Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2006 - Nº 1633 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU realiza atividades “Anti-stress” em empresa da região
UNITAU realiza série de debates sobre Ciências Agrárias
UNITAU e Prefeitura de Taubaté discutem parcerias em workshop
Colégio da UNITAU participa dos Jogos da Primavera 2006

Caraguatatuba
Aviso de Pauta
Caraguá tem quatro trabalhos inscritos no 4º Prêmio Arthur Bispo do Rosário
Caraguá conquista 2º e 3º lugares no Torneio Regional de Natação em SJC
Caraguá realiza o 1º Congresso de Saúde Bucal em comemoração ao "Dia do Dentista"
Prefeitura de Caraguá realiza Pregão Presencial
Caraguá sedia o 5º Encontro de Formação do Projeto Cata Vento
Marinha faz Operação de Segurança no Litoral Norte
Caraguá tem quatro trabalhos inscritos no 4º Prêmio Arthur Bispo do Rosário
Caraguá vence a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez e já é campeã do Vale

Ilhabela
-

São Sebastião
Passageiro joga ônibus em ribanceira em S. Sebastião
Festa dos professores é realizada para mais de mil pessoas
Reunião do CBH-LN discute Plano Diretor em São Sebastião
Prefeitura investe no social e amplia Centro Comunitário do Jaraguá
Equipe feminina de bocha conquista o segundo lugar em São José
Marinha do Brasil realiza operação especial durante feriado de Finados
São Sebastião concorre ao “Selo Cidade Cidadã”
Moradores vão à Prefeitura cobrar reforma da Estrada do Cascalho
Surf premia melhores na Costa Sul no “1º Circuito Juquehy de Surf Amador”
Prefeitura e Hotel de Maresias realizam maratona ecológica
Prefeito de São Sebastião garante recuperação da Estrada do Cascalho
Fundo Social forma dos alunos das Oficinas de Costura
Sectur leva peça teatral para escolas da Costa Norte
Prefeitura de São Sebastião faz obra contra inundação na área central
Ordem para derrubada de casas na Olaria foi da Justiça
Alunos de escola da Topolândia simulam sessão na Câmara


Ubatuba
Incra quer retomar área para quilombo
Patrimônio Abandonado
Ubatuba recebe surfistas de vários países no Onbongo Pro Surfing
Prefeito de Ubatuba ouve reivindicações de moradores da Região Norte
Escola do Horto será inaugurada nesta sexta-feira
Escolata anima Itamambuca durante mundial de surfe
Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para natação em 2007
Festival de Judô comemora aniversário de Ubatuba

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU realiza atividades “Anti-stress” em empresa da região

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, entre os dias 24 e 27 de outubro, o projeto “UNITAU Anti-stress”, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) da empresa LG, especializada em eletroeletrônicos.
O projeto é vinculado aos programas de saúde da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) da Universidade e tem o objetivo de melhorar o desempenho dos participantes no trabalho, além de incentivar a busca por uma melhor qualidade de vida.
As atividades incluem exercícios físicos, como ginástica e alongamento, que ajudam a prevenir doenças ocupacionais, como a lesão por esforços repetitivos (LER). Os exercícios são realizados três vezes ao dia, no início de cada turno da empresa, com duração média de quatro minutos. No primeiro dia de evento, 24, o projeto reuniu cerca de 800 funcionários de todos os setores da fábrica.
O “UNITAU Anti-stress” é realizado por profissionais do Departamento de Educação Física e é oferecido aos servidores da Universidade de Taubaté desde 2005.
COMUNIDADE – Outra atividade voltada para a comunidade, desenvolvida pela UNITAU é o projeto “Patologia em ação” que realizou, no último sábado, dia 21 de outubro, testes de diabetes (dosagem de glicemia) e tipagem sanguínea na população de Taubaté presente no hipermercado Carrefour.
O projeto conta com a participação dos alunos do 2º e 3º anos do curso de Patologia Clínica do Colégio UNITAU e acontece periodicamente em estabelecimentos comerciais e em escolas da cidade. (Fonte: UNITAU)

UNITAU realiza série de debates sobre Ciências Agrárias

Litoral Norte - O Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, nos dias 26 e 27 de outubro, uma série de debates que irão abordar temas relevantes sobre agronomia regional. Os eventos são voltados para produtores rurais, pesquisadores e alunos dos cursos de Ciências Agrárias.
Em sua 14º edição, o Seminário de Gestão e Desenvolvimento Regional, em parceria com o Mestrado em Ciências Ambientais, apresenta uma programação diversificada, com mesas-redondas que contarão com a participação de representantes do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e de professores da UNITAU.
Os debates discutirão assuntos sobre a evolução da ocupação territorial no Vale do Paraíba, a questão da viabilidade e da cobrança do uso da água no setor rural, o desenvolvimento do turismo rural e as possibilidades que esse segmento oferece, além de experiências bem sucedidas de atividades rurais.
Paralelo ao seminário, haverá, também, um debate com o tema “Alternativa para o setor agropecuário do Vale do Paraíba”, no qual produtores e pesquisadores irão debater sobre a cultura do pinhão manso, espécie típica da região, que vem sendo estudada como alternativa de combustível renovável.
O Departamento de Ciências Agrárias fica na estrada José Luis Cembranelli, 5000, no bairro do Itaim. As atividades serão das 8h às 17:30h. Mais informações pelo telefone 3629-5914.
 (Fonte: UNITAU)

UNITAU e Prefeitura de Taubaté discutem parcerias em workshop

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu, na segunda-feira, 23 de outubro, o 1º Workshop UNITAU – Prefeitura Municipal de Taubaté com o objetivo de discutir futuras parcerias entre as duas Instituições, nas áreas de Educação e Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia e Ação Social e Saúde. Cerca de 130 pessoas estiveram presentes no evento.
Pela UNITAU, participaram o Vice-reitor, Prof. Dr. José Rui Camargo, chefes de Departamentos, diretores de institutos, assessores da Pró-reitoria de Extensão Relações Comunitárias (PREX) e coordenadores de projetos de conclusão de curso (TCC, TGI e TFG). Também estavam presentes diretores, gerentes e assessores da Prefeitura de Taubaté.
Os participantes se organizaram em grupos de trabalho, compostos por representantes da UNITAU e da Prefeitura, além de um moderador, membro escolhido pelo próprio grupo.
O grupo de trabalho da área de Educação, coordenado pelo Diretor de Educação de Taubaté, Prof. Ms. José Benedito Prado, e pelo chefe do Departamento de Pedagogia da UNITAU, Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves apresentou projetos voltados para a formação continuada de profissionais da área de educação do município. Castilho explica que esse projeto engloba a formação de educadores de jovens e adultos (EJA) e de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, a estruturação de um programa de educação, que utilizará como ferramenta a informática, e a viabilização da carreta da leitura, que levará livros aos bairros de Taubaté.
Foram propostos, também, para a área de Educação, a produção de material didático, que contará a história do Município, e o ensino da língua portuguesa e de línguas estrangeiras, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Mestrado em Lingüística Aplicada da UNITAU.
Para a área de Cultura, foi proposto um planejamento de divulgação no município. Coordenado pelo chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof. Dr. José Felício Goussain Murad, o grupo de trabalho propôs a utilização dos recurso do Departamento para a difusão da cultura. “Por meio da ACI (Agência de Comunicação Integrada), dos projetos experimentais e das atividades complementares, seriam aplicadas algumas ações, tais como a pesquisa junto ao público-alvo, para a promoção de eventos culturais, e a criação de oficinas para projetos relacionados à cultura, adequando-os à demanda da Prefeitura”, explica Murad.
O projeto voltado para a área de Arquitetura e Urbanismo, proposto pelo grupo de trabalho coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté, abarca 11 projetos e consiste, entre outras ações, na criação de um Observatório, na restauração do Mercado Municipal e da Estação Ferroviária e na revitalização dos conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura. “Além disso, propomos a reestruturação do transporte coletivo da cidade e a promoção da educação ambiental entre crianças e jovens do município”, afirmou Romano.
A criação de um Parque Tecnológico foi a proposta apresentada pelo grupo de trabalho da área de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Prof. Dr. Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia, coordenador do Mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU, junto com o Vice-reitor da Instituição, Prof. Dr. José Rui Camargo.
O Parque, uma espécie de cidade piloto, seria formado por cinco setores. O primeiro integraria um Instituto de Pesquisa; o segundo pertenceria ao setor empresarial, o terceiro abarcaria o setor comercial, (com bancos, farmácias, correio, etc.); o quarto seria do setor residencial e o quinto do setor de serviços, que abrangeria uma enfermaria e um sistema de coleta seletiva de lixo (domiciliar e industrial), além do tratamento de esgoto. “Esse projeto já existe em cidades maiores, como São Paulo, por exemplo. Ele consiste na integração entre empresas e sociedade para a realização de uma atividade sinérgica comum com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica Giacaglia.
O grupo de trabalho da área de Turismo e Meio Ambiente propôs dois projetos. O primeiro, voltado para a preservação do meio ambiente, abarca a gestão para os resíduos produzidos pelo município, a criação do saneamento rural para os agricultores, a recuperação das áreas degradas do rio Una, a oferta de apoio ao pequeno agricultor (produtor de mel, leite, cachaça, etc.), além da elaboração de um plano de manejo para as áreas de preservação e a implantação de uma horta comunitária no Município. “Todos esses projetos podem ser implantados a curto e a médio prazos”, afirma o Prof. Dr. Paulo Fortes Neto, chefe do Departamento de Ciências Agrárias e coordenador do grupo de trabalho da área de Turismo e Meio Ambiente.
Para a área de Turismo, o grupo propôs a criação da “Casa do Artesão”, que consistirá em um espaço para a valorização da arte taubatena, como, por exemplo, as figureiras, e a construção da “Casa de experiência do Visconde”, um espaço com objetos e experimentos científicos que visam a divulgação da ciência.
As propostas do grupo de trabalho das áreas de Saúde e Ação Social foram apresentadas pela chefe do Departamento de Educação Física, Profa. Maria Aparecida Ribeiro, e pelos professores Dra. Elisa Maria Andrade Brisola, do Departamento de Serviço Social, e Dr. Mário Celso Peloggia, do Departamento de Odontologia. Os projetos consistem na ampliação de programas já realizados pela UNITAU, que atendem à comunidade, e na parceria da Instituição nos projetos sociais e de saúde da Administração Municipal.
Para a área de Ação Social, foram propostas a ampliação de um projeto que já atinge dois bairros do município e a capacitação de profissionais da área de Serviço Social que atuam junto a órgãos públicos e em abrigos para idosos. Além disso, foi discutida a possibilidade do Departamento de Educação Física da UNITAU auxiliar a Prefeitura na estruturação dos jogos entre bairros de Taubaté. “Estudamos, também, a possibilidade de ampliar os programas já realizados na UNITAU, tais como o “Projeto Anti-estress”, para a comunidade e, desta forma, oferecer campo de estágio para os nossos alunos”, disse Maria Aparecida.
Na área de Saúde, foram propostos o trabalho integrado entre estudantes e profissionais da área de Biociências (que abarca os cursos de Medicina, Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física) junto com a Prefeitura na realização do programa “Saúde da Família” e no atendimento prestado nos Postos de Atendimento Médico Odontológico (Pamos), além da capacitação dos profissionais da saúde que atendem à comunidade.
“Vamos reunir os grupos de trabalho e os representantes da Prefeitura para definirmos quais são os projetos que podem se implantados a curto prazo e quais são os que demandam um pouco mais de tempo. A partir disso, formularemos um relatório à Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, para a aprovação dos projetos e, posteriormente, buscaremos recursos para a viabilização dos mesmos, por meio de incentivos fiscais, das agências de fomento do governo e da iniciativa privada”, explicou o Vice-reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo. O Workshop UNITAU – Prefeitura Municipal de Taubaté foi realizado no Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté, das 8 às 18 horas. (Fonte: UNITAU)

Colégio da UNITAU participa dos Jogos da Primavera 2006

Litoral Norte - Alunos do Colégio UNITAU participam da 27ª edição dos Jogos da Primavera de Taubaté. Promovidos pela Prefeitura de Taubaté em parceria com o SESI, os jogos visam incentivar a prática de modalidades esportivas nas escolas do município. Participam das competições, instituições de ensino municipal, estadual e particular da cidade. Os Jogos da Primavera vão até o dia 1º de novembro.
O Colégio UNITAU compete nas modalidades futsal, atletismo, damas, voleibol, xadrez (todos nas categorias masculino e feminino), além do tênis de mesa, categoria masculino.
Trinta e cinco escolas competem nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, voleibol, damas, futebol de salão, handebol, tênis de mesa e xadrez. Todas as modalidades são divididas nas categorias feminino e masculino.
Jogos de Inverno 2006 – As equipes esportivas do Colégio UNITAU foram destaque neste ano nos Jogos de Inverno. Os alunos obtiveram êxito em cinco modalidades esportivas. Classificaram-se em 3° lugar e ganharam troféis nas modalidades de futsal feminino e voleibol e atletismo (categoria masculino).
A equipe do Colégio da UNITAU ainda se destacou no atletismo masculino 4x100 (medalha de prata), atletismo feminino 800 m (medalha de bronze) e atletismo - arremesso de peso masculino (medalha de bronze). “Ficamos muito felizes com os resultados obtidos pelos alunos, principalmente no atletismo, visto que é o primeiro ano em oferecemos aulas da modalidade no Colégio”, afirma o professor Miguel Ângelo Benedicto, da disciplina de Educação Física do Colégio UNITAU.
Benedicto é coordenador da equipe, em parceria com a também professora de Educação Física do Colégio, Virgínia Smegal. Os Jogos de Inverno foram realizados de 6 a 16 de outubro nas instalações do SESI e em ginásios de esportes do CTI e da AMETRA II. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Aviso de Pauta

Caraguatatuba - A Petrobras informa que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, promoverá Audiência Pública para a discussão do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA da Unidade de Tratamento de Gás Natural de Caraguatatuba e do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA do Gasoduto Caraguatatuba –Taubaté, no dia 30 de outubro de 2006, segunda-feira, a partir das 17 horas, no Teatro Mario Covas, situado à Avenida Goiás, nº 187, bairro Indaiá, no município de Caraguatatuba.
Serviço
O QUÊ: Audiência Pública do EIA/RIMA da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do EIA/RIMA do Gasoduto Caraguatatuba -Taubaté
Onde: Teatro Mario Covas, av. Goiás - 187, Caraguatatuba
Quando: dia 30, às 17 horas
(Fonte: PMC)

Caraguá tem quatro trabalhos inscritos no 4º Prêmio Arthur Bispo do Rosário
Caraguá será representada com três poesias e uma pintura. A lista dos classificados será divulgada em novembro e no mês de dezembro será feita uma exposição com os trabalhos vencedores

Caraguatatuba - Três pessoas atendidas pelo Ambulatório de Saúde Mental, do Centro de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, inscreveram seus trabalhos no 4º Prêmio Arthur Bispo do Rosário. Concurso criado por entidades vinculadas a área de saúde mental, e tem como objetivo valorizar e divulgar trabalhos de artistas usuários do serviço.
Os trabalhos inscritos foram na modalidade de poesia e um na de pintura. De acordo com a Terapeuta Ocupacional, Giovana Moreno, o incentivo da participação no concurso se deu durante a realização do Projeto Roda Gigante, da Secretaria de Saúde, que teve como objetivo proporcionar aos participantes o contato com materiais artísticos, cores e formas e despertar a criatividade, sensibilizando as pessoas a um exercício de criatividade. "Após a data de inscrição, que se encerrou no dia 10, outras pessoas me procuraram interessadas em participar do concurso, infelizmente não teve como, devido o fim do prazo de inscrição", disse.
Para o concorrente do concurso J.I.C. que participa com a poesia "Fidelidade" e a pintura "Carro dos Instintos", essa é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. "Quando sei desses concursos sempre quero participar, pois é uma maneira de ser compreendido. Fui incentivado pela Giovana a participar. Foi ela que me incentivou inclusive a começar desenhar e escrever", disse.
Ele acrescentou que a sua vocação é expressar seus sentimentos e se fazer entendido. "Para mim quando escrevo é como se estivesse resolvendo algum problema, expressar sentimentos não tem explicação, se fazer entender é mais difícil ainda, para mim é um desafio", declarou J.I.C que já tem mais de cem poesias escritas e 5 quadros pintados e já participou de dois concursos em Caraguá na categoria poesia.
No mês de novembro serão divulgados os trabalhos classificados e em dezembro será feita uma exposição das obras selecionadas, em datas ainda a serem definidas.
Prêmio Arthur Bispo do Rosário:
É um prêmio de alcance estadual e envolve a sede e sub-sede do CRP, entidades e serviços ligados à redes de assistência em saúde mental e instituições formadas.
O prêmio presta uma homenagem ao sergipano Arthur Bispo do Rosário, que viveu cinco décadas como interno, diagnosticado como esquizofrênico, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No início dos anos 60 trabalhou como "faz tudo" em uma clínica pediátrica, onde morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção artística. Em 1969 voltou para a Colônia onde ficou até a sua morte em 1989.
Mesmo em condições adversas ele pôde demonstrar, com sua arte, a capacidade criadora do ser humano. Sua obra foi descoberta e difundida a partir do início da década de 80, quando ganhou repercussão internacional. (Fonte: PMC)

Caraguá conquista 2º e 3º lugares no Torneio Regional de Natação em SJC
Caraguá foi destaque no Torneio Regional de Natação Mirim/Petiz, realizado no último domingo, dia 22 de outubro, em São José dos Campos. A equipe da SECER conquistou medalhas de 2º e 3º lugar na modalidade Livre e ainda, 1ª a 3ª colocações na prova de 50 e 100 metros nado costas

Caraguatatuba - Nadadores da equipe da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, participaram neste domingo, 22 de outubro, do Torneio Regional de Natação Petiz/Mirim, realizado em São José dos Campos.
O evento, que reuniu equipe de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi disputado em diversas modalidades. Caraguá foi destaque em várias disputas, entre elas a Livre, onde a nadadora Núbia Xavier do Nascimento conqusitou a 3ª colocação e Vanessa da Silva Gondi, a 2ª posição na Livre e 3ª, na prova de 100 metros nado costas. Outro destaque nesta mesma modaldiade foi a representante de Caraguá, Jenifer Ester Gomes da Silva, que garantiu o 4º lugar.
A atelta Giovana Prado de Almeida, que também representou a equipe da SECER no Torneio de Natação Petiz/Mirim, coquistou o 1º lugar na prova Livre e 1º lugar na modalidade 50 metros nado costas. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza o 1º Congresso de Saúde Bucal em comemoração ao "Dia do Dentista"

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Saúde Bucal, realizará nos dias 26 e 27 de outubro o 1º Congresso de Saúde Bucal em comemoração à Semana Nacional de Saúde Bucal, (de 23 a 27 de outubro) e o Dia do Cirurgião Dentista em 25 de outubro. O congresso acontece no CEPROLIN (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). Poderão participar profissionais de todo o Litoral Norte.
De acordo com a Divisão de Saúde Bucal, o evento vem reforçar o empenho e a valorização da atual administração à saúde do munícipe e o apoio recebido do Secretário Olegário Alves dos Santos no setor, além de proporcionar a atualização técnica-científica aos profissionais da área e promover uma integração entre os municípios do Litoral Norte e a APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São José dos Campos.
No dia 26, às 8h, acontece o credenciamento e às 8h30 a abertura solene. Das 9h às 12h será abordado o tema Lezões Cancerizáveis e Câncer Bucal, em palestra proferida pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Xavier dos Santos Ribeiro da Silva, especialista e mestre em Estomatologia, doutor pelo departamento de Otorrino Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela UNIFESP e professor de Estomatologia da UNISA, e pelo prof. Francisco Octávio Teixeira Pacca, especialista, mestre e doutorando em Estomatologia da USP e professor de Estomatologia da UNISA.
Das 13h às 15h a palestra será sobre Biossegurança pela prof. dra. Cristiane Yumi Koga Ito, ela é mestre e doutora em Biologia e Patologia Buco-Dental da UNICAMP; pós-doutorado em Microbiologia da Universidade de Turim na Itália e UFMG e professora de Microbiologia e Imunologia da UNESP de São José dos Campos. A última palestra do dia será sobre Cariologia e Tratamento Restaurador Atraumático em Saúde Coletiva com o prof. dr. Gerson Lopes, professor adjunto de Odontopediatria da UNICID de São Paulo e professor responsável de Saúde Coletiva na mesma instituição.
No dia 27, a partir das 8h, o primeiro tema do dia será Racionalização do Trabalho com ACDS: Direto ao Ponto com o dr. Wilson Galvão, da Fellow of The IEA/ International Ergonomics Association e presidente da APCD de São José dos Campos. Às 10h30 o evento tratará de Responsabilidade Civil e Administrativa do CD e da Pessoa Jurídica pela prof. e responsável pelas disciplinas de Odontologia Legal e Bioética e Orientação Profissional da UNESP e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESP de São José dos Campos, em seguida, às 13h30, o assunto será Gerenciamento de Resíduos de Serviços em Odontologia com o prof. dr. Vladen Vieira, especialista em Saúde Coletiva e mestrando em Saúde Pública da USP; coordenador e professor do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da APCD de São José dos Campos e ABO de São Paulo. O último assunto abordado do congresso será Urgências em Endodontia. A palestra será ministrada pelo prof. dr. Carlos Henrique Ribeiro Camargo, professor de Endodontia da UNESP de São José dos Campos e doutor em Endodontia pela USP de Bauru.
O CEPROLIN fica na Avenida Rio Grande do Norte, 450, Indaiá. Mais informações do congresso pelo telefone 3897-2126. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá realiza Pregão Presencial
A prefeitura está investindo em pregões presenciais, pois atrai cada vez mais as empresas da região

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba realizou mais um Pregão Presencial, com o objetivo de adquirir comodato de celulares para funcionários. A empresa de telefonia vencedora foi a VIVO, pela qual serão adquiridos 60 aparelhos com a melhor tecnologia do existente no mercado, por um prazo de 24 meses, a partir de novembro.
De acordo com o secretário de Administração e pregoeiro oficial da prefeitura, Pedro Ivo de Souza Tau, o valor do minuto em ligações de celulares para área pública é de R$ 0,45 (quarenta e cinco centavos) e R$ 50,00 (cinqüenta reais) mensais e com o pregão presencial a prefeitura conseguiu baixar esse valor. "Conseguimos uma boa negociação, o valor dos minutos será de R$ 0,15 (quinze centavos) e R$ 15,00 (quinze reais) mensais para cada linha, isso significa uma economia de 70% em relação ao preço de mercado. Tínhamos apenas 50 celulares e agora vamos adquirir 60 aparelhos", disse.
Tau acrescentou que alguns números de telefones serão mudados. "Os novos números serão divulgados assim que o contrato estiver assinado com a empresa de telefonia."
O secretário disse que, com o Pregão Presencial, além de transparência, a prefeitura consegue o melhor negócio, pois tem a liberdade de negociar com o próprio fornecedor, diferente do sistema de envelope e outras modalidades existentes. "Outros Pregões já estão sendo agendados e em breve serão divulgados, como por exemplo, móveis escolares e para escritórios e tintas para pintura de escolas nos prédios da Secretaria da Educação. Os Pregões são feitos pela Secretaria de Administração, em uma sala estruturada especialmente para a atividade. A prefeitura a cada dia está investindo nos Pregões, pois além de serem transparentes atraem as empresas da região", finalizou o secretário. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia o 5º Encontro de Formação do Projeto Cata Vento

Caraguatatuba - Caraguatatuba foi a cidade escolhida para sediar o 5º Encontro de Formação do Projeto Cata Vento, que tem como objetivo desenvolver atividades de geração de renda para a erradicação do trabalho infantil. O evento acontece de 26 a 28 de outubro.
Coordenado pela Fundação Orsa, no Estado, os trabalhos acontecem há cerca de dois anos. As cidades de Campinas, Ferraz de Vasconcelos, Itapeva, Caraguá e a Capital paulista, região de São Matheus, zona leste, que realizam os projetos direcionados às famílias e às crianças e adolescentes que vivem o problema.
Os visitantes terão três dias de intensas atividades na cidade. No dia 26, eles visitarão as oficinas do Núcleo de Assistência Social da Zona Sul, o Cresans - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Zona Norte, o CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social no Centro. No dia 27, todos os visitantes participarão de uma capacitação oferecida pela UNITRABALHO inclusive os integrantes dos projetos de Caraguá. No dia 28, haverá "1ª Ciranda Intermunicipal de Oficinas de Geração de Trabalho e Renda" com exposição e comercialização dos produtos confeccionados pelas cinco cidades participantes do projeto. O evento acontece no Núcleo Social da Zona Sul.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Antônia Aparecida Decanini Marcelino, a expectativa é que 20 pessoas de cada cidade compareçam ao evento e no dia 28 cerca de 40 pessoas de cada município estarão participando. A feira será das 10h às 16h. De acordo com a ORSA Caraguatatuba foi escolhida por que tem o maior número de oficinas de geração de trabalho e renda pela infra-estrutura para receber todos os participantes.
Conheça o Projeto Cata Vento:
O projeto Cata Vento é desenvolvido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) no mundo inteiro e tem como objetivo a erradicação do Trabalho Infantil. Os projetos visam contribuir para a prevenção e erradicações das piores formas de trabalho infantis nos temas: informal urbano, infantil doméstico, agricultura familiar e exploração sexual/comercial de crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, com diagnóstico, articulação, capacitação, monitoramento, avaliação e comunicação. Em São Paulo a Fundação Orsa foi escolhida como representante da organização e escolheu cinco cidades para desenvolverem os projetos, Campinas, Caraguá, Ferraz de Vasconcelos Itapeva e a capital paulista.
Os projetos consistem em desenvolver com as famílias identificadas e participantes do Cata Vento, alternativa de trabalho e renda e está dividida em 3 eixos: Informação/Capacitação; Intercâmbio/Troca de Experiências e Investimento. (Fonte: PMC)

Marinha faz Operação de Segurança no Litoral Norte
Proprietários e condutores de embarcações devem aproveitar para regularizar sua situação. A Marinha realizará provas para a habilitação na categoria de amadores, com inscrições até o dia 27.

Caraguatatuba - A Marinha do Brasil visitará a área marítima do Litoral Norte Paulista no período de 2 a 5 de novembro, para uma operação de segurança que tem como objetivo promover ações de cunho educativo de fiscalização do tráfego aquaviário, visando a segurança da navegação, da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações.
Os proprietários e condutores de embarcações devem procurar a Delegacia da Capitania dos Portos para regularizar sua situação. Neste período serão realizadas provas para a habilitação na categoria de amadores. Também serão distribuídos folhetos com extratos das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), disponíveis gratuitamente no site www.dpc.mar.mil.br. Os documentos necessários são: RG e CPF, atestado médico, preenchimento de requerimento e pagamento da taxa de R$40,00. O prazo para apresentação dos documentos necessários às inscrições será estendido até 27 de outubro nesta Delegacia, onde serão divulgados os locais de realização das provas.
A marinha pretende com esta Operação reduzir o número de acidentes da navegação amadora, especialmente nesta época do ano, caracterizada pela presença de grande número de embarcações de esporte e recreação, de pesca e de turismo náutico.
Durante a Operação, a Marinha utilizará um Navio Patrulha Classe Guajará, dois Helicópteros Esquilo, a Lancha Patrulha Marlim, a Lancha Perequê, a Lancha Cação e os Botes SR 760, SR 500B, Alcatrazes e Ilhabela.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-1550 e 3892-1555. (Fonte: PMC)

Caraguá tem quatro trabalhos inscritos no 4º Prêmio Arthur Bispo do Rosário
Caraguá será representada com três poesias e uma pintura. A lista dos classificados será divulgada em novembro e no mês de dezembro será feita uma exposição com os trabalhos vencedores

Caraguatatuba - Três pessoas atendidas pelo Ambulatório de Saúde Mental, do Centro de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, inscreveram seus trabalhos no 4º Prêmio Arthur Bispo do Rosário. Concurso criado por entidades vinculadas a área de saúde mental, e tem como objetivo valorizar e divulgar trabalhos de artistas usuários do serviço.
Os trabalhos inscritos foram na modalidade de poesia e um na de pintura. De acordo com a Terapeuta Ocupacional, Giovana Moreno, o incentivo da participação no concurso se deu durante a realização do Projeto Roda Gigante, da Secretaria de Saúde, que teve como objetivo proporcionar aos participantes o contato com materiais artísticos, cores e formas e despertar a criatividade, sensibilizando as pessoas a um exercício de criatividade. "Após a data de inscrição, que se encerrou no dia 10, outras pessoas me procuraram interessadas em participar do concurso, infelizmente não teve como, devido o fim do prazo de inscrição", disse.
Para o concorrente do concurso J.I.C. que participa com a poesia "Fidelidade" e a pintura "Carro dos Instintos", essa é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. "Quando sei desses concursos sempre quero participar, pois é uma maneira de ser compreendido. Fui incentivado pela Giovana a participar. Foi ela que me incentivou inclusive a começar desenhar e escrever", disse.
Ele acrescentou que a sua vocação é expressar seus sentimentos e se fazer entendido. "Para mim quando escrevo é como se estivesse resolvendo algum problema, expressar sentimentos não tem explicação, se fazer entender é mais difícil ainda, para mim é um desafio", declarou J.I.C que já tem mais de cem poesias escritas e 5 quadros pintados e já participou de dois concursos em Caraguá na categoria poesia.
No mês de novembro serão divulgados os trabalhos classificados e em dezembro será feita uma exposição das obras selecionadas, em datas ainda a serem definidas.
Prêmio Arthur Bispo do Rosário:
É um prêmio de alcance estadual e envolve a sede e sub-sede do CRP, entidades e serviços ligados à redes de assistência em saúde mental e instituições formadas.
O prêmio presta uma homenagem ao sergipano Arthur Bispo do Rosário, que viveu cinco décadas como interno, diagnosticado como esquizofrênico, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No início dos anos 60 trabalhou como "faz tudo" em uma clínica pediátrica, onde morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção artística. Em 1969 voltou para a Colônia onde ficou até a sua morte em 1989.
Mesmo em condições adversas ele pôde demonstrar, com sua arte, a capacidade criadora do ser humano. Sua obra foi descoberta e difundida a partir do início da década de 80, quando ganhou repercussão internacional. (Fonte: PMC)

Caraguá vence a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez e já é campeã do Vale
O enxadrista Fábio Alves Lins Junior, de Caraguá, novamente marcou presença no VII Circuito Valeparaibano de Xadrez, durante a realização da 8ª etapa, na cidade de Caçapava. Fabinho, além de faturar o troféu, já se tornou campeão do Vale na Sub -15 antes mesmo da última etapa, que será em novembro, em SJC

Caraguatatuba - O enxadrista de Caraguá, Fábio Alves Lins Junior já é o campeão do vale, após faturar o troféu de 1º lugar, na categoria Sub-15, durante a 8ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez, neste domingo 22, na cidade de Caçapava.
Segundo o jogador, participaram da disputa cerca de 36 enxadristas, dos quais seis eram de Caraguá. "Estava acontecendo um outro campeonato de Xadrez em Taubaté, mas participar desta etapa foi importante, porque consegui atingir pontuação suficiente para me tornar campeão do Vale antes mesmo da realizaçõ da última etapa, no dia 12 de novembro. Mesmo que eu não vença a próxima etapa, o segundo colocado não consegue mais me alcançar", explicou.
Outros jogadores da cidade que também garantiram boas colocações na oitava etapa, em outras categorias foram William (3º lugar), Jeferson(5º lugar), Lucas(6º lugar), Gustavo(7º lugar) e Leonardo(8º lugar).
A próxima etapa acontece no dia 12 de novembro, em São José dos Campos e no início de dezembro(dia 3), acontecerá o toneio de coroação, onde serão premiados os melhores de todo o Circuito, incluindo o enxadrista Fabinho, que já é campeão do vale na Sub-15. Fabinho tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, e SEDUC - Secretaria de Educação, da Prefeitura de Caraguá, e representa a Biblioteca Cecília Meireles(do CIASE/Travessão), apoiado também pela Nipakh Honda. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Passageiro joga ônibus em ribanceira em S. Sebastião

São Sebastião - Um passageiro quase provocou uma tragédia envolvendo um ônibus da empresa Litorânea, anteontem à noite, na costa sul de São Sebastião.
Em meio ao trajeto pela rodovia Rio-Santos, no trecho da praia de Toque-Toque Pequeno, ele teria pulado sobre o motorista e assumido o volante para jogar o veículo em uma ribanceira no km 142.
O acidente, que ocorreu às 20h, feriu levemente 8 dos 10 ocupantes, que foram socorridos por motoristas que passavam pelo local. Todos foram atendidos na Santa Casa e liberados.
O suspeito J., que seria de São José, fugiu logo após o acidente e está sendo procurado pela polícia. Ele foi identificado após abandonar no veículo uma mochila contendo seus documentos.
O ônibus, que ia para Santos, ficou com as rodas para cima após cair na ribanceira, de cerca de 4 metros.
O motorista do veículo, Marcos Duarte, 50 anos, afirmou que J. disse que queria se matar.
INTERDIÇÃO - A retirada do veículo foi feita ontem e obrigou a Polícia Rodoviária Estadual a interditar por três horas a rodovia, provocando congestionamento de 3 quilômetros.
O sargento Marco Aurélio Ribeiro, que coordenou o serviço, disse que o acidente poderia ter sido pior. "Algumas árvores nas margens da rodovia impediram que o ônibus despencasse de uma altura maior."
INVESTIGAÇÃO - Segundo a delegada Arlete Neves, do 1º Distrito Policial, J. mora na zona leste de São José mas não havia sido localizado até as 18h de ontem.
A delegada suspeita que ele possa sofrer de distúrbios mentais. Alguns medicamentos, entre eles Captopril, estavam na mochila do suspeito. "Estamos tentando localizar alguém da família para obter mais informações", disse a delegada. Segundo ela, Silva será indiciado por colocar em risco a vida dos ocupantes do veículo.
O gerente da Litorânea, Antonio Ferraz, acompanhou ontem a retirada do ônibus. Ele não soube avaliar os prejuízos. (Fonte: ValeParaibano)

Festa dos professores é realizada para mais de mil pessoas

São Sebastião - A Festa dos Professores “II Coquetel Dançante”, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), reuniu mais de mil pessoas nas dependências da Quadra da Marinha, região central, de São Sebastião, na noite da última sexta-feira (20/10).
Realizada em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a festa foi aprovada por todos os participantes. “A festa foi maravilhosa, gostamos de tudo que foi feito. A rede municipal cresceu muito e a única possibilidade que temos de nos encontramos e de estar junto é na festa. Essa iniciativa não pode acabar”, disse a diretora da EMEI Peteleco e EM Profº Machado Rosa, Andréia Cristina do Rego.
A secretária da Seduc, Marilene Ramachoti, comentou sobre o evento. “A comemoração foi ótima. Além de realizar a integração dos professores, fizeram com que eles participassem de uma atividade diferente”, destacou. Mais informações pelo telefone (012) 3893-1116.
 (Fonte: PMSS)

Reunião do CBH-LN discute Plano Diretor em São Sebastião

São Sebastião - O grupo de gestão e conservação dos recursos hídricos do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou nesta segunda-feira (24/10) uma reunião interna na Secretaria de Meio Ambiente (Seman) de São Sebastião.
Na pauta, foram discutidas as demandas e projetos que estão identificados no Plano Diretor do município. “Acabamos de realizar as pesquisas do Plano Diretor junto à população, que nos ajudou com as necessidades de cada local específico. Hoje apresentamos as diretrizes e as propostas elaboradas pelos técnicos e definimos as prioridades”, explicou o chefe de divisão de Resíduos Urbanos da Semam e membro do Comitê, Fernando Parodi.
A reunião foi presidida pela socióloga e representante da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) no CBH-LN, Rosa Maria Mancini. Além da Cetesb e da Prefeitura, fazem parte do Comitê outros segmentos da sociedade e fóruns participativos.
A Prefeitura, como próximo passo da reunião, preencherá as fichas de demanda dos projetos e enviará até o dia 16 de novembro à Secretaria Executiva do CBH-LN, que encaminhará ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo (Fehidro).
O tema dos projetos para apresentar ao Fehidro foi abordado no dia 20 de outubro, na 9ª reunião do Fórum Agenda 21, realizada em Caraguatatuba, e contou com a presença do secretário da Semam de São Sebastião, Téo Balieiro. A idéia da Agenda 21 é montar um banco de dados dos projetos do Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Prefeitura investe no social e amplia Centro Comunitário do Jaraguá

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, pensando no bem estar da população mais carente do município amplia o Centro Comunitário do Jaraguá. De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento (Seop) o investimento médio é de R$ 97 mil. A estrutura metálica possibilitará aumento da área coberta do Centro Comunitário além do piso que já está colocado.
O espaço passa por adequação para a inclusão de uma área de lazer para as crianças, horta para os idosos que participam do projeto social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) “Valorizando a pessoa idosa”, recém inaugurado na região, além de uma biblioteca e gibiteca nova.
Atualmente, diversas atividades são realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade no local para aproximadamente 500 pessoas em parceria com as secretarias municipais da Prefeitura. São elas: segunda-feira (dança, capoeira e jazz), terça (judô, ginástica localizada, grafite, violão, karatê e tricô), quarta-feira (reciclagem, teatro e capoeira), quinta (judô, orientação jurídica, tricô, dança, violão, grafitti e karatê) e sexta-feira (dança, jazz, teatro e reciclagem). Com o novo espaço, as oficinas culturais vão passar a ser atendidas no galpão e as salas que ficarem vagas receberão o programa Brasil Alfabetizado e servirá para reuniões internas.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, o principal objetivo da ampliação do Centro Comunitário é beneficiar toda a Costa Norte com um espaço em que a população possa se reunir para aprimoramento de atividades e também para o lazer. “Queremos oferecer também um espaço onde toda a comunidade possa fazer festas de aniversário e casamentos”, declarou Rosa Mota.
Todas as quartas-feiras a Prefeitura promove o acompanhamento socioeducativo com um psicólogo. Pela Secretaria de Educação (Seduc) são desenvolvidas aulas básicas de informática de segunda à quinta-feira. Os moradores também podem adquirir fraldas, bolsas e almofadas, confeccionadas no projeto de Geração de Renda do Fundo Social.
Mais informações no Fundo Social pelo telefone (12) 3892-4991 ou com o Centro Comunitário pelo (012) 3861-2704. (Fonte: PMSS)

Equipe feminina de bocha conquista o segundo lugar em São José

São Sebastião - São Sebastião garantiu o segundo lugar no 5º Campeonato Joseense de bocha feminino por equipe realizado no último domingo (22/10). A disputa da medalha de ouro foi contra o Santa Rita.
Por sua pontuação a equipe sebastianense já havia garantido o segundo lugar aguardava os jogos das equipes adversárias para definir sua colocação.
De acordo com a técnica Maria Cristina Dias, os jogos tiveram início no dia 5 de agosto e eram realizados nas cidades de São José dos Campos e São Sebastião. “A equipe toda está de parabéns pelo empenho no campeonato, mas não poderíamos deixar de citar o apoio fundamental da Secretaria de Esportes que nos ajudou muito em todos os momentos”, afirma a técnica.
A equipe de bocha tem conquistado diversos resultados para a cidade. Em março o time participou do 15º Campeonato Individual Feminino e as jogadoras Maria Cristina Dias e Maria da Fé garantiram o 2º e 3º lugares para São Sebastião. Em junho foi o terceiro lugar no 15º Campeonato de Duplas Femininas com as jogadoras Eunice Cardim e Nanci Souza da Silva. (Fonte: PMSS)

Marinha do Brasil realiza operação especial durante feriado de Finados

São Sebastião - Como forma de realizar ações educativas no tráfego aquaviário, a Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião, atuará entre os dias 2 e 5 de novembro na área marítima do Litoral Norte, que compreende as cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
A ação, denominada “Operação de Segurança do Tráfego Aquaviário”, irá realizar as tarefas de “Segurança da Navegação”, “Salvaguarda da Vida Humana no Mar” e “Prevenção da Poluição Hídrica Causada por Embarcações”.
De acordo com a Capitania dos Portos, a área marítima do Litoral Norte possui uma presença muito grande de embarcações de esporte, recreio, pesca e turismo náutico, por isso a expectativa da operação no feriado é conseguir diminuir os acidentes causados por uma navegação amadora.
Serão utilizados na operação um navio patrulha, dois helicópteros, três lanchas e quatro botes.
A Delegacia da Capitania dos Portos aproveita a ocasião e alerta os proprietários e condutores de embarcações que estão irregulares a procurarem a sede da Capitania para regularizar a sua situação.
Além das ações, nos dias da operação serão realizadas provas para a Habilitação da Categoria Amadores. As inscrições já estão abertas na Capitania dos Portos, que fica na avenida Dr. Altino Arantes, 544, no Centro. Os documentos necessários são: cópia do documento de identidade e do CPF; atestado médico (físico, mental, auditivo e visual), além do preenchimento de requerimento e ficha de inscrição. (Fonte: PMSS)

São Sebastião concorre ao “Selo Cidade Cidadã”

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Obras e Planejamento (Seop) de São Sebastião inscreveu a cidade no segundo prêmio “Selo Cidade Cidadã”, oferecido pela Câmara dos Deputados. A premiação é para cidades que se destacam em qualidade de vida urbana no país.
Serão premiados projetos em duas categorias, conforme a população do município: até 100 mil e acima de 100 mil habitantes, nas áreas de Desenvolvimento Urbano, Econômico e de Políticas Sociais. Os projetos serão avaliados quanto aos aspectos de relevância, inovação, efetividade, cooperação, inclusão social e clareza de idéias.
São Sebastião já foi classificada para a final do prêmio na área de “Políticas Sociais” onde foi apresentado às comissões, o programa de congelamento de núcleos precários incluindo também as Zonas de Especial Interesse Social (Zeis). O resultado está previsto para sair no próximo mês e os vencedores de cada categoria receberão a premiação em Brasília.
O "Selo Cidade Cidadã" é concedido anualmente, desde 2005, a municípios e Estados que se destacarem na implantação de políticas públicas presentes no Estatuto da Cidade.
O selo é uma marca a ser utilizada na identidade visual do município no período de um ano, a partir da data de premiação, como modelo de referência de política social para as outras cidades. Os municípios vencedores também receberão troféus ou placas.
Programa de Congelamento - A Prefeitura de São Sebastião dá o exemplo e controla as ocupações e construções irregulares no município. Exemplo disso é o programa de congelamento de núcleos elaborado pela Seop que é referência para muitas cidades do Brasil.
De acordo com a chefe da Divisão de Habitação e Saneamento, Cláudia Lima Pereira de Castro, existem 41 núcleos precários em São Sebastião. O sucesso do programa se dá mediante a intensa fiscalização e ao processo de demolições. Foram cerca de 70 realizadas no período de um ano e meio.
“Qualquer forma de construção nos núcleos congelados é proibida. Autorizamos alguns moradores a realizarem pequenas manutenções (telha quebrada, piso e pinturas) por meio de termos de compromisso firmado com a Seop”, disse Cláudia.
O programa de congelamento de núcleos é reconhecido como modelo de regularização fundiária através das Zeis prevista na Lei Federal do Estatuto das Cidades.
As Zeis são parcelas do território destinadas exclusivamente à regularização fundiária (do terreno) e urbanística (da construção), além da construção de habitações de interesse social onde o zoneamento urbano permite uma ocupação diferenciada do resto da cidade e poderão beneficiar cerca de 20 mil pessoas que moram precariamente no município nos 41 núcleos espalhados em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Moradores vão à Prefeitura cobrar reforma da Estrada do Cascalho

São Sebastião - Uma comissão de moradores de Boiçucanga, acompanhada do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, esteve reunida nesta manhã com o prefeito Juan Garcia. Em discussão estava a má conservação da Estrada do Cascalho, uma das principais vias do bairro de Boiçucanga.
Na ocasião, os moradores entregaram um abaixo-assinado com quase 200 assinaturas solicitando o recapeamento completo da estrada. Eles alegam que a via está repleta de buracos, danificando veículos e causando acidentes. “Estamos às vésperas de mais uma temporada e a situação tende a piorar se nada for feito”, alerta o representante da comissão, Jerri Victório.
O prefeito argumenta que já teria iniciado o recapeamento se não fossem os serviços que a Sabesp vem executando no local. Ele garante que em poucos dias será realizada uma operação tapa-buracos, utilizando 20 toneladas de massa asfáltica cedidas pela Sabesp. Garcia anunciou ainda que somente após a temporada devem começar os trabalhos de recapeamento.
“Não temos como fazer nada definitivo agora. Vamos promover uma operação tapa-buracos para deixar a pista trafegável e, quando passar a temporada, iniciaremos o recapeamento”, assegura o prefeito.
Em seguida os moradores foram à Sabesp onde foram recebidos pelo gerente Paulo César. Segundo eles, a Sabesp se comprometeu a disponibilizar o material necessário para melhorar as condições da Estrada do Cascalho.
A comissão resolveu suspender a manifestação que seria realizada amanhã. “Vamos aguardar o prazo de 10 dias para que sejam tomadas as medidas prometidas pela Prefeitura e Sabesp”, justifica Ercílio de Souza.
O vereador Wagner Teixeira pretende abordar o assunto durante a sessão desta terça-feira, 24. “Hoje temos a Estrada do Cascalho em completo abandono. Trata-se de uma das vias mais movimentadas da Costa Sul e as pessoas que transitam pela estrada querem uma solução imediata”, reforça Teixeira.
A Estrada do Cascalho possui 1,6km de extensão. Nela estão localizadas escolas, creche, ginásio de esportes e PSF. Além disso, é a principal via de acesso à Vila Tropicanga, onde vivem quase 300 famílias. (Fonte: PMSS)

Surf premia melhores na Costa Sul no “1º Circuito Juquehy de Surf Amador”

São Sebastião - A terceira e última etapa do 1º Circuito Juquehy de Surf Amador, realizado na Costa Sul de São Sebastião no último domingo (22/10), premiou os melhores do dia e também definiu o ranking, com os melhores da competição.
Na Categoria Open Local, como melhores do Circuito, os atletas Adriano Camargo, com 2.140 pontos, e Erivaldo Paraíba, com 2.000 pontos, conquistaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Na Longboard, Jefson Silva ficou com o primeiro lugar, somando 2.800 créditos na pontuação e em segundo, Paulo Meneses, com 1.997. Na categoria Júnior, Daniel Borges e Anderson Santos ficaram com o primeiro e segundo lugares, respectivamente, somando 2.385 pontos e 1.997 pontos.
Na competição para menores, Daniel Borges, com 2.729 pontos, venceu na categoria Mirim, e Renan Argemiro ficou em segundo com 2.556 pontos.
Na categoria Iniciante, os surfistas Matheus Lee e Bryan Franco ficaram com 2.620 e 2.556 pontos respectivamente. Na Open Paulistano, Daniel Takeo conquistou o primeiro lugar com 2.431 pontos e Paulo Meneses com o segundo, somando 1.911 pontos.
E como não poderia deixar de faltar, a Categoria Feminina fez sucesso. O primeiro lugar foi para Emily Santos, que conquistou 2.000 pontos na competição. O segundo lugar ficou dividido entre as surfistas Bruna Giusti e Cacá Freire, que somaram 1.539 pontos.
O vencedor da categoria o Longboard, Jefson Silva, 19 anos, morador da Baleia, Costa Sul, comentou sobre o desenvolvimento do campeonato. “Foi um campeonato difícil, pois o nível técnico dos outros competidores era grande. Tive que me esforçar para conseguir ganhar o título”, contou.
O “1º Circuito Juquehy de Surf Amador” foi realizado pela Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp) de São Sebastião.
 (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Hotel de Maresias realizam maratona ecológica

São Sebastião - Com o objetivo de promover opções para o turismo ecológico em São Sebastião, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com o hotel Villa’l Mare de Maresias realizam no município uma “maratona ecológica”. O programa tem por objetivo reunir alunos e educadores de outras cidades do Estado de São Paulo para vivenciar, na prática, os conteúdos educacionais abordados em sala de aula.
A maratona ecológica inclui no programa de visitação temas como a Mata Atlântica, mangue, lixo, água e trilhas. Segundo o sócio do hotel Villa’l Mare, Marco Césare Perrotti Júnior, geralmente os alunos do ensino fundamental visitam a trilha do Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, e os de ensino médio passeiam e desfrutam todas as belezas da Praia Brava. “Além desses destinos ecológicos, para os próximos programas devemos agendar visitas ao aterro sanitário, Fundamar, Petrobras e Porto de São Sebastião”, explicou Perrotti.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo de São Sebastião, Rogério Barroso, o município tem condições de oferecer aos turistas e moradores da cidade tudo o que necessitam para estar em contato com a natureza. “São Sebastião tem opções que vão desde as praias para os que procuram tranqüilidade até trilhas e lugares de preservação aos que procuram aventura.”
Na semana passada, cerca de 120 alunos da cidade de São Paulo passaram o final de semana em São Sebastião. A previsão é que em novembro a cidade receba universitários que também vão vivenciar na prática o que se aprende na sala de aula.
Serviço - As escolas que desejarem programar para o ano que vem uma visita dentro do turismo pedagógico em São Sebastião podem entrar em contato com o hotel Villa’l Mare e solicitar informações sobre a “Maratona Ecológica”. Ela acontece de março a abril. Os programas são agendados entre os meses de dezembro e fevereiro. Mais informações pelo telefone (12) 3865-6744, no site www.villamare.com.br ou no Centro de Informações Turísticas de São Sebastião, através do telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Prefeito de São Sebastião garante recuperação da Estrada do Cascalho

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu nesta terça-feira (24/10) o vereador Wagner Teixeira e moradores de Boiçucanga, na Costa Sul, e garantiu que a pavimentação da Estrada do Cascalho, será efetivada. Esta semana começou a operação tapa-buraco que visa amenizar a atuação situação.
Conforme o prefeito, o recapeamento será feito após obra executada no local pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A empresa faz a substituição da rede de água de um lado da via para o esquerdo.
Os moradores pediram ao prefeito que intervenha junto à Sabesp para que providência o fechamento de buraco tão logo a tubulação seja retirada. “Não vejo nenhum inconveniente com relação a essa solicitação.”
O prefeito disse ainda que, embora o governo do Estado tenha anunciado o corte de investimentos de diversos setores, inclusive da verba já autorizada para a pavimentação da via, tem a garantia da Superintendência da Sabesp da liberação de 20 toneladas de massa asfáltica para o serviço emergência de tapa-buraco. A previsão é que esse trabalho seja concluído até o final de novembro, quando deve acabar a obra da Sabesp.
Para não prejudicar os moradores de Boiçucanga durante da alta temporada, a obra de recapeamento, desta vez custeada pela Prefeitura, o após esse período. (Fonte: PMSS)

Fundo Social forma dos alunos das Oficinas de Costura

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade entregou nesta segunda-feira (23/10) certificados de conclusão do curso da oficina de costura realizado no Centro Comunitário do Jaraguá, através do programa “Geração de Renda”.
A cerimônia contou com a presença da presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, que entregou os certificados aos 15 alunos e ressaltou a importância desse tipo de iniciativa. “Todas estão de parabéns pelo esforço de terem deixado suas casas e se dedicado intensamente a essa iniciativa. Agora, espero que alcancem o objetivo principal que é a geração de renda”.
O curso teve início em agosto de 2005 foi destinado à população carente dos bairros do Canto do Mar, Jaraguá e Enseada. O principal objetivo é capacitar essas pessoas com uma qualificação para iniciarem uma geração de renda.
De acordo com a monitora do curso, Alessandra de Paula Peixoto, nas oficinas os alunos desenvolveram diversas habilidades na arte da costura como confecção de bolsas, roupas, biquínis, bordados entre outros.
Para a aluna Marina da Conceição, o curso trouxe muitos benefícios para sua casa. “Agora, além de eu mesma confeccionar as roupas da minha família, também costuro para fora e consigo gerar um dinheiro para minha casa,” disse.
A presidente do Fundo Social disse que a proposta, agora, é abrir vagas para novos outros cursos e proporcionar a essas famílias capacitações para enfrentar o mercado de trabalho.
 (Fonte: PMSS)

Sectur leva peça teatral para escolas da Costa Norte

São Sebastião - Dando continuidade ao mês do teatro e vídeo, as oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião, em parceria com a ONG AlNorte, realizou nesta segunda-feira (23/10) a peça teatral “O Coelhinho que não era de Páscoa”, apresentada pelos alunos da Escola Municipal de Barra do Sahy, na Costa Sul.
No período da manhã a peça teatral foi apresentada para os alunos da EMEI Canto do Mar, e a tarde foi à vez das crianças da EMEI do Jaraguá.
De acordo com a diretora da peça, Ana Maria Sierra, a história é um conto da escritora Ruth Rocha, que constitui em uma obra que trata com a criança a questão da profissão, sobre o que ela vai ser quando crescer. “Essa já é a quinta apresentação das crianças ao longo de diversas escolas do município, e é maravilhoso, os alunos se divertem com a peça e entendem bem qual a proposta da história”, afirma Ana Maria.
Para a aluna Juliana da Silva Dias, a historinha foi bem divertida além de ensinar muita coisa. “Gostei muito, é uma forma divertida da gente aprender sobre o que vai ser quando crescer.”
Segundo a coordenadora das oficinas culturais, Indiara Gomes, a proposta da Sectur é levar informação e um pouco de cultura de uma forma descentralizada para as escolas com o objetivo das crianças aprenderem e se divertirem. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião faz obra contra inundação na área central

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), está implantando o sistema de drenagem de água pluvial da área central da cidade. O trabalho teve início na avenida Guarda Mor Lobo Viana esquina com a rua Armando Salles de Oliveira, em frente ao Banespa. O investimento é em torno de R$ 14,3 mil.
De acordo com o diretor de Obras Públicas, César Roberto Gomes, o Cesinha, serão implantadas tubulações em cerca de 50 metros pela calçada da avenida. “O objetivo é resolver o problema de inundação nesse trecho durante o período das chuvas.”
Além da colocação tubulação também serão implantadas bocas-de-lobo na área desde a esquina da rua Armando Salles até próximo das Casas Bahia, na avenida Guarda Mor. A previsão é que a obra seja concluída em 30 dias.
De acordo com Cesinha, essa é uma antiga reivindicação da Sociedade Amigos de Bairro da Vila Amélia. (Fonte: PMSS)

Ordem para derrubada de casas na Olaria foi da Justiça

São Sebastião - O processo de demolição ocorrido na manhã desta terça-feira (24/10) na rua da Olaria, no bairro Olaria, área central de São Sebastião, foi resultado de uma ação promovida pelo Centro de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). A ordem de foi autorizada pelo Ministério Público em função de ação promovida pela empresa. Portanto, a Prefeitura de São Sebastião não tem qualquer responsabilidade pelo que ocorreu.
De acordo com a Justiça, as construções a serem demolidas estão em terreno pertencente ao CTEEP há mais de 12 anos, período da demanda judicial. A estação do centro fica a cerca de 100 metros de algumas casas que também se encontram em área de risco.
Pouco depois de iniciar o processo demolitório a Justiça concedeu prazo até 30 de novembro para a retirada das famílias.
Ainda não estava definido se o prefeito Dr. Juan Garcia vai receber os moradores nesta quarta-feira. (Fonte: PMSS)

Alunos de escola da Topolândia simulam sessão na Câmara

São Sebastião - Cerca de 40 alunos, com idades entre 8 e 11 anos, da Escola Josefa Santana Neves, do bairro da Topolândia, visitaram a Câmara de São Sebastião durante a tarde desta terça-feira, 24.
Eles foram recebidos por uma comissão que recepciona grupos escolares e tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o Poder Legislativo do município.
No plenário, os alunos assistiram imagens da sessão e mensagens gravadas por alguns vereadores. Em seguida, participaram de uma simulação de sessão da Câmara. Primeiro elegeram os 10 “vereadores” para ocupar as cadeiras. Logo após ocorreu a votação para a presidência.
A estudante Débora Eufrásio, eleita presidente da Câmara, usou a tribuna para agradecer a votação. “Estou muito feliz por ter sido eleita e espero retribuir a confiança de vocês”, discursou Débora sob aplausos da platéia.
Os “alunos-vereadores” também puderam apresentar requerimentos. A maioria deles pedindo melhorias para a escola.
“A idéia foi ensinar de uma maneira descontraída, com brincadeiras, para que eles saiam daqui entendendo um pouco do papel do vereador e da importância na escolha de seus representantes”, comenta o ouvidor Marco de Souza, integrante da comissão.
O professor Celso Henrique da Silva destacou a participação dos alunos. “Acredito que eles jamais esquecerão desse dia que se resume no exercício da cidadania”, comenta.
As escolas podem agendar visitas à Câmara pelo telefone 3891-0002.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Incra quer retomar área para quilombo

Ubatuba - O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ajuizou anteontem, junto à Justiça Federal de Taubaté, a desapropriação de 199 hectares de um loteamento, em Ubatuba. O valor do imóvel é de R$ 4,1 milhões. A desapropriação irá beneficiar as 53 famílias que vivem na comunidade de Caçandoca. Segundo o Incra, a área pertence a uma empresa do ramo imobiliário que ameaçava despejar as famílias. A área de Caçandoca, que é alvo de especulação imobiliária desde a década de 70, foi reconhecido como comunidade quilombola em 2005. (Fonte: ValeParaibano)

Patrimônio Abandonado

Ubatuba - Ubatuba é uma das cidades que ainda abrigam grande número de construções históricas que possuem vínculo direto com a época da formação de nosso país. Infelizmente a grande maioria desse patrimônio encontra-se abandonada. Um dos maiores exemplos são as ruínas da Tabatinga. No local existem pilares ainda inteiros e outras destruídas, parte ainda do que seria uma parede em pedra e o que seriam muros, na parte de cima da estrada, existem obras em pedras no chão, que segundo moradores, deveriam ser uma caixa de captação de água e duto. As ruínas se encontram na esquina da Estrada das Galhetas com a Estrada da Ponta Aguda, moradores reclamam do abandono de que se encontram esse patrimônio. No local existe uma lixeira e espaço que serve como uma espécie de estacionamento, nas ruínas, tanto acima da estrada, quanto abaixo da mesma, muito lixo espalhado, aumentando ainda mais a sensação de abandono. Segundo o vereador Charles Medeiros, são locais que bem cuidados deveriam atrair turistas e visitantes, são fundamentais para a sociedade e para a atração turística. "O abandono desse patrimônio é um crime contra a nossa história, pois é parte integrante de nossa identidade e merecem mais do que melhorias, merecem respeito". Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba recebe surfistas de vários países no Onbongo Pro Surfing
Oitenta surfistas entraram na água já no primeiro dia de competições, que teve muito sol e ventos fortes

Ubatuba - Teve início nesta terça-feira, 24, o Onbongo Pro Surfing de Ubatuba, etapa seis estrelas do WQS, a divisão de acesso para a elite do surfe mundial. O dia foi marcado pelos fortes ventos, que acabaram prejudicando as condições do mar de Itamambuca, que ofereceu muito aquém do que os surfistas estão acostumados a encontrar por lá.
A programação prevê a realização de vinte baterias por dia, até o domingo, 29. Do total de 192 surfistas de quatorze países inscritos no campeonato, oitenta estrearam no primeiro dia do Onbongo Pro Surfing, que depois de quatro anos sendo disputado em Florianópolis, este ano está sendo realizado em Ubatuba.
Surfistas elogiam realização do campeonato em Ubatuba - A maioria dos competidores aprovou a transferência. “Aqui é um dos lugares mais bonitos que eu já fui na minha vida, todas essas árvores, essa floresta, essa praia, e as ondas são bem melhores que as da Praia Mole, onde rolou o campeonato no ano passado. A praia aqui é muito astral e estou feliz pela mudança do evento para cá”, elogiou o norte-americano Shaun Burrell, um dos 18 estrangeiros que competiram no primeiro dia e que se classificou em segundo lugar na bateria vencida pelo pernambucano Sávio Carneiro.
Outro surfista que elogiou a iniciativa da Onbongo foi o atleta da equipe, Victor Ribas, que pode garantir o título sul-americano nesta etapa do WQS. “Acho que foi uma jogada inteligente da Onbongo trazer o evento aqui para Ubatuba. Itamambuca tem boas ondas, a cidade respira surfe e o mercado paulista é muito forte”, disse o cabo-friense, que é único brasileiro com permanência confirmada no WCT pelas duas listas classificatórias e é o mais bem colocado no WQS (oitavo lugar). “A galera tem que vir em peso para cá. Este é um evento super importante, com os melhores surfistas do mundo todo da atualidade e também os que serão o futuro do nosso esporte. Vai ser um grande espetáculo e espero que muita gente esteja presente para aproveitar esta oportunidade, ressaltou Victor Ribas.
Ubatubenses e estatísticas - A maioria dos treze ubatubenses que estão inscritos no Onbongo Pro Surfing já competiram nesta terça-feira: Alexandre Costinha, Tadeu Pereira, Wellington Carani, João Santana, Alexandre Miranda, Edgley Santos, Edgar Bischof, Diego Santos e Saulo Junior. O surfista de Ubatuba que conquistou a melhor colocação em sua bateria foi Saulo Junior, que ficou em primeiro, superando o conterrâneo Diego Santos, o catarinense Gustavo Schlickmann e Julian Cuello, das Ilhas Canárias.
A maior nota do dia ficou por conta do cearense Fábio Silva, que conquistou um 8.83. Na terça-feira foram surfadas 561 ondas em Itamambuca e para os próximos dias, espera-se que o vento atrapalhe o desempenho dos surfistas.
Nesta quarta-feira, acontecem as baterias 20 a 24, do primeiro round e as baterias 1 a 16 do segundo round. As competições do Onbongo Pro Surfing têm início às 8h. (Fonte: PMU)

Prefeito de Ubatuba ouve reivindicações de moradores da Região Norte

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido, na última segunda-feira, 23, com representantes de associações de moradores dos bairros da região norte do município. Durante a reunião, que contou com a presença de José Roberto Junior, administrador da Regional Norte, Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários, da vereadora Luciana Machado e representantes de secretarias, o prefeito assumiu o compromisso de se empenhar para dar andamento aos 14 itens que foram apresentados pela comunidade.
“As reivindicações aqui apresentadas serão encaminhadas aos secretários municipais e eu acompanharei pessoalmente o andamento do trabalho. Evidente que nem tudo poderá ser atendido de imediato, mas atenderemos o que for possível, dentro de nossas possibilidades”, disse Eduardo Cesar.
Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr., a reunião foi proveitosa. “Já saímos da reunião com algumas definições, como nas áreas de saúde e educação. Em alguns casos acionaremos os órgãos competentes, como no caso da iluminação”, disse o administrador. Silvana Niel, da assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, vê um avanço no contato com as associações de bairro. “Fica mais fácil quando a comunidade se organiza para apresentar reivindicações. Reuniões como essas são muito proveitosas e vejo que as associações estão aprendendo o exercício de priorizar as necessidades”, comentou Silvana. (Fonte: PMU)

Escola do Horto será inaugurada nesta sexta-feira
Maestro Pedrinho, ícone da música no Litoral Norte é patrono da Escola

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba inaugura nesta sexta-feira, 27, a Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza (Maestro Pedrinho), no Bairro do Horto, situado na região oeste, a mais populosa da cidade. A escola, que fica às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, tem seis salas, que abrigarão cerca de 200 alunos do ensino fundamental. A cerimônia de inauguração está marcada para às 8h. A Secretaria de Educação programou, entre outras atividades, apresentações da Fanfarra da Escola Padre Anchieta (Famipa) e da Escolata, da E.M. Celestino Aranha.
Maestro Pedrinho - O patrono da escola, Maestro Pedrinho, nasceu em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1934 e iniciou a carreira musical aos 11 anos, em sua cidade natal. Em 1952, aos 18 anos, veio para o litoral, onde tinha o sonho de fundar a “Corporação Musical” em Caraguatatuba, que hoje é a Banda Municipal Carlos Gomes. Concluiu o curso de maestria no Conservatório Municipal de Tatuí e buscou aperfeiçoamento nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão, onde era bolsista permanente. Nesse período, animou diversos bailes no Litoral Norte e Sul de Minas com o conjunto “Pedrinho e seu Ritmo”, chamado depois de “Peter’s Boys”.
Maestro Pedrinho foi o responsável pela formação musical de inúmeros jovens, e fez com que as bandas de Caraguá e Ubatuba, a “Lira Padre Anchieta” fossem conhecidas e admiradas no estado de São Paulo. Detentor de vários prêmios, este trompetista alegrou as nossas praças com lindas retretas nos finais de semana e feriados, foi também homenageado pela Secretaria Estadual de Esportes e Turismo, quando da realização da eliminatória regional do I Campeonato Estadual de Fanfarra e Bandas em 1988, em Ubatuba.
Além de maestro, Pedrinho também foi competente empresário em Caraguatatuba, São Sebastião, Paraisópolis e em Ubatuba, onde comandou a boate “Lê Bateau”. Pedro Alves de Souza foi casado com a professora Wanda Bello Barliosa da Souza até sua morte, ocorrida em 1992.
Hoje o maestro dá nome ao coreto de Ubatuba, a uma rua no bairro Benfica, em Caraguá, onde também é lembrado com uma placa no coreto da cidade, e agora recebe a homenagem da Prefeitura de Ubatuba, dando nome a escola do bairro da Figueira. (Fonte: PMU)

Escolata anima Itamambuca durante mundial de surfe

Ubatuba - A Escolata, da E.M. José Celestino Aranha, foi convidada para uma apresentação especial durante o campeonato de surfe “Onbongo Pró”, que acontece na praia de Itamambuca. A participação dos alunos da escola do bairro do Horto acontecerá no próximo dia 27, a partir das 14 h.
A Escolata é fruto do projeto “Música na Escola”, desenvolvido desde 2005 na E.M. José Celestino Aranha e ensina noções de música e cidadania e com o objetivo de retirar os estudantes das ruas. Utilizando latas recicladas para criar instrumentos, os alunos, monitorados por Elias Batista, ensaiam três vezes por semana, desenvolvendo ritmos e coreografias.
Agenda e prêmio - De manhã, no dia 27, a Escolata participa da cerimônia de inauguração da escola Maestro Pedrinho; à tarde faz a festa em Itamambuca e no dia 28 desfila no aniversário de Ubatuba. A Escolata também já foi convidada para participar no dia 26 de novembro, da primeira ação global promovida pela 3ª da Cia Polícia Militar em Ubatuba.
O projeto “Música na Escola” foi agraciado com o prêmio Ciccillo Matarazzo, na categoria escola, recentemente criado pela Secretaria Municipal de Educação. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para natação em 2007

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba abriu, na última segunda-feira, 23, inscrições para o sorteio de vagas na Piscina Municipal para o ano de 2007. “Recebemos cerca de 400 inscrições nos dois primeiros dias e a procura deve aumentar até sexta-feira”, disse Lenir Rezende, funcionária da Secretaria de Esportes e Lazer. Na sexta, 27, terminam as inscrições para os nascidos entre 1996 e 2000. No dia 6 de novembro começam as inscrições para os nascidos de 1995 em diante. Os interessados em participar do sorteio devem procurar a Piscina Municipal das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-4261. (Fonte: PMU)

Festival de Judô comemora aniversário de Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba recebeu no domingo, 22, o Festival Judô de Aniversário de Ubatuba e a última etapa do Circuito Shihan de Judô. O evento, promovido pela academia Dojô Kano, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, foi disputado no Ginásio de Esportes Tubão e reuniu judocas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Paraty.
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Junior, garantiu que os judocas que disputarão os Jogos Regionais em 2007, que acontecerão em Ubatuba, terão boas condições para competir. “A Prefeitura de Ubatuba apóia o judô por ser um dos esportes mais praticados no Brasil, ganhador de muitas medalhas, com atletas que são referência no esporte. Reconhecemos o esforço que os atletas e dirigentes têm feito para o aprimoramento da modalidade e no ano que vem, durante os Jogos Regionais, ofereceremos uma infra-estrutura digna da tradição do esporte”, disse Bittencurt.
Shihan - Todos os campeões do Circuito Shihan receberam a premiação referente ao torneio disputado neste ano. Foram homenageados também os atletas da região que obtiveram boas colocações em campeonatos paulista e brasileiro e personalidades ligadas ao esporte na região.
Fundac ganha prêmio - Uma das equipes mais animadas para o Festival era composta pelos alunos do curso de judô da Fundac. As aulas são ministradas em parceria com a Associação Esportiva Ubatuba e a parceria resultou no prêmio de maior equipe do Festival de Judô de Aniversário de Ubatuba. A presidente da Fundação, Josiane Grunwald acompanhou o evento com entusiasmo.“É com alegria que vejo o fruto do trabalho voluntário neste evento. Agora aumenta nossa responsabilidade, pois precisamos dar continuidade a esse trabalho, que afasta as crianças das ruas”, declarou Josiane.
O professor Luiz Carlos Castilho, mais conhecido como Tutinha, tem planos para o futuro. “Batalharemos agora para a inscrição junto à Federação Paulista de Judô, pois temos alunos que poderão, com o tempo, brilhar em torneios na região”, analisa o professor, campeão do circuito Shihan em sua categoria. (Fonte: PMU)

 

 



Semana de 20/10 à 26/10

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro"
ás 15:20hs

 

"Dália Negra"
ás 17:00 - 19:10 - 21;20 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"CLICK"
ás 15:20 - 19:10 hs

 

"Vôo United 93"
ás 17:10 - 21:20hs

 

 

Ação Litoral
 

Artigo Topo

Carta Aberta ao "Mar Sem Fim"
Irineu Nalin

Acabei de assistir o último programa dessa série. Deu-me a impressão de que vocês estão ficando cansados de relatar pela costa brasileira inúmeros problemas. Entendo as limitações e a proposta do programa, só que esperava um pouco mais, por ser o trecho de nossa costa e, justamente aí faltou o charme da vela. Fazer esse trecho de lancha foi um absurdo, sem justificativas, por mais reparos que o Mar sem Fim estivesse requerendo.
Algumas questões não podem ficar sem comentários. Nos últimos anos tenho debatido esses temas e não vejo soluções diante de um quadro político provinciano, despreparado, predominado pela falta de ética e honestidade.
Virou moda, no momento, voltar-se para as residências de veraneio como responsáveis por tudo de ruim que está acontecendo em nossa costa. Tenho uma sim, construída há cerca de 30 anos, com muito trabalho, poderia não tê-la se tivesse esbanjado dinheiro na farra ou ignorasse os efeitos do processo inflacionário que assolava o país.
Durante esse período pagando IPTU dos mais altos, nunca vi um centavo de retorno em benfeitorias na localidade, apesar desse imposto, no caso de São Sebastião, não ser a principal fonte de receita.
Cito o exemplo, como sendo um dos bairros que mais transferência de renda efetuou no município: indireta - via impostos para bairros, como o Topo, onde se fixou inicialmente a população de migrantes e foi atendida pelo poder público em tudo; direta - gerando empregos e salários para caseiros, vigilantes, faxineiras, jardineiros, pintores, eletricistas, pedreiros, etc.; que pós plano-real, passaram a usufruir de um novo padrão de vida: moram em casas com todo tipo de eletrodomésticos dos mais modernos, inclusive computador, carro e até TV de plasma.
Duvidam?.
Isso pode ser verificado in loco e daria uma boa tese de doutorado.
E de onde saiu isso?
Lógico que da renda dos proprietários dessas residências, que não são apenas de veraneio, pois são utilizadas ao longo do ano e muitos próximos ou já usufruindo da aposentaria sonham em, ou já se fixaram definitivamente.
Esses migrantes são constituídos a maioria de pessoas de boa índole e trabalhadores, vieram de locais pobres, como o Vale do Jequitinhonha e graças ao seu esforço e as oportunidades geradas por esse modelo que vocês taxam de falido encontraram uma nova opção de vida, caso contrário, estariam nos seus locais de origem, vivendo uma economia de subsistência.
Ocorre que esses mesmos políticos provincianos, porem gananciosos no enriquecimento ilícito, exageraram na dose, estimulando ainda mais esse fluxo migratório muito além do processo normal que seria gerado pela demanda dessa mão de obra semi-qualificada. Aí começaram a surgir as favelas, com ocupações irregulares estimuladas por interesses políticos.
No momento, utilizam esses argumentos para justificar a verticalização do município, cuja proposta se encontra na Câmara, através da revisão do Plano Diretor e da alteração da Legislação de Uso e Ocupação do Solo, que na realidade atende aos interesses da especulação imobiliária, grupos de apoio a campanha que estão de olho na nova realidade de demanda do mercado imobiliário e não em atender habitações populares. Para isso, a proposta dessa alteração propõe ocupações de riachos, banhados, que serão desviados e aterrados.
Voltando a questão das residências de veraneio, proponho uma situação hipotética: "se todos os seus proprietários fechassem suas casas e por um ano não viessem para cá, onde consomem bens e serviços no município, não fizessem nesse período manutenção, limpeza, jardinagem etc. dessas residências, demitissem caseiros, não pagassem condomínio, sociedade amigos, IPTU, etc."
Sabem o que aconteceria com a economia de São Sebastião?
Será que a Prefeitura, Porto, Transpetro e a rede hoteleira garantiriam a sobrevivência do comércio, da cidade e de seus habitantes?
Aqueles que investiram aqui e que escolheram esse diferencial de preservação e tranqüilidade e, que financiam serviços públicos que não são executados pelo município (no caso do Guaecá, a comunidade mantém mais de 50 funcionários em limpeza e conservação de ruas, da praia, etc.) apesar de São Sebastião contar com um orçamento maior que os quatro outros municípios do Litoral Norte juntos, sentem se preocupados sim com essa proposta de alteração de uso e ocupação do solo que não levou em consideração, de acordo com o Estatuto das Cidades, os anseios da população que considera a costa sul um vetor de turismo de baixa capacidade de suporte físico territorial, com limites no suprimento de água, de saneamento e de circulação.
Por outro lado, verificamos o dinheiro público sendo canalizado para obras questionáveis tanto em prioridades como custos.

Caro João, Cara Paulina, se tiverem paciência e tempo para acessar: http://www.litoralvirtual.com.br/irineu.htm e, ler alguns dos textos, como tive para ler o diário de bordo desse maravilhoso projeto, poderão encontrar mais informações.
Não vamos deixar esses inescrupulosos fazerem o que bem entendem, vamos bater fundo - o único caminho para mudar e melhorar o país.
Feliz jornada até o sul. Parabéns e desculpem o desabafo.

Ir.23/10/06
Consulte Aqui Artigos Anteriores

Poesia Topo

Ipê-Amarelo

Todas as horas do dia
Todos os dias do ano
O ipê se prepara
Para
Em certa época de inverno
Despir-se das folhas
Vestir-se de ouro
E
Nos dias seguintes
Derramar todo seu tesouro
Aos pés dos transeuntes.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ônibus
Quero endossar aqui as palavras do Luiz Moura, em seu “de olho em Ubatuba de 24/10 eu, Maria Chagas Cancellier, presidente da Associação dos Moradores da Maranduba-AMMA, por tudo o que já vivemos aqui por este tipo de turismo.
Desde a semana passada, tenho alertados alguns de nossos vereadores para a lástima que novamente vamos ter que passar.
Os ônibus paravam aqui e todas as casas próximas á rodovia e depois já começaram a adentrar ao bairro, eram invadidas por pessoas que iam tomar banho nos quintais, tirar coco, urinar, defecar. Houve vezes em que até ônibus com marginais aqui paravam , e houve tiros.
De tanta reclamação, aconteceu o Terminal do Pereque açu, que aliviou a situação. A cobrança de Taxa de Entrada para ônibus e vans , melhorou aquela situação de caos. Só que a esperteza dos aproveitadores de plantão , culminou numa ação na promotoria .... e olha o que nos sobra.
É de arrepiar, o que imagino que vamos ter pela frente. Isto não é coisa para ser feito de afogadilho. Toda a população precisa saber das conseqüências que isto poderá acarretar.

Maria Cruz
Maranduba, Ubatuba

Exoneração
Prezados Senhores,
Em virtude de "Força Maior" venho respeitosamente solicitar meu afastamento do Conselho Municipal de Turismo no qual acumulo os cargos de Vice Presidente e Suplente de Conselho Regional.
Atenciosamente

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela ©Silas Azocar

Pôr do Sol visto da balsa em Ilhabela
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor