Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 24 de Outubro de 2006 - Nº 1632 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU participa de encontro entre universidades latino-americanas
UNIMÓDULO convida para 1º Encontro de Desenvolvimento do Potencial Humano do Litoral Norte
Atleta UNIMÓDULO é campeã do Paulista de Vôlei de Praia
Atleta UNIMÓDULO é campeão no Circuito Livajj de Jiu Jitsu
Atleta UNIMÓDULO é vice no Beach Games

Caraguatatuba
MP apura aplicação de verba
Jovens são baleados em tiroteio
Concurso do IBGE tem inscrições abertas
Câmara discute Feira de Artesanato da Martin de Sá
Municipal de Futsal Sub-15 e Sub-17 marcou o final de semana nos bairros de Caraguá
Saúde vence Educação em rodada de Voleibol Misto do Torneio Intersecretarias 2006
Caraguá sedia o 27º Congresso de Contabilistas e Orçamentistas Públicos
Caraguá conquista 3º lugar no Feminino durante corrida em Ubatuba
Caraguá vence a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez e já é campeã do Vale
Grupos de auto-ajuda de Caraguá iniciam trabalho nesta quarta-feira
Estrela Azul vence o 1º Torneio de Beach Soccer "Troféu José Pereira de Aguilar" do Pegorelli

Ilhabela
-

São Sebastião
Morador reage a prédios no Litoral Norte
MP reúne-se com moradores do bairro do Itatinga
Baleia é encontrada em praia de São Sebastião
Prefeitura inensifica com obra da Dario Leite Carrijo
Surfistas aprovam etapa do Billabong Pro Teen 2006 em São Sebastião
Escolinhas da Seesp participam da abertura da 7ª Copinha Tebar de Futsal
Vôlei de São Sebastião ganha de Mogi das Cruzes e já pensa na segunda fase
Palestras da oficina “História da África e Afro-Brasileira” têm novas datas
Sertão do Cambury promove Festa da Primavera
Videoteca Municipal apresenta vídeo de fotógrafo caiçara
“Da Pá Virada” movimenta comunidade da Costa Sul
Copa Polvo reúne diferentes cidades em São Sebastião
NOTA
Núcleo Educacional Canto do Mar ganha duas novas salas


Ubatuba
Atletas de Ubatuba sobem ao pódio no Granfondo Brasil 2006
Odirlei Coutinho é vice-campeão na Espanha
Ubatuba comemora 369 anos nesta semana
Começa nesta terça-feira o Onbongo Pro Surfing, em Itamambuca

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU participa de encontro entre universidades latino-americanas

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) participa, de 25 a 27 de outubro, do 1° Encontro de Assessores de Relações Internacionais de Universidades Latino-americanas, nas cidades de Corrientes e Resistencia, na Argentina. O evento será na Universidad del Nordeste e é organizado pela Rede de Responsáveis de Cooperação Internacional das Universidades Argentinas. Seu objetivo é discutir a cooperação internacional universitária e a internacionalização da Educação Superior e seu impacto nas universidades latino-americanas.
Os temas principais que serão debatidos no encontro são: “cooperação acadêmica, científica e tecnológica”, “universidade, desenvolvimento e cooperação” e “redes e processos de integração em Educação Superior”. A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Ms. Mara Cristina Bicudo de Souza, e o Chefe de Gabinete da Reitoria da UNITAU, Prof. Paulo Remi Guimarães Santos, representam a Universidade de Taubaté no encontro.
Segundo o Prof. Paulo Remi, a UNITAU pretende, com o encontro, estabelecer parcerias de mobilidade estudantil (intercâmbio de alunos), estudar a possibilidade de reconhecimento mútuo de diplomas e fomentar a internacionalização da Instituição — o que é um dos objetivos do programa de propostas da atual Administração Superior da UNITAU. “O encontro, também, será uma oportunidade para abrimos parcerias com universidades latino-americanas em MBA´s e no Mestrado Profissional de Gestão e Desenvolvimento Regional ”, disse. O Mestrado da UNITAU foi avaliado na última edição do Guia Você S/A, da Editora Abril, como o segundo melhor do Brasil. (Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO convida para 1º Encontro de Desenvolvimento do Potencial Humano do Litoral Norte
Ainda há vagas para o evento, que é aberto ao público e gratuito

Litoral Norte - Acontece em Caraguá, no Centrro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, dias 24 a 25 de outubro, o 1º Encontro de Desenvolvimento do Potencial Humano do Litoral Norte, sob o tema "Competências Essenciais para os Negócios", e com a participação dos renomados palestrantes Eunice Cristina Aboláfio e o global Oscar Zabala.
Ainda há vagas para o evento, que é aberto ao público e gratuito. O 1º Encontro de Desenvolvimento do Potencial Humano do Litoral Norte acontece no Auditório Angelo Nogueira, do UNIMÓDULO, na terça, 24, e no Teatro Mário Covas, dia 25.
Na terça-feira, 24, os estudantes e o público em geral poderão assistir a palestra com Eunice Cristina Aboláfio, sobre o tema "Resgatando os valores humanos", e na quarta, 25, com Oscar Zabala, sobre o tema "Comportamento é o motivo para ação".
As duas palestras acontecem a partir das 19 horas. A realização do 1º Encontro de Desenvolvimento do Potencial Humano do Litoral Norte é do Centro Universitário UNIMÓDULO e o apoio é da Secretaria Municipal de Educação.
A palestra "Resgatando Valores Humanos" aborda o sucesso profissional como medida de valor humano e o seu objetivo é provocar a reflexão sobre nossos padrões comportamentais e despertar a base sólida para direcionar um processo de mudança. "Dependendo do cargo que ocupa e dos bens materiais que ostenta, julgamos uma pessoa bem sucedida e conseqüentemente bem vinda em todos os eventos sociais. Esta situação favorece as atitudes artificiais, os comportamentos falsos e o estabelecimento de relações inconsistentes dentro do ambiente de trabalho, dificultando o fluxo de informações e desestimulando um ambiente criativo, tão importante nos tempos atuais. Os Valores Humanos são inerentes a cada indivíduo, de modo que seu desabrochar na personalidade é um aspecto do processo de autoconhecimento", explica a palestrante.
Já a palestra "Comportamento - é o motivo para a ação", trata de dinâmicas de ritmo e sincronismo, de foco e objetividade ao sucesso. "Falamos de atitude e compromisso, fazemos um forme motivacional falando de valores e princípios, trabalho e equipe, modelo de gestão moderno, entre outros tópicos pessoais muito importantes", explica Zabala. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO é campeã do Paulista de Vôlei de Praia

Litoral Norte - A atleta Shirlei Arantes, do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, foi campeã na categoria Adulto na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Vôlei de Praia, realizado pela Federação Paulista e Prefeitura de Guaíra, interior de São Paulo, nos dias 13 14 e 15 de outubro, com a participação de 25 duplas.
Shirlei Arantes está em primeiro lugar no campeonato que ainda terá cinco etapas em todo o circuito, até o mês de março de 2007. A próxima etapa irá acontecer em Itapetininga e as últimas no Litoral.
A atleta, integrante do programa bolsa esporte UNIMÓDULO, já confirmou presença nas próximas etapas. "A primeira etapa foi eliminatória, foi muito cansativa, jogamos várias partidas e a final foi muito difícil, mas ganhamos por 2 sets a 1, agradeço aos patrocinadores e apoiadores, que possibilitaram de alguma maneira para que eu pudesse participar de mais uma importante competição", disse.
A atleta contou com o apoio do UNIMÓDULO, Secretaria de Esportes e Receração e Academia Ativa. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO é campeão no Circuito Livajj de Jiu Jitsu

Litoral Norte - O atleta UNIMÓDULO, de Ubatuba, Wladimir Andrés Rojo Vegas, venceu na categoria Pesadíssimo Adulto Azul a 3ª etapa do Circuito Livajj(Liga Valeparaibana de Jiu Jitsu) , em Taubaté semana passada, com a participação de 300 atletas de cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul e Rio de Janeiro.
A equipe Mestre Wilson comandada pelo professor Alessandro de Souza (Tinho) venceu a etapa, sagrando-se campeão do circuito em 2006. Wladimir-Chileno, atleta do programa bolsa esporte do Centro Universitário UNIMÓDULO, contou que o circuito teve participantes de bom nível técnico e que todas as equipes buscaram com muita garra o título do campeonato.
Para Chileno, a prova serviu como preparação para o campeonato brasileiro de faixa que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de novembro. "Agradeço a Deus e ao meu filho que acabou de conquistar o 3º lugar no campeonato de judô na cidade de Avaré na categoria Infantil Médio, e mais uma vez me orgulha, e ao meus patrocinadores UNIMÓDULO, Casas Fernandes, Academia de Musculação Terra". (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO é vice no Beach Games

Litoral Norte - O atleta Alessandro Gonçalves (Bonguinha) foi vice-campeão na categoria Open do Beach Games Universitário 2006, em Maresias, nos dias 14 e 15 de outubro. Considerado como a maior competição de esportes de praia, o Beach Games é realizado pela Universidade Paulista de Surfe e Prefeitura de São Sebastião.
O campeonato atraiu os melhores atletas universitários das modalidades de surfe, futevôlei, handebol, vôlei de praia, beach soccer e frescobol. Bonguinha é estudante de Educação Física no UNIMÓDULO e competiu com 48 atletas das cidades do Litoral Norte e Sul, Rio de Janeiro e São Vicente.
Bonguinha, atleta integrante do programa bolsa esporte do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, ficou em primeiro lugar até os últimos segundos da competição, mas acabou com a medalha de prata. "Agradeço aos patrocinadores UNIMÓDULO, Água do Mar, Tom Pool e The Max por estarem sempre me apoiando. Participar desta competição foi muito importante, foi um evento enorme, com ondas maravilhosas, foi um campeonato muito disputado e decidido na última hora", contou. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

MP apura aplicação de verba

Caraguatatuba - A APM (Associação de Pais e Mestres) da escola municipal Luiz Ribeiro Muniz, do bairro Martin de Sá, em Caraguá, denunciou ao Ministério Público indícios de irregularidades na aplicação de verba pública na unidade.
No órgão, em 29 de setembro, foi aberto um inquérito civil para apurar a denúncia. Até o final do mês, de acordo com a Promotoria do MP, as partes investigadas serão comunicadas do início do inquérito.
Dois cheques devolvidos no valor total de R$ 429,20 e notas fiscais irregulares na prestação de contas feita pela escola no mês de julho provocaram a denúncia por parte da APM.
Segundo a professora Gilceli de Oliveira Ubina, membro do conselho fiscal da APM da escola Luiz Muniz, as contas apresentadas pela diretoria da unidade não estavam corretas.
Silmara Bolognini, secretária de Educação de Caraguá, disse que orientou o setor responsável pelas APMs dentro da pasta de acompanhar o caso. Uma auditoria foi aberta para apurar as denúncias. (Fonte: ValeParaibano)

Jovens são baleados em tiroteio

Caraguatatuba - B.R.S, 18 anos e R.V.J, 15 anos, ficaram feridos na madrugada de ontem durante um tiroteio ocorrido em frente à uma casa de forró, no bairro do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba.
R.V.J foi ferido na perna esquerda e B.R.S, na cabeça, segundo a polícia. Os dois permanecem internados na Santa Casa da cidade. Segundo o hospital, o estado de B.R.S continua grave.
A Polícia Militar prendeu às 5h de ontem C.F.G, 23 anos, e R.C.V, 35 anos, autores dos disparos efetuados em frente à casa noturna. Com a dupla, os policiais militares encontraram duas armas e 101 pedras de crack.
Eles foram presos em flagrante acusados de tentativa de homicídio e tráfico de drogas.
Segundo a delegada de Caraguá, Elizabeth Maluf Zago, os dois suspeitos têm passagens por furto, roubo e receptação.
Eles permanecem detidos na Cadeia Pública de Caraguá, aguardando remoção para um CDP (Centro de Detenção Provisória) do Vale do Paraíba.
A delegada disse que os tiros disparados pela dupla na madrugada de ontem colocaram em risco a vida de outras pessoas que se encontravam na porta do forró. (Fonte: ValeParaibano)

Concurso do IBGE tem inscrições abertas
Os trabalhadores irão atuar no censo agropecuário e na contagem da população. A remuneração varia de R$ 600,00 a R$ 800, 00, sendo que os recenseadores recebem por produção, calculada por setor censitário, com base nas quantidades de unidades recenseadas.

Caraguatatuba - O IBGE abriu concurso para o processo seletivo para preencher 86.460 mil cargos temporários em todo o país, no último dia 18. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de outubro, em postos de agências credenciadas dos correios. No estado de São Paulo são 6.406 vagas para recenseador, 1.112 para agente censitário supervisor, 629 para agente censitário municipal e 25 para auxiliar censitário administrativo.
A contratação irá acontecer no mês de fevereiro. Os trabalhadores irão atuar no censo agropecuário e na contagem da população. A previsão de execução dos trabalhos é de no máximo 10 meses para o auxiliar censitário administrativo, 7 meses para o agente censitário municipal e o agente censitário supervisor e 5 meses para o recenseador.
A remuneração varia de R$ 600,00 a R$ 800, 00, sendo que os recenseadores recebem por produção, calculada por setor censitário, com base nas quantidades de unidades recenseadas (estabelecimentos agropecuários e ou domicílios), pessoas recenseadas e registros no controle de coleta de dados. A carga horária para as funções de auxiliar censitário administrativo, agente censitário municipal e agente censitário supervisor será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Já para a função de recenseador a jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 17,00 para as funções de auxiliar censitário administrativo, agente censitário municipal/agente censitário supervisor, e de R$ 13,75 para a função de recenseador, sendo obrigatoriamente os mesmos em todo o território nacional. Após o pagamento do valor referente à taxa de inscrição, o candidato receberá o roteiro do candidato. Para os portadores de necessidades especiais estão reservados 5% do total de vagas. (Fonte: PMC)

Câmara discute Feira de Artesanato da Martin de Sá
Na pauta há também Veto do Vereador Germino de Souza

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reúne-se hoje, terça-feira - 24 de outubro, a partir das 19h30 para a sua 34ª Sessão Ordinária semanal, com 3 Projetos de Lei e um Veto Total em sua pauta. As proposituras são todas de autoria dos Vereadores.
O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) coloca em votação projeto que oficializa a Feira Municipal de Arte e Artesanato da Martin de Sá - Femmasa. Até o momento a única feira oficializada tem como endereço o centro da cidade e local de venda e exposição a praça Diógenes Ribeiro de Lima.
O Vereador Aurimar Mansano denomina de rua Belmiro Cabral a atual rua do Bosque, localizada no bairro do Morro do Algodão, na zona sul da cidade. Já o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), autoriza o Executivo a declarar de Utilidade Pública a Associação Exército de Cristo.
Finalizando, os Vereadores discutem Veto Total de Projeto do Vereador Germino de Souza (PPS), que revogou os dispositivos da Lei 932/02, que regula a comercialização de sorvetes e sucos naturais por empresas em logradouros públicos.
A Sessão Ordinária semanal é aberta a comunidade na sede do Parlamento Municipal e pode ser vista ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou no site da Internet da própria emissora ou ainda pela NET - TV a Cabo, no seu canal 8. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Municipal de Futsal Sub-15 e Sub-17 marcou o final de semana nos bairros de Caraguá
O Campeonato Municipal de Futsal continua acontecendo em Caraguá. Nos bairros Massaguaçu e Tinga, os times das categorias Sub-15 e Sub-17 jogaram neste sábado 21 e domingo 22, valendo a classificação das chaves

Caraguatatuba - O Campeonto Municipal de Futsal é a "bola da vez", em Caraguatatuba. Neste sábado 21 e domingo 22, foram disputadas várias partidas entre equipes das categorias de Base Sub-15 e Sub-17, no Masculino e Feminino.
No Sábado 21, duas partidas foram realizadas na quadra Márcio Fleury Filho, no Massaguaçu, com equipes do Grupo A, categoria Sub-15 Masculino. Os primeiros a entrarem em quadra foram o Núcleo Massaguaçu T e Tabatinga Beach. O show de goleada ficou por conta do Núcleo Massaguaçu, que fechou o placar com resultado final de 10x1. Em seguida a equipe Estrela da Amizade ganhou a partida por W.O. contra o Projeto Cooperando.
Também no Sábado, estavam previstas cinco partidas na quadra Luiz Cláudio do Prado, no bairro Tinga. Na categoria Sub-15 Feminino a disputa foi entre o Projeto Integração e o Núcleo Massaguaçu, com placar de 7x0 para o Projeto Integração. Os Speedy Boys ganharam por W.O. do Madri, pela categoria Sub-17 Masculino - Grupo A, e em seguida o Projeto Integração venceu o Núcleo Massaguaçu, no Feminino Sub-17, por 6x4. Na categoria Sub-17 Masculino, com partida válida pelo Grupo B, o Projeto Integração venceu o Corote Futsal por 4x1, e ainda na Sub-17, desta vez pelo Grupo D, Masculino, o A.A. Corinthinhas empatou com o Pedrinho F.C.
No Domingo 22, novas partidas agitaram a quadra do Tinga, nas categorias Sub-15 e Sub-17 Feminino. O primeiro jogo foi entre as equipes Aparecida/CAPF e CIASE/Geração com empate de 2x2. O último jogo, válido pela categoria Sub-15 foi marcado pela vitória do Aparecida/CAPF em cima do CIASE/Geração, com placar final de 4x0.
Confira a classificação:
Na categoria Sub-15 Masculino, foram classificados em 1º lugar e 2º lugar respectivamente: Estrela da Amizade e Núcleo Massa T(Grupo A), Tebar Praia Clube e Esporte Mirim(Grupo B), A.E. Unidos Ponte Seca e Speed Boys(Grupo C), A.A. Corinthians e APS Júnior(Grupo D) e Paraibuna e E.E. Dr. Eduardo(Grupo E).
No Sub-17 Masculino classificaram-se em 1º e 2º lugar por grupo: Tebar e Speed Boys(Grupo A), Maria Ester e Projeto Integração(Grupo B), Esporte Mirim e APS Futsal(Grupo C) e A.A. Corinthians e Pedrinho F.C.(Grupo D).
No Sub-15 Feminino, o 1º lugar ficou para o Aparecida/CAPF, seguido pelo CIASE/Geração em Segunda colocação. O Projeto Integração conquistou a 3ª posição e o Núcleo Massaguaçu ficou em 4º lugar. Na categoria Sub-17 Feminino, o 1º lugar também ficou para as meninas do Aparecida/CAPF, ficando o 2º lugar com o time CIASE/Geração. A 3ª colocação foi do time Projeto Integração e o 4º lugar foi garantido pelas jogadoras do Núcleo Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Saúde vence Educação em rodada de Voleibol Misto do Torneio Intersecretarias 2006
Várias modalidades do Intersecretarias têm sido realizadas em Caraguá, entre funcionários da Administração Municipal de diferentes setores públicos. Neste sábado 21, a grande disputa foi na modalidade Voleibol Misto, entre funcionários da Saúde e da Secretaria de Educação

Caraguatatuba - O 7º Jogos Intersecretarias 2006 continua acontecendo com grande sucesso em Caraguá. Após as disputas de futebol, entre outras modalidades, a rodada que marcou o fim-de-semana foi a de voleibol misto, realizada neste sábado, dia 21, na quadra, Luiz Cláudio do Prado, no ginásio do Tinga, em Caraguá.
Participaram do jogo funcionários da Secretaria de Saúde, contra a equipe da Secretaria de Educação. A disputa foi acirrada, mas quem levou a melhor foi a Saúde, que venceu o time adversário com placar final de 2x0, com parciais de 26x24 no 1º tempo e 25x23 no 2º tempo. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia o 27º Congresso de Contabilistas e Orçamentistas Públicos
O congresso será um laboratório de estudos e debates e reunirá importantes autoridades do campo orçamentário do país. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro, pelo site www.acopesp.org.br

Caraguatatuba - A ACOPESP - Associação dos Contabilistas e Orçamentistas Públicos do Estado de São Paulo, está organizando o 27º Congresso de Técnicos Contabilistas e Orçamentistas Públicos. O evento acontece de 7 a 10 de novembro, no Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas e os interessados devem fazer suas inscrições até o dia 5 de novembro.
O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguá, Câmara Municipal e com a co-participação do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima, da ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público, da ARTAFAM - Associação Rio Grandense de Técnicos de Administração Fazendária Municipal, Associação dos Contadores Municipais de São Paulo e outros congêneres, tem como objetivo proceder a atualização e intercâmbio técnico-cultural sobre temas contábeis, jurídicos e administrativos e uniformizar a linguagem contábil e orçamentária, do setor público.
O encontro reunirá importantes autoridades do campo orçamentário do país com informações úteis principalmente com referência a atual Constituição e também no que se refere ao Congresso para as Administrações Públicas.
O Centro Educacional e Cultural Mário Covas fica na Avenida Goiás, 187, bairro Indaiá. As inscrições e mais informações pelo site www.acopesp.org.br.
Confira a programação:
Dia 7, terça-feira
Das 8h às 9h30 - Recepção e entrega de material
9h30 - Início dos Trabalhos - apresentação e comentários da programação e material distribuído.
9h45 - A Polêmica da Geração de Despesas prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
11h - Os Contratos de Terceirização de Mão-de-Obra
14h30 - Improbidade Administrativa
20h - Solenidade de abertura oficial dos trabalhos
Dia 8, quarta-feira
9h30 - Consórcios Públicos
14h - A Lei 4.320 no Contexto da Lei de Responsabilidade Fiscal

Dia 9, quinta-feira
9h - A Importância do Controle Interno na Administração Municipal
14h - Orçamento Público - Elaboração e Alterações na Visão do Projeto AUDESP
17h - Painel de Debates

Dia 10, quinta-feira
9h - As Organizações Sociais
12h - Encerramento
(Fonte: PMC)

Caraguá conquista 3º lugar no Feminino durante corrida em Ubatuba
Caraguá chega em 3º lugar na Gran Fondo de Ciclismo, na categoria Feminino. A atleta Sandra Domiciano subiu ao pódio para representar a cidade após uma prova cheia de obstáculos

Caraguatatuba - Neste domingo 22, aconteceu a Gran Fondo de Ciclismo em Ubatuba com mais de 200 atletas de todo o Brasil, com um percuso de 160 Km para homens e 100 Km para mulheres e deficientes. Mais uma vez Caraguá marcou presença com três ciclistas da equipe Caraguá Viver é Aqui, J-Bike, SECER, Madeireira Botorussu, Studio Personal Academia, Linha verde Informática, Rede Legal e Radio Caraguá FM. O circuito foi realizado na estrada Rio-Santos, saindo do centro de Ubatuba e retornando no trevo de acesso a Parati para os homens e retornando na divisa do estado, para as mulheres e deficientes. De acordo com a Associação de Ciclismo de Caraguá, o trajeto exigia dos participantes muita técnica, em razão da quantidade de subidas longas, além da resistência física para atingir altas velocidades com falsos planos (subida leve). A prova foi organizada pela Federação Paulista e patrocinada pela Pinarello - empresa italiana de bicicletas. Esta prova foi marcada principalmente pela desistência de muitos atletas, por câimbras devido a longa distância.
A organização ofereceu aos participantes água, isotônicos, gel de carboidratos e frutas nos pontos de abastecimento localizados nos quilômetros: 25, 50, 75, 100 e 125. Apesar de todos os problemas, a equipe de Caraguá conseguiu bons resultados com Sandra Domiciano terminando em 3° lugar na categoria Feminino, acima de 35 anos.
Na categoria 30 a 34 anos João Carlos mesmo com fortes câimbras conseguiu terminar entre os 15 melhores.
Na categoria 45 a 49 anos Carlos Gasparini ficou entre os 15 melhores da categoria. Na deficientes nível 2, Eliseu Pereira mostrou garra e venceu os 100 Km da prova mesmo com suas limitações, pois não possui nenhuma das duas mãos, precisando de uma bike totalmente adaptada. (Fonte: PMC)

Caraguá vence a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez e já é campeã do Vale
O enxadrista Fábio Alves Lins Junior, de Caraguá, novamente marcou presença no VII Circuito Valeparaibano de Xadrez, durante a realização da 8ª etapa, na cidade de Caçapava. Fabinho, além de faturar o troféu, já se tornou campeão do Vale na Sub -15 antes mesmo da última etapa, que será em novembro, em SJC

Caraguatatuba - O enxadrista de Caraguá, Fábio Alves Lins Junior já é o campeão do vale, após faturar o troféu de 1º lugar, na categoria Sub-15, durante a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez, neste domingo 22, na cidade de Caçapava.
Segundo o jogador, participaram da disputa cerca de 36 enxadristas, dos quais seis eram de Caraguá. "Estava acontecendo um outro campeonato de Xadrez em Taubaté, mas participar desta etapa foi importante, porque consegui atingir pontuação suficiente para me tornar campeão do Vale antes mesmo da realizaçõ da última etapa, no dia 12 de novembro. Mesmo que eu não vença a próxima etapa, o segundo colocado não consegue mais me alcançar", explicou.
Outros jogadores da cidade que também garantiram boas colocações na oitava etapa, em outras categorias foram William (3º lugar), Jeferson(5º lugar), Lucas(6º lugar), Gustavo(7º lugar) e Leonardo(8º lugar).
A próxima etapa acontece no dia 12 de novembro, em São José dos Campos e no início de dezembro(dia 3), acontecerá o toneio de coroação, onde serão premiados os melhores de todo o Circuito, incluindo o enxadrista Fabinho, que já é campeão do vale na Sub-15. Fabinho tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, e SEDUC - Secretaria de Educação, da Prefeitura de Caraguá, e representa a Biblioteca Cecília Meireles(do CIASE/Travessão), apoiado também pela Nipakh Honda. (Fonte: PMC)

Grupos de auto-ajuda de Caraguá iniciam trabalho nesta quarta-feira
As pessoas que desejam participar dos grupos devem ir até a Associação dos Aposentados e Pensionistas nas quartas-feiras

Caraguatatuba - Caraguatatuba já conta com dois grupos de auto-ajuda do Projeto Fenix, para portadores de transtornos mentais e seus familiares. A coordenadora técnica dos grupos, Giovana Moreno, convida às pessoas que enfrentam o problema a participar das reuniões dos grupos. Para os portadores, a reunião acontece às 17h30 e para seus familiares a reunião será às 20h, todas as quartas-feiras, na Associação dos Aposentados e Pensionistas.
A inauguração dos grupos contou com a presença de cerca de 75 pessoas na quarta-feira, dia 18, quando os participantes assistiram a uma palestra proferida pela enfermeira Alcidésia Ramos da Silva, que falou do cuidado com a saúde mental e os preconceitos vividos pelas pessoas que sofrem do transtorno. A mesa redonda teve a participação de 2 representantes do projeto Fenix e por um dos coordenadores dos grupos em São Sebastião. Na ocasião eles falaram da importância do grupo em suas vidas e da relação com a família.
A primeira reunião em Caraguá acontecerá no dia 25, quarta-feira, as 17h30 para os portadores de transtornos mentais e às 20h para os familiares. De acordo com Giovana as reuniões terão duas horas de duração e o coordenador falará sobre as suas experiências na primeira hora e na segunda será feita a literatura dos seis passos. Cada dia será abordado um tema diferente. "Os passos são "Eu admito, "Eu escolho ficar bem", "Eu Acredito: Tenho capacidade para ajudar a mim mesmo e aos outros", "Eu perdôo a mim mesmo por todos os erros que cometi", "Eu compreendo: Que pensamentos derrotistas e errados contribuem para os meus problemas, fracassos e infelicidade" e "Eu decido: entregar minha vida ao poder superior, Deus como eu compreendo". Uma vez por semana o coordenador de cada grupo será orientado por mim, que sou a conselheira técnica dos grupos e pelo menos duas vezes por ano eles terão um treinamento em São Paulo", disse.
Giovana acrescentou que os grupos precisam de ajuda, porém se os profissionais da área encaminharem seus pacientes para que eles participem dos grupos já é um grande incentivo. "O material de apoio utilizado pelos grupos é fornecido pelo Projeto Fênix como por exemplo folder e material de trabalho. Essa é uma atividade voluntária, as pessoas que participam não precisam pagar nada, é totalmente gratuita, e toda ajuda que vier será bem vinda", finalizou.
Para participar dos grupos, o interessado deve comparecer toda a quarta-feira na Associação dos Aposentados e Pensionistas que fica na Avenida Brasília, 157, Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária. Para os portadores de deficiência as reuniões acontecem as 17h30 e para os familiares às 20h, gratuitamente. (Fonte: PMC)

Estrela Azul vence o 1º Torneio de Beach Soccer "Troféu José Pereira de Aguilar" do Pegorelli
A Associação de Moradores do bairro Pegorelli realizou desde o mês de agosto o 1º Torneio de Beach Soccer "Troféu José Pereira de Aguilar", com a participação de 28 equipes, totalizando 280 jogadores. A final do campeoanto aconteceu neste domingo 22, com a grande vitória do Estrela Azul

Caraguatatuba - O Torneio de Beach Soccer do Bairro Pegorelli teve suas últimas partidas neste domingo 22, no campo ao lado das casas populares. O evento, que vinha acontecendo desde o mês de agosto, foi realizado pela AMBAP (Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli) com apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e do Forró do Paraíba, do bairro Pegorelli.
O torneio, que prestou uma homenagem ao prefeito José Pereira de Aguilar, foi dividido em 10 grupos com a participação de 28 equipes e classificou dois times de cada grupo. De acordo com a organização, equipes de quase todos os bairros da cidade marcaram presença no evento, que chegou ao final neste Domingo, logo após a realização dos dois últimos jogos, para a decisão de 1º e 3º lugares.
O primeiro jogo foi entre as equipes Britânia e Força Jovem, na briga pelo 3º lugar. Ambas equipes mostraram muita garra durante toda a partida, e prova disso é que o Força Jovem saiu na frente, e graças ao empenho do Britânia, a partida terminou empatada em 5x5. A decisão foi levada à prorrogação e em seguida à cobrança de pênaltis, com vitória para o Britânia, que na cobrança acabou fechando o placar em 3x2, garantindo assim a 3ª colocação. Em seguida foi realizada a final do Torneio entre os times Estrela Azul e Cruz de Malta. A disputa foi bastante acirrada, mas quem levou a melhor foi o Estrela Azul, que ganhou do Cruz de Malta com placar final de 5x4.
Foram entregues troféus e medalhas para 1º, 2º e 3º lugar do campeonato, e ainda o prêmio para o melhor artilheiro - Léo, da equipe Britânia, e goleiro menos vazado - Frank, do Sport Cristal. A entrega de troféus teve a participação do prefeito José Pereira de Aguilar e da Presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar. Estiveram também na entrega de medalhas o representante da SECER, Leandro Domingues, o locutor de esportes da Rádio Oceânica, Zé Ico(Ligeirinho), além de representantes da comunidade.
O prefeito Aguilar aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa da Associação de Moradores do Pegorelli, e se comprometeu a realizar melhorias no campo, para a incentivar a prática de esportes dos moradores da região. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Morador reage a prédios no Litoral Norte

São Sebastião - Um abaixo-assinado contendo mais de 20 mil assinaturas contra a proposta de verticalização no município foi protocolado na Câmara de São Sebastião.
O documento foi entregue pela jornalista Regina Helena de Paiva Ramos, secretária da Federação Pró-Costa Atlântica, que reúne as sociedades amigos de bairros da costa sul.
Segundo Regina Helena, a abaixo-assinado é uma manifestação da sociedade civil contra a possibilidade de ser liberada a construção de prédios com mais de dois pavimentos no município, conforme proposta incluída no novo Plano Diretor.
O projeto do novo Plano Diretor foi entregue pelo prefeito Juan Pons Garcia (PPS) à Câmara na semana retrasada, após 17 audiências públicas realizadas na cidade.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira(PV), pretende realizar novas audiências públicas, antes de colocar o projeto em votação.
PROPOSTA - O secretário de Meio Ambiente, Téo Balieiro, disse ontem que, o novo Plano Diretor libera a implantação de prédios com até 20 metros de altura (cinco pavimentos, mais a caixa d' água) apenas nos bairros da Topolândia, Jaraguá e Canto do Mar.
"Nos bairros da costa sul, reduzimos de nove para sete metros a altura dos prédios", disse.
Segundo ele, nos bairros da Topolândia, Jaraguá e Canto do Mar, existem áreas e infra-estrutura para permitir a construção de prédios, com o objetivo de atender a demanda populacional do município. (Fonte: ValeParaibano)

MP reúne-se com moradores do bairro do Itatinga

São Sebastião - A promotora regional do Meio ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda, reúne-se hoje com os moradores do bairro do Itatinga, em São Sebastião. O encontro será às 17 horas, no hotel Porto Grande, região central da cidade. Técnicos da Petrobras, Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e da prefeitura também estarão presentes ao encontro. Desde o mês de abril deste ano, um óleo degradado vem aparecendo nas casas e quintais do bairro. Os moradores serão removidos para a retirada do produto.
 (Fonte: ValeParaibano)

Baleia é encontrada em praia de São Sebastião

São Sebastião - Uma baleia da espécie Bride foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (23/10), próximo à praia do Araçá, na área central de São Sebastião. Com 12 metros de comprimento e peso ainda não identificado, o mamífero chegou à costeira sem a cabeça. Moradores das imediações disseram que foi a primeira vez que viram um animal desse porte na praia do bairro. A Defesa Civil foi acionada para providencia a remoção e enterro da baleia.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, a baleia será enterra no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. Uma equipe formada pela Defesa Civil, Divisão Municipal de Tráfego, Infra-Estrutura, Ibama e Marinha do Brasil passaram a tarde de hoje trabalhando na remoção.
A oceanógrafa Shirley Pacheco, disse que a baleia pode ter morrido ou por alguma doença grave, choque com embarcações ou substância jogada no mar. “Só após análise das vísceras será possível identificar a causa da morte.” Ela acrescentou ainda que por estar quase sem pele e com muito mau cheiro, o óbito pode ter ocorrido há vários dias e só agora a carcaça conseguiu chegar até à praia devido à força das correntezas.
A baleia de Bride é muito comum no litoral, encontrada em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Apesar de não ser muito conhecida, acredita-se que atualmente existam cerca de 30 mil indivíduos em todo o mundo.
O estudante Daniel Silva Faria, 16 anos, morador do bairro do Topovaradouro, disse que é a primeira vez que vê uma baleia encalhada na praia do Araçá.. “Todos no bairro estão comentando, é muito comum nos depararmos com esse fenômeno na televisão, mas é a primeira vez que vejo nessa praia”, disse.
Muitos turistas e moradores aproveitaram para registrar a baleia em máquinas digitais e telefones celulares. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inensifica com obra da Dario Leite Carrijo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub) continua com a troca de parte do piso da avenida Dario Leite Carrijo, no Jaraguá, na Costa Norte. O trabalho é executado pelos braçais da Subprefeitura Costa Norte e dos integrantes do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
Mesmo com o tempo chuvoso das últimas semanas, a Sesub não paralisou as atividades e intensificou a obra, pensando sempre na qualidade de vida da população. No percurso passam diversos transportes como carros e ônibus. A obra teve custo reduzido, já que o material foi reaproveitado de uma área no Aterro da Rua da Praia que atualmente passa por obra de urbanização e revitalização.
Segundo o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, o antigo asfalto estava bastante danificado em vários pontos por ter sido feito sem o devido sistema de drenagem. Os trechos de terra batida estão recebendo paralelepípedos. "O objetivo é melhorar as condições de tráfego na avenida e estar sempre perto da comunidade. Aguardamos também o repasse de verba do governo estadual para fazer o recapeamento do local", frisou Moreno. “Essa obra é uma medida emergencial e queremos o apoio da população”, completou.
De acordo com Moreno, o local está sinalizado com o objetivo de não ocorrerem acidentes entre os moradores. O trânsito flui normalmente.
Só este ano o município atinge mais de 42 mil m² de ruas pavimentadas, atendendo antigas reivindicações da comunidade. Aproximadamente 29,3 mil m² de calçamento estão em andamento na cidade.
Mais informações pelo telefone da Sesub (12) 3891-2060. (Fonte: PMSS)

Surfistas aprovam etapa do Billabong Pro Teen 2006 em São Sebastião

São Sebastião - Os surfistas que competiram a segunda etapa do Billabong Pro Teen Series Sul Americano de Surf, circuito mundial de surf profissional para atletas com até 20 anos, na praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, durante o final de semana (20 a 22/10), aprovaram não somente as altas ondas, mas a praia e o público que acompanhou as disputas.
O argentino Lucas Santamaría, que competiu no campeonato e veio ao Brasil somente quando era criança, adorou o país e curtiu as ondas de Cambury. “Tudo aqui é muito bonito. Além da praia, da mata e dos colegas surfistas, as brasileiras são muito lindas.”
Comparando a primeira etapa que aconteceu no Peru e a disputa no Brasil, o argentino preferiu as terras brasileiras. “O Brasil é muito melhor, sem dúvida”, destaca.
Para o quinto colocado na etapa em São Sebastião, Flávio Nakagima, o campeonato em Cambury lhe proporcionou melhores resultados. “Sou paulista, conheço as ondas daqui por isso me dei melhor. Também rolaram altas ondas durante toda a etapa. Foi alucinante”, ressalta.
Para o surfista, outro destaque para a praia foi a torcida pelos brasileiros na areia. “Muita gente acompanhou e isso incentiva a gente a lutar pelo título”, acrescenta.
O atleta que disputa o SuperSurf, David do Carmo, veio somente prestigiar o evento e ficou satisfeito com o que viu. “Foi uma etapa de altíssimo nível. Pudemos ver nas ondas brasileiras como a nova geração do surf manda bem. Foi um show de surf com um público presente”, conta.
As disputas do campeonato são realizadas nos cinco continentes e qualificam os competidores para a etapa final, o Billabong World Junior, realizado todo mês de janeiro em North Narrabeen, na Austrália. Na América do Sul, em sua 18ª edição, o evento ganha força e reconhecimento como o maior e mais tradicional campeonato sub-20 do segmento, reunindo os principais atletas da categoria.
A etapa ofereceu US$ 12 mil e 1.500 pontos de premiação total e foi transmitido ao vivo pelos sites www.waves.com.br , www.billabongbrasil.com.br e www.aspsouthamerica.com.br.
Participaram do campeonato surfistas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Havaí, Peru, Uruguai e Venezuela. A primeira etapa aconteceu no Peru.
O gerente de marketing da Billabong Brasil, Gustavo Belloc, disse que o evento é um sucesso pelo fruto da integração gerada entre os surfistas. "Este campeonato já é um sucesso que nos deixa contentes e com vontade de continuar trabalhando com eventos desse tipo", explicou.
A terceira seletiva sul-americana para o mundial sub-20 foi encerrada neste domingo em ondas irregulares de 1 a 1,5 metro.
A etapa - Quem levou a melhor foi o paulista Heitor Pereira contra o cearense Pablo Paulino. Surfista de Guarujá, Heitor dominou todas as baterias que disputou e conseguiu a maior nota e somatório de pontos do evento. De quebra, Pereira sagrou-se campeão sul-americano Pro Júnior.
Na trajetória até a final, Heitor Pereira venceu o uruguaio Marco Giorgi e Pablo Paulino derrotou Thomas Hermes nas quartas. Na semifinal, Heitor eliminou o ubatubense Hizunomê Bettero e Pablo Paulino despachou Thiago Camarão.
Depois de três etapas realizadas na América do Sul, foram definidos os cinco representantes do continente no mundial sub-20 que rola em janeiro na Austrália.
Formam a equipe os brasileiros Heitor Pereira, Thiago Camarão, Halley Batista e Bernardo Martins, além do peruano Matias Mulanovich, campeão da etapa no Peru. Ainda resta uma vaga no mundial para o atleta brasileiro Júnior melhor colocado no ranking do circuito WQS.
Estão na disputa Pablo Paulino e Hizunomê Bettero, que prometem brigar pela sexta vaga até o segundo final de cada bateria.

Resultados do Billabong Pro Teen 2006

1 Heitor Pereira
2 Pablo Paulino
3 Hizunomê Bettero
3 Thiago Camarão
5 Tomas Hermes
5 Charlie Brown
5 Flávio Nakagima
5 Marco Giorgi
(Fonte: PMSS)

Escolinhas da Seesp participam da abertura da 7ª Copinha Tebar de Futsal

São Sebastião - Em clima de confraternização aconteceu na manhã do último domingo (22/10), no Ginásio de Esportes do Tebar Praia Clube, a abertura da 7ª Copinha Tebar de Futsal.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento que conta com 39 equipes participantes das cidades de São José dos Campos, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, num total de 585 atletas divididos em seis categorias: fraldinha, pré-mirim, sub 11, sub 13, sub 14 e sub 17.
Depois do desfile das equipes e do juramento dos atletas, teve início a primeira rodada, com a categoria sub 15, onde o time da Topolândia, das escolinhas da Secretaria de Esportes (Seesp) da Prefeitura, jogou contra o time da Sampoc (Sociedade amigos do Pontal da Cruz) e perdeu a partida por 3 x 4.
De acordo com a Seesp, o objetivo da participação das Escolinhas na Copinha visa ampliar o relacionamento social e a integração entre os bairros e cidades participantes.
A próxima rodada da Copinha Tebar acontece na sexta-feira (27/10), às 19h, com a participação da categoria sub 13. O Barequeçaba, das escolinhas da Prefeitura, enfrenta a escola Nair Ferreira Neves. Às 19h30, pela categoria sub 15, o Jaraguá, da escolinha, enfrenta, o Canto do Mar, também da Prefeitura de São Sebastião.
Os jogos da 7ª Copa Tebar de Futsal acontecem até o dia 17 de dezembro. (Fonte: PMSS)

Vôlei de São Sebastião ganha de Mogi das Cruzes e já pensa na segunda fase
Equipe sebastianense ganhou por 3 sets a 0 em jogo muito disputado

São Sebastião - O time masculino da categoria mirim do vôlei sebastianense já está com um pé na classificação para a segunda fase da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). No sábado (21/10) a equipe de São Sebastião derrotou o time de Mogi das Cruzes por 3 sets a 0.
O jogo aconteceu no Ginásio José de Souza Gringo e os destaques da partida foram todos da equipe sebastianense. As parciais do jogo foram 25 a 19, 25 a 19 e 25 a 15.
Foi eleito como melhor bloqueio o atleta Leonardo dos Santos, o “Léo”; melhor levantador foi André Talarico e o melhor passe e ataque de Neilor Faria.
O técnico Milson Pereira da Silva Júnior afirma que a equipe sebastianense apresentou um ótimo desempenho no sábado e que confia na classificação. “Nosso time jogou muito bem em todas as posições. Pretendemos ficar entre os quatro primeiros colocados na classificação.” Para se classificar para a próxima fase, São Sebastião precisa ganhar a disputa contra Ubatuba, em jogo a ser disputado no próximo dia 28, na casa do adversário. (Fonte: PMSS)

Palestras da oficina “História da África e Afro-Brasileira” têm novas datas

São Sebastião - A palestra “Como trabalhar o preconceito através de textos e imagens”, que seria realizada amanhã (24/10), das 14 às 17h, pela palestrante e professora de língua portuguesa Marília Romeiro Ramos de Mello foi cancelada. O evento, que teria uma edição na manhã desta segunda-feira (23/10) também não pôde ser realizado e a Secretaria de Educação (Seduc) informou, por meio do Departamento Pedagógico (Depedag), que novas datas serão definidas.
As outras reuniões marcadas para esta semana serão realizadas nas mesmas datas e horários. Na quarta-feira (25/10), das 14 às 17h, o tema “Culinária Africana” será comentado pela nutricionista da rede municipal, Cláudia Félix. Em seguida, das 18 às 21h, o professor de História Roaldo Fachini falará sobre a “Colonização e Descolonização dos Países Africanos”.
Na quinta-feira (26/10), das 18 às 21h, o músico Duda Neves discursará sobre “A Presença Africana na Música Popular Brasileira”. Na sexta-feira (27/10), das 18 às 21h, encerrando a programação da semana, a doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora geral de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Eliane Cavalleiro, abordará o tema “Preconceito Racial na Educação Infantil”.
Todos os encontros serão realizados na EM Henrique Botelho, região central. Mais informações pelo telefone (12) 3893-1116. (Fonte: PMSS)

Sertão do Cambury promove Festa da Primavera

São Sebastião - Na próxima sexta-feira (27/10), a partir das 16h30, a EM Maria da Conceição de Deus Santos, localizada no Sertão de Cambury, na Costa Sul, promoverá a Festa da Primavera em sua sede.
O evento contará com coreografias que serão apresentadas pelos estudantes da unidade e comes e bebes. A diretora da escola, Helaine Soares, comentou que trabalhos sobre a conscientização do meio ambiente vêm sendo desenvolvidos para os alunos e a intenção de comemorar a Festa da Primavera é para apresentar o que foi produzido sobre o tema. “Os professores trabalharam com a questão da preservação da natureza e abordaremos esse assunto nas apresentações. A dança de abertura da festa será sobre a conscientização ambiental”, declarou.
O evento estará aberto para toda a comunidade. A EM Maria da Conceição de Deus Santos fica localizada na avenida Tijucas, 1.001. Mais informações pelos telefones (12) 3865-2408 ou 3865-0211. (Fonte: PMSS)

Videoteca Municipal apresenta vídeo de fotógrafo caiçara

São Sebastião - O mês do teatro e do vídeo em São Sebastião segue a todo vapor. Nesta segunda-feira (23/10) foi dia do fotógrafo Edvaldo Nascimento apresentar aos alunos das escolas municipais o documentário “Vida Caiçara”, com registros antigos da cidade com fotos e depoimentos dos antigos caiçaras.
Primeiro foi apresentado um vídeo de 10 minutos que mostra o centro da cidade e os antigos carnavais. Em seguida três curtas com os temas “Pipoco no Topo”, que mostra um pouco sobre a violência que predomina no bairro da Topolândia, “Cadê o caiçara?”, exibindo as atividades da pesca e “Amar é” sobre o meio ambiente.
“É muito interessante a iniciativa da Prefeitura em promover essa exibição do documentário aos alunos, pois é uma oportunidade para descobrir novos talentos para o cinema brasileiro”, disse Nascimento.
Segundo a aluna da 6ª série, 12 anos, Elizângela Ferreira de Jesus, a exibição do vídeo-documentário é muito proveitosa porque nunca tinha visto os registros antigos de São Sebastião. “Gostei muito do vídeo, achei muito interessante”, disse.
A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) encerra o mês do Teatro e do Vídeo com o III Celebrarte, com diversas atrações no próximo dia 31, às 14 horas, na Praça do Coreto. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2644.
Programação do mês do Teatro e do Vídeo
24/10 - Vídeo: Vida caiçara (Edvaldo Nascimento) na Videoteca 9 e14h
25/10 - Vídeo: Vida caiçara (Edvaldo Nascimento) na Videoteca às 9h
27/10 - Intervalo Teatral e Sexta-Riso na EE Henrique Botelho às 20h30
31/10 - III CELEBRARTE: “O visconde partido ao meio”, Oficina de expressão corporal, Oficina de maquiagem, apresentações diversas e exercícios teatrais na Praça do Coreto, às 14h (Fonte: PMSS)

“Da Pá Virada” movimenta comunidade da Costa Sul

São Sebastião - Pais e crianças da Costa Sul aprovaram a colorida e divertida tarde de brincadeiras na Escola Municipal Edileuza Brasil Soares, ocorrida no sábado (21/10) com o Projeto “Da Pá Virada”, realizado pela Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Governo. O intuito do programa é comemorar o mês das crianças da Costa Norte a Sul. Mais de 500 crianças curtiram os brinquedos e atividades propostas pelo programa.
Para Elizabeth Amadei, mãe de João Vitor, de oito anos, o bairro não tem nada para crianças além da praia, que mesmo assim é perigosa. “As crianças só podem brincar na areia. Com um projeto assim, podemos trazer nossos filhos para curtir uma tarde de brincadeiras com outras crianças”, conta.
Foram montados na escola brinquedos infláveis como tobogã com parede de escalada, guerra de cotonetes, balão bolha, cama elástica, piscina de bolinhas e balão de castelinho. Para agradar todos os gostos, ainda teve mesa de ping-pong, xadrez, dama, bambolê e pula corda.
Além dos brinquedos, foram realizadas oficinas de pintura, maquiagem no rosto e desenhos no papel, onde as crianças puderam soltar a criatividade e criar seus próprios desenhos e expor sua criação. Em uma parceria com os escoteiros da cidade, o projeto contou ainda com uma tirolesa.
Daniele da Silva, 9 anos, com uma borboleta desenhada na bochecha, brincou de tudo que pôde e queria mais. “Escalei a parede de escalada do tobogã, brinquei na tirolesa, a tia pintou o meu rosto. É tudo muito divertido, fica até difícil dizer do que mais gostei”, contou apressada para a nova brincadeira.
A Secretaria de Esportes realizou também uma Prova de Pedestre Infantil de 1.500 metros, onde participaram crianças com idades de 7 a 14 anos. Os três primeiros colocados das categorias de 7 a 9 anos, 10 a 12 e 13 a 14, receberam troféus e todos os participantes ganharam medalhas.
Quem deu a largada na ‘bagunça’ foi a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o diretor de Esportes, José Reis de Jesus da Silva e o presidente da Sociedade Amigos de Maresias (Somar), Aldo Amadei. A corrida contou com o apoio da Divisão de Tráfego (Ditraf).
No próximo dia 28 será a vez do Jaraguá, na Costa Norte, receber o projeto “Dá Pá Virada” no Centro de Apoio Esportivo do bairro. O horário é sempre das 14 às 18h. (Fonte: PMSS)

Copa Polvo reúne diferentes cidades em São Sebastião

São Sebastião - A 8ª Copa Polvo, realizada no sábado (21/10), em comemoração ao aniversário de 20 anos do Centro de Convivência da 3ª Idade Polvo, celebrado no dia 16 passado, reuniu cerca de 500 pessoas de diferentes cidades no Tebar Praia Clube. A competição foi promovida pelo clube em parceria com a Prefeitura de São Sebastião e o Sesc de São José dos Campos.
A presidente do clube, Ana Maria Andrade Luciane, diz que a Copa não só comemora o aniversário, mas promove a integração das pessoas de forma saudável. “Aqui eles superam seus limites, vão além, realizam mais e para isso é necessário aventura, lazer e amizade.”
Este ano, a Copa contou com os integrantes do Projeto Atividade do Fundo Social de Solidariedade.
Participaram do evento clubes de Suzano, Mogi das Cruzes, Caraguá, Taubaté, São Vicente, Bertioga, São José dos Campos, Cruzeiro e Itaquaquecetuba. Foram disputadas 12 modalidades: vôlei feminino e masculino, bocha, dominó, malha, damas, truco, tranca, buraco, tênis de mesa e peteca.
A abertura contou com apresentação da Banda Municipal e do chefe de gabinete Emerson Elias, que representou o prefeito Dr. Juan Garcia. No encerramento, foi realizado um baile e após houve a entrega de medalhas. (Fonte: PMSS)

NOTA

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião recebeu na última sexta-feira, 20, um abaixo-assinado com mais de 24mil assinaturas contra a verticalização no município. Desse total, 16.186 assinaturas foram feitas por meio da Internet.
O documento foi protocolado pela primeira secretária da Federação Pró-Costa Atlântica (entidade que reúne as sociedades amigos da Costa Sul da cidade), Regina Helena de Paiva Ramos, e afirma que a sociedade civil é contra a iniciativa, pois a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo foi embutida no Plano Diretor com itens que foram condenados pela comunidade em geral.
“É oportuno que a Câmara saiba que a sociedade civil se manifestou abertamente, e por escrito, contra a construção de prédios acima dos oito metros permitidos hoje”, escreve Ramos.
O projeto de lei que dispõe sobre a construção de prédios no município foi entregue pelo Executivo no dia 10 de outubro de 2006, data em que a Câmara, segundo o Estatuto das Cidades, deveria votar a matéria. Entretanto, o presidente do Legislativo, Wagner Teixeira, protocolou no Ministério Público um pedido de prorrogação de prazo para a votação.
Ele informa que o Parlamento pretende realizar novas audiências públicas com a comunidade para discutir as alterações propostas no projeto que foi enviado pela Prefeitura. (Fonte: PMSS)

Núcleo Educacional Canto do Mar ganha duas novas salas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras e Planejamento, entrega oficialmente na próxima quinta-feira (26/10), às 16h30, duas novas salas de aula da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado.
A EMEI faz parte do Núcleo Educacional do Canto do Mar, que conta ainda com a Creche Diva Bernardino, atendendo mais de 350 crianças da Costa Norte do Município.
Segundo a coordenadora pedagógica do Núcleo Educacional, Kátia Maria Furtado Sampaio, a construção das novas salas vai propiciar a inclusão de mais 100 vagas destinadas às crianças da comunidade.
A obra, que durou aproximadamente três meses, custou R$ 88 mil, com verba da Secretaria de Educação. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Charles Medeiros cobra urgência na elaboração do Plano de Carreira para o funcionalismo público de Ubatuba.

Ubatuba - Na Sessão de Câmara do dia 17 de outubro, o vereador Charles Medeiros apresentou Pedido de Informação a fim de esclarecer junto ao Prefeito Municipal sua real intenção de implantação do Plano de Carreira para os funcionários efetivos da Prefeitura Municipal de Ubatuba. O vereador acredita que seja necessária a urgente implantação do Plano de Carreira para valorização dos servidores municipais. "Os funcionários públicos contam somente com os provimentos dos cargos que ocupam desde que foram concursados, é fundamental que tenham perspectiva de um futuro melhor, no desempenho de suas funções". Afirma Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Curso de Manipulação de Pescados acontece no dia 24

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento realizará, no próximo dia 24, um curso de manipulação de pescados, no auditório da Fundart. O horário do curso é das 8h30 às 17h30. Serão 8 horas de um curso intensivo que tratará de assuntos diversos, como perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente. Para mais informações, ligue: 3833-3500.
(Fonte: PMU)


Setor Pesqueiro e da Maricultura se reúnem com autoridades federais para discutir reformulações na Legislação Pesqueira

Ubatuba - Dando continuidade às discussões sobre as leis federais referentes à pesca e à maricultura em Ubatuba, aconteceu, na última quinta-feira, 19, uma reunião técnica com autoridades de competência resolutória das esferas regional, estadual e federal, associações e entidades da pesca e da maricultura e ongs. A reunião foi convocada pelo Ibama/Brasília, graças a uma solicitação oficiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba e das entidades da Pesca. Como os assuntos a serem tratados eram questões relevantes para todo o Estado, outros municípios foram convidados a participar.
Os principais assuntos abordados foram as portarias referentes à licença de pesca para camarão, ao defeso do camarão, da pesca de tainha e parati, do dispositivo de escape de tartaruga (TED), das sementes de mexilhões, da forma de captura de camarão branco e do cultivo de algas marinhas. Os presentes discutiram todas as reivindicações do setor pesqueiro e da maricultura e deram encaminhamentos a todas as questões , que serão respondidas diretamente de Brasília. Finalizando a reunião, o chefe da fauna e flora do Ibama/Brasília, Dr. Rômulo Mello se comprometeu a responder às questões abordadas o mais rápido possível, para proporcionar soluções viáveis aos pescadores.
Estiveram presentes na reunião representantes da prefeitura de Ubatuba- Smapa ; do Ministério da Agricultura; da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp); as Colônias: Z-10, de Ubatuba; Z-6 de Ilhabela e Z-8 de Caraguá; Ong Mar Vivo, Associação Pescadores da Enseada; Associação de Pescadores da Barra Maranduba e Região Sul; Ministério Público Federal; Instituto de Pesca; IBAMA Federal e Estadual; Cepsul Santa Catarina; Associação de Pescadores de Ubatuba; Associação de Pescadores da Barra e da região sul ; Associação dos Pescadores de Caraguatatuba ; Prefeitura de Caraguatatuba e Promotoria do Meio Ambiente do Litoral Norte e Projeto TAMAR Pesca; Polícia Ambiental . (Fonte: PMU)

Codivap reúne em Ubatuba prefeitos do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte
Ubatuba recebeu elogios de diversos prefeitos quanto à receptividade, organização e as obras em andamento na cidade

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi o anfitrião da X Reunião Ordinária do Conselho de prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte), realizada nesta sexta-feira, 20, no espaço “Areia”, na Praia Vermelha do Norte.
Cerca de vinte chefes do Executivo da região estavam presentes na reunião, além da Delegada Regional da Secretária de Estado da Cultura, Eliana Machado que discursou sobre o tema “cultura como agente de transformação social”. Além do tema que versava sobre cultura, a reunião do Codivap em Ubatuba abordou outros dois temas: “painel de logística de transportes” e “projetos municipais”. Os presentes se dividiram em grupos de discussão – prefeitos, vereadores, associações comerciais, primeiras-damas e secretários de Turismo. De Ubatuba participaram os vereadores Claudinho Gulli e Luciana Machado.
Elogios a Ubatuba - O presidente do Codivap e prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael, agradeceu Eduardo Cesar pela receptividade, dizendo que, para ele, aquele foi o local mais bonito de todos os que já receberam as reuniões do Consórcio. “A prefeitura está de parabéns! Este é o lugar mais bonito que já fui até hoje como presidente do Codivap, além do cardápio servido, que foi o melhor de todos. A receptividade e a capacidade de organização também estão de parabéns”, disse João Paulo Ismael.
Outro prefeito que elogiou Ubatuba foi o de Tremembé, José Antonio de Barros Neto. “Este é o melhor grupo de prefeitos que o Codivap já teve. Ubatuba está de parabéns pelas obras em andamento, avançando neste sentido como as demais cidades. Estou orgulhoso de estar aqui nesta cidade tão bonita”, disse.
Representatividade, Poupa-tempo e eleição do Codivap - João Paulo Ismael falou sobre os esforços do Codivap para aumentar o número de deputados da região na Assembléia Legislativa. “O esforço foi válido, pois conseguimos aumentar de seis para sete o número de representantes da região. Sem representatividade política as verbas são menores, isso é indiscutível”, afirmou o presidente do Codivap.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar falou sobre o desejo de implantar um Poupatempo no Litoral Norte. O prefeito Eduardo Cesar apoiou a idéia, dizendo que qualquer cidade do Litoral Norte que venha a receber uma base do Poupatempo beneficiará todas as outras.
O prefeito de Caçapava, Carlos Vilella, lançou oficialmente sua candidatura à próxima presidência do Codivap e recebeu apoio de alguns prefeitos presentes, inclusive do prefeito Eduardo Cesar.
Interesses regionais prevalecem - O prefeito Eduardo Cesar aproveitou a ocasião para reiterar seu apoio à candidatura de Geraldo Alckmin para a presidência do país, lembrando a importância de as convicções de cada prefeito estarem em segundo plano. “A opinião de cada um não é maior que os interesses regionais, então seja quem for o próximo presidente do Brasil, sabemos que o Codivap vai continuar lutando pela nossa região”, acrescentou o prefeito de Ubatuba, que agradeceu a presença e a participação de todos. “Foi uma honra receber tantos prefeitos em Ubatuba. Avançamos no sentido de estarmos cada vez mais integrados, na busca de um bem comum, que é o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte”, concluiu Eduardo Cesar.
Esta foi a última reunião do calendário do Codivap em 2006, sendo que em dezembro haverá um encontro, desta vez apenas comemorativo. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza I Festival de Observação de Aves
Este é o primeiro Festival de Observação de Aves, não só de Ubatuba, mas de toda a Mata Atlântica

Ubatuba - Teve início nesta sexta-feira, 20, o I Festival de Observação de Aves de Ubatuba, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada. O evento acontecerá até o dia 17 de dezembro, com safáris fotográficos para amadores e profissionais, cursos de observação, e discussões com autoridades no assunto.
Segundo o coordenador do evento, Carlos Rizzo, o objetivo do Festival é promover essa atividade no município, valendo-se das características naturais que Ubatuba proporciona. "Todos os anos, centenas de observadores de pássaros visitam a cidade, que tem fama de ser uma das melhores do mundo para essa atividade. Isso acontece porque a diversidade da avifauna local é privilegiada. Ubatuba possui uma diversidade de aves equivalente a cerca de 10% das espécies encontradas na América Latina. São cerca de 380 espécies, sendo que 42 são endêmicas, ou seja, só é possível encontrá-las aqui”.
Entre as atividades do I Festival, está um concurso de fotografias, intitulado "Aves de Ubatuba". O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais e está dividido em 3 categorias. A primeira chama-se "Registro", em que as fotos são de espécies de difícil observação. A qualidade na imagem deve permitir a identificação da espécie. A categoria "Pousada" é para aves em descanso no ninho, em galhos ou em alimentadores. E a categoria "Em Vôo", em que a ave deve ser fotografada sem manter qualquer contato com o solo. Também vale migrações e revoadas. Cada participante poderá inscrever até três fotografias, sendo uma em cada categoria.
Os safáris fotográficos acontecerão em datas programadas, em trilhas espalhadas pelo município. Os participantes poderão utilizar esses safáris com segurança e suporte técnico, com o objetivo de captar imagens, tanto para o concurso fotográfico, quanto para a possibilidade de registrar raridades, aves nunca fotografadas, algumas endêmicas no município.
Mania mundial - A observação de pássaros é uma atividade muito difundida no mundo todo. Segundo Rizzo, a organização de observadores de pássaros Birdlife International (www.birdlife.org) tem cerca de um milhão de associados. Em Ubatuba, os primeiros passos estão sendo dados para reconhecer a importância dessa atividade que tem o potencial de levar o nome do município para o mundo. Em 2004, foi instituído o Dia Municipal de Observação de pássaros, comemorado juntamente com o Dia Mundial, em 4 de outubro. Nesse dia também é comemorado o Dia da Ave-Símbolo de Ubatuba, o Tangará-Dançador, que tem a bela cor azul claro em seu corpo e o topete vermelho vivo, cores que figuram também na nossa bandeira.
Na temporada passada, um pássaro endêmico que causou sensação foi a Iodopleura Pipra, uma ave que, pousada, não tem grandes diferenciais, mas ao alçar vôo, deixa à mostra uma penugem lilás embaixo das asas.
Para participar do I Festival de Observação de Aves
Os interessados em participar do evento devem ficar de olho na programação abaixo e fazer a inscrição no site www.avesdeubatuba.com.br, que traz também o regulamento completo do concurso de fotografias.

25 de outubro
Palestra Unitau

28 de outubro
Aniversário da Cidade

04 de novembro
Safari Fotográfico Amador

11 de novembro
Safari Fotográfico Profissional

15 de novembro
Curso de Observação - Sitio Santa Cruz

18 de novembro
Safari Fotográfico Amador

25 de novembro
Safari Fotográfico Profissional

02 de dezembro
Curso de Observação - Rancho Pica-Pau

09 de dezembro
Safari Fotográfico Profissional

17 de dezembro
Avaliação e encerramento - Restaurante Bucaneiros
(Fonte: PMU)

Produtores rurais locais comercializam hortaliças para alimentação escolar

Ubatuba - Produtores rurais ubatubenses iniciaram, nesta semana, a venda de legumes e verduras para a empresa contratada pela prefeitura para cuidar da alimentação escolar da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) e Secretaria de Educação, está incentivando o processo. A princípio, dez creches e a Fundac receberam as hortaliças adquiridas em Ubatuba e a intenção é aumentar gradualmente o número de escolas atendidas e também de fornecedores locais.
Segundo a nutricionista, Mirna Zucheratto, gerente de abastecimento da Smapa, essa comercialização significa o primeiro passo do processo para fazer com que os produtores fiquem independentes. “Esta é mais uma opção de comercialização que reflete no desenvolvimento da agricultura familiar. Além disso, os produtores receberão suporte técnico que possibilitará o cultivo dirigido, ou seja, uma produção que esteja de acordo com a demanda da rede municipal. Sabemos que ainda há alguns entraves a serem superados pelo setor produtivo, como a própria oferta de produtos e o transporte".
Vantagens nutricionais - A Secretaria de Educação está adequando o cardápio das crianças de acordo com o que é produzido no município. As hortaliças que não são cultivadas em Ubatuba continuarão sendo fornecidas da forma tradicional, sem prejuízo à alimentação das crianças. As creches foram escolhidas para iniciar a implantação desse programa por terem um trabalho contínuo, ou seja, sem férias, o que possibilita a adaptação do processo.
Para a gerente de alimentação escolar da Secretaria de Educação, Fernanda Saporito Rivellino, as vantagens dessa implementação para a nutrição das crianças são valiosas. "Os produtos da nossa região têm uma ótima qualidade. Além disso, as hortaliças recém-colhidas chegam à mesa das crianças. Com isso, o valor nutricional é preservado".
Vantagens Sócio-econômicas - A compra de produtos agrícolas locais é um compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Cesar na ocasião da terceirização da merenda em Ubatuba. Segundo o prefeito, essa é mais uma ação realizada no sentido de desenvolver políticas públicas de abastecimento e fomento à agricultura. "Essa é uma forma eficiente de escoar a produção local. O sucesso dessa empreitada vai depender da organização e união do setor produtivo. Nossa expectativa é fazer com um número cada vez maior de produtores participe".
A agricultora Ivete Matias Destefano, mais conhecida como Leila, afirma que a venda de hortaliças para a alimentação escolar é mais uma forma que temos de escoar a produção. "O evento Mercado do Produtor Rural foi uma porta que se abriu para nós. Os comerciantes de Ubatuba voltaram a ver que aqui existem produtores. Teve ano que eu plantei muita coisa e usei como adubo porque não tinha como vender. Agora, a alimentação escolar é mais um incentivo e a equipe da Smapa foi o ponto chave para que isso acontecesse". (Fonte: PMU)

Prefeito se reúne com Associação dos Servidores Públicos Municipais
Reunião discutiu pagamento dos funcionários que será, neste mês, feito antecipadamente

Ubatuba - Devido a discussões realizadas na última sessão da Câmara Municipal, e que motivaram a criação de uma comissão para analisar a situação financeira da Prefeitura de Ubatuba, a Associação dos Servidores Públicos Municipais (Aspem) pediu uma reunião com o prefeito Eduardo Cesar na última quinta-feira, 19, com o objetivo de buscar informações sobre o pagamento do salário dos funcionários.
“Quando se trabalha com planejamento, a crise não afeta a administração, que deve ter controle para não deixar de honrar seus compromissos”, disse o prefeito aos presentes na reunião, enfatizando que o salário será pago, inclusive antecipadamente, no dia 1 de novembro. O prefeito aproveitou a ocasião para ouvir reivindicações e sugestões da Aspem.
Estiveram presentes na reunião representantes de departamentos envolvidos com o setor financeiro da prefeitura e os seguintes membros da Aspem: Clélio Teodorico Coutinho (presidente), Siliane de Brito Nascimento (vice-presidente), Antonio Carlos Custódio (1° secretário), Sandra Pereira Sanches (2ª secretária), Dirceu Sanches (1° tesoureiro) e Hélio Castro Rodrigues (conselheiro fiscal).
Confira a lista completa dos membros da Associação dos Servidores Públicos Municipais:

Diretoria Executiva:
Presidente: Clélio Teodorico Coutinho
Vice-presidente: Siliane de Brito Nascimento
1° Secretário: Antonio Carlos Custódio
2ª Secretária: Sandra Pereira Sanches
1° Tesoureiro: Dirceu Sanches
2° Tesoureiro: Kelly Cristina Camargo do Amaral Gomes

Conselho Fiscal:
Efetivos: Othoniel dos Santos, Antenor Ricardo Benetti e Helio Castro Rodrigues
Suplentes: Antonio Luiz Gonçalves Ballio, Luiz Claudio da Silva e Vitalina Maria de Arruda. (Fonte: PMU)

Jundu de Ubatuba é destaque em encontro de Iniciação Científica e mostra de Pós-Graduação da Unitau

Ubatuba - Ubatuba foi representada no XI Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação da Unitau pelo aluno do curso de Geografia, Alexandre Nardy Vasconcellos, que também é o Coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba. O encontro, que aconteceu em Taubaté, entre 16 e 20 de outubro, teve por objetivo incentivar a elaboração de projetos de pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento humano.
O trabalho científico de Nardy foi apresentado na forma de painel com o tema “Diagnóstico e Espacialização da Vegetação de Jundú nas Praias da Região Central de Ubatuba”, sob a orientação do Professor Eduardo Pinto. O projeto apresenta uma metodologia de avaliação das condições da vegetação de jundú nas praias de Ubatuba, dando seqüência ao programa de preservação do jundú, iniciado na Semana do Meio Ambiente de 2006, onde foram ministradas palestras aos alunos da rede de ensino municipal sobre a importância ambiental do jundú.
Segundo Nardy, o trabalho servirá como um banco de dados para futuras ações ambientais para nosso município. "A vegetação de jundú, apesar de ser aparentemente frágil, exerce importante função na preservação de nossas praias através do controle de erosão gerado pelas ressacas do mar e ocupações irregulares, além de abrigar várias espécies de fauna nativa.”
 (Fonte: PMU)

Equipe Mestre Wilson/Fundac de Jiu Jitsu conquista título de melhor equipe do Vale

Ubatuba - Ubatuba foi representada pela equipe do Mestre Wilson/Fundac na 3ª etapa do Circuito Livajj (Liga Vale do Paraíba de Jiu Jitsu), que aconteceu no dia 8 de outubro, em Taubaté. A equipe é comandada pelo professor Alessandro de Souza (Tinho), que vem ministrando aulas nas dependências da Fundac gratuitamente para crianças de 7 a 16 anos.
O trabalho, que vem sendo desenvolvido juntamente com a direção da Fundac, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, já está trazendo resultados. Neste evento, o grupo conquistou o título de melhor equipe do Vale e Litoral, classificando vários atletas para a final estadual de 2007.
Confira a colocação das equipes no Circuito 2006:

1º Mestre Wilson/Fundac – Ubatuba
2º Alliance – Taubaté
3º Ex Team – Guaratinguetá
4º União Paulista – Ubatuba
5º Macaco G.T. – Taubaté
6º AD-CTA – São José dos Campos

Colocação dos atletas da Fundac:

Faixa Amarela
1º Carlos Eduardo
2º Mateus de Souza

Faixa Branca - 1ºs colocados – Arnaldo Gonçalves, Matheus Henrique, Alexander Salomão, Lincoln de Castro, Alexander de Paula, Emanuel Leite, Maria Paula, Euler Gomes, Enzo Rocha, Lucas Luiz e Lúcio J.
2ºs colocados – Matheus do Rosário, Cleudson Lucas, João Paulo, Jhonathan, fábio Moura, Willian Ramos, Elivelton, Maria Carolina, Felipe Xavier,
3ºs colocados – Thiago Mateus, Marcelo Medonça, Miranildo, Daniel Carlos e Luiz Henrique (Fonte: PMU)

Alunos do Sertão do Ubatumirim ganham material didático

Ubatuba - Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e a Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim (SASU), para a realização da Festa da Mandioca, em julho, foi possível reverter parte dos recursos arrecadados no evento para a compra de materiais didáticos a serem doados aos alunos da Escola Municipal “Mané Grande”, no Sertão do Ubatumirim.
A entrega dos materiais didáticos aconteceu na última quinta-feira, 19, com a presença de alunos, professores, do presidente da SASU, Jorge Inocêncio Alves Junior e do secretário da Administração Regional Norte, José Roberto C. Monteiro Júnior.
A prefeitura reconheceu a necessidade de proporcionar um melhor suporte para a tradicional Festa da Mandioca, devido ao constante crescimento de público nos anos anteriores. O sucesso do evento rendeu bons frutos para a comunidade: a prefeitura apoiou, a comunidade trabalhou, rendendo recorde de público e repercussão positiva na mídia.
Justamente em retribuição ao apoio da prefeitura, a SASU efetuou a compra no valor de R$ 500 em materiais didáticos, que já estão à disposição dos professores e alunos da escola do bairro. Os materiais educativos doados vão complementar na educação dos alunos e facilitar o trabalho dos professores, para isso, todo o material foi cuidadosamente analisado e escolhido de forma participativa pelos professores da escola, tendo em vista que os mesmos conhecem a realidade do local.
Para o presidente da SASU, Jorge Inocêncio Alves Junior, “todos saíram ganhando, principalmente os alunos da escola “Mané Grande”. Temos por obrigação auxiliar no que for possível na formação educacional de nossas crianças e, ao mesmo tempo, queremos demonstrar a gratidão da comunidade do Sertão do Ubatumirim por todo apoio e infra-estrutura oferecida pela prefeitura para a efetivação do tradicional evento do bairro.” (Fonte: PMU)

Abertas inscrições para conselheiros tutelares em Ubatuba
Inscrições serão de 23 a 27 deste mês; serão eleitos cinco membros e cinco suplentes para um mandato de três anos

Ubatuba - A partir da próxima segunda-feira, 23, estão abertas as inscrições para os interessados aos cargos de conselheiros tutelares em Ubatuba. A eleição acontecerá em março do ano que vem e será coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. O Conselho Tutelar é formado por cinco membros e cinco suplentes, eleitos para um mandato de três anos. Para se inscrever ao cargo de conselheiro tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município, ter o ensino médio completo, apresentar cópia do RG e preencher o formulário de inscrição. Antes da inscrição o candidato deve tomar conhecimento de todos os requisitos necessários à qualificação para o processo eleitoral, nos moldes do artigo 24-a da Lei Municipal 2826, de 28 de junho de 2006 e tomar ciência do Edital 001/06 do processo eleitoral, publicado em jornal de circulação local.
A inscrição é a primeira fase do processo eleitoral, que consta também de prova escrita, que versará sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Política de Defesa e Atendimento à Criança e Adolescente no Município de Ubatuba. Cabe ao conselheiro tutelar atender crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de risco, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos.
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 27, na Casa dos Conselhos, localizada à rua Paraná, 257, centro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (Fonte: PMU)

Festival da Paz confirma sucesso em sua segunda edição

Ubatuba - Milhares de pessoas prestigiaram a segunda edição do “Festival da Paz”, realizado em Ubatuba entre os dias 11 e 14 deste mês. O evento, promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba, reuniu o melhor da culinária de Ubatuba e apresentações de música gospel. Entre as atrações, ministérios de louvor de igrejas de Ubatuba (Vento do Espírito e Comunidade da Graça, Videira e Nova Aliança), teatro (ministério de teatro da Igreja Ágape) e convidados como Ministério Irineo Grubert e o pastor Cláudio Claro.
Na culinária, moradores e turistas se deliciaram com tainha na brasa, quitutes de camarão e outras delícias preparadas com ingredientes típicos, como banana, mandioca e gengibre.
(Fonte: PMU)

Professores de Ubatuba são homenageados com jantar e prêmios

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, homenageou os professores da rede municipal de ensino com um jantar realizado na casa noturna Areia, na praia Vermelha do Norte. A homenagem foi realizada em comemoração do Dia do Professor.
Na ocasião aconteceu também a entrega do Prêmio Cicillo Matarazzo aos educadores que desenvolveram projetos que se destacaram em 2005.
A secretária de Educação Patrícia Pereira declarou em seu pronunciamento que o trabalho da equipe é fundamental para o trabalho do dia-a-dia.“É preciso ser forte para enfrentar alguns que ainda não entenderam o que é ter muitas necessidades e poucos recursos. Agradeço ao prefeito Eduardo Cesar, que deu uma oportunidade a um grupo tão jovem de supervisores e coordenadores, uma verdadeira equipe de guerreiros que acredita no trabalho que estamos desenvolvendo”, disse a secretária.
O prefeito Eduardo Cesar saudou aos presentes e parabenizou os professores pela data. “Fiz questão de trazer pessoalmente o meu abraço aos professores da rede municipal, que vem, com muito esforço, garantindo o ensino de qualidade desta e das próximas gerações”.
Prestigiaram também a festa dos professores o vereador Claudinho Gulli e o chefe de gabinete Delcio Sato. Os professores participaram de diversos sorteios e puderam assistir a apresentações musicais do pianista Augusto Arid e de Gabriel Duarte.
Prêmio Cicillo Matarazzo - O Prêmio Cicillo Matarazzo visa valorizar os projetos desenvolvidos na rede municipal de educação. Entregue nas categorias “Educação” e “Escola”, os critérios para a escolha dos vencedores foram a adequação ao tema proposto, finalidade, criatividade, originalidade e o envolvimento doa alunos e professores.
“Temos o objetivo de suscitar o desejo de fortalecer o compromisso para vencer o desafio de promover uma educação significativa, lançando luz a novas idéias que respeitem as características, necessidades e realidades de nossos alunos”, declarou a supervisora de ensino, Flavia Cômmite do Nascimento.
Os vencedores da primeira edição do Prêmio Cicillo Matarazzo na categoria educadores foram: Professor - Rosely Leite Motta, da EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral; Diretor - Carmem Pereira Cassiano dos Santos da EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira. A EM José Celestino Aranha foi a vencedora na categoria escola. A diretora Vani de Fátima dos Santos desenvolveu em 2005 o projeto Música na Escola., dirigido pelo monitor de música Elias Batista. O projeto contou com o envolvimento de todos os professores, alunos e funcionários da escola, possibilitando a melhoria da auto-estima dos alunos assim como seu maior envolvimento nos estudos. (Fonte: PMU)

Ouvidoria da Prefeitura atende em novo número

Ubatuba - A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Ubatuba está desde hoje, 20, atendendo em novo número, o 3834-1088. Implantada no início deste ano, a Ouvidoria é um canal de comunicação entre a população e a administração pública. Criada com a reestruturação administrativa implementada pelo prefeito Eduardo César no final do ano passado, cabe a Ouvidoria analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados.
A Ouvidoria analisa também as reclamações e sugestões recebidas dos órgãos internos da administração, registrando e discutindo com o Gabinete do Prefeito as possíveis soluções e formas de implementação.
Outra forma de comunicação com a Ouvidoria é também pelo e-mail ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br. A sala da Ouvidoria funciona no Gabinete do Prefeito. (Fonte: PMU)


Semana de 20/10 à 26/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
ás 15:20hs

 

"Dália Negra"
ás 17:00 - 19:10 - 21;20 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"CLICK"
ás 15:20 - 19:10 hs

 

"Vôo United 93"
ás 17:10 - 21:20hs

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Visita ilustre

E teve um anjinho
Que veio brincar na terra
Depois do almoço
E se divertiu no quintal
Da casa do meu avô
Debaixo da laranjeira
Até que se cansou
E acabou a brincadeira.

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor