação de serviços hospitalares/ambulatoriais e da subvenção social.
Para adotar tal medida foi realizada auditoria independente na entidade, proposta pela administração pública, onde constatou-se sérios problemas de ordem administrativa, financeira e operacional, que afetavam diretamente a assistência a saúde da população.
Após isso, o Hospital de Clínicas de São Sebastião e o Instituto Promur firmaram contrato para a gestão administrativa e operacional a partir de abril de 2006.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, desde então se percebeu alterações significativas e visíveis na estrutura e administração hospitalar, com mais dinamismo e eficiência.
“Em todo o processo de mudança são esperadas situações de conflito, principalmente em relação ao corpo clínico, considerando que alguns apontamentos da auditoria acima citada relataram a existência de irregularidades no pagamento dos serviços prestados por esses profissionais”, avalia. “Entendemos também que a situação de proximidade entre o Pronto Socorro e o Hospital de Clínicas de São Sebastião, principalmente em relação às áreas de coberturas médicas para os dois locais, são de vital importância para assistência à saúde pública. A Secretaria de Saúde de São Sebastião não está medindo esforços em buscar soluções adequadas a ambas as partes”, finaliza.
O modelo - O modelo de terceirização de serviços também adotado em São Sebastião se faz necessária já que não há recursos físicos e de serviços próprios suficientes para atender toda a demanda, por características inerentes a nossa região, como as questões geográficas.
A celebração dessas parcerias possibilita e agiliza ao município colocar à disposição serviços para os quais não possui capacidade instalada.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, os acordos permitem à Prefeitura ainda atenuar um problema grave dos atuais sistemas de saúde públicos: a falta de profissionais.
“Com essas parcerias, a administração municipal busca, simultaneamente, obter mais recursos humanos e mais know-how, e tornar mais qualificadas suas próprias equipes de saúde”, explica.
Sem transferência de responsabilidade - Conforme previsto na Constituição Federal, art. 199, parágrafo 1º, os serviços podem ser prestados por terceiros, ou seja, pela estrutura e capacidade já instalada de entes privados, tendo preferência entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
Segundo o prefeito de São Sebastião, não há, porém, a transferência da responsabilidade dessa prestação de serviços a terceiros, já que a gestão e a execução são acompanhadas por técnicos da Secretaria da Saúde, pelo COMUSS (Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião), pela própria Câmara nas audiências públicas trimestrais, além das prestações de contas apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado.(Fonte: PMSS)

Mais de 15 mil pessoas prestigiam a Topija

São Sebastião - A Festa Topija reuniu mais de 15 mil pessoas no quatro dias de eventos realizados na Topolândia. Além de ajudar entidades beneficentes, os participantes curtiram as atrações musicais apresentadas de 11 a 14 de outubro, durante o feriado prolongado.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o sucesso da festa é a garantia de novas edições. “Ficou provado que o resgate do evento deu resultados.”
Para quem foi apenas curtir a Topija, a opção de lazer agradou. Mesmo grávida de oito meses, Maria Cláudia Santos, 15 anos, moradora da Topolândia, aproveitou a festa e foi curtir o show de Cecéu Muniz, no sábado. “É a primeira vez que venho aqui e gostei do que vi”, disse.
A estudante Rita de Cássia Ribeiro, 17 anos, disse que aproveitou os quatro dias de festas e gostou mais da apresentação do Sem Compromisso. “Gosto do som deles e como o evento era gratuito foi melhor.”
Laudirene Silva trabalhou na barraca da Creche São Sebastião, e contou que o evento superou as expectativas. “Vendi muito cachorro-quente e o dinheiro vai ajudar as crianças.”
Além de trazer nomes conhecidos, a Topija também abriu espaço para bandas locais como durante a noite sertaneja, quando se apresentaram calouros que disputaram o II Arraiá Caiçara. (Fonte: PMSS)

PAT realiza terceiro encontro do Ciclo de Orientações

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou nesta segunda-feira (16/10), na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a palestra "A solicitação de emprego e a entrevista", como parte do programa “Ciclo de Orientações”.
No encontro, os interessados aprenderam as técnicas de como procurar um emprego e sobre o tipo de comportamento que deve ser usado em uma entrevista. O programa “Ciclo de Orientações” tem como objetivo oferecer aos cidadãos sebastianenses informações a respeito do mercado de trabalho e sobre as formas necessárias de quando procurar um emprego.
A diretora do PAT, Elizete Nossabein, destaca a importância de orientar a população para a procura de emprego. "As orientações serão sobre o perfil adequado às exigências do mercado de trabalho e como se apresentar em uma empresa. Daremos dicas também para as pessoas melhorarem as chances de conseguir um emprego e para que elas invistam no seu próprio negócio."
Os interessados no Ciclo de Orientação podem se inscrever por telefone ou no Posto de Atendimento nos dias das palestras.
A intenção do PAT é de futuramente levar o ciclo também para as costas Sul e Norte da cidade. Os interessados em se cadastrar no PAT devem ir até a sede, localizada na rua João Cupertino dos Santos, 245, ao lado da Prefeitura, portando RG, CPF e carteira de trabalho. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4606.

Confira as outras palestras deste mês:

23 de outubro - "Testes aplicados pelos empregadores"
30 de outubro - "Planejamento Financeiro"
Todos os encontros são realizados sempre no mesmo horário, das 10 às 12h.
(Fonte: PMSS)

Marearte movimenta Boiçucanga de arte no feriado

São Sebastião - Uma das principais atrações durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião, foi a segunda edição do Marearte, feira de artesanato viabilizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do Fundo Social de Solidariedade na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.
Entre os dias 12 e 15 de outubro moradores e turistas puderam conferir as novidades no segmento artesanato no município. Foram montadas 14 tendas e 15 artesãos venderam produtos como embalagens de presentes feitos a partir de material reciclado, panos de prato, sabonetes, bijuterias em geral, tapetes e bolsas de crochê, além de cestas de vime. Um dos destaques foi a venda de pães artesanais de ex-alunos dos cursos de panificação viabilizados por meio da Prefeitura.
Para a turista de São Paulo, Sandreine Gomes, o Marearte é bonito e importante principalmente para levantar renda aos artesãos de São Sebastião. “Todas as tendas têm produtos que nenhum visitante pode deixar de comprar”, declarou.
O Marearte reuniu artesãos dos bairros Cambury, Juquehy, Boiçucanga, Abras do Una e Ilha Montão de Trigo. (Fonte: PMSS)

Dia Mundial da Alimentação é lembrado com palestras em São Sebastião

São Sebastião - Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, diversas palestras e conscientizações sobre o tema foram realizadas nesta segunda-feira (16/10), na EM Henrique Botelho, por profissionais da saúde para coordenadores, diretores e funcionários da Secretaria da Educação (Seduc) das escolas municipais de São Sebastião.
A programação teve início com a pediatra Shirley Aparecida Romeiro, que falou sobre o tema “Alimentação Infantil”. Em seguida, a psicóloga Yara Nascimento abordou o tema “Aspectos Psicológicos da Alimentação” e, para finalizar o encontro, a nutricionista da área clínica do Guarujá, na Baixada Santista, Vanessa de Abreu, falou sobre “A importância da alimentação equilibrada e transtornos e patologias alimentares”, ressaltando os problemas existentes e que são ligados à má alimentação e aos seus distúrbios.
“Foi muito importante para todos nós a abordagem sobre alimentação, principalmente pelas informações e pelas explicações sobre o desenvolvimento da alimentação ao longo da vida, mostrando, com a pirâmide da alimentação, que a questão está mais relacionada à saúde do que com a estética”, declarou a coordenadora Suzana Maciel.
O evento, realizado pela Seduc para os gestores das escolas contou com o apoio da Coan Alimentação & Serviços, empresa responsável pela merenda do município.(Fonte: PMSS)

Dia das Crianças reúne duas mil pessoas no Morro do Abrigo

São Sebastião - O Dia das Crianças foi lembrado e comemorado por mais de duas mil pessoas na EM Walfrido Maciel Monteiro, no bairro Morro do Abrigo. Realizada pelo grupo “Amigos Promovendo o Bem”, do próprio bairro, a festa teve recreação, cama elástica, palco de som e pula-corda para as crianças, corte de cabelo gratuito, além de comes e bebes.
Uma das organizadoras, Marinete Capioto, 43 anos, ressaltou a importância da ajuda da população. “Este ano, como batemos de porta em porta, conseguimos arrecadar um número maior de materiais para confeccionar o bolo e outras coisas que foram oferecidas no evento”, afirmou.
As crianças aprovaram a festa e as brincadeiras, conforme afirmou Bruno Silva, 6 anos. “Estou gostando muito de tudo. Eu e minhas duas irmãs já brincamos em tudo que tem aqui”, disse.
A moradora e integrante do “Amigos Promovendo o Bem”, Alcide Barão, 43 anos, agradeceu a participação da ONG Pérola Negra, às doações feitas pela comunidade e o apoio da Prefeitura para que o evento fosse realizado.
Na festa, os números foram recordes em relação aos anos anteriores. Mais de três mil pacotes de pipoca, 500 algodões-doces e mais de dois mil cachorros-quentes e pão com carne foram distribuídos, além de refrigerante, do bolo de sete metros e de pipoca doce.
O grupo “Amigos Promovendo o Bem” foi criado a partir da comissão de eventos que existia no Morro do Abrigo e, atualmente, conta com 15 integrantes. (Fonte: PMSS)

Capela do Morro do Abrigo realiza comemoração para Nossa Senhora Aparecida

São Sebastião - Padroeira do Brasil e da Capela do bairro Morro do Abrigo, região central de São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida foi homenageada em seu dia, comemorado na última quinta-feira (12/10).
No início da noite as crianças do próprio bairro fizeram a coroação de Nossa Senhora na Capela. Em seguida, todos os presentes participaram da procissão e da missa celebrada pelo frei Ricardo Backers em intenção à comemoração de Nossa Senhora.
“Nossa Senhora é padroeira desta comunidade e essa celebração é importante porque a religião une a comunidade, além da necessidade de as tradições serem mantidas”, comentou a fiel Maria Lúcia Antoniazi, 58 anos.
No final das celebrações, um quadro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi sorteado entre os participantes.
Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil desde 1930. (Fonte: PMSS)

Sectur recebe Terminal de Informações no feriado e conquista aceitação do público

São Sebastião - Como forma de avaliar a aceitação da comunidade e dos turistas, a Prefeitura de São Sebastião instalou durante o feriado de 12 de Outubro, na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o “Terminal de Informações” que disponibiliza informações, vídeos e fotos para o público.
De acordo com o diretor do Departamento de Informática, Márcio de Freitas Jorge, a aceitação foi muito boa, principalmente dos turistas que puderam conhecer um pouco mais das obras em andamento em São Sebastião. “Os turistas que acessaram o terminal tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de São Sebastião através dos vídeos e fotos disponibilizados no terminal”.
Ele destaca ainda que a principal atração do terminal foi o vídeo que mostra como ficará a Rua da Praia depois da obra ser realizada. “Como o local está em obras, os turistas ficaram curiosos para saber o que seria feito ali e se mostraram muito satisfeitos com o que viram”. O terminal permite que a pessoa verifique documentos oficiais e processos, no intuito de auxiliar os munícipes e turistas.
A idéia da Prefeitura de São Sebastião é colocar o terminal em pontos estratégicos como em praças, shoppings, Rua da Praia e regionais. "A intenção é levar esse tipo de atendimento para lugares de grande concentração de pessoas, como as costas Sul, Norte e a Rua da Praia, instalando ainda uma impressora para que a pessoa possa também retirar a segunda via de documentos que achar necessário", declara Jorge. (Fonte: PMSS)

Projeto “Leitura Dramática” ensina alunos gostarem de livros

São Sebastião - Uma mistura de arte, incentivo à leitura e diversão. Há quatro meses a Secretaria de Cultura (Sectur) realiza o projeto “Leitura Dramática” com cerca de 200 alunos da Escola Municipal Edileuza Brasil Soares com o objetivo de estimular a leitura.
Uma vez por semana, no horário da escola, as crianças têm uma aula de teatro onde interpretam clássicos infantis, no improviso. Os alunos podem escolher a estória que mais gostam e levar para a aula.
Segundo o ator e professor Caio Rocha, antes da atuação das crianças, durante as aulas eles lêem juntos e interpretam o texto. A finalização desse trabalho é a encenação da estória que escolheram. “Eles interpretam, encenam, ouvem e entendem. Todos eles participam e pegam o gosto pela leitura.”
Rocha ressalta que a diferença do que fazem agora, comparado ao que faziam quando chegaram é perceptível. Os próprios escolhem os livros que querem interpretar.
Ainda de acordo com o ator, as professoras ajudam também na escolha das estórias. “Elas participam de todas as aulas de teatro, e muitas vezes discutem a estória interpretada aqui, na sala de aula”, afirma.
A primeira estória que as crianças ouviram com o projeto foi a de Sherazade, a contadora de estórias. Desde então já leram diversos outros livros que vão de conto de fadas a terror.
Para a professora da 2ª série D, Rosa Maria Lourenço, a leitura é a palavra-chave da alfabetização. “Com ela, os alunos conhecem um mundo maravilhoso. Na sala de aula, além da melhora no desenvolvimento da expressão, eles aumentaram o interesse pelas aulas e gosto pela leitura. Além disso, eles passaram a cobrar as coisas, principalmente as aulas de teatro”, conta Rosa.
O aluno Fábio de Oliveira Queiroz, 9 anos, estuda à tarde e participa de todas as aulas do projeto no período da manhã. “Eu gosto de fazer tudo. De ajudar a vestir quem precisa nas peças, de fazer a parte do som e também de participar das peças”, diz Queiroz.
Segundo a chefe de divisão das oficinas culturais, Indiara Gomes, a idéia inicial era o ator dar aulas de teatro, mas a escola pediu um projeto que incentivasse a leitura, daí surgiu o projeto “Leitura Dramática”.
“Nossa meta para o próximo ano que vem é levar o projeto para todas as outras escolas do município, já que notamos um resultado muito melhor nas crianças”, finaliza Indiara. (Fonte: PMSS)

Crianças da Topolândia participam de atividades e lotam projeto Da Pá Virada

São Sebastião - Em comemoração ao Dia das Crianças, o bairro da Topolândia, região central de São Sebastião, recebeu no último sábado (14/10) o projeto “Da Pá Virada”, realizado pela Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Governo.
O evento contou com tobogã, parede de escalada, guerra de cotonetes, balão bolha, cama elástica, piscina de bolinhas, balão de castelinho, oficinas de pintura, maquiagem no rosto, desenhos no papel, mesa de ping-pong, xadrez, dama, bambolê, pula corda. Teve ainda a “Prova Pedestre Infantil” e até uma tirolesa e uma falsa baiana, montadas em parceria com os escoteiros da cidade. Além dessas atividades, grupos de rua dos bairros se apresentaram para a comunidade com danças, músicas, entre outros.
Para o participante e morador do bairro, Kawan Fambrini, 11 anos, a melhor atividade foi a tirolesa. “Participei e gostei de um monte, mas o melhor é a tirolesa porque a gente voa”, comemorou.
O objetivo do projeto foi fazer com que todas as crianças participassem e tivessem opções de brincadeiras, realizando a integração entre as crianças dos bairros e também a inclusão social delas.
No dia 21, a comunidade de Maresias recebe o projeto na Escola Municipal Edileuza Brasil Soares. No dia 28 é a vez do bairro Jaraguá, no Centro de Apoio Esportivo do bairro. O horário é sempre das 14 às 18h. (Fonte: PMSS)

Surfistas de São Sebastião se destacam em competições

São Sebastião - Surfistas sebastianenses se destacaram na segunda etapa do Circuito Paulista Amador Okdok e no Beach Games, que aconteceram neste final de semana (14 e 15/10) e trouxeram mais troféus para a cidade.
O destaque das competições foi o caiçara da praia de Maresias, Carlos Bahia, que conquistou a segunda vitória na etapa do Circuito Paulista Amador Okdok que aconteceu em Peruíbe, na categoria Long Board. Participaram da etapa cerca de 120 atletas.
Segundo o técnico da equipe sebastianense, Jonas Ricci, com os resultados Bahia mantém a cidade no topo do campeonato. O surfista Jejé da praia da Baleia ficou com a 4ª colocação na mesma etapa.
Sobre as ondas de Maresias, o surfista do Centro de São Sebastião, Alessandro Bonguinha, conquistou a segunda colocação na categoria Open, no Beach Games Universitário. “Ele segurou o primeiro lugar até os últimos segundos, mas não deu. Acabou com a medalha de prata”, explica o técnico.
A atleta Patrícia de Oliveira, de Maresias, que representaria a cidade no Circuito Paulista, disputou o Beach Games e ficou com a 2ª colocação. A Secretaria de Esportes (Seesp) dá o apoio aos surfistas com transporte. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião oferece curso de capacitação para varredores de rua

São Sebastião - A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (Setradh) de São Sebastião realiza na quarta-feira (18/10), às 16h, na Videoteca Municipal, um curso de capacitação para os varredores de rua beneficiários do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead).
O curso tem como intuito orientar os funcionários na limpeza, ensinando-os a correta separação dos resíduos de forma a colaborarem com o meio ambiente e realizarem um trabalho em conjunto com os integrantes da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Copersuss).
De acordo com a chefe de divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva Morais, o propósito das secretarias é qualificar essas pessoas para que à medida que passem nos bairros também possam realizar um trabalhado de conscientização com os moradores. (Fonte: PMSS)

Começa amanhã a Semana da Saúde Bucal em São Sebastião

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau) por meio da Divisão de Odontologia, abre nesta terça-feira (17/10) a “Semana da Saúde Bucal”. Até o dia 31 serão realizados palestras, teatros e atividades preventivas sobre o tema.
Essa ação é em referência ao Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado em 25 de outubro. A Divisão de Odontologia programou diversas atividades com o intuito de orientar a população sobre a importância da prevenção de possíveis doenças bucais.
Nesta terça-feira, a "Companhia do Sorriso", formada por auxiliares de consultórios dentário do Programa de Saúde da Família apresenta uma peça teatral sobre saúde bucal para os alunos da Escola Municipal Canto do Mar, a partir das 9h. Até o dia 31 de outubro a “Companhia do Sorriso” percorrerá algumas unidades de ensino apresentando a peça teatral.
Na quarta-feira, será realizada na Videoteca Municipal, às 8h30, a palestra sobre "Má oclusões", que abordará o tema do crescimento e desenvolvimento, além da importância dos padrões faciais, sendo destinado para os dentistas da rede pública de atendimento.
Já entre os dias 23 e 26 serão realizadas diversas palestras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Guiomar Aparecida Conceição Souza, em Boiçucanga, na Costa Sul. Além das palestras que abordarão o tema da saúde bucal, acontecem atividades preventivas por dentistas da Atenção Básica.
No dia 26, haverá o Dia da Saúde Bucal na Creche Municipal de Boiçucanga e no dia 27, a Sesau preparou uma programação especial em Saúde Bucal para os alunos da Escola Guiomar Aparecida Conceição Souza, em Boiçucanga, a ser desenvolvida pelos estudantes. Além disso, em outras escolas os alunos farão a exposição de trabalhos escolares sobre o assunto.
 (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia novo módulo da oficina sobre educação africana e afro-brasileira

São Sebastião - A Secretaria da Educação (Seduc) de São Sebastião, por meio do Departamento Pedagógico, iniciou hoje (16/10) o segundo módulo da oficina “História da África e Afro-Brasileira”.
Sob o tema “Apresentação dos projetos desenvolvidos na escola pelos professores”, três encontros foram realizados durante todo o dia para que toda a rede municipal pudesse participar. Neles, os docentes fizeram um debate coletivo sobre o que já foi produzido e aplicado na rede municipal referente aos conceitos africanos e afro-brasileiros.
“Esta parte é muito importante, pois nos mostra novos métodos para trabalhar em sala de aula”, comentou a professora da EMEI Alegria das Crianças, Costa Sul, Maria Cristina Coelho.
O próximo encontro será realizado na quarta-feira (18/10). O tema da palestra será “Vestígios da presença negra em São Sebastião” e será proferida pelo arqueólogo Wagner Gomes Bornal, das 18 às 21h. Todos os encontros serão realizados na EM Henrique Botelho. (Fonte: PMSS)

São Sebastião participa da Regata Navega São Paulo e conquista posições

São Sebastião - A equipe de vela de São Sebastião participou neste final de semana (14 e 15/10), da Regata Navega São Paulo em Presidente Epitáfio, com o objetivo de integração entre os atletas dos núcleos do Projeto Navega São Paulo. Além da participação, os atletas trouxeram medalhas à cidade.
Segundo o chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, o evento é realizado como festividade. “Além das regatas de vela, os atletas participaram de outras atividades realizadas paralelamente ao campeonato”, conta.
Os eventos paralelos foram shows, atividades com as crianças, competições também para remo e canoagem, entre outros.
De acordo com Mendes, a prova é atípica porque se iniciam na beira da água. “Com essa proximidade dos velejadores e a comunidade, as pessoas acompanham a prova. A configuração das raias é diferente e a prova é de percurso”, explica.
Mendes calcula que São Sebastião receberá o Projeto Navega São Paulo ainda este ano. O município aguarda o convênio com o governo do Estado de São Paulo. “A vantagem desse evento e do projeto é o intercâmbio que ele proporciona”, afirma.
São Sebastião participou com cinco atletas: Pedro Paulo, Pedro Leopoldino, Marcos Vinícius, Bruno Bibiano e o próprio chefe de divisão Rafael Mendes.
Ele e Leopoldino disputaram na classe dingue e venceram o campeonato. Vinícius ficou com a segunda colocação e Bibiano com o 6º na categoria B, classe holder. Pedro Paulo conquistou a 4ª posição na categoria A da classe holder.
O transporte dos barcos foi realizado pela Marinha de São Sebastião. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Ubatuba
Tópicos abordados no curso:

-ANALISAR SITUAÇÕES CRITICAS DE ATENDIMENTO;

-ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;

-DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;

-AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;

Dias: 20 à 23 de novembro.
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Aciu
Investimento: R$ 50,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática da matrícula)
30 vagas.

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
(Fonte: ACIU)

Comunicado aos Proprietários de Institutos de Beleza e Barbearias

Ubatuba - O Superintendente de Proteção à Saúde, através da Vigilância Sanitária, comunica aos proprietários de Institutos de Beleza e barbearias que estará realizando nos dias 24 e 26/10/2006 TREINAMENTO PARA DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO dos materiais e instrumentos utilizados para desenvolver as atividades de manicure, podólogo, calista, cabeleireiros e barbeiros.
Os interessados deverão se inscrever na Superintendência de Proteção à Saúde – Vigilância Sanitária, localizada na Av. Rio Grande do Sul, 710 – Centro, até o dia 20/10/2006 das 08:00 às 18:00 horas. (Fonte: Serviço de Saúde Coletiva)

Prefeitura constrói ponto de ônibus com rampa de acesso

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, visando facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais, construiu um novo ponto de ônibus na Estufa I, que contém uma rampa de acesso para cadeirantes. A obra foi realizada a pedido de moradores, com autorização do DNIT, de acordo com as normas nacionais de acessibilidade. O novo ponto de ônibus vai atender, principalmente, os munícipes que utilizam o transporte público na Estufa I, Estufa II e Sesmaria. Todos os novos pontos de ônibus que forem construídos pela Prefeitura seguirão o mesmo padrão.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a acessibilidade é primordial em uma cidade turística como Ubatuba. “Devemos proporcionar meios para aumentar a independência dos portadores de necessidades especiais. Temos dado muita atenção para este aspecto, inclusive com a criação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais”. (Fonte: PMU)

O atleta Wigolly Dantas, o "Guigui" venceu o primeiro Confronto Open realizado na Praia Grande no último dia 11 de outubro.

Ubatuba - Guigui surfou muito bem e derrotou o também inspirado Fábio Batata que ficou com o vice-campeonato. Batata conseguiu um bom score, mas Guigui encontrou duas direitas que proporcionaram boas manobras para consolidar a vitória.
Diego Charleux que até então vinha muito bem, cometeu uma interferência nos primeiros minutos de bateria sobre Guigui e acabou na última colocação.
Já Jeferson Santos mostrou um ótimo surf e garantiu seu lugar na grande final, terminando na terceira colocação.
Pela vitória, Guigui levou uma prancha nova pra casa mais kit.
O evento ainda contou com o Air Show, evento que premia o atleta que completar o aério mais alto.
Quem se deu bem foi Diego Charleux, o "Baíca" que voou bem alto pra levar um vale óculos pra casa.
A próxima etapa será definida nos próximos dias, portando fiquem de olho e acompanhem tudo pelo site aus.org.br. (Fonte: www.aus.org.br)

Surfistas de Ubatuba figuram entre os melhores do Brasil
Ubatubenses conquistaram o segundo e o terceiro lugar do ranking brasileiro de 2006; cidade se prepara para receber um dos maiores eventos do surfe na América do Sul

Ubatuba - Dois surfistas de Ubatuba fecharam o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2006 com chave de ouro. No topo da concorrida e seleta lista dos top 16, dois ubatubenses conquistaram vaga entre os três melhores do Brasil: Renato Galvão ficou com a segunda posição, com 2.820 pontos e Odirlei Coutinho, com 2.730 pontos, foi o terceiro colocado. Em primeiro lugar, ficou o paranaense Jihad Kohdr, que faturou o título brasileiro e venceu a última etapa do ano, na Barra da Tijuca.
A maior representante do surfe feminino de Ubatuba também terminou o circuito com ótima colocação: Suelen Naraísa é a quarta colocada no ranking top 8 feminino 2006. Os resultados foram fechados no último final de semana (14 e 16 de outubro), no Rio de Janeiro. A campeã da etapa foi a catarinense Juliana Quint e a carioca Andréa Lopes conquistou o tetracampeonato, por antecipação na penúltima etapa da temporada, realizada em Itacaré, no Sul da Bahia.
Grande parte da elite nacional que vai disputar os títulos brasileiros no SuperSurf do ano que vem já foi definida com o encerramento da competição no domingo na Barra da Tijuca. Já são conhecidos 48 dos 60 componentes da categoria masculina e 14 das 22 atletas da feminina, cujo ranking de acesso ainda tem uma etapa para apontar suas oito classificadas para a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2007. Oito ubatubenses já estão confirmados para o SuperSurf 2007: Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Hizunomê Bettero, Tadeu Pereira, Edgley Santos, Suelen Naraisa, Francisca Pereira e Luana Prado.
WQS seis estrelas em Ubatuba - Renato Galvão, Odirlei Coutinho e Hizunomê Bettero chegam embalados por boas colocações para entrar em águas bem conhecidas para a disputa do Onbongo Pro Surfing, etapa do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial), que acontece entre os dias 24 e 29 de outubro em Itamambuca. Este é um dos dois maiores eventos do calendário sul-americano de surfe profissional.
O Onbongo Pro Surfing será uma prova decisiva: o último evento com nível máximo seis estrelas, de 2.500 pontos, antes do fechamento da temporada, no Havaí. A competição é a grande oportunidade do Brasil reforçar seu número de representantes na elite mundial do ano que vem. Odirlei Coutinho, por exemplo, é um dos atletas brasileiros mais próximos de figurar na lista dos quinze surfistas do WQS que serão promovidos para o WCT (elite do surfe mundial).
Os ubatubenses terão a oportunidade e a honra de receber “em casa” atletas de grande renome internacional. A previsão é que a cidade receba milhares de turistas, amantes do esporte e competidores, movimentando o setor hoteleiro e o comércio, levando Ubatuba ao centro das atenções do mundo do esporte. Eventos como esse são considerados alavancas para o turismo, já que atraem jovens de todo o país que não querem perder a chance de aliar esporte, diversão e natureza em uma única praia.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, está animado com a vinda de uma etapa do circuito mundial de surfe para Itamambuca. “Um evento deste porte traz inúmeros benefícios para a cidade. Trata-se de uma competição que movimenta todo o município, trazendo turismo de qualidade para conhecer as belezas e as condições que Ubatuba oferece para sediar grandes eventos como este. Quem puder comparecer vai presenciar uma linda festa, com surfistas estrangeiros e brasileiros e gente de toda parte do Brasil”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Evento discute importância da boa alimentação na prevenção de doenças
I Semana Municipal de Alimentação prossegue até o dia 19 com palestras em várias escolas do município

Ubatuba - Em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação teve início, nesta segunda-feira, 16, a I Semana Municipal de Alimentação, promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, Pesca e Abastecimento. A abertura e a primeira palestra voltada aos estudantes aconteceram na Escola Municipal Tancredo Neves. Este ano, o tema municipal é o "Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras". A programação é composta por palestras que serão ministradas em escolas municipais, por nutricionistas das três secretarias envolvidas com o evento, até o dia 19.
A abertura contou com a presença de pessoas ligadas à alimentação nas escolas municipais, bem como agricultores, profissionais da Santa Casa e da Vereadora Luciana Machado. Fizeram uso da palavra o chefe de fomento à agricultura da Smapa, Christian Bacci, a nutricionista da Smapa, Mirna Zucheratto, as nutricionistas da Santa Casa, Cássia Barhouch e Carolina Fernandes e a Dra. Beatriz Tenuta Martins, nutricionista da Verdurama. Foram abordadas questões históricas da busca pelo alimento no Brasil e as ações de combate à fome no século XX. Falou-se também sobre nutrição e alimentação infantil, ressaltando a necessidade de acompanhamento constante e medição do índice de massa corpórea nas crianças e sobre o quadro de internações por desnutrição em Ubatuba. Por fim, foi abordada também a terceirização da merenda em Ubatuba.
Prevenindo doenças - O objetivo da Semana, segundo a nutricionista da secretaria da Saúde, Claudia Rafaelli, é chamar a atenção da população sobre os problemas que a má alimentação pode gerar no organismo. "Queremos mostrar à comunidade que doenças sérias, como o diabetes e a hipertensão, podem ser evitadas se houver uma boa alimentação. A influência dos hábitos alimentares saudáveis e do estilo de vida saudável desde a infância, é muito grande quando se pensa em prevenção de doenças crônicas no adulto. Prevenir significa cuidar desde cedo para não acontecer mais tarde."
Durante as palestras, estão sendo apresentados dados estatísticos sobre as doenças geradas por costumes alimentares no Brasil e no mundo, qual o trabalho que os nutricionistas na prefeitura têm desenvolvido junto com a população e quais as formas de melhorar a alimentação das famílias ubatubenses.
Sobre o Dia Mundial da Alimentação - O Dia Mundial da Alimentação é celebrada em todo o mundo há 25 anos. Essa data marca a criação da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em 1945. A comemoração tem contribuído para sensibilizar as nações sobre a dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional.
No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para a Semana Nacional da Alimentação, com o objetivo de consolidar a iniciativa, estimulando as entidades da sociedade civil, ministérios, conselhos, governos estaduais e municipais a promover atividades relacionadas ao tema proposto, realizando debates, palestras, exposições, campanhas, seminários, feiras, cursos, concursos e encontros.
Em Ubatuba, as atividades acontecerão nas escolas municipais Tancredo Neves, Mario Covas, Marina Salete, Honor Figueira, Iberê Ananias Pimentel e na Escola Estadual Áurea Moreira Rachou. Acompanhe a programação e participe!

Terça-feira 17/10/2006
18:30h – E.E. Áurea Moreira Rachou
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quarta-feira – 18/10/2006
18:30 - E.M Marina Salete
E.M. Honor Figueira
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quinta-feira 19/10/2006
18:30h – E.M. Iberê Ananias Pimentel
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"
(Fonte: PMU)

 

V FESTA ITALIANA DA APAE DE UBATUBA
Jantar dançante beneficente, em prol da construção da nova sede.

Ubatuba - Mais uma vez o grande sucesso da tradicional FESTA ITALIANA se repete, pois restam apenas algumas mesas para completar o salão. Os interessados em comparecer devem procurar a APAE o mais rápido possível para garantir suas mesas.
A V Festa Italiana acontecerá dia 19 de outubro, no Ubatuba Iate Clube, a partir das 21:00 horas e trará novidades para abrilhantar ainda mais o evento. O responsável pela cozinha será o conceituado Chef Luiz e a animação musical a cargo do Grupo Domus, apresentando estilo musical variado.
Traje social.
A arrecadação deste evento será revertida para a construção da nova sede da APAE.
APAE DE UBATUBA – 3832 5351 – 3833 1809
(Fonte: apaeuba@iconet.com.br)


Semana de 12/10 à 19/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"Vôo United 93"
Às 19:10 hs - 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

""Dois é Bom, Três é Demais"
Ás 15:20 e 19:10hs
 

"CLICK"
Ás 17:10 e 21:10hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Entrada Democratica
Que falta de respeito com o cidadão! Quero registrar aqui minha indignação!
Eu e minha esposa estivemos neste sábado dia 14 de Outubro em um casamento na Capela N.S.Loretto, localizada dentro do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) aqui em São José dos Campos.
Preenchemos o cartão/convite obrigatório para ter acesso ao Centro e, qual minha surpresa, o policial disse em alto e bom som que eu somente seria "liberado" após a retirada do adesivo do Geraldo Alckmin que estava colado no vidro do MEU carro.
Após alguns minutos atônito, achei que era uma brincadeira, mas não era! Formou-se uma fila de carros atrás de mim e não achei justo com os demais convidados que estavam ali por um momento singular. Tirei o adesivo, contra a minha vontade!
"São ordens lá de cima, senhor!" - Ainda não entendi tal solicitação, acho impressionante pessoas arrogantes utilizarem de sua pseudo autoridade para mascarar a democracia e a liberdade de expressão.

Ricardo Nilton Moreira Marques
São José dos Campos - SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor