Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2006 - Nº 1643 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
Estudante de Turismo do UNIMÓDULO apresenta projetos no 1º Congresso Nacional de Implantação e Manutenção de Trilhas
Professora do UNIMÓDULO apresenta artigo sobre Caraguatatuba em Simpósio no Rio de Janeiro

Caraguatatuba
ONG pede novo debate sobre base de gás
Estudantes de Caraguá vencem olimpíada estudantil nacional
ACCC promove palestras em comemoração ao Dia Internacional do Câncer
Caraguá abre inscrições para a eleição da CIPA

Ilhabela
Sindicato pede que polícia e MP investiguem desvio
Secretário de Esportes participa de “Sabatina” em Sessão de Câmara

São Sebastião
Dos 600 convites enviados apenas três pessoas da comunidade compareceram à reunião
Prefeitura faz orientação na Praça do Coreto sobre Campanha Nacional da Audição
Prefeitura abre inscrições para cadastramento das barracas da festa do Padroeiro


Ubatuba
Pai é responsabilizado por acidente
Agenda 21 apresenta projeto para vereadores de Ubatuba
Prefeitura promove palestra sobre cooperativismo
Travessia natatória da Ilha Anchieta lembra feito heróico
Fundo Social de Ubatuba entrega alimentos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Estudante de Turismo do UNIMÓDULO apresenta projetos no 1º Congresso Nacional de Implantação e Manutenção de Trilhas
Os trabalhos "Na trilha do mangue" e "Projeto de implantação da trilha do Caxetal" serão apresentados a estudantes e professores de todo o Brasil, nos dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, no Rio de Janeiro.

Litoral Norte - O estudante do curso de Turismo do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, Herman Schimitt, participa de 8 a 11 de novembro do 1º Congresso Nacional de Implantação e Manutenção de Trilhas, no Rio de Janeiro, acompanhado pela professora e orientadora Juliana Bussolotii.
No evento Herman Schimitt apresentará dois trabalhos, o primeiro intitulado "Projeto de implantação da trilha do Caxetal", no qual o aluno apresenta proposta de implantar base para uma trilha interpretativa para o Programa do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Picinguaba. É a segunda vez que o projeto será apresentado em um congresso este ano, a primeira foi em São Paulo.
O segundo projeto "Na trilha do Mangue", tem a finalidade de apoiar escolas no trabalho de sensibilização e conscientização de alunos da Educação Infantil sobre a importância do ambiente de manguezal.
O estudante desenvolveu o projeto de cunho educacional em parceria com sua esposa e aluna do curso de História do UNIMÓDULO, Lígia Rezende. O projeto já foi apresentado este ano em Santa Catarina e visa apresentar um modelo de criação de planejamento e infra-estrutura de uma trilha de apoio à atividade educacional.
O aluno espera fazer uma boa apresentação, apesar do desafio de ter de apresentar cada trabalho em apenas 10 minutos. "Será uma grande responsabilidade, pois quero representar bem o nome do UNIMÓDULO neste Congresso". (Fonte: Módulo)

Professora do UNIMÓDULO apresenta artigo sobre Caraguatatuba em Simpósio no Rio de Janeiro
A cidade de Caraguatatuba foi representada durante o III Simpósio de Excelência em Gestão, realizado no mês de outubro na cidade de Rezende, Rio de Janeiro. A professora do UNIMÓDULO, Luz Marina, teve um artigo de sua autoria aprovado para o evento, que é avaliado com o Qualis A pela CAPES.

Litoral Norte - A professora do UNIMÓDULO, Luz Marina Poddis Aquino, representou Caraguatatuba durante o III SEGET (Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia), realizado em outubro deste ano, na cidade de Rezende, Rio de Janeiro. Luz Marina teve um artigo aceito e apresentado no evento, promovido pela Associação Educação Dom Bosco, que já integra o calendário anual de eventos científicos do país.
Este simpósio é certificado com o "Qualis A" pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graducação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Tal processo foi concebido pela CAPES para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e baseia-se nas informações fornecidas pelos programas pelo Coleta de Dados. A nota "A", que foi dada ao encontro no triênio 2004 - 2006, é o nível máximo que esta avaliação pode chegar.
Durante o evento na Instituição de Ensino Superior do Sul-Fluminense, ocorreram palestras, sessões temáticas com apresentações dos artigos aprovados, e exposição de pôsteres, dentre eles, o artigo sobre Caraguatatuba. Isso possibilitou aos participantes um intercâmbio de informações com estudiosos da gestão e do desenvolvimento tecnológico das organizações em várias regiões do país.
O tema do artigo de Luz Marina, produzido com o professor Dr. Antonio Carlos Gil leva o título "O empreendedorismo Social em Caraguatatuba: um Estudo de Caso Coletivo". Nesse trabalho, apresentado no grupo GS (Gestão Social e Ambiental), os autores fazem uma abordagem sobre o projeto de gestão aplicado no terceiro setor. Nesse contexto, eles analisam a aplicabilidade da gestão, assim como a gestão financeira e de pessoas. Também foram identificadas as dificuldades encontradas por esses grupos e o processo de marketing desenvolvido.
Com essa proposta foram avaliados cinco projetos e organizações, sendo eles: SOS Bombeiros no resgate da cidadania; Ong Zambô do movimento negro de Caraguatatuba; Projeto Horta Orgânica do bairro Jardim Capricórnio; e Ong Vale Verde e seu projeto de educação ambiental.
Conforme explicou Luz Marina, esse artigo foi originado a partir de sua dissertação de mestrado, voltada para o perfil do empreendedor social e que foi defendida em fevereiro de 2006. "Muitas pessoas se preocupam com a administração das empresas, mas esquecem um pouco do terceiro setor. Nesse trabalho eu busquei identificar as dificuldades encontradas por essas pessoas, que têm grande importância em suas comunidades, pois geram empregos e renda, além de trazerem melhorias para a comunidade", destacou.
A professora comenta que existem muitos trabalhos voluntários que dão bons resultados, mas poderiam estar ainda melhores, caso fossem devidamente difundidos. "Muitas vezes existe a falta de qualificação e conhecimento voltados para o terceiro setor e por isso muitos projetos não obtêm os resultados almejados pelos idealizadores", finalizou. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

ONG pede novo debate sobre base de gás
Ambientalistas do Litoral Norte alegam que dúvidas não foram esclarecidas na primeira audiência

Caraguatatuba - A Realnorte, que reúne 24 entidades ambientalistas do Litoral Norte, vai protocolar hoje pedido oficial para que seja feita nova audiência pública em Caraguatatuba para avaliar a construção da base de gás e do gasoduto Caraguá/Taubaté. O pedido será entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
No documento, a entidade justificará que a audiência realizada na cidade no último dia 30 não esclareceu as dúvidas e questionamentos da população.
O pedido está dentro do prazo concedido pelo órgão para sugestões e/ou questionamentos referentes ao processo de avaliação do Eia-Rima (Estudo e Relatório dos Impactos Ambientais) e poderá atrasar ainda mais a obra, que tinha previsão inicial de começar em janeiro. No entanto, de acordo com prazos previstos pelo Ibama, a licença não deverá sair antes de março.
Segundo o ambientalista Eduardo Hypólito do Rego, do Instituto EducaBrasil, a audiência em Caraguá não atendeu ao objetivo.
"Audiência pública é feita para informar detalhadamente as obras, suas implicações sociais e ambientais e esclarecer dúvidas da comunidade, mas isso não ocorreu em Caraguá", afirmou.
Ele disse que houve muitas falhas na reunião. "A apresentação do Eia-Rima foi muito superficial, incompleta e demorada."
SEM RESPOSTA - Rego destacou ainda que vários questionamentos não foram esclarecidos pelo Ibama e pela Biodinâmica, empresa contratada pela Petrobras para fazer os estudos.
"Faltou explicação sobre os riscos da emissão de 450 a 700 toneladas de gases por dia na base, não se falou sobre a implantação de estradas de acesso à base e sobre as medidas que serão adotadas para minimizar os danos ao meio ambiente", disse.
PEDIDO INFORMAL - A procuradora do Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda, disse ontem que também acredita na necessidade de mais esclarecimentos. Ela afirmou que, após a audiência, também pediu informalmente uma nova reunião na cidade.
O engenheiro Antonio Celso Junqueira Borges, diretor do Coend (Coordenação de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos), do Ibama, em Brasília, responsável pelo licenciamento da base de gás e gasoduto, disse que a diretoria irá analisar o pedido feito pelos ambientalistas. Ele concorda que algumas questões, como a emissão de gases e a necessidade de acessos à base, ficaram sem resposta.
Borges adiantou, no entanto, que o Ibama não irá realizar audiências em Ubatuba e São Sebastião, conforme solicitação feita pelos ambientalistas, porque as cidades estão fora da área de influência da base e do gasoduto.
A Petrobras informou apenas que cabe ao Ibama avaliar a necessidade de nova audiência.
 (Fonte: ValeParaibano)

Estudantes de Caraguá vencem olimpíada estudantil nacional

Caraguatatuba - Ouro em matemática, bronze em português; este foi o resultado de Caraguatatuba na última Olimpíada Nacional Estudantil, que aconteceu em outubro, em Americana-SP, contando com a participação de 500 alunos, todos do sistema Etapa.
Os alunos foram selecionados no mês de agosto nas escolas onde estudam, por meio da prova de classificação. Caraguatatuba foi bem representada pelo Colégio Lippi, com dois alunos de cada série, da 7ª série ao 2º ano do ensino médio e teve um campeão em matemática: Jean Carlo Guella, do 1º ano do ensino médio. Caraguá também obteve outros dois destaques, com duas medalhas de bronze em português, das alunas Maria Laura e Tamara Pereira, da 8ª série.
Os três estavam entre os alunos selecionados: Yago Prado e Felipe Gustavo Braga, da 7ª; Karen Ayumi Kimura, do 1º ano do ensino médio e Patrícia Kimil Harada, do 2º ano.
"A seleção é uma prova bastante difícil e avalia o desempenho escolar nas duas disciplinas, mas o objetivo da Olimpíada do Etapa é também integrar os alunos e promover uma confraternização", explicou a coordenadora pedagógica do Colégio Lippi, Juliana Lunardi Laureano.
O desempenho de Jean Carlo Guella já foi demonstrado nas olimpíadas de 2004, quando foi bronze em matemática. Outros alunos que conquistaram posições de destaque foram Tamara Pereira, que garantiu a prata em matemática, no ano de 2005. Caraguá teve outros vencedores na Olimpíada Etapa desde 2003, quando a aluna Patrícia, da 7ª série, ficou com o bronze em matemática; e Érika, da 8ª série, com o bronze em português. (Fonte: Imprensa Lippi)

ACCC promove palestras em comemoração ao Dia Internacional do Câncer

Caraguatatuba - Nos três dias de palestras os profissionais irão explicar as principais causas da doença e como preveni-la. Todos os dias a entrada é gratuita
O Dia Internacional do Câncer é comemorado no dia 27 de novembro e a ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba promoverá uma série de palestras com o objetivo de informar à população sobre a doença.
As palestras serão ministradas por profissionais da área e acontecerão nos dias 21, 22 e 23, às 19h30, nos bairros Perequê-Mirim, Poiares e Centro. Os profissionais irão falar sobre as principais causas da doença, como evitar, detecção precoce, o tratamento entre outros.
No dia 21, o evento acontece na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Perequê-Mirim, com o tema Câncer de Mama, Útero, Próstata e Câncer de Pele. A palestra será ministrada pela Farmacêutica do IOV - Instituto de Oncologia do Vale, Maria Estela da Silva Ramos.
O bairro Poiares receberá a palestra no dia 22, na Paróquia São João Batista, o assunto abordado será Câncer de Boca, pelo Buco-Maxilo e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Olegário Alves dos Santos.
No dia 23, a palestra acontece na Paróquia Santo Antônio (Igreja Matriz), no centro, com o tema Câncer no Aparelho Digestivo com o Gastroenterologista, Dr. Marcelo Ugatti.
Para encerrar, o médico Oncologista do Instituto de Oncologia do Vale, Dr. Henrique Fernandes, será entrevistado nos programas de jornalismos das rádios Caraguá FM e Oceânica AM, às 8h30 e 11h30 respectivamente. Na ocasião, os munícipes que não puderam participar das palestras poderão obter informações sobre o Câncer.
Todos os munícipes estão convidados a participar. A entrada é franca. (Fonte: PMC)

Caraguá abre inscrições para a eleição da CIPA

Caraguatatuba - As eleições para a CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estão chegando. Ao todo serão 12 vagas, sendo 6 para membros titulares e 6 para membros suplentes, divididas por grupos de Secretarias.
Todo servidor público ativo poderá concorrer, independente do cargo que ocupe, com exceção de estagiários, prestadores de serviços e contratados.
O período de inscrição para os servidores interessados em candidatarem-se ao cargo de membro da CIPA está previsto para acontecer de 17 de novembro a 1º de dezembro. As eleições serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, das 9h30 às 16h30, e, a apuração dos votos será realizada no dia 15 de dezembro, a partir das 9h30.
Os locais de votação serão: Paço Municipal e Secretarias de Serviços Públicos, Educação e Saúde. Haverá ainda urnas volantes, nos dias de eleição, nas Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais e outras unidades pertencentes à municipalidade.
Uma comissão eleitoral foi nomeada no dia 29 de dezembro pela Portaria 295, para resolver eventuais dúvidas ou casos omissos ao edital da Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho-NR5, criada pela Lei Federal nº6.514 de 22 de dezembro de 1977, que regulamenta o artigo 218 da Lei Orgânica Municipal.
As inscrições deverão ser feitas em locais específicos, de acordo com a Secretaria que o funcionário estiver lotado. Os servidores lotados na Secretaria de Saúde devem se inscrever no departamento pessoal desta secretaria. Os lotados na secretaria de Educação ou Assistência Social, farão a inscrição no departamento pessoal da Secretaria de Educação. Quem for lotado na secretaria municipal de Serviços Públicos, da Regional Centro ou Regional Norte, deverá se inscrever no departamento pessoal da Secretaria no Porto Novo. Já os lotados nas secretarias de Administração, Planejamento, Economia e Gestão, Fazenda, Assuntos Jurídicos, Urbanismo, Habitação e Trânsito, Obras Públicas, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Esporte e Recreação, Gabinete do Prefeito e Turismo, deverão se inscrever na recepção do Recursos Humanos da Administração.
Na ficha de inscrição deverá constar o número de matrícula, secretaria de lotação, data de inscrição e forma como seu nome deverá figurar na cédula de votação. Não será permitido o uso de nomes agressivos, ofensivos ou que causem constrangimentos a terceiros na cédula de votação. A Comissão Eleitoral poderá dar outra redação ao nome que figurará na cédula de votação. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sindicato pede que polícia e MP investiguem desvio

Ilhabela - O Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhabela quer que a Polícia Civil e o MP (Ministério Público) investiguem o desvio de dinheiro da folha de pagamento da prefeitura.
Segundo o secretário do sindicato, Ivan de Moura, apesar da fraude ter sido constatada desde agosto, até hoje, a entidade não conseguiu obter nenhuma informação sobre o caso.
Moura disse que a prefeitura não está divulgando nenhuma informação sobre o assunto. Segundo ele, estariam circulando boatos sobre o assunto, o que estaria causado preocupação entre os servidores.
"Comenta-se na prefeitura que a fraude teria sido de R$ 1,8 milhão, mas oficialmente nenhum dado está sendo divulgado", disse Moura.
O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), disse que o relatório será encaminhado posteriormente à polícia e ao MP.
A CEI (Comissão Especial de Inquérito) aberta pela Câmara ouvirá hoje, às 10h, o depoimento de Mário Sérgio Campos, diretor do departamento de Recursos Humanos. A comissão quer cópias de documentos e a relação dos possíveis servidores envolvidos na fraude.
A promotora Eloisa Balizardo disse ontem que aguarda a chegada do relatório da comissão sindicante da prefeitura para analisar o assunto no âmbito civil e criminal. Segundo ela, caso o dinheiro da folha de pagamento dos servidores tenha sido desviado para terceiros, o MP poderá instaurar um inquérito criminal sobre o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário de Esportes participa de “Sabatina” em Sessão de Câmara

Ilhabela - O secretário de Esportes, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho, compareceu à sessão de Câmara desta segunda-feira, 06, a pedido do vereador Jadiel Vieira, Keko(PV) para prestar esclarecimentos sobre várias críticas envolvendo a pasta.
Ao receber uma Moção de Louvor, no fim de outubro, o mestre Rezende, monitor da secretaria, teria pedido auxílio aos vereadores para que o secretário destinasse mais verbas para as viagens dos atletas.
No uso da palavra, Beto de Mazinho apresentou todas as contas do exercício vigente da secretaria e afirmou que a modalidade em questão, o jiu-jitsu, seria a que mais participou de eventos fora da cidade durante o ano. O secretário falou ainda, dos principais feitos de sua pasta até o momento, citando a reforma do estádio Eurípedes da Silva Ferreira, o Ferreirão, melhorias na quadra da Barra Velha e aquisição da van que realiza o transporte dos atletas para competições fora da Ilha.
“Existem muitos atletas de nível em nosso município. De minha parte, ajudaríamos todos, mas não há dotação suficiente para apoiar esses atletas”, justificou o secretário. Para Beto, a criação de um Conselho de Esportes seria de extrema importância para opinar na destinação do orçamento da secretaria.
Tribuna Popular - Após os esclarecimentos do secretário de Esportes, o monitor GianCarlo Padilha Nassif, responsável pela modalidade de Handebol, fez uso da Tribuna Popular para reforçar o pedido de apoio aos atletas das escolinhas municipais da prefeitura, no sentido da criação de um Fundo de Apoio ao Esporte ou mesmo programas de Incentivos Fiscais. “Popoto”, como é conhecido, também agradeceu todo o empenho do secretário e da Câmara em prol do esporte no município.
O presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(sem partido) explicou que a Lei que cria o Fundo de Apoio ao Esporte já existe e é de sua autoria. Segundo afirmou, falta apenas a instituição do mesmo, por meio da secretaria de Assuntos Jurídicos da prefeitura.
Outro projeto de Lobo que se encontra no jurídico do Executivo para análise é o que dá incentivos fiscais a empresários do município que invistam em esporte e cultura. O parlamentar pediu ao secretário Beto de Mazinho que se empenhe também em cobrar uma posição da prefeitura em relação a esse projeto, que seria de grande valia aos atletas de ponta do município. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Dos 600 convites enviados apenas três pessoas da comunidade compareceram à reunião
SABs e entidades ignoram perigo de dengue em São Sebastião

São Sebastião - As Sociedades Amigos de Bairro (SABs), de São Sebastião não estão preocupadas com o risco de epidemia de dengue no município a partir de 200&. Essa foi a avaliação do prefeito Dr. Juan Garcia com a falar de representatividade da comunidade durante reunião realizada na noite de segunda-feira (6/11) para discutir parcerias de combate à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Este ano foram confirmados até o momento 459 casos da doença. Outros 275 exames aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz (IAL). De acordo com a avaliação do Programa Municipal de Combate á Dengue, se não houver conscientização por parte da população – moradores e, principalmente veranista – este número pode passar de mil já no verão de 2007.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), até ontem, o bairro de Juquehy, na Costa Sul, tinha a maior incidência de pessoas que contraíram a doença, com 88 casos. Em seguida, vem o Pontal da Cruz com 71 casos, Itatinga com 048, Centro com 41, Topolândia com 39 e Topovaradouro, onde foi registrado um caso de dengue hemorrágica no início do ano, com 29 positivos.
Apesar disso, o mapa da saúde mostra que houve registro da doença desde Boracéia, passando por Barra do Sahy, Maresias, na Costa Sul, até a Enseada, na Costa Norte, que registrou 15 casos.
“A situação é preocupante, mas a Prefeitura fez o que era possível para conter a dengue. Agora, dependemos da população. Não temos mais o que fazer. Temos uma equipe elogiada pela saúde de vários municípios e outros Estados pelo trabalho que fazemos, mas se não houver essa conscientização, a dengue vai voltar no próximo ano”, alerta o prefeito Dr. Juan.
Para Célia Pinto, presidente da Federação Facenorte, que congrega associações de bairro da Costa Norte e área central, “é lamentável ver que representantes da comunidade não se preocupam com o que pode acontecer na cidade”, disse se referindo ao não comparecimento dos convidados para a reunião. Foram enviados mais de 600 convites, mas apenas três pessoas compareceram à reunião.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Laís Helena Ferreira Santos, disse que o objetivo da reunião de ontem era discutir com a comunidade e até mesmo ajudar se houvesse interesse em um trabalho mais específico em cada bairro com distribuição de folhetos explicativos e visita de agentes. “Infelizmente, não pudemos avançar nesse trabalho.”
No próximo dia 16, a partir das 18 horas, no Teatro Municipal , haverá nova reunião onde estão sendo convidados novamente representantes das SABs, Associação Comercial e Industrial, Ministério Público, Marinha, entre outros. A meta é discutir as ações que acontecerão durante o “Dia D” (combate à doença), em 18 de novembro, realizado em todo o país.
 (Fonte: PMSS)

Prefeitura faz orientação na Praça do Coreto sobre Campanha Nacional da Audição

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), participa nesta sexta-feira (10/11) da Campanha Nacional da Audição. Das 11 às 14 horas fonoaudiólogos estarão em uma barraca na Praça do Coreto, na área central, para esclarecer dúvidas da população.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 25 milhões de brasileiros têm problemas de audição. Desses, apenas 6 milhões percebem a doença, o que é considerado desastroso para a qualidade de vida dessas pessoas.
Em São Sebastião, a Sesau tem se preocupado com a atenção auditiva investindo em equipamentos e profissionais. O “Teste da Orelhinha”, por exemplo, é motivo de orgulho para a cidade, e foi o terceiro serviço de natureza pública do Estado de São Paulo a se cadastrar no Grupo de Apoio a Triagem Auditiva Neonatal (Ganatu).
Em março deste ano o município passou a realizar a Triagem Auditiva Neonatal na maternidade. Segundo a fonoaudióloga Priscila Parodi todos os bebês recém-nascidos são avaliados pela equipe de fonoaudiologia da Secretaria da Saúde e, em caso de detecção de alguma alteração, imediatamente o bebê é encaminhado para diagnóstico e tratamento necessários, minimizando assim, as seqüelas que poderiam ser causadas por uma detecção tardia da surdez.
Atualmente, investimentos do município, em parceria com o Ministério da Saúde, possibilitaram à rede municipal a aquisição de equipamentos e o treinamento para os profissionais especializados no diagnóstico das alterações auditivas, não sendo mais necessário recorrer a serviços externos de diagnóstico para exames de audiometria tonal e vocal, imitanciometria, emissões otoacústicas, audiometria de tronco cerebral, audiometria de reforço visual para bebês e testes de processamento auditivo.
Orientação - A Campanha Nacional da Audição preconiza que o esclarecimento da população pode solucionar ou minimizar os transtornos causados pela perda auditiva, pois surdez não é doença, mas sim, sintoma de algum problema no sistema auditivo.
Cerca de 90% dos problemas de audição têm solução quando tratados em tempo. Hoje há medicamentos e tratamento das causas ou próteses para déficits auditivos.
Os objetivos da Campanha Nacional da Audição 2006 são:

· Valorização da Audição;
· Identificação da Surdez;
· Desmistificação do uso do Aparelho de Auditivo;
· Superar preconceitos e recuperar a auto-estima.

Qualquer pessoa, em determinado momento da vida pode vir a apresentar doenças no ouvido. Estima-se que cerca de 60% dos distúrbios da comunicação humana sejam causados pelo déficit de audição.
Vejam alguns números:

· 3 a 5 bebês em cada 1.000 nascidos podem ter deficiência auditiva congênita;
· Calcula-se que 80% das deficiências auditivas podem ser diagnosticadas ainda no berçário através do “Teste da Orelhinha”;

· 10 a 15% das crianças em idade escolar têm perda auditiva leve, de caráter flutuante, ou seja, tem tratamento;
· É a terceira deficiência que mais acomete a população brasileira
· Cerca de 40% dos trabalhadores têm perda auditiva causada por exposição a ruídos intensos.

Prevenção - Alguns cuidados podem prevenir problemas auditivos, pois são vários os fatores que podem provocar a perda auditiva: os congênitos e os adquiridos.
Os congênitos acontecem quando, durante a gestação, as mães contraem doenças como a rubéola, sífilis e toxoplasmose. Essas doenças são responsáveis pela deficiência auditiva nos recém-nascidos.
Os adquiridos são provocados por vários outros fatores, como exposição freqüente a som alto (ruído) que pode ser por trabalho sem o uso de proteção ou pelo uso freqüente de walkman em volume excessivo, festas com som alto, por dores crônicas de ouvido – otites sem cuidados médicos, por doenças adquiridas como meningite e caxumba, trauma crânio-encefálico, medicamentos ototóxicos, dentre outros.

Dicas
A tabela abaixo indica o máximo permitido de exposição a sons de forte intensidade

85dB - 8 horas
90dB - 4 horas
95dB - 2 horas
98dB - 1h15min
100dB - 1 hora
105dB - 30 minutos
110dB - 15 minutos
112dB - 10 minutos
114dB - 8 minutos
115dB - 7 minutos

· Não introduza cotonetes, tampas de caneta, clipes ou outros objetos para limpar ou coçar o ouvido. Isto pode ferir internamente sua orelha.

· Não pingue nada no ouvido sem ser orientado por seu médico.

· Ao perceber dificuldade em entender palavras ou ouvir televisão no mesmo volume que outras pessoas, isto pode ser um sinal de queda em sua audição.

· Sempre procure um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo ao perceber problemas em seu ouvido, ou quando houver dúvidas sobre o desenvolvimento da fala de seu filho.
 (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre inscrições para cadastramento das barracas da festa do Padroeiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informa que estão abertas as inscrições para o cadastramento de comerciantes de fora do município interessados nas barracas para a feira da tradicional Festa do Padroeiro que acontece no mês de Janeiro.
Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro, na Divisão de Fiscalização e Posturas. No ato da inscrição deverão comparecer munidos de cópias dos seguintes documentos: CNPJ, Contrato Social ou Declaração de Firma individual, DECA, CPF e RG do responsável, além da cópia do comprovante de endereço.
Segundo a Prefeitura, foram destinadas 60 barracas para os comerciantes de fora do município e 20 para os comerciantes locais, que poderão se inscrever entre os dias 1o a 15 de dezembro.
A Festa do Padroeiro será celebrada entre os dias 5 e 21/01, na nova Praça de Eventos, na Rua da Praia. O palco estará montado no começo da praça, próximo à praça da Marinha, enquanto que a Barraca da Igreja ficará na outra extremidade, deixando uma grande área livre para o público. Já as tradicionais barracas da feirinha ficarão na área com bloquetes, próximo a tenda da igreja.
Para outras informações procurar a Divisão de Fiscalização de Posturas pelo telefone (12) 3893-2357 ou na rua João Cupertino, 58, no Centro. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Pai é responsabilizado por acidente
Homem pode ser preso após seu filho de 15 anos dirigir sem autorização e atropelar dois adolescentes

Ubatuba - O ajudante geral Antonio Carlos Vieira dos Santos, de 38 anos, deverá ser responsabilizado pelo atropelamento de C.E.G.S, 11 anos, e A.R.O, 14 anos, provocado anteontem pelo filho dele, F.F.S., de 15 anos, no bairro Seis Marias, em Ubatuba.
Segundo o delegado Fausto Cardoso, o boletim de ocorrência sobre o acidente foi encaminhado ontem ao juizado especial criminal da cidade. Cardoso afirmou que Santos deverá ser responsabilizado pelo fato de F.F.S. ter pego seu carro e provocado o acidente. O adolescente pegou o carro do pai sem seu consentimento.
O delegado Cardoso informou que caberá à Justiça local decidir pela responsabilização ou não de Santos. Segundo ele, por ter seu carro sendo dirigido por uma pessoa menor de idade e não habilitada, além do caso resultar no acidente, Santos poderá pegar de seis meses a um ano de prisão, caso seja condenado.
A Paraty de cor vinho, de propriedade de Santos, continua apreendida pela polícia. O carro somente será liberado com autorização judicial, segundo Cardoso. O carro, ano 96, estaria com a documentação em ordem, segundo o delegado.
ATO INFRACIONAL - Cardoso explicou ainda que o filho de Santos, que dirigia o carro, na ocasião do acidente, foi enquadrado em ato infracional. O caso foi encaminhado a Vara da Infância e Juventude da cidade.
Santos e o filho foram liberados pela polícia após prestarem depoimentos na noite de terça-feira. Santos não foi localizado ontem para comentar o assunto.
As crianças atropeladas pelo adolescentes permanecem internadas em estado grave na santa casa da cidade. C.E.G.S. sofreu fratura de crânio e ruptura do baço. A.R.O. teve fratura de fêmur e também ruptura do baço. Os familiares das vítimas não foram localizados ontem.
ACIDENTE - O atropelamento ocorreu às 11h da última terça-feira. F.F.S. pegou o carro, sem conhecimento do pai, e quando circulava pela estrada principal do bairro Seis Marias, acabou atropelando as duas crianças, que brincavam na rua. Ele fazia uma curva antes do atropelamento.
O adolescente disse na delegacia que ao ver outras crianças brincando na rua, desviou o carro, mas acabou atingindo as outras duas. F.F.S. estava acompanhado de outro adolescente, também de 15 anos.
FUGA - O adolescente fugiu do local do acidente. Ele afirmou ainda na delegacia que não parou para prestar socorro às vítimas porque temia ser linchado pelos populares.
Após o atropelamento, F.F.S. retornou a sua casa e guardou o carro na garagem. Depois de realizar investigações preliminares, a Polícia Militar localizou o carro a partir de informações prestadas pelas testemunhas do acidente.
O carro foi localizado horas mais tarde, às 18h da terça-feira, guardado na garagem da casa de Santos. O pai chegava do trabalho, em um condomínio da praia das Toninhas, quando foi informado do ocorrido.
Ele e o filho foram detidos pela PM e conduzidos à delegacia de polícia onde foram ouvidos pela delegada Juliana Moreira. No depoimento, o adolescente mostrava-se bastante arrependido. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda 21 apresenta projeto para vereadores de Ubatuba

Ubatuba - Tendo como objetivo apresentar os trabalhos realizados pela equipe da Agenda 21 e sua importância como instrumento para a participação efetiva da comunidade nas políticas públicas do município, a coordenadora da Agenda 21 de Ubatuba, Patrícia Maciel de Souza Pereira, se reuniu com vereadores no dia 31 de outubro. Na ocasião, foi apresentada a A3P que é a Agenda Ambiental na Administração Pública.
A coordenadora explicou aos presentes como fortalecer os conselhos distritais, tendo como objetivo um desenvolvimento que permita atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações. Também foi abordado o fortalecimento das instituições para atuar com responsabilidade e cooperação visando os interesses coletivos.
Na opinião de Patrícia, é preciso propor planos viáveis para criar uma sociedade sustentável, consolidando a visão da comunidade como protagonista atuante no planejamento da cidade. “Temos que priorizar a qualidade de vida, amenizar impactos e potencializar a sustentabilidade”, afirma a coordenadora da Agenda 21 em Ubatuba.
O que é a Agenda 21 - A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana causa impacto ao meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientação para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas. A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. (Fonte: PMU)

Prefeitura promove palestra sobre cooperativismo
O principal objetivo do evento é a promover organização dos setores, visando facilitar a comercialização dos produtos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizará, no próximo dia 13, terça-feira, uma palestra sobre cooperativismo, que será proferida por um técnico do Sebrae. O evento acontecerá na Escola Municipal Pe. Anchieta, às 19 horas. A palestra será voltada para todo o setor produtivo de Ubatuba, ou seja, produtores rurais, pescadores, maricultores, artesãos e outros que tenham interesse.
O principal objetivo do evento é promover a organização dos setores, visando facilitar a comercialização dos produtos. A proposta para Ubatuba é formar uma cooperativa mista, que englobe os diversos setores produtivos em apenas uma administração. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, esse formato de cooperativa é uma visão moderna, que agora se apresenta como opção. "Geralmente, a grande dificuldade de se formar uma cooperativa é ter um especialista que tenha a visão empresarial necessária para administrar os negócios. Unindo os diversos setores, é possível contratar um só profissional para cuidar de todos os setores".
Na ocasião da palestra, os participantes poderão saber um pouco mais sobre o que é uma cooperativa, como ela funciona, quais as formas de se montar uma cooperativa e quais as vantagens que ela traz em relação a incentivos fiscais. As inscrições devem ser feitas na hora, gratuitamente.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a criação de cooperativas em Ubatuba é muito importante, principalmente para o escoamento da produção. Ele afirma que uma das grandes dificuldades para a comercialização dos produtos é a falta de nota fiscal. “A cooperativa passa a ser empresa que responde juridicamente pelo produtor. Além do escoamento de produção, a cooperativa gera empregos e renda”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Travessia natatória da Ilha Anchieta lembra feito heróico

Ubatuba - A heróica travessia do soldado Simão Rosa da Cunha, que atravessou a nado o canal da Ilha Anchieta durante a rebelião no presídio local, será lembrada no próximo dia 18, com a “1ª Travessia Parque Estadual da Ilha Anchieta”. Organizada pela Equipe Consciência Verde, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a travessia visa também divulgar o turismo e a ecologia de Ubatuba.
A prova será disputada com no máximo quinze equipes mistas, compostas por três atletas e a largada acontecerá às 9 horas na Praia do Presídio, na Ilha Anchieta. Os nadadores percorrerão, em revezamento, os quase 5.500 metros do canal do Boqueirão até a Praia da Enseada. Cada atleta da equipe deverá nadar 30 minutos e efetuar o revezamento. As equipes terão um barco de apoio, onde, além dos nadadores, embarcarão o técnico e um fiscal de outra equipe.Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-6594.
A Rebelião - Em 20 de junho de 1952, mais de cem presos do Presídio Correcional do Porto das Palmas, então localizado na Ilha Anchieta, promoveram uma violenta rebelião. Os presos destruíram o sistema de comunicação do presídio e a noticia só chegou ao continente por intermédio do soldado Simão Rosa da Cunha, que atravessou a nado o Boqueirão até a Praia da Enseada. Sua valentia mobilizou tropas do 5° Batalhão de Caçadores, que retomaram o controle da situação na Ilha. (Fonte: PMU)

Fundo Social de Ubatuba entrega alimentos

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba efetuou a entrega de 1.628 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados durante a “Noite do Branco”, realizada pela casa noturna 180º, onde um quilo de alimento não perecível dava direito ao acesso do público.
Metade dos alimentos foi entregue à Santa Casa de Ubatuba e o restante foi dividido entre as seguintes instituições: Casa de Recuperação ARCA, Associação Promocional de Apoio ao Farmacodependente (APAF), no bairro do Horto e Missão Jesus é Luz, no Monte Valério. “Agradeço a iniciativa dos empresários, que possibilitou o auxílio a quatro entidades de Ubatuba”, disse Denise Cesar, presidente do Fundo Social. (Fonte: PMU)






Semana de 10/11 à 16/11

 

CINE PORTO (Ubatuba)

"O Diabo Veste Prada"
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Um Cara Quase Perfeito"
Ás 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs.

 

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dobre de finados

Não obstante a desolação
Ainda há quem faça aceiro
Em torno da solidão

Da esperança faça lenheiro
E em torno do coração
Plante cerca de espinheiro

E, não bastasse a chacina,
Ainda aponta o preá
Para a ave de rapina

Até que, de toda a vida,
Erguidos os últimos véus,
Reste a esguia embaúba
Dos braços erguidos aos céus.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Kiptografia
Vi e li na web local, notícias recentes sobre a retomada das obras do Saneamento Básico de Ubatuba. Novidade? Sem saneamento... Sem o básico de qualquer coisa fica difícil !!!Pensando nisso posso concluir o quão irracional são as tantas restrições ambientais de ocupação humana, que nos "regula" , quando existe na realidade, na prática, na verdade e, na contramão destas "restrições" a desenfreada ocupação, de forma desumana, destas mesmas áreas. Ocupações que acontecem sem parar, a todo tempo, dia claro e noite escura, bem aos olhos de quem quiser ver. Quem deverei ver? Quem estaria obrigado a "ver"? Quem se importa? Sem ao menos uns holofotes, quem se interessa? Assim, sem saneamento ( de qualquer tipo), sem acesso, sem ruas e, nas áreas "disponíveis" ( parques e mananciais) a população, sem lenço, sem documentos, sem senso, sem nada, em barracos, faveliza-se e, sob o sol oficial de tantas peneiras e, cresce. Cresce e aparece. Aparece precisando de tudo. De um prato de comida, de um agasalho usado a um pronto socorro. Socorro! Saneamento básico? Básico? Sem o básico, e, com pobreza para exportar, vamos receber mais de um milhão de visitas, nos próximos meses. Haja privadas e saneamento competente! Tais visitas, por uns poucos dinheiros, deixarão muito maior todas as "faturas" desta sofrida população que dividirá, com eles, tudo o que não tem. Em breve, tais "faturas" serão impagáveis. Nos moldes que se propõe para receber estas "ruidosas" visitas, por conta das despesas de quem não tem nem o básico (um c pra KH) não é D + ? Alguma coisa está errada. Pensei que alguém, de um outro planeta, poderia mudar esse velho conceito. Afinal, em terra de cegos, quem tem um olho... não precisa nem mesmo ter dentes bons... Ledo engano! Muito, pelo contrário. As ações, nos remetem de volta ao Big Bang ! Pobre povo. Com tudo para ter tudo, sem nada. Se não tem o Básico, quiçá saneamento? Pare o buzão que eu quero descer!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Beija Flor  ©Juliano Gregori

Beija Flor
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor